2 minute read

Dicas que podem ser úteis para evitar o desperdício de energia

Com a aproximação do inverno, é hora de relembrar alguns hábitos que podem ajudar a controlar o consumo de energia nas residências. Para isso, o engenheiro coordenador do Programa de Eficiência Energética da Copel, Marcelo Gonçalves Santos, selecionou dicas que podem ser úteis para evitar o desperdício.

As orientações começam pelo chuveiro, equipamento mais presente nas casas e que responde por uma parcela significativa do consumo de energia elétrica ou outros insumos energéticos.

Advertisement

rar na temperatura. No caso dos aquecedores que ficam guardados ao longo do ano, a limpeza do equipamento é recomendada para aumentar sua eficiência, sem obstrução da radiação do calor.

Pelo mesmo motivo, secar roupas no aquecedor, ou na parte de trás da geladeira, é algo que deve ser descartado por quem quer economizar energia.

• Neste período do ano a iluminação do sol dura menos horas. Prefira usar lâmpadas LED e apague as luzes que não estiverem em uso.

• Confira a regulagem da geladeira, que agora pode gastar menos energia. Aproveite para checar a borracha da porta, se está vedando bem.

As negociações de débito podem ser feitas por telefone, WhatsApp, site da Sanepar e e-mail.

Alerta:

A Sanepar reforça que todas as cobranças são realizadas por meio da fatura mensal e não há cobranças em dinheiro ou transferências para contas bancárias feitas por seus funcionários.

“Nos dias frios a nossa tendência natural é demorar mais no banho para se aquecer, então é preciso muita atenção a isso. O cálculo de consumo da energia é feito pela potência do chuveiro, multiplicada pelo tempo em cada banho”, lembra o engenheiro.

É importante, ainda, fazer o ajuste de temperatura do equipamento diariamente, para economizar nos períodos em que o frio dá uma trégua.

Com relação ao aquecimento de ambientes, vale o controle de hora em hora, com o cuidado de não exage-

Por fim, Marcelo Gonçalves Santos lembra que a geladeira também merece atenção nos dias mais frios, já que o ajuste correto da temperatura pode ser uma boa oportunidade de economizar.

Confira as principais dicas elencadas pelo especialista para os dias de frio:

• Verifique diariamente o ajuste de temperatura do chuveiro e tome banhos curtos.

• Para aquecer ambientes com menos perda de energia, mantenha portas e janelas fechadas sempre que possível.

• Quando for cozinhar, aproveite o calor gerado pelo forno e fogão para aquecer o ambiente.

• Se for lavar roupas na máquina, acumule uma quantidade que aproveite bem a capacidade do equipamento. E prefira estendê-las ao sol, já que as secadoras consomem bastante energia.

• Na hora de passar, a dica é acumular o máximo de roupas para evitar desperdiçar a energia consumida para aquecer o aparelho. Aproveite esse momento inicial para ir passando os tecidos mais leves, que não exigem uma temperatura tão elevada.

• Ao comprar novos eletrodomésticos, atente-se para a classificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em relação à sua eficiência. Também verifique o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).