11 minute read

Automobilismo

www.JORNALDOAVE.pt

Armindo Araújo dá espetáculo no Europeu de Ralis

Advertisement

17 de março de 2022 JORNAL DO AVE 13

Desporto

Armindo Araújo deu espetáculo no arranque da temporada automobilística, conseguindo uma vitória categórica no CPR e alcançando o 2.º lugar no Europeu de Rally. MARCO MONTEIRO

Nos dias 11, 12 e 13 de março, aconteceu em Fafe, Cabeceiras de Basto, Felgueiras, Vieira do Minho e Boticas a primeira prova do campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e Europeu de Rally (ERC). O piloto de Santo Tirso Armindo Araújo (Skoda Fábia evo2) venceu a prova de abertura do CPR, cilindrando toda a concorrência. Miguel Correia e o trofense Jorge Carvalho (Jet), também num Skoda Fábia evo2, estiveram brilhantes, ficando com o 2.º lugar e Bruno Magalhães ficou-se pelo último lugar do pódio. No CPR2, Ernesto Cunha venceu seguido de Ricardo Sousa e Luís Morais.

Muito provavelmente, esta foi uma das edições mais difíceis do Rali Serras de Fafe. Muita chuva, muita água nos troços e muito nevoeiro, com consequência na anulação de dois troços e por questões de segurança e na neutralização de outro. Praticamente todos os pilotos queixaram-se que nunca tinham visto uma prova assim tão complicada.

No que diz respeito ao ERC, a vitória foi para o piloto espanhol Nil Solans (VW Polo GTI R5), enquanto Armindo Araújo conquistou um fantástico 2.º lugar, fruto de um andamento com muita qualidade. Georg Linnamae ficou em terceiro.

Para o piloto de Santo Tirso, “este foi, sem dúvida, um excelente fim de semana e uma ótima forma de iniciar a temporada”. “Depois da vitória de ontem para o CPR, queríamos terminar o rali num lugar do pódio. Andamos num ritmo bom, sem cometer nenhum erro ou exagero e em todas as especiais fomos os mais rápidos dos portugueses. Na última especial, atacamos um pouco mais e conseguimos chegar ao 2.º lugar. Foi um excelente regresso a uma prova do Campeonato Europeu de Ralis e estamos obviamente muito satisfeitos”, disse.

Terminada a prova organizada pela Demoporto, as atenções começam já a virar-se para a preparação do próximo rali do calendário, o Azores Rallye. “Dentro de 15 dias voltaremos à competição, para a segunda prova do ERC e do CPR, e queremos muito repetir o resultado conseguido em Fafe. Tal como neste rali, vamos trabalhar ao máximo para conseguir chegar aos objetivos a que nos propomos”, concluiu Armindo Araújo.

O Azores Rallye vai para a estrada entre 25 e 27 de março e será, novamente, pontuável para o Campeonato Europeu e Campeonato de Portugal Ralis.

Armindo ArAújo é o primeiro líder do Cpr

Sara Moreira recordista na S. Silvestre do Porto

Sara Moreira sagrou-se campeã feminina da 27.ª edição da Lidl S. Silvestre Cidade do Porto, que decorreu a 13 de março. Após ter ficado em primeiro lugar em 2008, 2009, 2015 e 2018, a atleta tirsense do Sporting Clube de Portugal estava empatada em número de vitórias com Fernanda Ribeiro. Com o feito obtido nesta prova, tornou-se a nova recordista feminina, após uma corrida com o tempo de 34 mi-

SArA moreirA Somou o quinto triunfo nutos e 49 segundos.

Sara Moreira partilhou o pódio com Laura Silva, do CD S. Salvador do Campo, que ficou na 2.ª posição, e com Raquel Sampaio, da União Desportiva de Várzea, que completou o pódio.

Depois da paragem devido à pandemia, a S. Silvestre do Porto voltou a levar milhares de participantes à baixa da cidade.

Rui Teixeira, também atleta do Sporting CP, foi o vencedor da corrida masculina, com 29 minutos e 52 segundos. Davide Silva, do SC Braga, ficou em 2.º lugar, seguido de Hermano Ferreira, da Escola de Atletismo de Coimbra.

Do CD S. Salvador do Campo, Joaquim Figueiredo venceu no escalão M55, terminando no 10.º posto da classificação geral, com um tempo de 33 minutos e 21 segundos.

A.I.F./C.V.

Federação coloca Santo Tirso no mapa de promoção do basquetebol

Criar um plano de promoção do basquetebol para aumentar o número de praticantes da modalidade foi o objetivo da visita do presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Manuel Fernandes, a Santo Tirso.

Acompanhado do presidente da Associação de Basquetebol do Porto, Vítor Carneiro, o dirigente reuniu com a vereadora do desporto da Câmara Municipal, Sara Moreira, para debater os pilares em que assentará o plano, que reunirá como parceiros a autarquia, a Associação de Basquetebol do Porto, a Federação e uma estrutura de acolhimento local.

“Tal plano congregará diferentes ações, entre as quais se destaca a organização de eventos que deem a conhecer a modalidade à população, mas também permita proporcionar a experiência do basquetebol. De igual forma, passará por encontrar e dar condições de trabalho a um polo onde a modalidade possa ser iniciada por quem a pretende praticar e que poderá beneficiar do trabalho já desenvolvido pelo professor António Gomes, que participou com os seus alunos do Agrupamento de Escolas D. Dinis no 3×3 nas Escolas e Jr. NBA, dois projetos que são desenvolvidos pela Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com o Desporto Escolar e que tiveram que ser interrompidos e na época 2019/2020 por força da pandemia”, sublinhou a FPB, em comunicado.

A visita contemplou uma passagem pelo Complexo Desportivo Municipal, de acesso livre à população, e que será requalificado para ter condições de acolher o projeto “3x3 BasketArt”, acrescentou a mesma entidade. C.V.

14JORNAL DO AVE 17 DE março DE 2022

Desporto

// Santo Tirso

Bombeiros ajudam “Vermelhos” em torneio de futsal

www.JORNALDOAVE.pt

Cofidis e Federação de Ciclismo promovem uso da bicicleta

12 equipas de bombeiros participaram no evento solidário

Foi a competir num torneio de futsal de 24 horas que bombeiros ajudaram bombeiros. A corporação dos “Vermelhos” de Santo Tirso promoveu a atividade desportiva a 5 de março e, além de alimentar o convívio entre soldados da paz de todo o País, angariou fundos para adquirir desfibrilhadores. “Além deste propósito que é melhorar as condições para o socorro no suporte básico de vida, há aqui uma componente importante que é a do convívio entre bombeiros de todo o país, que se reúnem num ambiente desportivo e descontraído, podendo criar laços entre corporações e trocar experiências, depois de dois anos muito difíceis, num contexto pandémico que exigiu muito de nós”, sublinhou Filipe Carneiro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, em declarações ao JA.

O pavilhão municipal de Santo Tirso foi palco do torneio, que acolheu 12 equipas e que teve como vencedora a corporação do Cadaval, de Lisboa. O pódio foi completado, respetivamente, pelos Bombeiros de Amarante e Sapadores do Porto.

O torneio ficou também marcado por uma homenagem aos bombeiros da Ucrânia, que têm vivido dias muito difíceis na proteção de bens e pessoas em cenário de guerra, motivada pela invasão da Rússia. O ato simbólico foi promovido pelos Bombeiros “Vermelhos”, pela voz de uma funcionária da associação humanitária, que tem nacionalidade ucraniana. C.V.

A Cofidis está a promover, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, a iniciativa “Pedala com a Cofidis”, que visa ensinar crianças e adultos a andar de bicicleta.

Para além da vertente de aprendizagem desta modalidade, a iniciativa que decorre entre março e novembro em diferentes localidades do país, pretende incentivar a utilização da bicicleta como modo de transporte sustentável e a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Em Santo Tirso, a atividade decorre a 26 de março, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 15h00 e as 18h00, na Praça Conde S. Bento/Rua de Sousa Trêpa. As inscrições são gratui tas, mas obrigatórias para efeitos de seguro, e podem ser feitas no link https://bit.ly/3tfRjXj.

STUT regressa em junho

O Santo Tirso Ultra Trilhos (STUT) está de regresso e tem data marcada para 12 de junho. Promovido pela Câmara Municipal, em parceria com o Núcleo Associativo de Santo Tirso, é uma das principais provas nacionais de corrida de montanha, juntando milhares de pessoas de todo o país. Limitado a 1800 participantes, distribuídos por três distâncias – 50km, 30km e 18km, o evento desportivo terá ainda uma caminhada e o STUT Kids, uma prova dirigida para as crianças, que vai decorrer no dia 11 de junho, no Parque Urbano Sara Moreira.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link https://bit.ly/3pS137O.

Pavilhão Municipal reabre sala de musculação e cardiofitness

Após dois anos encerrada, a sala de musculação e cardiofitness do Pavilhão de Santo Tirso abriu as portas com um espaço remodelado e equipado com novas máquinas. Os utentes têm também a possibilidade de usufruir de um espaço de lazer que contém banho turco.

Segundo Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal, “a reabertura deste espaço enquadra-se na política de promoção de hábitos de vida saudável, que é uma das competências da autarquia”. “Dadas as suas caraterísticas e público-alvo, pretende funcionar como um ponto de partida para o gosto pela prática de atividade física” acrescentou.

O espaço funciona das 09h00

www.JORNALDOAVE.pt

Gala do Desporto de volta a Famalicão

Esta quinta-feira, 17 de março, decorre a primeira sessão da Gala do Desporto de Famalicão 2021.

Ao todo, serão homenageados 84 atletas e instituições de 13 modalidades, num total de 11 sessões espalhadas por várias freguesias do concelho.

Nesta primeira sessão, a Câmara

O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, assinou, a 14 de março, um conjunto de protocolos com 18 associações desportivas do concelho.

Apoio à atividade desportiva, com o intuito de manutenção da mesma em formação e apoio aos escalões jovens, é o objetivo desta comparticipação, que ronda os 200 mil euros.

A atribuição destes subsídios foi formalizada numa cerimónia que se realizou no salão nobre da Câmara Municipal. “Pretendemos, por via do desporto, promover o território e obter mais notoriedade e prestígio. Os atletas e associações desportivas famalicenses, e o concelho em geral, serão beneficiados pelo alcance que a chancela de Cidade Europeia do Desporto trará ao nosso concelho”, afirma Mário Passos, presidente do concelho, numa nova alusão à pretensão municipal de se candidatar a este estatuto.

Os contratos-programa foram celebrados com o Operário Futebol Clube, União Desportiva De Calendário, Ribeirão 1968 Futebol Clube, Associação Desporti-

A iniciativa “Dias à Mesa” já tem a próxima edição marcada: de 7 a 10 de abril, o cabrito é o centro das atenções em Vila Nova de Famalicão, devido às comemorações pascais.

Nestes dias, os restaurantes Alfa (Famalicão), Casa Pêga (Antas), Churrascão Sousa (Avidos), Moutados (Gavião), O Caçarola (Landim), Oprato (Avidos) e Páteo das Figueiras (Gavião) terão dez por cento de desconto direto para os clientes que escolherem este prato.

O “Dias à Mesa” é uma ideia da autarquia de Vila Nova de Fa-

Municipal de Vila Nova de Famalicão vai homenagear os atletas e clubes da União de Freguesias de Famalicão e Calendário que arrecadaram o título de campeões na época passada, de 2020/2021.

A cerimónia vai decorrer no auditório da Junta, a partir das 18h30, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, e do vereador do Desporto, Pedro Oliveira.

A iniciativa promovida pelo Município vai entregar os troféus “Famalicense D’Ouro”, numa seleção de homenageados escolhidos pelo júri da Gala do Desporto. Para além disso, vai ser atribuído o galardão da categoria “Prémio de Excelência”, cujo vencedor será oportunamente anunciado. A.I.F./C.V.

pub 17 de março de 2022 JORNAL DO AVE 15

AtuAlidAde

Município de Famalicão reforça apoios desportivos

Protocolos rePresentam investimento municiPal de cerca de 200 mil euros

va Ninense, Associação Juventude de Joane, Bairro Futebol Clube, Famalicense Atlético Clube, Associação Desportiva Oliveirense 1952, FamaBasket – Clube de Basquetebol de Famalicão, Grupo Desportivo do Louro, RBAD – Ribeirão Basket, Grupo Desportivo de Joane, Grupo Desportivo de Cavalões, Futebol Clube Brufense 1957, Associação Desportiva e Cultural de S. Mateus, Clube Recreativo e Popular de Delães, Desportivo São Cosme e Clube Desportivo de Lousado.

A autarquia famalicense anunciou que “está, de igual modo, prevista, para breve, a realização de protocolos desta natureza com as demais associações desportivas do concelho, não contempladas nesta sessão”.

Para além destes protocolos, o município tem financiado, anualmente, as inscrições federativas e os seguros dos atletas da formação e do escalão sénior feminino, assim como subsidia os exames médico-desportivos, investindo ainda no melhoramento das infraestruturas.

A.I.F./C.V.

Cabrito é rei nos Dias à Mesa

evento gastronómico decorre de 7 a 10 de abril

malicão e tem como objetivo destacar os produtos e sabores locais da época e assim atrair os apreciadores de comida regional para os restaurantes do concelho. T.J./C.V.

Na segunda-feira, dia 21 de março, a Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão vai promover uma colheita de sangue. A iniciativa decorre no quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão e conta com o apoio da corporação e do grupo ACA.

A ação, desenvolvida por uma equipa do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, decorre das 9h00 às 12h30. Além da colheita de sangue, haverá também a possibilidade para fazer amostras e inscrições de potenciais dadores de medula óssea. A.I.F./C.V.

Colheita de sangue no Quartel dos Bombeiros

16JORNAL DO AVE 17 DE março DE 2022 www. www.JORNALDOAVE.pt JORNALDOAVE.pt

This article is from: