11 minute read

sANto tirso

4JORNAL DO AVE 17 DE março DE 2022

AtuAlidAde

Advertisement

// Santo Tirso

Francisco da Silva tem raízes em Rebordões e este domingo vai a votos... na Alemanha

É filho de rebordoenses e este domingo vai a votos para as eleições num município da Alemanha.

Francisco da Silva nasceu em 1969, em Dibur, e com pouco mais de um ano viajou para Portugal para viver com a avó. A estadia não durou muito tempo, devido às contingência da ditadura. “Ninguém sabia se as fronteiras iam fechar ou não e os meus pais tomaram a decisão de nos levar para a Alemanha”, contou o luso-germânico em entrevista à RTP.

Esteve três anos num internato católico e aos nove foi residir para Gross-Umstadt, município ao qual se candidata, agora, para presidente, em eleições precipitadas pela morte do anterior autarca.

Um dos quatro candidatos, Francisco da Silva vai a votos como independente para “unir os partidos” e com o horizonte de abrir “novos caminhos” para a população daquela localidade.

Francisco da silva é candidato à câmara de Gross-Umstadt

Para a corrida à câmara, conta com o apoio da “grande comunidade portuguesa” ali residente, a qual considera “uma vantagem” para ser eleito no domingo.

Gross-Umstadt é uma cidade que está geminada com Santo Tirso.

Rebordões recebe exposição de arte de César Pimenta

exposição Faz parte das comemorações da elevação de rebordões a vila

A Junta de Freguesia de Rebordões acolhe, até 27 de março, “Um talento, Uma EXPOSIÇÃO”, de César Pimenta. A inauguração da mostra da autoria do artista local teve lugar a 13 de março.

Promovida no âmbito da comemoração do 25.º aniversário da elevação de Rebordões à categoria de vila, esta exposição pode ser apreciada, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, no edifício da Junta de Freguesia.

Os trabalhos realizados pelo artista e escultor passam por cabeças esculpidas, pintadas e em quadros de relevo. A.I.F./C.V. www.JORNALDOAVE.pt

Junta repudia deposição de monstros domésticos na via pública

“Total falta de civismo”. Foi desta forma que a Junta de Freguesia de Rebordões manifestou desagrado pelo cenário encontrado em vários locais daquela localidade do concelho de Santo Tirso, com a deposição de lixos de obras e monstros domésticos, na via pública.

Em forma de apelo, a Junta de Freguesia pediu à população que redobre a atenção para a identificação dos autores destas deposições, sublinhando que “a Câmara Municipal de Santo Tirso disponibiliza um serviço de recolha gratuito de resíduos de grandes dimensões”.

O serviço de recolha de monstros pode ser solicitado através de contacto telefónico, para o número 252 830 400, de segunda-feira a sábado.

Margarida Correia Pinto Notária

Certifico narrativamente para efeitos de publicação que, por escritura de hoje exarada de fls.88, do livro de escrituras diversas n.º 241-G, no Cartório sito na Avenida de Sousa Cruz, Edifício do Centro Comercial Galáxia, 3º andar, na sala 15, na cidade e concelho de Santo Tirso, a cargo da Notária, Lic. Margarida Maria Nunes Correia Pinto, foi lavrada uma escritura de justificação notarial, em que foram justificantes:

Armindo Gomes Ferreira, NIF 159 063 159 e mulher Maria da Glória Machado Coelho, NIF 103 307 486, casados em comunhão de adquiridos, naturais da freguesia de Roriz, concelho de Santo Tirso, residentes na Rua António Maria Gomes, nº 608, Roriz, Santo Tirso.

Pelos justificantes foi dito que retificam a escritura de justificação outorgada no Primeiro Cartório Notarial de Santo Tirso, acervo documental provisório deste cartório, no dia trinta de outubro de dois mil e dois, exarada a folhas cento e três, do livro de notas duzentos e cinquenta e três-E, no sentido de ficar a constar que:

Que o prédio justificado como prédio urbano, destinado a habitação, com a área coberta de cento e sete metros quadrados e descoberta de cento e sessenta e nove metros quadrados, sito no lugar de Fontão, freguesia de Roriz, concelho de Santo Tirso, não descrito Conservatória do Registo Predial de Santo Tirso e inscrito na matriz sob o artigo 1047, é na verdade um prédio urbano, destinado a habitação, com a área coberta de cento e sete metros quadrados e descoberta de trezentos e quatro vírgula cinquenta metros quadrados, sito no lugar de Fontão, freguesia de Roriz, concelho de Santo Tirso, atualmente descrito Conservatória do Registo Predial de Santo Tirso sob o número mil, cento e cinquenta e inscrito na matriz sob o artigo 1047.

Que retificam a área do prédio justificado, uma vez que na referida escritura foi declarada, por mero lapso, a área constante na matriz, tendo posteriormente se verificado através de um levantamento topográfico que o prédio tinha uma área descoberta maior que o descrito.

ESTÁ CONFORME O ORIGINAL, O QUE CERTIFICO.

www.JORNALDOAVE.pt

16,5 milhões para valorizar formação profissional

A Trofa, juntamente com Santo Tirso e Maia, vai receber 16,5 milhões de euros para a valorização do ensino profissional e da formação ao longo da vida.

Foi este o valor decidido pela Área Metropolitana do Porto (AMP), de um total de 120 milhões de euros destinados ao Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas e provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência.

As tranches serão divididas por seis territórios e devem ser aplicadas até 31 de dezembro de 2025. O lote Centro-Oriental (Porto e Gondomar) vai receber 24,6 milhões de euros, que serão aplicados na resolução de problemas relacionados com “a precariedade social e habitacional e os níveis de pobreza e exclusão social”.

Com 20,3 milhões de euros, o lote Litoral Norte (Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim), vai responder a problemas associados às comunidades piscatórias (pesca).

Já o lote Centro-Sul (Vila Nova de Gaia e Espinho) terá ao dispor 20,2 milhões de euros para apoiar o tecido urbano industrial e de serviços, no combate ao desemprego e promoção da qualificação profissional.

Com 24,3 milhões de euros, o lote Sul (Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca), vai atuar “ao nível das baixas qualificações e desemprego, bem como da queda demográfica e população crescentemente envelhecida”.

O lote Oriental (Paredes e Valongo) terá direito a 13 milhões de euros, para melhorar índices “nos níveis médios de escolaridade e qualificação profissional”, assim como “nos cuidados e serviços”. C.V. 17 de março de 2022 JORNAL DO AVE 5

AtuAlidAde

Santo Tirso e Trofa são os municípios que menos água desperdiçam

// Região

Santo Tirso e Trofa lideram o ranking nacional apresentado pelo regulador do setor da água como os municípios onde menos água se desperdiça na rede de abastecimento pública. ANA

iSABel FeRNANdeS/CÁtiA VelOSO

O mais recente relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) aponta que a média nacional de desperdicio de água que entra nas redes de abastecimento, em 2020, foi de 28,7%, valor bastante acima do que registaram Santo Tirso e Trofa, com desperdício apurado de 8,9%. “O volume de perdas destes concelhos tem sido reduzido a cada ano e está, atualmente, a grande distância dos 57% registados em 1999, ano de início de atividade da INDAQUA Santo Tirso/Trofa. A diferença entre esse valor e aquele que agora se regista é equivalente a uma poupança de água suficiente para abastecer estes concelhos ao longo de seis meses”, revelou a concessionária em nota informativa.

Só em 2019, estes dois municípios não lideraram o ranking, por troca com Vila do Conde. “Sabíamos já que o volume de perdas alcançado em 2020 es-

deSperdício de água naS redeS foi inferior a dez por cento, em 2020 pelhava a forma como o combate ao desperdício de água na rede é uma missão assumida diariamente pela Indaqua Santo Tirso/ Trofa. Agora, os dados nacionais publicados pelo regulador renovam a certeza de que a eficiência da nossa operação tem resultados de referência em Portugal e também a nível internacional”, afirmou, a propósito, Anabela Alves, diretora-geral da empresa.

Segundo a Indaqua, estes resultados são possíveis graças ao “trabalho diário e próximo no controlo das redes de abastecimento, identificando e retificando pontuais constrangimentos, como fugas ou roturas, e também garantindo maior eficácia no registo de consumos, o que evita roubos ou desvios de água que foi tratada e transportada para ser totalmente segura para consumo humano”.

Santo Tirso abraça projeto transnacional para a igualdade de género

Único representante português no projeto transnacional Gemis, Santo Tirso considera-se um bom exemplo, mas quer contribuir para combater as desigualdades de género.

A Câmara Municipal de Santo Tirso é o único representante português um dos oito parceiros, de sete nacionalidades, a integrar o projeto Gemis, uma iniciativa transnacional que visa a promoção da igualdade de género. Cofinanciado pelo Programa da União Europeia Europa para os Cidadãos, o Gemis tem como propósito “o aumento da participação das mulheres na sociedade” e “a redução da discriminação de género, promovendo ações concretas levadas a cabo localmente, na administração pública”, explicou a autarquia tirsense em nota informativa.

“Internamente somos um bom exemplo, já que cerca de 75 por cento dos cargos de chefia da Câmara são ocupados por mulheres, mas sabemos que há sempre maneira de melhorar”, assinalou, a propósito, Alberto Costa, presidente do município.

O projeto será desenvolvido em cinco cidades. Além de Santo Tirso, participam ainda Esslingen am Neckar (Alemanha), Parma (Itália), Piotrkow Trybunalski (Polónia), e Vienne (França). Fazem parte do projeto a ONG Gender Studies, da República Checa, e a SERN, uma das principais redes transnacionais para a cooperação entre o norte e o sul da União Europeia. “Sensibilizar os decisores, funcionários públicos e cidadãos para as desigualdades de género, incentivar o intercâmbio de boas práticas sobre a promoção de uma governação que responda às questões de género e fomentar uma linguagem inclusiva contra os estereótipos são alguns dos objetivos” desta ação.

Pretende-se que dos trabalhos resulte “um guia de ações para uma governação mais sensível às questões de género que venha a ser adotado nos diferentes países e que contribua para aumentar a participação de mulheres em cargos de chefia”. Outro

Santo tirSo é o único repreSentante do projeto dos objetivos “é a definição de linhas orientadoras para uma comunicação e linguagem adequa-

6JORNAL DO AVE 17 DE março DE 2022

AtuAlidAde

// Vila Nova de Famalicão

Mário Passos inicia roteiro de proximidade às freguesias

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, iniciou, a 8 de março, o Roteiro Presidência de Proximidade.

Esta iniciativa do executivo municipal consiste em visitar as freguesias de Famalicão para analisar o que é necessário fazer. “Para mim, a gestão autárquica faz-se muito no terreno, ouvindo as pessoas, analisando os problemas com os eleitos locais, dialogando com o tecido cívico”, argumentou o autarca, que diz querer “estar muito bem informado” da realidade local e “ter um conhecimento profundo das necessidades”.

Na sua deslocação a Carreira e Bente, Mário Passos garantiu o avanço de intervenções no parque infantil da Carreira, na Rua de São Salvador, na Avenida do Emigrante e na Rua Associação de Outreiro sendo esta última “um problema de muitos anos que agora vai ser resolvido”.

Estes encontros serão feitos semanalmente até todas as freguesias sejam visitadas pelo Presidente da Câmara Municipal.

Naquela união de freguesias, o edil diz ter recolhido uma impressão popular “muito positiva” dos primeiros meses da jovem autarca Liliana Ribeiro, “uma presidente de junta que mostra competência, responsabilidade e ação”, salientou.

No encontro com a comunidade, onde marcaram presença as associações locais, empresas e cidadãos a título individual, as necessidades e anseios de cada um foram debatidos “olhos nos olhos”.

Será assim semanalmente, até que todas as freguesias de Famalicão tenham tido a oportunidade de o fazer com o Presidente da Câmara Municipal.

Já esta terça-feira, o presidente da Câmara passou em Oliveira São Mateus, numa visita que ficou marcada por um encontro com mais de 50 pessoas da comunidade, na sua maioria representantes de movimentos cívicos, onde foi debatido o verdadeiro estado da freguesia. “Foi uma conversa longa, mas substancial, onde ficamos a perceber as principais apreensões dos cidadãos e verificado que estão muito concentradas na falta de habitação, no envelhecimento da população e nos transportes públicos”, referiu Mário Passos.

O autarca explicou o trabalho que a Câmara está a desenvolver nestes domínios, deixando a garantia que, nos próximos anos, o território irá “melhorar nestas áreas, com projetos como a Estratégia Local de Habitação de Vila Nova de Famalicão, a Mobi. Ave, o Mais e Melhores Anos, entre outros”.

Na visita à freguesia, o presidente da Câmara percorreu os locais onde o atual executivo pretende intervir em colaboração com o Município. Acompanhado pelo atual presidente da Junta, Carlos Valente, foi analisada a resolução de um problema antigo, relacionada com um passeio junto à Escola Básica de Oliveira S. Mateus, a intervenção em alguns arruamentos, construção de passeios junto à farmácia, intervenção no Largo de Santana, entre outros.

Rir 100 Dó em Pedome

O Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros (GRACAFE) celebra, a 19 de março, 3.º aniversário com o espetáculo de comédia “Rir 100 Dó”, no salão paroquial de Pedome, concelho de Vila Nova de Famalicão.

Este evento terá como convidado principal Rui Xará, um dos pioneiros em stand up comedy em Portugal.

A entrada tem um custo de sete euros para o público em geral. Os sócios têm entrada livre, mas têm de reservar lugar.

A GRACAFE tem como objetivo a dinamização de espaços de lazer, promovendo atividades recreativas desportivas e culturais tendo já definido para 2022 a 1.ª edição do Teatro no Salão, Calça Ferros – festival 22, a 6.ª Corrida de Pedome e a 3.ª edição do Natal n´Aldeia. www.JORNALDOAVE.pt

This article is from: