
7 minute read
O “Dia do Pijama”
DIA DO PIJAMA
O “Dia do Pijama” na EB1/JI de Ladoeiro
Advertisement
O complexo escolar de Ladoeiro aderiu à iniciativa “Missão Pijama”, no dia 22 de novembro, tendo as nossas crianças, com os pijamas e chinelos, aprendido que a brincar também podemos ser solidários, ajudando outras crianças. Este projeto que tem como finalidade sensibilizar e apelar a todos para o “direito de uma criança crescer numa família”, promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas, esteve aliado à atividade promovida pela CPCJ sobre os Direitos das Crianças, bem como à exploração do livro da Professora Celeste Gonçalves: “Os direitos vão à escola”. Como resultados destes últimos, no JI, fizemos um cartaz com os direitos das crianças através de fotos de atividades realizadas no JI e adornado com as flores com os direitos das crianças. Assim, ao longo da semana os alunos foram desenvolvendo atividades alusivas ao dia (construção de varinhas de condão e apanhador de sonhos, confeção do papagaio Quincas, história e frases motivadoras do elefante sortudo, jogos de matemática com botões, …, bem como a audição e coreografia dramatizada da música Missão Pijama 2021 "Acreditar". O JI estabeleceu uma parceria com a MASCAL tendo havido partilha de atividades e ideias. Recebemos a mascote “elefante sortudo” que a MASCAL nos emprestou e enviámos o “Quincas” para ir passar lá um dia. Os meninos do JI tiveram ainda um convite do Gabinete de Educação da Câmara Municipal para participar numa atividade na Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova, no dia 23 de novembro, atividade esta que foi do interesse dos meninos. Ainda por cima, para a maioria foi a primeira vez que






O ESPAÇO E O TEMPO DOS HOMENS
Os Fenícios, os Gregos e os Cartagineses eram povos que vinham de várias regiões da costa Mediterrânica.
Os Fenícios e os Gregos praticavam o comércio, sobretudo com os Iberos porque já os conheciam. Os Cartagineses fixaram-se no litoral e praticavam o comércio de metais. Os fenícios e os Gregos procuravam metais preciosos, como o ouro, a prata, o cobre e o estanho mas os Cartagineses já construíam minas para retirar da terra os minérios. Os Fenícios trouxeram o alfabeto fenício, tecidos coloridos, artigos em vidro e eram excelentes navegadores. Os Gregos trouxeram a sua moeda (a moeda grega) e formavam colónias. Os Cartagineses trouxeram a arte da exploração das minas e a conservação em sal. Esses povos chegaram à Península Ibérica entre os séculos XII e V a.C. (antes de Cristo).
Gabriel Oliveira, 4.º Ano, turma D/EB1 de Idanha-a-Nova
A arqueóloga Adalgisa Dias

O TEMPO PASSADO
Hoje, dia 13 de Outubro de 2021, a arqueóloga Patrícia veio à minha turma. A arqueóloga veio falar-nos dos tempos passados. Ela explicou como viviam os primeiros povos. Disse-nos que o homem com o tempo foi reconstituindo mais coisas. A Patrícia tirou fotos de desenhos nas pedras que o homem desenhou – arte rupestre. Também mostrou casas e tendas que os muçulmanos e os romanos construíram. Os primeiros povos deixaram-nos tantas coisas! A arqueóloga Patrícia também nos mostrou uma moeda romana, outra árabe e uma da era cristã, um prego e muitas outras coisas. Por último vimos os homens a caçar nas comunidades recoletoras. Já viram? Temos tanta sorte!
Benedita, 4.º D/Idanha

O TEMPO PASSADO Visita de estudo a Idanha-a-Velha
No dia 26 de novembro de 2021, fui a uma visita de estudo à nossa lindíssima aldeia de Idanha-a-Velha. Fomos ver vestígios dos povos antigos que passaram por estas bandas. Ao chegarmos a Idanha-a-Velha fomos recebidos pela Arqueóloga Adalgisa Patrícia (acompanhou-nos na viagem). Depois das apresentações, deslocamo-nos à Porta Norte da entrada de Idanha-a-Velha. Esta muralha foi feita pelos romanos. De seguida, passamos pelo Solar que pertenceu à família Marrocos, pelo pelourinho e fomos dar à Sé Catedral, onde vimos frescos (desenhos) na parede, do tempo de Dom Manuel.
Depois, observámos vestígios históricos que se encontram ao lado da Sé Catedral. Deslocamo-nos ao Lagar de Varas, para termos a noção de como se fazia o azeite antigamente. Entramos no Museu Epigráfico Egitaniense, onde se encontra uma vastíssima coleção de pedras com escritos romanos. Por último, vimos a empolgante Torre dos Templários.
Esta visita foi muito interessante e divertida, pois fiquei a saber o quanto foi importante a passagem destes povos, pela nossa região.
Trabalho elaborado por: Francisco Caroço, N.º 4 – Turma D/Idanha-a-Nova

Ensinar é Voar Os Primeiros Povos na Península Ibérica
No dia 15 de Outubro, a minha turma teve a visita de uma arqueóloga que se chama Doutora Adalgisa Patrícia. Ela veio falar-nos sobre os povos antigos na Península Ibérica. Existiram nessa altura dois tipos de povos. Os primeiros que eram nómadas (povos que se deslocavam de um lugar para o outro) e os sedentários (povos que se fixavam num local). Entre eles os que mais se destacaram foram os Celtas, os Iberos - que posteriormente se fundiram - os Celtiberos, os Lusitanos, os Visigodos, os Suevos, os Romanos e os Muçulmanos. Vimos diversos artefactos, como por exemplo, uma ponta de lança em ferro, moedas antigas deixadas pelos romanos, casas e uma ponte romana, um colar antigo, um cavalo marcado numa pedra de xisto, um pote, uma candeia, uma mesquita muçulmana, etc. Foi também mostrado no quadro os animais e um túmulo dos primeiros povos. A nível local, falou-se sobre Idanha-aVelha, mais propriamente sobre a sua muralha, o castelo, e a sua sé catedral. Gostei muito desta visita e de ter tido contacto com a nossa história….
Francisco dos Santos Caroço, turma D - 4.º ano

UMA VISITA AO PASSADO...
Hoje dia 13 de Outubro de 2021 na minha escola tivemos a visita da arqueóloga Adalgisa Patrícia. Ela apresentou-nos os primeiros povos, os Nómadas e alguns objetos como a ponta da lança, uma ferradura, um prego em metal, uma moeda árabe e uma cruz sem a parte de cima. Também nos mostrou fotografias dos antigos habitantes da Península Ibérica. Esses povos foram: os Romanos, os Lusitanos, os Muçulmanos, os Celtas e os Iberos, estes dois povos deram origem aos Celtiberos. Esta visita para mim foi muito útil. Gostei muito desta aula e gostava que se voltasse a repetir.
Guilherme Oliveira, 4.º D/Idanha



OS ROMANOS
Os Romanos chegaram no século III a.C. No entanto, tiveram de defrontar os Lusitanos que viviam no alto dos montes em povoações fortificadas (castros) e eram chefiados por Viriato. Os Romanos influenciaram muito o modo de vida: introduziram a língua latina, uma língua que ainda hoje falamos, mas de forma diferente: mater (mãe),amicu - (amigo), pater - (pai),… Construíram redes de estradas, que ligavam o Norte,o Sul, o litoral e o interior. Deixaram-nos a numeração romana e construíram edifícios públicos, como termas e teatros. Também construíram aquedutos e pontes. Introduziram a religião cristã, que uniu todos os povos da península. Hoje em dia podes encontrar muitos vestígios romanos em Portugal: Conímbriga, que é uma cidade romana, Miróbriga, outra cidade romana, o Templo de Diana, situado em Évora, as termas de Chaves. No século IV d.C. os Romanos começaram a perder a sua força. Assim, deixaram os Bárbaros (o nome que os Romanos davam aos povos que não tinham os mesmos costumes que eles) invadir a Península Ibérica. Texto de Maria Sara Power – turma D, 4.º Ano/Idanha
CHEIROS E SABORES DE OUTONO
Entre cheiros, cores e sabores de Outono!!! Confeção de MARMELADA

O fruto da nossa região não foi esquecido…
AZEITONA

Ana Vieira
J.I. das Termas de Monfortinho

Vivências de OUTONO-
Celebrou-se o dia do soldado que dividiu a sua capa com o pobre, para lhe diminuir o frio… o S. Martinho. Houve fogueira com caruma, castanhas assadas, jogos, canções e muita brincadeira. Dia de comer castanhas ao lume a estalar…

Ana Vieira