2 minute read

Corta mato escolar

PRESÉPIOS

O espírito do Natal inundou as aulas de Educação Tecnológica e os alunos das turmas dos 5º e 6º anos participaram com bastante interesse neste desafio natalício. A receita foi simples… Ingredientes: grande dose de criatividade, misturada com cores e materiais diferentes e uma pitada de espírito de equipa e…. é este o resultado. Desta forma, desejamos a toda a comunidade educativa Festas Felizes e que o ano 2022 seja repleto de muita saúde, paz e amor.

Advertisement

Sónia Morgado

Este ano, a realização da nossa árvore de natal ficou a cargo dos alunos do 6º ano. O trabalho foi realizado nas aulas de Introdução às Artes durante o mês de novembro. Depois de pintada a velha estrutura já usada em anos anteriores, foi preciso realizar as decorações. Para que o resultado final tivesse coerência gráfica, decidimos que as decorações seriam todas em “pixel arte”. Os alunos aderiram de imediato a este estilo já que muitos dos jogos que conhecem utilizam esta linguagem gráfica. Pesquisaram na internet e encontraram inúmeros desenhos com a temática do natal. Os modelos foram reproduzidos e pintados em papel quadriculado e depois colados em cartão e plastificados. Maria João Rocha

PRESÉPIOS

Comunidades de Aprendizagem – Ações Educativas de Sucesso 1º A de Idanha-a-Nova

A turma do 1º A, da professora Laurinda Geraldes, está a participar no projeto do Agrupamento, Comunidades de Aprendizagem. No dia 30 de novembro, a turma do 1º A desenvolveu a sua primeira ação educativa de sucesso - Grupos interativos. A ação decorreu durante 90 m e contou com a participação de diferentes voluntários: A professora Ivone Rente, a professora Carla Ribeiro, a assistente operacional Raquel Moura e a avó Maria do Carmo Leitão. Os alunos, apesar de ser a primeira vez, foram bastante participativos, colaborando uns com os outros na procura das respostas. Por vezes é um pouco difícil respeitarem a sua vez de falar, mas pouco a pouco as estratégias vão-se aperfeiçoando. As tarefas a desenvolver foram quatro e de diferentes das diferentes áreas disciplinares: matemática, português, estudo do meio e a quarta era um jogo interativo (kahoot) com perguntas das diferentes áreas curriculares. Os alunos no final das tarefas revelaram bastante interesse em continuar com este tipo de atividades, querendo repetir a experiência. Eu penso que este género de atividades estreita os laços de convivência entre alunos, tornando-os menos individualistas, ajudando-se mutuamente na tarefa de ensino/aprendizagem.

Laurinda Geraldes

This article is from: