9 minute read

Dia Internacional dos Direitos da Criança

Next Article
Corta mato escolar

Corta mato escolar

EXPOSIÇÕES NA BE

Dia Internacional dos Direitos da Criança

Advertisement

Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos da Criança (20 de novembro), a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens solicitou o apoio e colaboração do Gabinete de Apoio ao Aluno e Família e da Biblioteca Escolar. Tendo em conta que, no presente ano, privilegiou-se o Direito à Liberdade de Expressão (Art. 13º), desafiaram-se os alunos do ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclos, a expressarem-se através de diferentes formas de arte (desenhos, postais, música, dança e representação através de teatro). Algumas turmas basearam-se na livro "Os Direitos vão à Escola" de Celeste Almeida Gonçalves para a realização da atividade. Na Escola Básica e de Idanha-a-Nova, baseada na mesma obra, realizou-se uma peça de teatro.

“OS DIREITOS DAS CRIANÇAS”

Foi com entusiasmo e dedicação, que as crianças do Jardim de Infância de Idanha-a-Nova (sala 1) realizaram um trabalho/registo, a partir da exploração do livro: “Os DIREITOS vão à escola” de Celeste de Almeida Gonçalves.

Carla Carreiro

Dia Internacional dos Direitos das Crianças- J.I. das Termas de Monfortinho

A 20 de novembro comemorou-se o dia internacional dos direitos das crianças. Vimos vídeos, ouvimos histórias e realizámos um trabalho plástico para alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo.

DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTIÍFICA

No dia 24 de novembro comemorou-se o Dia Nacional da Cultura Científica. Este dia temático em Portugal foi criado em 1996. O dia escolhido para a sua celebração coincide propositadamente com o dia do nascimento de Rómulo de Carvalho (24 de novembro), que foi um distinto professor de Física e Química e responsável pela promoção do ensino da ciência e da cultura científica no nosso país.

Os docentes do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, não quiseram deixar de recordar esta data e promoveram na escola sede a realização de diversas atividades com os seus alunos no âmbito deste Dia Nacional da Cultura Científica.

As aulas de Ciências, Física e Química, Biologia e Geologia, e Matemática tiveram nesse dia uma dinâmica diferente, neste caso a importância de se falar de Ciência tomou um papel primordial. Foram realizadas tertúlias dialógicas científicas com os alunos do ensino secundário, já com os alunos dos segundo e terceiro ciclos desenvolveram-se atividades de índole mais prática, experimental, e também a visualização de documentários de divulgação científica.

Manuela Veríssimo

O Prémio FAQtos é um concurso, a nível nacional, destinado a alunos que frequentam o Ensino Secundário. Um dos principais objetivos deste concurso é contribuir para a formação de uma consciência coletiva em matéria de campos eletromagnéticos, oriundos de fontes de telecomunicações (banda das radiofrequências), e do seu impacto na sociedade, bem como potenciais efeitos na saúde e ambiente. Neste ano letivo um grupo de alunas do ensino secundário, do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, vai participar no Concurso FAQtos 2022. A equipa SQUADRO é formada por quatro elementos, Diana Ramos e Mafalda Fernandes, alunas do 11º ano, Margarida Folgado, aluna do 12º ano e Manuela Veríssimo, professora de Física e Química e orientadora do projeto. O vídeo de apresentação da equipa já está disponível e poderá ser visualizado em https://faqtos.pt/videos-de-apresentacao-2022. O projeto a desenvolver pela equipa SQUADRO consistirá na produção de um documentário sobre as vantagens e desvantagens da vida moderna imersa num “oceano” de radiação eletromagnética. O documentário final a ser produzido, intitulado “Radiações Eletromagéticas, Anjos ou Demónios?”, destina-se a informar a população estudantil (crianças e jovens que frequentem os 2º e 3º ciclos) sobre a temática das radiações eletromagnéticas, particularmente as radiofrequências, nas atividades quotidianas em casa, na escola ou em locais de acesso público com WI-FI, RFID, NFC, Bluetooth, entre outros. Manuela Veríssimo

PRÉMIO FAQtos 2022

PROJETO DE FLEXIBILIDADE CURRICULAR - 5º ano

“Educação Ambiental para a Sustentabilidade”

Nas três turmas do 5º ano de escolaridade, tendo por base as Aprendizagens Essenciais com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, foi desenvolvido trabalhado interdisciplinar ao longo do primeiro período letivo. Desenvolveu -se o Projeto de Flexibilidade Curricular, com o tema: “Educação Ambiental para a Sustentabilidade”. Este Projeto de Flexibilidade Curricular foi planificado em articulação com a maioria das disciplinas, nas Turmas A, B e C de quinto ano. Em sede de Conselho de Turma foi proposto o Domínio de Autonomia Curricular (DAC) “Lixo no Lixo” a ser trabalhado em todas as disciplinas. O trabalho interdisciplinar foi planificado pelos docentes de forma articulada nas três turmas e pretendeu privilegiar o trabalho prático com o intuito de desenvolver a capacidade de pesquisa e comunicação. - Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento foi apresentada a reportagem sobre o Xico Gaivota, artista que transforma o lixo, que apanha nas praias, em peças de arte. Os alunos refletiram e debateram com opiniões e comentários sobre a nossa importância e contributo no equilíbrio da natureza. Foi investigado quantos anos alguns materiais levam para desaparecer quando são abandonados na Natureza. Foi ainda elaborado um trabalho prático sobre reciclagem dos lixos. - Na disciplina de Educação Física foi realizada a atividade de limpeza com a recolha do lixo no espaço de recreio da escola sede. - Na disciplina de Ciências Naturais foi realizado o trabalho onde cada aluno escolheu uma medida de conservação da natureza que comentou, ilustrou e apresentou o trabalho realizado aos colegas da turma.

- Na disciplina de Matemática foi preenchido uma tabela onde os alunos quantificavam os consumos domésticos de plástico seguida de uma reflexão para que se efetuasse uma redução dos gastos referidos por cada aluno e família. Posteriormente, foi feito uma comunicação oral aos colegas sobre a reflexão de cada um.

- Na disciplina de História e Geografia de Portugal refletiu-se sobre o plástico oceânico - As ilhas de plástico que poluem nossos oceanos com a exposição de situações concretas referentes a alterações na paisagem, decorrentes da ação humana. - Na disciplina de Educação Visual foi feito um cartaz com as palavras alusivas ao tema.  Na disciplina de Tecnologias de Educação e comunicação foi elaborado um cartaz alusivo a informação pertinente sobre o lixo eletrónico.

PROJETO DE FLEXIBILIDADE CURRICULAR - 5º ano

“Educação Ambiental para a Sustentabilidade”

- Na disciplina de Educação Tecnológica cada aluno reutilizou revistas com as quais fez recorte, e colou num pequeno painel/desenho. Foi utilizada a Técnica do Mosaico e a Técnica de Rasgar o papel para ilustrar uma imagem. Foi ainda feita a pintura de garrafas de plástico que serviram de maracas o momento musical durante a inauguração da exposição dos trabalhos.

- Nas disciplinas de Educação Musical e Expressão Dramática e Musical foram dramatizadas músicas e canções alusivas ao tema. Este trabalho desenvolvido durante as aulas foi apresentado à comunidade educativa na abertura da exposição dos trabalhos que se realizou na Biblioteca e Centro de Recursos Escolar.

E foi com bastante entusiasmo e empenho que os alunos desenvolveram o seu projeto com alguma autonomia. Parabéns, aos nossos alunos!

A coordenadora da equipa educativa de 5º ano, Noélia Serrano

CORTA MATO ESCOLAR

E assim terminou o primeiro período letivo. No passado dia 15 de dezembro realizou-se o corta-mato escolar que contou com a entusiástica participação de 150 alunos, a prova decorreu nos caminhos envolventes às Piscinas Municipais de Idanha -a-Nova.

O corta-mato escolar foi uma organização do grupo de educação física e contou com a colaboração da associação de estudantes, da turma do 12ºA, dos professores André Azeiteiro, Filipe Gonçalves e João Varão, a todos o nosso bem haja pela ajuda prestada.

Aqui ficam as classificações finais

Infantis A Masculinos

1º Renato Chambino – 5ºA 2º Gabriel Folgado – 5ºB 3º Miguel Carvalho – 5ºA

Infantis A Femininos

1º Maria Cabral -5ºA 2º Benedita Fernandes – 5ºB 3º Leonor Gaboleiro – 5ºB

Infantis B Masculinos

1º - João Sanches – 7ºA 2º - João Mendonça – 7ºB 3º - Gabriel Henriques – 7ºB

Infantis B Femininos

1º – Mariana Poças -7ºC 2º – Beatriz Brito – 7ºC 3º – Maria Rolo – 7ºA

Iniciados Masculinos

1º – Rafael Rosa – 9ºA 2º – Miguel Santos – 8ºA 3º – Rafael Chambino – 9ºA

Iniciados Femininos

1º – Leonor Ramos – 9ºA 2º – Lúcia Power - 8ºB 3º – Emília Antunes – 8ºA

Juvenis Masculinos

1 – Tomás Pires – 11ºA 2 – Rodrigo Martins – 10ºB 3 – Simão Correia – 12ºA

Juvenis Femininos 1 – Catarina Brito – 11ºA 2 – Margarida Folgado – 12ºA 3 – Letícia Carvalho – 11ºA PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES!!!

PRESÉPIOS

Participação do J.I. das Termas de Monfortinho no Desafio III- Enfeites de Natal Com

cortiça e Vidro- Programa Green Cork- Reciclar para Reflorestar

A educadora - Ana Vieira

Elaboração de Presépio Natal

Decoração de Natal das BE

A decoração de Natal das nossas bibliotecas escolares este ano foi assim…

This article is from: