03052014

Page 11

Cidade

Sábado e Domingo

Natal, 3 e 4 de maio de 2014

O Jornal de HOJE 11

edadC i

Alex Medeiros alex.medeiros1959@uol.com.br

INVASÃO DA UFRN

Um vilão inesquecível Meu filho adolescente pediu e eu levei para ele o Almanaque Curioso dos Vilões de HQs e Mangás, da Coleção Mundo Estranho, aquela revista de coisas que parecem mentiras, da editora Abril. Há 96 personagens relacionados na publicação. Antes de entregar a encomenda, fui conferir os textos e as ilustrações, buscando os vilões do meu tempo e me inteirando dos atuais, principalmente dos que habitam as aventuras japonesas e os games tipo Playstation, Xbox, Wii e os novos Nitendo. A revista inicia com o popular inimigo do Batman, o Coringa, e segue com o irmão rebelde do Thor, Loki, e Sinestro, rival do Lanterna Verde. Estão lá Magneto, Apocalypse e Galactus, e os clássicos Lex Luthor, Caveira Vermelha e Octopus. Na primeira vista, parece não ter faltado ninguém: Bane, Brainiac, Irmão Metralhas, Brutus, Duas Caras, Duende Verde, Mandarim, MulherGato, Gargamel, Maga Patalójika, Capitão Feio, Charada e Bizarro. Mas, na segunda espiada, faltou um cara. Faltou um dos mais temíveis vilões que eu já presenciei nas histórias em quadrinhos com superheróis da DC Comics, ao tempo da saudosa editora EBAL, do russo brasileiríssimo Adolfo Aizen. O almanaque não poderia ter omitido o mago Mordru. Mordru é um dos mais assustadores e malignos vilões de HQ. Uma figura de olhos endiabrados, sobrancelhas sempre em sinal de mau-humor e uma barba que sugere um misto de Antonio Conselheiro com Fidel Castro. Um bruxo mais poderoso que Merlin. O mais incrível e instigante roteiro com ele saiu num outro almanaque, o de Superboy em 1970. A capa traz o garoto de Kripton com o corpo inerte

de Lana Lang, a namorada, nos braços. O melhor da edição está na aventura "Mordru, o Impiedoso". Parte do que escrevo aqui agora já narrei para os leitores, há alguns anos, quando dediquei crônica a um dos personagens daquela saga da Legião dos SuperHeróis, o grupo adolescente liderado por Superboy e por seu primo Mon-El, a quem me refiro. Foi o mais dolorido e perigoso confronto da Legião, que inicia com Mon-El carregando Superboy nos ombros. O alter ego de Clark Kent desmaiado por causa da luta do encontro inicial com o letal inimigo. Os heróis fogem para se proteger no passado. Enquanto Mon-El comanda a fuga numa máquina chamada "cubo do tempo", atrás de todos cresce uma sombra negra, precedida pela voz cavernosa e assustadora de Mordru a gritar no balãozinho: "Fujam, escondam-se, tremam, encolham-se, legionários!". A sequência dos quadrinhos é um avanço para aqueles anos, há ritmo cinematográfico e uma narrativa de tirar o fôlego, mesmo se relida ainda hoje. Depois de impor pânico e terror nos heróis, o feiticeiro aprisiona os principais e monta um tribunal para julgá-los. Os piores criminosos das galáxias são convidados para atuarem como testemunhas e advogados de acusação. Imóveis e sem poderes, alguns legionários, principalmente Superboy e Mon-El, são condenados. É a vingança de Mordru pela trama anterior. Foram os dois amigos, ou primos, que o prenderam num cofre imune aos seus poderes místicos, onde ele ficou por anos. Mon-El é o elemento do único instante de heresia que eu pratiquei até hoje. Durante anos, após ler a aventura, acreditei ser ele maior que o Superman. (AM)

REJEIÇÃO

O jornalista Milton Neves denunciou ontem, no seu blog, no Twitter e na Rádio Bandeirantes, em São Paulo, que o Campus da UFRN deverá ser interditado por vários dias por causa do vice-presidente dos EUA, que vem a Natal assistir a Copa do Mundo.

Índice mais perigoso para as pretensões da presidente, a rejeição permanece no patamar registrado na última pesquisa Ibope: 42%. O segundo nome mais rejeitado é Marina Silva (35,6%), seguida de Eduardo Campos (35,1%) e de Aécio Neves (31,1%).

INTERDIÇÃO

DESAPROVAÇÃO

A denúncia foi estimulada pela informação postada na área de comentários do blog pelo engenheiro potiguar Ronald de Góes. O vice de Obama, Joe Biden, teria um gabinete e um alojamento na UFRN, onde nem mesmo a reitora da instituição teria acesso.

A desaprovação popular ao governo Dilma chegou aos 49,1%, enquanto que mais da metade do país, 50,2%, acha que a economia do país não está no rumo certo. Apenas 29,6% acha o governo positivo, enquanto a soma de negativo e regular chegou a 66,1%.

INTERDIÇÃO II

CAI O PT

DILMA CAIU

VICE DE AÉCIO

Segundo a postagem no blog de Neves, a interdição por vários dias seria em virtude da presença do vice e também pelo fato da seleção norte-americana usar um campo de futebol da UFRN como local de treinamento para o jogo diante da seleção de Gana.

Outro dado cheio de novidade na pesquisa é a queda vertiginosa das intenções de voto na legenda do PT, que historicamente tem entre 16% e 18%. Apenas 9,6% dos entrevistados votam no partido de Dilma, menos do dobro do PSDB, com 5,1%.

Nova queda de intenção de votos da presidente Dilma Rousseff, agora em pesquisa do Instituto Sensus feita para a revista IstoÉ, que está nas bancas. A petista desceu para 35% e o tucano Aécio Neves foi a 23,7%. Estabelecido o quadro de segundo turno.

O nome do senador potiguar José Agripino (DEM) voltou a ser comentado nas rodas de apostas sobre o vice do senador tucano na eleição de outubro. Outros nomes seguem especulados, como Aloysio Nunes, Miguel Torres e a ex-ministra do STF, Ellen Gracie.

OPOSIÇÃO

MOSSORÓ

A pesquisa IstoÉ/Sensus, realizada entre os dias 22 e 25 de abril, em 24 estados do país, revela que os dois principais candidatos da oposição seguem crescendo. O pernambucano Eduardo Campos (PSB) tem agora 11% da preferência nacional.

Na segunda pesquisa Certus/Gazeta do Oeste, o candidato Silveirinha (PSD) segue firme para vencer amanhã, com 48,7%. O nome de Larissa Rosado (PSB) foi citado por 19,1%. A candidata aguarda ainda hoje liminar do TSE liberando sua candidatura.

Fora Dilma

Quanto mais a presidente diminui seus índices de intenção de votos, mais aumenta a produção dos adesivos com a mensagem "Fora Dilma" que estão circulando nos vidros de automóveis e outras superfícies pelo país afora. A arte para impressão serigráfica da peça está sendo também disponibilizada para download, com a função de manter o padrão visual em escala nacional.

Danilo Sá jornalistadanilo@hotmail.com / danilo.sa@folha.com.br / Twitter: @DaniloSa

Eleição e temas morais JANGUIÊ DINIZ MESTRE E DOUTOR EM DIREITO – REITOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

Quais os temas que os presidenciáveis devem debater nesta eleição? Esta pergunta veio à tona após o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, candidato à presidência da República, declarar que é contra o aborto e a redução da idade penal. Lemos, em variados meios de comunicação, que as opiniões de Eduardo Campos ganharam espaço na mídia em razão da ausência de propostas por parte dos competidores na disputa presidencial. Homens públicos precisam ser transparentes. Homens públicos precisam se posicionar. O ex-governador Eduardo Campos foi transparente e se posicionou, sem titubear, diante de dois temas considerados polêmicos e, por vezes, evitados em debates eleitorais. É possível que Eduardo tenha respondido com base em pesquisas de opinião pública. Entretanto, observamos que as respostas do presidenciável foram instintivas. Portanto, sinceras. Eduardo Campos pode, obviamente, ter perdido eleitores nas classes A e B, já que é possível que neste universo eleitoral existam eleitores favoráveis ao aborto por motivos diversos. Por outro lado, ele pode ter conquistado admiradores tanto nestas quanto em outras classes, tudo em razão do seu posicionamento firme e transparente. Quanto ao tema redução da idade penal, variados institutos de pesquisas já mostraram que gran-

de parte do eleitorado brasileiro é favorável à redução. Neste caso, a hipótese que surge é que o presidenciável do PSB também perdeu eleitores em razão da resposta ofertada. Entretanto, voltamos a afirmar: Eduardo Campos pode ter conquistado eleitores em razão do seu firme posicionamento. Candidatos à presidência da República precisam responder à perguntas inconvenientes durante a campanha eleitoral. Temas polêmicos e que dividem a opinião da população estarão sempre em debate. A principal diferença é que, se a indagação for feita num momento em que o candidato está em franco crescimento, qualquer resposta que gere polêmica poderá impedilo de crescer. Baseado nesta teoria, consideramos, portanto, que ao se posicionar sobre a redução da idade penal e o aborto antes dos grandes debates eleitorais que devem surgir até a data das eleições, Eduardo Campos se livrou de futuras polêmicas e suas respostas não serão mais surpreendentes, caso os temas sejam abordados pela mídia. A presença de temas morais na disputa eleitoral não é novidade, no entanto, esse temas caracterizam-se como uma armadilha. E não como ausência de propostas. Qualquer candidato sábio tende a provocar o outro competidor através de indagações que requeiram respostas polêmicas. Nestes casos, o indagado precisa ser ainda mais sábio para ofertar a melhor resposta. E qual é a melhor resposta? A sinceridade. Ela irá permitir a conquista de eleitores.

REFORÇO

O prefeito Carlos Eduardo Alves resolveu exonerar Elias Nunes do cargo de diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal, a Arsban. Em seu lugar, já foi nomeado o exdeputado estadual Cláudio Porpino. Wilmista histórico, o ex-parlamentar fortalece de forma considerável o time da Prefeitura, a quem colocará sua capacidade de trabalho e de articulação. O curioso, é que Cláudio também foi secretário da gestão Micarla de Sousa, quando assumiu a Secretaria de Serviços Urbanos.

AGENDA POSITIVA

Por falar no prefeito, após seu retorno a Natal depois de uma viagem a Europa, o gestor cumpriu uma série de compromissos públicos, incluindo visitas aos principais projetos do município em andamento. Na segunda, vai as obras de mobilidade urbana.

IMAGINE NA COPA

A Prefeitura publicou edital de chamamento para as empresas patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo e todas as demais interessadas em firmar parcerias de publicidade com os eventos que serão realizados por Natal, durante o FIFA Fan Fest. Quem desejar, deve enviar as suas propostas para a sede da Secretaria de Planejamento até 16 de maio. A escolha das melhores propostas ficará sob a responsabilidade da Fundação Capitania das Artes.

ATRASOS

Quem passa por perto das obras nas vias de acesso ao Aeroporto de São Gonçalo duvida, e até aposta, como o projeto não ficará pronto na data prevista para inauguração, no próximo dia 22 de maio. Neste sábado, a Tribuna do Norte informou que nenhum poste de iluminação, de 290 previstos, ainda foi instalado no local. Corrida contra o tempo.

Gira Mundo Divulgação

Quando a gente pensa que já viu de tudo, o brasileiro sempre inventa alguma novidade. Em São Paulo, no pequeno município de Monte Azul Paulista, um leão de 300 quilos foi roubado de uma Ong de proteção e recuperação de animais. A Polícia acredita que ele tenha sido dopado por dardos e arrastado até uma jaula em uma camionete. As suspeitas recaem sobre o ex-dono do animal, que mora no Paraná.Filmagens também mostrariam a ação de três homens e uma mulher. Coisas do Brasil

Megafone Divulgação

“Ninguém vai conseguir me separar do Lula ou ele de mim. Sei da lealdade dele, e ele, da minha. Isso não me pega” DILMA ROUSSEFF PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SOBRE A ONDA DO “VOLTA LULA” ENTRE OS ALIADOS

INTERDIÇÕES

LUTO

Ponto para a Prefeitura o fato de ter conseguido liberar as avenidas Rio Branco e Deodoro da Fonseca, que passam por baixo do Viaduto do Baldo. Apesar de curto, o período em que as vias ficaram interditadas foram ainda mais caóticos. A população espera, agora, que os administradores da cidade busquem realizar as obras no próprio Viaduto, fechado para trânsito há quase dois anos. Vergonha.

Lamentável a notícia do assassinato do italiano Enzo Albanese, diretor do time de rugby do Alecrim. Mais uma vítima da violência em uma terra onde a lei é determinada por quem tem uma arma na mão. O crime ocorreu em frente a residência da vítima, no bairro de Capim Macio, por volta das 20 horas desta sexta-feira (02). Os criminosos, claro, fugiram sem muitas dificuldades em um veículo.

NOVIDADE

SDASDASDA

Já começam a chegar em Natal as primeiras bicicletas elétricas, abastecidas a energia. Quem desejar conhecer o equipamento, o Natal Shopping disponibiliza para uma espécie de “test drive”. O equipamento também faz parte de uma promoção do estabelecimento, que sorteará 11 bicicletas neste mês das mães. Opção de economia e de praticidade.

Para conscientizar a população sobre a importância desse gesto que salva tantas vidas, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenação Estadual de Aleitamento Materno, promove de 12 a 19 de maio, em todo o estado, a Semana Estadual de Doação de Leite Humano. Para doar, é preciso entrar em contato com o Banco de Leite mais próximo de sua casa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.