2 minute read

da Mulher de Mossoró implanta serviço de Histeroscopia

OHospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, inaugurou neste mês o serviço de Histeroscopia. Trata-se de exame ginecológico que serve para avaliar a parte interna do útero e investigar possíveis alterações e doenças ginecológicas. O ambulatório funciona todas as quartas-feiras a partir das 13h. Ele foi estabelecido por meio de uma parceria com a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O exame é realizado com um histeroscópio, instrumento com uma câmera acoplada, que é inserido pela vagina para visualizar toda a cavidade uterina e, se necessário, retirar pequenos fragmentos de tecido e fazer biópsias. Funciona como uma endoscopia, mas em vez do estômago, serve para avaliar o útero.

Advertisement

A histeroscopia pode ser indicada nos casos de suspeita de pólipo uterino ou miomas, alterações do endométrio (tecido que reveste o útero internamente), suspeita de câncer de endométrio, investigação de infertilidade, investigação de sangramento uterino anormal, entre outros. Ela é indicada, principalmente, para pacientes com sangramento anormal, para verificar se há algo na cavidade uterina que está causando o aumento de sangramento.

O Hospital da Mulher desempenha a importante missão de prestar assistência humanizada e de excelência em saúde, no âmbito ambulatorial e hospitalar, à mulher cis, mulher trans e pessoas com útero, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

A unidade é administrada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com gestão acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A unidade foi projetada para ser a maior da rede estadual de saúde pública do Rio Grande do Norte, elevando a um novo patamar o atendimento materno-infantil nas regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu.

O hospital contará com mais de 160 leitos focados na

Prontuário eletrônico do paciente já é utilizado

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia de Mossoró começou a utilizar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) em sua rotina. A ferramenta, desenvolvida em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS), garante maior qualidade na assistência e segurança ao paciente.

Dentro do documento digital estão disponíveis o histórico clínico, dados sobre consultas, resultados de exames e condutas e tratamentos adotados, o que garante a qualificação da assistência e melhora o fluxo dentro dos serviços de saúde. O PEP permite o registro seguro dos dados, facilita a restauração das informações com a possibilidade de guarda dos registros por tempo indeterminado.

atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. Quando a unidade estiver em pleno funcionamento, a estimativa do governo estadual é de realizar 20 mil atendimentos anuais.

O prédio conta com 15 mil metros quadrados de área construída, dividida em quatro andares com oito elevadores. O terreno completo, ao lado do campus da Uern, soma 36 mil metros quadrados, com cerca de 200 vagas de estacionamento. Os investimentos foram mais de R$ 130 milhões.

O Hospital da Mulher de Mossoró foi inaugurado no fim do ano passado e já conta com diversos serviços. A cerimônia aconteceu no dia 29 de dezembro de 2022. Os primeiros atendimentos começaram no dia 2 de janeiro deste ano.

- Pré-natal de alto risco

- Ginecologia

- Ginecologia/Colposcopia

- Reprodução Assistida

- Inserção de DIU

- Follow Up (Para crianças até 2 anos)

- Cardiopediatria (RN + Coração)

- Vacinas (para Gestante e Criança)

- Mastologia

- Densitometria Óssea;

- Mamografia

- Sala Lilás para atendimento à mulher em situação de violência

- Ambulatório trans para atendimento à população LGBTQIA+

Já em funcionamento também no hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, a implantação do prontuário eletrônico nos hospitais da rede estadual faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), publicado no Diário Oficial do Estado em janeiro de 2023.

O objetivo do plano é nortear todo o trabalho de qualificação do acesso aos serviços de saúde no estado, com foco na inovação e desenvolvimento de ferramentas para o cidadão, assim como para os profissionais e gestores.

MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 25 DE JUNHO DE 2023

Projeto-piloto é um marco para o SUS do RN e faz parte da proposta de ampliação das cirurgias no interior do estado

This article is from: