5 minute read

MULHER ........................................ P1 A

ContinUaÇÃo

“a avaliação do nosso governo será feita pelo povo do rn”

Advertisement

o rn é destaque nacional em desempenho quanto à expansão da rede de parques eólicos e energia solar. onde a gestão estadual se insere para esse desempenho importante para o desenvolvimento econômico?

Trabalhamos para tornar os atrativos que temos, em termos de energia eólica, energia solar, minérios e o nosso potencial turístico ainda mais fortes. Sempre me perguntei por que, com tantos recursos e belezas naturais, os governos não convertiam isso em investimentos e cidadania para nossa gente. Através do Proedi, garantimos benefícios fiscais que podem chegar a até 95% para empresas que fabricam peças e componentes para o setor. Somos hoje o maior produtor de energia eólica do país. Desenvolvemos estudos para ampliar as áreas de implantação de usinas de geração de energia na terra e no mar, como o novo Atlas eólico e solar do Estado. Investimos em estudos para a expansão do sistema de transmissão de energia no RN. Todas ações fundamentais para manter a competitividade do estado perante aos demais estados da federação, além da segurança jurídica e do ambiente favorável aos negócios que garantimos em nossa gestão. Quero que esses fatores resultem em investimentos para o nosso estado, trazendo o que o povo mais precisa: emprego e renda.

Qual o impacto do Proedi na geração de emprego e renda no estado, levando em conta que o programa tem como fundamento principal a atração de novas empresas e a permanência das que já estão instaladas?

O impacto é total. Podemos dizer que o Proedi é um divisor de águas para economia do RN. Nosso estado tinha parado no tempo, mantinha uma política de incentivos fiscais arcaica, e estava perdendo investimentos para os estados vizinhos, como o Ceará e a Paraíba. Agora a realidade é outra. O RN retomou sua competitividade e tem hoje uma política de incentivos fiscais extremamente atrativa, com um ambiente de negócios favorável não apenas à permanecia das empresas existentes, como à atração de novos investimentos. Tornou-se comum ouvir de empresários que eles estavam de malas prontas para deixar o RN e agora estão ampliando suas atividades econômicas e contratando mais gente. Nada pode deixar um gestor mais feliz do que ver o povo com emprego, podendo viver com dignidade, ainda mais frente ao cenário que vivemos em plano nacional.

governadora, a sua gestão ainda não conseguiu quitar todas as folhas salariais deixadas pelo governo anterior, mas mantém em dia o calendário de pagamento atual. a senhora entende que tem cumprido o compromisso com o servidor?

Estamos cumprindo fielmente nosso compromisso junto aos servidores. Em nosso governo, os servidores recebem seus salários rigorosamente dentro do mês trabalhado e com previsibilidade, ou seja, calendário de pagamento. Aquele cenário de atrasos, incertezas e desrespeito com quem presta o serviço público ficou no passado. Infelizmente os governos anteriores não tiveram capacidade nem para fazer o básico: manter os salários em dia. Hoje, além dos atrasos salariais serem página virada, concluímos integralmente o pagamento de duas folhas atrasadas; pagamos a 3ª folha para 80% dos servidores e, até novembro, concluiremos os 20% que faltam. Nosso compromisso é concluir todos os atrasados até meados de 2022. Os servidores e servidoras do RN contam com um governo formado 99% por servidores públicos e que sabe da importância de honrar compromissos e valorizar a categoria.

Vamos falar um pouco de política eleitoral agora. o ex-presidente lula estará no rn no final deste mês. Essa agenda será decisiva para o Pt encaminhar a construção do palanque de 2022?

Olha, o ex-presidente Lula voltará a percorrer o Brasil neste mês de agosto, após ter passado 580 dias preso injustamente, e é muito natural que ele tenha escolhido como primeiro destino a região Nordeste. Foi aqui que ele nasceu e onde o PT obteve a maior proporção de votos nas últimas eleições. Lula, com a sensibilidade que tem, quer conhecer as demandas do povo brasileiro e transmitir esperança. Claro que, em função da pandemia, ele não fará atos públicos, mas vai aproveitar essas viagens para encontrar lideranças políticas, movimentos sociais e dialogar com o setor empresarial. Na condição de governadora, vou recebê-lo com muita alegria.

a senhora tem visitado regiões do estado acompanhada do senador Jean Paul Prates. é uma estratégia para viabilizar o projeto de reeleição do senador?

As agendas que tenho feito pelo estado são de caráter institucional. O contexto da pandemia nos compeliu a dedicar 100% do nosso tempo a salvar vidas e cuidar da saúde do povo potiguar. Agora, com um cenário sanitário mais favorável, estamos retomando agendas importantes para o povo do RN. São entregas de escolas reformadas; programa de regularização fundiária; novas delegacias especializadas no atendimento à mulher; centrais do cidadão; crédito para trabalhadores rurais; ampliação do Distrito Industrial de Irrigação do Baixo-Açu (DIBA), entre outras. O senador Jean Paul, a exemplo de diversas outras autoridades como deputados e prefeitos, se fez presente em algumas agendas.

Para finalizar, se as eleições fossem hoje, a sra. seria reeleita governadora do rn levando em conta o desempenho de sua gestão?

Olha, desde que assumimos a gestão não temos feito outra coisa além de resgatar o Rio Grande do Norte do abismo em que estava mergulhado. Encontramos um Estado colapsado do ponto de vista fiscal/financeiro e da prestação de serviços públicos. Saúde, educação e segurança pública em frangalhos. Servidores sem o direito básico de receberem seus salários. No meio de tudo isso, ainda veio a pandemia. E, com ela, passamos a trabalhar de manhã, de tarde e de noite para salvar vidas e reduzir seus impactos econômicos e sociais. Agora, com um avançado processo de saneamento das contas públicas e o governo recuperando sua capacidade de investimento, temos a alegria de anunciar um programa que vai revolucionar a educação no RN. Com a construção de 12 Institutos Estaduais de Educação Profissional; construção, reforma e manutenção de escolas; investimento em tecnologia e conectividade e uma ação de enfrentamento ao analfabetismo, temos a alegria de virar a página do abandono histórico da educação em nosso estado. Isso tudo não se faz através de milagre. É fruto de muito trabalho e boa gestão. Para lograr esses resultados, nossa atenção está dedicada exclusivamente a realizar um bom trabalho. Um trabalho à altura da esperança que o povo potiguar depositou nas urnas quando elegeu uma professora. Não estamos preocupados em antecipar o momento eleitoral. A avaliação do nosso governo será feita pelo povo do RN.

This article is from: