VALE OURO







Como lidar com a traição numa relação amorosa?

VALE OURO
Como lidar com a traição numa relação amorosa?
>> Hepatites virais são doenças causadas por diferentes vírus que provocam alterações no fígado. Reportagem especial disseca o tema.
tvLula se sente estimulado para tentar reeleição em 2026
O projeto de reeleição de Biden nos Estados Unidos, segundo Lula, o estimula. PRINCIPAL 3
Nogueirão está “sangrando” para estimular permuta
Abandono faz parte da estratégia para justificar permuta do patrimônio público. CÉSAR SANTOS 5
RN VAI “EXPORTAR”
DESSALINIZAÇÃO PARA O AMAPÁ
PRINCIPAL 4
Potiguar tenta voltar à faixa de classificação diante do Globo
Na quinta colocação do Grupo A3 da Série D, o Potiguar precisa vencer fora de casa. ESPORTES 7 E 8
Após 20 anos, Polícia Militar do RN volta a formar oficiais da saúde
PM conclui estágio de Adaptação que marca a formação de 78 novos oficiais da saúde. PRINCIPAL 5
PASSARINHAR
Professores e alunos da Uern observam aves em preservação
Grupo observa aves em seu habitat natural, livres para exibir seus cantos e cores.
4
NESTA EDIÇÃO [ 16 PÁGINAS]
CADERNOS
Assim se inicia esse livro arrebatador do filho autor que, perto dos setenta anos, começa a escrever sobre o pai José, que o marcou “com o ferro em brasa do seu sobrenome” Trevisan. (p. 8). Escreve para, numa espécie de catarse, exorcizar o passado, tentar entender quem foi esse homem cuja ausência tem marcado a sua existência como um fantasma que quer ser compreendido. E o filho mal-amado avisa: “esta será uma conversa de homem pra homem, entre mim e meu pai. Ele terá que ouvir. Tudo. Em todos os lugares onde estiver.” (p. 9).
Quantos caminhos um homem deve andar/ Pra que seja aceito como homem/ Quantos mares uma gaivota irá cruzar/ Pra poder descansar na areia...”, diz a canção de Bob Dylan. Assim foi, e de certa forma tem sido, a trajetória do escritor brasileiro João Silvério Trevisan (1943-...).
Nesses quase oitenta anos de vida, andou por caminhos tortuosos, desde a infância em Ribeirão Bonito, no interior de São Paulo, onde foi até apedrejado pelos colegas, e vagou, melhor, caiu e rolou na estrada como a pedra da canção “Like a Rolling Stone” (também de Bob Dylan), autoexilado em vários países, sem lar, como um total desconhecido para, depois de muitas odisseias, se estabelecer como um dos grandes romancistas do nosso país, apesar do pouco reconhecimento ao seu talento.
João Silvério nos conta com muita emoção sua história dolorosa no autobiográfico Pai, Pai (Rio de Janeiro: Alfaguara, 2017). É um livro para os fortes, pois dói na alma acompanhar a infância sofrida do menino que trabalhou feito gente grande e muito apanhou sem saber por que, o que o fez sentir-se culpado, transferindo a vergonha que seria do pai para si próprio, numa inversão de posições. Foi espancado pelo “pai patrão”, homem bruto de quem guardou um pote de mágoa, e muito trauma, como se vê no livro, cuja frase inicial já impacta o leitor: “Tudo que meu pai me deu foi um espermatozoide.” (p. 7). No entanto, busca compreender esse pai tão difícil:
Sim, há um grande risco de que eu esteja sendo injusto. Meu pai me abriu caminho para ser quem eu sou, e aqui estou escrevendo por sua causa. Sei da temeridade de conspurcar a imagem de um morto, e com isso me petrificar numa estátua de mágoa, como muitas vezes fui tentado, ao olhar o passado em busca de conforto. (pp. 6 e 7).
José Trevisan e seus irmãos eram filhos de italianos. Pobres, trabalharam juntos no comércio de panificação, e exibiam na fachada da casa o nome “Padaria e Bar Brasil”, de que se orgulhavam. Foi nessa padaria que o pequeno João Silvério comeu o pão “mirrado e borrachento” que o pai amassou. Franzino, fazia entrega dos pães com um grande cesto, pão, cada vez mais, da pior qualidade, que o fazia ouvir reclamações e xingamentos. Lembra-se da “cesta de bambu, grande para o meu tamanho” (p. 25); foi também nesse bar que o pai se tornou alcoólatra. Esse o vício que o levou à decadência física, moral e material. Apesar de trabalhador, o negócio não resistiu por muito tempo, e o pai “pinguço” levou a família à miséria. Tornou-se violento: espancava a mulher e o primogênito João que, menino sensível, povoava a sua solidão com as canções do rádio, que o faziam chorar de tristeza e emoção. Cedo descobriu a arte. Nas matinês, apaixonou-se por Tarzan, pelo Zorro e pelo cinema (tornou-se mais tarde grande roteirista). E esse caminho foi ainda o motivo do desgosto do pai “machão” que via muito mal a inclinação homossexual do filho, para ele, ovelha negra. As lembranças da infância infeliz e desamparada são muitas: as surras que a mãe levava de madrugada e que o enchiam, e aos irmãos, de terror; os chutes e “tapaços” imprevistos do pai, mostrando todo o seu ódio e brutalidade (“sem nunca compreender por que me espancava”); os fregueses xingando o pai de “bêbado, pinguço, cachaceiro ou pau-d’água” (p. 35); a bicicleta prometida todo ano no Natal, que nunca chegou. E numa passagem revoltante, conta-nos do “batismo”, quando, sem saber nadar, foi jogado no rio por um bando de colegas perversos que, ao vê-lo quase se afogando, riam e gritavam que era para ele “aprender a ser homem”. (p. 54).
Respondeu àqueles sádicos: “Sou homem, sim, mas não quero ser igual a vocês.” (p. 55). Aquele foi o seu batismo; o rio, o seu Jordão, disse. Doloroso rito de passagem, mas uma bênção, como considerou: “Inadvertidamente, eu iniciava o
meu processo de ser outro, um homem, sem deixar de ser o mesmo filho de José, o cachaceiro.” (p. 55).
João Silvério, como o bíblico Esaú, outro mal-amado, teve recusada a bênção do pai e, como Cam, o filho amaldiçoado de Noé, que o viu bêbado e nu, teve, porém, a bênção da mãe, Maria, que o salvou com seu amor, bondade, compreensão e, com muito sacrifício, deu-lhe os primeiros livros para ler, o que lhe abriu espaço para a arte e o ajudou
dIreçÃO geral: César Santos dIretOr de redaçÃO: César Santos gereNte adMINIStratIVa: Ângela Karina deP. de aSSINatUraS: Alvanir Carlos
a escapar do pai tirano na ida para o seminário. O primeiro de muitos exílios. (É muito interessante a semelhança entre a infância pobre com pai alcóolatra, os estudos no seminário, a perda da fé católica e depois o autoexílio de James Joyce e João Silvério Trevisan).
O seminário, onde estudou como bolsista, foi parte fundamental em sua alta cultura, sobretudo na formação em Filosofia. Apesar de mais tarde ter rompido com a religião, lá engajou-se nas mudanças
progressistas da Igreja Católica; apaixonou-se secretamente por colegas e pela música erudita; foi despertado para a literatura: escreveu seus primeiros contos e descobriu a vocação de escritor, roteirista e cineasta, seguindo carreira premiada por sua extensa obra como romancista, a exemplo do espetacular Ana em Veneza (1994), que, sozinho, poderia ter lhe dado o Nobel, como afirmou a gerente de literatura da Eichborn, no lançamento em Berlim, em 1997, onde o livro foi o carro-chefe da editora alemã na feira.
Mas a busca do pai continua. Diz ele:
Para além da fase do seminário, o processo alquímico de esculpir dentro de mim a figura perdida de pai se desdobrou para vários outros homens (educadores ou não) que exerceram a função paterna no processo de minha formação. (p. 138).
Foi com Paulo Emílio Salles Gomes (e depois com o lendário Francisco Julião, que lhe abriu a casa no México), cuja generosidade marcou a vida do ex-seminarista, que entrou em contato com as primeiras ideias libertárias. Como pai espiritual, exercendo a função paterna, a presença do cineasta ao lado da mulher, a bela Lygia Fagundes Telles, ajudou-o a ressignificar a falta de José, iniciando um longo processo de amadurecimento e busca de perdão ao pai.
Teve também vida devassa (menino malcriado?) numa tentativa inconsciente talvez de desafiar os valores do pai, para dele se libertar e tornar-se quem sempre fora. Essa é a via-crúcis do livro: um homem às voltas com a dor da perda, com sua rebeldia e inquietação sexual e existencial, com seus amores expressos e “fora-da-lei”, quase naufragando na nau dos insensatos, matando um leão por dia para sobreviver. Jamais perdeu a dignidade de ser humano e cidadão honrado sempre a favor dos excluídos e militante da causa LGBT.
Nesse Pai, Pai , título plurissignificativo pela repetição da palavra, temos o duelo do filho com a imagem do pai, tão infeliz quanto digno de pena, a quem demorou trinta anos para compreender; do filho, já homem maduro, que busca apoio na arte e na psicanálise (como um Édipo às avessas tentando decifrar a si mesmo) e em todos os exílios onde se perdeu e se achou para aceitar a rejeição paterna – sua verdadeira orfandade – buscando o amor de outros homens, pois tudo o que sempre quis foi tão somente o abraço do pai. E a marca do “nome-do-pai”, como disse Lacan.
P O r dÉ bo RA bERMAg ASCo - S bT – FoTo: cedida
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a candidatura do presidente Joe Biden à reeleição dos Estados Unidos é um “estímulo” para que ele volte a se candidatar em 2026. A declaração foi dada em entrevista exclusiva ao jornalismo do SBT. “Nesses dias eu fui a Hiroshima, encontrei com o presidente Biden e eu perguntei se era verdade que ele iria concorrer. Ele falou ‘vou’. Eu falei, isso é um estímulo, eu sou mais novo do que ele”, disse Lula.
Lula destacou que o governo vai ter candidato à reeleição, mas que não vai permitir que ministros façam campanha antecipada: “É importante que a gente tenha muita paciência, muito cuidado. Eu não vou permitir que ministro meu faça política antes do tempo. Fazer política depois que chegar março ou abril de 2026, que ele tiver a convenção partidária, que ele quiser ser candidato, que quiser se afastar do governo ele pode ser candidato. Dado concreto é que eu trabalho muito para que governo tenha um candidato.”
F Lo RESTAS
O presidente também falou sobre o andamento das articulações com países em desenvolvimento que preservam florestas na negociação com países ricos:
“Nós temos, em agosto, uma reunião com todos os países da América do Sul, em Belém, para discutir a questão da preservação da nossa floresta, vamos trazer a Indonésia para participar, e os dois Congos, que são os países que tem a maior quantidade de floresta em pé.”
Lula detalhou que o objetivo é chegar nos Emirados Árabes, na Cop 28, com o projeto único dos países que tem floresta para mostrar ao mundo:
“Nós temos o que preservar, mas para preservar é preciso que vocês contribuam porque nas nossas florestas. Nelas moram 50 milhões de pessoas. Essas pessoas comem, querem trabalhar, querem ter acesso a bens materiais e precisamos garantir que elas vivam com dignidade. O mundo rico precisa cumprir com aquilo que promete. Desde 2009 que o mundo rico prometeu 100 bilhões de dólares e ainda não cumpriu.”
Fu TE bo L Lula sobre a escolha da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por Fernando Diniz para o comando da Seleção Brasileira. Disse ser fã de Diniz, avalia que ele tem “personalidade, criatividade e comando do vestiário” e acha que “vai aproveitar bem” essa oportunidade. Mas ponderou sobre a geração atual de atletas brasileiros:
Perguntado sobre a relação do governo com o Centrão, Lula disse que não costuma utilizar esse termo. “É um apelido que se deu num momento histórico em que eu estava como deputado na Constituinte. Que era para evitar que a gente tivesse muitos avanços na área social”, explicou.
O presidente ponderou que é importante conversar com os partidos:
“A orientação que os líderes do governo têm no Congresso Nacional é conversar com todos os partidos, independentemente da ideologia do partido, se é oposição, se não é oposição. A gente vai conver-
sar com todo mundo que tem voto no Congresso Nacional.”
Lula admite que o PT e a esquerda não têm os votos. “Para aprovar as coisas que nós queremos, nós precisamos de votos. Então você conversa com quem tem voto”, afirmou.
Quando questionado sobre a vontade de o partido Progressistas querer mais participação no governo, Lula assegurou que quem escolhe o cargo é o governo:
“Se eu tiver que fazer acordo com partido político, eu vou dizer para ele: Eu tenho tal cargo, tal ministério, quero saber se você quer participar ou não. Porque senão você
não governa. Sou favorável que a gente faça os acordos necessários para garantir a governabilidade do governo.”
Lula defende que os projetos do governo são de interesse do povo brasileiro e que tem intensificado a articulação com o legislativo: “Meu chamamento é para que todos passem para a história como o Congresso Nacional, os deputados e senadores que ajudaram a transformar esse país. Que ajudaram a extirpar o ódio desse país e a colocar mais sensibilidade, mais fraternidade, mais amor na mesa, porque é isso que o país está precisando e é
isso que nós vamos construir.”
S ETo R Ag R í Co LA
Lula falou sobre a relação com o setor agrícola:
“O agronegócio nunca votou em mim. Eu não me preocupo com isso. Nós fizemos um Plano Safra para atender aos interesses soberanos do país, que atingem o agronegócio. Eu nunca vou perguntar se o cara votou em mim. O Plano Safra está aí para a agricultura brasileira.”
O presidente também lembrou a destinação de recursos dentro do programa para pequenos e médios agricultores: “Um cidadão que tem vinte mil alqueires de soja,
não tem uma galinha caipira para ele comer, não cria um porquinho. Ele vai comprar do pequeno. O que nós queremos é que a agricultura esteja tranquila, produzindo, feliz para que o Brasil possa continuar crescendo.”
Lula antecipou que prepara um projeto para disponibilizar terras improdutivas:
“Esse negócio de invasão de terra vai acabar. Vamos apresentar um projeto de propriedades improdutivas. Isso vai permitir que o governo tenha uma prateleira de projetos. Se alguém quiser trabalhar no campo, nós vamos dizer: está aqui, tem terra em tal estado, em tal cidade.”
“O problema é que a gente não tem hoje a qualidade dos jogadores que a gente já teve em outras épocas. Nós estamos numa entressafra não muito boa. A molecada sai do Brasil com 16, 17, 18 anos e só volta com 36, 37, 38. Nós apresentamos um trabalhador no ápice e o contratamos aposentado.”
Sobre a contratação do italiano Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid que só deve chegar para treinar a Seleção em junho de 2024, Lula questionou:
“Nunca foi técnico da Itália. Por que não resolve o problema da Itália, que não foi nem disputar a última Copa do Mundo?”
>> Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional e governador conhecem experiência potiguar
Oministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, conheceu um sistema de dessalinização de água na cidade de João Câmara, na região metropolitana de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Ele foi recepcionado pela governa-
dora Fátima Bezerra (PT) e estava acompanhado do governador do Amapá, Clécio Luís, e do senador Davi Alcolumbre (União/AP). O objetivo é replicar no estado nortista a experiência potiguar.
“Nós temos realidade hídricas muito diferentes
neste Brasil de dimensão continental. Então, procuramos conhecer experiências tecnológicas já existentes e que sirvam para solucionar problemas que existem em outros locais. E, com isso, procuramos construir parcerias entre os governos. Essas trocas de experiência,
essas parcerias são decisivas e recomendadas diariamente pelo presidente Lula”, destacou Waldez Góes.
“O Amapá é um estado que, na foz do Amazonas, requer muito o uso desse tipo de tecnologia de dessalinização, uma vez que o Atlântico está salinizando
bastante o arquipélago no Bailique, que tem mais de 60 comunidades e 18 mil pessoas vivendo com muita dificuldade em termos de água para consumo humano”, acrescentou Góes. “E a experiência aqui do Rio Grande do Norte será importante para o trabalho que
desenvolveremos no Amapá”, completou.
O sistema visitado está localizado na comunidade Serrote São Bento, em João Câmara, também conhecida como ‘Amarelão’. O governo do estado firmou cooperação com as empresas CPFL Renováveis e State Grid, como forma de compensação ambiental, para instalação do dessalinizador.
Na comunidade, a água é captada a 150 metros de profundidade. São 80 mil litros de água dessalinizada por dia, distribuídos por meio de uma adutora com extensão de 5 quilômetros, beneficiando cerca de 3 mil pessoas em 800 residências.
“Esta era uma antiga reivindicação daquela comunidade, que é indígena e agora passa a ter acesso à água de qualidade, em quantidade, e que será modelo para o estado do Amapá”, afirmou a governadora do Rio Grande do Norte.
Durante a visita, o ministro Waldez Góes ressaltou que o Governo Federal vem se empenhando para garantir segurança hídrica para a população do Rio Grande do Norte. “Aqui, trabalhamos integrado ao governo do estado e temos grandes investimentos para garantir assistência hídrica ao povo do potiguar, com a construção e recuperação de barragens e sistemas adutores, entre outras iniciativas”, afirmou.
Uma das infraestruturas hídricas que está sendo executada pelo Gover-
no Federal no estado é o Sistema Seridó. Em junho, o MIDR repassou R$ 116 milhões para dar continuidade às obras, orçadas em R$ 600 milhões, no total. Quando concluído, o projeto vai levar água e garantir segurança hídrica a cerca de 300 mil pessoas em 24 municípios do Rio Grande do Norte.
As obras estão sendo executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa pública
vinculada ao MIDR, e têm previsão de conclusão para 2025.
“Esse projeto foi concebido para viabilizar segurança hídrica na região mais sofrida do Rio Grande do Norte, que é o sul. Dessa forma, garantiremos o abastecimento regular de água para consumo humano e animal e também para o desenvolvimento da região, com uso industrial e com outras matrizes”, destaca o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira.
Em abril, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional realizou a detonação de uma rocha para dar continuidade às obras do Túnel Major Sales, na cidade de Luís Gomes, na região do Alto Oeste potiguar. A estrutura faz parte do Ramal do Apodi e terá 6,3 quilômetros de extensão.
Uma das obras previstas no projeto original da transposição do Rio São Francisco, o Ramal do Apodi vai beneficiar, quando concluído, cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. O investimento federal no empre-
endimento é de R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 938,5 milhões para as obras físicas.
Por meio do Ramal do Apodi, as águas do Velho Chico serão transportadas a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma extensão aproximada de 115 quilômetros.
Já a Barragem de Oiticica está em fase final de construção, com as obras sendo executadas pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). A estrutura vai garantir o
abastecimento de 330 mil pessoas em oito cidades potiguares. Ao contribuir com o controle das cheias na região, a barragem vai permitir a ampliação de até 10 mil hectares de área irrigada.
Além das grandes obras hídricas, o MIDR já instalou 109 sistemas de dessalinização no Rio Grande do Norte, que atendem 25 mil pessoas em comunidades rurais de cerca de 60 municípios potiguares. Outros 97 sistemas também serão instalados no estado por meio do Programa Água Doce, dos quais 11 já estão com as obras iniciadas.
cesar@defato.com
Vai daqui um alerta: estão “sangrando” o Estádio Nogueirão para justificar a venda – via permuta – do patrimônio público e do futebol mossoroense. Que o alerta abra os olhos das autoridades responsáveis pela preservação do bem público e que possam ficar de sentinela para evitar o mal.
A estratégia é a mesma usada pelo exprefeito Silveira Junior, que, felizmente, não vingou: municipalização, abandono do estádio, repercussão na imprensa e, em seguida, a proposta de permuta para “beneficiar” Mossoró com um estádio de futebol novinho em folha.
Daí imagina-se que os desportistas influenciarão todos os outros segmentos da sociedade para aceitarem a permuta, sem observar o tamanho da importância do Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira, sob o ponto de vista histórico e econômico.
Você, leitor, tem ideia quanto vale um quarteirão inteiro do concorrido e valorizado bair-
ro Nova Betânia? Imaginem esse patrimônio ser transferido para um gigante do mercado imobiliário, quanto renderia ao bolso de alguns... A contrapartida, que seria construir um estádio em área afastada do perímetro urbano, teria valores bem modestos.
A estratégia de “sangrar” foi iniciada com a municipalização do estádio, oficializada em 2021, e ficou bem nítida há poucos dias, nas imagens que correram o mundo do futebol de um torcedor enterrando a perna em buraco na arquibancada do Nogueirão. A repercussão foi imediata e deu sustentação ao discurso de governistas e aliados em defesa da permuta. Esse discurso ganhou ainda mais força com a interdição do estádio, por ordem do Corpo de Bombeiros respaldada pelo CREARN. O estádio sequer tinha os laudos obrigatórios, uma vez que a gestão municipal “atrasou” a entrega. Tudo medido à régua e compasso.
Passo seguinte, explorar a indignação do torcedor por não ter um estádio para assistir o seu time de coração. No caso, o Potiguar teve que levar o seu jogo deste domingo, 9, contra o Globo, pela fase de grupos do Brasileirão da Série D, para o Estádio Frasqueirão, em Natal. A diretoria alvirrubra reclama um gasto de R$ 16 mil só neste jogo.
Com a conta salgada, torcedor revoltado
CÍCERo RAMAlho Ex-jogador, ídolo do torcedor e maior goleador da história do Nogueirão
O podcast Tirando a Limpo com o jornalista Rubens Lemos, que vai ar na terça-feira, 10, é nitroglicerina pura. O juiz Henrique Baltazar, titular da Vara de Execuções Penais do RN, faz declarações que sugerem a aliança de políticos com o crime organizado no estado. O magistrado afirma com todas as letras que pessoas eleitas são ligadas ao crime. Confira terça, às 20h.
Hoje completa 51 anos da morte de Celina Guimarães, a primeira mulher a requerer o título de eleitora da América Latina, fato histórico ocorrido em 1927. Natalense de nascimento, casada com o professor Elizeu Viana, Celina fez história em Mossoró onde conquistou o título, conferido pelo juiz de Direito Israel Ferreira Nunes. Em homenagem, o Fórum Eleitoral recebe o seu nome.
Um marco importante para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte.” Assim, a governadora Fátima Bezerra (PT) classificou a conclusão do Estágio de Adaptação que marca a formação de 78 novos oficiais da saúde que ingressarão na corporação. A solenidade foi realizada na Academia de Polícia Militar, depois de 20 anos sem a realização de concurso para oficiais da
saúde na PMRN. “Este é um momento muito singular. Porque lá se vão mais de 20 anos. Mais de duas décadas que esta instituição, a gloriosa Polícia Militar do meu Estado, esperava por este momento”, comemorou a governadora.
Os oficiais ingressaram através de concurso realizado em janeiro de 2022, que contemplou 78 vagas para Oficiais de Saúde. A turma
e a repercussão midiática, a proposta da permuta ganha força. Os menos esclarecidos embarcam afirmando que se a Prefeitura de Mossoró não tem dinheiro para recuperar o Nogueirão, o melhor é fazer a permuta.
Só que o município tem dinheiro farto para bancar a obra de reconstrução do estádio. O contrato de crédito com a Caixa Econômica Federal (CEF), assinado há duas semanas, tem valor de R$ 200 milhões, sendo que R$ 80 milhões serão liberados agora em 2023 e R$ 120 milhões em 2024. Os recursos são para bancar obras do “Mossoró Realiza”; nesse caso, basta colocar o Nogueirão na lista do projeto.
Essa é uma decisão simples do Executivo, que nem precisa do aval do Legislativo. Mas, se precisasse, a gestão municipal conta com a fidelidade de 16 dos 23 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Mossoró. Só enviar o projeto para ser aprovado. Aliás, na última quarta-feira, 7, a bancada governista aprovou um crédito especial de R$ 25 milhões sem sequer analisar o projeto do Executivo. Portanto, sem dificuldades.
Resta, então, o povo de Mossoró ficar vigilante para preservar o seu patrimônio. E que as autoridades responsáveis pela fiscalização e zelo da coisa pública não permitam que o Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira desapareça pelo buraco.
Nesta data, em 2006, era inaugurada a nova sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) em Mossoró, passando a funcionar em estrutura anexa ao Sesc.
Milton Marques de Medeiros completaria 83 anos neste domingo. Médico, empresário e reitor da Uern, ele fez história criando a Casa de Saúde São Camilo e o primeiro canal de TV a cabo de Mossoró. Morreu em 22 de abril de 2017.
Nesta dada, em 1999, os moradores do Santa Delmira ganhavam a Unidade Básica de Saúde "Luiz Escolástico Bezerra", obra da primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. O patrono foi bioquímico e grande abnegado do Baraúnas.
O Coronel Walmary Costa e o auditor fiscal Edilson Júnior foram oficializados nas secretarias de Segurança e da Fazenda de Mossoró, com atos publicados no Diário Oficial. Ambos servidores estaduais cedidos pelo Governo do RN.
O Partage Shopping Mossoró está cheio de atrações neste domingo, 9. Tem a Feira de Plantas Ornamentais, o Salão Imobiliário, diversão para a criançada com Tio Flay e música na praça de alimentação. Vamos lá conferir.
recebe o nome de Francisco Edênio Rego Costa, homenagem póstuma ao Capitão da Polícia Militar, médico e corregedor do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern).
“Ao longo desses cinco anos à frente dos destinos do povo do Rio Grande do Norte, exercendo a função tão honrosa de governadora, temos feito muitos esforços, muitos investimentos no que diz respeito à valorização dos policiais e ao fortalecimento da nossa Polícia Militar, inclusive no campo de recomposição do efetivo”, ressaltou a chefe do Executivo Estadual.
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), vem ao RN no dia 28 deste mês com duas missões: 1 - entregar mais um trecho de 4 km da duplicação da Reta Tabajara; 2 - confirmar o projeto de duplicação da BR-304, dentro do novo PAC do governo Lula (PT). A princípio, o valor total da duplicação entre Natal-Mossoró-Aracati/ CE é de R$ 4 bilhões.
O deputado Neilton Diógenes, de saída do PL, tem simpatia para um partido de centro, que possa gravitar entre governo e oposição. O União Brasil é a primeira opção. Mas, ele tem dito que vai ouvir primeiro o seu líder, deputado federal João Maia, também de saída do PL. João flerta com União Brasil.
Para aprovar a PEC da reforma tributária foi preciso o presidente Lula (PT) liberar R$ 7,5 bilhões em emendas parlamentares, via pix, e o STF suspender a ação contra o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PPAL). É assim que funciona em Brasília, desde sempre.
O imunologista e cientista Luiz Vicente Rizzo, diretorsuperintendente de Pesquisa do Hospital Albert Einstein, faz uma previsão assustadora: "Não terminaremos os próximos dez anos sem uma nova pandemia ou com emergência sanitária." Prepara-se!
O estágio teve início em janeiro de 2023 e agora chega ao término, celebrando a preparação e capacitação dos profissionais. “Nós, que fazemos parte da Polícia Militar, esperávamos há muito tempo este momento”, afirmou o coronel Alarico Azevedo, comandante-geral da Polícia Militar do RN. Ele ressaltou a importância da solenidade depois de mais de 20 anos.
“Não são dois anos, não são 12 anos, são 20 anos de espera. Estamos formando hoje o grupamento, os oficiais do quadro de saúde da Polícia Militar, que irão trabalhar em nos
Sou o maior goleador do Nogueirão, e se fizesse uma permuta, isso acaba”
>> Prática regular de exercícios físicos traz melhorias significativas no quadro clínico dos pacientes
S egundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente, 1% da população mundial é afetada pelo mal de Parkinson. Essa condição neurológica, descrita pela primeira vez em 1817, compromete o sistema nervoso central devido à degeneração das células produtoras de dopamina. A deficiência na produção desse neurotransmissor pode afetar os movimentos do indivíduo.
Estudo realizado por Gilmara Gomes de Assis, no âmbito do Programa de Pós-Graduação de Educação Física (PPGEF/UFRN), sob a orientação do professor Paulo Moreira, analisou o impacto positivo do exercício aeróbico na qualidade de vida de pessoas com Parkinson em estágios avançados.
Os resultados revelam que a prática regular de exercícios físicos traz melhorias significativas no quadro clínico dos pacientes com doença de Parkinson quando comparado a um grupo de controle com características semelhantes, porém sem realizar atividades aeróbicas. Os participantes ativos do estudo experimentaram um aumento na força dos membros superiores, melhorias na estabilidade postural,
agilidade dos movimentos, equilíbrio dinâmico, além da recuperação de movimentos voluntários comprometidos pela doença.
O Parkinson, geralmente, manifesta-se entre 50 e 60 anos de idade, embora existam casos raros de início precoce. Os sintomas comuns incluem tremores, movimentos lentos, problemas de fala, rigidez muscular e alterações na escrita. Por mais que não haja cura, os medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas. Além disso, pesquisadores estão analisando o papel da atividade física como um complemento ao tratamento, uma vez que po-
A UPDRS foi usada para avaliar a aptidão dos participantes por meio de testes que envolviam o uso dos membros superiores e inferiores, equilíbrio e agilidade. Os exercícios consistiram em três etapas: flexão de cotovelo, em que os pacientes realizavam o maior número de flexões, durante 30 segundos, enquanto estavam sentados em uma cadeira com um halter na mão dominante; sentar e levantar, em que eles se levantavam e sentavam o máximo possível, em 30 segundos, mantendo o corpo ereto e os braços cruzados no ombro; e levantar e caminhar, em que os participantes se levantavam de
uma cadeira, caminhavam rapidamente até um cone, a uma distância de 2,44 metros, contornavam-o e retornavam à posição inicial, tudo isso com tempo cronometrado.
Os pacientes foram divididos em dois grupos com base na idade, severidade da doença e tempo de diagnóstico. Enquanto um grupo realizava o exercício aeróbico na piscina semiolímpica, o outro funcionava como grupo de controle. As atividades foram divididas em cinco etapas progressivas, começando pela travessia da largura da piscina próxima à borda; avanço para o comprimento da piscina
de desencadear reações químicas-metabólicas que resultam em respostas adaptativas nos níveis molecular e celular do sistema nervoso central, auxiliando na melhora de distúrbios neurodegenerativos e na recuperação da funcionalidade dos neurotransmissores.
O estudo de Gilmara teve como objetivo avaliar os efeitos da caminhada aquática com dupla-tarefa na função motora de pacientes com doença de Parkinson avançada. 12 pessoas, com idades entre 59 e 73 anos, diagnosticadas com distúrbio dos movimentos corporais e atendidas no Hospital Universitário Onofre Lopes
sem ajuda; voltas completas na piscina; caminhada na largura sem ajuda; e, finalmente, atravesso do comprimento sem ajuda e longe da borda.
Ademais, houve uma fase de interferência cognitivo-motora, na qual os participantes realizavam tarefas duplas durante os exercícios aquáticos. Essas tarefas combinavam atividades motoras, como o uso de macarrões e outros acessórios, com demandas de atenção mais intensas. Essa etapa consistiu em doze sessões, com dez minutos de aquecimento, 30 minutos de caminhada na água realizando as tarefas duplas e dez minutos de alongamento, totalizando quinze tarefas duplas por sessão.
O estudo não apenas comprovou a eficácia do exercício aeróbico com
(Huol/UFRN), foram selecionadas para participar do estudo.
Durante aproximadamente um mês, os participantes realizaram sessões de exercícios, com duração de 40 minutos cada, três vezes por semana. Antes de iniciar as atividades, todos foram submetidos à Escala Unificada de Avaliação para Doenças de Parkinson (UPDRS), uma bateria de exames que avalia o grau de severidade da doença, analisando aspectos como atividade mental, comportamento, humor, atividades de vida diária, execução motora e complicações no tratamento.
dupla-tarefa no controle dos sintomas da doença de Parkinson, proporcionando um aumento nos fatores tróficos que auxiliam no desenvolvimento e conexão dos neurônios, aliviando os sintomas, mas também abriu caminho para novas pesquisas sobre o tema.
Esses resultados reforçam a importância do exercício físico, especialmente o aeróbico, como uma abordagem terapêutica complementar para pacientes com Parkinson em estágios avançados. Com mais estudos e aprimoramento das técnicas, podemos encontrar novas formas de melhorar a qualidade de vida e retardar a progressão da doença, oferecendo esperança para milhões de pessoas em todo o mundo que lutam contra o mal de Parkinson
crispinianoneto@gmail.com
Na campanha diziam que Lula iria fechar as igrejas. Além disso, a bancada evangélica é grande e espalhada por vários partidos de diferentes ideologias. Agora veio a Reforma Tributária e o que estava no Projeto de Lei, ainda dos tempos de Bolsonaro, em favor das igrejas, Lula não mexeu. Passou com vantagens que ninguém, em sã consciência acha que seja justo. Mas, para aprovar o governo teve que ceder. É a isso que se chama de “negociação”. Nas negociações, cada lado tem que ceder um pouco e à vezes até ceder muito. Mas é assim que a banda toca.
O fato é que Lula está conseguindo aprovar uma reforma tributária, coisa que Sarney, Collor, Itamar, FHC, o próprio Lula que governou oito anos, Dilma que governou por cinco anos e Jair Bolsonaro tentaram e não conseguiram. A reforma é importante demais para o sucesso do Brasil e do governo Lula. Não é por acaso que Bolsonaro entrou em desespero com a possibilidade de aprovação. Como se não bastasse a perspectiva real de melhorar sensivelmente os cofres do erário federal, e, por tabela das outras esferas das unidades federativas, sejam estados, sejam municípios, a reforma tributária, de quebra, ainda está conseguindo rachar irremediavelmente a direita.
Pelo andar da carruagem a extrema direita de Jair Bolsonaro e seus ‘pústulas’ caminha para perder gente importante de uma direita de um perfil menos grotesco da direita. O fascismo caminha para o isolamento e Lula corre para o abraço. São 140 deputados e 14 senadores da bancada evangélica, sendo as coligações chegam próximo de 180 deputados e mais 5 senadores, que poderiam trazer uma derrota acachapante para o governo. O governo perdeu alguns anéis, mas preservou os dedos.
Tony Garcia mostra diálogo com Sergio Moro falando de “acordo” Empresário, que era réu, telefonava e falava com o então juiz do seu caso, que dizia que “precisava divulgar condenações” porque “o pessoal iria cobrar”. Diante de tudo que está acontecendo, a perda do mandato e prisão de Sergio Moro não é causa de grupos políticos, é uma questão de Justiça. Está mais que provado que Glauber Braga tinha razão: Moro foi um juiz ladrão e ainda contribuiu fortemente para destruir milhares de empregos e centenas de empresas, afetando gravemente a democracia e prejudicando a economia brasileira em defesa dos interesses norteamericanos.
A banda podre do agro ogro vem sendo desmoralizada. Não só no discurso, como no anúncio do maior Plano Safra de História, como também na comprovação da prática de crimes graves por parte de alguns deles. Um tal Ricardo Guimarães foi preso por suspeita de financiar atentado no aeroporto de Brasília. Acontece que esses canalhas nunca são praticantes de um só crime, por mais grave que este seja. Além de financiador de terrorismo, o cretino foi vice-prefeito de Itupiranga - PA, onde administrava fazenda multada por desmatamento e trabalho escravo. Operação da PF prendeu o golpista em flagrante e encontrou com ele armas ilegais e outras provas de trambicagem.
Dizem que errar é humano e permanecer no erro é desumano. No caso da Guerra da Ucrânia vê-se que o erro e a permanência no erro, ambos são desumanos. Vejamos o que está nas redes sociais: Zelensky baniu a oposição, oprimiu a Igreja, prendeu seus críticos, monopolizou a mídia, pressionou um idioma, prendeu jornalistas e está se recusando a realizar eleições. Esta é a “Democracia” pela qual a OTAN está levando a Europa à falência.
Por Taís ramos Agecom/UFRN>> Indústria de chocolates responde pela geração de cerca de 23 mil empregos diretos no país
O Brasil é reconhecido internacionalmente como produtor de chocolates de qualidade. “Atualmente, nossos produtos chegam a 135 países, com destaque para Argentina, o Chile e Paraguai”. Os dados são do ComexStat.
Em 2022, as exportações totalizaram 35,8 mil toneladas, correspondendo a US$ 141,3 milhões. No primeiro semestre de 2023, já foram exportadas 17,5 mil toneladas, correspondendo a U$ 71,8 milhões.
Levantamento do Instituto Kantar, divisão Worldpanel, feito para a Abicab, aponta crescimento de 16,2% em faturamento para o setor de chocolates em 2022, em comparação ao ano anterior. De acordo com a associação, o principal fator positivo para esse resultado, e que permanece em expansão após o período da pandemia da covid-19, é o consumo fora de casa, embora tenha sido registrado aumento também no consumo dentro de casa. As duas modalidades de consumo contribuíram com incremento no volume e valor arrecadados no período.
Em relação aos benefícios trazidos pelo consumo de chocolates para a saúde, a Abicab citou o estudo Chocolates Industrializados: alimentos para socialização e nutrição, feito pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Com apoio da Abicab, foram analisadas as composições e os valores nutricionais de 483 produtos de chocolate, em que foi possível identificar que 99,6% não incluem antioxidantes, 98,1% não têm conservantes e 95,2% são isentas de corantes.
O estudo comprovou ainda, segundo a Abicab, a presença de teores de proteínas, fibras e polifenóis, além dos estímulos sensoriais capazes de gerar bem-estar. Outras pesquisas destacam o potencial dos chocolates como alimentos provedores de compostos fenólicos, cuja presença faz com que o consumo de cacau e derivados mostre relação positiva com a saúde humana.
Ocenário do mercado brasileiro de chocolates hoje é promissor, tanto em termos de produção e exportação quanto de geração de empregos. A indústria de chocolates responde pela geração de cerca de 23 mil empregos diretos, de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), relatório de informações socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego às pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente.
Para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o número evidencia a importância do setor para o mercado de trabalho. A entidade celebrou na sexta-feira, 7 o Dia Mundial do Chocolate.
Levantamento realizado pela Abicab, em parceria com a Consultoria KPMG, revela crescimento de 9,8% na produção de chocolates no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado. O volume atingido foi de 219 mil toneladas. Em 2022, a produção chegou a 760 mil toneladas, representando expansão de 8% em relação a 2021.
A Abicab analisou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o Brasil é um dos poucos países que tem toda a cadeia produtiva de chocolates, desde a produção de amêndoas de cacau até as indústrias responsáveis pela fabricação do produto final. Essa integração, segundo a entidade, permite uma produção de alta qualidade, apreciada pelo grande consumo nacional e internacional.
O consumo de chocola-
tes no Brasil atingiu 3,6 kg/ per capita, ou seja, por pessoa, em 2022, contra 3,2 kg per capita em 2021. A Abicab avaliou que o consumo nacional aumenta a cada ano, porém ainda existe um grande mercado a ser aproveitado. Os fatores favoráveis para isso são o aumento da renda e a diminuição de desemprego, que ampliam o poder de compra da população.
De acordo com pesquisa da Euromonitor, os países europeus são os que apresentam maior consumo per capita de chocolate. O ranking é liderado pela Estônia, com 8,5kg/por pessoa, seguido pela Alemanha (8,4 kg), Áustria (8 kg) e Suíça (7,9 kg).
A Abicab informou que os produtos oferecidos pela indústria são de consumo eventual. “Assim, estimulamos o consumo responsável e consciente, sempre no contexto de uma dieta equilibrada, as-
sociada a hábitos alimentares saudáveis e aliada a exercícios físicos”.
Destacou que as indústrias investem constantemente em inovação e estão empenhadas na melhoria constante de seus processos produtivos e portfólio para a oferta de produtos de qualidade.
“As indústrias oferecem ampla variedade de produtos de diferentes tamanhos, pequenas porções e demandas específicas dos consumidores, como zero açúcar, diferentes intensidades de cacau, sem lactose”. A Abicab disse manter contato permanente com o Ministério da Agricultura, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Câmara do Cacau e outras entidades, “para trabalhar em conjunto em favor da cadeia”.
Os produtores de cacau nacionais que fornecem a matéria-prima para as indústrias sediadas no país são contrários à importação de amêndoas africanas e alegam que esse produto não apresenta questões sanitárias adequadas. Indagada sobre essa questão pela Agência Brasil, a Abicab disse entender que a produção nacional de cacau não é autossuficiente. “Por esse motivo, é necessária a importação do produto para atender o consumo do mercado nacional e exportação. Desta forma, a indústria moageira já consome todo o cacau produzido nacionalmente”.
A Abicab explicou que todas as análises exigidas por resoluções dos órgãos competentes, como o Ministério da Agricultura, são realizadas para que não haja riscos fitossanitários à produção nacional. “O Mapa é responsável por garantir que tanto a importação quanto a exportação de produtos animais e vegetais ocorram dentro dos critérios mais rígidos, seguindo as legislações nacionais e internacionais. E, no cacau, é da mesma forma”, garantiu.
A presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC), Vanuza Lima Barroso, disse que o mercado do produto está em crise desde a década de 80, quando as lavouras da Bahia foram dizimadas pela doença chamada vassoura de bruxa. “De lá para cá, o mercado de cacau ainda não se recuperou”. Ela lembrou que os produtores estão con-
seguindo se reerguer sozinhos, sem ajuda de políticas públicas. “Não existe nenhuma política pública direcionada ao cacau”, afirmou.
Segundo Vanuza, o grande problema enfrentado pelos produtores nacionais é a importação de amêndoas “desnecessária”, feita pela indústria. A entidade luta para conter essa importação porque traz risco de pragas e doenças inexistentes no Brasil e permite à indústria “manipular o preço das amêndoas brasileiras”.
Praga
A AIPC está empenhada, junto com a coalizão de produtores e o governo, no combate à monilíase, a grande praga que traz riscos sérios para a cacauicultura brasileira, uma vez que tem a capacidade de dizimar a produção. O risco apresentado pela monilíase é muito maior que o da vassoura de bruxa.
A praga chegou no Brasil procedente do Equador e do Peru, tem foco no Acre e Amazônia “e está cada vez mais próxima da região produtora”. Nos locais onde são identificados focos, eliminase a plantação e é estabelecida uma área de cuidado.
A indústria importa amêndoas secas e fermentadas, que têm pré-beneficiamento. Isso significa que o produto não vem in natura. Relatório do Ministério da Agricultura indica que os riscos são minimizados pelos procedimentos adotados na Costa do Marfim e pela indústria, seguindo a legislação nacional e internacional.
s aúde F iscal
Texto simplifica impostos sobre o consumo, prevê a criação de fundos para bancar créditos do i C m S até 2032
APEC da reforma tributária, aprovada na Câmara dos Deputados e que será discutida e votada no Senado, simplifica impostos sobre o consumo, prevê a criação de fundos para o desenvolvimento regional e para bancar créditos do ICMS até 2032, e unifica a legislação dos novos tributos. Confira os pontos relevantes:
Fim da guerra
Fiscal
A proposta aprovada cria dois fundos: um para pagar até 2032 pelas isenções fiscais do ICMS concedidas no âmbito da chamada guerra fiscal entre os estados; e outro para reduzir desigualdades regionais. Esses fundos receberão recursos federais, aos valores atuais, de cerca de R$ 240 bilhões ao longo de oito anos e orçados por fora dos limites de gastos previstos no arcabouço fiscal (PLP 93/23). O texto estabelece ainda outras formas de compensação das perdas de arrecadação com a transição para o novo formato, uma dentro do mecanismo de arrecadação do IBS e outra específica para a repartição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a ser substituído por um imposto seletivo. Os valores de compensação do IPI também ficarão de fora dos limites do novo regime de despesas primárias.
cesta básica
Uma das novidades em relação a todas as versões já apresentadas, desde que o assunto vem sendo tratado ao longo das décadas, é a isenção do IBS e da CBS sobre produtos de uma cesta
básica nacional de alimentos, a ser definida em lei complementar.
Além desta isenção, o texto prevê outras, de 100% ou 60% das alíquotas, contanto que aquelas aplicadas aos demais produtos sejam aumentadas para reequilibrar a arrecadação da esfera federativa (federal, estadual/distrital ou municipal/distrital).
Entre os setores contemplados estão serviços de educação e saúde, medicamentos e equipamentos médicos, transporte coletivo de passageiros, insumos agropecuários, produções artísticas e culturais e alimentos destinados ao consumo humano. Uma lei complementar definirá quais os tipos de serviços ou de bens desses setores serão beneficiados.
Caso seja aprovada já em 2023, a reforma tributária permitirá a adoção do imposto seletivo por medida provisória de maneira imediata. Quanto ao IBS (estadual e municipal) e à CBS (federal), que dependem de lei complementar para criá-los, o texto permite a cobrança da CBS a partir de 2026 com alíquota de 0,9% e de 0,1% do IBS a título de adaptação.
O valor calculado com essa alíquota poderá ser compensado pelas empresas com o devido a título de PIS/Cofins ou PIS-Importação/Cofins-Importação (no caso dos importadores). Se o contribuinte não conseguir compensar com esses tributos, poderá fazê-lo com outros devidos no âmbito federal ou pedir ressarcimento em até 60 dias.
A partir de 2027, a CBS substituirá definitivamente os quatro tributos federais sobre bens e serviços: PIS/ Cofins e PIS-Importação/ Cofins-Importação, finalizando a compensação.
O que for arrecadado com o IBS em 2026 será destinado integralmente ao financiamento da estrutura do Conselho Federativo, criado para gerir o tributo, e o excedente irá para o fundo de compensação dos incentivos do ICMS. Essa alíquota do IBS continuará a ser cobrada até 2028.
imposto seletivo
Embora muitos detalhes dependam de lei complementar, e os tributos novos comecem a ser cobrados em 2026, já a partir da promulgação da futura emenda constitucional o Executivo federal poderá encaminhar medida provisória criando o imposto seletivo.
Esse imposto irá “conviver” com o IPI até 2033, quando este último será extinto. Entretanto, o seletivo não incidirá sobre produtos tributados pelo IPI, devendo ser cobrado pela produção, comercialização ou importação de bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, nos termos definidos pela MP, podendo ainda ser cobrado no mesmo ano de sua criação ou ter as alíquotas mudadas por decreto dentro do mesmo exercício.
O novo tributo não será cobrado nas exportações e poderá ter o mesmo fato gerador e base de cálculo de outros tributos, integrando essa base de cálculo do ICMS e do ISS, enquanto ainda vigentes, e do IBS e da CBS.
Zona Franca e ipi
A partir de 2027, o IPI terá alíquota zero para todos os produtos que também tenham industrialização fora da Zona Franca de Manaus (ZFM), que continuará a aproveitar os créditos desse tributo, para o qual conta com isenção, até 2033, quando será extinto e substituído pelo imposto seletivo.
Até 2078, ano atualmente previsto na Constituição para a vigência do tratamento tributário favorecido da ZFM, as empresas da região poderão contar com mecanismos para manter o diferencial competitivo assegurado à região nos níveis estabelecidos pela legislação dos tributos extintos pela reforma.
Isso deverá ser garantido pelas leis que criarem o IBS, a CBS e o imposto seletivo, o qual poderá ter sua incidência estendida às atividades da zona franca a fim de permitir o creditamento do tributo. As leis desses tributos deverão garantir igual diferencial competitivo às áreas de livre comércio existentes em 31 de maio de 2023.
Quanto ao ICMS e ao ISS, a transição ocorrerá por diminuição gradativa de suas alíquotas vigentes, reduzindo-se em iguais proporções os benefícios e incentivos vinculados. Assim, as alíquotas serão equivalentes às seguintes proporções das vigentes em cada ano:
- 90% em 2029;
- 80% em 2030;
- 70% em 2031;
- 60% em 2032.
A partir de 2033, o ICMS e o ISS serão extintos. De igual forma, para o período de 2029 a 2033, o Senado estipulará as alíquotas de referência do IBS a fim de compor a carga tributária diminuída dos impostos atuais. Nenhum dos impostos fará parte da base de cálculo de outro. Entretanto, para ajustar a arrecadação à nova regra de cobrança do tributo a favor do ente de destino da mercadoria ou serviço, a PEC cria uma transição de 50 anos (2029 a 2078) a fim de distribuir a arrecadação total entre os entes federados segundo a receita média do ICMS, dos benefícios fiscais desse imposto e do ISS apuradas entre 2024 e 2028.
transFerências
As transferências constitucionais dos tributos extintos futuramente pela reforma
continuam com os mesmos índices, com ajustes por causa da fusão do ICMS e do ISS e no direcionamento de parte da CBS para o pagamento do seguro-desemprego e do abono do PIS.
Assim, da arrecadação do IBS que caberá aos estados, 25% continuam a ser repartidos entre os municípios de seu território, mas com percentuais diferentes:
- 85% do montante, no mínimo, proporcionalmente à população;
- 10% desse montante com base em indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e aumento da equidade segundo lei estadual; e
- 5% em montantes iguais para todos os municípios do estado.
Devido à revogação de dispositivo da Constituição que serve de fundamento tanto para a Cofins quanto para a contribuição sobre a receita bruta em substituição à incidente sobre a folha de pagamentos, a proposta permite a continuidade dessa sistemática de contribuição apenas se instituída até a data de promulgação da reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103, de 2019), que impôs essa limitação.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEXANDRIA
AVISO DE LICITAÇÃO
TOMADA DE PREÇOS Nº 00001/2023
A CPL, torna público que estará recebendo documentação de habilitação e propostas através da Comissão Permanente de Licitação, sediada na Rua Desembargador Ferreira Chaves, 305 - CentroAlexandria - RN, até às 09h00min horas do dia 27 de julho de 2023, para a licitação modalidade Tomada de Preços, do tipo menor preço global, para: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO DAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DE DIVERSAS RUAS CENTRO DO MUNICIPIO DE ALEXANDRIA/ RN, CONFORME PROJETO BÁSICO, ATRAVÉS DO CONTRATO DE REPASSE N° 1084193–42, FIRMADO COM O MISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL,ATRAVES DACAIXAECONÔMICA FEDERAL., CONFORME PROJETO BÁSICO E PLANILHA DE QUANTITATIVOS – ANEXO DESTE EDITAL,. Fundamento legal: Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações posteriores. Informações: no horário das 07h00min às 13h00min horas dos dias úteis, no endereço supracitado.
Telefone: (84) 33812380.
Email: cplalexandria@hotmail.com
Alexandria - RN, 06 de julho de 2023.
TIAGO ANDRÉ DE OLIVEIRA - Presidente da Comissão
Mossoró (rN), doMiNgo, 9 de julho de 2023
j ulho Am AR elo
Boletim publicado pela secretaria de saúde do rN mostra que entre 2012 e 2023 o Estado registrou 203 mortes
ASecretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta semana o boletim epidemiológico hepatites virais, volume 1. O documento traz levantamento de óbitos e casos confirmados das Hepatites A, B e C em todo o Rio Grande do Norte de 2012 até o primeiro semestre de 2023.
De acordo com o boletim publicado pela Sesap, o RN registrou no período 203 mortes por causas básicas e associadas às hepatites virais. O ano com o maior registro de óbitos em decorrência da doença foi em 2012. O primeiro ano da série teve 24 óbitos. Já os anos de 2016 e 2017 registraram 23 mortes cada.
Em 2022, foram registrados 12 óbitos associados às hepatites virais, mostrando uma redução de 29,4% em relação ao ano de 2021. Já, entre os meses de janeiro a maio de 2023, ocorram três óbitos por hepatites virais, valor inferior ao registrado no mesmo período de 2022, quando foram identificados oito óbitos.
A maior concentração ocorreu na 7 ª Região de Saúde (Metropolitana) com 51,5% do total de óbitos do estado. Desses, 127 (63,5%) ocorreram em homens e 73 (36,5%) em mulheres. A faixa etária predominante foi a de 60 anos e mais com 57,5% dos casos registrados.
A 2 ª Região de Saúde, polarizada por Mossoró, registrou entre 2012 e 2023 o total de 33 mortes, sendo o ano de 2013 o de maior número de registros, com 6 óbitos. Os anos de 2018 e 2019 tiveram 5 mortes cada. Em 2014 foram 4. No ano de 2023, até a publicação do boletim, a região tinha 1 óbito registrado em decorrência das hepatites virais.
O Rio Grande do Norte registrou entre 2012 e 2022 o total de 2.399 casos confirmados de hepatites virais, sendo 582 (24,3%) de hepatite A, 653 (27,2%) de hepatite B, 1.147 (47,8%) de hepatite C e 17 (0,7%) casos com mais de uma etiologia.
No mesmo período, foram identificados, no RN, 200 óbitos por causas básicas e associadas às hepatites virais. Destes, 127 (63,5%) ocorreram em homens e 73 (36,5%) em mulheres. A faixa etária predominante foi a de 60 anos e mais com 57,5% dos casos registrados. De janeiro a maio de 2023, foram notificados 69 casos de hepatites virais em todo o território potiguar, apontando uma redução de 4,1% nas notificações em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 72 casos de hepatites virais.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Diana Rego, a comparação e análise dos dados dos últimos anos mostra que entre 2022 e 2023 houve uma diminuição na taxa de incidência das hepatites A e B e um aumento na incidência de hepatite C.
o mês de julho é voltado para conscientizar a população contra as hepatites virais
Quanto à classificação etiológica, no acumulado de 2012 a 2022, a maioria dos óbitos, 52,0%, foram associados à hepatite C. No período, verifica-se também um elevado percentual de óbitos relacionados a agente etiológico não especificado (28,0%), interferindo numa melhor avaliação dessa variável.
Os coeficientes de mor-
talidade por hepatites virais mostraram tendência de queda no período avaliado, entretanto, em 2022, percebe-se que, de forma oposta, a hepatite A e a hepatite B apresentaram aumento em comparação ao ano anterior.
Dados divulgados no último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde mostram que, em 2020, o estado apresentou
coeficientes de mortalidade de hepatite B e C semelhantes aos do Nordeste e inferiores aos apresentados pelo Brasil.
As hepatites virais são doenças causadas por diferentes vírus que provocam alterações no fígado. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da he -
patite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é o menos frequente no Brasil.
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
“Ao analisar a distribuição dos casos notificados em nossos territórios, percebemos que ainda temos municípios silenciosos, o que torna importante fortalecer a vigilância em relação às hepatites, especialmente nesse mês de julho, alusivo ao combate às hepatites virais em todo o Brasil, por isso é importante que a população procure as unidades básicas de saúde para realizar o teste e o diagnóstico precoce para receber o tratamento de forma adequada”, destaca a coordenadora.
GEORG IANO A
Omais recente boletim epidemiológico de hepatites virais divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) mostra que Mossoró registrou no primeiro semestre deste ano o total de 25 casos de hepatites virais.
De acordo com o documento, o maior número de casos registrados é de Hepatite C. No total foram verificados 19 casos. Na sequência vem a Hepatite B, com o total de 5 casos e a Hepatite A, com apenas 1 caso no período.
caMpanha
Na última sexta-feira (7), o município de Mossoró realizou a abertura da campanha “Julho Amarelo”, que visa conscientizar a população sobre as hepatites virais. A abertura da campanha ocorreu no Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini.
A ação contou com orientações, vacinação e testagem rápida. A atividade disponibilizou vacinas contra a Hepatite B, Covid-19 (monovalente e polivalente), Febre Amarela e Influenza.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool ou drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
O médico infectologista Antônio Araújo veio de Natal exclusivamente para a ação. Ele destacou que a prevenção é de fundamental importância para evitar essas doenças e também explicou a escolha do público-alvo para o início dessa campanha.
“As hepatites virais que mais nos preocupam são as B e C. Lá em Natal realizamos um trabalho com exatletas das décadas de 1970, 1980 e 1990 que se contaminaram. Uns trataram, outros não nos procuraram e outros faleceram. A Hepatite B tem vacina, enquanto a C não tem vacina, porém, estamos conscientizando esses ex-atletas de futebol ou outro esporte que se conscientizem sobre a importância de procurar uma unidade e prevenir essas doenças”.
Deste
A Dra. Priscila Duarte curte merecidas férias visitando pontos turís�icos da Europa, inclusive, comemorou idade nova por lá. Só alegria!
O estilista potiguar, Wallace Macedo, atualmente radicado em Los Angeles, comemorou aniversário na sexta-feira, 7, no P.F. CHANG’S China Bistrô, com almoço intimista para seus convidados. Em seguida, reuniu queridos para um jantar no OMNIA NIGHT CLUB no CESARES PALACE, e encerrou as comemorações na festa SECRETA no LUXOR HOTEL & CASSINO no domingo, 9, com uma badalada pool party. Todos convidados receberam de lembrança peças exclusivas da sua coleção color collection da sua marca WM SWIMWEAR.
O aniversariante Wallace Macedo em dia de #BDay no P.F Chang’s China Bistrô, em Las Vegas. Aí, sim!
MISS UNIVERSO RIO GRANDE DO NORTE 2023
A modelo Monique Rego, Miss Rio Grande do Norte 2018, começou a semana de idade nova e daqui segue o nosso abraço!
George Azevedo, coordenador do Miss Universo Rio Grande do Norte, confirma data da edição 2023. Será no dia 17 de maio, na capital potiguar. Voltaremos com detalhes!
Amin A CosTA Da
Um encontro realizado nesta semana em Mossoró teve o intuito de discutir sobre os equipamentos turísticos do município e da região da Costa Branca, bem como dialogar com as agências receptivas para que a atividade seja expandida em toda a região.
O encontro foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Mossoró, através da Gerência de Turismo (GETUR).
Trata-se do II Encontro do Serviço de Atendimento ao Turista (SERVITUR), programa criado pela GETUR objetivando movimentar a cadeia receptiva de Mossoró. Participaram desse momento guias turísticos, orientadores turísticos locais, agências receptivas, empresários que investem no segmento e representantes de importantes equipamentos turísticos da região. No encontro foi ressaltado o fato de que, mesmo sendo uma atividade essencialmente privada, ao ter incentivos e parcerias com agentes públicos, a projeção das ações tendem a ser cada vez maiores.
Um dos assuntos discutidos foi o processo de criação da Instância de Governança Regional (IGR) da Costa Branca, uma iniciativa que vem sendo analisada por meio de uma parceria do setor privado com a Secretaria de Turismo do Estado e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR). O grande objetivo da IGR é dar impulso à atividade turística dos municípios de Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Baraúna e Serra do Mel (que compõem o Polo Costa Branca).
Ao ser implantada, a Instância de Governança Regional passará a liderar as ações de desenvolvimento das atividades do turismo, ampliando a oferta turística do Estado do RN, com diversos produtos da região polarizada por Mossoró. Essas ações devem fazer com que ocorra fluxo turístico e, consequentemente, o desenvolvimento da região.
Durante a reunião, a Gerência de Turismo da Secretaria Municipal apresentou diversos temas que fazem parte do processo que visa qualificar o setor turístico local para que ele possa receber o visitante, bem como ampliar a oferta turística para atender novas demandas. Essa discussão foi apontada como necessária porque prepara Mossoró, que é o portão de entrada para o litoral e região serrana do Estado, para recepcionar os visitantes.
A reunião teve como temas principais, a parceria com equipamentos gastro-
Turismo
Essa criação vem sendo analisada por meio de uma parceria entre instituições públicas e privadas de Mossoró e da região Oeste
o assunto foi discutido durante o ii encontro do serviço de Atendimento ao Turista, promovido pela Gerência de Turismo de mossoró
nômicos de Mossoró, que possuem estrutura adequada ao recebimento de grupos; a ampliação de equipamentos turísticos aos roteiros, como a Igreja de São
Vicente, o Palácio da Resistência (que têm relação direta com o episódio do ataque do Cangaceiro Lampião a Mossoró) e o Parque Municipal.
Também tratou sobre a abertura do Parque Nacional da Furna Feia (Mossoró/ Baraúna) que deverá estar apto a receber visitantes (a princípio alunos do ensino
médio da rede pública) já a partir do próximo mês de agosto; a inclusão da Praça da Convivência nos roteiros turísticos noturnos; além de discussão sobre um tema de
suma importância para o setor turístico, que trata sobre a realização de cursos para guias, com abrangência regional, nacional e Mercosul.
Na reunião ocorrida nesta semana, na qual ocorreu o II Encontro do Serviço de Atendimento ao Turista (SERVITUR), os representantes da Gerência de Turismo de Mossoró, que pertence à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, informaram que uma das atuais preocupações em relação à expansão da atividade turística em Mossoró e região é o déficit de guias credencia-
dos pelo Ministério do Turismo. A falta de profissionais credenciados e qualificados alerta para a necessidade de investir na oferta de qualificação profissional de novos guias. Após a reunião, ficou decidido que será enviado à Secretaria de Turismo do Estado uma solicitação para que seja criado um programa para formar novos profissionais nesta área de atuação.
Outra ação fará com que os guias e agentes receptivos, sob a coordenação da GETUR, visitem, na próxima semana, os equipamentos gastronômicos que foram citados durante a reunião para que eles possam aderir aos roteiros de grupos turísticos oriundos principalmente de Natal e Fortaleza/CE, conduzidos pelos guias locais.
O Consultor de Turismo e Eventos, Oberi Penha,
que também exerce o cargo de Secretário Executivo do Mossoró Convention & Visitors Bureau (MC&VB), entidade representativa do Trade Turístico de Mossoró e Região, participou da reunião. Ele informou que está elaborando um roteiro, por solicitação da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/ RN), para que nos próximos meses deste ano sejam realizados os primeiros passeios oficiais com turistas pela Costa Branca, o que demandará diversas ações envolvendo os setores lo -
cais, notadamente os da hotelaria, gastronomia e entretenimento, como passeios de balsa, Buggy, atividades de esportes de aventura, e também os guias, para atender a demanda que se aproxima. No ano passado, o consultor de turismo conduziu, por meio de sua agência receptiva, mais de 40 agentes de viagens de Natal, por Mossoró e o litoral da Costa Branca, em uma ação realizada pela ABAV/RN em parceria com SETUR/RN, a EMPROTUR e a Azul Linhas Aéreas.
O déficit de guias turísticos é uma preocupação neste processo de expansão
PASSARINhAR
Uma prática que ganha adeptos no mundo inteiro está ganhando espaço em Mossoró e região: a observação de aves em seu habitat natural, livres para exibir seus cantos e cores. Alunos e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) criaram um movimento com o objetivo de não só contemplar a beleza dos animais, mas sensibilizar as pessoas para a importância da conservação ambiental e da biodiversidade.
A atividade de observação de aves, ou birdwatching, é mundial e acontece há alguns anos. “Passarinhar” é o verbo mais utilizado para se referir à atividade. No Brasil, ganhou força com o Instituto Butantan, em 2014, e a partir daí vários estados e cidades brasileiras se organizaram para montar seus grupos.
O Vem Passarinhar Rio Grande do Norte, iniciado no curso de graduação de Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), é aberto e qualquer pessoa pode participar.
“É algo para todos que gostam de contemplar a natureza e que se encantam pelas aves. Não é somente para pesquisadores. O objetivo maior é a sensibilização da população para a conservação ambiental e da biodiversidade, pois quando se observa aves, não são apenas elas que são percebidas, e sim uma infinidade de elementos da natureza. Somos um grupo aberto para parcerias e para nos unirmos em atividades com a comunidade”, ressalta a professora Danielle Peretti, do Departamento de Ciências Biológicas.
Desde que foi criado, o movimento vem compartilhando, nas redes sociais e em eventos, conteúdos e fazendo divulgação da ciência com temas relacionados às aves. Os primeiros treinamentos com observação de aves limícolas (de ambientes úmidos como rios e lagoas) ocorreram em Icapuí, Ceará. A partir daí, outros ambientes foram visitados e várias espécies foram sendo registradas.
“Esse ano também colaboramos com a inserção de uma lista de espécie na plataforma EBird e realizamos um evento junto com a terceira Semana do Meio Ambiente do Curso de Ciências Biológicas (SeMaBio). Nessa oca-
sião, fizemos uma atividade de observação de aves no Parque Municipal de Mossoró e foi bem recebida pelo público. Ainda fizemos divulgação no Partage Shopping durante a comemoração dos 50 anos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex)”, menciona a docente.
A expectativa é que até agosto deva acontecer uma nova atividade no Parque Municipal e depois visitas a unidades de conservação do estado.
Apesar de não terem registrado aves raras, os participantes avistaram algumas espécies que, atualmente, são classificadas como ameaçadas, tal qual o maçarico-depapo-vermelho que se encontra em perigo iminente de extinção.
Outra ave que chama atenção do grupo durante as passarinhadas na caatinga é o corrupião, espécie que foi escolhida como símbolo do Vem Passarinhar RN, que encanta tanto pela beleza de sua plumagem quanto pelo canto melódico que ecoa pela natureza.
As fotografias realizadas pelos participantes são utilizadas para publicações, alimentam o guia de identificação para ser usado aqui na região e são compartilhadas em plataformas de registros de espécies, com o objetivo de tornar conhecida a biodiversidade do RN.
Diogo Rolim conheceu a prática do passarinhar por meio do Manakin Ecoturismo, em um curso oferecido pela ONG Aquasis, no Ceará. Encantou-se com a novidade e despertou nele o desejo de fazer algo no mesmo molde aqui no RN.
“Fiquei fascinado não só por ser amante de pássaros, mas principalmente por ver que uma ação tão simples como observar aves é capaz de captar o público acerca de uma importante questão quanto à conservação ambiental. Muitas vezes, não temos tempo de observar a natureza e o quão ela pode ser diversa, mesmo nos centros urbanos, e o movimento Vem Passarinhar traz isso de contato com o ambiente natural e seus componentes, afinal, numa passarinhada não vemos só pássaros, mas um conjunto de elementos que compõe nossa diversidade, seja de animais, plantas ou paisagens”, relatou o es-
tudante da Pós-Graduação em Ciências Naturais.
Com Diogo, a professora Danielle Peretti e os estagiários do Laboratório de Ictiologia e Ecologia Aplicadada (LABICEA), Jackson Gomes e Pedro Soares, as primeiras discussões sobre possíveis trabalhos científicos com a avifauna começaram a surgir.
“A partir dessa pesquisa,
discutimos sobre a necessidade de levar esse conhecimento acerca das aves para toda a sociedade, pensando na utilidade da atividade de observação de aves para população mossoroense e de todo RN. Como o movimento #vempassarinhar ainda não tinha uma versão do estado, decidimos criar o #vempassarinharrn, seguindo as premissas de buscar promover a
sensibilização ambiental e proteção da natureza e através da atividade prática de lazer que é a observação de aves”, relata Jackson Gomes.
As palestras, mostras científicas e, principalmente, as atividades de campo são o que Pedro Soares mais gosta. “A sensação de contato com a natureza é excelente, aprendemos muito sobre as aves
Vem Passarinhar RN
nativas e exóticas potiguares e de regiões próximas”, completa.
Para Rolim, é uma grande satisfação estar em contato com o ambiente natural e poder contribuir para que as pessoas também possam criar esse vínculo e adquirir conhecimento sobre a biodiversidade. Segundo o mestrando, ao conhecer melhor a natureza as pessoas podem ter um estilo de vida mais consciente no que concerne às questões acerca da preservação do meio ambiente.
“Adoro guiar pessoas em trilhas e tenho enorme satisfação quando as pessoas se impressionam com a riqueza da avifauna circundante, as quais nunca se deram conta existir e daí vemos surgir o interesse do público por conhecer mais a fundo esse fascinante mundo das aves. Esse retorno é o que mais me satisfaz no Vem Passarinhar. Acho que as pessoas protegem melhor aquilo que elas têm conhecimento da importância e o movimento #vempassarinharRN traz isso como principal objetivo”, destaca.
Jackson Gomes se sente satisfeito com o que o movimento vem conquistando, utilizando espaços públicos “para incentivar atividades que geram mais qualidade de vida para as pessoas, por meio da aproximação com a natureza e levando o conhecimento científico para a população por meio dessas atividades e das redes sociais”.
Para saber mais sobre o movimento e atividades acesse o perfil @vempassarinharrn no Instagram.
>> o bjetivo não é apenas contemplar a beleza dos animais em seu habitat natural, mas alertar sobre a importância da preservação ambiental e da biodiversidadeAtividade permite conhecer as aves características de cada região
Fábio Vale da Redação
Uma proposta na área da segurança pública tem gerado polêmica no Rio Grande do Norte e dividido opiniões. É o Projeto de Lei Complementar (PLC) n º 11/2023, que cria o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no território potiguar. A medida, já enviada à Assembleia Legislativa, conta com posições favoráveis e contrárias. Entidades representativas de policiais criticam pontos da proposta, e instituições ligadas aos Direitos Humanos defendem a íntegra do projeto.
No documento datado de abril deste ano, que trata da Mensagem Governamental assinada pela governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), e enviada ao deputado Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa, a informação é de que o projeto de lei ‘Institui o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (SEPCT), dispõe sobre o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Estado (CEPCT/RN), e cria o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT)’.
O documento pontua que a medida tem funda -
mento em determinadas legislações Federal e “que atende a compromisso internacional assumido pelo Brasil em 2007, com a ratificação do Protocolo Facultativo à Convenção Contra Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes”; e ressalta que o pleno funcionamento e eficácia do Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura
(SEPCT) dependem também da criação do Comitê e do Mecanismo estaduais voltados à prevenção e combate à tortura.
Ao final, a Mensagem chama a atenção para a necessidade de “rápida tramitação” da referida proposta e aprovação da medida. O texto do projeto estabelece que o SEPCT tem “o objetivo de fortalecer a prevenção e o combate à tortura,
por meio de articulação e atuação cooperativa de seus integrantes”. A proposta define que uma equipe, formada por representantes de órgãos públicos e entidades civis, como Conselhos Estaduais Penitenciário e Direitos Humanos, e secretarias de Administração Prisional e de Segurança Pública, realizará “o monitoramento, a supervisão e o controle de estabeleci-
O Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio Grande do Norte (CEPCT/RN) defende a aprovação do projeto de lei que cria o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. Nesta semana, integrantes da entidade se reuniram com a deputada estadual Divaneide Basílio (PT) para tratar da proposta.
“Na reunião agradecemos o empenho fundamental da Deputada Divaneide Basílio (PT) com a pauta e aproveitamos para tirar dúvidas sobre o PLC. Seguimos na campanha para que a ALRN dê mais um passo na luta pela erradicação da tortura no RN!”, postou o perfil da CEPCT/RN, em
uma rede social, na última quinta-feira (6). No dia anterior, o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura divulgou uma Nota Técnica sobre o assunto, assinada em conjunto por outras entidades do setor.
No documento, as instituições defendem a importância da criação do Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e diz que a iniciativa servirá para profissionalizar a política acerca do tema no estado, o que inclui o processo de “monitoramento de todos os espaços de privação de liberdade”. O CEPCT/RN chamou atenção ainda em publicações compartilhadas nesta semana para “o
compromisso do Estado Brasileiro com a prevenção e combate à tortura”.
A entidade reafirmou que os órgãos que assinaram a referida Nota Técnica “pedem VOTO FAVORÁVEL dos deputados e deputadas estaduais”. O Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura afirmou que o projeto em questão “é um marco na política de Prevenção e Combate à Tortura no Rio Grande do Norte e visa à efetivação da mesma, contribuindo para proteção à tortura de pessoas em privação ou restrição de liberdade, sejam elas crianças e adolescentes, pessoas adultas e pessoas idosas”.
mentos e unidades onde se encontrem pessoas em privação ou restrição de liberdade”; promovendo “a defesa dos direitos e interesses dessas pessoas”.
O projeto estabelece também que as Polícias Militar, Civil e Penal prestarão o apoio necessário à atuação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, que será composto por cinco
Em março deste ano, o CEPCT/RN divulgou até que, entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022, o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) tinha inspecionado cinco unidades de privação de liberdade no RN e constatado “a existência de diversas formas de maus-tratos e tortura física e psicológica, além de apontar vulnerabilidades que podem representar violações de direitos de pessoas privadas de liberdade”.
direiTos humanos Outra entidade estadual que defende a aprovação do projeto de lei que cria o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura é o Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio, ligado à Universi-
profissionais com notório conhecimento no assunto e atuação na área, que atuarão como peritos. A proposta define que esse grupo tem a atribuição de fazer inspeções em locais onde haja pessoas em privação de liberdade, com o fim de verificar indícios de tortura e acionar as autoridades competentes, podendo até manter contato com presos.
dade Federal do Rio Grande do Norte, (CRDHMD/ UFRN). A entidade, que também assinou a Nota Técnica mencionada anteriormente, diz acreditar “ser fundamental a criação de um Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no RN”. Em março deste ano, CRDHMD/UFRN publicou em rede social um post a respeito do histórico de lutas no combate à tortura no Brasil e no Rio Grande do Norte. “A situação do sistema prisional do Rio Grande do Norte, que utiliza a tortura para punir as pessoas privadas de liberdade, reflete na sociedade como um todo em momentos como esse”, afirmou na época uma publicação do Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio.
>> Projeto de lei do governo do rn que trata do sistema, m ecanismo e Comitê Estadual de Prevenção e Combate ‘a práticas que atentem a dignidade da pessoa humana’ tem gerado polêmica
Ao menos duas entidades policiais no Rio Grande do Norte já se manifestaram publicamente contrárias ao Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 11/2023, que cria o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no estado. O Sindicato dos Policiais Penais do RN (Sindppen-RN) e a Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN) dizem que a medida ‘vai interferir na atividade policial’.
No último dia 27, representantes do Sindppen-RN e do Fórum de Segurança (FOSEG) se reuniram com deputados estaduais “para dizer não ao projeto enviado pelo Governo do Estado e que fragiliza a Segurança Pública do Estado e o Sistema Prisional”, informou o sindicato dos Policiais Penais do RN, acrescentando que na ocasião foram apresentados aos parlamentares “os riscos dessa proposta do Executivo”.
O Sindppen-RN afirma que “a proposta cria verdadeiro mecanismo de controle externo das forças de Segurança Pública, exercido por cargos em comissão (de natureza técnica/operacional), o que é vedado pela Constituição Federal, pois, em nosso modelo institucional, já existe o Ministério Público para exercer essa função de fiscalização e controle”.
Segundo o sindicato, a pretendida norma, ao instituir o SEPCT, ao dispor sobre o CEPCT/RN e criar o MEPCT, “quer trazer ao Sistema de Segurança do RN uma figura inexistente de controle. Para além disso, cria o cargo de Perito de Prevenção e Combate à Tortura, com amplos poderes no controle das pessoas privadas de liberdade, sem, no entanto, promover concurso público”, ressalta o Sindppen-RN.
No final do mês passado, a presidente do Sindppen-RN, Vilma Batista, participou, inclusive, da reunião da Comissão de Constituição e Justiça da ALRN, onde destacou que
Continuação Pág. 5
representantes do FOSEG e do SINDPPEN-RN se reuniram com deputados contra projeto
esse PLC foi feito pelo Governo sem nenhum tipo de diálogo com as entidades de classe. “Ao contrário disso, ao invés de valorizar e incentivar os servidores que estão se arriscando diariamente, o Executivo pretende impor um novo modelo de gestão, dando poderes plenos da Segurança Pública a pessoas externas à estrutura constitucionalmente formada”, asseverou o sindicato.
“Caso o projeto seja aprovado, essas pessoas
ditarão as regras das forças de Segurança Pública e do Sistema Prisional, estando sujeitas e, portanto, subordinadas, à livre nomeação do Governo. Ou seja, serão cargos de livre nomeação e exoneração, o que é vedado pelo STF quando os cargos em comissão se prestam ao desempenho de atividades burocráticas, técnicas ou operacionais”, complementou a entidade.
“O Sindppen-RN ressalta que não é contrário à fiscalização, mas não se pode
admitir que o monitoramento e o controle do sistema passem para pessoas e entidades com interesses diversos às políticas de Execução Penal e Segurança Pública. Não podemos retroceder nem desconstruir as operações que estão em andamento e dando resultado positivo no combate ao crime”, enfatizou.
ProtESto O Sindppen-RN anunciou que realizará nesta terça-feira (11) um protesto
tabelecer comitê e mecanismos estaduais inconstitucionais para prevenir e combater a tortura nas unidades prisionais do RN”.
A entidade disse nesta semana que está atenta à tramitação da proposta submetida à Assembleia Legislativa pelo Governo do RN. “Da forma que está
escrito, sem qualquer diálogo do Governo com as categorias que estão na linha de frente do combate à criminalidade, o PLC precariza o trabalho dos agentes de segurança ao dar plenos poderes no controle das pessoas privadas de liberdade a peritos contratados por cargos em comis-
são – o que é vedado pelo STF em casos burocráticos, técnicos ou operacionais”, pontuou a ASSPMBMRN.
“Chamamos atenção, especialmente, para o artigo 13, inciso V, que versa sobre a atuação dos peritos do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à
contra medidas que querem “fragilizar os mecanismos de fortalecimento das estruturas policiais do Estado”. O sindicato promove uma caminhada saindo de um renomado shopping de Natal em direção à Governadoria, às 9h da manhã. Em seguida, a entidade deve realizar uma Assembleia Geral, no próprio Centro Administrativo. “Vamos dizer não ao retrocesso e sim ao controle e segurança do Sistema Prisional, bem como dizer sim à valorização
Tortura (MEPCT). A eles será permitido entrevistar os apenados sem a presença de testemunha, em local escolhido ao acaso, o que representa um risco para as operações que estão dando resultado positivo no combate ao crime e abre brecha para as facções criminosas retomarem o poder dentro das unidades prisionais”, detalhou a Associação.
“Não somos contrários à criação dos mecanismos e comitê que visam fiscalizar nossas atividades, mas não podemos permitir que
dos Policiais Penais”, destacou o Sindppen-RN.
“Não podemos perder direitos e nem fragilizar os mecanismos de fortalecimento das estruturas policiais do Estado. Os Policiais Penais precisam ser reconhecidos pelo trabalho que realizam diariamente e receber as devidas ferramentas para a aplicação das normas e procedimentos de segurança, visando à manutenção da ordem e da paz social”, acrescentou o sindicato.
pessoas e entidades com interesses diversos às políticas de Execução Penal e Segurança Pública assumam controle do sistema prisional”, ressaltou a entidade, enfatizando que “soma luta com outras entidades de classe através do Fórum de Segurança e firma compromisso para exigir a modificação do texto que impõe um modelo de fiscalização que desconsidera diversos riscos ao trabalho árduo da Polícia Militar e outras instituições de segurança pública”.
OPotiguar enfrenta o Globo FC neste domingo, 9, às 15h, no Frasqueirão, em Natal, precisando vencer e, se possível com boa margem de gols para manter como boas as chances de classificação para a segunda-fase da Série D do Campeonato Brasileiro.
O mando de campo é do time mossoroense, mas como o estádio municipal Leonardo Nogueira está interditado, o local do jogo foi transferido para a capital do Estado, causando assim prejuízo financeiro ao clube. Gestora do Nogueirão, a Prefeitura de Mossoró negligenciou ao ponto de culminar na interdição do campo.
De momento, o Potiguar está fora do G4 por critério de desempate, mas poderá voltar a faixa de classificação se vencer hoje, com possibilidades até de alcançar a liderança da chave A3, dependendo de combinação de resultados ao fim da rodada.
Como se trata de um grupo equilibrado e com diferença de pontos pequena entre os postulantes à classificação, o saldo de gols poderá ser determinante para definição de vagas ao fim da primeira-fase, por isso é importante o Potiguar melhorar o saldo. O Globo é lanterna da chave, já sofreu 27 gols em 11 jogos, o
que se torna, teoricamente, o “adversário ideal” para o alvirrubro nesse quesito.
Na tabela, o Potiguar e Pacajus somam 18 pontos, empatam no número de vitórias (5) e também no saldo de gols (3), mas o time mossoroense perde no 3º critério de desempate, gols pró, com 13 gols marcados contra 14 do oponente. O líder da chave é o Nacional de Patos com 20 pontos. Mas os alvirrubros não esperam facilidades pelo
fato de o Globo ser lanterna, eles pregam respeito e sugerem uma equipe focada, concentrada o tempo todo, para atingir o objetivo.
“Não tem essa (jogo fácil), empatamos com eles no jogo de ida, então precisamos fazer um jogo certinho, firme, para não complicar”, disse o meia Giovanni, que está voltando de suspensão.
“Hoje em dia acabou essa questão de favoritismo, tudo se resolve ali no cam-
No segundo jogo sem o técnico Luis Castro, que deixou o clube para comandar o Al Nassr, da Arábia Saudita, o Botafogo tem uma prova de fogo pela frente. O líder do Campeonato Brasileiro encara o vice-líder, o
Grêmio, neste domingo, 9, às 18h30, na Arena do Grêmio, pela 14ª rodada.
O Botafogo vem de quatro vitórias consecutivas na competição e é o líder isolado, com 33 pontos. Na última rodada, o clube carioca
derrotou o Vasco por 2 a 0.
O Grêmio, por sua vez, vem fazendo uma campanha surpreendente e tem 26 pontos. O clube gaúcho, invicto em casa, derrotou o Bahia, na última rodada, por 2 a 1, e conta com o uruguaio
Diego Almeida, Lucas Serafini, Victor Souza, Anderson Júnior e Izaldo; Giovanni, Taipu e Romeu; Wilson, Vitinho e Michel.
Téc.: Robson Melo
POTIGUAR GLOBO
Local - Frasqueirão, em Natal
Hora – 15h
Juiz – Freddy Rafael Lopez/AM
Assistentes – Francisco de Assis da Hora/RN e George Ítalo/RN
po, e nós precisamos fazer o nosso jogo que nos levou até aqui a brigar por classificação, independente do adversário e como ele esteja”, comentou o zagueiro Anderson Júnior.
Além de Giovanni, também voltam de suspensão o lateral-direito Lucas Serafini e o atacante Michel. O zagueiro Victor Souza se recuperou de lesão e está disponível. Dessa forma, o Potiguar irá a campo com a força máxima.
Suárez para superar o rival carioca.
Do lado do Grêmio, Luis Suárez mostrou certo desconforto no joelho, mas treinou normalmente e foi relacionado pelo técnico Renato Gaúcho. Ele foi preservado do jogo com o Bahia, pela Copa do Brasil, mas retorna para o duelo decisivo pela liderança.
Outra novidade no Grêmio é o atacante Iturbe, que chegou para reforçar o clube na temporada. O nome do jogador aparece no Boletim Informativo Diária (BID) da CBF e pode ser aproveitado pelo treinador.
Já o Botafogo terá o reforço do atacante Diego Hernandez, que também foi regularizado pela CBF. A esperança de gols continua sendo Tiquinho Soares, o craque do Brasileirão.
O ponto negativo é o lateral Rafael, que se lesionou e não tem previsão de retorno. O argentino Di Placido assume a titularidade.
Natal – O América tem uma grande chance de se recuperar da derrota para o São José, no meio de semana, pela Série C do Campeonato Brasileiro. O Alvirrubro recebe o Manaus, às 16h30, deste domingo (9), na Arena das Dunas. O time da capital amazonense é o pior visitante de todas as séries da competição nacional, até o momento e frequenta a zona de rebaixamento para a Série D. Como visitante, o Gavião disputou e perdeu seis jogos até o momento na competição. Nenhum ponto conquistado em 15 possíveis. Já o América conseguiu se livrar do Z-4 graças à vitória justamente fora de casa, contra o CSA, no jogo anterior ao duelo contra o São José, em Porto Alegre. “É um jogo muito decisivo para a gente é vamos chegar bem preparados para que a vitória aconteça, afinal teremos, na sequência, duas equipes que estão atrás de nós na tabela de classificação”, comentou o técnico americano Thiago Carvalho.
O Alvirrubro perdeu o zagueiro Gilvan para o jogo na Arena das Dunas. Ele tomou o terceiro cartão amarelo na derrota para o São José. No entanto, Thiago Carvalho vai poder contar com a volta de Vini Guedes e Kaio César, que estavam suspensos também por excederem o número de amarelos permitidos.
O Alvirrubro está na 15 ª colocação no Campeonato Brasileiro da Série C com 12 pontos em 11 partidas disputadas. O Manaus é o atual “lanterna” do certame e tem apenas 10 pontos, assim como Altos, adversário americano na sequência do torneio.
“Sem desrespeitar os adversários, mas essa é a chance de conquistarmos pontos para sair de vez dessa situação incômoda na classificação”, explicou o técnico América, que evitou fazer críticas e avaliações individuais em relação a derrota para o São José, colocando quase tudo na conta do gramado sintético.
SÉRIE A
11h – Santos x Goiás
16h – Fluminense x Inter
16h – Bragantino x São Paulo
18h30 – Fortaleza x Athetico/PR
18h30 – Grêmio x Botafogo
SÉRIE B
15h30 – Chape x CRB
18h – Sport x Mirassol
SÉRIE C
16h30 – América x Manaus
16h30 – Pouso Alegre x Floresta
19h – Aparecidense x São José
19h – Figueirense x CSA
SÉRIE D
15h – Potiguar x Globo
15h – Tuna Luso x São Francisco
15h30 – Iporá x Anápolis
15h30 – Flu/PI x Parnahyba
fabiowillard@hotmail.com fabio willard de oliveira
Em sua conta no Thread, o prefeito Allyson Bezerra anunciou neste sábado (8) suporte ao Potiguar e sua torcida para o jogo deste domingo (9), em Natal, contra o Globo, pela Série D do Brasileiro. De acordo com a nota, o Município está bancando ônibus para a delegação alvirrubra, além de dois ônibus para a torcida, no deslocamento até a capital. Não cobre todas as despesas, mas reduz o impacto financeiro de ambos com a interdição do Nogueirão. Sobre o estádio, na mesma nota, o gestor informou que o Município aguarda a finalização do laudo técnico por parte do Corpo de Bombeiros para a liberação do equipamento visando os próximos jogos. Allyson também reafirmou a pretensão de permuta do terreno do Nogueirão por um novo estádio,
numa Parceira Público-Privada. Com anos e anos de descaso, a maior e mais antiga praça de esportes mossoroense ultrapassou seus limites de resistência. Com a municipalização, a expectativa de melhores dias voltou (e até aconteceram), mas com recursos escassos, não se livrou por completo dos problemas e as interdições, que pareciam ter ficado no passado, voltaram. Como uma cidade que cresce e se desenvolve em todos os sentidos, ter o Nogueirão em sua atual configuração é apresentar um cartão postal reverso, depondo contra essa imagem de progresso que o município carrega de forma justa pelas mãos da gestão atual. Precisamos de um Nogueirão novo, no mesmo ou em outro lugar. Mossoró e seu povo são grandes demais e não merecem menos.
OBRIGAÇÃO
Na terça-feira que passou (4), o ex-jogador Márcio Mossoró completou 40 anos de idade. Aposentado este ano, quando vestia a camisa do Potiguar, MM8 é uma figura querida e não por acaso. Exemplo de profissional e ser humano recebe nossos parabéns.
FUTEBOL CLUBE
Reprodução
GILVAN SILVA
Juremal
Torcedor do Flamengo
ÊNIO TICIANO, técnico de áudio da 105 FM. Se tivesse levado ao dentista, talvez rolasse ao menos uma obturação.
Quando o Globo roubou dois pontos no jogo de ida, já era lanterna. E assim segue. Então, a vitória do Potiguar é o único resultado admitido se quiser atingir o objetivo da classificação. Até um empate significa derrota.
OBRIGAÇÃO II
O fato de jogar longe do Nogueirão não pode ser usado como carta de seguro para um eventual fracasso. Com a chegada do técnico Robson Melo, o time passou a enxergar seu tamanho e jogar bem mesmo fora.
OBRIGAÇÃO III
Tecnicamente, o gramado do Frasqueirão é quilômetros superior ao do Nogueirão. Se o Potiguar jogou bem em Sousa e em Iguatu, de onde trouxe quatro pontos, não dá pra esperar algo diferente no Frasqueirão.
ENCAIXE
Sobre o técnico Robson Melo, do Potiguar, deixou-me boa impressão desde o início, não só em seu discurso, mas também nas atitudes. Escalação, substituições, improvisações (quando preciso) e postura do time. Sabe extrair o máximo do elenco que possui. Encaixou como uma luva.
A postura do Potiguar e resultados, desde a chegada de Robson Melo, jogaram por terra a projeção daqueles que diziam que o time cairia com a saída de Márcio Mossoró, que tinha bom relacionamento com os atletas.
POSITIVO
O ambiente de vestiário, ao que se sabe, está limpo e coeso. O único movimento que se tem conhecimento é o de resultados, o que ajuda a escrever a história do clube e dos profissionais que ali estão. E isso basta.
ACERTOU
O Baraúnas desistiu de disputar o estadual sub-20. Dentro das limitações financeiras do clube, foi uma decisão sensata, pois se trata de um custo semelhante ao do profissional. Não dando para duas competições, a segunda divisão é a prioridade.
Hoje, narro Potiguar x Globo, pelo Portal F9 no Youtube. Em Mossoró, a 105 FM estará em conexão para retransmissão. Também estarão conosco a 88 FM (Apodi) e 104 FM (Campo Grande). A jornada começas às 14h30.
''Eu levei o carro para o mecânico, mas não precisou trocar a corrente “dentária”TIME DO BOTAFOGO, em 1981, em amistoso contra o Potyguar, no Coronel José Bezerra, em Currais Novos. Vitória dos cariocas por 2 a 1: Leônidas, Wesclei, Luís Carlos, Renê, Batata, Serginho, Gaúcho e Perivaldo; Rocha, Edson, Solis, Mendonça, Ademir Lobo, Jairzinho, Jerson e Paulo Sérgio.
Especialista em relacionamentos dá dicas de como lidar com a infidelidade
Nas últimas semanas, muito se falou sobre a suposta traição de Neymar às vésperas do Dia dos Namorados com a influenciadora Fernanda Campos. Pelas redes sociais, o jogador pediu desculpas à noiva e confirmou que errou. Embora essa situação seja apenas um exemplo entre muitos casos de traição que ocorrem diariamente em todo o mundo, ela nos faz refletir sobre a importância de construir relacionamentos baseados na confiança, no respeito e na honestidade.
“Precisamos reconhecer que as situações de traição são complexas e emocionalmente carregadas, trazendo à tona questões sobre fidelidade, respeito e confiança, mas que nem sempre têm o mesmo significado. A comunicação aberta e honesta é uma das principais necessidades para que os relacionamentos tenham a devida harmonia e companheirismo dentro dos acordos que estabeleceram para si” disse Henri Fesa, especialista em relacionamentos e representante da Casa das Magias.
Diante de uma situação de traição, é possível ir além da decepção e do rancor e utilizar o momento para reflexão e crescimento a longo prazo, entendendo a necessidade da transparência nas relações e, por conseguinte, da criação de um ambiente em que as pessoas se sintam à vontade para expressar seus
sentimentos, preocupações, desejos, evitando assim ocasiões que possam levar à traição, apesar de ser notório que, na maioria das vezes, esse é um problema mais de quem traiu, em não seguir com os acordos de fidelidades estabelecidos e não ser claro com suas intenções.
“Um tema pouco falado na sociedade é a responsabilidade afetiva. É o movimento de assumir o seu papel quanto às expectativas criadas em uma relação. Afinal, não é correto estimular um relacionamento, sobretudo monogâmico, planejar e fazer juramentos para depois ter atitudes contrárias e que desestabilizam emocionalmente a outra pessoa. Responsabilidade afetiva precisa ser a prioridade”, continua.
Situações difíceis podem ser oportunidade para o crescimento pessoal e a evolução dos relacionamentos. É importante refletir nos erros cometidos, reconhecer os impactos que eles têm nos outros e, para quem se decepcionou, observar as possíveis dependências emocionais e expectativas que se cria em cima da pessoa amada. “Todo relacionamento, por mais amor que tenha, não deve ser motivo de retirar os planos que podemos fazer para nós mesmos ou até mesmo nosso amor próprio”, conclui o especialista.
www.sergiochaves.com | sergiodefato@gmail.com
Hoje é dia de vivas para Paulo Morais, a jornalista Katiana Azevedo, Pedro Câncio de Souza Júnior e Carolina Fernandes de Paiva. Amanhã (10), é dia de festejar a querida Ana Laura Escóssia, Patrícia Rodrigues, Enilson Júnior, a professora Socorro Batista, Secretária de Estado da Educação, a sra. Mara Rúbia Oliveira da Silveira, a arquiteta Fernanda Couto Gurgel, a gente fina Liane Pereira, Renata Rebouças, Ribamar Freitas, Amélia Queiroz, Lucinha Belchior e Joseane Bezerra. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
No programa As Feras desse domingo (9), eu, Saudade Azevedo e Nelsinho Filho vamos bater um papo com a cabeleireira Cláudia Guimarães e conhecer um pouco da sua história, sua temporada de cursos na Europa e muito mais. Depois, vamos conversar com a psicóloga Karenine Fernandes, abordando o tema saúde mental das mulheres. Tem ainda o Sacolão das Feras, sorteio de brindes e aquela seleção musical especial. Esperamos por vocês a partir das 19h na 93 FM/Nossa TV. Até lá!
Lisboa Batista, colunista De Fato em Pau dos Ferros, ultimando os detalhes para a sua 21 ª Festa dos Destaques, evento maior de Pau dos Ferros e região, que acontece no próximo dia 5 de agosto na AABB. Essa semana, LB anunciou a grande homenageada que dará nome ao Troféu dos Destaques, a querida professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, um exemplo que toda cidade aplaude. Será um grande prazer reencontrá-la! Aplausos!
A Medalha da Abolição é uma honraria da Prefeitura de Mossoró em parceria com a UERN, entregue anualmente durante a Assembleia Universitária que comemora o aniversário da UERN, sempre em setembro. Esse ano, os homenageados serão a ex-reitora Maria das Neves Gurgel de Oliveira Castro, a diretora/presidente da TCM Telecom Zilene Conceição Freire de Medeiros e o professor Felipe Caetano de Oliveira (in memoriam).
o Tenda Restaurante foi palco na quinta (29) do evento de apresentação da parceria estratégica da Amorim Coutinho e gTW, que passa a atuar no mercado imobiliário da cidade buscando alavancar a inovação, impulsionar o crescimento econômico e fortalecer o desenvolvimento sustentável na região. noite bastante prestigiada com a assinatura de Larissa
no sábado (1º), seguimos para martins, atendendo ao convite da empresária Aparecida Sabino, para o lançamento do Festival de Founde 2023 do Hotel Serrano, evento que já é tradição entre os meses de julho e agosto. momentos especiais, encontros agradáveis e noite das mais movimentadas com a boa música de Fabiano Show. o amigo Egilson Fernandes, sempre gentil, fez as honras da casa. Sucesso!
Se você pensa em comprar sua casa própria, corra. Hoje é o último dia do Salão Imobiliário de Mossoró – SIM, que o jornalista Tuca Viegas comanda no Partage Shopping Mossoró, reunindo construtoras, incorporadoras e corretoras, todos apresentando o que há de melhor nos seus portfólios, com preços especiais. Lá você também tem financiamento direto, com as melhores taxas. Das 10h às 22h.
Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples. Você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.”
Mario QuintanaA Unicred Integração inaugurou mais uma unidade no Nordeste na quarta (28). A agência Mossoró é a segunda no RN. Com a chegada da Cooperativa em Mossoró, a Unicred Integração segue consolidando sua expansão no Nordeste brasileiro, marcando presença em uma das cidades de maior potencial econômico do interior nordestino. O Sistema Unicred nasceu há 33 anos com o propósito de levar prosperidade à vida de todos os cooperados. Noite concorrida!
Dantas. Ela amanhece em idade nova nesse domingo (10) e a coluna festeja!
Amigo querido, poeta, professor, Aluísio Barros comemora idade nova no sábado (15). parabéns!
Marilene Paiva reuniu convidados ao cair da tarde da quinta (29), na Império Doce Fábrica (espaço novo e elegante comandado por Ana Brownie), para o lançamento das edições 77 e 78 da sua revista Presença, tendo nas capas a debutante Valentina Ferreira de Souza e o trio formado por Lucineide Queiroz, Stella Maris e Ana Brownie. Delícias e brindes com a presença de muita gente querida!
R. Antônio Vieira de Sá, 440 Tel.: 3317-4545 / 3316.0409
Com toda a certeza, a tecnologia está acelerando o futuro da Medicina, em sua marcha implacável e sem volta, com a aderência cada vez maior dos profissionais às novas descobertas
Ofuturo da Medicina está intimamente ligado ao desenvolvimento tecnológico, às pesquisas e aos experimentos científicos na área da Saúde. Assim, as tendências na Medicina para os próximos anos apontam para avanços ainda maiores, não apenas em termos tecnológicos, como também na qualidade dos atendimentos prestados aos pacientes.
Os estudos que demandam tempo para serem cravados como potenciais respostas contra enfermidades como o câncer, o Mal de Parkinson e o Mal de Alzheimer caminham a passos largos com as pesquisas e as descobertas mais recentes.
A expectativa é de que, em breve, estarão na linha de frente para se alcançar diagnósticos de forma
mais rápida, permitindo um combate mais eficaz e cada vez menos invasivo. Dessa forma, a tendência é de que os males também possam ser detectados mais cedo.
Com toda a certeza, a tecnologia está acelerando o futuro da Medicina, em sua marcha implacável e sem volta, com a aderência cada vez maior dos profissionais às novas descobertas. Nesse sentido, alguns pontos despontam, por exemplo, sob a liderança da Inteligência Artificial, as tecnologias implantáveis, o impulso no uso do Big Data, da Robótica e das impressões tridimensionais, a presença digital dos médicos e a expansão da Telemedicina.
Muitas vezes, com o entrelaçamento de várias dessas tecnologias!
Futuro da Medicina com novas vacinas em curso
Engenharia Genética, a Terapia Crispr-Cas9
Esperança contra o Alzheimer
Futuro da Medicina ou ficção científica?
Big Data
Futuro da Medicina na Oftalmologia
Tecnologias combinadas
Nanotecnologia
Robótica
Telemedicina
Sem temer o futuro da Medicina
A Engenharia Genética tornou possível modificar uma cadeia de DNA, cortando parte dela e fazendo sua reconstituição com o intuito de obter uma nova sequência. Com toda a certeza, este é um dos pilares do futuro da Medicina.
A manipulação genética deve ter um impulso revolucionário este ano, com a Terapia Crispr-Cas-9, pela Food and Drug Administration (FDN) dos Estados Unidos. O tratamento, conhecido como exa-
cel , é desenvolvido pelas farmacêuticas Vertex e CRISPR Therapeutics
No ano passado, o procedimento deixou os cientistas bastante otimistas com os resultados alcançados em ensaios clínicos contra duas enfermidades genéticas do sangue. Uma delas é a anemia falciforme, uma grave deformidade estrutural dos glóbulos vermelhos que prejudica a circulação sanguínea.
As tecnologias implantáveis estarão no topo das inovações. Nesse sentido, é importante relembrar a previsão feita em 2016, de que até este ano dispositivos seriam implantados no ser humano com o intuito de monitorar aspectos de sua saúde, por exemplo, o nível de glicose de um diabético.
Hoje, além da utilização exponencial das “tecnologias vestíveis” (wearables), que proporcionam várias funcionalidades no monitoramento da saúde por meio de um
Neurocientistas da Universidade da Califórnia de San Diego (EUA ) demonstraram, pela primeira vez, que organoides do cérebro humano implantados em camundongos podem assumir funcionalidades nativas do próprio cérebro. Constatou-se que esses minicérebros podem ter funções reais em um animal vivo, compartilhando as mesmas propriedades funcionais e reagindo aos estímulos da mesma forma
smartwatch, os dispositivos implantados tornam-se uma realidade maior. A tendência é de que, ao longo de 2023, essa tecnologia esteja cada vez mais nas manchetes para saudar o futuro na Medicina.
Os dispositivos implantados no corpo humano permitirão não só monitorar o comportamento e a saúde de um indivíduo, bem como identificar sua localização. E, até mesmo, em um passo gigantesco, permitir que se expresse através de um smartphone embutido.
A saúde móvel (health mobile) deixa entrever maiores esperanças no futuro da Medicina. Integrada por dispositivos vestíveis (wearables) e softwares para smartphones, permite disponibilizar uma gigantesca carga de informações sobre a saúde dos pacientes.
Em evolução permanente, a utilização de Big Data é uma realidade em inúmeros setores da Ciência. Na área da Saúde, tem sido fundamental para a Medicina de Precisão (Precision Medicine) e nos Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEPs), com a utilização remota do mesmo prontuário por todos os estabelecimentos de Saúde. Com toda a certeza, o Big Data é uma arma fundamental dentre as múltiplas inovações tecnológicas que caminham como aliadas da Medicina. Com um gigantesco banco de dados de evidências clínicas disponibilizado, os médicos e demais profissionais de Saúde podem estabelecer comparações com o intuito de saber quais os pacientes dão melhores respostas a determinados tratamentos em indivíduos com o mesmo perfil.
Desse modo, estarão aptos para elaborar diagnósticos precisos, prescrevendo melhores tratamentos.
que o órgão natural.
Para o Dr. Duygu Kuzum, “esta configuração experimental abre oportunidades sem precedentes para investigações de disfunções no nível da rede neural subjacentes a doenças cerebrais do desenvolvimento”.
Do Instituto Metodista de Pesquisas de Houston, também nos Estados Unidos, vem a boa nova de que um biochip do tamanho de uma moeda pode alterar drastica-
mente o curso do tratamento para diabetes tipo 1, doença crônica e incurável que atinge milhões de pessoas em todo o planeta.
Projetado para aplicar células de ilhotas e imunoterapia diretamente no corpo do enfermo, o dispositivo impresso em 3D é uma espécie de pâncreas artificial. O seu nome é NICHE, sigla em inglês para “Encapsulamento e retorno de células implantáveis neovascularizadas”.
FICHA TÉCNICA:
Produção de Moda: Lorena Jordana e Penélope Dias – Fotos: Pedro Sobrinho
Atuando há 40 anos no mercado de joias, a empresária Socorro Carlos, ao lado da filha Sâmara Carlos é sucesso com a S Carlos Joias, sempre com o compromisso de oferecer beleza e elegância por meio de peças que traduzem sentimentos.
“Trabalhamos com o desejo e a imaginação de nossos clientes, através de joias impecáveis que marcam os momentos únicos que formam a nossa história”, comentou a empresária Sâmara Carlos.
Assim como os antigos ourives faziam com as joias eternas, a SCarlos se preocupa com todos os detalhes, desde a pureza dos metais à origem e lapidação das gemas, tudo isso para que nossas joias sejam verdadeiros bens preciosos na vida de quem às usa.
“Formaturas, muitos aniversários, dia das mães, dos namorados, casamentos, nascimentos, bodas de prata e todas as outras datas que fazem parte da vida de muita gente e que, com muita alegria, tivemos o prazer de comemorarmos junto”, complementou Socorro Carlos.
Aqui, um ensaio especial com os modelos Jefferson Alcântara (Mister Mossoró CNB 2023) e Ana Barbosa (Miss Universo Tibau 2023), ambos do cast Tráfego Models, apresentando peças exclusivas SCarlos Joias.
Professor da Rede Estadual de Ensino do RN e contador de história, que interpreta um personagem chamado de João Ninguém da Silva, o escritor conhecido como Marcus Vinicius tem nome de batismo Marcus Venicius Filgueira de Medeiros. Formado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), é pós-graduado em Psicologia Escolar e da Aprendizagem (FIP -2010), e Docência no Ensino Superior (UnP - 2010). Ele também é mestrando em Ciências Sociais (PPGCISH). Autor de oito livros lançados, sendo três voltados para o público infantil. O escritor lança no próximo dia 5 mais uma obra infantil, que traz como título “A Barabruxa Está Solta”, uma história sobre medos infantis, da adolescência, da descoberta do mundo e o mundo dentro do quarto de uma menina que se imagina diferente das outras de sua idade. Entre suas obras já lançadas estão: Poesia – Rota Batida / Coleção Mossoroense (2009) e Ave do Mau Agouro / Selo Starling (2022); Contos - Contos da Boca da Noite / Queima Bucha (2021); Dramas - O Auto da Mula Sem Cabeça - Queima Bucha (2020), O Fio da Meada / Queima Bucha (2022); Infantis - Uma História Bem Contada (2019), A Menina e o Balanço (2022), todos pela Queima Bucha. Marcus Vinicius também tem textos em coletâneas de contos, cordel e poemas, além de artigos científicos.
Boa leitura, Nara Andrade.
Escritor e contador de histórias, Marcus Vinícius, lança nova obra infantil “A Barabruxa está solta” no próximo dia 5. Autor já conta com oito obras lançadas. Página 4
Advogada, Lalesca Diniz, esclarece principais dúvidas sobre o problema comum em relações entre pais separados e filhos. Página 8
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Editora – Nara Andrade
• Diagramação – Rick Waekmann
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• Revisão – Gilcileno Amorim
• Foto – Marcos Garcia
Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN)
Fones: (0xx84) 3323-8900/8909
Site: www.defato.com/domingo
E-mail: redacao@defato.com Do
Página 3
Página 14
edito R ial [ ín DI c E
A ‘Barabruxa Está Solta’ é um enredo mágico, fabuloso, ao mesmo tempo reflexivo acerca de realidades tão presentes dentro de cada um de nós”PoR nARA AnDRADE naraandrade@gmail.com
Professor da Rede Estadual de Ensino do RN e contador de história, que interpreta um personagem chamado de João Ninguém da Silva, o escritor conhecido como Marcus Vinicius tem nome de batismo Marcus Venicius Filgueira de Medeiros. Formado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), é pós-graduado em Psicologia Escolar e da Aprendizagem (FIP -2010), e Docência no Ensino Superior (UnP - 2010). Ele também é mestrando em Ciências sociais (PPGCISH). Autor de oito livros lançados, sendo três voltados para o público infantil. O escritor lança no próximo dia 5 mais uma obra infantil, que traz como título “A Barabruxa Está Solta”, uma história sobre
O senhor está lançando mais uma obra literária voltada para o público infantil, “A Barabruxa está solta”. Quando será o lançamento oficial e onde será?
Sim, será no dia 5 de agosto, Rustcafé, a partir das 10h.
Pode falar um pouco da história contada no “A Barabruxa está solta”?
São tentas coisas, uma viagem no meu imaginário de leitor. Para mim, a personagem Maria Heloísa é uma ressignificação da chapeuzinho vermelho: dez anos, mora com a mãe e com a avó, está no seu quarto e tem um pesadelo, daí a ideia de trabalhar os medos infantis a partir do momento em que uma barata é transformada em bruxa... não quero falar demais para não tirar a surpresa de quem deseja adquirir a obra.
A programação é aberta ao público?
Sim. Será uma manhã para todos e todas, de humanização e hominização dos nossos corações, aberto
medos infantis, da adolescência, da descoberta do mundo e o mundo dentro do quarto de uma menina que se imagina diferente das outras de sua idade. Entre suas obras já lançadas estão: Poesia – Rota Batida / Coleção Mossoroense (2009) e Ave do Mau Agouro / Selo Starling (2022); Contos - Contos da Boca da Noite / Queima Bucha (2021); Dramas - O Auto da Mula Sem Cabeça - Queima Bucha (2020), O Fio da Meada / Queima Bucha (2022); Infantis - Uma História Bem Contada (2019), A Menina e o Balanço (2022), todos pela Queima Bucha. Marcus Vinicius também tem textos em coletâneas de contos, cordel e poemas, além de artigos científicos.
para quem se deseja acolhido (a), e quem deseja acolher.
Este é seu quarto livro infantil? Quais as demais obras lançadas para esse público?
Sim! O primeiro é “Uma história bem contada” composto por três histórias e ilustrado pela artista mossoroesnse - Nôra Aires. O segundo é “O Auto da Mula Sem Cabeça” - gênero dramático, ilustrado pela artesã Carmem Ariane, todo bordado parecendo xilogravuras. O terceiro é “A menina e o balanço”, a história de Labella Luz, sete anos, autista, que viaja o mundo sobre o seu balanço, todo ilustrado em dobraduras, pela pedagoga/artesã Goreth Medeiros. O quarto é o que estou lançando agora: “A Barabruxa Está Solta”, também ilustrado pela artesã/pedagoga Carmem Ariane. Todos os meus livros infantis são lançados pela editora Queima Bucha.
De onde vem sua inspiração para escrever essas histórias que retratam o universo dos pequenos, fabulosas e cheias de fantasia?
Até hoje eu me faço essa pergunta. Dentro desse labirinto, costumo dizer que tudo é fruto da minha vida de leitor: fui reprovado na terceira série, minha mãe me colocou de castigo para fazer cópias enormes, criei gosto pela leitura, passei a inventar
as minhas próprias histórias. A escola também foi muito importante para esse processo. Meus livros têm o cheiro da minha avó materna, da beira do Rio Mossoró, dos vultos da minha subjetivação, eu me sinto um pote esborrotando todo o tempo.
Quem veio primeiro o autor de livros para crianças ou o contador de histórias?
O contador de história, sem dúvidas, de forma oficial. Eu aprendi a contar ouvindo as outras vozes do meu entorno. Isso me desarrumava por completo. Passei a ministrar oficinas de contação de história, nesse itinerário é que apareceu o escritor: as amigas e os amigos cobravam os livros.
Quando decidiu publicar sua primeira história?
A primeira obra foi um concurso da Coleção Mossoroesnse - Rota Batida. Livro Palavra Dita. É um livro de poemas. O que eu considero mesmo é: Uma História Bem Contada, porque pude participar do processo elaborativo.
Os livros têm características em comum, uma espécie de DNA do autor?
Têm. Têm a linguagem mais coloquial, as marcas de oralidade, as temáticas da cultura popular, as temáticas são impregnadas de mim. Os livros nunca cortaram o cordão umbilical, daí o contágio por todas as obras.
Onde encontrar suas obras e conhecer seu trabalho?
Nas livrarias mais antigas da cidade: Independência e a Arte & Saber, também na livraria do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL). Também pode ser adquirido comigo, pois, nós escritores somos de tudo um pouco... Escritor, revisor, editor, produtor, distribuidor, vendedor... E milagreiro: a gente precisa ter lábia para convencer os amigos e amigas da qualidade do nosso produto, dos nossos livros, daquilo que nós estamos produzindo. Não é fácil, não é leve; é um trabalho que demanda confiança, vontade de vencer e, acima de tudo, ser a resistência de uma luta árdua.
Além da editora Queima Bu-
cha, o senhor conta com a parceria das ilustradoras que fizeram grande diferença para enriquecer ainda mais os livros. Fale um pouco da escolha dessas artistas.
Essa é uma das minhas marcas que não quero perder jamais: trazer comigo essas outras vozes, esses outros corpos, esses outros olhares de irmãs talentosas e criativas aqui da cidade de Mossoró. Para mim é um prazer inenarrável poder contar com artesãs criativas, com artistas de estilo próprio, com almas tão sensíveis que tornam o texto ainda mais belo. Eu sou muito feliz com todas as parcerias: Nôra Aires, Carmem Ariane, Gorete Medeiros e tantos outros nomes que eu ainda quero trazer para perto de mim, para dentro dos meus livros, para este universo prosopopético de fazer a vida, ou da vida, essa míse hiperbólica de percepções aguçadas da criatividade e do elo afetivo.
Gostaria de falar mais alguma coisa antes de finalizar?
Só queria, agora, agradecer: agradecer a toda ancestralidade que está em mim, ao poço infinito chamado de criatividade que nunca falha, aos amigos que estendem os braços e que me acolhem com os meus defeitos e as minhas qualidades; a toda essa resistência que não me deixa desistir dos meus sonhos, do que eu acredito, pois não é fácil ser artista, ser escritor num país que ainda investe muito pouco, para não dizer quase nada, em Literatura, inclusive quando se trata da literatura regional, local. As pessoas ainda valorizam muitos clássicos, como se a vida fosse clássica, e sabemos que não é, explico: A vida precisa ser urgente para se apropriar do “é” da coisa que é presente, que é hoje, que necessita de uma cortina aberta para que o artista escritor suba no palco, sinta a luz, faça suas marcas, escreva seu texto, e receba o aplauso do público. Mas políticas literárias para um país que distribui poeira e não palavras-sementes para germinar esse chão e fazer sombra.
Alienação Parental consiste em toda interferência na formação psicológica da criança a fim de que a criança não confie, não queira a companhia do pai ou mãe que está sendo desqualificado.
Otermo jurídico pode até não ser conhecido pela maioria das pessoas, no entanto, situações características da Alienação Parental são bastante comuns, principalmente, nas relações entre casais com filhos que estão vivenciando o processo de separação. Sobre o tema, DOMINGO conversou com a advogada Lalesca Diniz, vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Mossoró, que esclareceu as principais dúvidas sobre o problema.
Casos característicos de alienação parental são frequentes nas Varas de Família, principalmente em processos litigiosos de dissolução matrimonial, em que se discute a guarda dos filhos, e podem ter impactos emocionais, psicológicos e comportamentais negativos a todos
os envolvidos.
Para começar, Lalesca Diniz, explica que a Alienação Parental consiste em toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos pais, pelos avós ou por qualquer adulto que tenha a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância.
A advogada cita uma definição para Síndrome da Alienação Parental (SAP), dada por Analicia Martins de Souza. “Um distúrbio infantil, que surge, principalmente, em contextos de disputa pela posse e guarda de filhos. Manifesta-se por meio de uma campanha de difamação que a criança realiza contra um dos genitores, sem que haja justificativa para isso. Essa síndrome, segundo o psiquiatra norte-americano, resulta da programação da criança, por parte de um dos pais, para que rejeite e odeie o outro, somada à colaboração da própria criança – tal colaboração é assinalada como fundamental para que se configure a síndrome”.
Segundo a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, entre as principais características dessa situação estão a retenção de brinquedos, objetos que a criança goste, propaganda e vitimização de iniciativa do alienador, onde des -
>> Advogada e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Mossoró, Lalesca Diniz, esclarece principais dúvidas sobre o problema comum em relações entre pais separados e filhos.
qualifique a imagem e ações do outro genitor/genitora. A fim de que a criança não confie, não queira a presença/companhia daquele pai/mãe que está sendo desqualificado.
Lalesca Diniz explica que, ao perceber que esse tipo de situação pode estar acontecendo, as medidas importantes a serem tomadas são a busca de retorno do equilíbrio na rotina familiar da criança vítima desta prática junto ao Poder Judiciário.
“Daí será feito acompanhamento psicológico, social a fim de averiguar e fazer levantamento dos episódios que sucederam a conduta alienatória. Bem como que a criança possa ser acompanhada por profissionais qualificados, tal como psicólogo. E não menos importante que é a presença da figura materna ou paterna que esteja sendo alvo de alienação seja recuperada”, comenta.
A advogada diz ainda que é importante frisar que uma vez comprovada a alienação, o genitor acusado estará sujeito a multa pelo abuso moral cometido, bem como a perda do poder familiar, nos moldes da Lei 12.318 de 26 de agosto de 2010.
Advogada lalesca Diniz, vice-presidente da comissão da mulher Advogada da ordem dos Advogados do Brasil, subseção mossoró
A legislação prevê as seguintes condutas que caracterizam a alienação parental:
-Realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade;
-Dificultar o exercício da autoridade parental;
-Dificultar o contato da criança ou do adolescente com o genitor;
-Dificultar o exercício do direito regulamentado à convivência familiar;
-Omitir deliberadamente ao genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou o adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço;
-Apresentar falsa denúncia contra o genitor, contra familiares deste ou contra os avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou o adolescente;
-Mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando dificultar a convivência da criança ou do adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com os avós.
10 DOMINGO, 9 de julho de 2023
>> Aula Inaugural do V Curso de Operadores de Sistemas de Aeronaves não Tripuláveis acontece na terça-feira (11), na UFERSA.
Geo RR efe R e N ciame N to
Uma turma de 32 militares representantes de todas as unidades policiais da Região Oeste do Rio Grande do Norte vai participar na próxima terçafeira, 11, da Aula Inaugural do V Curso de Operadores de Sistemas de Aeronaves não Tripuláveis, conhecidas popularmente como “drones”. Além da PM, participam do curso Policiais Federais (PF e PRF), Policiais Civis, Bombeiros e Guardas Municipais.
Presidente da Comissão de Políticas Aeronáuticas da PM, a TC PM, Leyla Macêdo; do diretor do Centro de Engenharias, professor Manuel Quirino e, da reitora da UFERSA,
a professora Ludimilla Oliveira. A realização é da Polícia Militar do RN, em parceria com a UFERSA, por meio de um convênio firmado entre as duas instituições.
O curso conta com a participação dos professores doutores da Universidade, Paulo César Mouras da Silva e Saulo de Tasso Araújo da Silva, ambos do Centro de Engenharias. O professor Paulo Moura ministra o Módulo ‘Mapeamento com veículos aéreos não tripuláveis (drones) e o professor Saulo de Tasso, o Módulo ‘Meteorologia aeronáutica’.
O professor Paulo Moura ratifica a importância do curso uma vez que na Região Oeste do Estado existe apenas um militar habilitado para operar com “drones”. Ainda segundo o professor, a região possui 25 equipamentos que estão parados devido à falta da formação para pilotagem pelos militares.
O curso de Operadores de Sistemas de Aeronaves não Tripuláveis é a primeira parte do convênio firmando entre a UFERSA e a Polícia Militar do RN. Num segundo momento, os professores da Universidade vão dotar as forças policiais para o processamento das imagens de ‘drones’ por Georreferenciamento.
A legislação exige que os operadores de “drones” tenham curso de formação
• 115 g de chocolate ao leite picado
• 4 xícaras de leite integral
• 1 colher de sopa de extrato de baunilha
• ¼ xícara de açúcar, ou a gosto
• 1 colher de sopa de canela em pó
• ½ colher de chá de pimenta em pó
• Uma pitada de chile de arbol ou pimenta-caiena
• ¼ de colher de chá de sal kosher
• ¼ de xícara de rum, ou a gosto
guarnição
• Raspas de chocolate
• Chantilly
• Marshmallows
Na Chocolatera Royal Prestige®, coloque todos os ingredientes, exceto o rum e a guarnição.
Cozinhe em fogo médio, mexendo com um batedor de claras Royal Prestige® até o chocolate derreter.
Coloque o vulcão, aumente o fogo para médio-alto e deixe ferver.
Quando o chocolate transbordar do vulcão, desligue o fogo.
Remova o vulcão e adicione o rum.
Sirva, decore com as guarnições que preferir e divirta-se.
Tempo: 12 minutos
Rendimento: 4 porções
defato com
>> principal no elenco de “Terra e Paixão”, Tatá Werneck retorna às novelas após cinco anos pÁGina 3
>> Bastidores Com trama envolvente, estética requintada e elenco notável, minissérie “Hilda Furacão” celebra 25 anos de exibição
>> inside na próxima temporada de “Reis”, maurício Ribeiro engrossa participação em projetos bíblicos na tevê
Acorda, Carlo!" é a primeira série de animação original brasileira da Netflix assinada pelos criadores de "Irmão do Jorel". A produção acompanha Carlo, um menino de 7 anos que adora diversão, aventura e biscoitos, mais especificamente "goiabitos". Mas, depois de cair em um feitiço que o faz dormir por 22 anos, ele desperta e percebe que tudo está diferente, inclusive os seus melhores amigos, que agora são adultos sérios. No entanto, com sua positividade, espírito livre e total desconhecimento dos instintos básicos da vida, Carlo vai inspirá-los a recuperar a diversão e serem tão livres quanto ele. "Acorda, Carlo!" aborda de maneira irreverente a importância da amizade, da imaginação e da liberdade de sermos nós mesmos. A série tem 13 episódios, é dirigida por Juliano Enrico e produzida pela Copa Studio, com Zé Brandão na produção e Vivian Amadio como produtora executiva. Os episódios contam com direção de voz de Melissa Garcia e produção musical de Zé Ruivo.
(Star+, Seg, dia 10)
O Star+ estreia "A Superfantástica História do Balão", nova série documental produzida pelo Star Original Productions. Depois de mais de uma década, Simony, Tob, Mike e Jair Oliveira, voltam a se reunir para relembrar suas infâncias como membros do Balão Mágico, em uma viagem pelos altos e baixos do show business dos anos 1980 no Brasil. Da origem familiar à explosão da banda, eles recordam os ginásios lotados, os discos emblemáticos, e como a responsabilidade e o nível de fama alcançados pelo grupo começaram a afetá-los, deixando traumas até os dias de hoje. Com imagens de arquivo inéditas, a série conta com entrevistas exclusivas de Lázaro Ramos, Fábio Jr., Raul Gil, Rita Cadillac, Gretchen, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Luciana Mello, Simoninha, Pedro Camargo Mariano, Ticiane Pinheiro, entre outras personalidades. Com direção geral de Tatiana Issa, que divide showrunning com Guto Barra, a série é realizada pela Intro Pictures e Producing Partners. O roteiro é de Fernando Ceylão e Beatriz Monteiro.
(diSney+,
Da Marvel Studios e do aclamado diretor David Gelb, "Stan Lee" é o documentário oficial sobre "O Cara", e sua jornada para se tornar uma das pessoas mais influentes no mundo dos quadrinhos e na cultura pop. Acompanhando sua vida desde sua criação desafiadora como Stanley Lieber ao surgimento meteórico da Marvel Comics, a nova produção conta a história de Stan com suas próprias palavras. Usando apenas material de arquivo - de vídeos caseiros pessoais, entrevistas e gravações de áudio - o documentário examina a história de origem e o que emergiu dela:
um universo de histórias de longo alcance com personagens tridimensionais que se conectaram com pessoas de todo o mundo. Dessa forma, "Stan Lee" é uma história de quadrinhos e paixão, assim como o retrato íntimo de um homem, sua filosofia e sua impressão eternizada.
(HBO Max, qua, dia 12)
A HBO Max lança a minissérie "Círculo Fechado", produção Max Original que estreia com dois episódios na plataforma. Do diretor Steven Soderbergh e do escritor Ed Solomon, a série de seis episódios continuará com dois episódios semanais até o seu final. O enredo aborda a história da investigação de um sequestro fracassado, que revela segredos de longa data que conectam vários personagens e culturas na cidade de Nova Iorque. Zazie Beetz, Claire Danes, Jim Gaffigan, Jharrel Jerome, Timothy Olyphant, CCH Pounder, Phaldut Sharma, Adia, Sheyi Cole, Gerald Jones, Suzanne Savoy, Ethan Stoddard, Lucian Zanes e Dennis Quaid fazem parte do elenco.
(HBO Max, qui, dia 13)
Estreia na HBO Max a série documental "Massacre na Escola - A Tragédia das Meninas de Realengo", uma coprodução da Giros Filmes e Warner Bros. Discovery, dirigida por Bianca Lenti. Com quatro episódios, a série acompanha o antes e o depois das vítimas e seus familiares e se aprofunda no universo dos grupos de ódio nas redes sociais, onde são compartilhados discursos extremistas, sobretudo de misoginia. Quinta-feira, 7 de abril de 2011, 8h30 da manhã. A Escola Municipal Tasso de Silveira comemora os 40 anos de funcionamento. Um exaluno entra com duas armas escondidas, se apresenta como palestrante e pela primeira vez no Brasil ocorre um massacre em uma instituição de ensino. Em cerca de 15 minutos, foram mais de 30 disparos, 24 estudantes baleados e 12 mortos, dentre eles, 10 meninas.
Tatá Werneck tinha planos bem-estruturados para seu futuro na tevê. E, nos últimos anos, ela vinha bastante segura em sua meta de se dedicar à sua porção apresentadora à frente do bem-sucedido “Lady Night”, do Multishow. Uma ligação de Walcyr Carrasco, no entanto, mudou drasticamente a rota profissional da atriz. Na chamada, o autor convidou Tatá para retornar aos folhetins após cinco anos de folga do formato dramatúrgico. “Estava seguindo um outro caminho na carreira, de focar no meu programa, o ‘Lady Night’. Até que o Walcyr me convidou para esse trabalho. Além da profunda gratidão por ele ter mudado a minha vida, sou uma grande fã do trabalho dele. Uma admiradora mesmo, ele é surpreendente. Estou sem atuar há quatro anos ou até mais. E estou ao lado de ídolos da tevê. Será um ciclo de muito aprendizado e diversão”, valoriza Tatá, que vive a divertida Anely em “Terra e Paixão”.
Na produção do horário nobre, Anely é irmã de Lucinda, papel de Débora Falabella, e ajuda a cuidar da pousada de Andrade, papel de Ângelo Antônio. Quando sozinha, no computador, ela entra em um site adulto para fazer strip-teases. É onde realmente ganha dinheiro e tem clientes de todo o país. Seu namorado, Odilon, de Jonathan Azevedo, não desconfia. “Ela entrou nesse site para ganhar dinheiro e gostou. Mas não fala para ninguém com medo dos julgamentos”, explica.
gredo assim. Pego um Uber e conto minha vida toda (risos).
P – Como foi sua preparação para mergulhar em um universo digital relativamente novo?
R – Eu cheguei a pensar em criar um perfil falso para entrar nessas lives. Mas fiquei com medo de me sentir dando um golpezinho. Aquelas pessoas estão ali se expondo de verdade. Não seria o meu caso. Iria ficar desconfortável de ver essas pessoas mostrando a intimidade delas sem eu estar me expondo também. Conversei com muita gente e foi uma pesquisa interessante.
P – De que forma isso funcionou?
P – Nos últimos anos, você esteve bastante voltada para as temporadas do “Lady Night”, que vai ao ar no Multishow. Após cinco anos de folga das novelas, como está sendo esse retorno aos folhetins?
R – Estava seguindo um outro caminho na carreira, de focar no meu programa, o “Lady Night”. Então, estava há cinco anos meio que fazendo meus horários. O programa também era bastante puxado, mas eu estava à frente da minha rotina. Eu estava um pouco destreinada para esse ritmo de novela, mas estou me acostumando. Novela tem realmente um ritmo muito intenso. Tem muita demanda, não dá para conciliar com outro projeto. Eu sabia que só o Walcyr poderá me fazer voltar às novelas.
P – Por quê?
R – Ele mudou a minha vida. Tenho muita gratidão por ele. Ele me deu a minha primeira chance em uma novela. Quando
o Walcyr me ligou, eu não tinha como recusar. Ele é muito maravilhoso, pode fazer novela em qualquer horário. Aprendi muito com ele. Sou uma grande fã do trabalho dele. Uma admiradora mesmo, ele é surpreendente. Estou sem atuar há quatro anos ou até mais. E estou ao lado de ídolos da tevê. Será um ciclo de muito aprendizado e diversão.
P – Na história, a Anely produz conteúdo para um site adulto. Como é a abordagem dessa temática no enredo das nove?
R – Tudo é muito bem tratado. A Anely tem medo de perder o amor da irmã, que vem de uma família mais conservadora . Tem medo de perder o namorado que ela ama. Então, para não perder esses amores, ela finge ser alguém que ela não é. Ela entrou nesse site para ganhar dinheiro e gostou. Mas não fala para ninguém com medo dos julgamentos. Não sei se eu conseguiria guardar tanto se-
R - Então, eu conversei com algumas pessoas desse meio mesmo. Tem muita gente que entra nesses sites para conversar, criar um laço, pegar algum conselho, ser escutado... Tem de tudo e é interessante ver os motivos de cada um. As motivações são inúmeras e todas legítimas.
P – Na novela, você aparece em algumas cenas com roupa íntima. Como tem sido gravar essas sequências?
R – Eu acho que todos os meus ângulos são ruins (risos). Só tenho um ângulo bom. Eu não tenho problemas com as cenas. Topo fazer tudo. Mas intensifiquei na malhação para realizar algumas sequências.
P – Como assim?
R – Eu era muito sedentária. Quando engravidei, me senti muito frágil. Não conseguia andar por conta da barriga. Então, comecei a andar e correr. Para a novela, eu busquei intensificar a malhação por conta do meu pudor. Poder mostrar uma coisa ou outra de forma mais livre. Sem qualquer pudor ou receio.
>> principal no elenco de “Terra e Paixão”, Tatá Werneck retorna às novelas após cinco anos
Para onde olha, Ana Flávia Cavalcanti tem a chance de curtir um trabalho novo nas mais diversas plataformas. Atualmente, ela aproveita sua passagem pelos streamings com as séries originais “Santo Maldito” e “Os Outros”, que estão disponíveis, respectivamente, no Star+ e no Globoplay. A atriz também bate ponto no enredo de “Vai na Fé”, em que interpreta a procuradora Valéria. E, no final do mês de junho, estrelou o especial “Falas do Orgulho”, que marcou a semana em celebração ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+. “É interessante assistir a esses trabalhos e ver as diferentes composições para dar vida a pessoas em momentos específicos de suas trajetórias de vida. Eu acho importante os atores se verem, se assistirem. Se ver contribui para o aprimoramento da performance e também é uma delícia maratonar uma série, né gente? Eu gosto muito de ver os créditos, de ler meu nome. Esse momento é especial pra mim”, vibra.
Em “Vai na Fé”, Valéria chegou ao enredo das sete para estremecer a relação entre Ben e Sol, interpretados por Samuel de Assis e Sheron Menezzes. A bela procurada acaba se envolvendo com o advogado, deixando Sol enciumada com a aproximação dos dois. “Chegar depois dá um nervosinho. Todo mundo está tão entrosado, mas, no meu caso, foi super gostoso. Todos me
receberam muito bem. E novela é correria, são muitos itens por dia, é uma excelente escola de atuação. Estou bem feliz”, explica.
Se em “Vai na Fé” Ana Flávia se deparou com uma história leve, solar e romântica, a atriz encontrou um universo bem diferente em “Os Outros”. Na trama de Lucas Paraízo, ela interpreta Sandra, uma das moradoras do conturbado condomínio Barra Diamond. Pessoa prática e bem resolvida, a personagem também é bastante desconfiada. Sandra é uma vizinha que se relaciona bem com todos, mas não poupa suas opiniões nas reuniões de condomínio. “A Sandra, como
os outros moradores, encara uma escalada de tensão e horror causada pela falta de comunicação que tanto nos assola. É uma série que nos faz pensar que o respeito às diferenças é fundamental para construir uma sociedade, um microcosmo saudável. Uma ótima reflexão para os tempos atuais”, valoriza.
Vivendo uma fase bastante próspera no audiovisual, Ana Flávia celebra não só a oportunidade de estar em várias frentes diante do vídeo, mas também levantar discussões sociais e contemporâneas importantes. O especial “Falas do Orgulho”, que nasceu ainda no período de isolamento social
em virtude da pandemia de Covid, chegou à tevê com o intuito inflar o debate sobre as pautas femininas. “Queríamos que a pauta feminina fosse central. Estivemos juntas inicialmente Patrícia Pillar, Mariana Lima, Luísa Lima (diretora) e eu. Em seguida, chegaram Renata Martins, Grâce Passo, Jaqueline Souza e idealizaram o projeto de série antológica com cinco episódios. Tenho um carinho especial por esse projeto justamente pela maneira que ele nasceu, com desejo e afinco forte de nossas partes em criar histórias em que pudéssemos pautar as diversas camadas do feminismo no Brasil”, aponta.
Asaída de Fátima Bernardes do “Encontro”, no ano passado, fez a Globo apostar na diversidade ao escalar Patrícia Poeta e Manoel Soares como apresentadores da produção. Desde as primeiras edições do novo formato, no entanto, o título do programa foi firmado apenas como “Encontro com Patrícia Poeta”, enquanto Soares era deixado em segundo plano. Nas transmissões, ficava nítida a falta de sintonia entre Poeta e Soares. Além disso, diversos erros técnicos só evidenciavam ainda mais o fraco entrosamento. Na teoria, a presença do jornalista e ativista no estúdio fluiria tal qual suas participações nos tempos em que a titular era Bernardes, avaliando e comentando as pautas do dia, sem grandes problemas. Porém, na prática, ao lado de Poeta, o esquema não funcionou. Com a
apresentadora parecia não se interessar pela opinião ou simplesmente ignorava o parceiro ao longo do programa. O clima pesou, gerou discussões nas redes sociais e muitos cliques para os sites mais sensacionalistas. Como fechamento, ao longo da primeira semana de julho, a Globo anunciou a rescisão do contrato e a saída do jornalista do programa, exatamente no momento que Patrícia Poeta saía de férias. Ou seja: a ideia foi não permitir que Soares assumisse o posto de apresentador principal.
Essa reviravolta na vida profissional de Soares aconteceu cerca de três meses depois que ganhou o status que sempre almejou dentro do Grupo Globo. Além da presença no programa diário, ele foi escolhido para substituir Fábio Porchat na condução do “Papo de Segunda”, do GNT. Na tevê
paga, rumores também davam conta de uma possível rusga entre ele e João Vicente de Castro, tanto nos debates exibidos quanto nos bastidores. O fim do contrato na tevê aberta se estendeu ao GNT, onde Soares acabou sendo substituído pelo próprio João Vicente. Classificar Soares como um profissional problemático seria o caminho mais fácil, mas o fato é que, com seu histórico de vida e trajetória profissional, ficaria difícil seguir a mesma toada superficial que vem marcando ambos os programas. Ao fazer contrapontos importantes ou que pudessem ir na contramão do senso comum, Soares rapidamente migrou do posto de menino dos olhos para o de persona non grata.
Experiente com as câmeras e boa de merchandising, a transição de Poeta do jornalismo
para o entretenimento expressava seu desejo de mudança. O programa solo, porém, não veio tão rápido. Por um bom tempo, ela ficou marcando passo no “É de Casa”, aguardando um bom projeto. Agora, Soares fora do jogo, Poeta, enfim, herda o programa de Fátima Bernardes com autonomia. Mesmo que sua visão já estivesse marcada no “Encontro”, ao adotar nesse último ano um tom mais melodramático. É bem possível que a abordagem dos temas do programa fique mais empobrecida sem a mediação de alguém que proponha pontos-de-vista diversos, como fazia Soares. Procurado por outras emissoras, em especial a Record, Soares ainda faz mistério sobre seus próximos passos profissionais. Enquanto isso, a Globo e GNT perde um pouco de diversidade em suas grades.
ponto de vista
Entre polêmicas e falta de sintonia, saída de manoel Soares afeta o conteúdo do “Encontro com Patrícia Poeta” e do “Papo de Segunda”
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Segunda – Felipe planeja cumprir seu acordo com gilda durante o passeio romântico com Lucília. Cândida comemora a decisão de gaspar de suceder Anselmo na prefeitura. Todos se preparam para a inauguração do cinema da cidade. ivan se oferece para fotografar o evento com Turíbio. Camilo, Violeta, Lili e Bem-Te-Vi chegam para a inauguração. Lili despreza ivan. ione sonha acordada com Bem-Te-Vi. orlando se sensibiliza ao conversar com Lucília.
Terça – marê agradece a todos que contribuíram para a arrecadação de fundos para a maternidade. Lucília sente medo durante o passeio com Felipe. Todos vibram com o sucesso do cinema e do restaurante de Verônica. gaspar insinua que o namoro de Érico e Verônica não é real e Anselmo desconfia. Dom Vitório chega à irmandade. Érico pede Verônica em casamento. orlando se preocupa com o sumiço de Lucília. Felipe afirma a gilda que cumpriu o combinado.
Quarta – orlando se desespera ao saber morte de Lucília e marê o conforta. Albuquerque confronta gilda sobre Felipe e Lucília. Ademar incomoda com o mal-entendido entre ione Bem-Te-Vi. Todos ficam horrorizados ao descobrir que Lucília está morta. Turíbio contrata ivan como fotógrafo da gazeta. gaspar desconfia morte de Lucília. Frei Leão pede que Albuquerque reconsidere seu tratamento com Tobias. Darlene pede para gaspar se afastar.
Segunda – Ben e Sol ficam juntos. Eduardo conversa com Hugo sobre Jenifer. Theo sonha com Lumiar. Fábio e Dora reparam no entrosamento entre Lui e Lumiar. Ricardo questiona orfeu sobre o paradeiro de Vanessa. Vitinho descobre a verdadeira identidade de Stuart. Duda e seus amigos enfrentam o falso ator e ligam para Sol, que se desespera. Stuart intimida as crianças e foge com a pintura. Jenifer, Hugo, Eduardo, Bruna, Kate e Jairo chegam à casa de Sol.
Segunda – incentivada por Caio e Jonatas, Aline decide seguir em frente e pede aos amigos para ajudá-la a limpar a terra. Antônio repreende irene ao saber que foi a esposa quem provocou o incêndio na plantação de Aline. Aline estranha quando Caio diz que tem que pensar no que Daniel lhe deixou como responsabilidade. irene ameaça demitir Angelina. odilon flagra Luigi no quarto de Anely. marino informa a Aline que ela deve ter um dinheiro do seguro a receber. Berenice encontra Antônio.
Segunda – Romeu diz a Julieta que está de castigo. Ellen, ian e nath acampam na estufa de Clara e Trufa aparece para ficar com as crianças. Victor visita o Boulevard e afirma a si mesmo que combina com o Lado Torre. Alex vai até a casa de Lívia e entrega um presente de agradecimento do pai para Telma, por ter recebido os filhos na casa dela outro dia. Karen pergunta para Alex se ele suspeita quem é o dedo-duro que se comunicou com a família monteiro e ele aposta em Téo. Pedalzera invade a estufa, onde Ellen, ian e nath acampam e tentam aprontar com o trio.
Terça – Stuart é preso ao sair da mansão e Wilma finge ser sua refém. Ricardo marca de se encontrar com Vanessa. Simas reclama de ter sido chamado como testemunha. Ricardo filma sua conversa com Vanessa. Theo invade a casa de Lumiar. Sol é convidada para cantar em um show importante e Kate fica animada. Jenifer pede a Rafa para fotografar sua mãe. Sol e Clara se aproximam. Jenifer evita Eduardo na frente de Hugo.
Terça – Caio diz a graça que sente que tem uma obrigação com Daniel. irene pede a Luigi para não desistir de Petra. Andrade diz a Lucinda que não gosta da maneira como marino olha para ela. Lucinda desabafa com Anely sobre Andrade. irene coloca sal no bule de café para prejudicar Angelina. Rodrigo explica a Aline que ela pode não receber a indenização. Jonatas termina seu namoro com nina. gentil recebe uma carta misteriosa. Luigi pergunta a Kelvin se ele está dando remédio para Petra. Jonatas pede uma chance a Aline.
Terça – Ellen e ian se divertem com brincadeiras de imaginação, fato que incomoda nath. o carrinho de pipoca de Bassânio é roubado. Vera pergunta para Romeu se a garota que ele gosta é a Julieta. Bassânio entra no monter mercado contando para Pórcia sobre o sumiço do seu carrinho. Pedalzera acusa Ellen, ian e nath por furto. mariana e Vera se esbarram e discutem. Bernardo e Daniel separam a briga das esposas. Sem acreditar, Ellen repara que a bandeira da gangue Pedalzera está em sua mochila. Téo recebe uma chuteira de presente.
Quarta – Clara é repreendida pelo Juiz e, ao sair da sala de audiência, presta declarações para blog de Érika. Lumiar se surpreende com o comportamento hostil de Dora. Ricardo interroga Vanessa e mostra o vídeo que fez para comprometer as declarações da moça. Dora é agressiva com Fábio e Lui. o médico de Dora sugere que Lumiar procure ajuda psicológica. Dona neide destrói a reputação de Sol na audiência. Chega hora de Theo prestar seu depoimento.
Quarta – Aline diz a Jonatas que o tem como amigo. Kelvin conta a Luigi que Antônio tem visitado Berenice. Ademir reage quando Flor avisa que comprovará que ele é pai de Rosa. Aline sugere Caio que consulte Enzo para descobrir quem está tentando manipulá-lo com as mensagens de Daniel. nina aceita ser gerente da pousada de Lucinda. Caio confronta Enzo. irene interna Petra em uma clínica. Um homem desconhecido examina as terras de Aline. Antônio diz a Caio que acha que é sua obrigação cuidar do filho de Daniel.
Quarta – Téo lê o bilhete que veio junto com chuteira: é uma mensagem de Romeu, pedindo desculpas em nome do Lado Torre. mariana pergunta para Julieta se ela gosta de Romeu, mas menina diz que gosta de outro menino. Victor ajuda a mãe na estufa, mas faz tudo errado. Telma confessa para Daniel que sente falta da figura paterna na criação das filhas e que pensou nele para fazer esse papel. Leandro declara a Romeu que ele nunca vai treinar com Hélio. Romeu responde ao avô que conviveu com os Campos e que são ótimas pessoas.
não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
da Albuquerque se ione e descoivan da Albuquerque Darlene
sair para o cominterroga comproagressiva que neide Chega a
Quinta – gilda pensa em como fazer marê descobrir que orlando é filho de Virgílio. marcelino pede para ser adotado por marê e orlando após o casamento dos dois. Frei João aconselha orlando a contar a verdade sobre suas origens para marê. Justino e Popó chegam para estudar com Tânia, Celeste e Leonor. Ademar se recusa a dormir com ione. Júlio confessa a Érico que desconfia de que a morte de Lucília tenha sido encomendada. Darlene se surpreende ao pensar em gaspar.
Quinta – Érika faz fotos de Theo com Ricardo ao final da audiência. Jenifer é hostil com Fabrício. Helena procura Clara. Jenifer enfrenta Theo. Clara teme uma represália do ex-marido. Theo e Érika ficam juntos. A participação de Sol no show importante é cancelada. Sol combina com Ben de anunciar o casamento deles depois da aula-show. Theo oferece dinheiro para Érika, que fica furiosa. Vitinho exige a retirada de Érika do filme de Lucas. Eduardo flagra Jenifer e Hugo abraçados.
Quinta – Ramiro ataca Aline, que é salva por Caio. Jonatas comenta com Caio que a seguradora não pagará a indenização para Aline porque o incêndio foi criminoso. Aline conta a Caio que Ramiro tentou matá-la. irene provoca Angelina. nina flagra Luigi com Anely. Aline diz a Caio que os dois nunca seriam felizes juntos por causa da morte de Daniel. Antônio se nega a atender ao pedido de irene para demitir Angelina. Ramiro confirma para irene que Antônio está se encontrando com Berenice. Franco se declara para Yandara.
Sexta – marê e orlando trocam acusações envolvendo a memória de suas famílias. marcelino desperta com um mau pressentimento. Padre Donato sofre com a possibilidade de marcelino ser adotado e Frei Severo o acolhe. Érico se culpa por ter cedido à chantagem de gilda e prejudicado marê no passado. marê se afasta de orlando e ambos ficam inconsoláveis com a briga. gilda procura orlando.
Sexta – Theo e Érika se divertem com o desespero de Sol. Kate tem uma ideia para ajudar Sol a dispersar os haters. Lucas termina a edição do roteiro do filme. Dora se recusa a se afastar das gravações do filme. Ben pede Sol em casamento diante de toda a família. Érika pensa em como ajudar Theo a acabar com a felicidade de Sol. Todos se emocionam com Dora. Kate acredita que Theo continua perseguindo Sol. Dora cobra seu show para Lui.
Sexta – Caio deixa claro para graça que vai casar com ela por Daniel. Lucinda elogia nina para Jonatas. Berenice leva um susto ao ver um animal peçonhento no armário e vai atrás do responsável. nina não aceita reatar com Jonatas. marino prende Andrade ao flagrá-lo com Lucinda. Kelvin conta a Berenice que foi irene quem mandou Ramiro colocar a cascavel no quarto da patroa. Aline confessa a Jussara que gostou de ficar com Caio. Caio pede a Luigi que o ensine como se portar e ter boas maneiras.
Sábado – Lui e Lumiar comemoram a resposta de Lulu Santos. Clara estranha o comportamento de Rafa. Wilma e Fábio preparam o espetáculo para Dora. Fábio atrapalha o clima entre Lui e Lumiar. Rafa tem um pesadelo. Wilma reclama da presença de Lulu Santos no show. Kate descreve para Rafa o plano que tem contra Theo. Lumiar convida Ben e guiga para o show de Dora. Jenifer estranha o tratamento que Rafa dá para Theo.
Sábado – gilda percebe o clima hostil entre marê e orlando e deduz que seu plano foi um sucesso. Ítalo anuncia que todo o conselho do hospital se uniu a marê para a construção da ala da maternidade. Érico desconfia da felicidade de gilda. gilda pensa em uma nova chance de conseguir a guarda de marcelino e sonda com Popó sobre a história de Rosa, suposta mãe do menino. marê revela a Frei João que romperá o relacionamento com orlando e marcelino a questiona sobre sua adoção. como visique sugere a está DaLucinem examina que
Sábado – irene e Berenice trocam ofensas. Antônio garante a Silvério e Vinícius, geólogo, que removerá Aline de suas terras. Jussara decide colocar sua casa à venda para ajudar Aline a pagar as dívidas. médico orienta Luigi quanto ao retorno de Petra para casa. Franco não estende o prazo para Aline pagar a segunda parcela da dívida. Jonatas se oferece para ajudar Aline. Aline coloca a casa de Jussara à venda. marino se recusa a sair da pousada, apesar de Andrade ter pedido para ele se retirar.
com a pedindo permas a Victor Telma figura nele Romeu resque
Quinta – Téo agradece Romeu pela chuteira, mas diz isso não muda a relação entre eles. Karen mente e fala para Julieta que Romeu está falando com ela normalmente. Julieta se incomoda com a aproximação de Patrick, fala que ele é chato e pede ao amigo parar de ficar insistindo em uma relação. Téo e Lívia sentem cheiro de queimado e descobrem que a fumaça está vindo do apartamento de Alex e ian. Jogando xadrez com Romeu, Leandro diz que se esforça para corrigir erros do passado e que não foi um pai presente quando Bernardo era criança.
Sexta – Téo e Lívia salvam ian. Fausto apaga o fogo. Alex chega preocupado. ian conta a Alex que está salvo graças aos super-heróis Lívia e Téo e Alex agradece os rivais. Chilique, muke e Fê Dengosa acham o carrinho de pipoca de Bassânio na estufa de Clara e resolvem pegar. Romeu vê a Julieta passando na rua e tenta chamá-la, mas Vera pergunta para quem Romeu está acenando. A gangue Pedalzera modifica o carrinho do Bassânio, que tira satisfação com as crianças. mauro diz a Telma que anda muito ocupado e agradece por ela sempre ajudar os filhos.
e nas redes sociais. De certa forma, novas gerações vão me conhecendo e isso faz diferença. Convivo bem com esses personagens e olho para trás com muito carinho.
P - O que você acredita ser o segredo do sucesso de “Mulheres de Areia”?
Otempo de vivência com a tevê é motivo de orgulho para Guilherme Fontes. Além de uma conexão natural com público e a gama de personagens icônicos, Fontes acredita que é por conta dessa entrega que ele tem a possibilidade de se ver no vídeo em títulos tão diferentes como “Os Outros”, atual hit da plataforma Globoplay, onde vive Jorge, empreiteiro acusado de corrupção, e “Mulheres de Areia”, que acaba de estrear na faixa vespertina da Globo, onde interpreta o galã Marcos. Separadas por exatos 30 anos, as produções exibem as expressões de um ator feliz com o passado, mas ainda curioso pelo futuro. “É lindo ver o carinho do público com os trabalhos antigos. Ao mesmo tempo, também é empolgante estar em um projeto vitorioso no streaming, que consegue mostrar minha atuação para uma nova audiência”, avalia.
Natural de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, Fontes tinha 18 anos quando estreou na tevê, na primeira versão de “Ti-Ti-Ti”, de 1985. Galã em ascensão, se destacou em produções como “Bebê a Bordo” e “Desejo”, e caiu nos braços do público ao protagonizar “Mulheres de Areia”, em 1993, e ser o grande vilão de “A Viagem”, no ano seguinte. “O público não cansa do que é bom. Foram novelas que real-
mente marcaram época. Em 2024, é a vez de ‘A Viagem’ completar 30 anos. Estou curioso para saber como será a comemoração”, ressalta.
P - “Os Outros” já é a série mais vista da história do Globoplay e deve ganhar a tevê aberta em breve. Como avalia sua participação na produção?
R - Foi uma experiência incrível. Minha paixão pela série começou pelo título. A gente tem de acabar com a mania de achar que os problemas são os outros. Nós somos os outros. Individualmente, criamos a maioria das intolerâncias e dificuldades que temos no dia a dia. E a síntese disso tudo é a nossa vida nos prédios, condomínios, bairros e ruas. Os pro-
blemas emocionais e pessoais começam muito mais perto do que imaginamos e acho que foi essa abordagem que fisgou o público.
P - O sucesso de “Os Outros” no streaming acontece ao mesmo tempo que “Mulheres de Areia” é reprisada mais uma vez. Como você encara esse momento de exposição?
R - É um movimento não planejado, mas muito interessante e bem-vindo. Não vivo de passado, mas acho muito legal que os grandes trabalhos que fiz ao longo da carreira não param de ser exibidos. “A Viagem” já repetiu cinco vezes e me chamam de Alexandre até hoje. “Mulheres de Areia” está na quarta reprise e já começa a repercutir muito bem nas ruas
R - Acho que é o casamento entre um bom elenco, técnicos incríveis e um grande texto. Um clássico é sempre um clássico e Ivani Ribeiro foi uma das maiores novelistas do país, dona de uma carpintaria de dramaturgia perfeita. Essa versão da novela, de 1993, envelheceu muito bem e, 30 anos depois, continua a envolver o público.
P - Consegue eleger alguma lembrança favorita das gravações da trama?
R - É tão difícil. Era uma novela de muitas cenas externas, com sequências belíssimas e onde tive o prazer de contracenar com intérpretes de primeira. Essa junção de fatores fez de “Mulheres de Areia” um trabalho muito vitorioso também nos bastidores. As cenas com a Gloria (Pires) eram muito divertidas por conta do tom um tanto cego do meu personagem, que ficava sempre confuso entre as gêmeas Ruth e Raquel (risos).
P - Hoje em dia, o Marcos seria facilmente chamado de “emocionado”, não é?
R - Com certeza. Meu personagem é um grande romântico. E era facilmente enganado e iludido (risos). Ainda que as gêmeas sejam parecidas, tem sempre a coisa do cheiro, do jeito. E, nesse caso, Ruth e Raquel são 100% diferentes. Mas ele, no começo, nem se dava conta. Era muito engraçado.
cinco perGU ntas: guilherme Fontes renova relação com o vídeo a partir do sucesso de “os outros” e da reprise de “mulheres de Areia”
Em “Amor Perfeito”, a personagem de Bárbara Sut, Sônia, vê no relacionamento com Júlio, papel de Daniel Rangel, a chance de um futuro feliz, em uma relação na qual seja valorizada e amada. Pudera, afinal, a moça já sofreu bastante com o caso que manteve com o covarde Ademar, vivido por Gustavo Arthidoro na novela das 18h da Globo. Na trama, Sônia chegou a engravidar dele, mas o bebê não sobreviveu quando veio à luz. Para arrebatar a torcida do público pelo casal, a atriz conta com um trunfo: ela e Daniel já se conheciam, porque atuaram juntos em “Salve-se Quem Pude r”, no núcleo dos ginastas. “Foi um reencontro muito feliz. Está sendo prazeroso construir essa relação de cumplicidade e troca com ele. Daniel é um amigo querido nos bastidores e um ator muito disciplinado e talentoso em cena”, derrete-se.
Não faz muito tempo, Júlio descobriu o segredo que Sônia guardava a respeito do caso que teve com Ademar. De início, o advogado se mostrou magoado com a falta de confiança da noiva, que preferiu esconder dele tudo que sofreu por causa da omissão do dono da Casa Minhota, a principal mercearia da cidade fictícia de
Águas de São Jacinto. Esse, aliás, foi um momento marcante para Bárbara. “Foi minha primeira cena de emoção da novela em ritmo de estúdio, porque as outras tinham sido gravadas na cidade cenográfica ou em externas, que acabam tendo outra dinâmica”, lembra ela, que estudou a sequência com o próprio Daniel Rangel e também com a preparadora de elenco Ana Kfouri.
Nas redes sociais, é grande o número de pessoas na torcida pelo final feliz do casal. Mas um fator pode prejudicar essa trajetória: nos próximos capítulos, Marê, interpretada por Camila Queiroz e por quem Júlio sempre nutriu um amor genuíno, desde a adolescência, romperá com Orlando, o mocinho defendido por Diogo Almeida. Um acontecimento que deixa Sônia com a pulga atrás da orelha. “Saber mais sobre o passado da Sônia pode afastar o Júlio, se ele não conseguir lidar com isso, mas pode aproximá-
lo, agora que esses segredos não estão mais entre eles”, avalia Bárbara. Pelo menos a vontade dela parece ser para que a dupla fortaleça cada vez mais os vínculos. “Espero que Júlio tenha empatia e dê amparo para Sônia, até para que ela não fique tão refém do Ademar”, entrega.
Nome completo: Bárbara Ribeiro de Brito.
Nascimento: 31 de maio de 1996, Rio de Janeiro.
Atuação inesquecível: “Romeu e Julieta”, musical ao som de Marisa Monte.
Interpretação memorável: Michel Melamed como Bentinho em “Capitu”, minissérie baseada no romance “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, escrita por Euclydes Marinho e dirigida por Luiz Fernando Carvalho.
Momento marcante na carreira: “Quando consegui produzir e lançar meu CD, “Calor”, de forma totalmente independente”.
O que falta na televisão: “Tempo”.
O que sobra na televisão: “Boas ideias e talento”.
Com quem gostaria de contracenar: Camila Pitanga.
Se não fosse atriz, seria: “Diplomata ou psicanalista”.
Ator: Julio Andrade.
Atriz: Adriana Esteves.
Novela: “Verdades Secretas”, escrita por Walcyr Carrasco e exibida originalmente pela Globo em 2015.
Vilão marcante: Norman Bates, interpretado por Anthony Perkins em “Psicose”, filme de Alfred Hitchcock lançado em 1960.
Personagem mais difícil de compor: Alaíde Costa, no espetáculo “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”. “É uma personagem viva, que estava sendo homenageada e que participava da peça conosco”.
Que novela gostaria que fosse reprisada: “Não são novelas, mas eu amaria ver as reprises da primeira temporada de ‘Justiça’ e de ‘Hoje é Dia de Maria’”.
Que papel gostaria de representar: “Sempre o próximo”.
Filme: “Cinema Paradiso”, dirigido por Giuseppe Tornatore e lançado em 1988.
Autor: Clarice Lispector.
Diretor: Ariane Mnouchkine.
Vexame: “O dia em que fui encher o tanque do carro de gasolina e percebi que estava sem sinal no celular e tinha esquecido a carteira”.
Mania: “De comprar livros”.
Medo: “De insetos”.
Projeto: “Montar minha peça, ‘Estilhaço – Um Não Dialogo Perto do Fim’, no teatro”.
Em 1991, ano de lançamento do livro “Hilda Furacão”, de Roberto Drummond, Glória Perez foi chamada para uma reunião com a direção executiva da Globo, de onde saiu com a missão de criar uma adaptação da história para o formato de minissérie. Na mesma época, com a autora envolvida com o texto de “Barriga de Aluguel” e a criação do “Você Decide”, o projeto acabou perdendo força e indo para a geladeira da emissora. Quase no final da década, em 1997, a produção foi retomada. Com Glória desejando fugir um pouco do esquema cansativo das novelas e, à época, em plena sintonia com o diretor Wolf Maya, após o sucesso de “Explode Coração”, começou a trabalhar com total liberdade na minissérie que completa 25 anos de exibição neste mês. “O projeto passou pelas mãos dos principais autores da emissora e não foi para frente. Acabei ficando amiga do Roberto por conta da pesquisa que já tinha realizado. Entendia os anseios do escritor e ele compreendia que a adaptação teria também o meu jeito de criar. Foi tudo muito harmônico e, para completar, Wolf estava em um momento de muita inspiração como diretor”, avalia Glória.
Ambientada na Belo Horizonte dos anos 1950 e 1960, a trama conta a trajetória da filha de uma tradicional família de
classe média-alta que escandalizou a sociedade ao romper com as convenções, fugindo no dia de seu casamento e indo refugiar-se entre as prostitutas, tornando-se a mulher mais desejada da zona boêmia da capital mineira. O papel de Hilda Furacão foi disputado por diversas jovens atrizes em ascensão, mas acabou nas mãos da até então desconhecida Ana Paula Arósio, que chamou a atenção de Wolf a partir de seu trabalho em novelas do SBT. “Ana é uma atriz poderosa, que tem realmente o dom de iluminar a cena. Quando ficou certo que eu ia dirigir, sugeri à Glória e ela também se encantou. Tivemos de fazer uma delicada negociação com o SBT, que a emprestou para ser nossa protagonista”, explica o diretor. Em 2011, após construir uma frutífera e celebrada trajetória, Ana resolveu se afastar da carreira de atriz. Atualmente, vive em uma pequena cidade na Zona Rural da Inglaterra.
Na adaptação para a tevê, Glória criou novas histórias e deu a Roberto Drummond o
posto de narrador da trama, em papel defendido por Danton Mello. O jovem escritor vive em Belo Horizonte com seus amigos de infância: o seminarista Malthus e o galã Aramel, papéis de Rodrigo Santoro e Thiago Lacerda. Os três amigos passam juntos pela experiência de chegar a uma cidade grande, plenos de expectativas, vivenciando as descobertas proporcionadas pela vida na metrópole. “Era um trio com personalidades opostas, mas complementares. E a Hilda mexeu com eles de forma diferente e muito intensa”, explica Lacerda. Criado para ser padre e santo. Malthus acaba se tornando foco do amor da protagonista e, mesmo tentando seguir o caminho da igreja, acaba caindo em tentação.
Com 32 capítulos, muitos foram os destaques do elenco de “Hilda Furacão”, mas dois nomes chamaram a atenção ao defender rivais históricos da noite mineira: Maria Tomba Homem e Cintura Fina, papéis de Rosi Campos e Matheus Nachtergaele. “As cenas eram de
uma loucura maravilhosa. Foi um trabalho que me abriu muitas portas e me fez amar a televisão”, assume Matheus. Iniciadas no primeiro semestre de 1997, as gravações da minissérie passaram pelas cidades mineiras de Tiradentes e Belo Horizonte e utilizaram locações no Rio de Janeiro e em Niterói, tudo para sintetizar o clima das décadas de 1950 e 1960. Nos Estúdios Globo, cenários importantes foram erguidos, como o Maravilhoso Hotel, o Montanhês Dancing Club e mais oito prédios que circundavam a praça principal da capital mineira. Com estética requintada e capricho técnico, é até hoje um dos trabalhos mais celebrados do diretor Wolf Maya. “Acho que tudo nessa minissérie reflete a liberdade com que eu e Glória trabalhamos. A gente pôde escolher o elenco que a gente queria e trabalhamos com os principais técnicos da emissora na época. Gosto muito do resultado e da curiosidade que a história desperta até hoje”, avalia Wolf.
envolvente, estética requintada e elenco notável, minissérie “Hilda Furacão”
>> por caroline BorGes
Celso Zucatelli está com agenda de estreias intensas na próxima semana. O apresentador da Record, que estará à frente da próxima temporada de “Quilos Mortais” no dia 28, também pode ser visto nos cinemas. Ele integra o elenco do filme “Tração”. Na história, ele interpreta o apresentador de tevê Rico Rei, um jornalista polêmico e provocador. “O filme é incrível, ação pura. A gente grava a nossa participação e fica morrendo de curiosidade pra ver como vai ficar no todo. Só posso dizer que superou totalmente as nossas expectativas. Já estou torcendo pela sequência”, vibra o apresentador, que recentemente também esteve no comando do bem-sucedido “Hoje em Dia”.
O programa “Alma de Cozinheira”, do GNT, ganhará uma segunda temporada em setembro. A produção é comandada por Paola Carosella.
A personagem Dona Jô, papel de Catarina Abdalla, terá um novo amor na próxima temporada de “Vai que Cola”, do Multishow. Na história, a dona da pensão viverá um romance com Sid Boiadeiro, interpretado por Diogo Vilela. O humorístico tem estreia prevista para setembro. As gravações estão em andamento.
O apresentador Raul Gil é um dos entrevistados da série documental “A Superfantástica História do Balão”, original Star+. O comunicador fala do sucesso e bastidores da banda. A produção chega ao serviço de “streaming” no próximo dia 12.
O documentário “Cadê o Amarildo?”, produzido pelo Jornalismo da Globo, chega à plataforma do Globoplay. Com estreia marcada para 14 de julho, a produção revela material inédito sobre o caso que mexeu com o Brasil e ganhou repercussão internacional. O desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, após ser detido por policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro,
completa 10 anos. Dirigido por Rafael Norton, a produção traz depoimentos exclusivos de familiares, promotores, autoridades policiais, ativistas e testemunhas que nunca foram ouvidas pela Justiça porque eram dadas como desaparecidas.
O Multishow irá estrear a quarta temporada de “Se Sobreviver, Case”. A produção vai ao ar no próximo dia 24. No “reality show”, quatro casais passam por uma desafiadora prova de resistência física e emocional em um local isolado. Aqueles que conseguirem devem decidir, ao final da temporada, se estão prontos ou não para a vida a dois.
Para celebrar as férias de julho, o Globoplay lançará o filme “Barbie e suas Irmãs em Busca dos Cachorrinhos”. A produção estreia no dia 14 de julho. Na trama, Barbie e suas irmãs embarcam em uma viagem divertidíssima para uma a ilha paradisíaca. Mas, durante uma competição de dança os seus cachorrinhos desaparecem.
Dandara Mariana se envolveu profundamente com o texto de “Encantado’s”. Na produção, a atriz interpreta a doce e romântica Pandora. “Eu acho que ‘Encantado’s’ é sobre identificação, sobre representatividade. ‘Encantado’s’ fala sobre o trabalhador brasileiro, que batalha, que não perde a alegria e o sorriso no rosto. Essa é a nossa característica, isso é o Brasil”, valoriza. Na história, Pandora engata um romance com FlashBlack, papel de Digão Ribeiro. “É uma linda história de amor. A Pandora e o FlashBlack têm um encontro muito bonito de dois personagens que carregam uma ingenuidade. Os dois têm um olhar ingênuo”, afirma.