“Reitora de Bolsonaro” tem título de doutorado cassado pela UFRN
>> Ludimilla Oliveira teria plagiado tese de conclusão da pós-graduação na área de arquitetura e urbanismo. Reitor da UFRN assinou decisão.
Nome de Lula pode herdar ações caras ao governo federal
Se aprovado pelo Senado, advogado pessoal do petista vai herdar 552 processos. PRINCIPAL 4
Esclerose Múltipla: o que é e como diagnosticá-la?
Patologia afeta jovens, principalmente mulheres entre 20 e 40 anos de idade. CONEXÃO SAÚDE/MUILHER 3
sucesso Cardápio de CIANO MAGNTA AMARELO PRETO @defato_rn /jornaldefatorn @jornaldefato
EDIÇÃO
PÁGINAS] OPINIÃO P2 POLÍTICA P3 CÉSAR SANTOS P5 GERAIS/OPINIÃO P6 BRASIL/MUNDO P8 MOSSORÓ/ESTADO P1 A 8 CADERNOS
NESTA
[ 16
MOSOSORÓ 3 ESPORTES 7 E 8 EMPRESÁRIOS BUSCAM AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO DE MOSSORÓ RODADA DO BRASILEIRÃO MARCA DOMINGO DE FUTEBOL NO PAÍS
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 4 DE JUNHO DE 2023 | EDIÇÃO 6.680 – ANO XXIII | R$ 2,50 UFRN Divulgação
5
COLUNA CÉSAR SANTOS
tv mulher NORDESTE , DE CORPO E ALMA! STYLE Celebrante domingo Racismo não é piada. É CRIME! Performance Moda: Projeto visa inserir pequenos negócios do ramo têxtil ao contexto da indústria do Rio Grande do Norte. PRINCIPAL 7
ESPAÇo joRnALISTA MARTInS DE VASConCELoS
TOLSTÓI, O SANTO LOUCO QUE QUERIA SER DEUS
ráveis vindos ao mundo apenas para servi-la de joelhos, humilhados até a morte. A ela pertenciam os 2.225 hectares da fazenda com 6.500 árvores no pomar, o segundo maior da Europa. Dos pais, ganhou de presente uma camponesa – “para sua saúde”, como cinicamente se costumava dizer – e herdou a mansão de Iásnaia Poliana, que tornaria mundialmente famosa, com 32 quartos e 159 criados, onde viveria com a mulher, Sófia, e os treze filhos que tiveram. Tempos em que eram tantos os servos do príncipe Narichkin que quarenta deles formavam uma banda musical de sopro, com a exigência de que cada um tocasse apenas determinada nota...
Tolstói: a biografia (São Paulo : Globo, 2013), recebeu da autora, Rosamund Bartlett, subtítulo menos pretensioso no original em inglês: a russian life. Porque de grandes homens e mulheres jamais se pode escrever “a” biografia, completa, definitiva, irretocável, mas “umas” biografias, obras que se aprofundam ao longo do tempo, com descobertas e revelações de pesquisadores que nunca se dão por satisfeitos. Diga-se logo que o tradutor Renato Marques, como outros para quem o inglês é a língua-fonte, abusa dos sujeitos pronominais, muitas vezes supérfluos em português, indicados que são por desinências verbais ou pelo contexto da frase. Repetições cansativas de que não se dá conta a revisora Lucimara Carvalho, sem olhos também para a distinção entre estadia e estada, proeminente e preeminente, celibato e castidade. Nada, porém, que desanime de ler sobre esse russo à frente do seu tempo – era pacifista, vegetariano, abstêmio, ciclista, defensor dos direitos dos animais – que foi da literatura à política, da educação à religião, para marcar a fogo a história da humanidade no século XIX.
As doze páginas da boa introdução da autora resumem a impressionante vida de Liev Nikoláievitch Tolstói (1828-1910), que aos 27 anos de idade já era celebridade nacional, um dos homens mais famosos e influentes do mundo, “o Homero da Rússia”, “homem verdadeiramente sobre-humano”, “o santo louco” que “queria ser Deus”. Dos 35 aos 41 anos, escreve a mão as mais de cinco mil páginas de Guerra e Paz, monumento literário que faria, sozinho, a grandeza de qualquer povo. Aos 45 anos, começa a primeira das dez versões de Anna Kariênina , manuscrito de 2.500 páginas do romance com uma das mais famosas aberturas em todos os tempos: “Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira.” Poucos escreveram tanto quanto o novelista de A morte de Ivan Ilitch: dois milhões e meio de páginas manuscritas, 629 obras – entre romances, contos, diários, artigos, ensaios, lendas, fábulas –, cuja edição definitiva chega a cem volumes, em que se encontram 8.500 cartas de resposta às mais de 50 mil que recebeu.
Com ascendência dividida entre militares e donos de terras, Tolstói nasceu em família aristocrática (era conde) que desfrutava o poder à custa da fome, da ignorância e da degradação de mise-
Cedo, Tolstói reagiu a se ver entre os privilégios da nobreza e o sofrimento dos pobres desde sempre explorados. Angústia que o levaria a renunciar aos direitos autorais, a distribuir suas terras entre os trabalhadores que a cultivavam e a viver como eles, situação percebida por um visitante que estranhou a incongruência entre os trajes camponeses do escritor e seus modos cavalheirescos de falar e de agir. À beira do fanatismo religioso, arrebanha discípulos como se chefe de uma seita, oposta à santidade de Maria (“apenas uma mulher solteira”) e à essência messiânica de Jesus.
Na Rússia de meados do século XIX, com menos de 6% da população rural alfabetizada, empreendeu verdadeira cruzada em favor da educação, ao abrir escolas para crianças à luz de ideias verdadeiramente revolucionárias para aquele tempo. Propostas avançadas que o põem na galeria de pensadores como Lutero, Montaigne, Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Cristovam Buarque, e poderiam ter a assinatura do escocês Alexander Sutherland, ao adotálas na Escola de Summerhill, em 1921.
Escreveu Tolstói:
Ninguém traz consigo coisa alguma, nem livros nem cadernos. Nenhum aluno é obrigado a fazer dever de casa. Além de virem de mãos vazias, os alunos não são obrigados a decorar lições, sequer a aula do dia anterior. Eles não se atormentam com o pensamento da tarefa por fazer. Trazem apenas a si mesmos, sua natureza receptiva, e a certeza de que hoje a escola será tão alegre quanto ontem [...]. Ninguém jamais é repreendido por se atrasar. Eles se sentam onde querem: bancos, mesas, peitoris das janelas, poltronas. (...) Na minha opinião essa desordem externa é útil e necessária, por mais estranha e inconveniente que possa parecer ao professor. (...) De início essa desordem, ou ordem livre, nos assusta, porque fomos educados de outra maneira e estamos acostumados a algo bem diferente.
A repercussão dessa pedagogia ousada foi grande: saíram, enquanto viveu, 28 edições da sua Nova Cartilha, com tiragens superiores a 100 mil exemplares e mais de um milhão de cópias vendidas, números que ainda hoje raramente se alcançam em um mercado editorial como o brasileiro.
Líder religioso que desafiava corajosamente a Igreja Ortodoxa Russa, escreveu a Crítica da teologia dogmática, com libelos que acabariam por levá-lo à excomunhão em 1901:
Incisivo e sem rodeios, a certa altura Tolstói chama Makari [bispo
metropolita de Novgorod] de rematado mentiroso, deprecia a doutrina da Trindade como “uma mentira vil, criminosa e blasfema” e a expõe ao ridículo ao descrever em suas próprias palavras os mistérios bíblicos (como em “Deus tinha conferências a três com seu filho e com o Espírito Santo”). À medida que o livro avança, o tom de Tolstói fica ainda mais agressivo. Ele não apenas refuta a noção de que Jesus Cristo redimiu toda a humanidade morrendo na cruz, uma vez que desde então as pessoas eram “exatamente as mesmas”, mas vai além e acusa a Igreja de – em algum momento do século III – inventar os sacramentos e a ideia de que Cristo era divino. (...) Termina sua exprobração afirmando com todas as letras que a Igreja Ortodoxa já não desfrutava de autoridade moral alguma nem junto às classes instruídas tampouco aos olhos do populacho da Rússia.
A um só tempo lúcido e visionário, Tolstói era, como se pode ver, pessoa de difícil convivência. Indignada com a indiferença do marido, a renúncia aos direitos autorais e às terras que asseguravam o sustento da família, a mulher Sófia chegou a acusá-lo de manter relações sexuais com o secretário e amigo Tchertkóv. Com crises de depressão e ideias suicidas, frutos certamente do transtorno bipolar, o escritor sentia-se, por sua vez, a única pessoa sã em uma casa de loucos, o que nos lembra Simão Bacamarte no conto “O alienista”, de Machado de Assis.
Foram turbulentas as relações do estado russo com Tolstói, famoso ao ponto de escrever a czares como Alexandre III e Nicolau II para fazer-lhes críticas. Dificuldades que não desapareceram com a revolução de 1917, embora os sete artigos sobre o senhor de Iásnaia Poliana publicados por Vladímir Ulíanov, que entraria para a História como Lênin. De “grande patrono da família bolchevique” Tolstói passou a líder de fanáticos perigosos, que chegaram a ser presos e executados por conta de suas
dIreçÃO geral: César Santos dIretOr de redaçÃO: César Santos gereNte adMINIStratIVa: Ângela Karina deP. de aSSINatUraS: Alvanir Carlos
crenças. Passado meio século da morte do contestador, escreveu Bóris Mazurin: “É impossível imaginar Tolstói como uma figura do governo liderando e organizando o povo por meio dos necessários instrumentos de poder estatal. E é igualmente impossível imaginar que Tolstói permaneceria em silêncio em anos tão terríveis como 1937 e 1938”.
Ao que acrescenta a biógrafa Rosamund Bartlett: “É de fato difícil imaginar Tolstói em silêncio, mas é ainda mais difícil imaginar que teria sobrevivido aos expurgos. O mais provável é que ele simplesmente teria sido fuzilado na primeira oportunidade”.
Leitor de Homero, Shakespeare, Rousseau, Goethe, Stendhal, Schopenhauer, Dickens e Hugo, aprendeu grego em três meses e estudou hebraico com um rabino, que se impressionou por vêlo, depois de poucas aulas, discutir certas passagens do Novo Testamento. Lia Confúcio e Lao-Tsé, e sua pregação pela não violência e pela paz entre as nações influenciou Gandhi. Apreciador da música erudita, tocava bem os trios de piano de Beethoven. Saiu apenas duas vezes da Rússia, quando esteve na França (chamou Paris de “Sodoma e Gomorra”), na Itália, na Alemanha e na Inglaterra. Sequer gostava de Moscou, um “esgoto imundo”.
Com pouco mais de 60 anos, teve publicada a primeira biografia, em alemão. Para Turguêniev, “depois dele, fica um pouco difícil escrever”. Realmente: em simples carta à mulher, Tolstói faz literatura, ao dizer que “a extraordinária beleza da primavera no campo este ano despertaria os mortos”. Gênios contemporâneos, o autor de Guerra e Paz e Dostoiévski nunca se falaram. Estiveram próximos uma única vez, durante palestra em São Petersburgo, mas um amigo em comum, a pedido de Tolstói, não os apresentou, e assim, na bela expressão da biógrafa, “os dois passaram um pelo outro feito navios na noite”.
Em carta a um tradutor inglês, escreveu: “Sinceramente, sem saber se minhas obras serão lidas daqui a cem
anos ou se terão sido esquecidas daqui a cem dias, não desejo descer ao ridículo de tomar parte do quase certo erro de avaliação dos meus amigos”. A quem lhe perguntara sobre o próximo romance, apelou para um versículo do apóstolo Pedro e respondeu que não queria ser como o cão que retorna ao seu vômito. Poucos meses antes de morrer, reconhece em seu diário nunca haver encontrado na vida outro homem com tantos vícios: sensualidade, egoísmo, inveja, rancor e, sobretudo, narcisismo. Deu instruções sobre o próprio funeral: queria ser enterrado no mais humilde dos cemitérios, sem flores, de preferência sem sacerdote e absolutamente sem obituários. Em outubro de 1910, Tolstói abandona a mulher e deixa a casa para viajar de trem ao sul do país. Adoece e desembarca na estação de Astápovo, onde morrerá em 20 de novembro. Seus últimos desejos foram, como não poderia deixar de ser, solenemente ignorados, no primeiro enterro de uma celebridade russa sem culto religioso, acompanhado por uma multidão de cinco mil admiradores:
À frente do caixão, carroças levavam coroas de flores e ramos de abeto, que haviam sido espalhados pelo caminho por estudantes e velhas senhoras. Muita gente notou, com espanto, que naquele dia toda a sociedade russa tinha se unido para prestar suas últimas homenagens a Tolstói – camponeses, aristocratas, intelectuais, operários, jovens e velhos, homens e mulheres –, fato que era absolutamente sem precedentes.
Traduzido por importantes nomes da literatura brasileira, como Rachel de Queiroz, Lúcio Cardoso, Lêdo Ivo e Marques Rebelo, a ficção de Tolstói passou a chegar-nos, mais recentemente, direto do russo, por tradutores com o renome de Tatiana Belinky e Rubens Figueiredo. Há, pois, muitas razões para ler em português um dos maiores escritores do mundo, em todos os tempos, cuja vida e cuja obra vão além dele mesmo para nos permitir conhecer melhor essa grande, contraditória e enigmática Rússia. Sobre o imortal criador de Anna Kariênina, afirma Rosamund Bartlett:
A maior tarefa com que se depara um biógrafo de Tolstói é o desafio de compreender um homem que foi verdadeiramente sobre-humano. E foi uma tarefa a que o próprio Tolstói se lançou desde o momento em que começou a escrever diários (...) Tolstói nunca parou de tentar entender a si mesmo em sua escrita, fosse por meio da esfera pública de seus personagens ficcionais, fosse na esfera semiprivada das anotações em seus diários. (...) Se a tentativa de abarcar e descrever a evolução de sua consciência era um projeto fadado ao fracasso, como tantos sonhos utópicos russos, a própria infinitude da empreitada é, todavia, uma reafirmação da humanidade de Tolstói. (...) Sempre ligado de maneira profunda à sua terra e aos que nela trabalhavam, havia desde o início aquela ânsia bastante russa de unidade, até o ponto em que as fronteiras entre o público e o privado por fim se embaralhavam. Tolstói levou uma vida russa.
domingo, 4 DE junho DE 2023 2 OPINIÃO
o rganização: CLAu DER ARCA njo Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos. www.defato.com E-MAIL: redacao@defato.com TWITTER: @jornaldefato_rn | REDAÇÃo E oFICInAS: SEDE: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEFonES: (084) 99836-5320 (Mossoró) | CoMERCIAL/ASSInATuRAS: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 AS CoLUnAS E mATÉRiAS ASSinAdAS SÃo dE RESPonSABiLidAdE dE SEUS AUToRES FILIADO À Carol Caminha E DM í LS on C AMI nh A Escritor, membro da Academia
edmilson.caminha@gmail.com
de Letras do Brasil
CaFeZinHo CoM CÉsar santos
a na e stela Haddad
“experiência do brasil é pioneira em saúde digital”
Por Paula l aboissière ( Repó Rte R da agência B R asil
A o rganização Pan-Americana de Saúde (o pas) e o Ministério da Saúde iniciaram esta semana, em Washington, nos Estados Unidos, a segunda etapa de um projeto de cooperação técnica envolvendo a recém-criada Secretaria de Informação e Saúde Digital. Encabeçada por Ana Estela Haddad, a pasta é responsável por formular políticas públicas orientadoras para a gestão da saúde digital. Desde janeiro deste ano, a secretaria tem como competência apoiar gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento, no uso e na incorporação de produtos e serviços de tecnologia da in -
Qual a importância desse projeto de cooperação com a opas, que entra na segunda etapa esta semana?
A Opas é um parceiro importante, é o braço para as Américas da Organização Mundial da Saúde, que estabelece uma certa articulação global, com diretrizes e princípios para todos os seus estados-membros.
A gente está fazendo um mergulho em todos os principais produtos e projetos que a Opas tem hoje em andamento que podem ter uma interface com a saúde digital. Tudo isso vai nos dar a oportunidade de ampliar e aproveitar ao máximo o escopo desse termo de cooperação. E essa cooperação é interessante para a gente, mas é interessante também para a Opas. Eles estão nos convidando para nos tornarmos um centro colaborador em saúde digital porque a experiência do Brasil é pioneira na região das Américas. Eles entendem que, juntos, podemos aprender com essa experiência que pode, depois, servir de inspiração e modelo para outros países da região.
Por que construir indicadores para medir a saúde digital dos municípios?
Ana Estela Haddad: Quando a gente fala em construir indicadores, a gente não está falando de indicadores só para saúde digital. Porque o escopo da nossa secretaria é produzir e disseminar informações estratégicas em saúde de caráter geral e, certamente, isso começa pelas políticas prioritárias do ministério, como a atenção primária, a atenção especializada, a saúde da mulher, a saúde
indígena, a vigilância. São áreas que a gente trabalha em parceria com as secretarias do ministério, estabelecendo quais indicadores de monitoramento dessas políticas a gente vai acompanhar.
Qual o papel da nova secretaria no atual contexto do Brasil?
A secretaria tem dois papéis principais: um papel meio e um papel fim. O papel meio é apoiar os três entes federados – o ministério, mas também estados e municípios e toda a composição do Sistema Único de Saúde – para avançar no processo de transformação digital em geral. Claro que a gente tem situações muito diversas. Há estados mais adiantados, mais atrasados. E há especificidades nesse processo de transformação digital. Cabe a nós estabelecer algumas normas e diretrizes a serem seguidas por todos, aquilo que caracteriza as melhores práticas e oferecer cooperação técnica e recursos para que, de forma compartilhada, a gente possa avançar na transformação digital. Estamos desenvolvendo um projeto para universalizar, por exemplo, a conectividade nas unidades básicas de saúde. são 48 mil unidades e a gente tem um pequeno número, 1,3 mil ou 1,5 mil, que ainda precisa ter conectividade ou melhorar sua conectividade para poder efetivamente entrar num círculo virtuoso de transformação digital, que é o primeiro passo.
a s tecnologias digitais podem impactar positivamente a saúde?
Com certeza, só que isso não é um processo automático. Não basta decidir
formação e comunicação – incluindo a chamada telessaúde, o desenvolvimento de softwares, a integração e a proteção de dados e a disseminação de informações. De Washington, Ana Estela Haddad conversou com a Agência Brasil sobre a cooperação técnica com a o pas e revelou que o país pode se tornar uma espécie de centro colaborador em saúde digital diante do que chamou de experiência pioneira nas Américas. Na entrevista, ela falou ainda sobre indicadores digitais de saúde, Conecte-SUS e os desafios para digitalizar o sistema de saúde em um país com as dimensões do Brasil.
na pandemia, a transformação digital em saúde claramente se expandiu. Como realinhar essa expansão de maneira que evite a exclusão de pessoas?
Essa expansão, na pandemia, foi muito intensa, até pela força da necessidade. Foi um movimento mundial. Mas ela também foi pouco planejada porque surgiu a partir de uma necessidade, como foi possível. Não teve um planejamento ideal, veio de forma, muitas vezes, fragmentada, atendendo a necessidades localizadas, sem pensar o processo de gestão, do cuidado de gestão da rede de atenção de uma maneira mais sistêmica. Um dos desafios fundamentais que a gente tem agora é ter um inventário e um mapeamento pelo menos da maioria dessas experiências. Identificar as experiências mais bem sucedidas como modelo e promover um processo de integração das experiências existentes. Organização e integração das experiências, além, claro, de induzir, fomentar que novas experiências sejam implementadas para que a gente expanda aquilo que teve bons resultados. Um bom exemplo é que já temos pouco mais de 36 milhões de usuários, de pessoas que baixaram o seu ConecteSUS no celular e que utilizam o aplicativo para suas informações de saúde.
dequemaneiraosusvai setornarmaisdigitalecomo a população pode se beneficiar desse processo?
usar as tecnologias para que esse impacto seja positivo. Por isso a gente está construindo esse percurso. Primeiro, identificar os nossos críticos e pensar num desenho para essas tecnologias. Existe uma série de princípios que a gente precisa seguir, um realinhamento radical. Por exemplo, com relação a
dados em saúde: de um lado, a gente tem a proteção de dados, que é fundamental e inalienável, o direito à proteção dos dados pessoais dos usuários. De outro lado, temos a lei de acesso à informação. A gente precisa também disseminar informações estratégicas, tratar os dados, transformar esses dados
em informação relevante – para o gestor, para os profissionais de saúde que estão na sua atuação clínica, além do próprio cidadão, que tem que desenvolver uma postura de autocuidado com a sua saúde e precisa, para isso, de informação baseada em evidência de qualidade. Não é um processo automático.
Os desafios são imensos. Em primeiro lugar, eles incluem o tamanho e a diversidade de situações que a gente vive. Por exemplo: estamos trabalhando e planejando implementar a saúde digital no subsistema de saúde indígena, que tem uma estrutura completamente separada, porque não está estruturada como as regiões de saúde que envolvem estados e municípios. Então, uma das questões é que a gente já vai ter que planejar isso de forma separada, atendendo diferentes necessidades –desde a infraestrutura, aspectos geográficos, locais que não têm energia elétrica e que você precisa de uma solução de conectividade diferenciada. A gente precisa planejar a tecnologia de acordo com o momento e o contexto de cada município, estado ou distrito sanitário indígena em que estivermos atuando e colaborando. Promover, ao mesmo tempo, o atendimento das necessidades de cada espaço e construir um processo nacional em que todos sejam incluídos é um dos grandes desafios.
DoMINgo, 4 de junHo de 2023 entrevista 3
por M A ri A n A Muni Z e pAu Lo AssA d
C
A maioria dos casos abarca ações do campo do Direito administrativo e do Direito Público. Outras envolvem questões tributárias, penais e do trabalho. Zanin não deverá herdar processos da Operação Lava-Jato. Estes são analisados na Segunda Turma da Corte, na qual Lewandowski ocupava assento. Com a sua aposentadoria, a cadeira ficou vaga, e o ministro Dias Toffoli solicitou transferência da Primeira Turma para ocupá-la.
A alteração foi autorizada no início de maio pela presidente do STF, ministra Rosa Weber. Se viesse a ocupar a vaga na Segunda Turma, Zanin poderia se ver obrigado a declarar-se impedido — o que poderia resultar em episódios de empates nesses julgamentos. Assim, caso aprovado para o cargo, Zanin não será o relator, por exemplo, de um pedido de Lula para ter acesso a conversas entre o ex-juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava-Jato.
processos no
gAbinete
Um dos mais relevantes processos do gabinete deixado por Lewandowski é a ação proposta pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) contra a Lei das Estatais, no ponto em que restringe indicações de conselheiros e diretores se forem titulares de alguns cargos públicos, ou tenham atuado na estrutura decisória de partido político ou na organização e na realização de campanha eleitoral nos três anos anteriores. Em março, Lewandowski concedeu decisão para suspender essa restrição, e o caso ainda está pendente de decisão colegiada. O sucessor poderá atuar em eventual recurso ou decisão definitiva.
As ações que tratam das chamadas sobras de vagas eleitorais também estavam no gabinete de Lewandowski. O resultado do julgamento pode alterar a composição das bancadas da Câmara. Os partidos questionam uma lei de 2021 que alterou as regras das chamadas sobras eleitorais, que são as vagas que restam depois da divisão pelo quociente eleitoral — um índice que é calculado a partir do número de votos recebidos e das vagas disponíveis. Foi determinado que só pode disputar essas vagas o partido que tiver
c
ristiAno ZAnin
aso o Senado avalize a indicação de Cristiano Zanin à vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), o futuro magistrado vai herdar 552 processos, alguns deles caros ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o responsável por sua nomeação. Zanin é advogado pessoal do petista.nome de Lula pode herdar ações caras ao governo federal
>> Se aprovado pelo Senado, advogado pessoal do petista vai herdar 552 processos
Lula com Cristiano Zanin, seu advogado nos processos da operação Lava-Jato
ao menos 80% do quociente eleitoral, e os candidatos que tenham obtido votos ao menos 20% desse quociente.
Há ainda processo sobre as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins, que envolve o início da eficácia de decreto presidencial de 1º de janeiro deste ano, em que Lula restabeleceu alíquotas — que foram reduzidas pela metade no fim de 2022 — dos tributos aos mesmos patamares que estavam em vigor havia quase oito anos. Empresários questionam a medida, que aumenta o custo das companhias. O governo estima um impacto de R$ 5,8 bilhões. Em liminar, Lewandowski garantiu a aplicação do decreto, mas o mérito do tema ainda vai ser julgado.
As
Outro caso que ficou no acervo de Lewandowski trata do Programa de Recuperação Fiscal (Refis). Na ação, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) questiona um parecer que, segundo a organização, tem aberto precedentes para que empresas adimplentes e de boa-fé sejam excluídas do parcelamento, a partir de avaliação da Receita Federal do que seriam consideradas parcelas mensais ínfimas para a quitação da dívida em prazo razoável. No final de março, em uma decisão liminar, Lewandowski suspendeu a exclusão de contribuintes dos Refis enquadrados pelo Fisco como “parcelas ínfimas ou
is Ações
impagáveis”, mas voltou atrás em sua decisão e determinou a reinclusão desses contribuintes.
Zanin, se assumir a vaga no STF, poderá também assumir a relatoria da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 756, protocolada PSB, PSOL e PT, na qual são questionadas omissões do governo Bolsonaro durante a crise da Covid-19.
priMeiros
MoviMentos
Horas após ter seu nome anunciado por Lula para o Supremo, Zanin iniciou os primeiros movimentos para garantir que será aprovado pelo Senado. Ainda na quinta-feira, conversou com os
- Lei das estatais: Em março, em decisão liminar, Lewandowski acatou pedido do PCdoB derrubando dispositivo da Lei das Estatais que estabelece uma quarentena de três anos para que dirigentes partidários e militantes que tenham trabalhado em campanhas eleitorais assumam cargos em empresas públicas.
- Omissão na pandemia: Relatoria da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 756, protocolada PSB, PSOL e PT, na qual são questionadas omissões do governo Bolsonaro durante a crise da Covid-19.
- Alíquotas PIS/Cofins: Relatoria de ação protocolada em fevereiro por Lula, que visa a garantir a revogação de um
senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), colegiado no qual será sabatinado.
O advogado já havia participado de jantar com Pacheco e Alcolumbre realizado na Residência Oficial do Senado na quarta-feira à noite, dia em que sua indicação foi sacramentada. O advogado ouviu dos senadores que não deverá enfrentar dificuldades para ter o nome aprovado na sabatina, nem no plenário da Casa, onde precisa do voto de no mínimo 41 dos 81 senadores.
Outra movimentação do advogado notada por aliados foi a troca da foto de
perfil no WhatsApp. Uma vez publicada sua indicação no Diário Oficial com a notificação ao Senado, Zanin retirou a antiga imagem em que aparecia em frente do letreiro de seu escritório de advocacia, deixando seu contato sem foto. Em geral, ministros da Corte adotam fotos discretas ou de paisagens, sem muito foco em suas imagens pessoais.
Iniciada a etapa no Senado, interlocutores que têm bom trânsito entre senadores, inclusive da oposição, defendem uma “sabatina leal” para Zanin, e tentam garantir que ele possa ter alguns votos na oposição, considerado que o tema é visto como uma pauta institucional, e não partidária.
decreto publicado em 30 de dezembro, por Bolsonaro, reduzindo pela metade as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins. A decisão liminar de Lewandowski em favor do atual governo foi referendada em plenário. Empresas entraram na Justiça para evitar o retorno aos valores anteriores.
DOMINGO, 4 de junho de 2023 4 GERAIS
- Indústrias x governo: Também sobre as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins, há uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o decreto de Lula, protocolado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, pedindo que os efeitos do dispositivo só comecem a valer a partir de 3 de abril de 2023. principA
Ricardo Styckert
CÉSAR SAnToS
cesar@defato.com
BRIGA NA ACADEMIA
Areitora Ludimilla Oliveira, da Universidade Federal Rural do SemiÁrido (UFERSA), vai lutar na justiça para recuperar o título de doutorado e, por gravidade, preservar o mandato que termina em 2024. O título foi cassado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por constatação de plágio na tese de conclusão da pós-graduação na área de arquitetura e urbanismo.
A decisão que penaliza a primeira mulher reitora da Ufersa foi assinada pelo reitor da UFRN, professor doutor José Daniel Diniz, com data de 2 de junho de 2023:
"A Universidade Federal do Rio Grande do Norte recebeu manifestação na Ouvidoria e realizou os encaminhamentos necessários. O processo foi finalizado com a decisão, que acompanha o relatório conclusivo da Comissão de Processo Administrativo, após parecer da Procuradoria Federal”, comunicou a UFRN.
O processo administrativo na UFRN, onde ela fez o doutorado, foi aberto em novembro 2020, após Ludimilla ter sido nomeada
reitora pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em agosto daquele ano. O processo levou em conta denúncia formulada à ouvidoria da instituição por adversários da reitora.
Ludimilla Oliveira nega o plágio:
“Nunca plagiei nada na minha vida, quiçá um doutorado em que fui primeiro lugar no ingresso, tirei nota A em todas as disciplinas e A sem ressalvas na tese. Então, a verdade será o caminho das veredas da justiça humana e de Deus. Afirmo que todas as providências foram tomadas e agora é aguardar.” A tese de Ludimilla foi apresentada em 2011 ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-PPGAU/ UFRN.
Em sua decisão, o reitor José Daniel diz que a comissão formada na universidade para apurar a denúncia identificou “pelo menos 30 fragmentos de textos transcritos de outros documentos sem menções a devida fonte, contendo também trechos textuais sendo apresentados como citações diretas e indiretas, mas sem a devida e correta citação no corpo do texto.” E apontou: “Há apropriações ipsis literis e mesmo colagem de fragmentos de textos de outrem.”
O relatório ainda apontou que, somados os trechos com plágio e as citações diretas
MEMoRIAL PRAÇA DE EVEnToS
O Memorial da Resistência celebra 15 anos neste domingo. O equipamento, inaugurado pela então prefeita Fafá Rosado, em 4 de junho de 2008, é um espaço que registra a saga do povo bravo de Mossoró de resistência do bando de Lampião. Os grandes painéis, produzidos pela Paluana do Rio de Janeiro, ilustram o Memorial no Corredor Cultural de Mossoró.
Nesta segunda-feira, 5, a Praça de Eventos do Corredor Cultural de Mossoró completa 16 anos. Também inaugurada pela então prefeita Fafá Rosado, em 2007. É mais um equipamento importante ao longo da Avenida Rio Branco, que forma o Corredor Cultural com a Estação das Artes, Teatro Municipal, Memorial da Resistência, praças da Convivência, de Esportes e da Criança.
devidamente registradas, "44% das palavras contidas na obra (da introdução às considerações finais) não foram redigidas pela autora".
A comissão considerou que Ludimilla incorreu na falta descrita no Regimento da UFRN como “prática de atos incompatíveis com o decoro ou a dignidade da vida universitária” e recomendou a cassação do título. A procuradoria federal também deu parecer favorável à medida. "Ante todo o exposto, homologo o Relatório Final da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar Discente (...), corroborado pelo Parecer Jurídico (...) da Procuradoria Jurídica, aplicando a penalidade de exclusão à exdiscente Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira (...) cujo efeito concreto, nos termos do art. 26 da Resolução nº 157/2013-CONSEPE, é a cassação/anulação do título de Doutor concedido", decidiu o reitor.
Ludimilla Oliveira foi a terceira colocada na consulta feita à comunidade, em junho de 2020, para definição do reitor da Ufersa. Ela teve 18,33% dos votos. Os professores doutores Rodrigo Codes (37,55%) e Jean Berg (24,84%) ficaram à frente. Mas, Bolsonaro não respeitou a vontade da maioria e nomeou a última colocada da consulta, o que nunca foi “perdoado” pela comunidade acadêmica.
SEGuRAnÇA
O Governo do Estado anunciou investimento de R$ 1,6 milhão no Mossoró Cidade Junina 2023. Os recursos garantem as diárias operacionais de 500 agentes das forças de segurança e toda a estrutura em torno da festa, aberta neste sábado, 3, com o Pingo da Mei Dia.
GARAnTIA
O titular da Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier, garante: "Atraso, nunca mais". Faz referência aos salários dos servidores, que foram castigados na gestão do ex-governador Robinson Faria (PL), e dos consignados. Cadu Xavier é nome de confiança da governadora Fátima Bezerra (PT) e visto como "supersecretário".
DESCoBRIu MoSSoRÓ
Pau dos Ferros, no Alto Oeste, também tem a sua festa junina batizada de "São João da Princesinha, organizada pela Prefeitura. Será realizada no dia 16, na Praça de Eventos.
A polícia ainda não tem pista do roubo da cabeça do boneco "Judallyson", que é uma sátira dos professores ao prefeito Allyson Bezerra. A cabeça desapareceu um dia antes do Pingo do Mei Dia, onde a categoria faria protesto usando o boneco.
O prefeito Allyson Bezerra decidiu não pagar o novo piso salarial dos professores, contrariando a lei 11.378/2008. A categoria fez greve de quase dois meses, mas o prefeito conseguiu acabar com o movimento na justiça. Daí, nasceu Judallyson.
A temporada de shows do Mossoró Cidade Junina, na Estação das Artes Elizeu Ventania, começa na quarta-feira, 7, com as atrações Simone Mendes, Dorgival Dantas e Tarcísio do Arcodeon. No mesmo dia começa a temporada de todos os polos.
O Tribunal de Justiça do RN aplica hoje as provas do concurso público para cargos de nível superior, em Natal, Mossoró e Caicó, das 8h às 13h. Estão em disputa 67 vagas para cargos de nível superior, com salário a partir de R$ 6,6 mil.
Padilha diz que governo quer melhorar articulação com Congresso
Oministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse na noite desta sextafeira, 2, em São Bernardo do Campo (SP), que o governo vai trabalhar para melhorar a articulação com o Congresso Nacional.
“Vamos sempre trabalhar para melhorar [a arti -
culação]. O que não muda é a disposição do diálogo”, garantiu. “Esse é um governo que não cria conflito e que não cria guerras desnecessárias, como era feito pelo governo anterior [de Jair Bolsonaro]”, acrescentou.
Segundo o ministro, a meta é trabalhar para “continuar montando o governo e a base política”. Isso será feito, segundo ele, com di -
álogo, “inclusive com partidos que se declaram de oposição, mas que têm contribuído muito para as votações do governo”.
“O governo sempre ouve as críticas e as demandas que possam aparecer, sempre com muita humildade. Esse é um governo que ouve, busca trabalhar e aprimorar o que tiver que ser aprimorado”, explicou. “E é com essa postura que va-
mos buscar trabalhar e continuar aprovando projetos que são prioritários ao governo”, acrescentou ele.
Nesta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou a falta de articulação e disse que havia uma “insatisfação generalizada” dos deputados federais com o governo. “Não há achaque, não há pedidos, não há novas ações, o que há é uma insatisfação generalizada dos deputados e, talvez, dos senadores com a falta de articulação do governo, e não de um ou outro ministro”, disse Lira.
DISP o SIÇÃo PARA o DIÁLo G o
O senador Styvenson Valentim (Podemos) decidiu visitar Mossoró com mais frequência, entendendo a importância do segundo maior colégio eleitoral do estado. Ele vai tentar construir uma base na cidade, se possível com o prefeito Allyson Bezerra (SDD), para as eleições de 2026.
RAIMunDo BIGoDÃo
O senador Styvenson Valentim (Podemos) decidiu visitar Mossoró com mais frequência, entendendo a importância do segundo maior colégio eleitoral do estado. Ele vai tentar construir uma base na cidade, se possível com o prefeito Allyson Bezerra (SDD), para as eleições de 2026.
Em resposta a essa fala de Lira, o ministro reforçou que o governo está sempre disposto a dialogar. “Sempre digo que aqui não tem marinheiro de primeira viagem. Mar tranquilo não faz bom marinheiro. Nós sempre ouvimos todos os posicionamentos dos presidentes das duas Casas [Câmara e Senado] e dos parlamentares com muita humildade, e o governo precisa sempre dialogar, ouvir os líderes da base e da oposição”, disse Padilha, ao participar de um
evento no Sindicato dos Metalúrgicos. Apesar das críticas que o governo vem recebendo, o ministro disse que a semana se encerrou bem. Para ele, foram positivos os resultados que o país obteve sobre emprego, sobre crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano e sobre a Medida Provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios, que foi aprovada pelo Congresso. “Foi uma semana positiva para o Brasil”, disse Padilha.
DOMINGO, 4 DE junho DE 2023 opinião 5
É noTÍCIA
''
A última palavra da minha vida, da minha história, está nas mãos de Deus”
LuDIMILLA oLIVEIRA, Reitora da Ufersa
ên
BRASIL
AG
CIA
junho Violeta
Campanha incentiva o combate à violência contra pessoas idosas
>> Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias de violações de direitos
OMinistério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, inicia a campanha “Junho Violeta”, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à violência cometida contra pessoas idosas. A iniciativa faz alusão ao dia 15 de junho, data reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2011, como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.
Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra esse
segmento social. No ano passado, os registros oficiais revelaram mais de 150 mil violações a partir de mais de 30 mil denúncias. Isso representa aumento 57% nas denúncias e de 87% nos registros de violações de direitos estatisticamente. Os números são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
Em alusão ao Junho Violeta, no dia 14 será realizada uma cerimônia em Brasília (DF) com a participação do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, além de representantes de diversos ministérios para divulgar dados relacionados à violência contra a pessoa idosa e destacar ações que serão realizadas pelo governo para a
promoção dos direitos dos cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos.
luta naCional Silvio Almeida vê como estratégica para o Ministério a luta e defesa dos direitos das pessoas idosas. “O nosso grande desafio é construir uma política nacional da pessoa idosa e, para isso, nós temos questões que dependem de um esforço nacional fazendo com que a proteção das pessoas idosas se torne uma política de Estado no Brasil,” reforça o gestor.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define as situações de violência contra pessoas mais velhas como ações que prejudicam a integridade física e emocio-
nal da pessoa, impedindo ou anulando seu papel social. Nesse sentido, o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, alerta para tipos de violência normalmente não são citadas.
“Não deixar a pessoa idosa manusear o próprio dinheiro quando ela tem condições para fazer, é uma violência. Chamá-la por um apelido que ela não gosta também é um outro tipo de violência. Não podemos deixar de citar também as que mais recebem denúncias no Disque 100: a violência física, psíquica, negligência e patrimonial. Esse mal afeta milhões de pessoas no nosso país. Está em nossas mãos mudar essa realidade,” afirma o secretário.
é preciso conscientizar e enfrentar a violência contra a pessoa idosa
SAIbA como clASSIfIcAR AS vIolêncIAS mAIS REgIStRAdAS negligênCia
A mais comum entre todas, quando os responsáveis pela pessoa idosa deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.
abandono
O abandono é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.
ViolênCia FíSiCa
Quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
PSiCológiCa
A violência emocional ou psicológica é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.
ViolênCia FinanCeira ou material
Que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.
CanaiS de denúnCia
Além das unidades básicas de saúde, delegacias e Polícia Militar por meio do 190 para situações de risco eminente, o Ministério dos Direitos Humanos disponibiliza o Disque 100, serviço coordenado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) gratuito, sigiloso e opera 24h por dia. Além de ligação gratuita, os serviços estão disponíveis por meio do site da Ouvidoria, aplicativo Direitos Humanos, Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61) 99611-0100). O canal também possui atendimento em Libras.
ProSa VerSo
&
crispinianoneto@gmail.com
dizem que o petista está sempre errado...
Principalmente quando ele acerta
Há algum tempo publiquei neste espaço uma coluna em que ironizava o fato de que na cabeça da direita, “o petista está sempre errado”. Era uma paródia de um texto que já rodava pelo mundo desde antes da internet, dizendo que “o professor está sempre errado”. Quanto mais o tempo passa, mais esta visão de que o petista está errado, faça o que fizer se aprofunda, principalmente depois destes tempos loucos de fake news e de “narrativas”, especialmente a narrativa de que a liberdade de expressão permite qualquer coisa, ainda que descambe, sem freios, no crime de opinião e no crime de ódio, com o peso do preconceito, da calúnia, da injúria e da difamação.
A alienação política virou regra para os incautos e o reacionarismo abjeto tornou-se apanágio dos canalhas e é, na prática diária, o programa político de uma direita golpista que não encontra mais quaisquer limites nos parâmetros das regras do bem viver da civilidade. Ontem, se consolidou a indicação de Lula para a vaga de Ricardo Lewandowski no STF, com o nome de Cristiano Zanin, o advogado que deu o sangue para tirá-lo da cadeia e tirou. Ou seja, demonstrou saber jurídico e fibra para lutar pela justiça e o merecimento, ganhando assim a mais estrita confiança do homem que saiu, por suas mãos, da condição de presidiário para, pelas mãos do povo galgar, de novo a Presidência da República.
Desconheço alguém, que, em sã consciência, diga que Lula, Dilma e o PT cometeram acertos nas indicações que fizeram aos tribunais superiores em governos passados. Vimos, de que forma vergonhosa se portaram e votaram Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Edson Fachin, Dias Toffoli, Carmem Lúcia e Rosa Weber quando os petistas mais precisaram de Justiça. Não estou falando de favores nem de subserviência, tampouco de atitudes de capachos como as que este País se acostumou a ver, torcendo o nariz, de parte de Nunes Marques e André Mendonça, o “terrivelmente evangélico”. Falo de Justiça, de aplicação da lei do País. Da condição grandiosa de guardiães da Constituição Federal, carta magna do País.
Lula também sofreu horrores nas mãos do Procuradores Gerais da República, Roberto Gurgel nomeado no seu governo e Rodrigo Janot, nomeado no Governo Dilma, por força da postura altamente democrática de prestigiar o nome mais votado na lista de indicados pelo Ministério Público.
Agora, questionam porque Lula está indicando alguém em quem pode confiar. Ah. Mas não pode existir um ministro do STF que seja subserviente ao Governo... Correto. Concordo em gênero, número e grau. Que o digam os dois canalhas indicados por Bolsonaro, que se comportam de maneira absurda e cretina. Mas, ressalte-se, é preciso prestigiar alguém que na hora da aplicação da lei não se comporte como inimigo como o fez Dias Toffoli, réu confesso, que declarou ter condenado José Genoíno, mesmo sabendo que ele era inocente, tampouco como fez Rosa Weber, que disse ter condenado José Dirceu, mesmo não havendo provas contra ele, porque a “Literatura Jurídica” o permitia.
Dizer que Lula não deve indicar o Dr. Zanin Martins, por ser da sua confiança, é o mesmo que não admitir que Janja compre com seu próprio dinheiro uma gravata para presentear o marido, ou, mais hilário ainda, criticá-la, por querer almoçar com um homem de 77 anos que precisa ter horários definidos para sua rotina, precisa ter cuidados com a saúde e, além disso, é o esposo dela. Alguma coisa errada? Não. Mas é preciso dizer sempre que o petista está errado. Ainda mais quando se trata de Luiz Inácio Lula da Silva. Fico imaginando o que diriam se Janja não quisesse almoçar com Lula.
uhúúúúúúú
Está no site 247. A 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal condenou o senador bolsonarista Rogério Marinho (PSDB) à perda do mandato por envolvimento em um esquema de nomeação de cargos fantasmas na Câmara Municipal de Natal, onde ele foi vereador e presidente. Além da perda da função pública, Marinho foi suspenso dos direitos políticos por oito anos, multado e proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais ou créditos durante o mesmo período.
trem da alegria
A ação movida pelo Ministério Público foi deflagrada em 2007, e investigou a compra de votos durante as discussões para atualização do Plano Diretor da capital. O MP encontrou um documento com aproximadamente 900 nomes de pessoas que, supostamente, ocupariam cargos comissionados no âmbito da referida Casa Legislativa, número que foi considerado incompatível com a própria estrutura da Câmara.
rogério maligno
Como diria o saudoso Vivaldo Dantas, Rogério Marinho é o mais sujo dos porcos... Ainda cabe recurso, claro, pois é princípio do Direito, que as pessoas acusadas, até o processo ser transitado em julgado, têm o direito de defesa garantido. Mas... o caso é tão grave que, dificilmente ele reverterá, até porque a Justiça permite o direito a recurso, mas não é uma casa de recurso.
Caiado Calado
O governador Ronaldo Caiado de Goiás, financiado por grileiros e familiar de escravizadores de trabalhadores tentou dar uma de gostoso na CPI do MST e acabou desmoralizado. Era ele quem comandava a UDR – União Democrática Ruralista que abrigava os maiores grileiros e mandantes de crimes de morte contra trabalhadores quando da morte de Chico Mendes. Sepulcro caiado...
DOMINGO, 4 de junho de 2023 6 gERAIS
Marcos Santos/USP
Metrópole parque leva indústria 4.0 ao interior do rn
>> Projeto visa inserir pequenos negócios do ramo têxtil ao contexto da indústria do Rio Grande do Norte
Felipe Ar Aújo IMD/UFRN
Afim de levar o que há de mais moderno em tecnologia para uma das atividades econômicas com maior efervescência do interior do estado, a produção têxtil, o Metrópole Parque, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), faz parte de um novo projeto, conduzido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), que promete digitalizar 180 oficinas de costura do RN.
Intitulada Mais Performance Moda, a iniciativa visa inserir pequenos negócios do ramo têxtil ao contexto da Indústria 4.0, fazendo com que o uso de tecnologia de gerenciamento de dados possa otimizar linhas de produção, diminuir perdas e ampliar resultados, o que contribui para o desenvolvimento e expansão de diferentes tipos de negócios.
A solução tecnológica empregada no projeto foi desenvolvida pela startup NUT – empresa vinculada ao Metrópole Parque especializada em coleta e uso de dados – e consiste em um sistema web, um aplicativo
Busca por soluções
A proposta compõe uma das linhas de atuação prioritárias do Sebrae que tem o intuito de otimizar o setor têxtil do Rio Grande do Norte, diminuindo, para isso, os déficits produtivos. “Existem muitas lacunas de competitividade nesses empreendimentos, especialmente em suas relações com os grandes varejos da moda. As oficinas ainda não possuem conhecimento e o capital suficientes para investir em pesquisa, desenvolvimento e em equipamentos para inovação. Foi daí que surgiu a ideia de usar a tecnologia para solucionar ou reduzir esses problemas”, comenta Lorena Roosevelt, assessora do Conselho Deliberativo do Sebrae.
Com investimento inicial de R$ 650 mil, podendo chegar a mais de R$ 1,5 milhão na segunda fase, o Mais Performance Moda foi aprovado em primeiro lugar no edital Digital.BR – iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) que apoia projetos de transformação digital para negócios de micro, peque -
no e médio porte. A iniciativa é conduzida em duas etapas: fase piloto e escala. A primeira acontece junto a 60 oficinas e busca validar a tecnologia junto às empresas envolvidas, de modo a avaliar a adesão da solução digital nesses contextos de produção.
Uma vez validada a fase piloto junto à ABDI, a fase de escalada do Mais Performance prevê expansão para outras 120 oficinas do
estado, de modo que todas recebam a solução completa e possam monitorar sua produção digitalmente.
As oficinas contempladas pelo projeto estão localizadas em diferentes municípios do estado, especialmente os situados na região Seridó – como Caicó, Currais Novos e Parelhas. Caso aprovada em sua totalidade, a iniciativa terá duração de um ano e oito meses.
e um dispositivo de hardware que permitem ao usuário acompanhar toda a linha de produção de forma on-line. A proposta possibilita que a gestão solucione em tempo real possíveis gargalos na fabricação das peças, de modo a otimizar recursos humanos e materiais.
“Na prática, tanto o sistema como o aplicativo servem para o usuário monitorar, em tempo real, a produção das roupas em sua oficina. O sistema é conectado com a internet, de maneira que os dados são armazenados em nuvem e podem ser acessados toda vez que for preciso”, explica Dalila Monteiro, diretora de operações (COO) da NUT.
Já o hardware consiste em uma espécie de caixa pequena, acoplada na mesa dos operadores, por meio do qual é possível, ao toque de um botão, registrar o início e o término na produção de peças. Esse dispositivo é diretamente conectado ao sistema web, de modo que seus registros geram gráficos em tempo real e, a partir disso, apontam informações como produtividade por operador, gargalos, desempenho geral, tempos improdutivos, entre outras.
Indústria têxtil responde por 4,5% do PIB
Atualmente, a indústria têxtil potiguar responde por 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, segundo a Fiern. Somente no contexto das oficinas de costura, essa atividade econômica gera mais de 4 mil empregos, conforme dados do próprio Sebrae.
Não obstante toda essa expressividade, existe uma lacuna competitiva entre as pequenas empresas confeccionadoras de peças e os grandes empreendimentos varejistas do mercado da moda. Exemplo disso é o fato das 180 oficinas têxteis mapeadas para o Mais Performance ainda utilizarem papel, ou planilhas, para registrar seus índices de produtividade.
Apesar de comum, a prática manual desconsidera uma série de vantagens inerentes à Indústria 4.0, como uso inteligente de dados para melhorias contínuas no processo fabril. Tal falta de modernização pode desencadear, especialmente com o mercado digital, uma defasagem frente ao que é exigido hoje pelo público consumidor.
e quipamento de hardware desenvolvido pela nu T para registro de dados de produtividade
“Sabemos que os requi-
sitos de eficiência, produtividade e qualidade esperados pelo consumidor da moda são altos e crescem cada vez mais. Todo o contexto do consumo digital –em que se pesquisa mais e se tem um leque de opções de produtos muito maior do que antigamente – induz às grandes empresas têxteis a acompanharem esses padrões, o que também é repassado para as oficinas de costura”, comenta Lorena Roosevelt.
A solução, portanto, passa pelo fortalecimento da Indústria 4.0, que, mesmo não sendo comumente associada aos pequenos negócios – pode fazer a diferença na fabricação de peças em curta escala.
“Mesmo em uma produção completamente manual, como é a dessas oficinas, é possível extrair dados produtivos, especialmente aqueles relacionados ao tempo. O pequeno empresário pode identificar facilmente as razões de possíveis quedas de produtividade e tratar do problema em tempo hábil”, complementa Dalila Monteiro.
Em nível de mercado, o
acesso a dados preconizado pela Indústria 4.0 também contribui, como ela explica, para o aumento da competitividade, visto que o acesso a indicadores garante às pequenas empresas mais segurança e transparência na hora de negociar com grandes corporações do ramo.
Para Vanderlúcia Oliveira, auxiliar administrativa da Zaja Confecções (oficina de costura do município de Cerro Corá (RN) com mais de 15 anos no mercado) a transformação digital promovida pelo Mais Performance tem gerado ganhos especialmente no quesito de otimização do tempo.
“O fato do gerente de produção não precisar mais apurar manualmente a produtividade de seus operadores nos permite ganhar tempo e, consequentemente, o nosso faturamento também é otimizado. Só temos ganhos, melhorias e pontos positivos com o dispositivo”, avalia Oliveira. A empresa atende clientes tanto do RN como de outros estados, contando com uma marca própria de roupas e empregando mais de 120 profissionais
DOMINGO, 4 de junho de 2023 GERAIS 7
perForMAnce ModA IMD - UFRN p rojeto
a digitalização e a implantação da i ndústria 4.0 em 180 oficinas
prevê
IMD - UFRN
MAIS EXTRAÇÃO
Método que aumenta produção de petróleo em até 51%
VILMA TORRES
Agecom/UFRN
Abusca contínua pelo aumento da produtividade nos campos de petróleo tem sido um dos objetivos principais da indústria petrolífera. Tanto é que, nas últimas décadas, diversos métodos têm sido explorados e aprimorados com o intuito de impulsionar esse propósito. Nos reservatórios de óleo pesado situados no Nordeste Brasileiro, o método de injeção de vapor é o mais utilizado, pois, nesta modalidade, o vapor age cedendo calor ao petróleo, reduzindo sua viscosidade, ao mesmo tempo que facilita o seu deslocamento e produtividade.
No entanto, a injeção de vapor apresenta algumas desvantagens: a baixa eficiência em estágios avançados de injeção, impacto ambiental provocado pela emissão de gases e, em alguns casos, a necessidade de usar água de rios para gerar esse vapor.
Em vista disto, um grupo de pesquisadores da UFRN se dispôs a analisar possíveis alternativas. O artigo Study on Steam and Microemulsion Alternate Injection for Enhanced Productivity in Heavy Oil Fields, publicado na revista Energy & Fuels, da American Chemistry Society,
traz o resultado das experiências de um projeto de pesquisa realizado em parceria com a Petrobras.
Este projeto foi coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia de Petróleo Marcos Allyson Felipe Rodri-
gues e desenvolvido, principalmente, nos Laboratórios de Engenharia de Reservatórios de Petróleo (Labres) e de Tecnologia de Tensoativos (LTT), ambos da UFRN. Fazem parte da ação os pesquisadores Gregory
Vinicius Bezerra de Oliveira, Jefferson David Coutinho de Araújo, Maria Clara de Meneses Lourenço, Ana Paula Teixeira Araújo de Freitas, Tereza Neuma de Castro Dantas, Alcides de Oliveira Wanderley Neto e Daniel Al-
berton Haas. O pesquisador Gregory Oliveira avalia que, embora a injeção de vapor seja amplamente utilizada como um método avançado de recuperação de petróleo para campos de petróleo pesado, sua eficiência di-
Labres
minui nos estágios finais da injeção. “Apesar do uso exclusivo da microemulsão ter sido feito anteriormente como uma técnica química de recuperação de óleo aprimorada, a injeção alternada de vapor e microemulsão ainda não tinha sido relatada”, ressalta.
RECUPERAÇÃO DE PETRÓLEO
Por meio da injeção alternada entre o vapor e o sistema microemulsionado, o grupo chegou a obter valores de recuperação de petróleo entre 42.79% e 51.23%, que são valores maiores do que o encontrado com a injeção única de vapor (33,63%). “Esse mecanismo possibilita maior deslocamento do óleo devido à redução da sua viscosidade, provocada pelo vapor, e, também, a redução da tensão interfacial e a modificação da molhabilidade da rocha, provocadas pelos sistemas microemulsionados”, diz Gregory.
a Petrobras
O trabalho do grupo foi todo desenvolvido em escala de laboratório. Para simular as condições de reservatório, os pesquisadores utilizaram um equipamento que permite fazer fluxo em meios porosos com as mesmas condições de pressão e temperatura de um reservatório e que possui um gerador de vapor acoplado.
Projeto pode transformar RN em santuário ecológico de aves migratórias
O Rio Grande do Norte poderá ser reconhecido, nos próximos dias, como área internacional da Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas (WHSRN). Por meiodo Projeto Flyways Brasil, uma parceria do Instituto Neoenergia com a SAVE Brasil, parte do litoral potiguar será identificada como um santuário ecológico com estímulo ao fortalecimento de políticas públicas visando à conservação dos ecossistemas locais.
Em 2022, foram contabilizadas, pelo Flyways Brasil, cerca de 26 mil aves limícolas de 19 espécies, sendo 15 delas migratórias e cinco consideradas ameaçadas de extinção pelo governo brasileiro. O projeto, apoiado pelo Instituto desde 2015, tem como ob-
jetivo assegurar a conservação das aves limícolas migratórias e seus habitats, contribuindo para a preservação das espécies em nível hemisférico.
“O Flyways é o projeto mais antigo do Instituto Neoenergia em atividade e realiza um trabalho importante de conservação de espécies migratórias e seus habitats no litoral potiguar. Os censos trazem informações muito importantes sobre a incidência e comportamento das aves limícolas da região, incentivando o fortalecimento de políticas públicas de conservação da complexa
rede de ecossistemas locais. É uma iniciativa transformadora, que preza pelo engajamento da população e a educação ambiental, assim como o estímulo ao turismo sustentável nesse santuário eco-
lógico”, destaca a diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas.
MEIO AMBIENTE
O Instituto Neoenergia está promovendo uma série de atividades no litoral
do Rio Grande do Norte, em parceria com a SAVE Brasil, por meio do projeto Flyways Brasil. A iniciativa vem reforçar o envolvimento do Instituto e da Neoenergia com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 5 de junho.
As atividades estão concentradas em Galinhos, Guamaré e Macau, além da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Ponta do Tubarão, em Diogo Lopes. A programação é composta de ações sociais educativas e de conscientização destinadas às comunidades lo-
cais, incluindo trilhas com observação de aves, oficinas de artesanato, limpeza das praias, cinema ao ar livre e palestras.
O projeto Flyways Brasil acontece em um dos estados mais emblemáticos para a Neoenergia, empresa pioneira no Brasil em energias renováveis e transição energética. Foi no Rio Grande do Norte onde a companhia começou a operar, há mais de 20 anos, o primeiro parque eólico do grupo no Brasil, no município de Rio do Fogo.
O objetivo desta ação na Semana do Meio Ambiente é impulsionar pautas básicas da Neoenergia e do Instituto: a luta contra as mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade e do meio ambiente e a preservação do patrimônio natural.
C M A P DOMINGO, 4 DE JUNHO DE 2023 8 PUBLICIDADE
Projeto de injeção alternada de vapor e microemulsão revela aumento de recuperação de petróleo
Coletas usadas na pesquisa realizada pela UFRN em parceria com
Projeto Flyways Brasil é realizado em parceria do Instituto Neoenergia com a SAVE Brasil
Divulgação - Neoenergia
CIANO MAGNTA AMARELO PRETO DOMINGO, 4 de junho de 2023 Mossoró 1
Campanha é prorrogada até o fim de junho em todo o rn
>> A primeira etapa teve início em 2 de maio. Ela encerraria no último dia 31 de maio, mas foi prorrogada até 30 de junho
e dinaldo Moreno
Da Redação
OInstituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) prorrogou até o fim do mês de junho a campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o Rio Grande do Norte. A primeira etapa de imunização de bovinos teve início em 2 de maio e encerraria no dia 31 do mesmo mês. Os bovinos são os hospedeiros mais susceptíveis pela infeção via respiratória, sendo importantes na manutenção do ciclo epidemiológico da doença na América do Sul.
A campanha de vacinação segue o calendário oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e é realizada, na maior parte dos estados, nos meses de maio e novembro. A vacinação sistemática é obrigatória, exceto em Santa Catarina, e é autorizada somente para bovinos e búfalos.
Nesta etapa, todos os animais precisam ser vacinados, e após a vacinação, precisam ser declarados. A declaração pode ser realizada em qualquer um dos escritórios do Idiarn, Emater ou Secretaria de Agricultura do seu município.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há quase 10 anos o estado não registra um caso da doença e, para que o território potiguar continue sendo uma referência nacional, o agricultor deve procurar um dos revendedores autorizados e adquirir a vacina para o seu rebanho.
O Idiarn ainda ressalta que após imunizar os animais, os produtores precisam declarar os rebanhos e têm até 15 de junho para comprovar o ato nos escritórios do Idiarn, da Emater ou Secretarias Municipais de Agricultura.
A Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus). É uma das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais, podendo acometer rapidamente criações inteiras, e acomete as espécies biunguladas (casco fendido) como bovinos, bubali -
nos, caprinos, ovinos e suínos.
O vírus está presente em grande quantidade no fluido das vesículas e também na saliva, no leite e nas fezes dos animais afetados. Os animais adquirem o vírus por contato direto com outros animais infectados, ou contato com alimentos e objetos contaminados.
A doença é transmitida mecanicamente pela movimentação de animais, pes-
soas, veículos e outros que tenham sido contaminados pelo vírus. Caminhões, carretas, recintos de leilões, feiras e currais de embarque nos quais tenham circulado animais infectados são perigosas fontes de contaminação, caso não sejam devidamente desinfetados. Os calçados, roupas e mãos das pessoas que lidaram com animais doentes também podem transmitir o vírus.
Em bovinos, os principais sinais são: vesículas ou suas formas de evolução (íntegras ou rompidas, bolhas, úlceras, cicatrizes) nas mucosas oral (gengivas, pulvino dental, palato, língua) e nasal, focinho, banda coronária, espaço interdigital e glândula mamária. Febre alta, anorexia, enfraquecimento, sialorreia, descarga nasal, claudicação e prostração. Diminuição na produção de lei-
te, malformações de casco, claudicação crônica, mastite, perda de peso. Em animais jovens pode causar mortalidade devido à miocardite. A maioria dos adultos se recupera em 2 a 3 semanas, porém as infecções secundárias podem retardar a recuperação.
O vírus da febre aftosa pertence à família Picornaviridae, gênero Aphtovirus. Atualmente, existem seis sorotipos diferentes que são
endêmicos em algumas partes do mundo: A, O, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia1. No Brasil, somente foram detectados os sorotipos O, A e C. O vírus C não é detectado no mundo desde 2004.
Ele pode sobreviver por 24 a 48 horas no trato respiratório humano, podendo ser disseminado se não forem tomadas medidas preventivas. É sensível ao pH, sendo inativado em faixas inferiores a 6 ou superiores a 9. Temperaturas acima de 60°C também inativam o vírus. O período de incubação é de 2 a 14 dias.
Em m ossoró, o número de bovinos vacinados se aproximou de 5 mil
Mossoró vacina cerca de 5 mil bovinos
A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) encerrou na última quintafeira (1 º ) o calendário de vacinação contra a febre aftosa. Levantamento da pasta municipal apontou que o número de animais vacinados nesta primeira etapa superou a estimativa para este ano. De acordo com os dados divulgados pela Seadru, o
número de bovinos imunizados na campanha chegou a 4.966 animais. A estimativa da Secretaria era imunizar no período 4.500 durante a campanha. “A campanha de vacinação contra a febre aftosa executada pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, realizou a vacinação em mais de 4.900 animais de mais de 100 comunidades, beneficiando mais de
450 pequenos criadores de bovinos no município”, disse o titular da Seadru.
Faviano Moreira lembra aos produtores rurais inseridos no programa, que ainda não vacinaram seu rebanho, que procurem a Secretaria de Agricultura para que sejam orientados a proceder após o término da campanha de imunização.
“Aqueles produtores
A febre aftosa afeta enormemente o comércio interno e externo de animais e seus produtos. Devido ao alto poder de difusão do vírus e aos impactos econômicos provocados pela doença, os países estabelecem fortes barreiras à entrada de animais susceptíveis e seus produtos oriundos de regiões com ocorrência da febre aftosa.
Tais barreiras têm efeitos negativos sobre a pecuária e toda a economia do país, com graves consequências sociais. A ocorrência da doença, além disso, tem também efeitos diretos sobre o bem-estar animal, na produção e produtividade dos rebanhos e é uma ameaça à segurança alimentar de pequenos produtores.
A vacinação dos bovinos e búfalos, seguindo o calendário oficial de cada estado ou região, tem papel fundamental na erradicação e prevenção da doença. No Brasil, a vacinação contra febre aftosa é praticada em todos os estados e no Distrito Federal, com exceção de Santa Catarina, considerado, desde 2007, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como livre de febre aftosa sem vacinação.
que ainda não vacinaram seu rebanho e que se encaixam nos critérios de atendimento do programa, ou seja, tem menos de 25 cabeças e ser considerado familiar e estar com cadastro em dia junto ao Idiarn, podem procurar a Secretaria de Agricultura durante todo o mês de junho para que a gente possa fazer o planejamento e as devidas orientações”, finalizou.
Toda suspeita de doença vesicular, como é o caso da febre aftosa, é de notificação imediata e obrigatória. A febre aftosa foi detectada na Itália em 1514. No Brasil, o primeiro registro ocorreu em 1895, no Triângulo Mineiro. Como prevenção, o Ministério da Agricultura promove ações desde 1934, quando foi publicado o regulamento do Serviço de Defesa Sanitária Animal.
No entanto, as instruções específicas para o seu controle, que incluía a vacinação, foram definidas em 1950 e as campanhas organizadas tiveram início em 1965. O último foco no Brasil foi detectado em 2006, no Paraná e Mato Grosso do Sul.
2 mossoró DOMINGO, 4 de junho de 2023
tosa
Febre aF
Cedida
Principal efeito da febre aftosa é comercial
economia
classe empresarial busca a ampliação do aeroporto de mossoró
>> Durante encontro com representantes do aeroporto, os empresários apontaram possíveis ações que podem ser feitas para tornar o aeroporto mais atrativo
amina costa Da Redação
Não é de hoje que a classe empresarial e turística de Mossoró vem trabalhando na busca por melhorias para o Aeroporto Dix-sept Rosado. O principal objetivo dos empresários é garantir a continuidade da reforma na estrutura física e operacional do local, bem como a qualificação do aeroporto, do ponto de vista técnico, para que ele possa ter condições de receber aeronaves de grande porte.
Essas possibilidades devem atrair a atenção de novas companhias aéreas para atuar no aeroporto, proporcionando mais visibilidade à cidade. Nesta semana, empresários de vários segmentos da economia e do setor turístico da cidade, reuniram-se com o novo gestor da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Roger Lara, para tratar sobre as melhorias do aeroporto.
Além do novo gestor da Infraero, participaram do encontro Glênio Andrade, representando a Secretaria
de Estado de Infraestrutura (SIN), Stênio Max, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Mossoró) e Rútilo Coelho, presidente da entidade representativa do trade turístico, Mossoró Convention & Visitors Bureau.
O novo gestor da Infraero informou que essas melhorias já estão sendo feitas no aeroporto e que deve ser iniciado em breve o processo licitatório que vai possibilitar a exploração comercial dos ambientes do aeroporto e atração de investimentos como farmácias, estacio -
namento, restaurantes, empresas de receptivo, centros comerciais, entre outros.
Também foi discutida a possibilidade de realizar transportes de cargas. Essa possibilidade surge a partir da necessidade do setor agrícola, que é muito forte na região, de escoar as produções da fruticultura. Atualmente, existem muitos prejuízos em relação à forma de escoamento para países da Europa, Ásia e América do Norte, que é por via terrestre e marítima.
Roger Lara demonstrou
interesse em se reunir com representantes do setor do agronegócio e fruticultura, e pediu o apoio da CDL e do Mossoró Convention para isso. O turismo também entrou na pauta como sendo uma atividade que em muito teria a contribuir no desenvolvimento do aeroporto.
Por fim, o representante da Infraero informou que a parceria com o governo do Estado, com o qual mantém contrato para administrar o Aeroporto Dix-sept Rosado, tem sido positiva e deverá prosperar ainda mais, diante dos entendimentos
existentes com a Secretaria de Infraestrutura, que visam à aquisição de equipamentos para melhoria do aeroporto.
Gargalos como a invasão urbana na área do aeroporto, a questão de animais nas cabeceiras, a falta de segurança, e aves sobrevoando o perímetro de segurança, foram abordados com preocupação pelo administrador. Os empresários aproveitaram o encontro e questionaram sobre assuntos referentes à limpeza da área do aeroporto, ideias como Mossoró sediar uma oficina de manutenção de aeronaves, que hoje só existe no estado de Alagoas, bem como as rotas dos voos operados pela Azul.
Também participaram da reunião representantes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV/RN), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), do SINDILOJAS, da ACIM, do SEBRAE, da Câmara de Vereadores de Mossoró, entre outras entidades e empresários.
Adequação de toda documentação operacional e cadastro do aeroporto perante a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
Elaboração e aprovação, em 10/3, do novo Manual de Operações do Aeródromo (MOPS)com a revisão e implantação de procedimentos em conformidade com o regulamento aplicável, atividade indispensável à manutenção do Certificado Operacional;
Elaboração do Plano Básico de Gerenciamento
de Risco da Fauna (PBGRF), com ações imediatas e inéditas em prol da mitigação dos riscos da fauna, além de campanha de conscientização ambiental junto à comunidade local e visita de especialistas ambientais da Infraero;
Atualização do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO); Aperfeiçoamento do Nível Equivalente de Segurança Operacional (NESO); Elaboração do Mix Comercial para o Terminal
de Passageiros (TPS);
Elaboração do Plano Geral de Mídia; Atualização do Programa de Emergência em Aeródromo (PLEM);
Atualização do Plano de Remoção de Aeronaves Inoperantes e Desinterdição de Pista (PRAI);
Contratação para o Controle de Acesso e Inspeção (APAC), entre outras entregas já realizadas.
DOMINGO, 4 de junho de 2023 Mossoró 3
Arquivo
o Aeroporto de Mossoró é administrado pela Infraero e já apresenta consideráveis melhorias
A Infraero assumiu a gestão e operação do Aeroporto de Mossoró em dezembro de 2022. No período, diversas ações já foram realizadas, dentro do escopo do contrato, tais como:
PRoTeÇÃo AMBIenTAL
uern realizará exposição interativa sobre animais marinhos
Além de protagonizar um momento marcante com a primeira soltura de um peixe-boimarinho de volta à natureza, na última quarta-feira, 31, o Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) segue com uma nova ação de divulgação científica e conscientização ambiental. A partir de amanhã, 5, estará aberta, a partir das 17h30, no Partage Shopping Mossoró, a exposição “Conhecendo os Animais Marinhos para Proteger”.
Crianças, jovens e adultos poderão, até o dia 11, prestigiar e participar, no centro comercial, das atividades interativas, conhecer os animais e as pesquisas realizadas pelo Projeto Cetáceos.
Os visitantes poderão ver de perto exemplares da fauna marinha, animais taxidermizados e ossos de baleias e tartarugas, além de um golfinho completo montado, atividades interativas e lúdicas, óculos com imagens de animais marinhos em 3D, jogos em computador, jogo conhecendo os sons dos animais marinhos; Twister marinho (jogo de perguntas e respostas), oficina de pintura, jogo da fotoidentificação das baleias jubartes, jogo da memória marinho, espaço para foto ecológica, modelo 3D dos animais marinhos, pescando com as aves, entre outros.
A professora Ana Bernadete Fragoso, professora do Departamento de Ciências Biológicas e coordenadora do Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha do PCCB, ressalta que a exposição é um trabalho de divulgação científica para a sociedade que engloba as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela comunidade acadêmica da Uern.
“É uma oportunidade não só das pessoas verem vídeos e imagens que poderiam ver em outros lugares, mas ter acesso, poder pegar em amostras de pesquisas de animais que estão ameaçados de extinção e são difíceis de ter acesso, como esqueletos de tartaruga, vértebras e peças reais de baleias, esqueleto completo de golfinho, entre outros”, exemplifica.
Cerca de 6 mil pessoas
>> Atividade realizada pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca ficará acessível ao público entre 5 e 11 de junho, no Partage Shopping Mossoró
atividades voltadas para a comunidade acadêmica e público externo.
O pontapé inicial da programação foi dado pelo programa BioAção, no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira, em Mossoró, com uma mostra de material biológico, modelos didáticos, atividades lúdicas e experimentais. A proposta do programa é divulgar e popularizar a ciência de forma lúdica, interativa e responsável.
Exposição Conhecendo os Animais Marinhos para Proteger teve primeira edição ano passado
passaram pela exposição no ano passado, realizada no mesmo local. A expectativa da organização é que esse número seja ainda maior este ano.
Uma parceria firmada com o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) proporcionará ainda mais
inclusão para pessoas com deficiência.
Nos últimos quase 25 anos, o Projeto Cetáceos tem como principal missão resgatar, reabilitar e soltar animais da megafauna marinha (golfinhos, baleias, peixes-bois, aves e tartarugas) que encalham no lito-
Soltura do peixe-boimarinho Gabriel na natureza foi marcada por emoção
O clima de ansiedade tomou conta da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, comunidade de Diogo Lopes, distrito de Macau, na quarta-feira passada, 1 º de junho, momentos antes da soltura de Gabriel, um peixe-boi-marinho devolvido à natureza pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Depois de uma cerimônia de apresentação à comunidade e convidados de como o processo iria acontecer, o alívio: depois de quase seis anos sendo tratado e preparado para voltar ao mar, o animal resgatado ainda filhote, titubeou, mas com o auxílio dos voluntários saiu para desbravar novas águas. Muitas pessoas não seguraram as lágrimas ao presenciar a cena inédita.
Gabriel foi encontrado com poucos dias de vida na Praia de Quixaba, em Aracati-CE, em julho de 2017. Foi resgatado pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) e depois translocado para o Centro de Reabilitação
ral, além de ações de pesquisa, conservação e educação ambiental, envolvendo a população potiguar.
Criado em 1998, o PCCB possui três pilares centrais: pesquisa científica, monitoramento de praias e sensibilização ambiental.
de Fauna do Projeto Cetáceos, em Areia Branca.
Desde abril de 2022, estava sendo tratado na Reserva de Ponta do Tubarão, no Recinto de Aclimatação. O espaço foi projetado em ambiente natural para que os animais possam se adaptar aos movimentos e oscilações das marés, correntes marinhas e temperatura das águas, antes do retorno definitivo para natureza.
O animal, com 5 anos e 10 meses, pesando 364,5
SeMABIo
A Semana do Meio Ambiente do Curso de Ciências Biológicas (SeMaBio) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciou sua terceira edição na quinta-feira passada, 1º , e segue até a próxima quarta-feira, 7, com inúmeras
Kg e 262 cm de comprimento total está sendo monitorado.
“O peixe-boi conta com um equipamento de rastreamento que, quinzenalmente, nos dá o sinal de localização. Por meio dessas informações, podemos saber o ambiente onde ele está, se está bem adaptado ou se precisa de alguma intervenção. Caso seja observado este último, nós podemos recapturá-lo para poder fazer exames e retomar o trabalho para
Contínuo, anual e relevante para o desenvolvimento dos acadêmicos devido à escolha dos temas que se mostram importantes para a formação profissional, a SeMaBio tem como novidade este ano o primeiro “Vem Passarinhar”, uma atividade de observação de aves que será realizada neste domingo, 4, no Parque Municipal, das 6h às 10h.
De amanhã, 5, até o último dia serão realizadas, no Campus Mossoró, palestras, oficinas, mesa-redonda, sessão de cinema, além de oficinas e minicursos. Saiba mais sobre o evento por meio do site oficial.
nova devolução do peixeboi ao meio ambiente”, explicou o coordenadorgeral do Projeto Cetáceos, o biólogo Flávio Lima.
Atualmente, o Projeto Cetáceos está acompanhando 18 peixes-bois marinhos, sendo cinco no Recinto de Aclimatação da Ponta do Tubarão, em Diego Lopes, e 13 no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos da Uern, em Areia Branca. As solturas desses animais devem acontecer em breve.
DOMINGO, 4 de junho de 2023 4 Mossoró
Uern
Uern
Peixe-boi-marinho Gabriel foi solto na natureza no dia 31 de maio
CelulaRes na miRa
Polícias Militar e Civil do RN recomendam ações preventivas e como agir depois de se tornar vítima; e especialista em Computação, consultada pela reportagem, orienta sobre proteção de dados
dados nacionais, que dão conta de 17.061 roubos de celulares e 4.390 furtos no Rn, entre 2018 e 2021, dão uma percepção dessa modalidade criminosa
Oque para a maioria da população é um momento de lazer e diversão, para os bandidos é uma oportunidade de praticar mais um delito. As festas juninas em espaços públicos, que ocorrem tradicio-
nalmente ao longo deste mês, acabam ficando na mira desses criminosos. E um dos principais alvos nessas ocasiões, segundo especialistas em segurança, é o aparelho celular.
A situação realmente acende um sinal de alerta, tendo em vista que as forças de segurança no Rio Grande
do Norte registraram, dentro de edições anteriores, roubo/furto de celulares durante os festejos juninos no estado, como o Mossoró Cidade Junina, aberto neste sábado (3), com o tradicional “Pingo da Mei Dia”; no São João de Assú, que começa com shows artísticos no próximo dia 14; e o de Natal, que
dará a largada no próximo dia 10. Com a tendência da possibilidade de reincidência desses delitos nas festividades do São João deste ano, as Polícias Militar e Civil do Estado recomendam, desde já, ações preventivas que podem ajudar o cidadão a diminuir o risco de ter o ce-
Polícias Militar e Civil do RN recomendam às vítimas que registrem Boletim de Ocorrência
“Levaram meu celular!”. O que fazer em caso de ter tido o celular alvo de furto e/ou de roubo?
As Polícias Militar e Civil do Rio Grande do Norte recomendam às vítimas que acionem as autoridades cabíveis e que registrem Boletim de Ocorrência, mais conhecido como BO.
Além da importância de se fazer o BO, o 12 º Batalhão da PM de Mos -
soró alerta que a vítima evite esboçar reação na tentativa de evitar ter o celular levado por bandidos. “Em caso de ser vítima, orientamos a não reagir. Procurar a patrulha mais próxima e comunicar o roubo, assim como registrar o Boletim de Ocorrência”, orienta o 12 º BPM.
A corporação destacou que, especificamente em relação ao plano de
segurança pública para o Mossoró Cidade Junina, a PMRN contará com 500 policiais por dia no evento; fora as outras forças de segurança. “Estaremos divididos em patrulhas, monitoramento via drones também, entre outras estratégias”, enfatizou.
Já a preocupação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) é para que a população
atue de forma lícita e adquira somente aparelhos celulares com procedência conhecida, com nota fiscal ou outro documento que comprove a origem. “Além disso, ressalta a importância de incluir, no momento da confecção do Boletim de Ocorrência (B.O.) do furto/roubo, o IMEI dos equipamentos, disponível no documento fiscal”, informou a instituição.
lular alvo de furto e/ou de roubo. A reportagem manteve contato com o 12º Batalhão da PM de Mossoró, que recomendou determinados cuidados.
“Evitar andar com objetos de valor em fácil acesso ou visualização em locais com multidões; evitar locais escuros, com pouca gente”,
pontuou o 12º BPM. Já a Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) orientou “que a população adquira somente aparelhos celulares com procedência conhecida, com nota fiscal ou outro documento que comprove a sua origem”, como forma de coibir o crime de repassar objetos roubados.
RN teve 17.061 roubos de celulares e 4.390 furtos entre 2018 e 2021
Dados nacionais, que dão conta de mais de 17 mil roubos de celulares e de mais de quatro mil furtos do aparelho no Rio Grande do Norte, entre 2018 e 2021, dão uma percepção da dimensão dessa modalidade criminosa, que perdura ao longo de todo o decorrer dos anos.
Segundo a mais recente edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), foram registrados dentro dos já citados quatro anos, 17.061 roubos de celulares no estado potiguar; e 4.390 furtos desses equipamentos.
No caso do período levantado pelo FBSP, o RN notificou um crescimento de mais de 2000% de roubo de celulares, tendo em vista que foram contabilizados 335 casos em 2018, 2.703 em 2019, 6.277 em 2020 e 7.746 em 2021.
Já em relação ao crime de furto de celulares no território potiguar nestes quatro anos mencionados pela pesquisa, o Anuário aponta um crescimento de quase 1.800 %, tendo sido contabilizados 121 ocorrências em 2018, 834 em 2019, 1.090 em 2020 e 2.345 em 2021.
domingo, 4 de junho de 2023 segurança 5
Cedida Fábio Vale da Redação
>> e specialistas alertam que bandidos tendem a se aproveitar de eventos festivos, como o m ossoró Cidade Junina, aberto ontem com o Pingo da m ei d ia, para roubar/furtar celulares
Aengenharia social é um dos meios mais comuns encontrados por bandidos para cometer crimes.” A afirmação, em tom de alerta, é da Doutoranda em Ciência da Computação, Soraya Roberta dos Santos Medeiros. Ela foi consultada pela reportagem para aprofundar a discussão sobre a importância da segurança de dados, em meio aos recorrentes crimes envolvendo roubos e furtos de celulares.
Inicialmente, a estudiosa, natural da região Seridó potiguar, falou sobre a necessidade de se fazer uso da proteção com senhas e sempre ter uma autenticação em dois fatores. “O que isso quer dizer? Que além daquela senha básica que cadastramos e que pode ser recuperada pelo e-mail, é importante que tenhamos um código de segurança cadastrado em um aplicativo, que geralmente é recomendado pela própria rede social ou sistema operacional do dispositivo móvel”, explicou ela, que também estuda a área de Inteligência Artificial.
“Outra estratégia é evitar colocar o número de telefone como principal meio de recuperação da conta utilizada para gerenciar redes sociais. Quando acontece um furto/roubo essa é uma das principais táticas utilizadas pelos criminosos para ter acesso aos nossos dados, pois eles conseguem recuperar a senha com o código que é enviado via SMS”, esclareceu Soraya Roberta, acrescentando que não podemos esquecer que é interessante cadastrar senhas diversas e fortes para as redes sociais, assim como cadastrar a biometria facial ou por impressão digital para bloquear e desbloquear o celular.
A pesquisadora, que tem formação em Informática, Sistemas da Informação e também em Inovação em Tecnologias
Educacionais - todas em instituições de ensino no Rio Grande do Norte, também dá dicas do que a pessoa que teve o celular alvo de furto/roubo pode fazer para evitar maiores transtornos.
“Além de ligar de um outro aparelho celular para a operadora solicitando o bloqueio da linha informando o ocorrido, devese mudar a senha do email cadastrado no smartphone. Afinal, este é um dos principais pontos de acesso a várias contas.
Além disso, é necessário realizar o procedimento de autenticação de dois fatores”, pontua.
CONTINUAÇÃO PÁG. 5
Doutoranda em Ciência da Computação orienta sobre proteção de dados no celular
>> A potiguar Soraya Roberta dos Santos Medeiros, estudiosa na área de Inteligência Artificial, recomenda que deve-se utilizar a proteção com senhas e ter uma autenticação em dois fatores
“Como a maioria das pessoas possui o App do banco instalado no aparelho, é válido verificar com a agência bancária. Pode ser por meio de uma ligação, se nenhuma movimentação foi feita. Caso seja, deve-se relatar o ocorrido e solicitar estorno. Como estamos lidando com dados, e boa parte deles pode ser sensível e estar em alguma conversa ou aplicativo no celular, é recomendado que a vítima relate na descrição do Boletim de Ocorrência essas características”, complementou ela.
Forças de segurança pública no RN realizam ações de combate a furto/roubo de celulares
Somente no Pingo da Mei Dia, evento que abre o Mossoró Cidade Junina, do ano passado, a informação é de que foram registradas 40 ocorrências de furto de celulares. Como este material foi fechado na última sexta-feira (2), a reportagem não teve como trazer dados dos casos que possam ter sido notificados na abertura da edição do evento deste ano, ocorrida neste sábado (3).
Mas, em relação a 2022, as Polícias Civil e Militar divulgaram na época que foram contabilizados 40 boletins de ocorrência de furto de celular durante o Pingo da Mei Dia. De lá para cá, as forças de segurança pública no Rio Grande do Norte vêm mantendo em todo o estado as ações de combate a furto/roubo de celulares. Na última terçafeira (30), policiais civis da 9� Delegacia de Polícia (9°DP) deflagraram a “Operação Resgate 1.0”, que resultou nas prisões de dois
homens e na apreensão de, aproximadamente, 50 celulares.
Os suspeitos foram presos em flagrante por receptação dolosa, que é quando o comprador sabe que o objeto adquirido é proveniente de um crime anterior. O fato aconteceu no bairro Igapó, zona Norte de Natal. Os dois homens foram presos atuando na feira de Igapó, no momento em que estavam vendendo celulares provenientes de furtos e roubos. A polícia informou que os aparelhos recuperados somam em torno de R$ 90 mil e disse que os celulares seriam devidamente devolvidos aos respectivos donos.
Na ocasião, a Polícia Civil do RN garantiu que vem atuando para recuperar aparelhos celulares roubados e furtados, localizando e identificando receptadores, que vendem tais aparelhos provenientes de crimes. E na última quarta (31), policiais civis da 59�
Delegacia de Polícia Civil (DP de Macau), em conjunto com equipe da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Natal (DEFUR/ Natal), deflagraram a operação “Fora de Área”, com o objetivo de coibir a prática de receptação, em Macau, de celulares roubados ou furtados em Natal.
Segundo as investigações, uma associação criminosa estaria vendendo aparelhos celulares provenientes de crimes, cometidos na capital, para pessoas em Macau. Neste município, uma mulher e um comerciante foram presos em flagrante por receptação. Ele também foi autuado por descaminho, uma vez que importava celulares da China ilegalmente. O homem ainda mantinha em posse uma arma de fogo registrada, de calibre 380, a qual foi apreendida pela polícia.
E em Mossoró, policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR/Mos-
soró) recuperaram no dia 25 de abril deste ano, quatro aparelhos celulares que foram anteriormente roubados ou furtados na cidade. As pessoas que detinham os objetos foram conduzidas à delegacia e autuadas pelo crime de receptação. Após a realização dos procedimentos cabíveis, os aparelhos celulares foram devolvidos para os respectivos donos.
Ainda em Mossoró, policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR/Mossoró) deflagraram também em abril deste ano, uma operação no bairro Santa Helena, em Mossoró, com o intuito de recuperar aparelhos celulares que haviam sido roubados ou furtados no município.
Após investigações, foram presos sete suspeitos, os quais foram ouvidos e liberados posteriormente. Além disso, foram recuperados durante as diligências cinco aparelhos celulares, os quais devolvidos aos respectivos proprietários após a realização dos procedimentos cabíveis.
A doutoranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ainda falou sobre os principais golpes envolvendo dados de celular. “Atualmente, estamos vivenciando o golpe da portabilidade, onde, as pessoas perdem acesso ao seu número de celular e operadora, porque um terceiro, com acesso aos dados da vítima, solicitou tal mudança. Com isso, eles conseguem mudar várias senhas e passam a utilizar as contas nas redes sociais das vítimas para promover o golpe do investimento do PIX”, detalhou ela, afirmando que nesse caso cabe às empresas de telefonia um maior rigor.
“Um outro e bem famoso é a ligação ou SMS solicitando instalar algum app no smartphone para poder controlar remotamente o celular. Do outro lado da linha, os bandidos se passam por um servidor da agência bancária que a vítima tem conta, dizendo que o aplicativo do banco está com um vírus e para que ele seja removido é necessário a instalação desse software. Ao instalar, a vítima passa a ser monitorada, pois todos os dados inseridos são visualizados pelos criminosos à distância”, alertou Soraya Roberta, que criou um projeto que ensina algoritmo com códigos para crianças e ela também usa algoritmos para produzir arte, o que a possibilita se autodenominar como “artesã de algoritmos”.
Cedida DOMINGO, 4 DE JUNHO DE 2023 6 MOSSORÓ
Soraya Roberta tem projeto que ensina algoritmo com códigos para crianças e ela também usa algoritmos para produzir arte
Rio – O Fluminense tenta espantar a má fase e voltar a vencer depois de cinco jogos, além de recuperar a moral do time para o desafio desta semana que inicia pela Libertadores, jogando na Argentina contra o River Plate. O tricolor recebe o RB Bragantino neste domingo, 4, a partir das 16h, no Maracanã, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
O tricolor carioca, que briga para entrar no G-4, soma 13 pontos, e está há cinco jogos sem vencer, com um empate e quatro derrotas seguidas na temporada, enquanto o adversário paulista RB Bragantino está invicto há sete jogos na temporada.
Após cumprir suspensão no Fla-Flu, Felipe Melo volta a ficar à disposição da equipe e deve formar novamente a dupla de zaga com Nino. Mas diante da má fase do time, que não faz gols há cinco jogos, pode ser que haja outras mudanças do meio para a frente para tentar dar mais profundidade ao time.
Quem também pode reaparecer entre os titulares é o lateral-esquerdo Marcelo. Ele treinou pela primeira vez com o grupo em campo desde que voltou a sentir dores musculares na panturrilha, há pouco mais de duas semanas. Após ficar fora do Fla-Flu, Marcelo é preparado para o jogo contra o River Plate, na Argentina. Mas poderá ser relacionado para o jogo deste domingo. Alexsander e Keno seguem fora de combate.
Fluminense tenta espantar má fase em duelo com o Bragantino
>> Tricolor não vence há cinco jogos e vem de eliminação na Copa do Brasil
Com permanência garantida na Premier League da próxima temporada, o Wolverhampton anunciou as saídas de dois jogadores nesta sexta-feira, 2. São eles Diego Costa e João Moutinho, que não renovaram seus contratos e estão livres para fecharem com outros clubes.
O anúncio foi feito no site oficial, com comunicado do diretor Matt Hobbs. Diego Costa, que foi anunciado em setembro do ano passado após ficar nove meses sem clube, marcou um gol nas 25 partidas que disputou com a camisa dos Wolves.
Felipe Melo reforça o Fluminense no jogo deste domingo
Há um grande equilíbrio no retrospecto histórico. Em 17 jogos disputados entre as equipes, foram seis vitórias
do Fluminense, contra cinco do RB Bragantino, além de cinco empates. No último confronto válido pelo Cam-
peonato Brasileiro de 2022, o tricolor venceu por 1 a 0. Após o confronto contra o Fluminense, o RB Bragan-
tino terá o Estudiantes como próximo desafio na quarta-feira, 7, pela quinta rodada da Copa Sul-Ameri-
FICHA TÉCNICA
O brasileiro naturalizado espanhol, ex-Atlético de Madrid e Chelsea, está com 34 anos e anos havia passado pelo Atlético-MG em 2021, quando conquistou Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. “Dentro de campo, ele mostrou que ainda tem muito a oferecer. Fora de campo foi um companheiro de equipe incrível, especialmente para os jovens brasileiros como João (Gomes) e Matheus (Cunha)”, disse Hobbs.
Moutinho, meia português de 36 anos, encerra sua passagem após cinco temporadas no Wolverhampton – antes, atuou por Sporting,
Porto e Monaco.
Adama Traoré, atacante espanhol de 27, também está no fim de seu contrato, mas o dirigente disse que o clube deseja a permanência do jogador e negocia para firmar um novo vínculo. Na temporada passada, ele chegou a ser emprestado ao Barcelona, clube que o revelou, mas pouco jogou.
Comandado por Julen Lopetegui, o Wolverhampton terminou a Premier League 2022/23 na 13 ª posição, com 41 pontos - sete a mais que o Leicester, primeiro dentro da zona de rebaixamento.
Divulgação
O Vasco está perto de confirmar o primeiro reforço para a sequência da temporada. Isso porque o atacante Serginho se despediu nesta sexta-feira, 2, do Giresunspor, da Turquia.
Serginho foi afastado do clube turco nesta semana, após o aumento dos rumores sobre seu acerto com o Vasco. O contrato do atacante termina no fim da temporada europeia.
O jogador utilizou as redes sociais para se despedir do time. “Foram muitos anos aqui na Europa, onde pude evoluir e crescer de todas as formas, tanto profissionalmente quanto como pessoa. Tive experiências que vão ficar marcadas na minha vida. Agora é hora de voltar para o Brasil, descansar e curtir minha família antes de encarar novos desafios para ser feliz fazendo o que amo. Gostaria de agradecer o clube por ter aberto as portas para mim e ter confiado no meu trabalho. Aos torcedores por todo o apoio e cari-
nho de sempre. Infelizmente, tem coisas que acontecem e não são externadas sempre, e mesmo assim segui trabalhando firme. Mas são coisas que acontecem no futebol. Saio de cabeça erguida, consciente de que entre-
SÉRIE A
16h – Fluminense x Bragantino
16h – Grêmio x São Paulo
18h30 – Goiás x Cuiabá
18h30 – Palmeiras x Coritiba
SÉRIE B
15h30 – Guarani x CRB
18h – Londrina x Sport
Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Guga (Marcelo); André, Martinelli, Lima e Ganso; Arias e Cano.
Tec. Fernando Diniz.
FLUMINENSE BRAGANTINO
Cleiton;
Local - Maracanã
Hora – 16h
Juiz – Rodrigo José Pereira/PE
cana, enquanto o Fluminense enfrentará o River Plate, na Argentina, pela Libertadores.
guei meu máximo pelo clube”, escreveu. Mesmo se for anunciado pelo Vasco, Serginho só vai poder estrear pelo clube carioca em julho, quando abre a janela de transferências no Brasil.
AGENDA JOGOS, DOMINGO (04)
SÉRIE C
16h30 – Botafogo/PB x Floresta
16h30 – Paysandu x São José
19h – Confiança x Amazonas
19h – Ypiranga x Aparecidense
SÉRIE D
15h – Concordia x Hercílio Luz
15h – Tuna Luso x Águia
15h30 – Globo FC x Iguatu
16h – Jacuipense x Retrô
18h – Novo Hamburgo x Caxias
DOMINGO, 4 DE JUNHO DE 2023 ESPORTE 7
FUTEBOL
Diego Costa deixa o Wolves com um gol em 25 jogos
Na mira do Vasco, Serginho se despede de clube turco após ser afastado
Marcelo Diaz
Diego Costa não terá contrato renovado no Wolverhampton
José Hurtado, Leonardo Realpe, Luan Patrick, Capixaba, Evangelista, Fernandes, Helinho, Eric Ramires, Vitinho e Eduardo Sasha. Técnico: Pedro Caixinha.
futEbol
Mesmo quando não se gosta de um segmento, o melhor é regulamentar, diz CEo de site
>> empresário entende que regras ajudarão a coibir abusos
Oavanço da regulamentação do setor de apostas esportivas no Brasil tem enfrentado forte resistência da bancada evangélica no Congresso Nacional. Deputados e senadores do grupo argumentam que a prática tem impactos negativos sobre a sociedade, como o vício e o endividamento de apostadores.
Representantes do mercado, no entanto, defendem que, mesmo para aqueles que são contrários à prática – ressaltese, legalizada no país desde 2018 –, a regulamentação é justamente o melhor caminho para ter um mercado com regras para coibir e combater os possíveis malefícios e crimes atrelados ao setor.
É o que defende Marcos Sabiá, CEO do Galera.bet, um dos mais conhecidos sites de apostas que operam no Brasil. “Eu costumo dizer que eu não bebo e não fumo, mas eu sei que a pior coisa para uma sociedade é não ter regulamentação para cigarro e álcool. É a regulamentação que permite tributação, publicidade consciente, destinação de parte da arrecadação para o sistema de saúde”, diz ele. “Mesmo quando você não gosta de um mercado, a melhor solução é regulamentar para exigir contrapartidas.”
Sancionada em 2018 por Michel Temer, a lei 13.756 ficou quatro anos engavetada, sem regulamentação, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Temendo desagradar parte importante de sua base aliada, especialmente abancada evangélica, o presidente no período 2019-2022 deixou vencer o prazo para a definição das regras do setor.
As apostas esportivas ficaram, então, no que membros da comunidade jurídica chamam de “mercado cin -
Grêmio encara o São Paulo em duelo de tricolores no Sul
O Grêmio volta a campo para mais um compromisso pelo Brasileirão. A equipe gaúcha recebe o São Paulo neste domingo, 4, às 16h, na Arena do Grêmio, pela 9 ª rodada da competição. Os dois tricolores vivem boa fase na temporada e o estádio gaúcho deverá estar lotado.
O técnico Renato Portaluppi pode não contar com um de seus maiores destaques: Luis Suárez. Isso porque, após o jogo em Belo Horizonte, contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, Renato falou sobre a situação física do atleta. De acordo com o treinador, o centroavante jogou no “sacrifício” por conta de dores musculares.
“Pedi para o grupo bater palmas para o Suárez. Hoje, mais uma vez, ele deu exemplo. Estava com
muitas dores musculares. Quase não entrou em campo. Entrou no sacrifício e fez a jogada do gol. Ele é um exemplo para garotada”, destacou o treinador após o jogo passado.
O jogador já tinha sido poupado no último jogo do Brasileiro, contra o Athletico, no último final de semana, em Curitiba, por conta do gramado sintético da Arena da Baixada. Caso siga com dores musculares e problemas de desgaste físico, o camisa 9 deve ser poupado.
O Tricolor gaúcho vive uma situação tranquila na tabela. Atualmente ocupa o quinto lugar, com 14 pontos. A equipe vai em busca da terceira vitória consecutiva na competição nacional para escalar a classificação e entrar no G-4 do torneio.
Com moral, Palmeiras recebe a visita do Coritiba
za”, já que a atividade é legalizada, mas não tem uma regulamentação específica.
A falta de regras claras, de um órgão regulador e da formação de uma cultura consciente para apostadores e para os atores do futebol, como os jogadores, favoreceram o surgimento de esquemas de manipulação, como tem revelado a investigação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás. Sabiá, que também é pastor evangélico, afirma que há “uma grande agenda de preconceitos em torno do assunto” que impede um debate mais objetivo sobre a questão. Entre seus pares no mercado, contudo, ele afirma que há otimismo em relação à regulamentação, seja por Medida Provisória ou por projeto de lei. Segundo ele, há um entendimento de que isso seja necessário para o crescimento sustentável do setor. “Se a gente vai construir um ambiente propício para isso via MP ou via projeto de lei, é uma decisão dos agentes políticos. O que a gente quer é regulamentar. Esse é o objetivo de quem quer operar seriamente neste mercado”, afirma.
Ele próprio tem atuado com sugestões para definições de regras. Sabiá cita experiências vistas em outros países para defender, por exemplo, uma tributação equilibrada —o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estima que o país possa arrecadar até R$ 15 bilhões anuais com tributos.
“A gente percebe que uma tributação que seja adequada para os operadores, no caso, as casas de apostas, e que não pese sobre os jogadores cria um ambiente propício para que não se estimule alguém a jogar em uma casa não regulamentada”, diz.
Sabiá também é a favor de processos rígidos para identificar os apostadores e coibir o uso dos sites para a prática de lavagem de dinheiro. “No Galera.bet, eu tenho uma série de ferramentas para verificar uma série de coisas em relação a um CPF cadastrado. Se não tiver isso, vai ter um monte de gente usando o CPF de laranjas pa ra cometer crimes. A regulamentação é que vai exigir que todo o mundo tenha que fazer esse tipo de validação”, explica.
APoStA nÃo É
InVEStIMEnto
Além dos tributos, a regulamentação também será responsável por definir regras para a publicidade feita pelo setor, sobretudo para
proteger jovens e crianças, além de incentivar uma prática consciente.
Marcos Sabiá demonstra preocupação, por exemplo, com um mercado paralelo que tem crescido no Brasil junto com os sites de apostas, formado por “apostadores profissionais”, como se declaram “gurus” que vendem cursos para pessoas que querem ganhar dinheiro com apostas.
A oferta desse tipo de serviço é facilmente encontrada em canais no YouTube e grupos de WhatsApp.
Para o CEO do Galera. bet, esses conteúdos podem levar ao vício e ao endividamento. “A gente combate veementemente qualquer discurso [de apostadores profissionais]”, diz ele. “Jogo não é investimento.”
Após uma rodada agitada na Copa do Brasil em que o Palmeiras perdeu do Fortaleza por 1-0, mas acabou classificado pois venceu a 1ª partida por 3-1, agora o Verdão paulista entra em campo neste domingo, 4, pelo Campeonato Brasileiro 2023 com chances de golear o Coritiba que é último colocado com nenhuma vitória, 3 empates e 4 derrotas, além de um saldo de -10 (7 a favor, 17 contra). A bola rola a partir das 18h30, no Alianz Parque.
O Palmeiras precisa vencer o Coritiba. O Verdão está logo atrás do Botafogo só esperando por um tropeço para baixar a diferença do líder e quem sabe finalmente ultrapassá-lo e ganhar a liderança do Brasileirão 2023.
Mas para isso, tem que fazer a sua parte. Nas últimas três rodadas, o Palmeiras apenas empatou (1-1 Atlético-MG, 0-0 Santos e 1-1 Bragantino) e viu o Fogão abrir 5 pontos de vantagem. Contra o Coxa, entretanto, e jogando em casa, o Palmeiras deve voltar a golear como fizera nas rodadas anteriores contra Goiás (5-0) e Grêmio (4-1). Para isso, vai contar com seu ataque potente com Raphael Veiga, Rony e cia. O time paulista poderá contar com o técnico Abel Ferreira que foi expulso na Copa do Brasil. Após o duelo que classificou o Palmeiras para as quartas de final da Copa do Brasil, Abel ironizou o número excessivo de cartões recebidos por ele.
DOMINGO, 4 DE junho DE 2023 8 esporte C M A P
Bruno Santos/FolhaPress
Marcos Sabiá é CEo do site de apostas esportivas Galera.bet
Celebrante
Pensando
personalização, casais
Afigura do celebrante tem sido procurada por vários casais que vão se casar ou renovar os votos. Para entender essas mudanças no segmento de casamentos, o Caderno MULHER procurou a celelebrante Marbenes Maria Maia, que falou sobre sua atuação na área e esclarece as principais dúvidas sobre o trabalho desenvolvido pelo profissional.
De acordo com a especialista, os casais têm procurado, cada vez mais, realizar uma cerimônia personalizada. “Penso que é essencial que a cerimônia tenha a cara dos noivos; busco sempre deixar o rito leve e descontraído”.
Além disso, Marbenes Maia cita também aqueles casais que não se identificam com nenhuma religião, ou que são de religiões diferentes. Para estes, o celebrante é a pessoa ideal para conduzir o casamento, ou para renovar os votos.
Segundo Marbenes Maia, o celebrante pode atuar de duas formas. A primeira consiste em falar sobre o amor de uma maneira mais abrangente, sem aprofundar na história do casal; e a outra forma é contar a história do casal desde quando eles se conheceram até o momento do “sim”.
“Os casais têm optado mais
por este segundo tipo de celebração, até porque relembrar a trajetória do casal é sempre emocionante, tanto para eles quanto para os convidados. É dessa forma que eu atuo, cada texto que escrevo é único”, destaca.
Entre as funções desenvolvidas pelo celebrante estão escrever o texto, contar a história e conduzir toda a parte solene da cerimônia.
“Diferentemente de um juiz de paz ou celebrante religioso, este profissional não possui autoridade para legalizar o casamento, mas conta com outros benefícios, como realizar cerimônias mais leves e personalizadas”, frisa.
Marbenes explica sobre as etapas de seu trabalho. Ela conta que o trabalho começa com as entrevistas. “Marco uma reunião com os dois para explicar como acontece uma celebração de casamento, e depois converso com cada um separadamente para ouvir sua versão sobre a história do casal”.
Ela afirma que não existe um prazo de antecedência fechado para contratar um profissional celebrante. No entanto, ela explica que prefere que as entrevistas aconteçam pelo menos uns três meses antes da cerimônia, porque assim consegue escrever a história com mais tranquilidade.
Mestre de Cerimônia, celebrante e cerimonialista
Marbenes afirma que cada profissional desses exerce uma função diferente num evento. “O celebrante atua na celebração do matrimônio. Ele pode ser um juiz de paz, um líder religioso, um celebrante ecumênico ou até mesmo agnóstico. O celebrante que não representa uma igreja específica, como é o meu caso, conduz a cerimônia com base na história do casal”.
Já de acordo com a profissional, o Mestre de Cerimônias é o profissional encarregado de anunciar no microfone os momentos e os discursos programados para o evento. Ele deve ter boa voz, dicção e leitura impecáveis. E o cerimonialista coordena o evento, atua nos bastidores. “É ele quem fiscaliza o trabalho dos fornecedores e demais profissio-
nais. Muitos cerimonialistas também exercem a função de assessor, ajudando os clientes a planejarem o evento”.
Uma dúvida comum diz respeito à atuação do celebrante como um juiz de paz. Marbenes explica que nem todo celebrante é Juiz de Paz. Ela complementa informando que a cerimônia que o celebrante conduz não tem efeito civil. “Porém, é muito comum os dois profissionais atuarem juntos numa mesma cerimônia. Assim como também é comum um líder religioso (padre, pastor...) compartilhar o mesmo casamento”, explica ela.
Sobre a possibilidade de exercer essa função, se existe uma formação específica na área, Marbenes conta que fez um curso com o renomado celebrante Eduardo
Tereszkin. “É preciso entender a dinâmica de uma cerimônia, escrever bem e ter uma boa comunicação”. vA celebrante diz que já atuava na área de eventos como mestre de cerimônias. “Muita gente me dizia que eu levava jeito para ser celebrante. Foi então que eu comecei a estudar sobre essa função e me encantar por este trabalho. Apaixonei-me por isso! Eu amo contar histórias de amor”. Para Marbenes Maia, a profissão de celebrante é um trabalho que envolve muita confiança, pois lida com a intimidade de um casal, com sua história pessoal. “O celebrante está presente num dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa. Afinal, após uma celebração, nasce uma família. É maravilhoso ver a felicidade do casal!”
CIANO MAGNTA AMARELO PRETO DOMINGO, 4 DE MAIO DE 2023 @defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
Marbenes Maia, celebrante
mulher
Divulgação
na
têm buscado cada vez mais a figura do celebrante para realização de cerimônias de casamento
A profissão de celebrante é um trabalho que envolve muita confiança, pois lida com a intimidade de um casal, com sua história pessoal Divulgação
CONTEXTO
www.sergiochaves.com | sergiodefato@gmail.com
FESTA
Sérgio Chaves
Hoje é dia de vivas para o professor Aldo Gondim Fernandes, a querida Fátima Marques, o multifacetado Rivelino Moura, Marta Garcia, Ângela Cruz Gastão e Socorro Rodrigues. Amanhã (5), é dia de festejar o dr. Haroldo Amaral Duarte, Leila Menezes, Arilucy Ferreira, Eduardo Henrique Moura, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Nunes Alves, Oscarina Gurgel e o ex-vereador Rondinelli Carlos. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
MCJ
E o Mossoró Cidade Junina 2023 começou! Essa semana, a programação é a seguinte: O Chuva de Bala será encenado de quarta (7) ao domingo (11), sempre às 21h, no Adro da Capela de São Vicente. No Anima Chuva teremos Banda Arthur Paraguay, Alana e Luíza, Encontro de Violão Infantil e Zael. Nos palcos da Cidadela, shows com Netinho e banda, Mozão e banda, Muny Santos, Nida Lira, Dr. Ever, Juninho Voice, João Modão, Bartôzinho Galeno, Elas Cantam Brega, André da Mata, Samba Mix, Xandão, Marcos Júnior e Robinzband. Na Feira do Bode, Bonde do Brasil (10) e Cavaleiros do Forró (11). Na Estação, shows com Dorgival Dantas, Simone Mendes, Eric Land, Xand Avião, Aline Reis, Zé Vaqueiro, Joelma e Nilson Viana.
CIRCULANDO
@ O programa As Feras não vai ao ar nesse domingo (4). Voltamos na próxima semana no mesmo horário, 19h, na 93 FM/Nossa TV.
@ Semana passada, uma virose braba nos tirou de cena, sendo impossível atender alguns convites que nos chegaram. Graças a Deus, tudo bem agora!
@ O lançamento do livro “Eu tenho tanto pra te falar...”, de Marilene Paiva e Rafaella Costa e o lançamento das novas coleções da Maison Elegance, da empresária Marluce Bezerra, foram dois dos eventos que perdemos. Mas você confere a cobertura em nossa página.
@ Zoraide Azevedo comemorou idade nova na terça (30), e mereceu festa no Requinte Buffet, reunindo familiares e amigos queridos com produção Master, delícias de Socorro Paiva, bolo de Tereza Cristina Fernandes Teixeira e a boa música de Radiola Club. Tudo do jeito que Zoraide gosta. Levamos falta por motivos maiores. Trarei detalhes!
@ No sábado (27), fomos conhecer o Requinte Alphaville, novo restaurante do Requinte Buffet, na companhia de Wanderlânia Lima (que assina o projeto), Clézia Barreto e Ellen Paiva. Comida saborosa, atendimento perfeito, ambiente dos me-
lhores!
@ Eronildo Pereira nos recebeu no Requinte Alphaville e que bom ver a carta de vinhos assinada pela Casta
Real do amigo Guilherme Luz, com destaque para os rótulos do Leste Europeu que tem sido a sensação dos enólogos. Bom demais!
@ O artista plástico e arquiteto Carlos Careca Figueiredo assinou a camisa linda que usamos ontem no Pingo. Superfeliz ficamos com o resultado. Careca também assinou os modelos de Ana Luíza Borges e do casal Paulo Sidney/Larissa Rosado!
@ O meu amigo Tuca Viegas anuncia o Salão Imobiliário de Mossoró
– SIM, que acontece de 6 a 9 de julho no Partage Shopping Mossoró. Volto com detalhes.
@ Eu, Saudade Azevedo e Nelsinho Filho já estamos programando a festa do segundo aniversário do programa As Feras. Quando julho chegar...
@ Clístenes Carlos e Erickson Queiroz comemoram o primeiro aniversário do TamoJunto, podcast que apresentam em Pau dos Ferros e que já conta com mais de 50 edições. Todas as terças, a partir das 19h, nas plataformas digitais. Parabéns, amigos!
Não precisa ter pressa. Não há necessidade de brilhar. Não precisa ser ninguém além de si mesmo.”
VIRGINIA WOOLF
O CELEBRATE COLLECTION DA MAISON ELEGANCE
A empresária Marluce Bezerra reuniu influencers, imprensa, cerimonialistas e convidados especiais na quinta (25), no Dona Têca do Oitava Rosado Mall para apresentar as novas coleções de noivas, debutantes, padrinhos e festa da sua Maison Elegance. Noite com produção da Tráfego Models e Hamilton Aragão, com apresentação de Lílian Martins. As fotos são de Edivânia Santos.
Marluce Bezerra brindando sucesso do desfile com Georgiano Azevedo e o estilista Bruno Silveira.
O encontro de Apolion Rodrigues, Tica Soares e Nilo Amâncio. Só gente querida!
Marluce em foto com o cast Tráfego Models.
EU TENHO TANTO PRA TE FALAR...
O lançamento do livro “Eu tenho tanto pra te falar...”, coletânea assinada por Marilene Paiva e Rafaella Costa, na terça (23), no Restaurante Trattoria ainda é comentário na cidade. Tarde/noite cheia de afeto, carinho e homenagens às mães. As fotos são de Edivânia Santos.
Marilene Paiva e Rafaella Costa com Joana D’Arc Davi de Carvalho Rodrigues.
Rafaella com o casal Trattoria, Cleciano Galdino e Sheila Franco.
Zoraide Azevedo comemorando idade nova no bolo assinado por Tereza Cristina Fernandes, com os filhos Georgiano e Saul, a nora Camila e os netos Davi e Maria Cecília!
Cleidinha Santana e Fabíola Justen.
Ana Cleonice Galvão com idade nova no sábado (10). Aqui, em recente viagem à Europa. Paz e bem, Aninha!
Marilene com o casal Andiro Clayton/Selminha e Kênia Rebouças.
Casal Joãozinho Marques/Fátima. Ela amanhece em idade nova nesse domingo (4), e a coluna faz a festa. Parabéns!
Patrícia faz festa para comemorar a vida do marido, o dr. Haroldo Duarte, na segunda (5). Felicidades!
Adna Canário festeja o amado, o gente fina Eduardo Moura, folhinha da segunda (5). Saúde e paz!
Vivas para a querida Lúcia Helena Rosado. Aniversariante da quinta (8)!
Paulo Gastão Júnior comemora a idade nova da amada Ângela, aniversariante desse domingo (4).
A querida Karenine Fernandes com aniversário na quinta (8). Parabéns!
R. Antônio Vieira de Sá, 440 Tel.: 3317-4545 / 3316.0409
DOMINGO, 4 DE JUNHO DE 2023 2 OPINIÃO
CONEXÃO SAÚDE
NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR conexaosaude.defato@outlook.com conexaosaude.defato@outlook.com
Esclerose Múltipla: o que é e como diagnosticá-la?
Patologia afeta principalmente jovens, principalmente mulheres entre 20 e 40 anos de idade
Formigamento, dormência, dor, fraqueza nos braços, pernas, tronco ou face, além de problemas com a visão, podem ser sinais iniciais de esclerose múltipla, sobretudo em pacientes jovens.
Cerca de 40 mil pessoas no Brasil são atingidas pela esclerose múltipla, de acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM). No mundo, esse número chega a quase 3 milhões de pessoas.
Afeta principalmente jovens, principalmente mulheres entre 20 e 40 anos de idade. Depois de doenças neurológicas decorrentes de traumas de acidentes, a esclerose múltipla é a maior causa de incapacidade neurológica em adultos jovens.
A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.
Embora a doença ainda seja de causas desconhecidas, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes, geralmente jovens.
Sintomas mais comuns
Fadiga
Sintoma debilitante de instalação imprevisível ou desproporcional em relação à atividade realizada. A fadiga é um dos sintomas mais comuns e mais incapacitantes da EM. Manifesta-se por um cansaço intenso e momentaneamente incapacitante. Muito comum quando o paciente se expõe ao calor ou realiza um esforço físico intenso.
Alterações Fonoaudiológicas
Podem surgir, no início da doença ou no decorrer dos anos, alterações ligadas à fala e deglutição com sintomas como: fala lenificada, palavras arrastadas, voz trêmula, disartrias, pronúncia hesitante
das palavras ou sílabas, bem como dificuldade para engolir líquidos, pastosos ou sólidos.
Transtornos Visuais
Visão embaçada. Visão dupla (diplopia).
Problemas de Equilíbrio e Coordenação
Perda de equilíbrio. Tremores.
Instabilidade ao caminhar (ataxia).
Vertigens e náuseas. Falta de coordenação. Debilidade (nas pernas e ao caminhar).
Fraqueza geral.
A doença não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articu-
Espasticidade
A espasticidade é a rigidez de um membro ao movimentar-se e acomete principalmente os membros inferiores. A parestesia compromete a sensação tátil normal. Pode surgir como sensação de queimação ou formigamento em partes do corpo. E outras sensações não definidas como dores musculares, por exemplo.
Transtornos Cognitivos
O paciente pode apresentar sintomas cognitivos em qualquer momento da doença, independentemente da presença de sintomas físicos ou motores. As funções cognitivas mais frequentemente comprometidas são processamento da memória e
lares, disfunção intestinal e da bexiga.
Essa patologia neurológica é inflamatória e autoimune, acomete o cérebro e a medula. Acontece quando as zonas de mielina, substância que reveste a maioria das fibras nervosas é danificada ou destruída, causando uma inflamação que compromete o funcionamento do sistema nervoso central e criando uma barreira na comunicação entre o cérebro e o restante do corpo.
“Os sintomas variam de pessoa para pessoa, de acordo com o grau do dano já causado. Não há cura para a esclerose múltipla, mas existem tratamentos que ajudam na redução e gravidade dos surtos bem como reduzindo chances de novos surtos e progressão da doença”, explica o neurologista e professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Frederico Lacerda.
O diagnóstico é feito por meio da análise médica que inclui exame clínico e exames complementares, como ressonância magnética de cérebro, coluna cervical e torácica e coleta de líquor.
Desta forma, é essencial que mediante qualquer suspeita, ocorra a busca por um especialista, sobretudo após a apresentação de um sintoma novo e agudo, pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são determinantes para gerenciar a doença e melhorar a qualidade de vida do paciente.
execução de tarefas. Os indivíduos se queixam muito que levam mais tempo para memorizar as tarefas e possuem mais dificuldades para executar as mesmas.
Transtornos Emocionais
Pode haver sintomas de depressão, de ansiedade, de humor, de irritação e de flutuação entre depressão e mania (transtorno bipolar).
Sexualidade
Disfunção erétil nos homens. Diminuição de lubrificação vaginal nas mulheres. Comprometimento da sensibilidade do períneo (região da genitália), interferindo no desempenho do ato sexual.
DOMINGO, 4 JUNHO DE 2023 SAÚDE 3
NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR – é graduado em Odontologia pela UFPB, Pós-graduado em Prótese Dental pela USP e Especialista em Implantodontia
NORDESTE , DE CORPO E ALMA!
Essa coleção contemporânea e moderna celebra a cultura nordestina de uma forma diferente. Anuncia que ser nordestino é muito mais do que os outros dizem ser, destaca nossas riquezas e tradições.
Cada peça foi concebida com cuidado e amor. Um diferencial notável dessa coleção é o trabalho minucioso realizado pelas talentosas artesãs, costureiras e artistas nordestinas.
Com habilidade e dedicação, elas tecem detalhes únicos em cada peça, incorporando técnicas tradicionais que passaram de geração em geração.
Prepare-se para se encantar com essa fusão de tradição e estilo, onde cada peça conta uma história do Nordeste brasileiro por meio da moda.
A coleção Nordeste De Corpo e Alma da Pissilone foi lançada na segunda-feira, 29, com desfile no Memorial da Resistência de Mossoró, com cast Tráfego Models ao som de Alex do Acordeon.
FICHA TÉCNICA:
Fotos: Lucas Carvalho – Cabelo: BF Studio –Maquiagem Hellen Clécia – Modelos Maely Jácome, Letícia Duarte, Wedja Oliver, Luyziane Oliveira, Ana Barbosa, Pedro Richard, Éder Sabino e Felício Marinho (Tráfego Models) – Brincos Arte à Mão – Bermuda e calça dos meninos: DogVille –Saias, calças e shorts das meninas Tee Brasil
CIANO MAGNTA AMARELO PRETO DOMINGO, 4 DE JUNHO DE 2023 4 MULHER / MODA
Azevedo georgianoazevedo@gmail.com
Georgiano
edito R ial [ ín DI c E Racismo não é piada. É CRiMe!
Oatacante brasileiro Vinicius Júnior vem enfrentando frequentes casos de racismo, desde que passou a jogar no time europeu, Real Madrid. Até o momento, foram 11 episódios. No domingo, 21 de maio o crime foi registrado durante a partida entre Valencia e Real Madrid, quando torcedores presente ao estádio Mestalla atacaram o jogador. DOMINGO, mais uma vez, traz uma especialista para tratar sobre esse tema que deve ser sempre discutido. Para detalhar de forma bastante didática sobre o que é racismo e todas as implicações previstas na legislação brasileira para crimes como esses, DOMINGO conversou com a advogada, Cristiane Alves, e vice-presidente da Comissão de Diversidade e Minorias da OAB Mossoró. Ela explica o que é racismo, como se configura o crime e orienta produzir provas para se resguardar nessas situações. A advogada também detalha as punições previstas na legislação brasileira.
Boa leitura, Nara Andrade.
EnTREVISTA
Padre Ramilson Raimundo de Moura comemora 10 anos de sua ordenação sacerdotal e relembra o momento em que entendeu o chamado para sua vocação. Página 4
Com mais um episódio de racismo enfrentado pelo jogador brasileiro Vinicius Júnior, advogada explica o que é racismo e como se configura o caso. Página 8
a Balada do impostor
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Editora – Nara Andrade
• Diagramação – Rick Waekmann
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• Revisão – Gilcileno Amorim
• Foto – Marcos Garcia
Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN)
Fones: (0xx84) 3323-8900/8909
Site: www.defato.com/domingo
E-mail: redacao@defato.com
Página 3
Página 14
DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.
2
DOMINGO, 4 de junho de 2023
Racismo não é piada, é crime! colunas José Nicodemos
3 DOMINGO, 4 de junho de 2023 o P i N i Ão [ c RÔ n I c A
RA m ILS on RAIMUNDO DE MOURA
eN t R evista 4 DOMINGO, 4 de junho de 2023
O que mais me encanta todos os dias é a força e a vontade de continuar ajudando e conduzindo as pessoas para Deus’
PoR nARA AnDRADE naraandrade@gmail.com
No dia 1º de junho, o padre Ramilson Raimundo de Moura (47) completou 10 anos de sua ordenação sacerdotal. Natural do município de Patu, o padre atua como administrador paroquial, à frente da paroquia do Sagrado Coração de Jesus de Grossos e Tibau/RN. DOMINGO conversou com o sacerdote sobre o início de sua caminhada vocacional, os principais desafios da vida sacerdotal, o que mais lhe encanta nessa missão. Padre Ramilson re-
lembra os momentos mais marcantes de sua trajetória ministerial, o momento em que entendeu o chamado para cumprir sua vocação, como sua família reagiu ao ser comunicada de que ele seguiria a vida como representante da Igreja Católica. O sacerdote também contou sobre um momento em que ele pensou em desistir dessa caminhada. Para encerrar, destacou os principais ensinamentos da vida de serviço a Cristo e à Igreja Católica.
Este mês, o senhor completa 10 anos de ordenação sacerdotal. O que esta data representa para sua vida?
Na verdade, é dia 1 º de junho de 2013 que me ordenei, mas por motivos pessoais a data da missa em ação de graças ficou para este dia, 4 de junho de 2023. Essa data representa a minha alegria e doação total a Deus e ao povo.
Como começou sua história com a Igreja Católica?
Minha história na Igreja começou quando eu ia para a igreja com meus pais e avós, os quais me ensinaram a rezar o terço e me puseram na catequese. E quando recebi a minha primeira Comunhão senti algo muito forte; foi neste momento que senti que Jesus se encontrou comigo e eu com Ele, chamava-me para algo que não sabia. (risos) Achava muito legal ir à igreja rezar e falar com Jesus. Tornei-me coroinha e algo foi me impulsionando para seguir esse caminho. Achava bonita a vida sacerdotal, mas me via com muitas limitações e despreparado... chegando ao término do meu tempo no grupo de coroinha, ingressei no grupo de jovens, logo após, na pastoral da catequese. Sempre assíduo nas missas, porém, dentro de mim exis-
eN t R evista 5 DOMINGO, 4 de junho de 2023
tia o anseio por algo a mais, o qual eu não sabia o que era. Em minhas orações, tentando descobrir este anseio, falava a Jesus: como posso te servir se sou pobre, tímido e limitado? Realizei um teste vocacional na diocese e naquele ano não fui chamado para o seminário. Falei comigo mesmo: serei missionário leigo. Conheci a Renovação Carismática Católica, passei a frequentar e, entre um encontro e outro do grupo, sentia mais forte ainda a vontade de doar minha vida pela igreja. Fui tentar evangelizar o mundo. Sentia uma vontade de salvar a todos (risos), ainda fiz algumas missões em alguns lugares, inclusive em Triunfo Potiguar, comunidade pertencente à Paróquia de Santana, Campo Grande/RN. Depois de alguns anos, or-
denei-me padre lá e trabalhei dois anos à frente desta paróquia.
Quando o senhor entendeu que sua vocação era servir como sacerdote?
Foi quando o padre de Campo Grande, padre Josenildo, da congregação do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) me fez um convite para participar dos encontros vocacionais e assim descobrir a minha vocação. De início rejeitei, mas dentro de mim uma grande alegria tomava conta do meu ser, fazia meu coração bater mais forte. Participei de três etapas do teste vocacional, o qual o último era decisivo para a admissão no seminário. Quando recebi a carta de admissão pulei de alegria e já comecei a arrumar minhas coisas
para ir ao seminário. Fiz a etapa do seminário pelos dehonianos até o terceiro ano de teologia em João Pessoa/PB e depois entrei na diocese de Mossoró.
Qual o principal desafio da vida sacerdotal?
A dificuldade em despertar nas pessoas o sentimento de pertença, já que todos somos Igreja e precisamos ajudar uns aos outros, e, somados a isso, a dificuldade de implantar o Reino de Deus na terra e a solidão.
Houve algum momento ao longo desses 10 anos em que o se nhor pensou em desistir?
Sim, quando estava reconstruindo a matriz de Grossos/RN e me
6 DOMINGO, 4 de junho de 2023
eN t R evista
via como de mãos atadas sem poder avançar nas obras. Mas, o Sagrado Coração de Jesus não me abandonou um só instante. E moveu pessoas e corações para ajudar.
O que mais lhe encanta nessa sua missão?
O que mais me encanta todos os dias é a força e a vontade de continuar ajudando e conduzindo as pessoas para Deus e fazendo o bem a todas as pessoas.
Qual foi a reação de sua família ao ser comunicada sobre sua decisão de seguir como sacerdote?
Foi de espanto e descrença,
achando que não duraria muito tempo para eu desistir. Principalmente, meu pai. (risos) Mamãe foi mais confiante e rezava dizendo que se fosse da vontade de Deus, eu chegaria a ser padre.
Quais os momentos mais marcantes de sua trajetória como representante da Igreja Católica?
Foi minha ordenação presbiteral; primeira missa; a reconstrução da Matriz de Grossos, dentre outros.
Qual o papel que o senhor desempenha hoje junto à Diocese de Mossoró?
Hoje, eu estou como administra -
Qual o maior aprendizado desses 10 anos de ordenação sacerdotal?
O maior aprendizado é a experiência e o conhecimento de Deus que adquirimos com o povo. É com a presença e a bondade deles que vemos a Deus. E, assim, fortalecemos a nossa fé. Foram para eles, os fiéis, que nós padres em Jesus nos doamos. É muito maravilhoso e divino nós sermos a sombra de Jesus aqui na terra, apesar dos nossos pecados e de não merecermos. Além disso, não somos dignos para tal coisa.
7 DOMINGO, 4 de junho de 2023 eN t R evista
dor paroquial, à frente da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Grossos e Tibau/RN.
Racismo não é piada, é crime!
8 DOMINGO, 4 de junho de 2023 d is CR i M i N aç Ão s o C ial
>> com mais um episódio de racismo enfrentado pelo jogador brasileiro Vinicius Júnior, advogada explica o que é racismo e como se configura o caso.
Desde que passou a jogar no time europeu, Real Madrid, o atacante brasileiro Vinicius Júnior vem enfrentando frequentes casos de racismo. Há algumas semanas, o 11 º episódio foi registrado, durante a partida entre Valencia e Real Madrid, quando torcedores presentes ao estádio Mestalla atacaram o jogador. Alguns dos torcedores que cometeram o ato criminoso já foram identificados. Apesar de ser um tema bastante abordado, casos como este só demonstram o quanto ainda é importante chamar atenção para essa questão.
Para detalhar de forma bastante didática sobre o que é racismo e todas as implicações previstas na legislação brasileira para crimes como esses, DOMINGO conversou com a advogada, Cristiane Alves, e vicepresidente da Comissão de Diversidade e Minorias da OAB Mossoró.
A advogada inicia explicando o que é considerado racismo. A profissional frisa que racismo é o preconceito, discriminação ou antagonismo por parte de um indivíduo, comunidade ou instituição contra uma pessoa ou pessoas pelo fato de pertencer a um determinado grupo racial ou étnico, tipicamente marginalizado ou uma minoria.
A especialista afirma que o racismo se configura na discriminação social baseada na falsa ideia de que
9 DOMINGO, 4 de junho de 2023
a espécie humana é dividida em raças e que uma é superior às outras. “A consequência disso são agressões como insultos racistas, a utilização de estereótipos, e exclusão em ambientes públicos ou privados, de lazer, religiosos, escolares, de trabalho, dentre outros”, destaca.
Ao ser vítima de situações como as citadas anteriormente, a vítima deve procurar os meios legais para punir quem está cometendo o crime. Segundo a advogada, é importante reunir provas, como fotos, vídeos, os dados principais do agressor (como nome, endereço, telefone) e de quem eventualmente tenha testemunhado o fato, detalhes do local onde aconteceu a discriminação, anúncios e reportagens que possam comprovar; se ocorreu em ambiente digital, prints e gravações de tela, etc.
Para denunciar, a advogada orienta a vítima que se dirija à Delegacia de Polícia mais próxima, com a companhia das testemunhas e das provas que existirem. “A partir daí, realize o Registro de Ocorrência Policial e, ao fim, solicite uma cópia deste documento. Depois, procure um advogado de sua confiança, ou compareça à Defensoria Pública munido de toda a documentação reunida para que sejam tomadas as demais medidas jurídicas cabíveis”, detalha.
Uma alternativa também apontada pela advogada é o Disque Direitos Humanos. Disque 100 é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. “A denúncia é um importante instrumento para dar visibilidade às tensões raciais existentes no país”, reforça.
A vice-presidente da Comissão de Diversidade e Minorias da OAB Mossoró explica que racismo no Brasil é crime previsto na Lei n. 7.716/1989. “E o art. 20 da mesma lei prevê, de forma geral, que a prática de qualquer ato de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional constitui crime de racismo”, enfatiza Cristiane Alves.
A especialista ressalta ainda que a Lei do crime racial prevê para quem comete racismo pena de reclusão, que pode chegar até 5 (cinco) anos, mais multa, não cabendo fiança.
“Existe ainda um rol de crimes e penas previstas na Lei 7.716/89, que podem ser aumentadas ou agravadas
de acordo com a peculiaridade de cada crime. É importante a leitura completa da Lei para se informar de seus direitos”, diz.
d is CR i M i N aç Ão s o C ial 10 DOMINGO, 4 de junho de 2023
Racismo no Brasil é crime previsto na Lei n. 7.716/1989.
Racismo se configura na discriminação social baseada na falsa ideia de que a espécie humana é dividida em raças e que uma é superior às outras.
cristiane Alves, advogada e vice-presidente da comissão de Diversidade e minorias da oAB mossoró
Armadilha tecnológica PARA InSEToS
>> Fruto de pesquisa de estudante do Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade resulta em primeira patente obtida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
11 DOMINGO, 4 de junho de 2023 Ciê NC ia
Avontade de beneficiar a cidade natal de seus pais fez o enfermeiro Ismael Vinícius de Oliveira desenvolver uma pesquisa que acabou resultando na primeira patente obtida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O objetivo era fabricar uma armadilha para insetos de baixo custo e com materiais reciclados, que pudesse capturar o vetor de uma doença ainda comum no município de Marcelino Vieira (RN): a Doença de Chagas, transmitida pelo barbeiro.
O curso escolhido foi o Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade, para o qual ele foi aprovado no início de 2019. “A ideia surgiu basicamente na cozinha da minha casa”, lembra Vinicius. “Eu sabia que iria criar algo sustentável, mas meu irmão, que é engenheiro, motivou-me a procurar soluções tecnológicas que acabaram tornando a ideia bem mais interessante para a obtenção de uma patente”.
No início deste mês de maio, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufersa foi notificado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) de que o pedido de patente depositado há apenas 27 meses, em janeiro de 2021, teria a carta-patente concedida. O documento oficial chegou à universidade no dia 30 de maio, garantindo que a tecnologia criada possa ser explorada em benefício da sociedade com o aval da Ufersa (veja o documento no final da página).
A hISTóRIA DA PESquISA
Da primeira proposta de 2019 até o depósito da patente, muitos detalhes foram acrescentados e aperfeiçoados com o apoio de dois pesquisadores da Ufersa: a professora Ana Carla Diógenes Suassuna Bezerra, e o professor Francisco Silvestre Brilhante Bezerra, orientadora e co-orientador do mestrado de Ismael Vinícius, que é egresso do Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS/UFERSA).
Silvestre Brilhante, que já atuou por três anos como Coordenador de Pro-
priedade Intelectual do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufersa, lembra-se de uma ideia importante ocorrida logo no início da orientação. “Desde as primeiras versões da armadilha criada por Vinícius, nós percebemos que a inserção de recursos tecnológicos poderia ser um diferencial decisivo para a obtenção da patente”.
É aí que entra a conversa que Vinícius teve com o irmão na cozinha de casa. Por ser engenheiro eletricista, ele sugeriu o desenvolvimento de um software que permitisse a qualquer usuário acessar e monitorar informa-
ções sobre a armadilha mesmo a quilômetros de distância. “Ao longo da pesquisa nós fomos adicionando uma série de aplicações que tornaram o protótipo mais automatizado e tecnológico”, destaca ele, que atualmente cursa o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), também na Ufersa. Outro passo importante foi o desenvolvimento de um sistema que capta energia solar durante o dia e é acionado à noite, por meio de uma luz de LED de baixo consumo que atrai os insetos para a armadilha.
Ciê NC ia 12 DOMINGO, 4 de junho de 2023
Ismael Vinícius, aluno do mestrado, autor da pesquisa.
Ismael Vinícius ao lado dos pesquisadores Ana carla e Silvestre Brilhante.
Ciê NC ia oS TESTES Em mARcELIno VIEIRA
“Quando eu vi aquele aluno chegando a minha sala com um pote gigante de margarina, eu não entendi nada”, lembra a professora Ana Carla. “Então ele me explicou que ia criar uma armadilha para insetos e eu disse que já existiam muitas. Só que a resposta dele ficou na minha cabeça”. “Eu disse que nenhuma era como a minha”, conta Vinícius.
De fato, não era. Além do pote de três quilos de margarina, uma bateria de moto, lâmpadas LED e algumas garrafas plásticas também faziam parte das matérias-primas utilizadas na armadilha.
O local escolhido para os testes foi uma área rural de Marcelino Vieira, onde há histórico de contaminação pelo mosquito barbeiro. “Infelizmente, a contaminação oral ainda é pouco divulgada quando se fala em Doença de Chagas”, diz Vinícius. O volume de insetos capturados, sendo a maior parte deles barbeiros, mostrou que a pesquisa estava no caminho certo. O trabalho em campo durou um ano – de setembro de 2019 a setembro de 2020 – mas foi suficiente para reunir dados sobre a capacidade de captura da armadilha, seu funcionamento e possibilidades de aplicação em larga escala.
oS cRITéRIoS PARA A concESSão DE umA PATEnTE
Para ser considerado patenteável, destaca o professor Silvestre, um invento precisa atender aos critérios de novidade, aplicação industrial e atividade inventiva. “Nós tivemos que provar, durante o registro, que realmente ainda não havia nenhuma proposta como essa”. Isso foi possível, de acordo com ele, pela realização de um trabalho prévio muito bem feito, que é essencial no processo de obtenção de uma patente: um relatório de busca de anterioridades.
“Nós tivemos que consultar bases de dados de patentes para saber se a
Trabalho de campo na cidade de marcelino Vieira durou um ano e mostrou a viabilidade da aplicação do invento em larga escala.
ideia realmente era nova e se ninguém em nenhuma parte do mundo havia descrito algo parecido”, diz o pesquisador. “A ideia inicial do Vinícius, por exemplo, de construir uma armadilha sustentável, já havia sido depositada como patente. Então o incremento da tecnologia foi um diferencial que veio desse levantamento”.
o REgISTRo DA PATEnTE Como em qualquer universidade, o depósito de uma patente precisa passar necessariamente pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição. No caso da Ufersa, o NIT é a referência para orientação, registro e acompanhamento dos depósitos.
Mas uma vez que o depósito é submetido para exame do INPI, não há como prever quando e se a patente será concedida. “Eu mesmo tenho 23 patentes depositadas, sendo a primeira delas em 2015, e ainda não tinha recebido uma carta-patente. Isso demonstra o quão demorado o processo pode ser”, diz o professor Silvestre.
“Não é comum termos uma resposta num prazo tão curto como tivemos nesta primeira patente da Ufersa. Com certeza, o trabalho prévio bem executado e a solicitação de trâmite prioritário para Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) foram decisivos para a celeridade do processo”.
13 DOMINGO, 4 de junho de 2023
14 DOMINGO, 4 de junho de 2023 a
Balada do iMP osto R
nhoque de Batata Recheado com Provolone Tirolez e molho de Tomate
- 500 g de batata
- Sal, a gosto
- 2 gemas
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- Noz-moscada
- 2 xícaras (chá) de Queijo Provolone
Tirolez cortado em cubos
Para o molho de tomate:
- 2 latas de tomate pelado
- 2 colheres (sopa) de Manteiga Sem
Sal Tirolez
- Sal, pimenta-do-reino e nozmoscada, a gosto
- 1 xícara (chá) de lascas de Queijo
Parmesão Tirolez
- Manjericão a gosto para decorar
- Cozinhe as batatas inteiras e com casca em água fervente e abundante com sal. Então, escorra e descasque as batatas.
- Passe no amassador de batata. Junte as gemas, a farinha de trigo, a noz-moscada e acerte o sal (precisa ficar fácil de manusear. Se necessário, coloque mais farinha de trigo).
- Para o molho, coloque as latas de tomate pelado numa panela com a Manteiga Sem Sal Tirolez.
- Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Tempere com sal, pimentado-reino e noz-moscada.
- Pegue a massa de batata, faça alguns bolinhos e recheie com Queijo Provolone Tirolez.
- Cozinhe os nhoques em uma panela com água salgada, fervente e abundante.
- Quando os nhoques começarem a subir, retire-os da água e coloque nos pratos.
- Cubra com o molho de tomate quente e finalize com lascas de Queijo Parmesão Tirolez e folhas de manjericão por cima.
Tempo de preparo: 40 minutos Rendimento: 4 porções
15 DOMINGO, 4 de junho de 2023 ado Ro com ER IngREDIEnTES moDo DE PREPARo
tv
defato com
>> Bastidores Com novos personagens e ambientada em Brasília, a série “Justiça” ganha nova temporada no globoplay
>> inside Fábio Ventura está no ar em “A infância de Romeu e Julieta” e aguarda estreias nos streamings
@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
>> principal Com quase uma década à frente do “masterchef Brasil”, Ana Paula Padrão valoriza trajetória no entretenimento pÁGina 3
sucesso Cardápio de
moSSoRÓ
(Rn), Domingo, 4 de junho de 2023
SeriaiS
Situação grave
>> por Geraldo Bessa
Destaques das séries e conteúdo “on demand”
ANetflix estreia "Três Dias que Mudaram Tudo", minissérie baseada no acidente real da Central Nuclear de Fukushima I, ocorrido de 11 de março de 2011, quando três dos seis reatores da usina derreteram devido a um tsunami causado por um maremoto de magnitude 8.7. A produção é baseada no livro de Ryusho Kadota sobre o acidente, "Shi no Fuchi wo Mita Otoko: Masao Yoshida to Fukushima Dai-ichi Genpatsu no Gohyaku Nichi" ("O Homem que Viu o Abismo da Morte: Masao Yoshida e os 500 dias na Central Nuclear Fukushima I"). A produção é de Jun Masumoto e a direção fica por conta de Masaki Nishiura e Hideo Nakata. Em oito episódios, a minissérie mostra o desastre nuclear de diferentes perspectivas, entre governo, empresas e pessoas que se arriscaram no local.
Vida noVa
(Globoplay, se G , dia 5)
Adaptação do livro de memórias homônimo de Zélia Gattai, a minissérie "Anarquistas, Graças a Deus" chega ao Globoplay promovendo uma volta ao passado. Destaque na plataforma pelo projeto de resgate de clássicos da dramaturgia da TV Globo, a produção retrata o cotidiano dos Gattai, uma família de imigrantes italianos que tenta sobreviver no Brasil no início do Século XX. Lançada em 1984, a minissérie é ambientada em São Paulo, retratando um momento histórico de modernização e industrialização, movimento que atraía estrangeiros. Com pitadas de bom humor, a trama mostra como os personagens encaravam momentos de dificuldade no novo país em busca da realização de seus sonhos. Entre eles, o toscano Ernesto Gattai (Ney Latorraca). Cheio de ideias anarquistas e fã de automóveis, ele se reveza entre a rotina como motorista particular e os consertos de carros em sua oficina mecânica. A vida de Ernesto se transforma quando conhece Angelina Da Col (Debora Duarte), também italiana, que veio com a família para o Brasil para trabalhar na colheita de café. A trama tem autoria de Walter George Durst e direção geral de Walter Avancini.
PaSSado marcado
( paramount+, ter, dia 7)
Já está disponível no catálogo da Paramount+ o longa original "A Roleta da Morte", primeiro filme em espanhol estrelado e dirigido por Manolo Cardona. A produção é um thriller de suspense baseado no roteiro "La Terminal", de Frank Ariza, que segue sete pessoas que acordam sequestradas em uma mansão, para fazer parte de um jogo mortal. À medida que o relógio avança, para sobreviver, os sete competidores devem escolher que alguém deve morrer e o escolhido terá de concordar. Em 60 minutos, os maiores segredos virão à tona e eles descobrirão que estão todos unidos por um passado sombrio. No elenco, Maribel Verdú, Carla Adell, Juan Carlos Remolina, Adriana Paz, Dagoberto Gama e Fernando Becerril.
TemPo e eSPaço
( d isney+, qua, dia 7)
Filme que inaugura uma nova fase do universo cinematográfico da Marvel, "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" já está disponível no Disney+. Na trama, durante seus dias de aprisionamento no Reino Quântico, Janet van Dyne encontra Kang, um viajante exilado. Nos dias atuais, após a Batalha da Terra, Scott Lang se tornou um memorialista de sucesso e vive feliz com sua namorada, Hope van Dyne. A filha agora adolescente de Scott, Cassie, tornou-se uma ativista política, resultando em um relacionamento tenso com o pai. Ao visitar os pais de Hope, Hank Pym e Janet, Cassie revela que está trabalhando em um dispositivo que pode fazer contato com o Reino Quântico. Ao saber disso, Janet entra em pânico e desliga o dispositivo, mas a mensagem é recebida, resultando em um portal que se abre e puxa os cinco para o Reino Quântico. Scott e Cassie são encontrados por nativos que estão se rebelando contra seu governante, enquanto Hope, Janet e Hank exploram uma cidade em expansão para obter respostas. Dirigido por Peyton Reed, o longa conta com nomes como Paul Rudd, Kathryn Newton, Bill Murray, Michelle Pfeiffer, Corey Stoll e Michael Douglas no elenco.
ProVaçõeS do amor
( a pple t V+, qui, dia 8)
O Apple TV+ finalmente liberou sua nova série "Amor Platônico", produção estrelada por Rose Byrne e Seth Rogen. A série segue a história de dois ex-amigos que se reaproximam para viver um par platônico, já quase beirando a meia-idade. Com esse reencontro, eles passam por situações hilariantes que se dão em torno da amizade cada vez mais intensa dos dois. Além das duas estrelas, o elenco de “Amor Platônico” também traz nomes como Luke Macfarlane, Carla Gallo e Andrew Lopez. A produção é escrita e dirigida por Nicholas Stoller e Francesca Delbanco, enquanto Byrne, Rogen e Conor Welch atuam como produtores executivos.
Domingo, 4 de junho de 2023 2 televisão
Cardápio de sucesso
Desde 2014, Ana Paula Padrão encontrou um novo caminho profissional à frente do “Masterchef Brasil”. O programa gastronômico, exibido nas noites de terça da Band, está há 10 temporadas sob o comando da jornalista. Habituada a usar as palavras para se expressar, ela prefere deixar a emoção e as lembranças ditarem as explicações de como essa jornada pelo entretenimento tem se desenvolvido. “A gente não fazia ideia do que esse programa iria virar. Não sabíamos que podíamos sonhar tão alto. Muitas pessoas me questionavam como eu podia ter trocado uma carreira bem-sucedida no jornalismo pelo ‘Masterchef’. Eu não troquei nada. Aconteceu. Tive a sorte de ter encontrado um programa incrível e uma equipe fantástica”, valoriza. Sob a batuta da diretora Maria Mestiço, a nova temporada do “Masterchef Brasil” traz memórias atualizadas de outras edições. Os chefs Rodrigo Oliveira, Erick Jacquin e Helena Rizzo têm a missão de escolher o melhor cozinheiro amador do país ao longo dos próximos meses. “Temos um programa que é referência na gastronomia. Um programa que é sucesso comercial porque tem credibilidade e é sério. Honra o nome da marca que está com a gente”, ressalta.
P – Em 2023, o “Masterchef” chega à sua 10ª temporada. Até o momento, o que tem
chamado a sua atenção durante as disputas gastronômicas?
R – É preciso saber jogar. Fazer as alianças e comprar as brigas certas nas horas oportunas, se impor, imaginar o que pode ocorrer com cada um nos próximos episódios, ou seja, tem de estar preparado para os mais diversos tipos de situações. Não adianta ser um excelente cozinheiro de doce se a avaliação é de salgado. Nem ter medo de mexer com um bicho inteiro ou não conseguir filetar um peixe e separar um frango achando que esse tipo de coisa não vai acontecer. Tudo é possível no “MasterChef” e, para levar o troféu, é necessário ter muita aptidão, cabeça boa e estratégia de jogo. Rapidamente percebi que tínhamos um elenco afiado.
P – Por quê?
R – Logo no início das seletivas, eu vi que eram extremamente resistentes, porque além de encarar todo o processo de seleção de bastidores, que quem está em casa não vê, os concorrentes tiveram de enca-
rar 89 adversários. Depois, passaram por várias provas técnicas, duelos e embates para, finalmente, conquistarem o avental. Foi tudo muito tenso.
P – Durante o período de pré-produção, você tem alguma participação ao longo da seleção de elenco?
R – Não. Mas, antes de os participantes chegarem ao estúdio, eu já sei tudo sobre eles. Estudo bastante cada participante. Os jurados, no entanto, não conhecem nada sobre os candidatos. Eu tenho muitas informações porque compreendo que esse reality show é formado por pessoas. Isso é muito importante. Então, eu fico querendo saber uma série de coisas. Por que essa pessoa veio para cá? Qual o sonho dela? Ela quer mudar de vida? Provar alguma coisa para si própria ou para alguém? Tenho muito orgulho de ver ex-participantes do programa ganhando o mundo e fazendo sucesso.
P – Você tem contato com os ex-participantes?
R – Sim, é muito bonito ver uma galera ter a vida transformada por esse programa. Quando eu era jornalista, tinha muito orgulho quando me falavam que tinham feito jornalismo por minha causa. Então, eu comecei outra vida no “Masterchef”, outra história e me orgulho muito quando escuto alguém falar que esse programa transformou a vida dela. Devo ter feito algo muito legal na encarnação passada para viver isso duas vezes na minha vida. É um privilégio. É muito lindo mexer com gente, amo pessoas e vou estar sempre cercada de pessoas.
P – O “Masterchef Brasil” completa 10 temoradas no ar. Como uma experiente profissional de televisão, o que mais a surpreendeu nessa trajetória à frente do talent show?
R – O que mais me impressiona é que o entretenimento precisa ter um componente de verdade que é essencial para o sucesso do programa. No caso do “Masterchef”, nós, do elenco, nos damos muito bem e isso aparece no produto. As piadas, improvisos e a forma como interagimos é muito verdadeira porque nos conhecemos e gostamos uns dos outros.
P – Mesmo após tantos anos, o “Masterchef Brasil” segue como uma das principais produções do horário nobre da Band. Como explicar essa longevidade na grade?
R – Passou muito rápido, né? Parece que foi ontem que a Elisa (vencedora da primeira temporada) ganhou os chefs com aquele filé de porco e purê de batata. Inclusive, toda vez que eu vejo o pai da Elisa abrindo a lata de goiabada eu choro (risos). Toda vez. Já vi várias vezes.
>> principal Com quase uma década à frente do “masterchef Brasil”, Ana Paula Padrão valoriza trajetória no entretenimento
Domingo, 4 de junho de 2023 televisão 3
Encontros reais
NNo processo de construção de um personagem, muitos profissionais valorizam o contato humano. Com Dandara Mariana, a dedicada e sonhadora Pandora de “Encantado’s”, da Globo, foi exatamente isso que aconteceu. Assim que se deparou com o início desta fase, a atriz carioca de 35 anos já vibrou com a interação que teve com os demais colegas de elenco da série produzida para o Globoplay e atualmente em exibição na Globo, nas noites de terça-feira. Mas foi ao se deparar com pessoas reais que tinham tudo a ver com a história criada por Renata Andrade e Thais Pontes e escrita em parceria com Chico Mattoso e Antonio Prata que a atriz descobriu o caminho certo a trilhar. “Foi muito especial, viramos uma trupe e nos conectamos de uma forma muito legal. Fomos ao Arrastão de Cascadura, que é uma escola de samba da Série D do Carnaval carioca e fizemos todo um laboratório com eles. Vivenciamos o Carnaval e vimos, de perto, o que é uma escola pequena, que passa por dificuldades para se apresentar, e o quanto essas pessoas são guerreiras e como é precioso o amor pela festa”, conta.
De cara, Dandara percebeu um contraponto. “A gente não para para pensar que, durante o ano inteiro, esses personagens do Carnaval têm outra vida, trabalham com outras
coisas”, explica. Na história, Pandora é uma mulher do tipo tagarela e animada que chega ao Supermercado Encantado’s à procura de um emprego. Ali, apesar dos perrengues e do pequeno salário de caixa, encontra um lugar acolhedor e onde se sente em casa. Ela divide o tempo entre o trabalho, a faculdade e a igreja. Noiva há sete anos de Nelsinho, papel de Caito Mainier, não percebe que a relação é, na verdade, um grande atraso de vida. Mas cria uma conexão imediata com FlashBlack, interpretado por Digão Ribeiro, sem perceber,
inicialmente, que ele é apaixonado por ela. “É uma linda história de amor. Pandora e FlashBlack têm um encontro muito bonito e carregam uma ingenuidade. Flash apresenta um novo universo para a Pandora e vê nele um homem que, até então, ela desconhece”, derrete-se Dandara.
É comum que atores defendam, com unhas e dentes, seus papéis, ainda mais quando se trata de personagens cativantes e do bem. Mas é visível o quanto Dandara Mariana se emociona com a trajetória de Pandora em “Encantado’s”.
“Ela é uma garota esperançosa, muito cheia de fé e batalhadora. Acho que não é à toa que ela tem esse nome. Além disso, Pandora não para de falar, ela é ansiosa, toda hora emenda um assunto no outro, é atrapalhada”, diverte-se, enaltecendo características que fazem da jovem um dos principais destaques da série.
Nessa atuação inspirada também pelo próprio nome da personagem, Dandara não perece ter dúvidas de qual seria, ali, a Caixa de Pandora. “Ela vive um relacionamento muito complicado. A representação da Caixa de Pandora é quando você abre e solta todos os males do mundo. Acho que ela vive com o noivo Nelsinho um mundo muito angustiante e entra no mercado para abrir seus horizontes”, opina.
Apesar de ser carregada no humor – com boas doses de emoção também –, “Encantado’s” é um grande avanço da Globo no que diz respeito à diversidade. Para começar, o projeto é fruto de uma oficina de humor para roteiristas negros realizada pela emissora em 2018. Além disso, a maior parte do elenco é negra. “‘Encantado’s’ é sobre identificação, sobre representatividade. Fala do trabalhador brasileiro, que batalha e não perde a alegria e o sorriso no rosto. Essa é a nossa característica, isso é o Brasil”, enaltece Dandara. Essa aproximação com a realidade da grande maioria da população brasileira é algo que Dandara não hesita em valorizar. “Apesar de tudo, de passar por dificuldades financeiras, a gente encontra espaço para sorrir, a gente encontra espaço para fazer piada. E eu acho que isso é ‘Encantado’s’”, defende.
2023 4 televisão
Domingo, 4 de junho
de
>> close Dandara mariana valoriza laboratório no Arrastão de Cascadura, da Série D do Carnaval carioca, para compor a Pandora de “Encantado’s”
>> ponto de vista
atualizada lente
Tendências televisivas vão e vêm. Sempre atentas ao que está na ordem do dia, empresas de streaming e a televisão tradicional adaptam seus lançamentos na busca por uma fatia do mercado. A proliferação de séries ficcionais, documentários e podcasts sobre crimes reais vem ganhando fôlego nas principais plataformas audiovisuais há, pelo menos, cinco anos. Esse movimento explica bem a motivação da Globo em revisitar o “Linha Direta” em pleno 2023. Mesmo que guarde a essência e a referência às duas outras versões, o retorno do programa se volta aos olhos do agora. Inspirado no clássico da tevê americana “Unsolved Mysteries” e precursor na tevê brasileira de programas documentais sobre crimes reais, o investimento da Globo no “Linha Direta”, no início dos anos
1990, foi frustrado. Malfeito e sem qualquer noção estética, desagradou o público e ficou apenas três meses no ar. No final da mesma década, o cenário televisivo era bem mais propício para este tipo de produção. O alto investimento em programas policialescos como “Cidade Alerta”, da Record, e o “Programa do Ratinho”, do SBT, fez a Globo entrar na mesma onda de sensacionalismo, relançando o “Linha Direta” como uma espécie de resposta à concorrência. Quebrando coisas ao vivo, escorando-se em pautas violentas e em testes de DNA, os programas apresentados por Ratinho, primeiro na CNT, passando pela Record e chegando ao SBT, começaram a incomodar muito a Globo e deram o tom de outras figuras que acabaram dominando a tevê ao longo dos anos 2000, como
No ar de 1999 a 2007, o “Linha Direta” ganhou um tom bem popular e ar de utilidade pública, abusando de encenações de gosto duvidoso e de uma apresentação com tom de justiceiro iniciada com o falecido Marcelo Rezende e replicada por seu substituto, Domingos Meirelles.
Ciente de que esta postura seria sem sentido em meio ao que se é produzido atualmente, a repaginação no formato do “Linha Direta” passa tanto pela estética quanto pela linguagem. A presença de Pedro Bial à frente deste retorno dá a ideia do ritmo que a Globo quer imprimir ao andamento da produção. Esquivando-se de juízo de valor, colocando o noticiário em primeiro plano e com farto material a cada nova edição, a nova versão mira na curiosidade do telespectador que vem
gênero true crime. De forma acertada, a produção tenta manter distância do esquema de entrevistas e enquadramentos superficiais de grande parte das produções feitas pela Discovery, aproximando seu resultado do bom trabalho que vem sendo realizado pela Netflix, HBO Max e pela própria Globoplay, que impressionou com títulos como “O Caso Evandro” e “Em Nome de Deus”, este último, inclusive, realizado pela mesma equipe do “Conversa com Bial”. Atentando-se aos fatos, evitando o circo de referências e tratando cada caso de forma individualizada, o “Linha Direta” volta mais informativo e com boas doses de autocrítica, mas sem perder o caráter social e o dom de entreter a partir do choque natural causado pelos crimes que exibe.
Domingo, 4 de junho de 2023 televisão 5
De volta à globo, “Linha Direta” se esquiva do sensacionalismo ao focar em fatos jurídicos e bom material de arquivo
José Luiz Datena e Luiz Bacci. acompanhando a evolução do
reSumo daS noVelaS
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Segunda – marcelino é hostil com gilda, que comenta a situação com Lucília. o evento de inauguração da fonte de São Jacinto é um fiasco. Lili e Violeta se enfrentam, e o plano de vingança da aspirante a atriz falha. ione acredita que Bem-TeVi a convidou para deixar São Jacinto com ele. marê desconfia da aproximação de Lucília com marcelino. Lucília leva marcelino para fotografar gilda. ivan é desprezado por Lili. Violeta transforma Lili em sua camareira.
Segunda – Kate não conversa com Hugo. guiga e Dora reparam em Lui e Lumiar. Jenifer recebe um presente de Hugo. Hugo entrega o cartão de grazi para Kate. Bruna posta o vídeo de Sol e Ben dançando. Theo vê o vídeo que Bruna postou e fica furioso. Clara se encontra com Helena em sua casa. Kate liga para grazi. Yuri e Vini começam a se entender. Lumiar desiste de ir embora do Refúgio. Jenifer tenta avisar a Kate que Theo se encontrará com ela no iCAES.
Segunda – Aline afirma a Daniel que está decidida a dar um tempo em sua relação. Luigi e Anely socorrem Lucinda. gladys dá dinheiro para Luigi reaver o colar e o italiano resolve usá-lo para comprar um anel de noivado para Petra. Antônio não aceita pagar pela água das terras de Aline. Lucinda avisa a odilon que voltará a treinar. graça confidencia a gladys que pretende engravidar de marino. Daniel comunica a graça que deseja se separar da jovem. Jurecê prevê para Aline que ela se envolverá com um novo homem.
Segunda – Vitor fura a fila da monter mercado e Bassânio ajuda Pórcia a colocá-lo no final da fila. Vitor mente para o público falando que a promoção da monter mercado já acabou e que eles estão esperando na fila à toa. Vitor estimula os clientes da monter a causar uma rebelião. Vera consegue controlar os clientes. Telma compra no Armazém e o cartão de crédito resulta em saldo insuficiente, mas Amanda fala para ela pagar depois. Telma pede aumento ou um adiantamento e Hélio diz que não dá. Leandro acha que Bernardo sabotou o próprio pai.
ACESSE
Terça – gilda e Lucília vão atrás de marcelino. marê e orlando descobrem que Lucília levou marcelino para passear com gilda. o prefeito de Barbacena afirma a gaspar que entrará com um processo contra o grande Hotel. marcelino se acidenta durante sua fuga, mas consegue chegar até a estrada. marê e orlando recebem ajuda especial para encontrar marcelino. gilda e Lucília chegam à irmandade, e marê confronta a ex-madrasta.
Terça – Rafa tenta proteger Kate de Theo. Valéria é franca com Bem sobre suas intenções. Jenifer exige que Theo não incomode Kate. Kate sente-se mal por mentir para Rafa. Theo obriga Kate a sair com ele. Fábio, Lui, Lumiar e guiga cuidam de Dora. Kate entrega o cartão de grazi para Ben. orfeu desconfia de que Hugo mentiu para ele. Kate não conta para Jenifer sobre seu encontro com Theo. Hugo observa Jenifer. Valéria conversa com Sol sobre Ben.
Terça – Daniel desiste de se separar de graça. Tadeu e gladys revelam a graça que a família tem dívidas e que o casamento da filha com Daniel é uma solução. irene diz a Luigi que eles precisam apressar o casamento do italiano com Petra. Caio conversa com Daniel sobre a possibilidade de Antônio indicar Luigi para ser seu sucessor. Petra mostra a Antônio que recebeu uma imagem de satélite identificando uma área seca das terras do pai. Ramiro avisa a Antônio que eles terão que fazer um novo desvio da água das terras de Aline.
Terça – Lívia diz que Julieta deu motivos para acreditar em proximidade com Romeu, como sair de trás da arquibancada com o menino e os diversos abraços durante o jogo no CEC. A família monteiro vira assunto na mesa dos Campos novamente e Juli fica incomodada. nando encobre Dimitri de suas confusões e, em troca, pede uma assinatura falsificada do pai para a matrícula do CEC. Leandro diz a Bernardo que ele é ingrato. Dimitri consegue fazer Fred assinar o documento do CEC para nando. Leandro decide que o futuro de Romeu é na Holding, Bernardo fica incomodado.
Quarta – gilda e Lucília pensam em uma forma de retomar a aproximação com marcelino. gaspar alerta gilda sobre a fúria do prefeito de Barbacena. Anselmo sofre ao pensar em Verônica. orlando pede que Lucília vá embora de sua casa. orlando pensa em empregar marê no hospital. ione se martiriza por ter pensado em fugir com BemTe-Vi. gilda pede desculpas a marcelino, que mantém fiel a marê. orlando informa a marê sobre a vaga de administradora no hospital.
Quarta – Ben incentiva Sol e grazi a conversarem. Hugo e Pablo ameaçam grazi na rua. Sol confirma para Ben que grazi denunciará Theo. orfeu mostra para Theo o vídeo que Hugo fez grazi. Rafa fotografa Clara. Sol avisa a marlene Bruna que irá depor contra Theo. Lumiar não acredita quando Ben anuncia que existe outra vítima de Theo. Clara decide fazer um jantar para Kate, e Theo gosta da ideia. guiga questiona Alice sobre Yuri.
Quarta – Aline se recusa a negociar o uso água com Antônio. Aline pensa em voltar a dar aula na escola para suprir as necessidades da casa. Franco explica para Antônio que não é possível iniciar o processo de leilão das terras de Aline. Jurecê diz a Yandara que ela deve deixar a aldeia. Antônio se emociona ao ver Caio no túmulo Agatha. Aline impõe que Antônio lhe peça perdão de joelhos para negociar a água com o produtor.
Quarta – mariana, Clara, Julieta e Lívia fazem noite de skin care. Julieta cuida do rosto da mãe, a chama de linda e elas trocam elogios. nando entrega a matrícula assinada para Hélio. Romeu ainda não levou autorização dos pais para Hélio, que cobra o garoto. Enzo diz a Leandro que encontrou erros no fechamento das contas da monter Holding. Julieta e Romeu comentam sobre desconfiança dos amigos em relação à amizade deles. Hélio diz a Vitor que sente o filho mais responsável em relação ao Armazém. na rua, Leandro vê cartazes contra a modernização.
Domingo, 4 de junho de 2023 6 televisão >> MalHaÇão globo –17h35 >> vai na FÉ 19h15 >> a inF. de roMeU e JUli eta SBT –20H30 >> aMor perFeito glo bo –18h 15 >> terra e paixão globo. –21h
não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
forma gaspar Barbaceorlanorione Bemse sobre
converSol Theo. de marlene e não outra para Ali-
Quinta – gilda e Lucília firmam parceria contra marê. Antônio, Aparecida e Verônica pressionam Sônia e Júlio a se casar. Tânia não gosta do clima entre Popó e Celeste e Ítalo e neiva. Júlio questiona se Sônia deseja ser mãe, e ela lembra do bebê que perdeu. Verônica desabafa com marê sobre Anselmo, e conclui que nunca foi feliz ao seu lado. Anselmo pensa em Lucília. Tomé passa mal após ingerir as balas que gilda deu a marcelino, e orlando decide internar o frei.
Sexta – Lucília tenta arrancar os segredos de Anselmo. orlando anuncia que frei Tomé está fora de perigo. marcelino acredita que gilda é uma bruxa. Lucília consegue que gilda a empregue como sua secretária particular. Ítalo diz a marê que ela é a melhor candidata ao cargo de administradora do hospital. ivan sofre por conta de Lili e aconselha gaspar a se precaver com gilda. gaspar revela a gilda que conseguiu contornar a situação com o prefeito de Barbacena.
Quinta – orfeu finge não saber nada sobre Theo, e Ben vai embora com Sol. Jenifer pensa em Hugo. orfeu se enfurece com Hugo e manda Pablo acabar com ele. Yuri tenta falar com guiga. Hugo vê Eduardo abraçando Jenifer. Pablo alerta Hugo sobre a ameaça de orfeu. Ben explica a Sol que o namorado de Jenifer pode estar em perigo. Theo manda Kate convencer Jenifer de ir ao jantar que deseja fazer com a família. Hugo se despede de Jenifer. Pablo mente para orfeu.
Quinta – Antônio se nega a se ajoelhar na frente de Aline e humilha Daniel. irene comenta com gladys que Antônio não gostará de saber que Aline voltará a lecionar na escola. Luigi fica sabendo por Cacá que Berenice comprou o colar de gladys. Elias se inscreve na academia de odilon para treinar. Luigi pede a Kelvin que consiga reaver para ele o colar que está com Berenice. Elias pega o dinheiro de mara. gladys não aceita Aline na escola. irene manda Petra ficar próxima de Caio para conhecer detalhes da produção.
Sexta – Rafa se preocupa com o estado de Kate. Janaína conta sua história para Sol e Ben. Jenifer se irrita quando Theo diz que quer conhecer sua igreja. Rafa fotografa Jenifer e Eduardo juntos. Clara flagra Kate e Theo. Rafa estranha o nervosismo de Kate. Clara discute com Theo. Jenifer consola Kate. Theo passa a noite com Lumiar. Helena critica Clara por defender Theo. Rafa entrega as fotos que fez no jantar para Jenifer. ivy decide sair da banda.
Sexta – Aline não aceita o dinheiro que Caio oferece à professora. Antônio dá orientações a Ramiro com a intenção de forçar Aline a lhe fornecer água. gentil convida mara para morar em sua casa. graça inventa uma desculpa para justificar a Tadeu por que não está usando o colar que o marido lhe deu. Ramiro e um capanga observam João brincar do lado de fora da casa de Aline. Anely flagra Enzo pegando seu laptop. Enzo chantageia Anely. Ramiro sequestra João. Caio afirma a marino que João foi raptado.
Sábado – Bruna descobre que Clara sofre em um relacionamento abusivo com Theo. Jenifer fala sobre Hugo com Eduardo. Clara exige que Kate se afaste de Rafa. Bruna consola Kate. Rafa pede para visitar Kate. Wilma chama Érika para participar do projeto. Kate conversa com Rafa. Jenifer vê Rafa desorientado na rua e o leva para sua casa. Theo discute com Ben e manipula Lumiar. Sol e Jenifer levam Rafa para casa e conversam com Clara. Rafa sofre por causa de Kate.
Sábado – Lucília despista gaspar. Cândida desconfia da saída de Anselmo, que se prepara para ir ao encontro de Lucília. Tânia e Justino se aproximam. Adélia gosta de ver neiva conversando com Ítalo. Lucília consegue mais informações sobre Leonel, Virgílio e maria Eugênia. Catarina incentiva Tânia a dar uma chance para Justino e esquecer Luís. orlando anuncia que marê será contratada como administradora do hospital. da dar capossível Jualdeia. de perdão produtor.
Sábado – Ramiro pede ajuda a Kelvin para ter um álibi. Caio acusa o pai de estar por trás do sumiço do João e irene aproveita a reação de Antônio para enaltecer os filhos. Daniel pede a graça um ultrassom. marino diz a Aline e Jonatas que não tem como acusar Antônio do sequestro de João sem evidências. Antônio reage quando Daniel pergunta se o pai está envolvido no sumiço de João. Ruan avisa a Ramiro que Caio está à procura do capanga. Aline pergunta a Antônio se ele quer negociar a soltura de João em troca da água.
fazem mãe, nando Romeu Hélio, enmonsobre a amizade resLean-
Quinta – glaucia cria um programa de ‘funcionário do mês’ para os colaboradores da monter mercado, mas inicia colocando uma foto dela como o melhor desempenho. Telma desabafa com Amanda, pede um pouco mais de tempo para pagar o que deve no Armazém e agradece a compreensão. Fausto proíbe Bassânio de vender pipoca na frente do condomínio Verona. Karen se aproxima de Romeu, mas ele se esquiva. Bassânio fala para Pórcia que foi expulso do seu ponto no Lado Torre por um homem mau, sem saber que foi o pai de Pórcia.
ACESSE
Sexta – Patrick esbarra com Karen na fonte e ambos se perguntam o que estão procurando. Em encontro com Leandro, Telma diz que quer vender a casa. Alex dá apoio para Rosalina não ficar triste com a sinceridade de Romeu. Julieta e Romeu acham que é melhor não ficarem na fonte e Julieta convida Romeu para conhecer a casa dela. Hélio alega a Telma que conseguiu um adiantamento para ela, mas Telma responde que não precisa mais do dinheiro. Karen diz para Alex que viu Romeu entrando no lado Vila e eles suspeitam que o garoto estava atrás de Julieta.
Domingo, 4 de junho de 2023 televisão 7
Agente do caos
P - Você acha que é o humor que salva o personagem de ser um vilão total?
Matheus Nachtergaele é bem criterioso quando o assunto é trabalho. Inicialmente mais conhecido do público de teatro e cinema, a relação com a televisão foi se desenvolvendo aos poucos, apostando sempre em produções de curta duração e que não comprometessem tanto seu intenso envolvimento com peças e filmes. Aos poucos, entretanto, a tevê foi ganhando um espaço especial na vida de Matheus. Retornar a viver o corrupto Olegário, um dos destaques da terceira temporada de “Cine Holliúdy”, celebra esse movimento. “Só me envolvo com produções que realmente façam sentido para o que quero dizer na minha vida. É sempre maravilhoso voltar a esta história, que é tão brasileira e que fala do sonho de viver essa brasilidade. Meu personagem provoca o caos e eu me divirto bastante”, ressalta.
Paulistano revelado pelo teatro alternativo de diretores como Antunes Filho e Antônio Araújo, Matheus estreou na tevê de forma tímida, ao participar de alguns episódios de “A Comédia da Vida Privada”, em 1997. No ano seguinte, chamou a atenção do público e da crítica ao viver de forma visceral o lendário Cintura Fina em “Hilda Furacão”. Apesar da presença bissexta, ao longo do tempo, figurou em projetos importantes como “O Auto da Compa-
decida”, “A Muralha” e “Os Maias”. Nos últimos anos, além de estreitar seus laços com a Globo, também protagonizou produções de canais pagos, como Curta! e Space. “Estou adorando esse momento de experimentar trabalhos, equipes e propostas diferentes. Sempre gostei do ambiente televisivo. Me faltava tempo”, destaca.
P – A terceira temporada de “Cine Holliúdy” celebra o fortalecimento de sua relação com a tevê. Como encara interpretar o Olegário mais uma vez?
R – Minha carreira na tevê é feita de fases. Mas trato sempre tudo com muita intensidade e entrega. No caso da série, eu assumo que sou realmente apaixonado pela diversão que ela me proporciona. Olegário ganha outros contornos a cada nova temporada. Sem, é claro,
deixar de ser a síntese dos defeitos do homem político brasileiro, sempre muito ganancioso, machista e corrupto. Mas ele também tem um lado bom, que é a paixão pela Socorro (Heloísa Perissé). Aliás, contracenar com a Heloísa tem sido incrível.
P - Como vem se desenvolvendo essa parceria?
R - De forma muito natural. É maravilhoso ver a Heloísa de Tião nesta temporada. Ela comanda as grandes sequências dos novos episódios com esse outro personagem e composição e ainda tem de dar conta da Socorro. É a coroação do talento dela como comediante diante dos nossos olhos. Tião e Socorro influenciam bastante o Olegário e ele ganha camadas, fica ainda mais carregado de humor.
R - Sim. Como é uma comédia bem escrita, a gente procurou criar um Olegário que não fosse exatamente mau. É um homem cheio de defeitos, principalmente porque é infantil, não amadurece e não entende a diversidade e o potencial das diferenças. Isso fica mais nítido nesta temporada, já que ele vira um grande homem da televisão.
P - Em que sentido?
R - Essa briga da tevê com o cinema acontece em todas as temporadas. Dessa vez, há uma emissora de televisão em Pitombas e ela está sob controle dos caretas. O Edmilson (Filho) representa, através do Francisgleydisson, não só o homem nordestino, mas também as pessoas que sonham com a arte brasileira, com representatividade e respeito. Ele é o Brasil que sonha ser respeitado sendo brasileiro. A política é o agente que atrapalha esse sonho (risos).
P - Você é natural de São Paulo, mas acabou sendo escalado para diversos tipos nordestinos. Em algum momento você se incomodou com esse olhar do audiovisual sobre a sua atuação?
R - Não. Sinto que fui recrutado para ser um nordestino e fico extremamente honrado com esses convites. Vamos fazer o “Auto da Compadecida 2” agora e lá vou eu feliz de novo para o Nordeste. Quando fui convidado para fazer parte do “Cine Holliúdy”, achei um destino bonito. Porque o Nordeste do Brasil é mais uma ideia mítica. O sertão de tudo. É onde está a maior dificuldade, mas também a maior pureza. Nos salvou do fascismo recentemente, inclusive.
>> cinco perGU ntas: mais próximo da tevê, matheus nachtergaele alia diversão e consciência política em mais uma temporada de “Cine Hollíudy”
4 de
de 2023 8 televisão
Domingo,
junho
Tempo de recomeçar
>> raio x “Amor Perfeito” marca o retorno de Cristiane Amorim ao trabalho depois da pandemia do novo coronavírus
Depois de mais de três anos de seu início, a pandemia do novo coronavírus demorou muito tempo para começar a ser superada. Pelo menos para alguns profissionais. Foi o caso da baiana Cristiane Amorim, a camareira Catarina de “Amor Perfeito”, novela das 18h da Globo. Afinal, desde então, esse é o primeiro trabalho da atriz, que completou 50 anos no fim do ano passado. “Estou feliz por estar trabalhando. Hoje, é um privilégio, depois desse período turbulento de incertezas em relação à vida e à arte”, valoriza ela, que também enaltece uma característica marcante da atual novela em seu próprio currículo. “É uma oportunidade de mostrar outra faceta, porque Catarina é uma personagem mais dramática do que cômica”, avisa.
Na trama, Catarina trabalha no Hotel Budapeste. É uma mulher simples, tímida, com aquela ingenuidade típica de pessoas do interior. Sozinha e sem família, se envolveu com o jardineiro Ronaldo, um homem casado. “Eles eram testemunhas no assassinato que levou a mocinha da trama para a cadeia durante oito anos. Ronaldo se corrompeu e deixou Catarina como única testemunha que pode livrar Marê da grande injustiça que está so -
frendo, acusada do assassinato do pai”, explica Cristiane, referindo-se aos papéis de Breno de Felippo e Camila Queiroz, respectivamente.
O convite para “Amor Perfeito” veio da própria autora Duca Rachid, que escreve a novela com Júlio Fischer e Elísio Lopes Jr. O chamado foi, na verdade, um reconhecimento ao trabalho já apresentado por Cristiane em outros três folhetins assinados por Duca. “Trabalhei com ela em ‘Órfãos da Terra’, ‘Joia Rara’ e ‘Cordel Encantado’”, explica Cristiane, que não demorou a se sentir envolvida pela proposta do texto assim que começou a ler. “O tema é o amor, essa busca do ser humano pela completude através desse sentimento. Acho importante, neste momento que estamos vivendo, de muita violência, discurso de ódio, intolerância e desrespeito às diferenças, precisamos de mais amor para
atravessar essa fase de mudança, de recomeço”, avalia.
O papel, porém, também veio carregado de desafios que demandaram uma dedicação ainda maior de Cristiane. “Tive um estudo mais aprofundado de prosódia e de composição, por conta do sotaque mineiro e das cenas iniciais mais dramáticas. Foi um trabalho interessante de entendimento da fala, comportamento e da cultura do local”, lembra ela, que chegou a recorrer à sua própria história como inspiração. “Nasci em uma cidade pequena do interior e busquei também essas referências em mim mesma”, entrega.
Nome completo: Cristiane Andrea De Almeida Amorim.
Nascimento: 27 de dezembro de 1972, em Amargosa, na Bahia.
Atuação inesquecível: “Uma personagem que vivi em um espetáculo em Salvador, ‘Cuida Bem de Mim’. Era a re-
alização de um sonho estar naquela peça, com Lázaro Ramos e Wagner Moura. Outra, mais recente e também inesquecível, foi Santinha, de ‘Órfãos da Terra’”.
Interpretação memorável: “As de Wagner Moura”. Momento marcante na carreira: “Minha primeira novela, ‘Cordel Encantado’, que foi a realização de um sonho”.
O que falta na televisão: “Meu sonho é ver nordestino fazendo patrão. Falta diversidade. Na tevê, normalmente, escalam você para papeis próximos ao que já fez. O Brasil é múltiplo, resultado de uma grande mistura de culturas e características físicas de diversas partes do mundo”.
O que sobra na televisão: “Espaço para quem já é conhecido”.
C om quem gostaria de contracenar: Tatá Werneck. Se não fosse atriz, seria: “Infeliz. Faria, com certeza, algo ligado à arte”.
Novela: “Várias! Todas que marcaram minha infância, como ‘Guerra dos Sexos’, ‘Final Feliz’ e ‘A Gata Comeu’”.
Personagem mais difícil de compor: “Para mim, não tem esse negócio de mais difícil. Talvez seja o mais simples, porque os complexos são mais interessantes”.
Que novela gostaria que fosse reprisada: “Órfãos da Terra”.
Que papel gostaria de representar: “Não tenho preferências. Mas, quando me esforço para encontrar alguma no meu imaginário, poderia citar a Perpétua (de ‘Tieta’, papel de Joana Fomm na novela baseada no livro de Jorge Amado) e a viúva Porcina (papel de Regina Duarte na novela ‘Roque Santero’)”.
Domingo, 4 de junho de 2023 televisão 9
Tudo ao mesmo tempo
>> inside
Fábio Ventura está no ar em “A infância de Romeu e Julieta” e aguarda estreias nos streamings
AFábio Ventura está com todo o gás. E não é para menos. No ar em “A Infância de Romeu e Julieta”, o ator celebra uma agenda recheada de projetos e dias intensos nos estúdios de gravação. Além da novela infantojuvenil do SBT, ele também aguarda a estreia das séries “Rio Connection”, novo original Globoplay, e de “Desejos S.A.”, que estará disponível no Star+. A atual rotina atribulada faz um enorme contraste com os famigerados meses de isolamento social em decorrência da Covid-19. “O mercado está muito aquecido. Além disso, o universo dos streamings é muito rico em diversidade de temas. Pode crescer e aquecer ainda mais o mercado. Até mesmo porque nós, artistas, ficamos muito tempo sem trabalhar. Fomos os últimos a voltar nos palcos e em diversas produções”, relembra.
Criada, escrita e dirigida por Mauro Lima, “Rio Connection” vai apresentar a história de criminosos europeus que estabeleceram no Brasil um ponto estratégico no tráfico de heroína para os Estados Unidos. Na produção, Fábio vive o detetive Santos e mergulhou em filmes e séries ambientados na década de 1970 para se aproximar do universo da série. “É um trabalho de altíssima qualidade, com um elenco incrível. Tem muito
suspense, aventura e intrigas. Já estreou em alguns países como Canadá e Holanda. Logo teremos nossa estreia no Brasil e em outros países”, valoriza.
Com cenas gravadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Montevideo, “Rio Connection” foi realizada totalmente em língua inglesa. Além disso, a série conta com um elenco internacional. Entre os brasileiros estão Marina Ruy Barbosa, Maria Casadevall e Bruno Gissoni. “Trabalhar em inglês era um desejo antigo, já que me dediquei ao estudo da língua inglesa e ao estudo da interpretação em inglês. É um desafio, um apren-
dizado onde precisamos trabalhar muito com a escuta, até que você se pegue pensando e sonhando em inglês”, aponta.
Enquanto seus trabalhos no streaming não ganham data de estreia, Fábio tem aproveitado toda a repercussão da novela “A Infância de Romeu e Julieta”. Na história assinada por Íris Abravanel, ele interpreta o gente-boa Bernardo, pai do protagonista Romeu, de Miguel Angelo. O personagem trabalha na Monter Construtora como arquiteto principal, mas tem vontade de realizar projetos autorais com propostas diferentes em relação ao que sua
empresa realiza. “Fiquei encantado com o fato de ter papéis para artistas pretos em um lugar não estereotipado. É importante que a gente possa se ver em lugares de conquistas também. Isso ajuda a inspirar jovens”, explica Fábio, que celebra a oportunidade de realizar um projeto voltado para o público infantil. “Tenho muito respeito por este público e acredito no potencial da arte como formação fundamental na vida de cada um. Também é excelente poder vivenciar toda a energia nos bastidores e sobretudo no set. Onde há criança, tem magia e renovação”, completa.
Domingo, 4 de junho de 2023 10 televisão
>> Bastidores Com novos personagens e ambientada em Brasília, a série
Fora da lei
Apesar de contar com uma definição bem arredondada no dicionário, o conceito de justiça pode ser bastante elástico dentro da sociedade. Em um país repleto de desigualdades, nem sempre a noção de isonomia anda lado a lado com a Constituição. Essa ampla e densa discussão, inclusive, é retomada na segunda temporada de “Justiça”, novo original Globoplay. Ainda sem data de estreia prevista, a produção assinada por Manuela Dias, que foi ao ar em 2016, já começou a ser gravada. “‘Justiça’ não é uma minissérie sobre leis, mas sobre a possibilidade de que exista justiça. A própria ideia de Justiça é uma ferramenta civilizatória que viabiliza a vida em sociedade. Somos treinados para acreditar que seremos premiados se fizermos o certo e punidos quando agimos de forma errada – mas a vida mostra que isso é apenas um condicionamento teórico”, explica a autora, que retorna ao projeto após sua estreia no horário nobre com a dramática “Amor de Mãe”.
O formato segue a mesma estrutura da primeira temporada: quatro personagens são presos e, sete anos mais tarde, saem da cadeia e precisam retomar suas vidas, em busca da justiça que ultrapassa as celas e vai além da lógica dos processos judiciários. Alguns ele-
mentos marcam a conexão entre as duas temporadas, como a música tema – “Hallelujah”, um cover de Rufus Wainwright para a canção de Leonard Cohen – e a personagem, Kellen, vivida por Leandra Leal, que volta à trama, novamente como administradora de um prostíbulo, desta vez ao lado de seu novo marido, Darlan, de Fábio Lago. “As tramas da série são uma investigação do que sobra na vida de uma pessoa depois que a Justiça morde seu quinhão”, ressalta Manuela.
Para encabeçar as histórias, a série contará com vários protagonistas. Murilo Benício, Paolla Oliveira, Nanda Costa, Marco Ricca, Alice Wegmann, Marcello Novaes e Juan Paiva estão escalado para a nova leva
de episódios. Eles dividirão cenas com nomes estreantes na tevê e no streaming, como Luciano Malmann, Belize Pombal, Jéssica Marques e Gi Fernandes. “Mesmo os atores mais conhecidos vão estar em registros diferentes do que o público está acostumado a ver. E a gente fica animado de dirigir atores talentosos, mas de certa forma ‘novos’, que têm um frescor que é muito interessante para a interpretação”, valoriza Gustavo Fernandez, que assina a direção artística do projeto.
Após uma primeira temporada ambientada em Recife, “Justiça 2” terá como pano de fundo locações de Brasília e Ceilândia, cidade-satélite pouco mostrada na tevê. A ideia do diretor artístico é fugir dos cenários políticos óbvios do Ca-
pital Federal. Após uma rodada de gravações no Distrito Federal, os trabalhos seguirão nos Estúdios Globo e em locações do Rio de Janeiro até julho. “Brasília é uma cidade visualmente muito interessante, com todo o seu planejamento. Mesmo as cidades-satélites são planejadas também. É uma particularidade que só tem aqui. Isso é muito dramático e se encaixa muito nas nossas histórias. Visualmente dá uma diferença e isso acaba levando para uma outra condução estética. Estamos falando de uma cidade de linhas retas, que tem um rigor visual. Essa particularidade vai diferenciar um pouco da primeira temporada, sem fugir ao tom da série – esse permanece o mesmo”, afirma o diretor.
“Justiça” ganha nova temporada no globoplay
televisão 11
Domingo, 4 de junho de 2023
ZaPPing
>> por caroline BorGes
Ju Massaoka tem chamado a atenção por sua desenvoltura e carisma diante de vídeo. A repórter do “Mais Você”, no entanto, ficou com receio ao migrar dos bastidores para a frente das câmeras. “É muita exposição. Eu estava acostumada a fazer um trabalho e ser avaliada pela eficiência das minhas entregas. Depois que apareci no vídeo, sou avaliada também pela simpatia, aparência, carisma… e por muito mais gente”, aponta. A repórter faz uma dobradinha com Ana Maria Braga nas manhãs da Globo. Inicialmente, Ju ficou assustada com a repercussão imediata da tevê aberta. “Mas a parte positiva é muito gratificante. Eu era uma menina que assistia tevê todos os dias, me diverti e aprendi muita coisa pela televisão. Hoje tem pessoas que sentem a mesma coisa ao me assistir. Sou só alegria”, vibra.
mão na maSSa
Davi Queiroz conhece muito bem os estúdios de tevê. Aos quatro anos, o pequeno ator integrou o elenco de “Segundo Sol”. Hoje, com 10 anos, ele encara as emoções e dramas de “Amor Perfeito”, em que interpreta o jovem Tobias. “Fico ansioso para saber o que vai acontecer nos próximos capítulos. Teremos muitas cenas fortes e emocionantes vindo por aí”, celebra Davi, que também poderá ser visto na série original Globoplay “Fim”, que tem estreia prevista para este ano.
Pai e filha
Douglas Silva fará um trabalho em família ao longo dos capítulos de “Fuzuê”, próxima novela das sete. Na trama de Gustavo Reiz, o ator terá a companhia da filha Maria Flor Silva, que também foi escalada para o folhetim. A produção tem estreia prevista para o segundo semestre.
anTigoS ProjeToS
Recém-saído de “Travessia”, Humberto Martins irá revisitar seu trabalho em “Mulheres de Areia”, que estreia ainda em junho. Escrita por Ivani Ribeiro e com direção geral de Wolf Maya, a trama contará com uma edição especial nas tardes da Globo.
Trabalho infanTojuVenil
Marianna Armellini participará da série “Use Sua Voz”, primeiro live-action produzido pelo Cartoon Network no Brasil. A produção infantojuvenil, que estreia no dia 6 de julho, na HBO Max, é estrelada por Bia Torres, Laura Castro e Giu Nassa, que formam o grupo musical BFF Girls.
Turnê em família
A nova temporada de “Viajando com os Gil”, original Amazon Prime Vídeo, mostrará os desafios de uma turnê internacional da família de Gilberto Gil. Ao longo de 36 dias, a família fez 15 apresentações em 10 países como França, Alemanha, Itália, Dinamarca e Inglaterra, entre outros. A produção estreia no dia 30 de junho.
noVo ProjeTo
Após participar de “As Five”, Bruno Gadiol estará no elenco de “Luz”, novo original Netflix. Com produção da Floresta, o projeto infantojuvenil ainda não tem data de estreia prevista.
PerSonagem marcanTe
Silvia Pfeifer guarda boas memórias de “O Rei do Gado”, que foi ao ar na Globo e está disponível para os assinantes da plataforma Globoplay. Na produção, ela interpretou a controversa Léia, a esposa de Bruno Mezenga, papel de Antonio Fagundes. A personagem também viveu uma paixão tórrida com o mau-caráter Ralf, de Oscar Magrini. “A Léia foi um dos meus personagens mais fortes, populares e aonde fui muito feliz durante trabalho. Só satisfação”, vibra a atriz, que celebra a parceria com Magrini. “Ele foi um supercolega, tanto que o personagem dele ia morrer no capítulo 30 e ficou até o 135, e, não apenas pela nossa parceria que funcionou, mas pelo trabalho dele”, elogia.
Domingo, 4 de junho de 2023 12 televisão
na frente das câmeras