


>> Números correspondem a 48% do total de automóveis cadastrados no Estado, segundo dados do Detran. Outros 752.227 mil estão atualizados.
OPINIÃO
Conexão Saúde / Mulher 3
>> Lula e a grande luta contra a fake news da gastança
Desenrola renegocia R$ 19,4 milhões em dívidas no Rio Grande do Norte
Até o dia 12 deste mês, segundo a Febraban, foi registrada a adesão de 471 clientes no estado, que resultaram em 552 contratos firmados. O programa beneficia os pequenos negócios.
4
Produtora de queijos se destaca por priorizar produção sustentável no RN
Há dez anos à frente da Queijaria JC Caicó, Cláudia Araújo tem planos de expansão para todo o país. A produtora é premiada por priorizar a produção sustentável, sem perder a tradição.
Mossoró 7
>> A estratégia de Rogério Marinho (I)
CÉSAR SANTOS
>> Lawrence Amorim é o alvo do Palácio
Organização: Clauder Arcanjo clauderarcanjo@gmail.com
EDMÍLSON CAMINHA
Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil edmilson.caminha@gmail.com
A partir da referência, de que poucos se dão conta, a um épico da literatura grega, como observa Michael Benson no livro em que acompanha, minuciosamente, a criação desse clássico da ficção científica: “O século XX produziu duas grandes versões modernas da Odisseia de Homero. A primeira foi o Ulisses, de James Joyce (...). A segunda foi 2001: uma odisseia no espaço , de Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke, filme no qual as ilhas do sudeste do Mediterrâneo se transformaram nos planetas e luas do sistema solar, e o mar cor de vinho se transformou no vácuo do espaço interplanetário, interestelar e até intergaláctico”.
Surpreende saber que projeto desse nível, cujo orçamento final chegou a 12 milhões de dólares (então estratosférico, para não perder o trocadilho), praticamente se improvisava de uma hora para outra, segundo Tony Masters, designer chefe de produção: “Nós tínhamos uma ideia básica – que era, claro, a história de Arthur C. Clarke –, mas nunca tivemos um roteiro completo. Trabalhamos no filme mudando de ideia todos os dias sobre o que seria feito no dia seguinte”. Basta dizer que a sequência final, com as cores psicodélicas do Portal Estelar, só se decidiu depois de 50% das filmagens concluídas. Em meio a essas indefinições, Kubrick trabalhava freneticamente, cerca de cem horas por semana, no decorrer dos quatro anos em que chegou obsessivamente ao extremo da capacidade física, da higidez mental.
Tudo começa com um bando de australopitecos assustados frente à perfeição geométrica do estranho monólito que, na Aurora do Homem, destoa da natureza bruta. Ao correr a mão pela aresta nunca antes sentida, revela-se aos pré-históricos o poder revolucionário do dedo opositor, com que poderão apreender objetos, como o fêmur de um bicho morto, que passam a ter função – a de atacar o inimigo, por exemplo. É o monólito, assim, fonte do saber, origem do conhecimento, bela e criativa representação de Deus, por que não? Inebriado pela força nova de que é investido, o homem-macaco joga para cima o osso que se transforma em nave espacial, o mais belo corte cinematográfico já feito, salto de três milhões de anos na história da humanidade. Em um segundo, passa-se da aridez da savana à imensidão do cosmos, vai-se dos gritos primais a uma valsa famosa, quando espaçonaves e satélites desli-
Direção Geral: César Santos
Diretor de Redação: César Santos
Gerente Aadministrativa: Ângela Karina
de Assinaturas: Alvanir Carlos
zam como se nos salões aristocráticos do século XIX. Kubrick levou tempo para montar a trilha sonora, com os clássicos “Danúbio Azul”, “Assim falou Zarathustra” e composições experimentais do húngaro György Ligeti. Indeciso quanto ao que fazer, chegou a pensar nos Beatles, o que talvez não fosse má ideia. Anos depois, John Lennon diria, ao repórter que lhe perguntara sobre o filme: “2001? Vejo toda semana”. No shuttle, com a logomarca da Pan Am, que o leva à Estação Espacial Cinco, o Dr. Haywood Floyd, da Nasa, dorme tranquilamente, sem ver flutuar, na gravidade zero, a caneta que lhe escapara do paletó. Uma comissária a pega no ar e devolve ao bolso de onde saíra. Cena perfeita, não fosse um detalhe: para que desse a impressão da ausência de peso, fixou-se a caneta (com o recéminventado adesivo de dupla face) em uma placa de vidro que girava lentamente. Só com muita concentração se nota o objeto a despregar-se do suporte quando a comissária “o pega no ar”. Surpreende que o diretor perfeccionista não haja repetido a filmagem até que nada se percebesse, para martírio dos atores... Nos anos 1960, quando a Guerra Fria deixava o mundo sob tensão permanente, Kubrick e Clarke anteviram que as potências antagônicas partilhariam, no futuro próximo, conhecimentos científicos e avanços tecnológicos: ao chegar à estação espacial, são russos os primeiros interlocutores do Dr. Floyd, que o questionam sobre uma misteriosa epidemia em Clavius, base dos Estados Unidos na lua. Reticente, o americano desconversa, fala por videofone com a filha que aniversaria (como se já dispusesse de um aparelho celular), reúne-se a portas fechadas com o pessoal da estação e parte para a lua na espaçonave Áries. É imediatamente levado à cratera Tycho, onde se lhe revela o segredo que, divulgado, abalaria o mundo: ali fora propositadamente enterrado, há quatro milhões de anos... o monólito sem o qual não passaríamos de macaco a homem. Prova definitiva de uma inteligência cósmica mais antiga e superior à humana, de origem absolutamente ignorada, descoberta de efeitos imprevisíveis, pela força com que se oporia ao conhecimento filosófico e às convicções religiosas da humanidade. Dezoito meses depois, a nave Discovery parte em missão a Júpiter, com os astronautas David Bowman, interpretado por Keir Dullea, Frank Poole,
vivido por Gary Lockwood, e mais três companheiros que hibernam ao longo da viagem. A bordo, também, HAL, o mais moderno computador criado pelo homem, com quem (como se fosse humano) os tripulantes conversam, trocam informações e até jogam xadrez. A sigla vem de Heuristic ALgoritm, mas Arthur Clarke desistiu de contestar a versão, engenhosa, de que as três letras são as imediatamente anteriores a IBM, uma das empresas que investiram na produção do 2001. Em vez dos robôs com rodinhas das séries de televisão, HAL é simbolicamente representado por não mais do que um olho vermelho, na verdade uma lente Nikon grandeangular de 8mm, iluminada por trás... Um computador que pensa, toma decisões, demonstra ter autonomia, emoções e sentimentos, protótipo impressionante da inteligência artificial que chega a amedrontar, hoje, cientistas que com ela trabalham.
Como se se rebelasse para assumir o controle da missão, HAL inventa um defeito na antena da Discovery (computador humano, demasiadamente humano, sabe até mentir...). Resolvidos a livrar-se dele enquanto há tempo, os astronautas isolam-se em uma cápsula para atividades extraveiculares, desligam todas as conexões e elaboram o plano, certos de que não são ouvidos –mas longe de saber que, através da escotilha, têm os lábios lidos pelo olho vermelho de HAL... Ideia de Kubrick não aprovada por Clarke, que acabou por dar a mão à palmatória: softwares mais sofisticados já permitiam imaginar que se pudesse fazer eletronicamente a leitura labial...
Fora da estação, para inspecionar a antena, Poole tem o oxigênio cortado e morre. Bowman sai para resgatar o corpo do colega e HAL não lhe permite a reentrada. Com os braços mecânicos da cápsula, consegue abrir a porta da câmara de vácuo, prende a respiração e é atirado para dentro como um projétil. “Erro que só ocorreu porque não assisti à gravação”, comentou Arthur Clarke: segundo ele, para sobreviver à ausência de atmosfera o astronauta teria de esvaziar os pulmões, e não de enchê-los...
De volta à Discovery, o solitário comandante entra no “cérebro” de HAL e lentamente começa a desligá-lo, cena cuja tensão se deve apenas à respiração da personagem. O computador percebe, admite que errou, tenta explicar-se, sugere-lhe que tome um tranquilizante e, com a voz cada vez mais enrolada, canta “Daisy Bell”, do cancioneiro popular norte-americano: Se as estradas forem escuras nós podemos desviar / Estarei com você na alegria e na tristeza
Absolutamente só na estação, Bowman como que se desloca à velocidade da luz pela vastidão do cosmos rumo ao Portal Estelar, a sequência mais enigmática do filme. Subitamente, o protagonista se vê em um luxuoso quarto de hotel do século XIX, onde envelhece, morre e renasce como Filho das Estrelas.
A história chega ao fim com o feto a levitar no espaço como se de volta à Terra, Ulisses cósmico para quem a pequena Ítaca é o planeta que flutua no silêncio do Universo.
Com toda essa grandeza, 2001 foi pessimamente recebido. Na primeira sessão em Nova York, as pessoas come-
çaram a levantar-se e ir embora, sem entender muito do que viam. Também, pudera: os comentários iam de “eu não sabia que não existe ar na lua” a “demorei três horas para descobrir que Deus é um monólito”. Na opinião de Pauline Kael, importante crítica de cinema, o filme era “monumentalmente prosaico”, “lixo disfarçado de arte”, “besteira motivacional sobre como nos tornaremos deuses por meio do uso de máquinas”. O jornal The Washington Star publicou: “Apesar dos cenários magníficos e elaborados, e da perfeição técnica, o roteiro parece voltado para crianças de sete anos. Um homem ligado à indústria do cinema disse: ‘Nunca vi uma porcaria tão grande em toda a minha vida’”. Contra a corrente, foi considerado pela crítica Marjorie Adams “o filme mais extraordinário do mundo, (...) tão emocionante quanto a descoberta de uma nova dimensão na vida”. Embora fortemente atacado, ganhou o Oscar na categoria de efeitos visuais, além das indicações recebidas para os prêmios de melhor diretor, melhor roteiro original e melhor direção de arte.
Os cineastas que reconhecem a influência de 2001 vão do Steven Spielberg de Contatos imediatos do terceiro grau ao George Lucas de Star Wars, do Andrei Tarkovsky de Solaris ao James Cameron de Aliens , do Hal Ashby de Muito além do jardim ao Matt Groening de Os Simpsons. Ainda bem que os mestres receberam em vida a homenagem a que faziam jus: Stanley Kubrick morreu em 1999, aos 71 anos, e Arthur C. Clarke em 2008, vinte anos mais velho. Como se proveniente de civilizações extraterrestres em que o ficcionista acreditava, Michael Benson narra um impressionante fenômeno que marcou a partida do autor do conto “A Sentinela”, inspiração da obra-prima que se chama 2001: uma odisseia no espaço:
Algumas horas depois de sua morte, uma explosão de raios gama de dimensões sem precedentes, vinda de uma galáxia distante, atingiu a Terra. Quase três vezes mais brilhante que a supernova mais luminosa já registrada, sua energia demorara 7,5 bilhões de anos para chegar ao sistema solar – cerca de metade da idade do universo observável. Tendo viajado pelo espaço e tempo desde muito antes da formação do nosso planeta, por cerca de trinta segundos essa imensa explosão cósmica tornou-se o objeto mais distante já visto da Terra a olho nu.
Era o tipo de despedida que mesmo um ateu convicto teria sabido apreciar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou a chamada “Caravana Federativa” pelos estados do Ceará, na quinta-feira, 20, e Piauí, nesta sexta-feira, 21. Em Teresina, ele concedeu entrevista ao jornalista Ari Carvalho, da Rádio Meio FM. O presidente não abordou temas espinhosos que rondam o governo, concentrando-se na agenda positiva que cumpre no Nordeste. “O meu jogo agora é esse: fazer a economia brasileira voltar a crescer, muito investimento no ensino profissional, no ensino técnico, nas universidades e no ensino fundamental. O meu jogo é fortalecer a escola de tempo integral no Brasil inteiro, gerar emprego, aumentar o salário, distribuir renda,
TERRENOS
“Vamos fazer a concessão de uma área para a implantação do sonhado Porto Luís Correia. É uma área de 4,9 milhões de metros quadrados. Depois, vamos fazer a doação, trazer o terreno para a construção da unidade da FioCruz. A FioCruz vai se instalar no Piauí. A gente está dando um terreno de 53 mil metros quadrados para a FioCruz se instalar, cuidar da saúde desse povo, pesquisar a saúde desse povo. Estamos dando um terreno para a construção da sede da Polícia Federal e estamos dando um imóvel para o Polo de Inovação do Instituto Federal do Piauí.”
JOGO
“A minha missão é a seguinte, o meu jogo agora é esse: fazer a economia brasileira voltar a crescer. O meu jogo é fazer muito investimento no ensino profissional, no ensino técnico, nas uni versidades e no ensino fundamental. O meu jogo é fortalecer a escola de tempo integral no Brasil inteiro. O meu jogo é gerar emprego, aumentar a salário, distribuir renda, porque é isso que deixa o povo feliz. É esse jogo que o povo tem que apostar e é esse jogo que o povo vai ganhar, porque esse país vai devolver ao povo o prazer e o orgulho de ser brasileiro.”
PORTO E HIDROVIA
“Eu sou 80% emoção e 20% razão. E a minha razão só entra em funcionamento quando a pessoa me apresenta um projeto, como o Rafael (Fonteles, governador do
nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br
Aporque é isso que deixa o povo feliz”, disse. Lula descreveu avanços e investimentos do Governo Federal para o estado e todo o país, com destaque para os novos campi de institutos federais. “A verdade é que o Piauí teve uma transformação social extraordinária. Houve muita política de inclusão social. Você se lembra quando tinha uma ou duas escolas técnicas? Nós vamos para 20 agora. Tem mais três chegando aqui. Uma em Altos, uma em Barras e outra em Esperantina. Isso porque a gente quer formar mão de obra qualificada, porque nós queremos exportar inteligência, queremos exportar conhecimento.” Leia trechos da entrevista.
Piauí) me apresentou, do projeto do Porto e depois está inclusa a hidrovia que vai fazer pelo Rio Parnaíba, um rio de 1.500 quilômetros.”
ENERGIA RENOVÁVEL
“Esse estado é a coqueluche do Brasil na produção de energia renovável. Já produz seis vezes mais do que consome. Esse estado virou exportador. E agora o governador quer ser exportador de hidrogênio verde, de aço verde, quer ser exportador de soja verde. E é extraordinário quando você conversa com uma pessoa que te apresenta proposta tão contundente, que aí já não é mais emoção, é razão.”
RECONSTRUÇÃO
“Vamos tratar do futuro. Nós descobrimos que era preciso reconstruir o Brasil. Tudo o que a gente tinha feito de políticas públicas tinha sido desmontado. As universidades estavam desmonta-
das, os laboratórios não foram feitos, os refeitórios dos estudantes não foram feitos, os prédios não tinham sido terminados, os institutos federais não estavam terminados. Havia seis mil creches sem terminar. Então, tomei uma atitude. Primeiro vamos, com paciência, semear a terra, limpar, tirar o mato, o carrapicho, fazer o manejo da terra correto, repor as peças, trazer de volta a cultura. Nós não só trouxemos a cultura de volta, como é o momento de maior investimento da história da Cultura.”
CRESCIMENTO
“Nós já aumentamos o salário mínimo nos últimos dois anos. Já fizemos isenção do Imposto de Renda para as pessoas que ganham até R$ 3 mil. Já tivemos um crescimento da massa salarial de 11,7%, 85% dos acordos feitos pelos trabalhadores brasileiros são com ganho real acima da inflação, o PIB cres-
ceu o triplo daquilo que os adversários diziam e vai crescer mais este ano. Somos o segundo país a receber investimento externo direto e temos consciência de que as coisas estão acontecendo.”
ARROZ
“O povo não pode pagar R$ 36 em um pacote de 5 quilos. Esse arroz está caro. Tomei a decisão de importar um milhão de toneladas. Por que vou importar? Porque o arroz tem que chegar à vida do povo a R$ 20 um pacote de 5 quilos. Que compre R$ 4 um quilo de arroz, mas não dá pra ser um preço exorbitante. E vamos, inclusive, financiar áreas de outros estados produtivos de arroz para não ficar dependendo apenas de uma região. Vamos financiar, oferecer o direito de os caras plantarem e a gente vai dar uma garantia de preço para que as pessoas não tenham prejuízo.”
política do RN vive momento de redefinição. O senador Rogério Marinho é o único candidato declarado à sucessão da governadora Fátima Bezerra. Foi vereador em Natal (2001), mandato que preservou até 2008.
Exercia o mandato de deputado federal nos idos dos anos 90. Por isso, participei diretamente dos episódios, a seguir narrados. Inquietos com o marasmo da política local, os vereadores de Natal Rogério Marinho e Renato Dantas formavam uma parceria política diferenciada na Câmara Municipal, em defesa de propostas inovadoras para Natal. Em conversa, eles defendiam a viabilização do meu nome para governador do Estado.
À época, o meu empenho era “encravar” a ferrovia transnordestina no território do RN. Não consegui. O governo Lula com o artifício da privatização negou essa conquista ao nosso estado. Como negou a refinaria de petróleo, outra luta que tive. E igualmente a área de livre comércio, experiência vitoriosa no mundo todo geradora de empregos, considerando o Grande Natal ter as condições geográficas ideais para ser um polo exportador nas Américas. Rogério e Renato achavam que o meu futuro político era promissor, por ser o único parlamentar do estado que discutia temas sérios em relação ao desenvolvimento econômico e social do RN, sendo, inclusive, publicamente reconhecido pela imprensa nacional como um dos 10 melhores do Congresso. Era o caminho aberto para disputar o governo do estado. Deveria ter topado a candidatura. O tempo passou!
SECRETARIA DE ESTADO
Em 2012, sem mandato, Rogério foi contemplado pela governadora Rosalba Ciarlini com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do estado. Tentou alguns planos realmente inovadores, porém encontrou obstáculos na oposição que recebia do chamado “rosalbismo”, que temia o seu crescimento político, em prejuízo de Betinho Rosado, o favorito da família oficial para deputado federal. De repente, considerando o momento político atípico do governo Bolsonaro, Rogério ascendeu às elevadas funções de Secretário Especial, Previdência Social e Trabalho, Brasília, DF, 2019 – 2020 e Ministro de Estado, Ministério do Desenvolvimento Regional, Brasília, DF, 2020 - 2022.
MINISTÉRIO & VOLTA À POLÍTICA
Nos ministérios, Rogério formou o seu “time” de bastidores. Escolheu pessoas, discutiu estratégias em silencio sepulcral e acreditou que este seria o meio de voltar à política e obter um mandato. Decidiu alto e partiu para a disputa do senado. Associou as tarefas administrativas do Ministério, com permanente mobilização política em torno da formação do seu grupo político. Aliou-se a empresários locais e nacionais.
Contou com um amigo de longas datas, o seu suplente, hoje senador Flávio Azevedo, que além de empresário, nunca deixou de ter na sua vida grande apetite e desejo político, sempre como militante partidário. Anteriormente, já disputara a suplência de senador, duas vezes. Em 2014, Flávio atuou em silêncio, nos bastidores, colaborando na candidatura Henrique Alves. Para ajudar, refez certas posições e consolidou amizades pessoais na formação da eclética aliança de Henrique Alves, com José Agripino e Vilma de Faria. O objetivo era Henrique ser governador, Vilma senadora e Flávio primeiro suplente, numa coligação de cerca de 20 partidos. O grupo perdeu a eleição.
Enquanto isto, Rogério acreditou na política de bastidores, aliás, o seu estilo, em que o “cochicho” vale mais do que um discurso. Preocupou-se com lideranças municipais e até de bairros. O seu jeito de conversar convida a ser acreditado, desde a fala pausada e mansa, olhos entreabertos e olhar pacífico. Parece inofensivo. Sem comentários, a opinião de quem desfruta da sua intimidade não é que ele seja tão pacífico. Ao contrário, é rígido com o que pensa. Não cultua pessoas qualificadas ao seu lado, para evitar sombras.
HABILIDADE
No governo Bolsonaro, Rogério agiu também com extrema habilidade. Atravessou vários “rubicões” diante da fúria do ministro Paulo Guedes a sua espreita por defender ações de conteúdo social e não apenas econômico. Chegar ao Palácio Potengi, RN, o próximo desafio. Até outubro, será a dupla Flávio na agitação de Brasília e Rogério em plena eleição municipal, assumindo compromissos e construindo, com unhas e dentes, o sonho recíproco de um e de outro: Rogério governador e Flávio senador. Rogério aprendeu com Shakespeare que, “as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu”. Por isso, o seu propósito é não perder em 2026 a oportunidade de ser governador do RN. Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
Pequenos n egócios / Até o dia 12, foi registrada a adesão de 471 clientes no estado, que resultaram em 552 contratos firmados
Dados apresentados pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) mostram que o Rio Grande do Norte registrou um volume total de R$ 19,4 milhões em contratos de clientes que renegociaram dívidas por meio do Desenrola Pequenos Negócios, programa do Governo Federal lançado em maio. O levantamento corresponde até o dia 12 deste mês.
Neste período, foi registrada a adesão de 471 clientes no estado da região Nordeste, que resultaram em 552 contratos firmados no programa.
O programa possibilita a renegociação de dívidas não quitadas até 23 de janeiro deste ano. Podem participar empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Governo Federal com base na experi -
ência na Faixa 2 do Desenrola para pessoas físicas. A abrangência do programa, presente em todos os estados, garante que o apoio chegue a empreendedores de diferentes regiões e impulsione o desenvolvimento local.
O programa para auxiliar pequenos negócios a superar dificuldades financeiras conta com a participação das principais instituições financeiras do país. São sete bancos participantes, que representam 73% do total da carteira de crédito de micro e pequenas empresas nacionais.
Para aderir, o microempreendedor ou pequeno empresário deve contatar a instituição financeira na qual tem a dívida. As condições e prazos para a renegociação serão definidos pelas instituições participantes e poderão ser acessados pelos canais de atendimento oficiais, como agências, internet ou aplicativos móveis.
O Desenrola Pequenos Negócios registrou, em todo país, um volume financeiro renegociado de R$ 1,25 bilhão até 12 de junho. No total, cerca de 30,6 mil clientes foram beneficiados pela iniciativa e já renegociaram 39 mil contratos.
De acordo com a Febraban, houve aumento de 30,3% no volume financeiro negociado na comparação com o primeiro levantamento, com dados até 5 de junho.
Dentre as cinco regiões do país, o Sudeste registrou o maior número de clientes, de contratos fechados e de volume de recursos negociados. Juntos, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo respon -
deram por 14.908 clientes do programa, que foram responsáveis pelo fechamento de 18.859 contratos, com volume negociado de R$ 564,71 milhões. Na sequência aparecem as regiões Nordeste (6.274 clientes), Sul (4.119), Centro-Oeste (2.935) e Norte (2.066).
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram a maioria dos clientes, contratos renegociados e volume financeiro. São Paulo lidera a lista, com 9.489 clientes (31% do total), 11.657 contratos (30% do total) e R$ 353,67 milhões em volume negociado (28% do total). O Rio de Janeiro responde por 2.545 clientes (8%), 3.511
Infográfico mostra os números do Desenrola Pequenos Negócios
contratos (9%) e R$ 99,02 milhões em volume (8%) e é seguido de perto por Minas Gerais, com 2.473 clientes (8%), 3.151 contratos (8%) e R$ 100,42 milhões em volume.
O Desenrola Pequenos Negócios, além de contribuir para a saúde financeira dos pequenos negócios, tem papel no fortalecimento da economia brasileira, uma vez que as
micro e pequenas empresas são responsáveis por grande parte da geração de empregos e renda no país.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2023, cerca de 80% dos empregos formais gerados no Brasil foram originados em micro e pequenas empresas.
CRISPINIANO NETO crispinianoneto@gmail.com
Lula e a grande luta contra o fake news da gastança
Os grandes repórteres Celeste Silveira e Luís Nassif contestam o editorial da Folha de São Paulo, que fala em “impulso gastador irresponsável do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT)”. Não ouse perguntar onde está esse “impulso irresponsável”. O editorialista não saberá dizer. E, se disser, terá que mencionar os benefícios concedidos ao setor com a desoneração da folha, a isenção de ICMS aos exportadores agrícolas e de commodities, às jogadas da Ambev com o chá de Guaraná da Zona Franca, a engenharia fiscal desproporcional de grandes grupos. A palavra gastança é repetida por 10 entre 10 jornalistas medíocres, que apontam saúde e educação como escoadouros de desperdício.
Onde está a gastança? O orçamento total das Universidades Federais para 2024 está em R$ 6,2 bilhões. Indague desses gênios do senso comum onde está a gastança e ninguém conseguirá identificar.
No entanto, está aí, à vista de todos.
Para 2024, o pagamento de juros da dívida pública está previsto em R$ 740 bilhões, ou 6,9% do PIB. Em 2023, com a Selic média em 13,25%, os juros da dívida pública chegaram a R$ 729,9 bilhões. Se a Selic estivesse em 7%, os juros teriam sido de R$ 597,7 bilhões, redução de R$ 132,2 bilhões em relação ao que foi pago.
Para efeito de comparação, em 2024 o orçamento previsto é de: R$ 231,3 bilhões para Saúde; de R$ 82,9 bilhões para Educação e de R$ 106,1 bilhões para Infraestrutura.
Só esse diferencial de juros equivale a 7 vezes o que é pago para todas as universidades federais. Aí vem os idiotas da objetividade alegar que os juros são altos porque o risco de inflação é alto ou há ameaça de déficit público, a tal da gastança. E ainda soltam matérias enormes denunciando as fake news das redes sociais.
JuROS POR DEuS
O maior gasto do país é o pagamento dos juros estipulados pelo Banco Central, para rentistas. na prática, cortar gastos seria cortar os juros. Mas isso a mídia não fala, nem quer. Quer só redução de investimentos sociais, para quem mais precisa.
FAzENDEIRADA
joão Pedro stédile, do MsT disse: “Os jornais estão revelando que em 40 anos a fazendeirada desmatou e queimou 199 milhões de hectares, mas temos apenas 68 milhões de áreas de lavoura. Logo 130 milhões de hectares foram para a pecuária extensiva ou apenas para explorar madeira. o que o País ganhou? Tragédias”. Climáticas.
A falta de inteligência natural do bolsonarismo estúpido e inválido, levou seu gado a não ter nenhuma compreensão do que seja diplomacia e institucionalidade. Mais de 60 imbecis indicados pelo 8 de janeiro fugiram para a Argentina depois da vitória do ultradireitistaJavier Milei, pensando que lá estariam livres da Justiça brasileira. Resultado: 60 já foram identificados pela polícia argentina e seus nomes entregues ao STF brasileiro. Agora é só Xandão pedir a repatriação e eles e elas serão muito bemvindos à Papuda e à Colmeia, porque agora, além da condição de criminosos somam a condição de refugiados da Justiça.
QuEm DISSE QuE LuLA ESTAvA ERRADO? Isso é histórico. É a onu declarando agora que Israel comete extermínio em Gaza. "Israel é responsável pelo extermínio, assassinato e por usar a fome como método de guerra".
Quem agora poderá dizer que Lula falou bobagens quando disse a mesma coisa há alguns meses?
A QuE PONTO ChEgAmOS um dos palestrantes do evento da brasil Paralelo que a Ceo da nubanK divulgou naturaliza hitler e até o categoriza como gênio? até onde sabemos, isso é crime.
anatel / Plataformas terão de informar código de homologação do telefone
Comercialização de produtos não homologados tem alto potencial lesivo
p or AG. b r Asil
As plataformas de comércio eletrônico que vendem aparelhos de celulares terão que cumprir novas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para combater a venda online de equipamentos eletrônicos não aprovados no país. Os sites deverão incluir no anúncio, de forma ostensiva, o código de homologação do telefone celular.
Também devem instituir um procedimento que permita a validação do código de homologação dos telefones celulares cadastrados em relação aos códigos de homologação da base de dados da Anatel. Com isso, será possível verificar se o aparelho anunciado corresponde ao mesmo produto, marca e modelo homologado na Anatel.
As plataformas deverão impedir o cadastramento de novos telefones celulares que estejam com código de homologação em desacordo e retirar todos os anúncios de telefones celulares que não tenham passado pelo procedimento de validação.
As empresas que não cumprirem as determinações pagarão multa diária que vai de R$ 200 mil a R$ 6 milhões, além de ter que retirar todos os anúncios de equipamentos. A Anatel poderá bloquear o domínio da plataforma se a irregularidade dos anúncios não for sanada em 25 dias.
Entre os dias 1º e 7 de junho, a fiscalização de telecomunicações da Anatel identificou a venda massiva
de telefones celulares sem homologação da Anatel nas plataformas de comércio eletrônico. De acordo com a Agência, as tentativas de mediação juntos às plataformas não foram eficazes no combate à comercialização de produtos não homologados.
Segundo a Anatel, a comercialização de produtos não homologados tem alto potencial lesivo, causando riscos à vida, à saúde e à segurança dos consumidores.
SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE MOSSORÓ E MÉDIO OESTE DO RIO GRANDE DO NORTE – SECOM/RN
CNPJ 08.185.118/0001-43
Rua Jerônimo Rosado, 313, Centro – Mossoró-RN
Como representante legal deste Sindicato o Presidente abaixo assinado vem através de o presente edital convocar todos Associados e Associadas em pleno gozo dos seus direitos sindicais, a participarem de uma Assembléia Geral Ordinária a ser realizado no dia 28 de junho de 2024, na sede do Sindicato á Rua Jerônimo Rosado, 313, Centro, Cidade de Mossoró RN, ás 18:00 horas em primeira Convocação e em segunda Convocação ás 18:30 horas. Para instalação da Assembléia obedecerá ao seguinte seqüencial do Quorum: Em Primeira Convocação com 2/3 (dois terços) dos associados e associadas em pleno gozo dos seus direitos sindicais, em Segunda Convocação 1/3 (um terço) destes associados e associadas, para conhecimento e deliberação da seguinte Ordem do Dia: 1- Parecer do Conselho Fiscal; 2- Apresentação e Aprovação da Prestação de Contas dos exercícios de 2023; 3- Apresentação e aprovação da Proposta Orçamentária para o exercício de 2025.
Mossoró-RN, 21/06/2024.
Carlos Roberto Pereira de Souza Presidente
cesar@defato.com
Há um entendimento no núcleo duro do Palácio da Resistência: o presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim (PSDB), é o adversário a ser combatido pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Estudo de consumo interno aponta que o líder do Legislativo tem potencial de crescimento na corrida pela Prefeitura de Mossoró. E deve ser o principal concorrente do prefeito nas eleições deste ano. Daí, Lawrence virou o alvo. Ataques em série, por meio do “consórcio da mídia”, foram iniciados numa tentativa de abater o adversário antes de ele levantar voo. O arsenal contratado tem vídeos, discursos e posicionamentos de Lawrence no passado recente, que serão divulgados por parte. Na estratégia, um blog remunerado solta a “notícia” e os demais blogs remunerados repercutem à exaustão, entendendo que a repetição faz o fato virar verdade. Esse tipo de campanha não é novidade. Em 2020, por exemplo, Allyson tirou proveito com a história do “pobrezinho”, mesmo fazendo campanha com estrutura de rico. Bom. O fato é que a estrutura do Palácio está a todo vapor e deve aumentar o seu poderio à medida que a campanha eleitoral for se aproximando. O prefeito Allyson não quer adversário. Sonha com um WO.
Irmã Ceição será candidata à prefeita de Mossoró nas eleições de 6 de outubro. A única mulher, até aqui, postulante ao cargo. Ela tem aval do PRTB. Irmã Ceição foi candidata nas eleições de 2020, com performance sofrível. Ele obteve apenas 378 votos (0,28%), terminando em último lugar.
1
Uma mentira contada mil vezes torna-se uma verdade”.
Joseph Goebbels
Ministro da Propaganda de Hitler, a quem a frase é atribuída
A ex-prefeita Fafá Rosado voltou a compor os quadros do MDB, dentro do prazo de filiação do calendário eleitoral. Foi pela sigla que ela disputou a sua primeira campanha eleitoral, à Prefeitura de Mossoró em 2000, ficando em segundo lugar com 42.530. Rosalba Ciarlini foi reeleita com 57.369 votos.
Em 2007, nesta data, a então prefeita Fafá Rosado inaugurava a chamada “Avenida do Shopping”, no prolongamento da João da Escóssia. Obra importante que consolidou essa área como uma das mais valorizadas de Mossoró.
2
Neste sábado, 13, completa 14 anos da partida do jornalista Nilo Santos. Deixou legado nas redações de jornais impressos e emissoras de rádio de Mossoró e do Rio Grande do Norte.
3
Hoje, penúltimo sábado de shows do Mossoró Cidade Junina, tem o sertanejo Leonardo, Zé Cantor e a cantora Michele Andrade. Na Estação das Artes Elizeu Ventania, às 21h.
4
Os professores e professoras da Ufersa decidiram continuar em greve. Não aceitam reajuste “zero” em 2024. Com isso, o calendário letivo segue suspenso em detrimentos dos estudantes.
O presidente do REDE, João Gentil, emplacou a esposa Isadora Fonseca no governo Allyson Bezerra (União). Ela foi nomeada para cuidar do setor de fisioterapia do AMI. Gentil, que ocupa cargo no governo Lula, desafia a animosidade política entre PT e Allyson, sob o silêncio caviloso.
De janeiro a 18 de junho deste ano, foram registrados 2.333 focos de incêndio no Pantanal, número recorde, superando a tragédia de 2020, no governo Bolsonaro, que registrou no período 2.326 focos de incêndios. Ou seja, sai governo, entra governo, e a tragédia segue queimando a natureza.
A ex-prefeita Ludimilla Amorim (MDB) é favorita na corrida pela Prefeitura de Rafael Godeiro. Impedida de disputar em 2020, ela está apta pela Justiça Eleitoral. Ludimilla é irmã de Lawrence Amorim (PSDB), que disputará a Prefeitura de Mossoró nas eleições deste ano.
A jogadora Antônia, da Seleção Brasileira, está a caminho do Real Madrid. Potiguar de Riacho de Santana, a lateral-direita já se despediu do Levante, onde jogou por duas temporadas. Antônia vai ao Jogos Olímpicos de Paris.
LICENCIAMENTO / Número corresponde a 48% no total de veículos cadastrados no Estado, segundo dados do Detran
Detran alerta para o pagamento da taxa obrigatória para emissão do CRLV 2024
Trafegar com as documentações do veículo e do condutor dentro das validades legais traz maior segurança ao trânsito e evita transtornos aos condutores em caso de blitz de fiscalização viária.
Nessa ótica, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN-RN) lembra aos proprietários de veículos automotores do Estado que o Calendário de Licenciamento Veicular 2024 foi concluído nas datas de vencimento 6 e 7 deste mês.
A programação de pagamento da taxa de Licenciamento teve início no mês de fevereiro deste ano contemplado os veículos com placas finais 1 e 2. Já nos meses sequências o calendário seguiu com datas específicas de quitação da taxa, apontando os veículos com placas de terminações 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0.
Dados coletados pela Subcoordenadoria de Informática do Detran, constatam que 752.227 mil veículos do RN estão com a taxa de licenciamento em dia, ou seja, cerca de 52% da frota apta a pagar esse tipo de débito. Porém, 795.185 mil automóveis estão circulando com o débito vencido, o que corresponde a 48% no total de veículos cadastrados no Estado. As informações mostram ainda a quantidade de veículos com débitos vencidos de acordo com o final da placa,
sendo final 1 (59.754); final 2 (61.671); final 3 (66.398); final 4 (67.192); final 5 (74.113); final 6 (79.595); final 7 (87.724); final 8 (91.763); final 9 (105.114); e final 0 (101.861).
De acordo com a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, é importante que os proprietários de veículos
automotores verifiquem a situação do seu automóvel em relação ao pagamento das taxas obrigatórias, pois somente com quitação legal dessas taxas é que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado (ano 2024) pode ser emitido.
Um ponto relevante para se ficar atento é que o art.
- 1.547.462 veículos licenciados no Rn
133 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o CRLV é de porte obrigatório, e a não apresentação do documento gera uma infração de trânsito gravíssima no valor de R$ 293,47, adicionando sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e com apreensão do veículo, como preconiza o art. 230 do CTB.
- 752.227 mil veículos do Rn estão com a taxa de licenciamento em dia
- 52% da frota apta a pagar esse tipo de débito
- 795.185 mil automóveis estão circulando com o débito vencido
- 48% no total de veículos cadastrados no estado estão com atraso
Para que o proprietário de veículo automotor verifique se há alguma pendência de taxa, imposto ou infração vencidos no cadastro do seu automóvel é preciso que ele acesse o Portal de Serviços do Detran/RN (portal.detran.rn.gov.br), faça o login (informando CPF e senha), clique no botão “Veículo”, e selecione a opção “Meus Veículos”. Logo em seguida, aparecerão informações sobre o veículo e abaixo a listagem dos possíveis débitos.
Já para veículos em nome de terceiros, seleciona a opção “Consulta de Veículo” e logo aparecerá uma tela solicitando o preenchimento da Placa e Renavam. Em seguida, os dados e débitos do veículo serão apresentados.
CRLV
Caso haja débitos, é só clicar na taxa que deseja efetuar o pagamento e, imediatamente, é aberta uma nova aba com as opções de emissão de boleto
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINS
Comissão de Licitação
##ATO EXTRATO DE CONTRATO N° 2106001/2024 ## ORIGEM CONCORRÊNCIA Nº 30003/2024, CONTRATANTE PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINS- RN, CONTRATADO RSL CONSTRUÇÃO CIVIL LTDA C.N.P.J. n° 50.162.359/0001-33, OBJETO Contratação de empresa para Contratação de empresa para Pavimentação com Drenagem Superficial na Rua Capoeira, Rua Borges e Rua Projetada SND2, Localizadas no Frades, Martins/RN (CONTRATO DE REPASSE: 1087455-46 / CONVÊNIO: 943765), de acordo com as especificações e quantitativos constantes no Projeto Básico. VALOR DO CONTRATO: R$ 409.999,99 PROGRAMA DE TRABALHO.......: Exercício de 2024: 02.008.15.451.0051.1084.0000 - PAV.C/ASFÁLTICA, PARALELEPIPEDO E DRENAGEM DE RUAS, ELEMENTO DE DESPESAS - 4.4.90.51.00 OBRAS E INSTALAÇÕES, 4.4.90.51.99 OUTRAS OBRAS E INSTALAÇÕES. VIGÊNCIA de 21 de junho de 2024 até 21 de janeiro de 2025, DATA DA ASSINATURA 21 de junho de 2024.
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINS
Comissão de Licitação
##ATO EXTRATO DE CONTRATO N° 2106002/2024 ## ORIGEM CONCORRÊNCIA Nº 30004/2024, CONTRATANTE PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINS- RN, CONTRATADO RSL CONSTRUÇÃO CIVIL LTDA C.N.P.J. n° 50.162.359/0001-33, OBJETO Contratação de empresa para Pavimentação com Drenagem Superficial na Rua Sitio Canto, Planalto 05 e Planalto 02 Centro, (CONTRATO DE REPASSE: 1088530-52/ CONVÊNIO: 945666), de acordo com as especificações e quantitativos constantes no Projeto Básico. VALOR DO CONTRATO: R$ 448.499,00 PROGRAMA DE TRABALHO Exercício de 2024: 02.008.15.451.0051.1084.0000 - PAV.C/ASFÁLTICA, PARALELEPIPEDO E DRENAGEM DE RUAS, ELEMENTO DE DESPESAS - 4.4.90.51.00 OBRAS E INSTALAÇÕES, 4.4.90.51.99 OUTRAS OBRAS E INSTALAÇÕES. VIGÊNCIA de 21 de junho de 2024 até 21 de janeiro de 2025, DATA DA ASSINATURA 21 de junho de 2024.
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE ALExANDRIA
Aviso de Pregão Eletrônico
SRP nº 00008/2024
A CPL do Município de Alexandria/RN. Torna público para conhecimento dos interessa que realizará às 08h00min do dia 04/07/2024, pregão eletrônico - SRP. Objetos. REGISTRO DE PREÇOS FUTURA AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE LIMPEZA EM GERAL, conforme especificações constantes no Edital e termo de referência, O edital poderá ser adquirido na sede da Prefeitura ou através dos sites: www.portaldecompraspublicas.com.br. Bem como qualquer dúvida ou esclarecimento poderá ser feito junto ao setor de licitações pelo e-mail: cplalexandria@hotmail.com, e pelo fone(84) 3381-2380 – Ramal 215, de segunda a sexta-feira, das 07h00min às 13h00min. Alexandria/RN, 19/06/2024. Ulisses Neto de Mesquita
bancário direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias. Após quitar os débitos pendentes, o CRLV Digital ficará disponível na opção “Meus Veículos”, que ao ser acionada, abre uma nova página com as informações do automóvel e ao clicar no modelo do veículo há um direcionamento para uma página contendo as informações detalhadas do mesmo e na parte superior é possível visualizar um botão azul com a identificação “CRLV-e”, onde, com um clique, é possível gerar o CRLV 2024.
(*) Fonte: Detran-RN
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE ALExANDRIA
Aviso de Pregão Presencial
SRP nº 00002/2024
A CPL do Município de Alexandria/RN. Torna público para conhecimento dos interessa que realizará às 11h00min do dia 04/07/2024, pregão eletrônico - SRP. Objetos. REGISTRO DE PREÇOS FUTURA AQUISIÇÃO DE LANCHES DIVERSOS, SUCOS E OUTROS, conforme especificações constantes no Edital e termo de referência, O edital poderá ser adquirido na sede da Prefeitura ou através do e-mail: cplalexandria@hotmail. com. Qualquer dúvida ou esclarecimento poderá ser feito junto ao setor de licitações pelo e-mail: cplalexandria@hotmail.com, e pelo fone(84) 3381-2380 – Ramal 215, de segunda a sexta-feira, das 07h00min às 13h00min. Alexandria/RN, 19/06/2024. Ulisses Neto de Mesquita
JC CaiCó / Há dez anos à frente da Queijaria JC Caicó, Cláudia Araújo tem planos de expansão para todo o país
Aprodução de queijo manteiga na região do Seridó, zona central do estado do Rio Grande do Norte, é uma tradição enraizada e um pilar essencial da economia local. Segundo a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), a região abrange 17 municípios e possui aproximadamente 315 unidades produtivas do alimento. Em Caicó, a queijaria de Cláudia Araújo, presente em sua família há quase um século, é um exemplo desse legado regional.
Inicialmente, Cláudia não tinha interesse em seguir os passos do pai e do marido na queijaria, mas a necessidade de ajudar na fazenda e o incentivo de amigos a levaram a mergulhar no universo dos queijos. “Com alguns materiais emprestados começamos a tirar leite e a produzir o queijo, só nós dois, sem mais ninguém. Em seis meses, começamos a crescer e a ganhar conhecimento regional”, relembra a produtora.
A Queijaria JC Caicó é administrada pela família de Cláudia há dez anos. No entanto, a tradição de produção de queijos na família de seu marido está presente há um século, enquanto na família de Cláudia, essa paixão pelo queijo já dura duas gerações. A mão de obra é quase totalmente familiar, envolvendo a produtora, seu marido e seus três filhos. De ajuda externa, Cláudia conta com três atravessadores que levam seus produtos para a capital do estado e demais cidades.
Aos poucos, eles conquistam mais clientes. Além do Rio Grande do Norte, seus queijos agora chegam a locais em São Paulo, Rio de Janeiro e João Pessoa, com 90% da produção sendo destinada fora da cidade. Atualmente, 60% das vendas são ter -
Assecom
Produtora Cláudia Araújo com o marido José Lopes mostram certificado
ceirizadas, enquanto 40% são realizadas diretamente ao consumidor final, graças ao recente reconhecimento da marca e da qualidade dos queijos. Para o futuro, Cláudia tem um único desejo: uma sucessão familiar equilibrada, onde seus filhos não precisem se dedicar integralmente ao trabalho. Para isso, pretende automatizar ainda mais sua fazenda, otimizando o processo de ordenha das vacas. “Atualmente, temos um sistema que ordenha quatro vacas e queremos expandir para oito, o que melhorará a eficiência da mão de obra e a qualidade do queijo, pois usaremos nosso próprio leite para toda a produção”, conta. Com essa mudança, a produção diária aumentaria para 1.200 litros de leite, o dobro da atual.
A sustentabilidade e a preocupação com o social também são prioridades na Queijaria JC Caicó. Para alimentar seu gado, Cláudia reaproveita a água utilizada na produção dos queijos e cultiva a palma forrageira, uma planta resistente a altas temperaturas e comumente utilizada para nutrição de bovinos leiteiros em regiões de escassez hídrica. “Temos tanques abaixo da queijeira onde armazenamos água, que usamos para cultivar a palma. Com isso, conseguimos otimizar o uso de nossos recursos”, explica. Outra prática comum na propriedade é receber visitantes de diferentes estados, além do próprio Rio Grande do Norte, para fins educativos. Seu irmão, que estudava gastronomia, viu na fazenda uma oportunidade de disseminar a tradição e o conhecimento gerados ali. Com isso, passou a
Cláudia e sua família combinam técnicas industriais, como o uso de caldeiras e máquinas de ordenha, com métodos artesanais, preservando assim a essência e o sabor que são o diferencial de seus queijos. “Muitas pessoas associam ‘indústria’ e ‘laticínio’ a produtos industrializados, mas, apesar de operarmos como uma queijeira com características industriais, a maioria dos processos é feito manualmente e acompanhados de perto”, explica Cláudia. Na propriedade de 241 hectares, todo o processo de fabricação de queijo ocorre ao longo de aproximadamente 24 horas. “Primeiro, eu separo a gordura do leite para a produção da manteiga. No dia seguinte, o leite coalhado é drenado e lavado para formar a coalhada, que depois é cozida, salgada e misturada com manteiga. Após moldagem e secagem, os queijos estão prontos para embalar e vender”, explica a produtora.
Os resultados conquistados ao longo desses dez anos de trabalho refletem o esforço de Cláudia e seu marido conseguem desfrutar dos resultados. Durante esse período, a pro-
dução semanal de leite aumentou significativamente, saltando de 3 mil para 11 mil litros, enquanto a produtividade diária do queijo quadriplicou, passando de 30 kg para 150 kg de queijo vendidos por dia. Esses avanços foram impulsionados não apenas pela mecanização da ordenha das vacas, anteriormente manual, mas também pela substituição do fogão a lenha por caldeiras na produção dos queijos.
Para alcançar esses números, Cláudia destaca que um dos maiores desafios foi manter a qualidade do produto do início ao fim, uma vez que a produção do queijo manteiga exige atenção meticulosa a todos os detalhes, desde a seleção dos ingredientes até o controle rigoroso das condições de produção e armazenamento. Por isso ela estabeleceu como meta usar exclusivamente o leite de suas próprias vacas na fabricação dos queijos. Isso garante controle total sobre a qualidade do leite desde a alimentação e manejo do gado até a ordenha, resultando em um produto mais consistente, saboroso e livre de variações indesejadas.
política social e reconhecimento
organizar grupos de estudantes e levá-los até a queijaria para conhecerem a produção de queijo. Desde então, isso se tornou recorrente.
“As visitas duram no máximo meia hora, mas para cursos práticos oferecemos o tempo necessário. Recebemos alunos de gastronomia de Recife e até crianças. Mostramos todo o processo de produção e tentamos educá-los sobre a autenticidade dos produtos, além de oferecer degustações dos queijos e dos doces que produzimos”, relata Cláudia.
Essas e outras boas práticas agrícolas aplicadas na queijaria garantiram a Cláudia o segundo lugar na categoria média propriedade da sexta edição do Prêmio Mulheres do Agro. A iniciativa, idealizada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), existe desde 2018 e já premiou 54
produtoras e uma pesquisadora do setor. “É gratificante que haja uma premiação dessas, pois inspira outras mulheres a irem além e mostrarem seu potencial”, diz.
Cláudia foi anunciada como uma das vencedoras em outubro de 2023, durante o 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio. Até o dia da cerimônia, a produtora conta que ainda estava incrédula de onde havia chegado e sem acreditar que, de fato, receberia o reconhecimento. “Nunca quis ser a melhor, sempre fiz o que faço porque gosto. Cresci na zona rural, onde o dia a dia me ensinou a apreciar cada momento. Tudo o que faço, faço com prazer”. Além do reconhecimento, Cláudia diz que se tornar uma inspiração para outras mulheres de sua região após a premiação, tem sido gratificante.
Das 54 produtoras rurais vencedoras do Prêmio Mulheres do Agro até agora, Cláudia é a segunda representante do Rio Grande do Norte. “É preciso acreditar em si mesma e não esperar que alguém acredite por nós ou nos diga que somos capazes. É essencial que nós, mulheres, nos valorizemos pelo trabalho que realizamos. Muitas vezes ficamos nos bastidores e nos dedicamos intensamente a algo. Então, o que eu digo é: mostrem ao mundo que são vocês que fazem o trabalho”, encoraja a produtora.
As inscrições para a sétima edição do Prêmio Mulheres do Agro estão abertas até 31 de julho. Para se inscrever ou indicar uma produtora rural, basta acessar o site da premiação: premiomulheresdoagro.com.br
(*) Fonte: Bayer Jeffrey Group
Jornal de Fato • SÁBADO, 22 De junhO De 2024
Amin A CostA
Da Redação
Opolo do Mossoró Cidade Junina (MCJ) que vem atraindo cada vez mais a atenção do público encerra neste fim de semana a sua programação do São João de 2024. O Arraiá do Povo, que fica localizado no Parque de Exposições Armando Buá (Festa do Bode), receberá artistas que se destacam regionalmente no forró de vaquejada, brega e no forró das antigas.
O polo vem sendo a opção para aqueles que querem aproveitar o Mossoró Cidade Junina durante o dia. Neste sábado, 22, o Arraiá do Povo vai receber as apresentações dos artistas
Thyalis Martins, Bruno Martins, Lairton dos Teclados e Junior Vianna. As apresentações iniciam às 11h e seguem durante todo o dia.
Conhecido como o “vaqueiro do forró”, o cantor Junior Vianna é natural do Ceará e já tem mais de 10 anos de carreira. No ano de
mcj / No último fim de semana de programação do polo, público poderá curtir muito forró romântico, brega e forró de vaquejada
As apresentações no polo Arraiá do Povo ocorrem neste sábado, 22, e no
2017, ele estourou com a música “Laranjinha”, fazendo com que o seu trabalho fosse conhecido em todo o Nordeste.
Após o seu grande sucesso com a música “Laranjinha”, ele ainda emplacou outros hits como “Solteiro Não Leva Chifre”, “Doutor-
zinho” e “Te Amei Até Onde Deu”. Além disso, ele também realizou parcerias musicais com outros grandes artistas do forró, como Wesley Safadão, Raí Saia Rodada e Zé Cantor. Hoje também terá muito brega no Arraiá do Povo com a apresentação do can-
tor Lairton e Seus Teclados. Com 22 álbuns lançados em 25 anos de carreira, o cantor se consagrou nacionalmente quando lançou no ano de 1999 a música “Morango do Nordeste”, que é até hoje lembrada pelos fãs e deu a Lairton o título de “O Morango do Nordeste”.
A música foi sucesso primeiramente no Nordeste e depois em todo o Brasil. Com o sucesso do single, seu álbum de estreia vendeu mais de 350 mil cópias. Em 2000, a música foi regravada (também com sucesso) pelo grupo de pagode Karametade.
polo arraiá do povo
sábado, 22
Thyalis Martins
Bruno Martins
Lairton dos Teclados
junior Vianna domingo, 23
Forrozão de Antigamente Retrô Gigantes do Arrocha
Lagosta Bronzeada
Ferro na Boneca
polo estação das artes
sábado, 22
Forró dos Contatinhos
Swellen Pimentel
Michele Andrade
Zé Cantor Leonardo
polo Cidadela
sábado, 22 Palco 1
23h30 - Cantora Lú
00h30 - Symmara Fernandes
2h - Yany Vieira e Banda Palco 2
21h30 - Banda Doutor Zé
00h - Carlos Miranda
2h - Robinzband domingo, 23
Palco 1
23h30 - Banda Corcel 73
1h - Rádio Moscou
Palco 2
21h30 - Banda Forró emoções
00h - Bora de 2
polo poeta antônio francisco
sábado, 22
18h - Festival de Sanfoneiros de Mossoró e Região domingo, 23
17h - Vamos contar histórias?
18h - Forró Music
19h - nando Teclas Show
20h - Adailton dos Teclados"O Charmozinho do Forró"
anima Chuva
sábado, 22
20h - Cacá Mendonça
21h - espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró domingo, 23
20h - Gabriel Lima
21h - espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró
A programação no polo Arraiá do Povo será encerrada oficialmente no domingo, 23, após as apresentações das bandas Forrozão de Antigamente Retrô, Gigantes do Arrocha, Lagosta Bronzeada e Ferro na Boneca.
Fundada no início dos anos 2000, a banda Lagosta Bronzeada traz em seu repertório grandes clássicos do forró romântico. Também criada nos anos 2000, a banda Ferro na Boneca marcou uma geração do forró ao misturar xote com forró pé de serra e forró estilizado. A banda é comandada pelo cantor Briola, que é conhecido em toda a região pela sua voz potente.
A expectativa é de que o último fim de semana de apresentações atraia grande público para o local. O polo Arraiá do Povo foi criado em 2023, e devido ao enorme sucesso, foi mantido para este ano de 2024. Após aprovação na Câmara de um projeto de lei enviado pelo Executivo, o polo Arraiá do Povo ganhou caráter oficial e permanente na programação do Mossoró Cidade Junina.
polo Circo do forró sábado, 22
19h - G.i Cantor domingo, 23
19h - Pablo Pires
polo igreja são João sábado, 22 Festival de Prêmios domingo, 23
Roberto Cantor e Banda
MARILENE PAIVA
marilene.paiva@gmail.com
O Governo Municipal de São Miguel e o Memorial Monsenhor José Aires homenagearão o Centenário de João Alves de Lima (João Rufino), fundador do Café Santa Clara. A homenagem contará com um evento glamouroso na Praça de Eventos Maestro Pedro Rufino, dia 24 de junho, a partir das 19h. O concurso faz parte da programação oficial do 27° Arraiá do Tio Kalika. Na noite se elegerá pela primeira vez a Rainha do Café 2024. Muito obrigada ao colunista e historiador Renê Guida pelo convite.
A médica ginecologista Íris Menezes faz aniversário hoje e ganha o abraço amigo do seu fiel escudeiro Ricardo Menezes. Saúde, paz e felicidades!
A aniversariante de hoje Andrea Patrício, já de passaporte carimbado para as férias de julho, celebra idade nova ao lado do seu amado esposo Emanuel Patrício e dos lindos e abençoados filhos Evelin e Erasmo. Tudo de melhor, meus queridos!
Direto de Recife, eles chegam hoje para o São João no País de Mossoró, o casal Hudson Melo e Patrícia Paiva com os filhos Guilherme e Ana Clara. A fogueira é na casa dos pais Sônia e Lázaro Paiva.
Junho é o mês consagrado ao Sagrado Coração de Maria. Que Nossa Senhora cubra de bênçãos a aniversariante de hoje Suzana Saldanha que ganha os mimos do esposo Leodécio Néo Júnior e das filhas médica infectologista Camila Néo e a odontóloga Ana Raquel.
O São João do Boticário existe em 14 estados espalhadas por todo o brasil, sendo 9 estados da região Nordeste e outros como Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rondônia e Roraima. As festividades recebem ativações exclusivas, que envolvem experiências de gamificação, experimentação de produtos, conteúdo interativo, divulgações OOH, ações em novela e compras nas lojas do Boticário. A união entre o pernambucano Alceu Valença e a cearense Mari Fernandez que movimentam e embalam gerações com grandes sucessos musicais, carrega uma forte representatividade para o Nordeste brasileiro e para a música brasileira. Feliz de O Boticário com a escolha de Alceu Valença e Mari Fernandez para a regravação do jingle que reforça o jeito Boticário de falar com seus consumidores no Brasil inteiro. Sempre com o cuidado de abordar o amor e a beleza com os sotaques brasileiros.
Celebram idade nova: Andrea Patrício, Manoel Padre Neto, Íris Menezes, Kadja Maia, Riomar Mendes, Susana Saldanha Néo, Conceição Santos, Jaqueline Amaral, Lorayne, Simone Ribeiro, Geovan Segundo e Kathleen Veras. Parabéns, meus amores!!!
Deixa ele, deixa ela... Os professores nota mil Raniére Ricardo e Ilana Kelly Dantas nos festejos juninos do SESI. Alegria e carisma. Olha pro céu, meu amor...
Todos os vivas para a querida Jacqueline Amaral, musa absoluta de Vicente Neto. Filha de Eliete e irmã de Jeanine. E tome xote, meus amores. Felicidades!
A OAB Subseção de Mossoró por meio da Comissão oab em ação realizará o 2º Pedal solidário da oab Mossoró, no dia 28 de Julho, saindo da sede às 5h, tendo como percurso o estradão - serra Mossoró. a inscrição no pedal dá direito à camiseta, hidratação ao longo do percurso, batedores, sinalização, carros de apoio, mecânico e uma recepção com café da manhã e atração musical. Para participar, basta preencher as informações do formulário on-line (https://forms.gle/ p1Mun35Mc5NsxQk88) e realizar o pagamento no valor de R$ 40,00 (valor único), para o Pix da OAB Mossoró, disponível em QR Code e em seguida, anexar o comprovante também no formulário on-line. O Pedal Solidário é um evento que une a paixão pelo ciclismo com solidariedade, no qual a arrecadação com as inscrições dos participantes do percurso serão revertidas para a compra de alimentos em benefício da Casa do estudante de Mossoró.
Nem a banana...
Tudo subindo de forma galopante. Principalmente, gêneros alimentícios. Difícil engolir, viu... Até a banana disparou. A cebola? Roxa nem pensar. O povo perdeu a noção do valor do dinheiro. Só pode ser.
Anjo de Deus, que és meu guardador e a quem eu fui confiado pela Bondade Divina, ilumina-me, defende-me, conduze-me e dirige-me. Amém. Prece do Angelo Dei
Instagram e Facebook @colunistajeanrodrigues
An iversariou
Empresário Diego Braga inaugurou a sua loja 3D. Bem-vindo aos que fazem a Casa Potiguar Areia Branca. Móveis e Eletros na Rua Floriano Peixoto. Sucesso ao amigo mossoroense!
Vivas ao meu mano artesão Nilsão Rodrigues. Parabéns dos irmãos Naire França, Alzenir, Arlete e Gorete, filhos do casal saudoso Maria Onízia e Antônio Rodrigues!
Aniversário da nossa atuante prefeita Iraneide Rebouças, amada do médico Dr. Zé Alfredo e mãe de Alfredo Neto, Bartira e Indira. Areia Branca festeja. Parabéns com amor e alegria!!
Show de Preço e equipe parabenizam Mateus Maia. Jovem gestor comercial do supermercado do pai, empresário Medeiros Maia e kátia Fernandes. Saúde e paz ao noivo de Lorena!!
Encontro de casais no MCJ 2024. Casal prefeito Allyson Bezerra/Cintia Oliveira anfitrionou seus amigos empresário do Atuam Pedro Gilson/Micarla Ferreira, de AB!
Feliz aniversário ao empresário Fábio Faustino. Esposo da educadora Rosário Trindade e pai de Fábio Filho, minha eterna gratidão, amigo. Parabéns ao popular Fábio da Caçamba!!
dos Amigos, que se apresenta amanhã às 16h no Al’mar Restô Bar praia Upanema!!
mcj / O cantor sobe ao palco neste sábado, encerrando uma sequência de apresentações de cantores sertanejos
Ocantor sertanejo Leonardo encerra neste sábado, 22, a programação da terceira semana de festas no polo Estação das Artes Elizeu Ventania, bem como a “Semana do Sertanejo”, iniciada na última quarta-feira, 19. Nesta semana, passaram pelo palco da Estação das Artes artistas sertanejos nacionais como Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Simone Mendes e Bruno (dupla com Marrone).
Agora, é a vez do cantor Leonardo se apresentar no Mossoró Cidade Junina (MCJ), pelo segundo ano consecutivo, e cantar os grandes sucessos dos seus mais de 40 anos de carreira. Entre as músicas de maior sucesso da carreira do can-
tor sertanejo estão: “Temporal de Amor”, “Deixaria Tudo”, “Um Sonhador”, “Coração Bandido”, “Talismã”, “Sonho por Sonho”, “Coração Bandido”, entre outras.
Ao longo da sua carreira, iniciada em 1983 ao lado do irmão Leandro, Leonardo já vendeu 35 milhões de discos. Os irmãos Leandro e Leonardo fizeram história no meio sertanejo e ganharam notoriedade em todo o país. Em junho de 1998, Leandro morreu em decorrência de um câncer raro de pulmão e Leonardo partiu para a carreira solo.
Além do sertanejo, também sobem ao palco da Estação na noite de hoje as bandas Forró dos Contatinhos, Swellen Pimentel,
Michele Andrade e Zé Cantor. Com as apresentações, o público terá uma variedade musical com o forró ele-
trônico, forró raiz e o sertanejo. As apresentações iniciam a partir das 19h e seguem até às 4h.
arte / Programação reúne dezenas de escolas públicas do Estado em uma semana de apresentações teatrais
Vai começar o espetáculo! A partir desta segunda-feira, 24, será dada a largada para mais uma edição Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern).
A programação de lançamento será às 14h, no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI) Mossoró.
Considerado o maior Festival de teatro escolar do
Estado, o Festuern se prepara para entrar em cena, reunindo dezenas de escolas públicas do Estado em uma semana de apresentações teatrais, no período de 21 a 25 de outubro. O Festival é um importante espaço de iniciação e amadurecimento artístico, e palco privilegiado para revelação de jovens talentos do teatro.
A programação de lançamento conta com a apresen-
tação do grupo de teatro Escarcéu com o espetáculo "A Vingança de Catirina". Na ocasião, também serão divulgadas as novidades de edição deste ano do Festival, bem como o Edital para as inscrições das escolas que desejam participar o evento.
Neste ano, o festival irá ampliar o número de escolas participantes, serão selecionadas 30 escolas que irão se apresentar durante
o evento. As inscrições serão abertas na segundafeira, 24 de junho, após o lançamento do Festival, e seguem até 14 de julho.
Por mais de 20 anos, o Festival vem mostrando a sua importância para a arte teatral da região potiguar, tornando-se, desta forma, Patrimônio Cultural Imaterial do RN. O evento vem cumprindo seu objetivo de promover, difundir e divul-
gar manifestações artísticoculturais, como bem social indispensável na formação integral do ser humano, valorizando a escola e a universidade como espaços de produção de cultura e conhecimento.
Neste ano, por mais uma vez, o Festuern foi contemplado com o programa Câmara Cascudo. Além disso, o festival também foi contemplado com o selo dos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Festuern é uma realização da Uern, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN). O evento conta com parceria da TV Cabo Mossoró (TCM).
No palco teatral, o Festuern encanta o público com suas apresentações. Mas é por trás das cortinas que a verdadeira transformação acontece. Antes do abrir das cortinas, o Festuern percorre um longo caminho de cunho social, ajudando a transformar vidas e mudar realidades.
Não são poucos os ca -
sos de alunos da rede pública de ensino que aprenderam a ler para participar dos grupos de teatro das suas escolas. Crianças e adolescentes que tinham dificuldade na leitura e passaram a ter mais fluência. Jovens tímidos que perderam o medo e a vergonha ao se soltar nos ensaios e nas apresentações. Estudantes que sofriam de
depressão pensavam em suicídio e foram salvos pela arte.
O Festuern também é uma grande porta para jovens entrarem no mundo do teatro. Diversos estudantes que tiveram a oportunidade de mostrar sua arte e que foram reconhecidos por meio dos espetáculos. Um deles é o ator Igor Fortunato, que neste
ano estreou na nova novela da Rede Globo “No Rancho Fundo”, como o personagem “Zé Beltino”.
A instituição que Igor estudava fazia parte do projeto do Festuern e desta forma o ator sentiu o desejo de viver desta arte. “Entrei para o teatro assim e, na minha primeira peça, já me apaixonei e disse: quero fazer isso para o resto da minha vida”, relatou o ator.
A experiência de viver o Festuern também impactou o estudante Jhonata Kauã, que se apresentou ano passado com a Escola Estadual Moreira Dias, da cidade de Mossoró. Jhonata relata que foi desta forma que entendeu melhor como funcionava a arte e se descobriu dentro do teatro. "Guardo todos os ensinamentos e memórias de todo o esforço que eu e meu grupo tivemos durante os ensaios, e principalmente no espetáculo. Foi surreal de lindo. Espero poder participar mais vezes do Festuern e continuar contribuindo mais ainda para esse festival tão lindo", frisou o estudante.
Quase 17 mil pessoas foram assassinadas no Rio Grande do Norte entre os anos de 2012 e 2022. É o que revela uma pesquisa nacional divulgada nesta semana, que aponta também para uma considerável redução de homicídios no geral registrados no estado potiguar, ao menos entre os anos de 2017 e 2022.
Publicado na última terça-feira (18), o Atlas da Violência 2024 traz uma conjuntura da violência no país. A reportagem do Jornal DE FATO esmiuçou os dados desse estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O levantamento apresenta números sobre os homicídios nos estados brasileiros e estatísticas sobre o cenário de violências diversas no país. As informações incluem dados sobre violência contra crianças, adolescentes e jovens; contra mulheres; contra pessoas negras; contra população LGBTQIA+; contra pessoas com deficiência; contra indígenas; e violência contra pessoas idosas; além de quantitativos sobre homicídios por arma de fogo. Inicialmente, o levantamento de 132 páginas mostra que entre 2017 e 2022, as maiores reduções de taxas de homicídios ficaram por conta do Acre, que logrou diminuição de -57,0%; seguido do Rio Grande do Norte (-49,1%)
Da D os D o crime / Quase 17 mil pessoas foram assassinadas no Rio Grande do Norte entre os anos de 2012 e 2022, segundo estudo nacional divulgado nesta semana
e Ceará (-45,9%). Segundo o estudo, apenas dois estados obtiveram aumento da violência nesse período: Piauí (25,5%) e Rondônia (2,8%). Já com relação à taxa de homicídios registrados por 100 mil habitantes entre 2012 e 2022, o RN apresentou queda de
4,4%. O estado potiguar teve o maior índice em 2017: 63,8; e o menor em 2022: 32,5. Quanto ao número de homicídios registrados nesse período de 11 anos, o RN registrou 1.124 casos em 2012; 1.447 em 2013; 1.602 em 2014; 1.545 em 2015; 1.854 em 2016; 2.203 em 2017;
Homicídios vitimam mais de 9.700 jovens no RN em 11 anos e 203 crianças e adolescentes
O Atlas da Violência 2024 também lança luz sobre a situação de violência contra a infância e a juventude no Brasil, incluindo vítimas tidas como crianças, adolescentes e jovens.
A publicação detalha que mais de 9.700 pessoas, com idade entre 15 e 29 anos de idade, foram vítimas de homicídios no Rio Grande do Norte, entre os anos de 2012 e 2022.
De acordo com o estudo, foram 649 assassinatos contra jovens no estado potiguar no primeiro ano pesquisado; seguido de 883 em 2013; 1.002 em 2014; 939 em 2015; 1.129
1.825 em 2018; 1.346 em 2019; 1.406 em 2020; 1.179 em 2021; e 1.167 em 2022; totalizando 16.698 crimes.
Homicídios ocultos e estimados
Classificados no Atlas da Violência 2024 como ‘morte
em 2016; 1.366 em 2017; 1.067 em 2018; 760 em 2019; 797 em 2020; 600 em 2021; e 590 em 2022, totalizando 9.782 crimes que resultaram nas mortes de vítimas na faixa etária entre 15 e 29 anos. O comparativo aponta uma redução de quase 57% entre 2017 e 2022, e de 9,1% de 2012 para 2022. Figurando como o ano mais violento no território potiguar para essa parcela
violenta sem que o Estado consiga identificar a causa básica do óbito, se decorrente de acidentes, suicídios ou homicídios’, os homicídios ditos como ‘ocultos’ e ‘estimados’ também foram notificados no RN. A publicação dá conta de que o número de homicídios estimados entre
da população, 2017 teve uma taxa de homicídios de jovens por 100 mil habitantes de 151,4; com os anos de 2012, 2021 e 2022 listando como os períodos com menor índice. O levantamento revela também que dos 9.782 jovens assassinados no RN entre 2012 e 2022, 9.313 eram do sexo masculino; ou seja, 469 vítimas eram mulheres. Sobre o cenário de violência contra crianças e ado-
2012 e 2022 no estado potiguar aumentou 3,4%. Foram 1.233 no primeiro ano; 1.521 em 2013; 1.660 em 2014; 1.605 em 2015; 1.947 em 2016; 2.335 em 2017; 1.920 em 2018; 1.408 em 2019; 1.468 em 2020; 1.279 em 2021; e 1.275 em 2022; totalizando 17.651 casos.
lescentes, o Atlas da Violência 2024 dá conta de que nesses 11 anos pesquisados o estado potiguar registrou 29 homicídios de vítimas entre 0 e 4 anos de idade. Em relação a assassinatos de crianças entre 5 e 14 anos de idade, foram 174 casos no RN entre 2012 e 2022. Quando se fala de vítimas entre 15 e 19 anos, esse quantitativo aumenta consideravelmente e salta para 2.949 homicídios.
Fábio Valecontinuação: / Dados do Atlas da Violência 2024 dão conta também de 14.161 homicídios registrados de pessoas negras no estado potiguar entre 2012 e 2022
OAtlas da Violência 2024 também traz dados sobre a violência letal no país contra pessoas negras. O Rio Grande do Norte figura na publicação divulgada nesta semana como o quarto estado brasileiro com a maior taxa de homicídios de vítimas dessa etnia. O ranking referente ao ano de 2022 é liderado pela Bahia: 51,6.
O RN é listado com 45,3, atrás de Amapá (48,8) e Amazonas (47,5). Na região Nordeste, a maior taxa segue sendo a da Bahia, seguida do RN, Alagoas (45,1) e Pernambuco (45,1). Em nível nacional, São Paulo (8,3), Santa Catarina (9,9) e Distrito Federal (14,2) apresentaram os menores índices. Em relação ao cenário nas capitais do país, Natal aparece na oitava posição, com taxa de 53,3; atrás de capitais como Fortaleza, Recife e Salvador.
Quanto ao chamado ‘risco relativo de homicídio de negros’, ou seja, maior risco relativo de uma pessoa negra ser vítima de violência letal, o RN apresentou em 2022 o terceiro maior: 6,0;
RN registrou entre 2012 e 2022 mais de 14 mil homicídios por arma de fogo
atrás de Alagoas, 23,7 e Amapá, 9,8. No âmbito na-
cional o risco é de 2,8. “Nessa direção, as conclusões do
RN teve mais de mil mulheres mortas em 11 anos
O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) disponibilizado nesta semana ainda traz dados sobre a violência contra a mulher. A publicação destaca que mais de mil mulheres foram mortas no Rio Grande do Norte entre 2012 e 2022.
Conforme o Atlas da Violência 2024, foram 1.017 homicídios de vítimas do sexo feminino no estado potiguar nesse período. Foram 64 crimes em 2012; 89 em 2023; 102 em 2014; 92 em 2015; 100 em
2016; 148 em 2017; 102 em 2018; 98 em 2019; 81 em 2020; 70 em 2021; e 71 em 2022. O comparativo mostra que 2017 foi o ano mais violento para as mulheres no RN.
A pesquisa observa que “a maioria dos homicídios que acontecem dentro das residências é cometida por autores conhecidos das vítimas” e chama a atenção para a necessidade de “formulação de políticas públicas mais eficazes” como forma de combater a violência contra a mulher que, também segundo o estudo, segue vitimando mais mulheres negras. O
levantamento constata que o RN teve um aumento de mais de 16% na taxa de homicídio de vítimas femininas dessa etnia nesses 11 anos mapeados. Ainda de acordo com o estudo, o estado potiguar figura como o segundo do país em chance maior de uma mulher negra ser morta: 64%, atrás apenas do Ceará, com 72,2%. A publicação cita fatores como o “racismo estrutural e institucional, a interseccionalidade entre gênero e raça, bem como a insuficiência de políticas específicas de proteção a esse público”.
estudo demonstram a possibilidade de protagonismo da educação nas políticas públicas que busquem miti-
registrou entre
!Publicação ainda revela que o RN teve mais de mil mulheres mortas nesse período de 11 anos pesquisado
gar a desigualdade racial, assim como a necessidade de atuação em diferentes áreas, como saúde, cultura e segurança, considerando o impacto do racismo na vida de pessoas negras”, avalia trecho do estudo. O levantamento dá conta de 14.161 homicídios registrados de pessoas negras em solo potiguar entre 2012 e 2022. Já em relação aos crimes letais contra pessoas não negras, a quantidade notificada no estado nesse mesmo período foi de 1.842 casos. outras Violências No que se refere à violência contra a população LGBTQIA+ e contra pessoas com deficiência, o estudo não detalha dados por estados, restringindo-se ao cenário nacional. Já sobre a violência contra indígenas, o RN aparece no levantamento com dois homicídios em 2022. E acerca da violência contra pessoas idosas, o Atlas da Violência 2024 registra que o estado potiguar teve 65 internações de idosos por agressões.
A publicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apresentou ainda dados sobre a violência homicida relacionada ao uso de arma de fogo e pontuou que, em 2022, o país registrou um total de 33.580 homicídios por armas de fogo, número inferior aos dois anos anteriores, que foram de 35.070 (em 2021) e 35.828 (em 2020), e maior que 2019, que foi de 32.091. Segundo o estudo, somente no Rio Grande do
Norte foram mais de 14 homicídios por arma de fogo, entre os anos de 2012 e 2022. Foram 856 casos no primeiro ano; 1.149 em 2013; 1.314 em 2014; 1.238 em 2015; 1.571 em 2016; 1.930 em 2017; 1.640 em 2018; 1.182 em 2019; 1.225 em 2020; 1.026 em 2021; e 966 em 2022. A pesquisa menciona ainda que em 2022, o Brasil registrou uma taxa de 15,7 assassinatos por armas de fogo para cada 100 mil habitantes, sendo que nove estados apresentaram va-
riação positiva em relação a 2021, destacando-se Mato Grosso (25,8%), Acre (17,3%),Rondônia(12,4%) e Paraná (12,0%). Por outro lado, as maiores variações negativas foram observadas no Rio de Janeiro (-23,9%), Amapá (-22,7%), Ceará (-16,8%) e Santa Catarina (-14,5%).
Diante desse cenário, a publicação enfatizou que “há um consenso na literatura científica de que o aumento da prevalência de armas de fogo está associado ao aumento das taxas de homicídios e suicídios”.
Ilustração da internetfabiowillard@hotmail.com
Esta semana, a CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas ouviu representante de uma empresa que monitora possíveis fraudes na modalidade e o nome do Força e Luz foi citado. Há fortes indícios, a partir da análise dessa empresa, que pelo menos dois jogos ou três jogos do clube, este ano, tiveram manipulação. O senador Styvenson (Podemos-RN) ainda citou o Globo, outro que este ano deixou muita margem para tal desconfiança por parte da imprensa, sobretudo. O senador lembrou que 16 jogadores suspeitos de participarem de manipulação em outras oportunidades, estiveram reunidos no mesmo elenco do clube, o que dificilmente pode se interpretar como uma mera coincidência. De fato. E é muito difícil entender, também, que alguém do clube, sobretudo o responsável pelas contratações, não tenha conhecimento e participação nisso. Só inocentes creem no contrário. É bom passar tudo a limpo, para o bem do futebol.
Imagem que marca
Time do SaliniSTa, de 1961: Agostinho (treinador), Zé Domingos, Duíte, Patrocínio, Zé Louro, Alderi e Alcides; Dedé, Getúlio, Arranha, Ibiapino, Louro Velho e Francisquinho.
nesta segunda-feira (24), o atacante argentino Lionel Messi completa 37 anos de idade.
SilaS Gabriel
Bairro Paredões
Torcedor do Vasco do Gama
Estou realizando meu sonho de jogar no futebol europeu”
VAL d SO n, ex-Flamengo quando chegou para jogar no México, que fica na América do norte.
Sem surpresas
Ainda sobre a CPI das apostas, a revelação de suspeita de atuação da máfia em solo potiguar em nada surpreende. Quem acompanha futebol de perto, vê situações a que custa acreditar ser algo natural.
SAF e técnico
O Rio Grande, nova SAF do Rn, terá higor César como treinador para disputar a segunda divisão. Começa acertando, pois se trata de um conhecedor que coleciona sucessos nesse tipo de desafio.
Recurso
A FIFA implantará o VAR na Copa do Mundo sub-20 feminino, na Colômbia. A novidade é que será uma nova modalidade, mais simples, como acontece no tênis e voleibol.
Recurso II
e sse VAR não requer um batalhão de árbitros numa sala, que encarece a utilização do sistema e aumenta o risco de interferências. É uma experiência válida, que pode mudar o rumo desse trabalho, hoje muito contestado.
É humano
O problema do VAR não é o sistema, mas quem o opera. A tecnologia é um avanço para reduzir os erros cometidos pelo ser humano.
O justo
A discussão, a qual muitos tratam como sendo o lado bom no futebol, não pode sobrepor à justiça, ao lícito. O bom do futebol é o justo, o correto, aí sim vence quando se é o melhor.
Mãe do Rei
Faleceu nesta sexta-feira (21) dona Celeste Arantes, mãe do Rei do Futebol, Pelé. Tinha 101 anos de idade e estava hospitalizada havia uma semana.
BRASILEIRÃO / Time carioca vive péssimo momento; jogo neste sábado terá arbitragem potiguar
Rio – A situação do Vasco parece ficar cada vez mais complexa a cada dia. Depois de mais uma derrota, o clube decidiu demitir o técnico Álvaro Pacheco, que comandou o clube por apenas quatro jogos. Neste sábado, 22, às 21h30, o “Gigante da Colina” recebe pela 11ª rodada do Brasileirão outro gigante do futebol brasileiro, que pretende dar uma resposta ao seu torcedor: o São Paulo.
Os donos da casa vêm de derrota por 2 a 0 diante do Juventude e ocupam a 17ª posição com sete pontos conquistados, enquanto o São Paulo sofreu a primeira derrota da ‘era Zubeldía’ contra o Cuiabá por 1 a 0, no estádio do MorumBIS, caindo para a 7ª posição com 15 pontos.
As notícias ruins para o torcedor vascaíno, dentro e fora do campo, seguem se acumulando em 2024. Após mais uma derrota e a entra-
MARCOS SANTOS
da no Z4, o clube demitiu o treinador que havia contratado há apenas quatro jogos e parece não ter rumo na temporada.
“Meus jogadores foram em busca do resultado, mas não da forma correta, faltou o jogo posicional. Tivemos algumas decisões precipitadas,
msantos@defato.com
Pesquisa sugere maior rigor de árbitros com jogadores mais altos
Veja só que interessante uma pesquisa que está sendo desenvolvida na Europa sobre comportamentos de árbitros de futebol. De acordo com o estudo, há momentos do jogo em que as decisões podem parecer um tanto arbitrárias em razão de os árbitros possuírem uma grande margem discricionária em seu poder de decisão durante a peleja. A matéria foi publicada na edição desta sexta-feira, 21, pela Folha de S. Paulo, e se refere a um grupo de pesquisadores alemães que analisaram a relação entre a estatura física dos árbitros e dos jogadores de futebol em um estudo realizado a tempo do início da Eurocopa 2024 – o campeonato europeu de seleções realizado na Alemanha entre 14 de junho e 14 de julho. Segundo a pré-publicação do estudo – que ainda não foi avaliado por outros especialistas –, os árbitros de menor estatura punem os jogadores mais altos com maior rigor, sugerindo que isso pode ser um modo de compensar uma suposta baixa predominância física. Os pesquisadores Hendrik Sonnabend e Giulio Callegaro da Universidade de Hagen, na Alemanha, juntamente com Mario Lackner, da Universidade Johannes Kepler em Linz, analisaram dados da Bundesliga (campeonato alemão de futebol) de 2014 a 2021, e observaram mais de 2.340 partidas. Um árbitro comparativamente mais baixo estaria mais apto a apitar uma falta e aplicar um cartão amarelo quando o jogador em questão é mais alto do que ele, de acordo com a conclusão dos pesquisadores. A base para o estudo é a teoria da psicologia conhecida como "complexo de Napoleão", que afirma que pessoas de baixa estatura, especialmente os homens, tendem a ser agressivos ou dominantes para compensar seu tamanho. O nome dado à teoria remete ao antigo imperador francês Napoleão Bonaparte. Contudo, a convicção equivocada sobre o suposto "pequeno imperador" se baseia em um erro de conversão. Com 1,69 metro de altura, ele era bem mais alto do que a média de sua época. Ao mesmo tempo, segundo a pré-publicação, há também o complexo reverso de Napoleão nas partidas de futebol, quando um árbitro alto que olha os jogadores de cima para baixo é mais leniente ao aplicar as penalidades. Os jogadores de baixa estatura recebem 16% menos punições do que os com altura semelhante à dos árbitros. Ser alto, aparentemente, é algo que vem em combinação com uma certa calma, segundo pesquisadores.
Atlético Cearense
O Atlético Cearense segue em campanha surpreendente. A “Águia da Precabura” segurou o líder Treze dentro de Campina Grande, empatando o jogo de estar perdendo. Antes da bola rolar, poucos acreditavam – menos o time cearense e seus adeptos – que o Treze iria ter tanto trabalho como teve no jogo realizado na quinta à noite, 20. Com o empate, o Atlético/CE segue no G4.
Potiguar
O Potiguar, que é integrante do mesmo grupo do Atlético/CE e Treze, volta a campo somente na quarta-feira, 26, diante do Santa Cruz de Natal, em jogo agendado para o Barrettão, em Ceará-Mirim. Ambos vivem jejum de vitória, principalmente o time mossoroense.
Revogação
Há informação de que o Projeto de Lei “Armando Duarte Filho” teria sido revogado pela gestão Allyson Bezerra. Se sim, terrível para o futebol mossoroense. Esse PL cria incentivos aos clubes por meio de exploração de placas comerciais. Se não bastasse o Nogueirão fechado, mais essa agora.
Já pode voltar
O técnico Ramón Díaz pode retornar ao Vasco. Por já conhecer o elenco, o treinador argentino tem a preferência da diretoria executiva, que vê com bons olhos a possibilidade de Ramón retornar quase dois meses depois de sua saída.
mas mesmo assim tivemos a oportunidade de fazer o gol de empate. E no último minuto sofremos o segundo gol. É um momento complicado, mas temos que continuar trabalhando para estarmos mais preparados no próximo jogo”, disse Álvaro Pacheco em sua última coletiva pelo Vasco. Para enfrentar o São Paulo, o time carioca será comandado interinamente por Rafael Paiva, do Sub-20, e contará com desfalques importantes. De fora estão Victor Luís, expulso na rodada anterior, Pablo Galdames e Zé Gabriel, que levaram o terceiro amarelo. Respectivamente, Lucas Piton, Juan Sforza e Mateus Carvalho devem ganhar vaga na equipe titular. Lesionados, Dimitri Payet, Bruno Praxedes e Robert Rojas seguem como dúvidas no cruzmaltino. A boa notícia é o retorno do artilheiro Vegetti, que cumpriu suspensão em Caxias do Sul e assume a vaga de Clayton no comando do ataque do Vasco.
A sequência de 13 jogos de invencibilidade do São Paulo foi quebrada, e ela aconteceu de uma maneira que incomodou o torcedor. O desempenho nas últimas partidas não foi bom e a derrota contra o Cuiabá em casa ligou um sinal de alerta, mesmo que pequeno, e o treinador admitiu o mau desempenho de sua equipe.
“Hoje jogamos mal. Em alguns momentos do segundo tempo tivemos iniciativa, mas fizemos uma má partida. O rival se sentiu cômodo. E quando isso acontece, provavelmente vamos perder, como aconteceu. Tivemos um rendimento abaixo, todos. Abaixo do esperado. E
SÁBADO, 22
DOMINGO, 23
não ficamos cômodos na partida. Temos de assumir que o rival foi melhor”, destacou Luis Zubeldía. Para enfrentar o Vasco, o Tricolor Paulista tem uma série de desfalques. O paraguaio Bobadilla, o venezuelano Ferraresi e o colombiano James Rodríguez estão com suas seleções na Copa América; Pablo Maia segue se recuperando de grave lesão na coxa; e os lateraisdireitos Rafinha e Moreira seguem como dúvidas. No meio campo, Alisson suspenso após levar o terceiro cartão amarelo é mais um problema para Zubeldía tentar resolver, que deve optar por Giuliano Galoppo em seu lugar. Na defesa, a grande novidade é a volta de Alan Franco, que volta de suspensão no lugar de Diego Costa para formar a dupla de zaga ao lado de Arboleda. Para este jogo, Lucas volta ao time titular na vaga de Wellington Rato, ainda retornando aos gramados após se recuperar de lesão.
Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo, Lucas Piton; Juan Sforza, Mateus Carvalho, Adson, João Pedro, David; Pablo Vegetti. Téc.: Rafael Paiva
SÃO PAULO
Jandrei; Igor Vinicius, Arboleda, Alan Franco, Welington; Galoppo, Rodrigo Nestor, Lucas, Luciano, Michel Araújo; Calleri. Téc.: Luis Zubeldía
Local: São Januário
Hora: 21h30 Juiz: Caio Max Augusto/RN
16h – Criciúma x Botafogo
17h30 – Grêmio x Inter
18h30 – Cuiabá x Atletico/GO 21h30 – Vasco x São Paulo
16h – Athletico/PR x Corinthians 16h – Bahia x Cruzeiro 16h – Fluminense x Flamengo
18h30 – Atlético/MG x Fortaleza 18h30 – Palmeiras x Juventude 18h30 – Bragantino x Vitória
AutocuidA do / Prática milenar sem limites de idade ou contraindicação ganha força nas academias
especial
Odia 21 de junho é o mais longo do ano no hemisfério norte e marca o período de seis meses entre o solstício de verão e o de inverno – movimento chamado de Dakshinayana no hinduísmo.
Assim, neste dia passou-se a ser comemorado o Dia Internacional do Yoga, instituído pela ONU para celebrar a prática milenar que surgiu na Índia. Esse ano, a data foi celebrada nesta sexta-feira e com registro de grande procura nas academias.
O que começou como uma filosofia de evolução humana hoje se tornou também um po -
deroso exercício físico com benefícios para o corpo e mente.
“A procura pelas práticas do yoga tem aumentado a cada dia”, afirma a professora da academia Pulse Patrícia Lima. “O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, e nosso estilo de vida atual faz com que estejamos constantemente acelerados”, completa.
Para ela, o yoga é uma prática de muita beleza, harmonia e serenidade, indo de encontro à rotina caótica e acelerada, trazendo mais equilíbrio para os dias.
Hoje, é possível praticar yoga até em uma academia, como é o caso da Pulse, que oferece aulas à tarde e à noite para os membros que desejam desfrutar da atividade ou intercalar com outros treinos.
“Onde termina o corpo e começa a mente? Sabemos que uma saúde integral contempla o cuidado com ambos”, reflete a professora. “Associar os exercícios da academia com a prática do yoga nos ajuda a fortalecer a ideia desse autocuidado de uma forma mais completa e em um só lugar”.
Patrícia cita, ainda, como benefícios da atividade o aumento da flexibilidade, fortalecimento, equilíbrio e consciência corporal. “O yoga também contribui para a diminuição dos níveis de ansiedade e estresse, melhora do sono e a
regulação hormonal”, complementa.
Para quem nunca praticou, mas tem curiosidade ou interesse, a professora traz orientações. “Comece o mais breve possível e inicie sua prática exatamente como você está hoje, pois não existe um momento certo ou condição ideal”, ressalta.
“O yoga te recebe como você está, é uma prática para todas as pessoas, sem limites de idade ou contraindicação”, diz. “Converse com seu professor sobre o formato mais indicado para você e comece já”.
O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, e nosso estilo de vida atual faz com que estejamos constantemente acelerados”
> Hoje é dia de vivas para a dra. Íris Menezes, a contadora Jacqueline Amaral, Kaddja Maia, o juiz Manoel Padre Neto, a enfermeira Suzana Saldanha Néo, Conceição Santos, Riomar Mendes Rodrigues, Aníbal Marques Bezerra e a farmacêutica Keoma Cavalcante Gomes. Amanhã (23), é dia de festejar o empresário Tião Couto, Neuma Soares e a dra. Luana Santos. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
As Feras
No programa As Feras deste domingo (24), eu e saudade Azevedo vamos receber a dra. Natalle Wold e conhecer a técnica de Neuromodulação Periférica não Invasiva, especialidade da entrevistada. Depois, vamos conversar com a cabeleireira Cláudia Guimarães e conhecer mais do projeto “Beleza do Bem”, que acontece em julho próximo e movimentará a cidade. Tem ainda o sacolão das Feras, sorteio de brindes e aquela seleção musical de primeira. Às 19h na 93 FM/Nossa TV. Até lá!
“A Beleza se encontra no São João” é a campanha de O Boticário para o período junino, presente em mais de 20 festas ao redor do Brasil. em Mossoró, o Coreto da Beleza será a principal atração da marca e promete ser um ponto de encontro entre as pessoas que visitarem a estação das Artes durante o MCJ. em todos os dias de festa, o público poderá contar com o espaço exclusivo – decorado especialmente para a data – com experimentação de fragrâncias e retoque de maquiagem com consultoras da marca. Para participar, basta fazer o cadastro no Clube Viva, programa de benefícios exclusivos do Boticário.
Colunista maior de Pau dos Ferros, amigo dos melhores, Lisboa Batista prepara, à régua e compasso, os detalhes da próxima edição da sua tradicional Festa dos Destaques, que acontece no próximo dia 3 de agosto, na AABB da Princesinha do Oeste. e nós estaremos lá mais uma vez comandando o cerimonial dessa noite que é uma das mais concorridas do Alto Oeste do RN. Agende!
Valéria e Anne festejam a mãezona, a querida Detinha Reis, folhinha da sexta (28). Saúde e paz!
Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida –ninguém, exceto tu, só tu.” NieTZscHe
O Mossoró Cidade Junina segue para os seus dias finais, encerrando no próximo dia 29 com o Boca da Noite. e nós seguimos aqui registrando pessoas em momentos diversos dessa que é a maior festa de nossa cidade!
eduarda, filha do casal Jair Urbano de Queiroz/Lucineide e Rafael, filho de Luana Maria Lima, recebem convidados no dia 6 de julho, na Fazenda santa Luzia, para a cerimônia de seu casamento, com início às 16h, seguido de recepção no local. Convite enviado pelos pais com antecedência, como manda a regra. Confirmo com satisfação!
Hoje temos no Arraiá do Povo a partir das 12h, Lairton e seus Teclados e Júnior Viana. O Chuva de Bala começa às 21h; antes, no Anima Chuva, show com Cacá Mendonça. No Palco I da Cidadela, temos Cantora Lu, symara Fernandes e Yany Vieira. No Palco II (sebrae), temos Doutor Zé, Carlos Miranda e Robinzband. Na estação, shows com Forró dos Contatinhos, swellen Pimenta, Michele Andrade, Zé Cantor e Leonardo.
Nesta última semana de MCJ, a coluna dá dicas de bons momentos que valem a pena! Na estação, Luan santana e Mari Fernandez (27) e Frequência 2 e Alok (28). No palco sebrae, Allan Jones e Kelly Marçal (28), Fillipe Costa. No Palco I, Israel Ribeiro (27), Disco de Vinil (28) e Gabriel Lima (29).
conexaosaude.defato@outlook.com
GLAucoMA / O glaucoma é uma doença principalmente da idade adulta e avançada. Uma pessoa que não tem doença nos olhos pode ir ao oftalmologista no máximo a cada dois anos
Ocantor Marrone, da dupla com Bruno, precisou passar por uma cirurgia de urgência após ser diagnosticado com o estágio avançado de glaucoma. A intervenção cirúrgica foi um sucesso, mas o artista deverá tratar a doença pelo resto da vida para evitar a perda total da visão.
“Para todos que já operaram de glaucoma: seu problema não está resolvido, fique perto do seu médico, continue o acompanhamento pelo resto da sua vida. A cirurgia pode deixar de funcionar, mas existem técnicas para utilizar. O importante é controlar a pressão do olho”, conforme explicou o oftalmologista Francisco Eduardo Lima.
Marrone perdeu parte da visão e se recupera do procedimento em casa. Inclusive, ficou impossibilitado de se apresentar no Mossoró Cidade Junina, que estava agendado para esta sexta-feira, 21. Bruno fez show solo.
O caso de Marrone chamou a atenção de especialistas que reforçaram a importância da prevenção da doença e recomendaram que, após os 40 anos, as
pessoas façam consultas de checagem com médicos oftalmologistas.
O glaucoma é uma doença principalmente da idade adulta e avançada. Uma pessoa que não tem doença nos olhos pode ir ao oftalmologista no máximo a cada dois anos. Mas quem tem glaucoma deve fazer exames pelo menos a cada seis meses. Em casos graves,
as consultas podem ser ainda mais frequentes.
O glaucoma pode levar meses e até anos para se desenvolver, sem apresentar qualquer alteração. Na maioria dos casos, a doença progride lentamente, sem que o paciente note a perda gradual da visão periférica. Normalmente, a visão vai piorando das laterais para o centro do campo visual.
Glaucoma crônico de ângulo aberto:
80% dos casos de glaucoma são do tipo crônico de ângulo aberto. Apesar de não apresentar sintomas, deve ser tratado o quanto antes para evitar o risco do paciente perder totalmente a visão com o tempo.
Glaucoma agudo ou de ângulo fechado:
No glaucoma agudo, ocorre repentinamente um aumento da pressão intraocular, causando dores oculares tão intensas que podem acarretar em crises de vômito. Outros sintomas comuns são visão embaçada e vermelhidão ocular. este tipo de glaucoma é um caso de emergência clínica, pois os sintomas são súbitos e se não tratados o paciente corre o risco, em apenas um ou dois dias, de agravamento da visão e até mesmo à cegueira.
Glaucoma de pressão normal:
este tipo de glaucoma ocorre em pacientes com a pressão intraocular normal, causando inesperadamente danos ao nervo óptico e estreitamento da visão lateral. Tanto nos casos de glaucoma de ângulo aberto como de pressão normal, raramente o paciente apresenta sintomas bem definidos.
Glaucoma Secundário:
É o Glaucoma decorrente de outras doenças oculares que interfiram com a drenagem do líquido interno do olho (humor aquoso). Podem estar associados a:
- cirurgias oculares
- cataratas avançadas
- lesões oculares
- alguns tipos de tumores
- uveítes (inflamações oculares)
- uso indiscriminado de corticosteróides
Glaucoma Congênito:
O Glaucoma congênito é uma doença rara, hereditária e geralmente apresenta sintomas característicos:
- olhos embaçados
- sensibilidade à luz
- lacrimejamento excessivo
- globo ocular aumentado
- córnea grande e opacificada
Ocorre pela má formação ocular da criança, afetando o bebê desde o nascimento até, aproximadamente, 3 anos de idade. O pediatra pode fazer este diagnóstico.
essas alterações são decorrentes do aumento da pressão intraocular que pode acontecer já durante a gestação. O tratamento sugerido é a cirurgia, que caso seja feita precocemente pode apresentar bons resultados.
Paixão de Cristo
No feriadão da Semana Santa, registramos alguns conterrâneos conferindo o espetáculo Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, o maior teatro a céu aberto do mundo, localizado na cidade de Brejo de Madre de Deus (PE).
georgianoazevedo@gmail.com
No embalo da música “Moça Bonita”, do cantor Geraldo
para segunda-feira, 1º
Azevedo, a coluna STYLE traz um pouco da coleção “JUNINA” da marca potiguar YSA, destacando um xadrez minimalista e discreto, em harmonia com balonê e franjas, tendências marcantes desta estação, reforçando que a pegada western está com tudo. Aqui, vale apostar em cintos largos com aplicações de taxa e botas cowtry.
FICHA - TÉCNICA:
Direção de Moda : Tuysa Dantas
: Lucas França
: Lucas França
: Rafael Oliveira
Modelo : Beatriz Ângelo (Tráfego Models)
Looks : Ysa | Acessórios: NC
Santos aproveitou o feriadão e foi conferir o espetáculo Paixão de Cristo, em Nova
“A
maior dificuldade que enfrento enquanto compositora é fazer com que a minha música chegue aos grandes artistas nacionais de forma produtiva”, declarou Anny Lauu ao participar em 2020 do 1º Song Camp Brasil, em Goiânia – GO. Dificuldade superada com sucesso! E um tanto quanto rápido...
Em menos de dois anos após participar desse acampamento musical voltado para alta performance da composição, que reuniu 15 compositores de vários estados do país, Anny Lauu viu seu trabalho como compositora começar a prosperar e o cheiro do sucesso se espalhar pelos recantos do país. Ela diz que essa experiência trouxe a autoconfiança que faltava, embora soubesse da capacidade que tem.
Natural de Governador Dix-sept Rosado, distante 38 km de Mossoró, a jovem Andra Lauany de Morais Souza, 25 anos, desde 2022 vem emplacando composições de sucesso nas vozes de artistas nacionais, a exemplo de Mari Fernandez, Felipe Amorim, Zé Vaqueiro, Iguinho e Lulinha, João Gomes, Xand Avião, Manim Vaqueiro, Léo Santana, dentre outros.
DOMINGO entrevistou Anny Lauu para conhecer mais da sua carreira de compositora e a trajetória até bater o Top 1 do Spotify. Confira!
Boa leitura!
Ângela Karina
Balada do Impostor
a nny l auu: “Bater o top 1 é o sonho de todo compositor”
Dix-septiense vem emplacando composições de sucesso nas vozes de artistas nacionais .
Escola de Xilogravura de Mossoró
Márcio de Lima Dantas aborda o domínio dessa arte por de João da Escóssia.
Criando Narrativas Visuais Urbanas Por Meio da Técnica de Lambe-Lambe
Cia Pão Doce promove oficina de lambe no contexto da cidade.
a rtigo de o pinião:
O prazer e o bem
r ECEI ta
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Diagramação – Rick Waekmann
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• Revisão – Ângela Karina
Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320
Site: www.defato.com/domingo E-mail: pautadefato@gmail.com
DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.
Anny
De Governador
Dix-sept Rosado para o Top 1 do Spotify com o hit “Mtg Forró e Desmantelo”
“Amaior dificuldade que enfrento enquanto compositora é fazer com que a minha música chegue aos grandes artistas nacionais de forma produtiva”, declarou Anny Lauu ao participar em 2020 do 1º Song Camp Brasil, em Goiânia –GO. Dificuldade superada com sucesso! E um tanto quanto rápido...
Em menos de dois anos após participar desse acampamento musical voltado para alta performance da composição, que reuniu 15 compositores de vários estados do país, Anny Lauu viu seu trabalho como compositora começar a prosperar e o cheiro do sucesso se espalhar pelos recantos do país. Ela diz que essa experiência trouxe a autoconfiança que faltava, embora soubesse da capacidade que tem.
Natural de Governador Dixsept Rosado, distante 38 km de Mossoró, a jovem Andra Lauany de Morais Souza, 25 anos, desde 2022 vem emplacando composições de sucesso nas vozes de artistas nacionais, a exemplo de Mari Fernandez, Felipe Amorim, Zé Vaqueiro, Iguinho e Lulinha, João Gomes, Xand Avião, Manim Vaqueiro, Léo Santana, dentre outros.
O primeiro hit da compositora, em parceria com Rhyan Oliveira, a estourar foi “Hoje eu vou te usar”, lançado em fevereiro de 2022 por
Mari Fernandez e Felipe Amorim. Não demorou muito e, em novembro do mesmo ano, o feat “Eu me rendo”, composição de Anny Lauu, Rhyan Oliveira e Arthur Valgueiro, fez sucesso na voz de Zé Vaqueiro & Iguinho e Lulinha antes mesmo do lançamento do EP. Sem dúvida, um ano para ficar marca-
do na memória de Anny Lauu. Em março de 2023, Mari Fernandez gravou DVD em São Paulo e a música “Ainda existe amor”, composição de Anny Lauu em parceria com Adriel, Iatta Nascimento, Rhyan Oliveira e Sara Rhammá, ficou em alta mais uma vez, atingindo a marca de mais de 1
milhão de visualizações no Youtube em apenas duas semanas depois de lançada, sendo uma das mais tocadas e pedidas nos shows da cantora.
Em maio do ano passado, Anny Lauu também emplacou o hit “Diz a verdade”, o primeiro na voz do cantor Manim Vaqueiro, que o gravou ao lado de Xand Avião. E o resultado não foi diferente: mais um sucesso contabilizado em parceria com o compositor Rhyan Oliveira.
Em novembro, foi a vez de João Gomes gravar “Teu abrigo”, composição de Anny Lauu em parceria com Rhyan Oliveira, Renatha Sales e Sávio Martins. Mais um sucesso deles ganhando o Brasil.
Eita que 2023 foi estouro para essa dixptiense arretada. Olha só, Manim Vaqueiro, até então desconhecido do grande público até gravar “Forró e Desmantelo”, ele que também gravou “Mtg Forró e Desmantelo” em parceria com DJ SV e Doug Hits, viu a carreira de cantor explodir.
E, essa semana, esse hit alcançou o primeiro lugar no Top 50 Brazil do Spotify e é a principal aposta do São João 2024, pois viralizou nas duas versões. “Bater o top 1 é o sonho de todo compositor”, declara Anny Lauu que divide a composição desse hit com Caio Poeta, Renatha Sales e Rhyan Oliveira.
A dix-septiense de nome artístico Anny Lauu entrou para o mundo da música cedo, aos 14 anos, com o sonho de aprender a tocar violão. E foi esse desejo e a fé em Deus que a trouxeram até aqui,
sempre com o apoio incondicional da família, de quem ganhou o primeiro violão.
A filha de D. Maria Lúcia e do Sr. Dorivan tem dado orgulho não só aos pais, nem aos irmãos Andrey Lucas, Andrevy William, Andressia Vitória e Danilo, mas a todos os moradores de Governador Dix-sept Rosado, onde residem, com exceção de Danilo que mora em São Paulo, e a todos os potiguares.
Esse amor à arte musical a fez iniciar a faculdade de Música, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, no ano de 2019, aos 20 anos, mas a dificuldade em conciliar a carreira de compositora com os estudos fez com ela trancasse o curso no terceiro período.
Mas antes de trancar, Anny Lauu teve de convencer a mãe de que precisava se dedicar 100% ao trabalho de compositora e pediu
anny lauu ladeada pelo empresário Waguim Elite e pelo parceiro compositor
Rhyan oliveira
a ela o prazo de dois anos. Se nesse tempo não conseguisse resultado com suas composições, voltaria para fazer qualquer coisa que D. Maria Lúcia determinasse. Não foi preciso. Seu trabalho como compositora deu muito certo.
Esse tempo em que cursou faculdade foi suficiente para conhecer bons amigos e ter a certeza de que era da música que queria viver. Um desses bons amigos foi Severo Ricardo, cantor, compositor e sanfoneiro que é natural de Olho D’água do Borges, terra de Dorgival Dantas e Gianinni Alencar, cidade próxima à terra natal de Anny Lauu.
Severo Ricardo foi um dos grandes incentivadores da compositora, pois desde que conheceu o trabalho de Anny Lauu, enxergou o grande potencial dela e passou a dar dicas de como seguir na pro-
fissão e tudo mais.
Contando assim a história de Anny Lauu até parece que foi fácil o percurso até aqui. Engana-se! Teve muita renúncia, muita dedicação e comprometimento com todo o processo. Em breve, ela vai residir em Fortaleza-CE para, num segundo momento ir morar em Goiânia, berço de excelentes compositores, assim como essa potiguar.
Determinada, Anny Lauu segue firme, pois conhece bem o propósito de Deus para ela.
DOMINGO entrevistou Anny Lauu para conhecer mais da sua carreira de compositora e a trajetória até bater o Top 1 do Spotify. Confira!
Anny Lauu, qual a sensação de chegar ao top 1 do Spotify como compositora?
A sensação é de Gratidão!
Passei dois anos trabalhando
sem receber nada da música até acertar minha música nacional em 2022... Foram tempos difíceis, porque todo mundo já queria ver resultados do meu trabalho, e eu abdiquei de sair com amigos, de festas para focar e trabalhar. Quando eu olho para trás, sinto que Deus já me preparava para esse momento de hoje!
O 1º Song Camp Brasil, realizado em Goiânia-GO no ano de 2020, foi o passaporte para fazer chegar suas composições aos grandes artistas nacionais?
Acredito que foi um passaporte de confiança; eu sabia do meu potencial, porém precisava respirar um pouco daquilo que os grandes já faziam na época. Eu aprendi muito com alguns deles que estavam lá!
anny lauu e mari Fernandez, que gravou o hit “Hoje eu vou te usar”, o primeiro de sucesso nacional da compositora
Nessa trajetória de pouco mais de uma década no mundo musical, quando efetivamente se descobriu compositora? Em quem se espelhou e como foi a preparação até aqui?
Comecei a compor em 2020. Foi um processo tão natural... Encontreime na composição e seguia muitos compositores que davam feedbacks sobre chegar a um artista, como apresentar uma moda, tal. Tinha como espelho a Marília Mendonça, porque além da sua personalidade nas músicas, ela era mulher!
ho -
A aptidão pela música tem origem familiar ou é um dom?
Creio que seja um dom mesmo, um talento com dedicação e fé!
Em 2019, quando optou por cursar faculdade de Música, já tinha a dimensão do quão difícil e desafiador é sobreviver dessa arte? Teve apoio da família?
Eu já via o quão seria difícil, até porque tinha feito barzinho algu-
mas vezes, tocando na noite, porém não me imaginava cantando, não me identificava tanto. Minha família no começo se preocupava, não entendiam bem sobre a composição, mas ao menos tempo sempre me apoiava a cada passo que eu dava. Eu acho que eu tinha tanta fé que ia acontecer que passava isso para eles também!
Como tem sido lidar com a fama de ser compositora de grandes hits?
Eu tento lidar da forma mais leve sábado, 22 de Junho DE 2024
Nesse mercado tem mais mens. 8 d omingo Jornal de Fatopossível. Eu entendo o sucesso das músicas, e faço por onde não esquecer minhas origens, quem eu sou, minhas amizades, minha família. Assim, tudo fica mais leve!
Têm muitas composições suas para serem lançadas em breve por artistas nacionais?
Sim. Tem pra esse ano ainda e já tem também perspectivas para o próximo ano!
Há mais algumas em prospecção artística?
Sim. Na verdade, o mercado da música não para, né?! Então, a gente está sempre ali atenta aos artistas, ver o que está saindo, fazendo sucesso, e vai sempre mandando novas músicas!
Você conta com alguma assessoria para gerir os direitos autorais?
A associação que sou associada é a Assim. Ela cuida dessa parte dos direitos autorais de músicos e compositores, filiados juntamente ao Ecad.
Não tenho exclusividade com nenhuma editora até o momento, porém tenho uma grande parceria com FHOR MUSIC, que tem oito anos de mercado, administrada pelo Horácio, e a sede da editoria fica em SP!
Dá para viver bem como compositora?
Com muita dedicação dá pra viver bem, sim. O compositor, ele depende muito do rendimento dele. Então, se ele emplaca várias músicas e é um bom vendedor, um bom gestor, com certeza dá pra viver bem!
NOTA DE MOMINGO: Desejamos mais e mais sucesso, Anny Lauu. Brilhe, brilhe! Leve o nome de Governador Dix-sept Rosado mundo afora.
João da Escóssia e sua Oficina de Xilografia não ficaram chantados a um tempo e a um espaço. Detentor de excepcional domínio da gravura sobre madeira, difundiu seu trabalho como ilustrador de escritos do jornal O Mossoroense, além de aceitar trabalhos outros como marcas de firmas ou rótulos de produtos comerciais.
Essas gravuras não detinham pura e simplesmente um valor funcional, mas, devido ao esmero e à notável capacidade do autor no conhecimento da técnica, também se revestiam de um cuidado que as lançam para as fronteiras do estético, buscando o traço perfeito, harmonioso e belo que as obras de arte proporcionam aos que buscam fruir num impresso mais do que um enfeite para determinado escrito ou produto.
Muito bem, por isso podemos falar de uma Escola de Xilogravura de Mossoró, na medida em que alguns pósteros deram excelentes soluções de continuidade, evitando que uma antiga forma de gravura estancasse em um artista. Vamos começar pelo Sr. Henrique Mendes (Mossoró, 15/7/1925, proprietário da firma Carimbos Mossoró). Henrique Mendes e Filhos: Fátima Mendes e Michel de Montaigne Mendes, situada à rua Dr. Antônio de Souza, 55. Há um álbum deixado pelo proprietário que demonstra a qualidade gráfica e estética das gravuras como marcas de firmas ou produtos
comercializados na cidade. O álbum é dividido em duas partes. Uma concerne ao Sr. Henrique Mendes, outra ao grande artífice Menelau.
Nas gravuras da primeira, que não se encontram assinadas, fica patente o domínio da gravura elaborada na madeira, que, como todos sabem, requer a compreensão de como imprimir somente duas cores: o preto e o branco. Mesmo assim, quem as fez soube dar estaticidade e movimento aos animais, às assinaturas, aos nomes de firmas, consoante ao que o desenho exigia.
Há uma espécie de carta de ABC muito graciosa e eivada de didatismo. O desenho da letra em caixaalta à esquerda, à direita apôs algo do nosso entorno que se inicia por aquela letra. Com Francisco Menelau, participante da Revolta Comunista de 1935, a xilogravura e a arte tipográfica, tanto analógica quando digital, atingem seu fastígio.
Dotado de um talento como até então não havia aparecido em Mossoró, consegue dominar com exatitude as relações de proporções entre volumes contidos em espaços determinados, assim como configurar simetrias bilaterais causado-
ras de harmonia e agradável senso geométrico. De maneira ousada para a época, elabora rótulos de produtos comerciais por meio de contrastes inusitados, ou seja, combina cores que, via de regra, não são tidas como compatíveis, tais como: vermelho/amarelo, vermelho/verde-escuro, vermelho/azulmarinho, produzindo aos olhos do espectador/consumidor um efeito de estranhamento que o impulsiona para o objeto exposto.
Menelau também demonstrou suas capacidades por meio dos retratos de pessoas, sobretudo limitandose à cor e à linha sinuosa que imprimia ao rosto semblantes bem diferenciados e não caricaturais, captando por uma economia de meios uma eventual personalidade.
Em síntese, esses três artistas, involuntariamente, fundaram e alimentaram uma tradição que se encontra no Nordeste mais vinculada às capas dos livretos de literatura de cordel. Eles usaram a xilogravura em outros meios que careciam de ilustrações, tais como o jornal ou demandas do comércio em busca de comercializar seus produtos.
12 d omingo
pão Doce 20 anos
A ideia é promover uma oficina que mergulhe na história da arte urbana e na inserção da linguagem do lambe no contexto da cidade
luIza guRgEl Especial
Ainda neste mês de junho a população mossoroense poderá desfrutar de atividades culturais e educativas realizadas pela Cia. Pão Doce. As ações fazem parte da programação do projeto “Pão Doce 20 Anos”, iniciativa que comemora as duas décadas do grupo de teatro e que conta com fomento da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), por meio do Programa de Apoio a Ações Continuadas 2023.
Neste sábado, 22, acontece a Oficina “Criando Narrativas Visuais Urbanas Por Meio da Técnica de LambeLambe”, com a comunicóloga e diretora de arte Danielle S. Brito. A ação será aberta ao público, preferencialmente para crianças e adolescentes a partir de 12 anos da Rede Pública de Ensino e jovens do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do bairro Alto de São Manoel, aqui em Mossoró/RN.
Para participar, o interessado ou a interessada deve garantir sua va-
ga por meio do link https://forms. gle/YQ1Cp1pDxvsXJw3o6. Lembrando que o número total de participantes é de 20 pessoas. O encontro acontece das 8h às 12h, no Espaço Teatro de Quintal.
A ideia é promover uma oficina que mergulhe na história da arte urbana e na inserção da linguagem do lambe no contexto da cidade. Serão, ainda, apresentadas noções técnicas sobre a cola, ferramentas e tipos de superfície utilizadas para essa arte.
Com isso, o objetivo é que as obras, os lambes, produzidas no encontro carreguem frases de pertencimento ao lugar. Algumas até relacionadas à relação com o próprio bairro, como forma de entendimento sobre o que é ocupar e vivenciar a cidade.
Já no dia 26 de junho de 2024 (quarta-feira), a artista e cirurgiã dentista Anna Gabriela irá ministrar a palestra “Desmistificando a Estomatologia Odontológica para Pacientes da Comunidade LGBTQIAPN+”.
O intuito principal do encontro
O que é: o ficina de Lambe Lambe, com Danielle Brito;
Quando: 22 de junho de 2024 (sábado);
Onde: Espaço Cultural Teatro de Quintal (rua Bodoca, nº 35, Alto de São Manoel, Mossoró/R n );
é promover a conscientização acerca da importância da saúde bucal, abordando temas como discriminação, estresse relacionado à identidade de gênero ou orientação sexual e seus impactos na saúde da boca. Além, também, do fornecimento de informações úteis e com responsabilidade para melhor acesso aos cuidados da saúde bucal na comunidade.
“É entendido que a odontologia é de acesso a todos. Com isso, a gente consegue pelo menos ajudar um pouquinho essas pessoas a terem um cuidado maior com a saúde bucal, além de só escovar os dentes”, destaca Anna Gabriela.
Podem participar da ação membros da comunidade LGBTQIAPN+, a partir de 15 anos de idade. Os e as participantes ainda terão direito a um atendimento odontológico especializado pela própria profissional. A atividade será gratuita, abrangendo um número máximo de 30 pessoas. A palestra acontece no Espaço Cultural Teatro de Quintal, das 19h às 21h.
A ação será aberta ao público, preferencialmente para crianças e adolescentes
Horário: 8h as 12h;
Observação: inscrição por meio do link https://forms.gle/ KR8PPD h JoLYC5o7n9.
O que é: Palestra e ação odontológica para comunidade LGBT+, com Anna Gabriela;
Quando: 26 de junho de 2024 (quarta-feira);
Onde: Espaço Cultural Teatro de Quintal (rua Bodoca, nº 35, Alto de São Manoel, Mossoró/R n );
Horário: 19h as 21h;
Observação: inscrição por meio do link https://forms.gle/YQ1Cp1pDxvsXJw3o6.
14 d omingo
Artur Leite
Expositor Espírita prea838998@gmail.com
“[...]
e então muito vos alegrareis; e mais, ninguém tirará a vossa alegria.”
Jesus. (João; 16, 20.)
OSer Humano é atraído, naturalmente, para o prazer; e, conforme a sua evolução moral, é-se tentado a acreditar que nisso consiste o único verdadeiro bem, ou sua felicidade.
A busca e o desejo à felicidade são inerentes ao homem. A busca do bemestar constitui um dos fatores do progresso.
Os adeptos ao materialismo, doutrina que nega o valor do Ser, vêm sendo atraídos ao despenhadeiro das ilusões, abismo perigoso. Todo bem material tem seu tempo determinado para sua utilização.
É notório afirmar que a moral nos ensina a ser felizes, mostra o caminho mais seguro para alcançarmos a verdadeira felicidade.
“A moral é a regra para bem se conduzir, isto é, a distinção entre o bem e o mal. Funda-se sobre a observação da lei de Deus. O homem se conduz bem quando faz tudo em vista e para o bem de todos, porque então ele observa a lei de Deus.” (Livro dos Espíritos, item 629.)
Há um equívoco sobre o conceito de prazer e dor. A experiência e a razão nos elucidam que nem sempre o prazer nos traz o bem, e, que a dor nem sempre é portadora do mal.
O prazer, mais das vezes vem revestido da fantasia do bem, mas na verdade conduz em si o verdadeiro mal, conforme as circunstâncias. Como muitas vezes vemos na dor um algoz, e pode mesmo torna-se um grande bem, responsável por solução de algo de difícil solução. Assim observemos que os prazeres da intemperança, a gula, trazem intrínseca a perda da saúde e da razão, muitas vezes até mesmo abreviando a própria vida. Algumas vezes, a pobreza provocada pela escassez é consequência dos prazeres da preguiça. A vingança, que para muitos é um prazer, tem como consequência o castigo, remorso, ser privado de liberdade etc., reciprocamente. Temos nas dores, e as provas mais penosas trazem, depois, bens inestimáveis. A amputação salvando vidas, trabalhos forçados têm recompensas com a comodidade. Depois de um longo período em um leito por motivo de uma certa enfermidade, somos forçados à meditação necessária; ao término damos nova ressignificação aos nossos comportamentos, melhorando o rumo de nossa existência.
Acrescentemos dentre os prazeres nocivos e vergonhoso, vejamos, os prazeres pela embriaguez que depois da lucidez quanta vergonha nos traz, males ao corpo físico e mental. Por um prazer fugaz os desastres são inúmeros. Um prazer fugaz e com consequências funestas.
Devemos colocar os prazeres sob o jugo da certeza, pureza, duração, intensidade. A pedagogia da razão nos conduz a não buscar os prazeres sem distinção. Sem sacrificar o presente o incerto a um porvir durável.
Uma reflexão:
“E agora indagai em vosso coração,
como distinguiremos o que é bom, no prazer, daquilo que não é bom?
Ide até vossos campos e vossos jardins, e aprendereis que o prazer da abelha está em sugar o néctar da flor, mas também o prazer da flor está em entregar seu néctar para a abelha.
Pois para a abelha, a flor é uma fonte de vida, e para a flor, a abelha é uma mensageira de amor.
E para ambas, flor e abelha, dar e receber prazer é uma necessidade e um êxtase.
Que vosso prazer seja como para as flores e as abelhas.” Khalil Gibran (Livro O Profeta).
Ser bom, praticar o bem, dá muito prazer.
Trata-se do inverso do que ocorre com a maldade e os vícios de toda ordem, que somente ensejam dor e sofrimento.
Jamais se viu uma alma genuinamente bondosa, o homem de bem, mudar seu rumo ou arrepender-se de sua bondade.
Contudo, inúmeras criaturas levianas ou maldosas, com frequência, alteram o seu comportamento.
É um evidente sinal de que as virtudes causam prazer, ao passo que as imperfeições apenas infelicitam.
“O bem é tudo o que é conforme a lei de Deus, e o mal tudo o que dela se afaste. Assim, fazer o bem é conformar-se à lei de Deus; fazer o mal é infringi-la.”
“A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer, e ele só é infeliz quando dela se afasta.”
“Ela é eterna e imutável quanto o próprio Deus.” (livro dos Espíritos; item 614, 615, 630).
Jornal de Fato
15 d omingo
IngrEdIEntEs
4 espigas de milho verde
1 lata de leite condensado
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó manteiga para untar açúcar cristal para polvilhar.
Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma assadeira com manteiga e açúcar. Retire os grãos de milho das espigas com uma faca.
n o liquidificador, bata os grãos de milho, o leite condensado e os ovos até obter uma mistura homogênea.
Adicione o fermento em pó e misture delicadamente com uma espátula.
Despeje a massa na assadeira untada e leve ao forno por cerca de 30-40 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
Deixe esfriar antes de desenformar e servir.
Fonte: Ideia
sábado, 22 de Junho DE 2024
Jornal de Fato • sábado, 22 de junho de 2024
>> Em “Família é Tudo”, Jayme Matarazzo vive drama em meio à comédia
Destaques das séries e conteúdo “on demand”
> A primeira temporada de "As Bruxas de Mayfair" já está disponível no catálogo da Amazon Prime Video. Baseada nos icônicos romances de Anne Rice, a trama foca em uma jovem neurocirurgiã que descobre ser a improvável herdeira de uma família de bruxas. Enquanto ela tenta entender os seus poderes, ela deve enfrentar uma presença sinistra que assombra sua família por gerações. A atriz Alexandra Daddario estrela a produção, que ainda conta com Harry Hamlin, Annabeth Gish, Tongayi Chirisa, Beth Grant, Erica Gimpel, Jen Richards e Maura Grace Athari no elenco.
Prontas para tudo (Max, seg, dia 24) j á disponível no catálogo da Max, "Vestidas de a zul" é um "spin-off" da série Veneno, sucesso de 2020. n a série espanhola, um grupo composto por seis mulheres trans compartilha suas experiências nos anos 1980, período que sucedeu o franquismo. após a morte de Cristina La Veneno, a jornalista e cineasta Valeria Vegas (Lola Rodríguez) decide procurar as protagonistas de um antigo documentário chamado "Vestidas de a zul", que narrava as experiências das mulheres trans espanholas durante a ditadura militar de Francisco Franco, a fim de evitar que suas histórias caiam no esquecimento.
Rio solar (Globoplay, ter, dia 25) "água Viva" foi um marco na teledramaturgia brasileira ao marcar a parceria inédita de Gilberto b raga e Manoel Carlos. a lém disso, causou polêmica com a cena do topless das atrizes Tônia Carrero, Maria Padilha, Maria Zilda b ethlem e Glória Pires e iniciou a lista de vilãs vividas por b eatriz s egall. a trama, exibida originalmente em 1980, chega agora ao Globoplay dentro do "Projeto Resgate". o mote principal é a disputa de dois irmãos, n elson (Reginaldo Faria) e Miguel (Raul Cortez), pela mesma mulher, Lígia ( b etty Faria).
Fome de viver (Prime, qua, dia 26) o tão aguardado documentário " e u s ou: Céline d ion" chega ao amazon
Prime Video, revelando um vislumbre emocionante da jornada da icônica cantora com a s índrome da Pessoa Rígida, uma doença rara. a produção oferece um olhar íntimo sobre os desafios enfrentados por d ion, desde o diagnóstico até as consequências em sua vida pessoal e profissional. Conhecida por sua poderosa voz em sucessos como “My h eart Will Go o n”, a cantora é vista compartilhando relatos comoventes sobre sua nova realidade, destacando a determinação em continuar, mesmo diante das limitações impostas pela condição.
Pistas certas (Netflix, qui, dia 27)
Criada pelo visionário produtor j eong j ong-yeon , a nova série coreana da n etflix "agentes do Mistério" une jogos cerebrais e resolução colaborativa de problemas com seis agentes – Lee Yong-jin, j ohn Park, Lee e un-
ji, Lee h ye-ri, Kim d o-hoon e Karina – formando uma equipe especial. d e comediantes populares a cantores, seis personalidades se veem como agentes transportados para locais secretos para investigar casos e completar missões com seu intelecto combinado. e m meio a mistérios e pistas, suas habilidades e trabalho em equipe são colocados à prova definitiva.
Antes da fama (Max, sex, dia 21) b aseado em fatos reais, "a ntes da d inastia" conta a história de Phil Robertson ( a ron von a ndrian) antes de se tornar uma estrela do reality show " d uck d ynasty". Como caçador e empresário, ele se apaixonou por Kay ( amelia e ve) e começou uma família na Louisiana de 1960. Porém, seus problemas do passado ameaçam destruí-lo. n avegando pelo alcoolismo em busca de redenção, Phil tenta descobrir como ser um pai e um marido melhor, encontrando conforto e incentivo em lugares inesperados. n o elenco, d odie b rown e j ohn ales.
principal / Em “Família é Tudo”, Jayme Matarazzo vive drama em meio à comédia
Jayme Matarazzo tem deixado o tédio passar longe de seu trabalho em “Família é Tudo”, da Globo. Na pele do fotógrafo Luca, o ator encara um personagem marcado por um enredo dramático e repleto de profundidade. A criação do autor Daniel Ortiz mexe com situações familiares e românticas que Jayme ainda não tinha testado no vídeo.
“Temos uma novela cômica, mas meu núcleo carrega a dramaticidade da produção. É um papel denso e difícil. Não é fácil lidar com tantas reviravoltas. Ele duvida o tempo todo de tudo que acontece. Então, é bom para o público e o ator porque temos emoção, curva dramática, comédia, choro”, explica.
Em “Família é Tudo”, Luca namorava Electra, papel de Juliana Paiva, e, apesar de não se lembrar da noite em que supostamente ela tentou esfaqueá-lo, acredita na culpa da amada. Ele, porém, nunca deixou de amar a mulher que acredita ter tentado matá-lo. “Electra e Luca acabam sofrendo um trauma muito grande. Ele, com uma tentativa de assassinato, e
ela, passando por uma injustiça. Ele foi supostamente esfaqueado pela namorada e ela garante que não foi ela. Um grande desafio, um elenco delicioso de trabalhar e me senti desafiado”, valoriza.
P – Desde 2017, você desacelerou sua presença nas novelas. O que o motivou a integrar o elenco de “Família é Tudo”?
R – O convite para essa novela chegou em um momento especial da minha vida. Estou vindo do nascimento da minha segunda filha. Então, eu entendia que só um convite que mexesse bastante com meu ânimo me tiraria de casa nesse momento. Eu precisava embarcar em um projeto que confiasse para sair de casa tranquilo. Apesar de estar com meu coração apertado de saudade nos estúdios. Mas também sou apaixonado por esse formato.
P – Como assim?
R – Gosto muito do que a gente faz, gosto de fazer novela e me comprometer com esse projeto longo. Às vezes, quando chegamos ao fim de uma novela, a gente fica um
pouco chocado com o tamanho e a dimensão de um projeto desses. Você vive um turbilhão de emoções. Mas é bom viver tantas vidas, como um mocinho, um vilão, um médico, um padre e, agora, um fotógrafo. Faço sempre meu melhor e me jogo nessa jornada impressionante.
P – O Luca chega para engrossar sua lista de mocinhos. Mas que tipo de diferencial esse personagem carrega em comparação com trabalhos anteriores?
R – Não acho um personagem simples porque ele é como uma montanha russa de emoções. É uma história cheia de emoções e viradas. Há um trauma gigantesco no passado que ele precisa resolver. Ele está a todo momento questionando o que ele mesmo sente. Então, acho que, apesar de toda a bondade do Luca, há elementos muitos novos para explorar. Viver uma gangorra de emoções a cada semana não é fácil. Essa drama-
ticidade mexeu com meu ânimo.
P – De que forma?
R – A novela é basicamente de comédia, mas nosso núcleo carrega um drama e tensão. Isso é muito desafiador. Então, é uma responsabilidade mergulhar e sustentar essa profundidade dramática. Não é fácil encarar um personagem que, supostamente, passou por uma tentativa de homicídio da própria namorada.
P – Em “Família é Tudo”, você revive uma parceria com o autor Daniel Ortiz e o diretor Fred Mayrink. Como tem sido trabalhar novamente com a dupla?
R – São profissionais que amo e admiro. Fomos muito felizes em “Haja Coração”. Acho que, quando seguimos com uma equipe que já trabalhamos, é como uma chancela de que o trabalho anterior foi bom. Me sinto muito acolhido por toda equipe.
close / Na reprise de “Alma Gêmea”, Priscila Fantin relembra bastidores e exalta potencial popular do folhetim
Priscila Fantin foi uma funcionária exemplar para a Globo durante toda a década de 2000. De uma época onde a extinta “Malhação” revelava os talentos da emissora, Fantin saiu da função de mocinha da produção teen direto para o posto de protagonista do horário nobre em “Esperança”. Disputada por diversos diretores e autores, a atriz acabou se tornando a queridinha de Walcyr Carrasco e do saudoso Jorge Fernando, protagonizando sucessos como “Chocolate Com Pimenta” e, especialmente, “Alma Gêmea”, que está em reprise no “Vale a Pena Ver de Novo”.
Na exibição original, em 2005, a novela registrou a maior audiência das seis do novo milênio e ainda surpreende. Em sua segunda reprise na emissora, o folhetim de tom espiritualista tem levantado a audiência para a programação noturna da Globo e ainda figura entre as produções mais vistas do Globoplay. “A repercussão da personagem foi gigantesca, assim como a da novela. Tudo neste trabalho foi muito sur-
preendente e até hoje muita gente me chama de Serena. Acho que é uma das minhas personagens mais queridas”, avalia.
A nova exibição da novela vem tomando conta das redes sociais e aumentando as interações entre o público e a atriz, que se diverte com os memes criados a partir de diversas cenas da mocinha. “A novela ganha outros contornos ao conquistar um novo público. É impressionante o poder que esse texto tem de conquistar o coração das pessoas”, ressalta.
A primeira fase da trama mostra o amor à primeira vista do botânico Rafael e da bailarina Luna, de Eduardo Moscovis e Liliana Castro. Em pouco tempo, eles se casam e têm seu primeiro filho. No entanto, tanta felicidade desperta o ódio e a inveja da ambiciosa Cristina, prima de Luna, interpretada por Flávia Alessandra, que arma um plano que culmina com a morte da mocinha e o sumiço das joias. Luna morre, mas para o desespero da vilã, seu espírito reencarna em Serena, uma menina de origem indígena. Desde pequena, ela tem
estranhas visões com rosas e com a vida de Luna. No início dos anos 1940, após uma invasão de sua aldeia, a jovem parte rumo a São Paulo, mais precisamente para a pequena e fictícia Roseiral. “A personagem entende que existe uma conexão com essa cidade e tudo se confirma quando ela reencontra o Rafael”, explica Fantin.
O sucesso acabou prolongando a exibição de “Alma Gêmea”, que chegou a 227 capítulos, onde Serena teve momentos de felicidade, mas também passou por diversos dissabores. Apesar das inúmeras sequências de dor e sofrimento, a atriz lembra mesmo com carinho dos bastidores das cenas externas, gravadas em Bonito, no Mato Grosso do
Sul. “Gravar dentro da gruta azul, um dos principais pontos turísticos de Bonito, foi complexo, pois o acesso é muito restrito. Por ser um lugar de conservação, não era um set fácil de transitar, não dava para colocar tripé nas rochas, luzes, câmeras, era uma equipe muito reduzida. A gente tinha de ficar lá muitas horas, até para ir ao banheiro era uma operação complexa”, lembra, entre risos. Mais para o final da trama, o sequestro de Serena acabou movimentando um pouco mais os bastidores de “Alma Gêmea”. “Desesperada, a Cristina parte para o tudo ou nada. Coitada da Serena! Foram capítulos difíceis para ela e para mim também”, destaca.
ponto de vista / Sem grandes mudanças, “MasterChef Brasil” mantém público e explora bem diversas mídias
Datas redondas costumam ser comemoradas com edições especiais em programas de tevê. A Band faz isso com a 11ª temporada do “MasterChef Brasil”, que celebra 10 anos no ar em 2024. O talent-show culinário já se consolidou na tevê aberta. Não é o programa do gênero que conquista mais audiência, mas, curiosamente, é o que mais gente conhece e gera engajamento na internet. Talvez por isso, as mudanças entre uma temporada e outra não sejam tão substanciais. Neste ano, a maior delas é a divisão dos competidores em dois grupos, assim como a volta de Henrique Fogaça ao
time de jurados, já que no ano passado ele foi substituído pelo carismático Rodrigo Oliveira – que, vale mencionar, faz falta.
Uma excelente sacada foi justamente a opção por dividir os competidores em grupos. A dinâmica inédita funciona assim: depois da seletiva, 23 cozinheiros amadores conquistaram uma vaga na disputa, mas foram separados em dois times. Só que eles não sabem disso. A revelação de que há o dobro de pessoas na batalha pelo troféu acontece apenas na quinta semana. Na prática, trata-se de uma estratégia inteligente, porque se o jogo caísse em algum marasmo depois de
um mês, uma novidade já estaria guardada para dar novo gás.
O comando segue nas mãos de Ana Paula Padrão, que se encontrou no entretenimento da Band. A jornalista cumpre bem seu papel e, mesmo sem ser uma referência na culinária, se destaca em todos os episódios. Ana Paula está sempre segura, consegue falar de gastronomia quando interage com os chefs e humaniza a relação dos competidores com a equipe, o que é importante nesse tipo de programa. Afinal, o público precisa conhecer melhor os participantes, até mesmo para escolher um por quem torcer.
Dos três jurados, o único que se mantém intacto em todas as 11 temporadas realizadas até agora é Erick Jacquin. E, verdade seja dita: é o que mais prende a atenção de quem assiste. Jacquin é duro quando julga necessário, mas também tem uma capacidade incrível de se deixar levar pela emoção enquanto avalia algumas criações apresentadas ali. Helena Rizzo se sai bem – o que, no começo, parecia complicado. Não por ela, mas pela falta que Paola Carosella fez assim que o programa a perdeu em sua equipe. Hoje, Rizzo parece ter sempre estado ali, uma prova de que a mestrecuca soube conquistar espaço em meio a uma dupla já entrosada tanto com os colegas quanto com o público. E Fogaça segue mantendo a pose de durão, muito favorecida por seu físico, mas também fraqueja diante de alguns momentos especiais do programa.
Assim como em outras edições, o “MasterChef Brasil” leva alguns convidados especiais que auxiliam nas provas. Sejam profissionais, com suas técnicas, ou artistas que acompanham os jurados na avaliação. Recentemente, Nicole Bahls rendeu momentos bem engraçados, como quando confundiu o nome de Jacquin. A ex-panicat provou que uma boa dose de humor e uma escolha certeira nessa lista podem contribuir bastante para os episódios. Afinal, trata-se de uma competição e os momentos de tensão são constantes. Um respiro assim é sempre mais que bem-vindo.
s egunda – Zé b eltino arrasta Marcelo Gouveia pela cidade e a rtur salva o amigo. Caridade aceita a sociedade com a rtur. Zé b eltino é preso, mas foge quando vê Tia s alete e Floro b orromeu aos beijos. a rtur surpreende Quinota. Zefa Leonel diz a Zé b eltino que b landina precisa assinar um contrato pré-nupcial antes do casamento. b landina recrimina Marcelo por deixar seu noivo preso. d eodora manda Lola e b lanchette seduzirem a ldenor e n astácio. Vespertino questiona d eodora sobre j ordão n icácio. Zé b eltino encontra Marcelo no quarto de b landina.
s egunda – e lectra fica impressionada com a acusação de ana contra Luca. o tto comenta com seu cúmplice que precisa afastar netuno/Léo de Vênus. electra confronta Luca. Mila pede que jéssica pegue uma roupa de Luca para forjar o vídeo. Chicão mostra o clipe de andrômeda para Vênus e os irmãos, e todos desaprovam o trabalho. Lupita fala com Leda sobre Guto. Tom treina eva na pista de skate. Paulina foge do hospital. sheila participa da mesma audição que a ndrômeda. Começa o evento para o lançamento do documentário da Fundação de Vênus. Paulina arma um escândalo durante o lançamento, e Vênus se desespera.
segunda – egídio concorda em abrigar Mariana em sua casa. joão Pedro mostra a sandra sua intenção em resgatar o amor da mulher. Lu gosta de saber que joão Pedro aceitou o negócio proposto por bento. augusto questiona buba se ela não vai contar à sua família sobre o casamento deles. Ritinha flagra d amião com e liana. egídio enfrenta j osé Inocêncio. Inácia flagra Ritinha seduzindo bento e discute com a filha. bento aconselha o pai a abrir mão do cacau das terras de Venâncio. Mariana alerta eliana sobre egídio. joão Pedro e bento mostram a fazenda e o processo de produção do cacau para os compradores.
s egunda – a banda “ e ntre n ós”, formada por bernardo, daniel, enzo e Fred, se apresenta na praça durante o evento do armazém e Monter Mercado. no Mundo da Imaginação, Vera e Mariana veem cenas do passado e se emocionam. nath também entra no Mundo da Imaginação com hélio e dimitri, com Leandro. Todos assistem à infância deles. ainda no Mundo da Imaginação, ellen e Ian mostram a Fausto o acidente do incêndio e o zelador fica enlouquecido. após saírem do portal, Vera, Mariana, hélio e Leandro não se lembram do que acabaram de presenciar, só Fausto.
Terça – Zé b eltino vai embora e b a ldina se preocupa. Marcelo Gouveia tem uma ideia para separar artur e Quinota. blandina pede a Quinota que a ajude com Zé b eltino. Marcelo diz a artur o que conversou com b landina. Quinota convence Zé b eltino a procurar a noiva. s abá b odó e n ivalda flagram Tia s alete e Floro juntos na delegacia. aldenor e n astácio reconhecem j ordão n icácio saindo do quarto de d eodora. s abá b odó e n ivalda chantageiam Floro b orromeu. a rtur se preocupa com a saúde de d ona Manuela. Zé b eltino rasga o contrato pré-nupcial assinado por b landina.
Terça – Tom não consegue conter Paulina. netuno/Léo consola Vênus. Tom e Wilson levam Paulina para o hospital. ernesto se assusta com a voz de andrômeda. Maya comenta com Chantal que Tom precisa sair do comando da produtora. andrômeda passa para uma nova fase do suposto concurso, e sheila se revolta. Kika alerta júpiter sobre seu encantamento por Lupita. Vênus se preocupa com a imagem de sua Fundação na mídia. Chantal desconfia do interesse de Lupita em Guto. Murilo se muda para a pensão de Furtado. j éssica fica satisfeita com o falso áudio de Luca criado por hans.
Terça – o s compradores de cacau admiram o cuidado e o trabalho da fazenda de joão Pedro. buba sente que Pastor Lívio é a pessoa indicada para celebrar seu casamento com augusto. norberto teme a reação de egídio quando souber do contrato de venda de cacau fechado pela família de josé Inocêncio. joana pede a Tião que esqueça o seu sonho. joão Pedro comenta com Rachid seu arrependimento de ter levado Mariana para sua casa. a pedido de Mariana, egídio conta sua versão sobre a morte de belarmino. bento não resiste aos encantos de sedução de Ritinha. dona Patroa repreende a forma como sandra está tratando joão Pedro.
Terça – Glaucia surge no palco do evento e canta uma canção cheia de indiretas à família. usando o colar que a família Monteiro achava que Mariana tinha roubado, Glaucia faz um discurso e diz que sempre foi menosprezada por Leandro e que bernardo sempre foi o filho preferido. Glaucia avisa que a joia deveria ser dela por direito, já que pertencia à mãe, mas Leandro deu a Vera no passado. Glaucia joga a joia no chão e manda Vera pegar. Mais tarde no escritório, Glaucia conversa com Leandro e fala que está cansada de se esconder e suplicar atenção e aprovação dele.
Quarta – b la ndina é dissimulada com Zé b no. d ona Manuela pede a Zefa Leonel para acom panhá-la ao médico. Cira escuta s abá b odó e valda trocando confidências. dona Manuela ques tiona Zefa Leonel sobre seus sentimentos ariosto. Margaridinha critica aldenor por ter ido cabaré. n astácio reclama de b envinda não mais interesse nele. artur e d ona Manuela tomam banho de chuva juntos. a riosto se enfurece com Torquato Tasso. d ona Manuela ensina Marcelo andar de bicicleta. Quinota se anima quando d Manuela decide lhe dar aulas de etiqueta.
Quarta – Tom se preocupa com a reunião Maya com os sócios. Luca esconde de e lectra motivo de sua briga com Murilo. jéssica acompa nha a criação do falso vídeo contra Luca. Lupita finge tranquilidade perto de Guto. j úpiter interna Leda em uma clínica. Cláudio e Max humilham cole. andrômeda se irrita ao saber que sheila tam bém foi para próxima fase do concurso. Maya da Chantal. hans instrui ana sobre o plano contra electra. Vênus encontra eva chorando na rua. Pau lina conversa com os filhos. j éssica leva e lectra até ana. ana afirma a electra que pode provar foi Luca quem pagou para que ela fosse dopada.
Quarta – egídio e joão Pedro chegam a um acor do sobre suas terras e produção de cacau. sandra não acredita que as intenções de egídio sejam as, e pede desculpas a joão Pedro. josé Inocêncio não gosta do acordo entre j oão Pedro e egídio. bento teme que damião descubra sobre ele e tinha. eliana percebe que Marçal a está vigiando mando de egídio. Morena pede ajuda a bento para não deixar joão Pedro firmar nenhum acordo com egídio. eliana percebe que tem muito a ganhar tando ao lado de egídio. eliana diz a damião que coronel é frouxo e quer se vingar dele.
Quarta – Glaucia é levada à delegacia. d imitri sente a falta do colar que abre a porta da escritora no Mundo da Imaginação e percebe que Chilique e Fê d engosa o pegaram quando ele se distraiu. Pensando no bem-estar dos filhos, Fred pede da a Leandro para tirar Glaucia da prisão. Leandro afirma que já acionou os advogados. Telma preocupada com Lívia, que está perdendo o sono e trabalhando para a influenciadora Valentina. lieta aceita voltar a morar com Mariana e os avós. Glaucia sai da prisão e vai para a Monter h olding acompanhada de Leandro, bernardo e Vera.
eltiacome n iquespor ido ao ter tomam com Marcelo a ona
reunião de lectra o acompaLupita interna humilham nitamajucontra Paulectra que dopada.
acorandra boInocêncio gídio. e Rivigiando a para com esque o
Quinta – d ona Manuela se recusa a ir para o hospital e a rtur a leva para casa. Quinota consola Torquato Tasso. d ona Manuela pede que a riosto e a rtur se entendam. s eu Tico Leonel e Zefa Leonel temem pelo casamento de Zé b eltino com b landina. Caridade coloca Tôim para limpar o bar. a riosto e a rtur discutem na frente de d ona Manuela. d racena descobre que está interessada em Zé b eltino. Marcelo conta a b landina seu plano para separar Quinota de a rtur. a riosto pede que a rtur faça um exame de dna .
Quinta – electra fica transtornada com o vídeo de Luca mostrado por ana. Murilo fica intrigado ao ouvir de Plutão que electra encontrou a mulher que a dopou cinco anos atrás. Wilson confidencia a Luca seu interesse por Paulina. Maya e Tom não aceitam a decisão dos sócios. o tto tem uma ideia para afastar netuno de Vênus. júpiter vai para sua saída misteriosa, e Plutão e Lupita o seguem. Tom e Vênus seguem eva pelas ruas. Lupita se surpreende ao chegar ao casarão de osasco. Paulina tem uma crise na clínica, e Wilson a ajuda. e lectra se enfurece ao se encontrar com Luca.
Quinta – bento impede que joão Pedro assine o contrato ao ler o documento e se certificar de que egídio estaria enganando o irmão. egídio manda Marçal reunir as pessoas que fecharam negócio com joão Pedro. damião alerta josé Inocêncio para o perigo que os filhos estão correndo com a fúria de egídio. Lu sugere a joão Pedro que augusto examine sandra. deocleciano avisa a joão Pedro que os fazendeiros que haviam acordado a venda do cacau com eles estão querendo desfazer o negócio.
s exta – a rtur aceita fazer o exame de dna e se enfurece com os comentários maldosos de a riosto. Torquato Tasso revela para Quinota as suspeitas de a riosto sobre a rtur. Cira se insinua para Tobias a ldonço, sem que Fé perceba. a riosto se aconselha com Zefa Leonel. Cira filma n ivalda e a ldenor se beijando. Cira vai ao restaurante de Tobias a ldonço e tenta comer gratuitamente. s abá b odó flagra n ivalda e a ldenor. a riosto, a rtur e Quinota se assustam com o sumiço de d ona Manuela.
s exta – Luca não entende a fúria de e lectra. Wilson convence Paulina a se internar na clínica. Chicão se entristece com os comentários de Lulu. Lupita fica horrorizada ao ver júpiter, e deixa o casarão em osasco. electra conta para nanda e Vênus sobre Luca. Cláudio pega a carteira de Plutão sem que ele perceba e se surpreende com o conteúdo. Lulu descobre que s heila é presidente do seu maior fã-clube. o tto instrui Marta sobre seu plano contra n etuno/Léo. j úpiter procura Lupita. ernesto tenta convencer andrômeda a fazer aulas de canto. Marta vai à Fundação e surpreende netuno/Léo.
sexta – os produtores desfazem o negócio com j oão Pedro, insinuando que sofreram ameaças. egídio conta a eliana que ele é o autor das ameaças aos produtores para que o grupo não fizesse negócio com os Inocêncio. d eocleciano e Zinha são obrigados a dispensar os serviços de Tião. Ritinha discute com d amião, sentindo que e liana esteve em sua cama com o marido. egídio confidencia a eliana sobre seu plano de vingança contra a família. Lu escuta a conversa de Ritinha com Zinha, e descobre que bento ficou com a mulher de damião. bento pede ajuda a norberto para saber sobre as ameaças que egídio fez aos produtores.
s ábado – a riosto culpa Torquato Tasso pelo sumiço de d ona Manuela. a rtur diz a Quinota que sabe onde encontrar sua mãe. d eodora manipula s eu Tico Leonel para ir com ele à casa de d ona Manuela. d eodora e Zefa Leonel se enfrentam. Tobias a ldonço interrompe a briga entre e mi e Cira. Guilherme Tell sente ciúmes de Caridade e Tôim. a rtur encontra d ona Manuela. b landina tenta disfarçar a ganância ao ver o tamanho da aliança de noivado que recebe de Zé b eltino. a rtur chega em casa com d ona Manuela e todos se emocionam.
sábado – Tom tenta afastar Luca de Murilo. netuno/Léo fica desconfortável diante de Marta, e Vênus tenta ajudá-lo. andrômeda se irrita com Lulu por acolher sheila. Plutão tenta contar a verdade para n icole. Murilo procura e lectra. j úpiter se explica para Lupita. ernesto afirma a hans que fará com que andrômeda desista da missão com os irmãos. Marieta afirma a júpiter que ele está apaixonado por Lupita. Chicão questiona andrômeda sobre relacionamento deles. Paulina implora a ajuda de Wilson. Luca afirma a electra, na frente jéssica, que Murilo armou para poder ficar com ela.
sábado – os capangas de egídio roubam o cacau das roças de josé Venâncio. Tião avisa a joana que foi demitido e decide ir embora, prometendo à esposa que só voltará depois que realizar seus sonhos. j osé Inocêncio manda d amião descobrir quem fez a limpa nas terras de Venâncio. egídio acusa josé Inocêncio e afirma que irá à polícia com e liana, denunciá-lo pela colheita do cacau das terras que eram de Venâncio. dalva acolhe Tião no acampamento. sem ser vista, Mariana destampa a garrafa do diabinho e josé Inocêncio fica intrigado ao encontrar a garrafa aberta. egídio hesita em denunciar josé Inocêncio.
imitri scritora
Chilique distraiu. ajuLeandro fica sono Valentina. juavós.
olding
Quinta – julieta encontra Vitor no quarto e diz ao tio que ele precisa se entregar à polícia. Leandro pede perdão a Glaucia. Clara revela a dimitri, ellen, Ian e nath que, quando era adolescente, no dia que h élio a pediu em namoro, a casa da família dele pegou fogo e o amado desconfiou de Leandro. hélio afirma que, por conta da intriga, quando viu a casa pegando fogo, logo concluiu que foi Leandro. os Monteiros não aceitaram as acusações e eles brigaram ainda mais, fazendo com que a amizade entre h élio e Leandro virasse fumaça. Fred leva nando e dimitri para conversar com Glaucia.
sexta – em conversa com Glaucia, nando e dimitri alegam que se sentem abandonados pela mãe e que ela não dá atenção a eles, assim como Leandro faz com ela. Glaucia reconhece que agiu mal e promete ser boa mãe. Vera pede perdão a Mariana pelo engano do roubo da joia, mas acrescenta que ainda não foi comprovado que Mariana é inocente quanto à acusação do sequestro de Romeu no passado. Glaucia ganha novos seguidores e elogios pelo talento musical apresentado na praça no dia da confusão. hélio vê Vitor fugindo de casa e o aborda.
cinco perguntas / Allan Fiterman, diretor de “No Rancho Fundo”,
No comando de “No Rancho Fundo”, Allan Fiterman é a antítese da postura por vezes esnobe e conceitual de um diretor de tevê. Entre paletas de cores e contrastes de luz, ele vai construindo a estética respeitando muito mais a história a ser contada do que a possível criação de uma assinatura profissional. Para a atual novela das seis, por exemplo, a complexidade reside em manter a qualidade da imagem ao recriar em estúdio um Sertão carregado de poesia, mas que também dialogue com o Nordeste Contemporâneo.
“Sempre achei que a câmera tem de estar a favor da história e não do diretor. Eu não acho que a minha estética seja mais importante do que a trama que estou contando. Foram meses de pesquisa e testes para chegar ao Nordeste que a novela representa”, conta.
Natural de São Paulo, o ponto de partida de sua carreira como diretor foi a paixão por fotografia. Em 1997, se mudou para Los Angeles, nos Estados Unidos, na busca pelo sonho de viver do audiovisual. Por 11 anos, trabalhou em diversos setores da indústria até se descobrir como diretor, primeiro de curtas, e
depois de longas-metragens, como “Living the Dream”, de 2006. Em 2008, acabou sendo escolhido para dirigir o filme brasileiro “Embarque Imediato”, estrelado pela saudosa Marília Pêra que, encantada com o trabalho de Fiterman, o indicou para trabalhar na Globo. Contratado pela emissora, passou pelas equipes de direção de nomes como Denise Saraceni, Mauro Mendonça Filho e Rogério Gomes, até estrear como diretor artístico em “Quanto Mais Vida, Melhor!”, de 2021, e se destacar no comando de “Mar do Sertão”, de 2022.
P – “No Rancho Fundo” foi concebida como uma continuação de “Mar do Sertão” (2022). Entre semelhanças e diferenças, qual o saldo de revisitar esse universo?
P – Em que sentido?
R – Um dos principais cenários da novela é um rancho em que moram dez pessoas e muitos animais. Por uma questão prática, comecei a testar como seriam essas sequências com a câmera na mão e gostei do resultado, entrega uma proximidade que eu estava buscando.
P – Apesar das cenas externas dos primeiros capítulos, “No Rancho Fundo” é basicamente gravada em estúdio e cidade cenográfica. Foi uma opção estética sua?
R – Achei incrível a ideia de voltar ao Sertão com uma nova história e outras possibilidades. O texto e a direção trabalham com os mesmos arquétipos e estética. Mas foi possível entregar algo novo para o público já que agora não se trata de um Nordeste tão profundo quanto o anterior. Temos o sertão mais verde, rico e contemporâneo. Nossos heróis também têm mais camadas.
P – Como assim?
R – A Zefa Leonel (Andrea Beltrão), por exemplo, é uma justiceira que cuida da família e mandanacasa.OTicoLeonel(Alexandre Nero) é o marido dela, mas a força da casa está na mulher e não no homem. É interessante mostrar essa estrutura familiar e isso interferiu diretamente no jeito de gravar a novela.
R – Nosso sertão tem o tom da fábula. Então, a gente se propôs a fazer algo que esteja conectado com a realidade, mas também carregado de poesia. No estúdio, é mais fácil ter controle sobre a produção. No entanto, a pré e a pós-produção são mais complexas, por conta do uso de chroma-key e inserção de imagens externas na complementação do ambiente de cena.
P – Muitas novelas ambientadas no Nordeste já foram criticadas pela falta de elenco local em cena. A escalação se preocupou com essa representatividade?
R – É uma discussão importante e acho que ter atores nascidos na região valorizam muito o texto, pois eles trazem uma propriedade. Acho que conseguimos reunir um elenco muito diverso, unindo nomes do primeiro time da emissora, novas promessas do vídeo e mais de 20 talentos nordestinos.
r aio-x / Antes de ser aprovado, Gabriel Lima da Silva fez segredo sobre os testes para viver Neno, em “Renascer’
Quando um ator é testado para um personagem, nem sempre gosta de contar para as pessoas ao redar. Alguns preferem controlar a expectativa e só avisar quando já têm uma resposta – principalmente se for positiva. Foi exatamente isso que aconteceu com Gabriel Lima da Silva, o Neno de “Renascer”. Quando o elenco do remake exibido atualmente na faixa das 21h da Globo estava sendo formado, ele recebeu uma mensagem de um produtor de elenco. “Gravei self-tape na minha casa, no quintal, e mandei. Depois, fiz mais um teste presencial. Passei uma semana sem falar para ninguém, nem mesmo da minha ida à emissora para a última etapa. A notícia da aprovação veio como uma benção”, lembra.
Assim que entendeu que personagem faria, Gabriel se empolgou. A característica que mais chamou sua atenção foi o fato de ser um rapaz em situação de rua. “Abrimos espaço para falar das pessoas que estão em vulnerabilidade. Dias antes de receber o teste, assisti a um podcast sobre esse tema”, explica. Durante seu processo de criação,
o material humano foi o mais utilizado. “Conversamos com pessoas que tiveram essa vivência. Tanto quem já passou por situações parecidas quanto profissionais que trabalharam com serviço social. E também estudamos o carioca em si. Assim, criamos um corpo e um dialeto específico”, entrega.
Nome completo: Gabriel Lima da Silva.
Nascimento: 14 de fevereiro de 2002, em Niterói, no Rio de Janeiro. “Mas cria de São Gonçalo”.
Atuação inesquecível: Sir Lança Forte, o jovem Martim de “Detetives do Prédio Azul”, do Gloob.
Interpretação memorável: Cleto Baccic no espetáculo “O Homem de La Mancha”. “Foi o primeiro musical a que eu assisti”.
Momento marcante na carreira: “Participar de um festival de dança e ganhar o prêmio de melhor coreografia com ‘Bohemian Rhapsody’, do Queen”.
O que falta na televisão: “Já conseguimos ultrapassar barreiras e falar de muitos assuntos. O etarismo no audiovisual, por exemplo, veio muito à tona recentemente, mas já podemos ver o cenário mudando”.
O que sobra na televisão: “Sempre vou bater na tecla de que quanto mais pudermos enaltecer nossa cultura e conscientizar as próximas gerações, melhor”.
Com quem gostaria de contracenar: Tony Ramos.
Se não fosse ator, seria: Bailarino ou cantor.
Ator: Ben Platt.
Atriz: Adriana Esteves.
Novela: “Amor à Vida”, escrita por Walcyr Carrasco e exibida originalmente pela Globo entre 2013 e 2014.
Vilão marcante: Aline, papel de Vanessa Giácomo em “Amor à Vida”.
Personagem mais difícil de compor: O menino das cartas, da peça “Achados e Perdidos (o Musical)”, com direção de Cininha de Paula.
Que novela gostaria que fosse reprisada: “Na verdade, já está em reprise: ‘Cheias de Charme’”.
Que papel gostaria de representar: Evan Hansen, de “Querido Evan Hansen”.
Filme: “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, dirigido por Barry Jenkins e lançado no Brasil em 2017.
Autor: Woody Allen.
Diretor: Luiz Fernando de Carvalho.
Vexame: “Não aguentar as brincadeiras do Marcos Palmeira e gargalhar no meio da cena”.
Mania: “De me alongar de manhã”.
Medo: “De não viajar para fora do país”.
Projeto: Empreender.
inside / Modelo plus size Bruna
Luísa provoca debate sobre padrão
estético em “Beleza Fatal”, da Max
Não se enquadrar em um padrão estético tradicional é algo que pode mexer com a autoestima de muita gente. Mas isso não se aplica à confiante Marlene de “Beleza Fatal”, personagem da estreante Bruna Luísa. Na novela da Max, prevista para estrear em 2025, a paranaense de 36 anos interpreta uma mulher autêntica e carismática que, como Bruna mesmo define, é “grande e com curvas”. “O que mais me atraiu foi justamente o amor próprio e a autoestima reais que ela tem! Não é fachada, a Marlene realmente gosta de ser quem é e de habitar o corpo que habita”, defende. O histórico de Bruna torna o papel ainda mais especial. Paranaense de Cornélio Procópio, ela cresceu em Londrina e hoje tem imponente 1,80 m de altura. Já foi atleta de judô, mas se destacou mais como modelo plus size. Seu primeiro desfile aconteceu na Fashion Weekend Plus Size, em São Paulo. “Era uma época em que o segmento não era tão bem visto pelo
mercado quanto é hoje. Depois, vivi também toda a valorização que existe agora”, conta, entregando que esse período acabou ajudando em seu trabalho de composição.
A história de “Beleza Fatal” gira em torno da vingança de Sofia, interpretada por Camila Queiroz, contra a tia Lola, vilã vivida por Camila Pitanga que, no passado, foi responsável por uma prisão injusta sofrida por Cléo, a mãe de Sofia. Na trama, Marlene trabalha justamente com Lola. “Desde o primeiro dia, fui absurdamente acolhida pela equipe. Aprendi muito com todos e eu estava aberta a absorver tudo que podia. Contracenar com Camila Pitanga em meu primeiro trabalho e ser dirigida pela Maria de Médicis é um baita privilégio”, valoriza.
Muitas das cenas de Bruna Luísa em “Beleza Fatal” foram gravadas no ambiente de uma clínica estética, local de trabalho de Marlene. O que torna ainda mais especial essa valorização dos corpos diferentes na televisão. “Na época em que
comecei como modelo, era uma luta árdua ocuparmos um lugar. Acredito que eu tenha levado esse senso de pertencimento para a Marlene. Ela sabe que é bonita, gosta de moda e de estar produzida e ama trabalhar em uma clínica de estética. Marlene se sente parte daquilo”, adianta.
Assim que chegou ao primeiro dia de gravação de “Beleza Fatal”, Bruna ficou impressionada com a dimensão de tudo. “Era uma equipe gigantesca e focada em um mesmo projeto”, lembra, deslumbrada. Apesar de se tratar de uma novela, a produção é uma obra fechada, ou seja, inteira -
mente gravada antes de sua exibição. Algo que, na verdade, a atriz parece não conseguir avaliar se faz diferença ou não em sua atuação. “Foi a minha primeira novela. Então, mergulhei no roteiro assim que o recebi”, diz, dizendo-se uma grande fã das plataformas de streaming. “Acho que elas deixam o telespectador mais próximo da obra. Você se torna íntimo dos personagens, tem acesso a eles quando quer. E foi também o streaming que abriu portas para formas fora do padrão, como as minhas. Espero, sinceramente, que a televisão aberta também possa abraçar isso mais e mais”, torce.
bastidores / Com dilemas
repletos de dualidades, João Emanuel
Carneiro retorna com “Mania de Você”
Personalidades voláteis, mistérios e personagens que transitam entre o bem e o mal. Todas essas características já viraram uma marca registrada dos textos de João Emanuel Carneiro. O autor, que foi o responsável por sucessos como “A Favorita” e “Avenida Brasil”, retorna ao horário das nove a partir de 9 de setembro. Em “Mania de Você”, novela que substituirá “Renascer”, um quarteto de protagonistas transita entre múltiplas situações morais e éticas, revelando novas facetas para o público a cada capítulo. “Essa é uma trama sobre a vida de duas mulheres que, ora são amigas, ora se tornam inimigas. Isso conduz a história dos quatro protagonistas e de personagens que se relacionam com eles. São esses encontros da vida que se tornam ‘mania’, obsessão. Mas também é uma história sobre temas universais, como amor e poder”, adianta o autor.
Com gravações iniciadas no final de maio, a trama vai partir da amizade entre duas jovens, Viola e Luma, interpretadas por Gabz e Agatha
Moreira. Elas parecem predestinadas a entrarem, literalmente, uma na vida da outra. Nascidas no mesmo dia, em situações bem distintas, se conhecem anos mais tarde, unidas por coincidências que vão além da data de aniversário. Viola tem mania de batalhar por uma vida melhor, de se apaixonar pelo lado bom das coisas, de não desistir diante das dificuldades e de cozinhar como ninguém. “Poder interpretar uma protagonista numa novela do João Emanuel, no horário das nove, é algo incrível. É o momento de mostrar meu trabalho para mais gente”, afirma Gabz, que estreia no posto de destaque do horário nobre.
Ainda no núcleo principal, Luma também é obcecada pela gastronomia, mas tem mania mesmo é do seu amado Rudá, papel de Nicolas Prattes. Rudá achava que tinha mania de Luma até conhecer Viola, que chega na vida dos dois ao lado do namorado, Mavi, de Chay Suede. Mavi, por sua vez, tem muita mania de Viola, mas, se lhe faltar paixão, ele tem mais é mania de poder. “Te-
mos uma história potente para contar e estamos bastante animados com esse trabalho. Minhas primeiras cenas foram com o Chay. Foi divertida de fazer, com bastante humor. Algumas coisas foram acontecendo sem serem combinadas para a cena, mas que funcionaram muito bem”, adianta Agatha.
Pelo restante do mês de junho já estão previstas novas gravações. A região de Angra dos Reis, Costa Verde do Rio de Janeiro, será um dos cenários do folhetim. Além disso,
estão previstas gravações em Portugal em breve. Adriana Esteves, Rodrigo Lombardi, Mariana Ximenes e Eliane Giardini são outros nomes que se juntarão aos protagonistas para as próximas gravações. “Fiquei entusiasmado quando recebi o convite. E, quando tive contato com os primeiros capítulos, minhas expectativas se confirmaram. Estou muito feliz em repetir a parceria com João Emanuel, e muito animado por todas as parcerias que esse projeto irá me proporcionar”, celebra Chay.
> Após mergulhar no universo cômico e despretensioso de “Fuzuê”, Talita Younan retorna ao ar em um clima completamente diferente. A atriz está no elenco da série “O Jogo que Mudou a História”, original Globoplay. Na produção dramática, ela vive a professora Lilian, que é sobrinha de Marta, papel de Vanessa Giácomo. “A série tem figuras complexas, humanas, intensas, cheias de camadas. E mostra que todo mundo tem seu lado bom e ruim. Todos nós, seres humanos, somos assim”, aponta.
Viagem de trabalho
A novela “a Caverna encantada”, do sbT, contou com gravações em januária, no norte de Minas Gerais. a produção infantil tem estreia prevista para julho.
Escalação em andamento
ailton Graça fará a trama de “Volta por Cima”, próxima novela das sete. o folhetim escrito por Claudia souto tem estreia prevista para o segundo semestre. atualmente, o ator grava a série “Pablo & Luisão”, original Globoplay.
Presença ilustre
Falando sobre a série “Pablo & Luisão”, a produção criada por Paulo Vieira contará com a participação de Lima duarte. o projeto está em fase de gravações.
Para as telonas
o humorista estevam nabote fará uma participação especial no longa “Tô de Graça - o Filme”, que chega aos cinemas no próximo dia 27. sucesso na grade do Multishow por seis temporadas, a produção é estrelada por Rodrigo sant'anna.
Direção fechada
natalia Grimberg assinará a direção de “Garota do Momento”, próxima novela das seis. Com estreia prevista para o segundo semestre, a produção é escrita por alessandra Poggi.
Sucesso latino
a série “betty, a Feia – a história Continua” ganhou data de estreia no amazon Prime Vídeo. baseada em “betty, a Feia”, um dos programas de televisão mais aclamados e populares, e considerada a telenovela mais famosa da américa Latina, a série chega ao “streaming” no dia 19 de julho.
Rápida passagem
Fábio assunção fará uma rápida participação no primeiro capítulo de “Mania de Você”, próxima novela das nove. a produção estreia em setembro.
Gente que chega
Day Mesquita começou a gravar suas primeiras cenas em “Família é Tudo”, da Globo. na produção, ela viverá Marta, que se envolverá com netuno, papel de Paulo Lessa. a atriz tem estreia prevista para o próximo dia 28 na trama das sete.
Riso solto
Thiago Martins está leve em cena durante as gravações de “Família é Tudo”. Vivendo um personagem cômico, o ator tem encontrado descontração a cada palavra do texto de júpiter. “estava querendo muito viver um personagem com humor. a direção tem me ajudado muito. É um prazer poder mostrar algo novo e sair da zona de conforto”, explica. antes da novela das sete, Thiago estava imerso no universo dramático da série “Cidade de deus”, original Max. a produção, que ainda não tem data de estreia, se passa duas décadas depois da história do filme homônimo premiado internacionalmente. “Foi um trabalho bem dramático. então, essa novela veio no momento certo”, aponta.