








































LILIA SOUZA é escritora, presidente da Academia Paranaense da Poesia, e autora da obra Estórias de Trevol do Nada dentre outras liliasouza@uol.com.b
O calendário anuncia o início do verão, e a tarde gela-me as costas, os pés; sopra-me a nuca um vento gelado.
Na urbe de fim de ano, congestionamentos em todas as rotas; as ruas se engasgam
serenidade a meu ansioso coração!
Ah, Menino Deus, menos de bens e mais de bem, o mundo precisa. De amor e paz, fraternidade. Buscar o que vem do alto, pois aqui tudo passa. Ensina-me o desapego deste mundo e a garimpar e guardar os verdadeiros tesouros.
Meu peito requer sossego da constante inquietação que desde sempre me açoita.
Ao fim do dia deleito-me com o sol a mergulhar no lago do Tanguá – mirante para o poente. Centenas de sulistas aplaudem o espetáculo que diariamente se renova e se reapresenta (sem expectadores, ou) à plateia que pede bis.
Minhas retinas misturam gravadas cenas de tardes outras, em lugares vários. Multiplicam-se imagens. Alto da XV, olhos atentos ao palco em que a encenação ocorre entre
araucárias, que erguem seus braços louvando o Senhor da Criação.
Astro rei a se derreter em rubro e ouro nas águas do Potengi, explodindo em emoção dentro do peito; violino toca Ave-Maria, enquanto vagarosamente completa-se o mergulho, e a noite desce sem pressa o seu manto, sob a brisa nordestina. A imaginação me leva a imergir no mesmo rio, desfazer-me também em dourado líquido.
À margem esquerda do Paraíba, novo espetáculo em cada fim de escaldante tarde. Por trás da Mantiqueira – a flertar com a do Mar –, vermelho e cuidadoso, o sol desce de rapel, a algum desconhecido abismo – para percorrer misterioso túnel e, magnífico, surgir do outro lado do mundo, na manhã seguinte, a florescer fogo da serra oriental. Leito do Paraí-
ba, berço a embalar meu primeiro choro, eterno incunábulo a me dar de beber tantas lembranças. De sua margem direita, desde priscas eras, olho o mundo, enxergo seus relevos e cores, seus ruídos e metálicos cheiros, a cidade a crescer e se esparramar em paralelas.
Quatro elementos. Pés na terra, imaginação solta ao ar em altitudes, fogo a arder nas carnes, águas de lembranças primeiras e a me carregarem em infinitas correntes a desaguarem no mar da vida.
Inebrio-me, deixo-me banhar, liquefaço-me, permitome levar, mergulhar... naufragar...
Jesus Menino, fonte de água viva, dá-me tua amorosa mão, trança nos meus teus cabelos... Mostra-me tua gruta – num recanto de Belém, na encosta da serra, à beira do rio, no fundo do mar... Paz...
Agovernadora Fátima Bezerra (PT) será empossada neste domingo, 1 º de janeiro de 2023, para continuar governando o Rio Grande do Norte pelos próximos quatro anos, até 31 de dezembro de 2026. Junto com ela será empossado o vice-governador Walter Alves (MDB).
A solenidade de posse não será festiva e deve ocorrer de forma rápida, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa do Estado. Fatima Bezerra abriu mão de um evento maior porque vai para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela embarcará para Brasília ainda na manhã deste domingo.
A professora Fátima Bezerra foi reeleita ainda no primeiro turno das eleições. Ela bateu a casa de 1 milhão de votos, recebendo 58,31% dos votos válidos.
A vitória comprovou a popularidade de sua primeira gestão, mas também foi resultado da construção de uma aliança ampla. Para isso, a petista teve que abrir mão do vice-governador Antenor, companheiro histórico do PCdoB, para acomodar o deputado federal Walter Alves na chapa. Também convenceu, com ajuda de Lula, o senador Jean Paul Prates (PT) a abrir mão da reeleição, para ter o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), como candidato a senador.
As divisões internas com as escolhas da governadora não chegaram a colocar em risco a sua reeleição. O próprio Jean Paul acabou fortalecendo a costura políticoeleitoral da governadora e
aceitou ser o primeiro suplente de senador de Carlos Eduardo. O ex-prefeito de Natal não teve sucesso nas urnas, mas Jean foi reconhecido pelo esforço e agora anunciado por Lula para a presidência da Petrobras (veja na página 5).
desaFio
Fátima Bezerra não tem margem de erro na segunda gestão, uma vez que a população potiguar deu todos os descontos na primeira gestão, compreendendo que a governadora recebeu um estado quebrado. De fato, quando assumiu o governo há quatro anos, o RN estava mergulhado em crise. Era uma dívida de mais de R$ 3 bilhões, quatro folhas de salários atrasados, setores vitais paralisados como saúde, educação e segurança pública.
O primeiro governo teve a capacidade de reequilibrar as contas públicas e, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, conseguiu pagar dívidas, atualizar a folha de pagamento e executar uma série de obras
importantes, com o Hospital da Mulher de Mossoró Parteira Maria Correia, inaugurado na quinta-feira, 29. Durante a campanha eleitoral, Fátima disse que o seu governo conseguiu
equilibrar as finanças do estado e que “o melhor vai começar” na segunda gestão. Segundo a própria governadora, o RN terá R$ 1 bilhão – recursos próprios – para investimentos
a partir de 2023. Esse volume representa a dívida com o servidor público paga na primeira gestão e que estará disponível para investimento no segundo governo.
saiba mais me seus interesses. Hoje, está dividido ao meio, com cinco governistas e cinco oposicionistas, mas se unirá quando necessário.
“Nosso governo recuperou o estado. Agora, o melhor vai começar. Vamos ter a parceria do governo Lula para realizar grandes obras”, afirma, sem economizar o otimismo.
Fátima Bezerra terá uma base política mais ampla e sólida na segunda gestão, o que é importante para ela cumprir as propostas prometidas na campanha eleitoral. Boa parte delas depende do bom humor da Assembleia Legislativa e, se depender da futura composição do plenário, com provável maioria governista, Fátima terá o apoio político que não teve na primeira gestão que está se encerrando.
A construção de nova base política ainda está em andamento, mas de forma favorável. A governadora tem conduzido o processo que está inserido na formatação do novo secretariado. Fátima Bezerra preserva as pastas da Saúde, educação e o chamado “núcleo duro”. Os outros espaços serão
ocupados por velhos e novos companheiros.
Essa negociação se faz necessária para o governo ter maioria na Assembleia Legislativa. As urnas de 2 de outubro elegeram 10 deputados que fizeram campanha para a governadora, sendo seis da federação PT/PV/PCdoB: Isolda Dantas, Divaneide Basílio e Francisco do PT e George Soares, Hermano Morais e Eudiane Macedo, do PV; e quatro do PSDB: Ezequiel Ferreira de Souza, Dr. Bernardo Amorim, Kleber Rodrigues e Ubaldo Fernandes.
A bancada deve saltar de 10 para 15 até a abertura da nova Legislatura em 1º de fevereiro de 2023. Cinco deputados eleitos de partidos de oposição caminham para escalar a rampa da Governadoria: Neilton Dióge-
nes e Terezinha Maia, do PL; Dr. Kerginaldo Jacome, do PSDB; Luiz Eduardo, do Solidariedade; e Ivanilson Oliveira, do União Brasil.
Se confirmado, a governadora passará a contar com maioria confortável para aprovar na Assembleia Legislativa os projetos que julga de interesse do Rio Grande do Norte. Bem diferente da primeira gestão, que teve uma bancada inferior numericamente e viu projetos importantes cancelados por falta de força política.
O cenário positivo que se vislumbra, no entanto, precisa de um olhar atento. É que o PSDB, liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, será um fiel da balança. Com 10 deputados eleitos e diplomados, o partido dará as cartas confor-
O PSDB já fez isso no atual governo. Dividiu-se para somar. Enquanto Ezequiel, Kleber Rodrigues, Ubaldo e Dr. Bernardo defenderam o governo, a outra banda, formada por Gustavo Carvalho, Tomba Farias, José Dias, Galeno Torquato, Nelter Queiroz e Getúlio Rêgo, criou dificuldades como a instalação de uma CPI para investigar as ações de combate à Covid19. Não houve racha ou divisão entre os parlamentares do bico longo, apenas o jogo de interesse político. Ao final, o PSDB se deu bem.
Deve continuar assim. O partido vai renovar o mandato de Ezequiel na presidência da Assembleia Legislativa e, em ato seguinte, eleger o sucessor para o segundo biênio da próxima legislatura.
a Governadora - Fátima Bezerra é paraibana de Nova Palmeira, mas adotou Natal ainda na juventude, nos anos 70, quando se mudou para a capital potiguar para estudar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, local de seus primeiros passos na política. Participou do congresso que marcou a reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Salvador, e do Encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Rio de Janeiro, que celebrou a volta dos primeiros exilados pela ditadura militar ao Brasil. No começo dos anos 80, tornou-se professora da rede estadual e da prefeitura de Natal, destacando-se como fundadora, vice-presidente e presidente, da Associação dos Orientadores Educacionais, e como secretária-geral da Associação dos Professores. Fátima também foi duas vezes presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte e uma das fundadoras também do Fórum Estadual dos Servidores Públicos. Filiada ao PT desde 1981, Fátima Bezerra elegeu-se deputada estadual por dois mandatos, em 1994 e 1998. Na Assembleia Legislativa potiguar, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior. Por sua atuação, recebeu do Comitê de Imprensa da Assembleia os títulos de Parlamentar do Ano de 1996 e de melhor Parlamentar da Legislatura 1995-1998. Na Câmara, suas participações mais importantes ocorreram quando a hoje governadora foi designada relatora da Medida Provisória (339/06) que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em suas missões como parlamentar, representou o Brasil na IV Conferência Mundial sobre a Mulher (Beijing, 1995) e no I e II Fórum Social Mundial (Porto Alegre, 2001 e 2002). Também participou do Encontro Internacional em Solidariedade às Mulheres Cubanas (Havana, 1998).
o vice-Governador - Walter Pereira Alves nasceu em Natal, em 27 de fevereiro de 1980. É um administrador e político. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), atualmente é deputado federal pelo Rio Grande do Norte e já foi deputado estadual. Walter Alves é filho do ex-governador, ex-senador e ex-ministro Garibaldi Alves Filho. Começou a carreira política ao ser eleito deputado estadual pelo PMDB em 2006. Em 2010, foi reeleito deputado estadual pelo PMDB. Foi eleito deputado federal em 2014 e reeleito em 2018. Nas eleições de 2022, foi eleito vice-governador do RN. Como deputado federal, votou a favor da admissibilidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff.
Fátima terá maioria na Assembleia Legislativa no segundo governo
Neste domingo, 1º de janeiro de 2023, serão empossados os governadores de 26 estados e do Distrito Federal, sendo 18 chefes de estados reeleitos e nove eleitos. O número de reeleitos é o maior desde 2006, quando 14 candidatos conseguiram seguir no cargo.
PT e União Brasil foram as legendas mais vencedoras nas eleições estaduais e governarão quatro estados pelos próximos quatro anos.
Os estados serão governados por 11 partidos. Veja:
PT – 4
União Brasil – 4
MDB – 3
PSB – 3
PSDB- 3 PL – 2 PP – 2
PSD – 2
Republicanos – 2 Novo – 1
Solidariedade – 1
Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, continuará sendo a única mulher governadora. Ela foi reeleita ainda no primeiro turno com 58,3% dos votos válidos.
- Acre: Gladson Cameli (PP)
- Alagoas: Paulo Dantas (MDB)
- Amapá: Clécio (Solidariedade)
- Amazonas: Wilson Lima (União Brasil)
- Bahia: Jerônimo (PT)
- Ceará: Elmano de Freitas (PT)
- Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB)
- Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB)
- Goiás: Ronaldo Caiado (União Brasil)
- Maranhão: Carlos Brandão (PSB)
- Mato Grosso: Mauro Mendes
- Mato Grosso do Sul: Eduardo Riedel (PSDB)
- Minas Gerais: Zema (NOVO)
- Paraíba: João (PSB)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Palácio da Alvorada nesta sextafeira, 30, na véspera do fim do seu mandato, e embarcou no avião presidencial. O avião decolou no início da tarde e deixou Brasília. Há uma expectativa de que Bolsonaro vá para a Flórida,
nos Estados Unidos.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tomará posse neste domingo, 1º. Com a viagem, Bolsonaro deixa claro que não vai passar a faixa presidencial para Lula no evento da posse.
Na manhã desta sexta,
no “Diário Oficial da União”, o governo publicou uma autorização para que servidores públicos que vão ser assessores de Bolsonaro quando ele deixar a Presidência acompanhem o presidente na viagem aos Estados Unidos.
Mais cedo, Bolsonaro
fez a última live do mandato. O presidente passou as últimas semanas, desde que perdeu a eleição, recluso no Palácio da Alvorada e longe das transmissões que costumava fazer nas redes sociais.
Na última transmissão ao vivo do mandato, Bolsonaro condenou atos de terrorismo cometidos por apoiadores dele e fez um balanço dos quatros anos de sua gestão.
Logo no início de sua
- Paraná: Ratinho Júnior (PSD)
- Pará: Helder (MDB)
- Pernambuco: Raquel Lyra (PSDB)
- Piauí: Rafael Fonteles (PT)
- Rio de Janeiro: Cláudio Castro (PL)
- Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT)
- Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSDB)
- Roraima: Antônio Denarium
- Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União Brasil)
- Santa Catarina: Jorginho Mello (PL)
- São Paulo: Tarcísio (Republicanos)
- Sergipe: Fábio (PSD)
- Tocantins: Wanderlei Barbosa
fala, ele comentou o caso do homem que plantou um explosivo em um caminhão de combustível perto do aeroporto da capital federal.
O presidente se queixou de que atitudes de violência política no país são sempre atribuídas a “bolsonaristas”. No entanto, George Washington, o homem preso pela bomba, relatou à polícia que participou de atos antidemocráticos realizados por apoiadores do presidente. Disse ainda que
sua intenção era iniciar o “caos” e que agiu por motivação política. A bomba não chegou a explodir.
“Hoje em dia, se alguém comete um erro é bolsonarista. Nada justifica, aqui em Brasília, essa tentativa de ato terrorista na região do aeroporto”, afirmou o presidente. “O elemento que foi pego, graças a Deus, que não coaduna com nenhuma situação, mas classificam como bolsonarista. É o modo de tratar”, completou.
Veja a lista dos governadores que serão empossados neste domingo:>> Nos estados, 18 governadores foram reeleitos e nove novatos assumem cargos neste domingoFátima bezerra foi reeleita com mais de 58% dos votos válidos Elisa Elsie Por
Os brasileiros entram o Ano Novo com as esperanças renovadas em dias melhores, mas também conscientes de que as dificuldades serão imensas para os novos governantes. A posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e chefes dos executivos estaduais, neste domingo, 1 º de janeiro de 2023, é o ponto de partida de uma viagem que todos devem embarcar em busca de um futuro melhor.
Lula, quando colocar a faixa presidencial, assumirá a missão de pacificar o país e de promover a justiça social que ele prometeu em campanha. Tem experiência para vencer o desafio, mas é consciente que o País que ele receberá não estará nas boas condições quando ele governou o Brasil entre os aos de 2003 a 2010.
O petista terá uma oposição fortalecida e disposta ao confronto, alimentada pelo sentimento de revanche do bolsona-
rismo. Isso ganhou força pela própria divisão que o Brasil vive hoje. Veja que Lula se elegeu presidente por uma maioria sobre o presidente Bolsonaro de apenas 1,8% dos votos válidos. Foi uma das disputas mais acirradas da história. O país saiu das urnas rachado ao meio.
Em meio ao nervosismo da arenga entre esquerda X direita, Lula tem o desafio de fazer política social sem quebrar o cofre. Nos seus dois governos, quando a economia mundial estava surfando em onda maneira, ele promoveu a distribuição de renda, ampliou os programas sociais, melhorou a vida das pessoas. Agora, o cenário é outro. A economia saiu devastada da pandemia da Covid-19, ainda está grogue, e não permite que ocorra gastança irresponsável.
Portanto, não espere picanha e cervejinha gelada. Os tempos continuarão difíceis.
No Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra (PT) assume a segunda gestão cheia de expectativa. O cenário é positivo se comparado com janeiro de 2019, quando ela recebeu do antecessor um estado quebrado, com quatro folhas de salários atrasados, dívi-
das que somavam alguns bilhões, e setores vitais paralisados como saúde, educação e segurança pública.
Hoje, o RN vive mais tranquilo, embora sem fartura. Os salários estão em dia, os setores vitais funcionam bem e o equilíbrio fiscal está preservado. Fátima Bezerra vem afirmando que o “melhor vai começar”, acreditando que a sua segunda gestão realizará o que não foi possível no primeiro governo. Alguns pontos são urgentes, como a recuperação da malha viária estadual e a execução de projetos estruturantes.
O ponto positivo é que Fátima terá a parceria do governo do presidente Lula, coisa que não ocorreu com a gestão do presidente Bolsonaro. Os recursos federais que chegaram ao RN, em grande parte, não passaram pelo Centro Administrativo, porque Bolsonaro optou por aplicar sem a participação do estado.
Agora será diferente, pelo menos, é o que se espera. A ideia é que o novo governo será construído a quatro mãos, com Fátima e Lula conectados para o melhor começar. As expectativas são bem positivas.
Então, que venha 2023.
O “Réveillon da Paz” de Tibau terá como atração a cantora católica Dani Sunale, entre outras atrações. O palco está montado na ‘Pedra do Chapéu”, divisa com o Ceará. Apresentações a partir das 21h.
A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que em fevereiro lançará a licitação da obra do Instituto de Educação Profissional e Inovação (IERN) em Mossoró. A unidade será construída no bairro Santo Antônio, zona norte, com investimento da ordem de R$ 10 milhões. A governadora fez o anúncio durante inauguração do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, na quinta-feira.
tentoU “meLar”
A vereadora Marleide Cunha (PT) disse, em suas redes sociais, que o prefeito Allyson Bezerra (SDD) tentou dificultar a vinda do IERN para Mossoró. Ele se recusou a ceder terreno do município ao Governo do Estado para a construção da unidade de ensino profissional. Com isso, o governo estadual teve que adquirir um terreno no bairro Santo Antônio por um valor de R$ 2,3 milhões.
Opresidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta sexta-feira, 30, o senador Jean Paul Prates (PTRN) como novo presidente da Petrobras. Prates é especialista no setor de energia e foi um dos coordenadores do grupo que discutiu o tema durante a transição. Ele também foi o principal
interlocutor de Lula para o setor durante a campanha, além de ter conversado várias vezes com o mercado sobre o assunto.
“Gostaria de anunciar a indicação do Jean Paul Prates para a presidência da Petrobras. Advogado, economista e um especialista no setor de energia, para conduzir a empresa para um grande futuro”, disse Lula nas redes sociais.
A sua indicação é controversa por conta da Lei
A polícia do trânsito vai fiscalizar a rodovia estadual que liga Mossoró ao município-praia de Tibau. Trabalho educativo, mas rígido, para evitar exageros. O trânsito na estrada será intenso a partir do final da manhã deste sábado, 31. É assim todos os anos.
Rita Serrano será a presidente da Caixa Econômica; Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil. Mais duas mulheres em postos de relevo do novo governo Lula, que começa amanhã.
O Hospital da Mulher de Mossoró Parteira Maria Correia iniciará as suas atividades na segunda-feira, 2. A princípio, serviços de ambulatório. E até o meio do ano 2023, a unidade estará com toda a estrutura em funcionamento para a saúde materno-infantil.
A última edição impressa do JORNAL DE FATO de 2022 traz os cadernos temáticos e a revista DOMINGO encartada. A circulação normal será retomada na terça-feira, 3. A cobertura da posse do presidente Lula e nos estados será feita pelo defato.com.
noVo
O presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade), será empossado para segundo mandato no cargo na próxima segunda-feira, 2, em sessão especial às 9h. A Mesa Diretora será praticamente a mesma, com mudança na 1ª vice-presidência, com Raério Cabeça (PSD) substituindo Isaac da Casca (MDB).
A partir deste domingo, 1 º , com a posse de Walter Alves (MDB) no cargo de vice-governador, o Rio Grande do Norte passará a contar com novo deputado: Thiago Cartaxo, que assumirá o cargo por 30 dias. A vaga seria do primeiro suplente, ex-senador José Agripino Maia (União Brasil), mas ele abriu mão do mandato “tampão”.
O deputado estadual eleito Ivanilson Oliveira (União) já está devidamente acomodado no governismo. Ele, inclusive, comandou a caravana de Baraúna na inauguração do Hospital da Mulher de Mossoró e posou para fotos com a governadora Fátima Bezerra (PT).
Outros três deputados estaduais eleitos pela oposição estão a caminho da Governadoria: Terezinha Maia e Neilton Diógenes, do PL, e Dr. Kerginaldo Jacome, do PSDB. O segundo governo Fátima terá maioria na ALRN.
das Estatais. Dirigentes atuais da Petrobras avaliam que a legislação veta a indicação de Prates, o que é rebatido por dirigentes do PT.
A legislação, replicada no Estatuto da Petrobras, proíbe a indicação para presidência, diretoria ou conselho “de pessoa que atuou, nos últimos 36 meses (três anos), como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.
Na campanha, o senador buscou se afastar for-
malmente de cargos e não assumiu a coordenação dos processos. O PT entende que as contribuições intelectuais ao longo da campanha não caracterizam o impedimento da lei.
Prates também foi candidato à prefeitura de Natal em 2020, quando acabou derrotado. Para seus advogados, a lei fala em trabalho em campanha, o que pressupõe uma atividade remuneratória, e não veto a candidatos. Há um parecer preparado por sua assessoria jurídica para argumentar a favor da indicação. A oposição a Prates poderia vir principalmente de um
grupo de conselheiros representantes dos acionistas minoritários.
O atual presidente da estatal, Caio Paes de Andrade, já sinalizou que vai renunciar ao cargo. Assim, todos os integrantes do atual Conselho de Administração perderão seus cargos, permitindo ao governo Lula indicar todos os representantes da União no colegiado.
Prates é um crítico da atual política de preços da Petrobras, que equipara os valores locais ao preço do barril de petróleo e do dólar, e que Lula já disse que vai extinguir. Ele defende a
criação de um “preço de referência” para a Petrobras e demais petroleiras do país, a partir do qual será definido o preço dos combustíveis.
Durante a sua fala na quinta-feira, Lula ainda disse que para reduzir os preços dos combustíveis “não precisava mexer com o ICMS”. Essa foi outra medida tomada por Jair Bolsonaro neste ano, que patrocinou a aprovação de uma lei para forçar os estados a reduzirem o tributo. O atual governo também zerou os impostos federais sobre combustíveis, com validade até este sábado.
Recuperamos o RN; agora, o melhor vai começar”
Luiz Inácio Lula da Silva volta ao poder máximo do País neste domingo, 1 º de janeiro de 2022, doze anos após encerrar seu segundo mandato de presidente da República, exercido entre os anos de 2003 a 2010. Dessa vez, o líder do PT tem a missão não apenas de enfrentar espectros econômicos e sociais, mas, principalmente, de unir a nação para o Brasil voltar aos trilhos.
Lula saiu vitorioso das urnas com vantagem apertadíssima, apenas 1,8% de diferença o presidente Jair Bolsonaro (PL), ou 2.139.645 votos. Foi a disputa presidencial mais acirrada da história, revelando um país dividido entre a esquerda e a direita e pouco interessado de promover a paz.
O discurso da vitória, Lula anunciou que irá governar para os 215 milhões de brasileiros, que buscará o diálogo entre os Poderes
e que terá a missão de restaurar a democracia. “Não existe dois brasis, somos uma só nação”, disse. O bolsonarismo não se convenceu. Protestos contra o
resultados das urnas se espalharam por todo o Brasil e, na semana que antecede a posse de Lula, os atos se tornaram mais radicais, principalmente em Brasí -
o país, está de voltado em um novo capítulo de uma trajetória singular na política brasileira. A vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro ganhou contornos históricos ao dar uma nova chance ao Partido dos Trabalhadores e à biografia do próprio Lula, que vive um ciclo de reabilitação política e de reinvenção pessoal.
Depois de deixar a Presidência, em 2010, com 87% de aprovação (2010), o petista viu sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), sofrer um processo de impeachment (2016); ficou preso por 580 dias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro (2018-2019); teve as condenações anuladas por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF); e, 1.087 dias depois de deixar a carceragem da Polícia Federal em Curitiba, tornou-se o primeiro brasileiro da História a ser eleito três vezes para o principal cargo do Executivo.
de reais na economia com medidas como o aumento do Auxílio Brasil, o Auxílio Gás e a antecipação do 13 º dos aposentados.
Foi a sexta vez que Lula concorreu à Presidência, igualando agora o número de triunfos e derrotas. Em 1989, na primeira eleição direta após a redemocratização, o ex-metalúrgico foi derrotado por Fernando Collor (PRN) no segundo turno por uma diferença de pouco mais de 4 milhões de votos (53% a 47%).
Nos dois pleitos seguintes — primeiro com Aloizio Mercadante (hoje seu coordenador de plano de governo) e depois com Leonel Brizola (PDT) como vice —, foi superado por Fernando Henrique em primeiro turno.
No terceiro mandato, Lula não terá direito a erros éticos, nem a permitir que os seus aliados cometam atos de corrupção em ministérios. O combate à corrupção deve ser permanente. Essa responsabilidade aumentou bastante quando Lula recebeu uma nova chance a partir de apoios de ex-ministros do STF, como Celso de Mello, Carlos Velloso, Nelson Jobim, Carlos Ayres Brito e Joaquim Barbosa, algoz do PT como relator da ação penal do mensalão.
O debate sobre corrupção, que permeou os ataques e cobranças destinados a Lula ao longo da campanha, deve seguir na pauta da oposição no terceiro mandato. O petista volta ao poder menos de três anos depois de ter ficado 19 meses preso, entre abril de 2018 a novembro de 2019. O ex-torneiro mecânico já havia sido preso 31 dias em 1980, durante a ditadura militar, por liderar uma greve de trabalhadores quando era presidente do Sindicato dos Metalúr-
gicos de São Bernardo e Diadema.
Lula foi preso em 7 de abril de 2018 depois de o ex-juiz Sergio Moro dar ordem de prisão no processo do triplex do Guarujá (SP). Moro e juízes de instâncias superiores concordaram com a acusação do Ministério Público de que Lula teria recebido o imóvel como propina da empreiteira OAS. Foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, pena depois reduzida a 8 anos e 10 meses.
Lula foi substituído pelo
lia. Lula vai ter muito trabalho para unir o País.
O ex-torneiro mecânico, de 77 anos, que há duas décadas se tornou o primeiro operário a governar
vice, Fernando Haddad, na corrida presidencial de 2018, vencida por Jair Bolsonaro. O ex-presidente foi solto em 8 de novembro de 2019 (580 dias depois) após mudança de entendimento do STF a respeito de prisão com condenação em segunda instância, antes de esgotar outros recursos.
Moro — que deixaria a magistratura para ser ministro da Justiça de Bolsonaro —, foi considerado parcial no julgamento de Lula pelo STF, que também reconheceu o argumento da defesa de Lula de que a vara federal de Curitiba não tinha jurisdição para julgá-lo. Com isso, os processos acabaram anulados.
Congresso Nacional.
Entre os inúmeros desafios que Lula terá a partir de agora está a manutenção da frente ampla de apoios que ele conseguiu arregimentar ao longo da campanha fora do PT e dos tradicionais aliados de esquerda. Esse arco vai do líder sem teto Guilherme Boulos (PSOL) ao ex-presidente do Banco Central e
ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (União Brasil), passando pela senadora Simone Tebet (MDB), o PDT de Ciro Gomes e o deputado André Janones (Avante-MG), que se tornou o principal estrategista digital da campanha de Lula.
Apesar de ter prometido fazer um governo de
conciliação nacional, para além dos quadros do PT, Lula será obrigado a lidar com interesses e visões de mundo divergentes em vários aspectos. Na formação de seu ministério, o petista enfrentou dificuldades e dias tensos para conciliar os interesses e acomodar partidos que possam garantir a governabilidade no
Partidos como MDB, PSD e União Brasil, liderados por políticos tradicionais, ficaram com pastas importantes na Esplanada dos Ministérios. Lula distribuiu os 37 ministérios a nove partidos, que somam 262 deputados federais (51% da Câmara) e 45 senadores (55% do Senado). Embora nem todos os parlamentares desses partidos devam apoiar o governo, o certo é que Lula terá, a princípio, as condições de governabilidade.
O petista também impôs a Bolsonaro a inédita derrota de um presidente que concorria à reeleição no cargo. O atual ocupante do Planalto não conseguiu superar a alta rejeição (sempre em torno de 50% ao longo da campanha). A conquista do fundador e principal líder do PT ficou ainda maior porque ele superou um adversário impulsionado pela injeção de bilhões
A primeira vitória veio em 2002, superando José Serra (PSDB), seguida de reeleição contra o então tucano Geraldo Alckmin. A partir de 1 º de janeiro de 2023, Lula assume o terceiro mandato com o desafio de reestruturar uma economia, com inflação alta e o desafio de reequilibrar contas públicas sem abrir mão de benefícios sociais. Embora possa concorrer à reeleição em 2024, o petista já indicou que não pretende buscar o quarto mandato, o que pode ser um aceno para a chamada terceira via.
Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em Garanhuns (PE) em 27 de outubro de 1945. Aos sete anos, migrou com a família para Santos (SP). Trabalhou em indústrias de metalurgia e foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Liderou greves na região do ABC Paulista durante a ditadura militar e, em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).
Lula foi deputado federal por São Paulo (19871991) e disputou a Presidência da República por três vezes (1989, 1994 e 1998) até ser eleito (2002) e reeleito (2006). É considerado o presidente com maior aprovação popular da história do país. Os mandatos do petista foram marcados por crescimento econômico e ascensão social de boa parte da população.
Lula foi casado com Maria de Lourdes da Silva e com Marisa Letícia Lula da Silva, tendo ficado viúvo dos dois casamentos. Pai de cinco filhos, atualmente é casado com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja.
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho (PSB) nasceu em Pindamonhangaba (SP), em 7 de novembro de 1952. É médico anestesista e professor. Começou a carreira política em 1973, quando assumiu o cargo de vereador na cidade natal.
Entre 1977 e 1982, foi prefeito de Pindamonhangaba. Ele também assumiu mandatos de deputado estadual (1983-1987) e deputado federal (1987-1995). Alckmin foi governador de São Paulo por dois períodos: de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, sendo o político que por mais tempo comandou o governo paulista desde a redemocratização do Brasil.
Ele tentou a Presidência da República em 2006 e 2018, mas não chegou a ser eleito. Em março de 2022, migrou do PSDB para o PSB, para ser candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Lula.
Alckmin é casado desde 1979 com Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin, mais conhecida como Lu Alckmin. O casal teve três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz. Este último morreu em um acidente de helicóptero, em abril de 2015.
Prisão, reviravolta jurídica e combate à corrupção
Desafios além do PT e de aliados de esquerda
>> Petista assume a presidência da República pela terceira vez neste domingo, 1º de janeiro de 2023o P
Aposse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo, 1 º de janeiro de 2023, será um dia histórico e, para isso, foi preparada uma programação à altura. A posse acontece em Brasília, no Distrito Federal. A cerimônia oficial de posse do novo presidente e o Festival Brasil do Futuro – A Alegria Vai Tomar Posse, marcarão dia.
O Festival do Futuro acontece a partir das 11h do dia 1º de janeiro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A entrada é gratuita.
A cerimônia oficial de posse conta com uma série de eventos, a começar pelo tradicional desfile em carro
Duvido dos sentimentos de quem não guarda saudades da infância. Duvido. E eu conheço gente assim. E não são poucas. Triste que tenha sido a infância, o natural é que ela fique, inarredável, no mais fundo da alma. Eu não saberia viver agora, na velhice, sem minhas lembranças e recordações dessa “aurora da minha vida”, como canta o poeta das Primaveras.
Como se diz hoje em dia, é o porto seguro das minhas mais gratas emoções. O entretenimento do meu espírito, exausto das adversidades da vida. Poderia, pois, viver sem elas? Poderia não. E a elas me apego, nas horas vazias da minha vida. Assim é que estou sempre a falar da infância, entre saudades comovidas. Nela, é que vou catar os meus assuntos. Do todo dia.
A propósito, lembro o historiador conterrâneo meu Francisco Fausto Paula de Medeiros, que dizíamos, seus contemporâneos, simplesmente Faustinho. Foi presidente do Tribunal Superior do Trabalho. E não o enfeitiçou, como se diz, a vaidade do cargo: continuou aquele menino filho de seu Luiz Fausto, também historiador local. Este, a simplicidade em pessoa.
– Quem que, menino em Areia Branca, não sente saudade dos banhos salgados, na maré cheia, pelas horas da tarde, batida do vento nordeste? Perguntava-se, e nos perguntava, Faustinho, semblante saudoso. A meninada atirando-se às águas verdes da proa das barcaças. Os mais afoitos, e corajosos,
saltavam do topo do mastro dos iates, em repouso no cais.
Entre estes últimos, havia João de Vital, que ainda, sem medo do risco que corria, ornamentava os seus “voos” atléticos de cambalhotas incríveis. Era um espetáculo digno de ver. Se ainda vivo, onde andará João de Vital? Rapazola, mandouse para o Rio de Janeiro, e nunca voltou. Não estou certo se, na companhia dos pais, ou se foi sozinho. Faz tanto tempo.
Mas minha maior saudade vem é da casa da minha avó paterna, dona Joaquina Maria, e era na antiga Silva Jardim, hoje Francisco Ferreira Souto. O mais do dia eu passava no velho casarão: gostava de ver, no quintal, que dava o fundo para o chamado “beco do padre”, as aves domésticas e de voo. E havia o pé de cajarana, era o meu fedo. Meu mirante.
O quarto da frente, que abria para a sala de visitas, precedia o chamado quarto dos santos: o oratório de cedro, com os santos da devoção da minha vó, as paredes cobertas de quadros de outros santos. Ninguém passava diante deste, sem benzer-se, e ela, minha vó, até ajoelhava, apesar do reumatismo... Ela se aliviava passando nas pernas sebo de carneiro capado.
Tudo me traz agora uma saudade que me toma todo o ser, físico e mental, corpo e alma, com uma vontade inquieta de viver de novo os tempos da infância. – Eu era feliz, e não sabia –, como está na letra antiga do grande compositor Lupicínio Rodrigues. De novo, saberia eu viver, velho e desiludido de tudo e de todos, sem tais lembranças e recordações? Certo que não.
aberto em que o presidente eleito percorre a capital federal.
No Congresso, ele é recebido pelos presidentes da Câmara e do Senado para o ato que oficializa a posse presidencial. Então, seguemse um pronunciamento e a transmissão da faixa presidencial.
Depois disso, o presidente eleito encontra com autoridades internacionais e chefes de Estado. Estão confirmados:
Frank-Walter Steinmeier (presidente da Alemanha)
João Lourenço (presidente de Angola)
Alberto Fernández (presidente da Argentina)
Luis Arce (presidente da Bolívia)
José Maria Neves (presidente de Cabo Verde)
Gabriel Boric (presidente do Chile)
Gustavo Petro (presidente da Colômbia)
Rodrigo Chaves (presidente da Costa Rica)
Umaro Sissoco Embaló (presidente da Guiné-Bissau)
Marcelo Rebelo de Sousa (presidente de Portugal)
José Ramos-Horta (presidente de Timor Leste)
Local: Esplanada dos Ministérios
- 10h – Cortejo de Manifestações Populares
- 11h – Show “Show Brasília de Todos os Ritmos” (Palco Elza Soares)
* Direção Geral: Dorival Brandão
* Direção Musical: Alê Capone e Adriano Rocha - 12h30 – Show Kleber Lucas Convida (Palco Gal Costa)
* Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, MN MC e Sarah Renata - 14h20 – Desfile do presidente Lula em carro pela Esplanada
- 15h00 – Cerimônia de posse presidencial no Congresso Nacional - 15h50 – Show Juliano Maderada e Banda (Palco Gal Costa)
- 16h30 – Subida da rampa do Palácio do Planalto e cerimônia posterior
* A solenidade de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, no dia 1º de janeiro de 2023, terá início às 16h30, com a chegada de carro à rampa. O presidente e o vice, Geraldo Alckmin, acompanhados das esposas, Janja Lula da Silva e Lu Alckmin, sobem a rampa do Palácio.
presidente, o vice e as esposas seguem para a recepção aos chefes de Estado e de Governo no Palácio do Itamaraty, a partir das 19h30.
- 18h30 – Show “Futuro Ancestral” (Palco Elza Soares)
* Participações: Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood, Salgadinho e Gog.
- 19h40 – Show “Outra Vez Cantar” (Palco Gal Costa)
* Direção Musical: Daniel Ganjaman
* Participações: Alessandra Leão, Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre e Luê, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e Thalma de Freitas.
- 20h55 – Show “Amanhã vai ser outro dia” (Palco Elza Soares)
* Direção Musical: Itamar Assiere
* Participações: Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogéria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e Delacruz”.
- 22h50 – Show
BaianaSystem convida: (Palco Gal Costa)
* Margareth Menezes
- 00h10 – Show Gaby
Morre Pelé, hoje, 29 de dezembro de 2022, o maior jogador do mundo, em todos os tempos. Luto no futebol brasileiro. Guardo a frustração de nunca tê-lo visto jogar, e tive tantas oportunidades, morador do Rio de Janeiro. Depois, em Santos, São Paulo.
Destituído da postura de chefe de Estado, o presidente Bolsonaro recusa-se a transferir o governo ao presidente eleito, Lula. Fica muito feio. Significa isso um baita desrespeito à democracia. Ao estado democrático de direito.
É todo mundo reclamando dos preços dos alimentos e remédios. Um país de fome e de doenças. A isso, e muito mais, não se pode chamar de democracia. Empulhação nojenta. Que fazem os nossos homens de governo? Nem se movem.
Gosto de observar as lições de linguagem do mestre da cção brasileira, Graciliano Ramos. Presentes em quase toda a sua literatura de cção. Por exemplo, no romance São Bernardo. Ensina ele, o Velho Graça: escrever é ordem. Quis dizer, sintaxe. O que consiste na boa formulação dos elementos linguísticos: o texto com as palavras que o sentido requer, estabelecidas nos lugares convenientes, obedecida a regra. Pode-se a rmar que aí toda a arte de escrever, infelizmente descuidada por escritores medíocres, e abaixo disto. Diz outro mestre da língua e do estilo, Carlos Heitor Cony – o Brasil é um país de escritores analfabetos. Do meu lado, não lhe acho excesso. Está visto. En m, escrita moderna não quer a linguagem dos analfabetos, dos malandros, dos tropeiros, sem desmerecer estes últimos. Ora, escrever é arte e, como tal, exige aprendizado. Como toda arte. E mestre Graciliano Ramos aponta o caminho certeiro: escrever é ordem. Sintaxe. Boa formulação dos elementos linguísticos.
Em seguida, Lula, Janja, Alckmin e Lu se dirigem ao Parlatório para o discurso ao público na Praça dos Três Poderes. Ao final do discurso, o presidente e o vice se dirigem ao Salão Leste para cumprimentar os chefes de Estado e de Governo, além de demais autoridades estrangeiras de alto nível. Após os cumprimentos, a partir das 18h, Lula segue ao Salão Nobre para dar a posse aos ministros e ministras de Estado. Em seguida, o presidente, o vice, as respectivas esposas, e os ministros e ministras seguem para o Salão Oeste para a foto oficial. A cerimônia encerrase com a foto oficial.
Terminada a cerimônia no Palácio do Planalto, o
Amarantos Convida: (Palco Elza Soares)
* Aíla, Kâe Guajajara e Jaloo
- 1h10 – Show Duda Beat convida (Palco Gal Costa)
* Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra
- 2h10 – Show Pabllo Vittar Convida (Palco Elza Soares)
* Lukinhas e Urias
- 3h10 – Valesca Popozuda convida (Palco Gal Costa)
* MC Marks e Mc Rahell
- Ao longo de todo o evento
* Feira Gastronômica, com apresentações de Som na Rural e Kombinado
Posse conta com uma série de eventos, a começar pelo tradicional desfile em carro abertoPalácio do Planalto receberá Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo, 1º de janeiro de 2022 José Cruz - Agência Brasil aristida603@hotmail.com
A gestão acadêmica do Hospital da Mulher Parteira Maira Correia ficará a cargo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A Universidade também vai colaborar com a parte administrativa, já que o local também será dedicado à formação profissional, colaborando para diminuir a escassez de trabalhadores do setor.
A reitora da UERN, Cicília Maia, destacou a importância da unidade hospitalar para toda população da região, polarizada pelo município de Mossoró. Disse ainda que a instalação do hospital focado nas mulheres é de extrema relevância para todo o Rio Grande do Norte.
“Esse é um marco não só para a UERN, mas para toda a população dessa região. Uma obra impactante, de um hospital que já nasce grande não só pelo seu tamanho físico, mas pela sua missão de alinhar o atendimento de saúde com o acolhimento de mães e crianças, de mãos dadas com a formação de profissionais”, pontuou.
O ambulatório do Hos-
pital da Mulher contará com a inserção de todos os residentes da UERN, e dos alunos de graduação, segundo informa a Diretora de Gestão Acadêmica Hospitalar da Uern, Hosana Mirelle. Ela informa que neste primeiro momento, irão atuar os alunos de Enfermagem e Medicina. “Na medida em que os serviços do Hospital forem sendo liberados, serão inseridos alunos de outros cursos da Universidade, como Biologia, Química, Serviço Social”, informa.
A Carta de Serviços do hospital – documento que guia as operações do serviço – foi produzida por um Grupo de Trabalho formado por técnicos do Governo Cidadão e da Sesap com a colaboração de universidades parceiras como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), UERN e Universidade Federal do RN (UFRN).
“Esse hospital pretende mudar a realidade da saúde materno-infantil do Estado do RN”, disse a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Lyane Ramalho.
OHospital da Mulher Parteira Maria Correia (HMPMC) vai iniciar os atendimentos ambulatoriais nesta segundafeira (2), primeiro dia útil de 2023. O hospital é focado em gestação de alto risco, urgência obstétrica e ginecológica, cuidados neonatais, assistências cirúrgicas neonatal e ginecológica, apoio diagnóstico por imagem, laboratorial clínico e de pesquisa e banco de leite.
A unidade foi inaugurada na última quinta-feira (29) pela governadora Fátima Bezerra, em cerimônia realizada no espaço localizado ao lado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no bairro Costa e Silva.
“Esse é um momento de muita alegria para Mossoró, para o Oeste e para todo o Rio Grande do Norte. É gratificante demais entregar essa obra, agradeço a todos que tiveram espírito público e trabalharam bastante para isso”, comemorou a governadora Fátima Bezerra.
De acordo com o executivo estadual, a gestão do hospital será feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a UERN. Segundo a pasta estadual, a etapa inicial de funcionamento da unidade materno-infan-
til contará com serviços de atendimento às vítimas de violências, pré-natal de alto risco, ambulatório trans, mastologia, ultrassonografia, cardiopediatria e follow-up (cuidado do prematuro de risco após a alta hospitalar).
A unidade é projetada para ser a maior da rede estadual de saúde pública do Rio Grande do Norte, elevando a um novo patamar o atendimento materno-infantil nas regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu. Na solenidade de inauguração do HMPMC, o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, destacou a importância do novo equipamento para a saúde pública em todo o território potiguar.
“É com muita alegria que inauguramos uma obra desse porte, um complexo de saúde integrado que vai atender toda a região. Esse é o coroamento do processo de recuperação do SUS no Rio Grande do Norte que começamos em 2019”, enfatizou o titular da Sesap.
O Hospital da Mulher conta com números superlativos. O prédio central está dividido em quatro andares. Em espaço físico são 15 mil m² em área construída. A estimativa é que 20 mil atendimentos anuais
sejam realizados quando o hospital estiver com funcionamento total, recebendo pacientes de mais de 60 municípios. O terreno, que soma 36 mil m ² , terá quase 200 vagas de estacionamento.
A unidade hospitalar será comprometida com o atendimento humanizado e com a formação profissional, e a previsão é que até o primeiro semestre de 2023 esteja atendendo em sua totalidade.
“Vamos desenvolver um atendimento humanizado, acolhendo as mulheres e as pessoas com útero. Vamos oferecer um serviço de qualidade e enfrentar os desafios da melhor maneira possível”, afirma a diretora geral do Hospital da Mulher, Elenimar Costa Bezerra.
A obra foi construída pelo Governo do Rio Grande do Norte, em terreno cedido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e com recursos do Banco Mundial. O Hospital da Mulher em Mossoró conta com investimentos na ordem de R$ 134 milhões.
Os recursos estaduais aplicados na nova unidade especializada em saúde feminina foram garantidos
pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, por meio do Projeto Governo Cidadão e da Sesap, com fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN).
“Como cidadão mossoroense, minha satisfação é duplicada em entregar este hospital que vai trazer para as mulheres do interior do estado um tratamento de ponta na área da saúde”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura e Coordenador do Governo Cidadão, Gustavo Coêlho, referindose aos mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade que o hospital colocará à disposição da população potiguar.
A obra física tem um custo de R$ 89,5 milhões, enquanto as licitações para compra de equipamentos, mobiliários e veículos para a unidade somaram cerca de R$ 45 milhões. Todas as licitações contaram com consultas públicas para dar transparência e promover uma ampla concorrência entre empresas do ramo hospitalar. Além disso, foram amparadas pelas Diretrizes de Aquisições do Banco Mundial e por análises das áreas técnica e jurídica do Projeto Governo Cidadão.
A etapa inicial de funcionamento do hospital conta com serviços de atendimento às vítimas de violências, pré-natal de alto risco, ambulatório trans, mastologia, ultrassonografia, cardiopediatria e follow-upSandro Menezes Maior unidade da rede estadual foi inaugurada na quinta-feira (29)
UERN fará gestão acadêmica e colaborará com a parte administrativa
Tanto o comércio de rua como os shoppings e supermercados funcionarão em horário reduzido neste sábado, 31
Amin A CostA Da redaçãoOfim de ano é sempre um período de expectativa para o comércio local, que vê neste período um aumento considerável das vendas. Desde a semana passada, tanto o comércio de rua quanto os shoppings e galerias estão com movimentação acima da média registrada em outros períodos do ano. Nesta última semana, aqueles que não fizeram as suas compras de fim de ano enfrentaram filas e lojas cheias.
Os que deixaram as compras para última hora precisam estar atentos com os horários do comércio local, já que ele funcionará de forma diferenciada neste sábado, 31, e domingo, 1 º de janeiro. As lojas do centro abrem às 8h e fecham às 14h, conforme informações repassadas pelo Sindicato dos Empregados do Comércio de Mossoró (SECOM).
Dessa forma, o horário estendido de fim de ano, adotado nas últimas duas semanas, não valerá para este sábado e domingo. Além disso, todas as lojas do centro da cidade estarão fechadas no domingo, 1º de janeiro, conforme previsto na Convenção Coletiva assinada por empresários e sindicato de que no Natal, Ano Novo e no Dia do Trabalhador todas as lojas permanecem fechadas.
O Partage Shopping Mossoró também funciona com horário diferenciado
neste fim de 2022 e início de 2023. “Neste sábado, véspera para o Ano Novo. o shopping funcionará com lojas, lazer e praça de alimentação das 10h às 16h e o cinema estará fechado.
No dia 1 º de janeiro de 2023, o Partage Mossoró não abrirá em nenhuma das suas operações. Para saber todos os detalhes e quais horários de funcionamento de lojas, cinemas e
entretenimento, basta acessar as redes sociais do Partage Mossoró”, informa a assessoria do local.
No Oitava Rosado Mall, o horário de funcionamento é semelhante ao Partage.
CAtedrAl de sAntA luziA
Ano Novo – dia 31 – às 19h
Missa Solene Maria Mãe de Deus – 01/01/2023 – 6h,9h,11h e às 19h
mAtriz dA PAróquiA são José
Ano Novo – dia 31 – 18h
Missa Solene Maria Mãe de Deus – 01/01/2023 – às 16h
mAtriz dA PAróquiA de são mAnoel
Ano Novo – dia 31 – 19h30
Missa Solene Maria Mãe de Deus – 01/01/2023 – às 17h
mAtriz dA PAróquiA menino Jesus
Ano Novo – dia 31 – às 7h
Missa Solene Maria Mãe de Deus – 01/01/2023 – às 9h
mAtriz dA PAróquiA nossA senHorA de FátimA
Ano Novo – dia 31 – às 19h
Missa Solene Maria Mãe de Deus – 01/01/2023 – às 9h e 19h
Conforme comunicado divulgado nas redes sociais, as lojas e a praça de alimentação funcionam das 10h às 16h neste sábado.
Já a Smart Fit abre às 8h e fecha às 14h. No domingo,
mAtriz dA PAróquiA de são João bAtistA Missa Solene Maria Mãe de Deus – 01/01/2023 – às 19h
1 º de janeiro, o local fica totalmente fechado.
Quem deseja fazer compras em hipermercados e supermercados da cidade também deve ter atenção quanto ao horário de funcionamento. Neste sábado, esses locais ficarão abertos até as 19h, enquanto que no domingo, supermercados e hipermercados não abrem em nenhum horário.
Desde essa sexta-feira, 30, não está ocorrendo expediente bancário nas agências de todo o país. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) decidiu que as agências não seriam abertas para atendimento ao público. No entanto, as pessoas que ainda desejam fazer apostas para a Mega da Virada podem se dirigir a uma lotérica, que funciona até as 17h.
Em relação às transações bancárias, a população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.
De acordo com a Febraban, os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. No dia 2 de janeiro (segunda-feira), os bancos voltam ao expediente normal.
mAtriz dA PAróquiA de nossA senHorA dA ConCeição Ano Novo – dia 31 – às 19h
Missa Solene Maria Mãe de Deus – 01/01/2023 – às 19h
mAtriz dA PAróquiA de são PAulo Ano Novo – dia 31 – às 19h
Missa Solene Maria Mãe de Deus – 01/01/2023 – às 17h
mAtriz dA PAróquiA sAgrAdA FAmíliA – Vingt-rosAdo Ano Novo – dia 31 – às 19h – Capela de Nossa Senhora das Graças Missa Solene Maria Mãe de Deus – 01/01/2023 – 17h
sAntuário de sAntA ClArA – dom JAime CâmArA
Ano Novo – dia 31 – às 17h
Missa Solene Maria Mãe de Deus – 01/01/2023 – às 17h
“Elevar-se à frequência dos milagres é vibrar o amor, a confiança, a alegria e a pureza que somos”. Passei horas pensando na pauta da última coluna de 2022. É sempre assim. Findou que esse ano mudou tudo. E... quer saber? O desejo para cada um de vocês, amigos e leitores é um só: SAÚDE. Aqui, desta página Gente de Fato, agradeço ao meu diretor Cesar Santos por mais um ano juntos. Aos que fazem este jornal, muito grata pela paciência, carinho e respeito pela minha coluna, que não é minha, é nossa, é do leitor De Fato. Amanhã começa tudo de novo. Força e fé. Em Deus, em Jesus Misericordioso.
Apagam velinhas hoje: Sanara Costa, David Evangelista, Jenny Kelly, Cláudio Montenegro, Silvestre Fernandes de Paiva, Júlia Rezende Melo e Fábia Soares. E amanhã, dia 1º de janeiro, antecipamos os votos de feliz aniversário para Edna Rolim, Ana Maria Morais Costa, Francisco Lázaro Campos, José de Deus Barbosa Filho, Mariely Santos e Mariany Thais. Saúde, paz e prosperidade.
Recebi alguns convites para a noite de Réveillon. Queria agradecer a todos. É com muito orgulho que percebo o grau de importância de ser lembrada pelos amigos. Ano passado, estivemos na serra amada de Martins. Este ano, no Planeta Água, Hotel Thermas de Mossoró. Na graça de Deus, ao lado da família. Que possamos multiplicar os abraços que não demos em 2022. Pode chegar, 2023.
Quem me conhece sabe. Sou devota de Nossa Senhora da Conceição. Rezo diariamente o terço da Misericórdia, às 15h, pela Canção Nova com Daniela Miranda, uma missionária vocacionada. Algumas vezes, rezo também às 3h da madrugada. Que pela SUA dolorosa paixão, Nosso Senhor Jesus Cristo tenha piedade de nós e do mundo inteiro.
Agradecer sempre. A gratidão é uma nobre virtude. Aos que escrevem conosco a Revista Presença, nosso muito obrigada: Fabrícia Linhares, Ana Brownie, Aluísio Barros, André Dias, Carlos Augusto Araújo, Claudia Guimarães, Cintia Fragoso Ramos, Charles Paiva, Chris Alves, Diego Nunes, Edielson Soares, Eduardo Batbuta, Fabiano Maximino, Fátima Carlos, Georgiano Azevedo, Gledson Dias, Jean Custo, João Paulo Sampaio, Leonardo Bezerra, Lílian Martins, Lisboa Batista, Lisboa Rego, Lúcia Rocha, Luciano Praxedes, Marcos Araújo, Ney Robson, Nilo Amâncio, Suzana Goreth, Tereza Emanuelle, Tica Soares, Toinho Silveira e Welma Menezes. Até janeiro, meus amores!
Meus amores Tica soares e Wandilson Ramalho, em nome dessas duas pessoas que inspiram pelo amor e generosidade abraço a todos os colegas de mídias. Que em 2023 possamos ser sempre PREsENÇa de afeto e harmonia na vida um do outro.
Ela conquistou vários podiuns em 2022. Pela excelência de seus serviços. Daqui para a serra de são Miguel, desejamos à chef Noelma coelho e a toda a família confitado Restaurante, um 2023 pleno de mais vitórias!
a noiva do ano. ana Brownie. com o amor da sua vida, João Victor. sob as bênçãos de Padre Robério. Feliz ano Novo, Parabéns, aninha e João, felicidades!
Nos alpendres de Tibau começa, a partir de hoje, o veraneio. Respeitem o coletivo. Não, não estamos livres da Covid. Ainda. Será sempre uma sombra, principalmente para quem não tomou vacinas. É claro que o cardápio principal será a política norte-rio- grandense. Quem foi, quem ficou. Quem vai entrar, quem cai fora...
Assim como aconteceu ao longo do último ano, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deve colher ainda mais frutos em 2023. Uma instituição socialmente referenciada, inclusiva e includente que se propõe a transformar vidas e mudar realidades terá inúmeros desafios e, certamente, conquistas para continuar proporcionando ensino, pesquisa e extensão de qualidade à sociedade.
Depois de 53 anos de fundação, foi somente em 2022 que a Instituição pôde vivenciar sua tão sonhada autonomia financeira e patrimonial. Ainda era 29 de dezembro de 2021 quando a governadora Fátima Bezerra sancionou, numa solenidade no pátio da Reitoria, a lei que determinou que a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), entidade mantenedora da Uern, passasse a ter autonomia plena em relação à gestão financeira, pedagógica e administrativa.
Dessa forma, a Uern passou a ser a segunda instituição estadual de ensino superior do Nordeste a conquistar a autonomia plena.
Foi a partir daí que outro importante feito pôde ser alcançado. O Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), há muito tempo almejado por centenas de servidores chegou, também por meio de lei, para valorizar as categorias de técnicos e professores e, consequentemente, melhorar o serviço público ofertado pela Universidade.
Para a reitora Cicília Maia, o ano de 2022 foi muito significativo para a Universidade.
“Foi um ano de muitos desafios sim, mas também um ano de muitas conquistas, realizações e aprendizado. Em dezembro do ano passado, a Uern conquistou sua tão esperada autonomia financeira e, durante todo esse ano, começamos a viver essa autonomia, a entender como ela funciona e seus impactos e responsabilidades”, comentou.
O vice-reitor Chico Dantas destacou que a implantação do Plano de Cargos “garante a segurança de uma carreira para técnicos e docentes e que, já na sua implantação, é possível ver uma melhoria significativa no salário. Para 2023 temos o desafio de aprovar a lei que prevê a conclusão da implantação do plano docente, cuja previsão de conclusão é janeiro de 2024.
A autonomia também proporcionou o planejamento de ações e algumas mudanças já podem ser vistas na nossa estrutura física, estrutura tecnológica, novos programas de assistência estudantil e o orçamento participativo.
“Tudo isso é também fruto do diálogo permanente com as unidades acadêmicas e administrativas, com os segmentos através de seus órgãos representativos e dos fóruns de diretores e chefes”, complementou a reitora.
A Uern ganhou também em 2022 o reforço de aproximadamente 130 professores e 200 técnicos de nível médio e superior para atuar nos setores administrativos e acadêmicos, que compreendem 62 cursos (57 cursos presenciais e 5 a distância). As convocações foram a partir do concurso público de 2016 - ainda em validade - e de processos seletivos para contratações temporárias realizados no último ano.
Com a atuação da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), a Uern ampliou sua atuação em território potiguar e passou a contar com 15 polos de apoio presencial (Mossoró, Assú, Caraúbas, Grossos, Guamaré, João Câmara, Natal, Luís Gomes, Patu, Marcelino Vieira, Apodi, Martins, São Gonçalo do Amarante, Currais Novos e Parnamirim) para os diversos cursos que são ofertados remotamente a mais de 850 alunos.
Depois de 20 anos de existência, a Uern Natal ganhou um prédio novo com estrutura para estacionamento e três pavimentos com 20 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratórios e salas de professores. Melhoria
para os cursos de Direito, Turismo, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia e Ciências da Religião e cerca de mil estudantes.
Aprovado em julho pelo Conselho Diretor, o Orçamento Participativo tem como objetivo central fortalecer os princípios democráticos de cogestão da comunidade universitária e garantir transparência, inclusão, efetividade, resultados, diversidades e particularidades setoriais/locais. O instrumento possibilitará à comunidade acadêmica participar ativamente na definição das prioridades e na aplicação dos recursos, respeitando os limites orçamentários disponíveis.
Aprovado pelo mesmo Conselho, em 1 º de setembro, o novo organograma da Uern é considerado um marco na modernização e transparência da instituição.
Entre os principais avanços, o documento traz, de forma transparente, além do quantitativo dos cargos comissionados e funções gratificadas da Fuern, as atribuições de cada cargo ou função
>> Em 2022, a Instituição vivenciou os primeiros meses da sua autonomia financeira que proporcionou, entre outros, implementar o plano de cargos dos seus servidores e fazer investimentos
diversidades relacionadas a gênero e sexualidade, à tradição das culturas, etnia, refúgio e migrações, bem como da promoção de ações que possibilitem a reversão do cenário de discriminação das populações.
Ainda em fevereiro, a Universidade conquistou sua quinta patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Desta vez, como cotitular ao lado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A patente de invenção é de autoria do professor do departamento de Química da Uern (Campus Mossoró), Carlos Henrique Catunda Pinto, e os professores Ana Clea Marinho Miranda Catunda; Renata Martins Braga; Dulce Maria de Araújo Melo e Marcus Antônio de Freitas Melo (Ufrn). O estudo é intitulado “Amostrador passivo, processo para a obtenção do biosorvente de poluentes atmosféricos e seu uso”.
Trata-se de um dispositivo para monitoramento de poluentes atmosféricos em ambientes abertos e fechado s. O estudo desenvolveu um processo de tratamento de biosorvente a partir da fibra da planta Sumauma para torná-la mais capacitiva para absorver produtos orgânicos. O objetivo é limpar as impurezas presentes na estrutura e poros da fibra e melhorar a sua capacidade de sorção de produtos orgânicos presentes no ar atmosférico.
prevista no organograma. Além disso, objetiva modernizar e descentralizar as estruturas organizacionais, realizando progressões em algumas funções já existentes e incluindo outras, como de setores, de departamentos, de diretorias, de secretarias, de assessorias e de ouvidorias nos campi.
Na área da saúde, a Universidade seguiu sendo protagonista na vacinação contra o coronavírus, papel que já desempenhava desde a época mais aguda da pandemia. Inclusive, foi montada uma sala de multivacinação na Faculdade de Enfermagem (Faen) com atendimento em horário estendido para contemplar o maior número de pessoas possível.
Ao longo de 2022 a Uern estreitou a ligação com a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SesapRN) em relação ao Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. Além de ceder o terreno para a construção, a Instituição ficará responsável pela gestão acadêmica do maior equipamento de saúde do Estado.
São 168 leitos, sendo mais de 40 de UTI, no que será o maior equipamento de saúde do Estado, que será referência no atendimento materno-infantil não só para o Nordeste, mas para todo o Brasil. A previsão é que até o meio do ano de 2023, a estrutura esteja em seu funcionamento pleno.
No tocante às relações institucionais, a Uern conquistou importante espaço na Associação Brasileira das Reitoras e dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Em setembro, a reitora Cicília Maia foi empossada como membro titular do Conselho Deliberativo da Associação.
Em novembro, a Uern reforçou sua atuação na promoção da igualdade ao criar a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), cuja missão é tratar dos procedimentos de heteroidentificação para o acesso às cotas étnico-raciais; acompanhar estudantes cotistas; realizar ações e mobilização da comunidade universitária e sociedade em geral para a convivência cidadã com as
Para dar mais transparência aos atos institucionais, o Jornal Oficial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Jouern) passou, a partir de junho, a ser diário, com publicações de terça a sábado, no início da manhã, no www. portal.uern.br.
Fechando 2022 com chave de ouro, a Uern foi uma das instituições de ensino do país certificadas com o Selo ODS Educação. O Selo ODS é uma iniciativa que certifica instituições de ensino superior responsáveis por ações efetivas para o alcance das metas da Agenda 2030.
Criada em 2015 após acordo firmado pelos estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda consiste em um plano de ação global que reúne metas e objetivos de desenvolvimento sustentável para erradicar a pobreza e promover vida digna a todas as pessoas.
Em tão pouco tempo, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte superou desafios e obteve muitas conquistas. A expectativa é de que 2023 seja ainda melhor.
ORio Grande do Norte registrou em novembro um saldo positivo de 1.855 postos formais de trabalho e contribuiu para a Região Nordeste se destacar nacionalmente no quesito geração de empregos. O estado conta atualmente com um estoque formal de 463.933 empregos e o setor da economia que mais se destacou em novembro foi o do comércio, com um saldo de 1.110 novos postos.
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência e fazem parte do Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O Caged serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho e, desta forma, subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.
Segundo o cadastro, das 27 Unidades da Federação, 22 registraram em novembro resultado positivo na geração de empregos.
mostram que o país acumula, entre janeiro e novembro de 2022, um saldo de mais de 2,4 milhões de empregos gerados (2.466.377). De jul ho de 2020 a novembro de 2022 (período de retomada do emprego formal) foi registrada em todo o país a criação de mais de 6,45 milhões de empregos (6.450.256).
Vale destacar que o saldo foi positivo em todos os meses deste ano, o que comprova a retomada da economia brasileira e a geração de oportunidades para os trabalhadores ao longo deste ano. No acumulado dos onze meses, todos os cinco setores e as 27 Unidades da Federação tiveram resultado positivo. Com isso, o país ultrapassou em novembro a marca de 43 milhões de empregos formais registrados no Caged (43.144.732), o que representa uma nova quebra do recorde histórico.
O setor de serviços foi o grande destaque de 2022, com mais de 1,36 milhão de novos postos de trabalho gerados (1.362.825), seguido pela indústria, com mais de 366 mil novos empregos criados entre janeiro e novembro (366.742).
Região Nordeste teve saldo positivo de mais de 29 mil novas vagas formais de trabalho no períodoCaRtEiRa assiNada Instagram e Facebook @colunistajeanrodrigues Cedida
Na reta final para encerrar 2022, o casal Marcelo Bento e Neide Carlos reuniu chiques & famosos na noite de quinta-feira, 29, para comemorar 12 anos da revista Acontece, com festa linda nos salões do Requinte Buffet com cerimonial Anninha da Mata e decoração Master Produções e Eventos.
A edição de dezembro/2022 da Acontece traz na capa a Irmã Zelândia, grande homenageada da noite de 12 anos da revista. Na ocasião, Marcelo Bento e Neide Carlos, também, homenagearam personalidades que foram destaque nas últimas edições da revista: Dr. Ellano Medeiros, Rivelino Câmara (Prefeito de Patu) e Adriano Capobianco (Diretor Grupo Partage).
No último quadro Por Dentro da Moda de 2022, que foi ao ar na quinta-feira, 29, na TCM Telecom, rolou desfile com dicas de looks para o Réveillon 2023 apresentando peças Lilov e Jefferson Empório, joias SCarlos e sandálias Arezzo, e beleza da equipe Bellaria.
O Hotel Thermas preparou um superevento para brindar a chegada de 2023. É o Réveillon das Águas, hoje, com estrutura moderna para melhor atender hóspedes e visitantes, open bar, open food, show com a banda Mastruz com Leite, Segundo Sanfoneiro e Beat With Sax. Bom demais!
Sem muitos arrodeios, aqui fica o nosso agradecimento a todos que nos acompanharam em 2022, e que o ano que se aproxima seja de muita saúde, paz, amor e sucesso! Conto com vocês!
No primeiro dia de 2023 vai rolar muita ferveção na Arena Tibau com superatrações: João Gomes, Tarcísio, Felipe Amorim e Coyote. Vamos todos!
Na passarela do programa Entre no Clima, registramos New Faces revelados no Tráfego Look 2022: Lucas Silva, Fábio Roberto, Bia Neres, Luyziane Oliveira, Gabi França, Thauane França, Maely Jácome e Rose Pereira. Todos ganharam presentes da Lilov, Jefferson Empório, Padaria Artesanal 2001 e TCM. Em clima de confraternização!
Fim e começo de ano.
Épocas predominantemente marcadas por ocasiões alegres, como o réveillon e férias escolares, muitas vezes acabam se tornando momentos negativos, pois, nesses períodos, geralmente, ocorrem os aumentos dos chamados crimes patrimoniais, em que os bandidos se aproveitam dessas situações festivas e de viagens para poderem agir.
A onda de crimes contra o patrimônio assola todo o país. O estado do Rio Grande do Norte também sofre com essa problemática. Para se ter uma ideia, entre 2020 e 2021, mais de 2.800 roubos a casas e mais de 2.600 roubos a estabelecimentos foram registrados em todo o território potiguar, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022.
Foi o que aconteceu com um microempresário de 32 anos de idade, que tem uma loja de roupas masculina em Mossoró. Ele, que por ques-
tão de segurança pediu para ter a identidade preservada, conta que teve o comércio alvo de ladrões em dezembro de 2021. “Estava no horário de almoço sozinho na loja, com ela aberta, quando dois homens entraram e foram logo dizendo que era um assalto”, relatou.
“Eles levaram algumas peças de roupa e um dinheiro que tinha no caixa, pois como era final de ano estávamos com um bom movimento nas vendas”, contou, dizendo que a Polícia Militar ainda foi acionada, mas que ninguém foi preso e nem nada recuperado. Mas, além dos roubos a comércios e residências, os crimes patrimoniais também incluem assaltos a transeuntes.
Somente no Rio Grande do Norte, foram mais de 23 mil casos notificados pelas autoridades públicas entre os anos de 2020 e de 2021, também conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, lançado em agosto deste ano pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O aumento de roubos a comércios no Rio Grande do Norte entre 2020 e 2021 foi bem maior do que os praticados contra residências. Os números são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, disponibilizado no segundo semestre deste ano pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
A publicação mostra que crimes patrimoniais contra casas no estado potiguar entre os dois anos analisados cresceram 12%, enquanto que delitos envolvendo estabelecimentos subiram 73%. O levantamento mostra que foram 2.654 roubos a comércios no RN entre 2020 e 2021.
Com 967 ocorrências no primeiro ano pesquisado e outras 1.687 no segundo, o comparativo dá conta de um aumento de 73,1%, ou seja, 720 crimes a mais. Já com relação aos casos
de assaltos a imóveis residenciais, foram 2.849 notificações nestes dois anos no RN, sendo 1.338 em 2020 e 1.511 em 2021.
O comparativo aponta um aumento de 12,1% ou 173 ocorrências a mais. Uma aposentada de 59 anos residente em Mossoró passou pela experiência de ter a casa alvo de criminosos. Ela disse que os familiares tinham ido passar o fim de semana em uma praia próxima e ela ficou na casa com um neto que estava se preparando para fazer umas provas para entrar em uma faculdade.
“Estávamos já dormindo quando escutei um barulho durante a madrugada. Quando cheguei à cozinha, o pega-ladrão da janela estava com uma parte danificada, mas já não tinha ninguém lá. Acredito que os ladrões se assustaram com os latidos do cachorro”, lembra ela.
Além dos roubos a comércios e residências, os crimes patrimoniais também incluem assaltos a transeuntes. Mais de 23 mil delitos desse tipo foram registrados no Rio Grande do Norte entre 2020 e 2021. Os dados também são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, divulgado em agosto deste ano pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
De acordo com a publicação, foram exatos 23.053 assaltos praticados contra transeuntes no estado potiguar nestes dois anos levantados. Especialistas explicam que roubo a transeunte é quando um cidadão tem algum bem subtraído, com uso de violência ou ameaça, enquanto transita em vias públicas. Provavelmente, você já foi alvo desse tipo de crime ou pelo menos conhece alguém que tenha sido.
Somente em 2020, foram 11.798 roubos a transeuntes no RN, contra 11.255 casos desses em 2021. Apesar de serem números consideráveis, o comparativo mostra uma pequena redução de 5,3% de um ano para o outro, ou seja, 543 ocorrências a menos. Para especialistas, esses chamados crimes patrimoniais, sobretudo os roubos, têm um efeito muito decisivo sobre a sensação de segurança da população. “Neste sentido, as políticas públicas, incluindo não apenas a atuação policial, mas também a participação das instituições financeiras, devem ser realizadas com as devidas especificidades, de forma a incidir nas principais dinâmicas criminais, sejam elas conhecidas ou novas, que tanto prejuízo e medo trazem à sociedade brasileira”, observa trecho do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (SESED/RN) disponibiliza no site oficial uma série de dicas de prevenção a roubos diversos. As orientações incluem recomendações de segurança em casa, no comércio e em vias públicas, dentre outros ambientes.
Para os transeuntes, as orientações incluem medidas como evitar exibir objetos de valor como relógios, pulseiras, colares e outros pertences, além de evitar transitar por locais não iluminados e não trafegar com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito de forma desnecessária. “Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil
perceber a aproximação de um veículo suspeito”, traz as recomendações.
Para a prevenção de roubos a residências e comércios, as dicas dos especialistas incluem reforçar a segurança dos imóveis com câmeras de monitoramento e outras tecnologias, além de ter cuidado a presença de pessoas em atitude suspeitas próximo da casa. “Ao retornar, notando algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas, etc.), não entre em casa, chame a polícia”, orienta a Sesed.
Durante viagens, como em períodos de férias, as dicas de segurança incluem ações como evitar ostentar objetos de valor; cuidado com grande fluxo de pessoas; e evitar deixar pertences longe do campo de visão.
de 23 mil roubos a transeuntes de 2020 e 2021
>> Crimes como roubos a residências, comércios e transeuntes, tendem a crescer em períodos como fim e começo de ano, com réveillon e férias
Pode-se afirmar que a temporada 2022 foi boa para o Potiguar. Dentro da estrutura disponível, com investimentos modestos, o clube não tem do que reclamar considerando os resultados obtidos no campo. Mas fora das quatro linhas, nada andou sobre o projeto do tão sonhado Centro de Treinamento. As expectativas levantadas pela própria diretoria de, pelo menos, iniciar os trabalhos básicos caíram por terra.
Neste ano de 2022, o Potiguar só teve o Campeonato Estadual em disputa em âmbito profissional, pois não conseguiu acesso ao Campeonato Brasileiro. A equipe começou mal a competição, mas depois foi se ajeitando mesmo enfren -
O ano de 2022 terminou com o Brasil sem o hexacampeonato mundial e assistindo ao show da Argentina de Messi e Cia na Copa do Qatar. O mundo também se despediu do Rei do futebol, Pelé, vítima de um câncer.
A Copa do Mundo do Catar representou a consagração para o craque argentino, Messi, que ergueu a taça mais cobiçada entre os futebolistas em sua quinta
tentativa e definiu seu legado no torneio que é o Santo Graal do futebol mundial.
A Argentina perdeu na estreia para Arábia Saudita, mas encontrou o prumo e, comandada por Messi a “Seleção do Tango” venceu a Copa após eliminar a França nos pênaltis, depois de empate no tempo normal (2x2) e na programação (1x1). Uma final que ficará marcada na história das Co-
O futebol brasileiro em 2022, como nos anos anteriores, foi dominado por Flamengo e Palmeiras. O clube carioca ganhou dois títulos, e o time paulista ergueu três troféus. O primeiro teve de corrigir seu rumo com troca de técnico para voltar às conquistas, enquanto que o segundo fez uma temporada consistente sob o comando do português Abel Ferreira. No Catar, a seleção brasileira fracassou mais uma vez em uma Copa do Mundo.
O Palmeiras abriu o ano com o vice do Mundial de Clubes, mas depois empilhou troféus. Ganhou a Recopa Sul-Americana em cima do Athletico-PR, foi campeão paulista com uma goleada histórica de 4 a 0
na finalíssima diante do São Paulo e depois terminou o ano com o título nacional mais importante, o do Brasileirão.
A conquista, garantida com o protagonismo do meio-campista Gustavo Scarpa, fez o time alviverde ampliar a sua hegemonia no País, uma vez que o Palmeiras tornou-se hendecacampeão. Com 11 títulos, é o maior campeão nacional atualmente.
O Flamengo fez um primeiro semestre ruim, com turbulência e crise derivados dos fracassos na Supercopa do Brasil, título que perdeu para o Atlético Mineiro, e no Campeonato Carioca, cujo título ficou com o rival Fluminense.
Sob forte pressão, o português Paulo Sousa foi
da
Tal posição no Estadual
pas pela atuação das equipes e pelo volume de gols.
soNHo adiado Havia muita expectativa em relação ao desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar. Tite havia tido um ciclo inteiro para implementar suas ideias e a campanha nas Eliminatórias, além do peso histórico da camisa verde e amarela, indicava que o Brasil era um dos favoritos, senão o principal, a conquistar o Mundial do Oriente Médio.
Ocorre que uma série de erros tirou da seleção brasi-
demitido e a diretoria trouxe Dorival Júnior para seu lugar. O treinador fez o básico bem-feito, com poucos ajustes, o principal deles a entrada de Pedro entre os titulares para comandar o ataque, e foi bem-sucedido com um segundo semestre quase que irretocável.
O Flamengo deslanchou, foi derrubando adversários até chegar às finais da Copa do Brasil e da Libertadores. Houve drama e dificuldade para ganhar os dois títulos, mas, no fim, o time rubro-negro sorriu, com vitória nos pênaltis sobre o Corinthians no Maracanã após 0 a 0 e 1 a 1 e triunfo por 1 a 0 sobre o Athletico-PR em Guayaquil, no Equador.
Segundo torneio mais importante do continente, a Sul-Americana escapou do São Paulo, que foi derrotado na final para o Independiente del Valle, do Equador, por 2 a 0, e se despediu da temporada com dois vices e sem taça.
leira o sonho do hexa. Pela quinta vez consecutiva, o Brasil foi eliminado para um rival europeu em uma Copa do Mundo. O algoz da vez foi a Croácia, nas quartas de final, com revés nos pênaltis. Neymar deixou a equipe perto da vitória com um golaço na prorrogação, mas os croatas empataram a quatro minutos do fim aproveitando falha e desatenção do time de Tite, que havia se lançado no ataque com sete jogadores.
O maior atleta do século
na fase eliminatória da Copa do Nordeste, o que significa dizer que, o Potiguar voltará a disputar competição regional e nacional, tendo assim calendário de jogos, saindo da sazonalidade.
Para quem enfrentou sérios problemas financeiros na temporada, chegou a correr o risco de rebaixamento devido ao início ruim de competição e terminou com vagas de acesso para competições importantes, e os resultados colhidos no campo foram motivo de alegria e satisfação entre os dirigentes.
Mas nem tudo foi motivo de comemoração em 2022, pois o projeto do Centro de Treinamento segue engavetado. Nada evoluiu. O clube foi presenteado pela família Jales pela doação de um terreno em espaço valioso na cidade, fez vídeo da área em questão publicando-o em sua rede social, mas de lá para cá nada aconteceu na prática.
Em entrevista à imprensa, no começo da temporada, o presidente Djalma Júnior chegou a afirmar que o clube aguardava pelo fim do inverno para realizar o
20, o Rei do Futebol. Três Copas do Mundo conquistadas, mais de mil gols e uma legião de fãs que não estava preparada para essa despedida. Na última quinta-feira do ano, 29 de dezembro, Edson Arantes do Nascimento perdeu a batalha para o câncer. Edson se foi. Pelé é eterno.
Com 1.282 gols e três conquistas mundiais, as Copas de 1958, 1966 e 1970, sendo o único a fazê-lo como jogador. E outras tantas conquistas pelo Santos, entre elas duas taças de Libertadores em 1962 e 1963.
trabalho de terraplanagem e que a intenção era treinar ainda neste ano, mas os meses se passaram e tal previsão não se concretizou.
Nos bastidores, comenta-se que a construção do CT depende da venda do terreno onde está localizado a Associação Cultural e Desportiva Potiguar (ACDP), no centro da cidade. Como a venda não aconteceu, o projeto travou.
Durante o ano, a ACDP foi colocada para leilão pela Justiça do Trabalho para pagamento de dívida trabalhista. Um empresário local, cujo nome é guardado sob sete chaves pelo clube, teria pago parte do débito e com isso o terreno saiu da pauta do leilão, demonstrando assim o interesse em adquirir a referida área.
No entanto, nada se sabe sobre o assunto: se o empresário segue com interesse na compra da ACDP, se as partes ainda divergem sobre os valores do terreno ou a condição de pagamento, ou até mesmo se o empresário quer o dinheiro de volta do pagamento das dívidas o qual evitou que aquela área fosse leiloada.
Fora das quatro linhas, o Rei do futebol também reuniu histórias marcantes, como em 1969 quando o Santos ganhou da seleção da Nigéria por de 2x1 em partida amistosa. O país africano vivia conflitos.
Os nigerianos interromperam a guerra para lotar o estádio e acompanhar de perto Pelé. Em setembro deste ano, o clube lançou o uniforme três com referências ao episódio com as frases “Juntos pela Paz, juntos pelo futebol alegre”, “Nigéria 1969” e “O Dia que a Guerra Parou”.
uma “ducha fria”. Tais atletas foram dispensados por questão disciplinares. A diretoria trouxe algumas peças de reposição, mas elas não estiveram à altura.
O futebol mossoroense foi representado por Baraúnas e Mossoró EC nas disputas da Série B do Campeonato Estadual em 2022. O “Leão do Oeste” foi rebaixado em 2018 e o “Carcará” não joga a primeira divisão desde 1997. O objetivo de ascender não foi alcançado e a dupla segue na segunda divisão.
O Baraúnas anunciou vários parceiros/patrocinadores, montou um elenco com sotaque cearense, mas com a bola rolando as expectativas não foram atendidas. O time começou muito mal, perdendo quatro dos cinco jogos iniciais, e acabou demitindo
o técnico Sérgio Mesquita nas primeiras rodadas. Junto com ele, vários jogadores também saíram.
O auxiliar-técnico Alexandre foi promovido ao cargo, alguns novos atletas chegaram, e a equipe conseguiu reagir vencendo algumas partidas, mas era tarde demais. A equipe acabou ficando no meio da tabela, adiando assim o sonho do acesso.
Até que o Mossoró EC começou bem e deu sinais de que poderia brigar pelo acesso. No entanto, a saída de jogadores importantes no esquema tático/técnico, como os atacantes Madson e Adílio, acabou sendo
O time vencia uma aqui, perdia outra ali, e os altos e baixos foram prejudiciais, embora o Mossoró EC tivesse chegado às duas últimas rodadas com alguma possibilidade de classificação. Ficou o gosto amargo de um trabalho que permitiu ilusão lá no começo.
Mais uma vez, também ficou a lição que, diante de um campeonato competitivo e que oferta apenas uma vaga de acesso à elite, qualquer deslize no planejamento técnico e, sobretudo, financeiro é fatal. A estrutura dentro e fora de campo precisam estar firmes se quiser ir adiante no futebol.
e xpectativas levantadas pela própria diretoria, de iniciar os trabalhos básicos, caíram por terra
baraúnas e mossoró ec tropeçam e adiam sonhotando dificuldades financeiras e acabou terminando na 3ª colocação, atrás apenas dupla da capital, ABC e América. rendeu acesso à Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 e também uma vaga
Um dos fatos marcantes de 2022 para o esporte local foi a reabertura do Ginásio Pedro Ciarlini para a sua atividade-fim, que é sediar competições esportivas. O GPC esteve ano passado, e até parte deste ano, servindo como centro de testagem da Covid, devido a sua privilegiada estrutura, o que foi uma atividade mais que necessária. Com sua volta ao uso esportivo, sediou competições de algumas modalidades, entre elas futsal, handebol, vôlei e basquete, a partir do Circuito Esportivo Mossoroen -
se, uma iniciativa importante da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Semej). Esses esportes ganham uma nova cara a partir do apoio do Município. A expectativa é que em 2023 a ocupação do Pedro Ciarlini com o esporte seja plena. Um calendário foi elaborado para que isso aconteça, fato a ser comemorado e aplaudido pelos desportistas mossoroenses. O esporte amador local tem recebido uma atenção ímpar e a tendência é que se consolide em 2023.
O ano de 2022 terminou e a Liga Desportiva Mossoroense (LDM) passou em branco, sem realizar nenhuma competição. Logo alguém poderá atribuir o fato à falta do Nogueirão para suas disputas. Passa longe disso.
Se há projeto para se fomentar as competições de base, a LDM não pode condicionar ao estádio principal. Há outros espaços que poderiam sediar suas disputas, como Ufersa, CT do MEC e Estrada da Raiz. Falta se mexer.
Quer dizer que sem o Nogueirão o futebol amador se acaba? Os campeonatos de bairro estão a todo vapor e nunca utilizaram o estádio. Falta, na verdade, organização e proatividade da entidade. O local não pode servir como desculpa.
A letargia da Liga explica e justifica as críticas à entidade. É por isso que o Nogueirão, quando estava sob seus cuidados, vivia interditado. Ela simplesmente desapareceu do mapa e ninguém percebeu. Não é à toa.
Projeto novo na área, a partir desta semana, para transmissões esportivas. O ano será cheio com Pré-Nordestão, Estadual 1ª e 2ª divisão e Série D. É só se ligar.
Quinta-feira (5/1), o ex-treinador de baraúnas e Potiguar, o paraense samuel Cândido completa 62 anos de idade.
bom profissional e excelente caráter.
Parabéns!
Como todo mundo tem sua opinião, eu tenho a minha. Números e análises não deixam dúvidas. Nem Messi, Maradona, ou qualquer outro da história foi, e dificilmente aparecerá ao menos semelhante. Pelé o maior de todos.
O Potiguar vai para o jogo contra o CSA, pela Pré-Copa do Nordeste sem um último teste. O alvirrubro teve seus planos prejudicados com o cancelamento, de última hora, dos amistosos contra Ferroviário e Seleção de Tibau.
raimuNDo DENtiNho
bairro boa Vista Torcedor do Grêmio
FUtEbol ClUbE
''Sim, você já jogou no Moto Clube? Ele faz o clássico do baiano contra o Bahia, né?time do friburguense, no Campo da Reffesa: Panchico ( d iretor), a lmeida Café (treinador), Isaac, Neguinho, d iassis, Ivanílson, Toinho, Jocelito, b ento e b etinho (falecido); Novo, Civan, Roosevelt, Vivi, Tutula, Everaldo, Fabio o liveira, Raério e Paulo b requim. Reprodução
Urologista alerta para aumento do problema que atinge, principalmente, o público feminino durante a estação mais quente do ano
nArA AnDrADE Da RedaçãoOverão chegou, e junto com a estação mais quente do ano, também é comum o registro de casos de infecções urinárias. Problema que, segundo o urologista Tarcísio Lucena, atinge principalmente o público feminino. Nessa época, é comum além das altas temperaturas, as pessoas frequentarem mais as praias e piscinas, sendo assim, o médico já deixa sua primeira orientação: evitar passar longos períodos do dia usando roupas de banho molhadas.
“As infecções urinárias são realmente mais comuns durante o verão por diversos fatores. As altas temperaturas registradas nessa estação provocam entre outras coisas uma perda de líquidos, e essa perda nem sempre é adequadamente reposta. Há um aumento da frequência das praias, onde as pessoas ficam mais tempo com roupas de banho molhadas, muitas vezes durante o dia todo. O aumento do consumo de bebidas alcoólicas, que pode levar à desidratação e à diminuição da imunidade é outro fator”, explica o médico.
O especialista lembra que en-
tre os principais sintomas do quadro de infecção urinária são: dor em baixo ventre, na região suprapúbica, também conhecida como pé da barriga; ardência ao urinar, ou ir repetidas vezes ao banheiro para urinar, mas em pouca quantidade, ou misturada com sangue, que são os sintomas mais clássicos. Ainda segundo o médio, casos mais graves de infecção podem vir acompanhados de provocar febre, dor lombar.
“As infecções urinárias de uma forma geral são mais comuns em mulheres, principalmente, por questões anatômicas. E, no verão não é diferente, as pacientes do sexo feminino continuam sendo as mais afetadas, tendo uma tendência ainda maior de desenvolver esse tipo de problema”, comenta.
Tarcísio Lucena diz ainda que crianças e idosos também são diagnosticados com infecção urinária, por ingerirem pouca água, e no caso das crianças também por estarem mais expostas ao sol.
Sobre o tratamento mais indicado para quadros de infecção urinária, o urologista ressalta que a priori é feito por meio do uso de antibióticos, por se tratar de uma infecção pela contaminação bacteriana. No entanto, existem algu-
mas medidas que podem ser adotadas para amenizar os sintomas e até prevenir o problema.
“Aumento da ingestão hídrica, o repouso, a boa alimentação. Tudo isso contribui para que você tenha mais êxito nesse tratamento, mas a priori, a medicação de escolha seria realmente os antibi-
óticos. E após a cura das infecções, essas outras medidas”, comenta.
Em relação ao uso de antibióticos, muitos pais têm receio de usar esse tipo de medicamento no tratamento de seus filhos. Tarcísio Lucena confirma que quando se trata de crianças, alguns pais
realmente têm esse receio da questão do antibiótico, devido aos efeitos associados a esses medicamentos. Como diarreia, enjoo, e ou outros sintomas de maior intolerância. “Mas, nesses casos é bastante importante que seja feito o uso do medicamento de forma adequada pelo período determinado, para que realmente a criança, principalmente, evolua bem e não tenha problemas mais sérios no decorrer da evolução da doença”, orienta.
O especialista também falou sobre o risco da automedicação, uma situação comum entre pacientes que apresentam sintomas de infecção urinária. O médico alerta que a automedicação é sempre contraindicada.
“Para qualquer tipo de situação e, inclusive, para as infecções urinárias, porque ela incorre em alguns riscos. Primeiro: de você não está fazendo o uso do antibiótico adequado; segundo: você está fazendo com que as bactérias desenvolvam resistência bacteriana; terceiro: você não sabe se realmente ficou bom da infecção urinária ou apenas teve uma melhora. Então, isso são coisas que podem dificultar tratamentos subsequentes, podem agravar o problema, inclusive, pelo retardo do tratamento adequado. E muitas vezes a pessoa pode até ser levada a um quadro de infecções urinárias de repetição”.
O médico reforça que algumas medidas simples contribuem na prevenção de quadros de infecção urinária. “Em relação à prevenção é aquilo que a gente já disse, ingerir bastante líquido, evitar exposição excessiva ao sol, evitar o uso durante tempos prolongados das roupas de banho, manter uma boa alimentação, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas. Todas essas medidas vão ajudar a que você tenha realmente um verão saúde saudável sem ser incomodado pelas infecções urinárias”, frisa.
Hoje é dia de vivas para Jandira Alaíde da Escóssia, o empresário Cláudio Montenegro e o publicitário David Evangelista. Amanhã (1º), é dia de festa para a professora Ana Maria Morais Costa, Isaura Ester Rolim, Stanley de Lima Fernandes, Salete Fontes e Luzia Bessa Vale. Na segunda (2), é dia de enviar os parabéns para Carla Cabral da Escóssia Andrade, o dr. José de Oliveira Barreto, o gente fina Gilmar Lopes, Tereza Laura Pires, o primo Armando Lins Chaves Neto e Berillo Lóia. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
Mossoró oferece duas excelentes opções para o seu réveillòn e a coluna detalha: .Réveillon das Águas – No Thermas Hotel & Resort com shows de Mastruz com Leite, Beat With Sax e Segundo Sanfoneiro. Open bar, buffet, Espaço Kids e queima de fogos. Reservas/informações: 84/3422-1200.
@Lúcia Gomes nos deixou na segunda (26). Era irmã do saudoso Gomes Filho, colunista de sucesso em Mossoró. Nosso abraço aos familiares e amigos, em especial a sua filha Jovita Pacheco e seu marido Luciano. Que Deus conforte o coração de vocês.
@A San Paolo, sorveteria de sucesso no Ceará, inaugurou sua primeira loja em Mossoró, no Oitava Rosado Mall, na João da Escóssia. Fomos conferir logo no dia inaugural. Delícia!
@Everaldo Rodrigues, o nosso Dr. Ever já está com quase tudo pronto para a quinta edição do Samba na Praia, sábado (14), a partir das 16h, na Casa do Samba, no Tibau. Xande de Pilares, Grupo Entre Elas, Grupo Ciranda, Frequência 2, André da Mata e o próprio Dr. Ever se revezam no palco numa tarde/noite que promete. Open Bar, Feijoada do Adão e muita alegria. Os acessos estão à venda em A Graciosa (Partage/Centro) e no site OutGo. Vamos, sim!
@Um dia antes, na sexta (13), no Álibi, acontece mais uma edição do Verão das Antigas com shows de Durval Lelys, Tuca Fernandes e Sueldo Soares. Acessos na M. Morena (Oásis) e no OutGo.
@Já amanhã (1º), tem início a programação da Arena Tibau com shows com João Gomes, Felipe Amorim e Tarcísio. Dia 6 tem shows com Nattan, Murilo Huff e Zé Vaqueiro. Senhas na Mister Capas Premium e Hotel Terra do Sal (Mossoró) e no Comercial Zé Félix (Tibau), ainda no brasilticket. com
@Amanhã, o Brasil terá novo presi -
dente. Lula, eleito em 30 de outubro, toma posse em solenidade a partir das 14h30. A campanha acabou. A vida segue e precisamos segui-la em paz e com perspectivas de um futuro melhor. Sigamos...
@A governadora Fátima Bezerra toma posse amanhã às 9h em Natal. Logo depois, embarca para Brasília para prestigiar a posse do presidente Lula.
@Duas boas notícias para Mossoró: a jornalista Larissa Maciel assume a Secretaria Municipal de Esportes e da Juventude, e a professora Socorro Batista é a nova Secretária de Estado da Educação. Sucesso para vocês!
@Os cuidados com relação à pandemia são necessários. Cada vez mais. A nova variante da Ômicron tem um poder de contágio bem maior do que todas as outras. Graças a Deus os casos de óbitos são poucos, ocorrendo mais com pessoas que não completaram o esquema vacinal ou que não tomaram nenhuma dose e com pessoas com muitas comorbidades. Higienizar as mãos com água e sabão e álcool a 70% e usar máscaras salvam vidas!
@Agradecer a O Boticário/Gentil Negócios, Cifrão Factoring/Elviro Rebouças e Carmen Steffens/Sânzia Fernandes pelos mimos e votos de um Feliz Ano Novo. Grato!
@Última coluna do ano... Agradecer a você, leitor, pela companhia nesse 2022, ao nosso Jornal de Fato pela oportunidade e ao nosso bom Deus pela graça da vida. Que 2023 seja um Ano realmente Novo, com perspectivas, saúde e alegrias. Feliz Ano novo a todos!
. Réveillon do Quintas – no restaurante do Quintas do Lago sob a batuta da Master Eventos/Requinte Buffet. Shows com Circuito Musical e Radiola Club. Buffet livre, Espaço Kids e queima de fogos. Reservas/ Informações pelo 84/98871-0379.
O Sistema FECOMÉRCIO entregou honrarias essa semana a personalidades que se destacaram nos mais diversos setores, em solenidade prestigiada na Casa da Indústria, em Natal. Entre os prêmios, destaque para o “Mérito Jessé Freire”, um dos mais importantes ofertados. A empresária mossoroense Lucineide Queiroz foi a grande homenageada com o “Mérito Jessé Freire –Empreendedorismo Feminino”, recebendo a comenda das mãos do presidente Marcelo Queiroz e do esposo, o empresário Jair Queiroz. Merecido!
O antídoto do mal é a perseverança no bem.”Jacqueline e Eliete Amaral fazem a festa para comemorar Jeaninne Amaral, com idade nova quinta (5). parabéns! Tia Mundinha Almeida aniversariante do sábado (6), no abraço do pe. Charles Lamartine. Saúde e paz! A querida Fafá Câncio com idade nova no sábado (6), recebe os vivas da coluna. Felicidades! Maria José Bezerra em coro de vivas para o irmão, o gente fina Gilmar Lopes, folhinha da segunda (2)! Lucineide Queiroz recebendo o Mérito Jessé Freire das mãos do p residente da FECo M é RC io, Marcelo Queiroz e do esposo Jair. vera e Fernando Rosado com os filhos e noras: Ludmila/Fernando Júnior, Marcelo/Luanda e Fernanda/André. Andréa Jales Rosado (aniversariante do dia 4), com as filhas Luara, Thayná e Mariah. Laíre e Sandra Rosado com os filhos Larissa e Lahyrinho. A Araújada que eu amo em torno da matriarca d. Clotildes. A ex-prefeita Rosalba Ciarlini com Gorete e Carol Fernandes (outra aniversariante querida de 4/1), Lorena Rosado e Renata Gabriela. Jean Carlos e Sânzia Fernandes com os filhos Matheus e Felipe. Natal é uma data especial. Dia de reunir familiares e amigos queridos em torno da mesa, trocar presentes e votos de felicidades. Em Mossoró não foi diferente. E a coluna hoje traz registros de momentos especiais. Confira!
Estudos indicam que cerca de 60 milhões de brasileiros são portadores da halitose (mau hálito), sendo que a grande maioria nem sequer sabe que sofre desse problema constrangedor. Por isso, com o intuito de ajudar quem necessita de tratamento, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), oferece o SOS Mau Hálito, um serviço social gratuito e anônimo, que tem por finalidade avisar o seu amigo ou conhecido que possui o problema.
De acordo com a ex-presidente da Associação Brasileira de Halitose e atual conselheira, Dra. Cláudia C. Gobor, “normalmente quem possui mau hálito tem dificuldades em saber que é portador do problema. Quando o odor é constante, a pessoa acaba se acostumando com
o cheiro e não o percebe, o que se chama de ‘fadiga olfatória’”. O mau hálito causa imensas limitações em todas as áreas da vida, seja ela social, profissional e familiar, e tomar conhecimento desta alteração é o primeiro passo para resolvê-la.
Já para quem convive próximo a uma pessoa que possui esse distúrbio, pode se sentir constrangido em avisar sobre a situação e não saber o que fazer para ajudar. Por isso, com o objetivo de elevar grau de conscientização da população, e ajudar pessoas com o hálito alterado evitando tais situações constrangedoras o SOS Mau Hálito foi criado para dar uma solução à quem não se sente confortável em dar essa notícia.
Dra. Cláudia, dentista especia-
lista pelo MEC no tratamento da halitose, explica mais sobre o assunto. “A Associação é formada por profissionais da área de saúde dedicados especialmente aos estudos e pesquisas sobre o mau hálito e, para ajudar, criou o SOS Mau Hálito, um meio que dá acesso a profissionais de todo o país. Com esse meio é possível que a pessoa que possui um amigo com esse problema o informe sem precisar se identificar para não causar o constrangimento de ambos.”
Esse envio de informação ao portador se dá da seguinte maneira: a pessoa entra no site, sem ser identificado e preenche o contato do seu amigo ou pessoa portadora de halitose. Nesta carta enviada por e-mail a pessoa receberá informações sobre Halitose, dicas para detectar o problema, convite para sanar dúvidas com a associação, e
também tem a opção de procurar um especialista na lista dos profissionais indicados pela ABHA, a nível de Brasil.
De acordo com a Dra. Cláudia, nos meses de setembro e outubro, que são dedicados para a divulgação do Dia Nacional do Combate ao Mau Hálito (22 de setembro), o site chega a receber de 50 a 80 solicitações diárias do SOS. Nesta época são disponibilizados textos nas mídias sociais sobre saúde bucal, para alertar e instruir o público sobre o assunto.
Segundo a associação, 90% dos casos de mau hálito têm origem bucal, e o estômago, ao contrário do que muitos pensam, é responsável por apenas 2% dos casos de halitose, em causas associadas. Escovação correta, uso do fio dental e higienização de língua, maior consumo de água, cuidados
e tratamentos adequados à saúde bucal, também ajudam a evitar esse problema.
Combater a halitose é de extrema importância, além de contribuir com inúmeras doenças, o mau hálito pode levar à perda de autoestima e ao isolamento social e amoroso. O tratamento adequado com um dentista qualificado é a única maneira de reassumir o papel na sociedade e retornar a uma vida mais feliz, com mais saúde e livre de constrangimentos.
Acesse o site para ter mais informações sobre halitose www. abha.org.br. Se você conhece alguém com esse problema, acesse, clique no banner SOS Mau Hálito e envie os dados de contato do seu amigo para a ABHA. Você o estará ajudando a ter mais saúde e uma vida mais feliz.
É importante fazer uma higiene bucal completa, em casa, três vezes por dia, escovando os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, usar o fio dental para remover restos alimentares e a placa bacteriana dos dentes e próteses, escovar a língua para eliminar as bactérias causadoras do mau hálito e finalizar com o uso de um antisséptico bucal com flúor.
Um estudo publicado mostra que a escovação dos dentes e da língua, combinada com o uso do fio dental, diminui signi-
ficativamente o sangramento do tecido gengival em um período de duas semanas, além de reduzir também o mau hálito. Outro estudo clínico realizado pelos pesquisadores da área odontológica da Universidade de Buffalo confirmou que a escovação dos dentes e da língua, três vezes ao dia, com um creme dental antibacteriano com flúor, combinada com o uso do fio dental, pode eliminar o mau hálito.
A limpeza da língua é muito importante. Você pode comprar
uma escova dental Colgate 360 com limpador de língua para manter a higiene bucal. Depois de escovar os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, vire a escova e coloque o limpador de língua, localizado no dorso da cabeça da escova, na parte posterior da língua, puxando-o para a frente. Depois de raspar uma porção da língua, enxágue a boca com água para remover as bactérias causadoras do mau hálito. Em seguida, repita a operação na porção adjacente da língua.
Depois da virada de ano, todos se preparam para curtir uma prainha, aproveitar o primeiro dia do novo ano da melhor forma possível. Aqui, dicas da coleção Woodstock da marca Água Doce, que traz uma moda praia fresca e colorida destacando a estampa bandana e Peace & Love, que já caiu nas graças da mulherada de todo Brasil.
Corretor de imóveis diz que mercado habitacional está aquecido e que estudos apontam que, para 2023, de cada 10 pessoas que não ainda não tem casa, seis pretendem comprar um imóvel no próximo ano. A criação de programas habitacionais que incentivam o financiamento de imóveis populares facilitou a compra de casas e/ou apartamentos por pessoas em diferentes faixas, de acordo com a renda familiar. O engenheiro civil, que atua como corretor de imóveis há 9 anos, Paulo Henrique Mitre, fala sobre essa que, segundo ele, ainda é considerada se não a maior, uma das maiores conquistas na vida de alguém. Para quem ainda não comprou o imóvel ou não sabe o que fazer para realizar o sonho da casa própria, o corretor frisa que o primeiro passo é procurar um corretor de imóveis credenciado e devidamente habilitado que possa guiá-lo durante esse processo de financiamento. Entre os benefícios disponibilizados pelo programa habitacional do governo federal, está um subsídio de R$ 47.500,00 para compra de imóveis que se enquadram na modalidade. Atualmente, além de todos os benefícios já citados, oferecidos pelo programa Casa Verde & Amarela, o corretor lembra que os interessados em adquirir a casa própria também contam com facilidades junto às empresas responsáveis pela venda do imóvel.
Boa leitura, Nara Andrade.
SÁBADO, 31 de dezembro de 2022
Advogada Tereza Magalhães esclarece dúvidas sobre processo de matrícula e itens cobrados na lista do material escolar para o ano letivo 2023. Página 4
Corretor de imóveis diz que mercado habitacional está aquecido, e que a cada 10 pessoas que não ainda não tem casa, seis pretendem comprar um imóvel em 2023. Página 11
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Editora – Nara Andrade
• Diagramação – Rick Waekmann
Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco,
(0xx84) 3323-8900/8909
www.defato.com/domingo
Os pais ou responsáveis têm direito de pedir a planilha de custos da escola para saber os motivos do aumento do preço’
Os pais ou responsáveis têm direito de pedir a planilha de custos da escola para saber os motivos do aumento do preço’
Início de ano é sempre marcado por muitas resoluções, entre elas a matrícula e compra de material escolar dos filhos. Além de geralmente ser um gasto previsto no orçamento anual das famílias, o reajuste no valor da mensalidade e as longas listas de material exigidas pelas escolas tendem a surpreender e, em determinados casos, até preocupar alguns pais, já que o aumento dos preços se estende em todos os segmentos. DO-
Todo início de ano, quem tem filho em idade escolar se depara com alguns gastos, que apesar de previstos, acabam pesando no orçamento familiar. A mensalidade escolar, por exemplo, anualmente é reajustada ao iniciar o ano letivo. Existe percentual máximo que uma escola pode reajustar a mensalidade?
Não existe um valor ou porcentagem que limite o reajuste na mensalidade. Porém, o empresário deve justificar todos os aumentos que ele tiver. Os pais ou responsáveis têm direito de pedir a planilha de custos da escola para saber os motivos do aumento do preço.
O que não pode ser incluído no reajuste do preço?
A escola ou faculdade não pode incluir no valor da mensalidade custos que serão responsáveis pelo maior lucro da instituição. Por exemplo, não pode estar incluído no preço gastos com construção e ampliação dos prédios do estabelecimento, pois isso supõe um aumento da capacidade de alunos que provavelmente trará mais lucro para o proprietário da escola.
O que a instituição pode incluir no reajuste do valor mensalidade?
O estabelecimento pode incluir no valor do reajuste gastos referentes à manutenção, custos de água, luz, alu-
MINGO conversou com a advogada especializada nas áreas da família e civil, Tereza Gabriela Magalhães, que explicou o que é permitido ou não ser cobrado pelas instituições de ensino para o ano letivo, tanto em relação à taxa de matrícula e mensalidade até os itens presentes na lista de material escolar. Caso alguma irregularidade seja percebida pelos pais, a profissional orienta sobre o que fazer, ou a quem recorrer.
guel, contratação de novos funcionários, aquisição de mobiliário e materiais de uso coletivo, entre outros.
A escola pode reter documentação de alunos inadimplentes?
O estabelecimento não pode reter a documentação de estudantes que estejam com dívidas, nem cobrar ta-
xas para liberar os documentos.
Quem quer mudar de instituição de ensino, mas tem algum débito anterior com outra escola, pode ter a matrícula recusada?
As escolas e faculdades não podem impedir a matrícula se o aluno estiver inadimplente em outra. Além
disso, a instituição não pode pedir documentos que comprovem a quitação de débitos com outras escolas.
Quando a escola pode ou não recusar a matrícula?
A matrícula só pode ser recusada caso o aluno ou pais estejam inadimplentes com a escola. Caso os responsáveis não renegociem.
A instituição pode desligar o aluno inadimplente?
A escola ou instituição não pode desligar o aluno inadimplente até o fim do ano letivo ou do curso contratado. Ele tem direito a assistir a todas as aulas e realizar as provas e atividades previstas no curso. A instituição também está proibida de reter documentos necessários para transferência do aluno ou liberá-los sob condição do pagamento das dívidas.
A escola pode recusar matrículas de alunos com deficiência?
A instituição de ensino não pode recusar a matrícula de alunos com qualquer tipo de deficiência ou portadores de doenças não contagiosas. Além disso, não pode haver cobrança extra para as crianças com síndromes que precisarem de algum acompanhamento específico. Esse custo tem de estar embutido no valor da mensalidade da escola.
O que a escola não pode pedir na lista escolar?
Material de uso comum - A escola não pode te obrigar a pagar por materiais de uso coletivo, como tinta guache, cola quente, giz, massinhas, caneta ou giz para lousas. Esses itens devem ser incluídos no preço da mensalidade; Materiais de higiene - Na lista de itens proibidos também entram os materiais de higiene, como álcool, esponja, creme dental, lenços descartáveis, papel higiênico e pano de limpeza. Esses itens são destinados à conservação e manutenção da escola, por isso, são de responsabili-
SÁBADO, 31 de dezembro de 2022
dade das instituições de ensino; Materiais de escritório - Os itens de escritório, como envelopes, clipes, tinta para impressora, grampeador, fita adesiva e agenda escolar específica da escola, seguem a mesma regra que os materiais de higiene: devem ser responsabilidade da escola, ou seja, estão proibidos na lista de materiais. “A instituição só pode pedir o que for para o ensino da criança. As outras coisas são de competência da escola e já devem estar embutidas no valor da mensalidade ou na verba que a escola recebe do governo, caso seja pública”, explica Dori; Marcas específicas - Outro ponto importante a ser observado é a citação de marcas e lojas específicas. Você tem o direito de escolher o material que mais agrade ou o de menor preço. “A escola pode até sugerir a marca, mas jamais obrigar a compra dela”, ressalta o
especialista. Algumas instituições de ensino utilizam apostilas como material didático. Nesse caso, a escola pode exigir a compra.
O que os pais podem fazer se perceber algumas dessas irregularidades?
Caso você encontre algum material indevido na lista, procure a coordenação da escola e explique que isso é proibido.
A quem recorrer para exigir a garantia de seus direitos?
Se não houver solução por parte da escola, procure o PROCON.
Problemas dessa natureza são comuns?
Acontecem, mas como a maioria dos pais não sabe dos seus direitos acaba passando despercebido.
>> corretor de imóveis diz que mercado habitacional está aquecido e que estudos apontam que para 2023, de cada 10 pessoas que não ainda não tem casa, seis pretendem comprar um imóvel no próximo ano.
Conquistar a casa própria está entre os principais desejos e projetos de grande parte das pessoas. E a realização desse sonho, antes considerado por muitos algo até mesmo inalcançável. É comum vermos várias gerações de uma família morando de aluguel. No entanto, a criação de programas habitacionais que incentivam o financiamento de imóveis populares facilitou a compra de casas e/ou apartamentos por pessoas em diferentes faixas, de acordo com a renda familiar. Desde que foi criado o programa de financiamento habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, e, posteriormente, o “Casa Verde e Amarela”, o mercado de construção civil e, consequentemente, o imobiliário está aquecido. E o engenheiro civil, que atua como corretor de imóveis há 9 anos, Paulo Henrique Mitre, fala sobre essa que, segundo ele, ainda é considerada se não a maior, uma das maiores conquistas na vida de alguém.
“Não ter um teto, um lar pra chamar de seu, fere a dignidade humana, é uma necessidade básica... e infelizmente muita gente ainda não conseguiu adquirir seu primeiro imóvel. Então, é um sonho latente no coração dessas pessoas, dessas famílias que não adquiririam o seu lar, existe esse desejo ardente de realizar o sonho da casa própria”, enfatiza.
Paulo Mitre, que também é empresário nesse ramo imobiliário, destaca que o mercado continua
aquecido, mesmo tendo vivenciado um grande crescimento há alguns anos com o programa habitacional do governo federal. Ele ressalta que com a pandemia da Covid-19, período em que as pessoas precisaram passar mais tempo em casa, elas perceberam a necessidade de imóveis maiores.
“O mercado está superaquecido, com a pandemia as pessoas tiveram uma nova sensação de dimensão do imóvel, houve a necessidade de ir para uma casa maior, além de muita gente ter casado, famílias nascendo. E a busca por imóvel continua, estudos apontam que para 2023, de cada 10 pessoas que não ainda não tem casa, seis pretendem comprar um imóvel no próximo ano, então existe uma perspectiva muito boa para 2023”.
O crescimento de Mossoró nos últimos anos é perceptível, e o corretor afirma que entre as áreas em maior expansão da cidade estão: o Alto do Sumaré, que quase quadruplicou a quantidade de habitantes, o Bela Vista que tem uma valorização extraordinária, e bairros mais periféricos, mas que têm uma grande procura, como é o caso da Nova Mossoró e Cidade Verde que promete ser um sucesso de vendas.
Para quem ainda não comprou o imóvel ou não sabe o que fazer para realizar o sonho da casa própria, o corretor frisa que o primeiro passo é procurar um corretor de imóveis credenciado e devidamente habilitado que possa guiá-
Criação de programas habitacionais que incentivam o financiamento de imóveis populares facilitou a compra de imóveis por pessoas em diferentes faixas, de acordo com a renda familiar.
O crescimento de Mossoró nos últimos anos é perceptível. Corretor afirma que o Alto do Sumaré quase quadruplicou em relação à quantidade de habitantes.
lo durante esse processo de financiamento.
“Para quem está tentando comprar seu primeiro imóvel existe o programa Casa Verde & Amarela, um programa do Governo Federal que ajuda as pessoas com subsídio, dando desconto no valor do imóvel e também com as menores taxas de juros que deixam as prestações mais brandas”, explica.
Paulo Mitre fala que como se trata de um programa do governo para atender famílias que não têm casa, um dos pré-requisitos é não ter casa em seu nome, o proponente também precisa estar com o nome limpo e comprovar renda.
Entre os benefícios disponibilizados pelo programa habitacional do governo federal, está um subsídio de R$ 47.500,00 para compra de imóveis que se enquadram na modalidade. “Esse valor ajuda demais a famílias com renda mais baixa. O subsídio diminuiu o abismo que existia entre a casa própria e o trabalhador que deseja realizar esse sonho”, comenta.
Atualmente, além de todos os benefícios já citados, oferecidos pelo programa Casa Verde & Amarela, o corretor lembra que os interessados em adquirir a casa própria também contam com facilida -
10 SÁBADO, 31 de dezembro de 2022
Para corretor de imóveis, realizar o sonho de compra casa própria é o objetivo da maioria das pessoas.
des junto às empresas responsáveis pela venda do imóvel. “Algumas empresas ainda facilitam a entrada, com parcelamento em cartão de crédito, e em alguns casos no boleto”.
E o profissional orienta sobre os cuidados que devem ser tomados na hora de escolher um imóvel.
“Primeiro passo é saber quem é a construtora, quanto tempo de mercado, se já entregou alguma casa, saber relatos de quem já com -
prou, se teve algum problema, e ter um olhar mais crítico para o imóvel, questionar possíveis avarias”.
Uma pergunta frequente, segundo o corretor, é se quem já tem um financiamento pode adquirir outro imóvel. “Pelo programa popular infelizmente não, o proponente só pode ser beneficiado com o subsídio uma única vez. Ele pode buscar outras instituições bancárias para fazer esse investimento em outro imóvel”, conclui.
>> Especialista em gestão, empreendedorismo, recrutamento e seleção dá dicas de áreas mais lucrativas para quem deseja empreender em 2023 e abrir seu próprio negócio
Quem deseja começar o ano de 2023 empreendendo e não sabe onde investir pode apostar em segmentos lucrativos como deliveries, vendas online, inteligências artificiais, áreas de cobranças e educação. A aposta é do professor Flávio Guimarães, especialista em gestão, empreendedorismo, recrutamento e seleção. Segundo ele, estes setores estiveram em crescimento no ano de 2022 e devem continuar atraindo demandas e lucro no ano que se inicia.
Sobre por onde começar a empreender, Flávio argumenta que o principal elemento é acreditar na possibilidade de ter sucesso nos negócios. Após isto, ele cita a necessidade de elaborar planos de negócios a fim de ter uma projeção de mercado para identificar se o segmento é bom para seu contexto ou até mesmo se tende a melhorar.
“Obter esse tipo de planejamento nos traz uma porcentagem de 80% a 90% de viabilidade de qualquer negócio. Buscar orientações em órgãos como Sebrae e consultorias particulares podem impactar positivamente qualquer negócio desde o início”, completa.
Para quem prefere não arriscar em novos ramos, Flávio orienta a investir em segmentos que já se mostraram lucrativos desde a pandemia, como: a construção civil; funções de teletrabalho, nas quais os funcionários podem ficar em
12 SÁBADO, 31 de dezembro de 2022
Vendas on-line estão entre atividades em crescimento e mais lucrativas.Professor Flávio guimarães, especialista em gestão, empreendedorismo, recrutamento e seleção.
sistema híbrido; telemedicina; petshops e empresas de painéis solares. “Este último tem movimentado muito o mercado, devido aos constantes aumentos na tarifa da energia elétrica”, acrescenta.
Segundo o professor da Estácio, Flávio Guimarães, profissões como gerente de banco, gerente de relacionamentos, analista de compliance e coordenador de tecnologia, captarão mais profissionais no mercado no ano de 2023. A justificativa é que com os avanços do e-commerce (comércio eletrônico) e dos atendimentos entre
cliente e empresa a distância, profissões especialistas em relacionamento terão destaque.
Além desses novos especialistas, para Guimarães o mercado ainda deve se direcionar a algumas áreas tradicionais como advocacia empresarial, engenharias, gerências de logísticas, gerência de ESG, e, ainda, gerência de marketing e vendas. “Estes setores estão valorizados e devem seguir assim em 2023”, projeta o especialista.
Entre as curiosidades do setor, Flávio revela que o profissional de Recursos Humanos ainda é um dos mais difíceis de contratar. “O mercado de contratações é selvagem
e estes profissionais de RH, especializados em seleção, são altamente disputados, sendo uma das áreas mais difíceis de ser ocupar”, comenta Flávio Guimarães.
Ao elencar dicas para aqueles que ainda desejam incrementar o currículo antes de concorrer às vagas, o especialista revela cursos bem avaliados pelos recrutadores. “Cursos de liderança e de alta performance, também os que abrangem áreas de gestão hospitalar e docência do ensino superior. É necessário, sobretudo, construir bons relacionamentos, fazer networking e usar plataformas de busca de vagas como LinkedIn, que deve estar sempre atualizado”, disse.
SÁBADO, 31 de dezembro de 2022
• 1 pacote de Spaghetti Santa Amália
• 1 burrata
• 1 caixa de tomate Sweet Grape
• 1 maço de manjericão
• 2 dentes de alho
• 30 g de nozes
• 30 g de queijo Grana Padano
• 1 maço de salsinha
• 150 ml de azeite
1. Cozinhar a massa ao dente na água com sal. Reservar;
2. Cortar os tomates ao meio e reservar;
3. Preparar o Pesto batendo no liquidificador o azeite, o queijo, o alho e as nozes;
4. Depois adicionar o talo da salsinha e por último o manjericão;
5. Bater rapidamente para não oxidar;
6. Refogar rapidamente em alho e azeite a massa cozida, juntar o Pesto e os tomates; Saltear e colocar pedaços de burrata assim que estiver no prato.
defato com
>> Bastidores
Com romance, humor e religiosidade, “Vai na Fé” apostará na diversidade do brasil
>> inside
No elenco de “Tudo Igual... sQN”, Camilla Camargo se reencontra com público infantojuvenil
>> principal Drica Moraes se entusiasma por retornar às novelas como a Núbia, de “Travessia” pÁGina 3
@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn MossoRÓ (RN), sábaDo, 31 de dezembro de 2022Matilda: O Musical" já está disponível na Netflix. A nova releitura em formato de musical do filme foi dirigida pelo vencedor do Tony Award, Matthew Warchus, e produzida pela Working Title e Roald Dahl Story Company. O filme original, lançado em 1996, dirigido por Danny Devito, foi um sucesso e se tornou um clássico. A nova versão traz de volta as aventuras de Matilda, uma jovem criativa que precisa usar sua mente e poderes mágicos para mudar sua história em um novo colégio. A personagem principal é interpretada pela atriz Alisha Weir e o elenco também conta com nomes conhecidos, como a vencedora do Oscar, Emma Thompson, e Lashana Lynch. A releitura do filme clássico tem agradado os amantes de musicais, especialmente em função da ótima atuação dos jovens atores e da trilha sonora.
(Star+, S eg, dia 2)
Estrelada por Steve Carrell, "O Paciente" é a nova série Original Star+. A produção é um thriller psicológico escrito por Joel Fields e Joe Weisberg sobre um terapeuta, Alan Strauss (interpretado por Carell), que é feito prisioneiro por um paciente, Sam Fortner (Domhnall Gleeson). Fortner se revela um assassino em série e tem um pedido terapêutico incomum para Alan: ajudá-lo a conter seus impulsos homicidas. Para sobreviver, Alan deve desvendar a mente de Sam e impedi-lo de cometer outro assassinato, mas Sam evita discutir assuntos cruciais para o tratamento, como falar sobre sua mãe, Candace (Linda Emond). Sozinho e em cativeiro, Alan examina seu próprio passado através de memórias de seu ex-terapeuta, Charlie (David Alan Grier), e enfrenta ondas de seus próprios problemas reprimidos, como a recente morte de sua esposa, Beth (Laura Niemi), e o doloroso afastamento de seu filho, Ezra (Andrew Leeds), um homem muito religioso.
(Paramount+, ter, dia 3)
Nova série original Paramount, "Tulsa King" segue a história do chefe da máfia de Nova Iorque, Dwight "The General" Manfredi (Sylvester Stallone), logo quando ele é libertado da prisão, após 25 anos, e segue a mando de seu chefe para se estabelecer em Tulsa, Oklahoma. Quando se dá conta de que sua família mafiosa pode não ter os melhores interesses em mente, Dwight lentamente constrói uma "equipe" formada por um grupo de personagens improváveis para ajudá-lo a estabelecer um novo império do crime, em um lugar que para ele poderia ser outro planeta. No elenco, Andrea Savage, Max Casella e Martin Starr, entre outros. A série é a mais recente novi -
dade da lista de trabalhos do premiado Taylor Sheridan no Paramount+ que inclui "1883", "Mayor Of Kingstown" e as próximas séries "1923" e "Land Man".
( aPP le t V+, qua, dia 4)
"Emancipation - Uma História de Liberdade", filme estrelado e produzido por Will Smith estreia com exclusividade no Apple TV+. O longa-metragem tem direção e produção executiva de Antoine Fuqua e conta a triunfante história de Peter (Smith), um homem em busca da sua liberdade, que escapa da escravidão confiando em sua inteligência, fé inabalável e profundo amor por sua família para se livrar de caçadores com sangue frio nos implacáveis pântanos da Louisiana. O longa é inspirado nas fotos reais de Peter tiradas durante um exame médico do Exército da União, em 1863. Conhecida como "As Costas Açoitadas", a foto que mostra as costas de Peter mutiladas pelas chicotadas de seus escravizadores contribuiu para a crescente oposição pública à escravidão.
(HB o m ax, qui, dia 5)
Já está disponível na HBO Max a série documental "FLORDELIS: EM NOME DA MÃE". Com direção de Suemay Oram, a produção tem como tema central o assassinado do pastor Anderson do Carmo, marido de Flordelis dos Santos de Souza, em 2019. No dia 7 de novembro, em julgamento na 3ª Vara Criminal de Niterói, a ex-deputada federal e sua filha biológica Simone dos Santos Rodrigues foram condenadas pelo homicídio. Na série documental, a equipe de filmagem acompanhou Flordelis e teve acesso aos principais marcos do caso, desde a cassação de seu mandato até a prisão preventiva. A produção apresenta ainda cenas da intimidade da então ré primária com sua família e amigos próximos, além de entrevistas com investigadores da polícia, testemunhaschave e equipes jurídicas de defesa e acusação.
Drica Moraes se entusiasma por retornar às novelas como a Núbia, de “Travessia”
Bem-humorada e sempre disposta a encarar uma rotina intensa, Drica Moraes fica à vontade em um estúdio de tevê. Na pele da encrenqueira Núbia, de “Travessia”, a atriz de 53 anos reencontrou uma dinâmica que havia deixado saudades. Ela volta ao horário nobre após uma folga de pouco mais de sete anos das novelas, formato que a consagrou para o grande público. E mesmo com o dia a dia extenuante de gravações, Drica ostenta uma animação de iniciante a cada nova cena gravada. “Estava sem fazer novela desde “Verdades Secretas”, em 2015. Estou amando ter tudo isso de volta. Nem sabia que estava com tanta saudade assim. Essa dinâmica ágil da novela é muito particular. Isso sempre me seduziu e me encantou na tevê. E ainda estou reencontrando velhos amigos, como o Maurinho (Mauro Mendonça Filho, diretor artístico)”, valoriza.
Na história, Núbia é mãe do protagonista Ari, papel de Chay Suede. Mulher trabalhadora e de classe média-baixa, ela depositou todas as economias que conseguiu com o trabalho na educação e criação solo do filho único, e enxerga nele a possibilidade de ascensão que sempre sonhou. Vaidosa, deslumbrada e ambiciosa, Núbia não esconde o rancor que nutre por Brisa, de Lucy Alves. “Ela é uma mulher muito contraditória, mãe muito apaixonada pelo filho. Uma mulher forte que passou muitas dificuldades para criar esse filho e quer para ele um futuro melhor”, defende.
P – Você estava há pouco mais de sete anos de folga das novelas. Como está sendo esse retorno ao formato?
R – Eu fiquei esse tempo sem fazer novela, mas me mantive bem nos filmes e séries. Fiquei três anos no “Sob Pressão”, que é um trabalho que tenho muito orgulho. Mas eu sentia falta dessa dinâmica das novelas. É algo totalmente diferente.
P – De que forma?
P – A trama de “Travessia” marca seu primeiro trabalho ao lado de Glo ria Perez. Como tem sido essa parceria inédita em sua trajetória?
R – Está sendo um prazer conhecer a Gloria. Ela tem uma qualidade de texto absurda. A forma como ela retrata personagens tão peculiares é incrível. Esse núcleo do Maranhão é um prêmio. A gente fala da tecnologia, mas fala do tempo. O tempo que o Maranhão traz é orgânico. A tecnologia é imediata e instantânea. Acho legais esses embates entre um tempo orgânico versus um tempo antinatural. Fiquei muito encantada com esse debate.
P – Na história, a Núbia é uma mãe extremamente possessiva. Você chegou a temer que a personagem caísse na vilania?
R – Então... não. Eu amo esse arquétipo da mãe possessiva e amorosa. Ela não é boa e nem má. Ela é maluca (risos).
É um arquétipo muito bemvindo nas novelas. É uma mulher passional. Me divirto fazendo. Logo no início das preparações, a Gloria deixou bem claro que não existem vilões nessa novela.
P – Como assim?
R – As pessoas são antagonistas em relação às situações. Por exemplo, para tudo que se oponha ao filho dela ou ao ideal de vida que ela projeta para o filho, a Núbia se torna antagonista. Ela não é uma vilã banal. Ela é uma sobrevivente. Acho que a novela fala muito sobre mulheres sobreviventes pela resiliência O sofrimento dá muita casca, né? A Núbia tem cara de vilã porque fala o que pensa. Mas isso veio das conquistas dela por se criar sozinha, criar o filho sozinha... A grande vilania dela é ter certezas absolutas. Porém, a Núbia também tem muito humor, o que nos salva sempre.
R – A novela tem uma dinâmica muito ágil que eu, como profissional, adoro. As séries são muitos planos e tomadas para cada cena. Então, temos uma rotina de gravação mais lenta. Essa agilidade de cena após cenas da novela sempre me seduziu e me encantou na televisão. Estava com saudades de fazer novela. Só não fiquei com mais saudades porque veio uma chuva de reprises, né? Então, eu sempre conseguia ver uma coisa minha no ar. Ficava me curtindo por ali.
P – Inclusive, após a reexibição vespertina de “O Cravo e a Rosa”, você segue no ar na reprise de “Chocolate com Pimenta”. Como foi revisitar esses trabalhos em sequência?
R – São projetos que sou apaixonada. Sempre tive ótimas oportunidades com o Walcyr Carrasco. Eu só posso chegar à conclusão de que o Walcyr é um gênio (risos). As novelas dele são realmente encantadoras, essas novelas mais antigas, mais brejeiras que ele fez realmente chegam muito perto do público. Tenho um carinho enorme pela Márcia (“Chocolate com Pimenta”), pela novela em si, pela minha relação com o Jorginho (diretor Jorge Fernando).
>> close Para interpretar amália em “o Cangaceiro do Futuro”, Monique Hortolani passou um mês de preparação no Ceará
Para muitos atores, o processo de preparação de um personagem é uma das fases mais importantes de um trabalho. Exatamente por isso, há situações em que essa preparação é feita em outra cidade. Foi o caso de Monique Hortolani, a Amália de “O Cangaceiro do Futuro”, série que estreou na Netflix no último dia 25. O elenco passou um mês em Fortaleza para encarar uma fase de leituras e, dependendo da necessidade de cada personagem, aulas de equitação e de prosódia. “Foi uma delícia! Em Quixadá, vivemos um processo imersivo no mundo do cangaço, através de exercícios cênicos que eram propostos pelos diretores e que, com certeza, deixaram o elenco bem conectado”, conta a atriz de 35 anos, nascida em Teixeira de Freitas, na Bahia.
Além dessa experiência em grupo, Monique também realizou uma pesquisa individual. “Procurei ler bastante sobre as mulheres daquela época, no cangaço. Reassisti a todos os filmes do Halder (Gomes, diretor da série) para ter bastante referência da linguagem dele e do trabalho corporal exigido dos atores”, recorda. O papel foi conquistado a partir de testes. Primeiro, uma produtora de elenco entrou em contato e Monique enviou um vídeo. Tratava-se da primeira fase da seleção. Depois, a segunda etapa também se deu de forma online,
creve, ressaltando que 95% do elenco é nordestino, assim como os diretores. Sobre a personagem, ela também tem, na ponta da língua, as características que mais a impressionaram. “Amália tem personalidade forte e uma sede por liberdade”, valoriza.
Na história, Amália é uma menina inteligente que sonha, um dia, transpor a barreira patriarcal. Nesse cenário, vê a educação como um passaporte para a tão sonhada liberdade que fantasia existir no cangaço. “Ela tem uma visão lúdica, cordelista do que é o cangaço, porque se baseia nas histórias que Mariah (Chandelly Braz) conta para ela e os irmãos. Acho importante ressaltar o lugar de privilégio de Amália em ter acesso à educação em uma época em que o analfabetismo imperava”, explica Monique.
mas com a participação dos dois diretores, Halder Gomes e Glauber Filho. “Eu fiz uma cena com a Mariana Costa, que interpreta a minha irmã na série. Fluiu tão bem que senti que a gente ia passar. Ainda bem que acertei”, lembra, aos risos.
De cara, a atriz se surpreendeu com o que viu no projeto. “A representatividade do cangaço, só que com o teor cômico, com uma abordagem mais cordelista... Particularmente, sou apaixonada. Temos a mesma ótica em relação à época, só que mais leve”, des-
A empolgação com a série e a personagem foram tão grandes que a atriz assume ter sido complicado o momento da despedida. “Ficamos tão apegados que, quando acabou, foi difícil separar. Fiquei em negação, não queria aceitar o fim. Eu, Max (Petterson, ator) e Mariana nos falamos quase todos os dias. A gente tenta se encontrar, mesmo cada um morando em um lugar diferente”, entrega Monique, que se mudou para São Paulo em 2009, sozinha, para estudar teatro. “Vim com a cara e a coragem. Sou apaixonada por São Paulo, mas logo que cheguei aqui, rolou aquele choque cultural. No início, foi difícil lidar com a saudade da família, dos amigos, da minha cidade. Mas, com o tempo, fui criando laços fortes por aqui”, assume.
>>
Com “Filho da Mãe”, Prime Video atrai fãs de Paulo Gustavo e mescla cenas de bastidores do ator com depoimentos emocionantes
Há perdas que são bem difíceis de aceitar. Na cultura brasileira, a morte de Paulo Gustavo é uma delas. O ator, aos 42 anos, foi infectado pelo coronavírus antes de chegar sua vez no calendário vacinal e, no dia 4 de maio de 2021, perdeu a batalha para a Covid-19. O niteroiense não era só um dos mais talentosos artistas que o humor nacional já revelou, mas também a maior bilheteria de cinema do Brasil, com trilogia “Minha Mãe É Uma Peça”, fenômeno que se iniciou no teatro. Para todos que ainda sentem a morte do ator, “Filho da Mãe”, documentário lançado em dezembro pelo Prime Video, é uma espécie de alento. O filme mostra os bastidores do último projeto dele, a turnê musical “Filho da Mãe”, feita em parceria com Dona Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo e grande musa inspiradora da personagem mais famosa do ator, Dona Hermínia.
Por mais de 100 minutos, o clima é sempre de muita intimi-
dade nas cenas. Todos que aparecem na produção fizeram parte da vida de Paulo profissional ou pessoalmente. E a muitas das imagens são registros de bastidores que captam toda a espontaneidade do humorista – um trunfo que ele sempre soube aproveitar. Muito do que é contado ali não chega a ser uma novidade para quem já acompanhava a vida do ator, mas há detalhes que chamam atenção. Como, por exemplo, quando Mônica Martelli conta que, por causa de Paulo Gustavo, mexeu-se no final do filme “Minha Vida em Marte”. Na época, depois de assistir, o humorista não gostou do resultado e uma outra cena foi escrita para encerrar o longa. Mônica explica isso sentada na areia da mesma praia que serviu de locação no encerramento do longa.
Há muitos depoimentos de profissionais que atuavam nos bastidores e vários registros de Paulo antes ou depois de algum ensaio ou apresentação. Até o teatro onde “Minha Mãe É Uma
Peça” estreou, Teatro Candido Mendes, serve de cenário, além do Ginásio Caio Martins, na cidade Natal de Paulo, onde ele chegou a se apresentar tanto com “Minha Mãe É uma Peça” quanto com o próprio espetáculo “Filho da Mãe”.
O clima intimista é reforçado pela equipe que atuou no documentário. A direção foi feita em dupla por Susana Garcia, amiga e parceira de trabalho de Paulo, e por Juliana Amaral, irmã do ator. Além disso, diversos amigos dele aparecem em depoimentos, como o roteirista Fil Braz, as atrizes Regina Casé, Ingrid Guimarães e Mônica Martelli e a cantora Iza.
Por outro lado, o documentário escancara os laços familiares, com depoimentos da própria irmã, dos pais, da madrasta e o marido de Paulo, Thales Bretas, com quem o humorista teve dois filhos. Os meninos, Gael e Romeu, nasceram em agosto de 2019. Quando Paulo Gustavo foi internado em função da Covid-19, em março
de 2021, eles tinham apenas um ano e sete meses. Thales e as crianças também marcam presença não só em vídeos de arquivo, mas em cenas gravadas especialmente para a produção. Os depoimentos de Thales, Juliana, Julio – o pai de Paulo – e Déa, além dos registros com os bebês, são momentos em que convém reservar um lenço por perto.
Duas coisas chamam a atenção este epitáfio. A primeira é a ausência de algumas pessoas importantes, como a amiga de longa data Samantha Schmütz e outros colegas de elenco da trilogia “Minha Mãe É Uma Peça” – caso de Mariana Xavier e Rodrigo Pandolfo, que interpretam os filhos de Dona Hermínia nos longas, Marcelina e Juliano. A outra é a presença estranha, quase alienígena, de Pedro Bial. O ex-apresentador de “Big Brother Brasil” aparece tecendo comentários genéricos e pueris sobre uma pessoa com a quem claramente não teve qualquer aproximação.
até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
segunda – José chega à fazenda e pede para conversar com Tertulinho. José briga com Tertulinho, mas ouve do Coronel a revelação de que são irmãos. Candoca aconselha o Coronel a pedir perdão aos filhos e vai atrás de José. Tertulinho sai de casa escondido. Candoca conforta José. Deodora se desespera ao saber do sumiço de Tertulinho. sabá finge estar doente para tirar dinheiro de Timbó. Latifa chama uma ambulância para resgatar o ex-prefeito.
segunda – Moa demora a compreender que sossô é sua filha. Marcela se entristece ao saber que Paulo está se envolvendo com Fernanda. Hugo critica andréa por não aceitar o amor de Duarte. Jéssica incentiva Duarte a ir atrás de andréa. Marcela e Paulo se preparam para invadir o barco de Danilo. Moa conta para Milton sobre sossô. Marcela e Paulo prendem berimbau. Rebeca descobre por andréa que sua possível mãe biológica fez o exame de DNa.
segunda – brisa conta a Creusa que se casará na igreja. brisa manda Dina avisar a ari que só entregará Tonho no dia seguinte. ari pensa em chamar a polícia caso brisa não devolva Tonho no horário estipulado pelo Juiz. Guida recebe uma intimação para comparecer na delegacia. Moretti diz a stenio que não lamentaria se ficasse viúvo. Cidália demonstra sua preocupação a Guerra, dizendo que a estagiária que está pesquisando informações sobre Débora começará a consultar o arquivo dos hospitais.
segunda – João, Kessya, Luigi e bento visitam Poliana. Luca avisa Waldisney e Violeta que quer sair do esquema de bandidagem. Ruth alerta Renato que ele está invadindo o espaço dela. Tânia diz para Waldisney e Violeta da probabilidade de Pinóquio e Poliana se encontrarem e solicita que a dupla fique de olho na garota. Poliana acorda durante a noite, caminha pela casa e se depara com Pinóquio. Jeff avisa a brenda e Raquel para não conversar nada sobre Tânia e Luc4Tech perto de Celeste, porque Tânia e Celeste são mãe e filha.
Terça – Tertulinho erra o tiro de propósito, e Candoca o desarma. José vai para a casa de Daomé, e Candoca leva Tertulinho embora. José relembra dos momentos com Daomé. Deodora conta a Tertulinho que sempre soube da traição do marido e pede perdão ao filho. Deodora confronta Candoca e se faz de vítima na frente de Ismênia. Cira descobre que ela e anita trocaram a roupa de Márcio Castro com a de Joel durante o feitiço. Joel revela para Timbó sua preocupação com José.
Terça – Clarice comemora a prisão de Danilo e quase denuncia Jarbas para Paulo. sossô liga para alfredo enquanto ele conversa com Moa e deixa os dois abalados. Jéssica dá conselhos para Leonardo. Danilo se recusa a dar um depoimento sem seu advogado. Leonardo vê anita na Companhia de Dança e decide falar com ela. Danilo nega seu conhecimento com berimbau. alfredo e Pat pensam em como contarão a verdade para sossô e Gui.
Terça – Leonor repreende Guida, que promete infernizar a vida de Moretti. Isa esconde o fio do carregador do computador de Theo. Guida observa Moretti trocando o pneu do carro. Laís tenta apartar a briga entre Theo e Isa. Núbia sonda Rose para obter mais informações de brisa. Laís e Monteiro acolhem Theo. Cidália percebe que ari não menciona Dante no texto do livro da construtora e pede ao rapaz que inclua o nome do professor. Cidália comenta com Guerra que tem a impressão de que ari se prepara para dar um bote.
Terça – Poliana consegue entrar na Escola Ruth Goulart e Waldisney e Violeta observam a garota de longe. a turma do colegial faz uma festa surpresa para Poliana. alguns policiais abordam Waldisney e Violeta. Poliana procura por Pinóquio na escola. o clubinho Yupechlo fala para Poliana sobre acontecimentos estranhos no colégio e ela desconfia ser obra de Pinóquio. Poliana vai até a casa de máquinas e encontra Pinóquio. o androide chora por não ter uma família. Parente da mãe biológica de Pedro e Chloe cancela encontro com Eugênia.
Quarta – Candoca prepara um piquenique para José e Timbó. o Coronel aparece na igreja, Padre Zezo o acolhe. Deodora manipula Pajeú para que ele atente contra a vida de José. Tertulinho contradiz Candoca e não leva o filho para escola. Zahym vai atrás de Labibe na pousada. Vanclei flagra Latifa no quarto de Xaviera com roupas íntimas. Candoca descobre que Tertulinho pegou Manduca e se preocupa com José. o Coronel termina de se confessar.
Quarta – Pat se enfurece com a insinuação Rômulo e decide ir embora. Jarbas conversa com Ítalo sobre o comparecimento de Danilo à delegacia. Leonardo confessa a Clarice que ainda ama Regina. Dagmar se assusta com o comentário que a filha faz sobre Clarice. Moa se emociona ao abraçar sossô. Moa comenta com Pat sobre sua desconfiança com Rômulo. a equipe de Ítalo flagra uma conversa Rômulo com alexei. Martha e Clarice convocam uma reunião com os acionistas da sG
Quarta – Dante desconfia da desculpa dada por Cidália, que justifica sua ida ao hospital para pegar informações sobre uma cirurgia que fez no passado. Dante e sara concluem que Cidália sabia acidente de Débora, mas não entendem o interesse da assessora de Guerra nas fichas do arquivo do hospital. brisa sente que é alvo de Moretti saber que o empresário mandou investigar sua vida. Moretti diz a stenio que está nas mãos de oto e brisa. Nunes propõe sociedade a olímpia ao saber que ela ganhou na loteria.
Quarta – Waldisney e Violeta contam para Tânia que foram abordados por policiais. Poliana pergunta para o pai o que faria se o Pinóquio aparecesse e ele rebate que desligaria o androide. Glória notifica otto que Roger abandonou a cadeia e não sabe se deseja o filho por perto. Tânia diz que tem um acordo de damas com Valdinéia, que ela comandou o Jardim bem-Te-Vi no passado. otto diz para Glória que Roger, provavelmente, vai procurar a mãe e aconselha a matriarca a entregar o filho. otto pensa em um plano para achar Roger e incriminar Tânia.
não até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
paigreja, e Pajeú Tertupara pousada. com Tertulinho Co-
Quinta – Tertulinho anda sem destino com Manduca. Deodora se desespera quando não consegue falar com o filho. Manduca pergunta a Tertulinho se ele e José são irmãos. Ismênia tenta consolar o Coronel. Tertulinho chega em casa com Manduca, e Candoca se enfurece com o exmarido. Xaviera flagra Vanclei em seu quarto incomodando Latifa. Xaviera ajuda Latifa a se arrumar, e não percebe quando a mulher deixa sua pulseira cair.
até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo. de com delegacia. Regina. faz sossô. com de convocam
Quinta – Pat e Ítalo ouvem Rômulo falando sobre Jonathan e ficam apreensivos. Regina tenta seduzir Danilo, mas acaba expulsa da sG. Renan invade a sala de olívia e é impedido por ela e Rico de falar com Lou. Moa invade a mansão de Rômulo. andréa conversa com Lou sobre o grupo de mulheres. Moa encontra e fotografa um passaporte de Rômulo com outra identidade, e mostra para Ítalo. Pat pensa em contar para Lou por que está se envolvendo com Rômulo.
Quinta – oto não gosta de saber que brisa procurou ari e acaba sendo pressionado pelo ex-marido da noiva a confirmar que Moretti foi sócio de Guerra. Cidália informa para Guerra que o administrador do hospital deve favores ao empresário e sugere que ele peça privilégio na consulta aos arquivos. bia consegue ter acesso aos arquivos do hospital fingindo ser estagiária de Cidália. oto diz a brisa que precisa ficar só para pensar na decisão que tomará. brisa entrega o anel de noivado a oto. Guida pede ao mecânico para fechar a água da casa de Moretti.
sexta – José e Tertulinho conversam sem brigar. Nivalda entrega a Timbó e Tereza uma suposta conta de hospital para eles pagarem. Rosinha se preocupa com a ingenuidade dos pais. Nivalda e sabá comemoram o golpe na família Timbó. Maruan se preocupa com José. Vanclei devolve a pulseira que Latifa esqueceu no quarto de Xaviera. José se encontra com Candoca. o Coronel questiona Tertulinho sobre o atentado que José sofreu.
sexta – Pat se recusa a jantar com Danilo, e os dois discutem na frente de Rômulo. Marcela desconfia do envolvimento do vilão na morte de Roberto Gusmão, e decide conversar novamente com berimbau. Ítalo descobre que Jonathan foi sequestrado. Moa exige que Pat se afaste de Rômulo. berimbau se recusa a dar qualquer informação sobre a morte de Roberto Gusmão para Marcela e Paulo. Ítalo conta a Clarice sobre o sequestro de Jonathan, e ela decide negociar com Danilo.
sexta – sara custa a acreditar que Débora está morta. Dante e sara estão firmes no propósito de encontrar a criança de Débora. Guerra estranha o pedido de ari para que Tonho não saísse de casa. Helô não percebe que está sendo vigiada, enquanto conversa com Yone em um bar. Monteiro tenta tranquilizar Laís com relação a sua preocupação com o comportamento de Theo. ari pergunta a oto se ele tem algum envolvimento com o hackeamento do processo dos casarões. oto sente mágoa de brisa.
sábado – Jéssica e Leonardo decidem ser apenas amigos. Ítalo, Pat e Moa temem que Regina possa fazer algo contra eles. Danilo convence Maurice a esperar um tempo para conseguir a aceitação de Jonathan. alfredo sente dores no local de sua operação e comenta com olívia, que se preocupa. Lou se culpa por pensar em denunciar Renan à polícia. Nadir aparece no brechó e Joca vai atendê-la. Regina não gosta de saber que pode ter uma irmã.
sábado – José e Candoca sonham com a cerimônia de casamento. Deodora discute com o Coronel. Vespertino insiste que Floro o nomeie secretário de finanças de Canta Pedra. Mirinho arma um flagrante para Tomás na festa de Vespertino e faz fotos comprometedoras do rapaz. José implica com Tertulinho na frente de Laura. Floro nomeia Vespertino secretário de finanças. Maruan revela a José que seu pai o proibiu de se casar com Labibe. por pegar passado interesarquivo ao sua oto sa-
sábado – Cidália alerta Guerra para enfrentar grandes tempestades e avisa ao empresário que é preciso saber o que tem na documentação dos arquivos do hospital antes de se posicionarem. Núbia pressiona ari querendo saber o motivo de Tonho não poder sair de casa. Cidália aconselha Guerra a contar a Chiara toda a verdade sobre a filha. oto avisa a Moretti, na frente de stenio, que o expatrão causou medo em brisa, e responsabiliza o empresário caso venham a descobrir que eles estão envolvidos no hackeamento dos casarões.
TâPoliana apaandroide. cadeia diz Valdinéia, já pasprovavelmatriarplano
Quinta – Helô acha que o chocolate que estava na mesa dela era presente de Ruth, que diz que não foi ela quem deu. Renato convida Helô para jantar com ele e Ruth, que nega. Tânia começa a vigiar Poliana na porta da escola. Poliana encontra o chocolate na mesa e João observa, com olhar enciumado. Helô fala para Renato que não gostou do chocolate como forma de presente; o professor de música nega que foi ele. Valdinéia recebe pagamento de Tânia, mas reclama ser pouco e cobra um valor mais alto. Pinóquio se veste de fantasma e assusta as crianças do Yupechlo.
sexta – otto pede para Roger entregar todo o esquema criminoso da Tânia. Poliana e Pinóquio contam toda história do androide para João. Roger diz que vai ajudar a família, mas rouba o dinheiro de Glória. João fica preocupado com a existência de Pinóquio. Pinóquio escuta Poliana conversar com João, que pergunta se otto já sabe do paradeiro do androide. Roger vai para o esconderijo e mostra a sacola de dinheiro roubado para Waldisney. Roger vai ao encontro de Luca e propõe trabalhar juntos contra o Cobra. Tarde da noite, Celeste segue Tânia até a comunidade.
Débora bloch exalta a cultura sertaneja e se diverte com as atrocidades da vilã Deodora de “Mar do sertão”
Ojeito bem-humorado, a fina ironia e a indefectível gargalhada de Débora Bloch são conhecidas do grande público. Essas características, porém, estavam um tanto quanto ausentes dos últimos trabalhos da atriz na tevê aberta. Mergulhada na densidade de produções como “Onde Nascem os Fortes” e “Segunda Chamada”, Débora viu no convite para viver a ambiciosa Deodora de “Mar do Sertão” uma chance de retomar sua verve cômica na pele de Deodora, uma vilã que sempre tropeça nas próprias armações. “Deodora é uma delícia. Ela é má sem qualquer pudor e essa é a graça dela. Apesar de ser extremamente poderosa, a prepotência acaba fazendo com que ela seja vítima dos próprios planos”, entrega.
Mineira de Belo Horizonte, aos 59 anos Débora mantém sua curiosidade artística intacta, em uma trajetória voltada para a pluralidade de gêneros e tipos. Filha do ator Jonas Bloch e na tevê há pouco mais de 40 anos, ela conseguiu driblar o posto de mocinha de tramas como “Jogo da Vida” e “Sol de Verão” ao ser reconhecida por sua forte verve cômica em trabalhos como “Cambalacho” e no humorístico “TV Pirata”. No início dos anos 1990, empolgada com a reestruturação do setor de teledramaturgia do SBT, saiu da Globo para prota-
R – Muito! A Deodora é uma mulher prepotente, muito apegada ao dinheiro e à riqueza da família. Ela é também bastante equivocada e acha que as pessoas com menos dinheiro são menos importantes. Porém, apesar de ela ser objetiva e articulada, seus planos nunca saem como o previsto. É uma vilã que sempre se lasca e que tem um ponto fraco: o filho, Tertulinho (Renato Góes).
P – É o amor materno que a humaniza?
R – Sim. É o filho que enche o coração da Deodora. Ela o mima e o protege de todos os males. Esse amor, inclusive, é utilizado como desculpa para que ela cometa grandes atrocidades. Ele acaba sendo um reflexo dessa criação.
P – Você tem interpretado diversas mulheres sertanejas em trabalhos recentes. Como avalia essas escalações?
gonizar “As Pupilas do Senhor Reitor”. Na volta à emissora onde desenvolveu a maior parte de sua carreira, procurou por projetos mais diversificados e se destacou em produções como “Salsa e Merengue”, “A Invenção do Brasil”, “Cordel Encantado”, “Avenida Brasil” e nas recentes “Justiça” e “Onde Nascem os Fortes”. “Quando a gente faz o que gosta, tudo é diferente. Mantenho uma relação sadia e produtiva com a Globo. Quando acho que já fiz de tudo um pouco, chega algum convite maravilhoso e inusitado. Eu vou só aproveitando!”, empolga-se.
P – Você está distante das novelas desde 2015. O que a fez voltar aos projetos de longa
duração em “Mar do Sertão”?
R – Só me dei conta do tempo que fiquei longe dos folhetins quando acertei minha participação para viver a Deodora. Porém, em nenhum momento esse afastamento foi proposital. Aconteceu que fui convidada para vários projetos de séries, fui emendando uma coisa na outra e vivendo diversas personagens interessantes. Estava me sentindo muito satisfeita artisticamente e envolvida com trabalhos como “Justiça” e “Segunda Chamada”. Quando li o roteiro de “Mar do Sertão”, vi que além de retornar às novelas, era uma forma de voltar a fazer algo mais leve.
P – Tem se divertido na pele da vilã?
R – Eu amo. O Sertão é um lugar muito especial. Infelizmente, não cheguei a viajar para lá nesta novela, mas passei algumas temporadas na região gravando “Justiça” e “Onde Nascem os Fortes”. É um lugar especial, com uma cultura muito forte e pessoas incríveis. Acho lindo a televisão valorizar esse lado tão profundo do Brasil. Aproveito a convivência com o elenco para treinar o sotaque.
P – É uma questão que a preocupa na preparação?
R – Sempre. Existem diferenças de acordo com o estado e a região. Por sorte, “Mar do Sertão” conta com muitos atores nordestinos maravilhosos que dão uma autenticidade e um axé a mais para a novela! São profissionais que estão sendo apresentados ao grande público agora e é lindo acompanhar esse início e ouvi-los atentamente para caprichar nas cenas (risos).
>> raio x aos 15 anos, Ricardo silva dá vida a um viciado em tecnologia em “Travessia” e abre espaço para debate sobre o tema
Écomum que alguns projetos de teledramaturgia se apoiem na tecnologia como tema importante de alguns núcleos. O que mais se vê é um enaltecimento sobre o quanto essa evolução das máquinas pode ser benéfica para o ser humano. Em “Travessia”, novela das 21h da Globo, porém, outro aspecto ganha destaque: recursos tecnológicos são ferramentas que, quando não utilizadas da maneira certa, podem ser extremamente nocivas para a humanidade. “Theo, meu personagem, chama muita atenção porque retrata uma realidade muito preocupante nos dias de hoje, que é o vício e a dependência em tecnologia. Um assunto importante, mas também delicado, é o quanto a tecnologia pode ser boa ou ruim na vida das pessoas”, defende Ricardo Silva, ator que interpreta o filho do casal Monteiro e Laís, vividos por Ailton Graça e Indira Nascimento na trama escrita por Gloria Perez.
Para conquistar o papel, Ricardo fez um teste na própria emissora. A partir do momento que descobriu que tinha garantida a sua participação no folhetim, tratou de estudar para não fazer feio no ar. “Fiz muitas pesquisas sobre vícios
e dependência na internet.
Conversei com amigos e, além disso, passei a observar as pessoas de maneira geral”, lembra. De cara, um fator foi crucial para deixá-lo mais à vontade no estúdio. “Tive uma ótima interação com todos os atores do meu núcleo. Formamos uma família feliz, eles são incríveis”, valoriza.
Com 15 anos completados no fim de novembro, Ricardo garante que a sua própria rela-
ção com a tecnologia é saudável. “Felizmente, nenhuma dependência”, diz. Ter um papel com tamanho destaque no horário nobre também é algo com o qual lida bem. “Não sinto pressão. Estou com bons atores que acabam me ajudando. Mas eu sei da responsabilidade que é e me sinto honrado”, conta ele, que sempre sonhou com a carreira de ator e estuda interpretação desde que tinha apenas 8 anos de idade.
Nome: Ricardo Pereira da Conceição Silva.
Nascimento: 30 de novembro de 2007.
Interpretação memorável: Joaquin Phoenix protagonizando o filme “Coringa”, de Todd Phillips, lançado em 2019.
Momento marcante na carreira: “Quando eu soube que tinha sido escalado para um papel na novela ‘Travessia’”.
O que falta na televisão: “Atores e atrizes negros”.
O que sobra na televisão: “Política”.
Com quem gostaria de contracenar: Will Smith.
Se não fosse ator, o que seria: “Não sei, só me vejo ator”.
Ator: Will Smith.
Atriz: Zendaya.
Novela preferida: “Travessia”.
Vilão marcante: Coringa, papel de Joaquin Phoenix no filme de mesmo nome.
Personagem mais difícil de compor: Aírton, da série “Impuros”, da Fox. “Era uma realidade muito distante da minha”.
Que novela gostaria que fosse reprisada: “A Força do Querer”, escrita por Gloria Perez, exibida originalmente pela Globo em 2017.
Filme: “Pantera Negra”, dirigido por Ryan Coogler, lançado em 2018 e baseado no super-herói das histórias em quadrinho publicadas pela Marvel Comics.
Autor: Gloria Perez.
Diretor: Mauro Mendonça Filho.
Medo: “De montanharussa”.
Projeto: “Ser um ator diferenciado, capaz de encarar personagens relevantes. No mais, sou muito novo e muitos interesses podem surgir. Então, deixo por conta da vida”.
de
Camilla Camargo está sempre atenta aos momentos de interação. Não apenas com seus colegas de cena, mas também com o público. Nos últimos anos, ela encontrou uma conexão direta e forte com um tipo bastante específico de espectador: o infantojuvenil. Após participar de “Carinha de Anjo”, do SBT, Camilla retoma ao universo infantil e adolescente na segunda temporada da série “Tudo Igual...SQN”, que tem estreia prevista para 2023, na plataforma Disney+. “Estamos falando de um público muito sem filtro e fiel. Quando eles gostam, gostam mesmo. Senti, por exemplo, um amor e apoio desinteressado e genuíno durante toda a construção da Diana (de ‘Carinha de Anjo’) e em todo momento que ela estava no ar”, explica.
Na produção nacional voltada para o streaming, Camilla vive uma artista plástica. A história é baseada no romance infantojuvenil “Na Porta Ao Lado”, da escritora brasileira Luly Trigo, e conta a trajetória da protagonista Carol, papel de Gabriella Saraivah. A produção, que é ambientada no Rio de Janeiro, mostra uma trama divertida sobre família, amores e amizades numa ambiência típica de uma trama adolescente. “É uma personagem ligada às artes, moderna, antenada… No decorrer da trama, ela vai tentar ajudar a resolver um conflito familiar também através da arte, mais
do que isso não posso falar porque seria spoiler (risos)”, desconversa Camilla, que já acompanhava a primeira temporada da série antes de integrar o elenco. “A primeira temporada me conquistou. É uma produção muito bem-feita, com ótimo elenco e equipe. Tem roteiro inteligente e bemhumorado”, completa.
Para se aproximar do universo das artes da personagem, Camilla mergulhou no dia a dia dos alunos da tradicional FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado, que fica localizada em São Paulo.
“A personagem também é formada na FAAP assim como eu. Então, me baseei em algumas pessoas que conheci na época da faculdade. A personagem aflorou ainda mais em mim algo que sempre existiu: a paixão pelas artes plásticas”, aponta.
As artes, inclusive, sempre rondaram o cotidiano de Camilla. A atriz é filha do cantor Zezé Di Camargo com a empresária Zilu Godoi. Ela também é irmã da cantora Wanessa. Recentemente, Camilla tem reorganizado sua rotina para conciliar a maternidade com os
estúdios. Casada com o produtor e empresário Leonardo Lessa, ela é mãe de Joaquim, de 3 anos, e Julia, de 1 ano. “Faço questão de ser o máximo presente em suas vidas e de todas as formas possíveis, mas tem sido muito prazeroso (voltar ao trabalho) também porque o trabalho engrandece e quero passar isso para os meus filhos também. Existe a culpa e a saudade por vezes, mas eu também preciso ter um tempo para exercer meu ofício, que tenho a sorte de também ser uma paixão, algo que amo fazer”, valoriza.
Bastidores Com romance, humor e religiosidade, “Vai na Fé” apostará na diversidade do brasil
Aleveza e o humor são características comuns aos folhetins do horário das sete. Esse espaço descontraído, inclusive, abre caminho para tramas plurais. Rosane Svartman, que assina o texto de “Vai na Fé”, próxima novela das sete, mira exatamente essa composição de elementos. Além de capitanear o enredo com uma protagonista evangélica, a autora pretende abordar outros universos variados, como o mundo do showbiz e a temática neohippie. “Não temos um universo único. É um mosaico. Temos uma história cheia de conflitos, humor, romance, e que trata de temas contemporâneos que atravessam a vida de todos os personagens: desde os mais jovens aos mais vividos. São dramas que devem entreter, emocionar, fazer a gente torcer e pensar. São personagens humanos, imperfeitos, como nós. E a obra fala da esperança, da fé e de seguir em frente mesmo em meio às adversidades, acreditando num futuro melhor”, explica Rosane.
Com estreia prevista para janeiro, “Vai na Fé” conta a trajetória da batalhadora Sol, papel de Sheron Menezzes. Ela canta no coral da igreja desde a infância. Na juventude, sem que os pais soubessem, ela frequentava os bailes funks que marcaram os anos
2000 e era conhecida como a princesa do baile, a gata das gatas. Hoje a família passa por dificuldades financeiras, com o marido desempregado desde a pandemia. Sol recebe um convite para trabalhar com Lui Lorenzo, de José Loreto, um cantor pop e conquistador. Essa reviravolta na vida da protagonista faz com que ela reencontre Benjamin, vivido por Samuel de Assis, sua paixão na juventude, e Theo, interpretado por Emilio Dantas, de quem guarda más lembranças. “Minha preparação foi muito gostosa, com aulas de canto e dança, que são coisas que eu amo fazer, mas que morro de vergonha. Vim de um outro trabalho que coincidentemente tive de cantar e dançar também, passar essa vergonha (risos). Outro ritmo, mas tive de encarar. Eu adoro isso”, vibra Sheron.
Benjamin retorna à vida de Sol em um momento completamente diferente. Casado com
Lumiar, papel de Carolina Dieckmann, ele é um advogado de renome que deseja tirar um ano sabático, mas esse dia nunca chega. Lumiar se sente comp leta com a relação que construiu com o marido, o trabalho no escritório de advocacia e as aulas que ministra na universidade. E esse será um dos pontos de aproximação entre ela e Sol, pois Lumiar será professora da filha de Sol, Jenifer, interpretada por Bella Campos.
Lumiar é uma mulher objetiva, controladora e metódica, a antítese de seus pais Dora e Fábio, interpretados por Claudia Ohana e Zé Carlos Machado. O casal neo-hippie vive em Lumiar, na Região Serrana do Rio. É lá que eles mantêm o Refúgio Paz de Lumiar, um local de contato com a natureza, paz e renovação. “A possibilidade de fazer esse trabalho me encantou desde a primeira conversa com o Paulo (Silvestrini, diretor). Por vários motivos. Primeiro, pelas sincroni -
cidades com a minha vida. O marido da Lumiar quer tirar um ano sabático, o Tiago, meu marido, tinha acabado de tirar um ano sabático. Não é uma coisa comum, então isso já gerou uma sensação em mim. Depois, veio a questão de ela não querer ser mãe. O que sente uma mulher que não quer ser mãe? Eu sempre tive a maternidade muito aflorada”, argumenta Carolina.
Ambientada no Rio de Janeiro, a novela irá apresentar os conflitos de diferentes gerações e camadas socioculturais, dentro da diversidade da cidade carioca. “É uma novela carregada dessa positividade tão característica do povo brasileiro, dessa certeza de que o amanhã será melhor. O ambiente é essa cidade plural e misturada, onde as diferentes gerações, culturas e identidades sociais se confrontam e convivem, adequando expectativas e revendo valores”, aponta o diretor Paulo Silvestrini.
>>>> por caroline BorGes
Claudia Di Moura está cada vez mais seduzida pela tevê. A atriz, que estreou em “Segundo Sol” na televisão, voltou ao ar em “Cara e Coragem”. Na reta final da trama das sete, ela valoriza cada novo aprendizado nos estúdios. “Fazer novelas tem sido um aprendizado muito além das preparações de cena, dos sets de gravação, dos estudos de roteiro. Mais do que uma ambição profissional, tem sido uma experiência enriquecedora, repleta de desafios e responsabilidades, que veio até mim no momento certo”, vibra. Na história, ela vive a altiva e amorosa Martha Gusmão, poderosa dona da siderúrgica Gusmão. Para viver a forte empresária, a atriz se inspirou em nomes conhecidos do público. “Minhas referências de suavidade e firmeza trazidas por mulheres negras em posição semelhante de poder e inspiração vieram de Glória Maria, Michelle Obama, Oprah Winfrey, Viola Davis e Taís Araújo”, aponta.
A trama de “Corpo Dourado” irá estrear no Viva. A novela escrita por Antonio Calmon irá ao a partir de junho, substituindo “Coração de Estudante”. O folhetim foi estrelado por Cristiana Oliveira.
O “Sessão Globoplay” irá exibir a série “La Brea: A Terra Perdida”, que estreia no próximo dia 20 de janeiro. A produção irá ao ar logo após o “Big Brother Brasil 23”.
O primeiro dia do ano contará com estreia brasileira na Netflix. A partir do dia 1º de janeiro, a plataforma de “streaming” lança a série “Olhar Indiscreto”. A produção é protagonizada por Débora Nascimento e Emanuelle Araujo.
Thiago Castanho voltará ao comando do programa “Sabores da Floresta”, do GNT. A produção tem estreia marcada para o próximo dia 5.
Emílio Orciollo Netto está de saída da Record. O ator não irá re-
novar seu vínculo com a emissora. Ele estava na Record desde 2017, quando estreou em “Apocalipse”.
A série “O Jogo que Mudou a História” ganhará uma segunda temporada. O projeto original Globoplay vai mostrar a ascensão das facções criminosas no Rio de Janeiro. A produção foi criada por José Junior, que é fundador da AfroReggae Audiovisual.
De folga das novelas desde “Espelho da Vida”, Irene Ravache participará do filme “Os Enforcados”, de Fernando Coimbra. O longa tem lançamento prevista para 2023.
Fábio Herford, que esteve em “Quanto Mais Vida, Melhor”, está escalado para a série “Desejos S.A.”, original Star+. A produção apresenta histórias de clientes que contratam os serviços de uma misteriosa empresa para terem suas vontades mais secretas e proibidas rapidamente atendidas. O projeto tem estreia prevista para 2023.
A trama de “Chocolate com Pimenta”, que voltou ao ar em edição especial, reativou memórias importantes de Mariana Ximenes. A atriz, que viveu a protagonista Ana Francisca, relembra bastante das fartas sequências com comida. “A gente gravava e depois se esbaldava (risos). No sítio, onde eu fazia muitas cenas, tinha plantação de milho, mandioca, acabava a gravação a gente sempre dava um jeito de aproveitar. Eu, como boa taurina que sou, adoro comer”, afirma a atriz, que tem aproveitado o período para rever o folhetim. “Eu estou gostando cada vez mais de revisitar as personagens antigas. Já fui autocrítica, mas hoje tento aproveitar para matar as saudades”, completa.