Jornal De Fato

Page 1

Jornal de Fato

Alfabetização chega a 93% da população brasileira

>> Pesquisa do IBGE revelou que, em seis décadas o percentual subiu quase 20 pontos percentuais; a taxa de analfabetismo foi 7% do contingente populacional.

TECNOLOGIA ESPORTE

Pesquisa da UFRN desenvolve sensores automobilísticos

Principal 7

Associação quer tratamento humanizado em atuação no MCJ

Associação de Praças e da Polícia Militar de Mossoró e Região (APRAM) requereu que os comandos intercedam a fim de prover as condições necessárias. SEGURANÇA

Segurança 6

Potiguar desafia o América em duelo na Arena das Dunas

Esporte 8 Taxa de alfabetização sobe no Brasil, apontam dados do IBGE

CAFEZINHO COM CÉSAR SANTOS

‘Duplicação da BR304 irá começar pelo trecho Mossoró-Assú’, diz secretário

Gustavo Coelho abordou temas importantes como a concessão do terminal rodoviário, investimento em escola, além de duplicação de BR e recuperação de estradas.

Principal 3 e 4

ABr
Jornal De Fato
MOSSORÓ (RN), SÁBADO, 18 DE MAIO DE 2024 – EDIÇÃO 6.965 – ANO XXIV – R$ 2,50
Principal 6
NESTA EDIÇÃO: 48 PÁGINAS OPINIÃO P2 | POLÍTICA P3 | NACIONAL/OPINIÃO P4 | COLUNA CÉSAR SANTOS P5 | SEGURANÇA P6 | ESPORTE P7 E 8 | CADERNO MOSSORÓ/ESTADO P1 A 4
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
NOSSOS CADERNOS
Gustavo Coelho: “O governo está investindo 428 milhões na recuperação de estradas”
Metalizados Trend

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

Baudelaire, o poeta albatroz

VERA LÚCIA DE OLIVEIRA

Escritora, membro da Academia de Letras do Brasil. (Brasília-DF) veraluciaoliveira@hotmail.com

Baudelaire nasceu em Paris em 1821 e lá morreu em 1867. Foi o maior poeta do seu tempo. E continua a ser o maior da França do século 19. Elevou a poesia a um patamar inacreditavelmente alto, em que outros não conseguiram chegar. Foi comparado a Dante Alighieri pelo arrebatamento e sonoridade dos seus versos de cobre. Explorou os mais recônditos e sombrios lugares e aspectos da alma humana, as regiões noturnas da alma. Não foi por outra razão que se tornou leitor, tradutor e divulgador de Edgar Allan Poe na França e na Europa em trabalho gigantesco. Identificou-se com a arte do americano que tanto expressava horror, mistério, quanto refinamento. Assim também foi: cruel, macabro, refinado. Por isso mesmo foi censurado em seu livro icônico, As flores do mal (1857), que traz a elevação espiritual e o demoníaco entrelaçados; na verdade, duas faces humanas numa só, como na fita de Moebius, livro que teve o mesmo destino de Madame Bovary, romance do amigo Flaubert, indo parar nas barras do tribunal, em 20 de agosto, no mesmo ano de 1857. Acusado pelo mesmo terrível Dr. Pinard de ofensa à moral pública. Teve seis poemas censurados e pagou trezentos francos de multa. A imprensa fez a sua parte ignorando-o ou maldizendo-o. Em meio aos apupos, recebeu, no entanto, a solidariedade de escritores como Victor Hugo que, do exílio, apressa-se a lhe dizer: “Meu caro Baudelaire, as suas Flores do Mal resplandecem e deslumbram como estrelas. Continue. Grito bravo!, com todas as minhas forças, ao seu espírito vigoroso… Recebeu uma das raras condecorações que o regime pode oferecer.” Hugo também fora vítima de Napoleão, o Pequeno, como o apelidou.

Direção Geral: César Santos

Diretor de Redação: César Santos

Gerente Aadministrativa: Ângela Karina

de Assinaturas: Alvanir Carlos

Baudelaire foi o primeiro punk da história, com os cabelos pintados de verde e cheio de atitudes quando jovem. Foi também um dândi que demorava duas horas e meia fazendo a toilette antes de sair à rua, pois herdara o gosto pela elegância da mãe. Expôs a teoria do dandismo em seu ensaio “O pintor da vida moderna”, gosto profundamente enraizado nos intelectuais da época, uma quase filosofia de vida. Era solitário: tinha o sentimento da solidão e da melancolia desde a infância. Mesmo na decadência financeira, com trajes remendados e sapatos furados flanando pelas ruas de Paris, poderia ser reconhecido como um homem de classe (distinção que herdou do pai), como aquele cavalo de raça que, embora atrelado a uma pesada carroça, é reconhecido pelo olho do verdadeiro amador, como disse da bela Doroteia, um de seus poemas.

Assim era ele com sua aura e sua presença única na cena artística parisiense. Buscou sempre a originalidade. Foi o primeiro poeta da modernidade, atento à vida urbana, à multidão, ao progresso e às mudanças da cidade. Reparou nos párias, nos mendigos, nos pobres que olhavam através das janelas de vidro a comida farta dos ricos sobre as toalhas brancas nos cafés e restaurantes dos novos bulevares da Paris de Haussman iluminada pelo gás. Escreveu “Os olhos dos pobres”, poema em prosa em que um homem com dois filhos pequenos, todos em trapos, encantam-se com as toalhas rutilantes das mesas, com o brilho dos espelhos, os dourados das cornijas, com todo o esplendor do restaurante:

Os olhos do pai diziam: – “Como é belo! Como é belo! Dir-se-ia que todo o ouro do pobre mundo foi transportado para estas paredes.”

Os olhos do menino: – “Como é belo! Como é belo! Mas é uma casa onde só podem entrar as pessoas que não são como nós.” Os olhos do

Organização: Clauder Arcanjo

menorzinho, esses, de tão fascinados, revelavam apenas uma alegria estúpida e profunda. (Rio de Janeiro: Nova Aguilar S.A., 1995, p. 309).

Diante desses olhos, o narrador confessa:

Eu não só me sentia enternecido com essa família de olhos, senão também um pouco envergonhado de nossos copos e nossas garrafas, maiores que a nossa sede. (Op. cit., p. 309).

Foi nesse momento que a amada do narrador, num gesto típico dos reacionários, pede que afastem dali aquela gente insuportável. É, pois, nessa cena urbana que Baudelaire escancara, com humor rascante e compaixão, o contraste social dos olhos dos ricos e os dos pobres se cruzando, numa distância eliminada pelo vidro, cuja transparência deixa o indivíduo ver e ser visto. É a modernidade da cidade grande expondo as suas mazelas.

Baudelaire ficou órfão de pai aos seis anos de idade e sofreu horrivelmente quando sua linda e jovem mãe casou-se em segundas núpcias com um militar severo, a quem ele odiou pelo resto da vida por ter interrompido a sua infância feliz. Ele que era filho de um pai velho, bondoso, artista, substituído agora por alguém que lhe roubara a mãe e nunca mereceria a simpatia nem o

amor do menino delicado de seis anos. Jamais superou a “perda” da mãe. Era também sonhador e de natureza artística, em tenra idade já amava as artes plásticas e se tornaria mais tarde grande e respeitado crítico. Fez crítica literária, a exemplo do extenso artigo sobre Madame Bovary , de Flaubert, em que viu aspectos inusitados da personalidade da personagem. Tornaram-se amigos os dois “malditos” perante a sociedade burguesa. No primeiro poema de As flores do mal, “Benção”, coloca-se como o Poeta que irá encontrar a resistência da mãe apavorada com a carreira que o filho escolhera: artista da palavra. Diz o eu-lírico (Op. cit. p.105):

Quando por uma lei das supremas potências

O Poeta se apresenta à plateia entediada, Sua mãe, estarrecida e prenhe de insolências

Pragueja contra Deus, que dela então se apiada:

“Ah! Tivesse eu gerado um ninho de serpentes, Em vez de amamentar esse aleijão sem graça! Maldita a noite dos prazeres mais ardentes

Em que meu ventre conheceu minha desgraça!

Escreveu Pequenos poemas em prosa – o spleen de Paris, livro publicado postumamente em 1869: não

há adjetivo que possa qualificar satisfatoriamente essa pequena obraprima. Tudo nela é único, original, impecável, feito com o mais perfeito senso do Belo, poesia que canta os êxtases da alma e dos sentidos; obra em que a verdade poética está em primeiro lugar, sem nenhuma preocupação com o moralismo dos manuais burgueses do bom gosto mediano. É um livro de poesia pura, em estado bruto, porém lapidado com a elegância e o apuro da língua de Racine. É como a escultura de Michelangelo, feita com o melhor mármore de Carrara, com a mais perfeita técnica. Assim seus poemas que falam dos humildes, dos escroques, das prostitutas, do ópio, do tédio, do grotesco, do bas-fond, dos gatos (sua paixão), dos relógios (que o intrigavam), do submundo em que tudo é degradação e corrupção da existência, mas também do mundo de sonho do Oriente aonde foi e se extasiou com suas cores e perfumes, tema de “O convite à viagem”, onde tudo é belo, rico, tranquilo e harmonioso; onde a felicidade se casa ao silêncio… numa evidente ânsia de evasão. Como não se encantar ainda com “A uma hora da manhã”, “A moeda falsa” e “Embriagai-vos”?

Baudelaire, que dedicou sua vida à palavra, morreu sem voz, “engoliu” a língua e a língua francesa, tragado pela doença, a sífilis que devastou o seu corpo e a sua mente. Foi acompanhado por raros amigos ao cemitério. Lá estavam Verlaine, Manet, Nadar, entre eles. Morreu incompreendido, solitário e triste, mas certo do valor de sua obra, do reconhecimento que teria no futuro. Disse em carta à mãe que não dava importância aos imbecis, pois o seu livro As flores do mal triunfaria na memória do público letrado. Acertou: a herança de sua poesia simbolista chegaria a todos os países, e todos beberiam na sua fonte, como o nosso extraordinário Cruz e Sousa. O culto de Baudelaire no Japão é quase tão vivo quanto na Europa pela beleza, força e atemporalidade de sua poesia. Mas, por ironia do destino, foi enterrado no túmulo onde jazia o padrasto, o general Aupick (a quem teria fuzilado, se pudesse, quando pegou em arma e lutou ao lado dos rebeldes no golpe de 1848), fazendo-lhe funesta companhia por toda a eternidade. Tinha 46 anos, mas era um velho há muito cansado da obrigação de viver vinte e quatro horas por dia. Suas asas de gigantes, como as do albatroz do seu poema, impediramno de andar…

Fundado
28
agosto
2000,
Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda..
em
de
de
por César Santos e Carlos Santos.
CO LU NAS E MA TÉ RIAS AS SI NA DAS SÃO DE RES PON SA BI LI DA DE DE SEUS AU TO RES
Dep.
www.defa to.com E-MAIL : re da cao@defa to.com TWITTER : @jornaldefato_rn REDAÇÃO E OFICINAS: SEDE Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEFONES (084) 99836-5320 (Mossoró) AS
Fato com e FI LIA DO À COMERCIAL/ASSINATURAS : (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 SÁBADO, 17 DE MAIO DE 2024 2 Opinião Jornal de Fato
clauderarcanjo@gmail.com De

CAFEZINHO COM CÉSAR SANTOS

“O governo está investindo 428 milhões na recuperação de estradas”

O mossoroense Gustavo Coelho Rosado cumpre desde o primeiro governo Fátima Bezerra (PT) a missão de cuidar da infraestrutura do Rio Grande do Norte. É um grande desafio que ele soma a outras importantes tarefas já executadas ao longo de sua vitoriosa carreira de engenheiro civil. Nesta semana, Gustavo visitou a sua terra natal, mas não foi a passeio. Cumpriu agenda em obras que estão em andamento e cuidou de outras ações que estão iniciando, com destaque para a recuperação de 280

quilômetros de rodovias na região de Mossoró e no Alto Oeste. Gustavo abriu espaço na agenda para tomar o “Cafezinho com César Santos” na sede do Jornal de Fato. Além da recuperação das RNs, o titular da Infraestrutura do Estado abordou outros temas importantes como a concessão do terminal rodoviário de Mossoró para a iniciativa privada e o investimento de mais de R$ 6 milhões no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV). Leia:

Secretário, há um apelo, urgente, para o governo recuperar a infraestrutura rodoviária estadual. Daí, a impaciência do cidadão que precisa utilizar as RNs que cruzam o estado. Como está o cronograma das obras?

Nós estamos iniciando o cronograma de recuperação das rodovias estaduais, com os recursos do financiamento do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), que o Estado do Rio Grande do Norte aderiu no fim do ano passado. Esse financiamento deverá chegar a 1 bilhão e 600 milhões de reais. Primeiro, trabalhamos a documentação técnica necessária, que é muita extensa, para em segui-

da publicarmos as licitações, como de fato fizemos. Essa primeira parcela do PEF é de aproximadamente 428 milhões de reais. Nós dividimos em três lotes para facilitar a logística da execução, levando em conta a proximidade e a própria semelhança das rodovias. O lote 1 compõe o Distrito 1, que tem sede em Mossoró, e o Distrito 6, com sede em Pau dos Ferros, ou seja, vamos atingir toda a região Oeste do estado. Fizemos a assinatura da ordem de serviço, a empresa já está presente e dentro de 15 dias teremos o início dos serviços na RN117, trecho Mossoró a Governador Dix-sept Rosado, que é uma das rodovias mais demandadas do estado; e também na RN-015,

entre Mossoró e Baraúna e que liga Baraúna ao Ceará, que é um importante corredor de escoamento da produção regional.

Esse lote que contempla a região Oeste vai recuperar quantos quilômetros de estrada?

São aproximadamente 280 quilômetros de rodovias envolvendo os Distritos 1 e 6 e a rodovia Dehon Caenga, que liga Tibau a Grossos, e que tem uma vocação turística muito importante. Nós já havíamos contemplado um trecho de 4 quilômetros e agora vamos realizar os outros 18 quilômetros que compõem aquela rodovia.

Para melhor enten-

dimento, essa operação será de reconstrução da malha viária ou de recuperação de trechos?

O que compõe o objeto da contratação é a restauração de trechos críticos. Trata-se de um tipo de intervenção em rodovias que atinge uma complexidade maior, onde você mexe na base, na sub-base, no leito da estrada etc. Nós vamos fazer um reforço na base em diversos pontos críticos e, em seguida, faremos um recapeamento completo. Então, as rodovias serão integralmente recapeadas com sinalização horizontal para garantir a segurança na malha viária.

Ney Lopes

nl@neylopes.com.br

www.blogdoneylopes.com.br

“Marina de Natal” debate na eleição

Um tema, que poderia ser colocado em debate pelos candidatos a prefeito de Natal seria a proposta de uma marina em Natal. A ideia é antiga, mas nunca acolhida com determinação pelos governantes. Quando candidato a prefeito de Natal em 2004, reabri esse debate, mas não tive êxito.

Uma marina é um pequeno centro portuário de recreação usado por iates privados e botes de recreio. Oferecem píer flutuante, serviços como lavagem, venda de combustível e manutenção local, além de estacionamento e abrigo de pequenas e médias embarcações e espaço multiuso.

O turismo náutico é uma vocação natural da cidade de Natal, até hoje aproveitada. Entende-se como turismo náutico toda atividade de navegação desenvolvida em embarcações sob ou sobre águas, paradas ou correntes, sejam fluviais, lacustres, marítimas ou oceânicas. O Turismo Náutico pode ser feito em diversas embarcações, como iates, botes, balsas, escunas, navios, jangadas, veleiros, caiaques, pranchas, entre outros.

Há estatísticas de milhares de embarcações, que atravessam a costa potiguar, com destino a João Pessoa, Recife, Salvador etc. Por tal razão é amplamente viável uma plataforma de apoio (“marina”) para embarcações na orla da cidade, que abriria a inserção de Natal no roteiro do turismo náutico nacional e internacional. Essa “marina” ofereceria serviços básicos de apoio às embarcações e tripulações.

Turismo náutico em Natal

O RN tem cerca de 400 km de costa e paisagens belíssimas nas praias, dunas, falésias avermelhadas e águas mornas e cristalinas. Por essas atrações nativas, em 2014, a empresa francesa New Co Marine chegou a apresentar proposta para construção de uma marina de mar aberto na Via Costeira (atrás do hotel Barreira Roxa e do Instituto de Biologia Marinha da UFRN).

Quando se fala em marina são lembrados precedentes com restrições, de parte de alguns órgãos fiscalizadores do meio ambiente, por tratar-se do uso econômico do litoral ou paisagens naturais. Não se trata de negar a importância da regulação do meio ambiente. Apenas, essa preocupação não pode ser transformada em ideologia, com posições rígidas e radicais, em prejuízo coletivo.

A lógica é a seguinte: o desenvolvimento econômico não se mantém se os recursos ambientais forem destruídos. De outro lado, não existe proteção ao meio ambiente se não existirem recursos financeiros de preservação e garantia do desenvolvimento sustentável. Um depende do outro. Fui hóspede na marina de Dubrovnik, na Croácia, de um hotel, cujas águas do mar se comunicavam diretamente com as piscinas e os hóspedes escolhiam o tipo de banho desejado Na Polinésia Francesa, vi hotéis com apartamento em casas de madeira construídas dentro do mar, à beira da praia. Preferi um quarto em terra firme. Em Bali, na Indonésia a mesma coisa.

Mesmo diante do sucesso do turismo náutico em várias partes do mundo, em Natal, nem poderes públicos, nem instituições privadas, demonstraram interesse, até hoje. Nenhuma proposta consistente foi colocada em debate. Mesmo assim, creio que ainda há tempo de recuperar o tempo perdido!

Talento potiguar

Dalton Mello de Andrade, advogado, empresário, professor, homem global. Autor do livro “Meu olhar sobre a vida”, lançado em Natal, reúne fatos e relatos do cotidiano, sempre entremeados do bom humor do autor. Já representou o Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos). Fala fluentemente inglês, francês e espanhol. Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião

sábado, 18 de MAIO de 2024 Política 3 Jornal de Fato
Jornal de Fato
Continua na 4

“A duplicação da BR-304 vai começar pelo trecho Mossoró-Assú”

Além do lote 1, com obras prestes a serem iniciadas, o programa de restauração da malha viária estadual vai beneficiar quais outros trechos?

O governo já licitou o lote 2, que vai contemplar as regiões Seridó e Central, que são importantes para a economia do Rio Grande do Norte. Esse lote prevê a recuperação de mais de 300 quilômetros de rodovias. Temos também o lote 3, que vai atender toda a faixa leste do estado, em três distritos: o 3, que tem sede em João Câmara; o 4, em Nova Cruz; e o distrito 5, que tem sede em Natal. Nesse lote serão aproximadamente 280 quilômetros de rodovias recuperadas. A licitação está em fase final da sua execução e acreditamos que até o fim deste mês a governadora esteja assinando a ordem de serviços. Somados os três lotes, teremos aí um investimento de quase 428 milhões de reais contemplando quase 800 quilômetros de rodovias que serão recuperadas.

Vamos tratar de duas reclamações permanentes da população de Mossoró. O primeiro é com relação ao Terminal Rodoviário Diran Ramos do Amaral, que se encontra em situação bem crítica. O governo tem projeto para recuperar esse importante equipamento?

Esse terminal será objeto de uma concessão. As providências já estão bastante avançadas nesse sentido. A Secretaria de Infraestrutura iniciou o levantamento de todo patrimônio, das condições em que o terminal se encontra e fizemos também a estimativa de custo da recuperação. No momento, essa possibilidade de concessão está sendo modelada por um grupo instituído pela governadora Fátima Bezerra na Secretaria do Planejamento. A ideia é que a rodoviária de Mossoró seja concessionada tendo o Banco do Nordeste como agente que vai permitir essa concessão. A nossa esti -

mativa é que no segundo semestre deste ano tenhamos o desenrolar desse processo, que deverá ser executado em várias etapas.

Mas, secretário, a população pede recuperação da rodoviária urgentemente, tendo em vista que hoje não oferece mínimas condições de uso...

O Estado deverá fazer manutenção para conservar aquele patrimônio, enquanto o processo de concessão não é concluído.

A transparência para a iniciativa privada significa que o termi -

nal rodoviário de Mossoró terá um novo perfil sob o ponto de vista econômico?

Na grande maioria das capitais, os terminais rodoviários têm feição completamente distinta, com perfil muito mais comercial. Funcionam como centro comercial, centro de serviço e também recebe transporte de passageiros.

Na verdade, ele inverte um pouco a visão de terminal rodoviário restritamente de embarque e desembarque de passageiros. Nos grandes centros, o novo modelo é uma realidade positiva. Então, o terminal de Mossoró vai passar por essa importan -

te intervenção.

O fluxo de embarque e desembarque na rodoviária de Mossoró justifica o interesse de investidores da iniciativa privada?

Sim. Nós conversamos com duas empresas que fizeram concessões em outras cidades de grande porte, como Salvador (BA), Belém (PA) e Florianópolis (SC), e constatamos que realmente há interesse de investir no terminal de Mossoró. Esperamos que esse interesse possa ser concretizado, no sentido de transformar a rodoviária de Mossoró em centro comercial e de serviços,

para igualar a outros terminais de grandes cidades.

A outra reclamação da população mossoroense diz respeito à situação da tradicional Escola Eliseu Viana, que há anos se encontra com a estrutura comprometida. Na realidade, essa escola nunca recebeu uma grande reforma. Essa obra, prometida pelo governo, sairá do papel quando?

Sobre isso, nós temos uma notícia interessante: a licitação está nos seus momentos finais, com investimento de mais de 6 milhões de reais. Serão executadas obras de reforma e ampliação daquela importante escola, que é uma referência da educação de Mossoró. A nossa previsão é que nos próximos 15 dias a governadora Fátima estará assinando a ordem de serviços. Então, tão logo seja finalizado esse procedimento burocrático, estaremos iniciando essa tão sonhada intervenção, que vai promover uma requalificação completa da estrutura do Eliseu Viana.

Mossoró é uma das dez cidades contempladas com o projeto das novas unidades de ensino técnico. No primeiro momento, o governo decidiu construir no bairro Santo Antônio, mas houve dificuldade de terreno, então, não seria o caso de levar o IERN para o Carnaubal, a partir da reconstrução do antigo Caic?

Todos os IERNs foram definidos mediante estudos sobre a demanda. Certamente, em Mossoró, esses estudos definiram a implantação da unidade no bairro Santo Antônio. A Secretaria de Educação fez um trabalho primoroso para identificar os pontos onde devem ser construídos os IERNs. A zona norte de Mossoró foi a área indicada. Nós já concluímos o processo de aquisição do terreno, mas ainda tramitam alguns pontos da burocracia, mas está bem encaminhado para o go -

verno iniciar a construção desse IERN em breve. No estado, já temos quatro unidades em fase de entrega, inclusive, o IERN de Natal já está com matrículas abertas. Os IERNs são um marco no ensino público tecnológico, que permitirão outras perspectivas aos jovens do estado.

Com relação à duplicação da BR-304, que é o grande sonho de Mossoró e de toda a região Oeste, em que estágio se encontra o projeto que foi a principal indicação do Governo do Estado ao PAC-3 do Governo Federal?

Essa é uma obra importantíssima para o Rio Grande do Norte, por se tratar de um corredor logístico que se conecta com todas as áreas do estado, fazendo capilarizar todo o fluxo, todo o trânsito de pessoas e mercadorias. A BR-304 hoje está totalmente saturada. A sua duplicação é uma intervenção indispensável para o desenvolvimento do RN. Trata-se de uma obra do governo federal, que tem o acompanhamento do estado. O projeto executivo foi contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ele consiste em quatro trechos da rodovia, devendo no segundo semestre deste ano a empresa contratada apresentar os projetos dos dois primeiros trechos. Daí, a nossa expectativa é que a licitação do primeiro trecho possa ocorrer ainda este ano.

O primeiro trecho será entre Mossoró e Assú?

Sim. A governadora Fátima fez essa solicitação e será atendida. A duplicação da BR-304 será iniciada no trecho Mossoró-Assú. É bom a gente lembrar que a governadora fez três importantes pedidos ao presidente Lula para o PAC-3, que são a duplicação da BR-304, a conclusão das obras hídricas no estado e a construção do Hospital de Metropolitano de Natal. As três sugestões foram acatadas e inseridas no PAC-3.

sábado, 18 de maio de 2024 4 Política
Jornal de Fato

RS anuncia R$ 12 bilhões para reconstruir o Estado após as chuvas

REESTRUTURAÇÃO / Plano é dividido em ações

emergenciais, de reconstrução e longo prazo

Eduardo Leite disse que o projeto é abrangente e destinado “à reestruturação e reconstrução do estado”

P OR Ag. B RAS i L

Ogovernador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta sexta-feira, 17, a criação do Plano Rio Grande, iniciativa estadual destinada a reparar os danos causados pelas consequências das fortes chuvas que atingiram o estado nas últimas semanas.

Segundo Leite, o projeto é abrangente e destinado “à reestruturação e reconstrução do estado”, e que exigirá a união de amplos setores da sociedade, além do apoio federal e da coordenação de esforços.

“Queremos engajar o setor privado, a sociedade civil, as prefeituras, o governo federal, todos em torno de um grande plano de reconstrução do estado”, declarou Leite ao assegurar que, no âmbito estadual, a iniciativa envolverá a todas as secretarias e órgãos públicos, que atuarão sob a coordenação da nova Secretaria da Reconstrução Gaúcha.

“Este é um plano que não se limita a uma única secretaria. Não teremos divisões. A cooperação será fundamental, em todos os níveis”, acrescentou Leite, explicando que a nova secretaria será responsável por “gerenciar e revisar as soluções e instruir os processos das demais secretarias”.

“Não é o caso de termos um compartimento, uma

unidade que, sozinha, responderá pela reconstrução do estado. Vamos ter o alinhamento das ações em cada uma das secretarias, mas haverá nesta secretaria, um escritório de projetos. E caberá a ela promover o alinhamento e a transversalidade dos projetos com as secretarias finalísticas”, detalhou o governador.

Para garantir a efetividade das medidas, será criado o Fundo Plano Rio Grande (Funrigs), com um aporte inicial de R$ 12 bilhões provenientes do valor que o estado pagaria de dívidas com a União. O fundo também poderá receber recursos federais e emendas parlamentares.

FRENTES

O Plano Rio Grande prevê ações em três frentes. Uma, de trabalho emergencial, com ações focadas no curto prazo, prioriza a assistência social, como o atendimento às pessoas afetadas pelas chuvas, especialmente as mais de 78 mil que precisaram deixar suas casas e buscar refúgio em abrigos públicos ou de entidades assistenciais.

A segunda frente, de reconstrução, envolve ações de médio prazo, como empreendimentos habitacionais, obras de infraestrutura e iniciativas que promovam a atividade econômica gaúcha. De acordo com Leite, técnicos do governo estimam que, nos próximos meses, o governo estadual deve deixar de recolher aos cofres públicos ao menos R$ 14

César Santos

cesar@defato.com

UM CENTRO DE EXCELÊNCIA

PARA MOSSORÓ

Conheci Dr. Emerson Azevedo bem no início da história do Colégio Mater Christi, finzinho da década de 80. Ao lado de D. Auxiliadora Tenório, ele empreendeu pensando, no primeiro momento, em oferecer uma educação de qualidade para seu filho, Ciro Azevedo, e aos filhos de Mossoró e região. Fui assessor de comunicação lá no início, depois pai de alunos, formados e/ou em formação nos bancos escolares materchistianos. Tive a oportunidade de ouvir os conhecimentos de Dr. Emerson e, em uma de nossas conversas, ele falou de um dos seus sonhos, que era oferecer a Mossoró um centro de excelência para formação de gerações futuras. E assim ele caminhou, sempre acompanhado de D. Auxiliadora, buscando elevar a qualidade da educação básica e superior. Dr. Emerson venceu, o Mater Christi tornouse gigante em excelência, formando cidadãos e cidadãs. Nesta quinta-feira, 16, ele decidiu ir. Partiu com o sentimento de dever cumprido e, certamente, feliz com a história materchistiana. Como destacou a nota oficial do Colégio Mater Christi: “A morte não existe para os vencedores”. Dr. Emerson vive no legado que perdurará para sempre, agora nas mãos educadoras de D. Auxiliadora. Descanse em paz, Dr. Emerson.

bilhões em tributos, em consequência da retração da atividade econômica.

A terceira frente do Plano Rio Grande prevê ações de longo prazo, como um plano de desenvolvimento econômico mais amplo, e será coordenada pelo próprio governador.

“Não basta cuidarmos das pessoas no curto prazo e reconstruirmos o que tínhamos da forma como era. Vamos precisar apontar um horizonte e o futuro do estado com a capacidade de animar os próprios gaúchos e o Brasil”, explicou Leite durante a entrevista coletiva no novo Centro Administrativo de Contingência, espaço adaptado para abrigar parte da estrutura e dos servidores do Poder Executivo estadual, deslocados do Centro Administrativo Fernando Ferrari, um dos prédios públicos da capital gaúcha atingidos pelas inundações e alagamentos.

“Temos um grande desafio de coordenação entre todos os agentes [públicos envolvidos], o setor privado, a sociedade civil, as prefeituras e o governo federal. Tenho absoluta confiança de que estaremos à altura do que o momento histórico nos exige. Assim como sempre falamos sobre a enchente de 1941, no futuro, nos livros de História, vão falar da enchente de 2024. E temos a obrigação de estarmos à altura do que o momento histórico nos exige”, afirmou o governador Eduardo Leite.

EM MOSSORÓ

A governadora Fátima Bezerra cumprirá agenda em Mossoró no último dia de maio. Vem autorizar a reforma da escola Eliseu Viana; e prestigiar o lançamento do livro da advogada Mariana Bezerra, “Direito Administrativo e Social: uma abordagem sobre Licitações e Políticas Públicas”. 31 de maio.

É notícia...

1 2

A Justiça Eleitoral vai aplicar em todo o território nacional o respeito à cota de gênero”

ALEXANDRE DE MORAES

Presidente do TSE ao reafirmar que a Justiça não vai tolerar as chamadas “candidaturas laranjas”

PORTARIAS

Danças das cadeiras na Prefeitura e na Câmara Municipal de Mossoró. Agora adversários, o prefeito Allyson Bezerra (União) e o presidente Lawrence Amorim (PSDB) definem seus times conforme o nível de fidelidade. Não se sabe, ainda, se a estrutura governista será mantida na Câmara.

O Governo do RN antecipou para hoje o início do pagamento da folha salarial de maio. Recebem o salário integral os servidores que ganham até R$ 4 mil e da segurança pública.

Geraldo Azevedo, Vanessa da Mata, Marina Elali e o poeta Antônio Francisco são as atrações do Festival Gastronômico e Cultural de Martins. O evento será realizado entre os dias 19 a 21 de julho.

3

Há 67 anos, era fundada a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Mossoró. A sede social, na Av. Presidente Dutra foi palco de grandes eventos, mas deixou de cumprir a sua missão há anos.

4

O conjunto Liberdade I celebra 42 anos neste domingo, 19. Inaugurado pelo governador Lavoisier Maia, com a presença do ministro Mário Andreazza e do prefeito Alcides Belo.

AMUADOS

Dois vereadores governistas, recém-convertidos ao União Brasil, andam descontentes com a “invasão” de suas bases eleitorais. São um poço de decepção com o tratamento do Palácio. Mas nada que não possa ser resolvido. Basta boa vontade. Eles vão aguardar mais um pouquinho. Tem tempo.

SANTA CLARA

A FM 105 - Santa Clara celebra 36 anos neste sábado, como uma das principais referências do rádio mossoroense e oestano. Um projeto vitorioso do padre Sátiro Cavalcanti Dantas (falecido em novembro de 2023), que uniu a força da comunicação à formação educacional e social. Princípios preservados por Padre Sátiro e agora sequenciados pelo padre Charles Lamartine.

SANTA CLARA II

Os 36 anos da 105 serão celebrados com o projeto “Direito na Comunidade”, a partir das 8h, na Escola Padre Sátiro Cavalcanti Dantas. E amanhã será celebrada uma missa em ação da graça, às 17h, no Santuário de Santa Clara, bairro Dom Jaime Câmara.

BOLA MURCHA

O Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira chega aos 100 dias interditado e abandonado. Por obra e (des)graça da gestão Allyson Bezerra.

SÁBADO, 18 De mAiO De 2024 Gerais/Opinião 5 Jornal de Fato
© Frame/Mauro Nascimento/Secom

Taxa de alfabetização sobe no Brasil, apontam dados do IBGE

CENSO 2022 / Das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples

AnA CristinA CAmpos

Repórter da Agência Brasil

No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, 151,5 milhões sabem ler e escre-

ver ao menos um bilhete simples e 11,4 milhões não têm essa habilidade mínima. Em números proporcionais, o resultado indica taxa de alfabetização em 93%, em 2022 e, consequentemente, a taxa de analfabetismo foi 7% do contingente populacional.

Os dados são do Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo, divulgado nesta sexta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, observa-se uma tendência de aumento da taxa de alfabeti -

zação das pessoas de 15 anos ou mais ao longo dos censos. Em 1940, menos da metade da população era alfabetizada, 44,%.

Após quatro décadas, em 1980, houve aumento de 30,5 pontos percentuais na taxa de alfabetização, passando para 74,5% e, final-

Resultado indica taxa de alfabetização em 93%, em 2022

Alfabetização entre mulheres é maior do que o de homens

O percentual de mulheres que sabem ler e escrever é de 93,5%, enquanto o de homens é 92,5%, segundo o Censo 2022. Essa vantagem da população feminina foi verificada em praticamente todos os grupos etários analisados, exceto entre pessoas de 65 anos ou mais de idade. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (17) pelo IBGE.

O estudo mostrou que a taxa de alfabetização entre os brasileiros é de 93%.

Isso significa dizer que entre as 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, 151,5 milhões sabem ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões não sabem. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os últimos dados apontaram que o analfabetismo caiu 2,6 pontos percentuais em relação ao Censo de 2010. Naquela época eram 9,6% da população sem

saber ler e escrever, enquanto agora o percentual é 7%.

Em 1940, dados do IBGE apontavam um Brasil ainda mais sem instrução: menos da metade da população (44%) era alfabetizada.

O IBGE considera alfabetizadas as pessoas que sabem ler e escrever pelo menos um bilhete simples ou uma lista de compras, no idioma que conhece, independentemente de estar ou não frequentando escola ou de ter concluído períodos letivos. Também é levado em consideração indivíduos que utilizam o Sistema Braille e que tinham habilidade para a leitura ou escrita, mas se tornaram fisicamente ou mentalmente incapacitados.

mente, depois de mais quatro décadas, o país atingiu um percentual 93% em 2022, representando um aumento de 18,5 pontos percentuais em relação a 1980.

“A comparação dos resultados de 2000 com os de 2010 e os de 2022 indica que a queda na taxa de analfabetismo ocorreu em todas as faixas etárias, refletindo, principalmente, a expansão educacional, que universalizou o acesso ao ensino fundamental no início dos anos 1990, e a transição demográfica que substituiu gerações mais antigas e menos educadas por gerações mais novas e mais educadas”, diz o instituto.

De acordo com o IBGE, em 2022, o grupo de 15 a 19 anos atingiu a menor taxa de analfabetismo (1,5%) e o grupo de 65 anos ou mais permaneceu com a maior taxa de analfabetismo (20,3%).

“A elevada taxa de analfabetismo entre os mais velhos é um reflexo da dívida educacional brasileira, cuja tônica foi o atraso no investimento em educação, tanto para escolarização das crianças, quanto para a garantia de acesso a programas de alfabetização de jovens e adultos por uma parcela das pessoas que não foram alfabetizadas nas idades apropriadas, conforme almejado pela Constituição de 1988”, diz o órgão.

Em 2022, a taxa de analfabetismo de pessoas de cor ou raça branca e amarela com 15 anos ou mais era de 4,3% e de 2,5%, respectivamente, enquanto a taxa de analfabetismo de pretos, pardos e indígenas na mesma faixa etária era de 10,1%, 8,8% e 16,1%, respectivamente.

A Região Sul se mantém

Idosos

com a maior taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais. O percentual passou de 94,9% em 2010 para 96,6% em 2022. Em seguida, com maiores taxas, vem a Região Sudeste, que variou de 94,6% em 2010 para 96,1% em 2022. O percentual de alfabetização da Região Nordeste permaneceu o mais baixo do país, embora tenha apresentado aumento – de 80,9% em 2010 para 85,8% em 2022. A segunda menor taxa de alfabetização foi encontrada na Região Norte tanto em 2010 quanto em 2022. Nessa região, o indicador seguiu a tendência nacional, passando de 88,8% em 2010 para 91,8% em 2022, situando-se um pouco mais próximo do índice da Região Centro-Oeste, que passou de 92,8% em 2010 para 94,9% em 2022.

populAção indígenA

A taxa de alfabetização das pessoas indígenas – incluindo as que se consideram indígenas pelo critério de pertencimento –, foi 85% em 2022. De 2010 para 2022, a taxa de analfabetismo dessa população caiu de 23,4% para 15,1%. A queda mais expressiva foi observada na região Norte (de 31,3% para 15,3%).

A queda na taxa de analfabetismo das pessoas indígenas ocorreu em todas as faixas etárias, com as maiores reduções nas faixas de 35 a 44 anos (de 22,9% para 12%), 55 a 64 anos (de 38,3% a 27,4%) e 25 a 34 anos de idade (de 17,4% para 6,7%). Os homens indígenas de 15 anos ou mais têm taxa de alfabetização de 85,7%, 1,4 p.p. acima da taxa de alfabetização das mulheres indígenas (84,3%).

têm maior taxa de analfabetismo

Apesar de o país ter tido uma queda na taxa de analfabetismo em todas as faixas etárias, pessoas com 65 anos ou mais ainda são as que menos sabem ler e escrever. Segundo o IBGE, pior índice entre os mais velhos é um reflexo da dívida educacional brasileira.

A população mais alfabetizada no Brasil tem entre 15 e 19 anos de idade: apenas 1,5% deles não sabem ler e escrever. Em comparação ao Censo 2000, a

taxa de analfabetismo nessa faixa etária caiu 3,5 pontos percentuais. Apesar de ainda ser a mais alta, a taxa de analfabetismo entre a população com 65 anos ou mais caiu cerca de 38%, em 2000, para 20,3%, em 2022. O atual índice representa uma diferença de 8 pontos percentuais em relação aos brasileiros com idades entre 60 e 64 anos — segundo maior grupo entre os analfabetos.

O último Censo mostra

que, no país, atualmente 20,3% das pessoas desta faixa etária não sabem ler e escrever. O índice representa uma diferença de 8 pontos percentuais em relação aos brasileiros com idades entre 60 e 64 anos — segundo maior grupo entre os analfabetos.

Segundo o IBGE, a queda na taxa de analfabetismo em todas as faixas etárias reflete, principalmente, a expansão educacional e a transição demográfica no país.

SÁBADO, 18 De mAiO De 2024 6 Gerais Jornal de Fato
Mayke Toscano/GCOM-MT

Tecnologia diferenciada desenvolve sensores automobilísticos

Uma nova tecnologia cujo resultado tem um forte apelo tecnológico para aplicações na indústria automotiva, em que painéis touch vêm sendo desenvolvidos com novas tecnologias. Uma invenção com baixíssimo consumo de energia, o que pode ser facilmente integrado com sistemas limpos de captação e armazenamento de energia elétrica para funcionamento. Uma pesquisa que repercute trazendo sistemas mais sensíveis para percepção de pequenas vibrações, importante para aplicações industriais em máquinas de alto custo.

A descrição do parágrafo anterior diz respeito a uma carta-patente recebida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na última terçafeira, 14, denominada Filmes e multicamadas magnetostrictivos depositados

Grupo conta com graduandos e pós-graduandos de diversas áreas

sobre substrato flexível como elementos sensores para dispositivos touch baseados no efeito magnetoimpedância, cuja autoria envolveu a contribuição dos pesquisadores Carlos Chesman de Araújo Feitosa, Edimilson Felix da Silva, Rafael Domingues Della Pace, Felipe Bohn, Kennedy Leite Agra e Marcio Assolin Correa, cientistas que

desenvolveram estudos junto ao Grupo de Magnetismo da UFRN.

Eles explicam que o estudo possui imediata aplicação para sensores touch ou de vibração, eminentemente voltado para o desenvolvimento de sensores automobilísticos. Além disso, o grupo faz a ressalva de que, devido ao compasso de espera entre o

pedido da patente e a efetivação da concessão, alguns avanços tecnológicos evidentemente foram realizados por diferentes grupos ao redor do mundo, o que implica que tecnologias semelhantes tenham sido desenvolvidas em pesquisas de diferentes países. No caso, o pedido de proteção ocorreu em outubro de 2017.

Patentes provenientes das pesquisas

Se eu patenteio, é porque pesquiso. A necessidade do modo subjuntivo na construção da frase é fruto da intrínseca relação entre as ações de patentear e pesquisar. Esta concessão é exemplo claro desse entrelaçamento, uma mistura que daria pano para manga a fim de, parafraseando Descartes, falar em “patenteio, logo pesquiso”.

A invenção do grupo de cientistas é fruto do trabalho de doutorado de Kennedy Leite Agra, na época estudante do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFRN e que atualmente é docente da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.

Márcio Correa, que atualmente coordena o Grupo de Nanoestruturas Magnéticas e Semicondutoras (GNMS), fala que, usual -

mente, as patentes provenientes das pesquisas da equipe são justamente frutos de trabalhos de teses e dissertações de estudantes, em processos que se traduzem como se estivessem encerrando ciclos que eles buscam em todos trabalhos do grupo.

“Iniciamos nossas pesquisas com o intuito de realizar o desenvolvimento

científico e a formação de recursos humanos em nível de graduação, mestrado e doutorado. Nesta primeira fase, realizamos a divulgação dos nossos trabalhos para a comunidade científica através de publicações em revistas científicas internacionais e indexadas. Contudo, durante o processo de amadurecimento dos trabalhos científicos, buscamos

entender como aquela pesquisa pode ser efetivamente aplicada e ajudar no cotidiano das pessoas. Em alguns casos, como este, a resposta esteve sempre bem definida e a busca pelo patenteamento do processo em questão foi algo trabalhado desde o início do doutorado do hoje doutor Kennedy Leite Agra”, coloca Correa.

Ele identifica que este

TOUCH / Pesquisa da UFRN traz sistemas mais sensíveis para percepção de pequenas vibrações

Obediência aos critérios temporais previstos em lei

A caminhada para a concessão de uma patente exige obediência aos critérios temporais previstos em lei. Após o depósito, o INPI guarda o documento por 18 meses em sigilo. Em seguida, o estudo é publicado e fica o mesmo período aberto às contestações. Passados os três anos, o Instituto parte para a análise em si. Por esse motivo, o comum é a concessão ocorrer após cinco anos do depósito.

Na busca por maior rapidez, a Universidade começou a usar, desde o ano passado, a opção de ingresso no trâmite prioritário do Instituto, modalidade recém-criada de fluxo que busca reduzir os prazos de concessão. “Essa medida está sendo adotada em reconhecimento à necessidade de, no mundo acelerado em que esta -

tipo de estudo amadurece o estudante egresso do PPGF e do GNMS, abrindo novas perspectivas e visões de mundo científico para os mesmos. Especificamente, ele assinala que nesta patente, o grupo desenvolveu um processo no qual foram exploradas as propriedades magnetostrictivas (capacidade de um material deformar pela presença de um campo magnético) de algumas ligas ferromagnéticas para a produção de sensores sensíveis ao toque e a vibração. Os materiais utilizados neste trabalho permitiram que abruptas variações da impedância elétrica fossem alcançadas com apenas poucos Pascais (unidade de pressão) aplicadas (similar a pressão de um dedo em uma superfície).

“Esta não é a primeira e nem será a última patente proveniente de trabalhos de Mestrado e Doutorado dos

mos, tentarmos também apressar os processos de proteção dos nossos ativos, impactando os processos de transferência de tecnologia, que é nosso objetivo maior. Esperamos diminuir esse tempo para menos de três anos”, explica o diretor da Agência de Inovação (Agir/ UFRN), Jefferson Ferreira de Oliveira.

O gestor pontua que a Universidade garante aos seus cientistas suporte no processo de pedido, auxiliando na escrita e até em questões burocráticas, como a responsabilidade pelo pagamento de taxas. Assim, uma série de atividades necessárias à existência da patente, como quitação de anuidades, pedido de exame e concessão do pedido, são exemplos de atribuições da UFRN, especificamente da Agir.

nossos estudantes. A busca por soluções simples ancoradas no desenvolvimento científico é uma inquietude que impulsiona as pesquisas no nosso grupo da UFRN”, frisa o docente do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE). Correa acrescenta que, logo após o depósito desta patente em 2017, outros estudantes do grupo desenvolveram suas teses considerando princípios científicos similares aos apresentados por Kennedy Agra em sua tese. Um exemplo foi a pesquisa realizada por Acácio de Oliveira Melo, hoje professor do Estado do Rio Grande do Norte. Nela, foi utilizado o mesmo princípio magnetostrictivo, mas agora para explorar fenômenos para geração de energia limpa baseado na Spintrônica. O estudo repercutiu com publicações em renomadas revistas científicas internacionais.

SÁBADO, 18 De MAIO De 2024 Economia 7 Jornal de Fato
Cícero Oliveira - UFRN Cícero Oliveira - UFRN Márcio Correa e Felipe Bohn orientaram a pesquisa

Jornal de Fato • SÁBADO, 18 DE MAIO DE 2024

Festa do Bode 2024 tem atrações confirmadas

CAPRIFEIRA / Banda Magníficos, Sirano e Sirino, Batista Lima, Walkyria Santos, Mara Pavanelly e outras atrações se apresentarão na Festa do Bode, que ocorrerá entre 8 e 11 de agosto

AFesta do Bode, em Mossoró, é considerada a maior caprifeira do estado do Rio Grande do Norte, devido a sua vasta programação que inclui estandes, exposições e atrações musicais, e ocorrem no Parque de Exposições Armando Buá. Neste ano, a 24ª edição do evento ocorrerá entre os dias 8 e 11 de agosto, com apresentações confirmadas de artistas nacionais e regionais.

Entre as atrações confirmadas está a dupla Sirano e Sirino, artistas com mais de 25 anos de carreira, que são conhecidos nacionalmente por disseminar o forró tradicional.

Outra atração é a Banda Magníficos, que tem quase 30 anos de história, levando o forró romântico para várias regiões do país, e já emplacou grandes sucessos como “Me Usa” e “Apaixonada”.

A 24ª edição da Festa do Bode terá também as apresentações dos cantores Batista Lima, Walkyria Santos, Mara Pavanelly, Felipe Grillo, Rey Vaqueiro e Rasney Guedes. Além desses artistas, bandas locais também vão se apresentar durante os quatro dias de evento.

O anúncio das atrações da Festa do Bode 2024 foi feito nesta sexta-feira, 17, pelo prefeito Allyson Bezerra, durante um evento realizado exclusivamente para o lançamento da caprifeira. Na ocasião, o prefeito destacou a importância do evento para a economia da cidade, já que, durante os quatro dias de feira, é o destino nos principais produtores do Nordeste.

Com exposições, torneios leiteiros, festival gas-

tronômico, feira de artesanato e shows culturais, a Festa do Bode já se consolidou como a maior caprifeira do Rio Grande do Norte, atraindo visitantes de várias cidades do Rio Grande do Norte e de estados próximos, como Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Além dos negócios voltados à ovinocaprinocultura, a Festa do Bode também movimenta a economia local em vários outros setores, como o comércio e serviços, já que o fluxo de pessoas na cidade aumenta consideravelmente. A expectativa é de que, neste ano, a feira possa atrair ainda mais pessoas para a cidade.

“Vamos ter neste ano a Exposição Nordestina de Cabra Leiteira. Os nove estados nordestinos estarão aqui em Mossoró. Teremos também a Exposição do Gado Gir, que é um gado que tem uma adaptação muito boa ao nosso sertão e voltaremos com o leilão Terra da Liberdade”, destacou o titular da Secretaria de Agricultura do município, Faviano Moreira.

Confira a programação das atrações culturais

8 de agosto

Sirano e Sirino

Raynel Guedes

Rey Vaqueiro

9 de agosto

Magníficos

Batista Lima

10 de agosto

Felipe Grillo

Walkyria Santos

Mara Pavanelly

11 de agosto

Forró de Fim de Feira + 20 atrações locais

Exposições e torneios que ocorrerão na 24ª Festa do Bode

• Torneio leiteiro caprino local e interestadual

• Torneio peso pesado ovino e caprino

• Julgamento bovino das raças Sindi e Gir

• Julgamento de raças de ovinos e caprinos

• Exposição nordestina de cabras leiteiras

• Feira de artesanato

• Feira da Agricultura Familiar

• Programação científica com palestras, cursos, oficinas e dias de campo para os produtores

• Leilão de bovinos

• Exposições nos stands de empresas

e instituições públicas e privadas

Mossoró
AMINA COSTA
M
Da Redação @jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn As apresentações começam na quinta-feira, 8 de agosto e seguem até o domingo, 11 Jornal DeFato

Gente De fato

MARILENE PAIVA

Dia da Adoção

> O dia 25 de maio é o Dia Nacional da Adoção. O Grupo Afeto está promovendo diversas ações como forma de comemorar e ir à luta junto com todas as pessoas que buscam a adoção ou que já tiveram o coração afagado com essa dádiva.

marilene.paiva@gmail.com

Mistura de emoções

Dona da minha cabeça

‘ e u digo e ela acredita, ela é bonita. É bonita demais’. a Serra de m artins recebe o show maravilhoso do pernambucano Geraldinho a zevedo. No Festival Gastronômico e Cultural de m artins.

A Prefeita de Martins Maria José Gurgel recebendo convidados e imprensa para o lançamento do XVI Festival Gastronômico e Cultural, em julho, na serra mais amada do planeta.

O empresário e advogado Flávio Júnior com sua equipe de excelência F7: Marcos Fábio, João Gabriel, Gustavo Costa e Jaedson Júnior.

Amo de paixão encontrar com esses muito amados Renê Guida, Noélia Coelho, Georgiano Azevedo, Eriosvaldo e Paulinho, no Mirante do Canto, lançamento do Festival Gastronômico.

brindar histórias felizes. exatamente assim ocorreu o badalado lançamento do XV i Festival Cultural e Gastronômico de martins. a prefeita m azé Gurgel anunciou, direto do mirante do Canto, as grandes atrações: marina elali, Vanessa da Mata e Geraldo azevedo. ouro da casa potiguar, Frequência 2, antônio Francisco, andré da Mata e dr ever, Kelly Lira, Bia Gurgel, Fabiano Show e Fulor de algodão e muito, muito mais... Programa-se que será um dos melhores Festivais da nossa serra amada. dias 19, 20 e 21 de julho.

Professor Sérgio Nogueira nos fala:

Quem nunca disse ou ouviu expressões como “subiu pra cima” ou “saiu pra fora”? m uita gente repete essas frases sem notar que elas apresentam problemas. Não percebe que quem sobe só pode ir para cima (impossível subir para baixo) e que quem sai está, naturalmente, indo para fora. Quando se tornam frequentes, essas transgressões recebem o nome de vícios de linguagem. Se você teve o privilégio de uma graduação, deve evitar esses vícios. a penas.

O colunista Georgiano Azevedo prestigiando o lançamento do Festival Gastronômico em Martins, ao lado da empresária fashion Marluce Bezerra, do fotógrafo Pedro Sobrinho e do publicitário Jefferson Monteiro, da Agência Fuxico.

sábado, 18 de maio de 2024 2 Opinião Jornal de Fato
Cedida Cedida
Cedida Cedida

Jean Rodrigues

Instagram e Facebook @colunistajeanrodrigues

Bodas de aventurina. Casal empresarial Leila Melo e Gilson Abreu festejou com jantar no restaurante Buscapé Mossoró. Thallyson e Thais Parabéns aos pais de Thallyson e Thais pelos 37 anos de união!

Grato à produção do 1º Samba Mossoró. Grandes nomes do pagode estivem sábado no Requinte Buffet a convite de André da Mata. Foi bom reencontrar a amiga Aila Tavernard!!

abraço para Kenedy

de

Bate-Papo hoje às 11h com Rafael Gomes, gerente local da MSL, na Rádio

Última edição da Festa do Bode movimentou R$ 10 milhões em negócios

economia / As movimentações ocorreram por meio da compra e venda de animais, bem como da concessão de créditos dos bancos parceiros.

Aúltima edição da Festa do Bode, ocorrida no ano passado, teve valor negociado de mais de R$ 10 milhões mediante crédito dos bancos e de compra e venda de animais. O evento também contou com exposição de mais de mil animais e uma quantidade maior de artesãos e agricultores familiares, em relação ao ano de 2022.

Uma pesquisa feita pela Ouvidoria-Geral do Município mostrou que a Festa do Bode teve aprovação de 98% do público que compareceu aos quatro dias de evento. A caprifeira contou com apresentações de bandas de forró nacionais e regionais, show de humor, torneios leiteiros, festival

gastronômico, espaço dedicado para artesãos, agricultores familiares, para crianças, além de expositores de várias cadeias produtivas.

A Festa do Bode 2023 teve mais de 150 comerciantes habilitados para trabalharem durante o evento. A Prefeitura de Mossoró distribuiu na edição passada mais de R$ 80 mil em premiação. Ocorreu também a entrega do selo de qualidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem vegetal e também de CAFs para agricultores familiares de cinco comunidades rurais do município.

SÁBADO, 18 De MAIO De 2024 Opinião 3 Jornal de Fato
PMM
Grande Duarte, esposo Taynara, da loja Line Calçados AB. Sucesso, amigo! FM, com este colunista.
Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida
O empresário Reginaldo Pereira, Negão da Celular Assistência Técnica em Areia Branca, com excelência nos serviços prestados. Zeza Fernandes entrevistou o bioquímico Juarez Vale, dos laboratórios CACIM 35 anos para o programa na TV Cidade Oeste. Parabéns ao amigo!! Parabéns, Josielle Ferreira. A prima Valéria Pastéis da Praia foi a aniversariante de ontem. Vivas! Grande abraço à Carmem Medeiros, funcionária da Saúde em Mossoró. Valeu, amiga! Parabéns, Jucilene Pereira. Mãe de Jesselene e avó materna do João Pedro. Deus lhe cubra de bênçãos com amor, paz, felicidades e saúde. Os vivas, Darling! Cedida Cedida Cedida Cedida Mais de 150 comerciantes puderam vender seus produtos na feira do ano passado.

Uern amplia parceria para estudo dos impactos socioeconômicos do MCJ

São João / Pesquisa fará o levantamento no pré-evento, durante a realização do Cidade Junina e no pós-evento, por meio de visitas a estabelecimentos

AUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) ampliou a parceria com a Prefeitura de Mossoró para a realização de pesquisa sobre os impactos socioeconômicos do Mossoró Cidade Junina. Desde o dia 15, os estudiosos produzem o levantamento com visitas à rede hoteleira, restaurantes e bares do município.

Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem), o professor Leovigildo Cavalcanti coordena a pesquisa, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Os resultados serão divulgados em 15 de julho.

O estudo fará o levantamento o econômico e social no pré-evento, durante a realização do Cidade Junina e no pósevento, por meio de visitas a estabelecimentos como hotéis, bares, restaurantes, motéis, aplicativos de

transporte, o setor responsável pela montagem da infraestrutura, além dos grupos de quadrilhas.

“Esse tipo de estudo é fundamental para entender o impacto econômico do turismo de eventos e orientar os investimentos no MCJ, gerando empregos e renda”, disse o professor Leovigildo Cavalcanti, na divulgação da pesquisa do ano passado. Para o docente, Mossoró tem potencial para ter, no futuro próximo, o segundo maior São João do País, atrás apenas de Caruaru/ PE.

Em 2023, Mossoró teve 1,3 milhão de visitantes, enquanto 2,5 milhões de pessoas visitaram Campina Grande/PB e 3,6 milhões foram a Caruaru/PE.

Os números mostram ainda que o gasto per capita no evento potiguar saiu de R$ 41 em 2017 para R$ 225,67 em 2023 e pode chegar a R$ 300,37 em 2026.

O Mossoró Cidade Junina será aberto no dia 1º de junho com o “Pingo da Mei Dia” e segue até o dia 29 de junho com a expectativa de reunir um público de 1,2 milhão de pessoas

Na última terça-feira, 14, a reitora Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas se reuniram com o secretário municipal de Cultura, Frank Felisardo, para tratar do assunto. “Fico muito feliz em poder dar continuidade a esse trabalho que já vem acontecendo desde 2017. A Uern desenvolve um estudo avaliando todas as carac -

terísticas econômicas e de viabilidade de execução do Mossoró Cidade Junina”, afirmou o secretário. O Mossoró Cidade Junina será aberto no dia 1º de junho com o “Pingo da Mei Dia” e segue até o dia 29 de junho com a expectativa de reunir um público de 1,2 milhão de pessoas durante todo o evento.

Uern TV fará transmissão do evento para a TV Brasil

Uern

Além do estudo sobre os impactos socioeconômicos, o Mossoró Cidade Junina será transmitido em rede nacional pela TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A transmissão ocorrerá ao vivo, em uma noite de eventos, por meio de parceria entre a Uern TV e a Prefeitura de Mossoró.

“Essa parceria será um sucesso. A Uern TV já tem algumas produções veiculadas nacionalmente, mostrando para todo o Brasil o potencial da nossa região, além da cultura e da arte do nosso povo. Com a conquista da nossa TV e da nossa Rádio, produziremos mais conteúdos de qualidade”,

afirmou a reitora Cicília Maia.

Além da transmissão ao vivo durante uma noite de festas, a TV Brasil exibirá, ao longo do mês de junho, reportagens sobre os festejos juninos do Rio Grande do Norte produzidas pela equipe da Uern TV.

O professor Fabiano Morais, diretor da Uern TV, expressa seu entusiasmo: “É um privilégio para a Uern TV poder mostrar um evento popular e cultural, como é o Mossoró Cidade Junina, para todo país em uma transmissão inédita. Vamos envolver estudantes e técnicos, além de parcerias com a Prefeitura de Mossoró e a TCM, outra

grande parceira da Uern. Será um dia memorável e de valorização da cidade para todo Brasil”, afirmou Fabiano Morais.

A diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, destaca a parceria da Uern com a Rede Nacional de Comunicação Pública, na transmissão dos festejos de São João: “Mostrar essa importante festa, exibindo para todo o país a cultura nordestina, reforça nossa missão enquanto comunicação pública que é criar e difundir conteúdos que contribuam para a formação crítica das pessoas, estimulando o acesso à regionalização de conteúdo, inovação e pluralidade”.

Sábado, 18 de MAIO de 2024 4 Mossoró
Jornal de Fato
!
Uern Reitora Cicília Maia e demais gestores da Universidade em reunião com o secretário municipal de Cultural, Frank Felisardo Professor Fabiano Morais durante o Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública

Associação reivindica emprego voluntário e tratamento humanizado para PMs e Bombeiros que atuarão no MCJ

Pedido / A APRAM requereu que os comandos intercedam junto ao governo e prefeitura no sentido de prover as condições necessárias

AAssociação de Praças e da Polícia Militar de Mossoró e Região (APRAM) está reivindicando emprego voluntário e tratamento humanizado aos policiais e bombeiros militares que vão atuar no Mossoró Cidade Junina (MCJ), que terá início no dia 1º de junho e se estenderá até o fim do mês.

O presidente da APRAM, sargento Juscelino Batalha visitou algumas unidades operacionais da Polícia Militar para tratar sobre o emprego de efetivo com vistas ao Mossoró Cidade Junina que se aproxima.

A Associação destaca que o dirigente requereu que os comandos intercedam junto ao governo e prefeitura no sentido de prover as condições necessárias para emprego voluntário do efetivo (lei 624/2018), pagamento antecipado das diárias, flexibilização nas jornadas, alimentação de qualidade, além de transporte e alojamento para os militares de outras regiões.

A APRAM enfatiza também que já notificou via SEI os comandos da PM e Bombeiros quanto às escalas extras em diária operacional, até o momento sem respostas, reivindicando que se evitem as convocações compulsórias, ao pas-

O presidente da APRAM, sargento Juscelino Batalha visitou algumas unidades operacionais da Polícia Militar

so que disponibiliza a assessoria jurídica da entidade para eventuais consequências administrativas em desfavor dos seus associados.

EFETIVO DA CAPITAL

Recentemente, a associação que defende os interesses da classe protocolou expediente junto ao

comando da Polícia Militar reivindicando emprego de policiamento estritamente voluntário em diária operacional para o MCJ e evitar as convocações compulsórias que tanto afeta o efetivo do interior da capital.

Para Juscelino Batalha (presidente da APRAM), o simples remanejamento

das vagas disponibilizadas para diárias resolveria o problema. “É de conhecimento público que Natal e região metropolitana possuem a maior quantidade de efetivo policial do estado, sempre havendo mais voluntários que a quantidade de diárias ofertadas”, declarou o dirigente.

O pedido, segundo a

Tribunal de Justiça discute implantação do Juiz de Garantia com DPE/RN e OAB/RN

O Grupo de Trabalho criado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte para regulamentar e estruturar o funcionamento do instituto do Juiz de Garantias no Poder Judiciário Estadual do RN promoveu nesta semana mais uma reunião. Desta vez, o encontro foi com representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE/RN) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN).

O Grupo de Trabalho do Tribunal de Justiça do RN foi criado pela Portaria n° 36, de 11 de janeiro de 2024 e, além do coordenador, o juiz auxiliar da Presidência João Afonso Pordeus, também é integrado pelos juízes auxiliares da Vice-Presidência e da Corregedoria-Geral de Justiça, Sulamita Pacheco e Felipe Barros, respectivamente.

A medida teve como objetivo discutir as propostas

de implantação da iniciativa, estabelecida pela Lei n° 13.964/2019 e o alinhamento junto às instituições envolvidas para conhecer as discussões internas sobre o Juiz de Garantias e indicar alguns modelos que estão sendo estudados pelo Grupo de Trabalho, a partir de consultas realizadas a magistrados da Justiça potiguar e a outros tribunais do país que já possuem normativo sobre a temática.

Ficou definido que tanto a OAB/RN quanto a DPE/RN farão uma consulta junto aos seus membros sobre a estruturação e implementação do modelo no Poder Judiciário do RN.

Participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência do TJRN, João Afonso Pordeus, o juiz auxiliar da VicePresidência, Bruno Montenegro; juiz-corregedor auxiliar Felipe Barros; a juíza da

APRAM, atende ao anseio de centenas de policiais militares de Mossoró e região que reclamam o direito de folga (descanso), além do cumprimento da Lei Complementar 624/2018, que aduz em seu artigo 3º parágrafo 1º que “A voluntariedade deverá ser manifestada pelo agente público que tenha interesse em fazer jus

Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas, Ana Cláudia Secundo da Luz Lemos; o juiz da 6ª Vara Criminal de Natal, Ivanaldo Bezerra; o juiz representante da AMARN, Rainel Batista Pereira Filho; o Defensor-Público-Geral, Mateus Queiroz, o representante da OAB/RN, Marcos Braga; e a servidora da Presidência do TJRN, Karine Symonir Pessoa.

JUIZ DE GARANTIA

O normativo da Lei n° 13.964/2019 prevê uma separação entre o juiz que trata da investigação da -

ao recebimento da referida vantagem pecuniária através de inscrição em cadastro específico no órgão gestor.”

A entidade espera o uso do bom senso por parte do comando da polícia militar no sentido de acolher tão importante pleito das praças que atuam em Mossoró e região.

quele que irá, efetivamente, julgar a causa. O juiz das garantias deverá atuar na fase do inquérito policial. Também será responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos individuais dos investigados. O juiz das garantias ainda terá como atribuição supervisionar as investigações policiais e do Ministério Público.

O Supremo Tribunal Federal estipulou prazo de 12 meses para a instalação da novidade nos tribunais estaduais e nos regionais federais.

sábado, 18 de maio de 2024 Segurança 5 Jornal de Fato
Reprodução

PRF apreende carga de cigarro contrabandeado avaliada em R$ 500 mil

APolícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga com aproximadamente 145 mil maços de cigarros contrabandeados. O valor da carga é estimado em mais 500 mil reais. A fiscalização resultou ainda na prisão de um homem. A apreensão ocorreu na madrugada desta sexta-feira (17), no km 106 da BR304, em Assú.

Durante fiscalização a um caminhão de cor cinza, policiais rodoviários federais encontraram por volta de 145 mil maços de cigarros contrabandeados sendo transportados no veículo. O produto é de origem estrangeira e a comercialização é proibida no Brasil.

O valor da carga é estimado em mais 500 mil reais.

O motorista de 23 anos, que não era habilitado, foi preso pelo crime de contrabando e a ocorrência encaminhada para a Polícia Federal em Mossoró/RN.

VEÍCULOS

RECUPERADOS

Os policiais rodoviários federais também recuperaram nesta semana dois veículos nos municípios de Mossoró e João Câmara. A PRF também prendeu um homem em Mossoró. Segundo o órgão, os PRFs, no km 32 da BR-110, recuperaram um veículo Onix, de cor branca, encontrado às margens da rodovia. Foi constatado que o automóvel havia sido roubado um dia antes, no mesmo município. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), em Mossoró.

Já no km 34 da BR-304, uma equipe PRF deu ordem de parada a um Uno, de cor preta, que desobedeceu e empreendeu fuga. Foi realizado acompanhamento tático e o veículo foi encontrado pelos policiais sem o seu ocupante. Durante inspeção, foi consta -

Fiscalização / A carga contava com mais de 140 mil maços de cigarros. Um homem de 23 anos foi preso na fiscalização

tado que ele possuía registro de roubo do dia 12 de maio deste ano na mesma cidade. O veículo foi recuperado e a ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes da Polícia Civil, na segunda maior cidade do estado.

Polícia descobre estufa clandestina e apreende plantações de maconha

Uma estufa clandestina de maconha foi encontrada por policiais civis da Delegacia Especializada

de Narcóticos de Natal. Dezenas de pés de maconha foram apreendidos. A ação ocorreu no bairro

Pajuçara, na zona Norte da capital.

As equipes da DENARC/Natal receberam

Durante fiscalização no km 104 da BR-406, em João Câmara/RN, policiais rodoviários federais prenderam um homem de 48

informações de que uma residência era utilizada exclusivamente para o cultivo da droga. Com base nas informações, os policiais se deslocaram até o local e constataram a veracidade da denúncia. Ao observar o imóvel por fora, foi possível visualizar diversos pés de maconha, bem como sentir o cheiro da droga.

anos, condutor de um automóvel Corsa, de cor branca, pelos crimes de embriaguez ao volante e direção perigosa. O homem não possuía habilitação e realizou o teste do

bafômetro que resultou no valor de 1,39 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, em João Câmara.

No interior da casa, a equipe encontrou uma estrutura completa para o cultivo da maconha, incluindo balanças de precisão, fertilizantes, enraizadores, vasos e outros insumos. Todo o material foi apreendido.

A Polícia Civil identificou possíveis suspeitos e um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso e responsabilizar os envolvidos.

Aviso de Desligamento Programado para Ampliações e Melhorias na Rede Elétrica

Para realizar serviços de manutenção e melhorias na rede elétrica, será necessário interromper, temporariamente, o fornecimento de energia na(s) seguinte(s) área(s):

25/05/2024 (Sábado)

Das 08h às 12h Município: Janduis. Bairro: Novo Teto. Rua Altamiro Gurgel e Adjacências. (162 Clientes)

28/05/2024 (Terça-Feira)

Das 09h às 13h Município: Areia Branca. Bairro: Centro. Rua Braz Benedito de Medonça e Adjacências. (153 Clientes)

Das 13h às 17h

Município: Itaú. Bairro: Centro. Rua Fausto Pinheiro e Adjacências. (46 Clientes)

29/05/2024 (Quarta-Feira)

Das 07h às 11h Município: Pau dos Ferros. Bairro: Centro. Av Independência e Adjacências. (114 Clientes)

30/05/2024 (Quinta-Feira)

Das 08h às 12h Município: São Miguel. Localidade: Sítio Buraco D’Água e Adjacências. (117 Clientes)

Importante: Sem prévio aviso, essas programações podem sofrer atrasos ou ser canceladas por impedimentos técnicos. Caso os trabalhos sejam concluídos antes do horário previsto, a rede será energizada sem qualquer outra comunicação.

Aponte a câmera do seu celular para QR Code acompanhe a programação e saiba mais sobre Desligamento Programado. www.neoenergia.com

A ação ocorreu no bairro Pajuçara, na zona Norte da capital Cedida
A apreensão ocorreu na madrugada desta sexta-feira (17), no km 106 da BR-304, em Assú
Sábado, 18 de maio de 2024 6 Segurança Jornal de Fato

Fábio Oliveira

fabiowillard@hotmail.com

Novas lacunas

Uma semana pesada para os amantes do esporte, especialmente para aqueles que acompanham a mídia especializada. A perda em menos de dois dias de três dos ícones da imprensa esportiva, assustou a todos. Foi, de uma só vez, Washington Rodrigues e Antero Greco, comentaristas, e Sílvio Luiz, narrador. Todos com suas particularidades e estilos marcaram uma geração de ouvintes/telespectadores. O conhecimento, aliado ao bom humor, tornavam a Antero e Sílvio Luiz admirados e repetidos. De memes a cortes hilários, a internet está cheia de suas passagens. No caso de Washington, o Apolinho, alguém mais contido, nem por isso menos carismático. Conhecia muito do ofício e o cumpria com uma desenvoltura que agradava a todos. São lendas da comunicação esportiva que deixaram marcas indeléveis. Em 2021 já havíamos perdido Januário de Oliveira, outro dono de bordões marcantes, tanto quanto Sílvio Luiz. Ficamos com a saudade, como de tantos outros que nos deixaram ao longo dos anos. A história é escrita com seus personagens eternizados. Assim é a vida e ela segue.

Imagem que marca

Fri B urguense – Bento, i saac, Diassis, Toinho, John, Novo, Jocelito, m iguelinho, (não identificado) e Almeida Café; Neguinho, Roosevelt, Paulo Brequin, e lias, Naldo, Tutula, Raério e Caquinha.

A semana na história

Neste domingo (19), o eterno virtual candidato à presidência do Baraúnas, Berto Morais, completa 42 anos de idade.

O torcedor símbolo comemora ao lado dos amigos ao som de muito pagode e cerveja regada a uma gorda feijoada. Só para os vips!

Yhan e Laís

Bairro Vingt Rosado

Torcedores do Flamengo

Após a final, teremos pagode com voz e violão, à beira da piscina”

Alcivan Silva, narrador, durante final de futebol no SeSC. Só pra matar saudades desta célebre frase, quando o colega criou o pagode acústico.

Movimento

Baraúnas, Potiguar e mossoró não confirmam acordo. Até alegam não haver retorno nas tentativas de contato com a Prefeitura, mas o Nogueirão tem passado por alguns serviços no gramado.

Movimento II

O fato pode indicar que a própria Prefeitura estaria tomando os primeiros cuidados para uma eventual reabertura, enquanto a permuta ou a proposta de cessão de direitos não vem.

Pesos e medidas

Com representantes gaúchos nas Séries A, C e D, a CBF resolveu paralisar apenas a primeira divisão. então, não é pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Pobre rico

O América, apesar do aporte financeiro com a chegada da SAF, pena numa série D. Onde deveria nadar de braçada, vive incerteza. Time frágil e pouco confiável. Ter dinheiro e não saber usar é mesmo que estar liso.

Inconsequente

O que leva um jogador com salário em torno de R$ 1,5 milhão por mês vestir, mesmo por diversão, a camisa de outro clube, irritando seus patrões e torcedores? Juízo bom não é. No mínimo.

Inconsequente II

Aí a gente lembra que o cara também dificultou o trabalho de uma equipe em teste antidopagem quando, não devendo nada, era só urinar no copinho e pronto. O estrelato no futebol e salários milionários não garantem juízo nem livra da soberba.

Aniversário

Hoje, a primeira emissora de Frequência modulada de mossoró, a Rádio Santa Clara (105 Fm), completa 36 anos de existência, um legado do padre Sátiro Cavalcanti Dantas. Parabéns à “Boa de mossoró”, da qual me orgulho em fazer parte de sua história.

SÁBADO, 18 De mAiO De 2024 Opinião 7 Jornal de Fato
fabio willard de oliveira Reprodução

América e Potiguar duelam por recuperação na Série D

FUTEBOL / Jogo será neste domingo, na Arena das Dunas, valendo pela 4ª rodada do campeonato

OPotiguar visita o América de Natal neste domingo, 19, em jogo válido pela quarta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Ambos buscam a reação depois de perderem na última rodada para Sousa/PB e Santa Cruz de Natal, respectivamente. A bola rola a partir das 18h, na Arena das Dunas, em Natal.

Em se tratando de campeonato nacional, este será apenas o segundo jogo entre América e Potiguar na história. O primeiro ocorreu em 1979, com vitória do time mossoroense por 1x0, no Estádio Nogueirão, gol de Ubirani.

O Potiguar terá o retorno do meia Fernando Portel, depois de o atleta cumprir suspensão automática. Com isso, Marco Antônio voltará

Fernando Portel reforça meio de campo do Potiguar

De Letra

Marcos s antos

msantos@defato.com

Os jogos pelo grupo A3 da Série D

No grupo do Potiguar, o A3, a quarta rodada da Série D abre neste sábado, 18, com dois jogos: Santa Cruz de Natal x Sousa/PB, às 15h, no Barrettão, em Ceará-Mirim; e Atlético/CE x Maracanã/CE, às 16h, no Domingão, em Horizonte.

O Sousa estreia o técnico Leandro Sena, mas pega um Cardeal animado depois de vencer o América na última rodada. Já o Atlético/CE ainda persegue a primeira vitória, após perder todos os três jogos.

No domingo, o Potiguar visita o América, às 18h, na Arena das Dunas, em Natal, e busca recuperação depois de sofrer dois reveses. Jogo bem complicado, mas pelo que mostrou no último jogo, apesar da derrota para o Sousa, o time mossoroense pode beliscar pelo menos um pontinho, assim melhore no quesito arremate.

Na outra partida, o Treze põe invencibilidade em jogo diante do Iguatu/CE, às 16h, no Amigão, em Campina Grande/PB. O “Galo da Borborema” apresenta ótimo começo de competição, com 100% de aproveitamento nos três jogos realizados até aqui.

Se seguir nessa toada, a classificação à fase mata-mata virá no estalo do dedo.

Maratona sousense

O Sousa iniciou um intenso roteiro de viagens que totalizará 6.192,3 km, envolvendo jogos da Série D e Copa do Brasil. A jornada começou na tarde da quinta, 16, com a viagem para Natal, onde o elenco está hospedado para a partida contra o Santa Cruz/RN, em CearáMirim. após o confronto, o grupo retorna a Sousa, enfrentando mais 426,1 km na volta. No domingo, 19, o time sertanejo parte para Juazeiro do Norte/C e , adicionando mais 173,2 km ao roteiro de viagens. Na madrugada de domingo para segunda-feira, embarcará em um voo da Terra de Padre Cícero para Guarulhos/ s P, percorrendo 2.450,1 km. e m Guarulhos, a delegação segue para Atibaia, distante 53 km, onde se hospeda e realiza um treino na tarde de segunda-feira, 20. Na terça-feira, 21, o Sousa tem pela frente o Bragantino, em Bragança Paulista, a 25 km de Atibaia, na partida de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Ufa!

Libertadores

A quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores foi encerrada neste meio de semana. Agora, são 11 times garantidos nas oitavas de final. entre os brasileiros, já estão classificados atlético/MG, Botafogo, Fluminense, Palmeiras e São Paulo. Já Flamengo, em boa situação, e o Grêmio, com dois jogos a menos, podem carimbar o passaporte à fase seguinte.

acordo selado

A diretoria do Corinthians e o goleiro Cássio, 36 anos, chegaram a um acordo para finalizar a vitoriosa trajetória do jogador com a camisa alvinegra. Depois de 12 anos, ele vai trocar o clube do Parque São Jorge pelo Cruzeiro. Cássio fez 712 jogos e conquistou 9 títulos.

Determinante

A gota d'água para a saída de Cássio no Corinthians foi a fase ruim do atleta, resultando na perda da posição de titular

da equipe, há quase um mês, quando ele fez um desabafo após uma partida contra o Argentinos Juniors, pela Copa Sul-Americana. depois disso, Carlos Miguel assumiu o posto. Cássio passou a ser visto com o rosto fechado no banco de reservas. Para não ficar marcado como o presidente que deixou um ídolo desse porte sair do clube, augusto Melo primeiro tentou demovê-lo da ideia. Mas diante das negativas, viu-se obrigado a liberar o maior ídolo do Corinthians no século 21. copa feminina no Brasil

O Brasil superou a candidatura europeia apresentada por Bélgica, Alemanha e Holanda, e vai receber a Copa do Mundo feminina daqui a 3 anos. Com a vitória em votação na Fifa, o Brasil será o primeiro sul-americano a sediar o Mundial de mulheres. Pesou favorável ao Brasil o legado deixado pela Copa do Mundo de 2014, sobretudo os estádios construídos para a ocasião.

como opção no banco. O restante das peças serão as mesmas do último jogo.

Depois de estrear com vitória frente ao Atlético Cearense, a equipe sofreu dois reveses seguidos, saindo do G4 – zona de classificação. Mas isso, de acordo com o goleiro Diego Almeida, não abalou o time.

“Apesar dos últimos resultados não terem sido positivos, vejo que o futebol de nossa equipe está evoluindo e seguimos confiantes que podemos vencer qualquer time do nosso grupo”, disse o arqueiro.

“Essa é uma competição muito difícil, precisamos nos recuperar logo e conquistar resultados positivos. Por isso, estamos trabalhando para fazer todos os ajustes necessários e ir com tudo nos próximos confrontos”, completou.

O provável time será Diego Almeida, Alessandro, Douglas, Anderson Júnior e Izaldo; Jefferson, Geovani Silva, Portel e Walber; Wilson e Matheus Matias.

Em um cenário onde o América não vença, a equipe natalense poderá ser ultrapassada por até três times, dependendo dos resultados dos outros jogos. Isso poderia resultar em uma queda para fora da zona de classificação à segunda fase, considerando que o Santa Cruz, Sousa e o Maracanã têm chances de vencer seus respectivos jogos.

Os confrontos da quarta rodada estão dispostos da seguinte forma: Santa Cruz x Sousa, Atlético/CE x Maracanã, Treze x Iguatu e América x Potiguar.

O América jogará na quarta, 22, pela Copa do Brasil, contra o Corinthians em São Paulo, decidindo a classificação para as oitavas, mas não é pretensão do técnico Marquinhos Santos poupar peças, devendo mandar a campo o que ele tem de melhor no elenco para o jogo desse domingo, na Arena.

Assim, uma provável formação será Renan Bragança, Rodriguinho, Salazar, Alan e Marquinhos Pedroso; Ferreira, Wenderson e Souza e João Lucas; Gabriel Davis e Gustavo Henrique.

No América, o time não só joga pela vitória, mas também pela manutenção da zona de classificação. A equipe ocupa 4º lugar com 4 pontos, uma pontuação compartilhada com Sousa e Maracanã, colocando-os em uma posição delicada na tabela.

sábado, 18 de MaIo de 2024 8 Esporte
Jornal de Fato
Marcelo Diaz

Mulher

Mulheres em Movimento

ELAS+ / Programa chega à oitava edição, em que vai distribuir R$ 3 milhões para 60 iniciativas lideradas por elas em todo o território nacional; inscrições até 10 de junho

OELAS+ Doar para Transformar lançou no dia 10 de maio o Edital Mulheres em Movimento 2024 – por Democracia, Justiça de Gênero e Climática, em parceria com a ONU Mulheres. Com a proposta de apoiar iniciativas de mulheres cis, trans e outras transidentidades, o programa chega à oitava edição, em que vai distribuir R$ 3 milhões para 60 iniciativas lideradas por elas em todo o território nacional. Cada grupo, com ou sem registro formal (CNPJ), receberá até R$ 50.000 de apoio flexível para o fortalecimento institucional e de suas capacidades de responder rapidamente aos contextos e crises. Este ano, o Edital também conta com o apoio de Channel Foundation, Equality Fund, Fondation Chanel, Levi Strauss Foundation e Wellspring Philanthropic Fund.

Ao longo de quase 24 anos de atuação, o ELAS+ apoiou mais de 1,2 mil grupos e organizações com mulheres na liderança e que atuam na defesa de questões como uma vida sem violência, direitos LBTIs, direito à moradia e à saúde, contra todas as formas de racismo, direito à cidade, direitos trabalhistas, justiça ambiental.

“O Mulheres em Movimento é um compromisso do ELAS+ e de seus parceiros com as organizações de mulheres que estão todos os dias trabalhando por justiça social em todos os âmbitos: direitos das mulheres e da população LBTI+, justiça racial, justiça socioambiental, democracia, entre tantas outras agendas para as

quais sabemos que têm sido fundamentais”, diz Savana Brito, diretora executiva do ELAS+.

Lançado em 2017, o Mulheres em Movimento é o maior programa do ELAS+, que trabalha com recursos direcionados a iniciativas e soluções sociais desenvolvidas e lideradas por mulheres. Como parte do Edital, o fundo promove encontros, chamados Diálogos, que reúne os grupos financiados para que tenham a oportunidade de construir conjuntamente, entre os diversos segmentos, análises

de conjuntura, estratégias coletivas e alianças que impulsionam o seu desenvolvimento.

“O apoio flexível é nosso modo de oferecer recursos financeiros e de desenvolvimento que possam fortalecer institucionalmente essas organizações e, sobretudo, garantir autonomia para que elas tenham melhores condições de responder rapidamente aos seus contextos, como têm feito mediante todas as crises enfrentadas pelo Brasil e pelo mundo, como a pandemia de Covid-19, os ataques à de-

mocracia e a seus direitos, as crises climáticas”, explica Savana. “Com essa iniciativa, o ELAS+ quer incentivar também todo o campo da justiça social e da filantropia a ampliar os esforços em direção ao financiamento feminista e flexível, baseado na confiança e na solidariedade”, completa.

O ELAS+, primeiro fundo filantrópico feminista e antirracista por justiça social no Brasil, vai completar 25 anos em 2025. A organização acredita que as mulheres são agentes de mudança e transformação indispensáveis para garantir a participação política de forma solidária e comprometida com a ampliação de direitos nos diferentes territórios do país e, por isso, fortalece os ativismos por meio de seu Edital anual. A consolidação de alianças entre os movimentos de mulheres tem se mostrado fundamental na construção de um futuro coletivo com justiça social, de gênero e climática.

Todas as iniciativas, com ou sem CNPJ, lideradas por mulheres, cis, trans e outras transidentidades, que tenham atuaç ã o direta no atendimento às comunidades, ações de mobilização social, promoção do debate público, advocacy, controle e participação social, atividades de formação e informação, ação coletiva ou trabalho em rede (intermovimentos, intergeracionais, interpaíses) poderão ser inscritas no Edital até o dia 10 de junho.

Para se inscrever, acesse o link: fundosocialelas.org/mulheres-em-movimento /

Fonte: Fundo ELAS

M
Jornal de Fato • SÁBADO, 18 DE MAIO DE 2024 @jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Contexto

SÉRGIO CHAVES

Festa

> Hoje é dia de festa para o vice-prefeito de Almino Afonso, Alvanilson de Medeiros Carlos, Diogo Araújo, Denyse Barreto e Ricardo Cabral. Amanhã (19), é dia de vivas para Thiago de Saboya Coelho, Enéas Melo Mendes, a governadora Fátima Bezerra, o cantor André Luví, o blogueiro Heitor Gregório e Ivone Germano. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!

As Feras

No programa As Feras deste domingo (19), eu vou bater um papo com Magna Araújo e Karla Filgueiroa e saber mais sobre o projeto “Conectando Saúde e Esperança” que a Liga de Mossoró começou a apresentar a secretários de Saúde dos municípios da região. Katharina Gurgel, convidada, apresenta o programa comigo. Tem ainda o Sacolão das Feras, sorteio de brindes e aquela seleção musical de primeira. A partir das 19h na 93 FM/Nossa TV. Até lá!

Camarote

O segundo lote de acessos ao Camarote La Goccia Blu no Pingo já está disponível. Open bar e open food e shows com Renata Falcão, Brasas do Forró, Kelly Marçal e Célia Melo, além da melhor localização da avenida. À venda no La Goccia Blu (ao lado do Teatro), no Blu Point (Vila Grega) e no OutGo. Vamos?!

Mutirão

O NAF, da Universidade Potiguar – UnP, Campus Mossoró, realiza neste sábado (18), das 15h às 19h, no Partage Shopping, um mutirão gratuito para auxiliar os contribuintes que ainda não prestaram as contas com o leão. Durante o evento, a equipe do NAF, formada por alunos e professores da UnP, estará disponível para esclarecer dúvidas, oferecer orientações e auxiliar os contribuintes no preenchimento correto das informações exigidas pela Receita Federal. O público-alvo são contribuintes com renda anual de até R$ 38 mil.

Santa Clara

Uma missa em ação de graças celebrada amanhã (19), às 17h no Santuário de Santa Clara, celebra os 36 anos de fundação da 105 FM, rádio fundada pelo saudoso Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas. Pe. Charles Lamartine convidando toda a sociedade para esse momento festivo!

A vida não é breve. Ela é suficiente. Nós é que perdemos tempo com coisas inúteis.”

SÊNECA

O Chá das Mães da Maison Fátima Carlos

O encontro da Maison Fátima Carlos com suas clientes comemorando as mães já é tradição. Esse ano aconteceu na quarta (8), reunindo lulus para uma tarde/noite das mais agradáveis com delícias e borbulhas, além de brindes da Maison

Martins

O Festival Gastronômico e Cultural de Martins acontece de 18 a 21 de julho com várias atrações e a certeza de cidade cheia. A prefeita Mazé Gurgel recebeu convidados na quinta (16), no Mirante do Canto para apresentar o evento, um dos mais charmosos da temporada e que tem como tema “Uma mistura de paixões”. Retorno.

SÁBADO, 18 DE MAIO DE 2024 2 Social Jornal de Fato
sergiodefato@gmail.com
www.sergiochaves.com |
R.
Vieira de Sá, 440 Tel.: 3317-4545 / 3316.0409
Antônio
Fátima Carlos no abraço de Betinha Rosado. Com Lucineide Queiroz e Cleidinha Santana. No bate-papo com Aninha Borges. Fátima recebendo Edilene, Izabella e Melina Carlos. Cid Augusto, Larissa, Lairinho e Laíre festejam a querida Sandra Rosado, com idade nova na quinta (23). Saúde e paz! Nicole e Raíza Freire em coro de vivas para a arquiteta Michely Frota, aniversariante da sexta (24)! Gerôncio faz festa para a amada, a odontóloga Andréa Sinclair, folhinha da segunda (20)! Aline Reis faz festa para comemorar o aniversário do maridão, o bacana Dayvid Almeida, folhinha da quinta (23). Felicidades! Gente boa demais, o oftalmologista Igor Allamo comemora a vida na segunda (20). Parabéns! Toda linda, a empresária Claudinha Pinto festeja a vida na sexta (24). Felicidades! Casal amigo José Vieira/colunista Soraya Vieira. Soraya é a aniversariante festejada da segunda (20). Tim tim! Sônia Paiva e Alene Pinheiro. D. Alene com idade nova na sexta (24), recebe os parabéns da coluna! FC e Dermage.

Conexão saúde

conexaosaude.defato@outlook.com

Por que alguns humanos são mais velozes do que outros?

PESQUISAS / Um fator importante que influencia sua capacidade de correr rápido é a estrutura do seu corpo, inclusive a forma como os músculos funcionam

Desde 2009, o corredor jamaicano Usain Bolt é a pessoa mais rápida do mundo. Ele correu 100 metros em 9 segundos e 58 centésimos, a uma velocidade de 37,57 quilômetros por hora.

Em toda a história, apenas 125 pessoas conseguiram correr a distância em menos de 10 segundos. E só dois brasileiros: os atletas Felipe Bardi, atual recordista brasileiro com o tempo de 9 segundos e 96 centésimos, conseguido em setembro de 2023 no Troféu Bandeirantes em São Bernardo do Campo.

Mas por que tão poucos, se o atletismo é um esporte tão disseminado no mundo?

Há vários motivos pelos quais algumas pessoas conseguem correr muito rápido, enquanto outras tendem a correr mais devagar. A genética —as características herdadas de seus pais— desempenha um papel importante (dos 125 aí acima, apenas três não são negros), mas também as escolhas pessoais e experiências de vida dos atletas.

Os cientistas de exercícios pediátricos criam e avaliam rigorosamente programas que ajudam as crianças a se manterem e crescerem além da média de forma saudáveis, melhorando a genética e deixando um atleta de alta performance.

Um fator importante que influencia sua capacidade de correr rápido é a estrutura do seu corpo, inclusive a forma como os músculos funcionam.

O corpo humano tem mais de 600 músculos que trabalham juntos, permitindo que você se mova em diferentes direções e em várias velocidades. Esses músculos são formados por grupos de fibras. Existem dois tipos principais: de contração rápida e de contração lenta. Os músculos têm diferentes misturas desses tipos de fibras. Por exemplo, dois músculos compõem a panturrilha: um deles é predominantemente de contração rápida — é o gastrocnêmio, usado para correr e saltar. O outro é predominantemente de contração lenta —é o sóleo, usado para caminhar e correr .

As fibras musculares de contração rápida são maiores e ajudam seu corpo a se movimentar rapidamente e gerar força significativa. Os velocistas tendem a ter

uma abundância de fibras musculares de contração rápida. Entretanto, esse tipo de fibra muscular também se cansa rapidamente, o que limita o tempo de corrida em velocidade máxima a distâncias relativamente curtas.

As fibras musculares de contração lenta são menores e ajudam você a correr em velocidades mais lentas, mas com maior resistência. Corredores de longa distância e ciclistas de competição tendem a ter muitos desses músculos…

A quantidade de cada tipo de fibra muscular —de contração rápida e de contração lenta— é determinada principalmente pelos seus genes. Portanto, você terá de trabalhar com o que nasceu quando se trata de tipos de músculos. Mas, é claro, os exercícios podem ajudar a treinar esses músculos.

Seu cérebro desempenha um papel importante

A capacidade física não se resume apenas aos músculos. Seu cérebro também desempenha um papel importante. Seus músculos esqueléticos são controlados pelo cérebro — você pensa em suas ações e depois executa os movimentos.

Por exemplo, você pode controlar o comprimento de sua passada, como seus braços se movem, como seus pés atingem o chão e até mesmo as técnicas que você usa para respirar.

Você pode ensinar seu corpo a usar as melhores técnicas de corrida. Isso inclui postura adequada, de modo que seu corpo fique ereto, e uma passada econômica, de modo que seus pés fiquem abaixo de você em vez de muito à frente, onde podem atrasá-lo…

Você também pode melhorar sua forma de corrida usando todo o corpo, com os braços bombeando em oposição às pernas, correndo na ponta dos pés e maximizando o tempo gasto na fase de voo com os dois pés fora do chão.

O uso de técnicas de corrida adequadas ajuda os músculos a criar mais força e a trabalhar em conjunto, o que o ajuda a correr mais rápido.

Quanto mais você praticar uma atividade, melhor ficará. À medida que sua capacidade de correr rápido aumenta, desafiese a correr ainda mais rápido…

63

dia em que ganhou a medalha de ouro sua velocidade máxima foi de 44 km/h —é tão rápido que, se ele passasse correndo por um radar em uma rua dentro de SP, poderia ser multado

SÁBADO, 18 DE MAIO DE 2024 Saúde 3 Jornal de Fato
Usain Bolt é hoje o homem mais rápido do mundo. Ele correu os 100 metros na Olimpíada de 2012 em 9 segundos e centésimos. No Reprodução

Comercial e de Novos Mossoró para Desenvolvimento do Varejo Requinte Buffet.

Paixão de Cristo

No feriadão da Semana Santa, registramos alguns conterrâneos conferindo o espetáculo Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, o maior teatro a céu aberto do mundo, localizado na cidade de Brejo de Madre de Deus (PE).

GEORGIANO AZEVEDO

georgianoazevedo@gmail.com

Metalizados Trend

Blusa e calça Tendência Atacado, jaqueta Rabbitohs e bota Carmen Steffens.

para segunda-feira, 1º

Érica Lopes.

OMartha Benjamim e a filha Miriam na #Selfie em Nova Jerusalém

glamour futurista dos metalizados deixou de ser protagonista apenas nas passarelas e ganhou as ruas! Virou um fenômeno na moda dando a oportunidade da mulherada criar looks vibrantes e ousados. Aqui, destacamos o óbvio: prata e dourado, em tecidos acetinados, couro metalizado e malhas brilhantes. Vá em frente, não tenha medo de brilhar!

Top, saia e acessórios Tendência Atacado, blazer Maison Elegance e bota Carmen Steffens.

Jaqueta Maison Carmen Steffens, body Leszly e calça Tendência Atacado.

Blusa e acessórios Tendência Atacado, calça Leszly, bolsa e bota Carmen Steffens.

Lisboa Filho com a esposa Ivana e as filhas Marina e Marília no espetáculo Paixão de Cristo.

Look total Leszly. As franjas vêm com

Cacio Santos aproveitou o feriadão e foi conferir o espetáculo Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém.

SÁBADO, 18 DE MAIO DE 2024 4 Moda Jornal de Fato Style
tudo! Blusa Hara Flor, Atacado, e bota
QUARTA-FEIRA, 3 DE ABRIL DE 2024
Cedida
Cedida
Cedida
Morais e Irlanda Carlos prestigiando (PE). Cedida Cedida

“A Igreja é sempre fiel aos seus princípios irrenunciáveis”

HáDom Francisco de Sales, sétimo bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, tem imprimido um ritmo forte nesse começo de serviço episcopal. A sua agenda, priorizada pelo religioso, imprime um ritmo forte de visita às instituições da cidade para aproximar ainda mais a Igreja da sociedade. “A Igreja ocupa um lugar entre os atores que constroem a comunidade, até porque nesse nosso sertão a fé, a cultura e a sociedade estão juntas. Então, temos visitado as instituições para que a gente possa estar mais próximos”, justifica.

Nesta semana, o bispo visitou a sede do Jornal de Fato, acompanhado dos padres Heriberto Carneiro e Ricardo Rubens e da jornalista Valéria Bulcão, da comunicação social da Diocese. A longa conversa com o diretor-presidente do De Fato, jornalista César Santos, rendeu uma entrevista bem interessante em que dom Francisco fala sobre mudanças na Diocese, do legado deixado pelo padre Sátiro Cavalcanti Dantas, de política e outros temas. Confira.

Boa leitura!

Balada do Impostor

“a Igreja é sempre fiel aos seus princípios irrenunciáveis”

Dom Francisco de Sales fala sobre mudanças na Diocese e outros temas.

Artes Plásticas

Rogério Dias: a tradição da arte indígena revisitada.

a rtigo de o pinião: Julgar?!

r ECEI ta

• Edição – C&S Assessoria de Comunicação

• Diagramação – Rick Waekmann

• Projeto gráfico – Augusto Paiva

• Impressão – Gráfica De Fato

• Revisão – Ângela Karina

Redação, publicidade e correspondência

Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320

Site: www.defato.com/domingo

E-mail: pautadefato@gmail.com

DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.

sábado, 18 de maio de 2024
Jornal de Fato P 3 P 4 P 14 P 10 P 15
2 d omingo

Jornal de Fato

BALADA DO IMPOSTOR

A pernA

JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS

Jornalista

@paiva_reboucas

– Tome, leve para casa. – E entregou a Antônio o olho de peixe que comia o seu pé. Antônio enrolou-o num papel, pôs no bolso e, em casa, enterrou sob a sombra de uma jabuticabeira e, então, se esqueceu. Um mês depois, três dedos apareceram na terra, mas Antônio só percebeu quando metade do pé surgiu. Pensou se tratar de um cadáver, mas havia movimento no membro e aí teve a ingrata revelação de que estava nascendo um pé de gente.

Colocou um balde por cima para esconder o fenômeno e só mostrou a Nira, sua mulher. Os dois guardaram segredo eterno até os vizinhos desconfiarem, porque Nira nunca antes fechava porta alguma. Num descuido, alguém chegou ao quintal e se deparou com uma perna se balançando ao vento. Desespero. Prometeu segredo, mas contou à mulher. No outro dia, faziam filas na rua para ver o pé que agora tinha mãos.

Antônio aquartelou-se e pegou nas armas: duas facas de mesa e uma alavanca. A polícia deu ordem de prisão, mas chegou sem mandado. Ninguém mais repousava. A perna crescia com braços e até uma cara de joelho. Indiscreta, ouvia tudo e começou a falar. Disse que era um pé de gente e perguntou se nunca ninguém tinha visto um. Depois, começou a pedir coisas e a exigir direitos que ouvia falar.

Antônio não tinha mais porta, nem na frente, nem no muro. Nem seu quarto, onde fazia poemas, sobreviveu à invasão das ruas. A perna roubou dele a poesia e prometeu processá-lo. Oito advogados se prontificaram a representá-la só pela exposição de seus nomes na imprensa.

Puseram fogo nas obras de Antônio e o chamaram de charlatão e plagiador. Os jornais só noticiavam a perna. Antônio pe-

diu clemência, mas Nira perdeu a cabeça e foi morar com uma filha que também ameaçou Antônio de abandono. Antônio pensou em matar a perna, entretanto, tinha muita gente em seu quintal.

Quando a perna pegou a primeira gripe, Antônio sorriu e pensou que ela morreria por não ter anticorpos. Aconteceu justo o contrário. A perna deu um espirro e onde caiu o catarro brotou outro pé de perna. A prefeitura tombou a casa de Antônio e quis obrigá-lo a ir morar fora da cidade. Antônio enlouqueceu de vez, pegou uma enxada e

partiu em fúria para sangrar a perna. Enquanto corria em direção ao desafeto, um filme passou-lhe pela cabeça: sua história, seus poemas, sua família e tantos amigos que agora eram só lembrança.

Estalo. No caminho da vingança, Antônio foi bloqueado por dois policiais que lhe deram voz de prisão. Nira gritou seu nome uma, duas, três vezes e ele, em fúria, seguia enfurecido até ser parado por um tabefe no pé da orelha. Acordou atordoado com Nira o sacudindo. Estava sonhando agarrado com a própria perna.

sábado, 18 de maio de 2024 d omingo
3

Dom Francisco de Sales

“Vamos pensar a Diocese nesses próximos dez anos”
sábado, 18 de maio de 2024
4 d omingo
Jornal de Fato
ENTREVISTA

Da Redação / DomIngo

Dom Francisco de Sales, sétimo bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, tem imprimido um ritmo forte nesse começo de serviço episcopal. A sua agenda, priorizada pelo religioso, imprime um ritmo forte de visita às instituições da cidade para aproximar ainda mais a Igreja da sociedade. “A Igreja ocupa um lugar entre os atores que constroem a comunidade, até porque nesse nosso sertão a fé, a cultura e a sociedade estão juntas. Então, temos visitado as instituições para que a gente possa estar

O senhor assumiu a Diocese de Mossoró no momento de dor na comunidade católica em razão da partida do padre Sátiro Cavalcanti Dantas, uma das maiores referências religiosas da cidade. Como tem sido esse começo de serviço episcopal sob esse cenário de luto e dor?

Padre Sátiro faleceu depois da minha nomeação. No dia da nomeação ele se orgulhava de ter conhecido todos os bispos da Diocese. Em duas festas de Santa Luzia nós nos encontramos no adro da Catedral e pudemos conversar. Antes de chegar aqui, padre Sátiro nos deixa e, logo após a minha chegada, o padre Philipe também nos deixa. Estamos falando do mais idoso sacerdote da Diocese e o mais jovem, então, a gente busca se inserir na dor da ausência dessas figuras importantes na vida da Igreja. Mas ao mesmo tempo, compreendendo que a nossa caminhada humana eclesial ela também é uma suces -

mais próximos”, justifica.

Nesta semana, o bispo visitou a sede do Jornal de Fato, acompanhado dos padres Heriberto Carneiro e Ricardo Rubens e da jornalista Valéria Bulcão, da comunicação social da Diocese. A longa conversa com o diretor-presidente do De Fato, jornalista César Santos, rendeu uma entrevista bem interessante em que dom Francisco fala sobre mudanças na Diocese, do legado deixado pelo padre Sátiro Cavalcanti Dantas, de política e outros temas. Confira:

Padre Sátiro soube ler a história enquanto ele viveu, não estacionou no começo da história”

são, não só de acontecimentos, mas uma sucessão de legados, de pessoas que constroem e que passam. A gente recebe, digamos, o bastão desses nossos irmãos como legado que a gente precisa cuidar e custodiar essa realidade com muito carinho. Então, diante de realidade como essa, eu penso que é um desafio a partir do legado que esses nossos irmãos deixaram. É nessa perspectiva que nós temos caminhado.

O padre Sátiro era uma referência na sociedade e, também, um líder inquestionável dentro da Igreja Católica. A partir de agora, um novo líder surgirá

naturalmente ou a Igreja vai trabalhar, digamos, um sucessor do padre Sátiro?

Eu diria que existe uma dimensão carismática da vida pessoal de cada um. A gente pode oferecer os instrumentos, mas penso que de um lado é graça na vida da pessoa e, do outro lado, é investimento do próprio talento. Esses processos acontecem naturalmente respondendo aos desafios do tempo. Padre Sátiro soube ler a história enquanto ele viveu, não estacionou no começo da história, soube ser dinâmico, soube se recriar, reinventar-se, abrir-se também às novas possibilidades.

sábado, 18 de maio de 2024 d omingo Jornal de Fato 5

6 d omingo

Mas, é um grande desafio dar continuidade ao legado do padre Sátiro...

A gente nunca pode se pensar substituto 100% de alguém, mas, aquilo que eu dizia, a gente recebe um legado importante do padre Sátiro e vamos cuidar dele. Agora, a gente pergunta: como a gente pode servir continuando essa inserção tão positiva na vida da sociedade que teve o padre Sátiro? Eu diria, com os pés no chão, a partir dos desafios da realidade do nosso tempo. O que é que a sociedade, a história e o mundo desse tempo pedem de nós como homens de Igreja, da nossa incidência que deve ser sempre positiva na construção da sociedade. Padre Sátiro soube ler e, pela longevidade dele, não se cristalizou, e acho que esse é o grande desafio nosso. A gente vive um momento de grandes cristalizações, inclusive, de pes -

A doutrina social da Igreja nos abre um horizonte muito amplo, de reflexão sobre a política como um lugar de construção do bem comum”

sábado,
de maio de 2024
18
Jornal de Fato

Jornal de Fato

soas muito mais jovens, que são capazes de ler a realidade de forma dinâmica. Eu diria que o talento surgirá, cabe ao talento responder positivamente. Cabe à Igreja investir nos talentos e a Diocese tem feito isso de forma muita positiva. Nós temos um corpo de padres muito bem formados, uns em processo de formação, e acho que nessa dimensão a gente pode dizer que valeu a pena o legado de padre Sátiro e nós iremos continuar essa história com olhar muito atento ao que Deus pede de nós.

O senhor chega no momento que a vocação educacional da Igreja em Mossoró ganha um capítulo importante, que é a elevação da faculdade em universidade católica, a primeira do r io Grande do n orte. Como o senhor observa essa nova realidade?

Estamos falando de uma herança educacional da Diocese. Há pouco nós recebemos a aprovação do credenciamento de nossa faculdade para UniCatólica e olhamos para o futuro com muita esperança. Como Universidade, a gente quer se expandir, esse é o nosso desejo, mas lembrando que a nossa missão educacional está muito ligada à missão evangelizadora. Não podemos desvincular essas duas realidades, uma vez que a educação é uma das faces da presença da Igreja na sociedade, carrega também no bojo o anúncio do evangelho a partir da formação das novas gerações. Estamos muito confiantes com essa nova fase, com a possibilida -

de de expansão da estrutura educacional da Diocese.

A atmosfera política que Mossoró vive exige um olhar atento de todos os segmentos e a Igreja não é exceção dessa regra. O que o senhor já pode observar nesse primeiro momento na cidade?

Eu sou muito paciente e sou muito atento aos processos e de -

A Igreja é uma realidade em contínuo
movimento que se reforma, mas sempre fiel aos seus princípios irrenunciáveis”

fendo que com as instituições a relação da Igreja tem que ser institucional. A gente precisa saber dos espaços e dos limites das relações. A Igreja é a promotora da consciência política; a doutrina social da Igreja nos abre um horizonte muito amplo, de reflexão sobre a política como um lugar de construção do bem comum. O papa Paulo VI fala da mais sublime forma da caridade que o cristão pode exercer no serviço à comunidade. Então, a relação deve

se dá em nível de absoluto respeito aos processos, sem nunca descer àqueles litígios que são próprios do ambiente político. Nós, institucionalmente, devemos estar tranquilamente e abertos e nos sentar com todos numa mesa institucional para conversar sobre a grande política, como espaço de promoção da dignidade humana e da sociedade sob todos os aspectos. Estamos sentindo pouco a pouco a realidade da cidade, e tem uma coisa que eu sempre disse antes de aqui chegar: a gente tem que ter muito cuidado porque o bispo não é de Mossoró, o bispo é da Diocese de Mossoró, que tem vasto território no Rio Grande do Norte e esse universo de relações institucionais deve promover as parcerias necessárias para o bem comum.

O senhor já definiu mudanças na Diocese? Ou este é um processo que deve ocorrer naturalmente?

“Ecclesia semper reformanda est”. A Igreja é uma realidade em contínuo movimento que se reforma, mas sempre fiel aos seus princípios irrenunciáveis. As mudanças ocorrerão em processo natural, ouvindo o Clero, as lideranças pastorais, de serviços e movimentos, e respeitarão a própria natureza da Igreja Católica, que é continuamente se reexaminar para manter sua pureza de doutrina e prática. A gente sabe que toda organização humana e todo dinamismo institucional exige mudanças. Tem as mudanças que são emergenciais, de repente você se depara com uma realidade que

sábado, 18 de maio de 2024

d omingo
7

8 d omingo

suscita processo de mudança. E existem outros grandes horizontes de uma Igreja que escuta a si mesma, mas também escuta os apelos onde ela está inserida. É mais ou menos esse processo que a gente tem começado.

Como esse processo se desenvolverá?

A Diocese está vivendo o momento que batizamos de escuta. Primeiro, escutamos o nosso Clero de forma muito concreta; escutamos as nossas lideranças nas paróquias, pastorais, serviços e movimentos, no sentido de ouvir de cada um as mudanças que são necessárias. Todas as paróquias realizaram as suas assembleias, enviaram a síntese das escutas, então, tem um volume grande de reflexões, ponderações, para que esse processo possa ocorrer e as mudanças necessárias adotadas. Essas escutas irão seguir a grande Assembleia Diocesana, que realizaremos em novembro. Nessa assembleia será aprovado o plano pastoral para a Diocese de Mos -

Existe uma dimensão de perenidade na vida da Igreja que a gente não pode negligenciar”

soró. O nosso sonho é que a gente pense a Diocese nesses próximos dez anos, não negligenciando, claro, as mudanças emergências. Existe uma dimensão de perenidade na vida da igreja que a gente não pode negligenciar.

Serão mudanças amplas, o que o senhor pode adiantar?

As mudanças necessárias serão feitas, também serão empreendidas as reformas estruturais, da própria geografia da Diocese, para que ela fun -

sábado, 18 de maio de 2024

cione melhor. Eu creio muito nos processos de descentralização. Nós temos uma diocese territorialmente muito vasta e a gente precisa permitir que os processos pensados e trabalhados cheguem aos quatro

cantos da diocese. Isso demanda, naturalmente, mudança de paradigma, mudança da própria geografia da articulação, para que a circularidade das coisas aconteça. É um processo paciente, lento, mas muito

firme. Eu penso que é esse caminho que a gente buscará. A gente percebe uma receptividade muito boa por parte do Clero, como também das lideranças das pastorais, serviços e movimentos.

sábado, 18 de maio de 2024 d
omingo
9
Jornal de Fato

d omingo

rogério Dias: a tradição da arte indígena revisitada

sábado, 18 de maio de 2024
A
P L á STI
AS
10
Jornal de Fato
RTES
c

Oartista plástico Rogério Dias integra a geração pós-Marieta Lima, tendo seguido cronologicamente a profícua geração personificada em Joseph Boulier e Varela, sendo que o que mais se destacou e se fez grande artista visual foi Vicente Vitoriano, hoje residindo em Natal.

A arte desse artista que adentra por muitos caminhos estilísticos do fazer artístico consolidou-se principalmente por um geometrismo com forte apelo às pinturas corporais ou de adereços das etnias indígenas. Valendo lembrar que o autor não trabalha com um colorismo que chame atenção para fortes apelos de contrastes de cores. Há uma suavidade nos tons selecionados para aproximar as cores em contrastes.

O artista contenta-se em compor a partir de um limitado número de cores, nunca fazendo uso de sombreamentos ou tons

sábado, 18 de maio de 2024 d omingo
11
Jornal de Fato

12 d omingo

Com efeito, eis que temos telas com planos justapostos entrecruzando-se em diversas direções. Se atentarmos com cuidado, veremos uma espécie de centro para onde os planos confluem, como se fossem vetores que buscam algo tal um vórtice, causando um efeito estético de grande beleza, sobretudo pela leveza das cores e pelo não uso de excessos cromáticos. O artista contenta-se em compor a partir de um limitado número de cores, nunca fazendo uso de sombreamentos ou tons. A cor permanece pura dentro do seu plano, o que faz a beleza é a justaposição de linhas retas ou linhas curvas, muitas vezes fazendo uma mescla dos dois tipos.

A obra de Rogério Dias vem de muito longe. Sempre trabalhou com arte. Limitei-me aqui ao componente indígena, pois creio que é onde se expressa com mais

Consolidou-se principalmente por um geometrismo com forte apelo às pinturas corporais ou de adereços das etnias indígenas

propriedade e bastante capaz de provocar harmonia tendo em vista as tradições das nossas etnias. Há em sua obra muito de composições abstratas, variações indefinidas entre ser concreto ou ser abstrato.

De grande importância é o fato do artista trabalhar na elaboração de Logomarcas de empreendimentos comerciais. Embora seja uma espécie de trabalho que se reveste do funcional, do utilitário, que busca a identificação de um comércio ou coisa que o valha, o autor não se limita a algo que bus-

que puramente o apelativo e a identificação.

Acredito que é nesse tipo de atividade em que expressa sua maior capacidade de artista: o ser capaz de transformar algo feito para o uso banal de placas, timbres, escritórios, capas de livros, em objetos de arte. Ou seja, o que tem valor utilitário também detém valor estético. Não é algo tão simples de se conseguir.

Nesse tipo de atividade se permitiu uma liberdade que não encontramos em outros trabalhos. Falo do uso de cores quentes, for-

sábado, 18 de maio de 2024
Jornal de Fato

tes, luminosas, dotadas do poder de chamar atenção para si. Configurando contrastes inusitados, combinando o que não é habitual, em formas que evocam de alguma maneira o objeto fruto da logomarca.

Gostaria de citar apenas algumas. As logomarcas da Rádio Centenário, Granja São Camilo, Cooperativa Terra Livre e Terra viva, acredito que foi onde demonstrou sua maestria no manuseio das cores atreladas às formas. São todos de grande imponência e beleza. O triunfo da cor sobre um plano, numa forma abstrata que obriga o expectador a refletir qual a relação entre o ícone que representa determinado objeto ou comunidade de homens com fim comum.

Bem claro. Rogério Dias é domador de cores, transfigurando objetos e doando apenas a simplicidade de cores fortes em múltiplas formas.

Rogério Dias é domador de cores, transfigurando objetos e doando apenas a simplicidade de cores fortes em múltiplas formas

sábado, 18 de maio de 2024 d omingo
13
Jornal de Fato

ARTIgO DE OPINIãO

JULGAr?!

A R t UR L EI t E

Expositor Espírita prea838998@gmail.com

“Não julgueis, para que não sejais julgados.”
Jesus. (Mateus; 7, 1).

No Sermão da montanha (Mateus), ou no Discurso inaugural (Lucas), Jesus nos oferece um código Divino de conduta moral Cristã. Entre tantos ensinamentos, o Divino Mestre alerta para o cuidado de não julgar.

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixame tirar o argueiro de teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.” (Mateus: 7;1,5).

Mesmo sabendo que não temos a devida habilidade nem condições morais, às vezes agimos como juízes implacáveis da causa alheia, mas Jesus nos asseverou que somente nos é possível e válido o autojulgamento. Deixando claro que a ninguém compete o direito de julgar, e, nos recomendou que, antes de procurarmos ciscos no olho de nosso irmão, tratemos de remover a lasca de madeira encravada no nosso. Somos possuidores de incontáveis defeitos; pousa sobre nossa personalidade tantas tendências inferiores que não podemos criticar o comportamento alheio.

O julgamento sendo um ato infeliz

torna-se ainda mais pernicioso porque vem, geralmente, acompanhado de um ato desumano, que é a maledicência. Ela Fere a dignidade humana, macula reputações, chega a destruir uma existência. Considerada um tribunal corrupto, nele o réu nunca se encontra presente. É acusado, julgado e condenado, sem contestação, portando seu o direito à defesa.

Há um pensamento atribuído à Madre Tereza de Calcutá que reza: “Se você julga as pessoas, não tem tempo de amá-las”.

Pessoas que conseguem a prática de boas virtudes alimentam sentimentos nobres, são incapazes de divulgar os equívocos do próximo; às vezes até enxergam, mas são indulgentes, benevolentes, jamais acusadores. São capazes de enxergar sempre seu lado bom.

Portanto, a nós outros é preciso treinar tal virtude para que o Bem cresça em nós. Um bom começo é albergar a maledicência em nosso coração. Sejamos instrumento inibidores de seu alastramento.

Há um ensinamento atribuído a Sócrates, filosofo Grego (470 – 399 a.C.) que nos indica o caminho para exonerar a maledicência.

Conta-se que certa feita, um de seus seguidores, esbaforido, achegou-se ao grande filósofo e sussurroulhe ao ouvido:

“- Escuta, Sócrates... na condição de teu amigo, tenho algo de muito gra-

ve para dizer-te, em particular.

-Espera! Ajuntou o sábio, prudente. – Já passaste o que me vais dizer pelos três crivos?

- Três crivos? - Perguntou o visitante espantado.

- Sim, meu caro, três crivos. Observemos se a tua confidência passou por eles. O primeiro é o crivo da verdade. Guardas absoluta certeza quanto àquilo que me pretendes comunicar?

- Bem - ponderou o interlocutor, assegurar, mesmo, não posso... Mas ouvi dizer.

- Exato. De certo peneiraste o assunto pelo segundo crivo, o da bondade. Ainda que não seja real o que jugas saber, será pelo menos bom o que me queres contar?

Hesitando, o homem replicou:

- Isso não... Muito pelo contrário...

- Ah! – tornou o sábio – então recorramos ao terceiro crivo, o da utilidade, e notemos o proveito do que tanto te aflige.

- Útil? – aduziu o visitante ainda mais agitado. Útil não é.

- Bem – rematou o filósofo num sorriso, se o que me tens a confiar não é verdadeiro, nem bom e nem útil, esqueçamos o problema e não te preocupes com ele, já que de nada valem casos sem qualquer edificação para nós...”

Fica a lição atribuída ao grande filósofo, para barrar a maledicência. Portanto, sejamos perseverantes em aplicá-la em favor de nossa evolução moral.

sábado,
maio de 2024 14
18 de
d omingo
Jornal de Fato

Cuscuz doce com coco

o cuscuz doce com coco foi destaque na mesa de café da manhã do mais Você. Simples de preparar, a receita leva apenas 6 ingredientes e fica pronto em menos de 1 hora. É uma sugestão para receber amigos e familiares. Confira o passo a passo:

Ingredientes

1 xícara de chá de farinha de milho para cuscuz (flocão) meia xícara de chá de água meia colher de chá de sal

1 xícara de chá de leite de coco (ou leite comum, se preferir) meia xícara de chá de leite condensado meia xícara de chá de coco ralado seco

modo de preparo

1. em uma tigela, misture a farinha de milho com a água e o sal. deixe descansar por cerca de 10 minutos para que a farinha absorva a água.

2. Coloque a mistura em uma cuscuzeira, sem pressionar muito, e cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos ou até que esteja cozido. Se não tiver uma cuscuzeira, você pode usar uma panela com um escorredor de metal encaixado e tampa, improvisando um banho-maria.

3. enquanto o cuscuz cozinha, aqueça o leite de coco e o leite condensado em uma panela pequena, mexendo bem até que esteja quente, mas não fervendo.

4. desenforme o cuscuz cozido em um prato ou travessa.

5. Despeje a mistura de leite de coco e leite condensado quente sobre o cuscuz, deixando-o bem encharcado.

6. Polvilhe o coco ralado por cima formando uma camada com cerca de 2 centímetros de espessura.

7. Sirva quente ou morno, conforme sua preferência. Pode ser consumido no café da manhã ou como uma sobremesa.

Fonte: Receitas Globo

sábado, 18 de maio de 2024
15 d omingo

Televisão

Jornal de Fato • sábado, 18 de maio de 2024

Humor de mau humor

>> Eduardo Moscovis se diverte com o avarento Quintino Ariosto, de “No Rancho Fundo”

T
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Seriais

Destaques das séries e conteúdo “on demand”

Mundo inédito

Sol quente

> A segunda temporada de "Pretty Little Liars: Curso de Verão" mostra uma nova ameaça chegando a Milwood para atormentar seus habitantes. Anteriormente, as protagonistas precisaram aguentar as consequências de uma série de eventos trágicos que quase destruíram a cidade. Agora, elas precisam lidar com algo ainda pior: a escola de verão. Porém, não é só a Millwood High que atrapalha os planos das jovens de encontrarem divertidos empregos de verão ou alguns casos amorosos, um novo vilão chega à cidade para testar os limites de todas. No elenco, Bailee Madison, Chandler Kinney, Maia Reficco, Zaria e Malia Pyles.

Tempos em tempos (Disney+, seg, dia 20)

A nova temporada de "Doctor Who" já está disponível no Disney+, sendo a 14ª desde o retorno da série, em 2005, e a 40ª no geral. a produção é comandada por Russell T d avies e marca seu retorno ao universo da produção, onde trabalhou entre 2005 e 2010. Na nova versão, o doutor, interpretado por Ncuti Gatwa, e Ruby s unday, vivida por m illie Gibson, embarcam em infinitas aventuras no tempo e no espaço na Ta R dis d a era da Regência b ritânica a futuros devastados pela guerra, a dupla defende as forças do bem enquanto encontra amigos incríveis e inimigos perigosos.

Cárcere chique (Paramount+, qua, dia 22)

o Paramount+ estreia a minissérie "Um Cavalheiro em m oscou", produção original estrelada por e wan m cGregor. b aseada no romance homônimo de 2016, escrito por amor Towles, o drama traz a história do aristocrata russo alexander i lyich Rostov, vivido por m cGregor. Na trama, Rostov é condenado à prisão domiciliar em um hotel de luxo durante a Revolução b olchevique – a Revolução Russa de 1917. No elenco, m ary e lizabeth Winstead, Leah Harvey, Johnny Harris e Paul Ready.

Fogo bandido (Netflix, qui, dia 23)

Lançamento na Netflix, "Roma em Chamas", dirigido por s tefano s ollima, é um intenso drama situado contra o pano de fundo de uma Roma moderna, abalada por tumultos sociais e políticos. a história acompanha a jornada do jovem m anuel (Gianmarco Franchini) que, sem querer, acaba se envolvendo em uma teia de corrupção. e nquanto isso, Roma está sendo tomada por incêndios e apagões, forçando m anuel a buscar refúgio em figuras paternas questionáveis, pois são pessoas do submundo do crime, como Pol Niuman (Valerio m astandrea) e os ex-gângsteres d aytona (Toni s ervillo) e Romeo (Pierfrancesco Favino).

Aleluia financeiro (Globoplay, sex, dia 24)

s ucesso nos anos 1990, a minissérie " d ecadência" estreia no Globoplay. a trama começa em 1970, com o jurista Tavares b ranco aceitando o pedido de um padre para criar um menino órfão, m ariel, que fica sob os cuidados da criada Jandira. m ariel cresce e se torna motorista da família, mas

acaba por se envolver com Carla, a caçula da casa, e é expulso da mansão, acusado de estupro. o tempo passa e m ariel reencontra Jandira, que sempre nutriu um amor pelo ex-motorista. e la o leva a um culto em uma igreja neopentecostal, e m ariel encontra na igreja a salvação para seus problemas. Cinco anos mais tarde, ele se torna milionário após fundar sua própria igreja, o Templo da d ivina Chama, enquanto seus antigos patrões empobrecem. escrita por d ias Gomes e dirigida por Roberto Farias, a produção tem edson Celulari, adriana esteves, Raul Gazolla, Zezé Polessa, s tênio Garcia e i ngra Liberato no elenco.

Ação total (Prime Video, ter, dia 21) acaba de chegar ao Prime o longa " b eekeeper - Rede de Vingança". d irigido por d avid ayer, o thriller é estrelado por Jason s tatham, já conhecido por fazer parte de outras produções do gênero. a história acompanhar o personagem m r. Clay, um ex-agente de uma poderosa organização clandestina. a partir desta premissa, a trama entrega cenas de perseguição, crimes e muita ação. No elenco, amber s ienna, e mmy Raver-Lampman e Jeremy i rons, entre outros.

sábado, 18 de maio de 2024 2 Televisão Jornal de Fato

principal / Eduardo Moscovis se diverte com o avarento Quintino Ariosto, de “No Rancho Fundo”

Humor de mau humor

Apresença de Eduardo Moscovis nas novelas tem sido bissexta nos últimos anos. O ator, que foi um dos galãs mais requisitados entre a década de 1990 e início dos anos 2000, enveredou por outros caminhos profissionais, que fugiam da teledramaturgia diária da Globo. Após pouco mais de cinco anos de folga dos folhetins, ele retorna ao horário das seis no elenco de “No Rancho Fundo”, em que vive o vilão Quintino Ariosto. Porém, apesar de estar envolvido com os trabalhos da trama criada por Mário Teixeira há alguns meses, Moscovis ainda não encontrou a antiga sensação de participar de uma novela. “Não está com cara de novela nem sento gravações muito pegadas. Estamos em um ritmo ok e temos muitas frentes de capítulos. Acho que o Mário e a produção souberam se organizar para entregar tudo adiantado”, vibra Moscovis, que chegou a fazer uma rápida participação especial na reta final de “Um Lugar ao Sol”. Na novela das seis, Quintino Ariosto é o pai do moci-

nho Artur, papel de Túlio Starling. Não suporta o filho, pois acredita que ele só tem interesse na herança. Milionário recluso e avarento, é um homem ranzinza, duro e mal-humorado. Com a ajuda de Marcelo Gouveia, de José Loreto, vai tentar roubar o que Zefa Leonel, vivida por Andrea Beltrão, conquistou. “Meu personagem é avarento, mal-humorado. É o personagem mais chato da novela. Ele tem uma aura de resmungão, de velho. Estou curtindo um monte fazer. Tem sido um barato. É uma novela alto-astral”, afirma.

P – Longe do horário das seis desde o fim de “Alma Gêmea”, em 2006, como está sendo esse retorno à faixa tão tradicional de novelas?

R – Está sendo o maior barato. Surpreendentemente não estou sentido aquele ritmo de novela. Talvez vire mais para a frente, mas não está com cara de novela. Temos um grupo de atores com sangue novo, com vontade e gana. Estou muito no clima para contracenar com essa galera, sabe? Perambular por esse elenco.

P – A trama de “Alma Gêmea” também voltou ao ar no “Vale a Pena Ver de Novo”. Como é se ver no ar em dois trabalhos tão distintos?

R – Não lembro de ter passado por esse tipo de situação. “Alma Gêmea” tem quase 20 anos e é uma novela completamente diferente de “No Rancho Fundo”. É uma novela de época, personagens diferentes um do outro. Não sei exatamente o que esperar, mas vai ser uma experiência que eu vou ter de passar. Está sendo muito legal ver meus trabalhos, muito legais, cada um no seu lugar, na sua existência.

P – Com uma presença esporádica na tevê, você tem uma agenda intensa nos palcos e nos cinemas. Como essa logística de gravações funcionará com a turnê da peça “Duetos”, que segue em cartaz?

R – Foi uma conversa minha com a direção da novela. Eu já tinha esse esquema de turnê desenhado para esse período. Temos uma turnê

por sete cidades e, por conta da lei, tenho de fazer até o final do primeiro semestre. Então, vou ficar por aqui pelo Rio, Niterói, Juiz de Fora... São cidades que dão para eu ir no sábado. Temos a intenção de ir para o interior de São Paulo. “Duetos” é uma peça que possibilita isso porque são apenas dois atores. Recentemente, estivemos no Festival de Curitiba e foi uma experiência ótima. Nos apresentamos para um público grande e testamos se a peça funcionada desse jeito. Foi uma ótima repercussão.

P – E o Quintino foi sua primeira opção de personagem desde o início das conversas para integrar o elenco da novela?

R – Não sei exatamente (risos). Quando eu fui chamado pelo Alan (Fiterman, diretor), a gente ficou um bom tempo conversando sobre essa possibilidade real de se fazer por conta da agenda. Além da peça, eu tinha outros trabalhos. As coisas meio que foram acontecendo.

sábado, 18 de maio de 2024 3 Televisão Jornal de Fato

close / Em “Justiça 2”, Alice Wegmann mergulha na dramática Carolina

Assunto recorrente

Alice Wegmann mostra voracidade na fala e no olhar quando fala de sua participação em “Justiça 2”, original Globoplay. Para a atriz de 28 anos, a passionalidade no discurso vem principalmente da importância do projeto criado por Manuela Dias. Na pele da dramática Carolina, Alice busca ampliar a voz de mulheres e meninas que foram abusadas sexualmente em algum momento da vida. “Estamos falando de um crime, não de um erro. Em alguns momentos, sei que nos sentimos desacreditas e que será difícil mudar o mundo. Por isso acho tão importante contar uma história dessas. Muitos vão ver e entender que o mundo não pode ser assim. Espero que essa discussão chegue em mulheres e homens”, aponta.

Na série, a história de Carolina está atrelada ao enredo de Jayme, papel de Murilo Benício. A jovem é a sobrinha de Jayme e passou dois anos da adolescência sendo vítima de seus abusos sexuais. Traumatizada, Carolina foi morar no Rio de Janeiro, buscando distância de toda a situação. Anos depois, Ca-

rolina retorna para Ceilândia acaba sendo assediada novamente pelo tio e decide denunciá-lo – mesmo sem apoio dos parentes, que dependem financeiramente do empresário. “Admiro muito a Carolina. Ela sofre abuso dos 16 aos 18 anos e o tio dela vai preso. Depois ele é solto e ela não sabe o que vai acontecer. Se ele vai pedir desculpas, enfim... Mas ele tenta abusar dela novamente e aí ela o denuncia. Mas a família é contra porque ele é o que sustenta todos, já que é dono de uma rede de supermercados. E a questão acaba em torno de denunciar ou não, mas eu como mulher sempre falo que o melhor caminho é a denúncia”, explica.

Para construir e encarar o difícil enredo de Carolina, Alice leu o livro “Abuso”, da jornalista Ana Paula Araújo, que ocupa a bancada do “Bom Dia Brasil” atualmente. Além disso, infelizmente, a atriz também se pautou em histórias reais próximas. “Difícil falar de preparação de um personagem tão forte. A gente só tem dimensão de tudo e vai descobrindo mesmo em cena. Mas, além do livro da Ana Paula Araújo,

conheço muitas histórias de amigas minhas que já foram abusadas. São situações e sentimentos que as mulheres sentem todos os dias na pele”, lamenta.

A segunda temporada de “Justiça” chegou ao Globoplay no início de abril, mas Alice já estava no elenco da produção há bastante tempo. Ainda no final da pandemia, ela recebeu uma ligação da autora informando que uma personagem havia sido criada

especialmente para ela. A série marca o reencontro das duas, que trabalharam juntas em “Ligações Perigosas”, de 2016. “Isso me fez pular no sofá. Sou muito fã da Manuela. Trabalhamos juntas, mas já faz uns oito anos. Eu era uma menina naquela época, tinha 19 anos. Foi meu primeiro trabalho com maturidade. Além disso, a Manuela evoluiu muito na escrita. Ela já era talentosa, mas está cada vez melhor”, elogia.

sábado, 18 de maio de 2024 4 Televisão Jornal de Fato

ponto de vista / “Geladeiras em Ação”, do GNT, não inova e dá pouco espaço aos processos de criação

Mais do mesmo

Não é novidade que os programas culinários viraram queridinhos de algumas empresas ligadas à televisão. A Globo mesmo lançou um canal gratuito no streaming, o Receitas Fast, com 24 horas de conteúdos gastronômicos – que aposta em reprises de produções das mais antigas às atuais. Muitas delas vêm do GNT, que tem um novo lançamento nesse nicho: o “Geladeiras em Ação”, comandado pelo chef francês Claude Troisgros, um autêntico arroz de festa nessas produções. A dinâmica é simples e se assemelha não só a outros formatos já trabalhados pelo canal pago, mas também pe-

los concorrentes. E, por isso mesmo, a sensação de novidade passa longe. A começar pelo próprio nome, que remete ao antigo “Cozinheiros em Ação”.

A ideia é colocar três pessoas disputando o prêmio final, que no caso do “Geladeiras em Ação”, é um pinguim dourado, ou seja, um troféu. A menção às geladeiras no título se justifica pelas limitações que os competidores enfrentam: eles só podem usar os ingredientes que estão nos refrigeradores. E, vez ou outra, aparecem impedimentos, como já na primeira prova do episódio de estreia, quando ficou proibido o uso do fogão com a desculpa de

que “acabou o gás”. Nada demais, já que se tratava de um café da manhã e houve inclusive quem cozinhasse ovos ou fizesse bolo usando chaleira e forno elétricos.

Os obstáculos criados podem até insinuar alguma dificuldade, mas não chegam a atrapalhar tanto os participantes. Houve um caso em que o concorrente ganhou um frango já assado e temperado pelo próprio Claude como castigo. O que se fica claro é que o maior desafio de quem se arrisca em uma das três cozinhas montadas no estúdio do “Geladeiras em Ação” é mesmo a falta de tempo, já que tudo é cronometrado – como, aliás, de costume

nos game shows culinários.

Curiosamente, o tempo também se torna um rival para quem assiste. No ar, “Geladeiras em Ação” ganha cerca de 40 minutos da programação das noites de quinta-feira do GNT. Só que os participantes enfrentam três provas e, antes, têm o tempo de avaliar, incialmente, o conteúdo de suas geladeiras. Além disso, a cada etapa, passam pelo crivo de um júri composto por três pessoas. No final, é muito material para ser editado e ocupar tão pouco espaço na tevê. Dá para ver o que foi feito, mas quase nada de como foi feito.

No total, 10 episódios estão previstos na primeira temporada de “Geladeiras em Ação”. Cada um deles com um tema específico. Na estreia, a ideia foi trabalhar a praticidade. Os outros nove já englobam outras culturas culinárias, como a asiática, a italiana e a americana, além de refeições fitness, comidas de boteco, veganas e o bom e tão cultuado no Brasil, churrasco.

O júri fixo é composto por Batista, parceiro e amigo de Claude dentro e fora da tevê, e pelo ator e ex-BBB Douglas Silva. Foi no reality da Globo que DG mostrou sua inclinação para a cozinha e chegou a mencionar o desejo de cursar Gastronomia. Agora, ele se junta aos chefs semanalmente para avaliar o talento dos participantes com a comida. Já o terceiro jurado é sempre um convidado escolhido especialmente para o dia, em função do tema abordado.

sábado, 18 de maio de 2024 5 Televisão Jornal de Fato

resumo das novelas

segunda – artur questiona sua origem, e dona manuela e ariosto desconversam. deodora vê Zefa Leonel ir atrás de Juquinha, e manda Vespertino descobrir de quem se trata. Quinota confronta Corina e exige que a lojista se desculpe com margaridinha. a rtur estranha a presença de m arcelo Gouveia na igreja. marcelo tenta convencer artur a esquecer as dúvidas sobre dona manuela. Zefa Leonel e Tia s alete procuram por Juquinha. d eodora planeja unir suas funcionárias aos filhos de Zefa Leonel. Juquinha pede um copo de água a sivuplê.

segunda – Tom confronta Netuno/Léo. bia e Tom conversam sobre a briga entre Netuno/Léo e mathias. Júpiter é questionado por Plutão e andrômeda sobre o dinheiro que encontraram com ele. brenda e Paulina planejam usar Patty, uma antiga conhecida de Tom, para separá-lo de Vênus. murilo nota a preocupação de electra com o perito que analisará as imagens de seu caso. Hans planeja influenciar o perito indicado por murilo. Lizandra e Leda procuram Guto na pensão. electra questiona murilo sobre seu afastamento, depois que ela começou a namorar Luca. Guto esconde Lizandra para falar com Leda.

segunda – dona Patroa demonstra arrependimento de ter voltado para casa. Joana pensa na proposta de indenização de e gídio a Tião. b uba e augusto ficam juntos. m orena diz a d eocleciano que estranhou o fato de Teca querer morar com eles. b ento conta a augusto que José i nocêncio quer fazer um teste de dNa no filho de Teca. Joana fica aflita quando egídio lhe comunica que aguarda a funcionária em sua casa, conforme combinado. sandra percebe que dona Patroa está apaixonada por Rachid. Joana conta a d ona Patroa sobre o acordo que egídio fez com ela. dona Patroa orienta Joana a se encontrar com egídio e levar Tião.

segunda – Glaucia demite enzo da monter Holding por desconfiança. Na estufa dos Campos, Vera pede a Clara um orçamento de uma essência original. Clara demanda um tempo para pensar na proposta. m ariana fica brava com Clara, já que a mãe cogita prestar serviço para Vera. branca aceita sair com Fausto e pretende descobrir se ele é o admirador secreto do bairro. enzo fala para Leandro que Glaucia realizou transações suspeitas com o dinheiro da monter Holding. Glaucia avisa a Fred que, se ele sair de casa, também deve sair da empresa da família.

Terça – deodora conta a Vespertino sua história com Zefa Leonel. Fé desabafa sobre o fim de seu noivado com Tobias a ldonço, e s eu Tico Leonel entende que Primo Cícero faleceu. esperança gosta de Jordão Nicácio. Tia s alete exige que Floro borromeu encontre Juquinha. aldenor, Nastácio e Zé beltino vão ao cabaré de deodora. Zefa Leonel agradece deodora por encontrar Juquinha. Caridade pede que Zé b eltino não conte a Primo Cícero sobre seu trabalho. m arcelo repreende b landina por se aproximar de artur. Nivalda tem uma ideia para tirar dinheiro dos Leonel.

Terça – Júpiter invade o quarto de Guto, que foge. Leda e Lizandra ouvem Guto se declarar para Lupita, enquanto ela dorme. Vênus prepara uma surpresa para Tom. Paulina convence Patty a se encontrar com ela. Plutão teme os trajes de Nanda para sua competição de skate. Júpiter afirma a marieta que gosta de Lupita como amiga. Luca se preocupa com murilo. enéas comenta com Nicole sobre o desaparecimento de um grande amigo. bia e babbo levam Netuno/Léo para a competição de skate. Cláudio alerta max sobre a rivalidade entre ele e Plutão. Tom encoraja Plutão antes da competição.

Terça – José i nocêncio revela a Pastor Lívio a vontade de ter a carta que a mulher de Rachid, marianinha, escreveu para maria santa. Teca ameaça fugir se mariana não deixá-la ficar na casa de m orena. Neno e Pitoco levam d u ao encontro de buba. buba conversa com augusto e diz que Teca tem o direito de saber que du está vivo. Joana conta a Tião que egídio quer dormir com ela em troca do dinheiro. Rachid confidencia a sandra que tem intenção de se casar com d ona Patroa. José i nocêncio sonda com b ento se é possível tirar João Pedro de seu testamento. Teca tem uma visão do dia em que belarmino foi assassinado.

Terça – Leandro solicita uma auditoria nas contas da m onter Holding. Julieta descobre que m ariana terminou com mauro. em um tenso diálogo, mariana acha Vera audaciosa por pedir um serviço a Clara. Vera relembra o roubo de mariana e a rival afirma que o verdadeiro ladrão pode ser um monteiro. Leandro e bernardo conseguem a senha do computador de Glaucia. em conversa com bassânio, Leandro reconhece que errou como pai de Glaucia, porque mergulhou no trabalho e não deu atenção à filha depois da morte da esposa. Leandro entende que deu mais atenção a bernardo.

Quarta – Zefa Leonel fica mobilizada com a tória de d eodora, e m arcelo observa as duas. perança e Fé enganam seu Tico Leonel com a posta morte de Primo Cícero. m arcelo propõe aliança a deodora para reconquistar Quinota e acesso à fortuna dos Leonel. marcelo expulsa b dina de seu quarto. artur e Quinota namoram, apai xonados. deodora oferece abrigo para blandina cabaré. marcelo revela a artur que foi noivo de Qui nota.

Quarta – Nicole pede para conversar com tão. Leda toma uma decisão, e marieta se surpre ende. Chantal promete manter o segredo de m lo. Jéssica entrega para Hans o dinheiro para bornar o perito. max sabota o skate de Nicole, acaba desclassificada. Jéssica pede a Luca para ajudar a pagar os gastos com o perito. Hans propõe suborno a Henrique. Nanda questiona electra bre a amnésia de Netuno/Léo. Leda vai falar com Guto. max tira uma boa nota na competição, e memora. enéas vê Netuno/Léo saindo com babbo e o reconhece. Plutão inicia sua última volta competição.

Quarta – morena se assusta quando Teca afirma que o tiro que feriu José inocêncio e matou belar mino foi dado pela arma fixada em sua parede. inácia revela a Pastor Lívio sua desconfiança sobre Teca. mariana fica apavorada ao acordar com Teca mirando a arma de belarmino contra ela. José cêncio discute com inácia, que critica o patrão não aceitar o casamento de João Pedro. Tião receio de que o plano para enganar egídio não certo. marçal estranha o fato de dona Patroa que rer ir à casa de Jacutinga. Joana exige, na frente Tião, que egídio dê o dinheiro prometido para marido.

Quarta – d ona b ranca leva Chilique e Fê d gosa para o encontro com Fausto. Vitor sugere Glaucia fazer a última transferência com um valor alto e sumir temporariamente da empresa. Vera aparece no apartamento de Glaucia e se depara com Vitor. Vera quer investigar mais sobre Glaucia. b assânio visita d aniel e Julieta e declara que pedir Pórcia em casamento, para construir uma família e uma casa com ela. bassânio diz que uma pergunta importante para fazer aos dois.

>> No Rancho Fundo Globo –18h15 >> Família É Tudo Globo –19h15 >> Renascer Globo –21h15 >> A Infância de Romeu e JulietaSBT –20h30
sábado, 18 de maio de 2024 6 Televisão Jornal de Fato

hisessupropõe e ter lanapailandina no Qui-

Quinta – marcelo afirma a artur que ainda ama Quinota. Nastácio pede para conversar com Caridade. Fé e esperança conseguem enganar seu Tico Leonel para conseguir dinheiro do parente. artur e marcelo brigam por causa de Quinota. blandina vai com deodora até o cabaré, mas dispensa sua ajuda ao encontrar Zé beltino. Quinota estranha ao ver blandina com Zé beltino no hotel. Tia salete e Floro b orromeu se beijam novamente. b landina finge querer ser amiga de m argaridinha e b envinda, e Quinota percebe a felicidade de Zé beltino ao lado da moça. Quinota e marcelo se reencontram.

s exta – m arcelo pede perdão a Quinota, que consente. blandina admira Quinota. artur sofre ao pensar em m arcelo com a noiva. Zefa Leonel estranha a ausência do marido em seu quarto. marcelo engana seu Tico Leonel, que acredita ter tido um sinal divino com a "volta" de Primo Cícero, supostamente morto. marcelo alerta deodora sobre a crença de seu Tico Leonel. deodora engana seu Tico Leonel e pede para conhecer Primo Cícero. Nivalda e s abá b odó constrangem Zefa Leonel e Quinota. Caridade surpreende d eodora em sua casa. artur evita Quinota.

sábado – Quinota estranha o comportamento de artur. Guilherme Tell incentiva artur a esquecer o passado de Quinota com m arcelo. d eodora e Caridade selam um pacto de segredo sobre o cabaré, na frente de Primo Cícero e seu Tico Leonel. Quinota sofre um acidente ao ajudar Juquinha, e marcelo a socorre. deodora visita a Gruta azul com seu Tico Leonel. alba orienta artur a levar Guilherme para o hospital. d eodora se aproxima de s eu Tico Leonel. artur vê quando marcelo entra no hospital com Quinota

Plusurpremurisuque para propõe socom coabbo volta na

Quinta – Plutão realiza uma boa sequência de manobras e vence a primeira etapa do campeonato. enéas segue Netuno/Léo. Leda questiona Guto sobre sua volta para a gravadora. Kleberson e Haroldinho mudam o visual de Chicão, sem sua permissão. o tto alerta seu cúmplice que e néas conhece Netuno/Léo. Luca pensa em ajudar a Fundação de Vênus. Hans manda um capanga ameaçar Henrique e sua família. Chantal se assusta com o traje escolhido por Lupita para ir à festa com Júpiter. Vênus compra roupas para Netuno/Léo. Henrique chega para divulgar o laudo sobre as imagens que condenaram electra.

sexta – bia e babbo conseguem uma consulta com um psicólogo para Netuno/Léo. e lectra se descontrola com o laudo de Henrique, e Jéssica tenta esconder o alívio. Plutão decide entregar seu troféu para Tom. Netuno/Léo cozinha com destreza, e Vênus, bia e babbo ficam admirados. Júpiter chega na balada com Lupita e tem visões com Leda. Todos se preocupam com o sumiço de electra. Hans se encontra com Henrique. Vênus fica envergonhada com os elogios que recebe de Netuno/ Léo. Tom decide voltar a competir com skate. Lupita vê Júpiter beijando marcela, e acaba se declarando para ele.

sábado – Júpiter fica abalado com a declaração de Lupita. electra discute com Nanda e afirma que é inocente. Jéssica comemora com Hans a mudança de Henrique. Chicão se preocupa quando sheila começa a cantar e todos a acompanham. Chantal consola Lupita. Paulina constrange Patty a ajudá-la a separar Tom e Vênus. Júpiter não conta para os irmãos o que aconteceu na balada. Netuno/ Léo tem um sonho com seu passado e acorda agitado. Luca consola electra. Júpiter pede para falar com Lupita. afirma elarparede. sobre Teca inopor tem não dê quefrente de para o

Quinta – egídio entrega o d inheiro para Tião e manda o funcionário ir para casa. Joana avisa a egídio que cozinhará antes de passar a noite com o patrão. dona Patroa e Tião flagram egídio assediando Joana. dona Patroa surge no momento e garante a Joana e Tião que eles podem ir embora em segurança. sob a ameaça de marçal e outros capangas, Tião é obrigado a devolver o dinheiro de egídio. dona Patroa vai embora e deixa egídio definitivamente. inácia aconselha Teca a contar a José inocêncio que o filho que ela espera não é de Venâncio, e avisa à jovem que irá apoiá-la. dona Patroa leva Tião e família para a casa de Jacutinga.

sexta – Tião se sente mal por estar desempregado. José inocêncio diz a Teca que a jovem lembra m aria s anta. Zinha fica preocupada com o casamento de João Pedro. b ento deixa claro a José i nocêncio que o filho de João Pedro terá direito sobre as terras do pai. eliana descobre o segredo de b uba. augusto e b uba decidem viajar para a fazenda e contar a José inocêncio que estão juntos. Kika avisa a eriberto que eliana cometeu um crime ao violar os sigilos de b uba. s andra alerta e liana que transfobia é crime. José inocêncio abençoa o amor de augusto e buba. Rachid decide contratar Joana como cozinheira da casa.

s ábado – José i nocêncio é surpreendido por eliana, que lhe entrega documentos que comprovam que buba é uma mulher trans. sandra repreende eliana. inácia conta a Ritinha que eliana esteve na fazenda. e liana rejeita d amião. augusto confronta José inocêncio. Joana se preocupa com a tristeza de Tião. Pastor Lívio conta a sandra que egídio pensa em vender a fazenda. José inocêncio manda bento resolver a situação com eliana e os bens que eram de Venâncio. augusto confessa a buba que não sabe se terá coragem de olhar para o pai. b uba procura José i nocêncio para conversar.

d ensugere a valor Vera depara Glaucia. que vai uma tem

Quinta – b assânio convida d aniel para ser o padrinho de casamento e Julieta, a daminha de honra. Vera desabafa com b ernardo e desconfia que Glaucia tenha roubado a joia dela no passado. Com sonho de ser músico, Fred vai à gravadora de Thomas Roth para pedir uma oportunidade. diego leva Julieta à pista de skate e apresenta Letícia bufoni, um dos maiores nomes da história do esporte. Téo deseja fazer aula de tênis, mas amanda não tem condições para pagar e ele pensa em pedir a b ernardo, mas a mãe o impede. Vera pede para Pórcia buscar uma pasta em sua casa.

s exta – Romeu entra com d imitri, e llen, i an e Nath no mundo da imaginação para encontrar os cinco livros perdidos de s hakespeare. Hélio fica bravo com Chilique e Fê dengosa porque eles não se comportam em casa. bassânio pede conselhos para Leandro sobre o pedido de casamento e quer saber como fazer isso. Lívia pergunta para Julieta se ela sente algo a mais por diego. Hélio quer saber quando branca vai procurar uma outra casa para morar.

sábado, 18 de maio de 2024 7 Televisão Jornal de Fato

cinco perguntas / Após hiato da tevê e expulsão de reality, Rachel Sheherazade estreia em “A Grande Conquista”

Essa moça está diferente

Desde que saiu do SBT, em 2020, Rachel Sheherazade esperava por uma oportunidade de voltar ao vídeo. A jornalista só não sabia que esse retorno seria tão movimentado. Integrante da edição 2023 de “A Fazenda”, da Record, Rachel foi expulsa por agressão e, mesmo saindo de forma controversa, soube capitalizar a polêmica em um movimento inverso: em vez de noticiar fatos, a ex-âncora virou notícia. A repercussão em torno de seu nome despertou a atenção da direção da Record, que acabou a escalando para apresentar a segunda temporada do reality “A Grande Conquista”. “Não pude ficar milionária com o prêmio de ‘A Fazenda’, mas ganhei um contrato e voltei para o vídeo. No fim, me sinto feliz e vitoriosa. Passar por um reality é uma experiência única. Acredito que posso ajudar os participantes agora, pois já vivi o que eles estão vivendo”, acredita.

Paraibana de João Pessoa, Rachel já tinha uma carreira regional quando seus vídeos analisando temas e emitindo fortes opiniões conquistaram fãs e detratores Brasil afora. De olho na

personalidade polêmica da jornalista, Silvio Santos acabou a chamando para o SBT, onde ficou por nove anos. Em sua estreia no entretenimento da Record, a jornalista se mostra feliz com a transição de carreira e tem Pedro Bial e Adriane Galisteu como suas principais inspirações. “Pedro também é jornalista como eu e se desenvolveu muito bem na linha de shows. Galisteu lida com imprevistos de forma natural e sabe tudo de televisão”, entrega.

P – Você foi expulsa e perdeu o prêmio de “A Fazenda”, mas acabou ganhando o posto de apresentadora do “A Grande Conquista”. Já existia a pretensão de integrar o casting da emissora ao participar do reality rural?

P – Como sua experiência em “A Fazenda” agrega ao seu desempenho no novo programa?

R – De forma integral. Nunca fui de assistir a realities. Só maratonei “A Fazenda” quando soube que iria entrar e queria compreender melhor onde eu estava me metendo (risos). Hoje, entendo melhor a dinâmica e consigo me colocar no lugar dos participantes justamente por já ter tido uma experiência parecida das dores e delícias de um programa de confinamento.

P – Hoje em dia é muito comum a transição de jornalistas para o entretenimento. Era algo que você já vinha planejando?

R – Assinei realmente para participar de “A Fazenda”, sem pretensões de entrar para o elenco da casa. Sair expulsa não estava nos meus planos. Sinceramente, me surpreendi com o acolhimento do público. Infringi uma regra do programa e aceitei meu destino.

P – Faria algo diferente em sua passagem pelo reality?

R – Nada. Fiz o que me propus a fazer. Fui verdadeira, intensa e com objetivo único do prêmio. Sou competitiva naturalmente. Precisava do dinheiro e fiz o que estava ao meu alcance. O convite para gravar um piloto para o “A Grande Conquista” foi uma linda surpresa e foi motivado por conta de toda a repercussão da minha saída.

R – Já tinha passado pela minha cabeça. Mas era algo muito distante. Acho que depois de tantos casos bem-sucedidos de transição de carreira, todo jornalista de televisão deve se imaginar no entretenimento. Eu só nunca tinha imaginado estar à frente de um reality.

P – Você é conhecida por ter opiniões fortes. Existe espaço para seus comentários e análises dentro do “A Grande Conquista”?

R – Com certeza. Mas, é claro, que tudo dentro do contexto do programa. A gente vai ter momentos muito sérios, de puxar a orelha dos participantes, de acolhê-los, de enxugar as lágrimas. Vou ser a grande parceira deles fora da casa, o elo entre o telespectador em casa e os competidores.

sábado, 18 de maio de 2024 8 Televisão Jornal de Fato
raio-x / O carioca Caio Recke diz que seu maior desafio foi o formalismo do personagem Menashe, de “Reis”

Realidades distantes

Interpretar personagens de época demanda um trabalho detalhado de composição e especialmente desafiante para atores que estão em início de carreira. Caio Recke enfrenta isso na 11ª temporada de “Reis”. Na pele do carinhoso Menashe, ele faz sua estreia em novelas. E assume que foi justamente o distanciamento da época em que a história se passa o que mais chamou sua atenção no papel. “Tem toda essa questão da diferença de costumes e do jeito de falar. Mas a composição foi tranquila. A única adversidade foi manter a postura e sempre usar uma linguagem formal e correta”, conta o carioca, que completou 17 anos em janeiro.

Menashe é filho de um profeta que nem sempre é fiel a sua própria função. Por isso, acaba sendo desacreditado. Mas tanto Menashe quanto seu irmão, Mendel, vivido por Jean Michel, são companheiros e dedicados ao pai. “Só que, por um breve momento, os dois se aliam a alguém que o pai não gosta e em quem ele não confia”, adianta Caio, que entrega que seu persona-

gem apesar de amar muito o pai, duvida de certas atitudes que ele tem, questionando-as.

“Reis”, na verdade, não é a estreia de Caio na televisão. Ele está presente na quinta temporada de “Impuros”, ainda sem data marcada para estrear no Star+. E também está no elenco de “Até Onde Ela Vai”, série lançada em março deste ano na plataforma de streaming Univer Video, ligada à Igreja Universal. Mas a inclinação artística começou a se desenvolver nas redes sociais, criando conteúdo voltado para a cultura pop e tecnologia. Em 2018, passou a estudar interpretação, inclusive com preparação em inglês, idioma no qual é fluente. Hoje, Caio também atua como dublador. “Sempre gostei muito de mexer com a internet e fazer pesquisas sobre os mais diversos assuntos. De saber tudo o que acontece pelo mundo e as novidades em tecnologia”, conta, empolgado.

Nome completo: Caio Recke de Albuquerque.

Nascimento: 29 de janeiro de 2007, no Rio de Janeiro.

Atuação inesquecível: Em “Até Onde Ela Vai”.

Interpretação memorável: Joaquin Phoenix como Arthur Fleck no filme “Coringa”, dirigido por Todd Phillips e lançado em 2019.

Momento marcante na carreira: “Quando fui chamado para fazer ‘Impuros’”.

O que falta na televisão: “Algo mais chamativo e realmente interessante para os adolescentes”.

O que sobra na televisão: “Novelas e conteúdos com uma estética mais antiga”.

Com quem gostaria de contracenar: Gabriel Leone.

Se não fosse ator, seria: Escritor.

Ator: Cillian Murphy.

Atriz: Anne Hathaway.

Vilão marcante: Heath Ledger como Coringa no filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, dirigido por Christopher Nolan e lançado em 2008.

Personagem mais difícil de compor: Menashe, de “Reis”.

Que novela gostaria que fosse reprisada: “O Tempo Não Para”, escrita por Mario Teixeira e exibida originalmente pela Globo entre 2018 e 2019.

Que papel gostaria de representar: Homem-Aranha.

Filme: “Duna”, longa épico de ficção científica dirigido por Denis Villeneuve e lançado em 2021.

Autor: George Orwell.

Diretor: Martin Scorsese.

Vexame: “Fui beber um suco de uva no refeitório da escola e, bem na hora, um amigo resolveu contar uma piada. Não aguentei e comecei a rir. Saiu suco até pelo nariz”.

Mania: “De sempre gritar quando começo a me espreguiçar”.

sábado, 18 de maio de 2024 9 Televisão Jornal de Fato

inside / A descendente libanesa Isa

Salmen volta às origens com a concubina Farah, de “A Rainha da Pérsia”

Cultura familiar

Há personagens que aproximam os atores de suas próprias origens. Isa Salmen sentiu isso quando foi convidada pela Record para dar vida à exuberante Farah, de “A Rainha da Pérsia”, nova série bíblica da Record, prevista para estrear em junho. Em cena, ela aparecerá dançando, algo que já fazia longe das câmeras. “Eu dançava a dança do ventre e dos sete véus. Sou de origem libanesa e, na minha família, isso é bastante comum. Mas fazia bastante tempo que não praticava”, entrega a atriz, que agora tem aulas por conta do trabalho.

A trama, escrita por Cristiane Cardoso, conta a história de Hadassa, nome hebraico da Rainha Ester – que, aliás, já foi protagonista de outras duas produções exibidas pela emissora, ambas intituladas “A História de Ester”, em 1998 e 2010. Farah, personagem de Isa, é uma das concubinas do rei. “Ela é uma jovem linda, de origem árabe e personalidade forte e arrogante. Vai fazer de tudo para conquistar um espaço no co-

ração de Xerxes, o Rei da Pérsia”, adianta Isa.

Essa é a quinta vez que a atriz marca presença em uma produção bíblica da Record. Antes, ela esteve em “Os Dez Mandamentos”, “O Rico e Lázaro”, “Gênesis” e “Reis”. Mesmo assim, se mostra completamente deslumbrada com o que tem visto. “É um projeto único, extremamente refinado. Os figurinos estão lindíssimos, assim como a cenografia, a fotografia e a direção do Leo Miranda. As gravações no Marrocos têm paisagens paradisíacas e muitas emoções”, promete.

Para o papel, Isa teve uma preparação com a coach Rosana Garcia. “Fizemos leitura de mesa e construímos as camadas de cada personagem”, conta. Apaixonada por História, a paulista resolver ler tudo que encontrou sobre a antiga Pérsia. “Também assisti a alguns filmes sobre aquele período e li o livro de Ester da ‘Bíblia’”, diz. Isa garante ser estudiosa, mas uma de suas principais paixões parece estar relacionada com o turismo. Afinal, ela afirma ter visitado mais

de 86 países ao longo de seus 32 anos. “Sou apaixonada por culturas diferentes, sempre busco conhecer outros costumes e povos. Acho fascinante”, vibra, mostrando que o fato de “A Rainha da Pérsia” retratar um período e uma sociedade tão distante dos dias atuais é um dos fatores que mais estimulam seu processo de criação.

Recentemente, Isa ganhou destaque na Globo como a garota de programa Sandrinha

em “Fuzuê”, na faixa das 19h. Mas seu nome foi muito noticiado quando se tornou público seu namoro com Fabio Assunção. Os dois atuaram juntos na série “Fim”, disponível no Globoplay. “Estou me sentindo muito feliz e realizada em todas as áreas da minha vida! Acho que colhemos o que plantamos. Quando se planta amor e dedicação, pode até demorar um pouco, mas não tem como colher algo diferente em troca”, filosofa.

sábado, 18 de maio de 2024 10 Televisão Jornal de Fato

bastidores

/ Com temáticas

atualizadas, “Cilada” ganha episódios

inéditos após mais de uma década

Roubadas eternas

Enxergar humor nos pequenos obstáculos da vida é uma forma saudável de encarar a rotina cada vez mais extenuante. Mas Bruno Mazzeo viu mais do que leveza nas problemáticas do dia a dia. Há quase 20 anos, o humorista ganhou destaque como ator e autor na tevê ao estrelar e criar a sitcom “Cilada”, que foi ao ar no Multishow entre 2005 e 2009. A produção mostrava, de forma bem-humorada, pequenas encrencas diárias do rabugento protagonista Bruno. Agora, com assuntos atualizados e inéditos, Mazzeo retorna ao projeto que o catapultou diante das câmeras. A partir do próximo dia 21 de maio, “Cilada” ganha uma leva inédita de episódios no Globoplay. “Eu realmente estou muito curioso para saber se ‘Cilada’ é uma obra transgeracional. Continua sendo uma série capaz de abranger um público amplo. Uma daquelas que casais podem ver juntos, pais podem ver com filhos. Afinal, as ciladas são parte da vida de todos nós”, afirma Mazzeo.

A nova fase começa dez anos após o último episódio

da série original, uma das comédias pioneiras no Multishow, que também foi adaptada e exibida no “Fantástico” e chegou a virar filme, “Cilada.com”. O humorístico surge repaginado, com o protagonista passando por situações típicas dos tempos atuais e enfrentando os desafios de um casamento em crise. “Minha fonte de inspiração nesta série é o cotidiano. Buscamos muito mais a identificação com a situação vivida, do que a graça pela graça”, aponta o roteirista.

Parceira de longa data de Mazzeo, Debora Lamm também retorna à sitcom. Ao lado do protagonista Bruno, sua personagem, também Debora, busca salvar sua união. Para isso, os dois decidem fazer terapia de casal, depois de vários desentendimentos e falhas na comunicação. “As pessoas conhecem esses personagens há anos, já viram o Bruno e a Debora em uma série de situações, e agora vão acompanhar o amadurecimento deles como casal estabelecido num relacionamento irritantemente comum. Não há heróis, maniqueísmo, bem e mal e tantos outros

chavões da comédia romântica, Bruno e Debora são o retrato fiel do ser humano médio que somos, e o desconforto que o dia a dia do casal gera é mostrado de forma hilária. É muito fácil se reconhecer em diversas situações ali”, defende Debora.

Com 10 episódios, a série ainda conta com nomes como Thelmo Fernandes, que interpreta Gerson, o melhor amigo de Bruno, com quem ele divide a bancada no trabalho. Pedroca Monteiro é uma das novidades do elenco. Ao longo

da temporada, ele aparece em diferentes papéis durante a narrativa, como o apresentador de um programa de auditório, um discípulo na Santa Ceia, um super-herói e até como o arquiteto Oscar Niemeyer. “Sempre fez parte da linguagem do ‘Cilada’ esses depoimentos, ‘talking heads’ de personagens variados comentando as situações vividas por Bruno. Dessa vez focamos nos dois personagens que mais marcaram: o ‘pitboy’ Alexandre Focker e o antropólogo Albênzio Peixoto.

sábado, 18 de maio de 2024 11 Televisão Jornal de Fato

Mundo inédito

Zapping por Caroline Bor G es

Mensagem importante

> Digão Ribeiro tem a sensação de dever cumprido com a segunda temporada de “Encantado´s”, que vai ao ar na Globo. Para o ator, a produção de humor vai muito além do entretenimento. “É muito gratificante poder entregar de novo um produto muito bacana, especial e com pontos de reflexão durante o riso, quando as pessoas estão desarmadas, para receberem a mensagem e se descontraírem”, afirma. Na história, ele vive o romântico Flashback, que é apaixonado por Pandora, papel de Dandara Mariana. “‘Encantado's’ foi muito importante para mim nesse lugar de trazer um novo imaginário sobre os lugares e a interpretação que poderia trazer, além das imagens marginalizadas na qual é de costume colocarem os corpos pretos. A série quebra isso”, ressalta.

Papel de destaque

Jéssica ellen irá protagonizar a trama de “Vítimas do dia”, terceiro longa do Núcleo de Filmes dos estúdios Globo. Na produção, ela viverá a protagonista daiane. a produção tem roteiro de dino Cantelli e direção artística de bruno safadi.

Números 1

o Gloob, canal infantil da Globo, alcançou a liderança de audiência e alcance entre crianças de 4 a 11 anos com tevê por assinatura, na última segunda, dia 6. o resultado foi atingido com a estreia da série “ o dia em Que a minha Vida mudou”. ainda na TV Paga, o inédito também garantiu ao Gloob a viceliderança entre mulheres com TV Paga, e terceiro lugar entre indivíduos.

Números 2

Com as estreias de “Papo de segunda”, “Conversa com bial” e “Quem Não Pode se sacode”, o GNT registrou bons índices de audiência. mais de quatro milhões de pessoas assistiram ao canal entre 22 de abril e 1 de maio. Cerca de 81% do público que assistiu aos conteúdos foi composto por mulheres. esses dados correspondem a um aumento de 61% na audiência, de 52% em “share” e 28% em alcance em relação ao período anterior de 2024, de 1º de janeiro até o dia 21 de abril.

Primeiras cenas

Com gravações em andamento, o primeiro “teaser” de “a Caverna encantada” será lançado no final de maio. a nova novela infantil do sbT tem estreia prevista para o segundo semestre.

Trabalho inédito

babu santana poderá ser visto na série “ o Jogo que mudou a História”, original Globoplay. Criada e produzida por José Junior, a produção tem estreia marcada para o dia 13 de junho.

Elenco internacional

o ator francês matt mella viverá o piloto alain Prost na minissérie “senna”, original Netflix. estrelada por Gabriel Leone, a produção ainda não tem data de estreia definida.

Dentro do enredo

Giullia buscacio chegou ao enredo de “Renascer” no meio da trama. mas, antes mesmo da estreia diante das câmeras, a atriz estava acompanhando o desenrolar da novela de bruno Luperi. “sou uma espectadora da novela, gosto de acompanhar o trabalho dos colegas e a história toda que é muito encantadora. estou muito feliz”, vibra. Na produção, ela vive a empoderada sandra, que se envolve com João Pedro, papel de Juan Paiva, despertando a fúria do pai. “me identifico com a sandra. o fato de sermos mulheres decididas e dispostas a lutar pelo que acredito e pelo certo”, aponta.

sábado, 18 de maio de 2024 12 Televisão Jornal de Fato
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.