3 minute read

Prévia da inflação

oficial cai para 0,69% em março

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta de preços na prévia deste mês

Advertisement

Tudo igual, e a única diferença será, realmente, não haver diferença nenhuma. Também, deve ser dito, tudo por culpa de um relaxamento psicológico, quase inevitável, que, forçosamente, os leva a abdicar da condição humana, isto é, demitir-se da dignidade dessa condição, quando o há. A tal história: ou adapta-se ao sistema estabelecido, ou, então, morre, politicamente.

De maneira que, ao ouvir esses bandalhos (não encontro outro termo) sobre o problema da fome em nosso país, que tem tudo para pôr comida na mesa dos brasileiros – pois me toma um enorme sentimento de repugnância. Nenhum, mesmo, fala a verdade, neste sentido de buscar soluções para o problema. Nada mais, nem menos, que demagogia imoral.

Não terá sido por outra coisa que o Frei Beto, componente do primeiro governo sob Lula, e homem de legítimos sentimentos cristãos, pediu demissão do governo: terá visto, de logo, aí as boas intenções não iam além de fantasias, as fantasias de um populismo velho e revelho, bem à feição dos governos sul-americanos. E caiu fora, decerto decepcionado.

A propósito, a senadora Simone Tebet, candidata na recente eleição de presidente da República, e hoje ministra do governo Lula, prometia comida mais barata na mesa dos brasileiros mais pobres. Cumpriria sua promessa? Sei lá! Mas, por que não ensina ao presidente Lula como fazê-lo? Bem, talvez tivesse aí, quem sabe, melhor sorte que o Frei Beto. Pode ser.

Mentalidade Pio

Trata-se de um caso de apuração e decisão judicial, nada a ver, logo, com as carências e necessidades populares, que estão a reclamar providências urgentes. Faça a Justiça a parte dela. É o ópio de Marx para entorpecer o espírito coletivo.

Linguagem

Criou-se neste país um estado de espírito, isto é, a mentalidade improdutiva de desviar as atenções do povo em face dos mais agudos problemas nacionais. O povo quer medidas imediatas, correspondentes à gravidade desses problemas. Isto, sim.

Nenhum ou nem um? Antes de mais nada, ambas as formas são corretas, conforme a situação em que se usam. Vamos lá. A primeira – nenhum (com os elementos juntos), emprega-se quando ela se opõe a algum: Nenhum homem é inteiramente justo (= homem algum). A segunda (com os elementos separados), é uma negativa enfática que se opõe a muitos, e substitui-se por – nem sequer um: Nem um homem é imortal, quanto mais dois (= nem sequer um). Nem um santo escapa às baixezas da condição humana. Trata-se de uma particularidade do nosso idioma, que se deve observar, em nome da gra a correta. É uma questão de aplicar-se a inteligência, como em tudo em matéria de linguagem. Que é a comunicação verbal, falada ou escrita, senão um ato de inteligência? Muitas vezes, um erro de ortogra a pode resultar em confusão semântica, como no caso em questão. A boa ortogra a ajuda muito na construção dos sentidos. Espero que me tenha feito entender. Obrigado.

OÍndice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou variação de 0,69% em março deste ano. A taxa é inferior ao 0,76% de fevereiro deste ano e ao 0,95% de março do ano passado. Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula taxa de inflação de 2,01% no ano. Em 12 meses, a taxa acumulada é de 5,36%, abaixo dos 5,63% acumulados até fevereiro.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta de preços na prévia de março, com destaque para transportes, com taxa de inflação de 1,50%. O resultado foi influenciado, principalmente, pela alta de 5,76% da gasolina.

Depois dos transportes, os principais impactos vieram dos grupos saúde e cuidados pessoais (1,18%) e habitação (0,81%). No primeiro grupo, o principal impacto veio dos perfumes (5,88%), e em habitação, o maior responsável pela alta de preços foi a energia elétrica residencial (2,85%).

Alimentação e bebidas também registraram inflação (0,20%), mas com taxa menor que na prévia de fevereiro (0,39%). A queda do índice nesse grupo veio de itens como batata-inglesa (-13,14%), tomate (-6,34%), cebola (-12,13%), óleo de soja (-2,47%), contrafilé (-2,04%) e frango em pedaços (-1,94%).

Artigos de residência foi o único grupo de despesa com deflação (queda de preços): -0,18%. Os demais grupos tiveram as seguintes taxas de inflação na prévia de março: comunicação (0,75%), despesas pessoais (0,28%), vestuário (0,11%) e educação (0,08%).

Salariômetro diz que 80,4% dos reajustes superam inflação

Em fevereiro, 80,4% dos reajustes salariais ficaram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). É o que informa o boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado nesta sexta-feira, 24. Em fevereiro de 2022, essa mesma proporção era de 23,9%.

Em 10,6%% das negociações do segundo mês do ano, o reajuste ficou igual à inflação. Em 8,9% dos acordos, os trabalhadores tiveram perdas reais no salário. O piso mediano ficou em R$ 1.391,00.

A prévia de março apon- ta na mesma direção: 88,5% dos reajustes devem ficar acima do INPC. Até o fechamento do boletim, 52 instrumentos foram tabulados. A Fipe destaca que esses resultados preliminares estão sujeitos a flutuações amostrais e podem se alterar.

O acompanhamento das negociações coletivas é feito por meio de acordos e convenções registrados no Mediador do Ministério da Economia.

A Fipe coleta os dados e informações disponíveis no sistema, tabula e organiza os valores observados para 40 resultados da negociação coletiva, reunidos em acordos e convenções e também por atividade econômica e setores econômicos.

POlítica

This article is from: