

NESTA EDIÇÃO: 48 PÁGINAS
>> Sem um deputado federal, após quase 80 anos, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte fica à margem dos investimentos federais. Um contraste à luta de legítimos representantes durante décadas.
POLÍTICA
Marleide Cunha é estimulada para ser o nome de Mossoró à Câmara Federal
Vereadora que cumpre o terceiro mandato pode assumir uma lacuna aberta desde que Mossoró perdeu representantes na Câmara dos Deputados em Brasília.
Principal 4
REALITY
Mossoró emplaca finalista no concorrido
Pedreiro Top Brasil
Claidson Alves, natural de Apodi, radicado em Mossoró, é um dos dois representantes do Nordeste na competição que reúnem profissionais de todo o país.
Principal 6
VACINA
Hoje é o “Dia D” para atualizar vacinação de crianças e adolescentes
Mossoró 1
ESPORTE
Com Nogueirão abandonado, Potiguar vai para Serra do Mel
Mossoró 8
Questionamento veio à mente da cirurgiã-dentista Gabriela Dantas ao ser diagnosticada com um câncer de mama aos 39 anos
VERA LÚCIA DE OLIVEIRA
Escritora, membro da Academia de Letras do Brasil. (Brasília-DF) veraluciaoliveira@hotmail.com
A melhor homenagem que se pode prestar a um escritor é ler a sua obra. Ler e divulgar. É o que faremos aqui nesta saudação pelo centenário de nascimento do grande escritor brasileiro José Rubem Fonseca (1925-2020), autor premiado, criador de um estilo único que deixou muitos seguidores. Embora criado no Rio de Janeiro desde os oito anos de idade, cidade que amou e que foi o seu ambiente literário, gostava mesmo era de ser chamado de “escritor mineiro”, pois nasceu em Juiz de Fora e guardou as melhores lembranças da cidade montanhosa.
A vida de Rubem Fonseca está presente, de modo explícito ou implícito, em sua obra composta de contos, romances, crônicas, ensaio, crítica, biografias romanceadas, memória, poesia e ainda roteiros de cinema, arte pela qual era apaixonado e dizia-se “cineasta frustrado”. O interessante é que fez “romances cinematográficos” e “roteiros literários”, com os cortes, as elipses, os diálogos e a linguagem precisa da Sétima Arte. Sua enorme cultura é o diferencial da obra que lhe deu leitores e fama no Brasil e no exterior. Apaixonado também por música, conhecedor desde bateria de escola de samba até ópera, era ainda leitor compulsivo desde a mais tenra infância, quando aprendeu a ler sozinho aos quatro anos de idade, e nunca mais parou... Lia dia e noite e “gostava” de ficar doente para ser deixado em paz na cama lendo; sua poderosa imaginação voava nas páginas dos folhetins, da África selvagem à nevoenta Lon-
Direção Geral: César Santos
Diretor de Redação: César Santos
Gerente Aadministrativa: Ângela Karina Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos
dres. Exceto a leitura, gostava muito de futebol, esporte que amou a vida inteira. Os clássicos eram sua fonte de inspiração, o que se percebe nas citações e entrelinhas. Aprendeu inglês nos livros de aventuras que lhe enviava por correio a tia
Natália, língua na qual se tornou fluente, morando em Nova York quando foi enviado para fazer curso de aperfeiçoamento no trabalho. Conhecedor também do idioma alemão, passando temporadas em Berlim, cidade que muito apreciou, cenário em parte do seu excelente romance Vastas emoções e pensamentos imperfeitos
Apesar de amar os dois irmãos mais velhos — era o caçula da família —, em Juiz de Fora vivia no seu mundo particular, o mundo da leitura; mas na verdade vivia em Paris, como relata no encantador e autobiográfico José (2011), em que fala de si em terceira pessoa, tornandose seu personagem:
Lembra que até os oito anos de idade seu pai, sua mãe e dois irmãos moravam em uma confortável casa localizada numa cidade do estado de Minas Gerais, mas ele não vivia ali. Durante aqueles oito anos de sua vida viveu em Paris. Não a Paris dos bulevares de Haussmann, de Longchamp, de Napoleão III, nem a Paris festeira de Hemingway, nem a do Beaubourg e do Quai d’Orsay, mas a Paris das vielas estreitas, do Pátio dos Milagres, de Richelieu, contado por Michel Zévaco e Ponson du Terrail. (pp. 6 e 7).
Assim tornou-se desde pequeno íntimo de reis e papas, cortesãos,
belas damas, espadachins e grandes inquisidores, atraído por histórias de crimes, paixões, assassinatos, traições, intrigas palacianas, envenenamentos, lutas e tudo que o deixava hipnotizado e de cabelo em pé. E foi nesse universo, que marcou fortemente a sua infância, que, mais tarde, o adulto mergulharia para criar sua ficção. A França, pensamos, seria substituída pelo Rio de Janeiro, e as vielas de Paris seriam substituídas pelas ruas estreitas do Centro — onde morou por muito tempo —, cenário de perseguições e crimes misteriosos. Os reis seriam substituídos pela alta burguesia carioca, retratada de modo impiedoso, cujas personagens seriam achatadas, horizontalizadas, sem diferença do ponto de vista moral da classe de bandidos da pior espécie. A crítica fica implícita, pois Rubem Fonseca não é panfletário, nem fez folhetins em que os personagens se dividem em bons e maus. Na verdade, não há heróis em sua literatura: apenas o homem humano, com seus males e alguma bondade e delicadeza.
Filho e neto de portugueses, Rubem Fonseca guardou a memória dos pais bondosos e elegantes, bemsucedidos, mas depois arruinados financeiramente. Teve infância de menino rico em Juiz de Fora, em bela casa com muitos empregados e babás, numa vida confortável e feliz. Mas com a derrocada dos negócios, a família volta para o Rio de Janeiro, de onde havia saído à procura de vida melhor, o que conseguira com o comércio do pai. Mas a volta para o Rio foi mais que a decadência, foi a queda da família que, na miséria, viu-se obrigada a morar num sobrado velho e desconfortá-
vel, depósito de mercadorias, sem cozinha, até sem banheiro, pois tomavam banho de cuia numa pia, como nos conta em José Porém, o que seria um fracasso foi tão somente um recomeço, uma vez que o amor e a união da família falavam mais alto. O menino “José” não se lamentou nem chorou “nem nunca choraria em sua vida, nem mesmo quando todas as desgraças se abateram sobre ele. Ele não sabia chorar e nunca aprenderia.” (p. 106). Fez, como se diz, de um limão uma limonada; fez, como o personagem de Fernando Sabino, “da queda um passo de dança”, o que só pode ser atribuído à força moral que recebeu da família amorosa, que formaria o seu caráter. Aprendeu a lidar com as adversidades da vida, pronto para a luta.
Seduzido completamente pela grande cidade, pelo mar (tornou-se grande nadador), pelas ruas cheias de transeuntes, os quais não se cansava de observar com seu olho já clínico de futuro escritor. Como um pequeno flâneur, explorava a cidade em todos os seus aspectos, interessado por todo tipo de gente, sobretudo pelos escroques e prostitutas que observava, como o poeta Baudelaire no bas-fond da Paris do século 19. Sim, só se interessava por gente, pois os seus temas são o que fazem a comédia humana, amor e morte.
Apaixonou-se pela magia do carnaval, com as lindas odaliscas, e pelas escolas de samba, momentos de puro deslumbramento. Sobre o desfile, disse:
Mas o desfile das escolas de samba não é o Carnaval, nem é o samba. O mais importante é o fenômeno cultural que está por
trás dele, cultura entendida como o conjunto de criações e valores que caracterizam uma comunidade, aí incluídas não apenas as manifestações artísticas contidas no desfile — a dança, a música, a poesia e as artes visuais — mas também a organização social e todas aquelas aptidões que o indivíduo adquire e desenvolve numa sociedade determinada, no caso das escolas o morro, os conjuntos habitacionais e outras comunidades carentes e, coletivamente nos últimos anos, certos núcleos da classe média. (p. 89).
Atraído também por lugares impróprios para um menino, espiava através das janelas, como um voyeur, as “trabalhadoras do Mangue”, mulheres que lhe despertavam tão somente compaixão; assim como observava as cortesãs que despertavam encantamento nos bordéis de luxo da Lapa daquela época. Desse modo, ainda adolescente, bisbilhotando o que não devia, viu o mundo abjeto do comércio da carne humana que, paradoxalmente, o fascinava. O sexo seria um dos temas fundamentais da futura literatura, em que as prostitutas e os excluídos de toda espécie seriam protagonistas com toda a brutalidade que se possa imaginar. Como um “detetive” ou de maneira mórbida como um médico legista, explorava o corpo humano mostrando tanto sua beleza quanto sua fealdade. Investe contra a moral sexual, desconstruindo-a. O submundo carioca não fora tão bem representado até então, motivo das críticas que recebeu por posicionar-se à margem da sociedade.
(continua...)
ELEIÇÕES 2026 / Vereadora de terceiro mandato está sendo estimulada para se lançar candidata à deputada federal
CÉSAR SANTOS
Da Redação
Amenos de um ano das eleições de 4 de outubro de 2026, Mossoró não tem nenhum pré-candidato à Câmara dos Deputados. O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) não sinalizou para lançar um nome de seu grupo, optando, até aqui, a trabalhar a pré-candidatura da primeira-dama Cintia Pinheiro (PSD) à Assembleia Legislativa.
Os grupos tradicionais, leia-se Rosado, também não se manifestaram até aqui. Uma possibilidade é o exdeputado federal Beto Rosado (ainda filiado ao PP), mas ele não fala sobre o assunto de público. Nos bastidores,
ele não tem mostrado interesse de voltar à política, uma vez que está empenhado na administração da fazenda e da salina da família.
A escassez de nomes não significa que o segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, com mais de 184 mil eleitores, ficará sem opção. A vereadora Marleide Cunha (PT) vem sendo estimulada a se lançar candidata à deputada federal. A petista está cumprindo o terceiro mandato na Câmara Municipal de Mossoró, com destaque para lutas dos professores, servidores públicos e de pautas da educação e saúde.
O grupo de Marleide entende que o projeto eleitoral é viável. Calcula com a federação PT/PcdoB/PV eleger três deputados federais, com
prioridade à renovação dos mandatos de Natália Bonavides e Fernando Mineiro. Daí, Marleide disputaria a terceira vaga com a vereadora Samanda Alves, que é mossoroense, mas exerce mandato na Câmara de Natal.
Em contato com a reportagem do Jornal de Fato, Marleide Cunha admitiu que está sendo incentivada a disputar um mandato à Câmara dos Deputados, mas que a decisão ainda não foi tomada. “Muitos me veem como essa pessoa que Mossoró precisa na Câmara. O grupo está querendo”, disse.
Perguntada se está empolgada com a possibilidade de disputar um mandato de deputada federal, a vereadora afirmou: “Seu eu tomar essa decisão, com certeza estarei estimulada.
Sempre mergulho de cabeça, entrego-me totalmente a todo compromisso que assumo.”
Marleide sabe que a sua disputa dentro da federação, caso decida ser candidata em 2026, será com a companheira do PT Samanda Alves, que vai tentar pela segunda vez chegar à Câmara dos Deputados. Eleita vereadora em Natal em 2024, Samanda foi candidata à deputada federal em 2022 e só não se elegeu porque a votação não cumpriu os 20% do quociente eleitoral.
Samanda Alves fez campanha em Mossoró nas eleições 2022, recebendo boa votação na cidade com 4.216 votos (3,21%). Naquele ano, Marleide Cunha foi candidata à deputada estadual e em Mossoró foi votada por 5.342 eleitores (4,02%).
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) decidiu que o seu grupo não terá candidato a deputado federal de Mossoró, devendo distribuir o apoio a dois nomes: João Maia e Robinson Faria, ambos do Progressistas, que tentarão reeleição no pleito de 2026.
João Maia é esposo da ex-prefeita Shirley Targino (PP), atual secretária municipal de Assistência Social. O deputado é um dos pilares de apoio a Allyson dentro da federação União Progressista, daí a simpatia do prefeito. Já o apoio a Robinson é o reconhecimento da ajuda que recebeu do deputado nas eleições de 2020, quando se elegeu pela primeira vez
prefeito de Mossoró.
Allyson Bezerra vai concentrar a sua estrutura política em dois projetos: sua candidatura a governador do Rio Grande do Norte e a candidatura da primeiradama Cintia Pinheiro à Assembleia Legislativa. Os dois estão percorrendo o estado juntos em busca de apoio.
O prefeito entende ser possível conquistar o Governo do Estado e, também, eleger a esposa com a maior votação à Assembleia Legislativa. Com esse projeto, Allyson não pretende abrir espaço para uma candidatura à Câmara dos Deputados dentro do seu grupo local.
O recado do prefeito foi
Veja como Mossoró votou no 1º turno das eleições 2022
Presidente da República
- Lula (PT): 88.081 votos (61,06%)
- Jair Bolsonaro (PL): 46.378 votos (32,15%)
- Ciro Gomes (PDT): 6.712 votos (4,65%)
- Simone Tebet (MDB): 2.442 votos (1,69%)
- Soraya Thronicke (UNIÃO): 220 votos (0,15%)
- Felipe D Avila (Novo): 214 votos (0,15%)
- Léo Péricles (UP): 54 votos (0,04%)
- Padre Kelmon (PTB): 54 votos (0,04%)
- Sofia Manzano (PCB): 47 votos (0,03%)
- Constituinte Eymael (DC): 22 votos (0,02%)
- Vera (PSTU): 21 votos (0,01%)
- Brancos - 1,36%
- Nulos - 2,60%
Governador
- Fátima Bezerra (PT): 78.429 votos (60,67%)
- Capitão Styvenson (Podemos): 23.995 votos (18,56%)
- Fábio Dantas (SD): 19.556 votos (15,13%)
- Clorisa Linhares (PMB): 6.734 votos (5,21%)
- Rosália Fernandes (PSTU): 208 votos (0,16%)
- Danniel Morais (PSOL): 136 votos (0,11%)
- Nazareno Neris (PMN): 94 votos (0,07%)
- Rodrigo Vieira (DC): 64 votos (0,05%)
- Bento (PRTB): 54 votos (0,04%)
- Brancos - 5,63%
- Nulos - 8,05%
- Rogério Marinho (PL): 47089 votos (41,20%)
- Carlos Eduardo (PDT): 38009 votos (33,26%)
- Rafael Motta (PSB): 26887 votos (23,52%)
- Geraldo Pinho (PODEMOS): 533 votos (0,47%)
- Freitas Jr. (PSOL): 499 votos (0,44%)
- Veterinária Shirlei Medeiros (DC): 465 votos (0,41%)
- Marcos do Mlb (UNIDADE POPULAR): 300 votos (0,26%)
- Pastor Silvestre (PMN): 272 votos (0,24%)
- Dário Barbosa (PSTU): 189 votos (0,17%)
- Marcelo Guerreiro (PRTB): 52 votos (0,05%)
- Brancos - 10,36%
- Nulos - 13,32%
Os 10 deputados federais mais votados
- Lawrence (Solidariedade): 33.303 votos (25,37%)
- Pablo Aires (PSB): 14.997 votos (11,43%)
- Beto Rosado (PROGRESSISTAS): 11.136 votos (8,48%)
- Natália Bonavides (PT): 10.290 votos (7,84%)
- Mineiro (PT): 6.963 votos (5,31%)
- General Girão (PL): 6.193 votos (4,72%)
- Samanda (PT): 4.216 votos (3,21%)
- Sandra Rosado (UNIÃO BRASIL): 3.254 votos (2,48%)
- Major Brilhante (PROGRESSISTAS): 3.233 votos (2,46%)
- Carla Dickson (UNIÃO BRASIL): 3.141 votos (2,39%)
- Brancos - 6,33%
- Nulos - 6,03%
Os 10 deputados estaduais mais votados
- Jadson (Solidariedade): 17.781 votos (13,37%)
- Tony Fernandes (Solidariedade): 15.647 votos (11,77%)
- Isolda Dantas (PT): 15.489 votos (11,65%)
- Jorge do Rosário (Avante): 6.861 votos (5,16%)
- Isaac da Casca (MDB): 6.520 votos (4,90%)
- Zé Peixeiro (PMB): 5.957 votos (4,48%)
- Larissa Rosado (UNIÃO BRASIL): 5.796 votos (4,36%)
- Marleide Cunha (PT): 5342 votos (4,02%)
- Ivanilson Oliveira (UNIÃO BRASIL): 3.755 votos (2,82%)
compreendido pelo vereador Thiago Marques (Solidariedade), que foi eleito em 2024 com o apoio de Allyson. Thiago pretendia disputar as eleições do próximo ano, com foco na Câmara dos Deputados, mas dependia da autorização do prefeito. O vereador pretende agora disputar a presidência da Câmara Municipal para suceder o atual presidente Genilson Alves (União Brasil).
- Coronel Azevedo (PL): 3.668 votos (2,76%)
- Brancos - 5,54%
- Nulos - 5,68%
PREJUÍZO / Segunda maior cidade do Rio Grande do Norte é “esquecida” por falta de legítimo representante em Brasília
CÉSAR SANTOS
Da Redação
Mais de 200 ruas e avenidas de Mossoró foram pavimentadas nos últimos anos com recursos de emendas parlamentares, carimbadas pelo mandato do ex-deputado federal Beto Rosado. É possível destacar outras dezenas de obras de infraestrutura, da saúde, educação e cultura com o DNA do legítimo mandato federal da cidade.
O destaque na abertura dessa reportagem se faz necessária para ter a noção exata de quanto e como faz falta Mossoró não ter um representante na Câmara dos Deputados. A atual bancada potiguar pouco ou quase nada faz pela segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, embora todos eles tenham sido votados pelos eleitores mossoroenses.
Beto Rosado foi o último deputado federal de Mossoró, após quase oito décadas de políticos mossoroenses cumprindo mandato na Câmara. Para ser preciso, foram 78 anos de mandatos, desde a eleição de Mota Neto em 1945 até o último dia do mandato de Beto em fevereiro de 2023.
Nesse período, foram 10 mossoroenses eleitos a partir da chamada capital do Oeste potiguar: Mota Neto, Dix-huit Rosado, Xavier Fernandes, Vingt Rosado, Wilma de Faria, Beto Rosado, Laíre Rosado, Sandra Rosado, Múcio Sá, Betinho e Beto Rosado.
Destaque para Jerônimo Vingt Rosado Maia, líder político que cumpriu sete mandatos na Câmara Federal entre 1962 (primeira eleição) a 1986 (sétima eleição). Nesse longo período, a luta por investimentos em obras estruturantes em Mossoró era permanente. Todos os outros parlamentares seguiram essa linha de atuação.
Foi essa geração de políticos comprometidos com a sua terra que beneficiou a cidade com obras importantes. Uma vitória emblemática foi a Escola Superior de
- Mota Neto (eleito em 1945 e 1950)
- Dix-huit Rosado (1950 e 1954)
- Xavier Fernandes (1958)
- Vingt Rosado (1962, 1966,1970, 1974, 1978,1982 e 1986)
- Wilma de Faria (1986)
- Laíre Rosado (1990, 1994 e 1998)
- Múcio Sá (1998)
- Betinho Rosado (1994, 1998, 2002 e 2010)
- Sandra Rosado (2002, 2006 e 2010)
- Beto Rosado (2014 e 2018)
TOTAL DE MANDATOS: 26
Agricultura de Mossoró (ESAM), hoje Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Não fosse os mandatos de Mossoró em Brasília, era pouco provável que a instituição de ensino superior ganhasse status de universidade federal e assumisse o papel importante que cumpre hoje em todo o Rio Grande do Norte.
Esse exemplo mostra como é importante uma cidade, que representa uma região com mais de 60 municípios, ter representantes legítimos em Brasília, o centro político do país, de onde saem os investimentos federais para estados e municípios brasileiros.
ERRO
Nas eleições de 2022, o eleitor teve a oportunidade de manter e/ou até ampliar a representação de Mossoró na Câmara. Beto Rosado, candidato à reeleição, obte-
ve apenas 11.136 votos na cidade (8,48%), muito pouco para o tamanho de seu trabalho em Brasília por Mossoró. Ele recebeu boa votação em outras regiões, chegou a somar mais de 83 mil votos, mas o seu partido, o Progressistas, não alcançou o quociente eleitoral.
Beto Rosado foi alvo da chamada “nova política” de Mossoró, num movimento orquestrado pelo atual prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Houve um “ataque” às bases eleitorais de Beto, o que acabou prejudicando a sua reeleição.
O candidato apoiado por Allyson, ex-vereador Lawrence Amorim (na época no Solidariedade), recebeu boa votação na cidade com 33.303 votos (25,37%), mas não teve o apoio fora de Mossoró para conquistar o mandato. Ficou claro que o prefeito apenas usou Lawrence dentro de Mossoró
Beto Rosado: mais de R$ 75 milhões de emendas para Mossoró
Beto Rosado (PP) foi o deputado federal com maior volume de recursos para Mossoró, por meio de emendas ao orçamento da União, da história política e administrativa da cidade. Foram mais de R$ 75 milhões alocados entre 2015, primeiro ano do seu mandato, e 2022, último ano na Câmara.
Antes de concluir o mandato, Beto tomou café da manhã com profissionais de imprensa para apresentar um levantamento de todas as ações realizadas por meio do seu mandato. Ele afirmou que em sete anos repassou para Mossoró recursos da ordem de R$ 75.178.090,34, por meio da destinação de emendas parlamentares para custeio dos serviços públicos, ampliação dos atendimentos e melhoria da infraestrutura viária.
Jardim. O valor se encontra na conta da Prefeitura desde julho de 2021. O ex-deputado afirmou que o seu mandato contemplou a melhoria da infraestrutura da cidade com pavimentação asfáltica de ruas, recuperação de trechos, com investimento de R$ 37.545.413,00. Tem ainda ações nas áreas de educação, cultura e causa animal, com recursos assegurados para aquisição de castramóvel para controle da população animal.
para evitar a reeleição de Beto Rosado.
Por ironia, o prefeito Allyson andou nos bairros de Mossoró pregando voto contra Beto Rosado, mas visitando obras em execução com recursos de emendas parlamentares do exdeputado. Quando o prefeito assumiu o poder municipal, a Prefeitura tinha disponível mais de R$ 40 milhões do mandato de Beto para obras de infraestrutura, saúde, educação e cultura.
O prefeito Dix-huit Rosado, considerado o maior gestor da história do município de Mossoró, certa vez afirmou: “Quem não faz um pouco mais por sua terra, não fará nada pela terra de ninguém.” O exemplo pode servir de inspiração ao eleitor mossoroense que vai às urnas em 2026 para escolher seus representantes em Brasília.
Beto enumerou ações destacando a implantação do Centro Especializado de Reabilitação (CER), construção de três Unidades Básicas de Saúde (UBS), reforma de mais 16, aquisição de insumos e medicamentos para manutenção dos serviços nas UBSs e nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Mais recentemente, segundo ele, foram destinados por meio de mais uma emenda parlamentar R$ 2,8 milhões para a compra de equipamentos para as UPAs de Mossoró e o PAM do Bom
Para deixar registrado, como forma de não restar dúvidas sobre a sua ação parlamentar, Beto Rosado distribuiu aos profissionais de imprensa uma publicação com um resumo das principais ações do seu trabalho. A publicação destacou também atuação na defesa da geração de empregos pela indústria salineira, cadeia produtiva de petróleo e abertura do mercado da fruticultura à China, maior mercado consumidor do mundo.
Beto ainda foi o autor do PL 4663/2016, aprovado em 2019, que autorizou a exploração dos campos maduros por empresas privadas na bacia potiguar. Essa luta, iniciada pelo ex-deputado Betinho Rosado, pai de Beto, foi determinante para a retomada de investimentos na indústria petrolífera da região de Mossoró.
CULTURA / A abertura do Seminário Literário é um dos eventos culturais e educacionais mais tradicionais da cidade
Tradicional Cortejo Literário do Colégio Mater Christi no Corredor Cultural de Mossoró memória e da identidade cultural.
Colégio Mater
Christi dá início neste sábado, 18, à 23ª edição do Seminário Literário com o tradicional Cortejo Literário pelas ruas de Mossoró. A abertura do Seminário Literário é um dos eventos culturais e educacionais mais tradicionais da cidade.
Este ano, o tema central “Cultura: Um povo sem memória é um povo sem história” convida o público a refletir sobre a importância da preservação da
O Cortejo Literário sairá do Corredor Cultural, Avenida Rio Branco, às 8h, para colorir as ruas de Mossoró com muita arte e expressão cultural. Professores, alunos e familiares participarão dessa celebração da literatura, da música e da cultura popular, transformando o percurso em um verdadeiro espetáculo de cores, personagens e criatividade.
O Seminário Literário do Colégio Mater Christi é reconhecido por promover, há mais de duas décadas, o protagonismo dos estudantes por meio da arte, da leitura
e da interpretação. Durante as próximas semanas, o público poderá acompanhar apresentações teatrais, literárias e musicais protagonizadas pelos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, no palco do Teatro Alpha Lira, dentro do próprio colégio.
A direção do Colégio Mater Christi destaca que o seminário, mais do que um evento escolar, reafirma o compromisso com uma educação que valoriza a cultura, a história e o desenvolvimento integral dos alunos — formando cidadãos conscientes, sensíveis e criativos.
-
- Data: De 18 a 29 de outubro
- Abertura: Cortejo Literário – 18 de outubro (sábado)
- tema 2025: “CULTURA:
cesar@defato.com
Agestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) gastará mais de R$ 65 milhões com a contratação de 1.060 trabalhadores que serão distribuídos em 14 secretarias, por meio da empresa Servnews Gestão e Locação de Mão de Obra. Esse contingente de terceirizados se somará aos 1.000 detentores de cargos comissionados. Um batalhão de mais de 2 mil “soldados” que certamente irão às ruas na próxima campanha eleitoral, quando o chefe do Executivo mossoroense tentará se tornar governador do Rio Grande do Norte. O mais inocente dos inocentes sabe disso. Aliás, para ser correto, Allyson não está criando uma via nova de cabos-eleitorais. Ele copia o que outros gestores fazem. Os cargos terceirizados e comissionados são distribuídos conforme o apoio político-eleitoral. Nas campanhas eleitorais, quem não “vestir a camisa” será demitido. Funciona assim. Todos sabem disso, menos a Justiça Eleitoral. Agora, no caso atual, o que chama a atenção é o risco às contas públicas do município, que se arrasta há algum tempo e, daqui, se nada for feito, sofrerá com o estado de insolvência. Não se trata de alarme. É a pura realidade. Basta observar que nos últimos quatro anos a gestão Allyson Bezerra elevou o “rombo” nas contas do município de R$ 233 milhões para mais de R$ 600 milhões. E vai piorar à medida que o prefeito está determinado a gastar os tubos para se eleger governador do RN em 2026. Como o sucessor é de casa, nada será dito, mas, com certeza, haverá sinais. Grave, que se diga.
NOMINATA FORTE
O PL terá cinco nomes competitivos à Câmara dos Deputados: General Girão, Sargento Gonçalves e Carla Dickson, atuais deputados que buscarão a reeleição; ex-prefeito de Caraúbas, Juninho Alves; e o atual prefeito de Acari, Fernando Bezerra. O partido quer cravar pelo menos três mandatos.
Ele está comprometendo o futuro financeiro da cidade em nome de um projeto de poder”
M a RL e ID e CUNH a Vereadora sobre os gastos de Allyson Bezerra de mais de r$ 65 milhões com contratação de terceirizados
LAZER
Desde esta sexta-feira, 17, que Mossoró é comandada por Marcos Bezerra (PSD), o vice que será prefeito titular em 2026. e le assumiu o cargo com a viagem do prefeito Allyson Bezerra ( u nião Brasil). Será uma semana de merecido lazer no país asiático. r etornará com as baterias recarregadas.
Será realizado hoje o 1º Festival de Fatias de Mossoró, que reunirá 14 confeiteiras com bolos, tortas doces e salgadas e outros recheios deliciosos. Na praça do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a partir das 17h.
Nesta data, em 1989, moradores do Abolição IV ganhavam o Centro de Convivência do Idoso “José Sarney”. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
Em 2006, nesta data, Junior Escóssia assumia a Prefeitura de Mossoró por quatro dias. O então presidente da Câmara Municipal substituiu a prefeita Fafá Rosado, em viagem particular. Júnior partiu em maio de 2021, levado pela Covid-19.
Mossoró recebe neste domingo a seletiva estadual de MCs, no Memorial da Resistência, às 19h. As batalhas serão avaliadas por Barroco e Sil, referências do rap potiguar. Apresentação de Lígia Cristyanne e discotecagem do DJ Morpheu.
FORA
A reaproximação do PD t ao governador do Ceará e lmano de Freitas (P t ) escancarou as portas do brizolismo para Ciro Gomes pular fora. e le trocará o partido por uma legenda de Centro, possivelmente o Progressistas. e aceitará ser candidato a governador para interromper a era de poder do P t cearense.
A licitação do primeiro lote da duplicação da B r -304, que compreende o trecho MossoróAssú, terá as propostas abertas no dia 25 de novembro. esse lote compreende 60 quilômetros de rodovia. O lote 2, entre a reta tabajara e riachuelo, com 40 quilômetros, será licitada em seguida. Os dois lotes terão investimentos de r$ 1 bilhão.
Mossoró recebe hoje o ator Cacá Carvalho, que ganha fama com o personagem “Jamanta” da telenovela torre de Babel. ele apresentará o espetáculo “70”, no auditório da estação das Artes elizeu Ventania, às 19h30, com entrada gratuita.
DIA D
Municípios do r N realizam hoje o Dia D de Multivacinação para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. em Mossoró, a imunização estará disponível nas u nidades Básicas de Saúde (uBS).
Aterceira temporada do Pedreiro Top Brasil, maior competição nacional voltada a profissionais da construção civil, já tem seus dez finalistas definidos. Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, emplacou um dos representantes do Nordeste: Claidson Alves. O outro nordestino é Ezequias Cândidos Sales, da Bahia. Os dois conquistaram as vagas da região após se destacarem nas disputas realizadas na loja Ferreira Costa, em Recife (PE).
A etapa aconteceu dentro da campanha Revenda Top Quartzolit – um programa que reconhece e valoriza as revendas que mais mobilizaram pedreiros em todo o país para participarem do reality, fortalecendo a parceria entre a marca, os pontos de venda e os profissionais da construção.
O reality estreia na TV Band em 18 de outubro (sábado), às 12h, com exibição também no YouTube da Quartzolit.
Natural de Apodi, no Rio Grande do Norte, e atualmente morando em Mossoró, Claidson Alves de Lima construiu sua trajetória com dedicação e perseverança. Seu primeiro contato com a construção civil foi trabalhando ao lado do pai em obras de cisternas, experiência que se tornou a base de sua profissão. Hoje, é mestre de obras e tem orgulho de contribuir com projetos que impactam positiva-
mente sua comunidade.
Para Claidson, estar entre os finalistas é um marco em sua carreira:
“Não há limites para quem tem fé, disposição e um propósito dado por Deus. Minha história é de desafios, mas também de conquistas, e cada etapa me trouxe aprendizados importantes”, afirma Claidson, que também é graduado em Administração e pastor evangélico.
“Estar no Pedreiro Top Brasil é a confirmação de que cada esforço valeu a pena. Quero seguir crescendo, cursar Engenharia e realizar o sonho de ter uma casa na terra onde nasci. Esses planos me motivam a continuar dando o meu melhor e mostrar que essa profissão é capaz de transformar sonhos em realidade”.
Ezequias Ferreira Dias de Cândido Sales (BA), também representa o Nordeste na nova temporada do reality. Com uma trajetória marcada por esforço e curiosidade em aprender, ele começou na construção civil ainda jovem e, desde então, construiu uma carreira sólida baseada em dedicação e constante aperfeiçoamento. Hoje, com 18 anos de experiência, atua em diversas frentes, do reboco ao revestimento, e é reconhecido na região pelo capricho e pela qualidade do seu trabalho.
“Participar do Pedreiro Top Brasil será uma experiência transformadora. Eu costumo dizer que não fui
Além de promover a disputa entre os melhores pedreiros do Brasil, o Pedreiro Top Brasil tem como missão valorizar, qualificar e dar visibilidade aos profissionais que constroem o país todos os dias.
Em sua terceira edição, o grande destaque é a chegada do ator e humorista Marco Luque como apresentador, imprimindo seu carisma ao programa – que distribuirá mais de R$ 300 mil
REALITY / Claidson Alves, natural de Apodi, radicado em Mossoró, é um dos dois representantes do Nordeste na competição nacional
eu quem escolheu a profissão, foi ela que me escolheu — e sou muito grato por is-
so. Esse reality é uma oportunidade de crescimento, de mostrar para o Brasil o valor
da nossa profissão e tudo o que ela representa. Ver o pedreiro sendo reconhecido
e
em prêmios, incluindo R$ 100 mil ao grande vencedor.
Idealizado pela Quartzolit, líder mundial na produção de argamassas industrializadas, rejuntes, impermeabilizantes e soluções para construção, o reality show amplia sua exibição com transmissão dos episódios na íntegra na TV Band e reforça o compromisso da marca em apoiar e reconhecer os profissionais da obra, estimu -
lando a troca de experiências, a capacitação e o fortalecimento do setor.
Líder global em construção leve e sustentável, a Saint-Gobain, que comemora 360 anos em 2025, projeta, fabrica e distribui materiais e serviços para os mercados de construção e indústria. Suas soluções integradas para a reforma, construção leve e descarbonização da construção e da indústria, são desenvolvidas por meio de um pro-
cesso de inovação contínua e promovem sustentabilidade e performance. O compromisso do Grupo é guiado pelo seu propósito, “Making the World a Better Home”.
- 47.9 bilhões em vendas em 2023 no mundo.
- 160 mil colaboradores, presentes em 79 países.
- Compromisso em alcançar a Neutralidade de Carbono até 2050.
- No Brasil: 58 fábricas, 51 centros de distribuição, 2 mineradoras, 67 lojas, 8 escritórios, 1 centro de pesquisa e desenvolvimento e mais de 12 mil colaboradores.
É um reality show que vem se consolidando como referência no cenário da construção civil ao destacar e valorizar os profissionais que atuam no setor em todo o Brasil. O programa, que é uma iniciativa da Quartzolit, embaixadora do dia do pedreiro, e estreou em 2023, já conquistou milhões de telespectadores e tem como objetivo promover a qualificação técnica, reconhecer a importância desses trabalhadores no mercado e inspirar novos talentos.
Na temporada de 2024, o programa superou as expectativas, alcançando mais de 37 mil inscritos de todas as regiões do país e ultrapassando 27 milhões de visualizações no YouTube.
Já em 2025, o número de inscritos ultrapassou 50 mil, reforçando o sucesso da competição. Esse crescimento também reflete o apoio de patrocinadores de peso, que reconhecem o potencial do Pedreiro Top Brasil para fortalecer o mercado e valorizar os profissionais do setor.
pesquisa / Número de pessoas que trabalham por meio de aplicativos cresceu 25,4% em 2024, na comparação com 2022
SColégio SimpleS Comemora o Dia DoS profeSSoreS Com geStoS De reConheCimento e gratiDão!
Ser professor é ensinar com o coração, transformar com paciência e inspirar por meio do exemplo. No Colégio Simples, essa missão é reconhecida e valorizada diariamente, mas ganhou um significado ainda mais especial durante a semana em que se comemorou o Dia dos Professores.
Com o tema que move a nossa campanha — “Simplicidade que ensina. Educação que transforma.” — o colégio dedicou uma programação afetiva e cheia de significado para agradecer a quem faz da educação uma verdadeira vocação.
Durante toda a semana, os professores foram recebidos com cafés da manhã especiais, preparados com cuidado pela equipe e acompanhados de mensagens de carinho e reconhecimento. Além disso, receberam mimos simbólicos como forma de reforçar o quanto cada um é essencial para o funcionamento e o espírito do Simples.
A iniciativa buscou retribuir, ainda que
Onúmero de pessoas que trabalham por meio de aplicativos cresceu 25,4% em 2024, na comparação com 2022. Nesse intervalo, o contingente de trabalhadores nessa condição passou de 1,3 milhão para quase 1,7 milhão. São 335 mil pessoas a mais.
Nesse período, houve também aumento de participação desses trabalhadores no universo da população ocupada – pessoas com 14 anos ou mais de idade que trabalham.
Em 2022, os trabalhadores por meio de aplicativos eram 1,5% dos 85,6 milhões de ocupados, proporção que alcançou 1,9% dos 88,5 milhões de ocupados em 2024.
Os dados fazem parte do módulo sobre trabalho por meio de plataformas digitais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgado nesta sexta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o analista responsável pela pesquisa, Gustavo Fontes, explicações para esse aumento podem
passar pelo fato de esses trabalhadores conseguirem mais renda; além da flexibilidade que a modalidade permite. “Essa possibilidade de a pessoa escolher os dias em que vai trabalhar, a jornada de trabalho, o local de trabalho, isso também pode ser um fator”, diz.
O IBGE considerou quatro tipos de aplicativos mais populares, sendo os de transporte a modalidade mais utilizada:
- aplicativos de transporte particular de passageiros (excluindo táxi): 53,1% dos trabalhadores
- aplicativos de entrega de comida, produtos etc.: 29,3%
- aplicativos de prestação de serviços gerais ou profissionais: 17,8%
- aplicativos de táxi: 13,8%
Na categoria serviços profissionais estão casos como designers, tradutores e até telemedicina, quando o médico usa a plataforma digital para captar pacientes e realizar consultas, por exemplo.
Do 1,7 milhão de trabalhadores, 72,1% têm a atividade classificada como operador de instalação e máquinas e montadores, que é, segundo o IBGE, a
categoria que abrange os motoristas e motociclistas.
i nform A lidA de Enquanto na população brasileira ocupada, 44,3% dos trabalhadores são informais, entre os plataformizados, como chama o IBGE, esse percentual salta para 71,1%. O IBGE considera informal situações como empregados sem carteira assinada e quem trabalha por conta própria, mas sem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Os pesquisadores identificaram os seguintes vínculos entre os plataformizados:
- 86,1% trabalham por conta própria
- 6,1% são empregadores
- 3,9% são empregados sem carteira assinada
- 3,2% são empregados com carteira assinada
Um exemplo de empregador é o dono de um restaurante que vende refeições por meio de aplicativo. A proporção dos conta própria entre os plataformizados é três vezes maior que na população ocupada como um todo (28,1%). Em 2024, de todos os ocupados por conta própria, 5,7% trabalhavam por meio de plataformas digitais.
de forma singela, tudo o que esses profissionais representam para a escola: dedicação, compromisso, escuta e sensibilidade. A rotina em sala de aula exige preparo, paciência e entrega — e é nesse cotidiano que os professores do Simples transformam conhecimento em propósito, conteúdo em experiência e aprendizado em vida. Para o Colégio Simples, valorizar o professor é reafirmar o sentido da própria educação. É reconhecer que são eles os protagonistas de uma missão que ultrapassa o quadro e o livro, formando não apenas alunos, mas cidadãos conscientes e humanos.
Mais do que uma data comemorativa, a semana foi um lembrete do que o Simples acredita desde sua essência: a transformação nasce dos gestos mais simples — de uma palavra de incentivo, de um olhar que acolhe, de uma aula que desperta. E é nesse cotidiano que a simplicidade se torna o caminho mais bonito da educação.
Projeto de Vida promove palestra sobre Arquitetura
os alunos do Colégio Simples participaram de mais uma aula do Projeto de Vida, ministrado pelo professor Sandro Cocco.
A atividade contou com a presença do arquiteto Matheus Vinícius, que compartilhou sua trajetória e conversou com os estudantes sobre o mercado de trabalho e os caminhos da profissão.
o momento foi de aprendizado e troca, reforçando o compromisso do Simples em preparar seus alunos não apenas para o eNeM, mas para as escolhas da vida.
Física em movimento
A criatividade tomou conta do Colégio Simples no Dia do Cabelo Maluco! os alunos soltaram a imaginação com penteados divertidos e cheios de personalidade, em um momento de descontração e alegria que reforça o equilíbrio entre leveza e aprendizado no ambiente escolar.
Na última semana, o professor Rafael levou os alunos do Colégio Simples para uma aula diferente na quadra. A proposta foi tornar o aprendizado mais dinâmico e mostrar que a Física também pode ser vivida fora da sala de aula — com prática, observação e interação.
O MAIOR BLOQUINHO DA CRIANÇADA DO RIO GRANDE DO NORTE GANHA AS RUAS DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO NESTE SÁBADO
- VAI TER TOTE BARRETO E A TURMA DO CHAVES
- DEDEZINHO E JEKINHA
- A MÁGICA DO PALHAÇO FERRUADINHO
- TRENZINHO DA ALEGRIA, BRINQUEDOS INFLÁVEIS E PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
Jornal de Fato SÁBADO, 18 DE OUTUBRO DE 2025
CAMPANHA / Estarão disponíveis todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo imunizantes contra poliomielite e covid-19
nação, com base na estratégia do microplanejamento.
Acontece neste sábado (18) em todo o Rio Grande do Norte o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação. A ação é voltada para crianças e adolescentes de até 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). Estarão disponíveis todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo imunizantes contra poliomielite e covid-19.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que encaminhou nota técnica aos municípios do RN com todas as orientações necessárias à execução da campanha. Segundo o documento, cada gestão municipal deverá elaborar suas próprias estratégias, de acordo com o perfil populacional e as áreas de risco, priorizando locais com menor adesão e espaços estratégicos para vaci-
A campanha nacional de multivacinação seguirá até o dia 31 de outubro. Mais de 15 vacinas serão ofertadas gratuitamente, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Para atualizar a caderneta, basta que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Entre as prioridades, estão o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo. Cada criança ou adolescente será avaliado individualmente e receberá as vacinas necessárias de acordo com sua situação vacinal. É preciso levar documento de identificação e a caderneta de vacinação.
MOSSORÓ
A Secretaria Municipal da Saúde informou que disponibilizará 12 pontos de vacinação para a ação de hoje. Deste total, 10 locais abrem neste sábado e 2 no domingo (19). Estarão
Ministério da Saúde disponibilizou mais de 22 milhões de doses
No “Dia D” deste sábado (18), o Ministério da Saúde informou que mais de 30 mil salas de vacinação estarão abertas em todo o país. Ao todo, 22 milhões de doses foram distribuídas.
abertas as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Walfredo Gurgel, Jardim das Palmeiras, Belo Horizonte, Santa Delmira, Ouro Negro, Quixabeirinha, Santo Antônio, Lagoa do Mato e Abolição 2, além da Igreja Assembleia de Deus, na Estrada da Raiz. Também haverá ponto de vacinação no Partage Shopping e Praça do Quixabeirinha. Em alguns pontos a vacinação ocorrerá das 8h às 12h. Já em outros, das 7h às 15h. No shopping, o horário será das 11h às 18h.
A campanha de multivacinação terá ainda dois pontos de vacinação no domingo (19). O ponto de imunização do Partage Shopping funcionará das 11h às 18h. Já na Praça do Quixabeirinha (nova), será das 16h às 21h.
SÁBADO (18)
Das 8h às 12h
UBS Vereador Durval Costa (Walfredo Gurgel)
Das 7h às 15h
UBS José Fernandes (Lagoa do Mato)
UBS Enfermeira Conchita Ciarlini (Abolição II)
Com a retomada das grandes mobilizações nacionais desde 2023, o Brasil tem apresentado resultados significativos nas coberturas vacinais. Em 2024, 15 vacinas do Calendário Nacional registraram aumento nas coberturas, revertendo uma tendência de queda observada desde 2016.
Para atualizar a caderneta, basta levar crianças e adolescentes à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e conferir os pontos de vacinação disponíveis na sua cidade.
UBS Maria Neide (Jardim das Palmeiras)
UBS Raimundo Nonato “CAIC” (Belo Horizonte)
UBS Dr. Luís Escolástico (Santa Delmira)
UBS Chico Porto (Ouro Negro)
UBS Sueldo Câmara (Quixabeirinha)
UBS Chico Costa (Santo Antônio)
Igreja Assembleia de Deus Chafariz – Rua Francisco Pascoal, S/N, Estrada da Raiz/Santo Antônio
Das 10h às 18h
Partage Shopping
DOMINGO (19)
Das 11h às 18h
Partage Shopping
Das 16h às 21h
Praça do Quixabeirinha (nova)
MARILENE PAIVA
Fotos: Cedidas
Joana Darc e Rodrigues festejam hoje Bodas de Ouro, no Requinte Buffet, comemorando 50 anos de uma linda história de amor. Parabéns, queridos! Celebramos de coração essa união tão inspiradora — e, claro, chegaremos para o abraço!
Hoje, os salões alinhados do Requinte Buffet recebem os convidados de Darquinha e Rodrigues para celebrar 50 anos de uma linda história de amor. O casal comemora suas Bodas de Ouro com bênção especial do padre Guimarães Neto, que renova os votos matrimoniais. A noite tem decoração primorosa da Master Festas por Felipe Almeida, bolo celebrativo de Tereza Cristina, e as delícias irresistíveis de Socorro Paiva. A animação fica por conta da Radiola Club, enquanto o cerimonial leva a assinatura elegante de Elkes Marques, ao lado de Fausto Maia. O registro das imagens é do talentoso Eduardo Kenedy. Uma noite dourada, repleta de amor e gratidão.
Agradeço, com alegria, ao querido casal Esther Ruanda e Amaury Júnior pelo convite para o Brasil Grand Champion, que será realizado no dia 15 de novembro, no elegante Thermas Hall. Um evento que promete reunir grandes nomes e celebrar o talento em grande estilo. Será um prazer prestigiar essa noite especial!
Hoje é o dia do médico. Em nome do oftalmogato Josivan Dantas abraço a todos. No click, coquetel Select Colchões com os anfitriões Henrique Costa e Liliane Gastão, Adriana Lopes e Lorene Rosado.
Um brinde ao sucesso da loja Luiza Barcellos em Mossoró, dos franqueados Carol Fernandes e seu irmão engenheiro Sérgio Freire. Tim-tim!
Todos os vivas para o aniversariante de hoje, 18, o caçula de Leodécio e Maria Luiza Néo. Esposo amado de Elita Germano e paizão de Maria e Luiz. O mais lindo Artur Néo. Felicidades, primo!
Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer.” Fernando Pessoa
Em 2025, a teledramaturgia brasileira nos brindou com dois grandes vilões que roubaram a cena. Débora Bloch, impecável como Odete Roitman na nova versão de Vale Tudo, e Irandhir Santos, magistral na pele de Árduino em Guerreiros do Sol. Dois talentos absurdos que dominaram a arte de ser odiados. Foram perfeitos como antagonistas — “mal dicumforça”, como a gente diz aqui pelo Nordeste! Um encontro perfeito de boas lembranças, música e diversão à beira-mar!
NO GELO
Apagam velinhas hoje: Isis Marques, Joniston Abreu, Lúcia de Fátima Leal, Marlyo Sammio, Francisca Souza da Silva, Elizabeth Fernandes, Adrielly Araújo, Danyel Napollis, Wilson Carlos de Souza e Áurea Marques de Carvalho. E, antecipamos os votos de feliz aniversário para: Dr. Genivan Vale, Glauber Chaves, João Luciano Neto, Lúcia Bessa da Silveira, Thiago José Rêgo, Arthur Néo, Zito Luiz Pinheiro. E apagam velinhas na segunda-feira, 20: Luciene Pedrosa, Maria Giselda Medeiros Vale, Ruana Gurgel, Railma Rodrigues Nunes, Suellen Soares, Thiago Fernandes, Pedro Batista, Luciene Sousa, Leilane Paiva, Larissa Nunes, Antônio Ribeiro, Ana Maria Gurgel de Oliveira, Misa Katiana de Moura, Arlene Nascimento e Eriosmar Torres. Saúde e prosperidade! Parabéns!
O prefeito Souza convida ao Festival Ventos e Mar e Kite Fest 2025 na Praia de Upanema hoje, 18, Reggae do Maneva e Som da Ilha. Amanhã, 19, Forró do Zé Cantor e Bota pra Torar, à beira-mar. Vamos?!
Casal amigo empresarial da Loja AB Center, Marciana Rafael e Medeiros Maia, anfitriões do Camarote Sempre Mais, espaço VIP, ao lado do palco com os serviços de bar e restaurante!
“Imagem e comportamento do contexto profissional”, tema do encontro de Empreendedoras do CMEC na Rádio Princesa FM de Assú. A empresária do Grupo TCM Dona Zilene Marques e a filha Stella Maris, presenças de destaque na festa de aniversário dos 44 anos da Princesinha. Aplausos a elas e parabéns à FM 90.
Sessão solene da CMAB aconteceu ontem, 17, à beira-mar da praia de Upanema. O vereador Renan Lima presidiu a sessão e prestou homenagem ao deputado federal Robinson Faria com a COMENDA JOSÉ JUSTINIANO SOLON, além de outros agraciados!
Festival UERN Cultura Viva com o cantor e compositor Chico César. No click, a reitora Cicília Maia e a governadora Fátima Bezerra, no Largo do Sebrae em Mossoró. UERN 57 Anos. Aplausos!
Vivas aos amigos Aldair Félix e Mary, casal amigo empresarial Al’mar Restô Bar, na Praia de Upanema. O point de encontro de música ao vivo completou 2 anos domingo, dia 12, das crianças. Ao sucesso!
Visita ilustre do sacerdote padre Gabriel que celebrou missa na igreja matriz de A. Branca a convite do pároco Gilvan Tavares, irmã Maria José e padre Emerson. Satisfação!
Unidos eles fazem a diferença, os empresários gastronômicos Manoel José do Fartot La
no centro de Areia Branca, e Marcos Marques, do Restaurante Praeiro, à beira-mar, juntos no Festival Ventos e Mar. Sucesso, amigos!
SAÚDE / As obras integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), por meio da vertente “PAC Saúde”
OGoverno do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, 17, os avisos de licitação para a construção de duas importantes unidades de saúde em Natal: uma nova maternidade de alto risco, que será erguida na Zona Norte da capital, e uma policlínica regional, que ficará localizada na Avenida Capitão-Mor Gouveia, Zona Oeste.
As obras integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), por meio da vertente “PAC Saúde”, iniciativa do Governo Federal. Os dois projetos foram selecionados a partir de propostas elaboradas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso da população potiguar
aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
A condução das licitações ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), com os processos previstos para ocorrer na segunda semana de dezembro.
A nova maternidade estadual será dedicada ao atendimento de gestantes de alto risco e contará com mais de 100 leitos, ampliando a rede maternoinfantil da capital e da Região Metropolitana de Natal. Além disso, a unidade também atenderá pacientes vindos de municípios das regiões do Mato Grande e do Litoral Norte potiguar, contribuindo para a descentralização da assistência obstétrica especializada.
Já a policlínica regional da Zona Oeste terá papel estratégico na regionaliza-
ção da saúde, com foco na ampliação dos serviços especializados, desafogando unidades hospitalares e garantindo mais resolutividade à rede de atenção à saúde da Região Metropolitana.
A governadora Fátima Bezerra destacou a relevância social e simbólica da nova maternidade e da po-
recursos do PAC Saúde
liclínica para a saúde pública do estado: “A maternidade de alto risco que vamos erguer na Zona Norte de Natal, com mais de 100 leitos, representa um avanço histórico para a saúde pública do nosso estado. E ao lado dela, a nova policlínica na Zona Oeste de Natal vai ampliar
o acesso a serviços especializados, fortalecendo a regionalização da saúde e desafogando as unidades de maior porte. Tudo isso é fruto do Novo PAC, uma parceria fundamental com o Governo Federal, que reafirma nosso compromisso com o fortalecimento do SUS e com o direito do povo poti-
guar a uma saúde pública de qualidade.”
MAiS inveStiMentoS
As novas unidades fazem parte de um pacote mais amplo de investimentos do Novo PAC na saúde do estado. No último dia 13, o Governo do RN firmou termo de compromisso com os municípios de Assú e CearáMirim para a construção de outras duas policlínicas regionais, também com recursos do programa federal. Essas quatro unidades: duas policlínicas no interior e, agora, a maternidade e a policlínica na capital, representam um investimento total de R$ 60 milhões em obras e equipamentos, ampliando a capacidade da rede estadual de saúde para atender a população com mais qualidade, equidade e eficiência.
enade é uma etapa importante na consolidação da formação universitária e na avaliação da qualidade dos cursos
Educação / e xame traz novidades este ano, com aplicação de provas em três modalidades distintas
Rosalba Mo R ei R a Especial para o De Fato
O1Estudantes concluintes de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia, e de Medicina, de acordo com as áreas definidas pelo Ministério da Educação, que foram devidamente inscritos para realizar a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), devem ficar atentos às mudanças que acontecerão no formato de aplicação das provas neste ano, que será em três modalidades.
Este ano, o Enade será realizado nas seguintes datas: dia 19 de outubro serão as provas do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), o qual substituirá o Enade para o curso de Medicina; dia 26 de outubro, para estudantes de Licenciatura; e 23 de novembro, com provas voltadas para estudantes de bacharelado e superiores de tecnologia.
Mais de 1.400 estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deverão realizar o Enade nas três modalidades. O Assessor de Avaliação Institucional da Uern, Wendson de Medeiros, fala da importância desse exame. “A participação dos es-
tudantes é essencial para o fortalecimento dos cursos e para a consolidação da qualidade acadêmica da Universidade. Além de ser obrigatória para a colação de grau, a prova representa uma oportunidade de o aluno demonstrar seu aprendizado e contribuir para o reconhecimento nacional do curso”, afirmou.
Neste domingo, 19 de outubro, estudantes de medicina realizarão o Enamed. A prova, que está prevista para iniciar às 13h30, acontecerá no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa (CEEP) Mossoró. Ela é obrigatória para concluin-
tes de Medicina inscritos pelo coordenador de curso e opcional para médicos formados que queiram usar a nota para o Exame Nacional de Residência (Enare). Serão 60 alunos da Uern participantes nessa categoria.
No dia 26 de outubro será a vez dos estudantes das licenciaturas realizarem o Enade, em conjunto com a Prova Nacional Docente. Serão 987 discentes dos cursos Letras Língua Portuguesa, Letras Língua Inglesa, Música, Pedagogia, Geografia, Filosofia, História, Matemática, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Educação Física, Química e Física. Para licenciaturas, além da
prova teórica, há uma Avaliação Prática docente, que será desenvolvida em estágios supervisionados obrigatórios, com participação de supervisor de campo da rede básica e orientador docente da Universidade.
Por fim, 413 concluintes dos cursos de bacharelado realizarão o exame no dia 23 de novembro. Os cursos avaliados nessa modalidade serão Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito.
A Prefeitura Municipal de Martins/RN, por intermédio do seu Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 265/2025, torna público que às 8h30min do dia 04/11/2025, fará realizar licitação, na modalidade Pregão, sob a forma eletrônica, de nº 038/2025, decorrente do processo administrativo nº 1710004/2025, para REGIStRO DE PREÇOS, com critério de julgamento menor preço por item, para Contratação de empresa especializada para a prestação de serviços especializados de transporte terrestre, sob demanda, de passageiros, cargas e encomendas, visando atender às necessidades da Administração Pública Municipal de Martins/RN, com origem na sede do Município de Martins/RN e destino às cidades de Pau dos Ferros/RN, Mossoró/ RN, Natal/RN e Fortaleza/CE, nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 006, de 08 de janeiro de 2025, e demais legislações aplicáveis.
A sessão pública será realizada no site https://www. portaldecompraspublicas.com.br/, com entrega das Propostas a partir da publicação deste aviso.
O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.portaldecompraspublicas.com.br/ - https://www.gov.br/ pncp/pt-br, https://martins.rn.gov.br/licitacao, ou na Sala de Licitações da PMM, situada à Rua Dr. Joaquim Inácio, nº 102, Centro, Martins/RN – CEP 59.800000, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente. Martins/RN, 17 de outubro de 2025.
Felipe Emanuel de Queiroz Lisboa Pregoeiro
RuA DR. JOAQuIM INáCIO Nº 102, CENtRO, MARtINS/RN – CEP 59.800-000 tEL./FAx: 84 3391-2245/2289CNPJ: 08.153.462/0001-50
As provas do Enade Licenciaturas e Bacharelado terão início às 13h30, com locais a serem definidos. A Prefeitura Municipal de Martins/RN, por intermédio do seu Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 265/2025, torna público que às 8h30min do dia 31/10/2025, fará realizar licitação, na modalidade Pregão, sob a forma eletrônica, de nº 037/2025, decorrente do processo administrativo nº 1710003/2025 com critério de julgamento menor preço por item, para aquisição de veículo automotor, tipo van, com capacidade mínima para 15 (quinze) passageiros, zero quilômetro, ano/modelo mínimo 2025, destinado ao transporte escolar de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Município de Martins/RN, nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 006, de 08 de janeiro de 2025, e demais legislações aplicáveis.
A sessão pública será realizada no site https://www. portaldecompraspublicas.com.br/, com entrega das Propostas a partir da publicação deste aviso.
O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.portaldecompraspublicas.com.br/ - https://www.gov.br/ pncp/pt-br, https://martins.rn.gov.br/licitacao, ou na Sala de Licitações da PMM, situada à Rua Dr. Joaquim Inácio, nº 102, Centro, Martins/RN – CEP 59.800000, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente. Martins/RN, 17 de outubro de 2025. Felipe Emanuel de Queiroz Lisboa Pregoeiro
Ação polici A l / Trabalho conjunto entre Polícias Militares do Ceará e do Rio Grande do Norte localizou material ilícito entre os municípios de Tibau (RN) e Icapuí (CE)
Uma operação integrada entre forças de segurança pública do Rio Grande do Norte e do Ceará resultou na apreensão de armas, munições e drogas. A ação aconteceu na divisa entre os dois estados e terminou também com quatro suspeitos mortos.
O trabalho conjunto foi realizado nesta quintafeira (16) pelas Polícias Militares do Ceará e do Rio Grande do Norte, e divulgado nesta sexta (17). As equipes localizaram o material ilícito entre os municípios de Tibau (RN) e Icapuí (CE).
Operação integrada entre as Polícias Militares do Ceará (PMCE) e do Rio Grande do Norte (PMRN) foi realizada na noite desta quinta-feira (17/10), no bairro Jardim de Alícia, área que fica na divisa entre os municípios de Tibau (RN) e Icapuí (CE).
A PM potiguar informou que durante as diligências, as equipes receberam informações sobre homens armados em uma residência suspeita. Segundo a polícia, ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos com disparos e então reagiram
também com tiros. Quatro suspeitos morreram e a informação até o fechamento desta matéria é de que dois deles teriam 19 e 23 anos de idade. Ao fim do alegado confronto, a PM diz ter encontrado no
local duas pistolas, um revólver e uma escopeta calibre 12, além de diversas munições e porções de substâncias análogas à maconha, crack e cocaína.
A polícia também afirma ter apreendido celulares, balanças de precisão e outros materiais ilícitos. Todo o material foi apresentado na Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Mossoró, onde foram adotados os procedimentos cabíveis.
As obras do Módulo de Segurança Especial da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal, seguem em ritmo acelerado. A informação é da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP/RN).
Guarda Municipal
O titular da Secretaria estadual de Segurança Pública do RN, coronel Araújo, participou, na manhã desta sexta-feira (17), de um momento de conversa com 32 alunos do Curso de Formação da Guarda Municipal de Ceará-Mirim, município da Grande Natal. Com conclusão prevista para dezembro, os alunos estiveram na SeSed para participar de um treinamento e conhecer as instalações do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP).
Nesta semana, o secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, visitou as instalações, acompanhado pela direção da
unidade, para vistoriar de perto o andamento dos trabalhos. Com investimento superior a R$ 2 milhões, o novo módulo contará com 20 celas individuais, 10 solários, pátio coberto e guarita com estrutura totalmente em concreto armado. O espaço foi projetado para custodiar presos de alta periculosidade, com regras mais rigorosas de
Atacou ex-companheiro
A Vara Única da Comarca de Cruzeta julgou procedente uma ação penal movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte e condenou uma mulher pela prática do crime de lesão corporal no contexto de violência doméstica. A sentença, da juíza Rachel Furtado, reconheceu que a ré jogou um copo de vidro contra o ex-companheiro, atingindo-o no pescoço e causando lesão leve. episódio aconteceu na madrugada do dia 28 de fevereiro deste ano, no município de Cruzeta, interior potiguar.
!As diligências foram realizadas nesta quinta-feira (16) e os detalhes divulgados nesta sexta (17)
Dois ataques a tiros deixaram três mortos em São Miguel e um baleado em Apodi. Na primeira cidade, que fica no Alto Oeste potiguar, três pessoas foram executadas em um tiroteio que, segundo informações preliminares, teria como alvo um empresário local.
Os casos foram registrados na noite desta quinta-feira (16). A informação é de que as vítimas da ação criminosa em São Miguel foram o referido empresário, um jovem aprendiz –que teria sido atingido por ‘bala perdida’ – e um suspeito de participação no ataque. A autoria e motivação do crime devem ser investigados pela polícia.
segurança e isolamento, garantindo maior controle e proteção, tanto para os policiais quanto para a sociedade. Além de reforçar a segurança, a obra valoriza a política de ressocialização, integrando ações de capacitação profissional para os internos.
A construção utiliza mão de obra carcerária qualificada, por meio de
A Prefeitura de São Miguel em nota lamentou a morte de Isomar Cesário Soares, mais conhecido como “Isomar Veículos” ou “Gago”, e do jovem Miqueias de Oliveira Carvalho. A nota afirmou que Isomar será lembrado pela generosidade e espírito trabalhador, e Miqueias, pela alegria e simpatia. Já em Apodi, um homem que seria um expresidiário foi alvejado a tiros enquanto estava em uma pastelaria localizada na rua Marechal Floriano, no centro da cidade. Ele foi socorrido para o hospital da cidade e o relato é de que ele se encontra em estado grave. A autoria e motivação não foram informadas.
cursos oferecidos pelo SENAI. O projeto reflete o compromisso da Secretaria com a modernização do sistema prisional, equilibrando segurança e reintegração social, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de aprendizado e trabalho aos internos, preparando-os para uma vida produtiva após o cumprimento da pena.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) informou nesta sexta-feira (17), que concluiu o inquérito que investigava o caso de transfobia contra a vereadora Thabatta Pimenta (PSOL), ocorrido durante uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Natal (CMN), no dia 20 de maio de 2025. A apuração foi conduzida pela delegacia especializada em Crimes de Racismo, Intolerância e discriminação (deCRId). duas mulheres e um homem foram indiciados. O inquérito foi remetido à Justiça para as medidas cabíveis.
sábado,
Somente na primeira quinzena deste mês, o Corpo de Bombeiros registrou 94 ocorrências de incêndios em lixo e vegetação na região Oeste potiguar. Em balanço divulgado nesta semana, o Corpo de Bombeiros informou que as ações de combate foram realizadas pelos quartéis de Apodi, Assú, Mossoró e Pau dos Ferros.
Ainda segundo a corpo-
ração, aproximadamente 50% dessas ocorrências foram atendidas pela unidade de Mossoró. O órgão alerta que além dos danos ao meio ambiente, os incêndios trazem riscos diretos à saúde da população. O Corpo de Bombeiros também ressaltou que a inalação da fumaça pode causar problemas como, irritações nos olhos, nariz e garganta, e falta de ar. O órgão frisou ainda que esses incêndios podem re -
sultar em crises alérgicas e agravamento de doenças respiratórias, como asma e bronquite; além do fato de que a exposição prolongada à fumaça pode contribuir para doenças pulmonares crônicas e problemas cardiovasculares. A instituição recomenda que se que evite queimadas, pois, além de crime ambiental, elas colocam vidas em risco. “Em caso de emergência, ligue 193”, orienta.
O Tribunal Pleno do TJRN acolheu o pedido da 2ª Procuradoria de Justiça e autorizou a transferência de um júri popular para a Comarca de Natal, cujo processo tramitava na Comarca de Ceará-Mirim e que envolve o julgamento de acusados de integrarem um grupo de extermínio, com a participação de agentes de segurança. Os desembargadores acataram os argumentos da PGJ, sobre a dúvida na imparcialidade dos jurados e o risco à ordem pública, em razão da comoção social gerada pelos crimes e da possível influência dos
réus na comunidade. Para o colegiado, o desaforamento é medida excepcional, cabível em situações como as que envolvem a demanda atual. “A comprovação da existência de grupo de extermínio, com a participação de agentes da segurança pública, causou grande repercussão e temor na comunidade local, o que pode afetar a imparcialidade dos jurados”, reforça o relator do pedido na Corte potiguar.
Segundo os autos, as investigações apontam para um ‘modus operandi’ na maioria dos crimes, por
meio do qual “os Executores” utilizam motos ou carros, balaclavas e roupas escuras durante os crimes e efetuam disparos – no mais das vezes, uma quantidade excessiva e desarrazoada, em especial na região cervical e da cabeça –, ameaçam as testemunhas presentes, prometendo-lhes represálias caso venham a indicar a autoria dos crimes, e fogem sem deixar qualquer vestígio.
“A forma como o grupo agia ceifando muitas vezes a vida de autores de crimes patrimoniais, traficantes de drogas e outros autores de delito, é conhecido que parte da população, no interior da qual será formado o Conselho de Sentença pode apoiar tais atos, visto nestes tempos de Estado de Natureza como sendo benéficos à convivência social”, alerta o relator.
incêndio em vegetAção / Recente levantamento divulgado pelo Corpo de Bombeiros deu conta de casos ocorridos nas duas primeiras semanas deste mês
GCM encerra ciclo de capacitações voltado à saúde mental dos agentes de segurança
A Prefeitura de Mossoró, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), encerrou na manhã desta sextafeira (17) mais um ciclo de capacitações internas. Realizado na sala de instruções da sede da corporação, o encontro concluiu a semana de palestras “Saúde Mental em Ação: Cuidando da vida de quem defende a nossa cidade”, iniciativa voltada ao bem-estar emocional e psicológico dos agentes de segurança pública do município.
Ao longo da semana, os guardas civis participaram de palestras com profissionais da saúde: médicos, psicólogos e assistentes sociais, que abordaram temas relacionados à prevenção, autocuidado e equilíbrio emocional. A comandante da Guarda Civil Municipal, Gabriela Saiara, destacou a importância do ciclo. “Foi uma semana muito produtiva, com a participação de profissionais qualificados
que reforçaram a necessidade de olhar para a saúde mental. Nossos agentes lidam diariamente com situações de alto estresse, e isso impacta diretamente suas vidas. Queremos incentivar o autocuidado e mostrar que cuidar de quem protege é fundamental”, afirmou.
A proposta surgiu de uma iniciativa interna, liderada pelo GCM e psicólogo Brismarck Gomes, um dos idealizadores do projeto. “Identificamos a necessidade de abordar o tema porque é um público que muitas vezes adoece e, por preconceito, não busca ajuda. Essa semana foi para sensibilizar os guardas, reforçando que sentir não é fraqueza, sentir é humano. A ideia é estimular cada agente a buscar apoio e estratégias de enfrentamento dentro da realidade do seu dia a dia”, explicou. O ciclo contou com palestras de especialistas como o psicólogo e diretor da
A Vara Única da Comarca de Ipanguaçu condenou um homem a cinco anos e quatro meses de reclusão por ter cometido o crime de roubo qualificado. Segundo a sentença, do juiz Nilberto Cavalcanti, o réu subtraiu para si o valor de R$
Na madrugada desta sexta-feira (17), policiais do Comando de Policiamento da Capital, por meio da Força Tática do 4º BPM, apreenderam duas placas de coletes balísticos e conduziram um homem de 21 anos na Avenida da Chegança, no Conjunto Nova Natal, Zona Norte de Natal. A equipe realizava patrulhamento
Atenção Especializada, Dr. Adriano; a assistente social Dra. Adriana Fernandes, do Emult; Dra. Jemima Miranda, diretora do Centro Social Heróis da Fé; o diretor médico e psiquiatra Dr. Giliano, do Hospital Maternidade Municipal; e a clínica geral Dra. Flávia, do CAPS Álcool e Drogas. O encerramento ficou a cargo do psiquiatra Dr. Paulo Vitor, do PAM. Para o médico, a iniciativa demonstra sensibilidade e responsabilidade da gestão municipal com a saúde emocional dos profissionais de segurança. “A Guarda Civil exerce um papel essencial na proteção da população e precisa estar emocionalmente preparada. Cuidar da mente é cuidar da qualidade das ações, das decisões e da vida. Esse tipo de ação mostra que Mossoró está atenta à importância da saúde mental dentro das forças de segurança”, concluiu.
250,00 de uma lanchonete, mediante grave ameaça com o uso de faca, no município de Itajá, no interior do Rio Grande de Norte. O crime aconteceu em março do ano passado e teve a sentença divulgada ontem pela Justiça potiguar.
tático quando visualizou o suspeito em uma motocicleta. Foi realizada a abordagem e, durante a revista pessoal, os militares localizaram duas placas de proteção balística. d iante da situação, o suspeito foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à delegacia para os procedimentos cabíveis.
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), por meio da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), efetuou a prisão de três foragidos da Justiça em diferentes bairros da Zona Norte de Natal, nesta quinta-feira (16). No bairro, Nossa Senhora da Apresentação, foi preso um homem de 42 anos, por mandado de prisão em aberto não detalhado. No Conjunto Parque dos Coqueiros, um foragido de 23 anos foi detido também por causa não revelada do mandado em aberto, e no bairro Potengi, foi recapturado um homem de 25 anos com tornozeleira eletrônica. Todos os capturados foram conduzidos à delegacia de Plantão para os procedimentos legais.
fabiowillard@hotmail.com
fabiowillard@hotmail.com
fabio willard de oliveira
DAepois de cinco anos distante da divisão de elite, o Baraúnas volta e já enche seu torcedor de esperanças, ao carimbar seu passaporte para a semifinal do primeiro turno do estadual. Creio que este é um feito que nem mesmo o mais otimista torcedor leonino esperava, pois ficou além dos investimentos do clube. Sem caixa, o Leão faz malabarismo financeiro para contratar e manter os compromissos. Não tem cota de nenhuma competição regional ou nacional para poder contabilizar, e sua longa ausência esfriou de certa forma o mercado de investidores. Sorte que a marca e a massa que a conduz ainda é forte e, portanto, relevante para investidores. É fato que a luta principal de quem está retornando nas condições descritas acima, é manter-se na elite. O que mais conseguir, acaba sendo lucro. Agora, mais que uma final de turno, o Baraúnas tenta distanciar-se de qualquer ameaça de rebaixamento como também beliscar uma vaga na Série D, situação perfeitamente possível. Os próximos dias dirão muito sobre o horizonte tricolor desta e da próxima temporada.
pontados como favoritos ao acesso, Mossoró e Baraúnas ainda não justificam o rótulo. O Mossoró lidera com nove pontos, mas o desempenho deixa dúvidas — a vitória suada sobre o Alecrim, decidida nos acréscimos com um gol de falta desviado na barreira, mostra mais sorte que domínio. O time não convence, mesmo com dois bons resultados. Já o Baraúnas vive situação mais preocupante: duas derrotas seguidas o colocam na quinta posição, fora do G4. É penúltimo em um campeonato com apenas seis clubes. Pior que ele só o Visão Celeste, o saco de pancadas de quem o leão venceu de forma suada, por 1 a 0. O futebol apresentado é apático, sem padrão tático ou poder de reação. De favorito absoluto, virou decepção parcial. Se o torneio terminasse hoje, o Leão do Oeste estaria eliminado ainda na primeira fase. A torcida cobra respostas rápidas e efetivas dentro de campo. O favoritismo do tricolor, até aqui, ficou apenas no papel. De dois favoritos, o torcedor mossoroense passou a desconfiar se teremos ao menos um na primeira divisão do próximo ano.
Imagem que marca
Imagem que marca
representava a
em torneio nos Osnildo, Cleilton, Marcos Cunha, Toinho (falecido).
Time do Macau, que disputa os Jogos de Santa Luzia como preparação para a Copa do Nordeste de Futsal, que será realizada em teresina-PI, de 27 de outubro a 2 de novembro, próximo.
Hoje (18), o Zaccheroni Ibrahimovic (Ibra), o astro sueco completa 38 anos. É considerado um dos maiores atacantes do futebol mundial.
Quem aniversaria na próxima quinta-feira (15) é Neto Caraúbas, bom jogador de futsal. O caraubense tem história no esporte. Parabéns!
ANTÔNIO RIVELINO
Nonato (ex-jogador), Eduardo Castro e os filhos
Torcedor do Flamengo
Joaquim e Miguel
Torcedores do Cru ZEI ro
Modéstia à parte, eu sou um cara bem modesto.”
Túlio Maravilha, ex-jogador do Botafogo
QFC em alta
J OÃO CA R LO S, zagueiro do Potiguar.
O Rafael (goleiro) tem conta a pagar com o TG. Ele vai no Tribunal de Justiça amanhã”
O QFC surge como o time mais equilibrado da competição, combinando boa organização defensiva com eficiência ofensiva. Seu futebol consistente o coloca, neste momento, como principal candidato ao acesso à elite potiguar.
Contra rebaixamento
Reformulação pontual
Na contagem geral, o Baraúnas está seis pontos à frente que o Potyguar Seridoense, com quem tem um confronto direito na casa do adversário no segundo turno. Pode chegar.
Complicou
Com a demissão de e ugênio Gomes e a chegada de Higor César, o Baraúnas inicia uma reformulação completa: nova comissão técnica e dispensas de jogadores indicam busca urgente por mudança de rumo.
Com seis pontos atrás do Santa Cruz, o Potiguar se complica na pretensão de garantir vaga na Série D de 2024. Com um time abaixo do montado ano passado, o alvirrubro frustra sua torcida e, creio, seus próprios dirigentes.
Oportuna
Complicou de novo
A escolha de Higo, conhecido por montar times competitivos, renova as esperanças no Leão. Veio em momento oportuno, antes que a situação se tornasse irreversível na tabela. Há tempo hábil para ajustar o elenco e resgatar a confiança.
Pior que ver a vaga para a Série D distanciar-se, é enxergar no retrovisor clubes aproximarem-se em luta contra rebaixamento. A diferença de dois pontos para Força e Luz e Globo, e três para o Potyguar Seridoense, tira-se em uma rodada. É grave.
Paredão
Restam dois
O goleiro Edson, do Baraúnas, ainda mostra estar em excelente forma. Foi fundamental na classificação leonina, pegando finalizações e um pênalti, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0.
Sem contar com os três pontos já ganhos contra o desistente u nivap, restam dois jogos ao tricolor para definir sua classificação e entrar nas semifinais revigorado. É o mínimo para o investimento feito no elenco.
Cena que se repete
Tempo a favor
Rejeitado pelo Potiguar, o atacante Wester vem se configurando no talismã leonino. Foi dele o golaço que abriu caminho para a vitória do Baraúnas, frente ao Força e Luz.
Emocionados
O Baraúnas terá duas semanas sem jogos — tempo precioso para Higor implementar seu estilo e apresentar a intensidade e aproveitamento esperados para um elenco descrito como o mais técnico entre os concorrentes.
Alexandres Tavares e Djalma Júnior, presidente e vice, respectivamente, do Potiguar, provocaram o Baraúnas, durante entrevistas. Acabaram dando vestiário ao rival, que soube utilizar o desdém como combustível de superação no primeiro clássico e agora, contra o Força e Luz.
A prova
Combustível
O retorno está marcado para 29 de outubro, fora de casa, contra o Alecrim — primeiro teste do novo técnico, que poderá medir o impacto imediato de suas mudanças.
A dupla Alexandre/Djalma vem sendo bastante criticada. Teoricamente com mais dinheiro, o clube montou um elenco bem inferior ao que disputou a Série D, levando o alvirrubro a uma eliminação precoce, mas por si justificada.
Cadê o matador?
Reconhecimento
Neste momento, além de algumas outras peças, Mossoró e Baraúnas penam com a falta de efetividade do setor ofensivo. Falta a peça do homem gol, aquele com faro para definir. É um dos fatos dessas primeiras rodadas.
Além de pedir a saída de Alexandre e Djalma, a torcida tem utilizado as redes sociais para pedir a volta de Márcio Mossoró, como dirigente. O torcedor não esquece o bom trabalho de MM8, que projetou o Potiguar, ano passado, dando calendário e grana.
FUTEBOL / Alvirrubro seguiu o mesmo caminho do Baraúnas, que também adotou a cidade serramelense como casa provisória
nar e a receber jogos oficiais.
OPotiguar definiu que mandará seus jogos no Campeonato Estadual de 2026 no Estádio Fião, localizado na cidade de Serra do Mel. A parceria entre o clube e o município foi confirmada pelo presidente alvirrubro, Jerônimo Jales.
"Sim, conversamos com Kênio Azevedo (prefeito), e ficou definido", afirmou Jerônimo.
Durante o encontro entre o prefeito e a diretoria do clube, que selou a parceria, Kênio fez um pedido: que Serra do Mel “não seja esquecida” quando o Estádio Nogueirão, em Mossoró, voltar a funcio-
"Dissemos a ele que isso não irá acontecer, pois somos gratos à Serra do Mel pelo apoio ao futebol mossoroense. Quando o Potiguar voltar a atuar no Nogueirão, o Estádio Fião poderá ser utilizado em nossa pré-temporada ou em outras atividades do clube", reforçou o presidente.
Quanto ao Nogueirão, o cenário ainda é de muita indefinição. Não há previsão de reabertura, devido ao abandono por parte da gestão municipal de Mossoró. Além disso, o estádio está envolvido em uma disputa judicial, em ação movida pela Liga Desportiva Mossoroense (LDM), que busca retomar o controle do local.
Com isso, Serra do Mel
se torna a terceira cidade a acolher o Potiguar neste período. Antes, o clube havia confirmado Felipe Guerra e Serra Negra do Norte como sedes da pré-tempo-
msantos@defato.com
rada, que terá início no dia 11 de dezembro.
CONTRATAÇÕES
O novo técnico do Potiguar deve ser anunciado
Potiguar deve anunciar técnico hoje; goleiros estão de volta
Muito provavelmente, o Potiguar anunciará neste sábado, dia 18, o nome do treinador que comandará a equipe no Campeonato Estadual de 2026. Dois nomes estão em pauta: um deles já teve passagem pelo clube, enquanto o outro é do futebol carioca e assumiria pela primeira vez um time mossoroense.
A informação foi repassada por uma fonte ligada à diretoria.
Em relação ao elenco, vários jogadores já têm acertos verbais com o clube. Entre os nomes, estão os goleiros Diego Almeida e Wadson, que já defenderam o Potiguar anteriormente com boas atuações, além do zagueiro Davi Araguari, ex-Santos/AP.
A apresentação oficial do elenco alvirrubro está marcada para o dia 8 de dezembro, uma segundafeira, dando início à pré-temporada visando ao Estadual.
Campeonato de acesso do RN
A segunda divisão do Estadual terá apenas um jogo neste domingo, 19, entre Alecrim x QFC, equipes que são candidatas ao acesso. Na terça, 21, o Mossoró EC visitará o Potyguar Seridoense.
Final antecipada
Flamengo e Palmeiras se enfrentam neste domingo, dia 19, no Maracanã, em um confronto que pode ser considerado uma final antecipada do Campeonato Brasileiro. Além da liderança da competição, quem vencer ganhará um importante impulso de confiança e tranquilidade para a reta final da temporada. Restando 11 rodadas, o resultado pode ser decisivo na briga pelo título.
ABC vai lucrar
O ABC irá lucrar com a venda do vo-
lante Wenderson ao Elfsborg, da Suécia. Revelado pelas categorias de base do alvinegro, o jogador foi negociado pelo Várnamo, também do futebol sueco, e irá render R$ 800 mil aos cofres do clube potiguar. A informação dada em primeira mão pela Tribuna do Norte foi confirmada pelo presidente do ABC, Eduardo Machado.
Detalhe
Em 2021, o ABC negociou Wenderson e manteve parte dos direitos econômicos, que garantiu ao clube parte de vendas futuras do atleta. O valor será pago pelo Elfsborg em três parcelas, com a primeira sendo paga neste mês de outubro e as outras em janeiro e maio de 2026.
Liga sueca
Por falar no futebol sueco, o campeão
pode sair neste fim de semana. Com 11 pontos à frente a quatro rodadas do fim, o Mjällby (pronuncia-se "Miélbi") pode ganhar a liga sueca sem entrar em campo, caso o vice-líder Hammarby não derrote o AIK neste domingo, 19. Ou pode garantir o título na segunda, 20, fora de casa, contra o IFK Göteborg.
Surpresa
O Mjällby leva o nome da cidade homônima com apenas 1.379 habitantes. Até 2018, jogava na terceira divisão da Liga da Suécia. A pergunta que o técnico Anders Torstensson mais ouve atualmente é se há um segredo. “Não há atalhos, não há mágica. São muitas pessoas boas trabalhando duro dia após dia, mantendo os pés no chão, sendo humildes, apenas focando em desenvolver nosso estilo de jogo e sendo muito meticulosos com tudo que fazemos”, disse ele.
neste fim de semana. Segundo Jerônimo Jales, a negociação está em fase final de acerto.
Quanto ao elenco, o dirigente preferiu não ante-
cipar nomes, mas há especulações de que alguns jogadores que recentemente defenderam o clube podem retornar. É o caso dos goleiros Diego Almeida e Wadson. Além deles, o zagueiro Davi Araguari, de 32 anos, ex-Santos/AP, também estaria com acerto encaminhado.
CASA DOS MOSSOROENSES
O Potiguar seguiu o mesmo caminho do rival Baraúnas, que também adotou Serra do Mel como casa provisória durante sua participação no campeonato de acesso.
Caso o Tricolor conquiste o retorno à elite do futebol estadual, a tendência é que continue mandando seus jogos na cidade serramelense.
FNF vai convocar
A Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) está pronta para apresentar o edital que convoca os clubes da primeira divisão do futebol potiguar para discutir a realização da nova edição do Campeonato Estadual. O presidente da entidade, José Vanildo, ressaltou que o documento será apresentado, no máximo, até a próxima quarta-feira, 22.
De acordo com o cronograma estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os campeonatos estaduais continuarão abrindo a temporada. O período de realização será entre os dias 11 de janeiro e 8 de março. Oficialmente, houve uma redução de cinco datas em relação aos estaduais de 2025. José Vanildo, no entanto, destaca que essa redução não afetará os clubes potiguares, devendo ser observada apenas pelas federações que possuem equipes na primeira divisão do futebol nacional. No caso de ABC e América, ambos terão muitas datas livres pela frente, já que a Copa do Nordeste começará apenas em 25 de março.
SÁBADO, 18
DOMINGO, 19
O dirigente acredita que, com uma boa organização, haverá datas suficientes para realizar o Estadual com tranquilidade, sem atropelos, e com espaço de sobra para encaixar os jogos da Copa do Brasil, que terá início em 18 de fevereiro.
SÉRIE A
18h30 – Corinthians x Atlético/MG
21h – Cruzeiro x Fortaleza
16h – Flamengo x Palmeiras
18h30 – Ceará x Botafogo
18h30 – Inter x Sport
18h30 – Mirassol x São Paulo
20h30 – Bahia x Grêmio
COMPORTAMENTO / Data celebrada em 18 de outubro, Dia Mundial da Menopausa chama atenção para o acompanhamento multidisciplinar como aliado na saúde e no bem-estar das mulheres
De Xuxa a Drew Barrymore, cada vez mais mulheres famosas têm falado abertamente sobre a menopausa e ajudado a quebrar mitos e tabus. O tema ganha ainda mais destaque em outubro, com o Dia Mundial da Menopausa celebrado neste sábado (18). A data convida a sociedade a discutir o assunto e incentiva as mulheres a buscarem acompanhamento médico, nutricional e físico para viver essa fase com mais energia e propósito.
A menopausa é um fenômeno natural que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos e é marcada pelo fim dos episódios menstruais. Assim, o termo se refere à data do último sangramento menstrual apresentado pela mulher e sua definição é feita retrospectivamente. No
entanto, mais do que um evento biológico, a menopausa acontece dentro de um período cientificamente chamado de climatério, que se apresenta com uma importante transição física e emocional. Segundo especialistas da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn), a compreensão adequada desse processo é fundamental.
De acordo com Elvira Mafaldo, diretora da Sogorn e membro da Comissão Nacional Especializada em Climatério da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o acompanhamento médico é essencial para a avaliação efetiva dos sintomas e possíveis tratamentos, como a reposição hormonal, que consiste na adminis-
tração controlada de hormônios para compensar a queda natural de estrogênio e progesterona e, assim, reduzir os desconfortos típicos dessa fase.
“A reposição deve ser sempre individualizada. Quando bem indicada, ela traz benefícios como a melhora da disposição, do sono, da lubrificação vaginal e da saúde óssea. É um suporte importante para aliviar sintomas e devolver qualidade de vida”, explica a médica ginecologista.
ALÍVIO DOS SINTOMAS ENVOLVE ESTILO DE VIDA
Além das questões hormonais, a adaptação do estilo de vida é uma das principais formas de enfrentar essa nova etapa com equilíbrio. A alimentação, por exemplo, ganha papel
ainda mais importante. Eva Andrade, professora do curso de Nutrição da Estácio, reforça que, na menopausa, há uma perda natural de massa magra e aumento da resistência à insulina, o que exige uma dieta mais estratégica.
“Nesta fase da vida, a mulher precisa de mais proteína, cálcio e vitamina D para manter a força muscular e a saúde óssea. Frutas, legumes, grãos integrais e boas fontes de gordura, como azeite e castanhas, ajudam na regulação hormonal e na manutenção do peso”, orienta.
Ainda de acordo com os especialistas, outro aliado poderoso é o movimento. A prática regular de atividade física, segundo o educador físico Elmir Andrade, ajuda a controlar o estresse, melhorar o humor e
proteger o coração. “Exercícios como musculação, pilates e caminhadas regulares estimulam o metabolismo e reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, que se tornam mais frequentes após a menopausa, devido às alterações hormonais relacionadas ao período”, destaca o professor.
Mais do que tratar sintomas, o desafio é mudar a perspectiva. A dra. Elvira Mafaldo conclui que o diálogo sobre a menopausa precisa ser ampliado. “É um novo começo, não o fim de nada. As mulheres estão redescobrindo o prazer, o corpo e os limites nessa fase. O climatério pode ser o ponto de partida para uma nova etapa de autoconhecimento e autocuidado”, finaliza.
Fonte: Letra A
Eu decidi ficar com o amor. O ódio é um fardo muito grande para carregar.”
MARTIN LUTHER KING
Uma noite dos sonhos, assim foi o casamento dos queridos Marina Rosado e Matheus Chaves, que aconteceu no último dia 4, com cerimônia na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, seguido de recepção no Requinte Buffet. Tudo perfeito! Hoje mais fotos na nossa cobertura.
Zelinha Alves reuniu familiares e amigos queridos na terça (14), no Donna Salada, para comemorar idade nova. Noite do tipo ótima com as delícias da casa e borbulhas para celebrar a vida!
Os amigos colunistas
Marlene Maia festeja a filha, a arquiteta Márcia Rejane Maia Fernandes, aniversariante da terça
Hoje é dia de vivas para o gente fina Paulo Sidney Gomes, Licanor Salvador, Joniston abreu (beleleu) e erbênia rosado. amanhã (19), é dia de festejar Lúcia de Fátima souza, Lúcia bessa da silveira, Genivan Vale, Pedro alcântara, João Luciano Neto, telma Lúcia Cabral de almeida, arthur Néo, Zito Luís de souza Pinheiro, thiago rego santos e o colunista natalense Rodrigo Loureiro. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
Priscila, filha do casal Pedro de oliveira Cavalcanti Filho/ana Valéria e Luiz alberto, filho do casal Luiz soares da silva/ana Maria borges soares convidam para a cerimônia do seu casamento, no dia 20 de novembro, às 15h30, no espaço di trento, em Nísia Floresta, na grande Natal, onde também acontece a recepção. Confirmamos presença com muita alegria! retorno com detalhes.
o Verão das antigas já está lançado e a festa acontece no dia 3 de janeiro. o arena e outros anunciam em breve os shows do verão. a dúvida é se teremos mais uma edição do samba na Praia, um dos eventos mais esperados da temporada e que é muito bem organizado pelo gente fina everaldo rodrigues, o nosso dr. ever.
Apolion Rodrigues recebe lulus e convidados especiais no dia 8 de novembro, a partir das 19h, no espaço Maria Júlia, em Caraúbas, para comemorar 23 anos no colunismo social, atualmente com coluna na revista acontece. Noite especial quando fará a entrega do troféu “Glorinha távora” a sras da região. os acessos estão à venda na K & K Modas. sucesso!
conexaosaude.defato@outlook.com
Sabemos que as vitaminas e minerais possuem um papel essencial para a saúde e bom funcionamento do organismo. esses compostos são encontrados em pequenas quantidades nos alimentos, precisando de uma fonte externa para atender as suas necessidades, já que não possuímos a capacidade de produzi-los, e a carência deles podem provocar disfunções decorrentes do papel que cada um exerce em nosso corpo. As deficiências encontradas com maior facilidade e que trazem um maior impacto mundial é a deficiência da vitamina A e D, do iodo, ferro e zinco, sendo prioridade da Organização Mundial da Saúde (OMS) sanar tais carências, devido ao grande risco para saúde que trazem.
Os diversos tipos de sintomas podem ter diferentes causas, e a deficiência de vitaminas e minerais é apenas uma delas.
Confira:
Complexo B : As vitaminas B, especialmente a B1, B6, B9 (ácido fólico) e B12, são essenciais para o metabolismo energético e para o funcionamento do sistema nervoso.
Vitamina D : A falta de vitamina D tem sido associada à fadiga e fraqueza muscular.
Ferro : A deficiência de ferro (anemia) pode causar cansaço e falta de disposição.
FORMIGAMENTO
Vitamina B12 : A deficiência grave de B12 pode danificar os nervos, resultando em formigamento, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.
Complexo B : Outras vitaminas do complexo B também são importantes para a saúde do sistema nervoso e podem estar relacionadas ao formigamento.
Atenção : Em excesso, a vitamina B6 também pode causar formigamento e danos nos nervos. A suplementação deve ser
feita com orientação médica.
IMUNIDADE
Vitamina C : É um antioxidante importante que atua na prevenção e recuperação de infecções.
Vitamina D : A vitamina D desempenha um papel crucial na regulação do sistema imunológico.
Vitamina E : Possui propriedades antioxidantes que ajudam a proteger as células.
Vitamina A : Essencial para a modulação da imunidade.
Zinco : A deficiência de zinco pode tornar o corpo mais
vulnerável a infecções.
CÂIMBRAS
Magnésio : Desempenha um papel fundamental na função muscular e nervosa. A deficiência de magnésio é uma causa comum de câimbras.
Potássio : Um desequilíbrio de eletrólitos, como o potássio, pode causar cãibras musculares.
Cálcio : Essencial para a contração muscular, níveis baixos de cálcio podem levar a câimbras.
Vitaminas do Complexo
B : Também estão envolvidas no funcionamento muscular e nervoso.
Ômega-3 : Possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a dor nas articulações.
Vitamina D : Importante para a saúde dos ossos e para o alívio de dores nas articulações.
Vitamina K2 : Ajuda a manter a saúde das articulações.
Magnésio : Tem um efeito laxativo suave e pode ajudar a regular o trânsito intestinal. Vitamina B12 : A deficiência desta vitamina pode levar à constipação.
Fibras : Apesar de não ser uma vitamina, a ingestão adequada de fibras é essencial para a saúde intestinal e pode ser complementada com o consumo de alimentos ricos em fibras ou suplementos como o psyllium.
Vitamina C: Essencial para a formação de colágeno, componente chave das articulações.
Geor G iano a zevedo
O Midway Mall, em Natal, viveu seus dias de moda com a edição Primavera Verão 2026 do Midway Fashion Days com desfile de lojas do Shopping e a participação de marcas que fazem atendimento no SEBRAE/RN.
A badalação aconteceu nos dias 7, 08 e 9 de outubro, na praça central do shopping com grandes nomes do mercado da moda local e nacional em desfiles emocionais, modernos e muita energia!
A produção e cast de modelos foram da Tráfego Models, com direção de George Azevedo e styling de Matheus Henrique.
Acompanhe aqui alguns bons momentos!
Outubro Rosa é mais do que um mês de alerta — é um lembrete vivo de coragem e amor à vida. A história da cirurgiã-dentista Gabriela Dantas, diagnosticada com câncer de mama aos 39 anos, traduz o impacto desse enfrentamento e o poder da fé que transforma o medo em força. Assim como ela, tantas outras mulheres, como Irlanda Carlos, Ednê Soares, Vera Escóssia, Eliane Lins, Lúcia Negreiros, Lucimar Dantas e Ariane Machado, fazem do grupo Amigas do Peito, ao lado de Gislane Jácome e de outras nove integrantes uma verdadeira rede de acolhimento e esperança, em que cada depoimento é um testemunho de vitória e solidariedade.
Os números do Instituto Nacional do Câncer (Inca) reforçam a urgência da prevenção: só em 2025, são estimados 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil. Em Mossoró, a Liga de Combate ao Câncer observa uma leve redução na mortalidade, reflexo da conscientização e do diagnóstico precoce. Como destacou a mastologista Dra. Gabriela Jácome, “O tratamento do câncer de mama é totalmente individualizado, temos grandes avanços da indústria farmacêutica, com medicações cada vez mais específicas para cada tipo de câncer.”
Balada do Impostor
Outubro Rosa
Prevenção e diagnóstico precoce contra o câncer de mama.
amigas do peito
Que o exemplo dessas mulheres e o compromisso coletivo do Outubro Rosa continuem ecoando como um chamado à prevenção, à empatia e à vida — porque nenhuma luta deve ser enfrentada sozinha.
Boa leitura! Ângela Karina
Grupo une amigas com o mesmo histórico de câncer de mama.
Entrevista com Dra. Gabriela Jácome
artigo de opinião:
Sobre a inveja
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Diagramação – Augusto Paiva
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• Editora e Revisão – Ângela Karina
Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320
Site: www.defato.com/domingo E-mail: pautadefato@gmail.com
DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.
JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS
Jornalista
@paiva_reboucas
Outubro chega e traz consigo um dia que passa quase despercebido no calendário, mas que carrega o peso de todos os dias da nossa formação: o Dia do Professor. É uma data tímida para um gesto tão grandioso. A cada geração, precisamos de mais saberes para compreender o mundo e, embora a família nos dê o primeiro abrigo, é na sala de aula que aprendemos a enxergar além da parede do lar. É o professor, com sua mediação paciente, quem nos conduz à verdadeira socialização, aquela que nasce da compreensão da vida, da realidade e da justiça.
O professor não é um mágico, tampouco um santo. É um profissional como tantos outros, mas com um detalhe que o distingue: a emoção diante do sucesso do outro. Nenhum contrato exige que se alegre com a vitória de um ex-aluno, mesmo assim, ele se emociona. Orgulha-se em silêncio, sabendo que cada palavra dita, cada texto corrigido, cada explicação repetida foi uma pequena semente lançada num terreno incerto.
Um professor é parte mínima de um processo imenso. Mas que força tem essa pequena parte! Todos nós carregamos alguns nomes que, quando pronunciados, soam como pilares de nossa história. São presenças que sustentam o muro do que somos. Às vezes, não são muitos, mas bastam poucos para iluminar um caminho inteiro.
Antes mesmo da escola, há professores da vida que nos iniciam no ato de ler o mundo. Minha avó, com seu cordel cantado, abriu as janelas da
imaginação por onde hoje faço passar minhas histórias. Meu pai, com seus romanceiros; minha mãe, com sua disciplina amorosa que me empurrava para a escola. E, por sorte do destino, casei-me com a professora Regiane — a melhor que conheço — que me ensina diariamente que o amor também é uma forma de educação.
Levo comigo um rosário de nomes que marcam meu percurso como páginas vivas de um livro em constante escrita. Lúcia e Aloma, no Ferreira Pinto. Marcos Magalhães, Fátima Feitosa, Geone Morais e Netinha, a bibliotecária que me apresentou o cheiro dos livros. Elisa, Márcia, Solange, Gilton e Lúcia, do curso de Letras que não terminei, mas que me ensinou a amar a linguagem. Ricardo, Fabiano Morais e Marcília, no Jornalismo. Fátima Araújo, que me mostrou que a afetividade também é um método. E Ricardo Ojima, meu orientador no doutorado, que me ensina todos os dias o que é rigor com generosidade.
No ofício jornalístico, também encontrei mestres disfarçados de chefes: José Eudo, que acreditou em mim antes de eu mesmo acreditar; e César
Santos, que transforma cada conversa em uma aula de apuração e clareza. Outros nomes ecoam como canções de gratidão: Stella Sâmia, que, sendo revisora do Jornal de Fato me ensinou a equilibrar o texto; Patrícia Lorena e Rokátia Kleânia, que fazem da docência resistência; Ana Carla Azevedo, que transforma a sala de aula em palco e o ensino em arte. Vera e Telmir, filósofos que converteram a cozinha em ágora. Cristiane, Egna e Vilani, que fazem da educação uma forma de viver; e Fábio Lúcio Rodrigues, companheiro de estrada e pensamento.
Completo esta bênção com minhas comadres Aparecida, Samira e Mara, que, mesmo distantes da sala de aula, seguem sendo mestras da vida para meus afilhados, educadoras no gesto, na escuta e no exemplo. E, para coroar este instante, minha sobrinha Sabrina, que se forma em Letras e já traça com esperança os contornos do futuro.
Talvez o professor seja isso: alguém que planta ideias em terrenos invisíveis. Ensinar é semear possibilidades onde antes havia silêncio e, enquanto houver quem semeie, haverá colheitas que transformam o mundo.
Questionamento veio à mente da cirurgiã-dentista Gabriela
Dantas ao ser diagnosticada com um câncer de mama aos 39 anos
ÂngEla KaRIna
-Por que logo eu? Aquela que cuida de tudo, que resolve tudo, que está sempre pronta para ajudar, que cuida da família e está sempre disponível para todos...
O questionamento acima foi o primeiro que veio à mente da cirurgiãdentista Gabriela Dantas ao ser diagnosticada com um câncer de mama aos 39 anos. O nódulo foi detectado inicialmente no autoexame e confirmado nos exames de imagem e rastreio, rotina de cuidados essenciais mantida em dia por ela por entender a relevância da prevenção, mas intensificada em virtude de histórico de câncer na família, tendo a avó materna sido acometida da mesma doença.
Gabriela compartilhou o diagnóstico nas redes sociais no último dia 21 de setembro, às vésperas do início do mês dedicado à campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância do autoexame e do autocuidado na realização de exames periódicos de rotina e prevenção ao câncer de mama. Em contato com a reportagem, ela nos conta como descobriu o câncer de mama:
— No autoexame, percebi um nódulo em uma das mamas e logo percebi que não era algo normal, já que na outra não havia nada parecido. A partir daí, no mesmo dia, já iniciei todos os exames – ultrassom, mamografia, ressonância de mama e biópsia. Não perdi tempo, agi imediatamente para ter o diagnóstico e começar o tratamento o quanto antes.
De imediato, o resultado trouxe medo e angústia para a Dra. Gabriela, que é esposa do Gustavo e mãe de Ana Beatriz e Letícia, de 9 e 5 anos, respec-
tivamente. Contudo, essa mulher, como a maioria de nós, mulheres, não é de se abater; antes, já havia passado pela dor da perda da segunda filha gestada que virou anjinho. Ela conta que ficar longe das filhas para o início do tratamento foi a parte mais difícil e revela: “Elas são minha maior força nesse processo”.
Em seguida, a fé dela em Deus trouxe a serenidade para entender o porquê de ter sido acometida de um câncer, e a fez refletir sobre como passaria
a agir a partir de então, conforme descrito em post nas suas redes sociais: — Agora chegou o momento de fazer uma pausa e cuidar de mim. Sei que não é um caminho simples. Cada sessão, cada cuidado exigirá de mim força e coragem. Mas a minha prioridade é uma só: a CURA.
Para Dra. Gabriela, mais difícil do que receber o diagnóstico de um câncer é enfrentar o tratamento, principalmente quando se tem a missão de cuidar das pessoas, e de uma hora pa-
ra outra precisar de ser cuidada.
Ainda mais por ser a rotina oncológica uma velha conhecida de Dra. Gabriela, quando ainda atuava como enfermeira de UTI oncológica e na sala de quimioterapia do Hospital da Liga Contra o Câncer, em Mossoró. Lá trabalhou por três anos, de 2016 a 2019, destacando-se pelo cuidado humanizado, testemunhado por alguns dos pacientes os quais acompanhou e que, ao tomarem conhecimento da doença da então enfermeira, solidarizam-se e a enviam mensagens de apoio e carinho.
Indagada se pelo fato de já ter trabalhado como enfermeira em UTI oncológica trouxe mais medo ou confiança na cura, Dra. Gabriela responde que foi um misto de sentimentos:
— Foi um misto. Trouxe o peso de já conhecer a doença de perto, mas também me deu confiança, porque sei como a medicina tem avançado e como é possível vencer com diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Dra. Gabriela explica como tem sido o tratamento ao qual vem se submetendo desde a última semana de setembro, quando iniciou as sessões de quimioterapia:
— O tratamento tem sido desafiador, mas estou enfrentando com fé, disciplina e esperança. Serão 16 sessões de quimioterapia, em seguida a cirurgia para a retirada e reconstrução das duas mamas. Ainda não sei se farei a radioterapia.
As reações físicas e psicológicas enfrentadas por pessoas que se submetem a tratamento oncológico variam de organismo para organismo. Em muitos casos, interrompem a rotina diária por provocar baixa autoestima, náuseas, fadiga excessiva e reações adversas, como descrita por Dra. Gabriela no quarto dia após se submeter à primeira sessão de quimioterapia:
—As reações da quimioterapia
Dra. Gabriela Dantas antes do tratamento contra o câncer
trouxeram limitações que eu nunca imaginei sentir: o corpo mais frágil, a imobilidade em alguns momentos e a dependência de ajuda para tarefas simples... logo eu, que sempre cuidei de tudo e de todos.
O afastamento das atividades durante o tratamento é uma recomendação médica prescrita com a observação de muito repouso. No caso da Dra. Gabriela, cirurgiã-dentista especialista em Cirurgia Oral/Periodontal e em Harmonização Orofacial, de início ela optou por continuar as atividades físicas e no consultório por sentir que manter a rotina tem sido uma aliada no tratamento, conforme atesta: — Sem dúvida. Manter a rotina, dentro do que é possível, ajuda-me a sentir que a vida continua. O consultório e as atividades físicas me fortalecem, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Aprendi que manter a mente e o corpo em movimento ajuda a alma a não parar. É isso que tem tornado essa caminhada mais leve e me faz seguir acreditando, mesmo quando o medo tenta sussurrar mais alto.
Passar por esse processo ao lado de uma rede de apoio alivia dores, renova as forças, alimenta a fé e a esperança de que a cura vem em seguida, por ser o amor composto químico intravenoso que faz total diferença na recuperação do paciente ao entrar em contato com o protocolo medicamentoso. E amor é o que não falta na vida da Dra. Gabriela:
— Amor pela vida, pelas minhas filhas, pela minha família, amigos, por cada paciente que confia em mim e pelo meu propósito de cuidar.
O autocuidado é outro grande aliado na luta contra o câncer. Por isso, além do autoexame das mamas, é imprescindível o acompanhamento médico periódico e a realização de exa-
mes para detecção na fase inicial da doença, aumentando sobremaneira os índices de remissão total do câncer. Transformar a luta contra o câncer de mama em ativismo social tem sido um caminho traçado por muitas pacientes em remissão que procuram, por meio das experiências e tratamentos exitosos, levar otimismo, esperança às mulheres recém-acometidas pela doença e que estão inseguras de como prosseguir. Tal apoio tem sido fundamental, já que receber o diagnóstico de câncer não é nada fácil.
Esse já é o caminho de Dra. Gabrie-
Dra. Gabriela Dantas, em tratamento contra o câncer, fazendo yoga
la, que se junta a essa corrente do bem e de solidariedade, a exemplo do grupo Amigas do Peito, em torno de uma campanha pela prevenção ao câncer de mama:
— Quero usar a minha história para inspirar outras mulheres a não deixarem seus exames para depois e a enfrentarem o tratamento com fé, coragem e esperança. Se minha voz puder ajudar alguém a se cuidar ou a não desistir, já terá valido a pena.
Para isso, a Dra. Gabriela compartilha a rotina dela nas redes sociais, por meio do ig @dragabrieladantas
Unir mulheres amigas com o mesmo histórico de câncer de mama. Foi com esse objetivo que a empresária Irlanda Carlos criou o grupo de whatsApp Amigas do Peito em 28/10/2013. Desde então, o contato entre elas é diário e reforça o valor da amizade, embora os encontros não ocorram com a frequência com a qual gostariam, como revela a membro-fundadora:
— Os nossos encontros acontecem realmente quando dar certo! Nos falamos diariamente, uma apoiando as outras, compartilhando tratamentos, vivências…
Atualmente, 17 mulheres fazem parte, e apenas uma não teve câncer de mama, Gislane Jácome, mas participa e colabora com a iniciativa por reconhecer a rele -
vância da causa bem de perto, já que é esposa e mãe de mastologistas, Dr. Epaminondas Jácome e Dra. Gabriela Jácome.
Além do apoio mútuo, essas mulheres vitoriosas se disponibilizam a levar apoio a outras mulheres que estejam enfrentando o câncer de mama, como informa Irlanda e, na sequência, Ednê Soares, participante e amigas desde 2006:
— Não chega a ser um trabalho, mas um apoio a quem precisa! Visitas a novas mulheres que recebem o diagnóstico, totalmente de forma voluntária, sem fins lucrativos.
— Quando sabemos que alguém está com câncer de mama, procuramos entrar em contato e nos colocamos à disposição, para
dúvidas ou informações sobre câncer de mama, sobre isenções, direitos.
Tratar-se de câncer de mama é um desafio. É doloroso.
Vencê-lo é uma dádiva. É um recomeço, uma nova chance de vida. E é com esse pensamento e muita gratidão a Deus e à medicina que essas mulheres incríveis celebram cada novo amanhecer, ressignificando a própria existência. O câncer não escolhe raça, nem classe social. Todas nós estamos suscetíveis à doença.
Para encorajar e inspirar mais pessoas, DOMINGO traz o depoimento de mulheres vitoriosas, integrantes do grupo Amigas do Peito, sobre o enfrentamento ao câncer de mama.
“Há 20 anos, fazendo o autoexame, descobri o nódulo na minha mama esquerda que, posteriormente, através da biópsia, recebi a confirmação de um câncer de mama. Naquela época, receber um diagnóstico de câncer de mama era “uma sentença de morte”. Enfrentei todos os tratamentos, cirurgia, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. Com muita fé, esperança e o apoio de minha família, fui vencendo cada etapa. Desde então, Com muita gratidão a Deus, celebro cada dia como se fosse único, sempre levando a mensagem que câncer de mama tem cura através do diagnóstico precoce”. (Irlanda Carlos)
sultado BI-RADS 4 foi o início de uma caminhada de coragem, fé e esperança. Fiz 28 sessões de radioterapia, 4 quimioterapias (fiquei careca, foi a pior parte) e segui um tratamento com medicação por 5 anos.
Quando achei que aquele capítulo havia ficado para trás, cinco anos e meio depois, em 2013, veio um novo desafio: o diagnóstico de um segundo câncer. Dessa vez, precisei fazer uma mastectomia total, com reconstrução da mama através de uma prótese. Felizmente, não precisei passar novamente por quimio ou radioterapia — apenas seguir um novo tratamento com medicação por mais 5 anos.
Hoje, faço acompanhamento anual e posso dizer, com o coração cheio de gratidão, que estou curada. A doença me ensinou a enxergar a vida com outros olhos, a valorizar cada amanhecer e a nunca perder a fé.
Sou prova viva de que com Deus,
força e esperança, é possível vencer o câncer e renascer ainda mais forte. (Ednê Soares)
“Em 2006, recebi uma notícia que mudaria a minha vida: através de uma mamografia, descobri que estava com câncer de mama. O re-
“Fazer parte do grupo Amigas do Peito é uma das maiores alegrias da minha vida. Conviver com cada uma, partilhar histórias, risadas e aprendizados, renova em mim a fé na vida e me inspira a ser uma pessoa melhor a cada dia.
Mais do que um grupo, somos um movimento de amor e superação. Amigas que se apoiam e se respeitam, independentes de qualquer diferença, unidas pelo afeto e pela força que nasce da amizade verdadeira. Nossa união em prol da luta contra o câncer de mama simboliza coragem, esperança e solidariedade.
Somos amigas além do grupo, ligadas por laços de carinho que o tempo e as dificuldades só fortalecem. Cada encontro é um lembrete
de que juntas podemos transformar dor em força, desafios em vitórias e fé em vida.
Que nossa voz continue ecoando e inspirando outras mulheres a acreditarem que o amor, a amizade e a coragem são, sim, formas de cura.” (Gislane Jácome)
“Aos 49 anos, fazendo meus exames de rotina, através da mamografia, descobri que estava com um caroço no peito. Meu câncer chegou a mim como uma paixão avassaladora, com choros, revoltas e questionamentos. Apressada, tive que cortar o mal pela raiz: retirei um quadrante do meu peito esquerdo, com a mesma rapidez que a paixão chega e depois, de repente, vai embora. Receber um diagnóstico destes era uma sentença de morte. Em Mossoró não tinha a Liga contra o Câncer, tive que ir para Natal fazer meu tratamento por lá.
Resolvi viver e conviver com este câncer dentro de mim, com a
sábado, 18 de outubro DE 2025
cicatriz ainda visível no meu peito, até o chamo de fiel, pois convivemos há 18 anos [kkkk]. Hoje sem choro e com muita alegria por estar viva. Digo sempre que o meu câncer foi muito bonzinho, quietinho, não me perturba mais, foi mais uma paixão que passou na minha vida, como tantas outras. Claro que sempre estou renovando meus exames, revivo tudo novamente e ele lá, sempre mandando lembranças: “retire este sinal, retire a vesícula” e por aí vai... daqui a pouco vou ficar oca, só a carcaça (risos). Conversando com Deus e sempre agradecendo por ter sido em mim, nunca em filhos ou netas. Um detalhe, perdi duas primas para o câncer de mama.” (Vera Lúcia da Escóssia, 67 anos)
Fiquei em acompanhamento de 6 em 6 meses, depois de ano em ano. E até hoje curada, graças a Deus, e não tive recidiva do de mama, porém 20 anos depois (ano de 2021) tive um de tireoide, que não teve relação com o primeiro. Fiz cirurgia, o tratamento com iodoterapia e hoje sigo no acompanhamento. Não tenho histórico familiar.” (Eliane Lins)
“Fui diagnosticada com câncer de mama em 2001, (Exatamente 24 anos atrás). Fiz a mastectomia em Natal e 8 sessões mensais de quimioterapia aqui em Mossoró, no Centro de Oncologia (Hoje, Liga de Mossoró), e 28 sessões de radioterapia na Liga de Natal.
“Em 2006, recebi o diagnóstico de câncer de mama e pensei que minha vida havia mudado para sempre. Mas eu não sabia que aquela notícia me levaria a uma jornada de força, resiliência e superação.
A mastectomia foi um desafio, mas não me defini por ela. O tratamento quimioterápico oral foi difícil, mas eu encontrei forças para continuar. Hoje, posso dizer que estou curada! Graças a Deus, à medicina e à minha determinação, eu venci!
Quero inspirar outras pessoas a não desistir. O câncer pode ser um obstáculo, mas não é o fim. Você é
mais forte do que pensa e pode superar qualquer desafio.
Lembre-se de que você não está sozinha nessa luta. Busque apoio, cuide de si mesma e nunca perca a esperança. E vamos ser felizes!” (Lúcia Negreiros)
“Em julho de 2016 descobri, através de exames de rotina, que estava com um nódulo suspeito. Submetime a um procedimento chamado mamotomia que confirmou o câncer. Em agosto retirei um quadrante. Em setembro fiz mastectomia total da mama direita e reconstrução com prótese de silicone. A auréola foi preservada, mas depois da biópsia, foi necessária uma nova cirurgia para retirada do mamilo. Quando recebi a biópsia do mamilo, ainda havia margens comprometidas. Então fiz radioterapia. Encarei o tratamento com muita resiliência e fé na cura. Embora em um estágio inicial, meu câncer era muito agressivo. Por isso a importância do diagnóstico no início da doença. Tomei remédio durante cinco anos e faço
acompanhamento anual. Tenho histórico de câncer de mama na família. Duas irmãs mais novas que eu já tiveram, mas estão curadas.” (Lucimar Dantas)
“Descobri o câncer de mama em 2008, há 17 anos, justamente no mês de outubro, durante o autoexame. Foi um diagnóstico muito difícil e, desde então, minha vida mudou completamente. Enfrentei cirurgias, incontáveis sessões de quimioterapia, radioterapias, radiocirurgias e todos os desafios que o tratamento impõe. Ainda assim, nunca deixei que o medo fosse maior que a fé.
Após o câncer de mama, surgiram cerca de 17 metástases em locais como o fígado, pâncreas, cerebelo, meninges cerebrais e fêmur. Mesmo assim, sigo firme, confiando em Deus e em tudo o que Ele ainda tem preparado pra mim.
Durante esta caminhada, enfrentei também a queda de cabelo — uma das fases mais difíceis para a maioria das pessoas, especialmente para nós, mulheres. Já passei duas vezes e, atualmente, estou enfrentando a terceira. É um momento delicado, que mexe com a autoestima, mas aprendi a enxergar a beleza que existe além da aparência. Cada fio que cai representa mais uma prova da minha força e da minha vontade de viver.
Nunca cheguei à remissão da doença, mas também nunca deixei de lutar. A cada novo diagnóstico, escolho continuar acreditando e agradecendo, com o coração cheio de esperança. Tenho histórico familiar da doença: alguns tios e tias também enfrentaram o câncer; e
há três anos perdi meu irmão para um câncer de estômago, momento em que eu também passava por um tratamento.
O câncer me ensinou a enxergar a vida com outros olhos, a valorizar cada amanhecer e a perceber o quanto a fé pode ser uma força transformadora. Nada disso, porém, seria possível sem o amor e o apoio do meu esposo, dos meus filhos, da minha mãe, de toda a minha família e dos amigos, que foram e continuam sendo essenciais em cada etapa dessa caminhada. O carinho e a presença deles me dão forças para seguir e tornam o peso da luta mais leve.
Quero deixar uma mensagem a todas as mulheres: cuidem de vocês. Façam o autoexame, realizem a mamografia e não adiem o que pode salvar a sua vida. E àquelas que receberam o diagnóstico, eu digo — não percam a fé. O tratamento pode ser difícil, mas nunca impossível quando se tem esperança no coração.
Enquanto houver vida, há motivo para agradecer e seguir lutando.” (Ariane Carla F. M. Machado)
No Brasil, só em 2025 são estimados 73.610 novos casos de câncer de mama, sendo este tipo de câncer a principal causa de morte em mulheres e o mais incidente entre as brasileiras (excluindo o de pele não melanoma), de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Neles, constam que em 2023 (dado mais recente) foram registrados 20.399 óbitos decorrentes da doença.
No Rio Grande do Norte, no mesmo ano, ocorreram 340 óbitos, com 17,64% deles (60) em Mossoró, conforme levantamento da Liga de Combate ao Câncer de Mossoró, que em 2024 registrou 336 mortes no estado potiguar, mas com a nossa cidade apresen-
tando uma redução na mortalidade (49) e na incidência; foram 159 casos de câncer de mama em 2023 apontados nos Registros Hospitalares de Câncer (RHC), uma redução de 5,35% se comparada a 2019, que registrou 168 casos em Mossoró.
Ao longo de 2024, o SUS realizou 4,4 milhões de mamografias, das quais 4 milhões foram exames de rastreamento em mulheres sem sintomas — mais de 1 milhão delas fora da faixa etária até então recomendada para esse tipo de procedimento (50 a 69 anos).
O levantamento do Inca mostra uma tendência positiva em relação às faixas etárias: entre 2000 e 2023, houve redução proporcio-
nal na mortalidade por câncer de mama na população feminina de 40 a 49 anos.
A campanha Outubro Rosa 2025 foca na prevenção, diagnóstico precoce e no autocuidado contra o câncer de mama, com ações em todo o país. Pela relevância do tema e pela necessidade de mais e mais esclarecimentos sobre o câncer de mama, DOMINGO conversou com a mastologista Dra. Gabriela Jácome sobre prevenção e diagnóstico precoce, fatores de risco e estilo de vida, tratamentos e perspectivas, aspecto emocional e acolhimento. Confira:
Jornal de Fato
Quais são hoje os principais avanços na detecção precoce do câncer de mama e como as mulheres podem incorporar o autoexame e os exames de imagem à rotina de cuidados?
O exame de rastreio para detectar o câncer de mama precocemente continua sendo a mamografia. Hoje, temos máquinas mais modernas com acurácia melhor, mas esse exame é insubstituível e deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos. O autoexame é um excelente aliado para autoconhecimento, mas não funciona como exame de rastreio. Deve ser realizado se a paciente se sentir confortável em fazer, mensalmente após a menstruação ou em datas semelhantes no período da menopausa.
Além da genética, quais fatores de risco têm mais impacto no surgimento do câncer de mama e que mudanças de hábitos realmente ajudam na prevenção?
Temos fatores de riscos hormonais como primeira menstruação muito cedo, menopausa tardia, não gestação, não amamentação e fatores de sociais como tabagismo, alcoolismo, obesidade e estresse. Os hábitos de vida são as escolhas que podemos fazer pra ajudar na prevenção: prática de atividade física regular, alimentação balanceada, não fumar, evitar bebida alcoólica, ter uma vida menos estressante.
O tratamento do câncer de mama evoluiu muito nas últimas décadas. Quais são as principais inovações terapêuticas disponíveis atualmente e como elas influenciam na qualidade de vida das pacientes? Estão disponíveis pelo SUS?
O tratamento do câncer de mama é totalmente individualizado, temos grandes avanços da indústria
DRA. GABRIELA JÁCOME, Mastologista
farmacêutica, com medicações cada vez mais específicas para cada tipo de câncer. O SUS fornece todo o tratamento, medicamento e cirúrgico, além do acompanhamento com todos os profissionais necessários, temos medicações adequadas e com grandes resultados curativos. A qualidade de vida no tratamento e pós-tratamento está relacionada com a fase que diagnosticamos o câncer, quanto mais precoce a descoberta, mais leve será o tratamento. Por isso o grande incentivo em exames de rastreio.
O diagnóstico ainda é um momento de muito medo e incerteza. Como o suporte emocional
e o acompanhamento multidisciplinar ajudam a mulher a enfrentar o tratamento com mais segurança e esperança?
Essa é a única certeza que conseguimos ofertar, nossos pacientes não estarão sozinhos. As incertezas farão parte do processo, mas quando estamos em equipe, conseguimos deixar mais leve e quando falo em equipe somos nós profissionais da saúde, familiares, amigos, e bons corações que elas têm por perto.
Para aGenDamento De consultas e informações siGa @dragabrielajacome
A R t UR L EI t E
Expositor Espírita prea838998@gmail.com
“Não cobiçarás a casa do teu próximo.” (Êxodo; 20, 17).
Na tradição judaico-cristã, a inveja é um dos sete pecados capitais. Esse sentimento pode ser considerado um vício, pois desvia o foco das conquistas e talentos que deveriam ser valorizados, levando à ambição pelo que o outro possui.
A inveja esteve presente em grandes tramas da humanidade, desde os tempos mais remotos da civilização. Na Bíblia, narra o autor, o drama dos irmãos Caim e Abel; na mitologia egípcia, conta-se sobre o conflito dos irmãos Set e Osíris. Set, o deus do caos, da guerra e do deserto, assassinou seu irmão Osíris, o deus do submundo e da fertilidade, por inveja do reino fértil e próspero de seu irmão Osíris, enquanto seu próprio domínio era o árido deserto.
Como pode se ver, mesmo entre pessoas queridas, a sombra da inveja atinge seus corações; acontece mesmo entre mãe e filha. Às vezes, entre amigas, fazem certas aquisições juntas, mas aqui e acolá surge uma colocação de recriminação, apontamentos mais das vezes amargos, e avoluma-se a ponto de se detestarem por coisas bobas que fazem parte do cotidiano.
A inveja desencadeia outros sentimentos tanto internos, como: desgosto, raiva e injustiça, podendo evoluir para o ódio e rancor; quanto externos, como nos diversos ambientes de trabalho, do lar e sociais: A inveja pode prejudicar a colaboração e a produtividade, gerando um clima de competição e ressentimento. O invejoso se torna portador de fofocas,
comentários prejudiciais e até mesmo pratica ações destrutivas contra a pessoa alvo da inveja.
Sendo sentimento milenar, vem sendo motivo de estudos nas áreas da psicanálise e pela psicologia, tendo como diagnósticos, em sua maioria, como um típico de alguém que possui uma baixa na autoestima e que é portador de falta de confiança. Comumente é agressivo, pois se mostra primitivo em sua essência.
Os portadores de tal comportamento podem fugir à lucidez nas atitudes, o que os torna pessoas de certo perigo, que, de fato, para tirar o brilho ou prazer do outro, pelo qual, na sua maldade, sentem-se ameaçados em sua segurança e sucesso, tornam-se capazes de destruí-lo, mesmo conscientes de que não serão possuidores do que é motivo de inveja. Porém, para ele, já conseguiu seu intento, que é mais importante que a posse, que outro não seja feliz nem goze do prazer de sua conquista.
O invejoso não está preocupado em ter o que não pode possuir. Ele não quer que o outro tenha, pois seu maior sofrimento é ver o sucesso do outro.
Há uma fábula que conta sobre o vagalume que estava no afã de acender seu facho e apagá-lo. Sua luz brilhava por segundos e apagava, para logo mais tornar a brilhar. Uma cobra, que se encontrava nas proximidades, observou aquela luz acendendo e apagando e se esgueirou até onde se encontrava o autor de tal proeza. Quando estava prestes a desferir o bote, foi percebida pelo minúsculo inseto, que alçou voo e escapou de ser abocanhado. No entanto, a cobra deslizou rapidamente e foi ao alcance dele. E assim ficaram: ele voava e pousava. Ela o seguia e tentava abocanhá-lo. Finalmente, o vaga-lume pousou e disse para a sua perseguidora:
— Dona cobra, pare um pouquinho. Desejo fazer uma pergunta: pode me di-
zer se, por acaso, eu pertenço à sua cadeia alimentar?
— Não — disse, sibilante, o réptil. E preparou-se para atacá-lo.
— Espere aí, senhora. Diga-me: por acaso eu lhe fiz algum mal?
— Não — tornou a falar a cobra. Cansado e impaciente, o vaga-lume perguntou:
— Pode me dizer, então, por que é que a senhora quer me abocanhar?
— Muito simples — disse ela. É que você brilha.
Peço licença para transcrever parte de uma dissertação moral ditada pelo espírito de São Luís na revista espírita, edição de julho de 1858:
“[...] Vede este homem. Seu Espírito está inquieto, sua infelicidade terrena chega ao auge: inveja o ouro, o luxo, a felicidade aparente ou fictícia de seus semelhantes; seu coração está devastado, sua alma surdamente consumida por essa luta incessante do orgulho, da vaidade não satisfeita. Ele carrega consigo, em todos os instantes de sua miserável existência, uma serpente que alimenta e que lhe sugere incessantemente os mais fatais pensamentos: “Terei essa volúpia, essa felicidade? Tenho tanto direito a isto quanto aqueles; sou um homem como eles, por que seria eu deserdado?”
Ele se debate na sua impotência, vítima do horrível suplício da inveja [...].
A inveja é uma das mais feias e lamentáveis misérias do vosso globo. A caridade e a constante emissão da fé extirparão todos esses males, que desaparecerão, um a um, à medida que se multiplicarem os homens de boa vontade que virão [...}.”
Somente a dedicação ao próximo, investindo na autoestima, cultivando o autoamor ao lado da autoconfiança e fé em Deus, o homem será capaz de promover a saída deste mundo moralmente primitivo em que a humanidade estagia.
o milkshake caseiro de chocolate é uma receita incrível para quem gosta de sorvete, pois ela leva basicamente sorvete de chocolate e leite. Para misturar tudo, é só utilizar um liquidificador, garantindo que o milkshake fique bem cremoso. Na cobertura, uma camada generosa de chantilly vai fazer toda a diferença.
Deu água na boca? Então veja como é simplesprepararestareceitademilkshake caseiro de chocolate e experimente servir
nos dias mais quentes como sobremesa ou lanche: sucesso garantido. Aprenda o passo a passo completo a seguir:
Milkshake caseiro de chocolate
• 5 bolas de sorvete de chocolate
• 200 mililitros de leite gelado
modo dE prEparo
Milkshake caseiro de chocolate
1. 1No liquidificador, coloque o sorvete e o leite.
2. 2bata bem até os ingredientes se misturarem e o milk-shake caseiro de chocolate ficar bem cremoso.
3. 3Sirva o milkshake caseiro de chocolate em duas taças a calda de sua preferência.
Coloque chantilly em cima do milkshake caseiro de chocolate para finalizar.
Jornal de Fato • sábado, 18 de outubro de 2025
>> “Três Graças” marca retorno de Aguinaldo Silva à Globo após cinco anos
Destaques das séries e conteúdo “on demand”
> Novidade no catálogo da Netflix, "Splinter Cell: Deathwatch" é uma animação inspirada na clássica franquia de espion agem da Ubisoft. A série acompanha Sam Fisher, um agente de operações secretas que trabalha para a divisão do governo dos Estados Unidos The Fourth Echelon. Na trama, quando um jovem agente é ferido e pede sua ajuda, Fisher retorna à ação mais forte do que nunca. O elenco reúne vozes de Liev Schreiber, Kirby Howell-Baptiste e Janet Varney.
Vida simples (Globoplay, seg, dia 20) exibido originalmente em 2009, o seriado "tudo Novo de Novo" estreia no Globoplay. Na trama, Clara (Júlia Lemmertz) é uma arquiteta que vive com os dois filhos, cada um de um casamento. diferentemente dos seus ex-maridos, Clara não consegue engatar em uma nova relação com medo da complicação na cabeça dos filhos que ela possa vir a criar. até que ela conhece o engenheiro Miguel (Marco ricca), por quem desperta grandes interesses. os dois começam a descobrir que têm mais coisas em comum do que imaginam, e decidem se ajudar para tentar construir uma história.
Pelos filhos (Netflix, ter, dia 21)
Produção da Netflix México, "Ninguém nos Viu Partir" apresenta uma jovem mãe (tessa Ía) que enfrenta uma dura situação ao ter seus filhos sequestrados pelo ex-marido como forma de vingança por um romance proibido. Na trama, em meio a profundo desespero para recuperar as crianças, a mulher ainda precisa enfrentar preconceitos e empecilhos da lei para conseguir estar perto dos filhos. Isso tudo destacando um forte conflito entre duas famílias poderosas judaicas da década de 1960.
Ação em família (HBO Max, qua, dia 22)
Com produção da Giros Filmes, a sitcom "Clube spelunca" chega ao Hbo Max. a trama acompanha a trajetória de uma família da Zona Leste de são Paulo, liderada por uma avó carismática (Neusa borges), dona do tradicional Clube spelunca, espaço cultural em decadência. após uma série de fracassos nos negócios da Faria Lima, digão (eddy Jr.) retorna para casa e assume a gerência do clube. o inesperado sucesso na noite de reabertura reacende as esperanças da matriarca, que convoca toda a família para trabalhar no empreendimento, enquanto o protagonista aposta em estratégias ousadas para recuperar o prestígio do local. No elenco, antônio Pitanga, Leilah Moreno e agyei augusto. a direção é assinada por silvio Guindane.
Leis da atração (Prime, qui, dia 23) terceiro filme da franquia "Minha Culpa", baseada na trilogia de livros de Mercedes ron, em "Nossa Culpa", Nick (Gabriel Guevara) e Noah (Nicolle
Wallace) estão separados há quatro anos e seguiram caminhos diferentes após a briga terrível que tiveram na festa da mansão Leister. eles são obrigados a se reencontrarem no casamento dos amigos Jenna (eva ruiz) e Lion (Vitor Varona), do qual ambos são padrinhos e o evento fica tão repleto de tensões que eles não conseguem controlar.
Muito dinheiro (Apple TV+, sex, dia 24) a comédia "Fortuna" estreia sua terceira temporada no apple tV+. estrelada pela premiada atriz Maya rudolph, a série aborda a vida de Molly Wells, uma bilionária que, após se divorciar de um magnata da tecnologia e receber um acordo de us$87 bilhões, decide repensar a sua vida e se dedicar à filantropia. a nova temporada retoma o que aconteceu no final da segunda, quando Molly e seu fiel assistente Nicholas (Joel Kim booster) decidem fugir em seu jato particular depois de enfrentar críticas de outros bilionários por suas ações filantrópicas. ao mesmo tempo, Molly vive um impasse romântico com seu colega arthur (Nat Faxon), o que promete render mais reviravoltas. No elenco, Michaela Jaé rodriguez e ron Funches.
principal / “Três Graças”
marca retorno de Aguinaldo Silva à Globo após cinco anos
Atrama de “Três Graças”, próxima novela das nove da Globo, estreia agora, no próximo dia 20 de outubro. No entanto, a história criada por Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva nasceu bem antes. A inspiração para o enredo veio de uma experiência de quase 20 anos. Aguinaldo escrevia “Duas Caras”, exibida em 2007, quando visitou uma maternidade pública. E ele ficou muito impressionado pela quantidade de adolescentes grávidas no local, sem o apoio dos pais dos bebês. “A trama fala de três mulheres que foram mães muito cedo, aos 15 anos, não tiveram apoio dos pais das crianças, foram à luta e passaram por situações extremas. Mas levam uma vida muito parecida com a vida dos nossos espectadores. Ou seja, elas batalham, são otimistas, têm fé no futuro e se envolvem com histórias típicas de um folhetim. É uma ficção que tem o privilégio de poder se inspirar na realidade”, aponta o consagrado autor, que retorna à Globo após cinco anos.
O folhetim acompanha os desafios que movem Gerluce, papel de Sophie Charlotte, e o dia a dia intenso dessa mu-
lher forte, esperançosa e de pensamento positivo, numa São Paulo que abriga milhões de brasileiras como ela. Moradora da Chacrinha, comunidade fictícia na capital paulista, Gerluce integra uma família de mães solo, as três Graças: é filha de Lígia Maria das Graças, de Dira Paes, e mãe de Joélly Maria das Graças, vivida por Alana Cabral. Gerluce abdicou dos seus sonhos, entre eles o de cursar uma faculdade, para se dedicar à criação de Joélly, na intenção de garantir a ela um futuro promissor, diferente do seu e de sua mãe. Mas, quando a gravidez da adolescente se confirma, ela fará de tudo para impedir que a filha desista dos seus projetos e ambições. “‘Três Graças’ é uma história sobre o bem e o mal. O bem é o amor, o mal é o desamor. O bem é reconhecer o valor das coisas; o mal é atribuir valor equivocado. A novela fala de amor, esperança e da possibilidade de que o bem – como ideia e como sentimento – triunfe sobre o mal”, explica Luiz Henrique Rios, que assina a direção artística da novela. Em meio a uma rotina exaustiva, que encara com otimismo, Gerluce faz o possível para proteger e incenti-
var a filha a cursar uma faculdade. E como Lígia precisou se afastar do trabalho de cuidadora de Josefa, de Arlete Salles, por causa de uma doença pulmonar grave, Gerluce assumiu o posto da mãe na mansão de Arminda, interpretada por Grazi Massafera. Lá será onde, por uma coincidência do destino, vai descobrir que sua mãe é vítima de um esquema de falsificação de remédios em que a Arminda está envolvida. “Existe uma injustiça muito grave sendo cometida contra a comunidade dela, que está recebendo remédios falsos. E o que a Gerluce vai fazer com essa informação? Ela precisa cuidar da mãe, é esteio da família naquele momento. Ao mesmo tempo, é perigoso mexer com gente tão poderosa. Existe um desafio sobre como agir e quais caminhos seguir”, analisa Sophie.
Arminda e Santiago Feret-
te, papel de Murilo Benício, entram na mira de Gerluce. A fundação do vilão recebe verbas milionárias para adquirir os medicamentos e entregar gratuitamente em suas farmácias. Porém, os remédios são revendidos no mercado clandestino por um valor abaixo da tabela e com pagamento em dinheiro vivo – daí as sacolas cheias de notas que são guardadas dentro da escultura As Três Graças. Para realizar a distribuição dos medicamentos à população carente, Ferette montou uma fábrica, onde produz os placebos feitos de farinha que substituem os comprimidos de verdade. “A relação entre Ferette e Arminda existe há um tempo e eles são parceiros de crime. Formam uma dupla muito ardilosa de vilões, carregada de segredos. Eles têm o rabo preso um com o outro justamente porque dividem esses segredos”, explica Murilo.
close / Heloísa Jorge celebra mistura de fantasia e ficção científica na pele da dedicada Carol de “Vermelho Sangue”, do Globoplay
Acostumada a personagens mais urbanas e realistas, Heloísa Jorge se encantou com o projeto de “Vermelho Sangue” justamente por sair da mesmice e abraçar a fantasia. Misturando ficção científica com drama familiar, o texto assinado por Cláudia Sardinha e Rosane Svartman utiliza a mutação genética como metáfora para os desafios de ser diferente em uma sociedade que valoriza a padronização. Na trama, Heloísa é Carol, uma respeitada cientista e mãe solo que se vê dividida entre a busca por uma cura genética e o desafio de criar Luna, protagonista de Letícia Vieira, sua filha com uma mutação que a transforma em uma quimera entre lobo e mulher, chamada de lobimoça. “A Carol é uma mulher obstinada, muito comprometida com o trabalho, mas tudo o que ela faz é pelo amor que sente pela filha. Ela quer protegê-la a todo custo, e isso às vezes a torna controladora, mas é tudo movido por um amor incondicional”, analisa.
Gravada ao longo do segundo semestre de 2023, Heloísa entrou no projeto a convite da diretora Patrícia Pedrosa, com quem já havia trabalho no seriado “Cine Holliúdy” e no especial de fim de ano “Juntos a Magia Acontece 2”. “Patrícia é uma diretora muito cuidadosa e criativa. Fiquei muito lisonjeada por ela lembrar de mim para viver a Carol e confiei plenamente em sua visão para transformar toda a magia e suspense da história em imagem. E acho que o resultado final é bem impressionante”, elogia a atriz que, por conta das sequências cheias de ação e carregadas de efeitos visuais, teve de passar por um processo mais intenso de preparação ao lado do restante do elenco. “Tivemos palestras sobre genética e mutação, aulas de biodinâmica e passamos por uma vivência de laboratório para nos familiarizar com as ‘traquitanas’ que usamos em cena. Foi uma preparação totalmente diferente de tudo o que já tinha feito”, detalha.
Paralelamente, a construção física do elenco principal também começou a se desenvolver dentro dos Estúdios Globo. “A parte mais complexa foi a rotina intensa para entender e aprender a coreografia de luta, tudo para passar verdade nas muitas sequências de confronto e perseguição”, detalha. Com tudo pronto, elenco e equipe partiram em direção ao estado de Minas Gerais, onde as gravações passaram por locações como o Parque Nacional da Serra da Canastra e o Santuário do Caraça. A convivência diária e intensa acabou aproximando Heloísa e Letícia, criando a cumplicidade necessária para interpretarem mãe e filha na ficção. Além disso, uma relação de amizade e admiração fora dos estúdios também se firmou. “Foi a estreia da Letícia na tevê. Ela chegou com muita garra, vontade e sangue nos olhos. É muito bonito ver uma atriz
nascer. Então, fui presenciando a cada dia, no set, o crescimento e o desenvolvimento dela, como intérprete e como mulher também”, ressalta. Nascida em Angola e radicada no Brasil desde os 10 anos de idade, Heloísa se aproximou das Artes Cênicas quando ainda morava em Salvador, onde ficou até os 28 anos. Disposta a investir na atuação, ela se mudou para o Rio de Janeiro e logo estreou na tevê no remake de “Gabriela”, de 2012. A visibilidade em uma trama da Globo acabou rendendo a Heloísa um convite para protagonizar “Jikulumessu: Abre o Olho”, premiada novela angolana que fez com que a atriz passasse uma temporada em seu país natal. De volta ao Brasil, ela participou de produções como “Liberdade, Liberdade”, “A Dona do Pedaço” e “Sob Pressão”, onde viveu a enfermeira Jaqueline por duas temporadas.
ponto de vista / “The Voice Brasil” retorna no SBT em parceria com a Disney, mas carrega limitações herdadas da Globo e dificuldade em se renovar
Quando uma emissora aposta em um formato já descartado por outra, o desafio é claro: justificar o resgate com novidades que façam sentido. O “The Voice Brasil”, agora uma parceria entre Disney+, SBT, Formata e Boninho, que também assina a coprodução e direção artística do projeto, tenta fazer isso após mais de uma década de exibição na Globo. Mas, ao menos nos dois primeiros episódios, o programa ainda parece preso ao passado.
Criado pela neerlandesa Endemol em 2010 e exibido no Brasil pela primeira vez em 2012, o “The Voice Brasil” virou sinônimo de talentshow musical, ganhando versões para crianças, com o “The Voice Kids”, e para concorrentes idosos, com o “The Voice +”. Com grande investimento da Globo, nomes como Lulu Santos, Ivete Sangalo, Daniel, Claudia Leitte e Michel Teló emprestaram prestígio à bancada de técnicos. Tiago Leifert – hoje de volta como apresentador no SBT – esteve à frente das suas dez primeiras edições. Mas, com o tempo, a franquia se desgastou, sem revelar grandes fenômenos musicais. Em 2023, a Globo deci-
diu se despedir do formato, mirando em uma nova proposta de reality musical autoral, surgindo então o “Estrela da Casa”.
O SBT, ao lado da Disney, tenta transformar esse fim em recomeço. Além de Leifert e da direção a cargo de Boninho, outro nome fortemente associado à Globo, a nova bancada de técnicos reúne Mumuzinho, que já esteve na franquia quando pertencia à emissora concorrente, acompanhado de Péricles, Duda Beat e da dupla Matheus & Kauan. Músicos bem escalados, que inclusive se mostram seguros em suas funções e
têm carisma. Mesmo assim, o público que conhecia o programa da Globo se depara com uma estrutura muito similar. Há mudanças pontuais, como o conteúdo exclusivo pós-programa no Disney+, que promove reencontros entre técnicos e participantes, com escolha até de uma Voz da Noite – esses momentos, aliás, são a principal e melhor novidade. Mas nada que transforme a experiência de assistir ao “The Voice Brasil”.
O cenário tem qualidade, mas não ostenta tanto quanto o da Globo — o que não compromete o visual, mas denota,
talvez, um orçamento mais comedido. As primeiras audições renderam média de 4 pontos de audiência na Grande São Paulo, número modesto diante de uma proposta ambiciosa. E há escolhas questionáveis: em meio a cantores desconhecidos, já surgiram nomes como o neto de Mussum, artista indicada ao Grammy e compositor de hit nacional. Não se trata de deslealdade, longe disso. Mas soa como certo desequilíbrio na proposta de revelar talentos. Felizmente, momentos como o de um funcionário de supermercado do Rio de Janeiro emocionam e dão o tom que o “The Voice Brasil” merece seguir. De qualquer forma, com formato engessado por natureza e poucas novidades estruturais, o programa ainda não se coloca como ameaça à Globo. Ao contrário: parece um lembrete do que ela escolheu deixar para trás.
s egunda - túlio comemora a conquista da vaga no hospital com Lauro, e se hospeda na pensão de Margarida. Medeia chega a s ão Paulo e afirma a Candinho e a sdrúbal que está à procura de Maria d ivina. tamires demite d ita. Maria d ivina deixa o dancing e pede ajuda a d ita. e rnesto pede ajuda a Zulma para enganar Paixão. a delina comenta com Quitéria que Inês está hospedada na casa de Celso. s andra lê as notícias sobre sua suposta morte. Celso e as crianças se empenham na busca por e stela. Jorge sofre um engasgo, e e stela o socorre.
s egunda - b árbara e Marlon discutem. r yan é abordado por azzy. davi pede dicas a Marlon para se aproximar de b árbara. Filipa decide pintar o quarto de sofia, e samuel afirma que não desistirá da guarda da irmã. Nina sente ciúmes de d anilo com Filipa. Jaques ameaça danilo. sofia brinca com rosa, que tem um episódio de esquecimento. Começa o processo de guarda de sofia. Leo anuncia a sofia que ela retornará para a casa de sua família.
terça - s imbá se machuca, e inventa para Candinho que Policarpo o atacou. Paula se preocupa com a aproximação entre e stela e túlio. Quitéria anuncia a Zulma que s imbá ficará em recuperação na casa de Candinho, e ela tem uma ideia para se instalar na mansão. Maria d ivina revela a Medeia que sua esmeralda foi roubada. Celso garante a s abiá que não é o pai de s amir. s andra exige que Inês procure e rnesto. Zulma presta queixa contra Policarpo. e stela pede para ser chamada de a nabela, até que recupere sua memória.
terça - sofia se desespera com a ideia de morar com Jaques e pede que Leo fuja com ela. Vespa ameaça ryan ao ver a movimentação para a gravação de um clipe com azzy. ryan pede Kami em namoro. Jussara se encanta com o novo comportamento de alan na igreja. Marlon vê ryan e Kami juntos. rosa teme que s ofia não volte para casa. rosa convida Yara para ir à mansão, e Leo se preocupa. Jaques finge para Leo que está revendo seus comportamentos. Leo recebe a resposta positiva de sol para o lançamento de sua campanha. s amuel lembra Leo da audiência pela guarda de sofia.
Quarta - Candinho e d ita acompanham Poli carpo à delegacia, e Carmem alerta Zulma. s dra surpreende e rnesto com um beijo. Candinho pede que d ita peça ajuda a a sdrúbal e Celso ra libertar Policarpo. d ita e tamires sentem perfume de s andra, e Celso e e rnesto disfarçam. a nacleto questiona as intenções de Picolé com Maria Pureza. s amir e as crianças confrontam s imbá sobre a prisão de Policarpo. Maria d ivina pede ajuda a Manoela para permanecer em Paulo. túlio descobre que e stela é enfermeira. e stela tem uma lembrança de seu afogamento.
Quarta - Leo garante a samuel que vai conseguir conciliar a audiência pela guarda de s ofia com lançamento de sua campanha. Marlon confronta Kami sobre ryan. sofia fica entristecida, e Leo preocupa. b reno sente ciúmes da campanha lançamento da coleção de Leo. Incentivado Filipa, Jaques faz uma apresentação musical rua. Gilmar procura bárbara a pedido de davi. Filipa pede que Jaques se desculpe das humilhações fez Leo passar. Leo faz uma lista de todas as falca truas de Jaques, e b reno acaba transmitindo conversa ao vivo em seu perfil na rede social.
segunda - Gerluce demonstra preocupação com a possibilidade de Joélly estar grávida. Viviane lembra a Gerluce da amizade que as une. arminda destrata Claudia e o filho raul. Joélly percebe que Gerluce conhece o motorista do ôni bus de nome Gilmar. Gerluce desconversa quando Joélly se interessa em saber o nome de seu pai. Paulinho não entende o fato de Juquinha querer ser policial. Kellen tenta tranquilizar Lígia ao perceber que ela está preocupada com a neta. arminda sente ciúmes da forma como Ferette olha para a escultura que ocupa um dos quartos da casa. Joélly descobre que está grávida e se nega a dizer o nome do pai do bebê.
terça - arminda repreende Gerluce com severidade. Josefa conta a história da escultura das três Graças para Gerluce. raul fica assustado com a possibilidade de ser pai. raul relembra como conheceu Joélly, ao entrar na casa de Lígia. uma cliente da farmácia comenta com Viviane que os remédios cedidos pela Fundação Ferette não fazem efeito. Viviane avisa a edilberto que muita gente que toma os remédios da fundação tem piorado. Zenilda conta a arminda que desconfia que o marido tenha uma amante. Macedo manda edilberto cuidar de Misael ao ver o viúvo xingando Ferette na porta do evento em homenagem ao dono da fundação.
Quarta - Gerluce apoia Joélly. Josefa diz a Ger luce que a escultura as três Graças é autêntica vale uma fortuna. Gerluce comenta com Lígia que, segundo Josefa, rogério não cometeu suicídio. Paulinho pensa em Gerluce. Leonardo reclama jeito de Lorena. arminda aparece mexendo na tátua, que abriga uma quantia grande de dinheiro. Paulinho aborda Gerluce e afirma que gostaria conhecê-la melhor.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora divulgou o resumo do capítulo.
Polis anCandinho pasentem o disfarçam. com confrontam ivina s ão enfermeira. afogamento.
conseguir com o confronta Leo se campanha de por musical na Filipa que falcatransmitindo a
Quinta - a sdrúbal visita Candinho e Policarpo. túlio revela a Lauro e Celso que encontrou e stela. Inês planeja afastar s andra de e rnesto. Celso exige que s imbá conte a verdade sobre Policarpo para o delegado. Medeia procura pelo mapa das esmeraldas nos pertences de a sdrúbal. Margarida inventa para Lúcio que conhece a damo a ngel. o lga pede que tamires a deixe trabalhar no dancing. Zenaide conhece Pombinha, mãe de s abiá. d ita questiona e rnesto sobre o paradeiro de e stela. a raújo convida Haydée para sair. s ônia e Picolé combinam seu retorno para s ão Paulo.
Quinta - Jaques assume suas falcatruas contra Leo, e d avi assiste à live transmitida por b reno. breno se desespera ao perceber que fez uma transmissão ao vivo da conversa entre Leo e Jaques. Ivy afirma que davi está apaixonado por bárbara. breno pede que Caco volte para casa. sofia acredita que Leo é culpada por sua volta para a mansão. s amuel confronta Jaques pela morte de abel, e Filipa se impressiona com o descontrole do cunhado. Jaques tem um pesadelo com abel. b árbara afirma a romano que deseja participar do esquema de Heidegger. danilo se incomoda com a forma como Jaques fala de Filipa para ricardo.
Gerautêntica e que, suicídio. reclama do esdinheiro. gostaria de
Quinta - Misael promete vingar a morte da mulher, diante do túmulo. Misael pede abrigo para Joaquim. Ferette diz a Zenilda que a polícia parou de investigar a morte de rogério, uma vez que o ex-sócio deixou um bilhete provando que cometeria suicídio. Joaquim avisa a Misael que o amigo corre perigo se descobrirem que ele está vivo, e deixa claro que não quer saber de Lígia e Gerluce. Viviane avisa a Gerluce que viu Joélly na rua. raul é seguido por um rapaz da comunidade. Josefa ajuda Gerluce a enganar arminda para que a cuidadora possa ir atrás da filha, que sumiu. Gerluce liga para Paulinho para pedir ajuda. Kellen procura Joélly.
não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
s exta - Celso revela a e stela sua verdadeira identidade. Medeia encontra o mapa das esmeraldas. s andra pede que Inês se afaste. túlio confessa a Celso que se apaixonou por e stela. e stela sofre ao pensar em voltar para s ão Paulo com Celso. d ita sugere que Margarida se aconselhe com a sdrúbal sobre a damo a ngel. Lauro anuncia a Manoela e a nabela que e stela foi encontrada. túlio sofre com a partida de e stela. Zulma e as crianças ajudam e rnesto a enganar Paixão. d ita tem uma ideia para ajudar Maria d ivina. Quincas decide se tornar padre.
sexta - samuel decide doar as peças de Mianmar e fazer um comunicado oficial sobre a situação da b oaz, e r icardo o admira. s ofia volta a falar normalmente com Leo e diz que Leoa quer dizer mãe. Chega o dia da audiência pela guarda da menina. Filipa afirma a samuel que deseja cuidar de sofia. b reno, Caco, s tephany e Leo organizam o desfile de lançamento da nova coleção. Leo dá seu depoimento na audiência. a juíza concede a guarda de sofia para Filipa, e Jaques comemora. Jaques pede que Isabela volte para Portugal.
s ábado - e stela tem uma crise, e Celso a leva para o hospital. d ita faz uma surpresa para Candinho. Margarida/a damo se apresenta a Lúcio na rádio. Paixão fica satisfeito com o suposto bom comportamento de e rnesto com as crianças. Lauro diz a Celso que e stela precisa de um tempo para retomar sua vida. tamires confessa a o lga que gosta de Celso. d ita propõe ir com a nabela ao hospital visitar e stela. Paula se preocupa com o estado de túlio. Cunegundes se nega a repartir as esmeraldas com Medeia, que decide rasgar o mapa.
s ábado - Leo convoca o coral de s tephany e dara para o lançamento de sua coleção, e todos se emocionam. danilo aceita tatuar Nina, e os dois se beijam. Filipa se surpreende com a partida súbita de Isabela para a europa. sofia afirma que não quer voltar para a mansão e pede para ficar com Leo. samuel conforta a irmã. Kami e ryan ficam juntos. todos comemoram o sucesso do evento idealizado por Leo. Castanho retorna o trabalho e apoia Marlon. Isabela se despede de Filipa, e aconselha a filha a não confiar totalmente em Jaques. Leo confronta s amuel ao ouvi-lo dizer para s ofia que ela não é sua mãe.
sexta - Kellen consegue convencer bagdá a não atentar contra raul e Joélly, ao contar quem é o pai da jovem. raul é seguido por dois garotos do bando de bagdá e consegue se abrigar na casa de Joélly. Paulinho e Gerluce não acreditam na história que Joélly conta sobre seu paradeiro. arminda discute com raul, e precisa se colocar diante da estátua para se acalmar. Paulinho comenta com Juquinha que percebeu que a filha de Gerluce esconde algo da mãe. Joaquim observa Gerluce de longe. Gerluce se desespera ao ver sua mãe desacordada.
sábado - Lígia desperta, e Gerluce comenta com Viviane que os remédios da farmácia da Fundação Ferette não estão fazendo efeito para a mãe. Viviane demonstra preocupação e aconselha um exame toxicológico em Lígia. Josefa deixa todos assustados ao dizer que viu rogério em casa. bagdá descobre que a família de raul tem posses. Ferette manda arminda levar Josefa para um asilo. Gerluce é hostilizada pela aproximação de Gilmar. Viviane tenta acalmar Leonardo ao ficar presa com ele no elevador do prédio da Fundação. Gerluce ignora a mensagem de Gilmar. Joaquim conversa com Misael sobre a paternidade de Gerluce.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
cinco perGuntas / Dhu Moraes celebra bom momento na carreira e o reencontro com a maternal Manoela, de “Êta Mundo Melhor!”
Dhu Moraes gostou tanto de interpretar a amorosa Manoela em “Êta Mundo Bom!”, de 2016, que demorou a se desvencilhar da personagem. Além do carinho do público nas ruas e redes sociais por conta da novela, a intérprete sentia falta da leveza e diversão que marcaram os bastidores. Por isso, foi com muita empolgação que ela recebeu o convite para voltar a viver a personagem em “Êta Mundo Melhor!”, atual novela das seis. Neste retorno, Manoela e sua sobrinha, Dita, protagonista de Jeniffer Nascimento, agora moram em São Paulo e encaram o cotidiano agitado de uma cidade grande. “Manoela me marcou muito como atriz. É uma personagem afetuosa, maternal e hilária, que rende cenas muito divertidas. Então, retomar esse papel foi realmente algo inesperado e incrível para mim”, elogia.
Natural de Itaboraí, região metropolitana do Rio, Dhu é um símbolo de resistência artística e uma atriz seminal da tevê brasileira. A estreia foi em 1970, na mítica “Irmãos Coragem”. Ao longo da década, entretanto, ela se afastou do vídeo para investir no teatro e na carreira musical como integrante
do grupo As Frenéticas, grande nome da era Disco no Brasil. Com a dissolução do grupo, em meados dos anos 1980, Dhu passou a se dedicar mais a tevê, participando de produções como “Roque Santeiro” e a primeira versão de “Sinhá Moça”. Com passagens pelo SBT e Record, a atriz tem participado cada vez mais de produções do streaming em plataformas como Netflix, Disney+ e Globoplay.
P – Quase uma década separa “Êta Mundo Bom!” de “Êta Mundo Melhor!”. Como é voltar ao universo da trama?
R – Desde que começaram os rumores de uma continuação da história eu já fiquei muito empolgada e apreensiva, já que adoraria participar, mas ninguém sabia muito
bem quais personagens retornariam. Nas redes sociais começou uma torcida para que a Manoela e a Dita estivessem na nova trama. As histórias de “Êta Mundo Bom!”, com toda a mensagem de esperança em dias melhores, tocaram fundo no coração do público.
P – E como recebeu o convite?
R – Foi uma festa. Fiquei feliz com a possibilidade de reencontrar essa personagem tão querida, e mais ainda depois de saber os rumos da minha Manoela e da Dita (Jeniffer Nascimento).
P – Por quê?
R – Com a Jeniffer virando protagonista, a Manoela ganhou mais destaque nessa nova história. Vibrei muito com esse momento da Jeni-
ffer. A gente se deu muito bem nos bastidores da primeira novela. Ela era uma menina e agora é uma mulher. É lindo acompanhar esse crescimento dela e trabalhar juntas de novo, agora em novas aventuras.
P – Dita e Manoela saíram da roça e agora vivem na cidade grande. Como foi a preparação para esse novo momento das personagens?
R – O texto é riquíssimo. Tivemos uma imersão pelos costumes dos anos 1950 e essas personagens representam bem o contraste da simplicidade das pessoas que vêm do interior com o requinte e rapidez de uma cidade em ebulição como São Paulo. A base para minha construção desse momento da Manoela é o sentimento de coragem, para acompanhar a sobrinha e mudar de vida.
P – Além de “Êta Mundo Melhor!”, você também tem personagens de destaque em produções recentes como “Encantado’s”, “Cosme e Damião - Quase Santos” e “Turma da Mônica - Origens”. Como você tem conciliado tantos projetos?
R – Eu amo o que faço. Depois de tantos anos de carreira, é muito legal ter personagens tão diversificadas e convites interessantes chegando. Tenho conseguido falar com públicos diversos e cada uma dessas produções me toca de um jeito único. Então, me organizo direitinho para conseguir fazer tudo com calma e com a entrega de sempre.
r aio-x / Paulo Guidelly compõe um capanga intenso e silencioso na nova fase de ‘Mar Branco’, série portuguesa da Netflix
Paulo Guidelly assume um personagem que respira tensão e ambiguidade na segunda temporada de “Mar Branco”, série portuguesa da Netflix. E não disfarça que foi exatamente isso que mais o empolgou nessa jornada. “O que mais me instigou foi a intensidade. É um homem que se move nas sombras, braço-direito dos vilões. Ele tem uma energia densa, faz o trabalho sujo. Mas, ao mesmo tempo, carrega uma humanidade que me interessava investigar. Esse mergulho em um universo tão obscuro foi um desafio e tanto como ator”, afirma.
Sem revelar viradas da trama, Paulo situa a função dramática de seu papel. “Posso dizer que ele é alguém muito próximo dos antagonistas principais. Está ali para executar ordens, mas também para movimentar a trama em momentos cruciais. Traz perigo, tensão e uma dimensão dramática que aprofunda os conflitos da história”, adianta.
A construção passou pelo corpo e pelo gesto. “Meu processo de composição passou muito pela observação. Tra-
balhei o comportamento físico do personagem para que ele tivesse uma presença ameaçadora, mesmo em silêncio”, descreve o ator. Paulo ainda buscou referências de figuras que operam, segundo ele, nas sombras. “As que são discretas, mas fundamentais para que a engrenagem do crime funcione”, detalha.
A experiência internacional somou peso emocional e artístico. “Mar Branco” – cujo título original, em Portugal, é “Rabo de Peixe” –, teve gravações em Lisboa e nos Açores. “Tive a chance de conhecer não só a força da produção portuguesa, mas também de viver uma troca cultural muito rica. A entrega dos atores portugueses é impressionante. Apesar das diferenças, nos conectamos de imediato. Essa parceria me fez crescer muito artisticamente e pessoalmente”, conta ele, que também se destacou na novela “Cacau”, exibida no ano passado pela emissora aberta portuguesa TVI.
No set de “Mar Branco, a parceria com brasileiros também foi marcante. Ao seu lado, estavam colegas como Caio Blat e Paolla Oliveira. “Foi um privilégio enorme.
Eles têm trajetórias sólidas, são artistas generosos e me receberam com muito carinho. Tivemos momentos de troca intensos dentro e fora de cena”, diz.
A vocação artística, conta Paulo, nasceu cedo. E persistiu. “Quando eu tinha 6 anos, minha irmã entrou no balé. Eu também queria dançar, mas nos anos 1980 e 1990, havia muito preconceito contra meninos na dança”, lembra o ator, que criou um grupo teatral estudantil que dirigiu até ingressar na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP).
Nome: Paulo Henrique Rodrigues dos Santos.
Nascimento: 23 de outubro de 1985, em São Paulo, SP.
Atuação inesquecível: Como Tiradentes, na novela “Cacau”.
Interpretação memorável: Lázaro Ramos no papeltítulo do filme “Madame Satã”, dirigido por Karim Aïnouz e lançado em 2002.
Momento marcante na carreira: “Fazer a novela ‘Ca-
cau’ e a série ‘Mar Branco’, ambas em Portugal”.
O que falta na televisão: “Diversidade de atores negros. Sempre vemos os mesmos nomes, enquanto muitos talentos não têm espaço”.
O que sobra na televisão: “As mesmas narrativas sendo repetidas”.
Com quem gostaria de contracenar: Lázaro Ramos.
Se não fosse ator, seria: Jornalista e apresentador.
Ator: Grande Otelo.
Atriz: Adriana Esteves.
Novela: “Vale Tudo”, criada e escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères e exibida originalmente pela Globo entre 1988 e 1989.
Vilã marcante: Odete Roitman, interpretada por Beatriz Segall em “Vale Tudo”. Personagem mais difícil de compor: Elihu, no espetáculo “Migrantes”.
Que novela gostaria que fosse reprisada: “A Favorita”, escrita por João Emanuel Carneiro e exibida originalmente pela Globo entre 2008 e 2009.
inside / Voz relevante no pagode dos anos 1990, Belo estreia em novelas em “Três Graças”
Aarte é feita de conexões. Por muito anos, o cantor Belo fez contato direto com o público através de suas músicas. No entanto, a partir da próxima segunda, dia 20, o artista verá uma nova forma de vínculo surgir entre ele e o grande público. Belo faz sua estreia nas novelas na trama de “Três Graças”, novo folhetim das nove assinado por Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva. “O mais importante para mim é essa conexão com São Paulo. Eu sou periférico e me vejo muito no Misael. Essa novela vai tocar o coração das pessoas. Tenho certeza de que vai chegar com muita força”, torce.
Na história do horário nobre, Misael é um homem honesto, que quando descobre que perdeu a esposa por causa da ganância de Ferette, de Murilo Benício, passa a buscar vingança, certo de que é ele quem fornece os remédios falsos. Misael ainda é grande amigo de Joaquim, de Marcos Palmeira.
“Misael é um homem de princípios firmes, leal aos seus
afetos e extremamente dedicado às pessoas que ama. Tem um senso de justiça muito forte e não se intimida diante de desafios, mesmo que isso signifique se colocar em situações difíceis. Ao mesmo tempo, revela um lado humano muito marcante”, explica.
Em sua primeira experiência dramatúrgica na tevê aberta, Belo valorizou a proximidade com o personagem. Por isso, encontrou algumas conexões pessoais com a história das noves.
“Misael é muito sofrido, mas me vejo muito nele. Eu sou um cantor periférico, eu cresci na periferia de São Paulo, eu vi meu falecido pai muitas vezes na interpretação que estou fazendo do Misael”, aponta.
Apesar da estreia no horário nobre, Belo já contava com uma experiência antiga na dramaturgia. Ele participou da terceira temporada de “Arcanjo Renegado”, que está disponível no Globoplay, em que vive o Inspetor Silvio. O personagem ainda aparecerá na série inédita “Veronika”, que tem estreia prevista para o ano que vem.
“A minha vida é movida a desafios, e estou muito feliz. Estar em uma novela do Aguinaldo Silva, num elenco estelar desses, uma constelação, que eu estou ali para tentar contribuir com alguma coisa para chegar à casa das pessoas com muita força”, celebra.
/ Com elementos
clássicos do terror, série “Reencarne” chega ao Globoplay com Taís Araújo e Enrique Diaz
Com um território repleto de lendas, medos coletivos e imaginários populares sombrios, o gênero do terror é um espaço fértil para autores nacionais. Mergulhando em ricas narrativas fantasiosas, a plataforma de streaming Globoplay lança o thriller “Reencarne” a partir da próxima quinta, dia 23. Com uma trama intensa e provocadora, a série mistura terror, suspense e drama existencial em um cenário pouco explorado pelo gênero: o cerrado brasileiro. “Gosto de dizer que é um terror sertanejo. A gente homenageia o terror clássico, mas traz para o Centro-Oeste brasileiro, o que torna a experiência única”, explica Juan Julian, que assina a criação do enredo com Amanda Jordão, Elisio Lopes Jr, Flávia Lacerda e Igor Verde.
A história gira em torno de Túlio, papel de Welket Bungué, ex-policial que sai da prisão após 20 anos, condenado pela morte de seu melhor amigo, Caio, de Pedro Caetano. Sua vida muda radicalmente quando San-
dra, vivida por Julia Dalavia, aparece dizendo ser a reencarnação de Caio. “O terror é um gênero popular, mas ainda pouco explorado no Brasil em produções voltadas para o grande público”, afirma Amanda Jordão.
Enquanto isso, o cirurgião Dr. Feliciano, papel de Enrique Diaz, ultrapassa todos os limites para salvar sua esposa doente, e a Delegada Bárbara Lopes, de Taís Araújo, investiga uma série de assassinatos marcados por ferimentos misteriosos – e começa a viver experiências sobrenaturais que desafiam sua visão racional do mundo. “Não tive muito contato com produções de terror, mas acho um mundo muito interessante. Cheio de códigos e estrutura dramatúrgica. É uma dramaturgia que causa efeito. A série tem uma qualidade enorme técnica”, aponta.
Chefe da Divisão de Homicídios de Goiânia, a Delegada Lopes é uma mulher cética e dedicada à carreira, que vê sua vida pessoal e familiar ser invadida por fenômenos inexplicáveis. A série
ainda é marcada por cenas de horror gráfico, elementos clássicos do terror como possessões e forças ocultas. “A Lopes é uma personagem muito complexa, diferente de
tudo o que já fiz. Ela não acredita no sobrenatural, mas é obrigada a lidar com ele quando isso começa a afetar sua filha dentro de casa”, revela Taís.
> Apesar da pouca idade, Elis Cabral já encara uma rotina de gente grande. A atriz, que vive a espevitada Sofia em “Dona de Mim”, consegue achar momentos de diversão em meio ao intenso cronograma de gravações da novela das sete. “A gente brinca muito também. Estou adorando estar ao lado de todos os atores e atrizes. A tia Clara (Clara Moneke), a tia Cacau (Claudia Abreu) e o tio Rafa (Rafael Vitti) são muito legais comigo. Fico muito animada todo dia”, vibra.
Vilania em cena
Isabelle d rummond viverá a grande vilã de “Coração a celerado”, próxima novela das sete. Na história, ela interpretará a influenciadora Naine, que fará de tudo para atrapalhar o romance entre a grado Garcia e João r aul, que serão vividos por Isadora Cruz e Filipe b ragança. o folhetim estreia em janeiro do ano que vem.
Pequeno formato
o microdrama “ tudo Por uma s egunda Chance” será protagonizado por Jade Picon. a produção contará com direção de a driano Melo.
Carne na brasa
Felipe b ronze ganhará um novo programa na grade do GN t a partir do ano que vem, ele comandará a competição “No Fogo com b ronze”. a produção desafiará churrasqueiros de todo o país.
No frio
Henrique b arreira fará o filme “a ntártida”, novo longa do Núcleo de Filmes dos e stúdios Globo. o “thriller” psicológico é criado e escrito por Claudia Jouvin e dirigido por b runo s afadi.
Calendário fechado a Globo já definiu o calendário da Fórmula 1 para o ano que vem. a categoria contará com transmissões completas no s por t V e 15 GPs ao vivo na Globo.
Reforço no time a inda sobre esportes, o pentacampeão d enílson passará a integrar o time de comentaristas da Globo. e le estará nas transmissões dos jogos do b rasil durante a Copa do Mundo de 2026.
Novidades em breve
Maju Coutinho terá um novo quadro no “Fantástico” a partir do ano que vem. a apresentadora irá surpreender entregadores de “delivery” com um convite para conhecer melhor suas vidas e rotinas, ouvindo histórias curiosas de trabalhadores brasileiros.
Papo cabeça
No ar na série “Vermelho sangue”, original Globoplay, rodrigo Lombardi valoriza todas as temáticas abordadas na produção de terror e mistério. Na história, ele vive o enigmático cientista o tto. “enxergo essa série como uma parábola do que é ser diferente. o que é ser igual? a igualdade é algo muito interno de um senso comum e ainda assim engloba muitas diferentes. um dos nomes da série era ‘espécie Invasora’ e nos perguntamos quem seria essa espécie invasora? Lidamos com ética, moral, poder, desejo, perguntas muito atuais ilustradas de maneira ímpar na teledramaturgia nacional”, aponta.