

JÚLIO ROSADO








Meu pequeno universo >> Presidencialismo de coalização não existe mais Favoritos fora, decisão aberta NEY LOPES DE
CÉSAR SANTOS MARCOS SANTOS


![]()


JÚLIO ROSADO








Meu pequeno universo >> Presidencialismo de coalização não existe mais Favoritos fora, decisão aberta NEY LOPES DE
CÉSAR SANTOS MARCOS SANTOS


>> Agricultores oestanos esperam "sinais" para apostar na quadra chuvosa em 2026, o que não aconteceu até agora. Os chamados "profetas do sertão" se reuniram em Apodi para fazer previsão sobre o inverno do próximo ano no sertão potiguar

Exportações do RN para o Mercosul crescem 13%






>> A corrente de comércio — soma de exportações e importações — ultrapassou US$ 75 milhões este ano
PL da Dosimetria deverá ser votado na CCJ do Senado nesta quarta-feira Sacramento projeta amistoso, e reforço carioca é contratado
Senado fará mudanças na proposta que prevê a redução de penas e do tempo de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Principal 3
CATEGORIA
Treinador do Potiguar utilizará dois times diferentes e afirma que as atividades da pré-temporada têm sido produtivas.
Principal 8
JÚLIO ROSADO é escritor juliorosadocorretordeimoveis@gmail.com
Na rua Princesa Isabel, próximo à rua Ulisses Caldas, havia um pequeno educandário, mantido a duras penas por sua proprietária que acumulava as funções de professora, diretora e servente. Era uma escola particular concorrendo com bons colégios que, à época, compunham a rede pública de educação, onde o melhor ainda era o Atheneu Norte-rio-grandense. Com o tempo, a iniciativa privada foi cooptando os melhores professores e, com facilidade financeira para fazer marketing, gradualmente assumiu a fama de ser quem melhor preparava para o vestibular, formatando o conceito de que conseguiria ensinar com mais qualidade, resumindo educar a capacitar para concursos. Hoje, concorrendo com as grandes redes nacionais, a escola pública respeitada tem sido a dos Institutos Federais de Educação. Ocasionalmente, quando um aluno da rede pública se destaca é mais por seu próprio mérito e pelo esforço altruísta de alguns professores. Certo é que a situação pode voltar a ser como antes. Mas... Vamos às reminiscências.
PROFESSOR TAMANCO
Não tenho certeza, mas acho que o nome da professora era Zuleide, ou algo parecido. Magrinha e pequenininha, aparentava ter mais idade do que a que realmente teria. Na condução daquela turma de crianças, era de uma mestria excepcional. Conseguia nossa atenção e ensinava como quem conversava conosco. Se dedicava a cada um dos alunos. Reconheço que a sala era pequena e com poucos alunos. Mas ela era adorável. Tinha autoridade sobre nós: não por impor medo, mas por respeito e cumplicidade.
Assim, íamos tranquilos e felizes para a pequena escola. Não havia cobrança sistemática de horários ou de uso de fardamento. Cada um ia do jeito que pudesse ou conviesse. Quando chegávamos atrasados para a aula, éramos acolhidos com um sorriso largo da professora e dos demais alunos que, em coro, bradavam efusivamente: “boa tarde, amiguinho!”, acrescentando o nome do aluno. Era uma educação de afeto.
Direção Geral: César Santos
Diretor de Redação: César Santos
Gerente Aadministrativa: Ângela Karina
Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos

Como podíamos ir para a aula com qualquer vestimenta, era comum eu usar uma calça cinza que mandara abrir um corte na bainha até a altura do joelho enxertando um pedaço de pano no estilo “boca de sino”. A ideia era combinar com um sapato conhecido como cavalo de aço. Era o máximo de sensação do momento. Contudo, aquele calçado era caro, e eu só tinha um simples tênis conga azul que quebraria toda a expectativa do figurino. Desafiado a romper barreiras, tive a ideia luminosa de combinar a roupa com um tamanco de madeira e couro que era um outro visual em voga. Assim, lá ia eu, após o almoço, magrinho, cabeça grande, cabelos desgrenhados, livros e cadernos amarrados por um cinto de pano jogado às costas, para meu recanto do aprendizado, no caminho de casa para o internato, com o pedaço de madeira atrelado aos pés, batendo nos mosaicos das calçadas, feliz da vida. Potroco, potroco, potroooooco. O interessante é que, para cada arrastado de tamanco, se ouvia um coro de meninos gritando: “olha lá, o Professor Tamanco”.
Algum tempo depois, quando fiz amizade com a criançada da rua, descobri que os gritos sobre o “Professor Tamanco”, que ouvia insistentemente, eram devido ao apelido que deram a mim, pela figura inusitada, com cara de nerd, que eu representava. Por sorte, ouvia, no entanto não entendia que era comigo. Se ouvisse, teria reclamado e, se tivesse reagido, nunca mais teria paz pois seria eternizado como “Professor Tamanco”.
CORRE QUE LÁ
VEM O MOBRAL
Dá para ver que formávamos um grupo bastante eclético, com idades variadas e posições sociais nitidamente diferenciadas. Uns não chegavam nem a se enturmar, porém compulsoriamente entravam no rol dos que seriam alvo de trolagens, como o rapaz que morava no final da Princesa Isabel. Era um cara tranquilo, tão calado que passava despercebido e quase ninguém o conhecia ou tirava onda com ele. Isso ocorreu até o dia em que
o moço comprou uma moto. Acabou a passividade. Ele não sabia pilotar direito e andava, constantemente, em zigue-zague. Acredito que apertava a embreagem e o freio simultaneamente, pois a moto mal saía do canto, e o ronco era acelerado. Possivelmente estudava à noite e tinha o horário certo de passar pela esquina em que ficávamos. Já imaginou o que fazíamos, né? Isso mesmo. Nos distribuíamos dos dois lados da rua e simulávamos atravessar a rua para deixá-lo confuso. A brincadeira se completava quando dizíamos que ele não precisava ir para uma autoescola, mas para o MOBRAL DAS MOTOS. Daí o apupo quando ele passava pela rua: “corre que lá vem o Mobral”.
A VACINA OBRIGATÓRIA
Lembro-me de um momento distinto em que tomei vacina no colégio estadual. Foi uma ação com a presença de voluntários do exército que nos retiravam das salas, levando ao ponto onde estava sendo feita a imunização e se organizavam as filas, não deixando ninguém sair sem ser vacinado. Para nós, era uma imagem aterradora; se precisava ser obrigatório devia ser muito ruim, pensávamos.
Os militares, devidamente fardados, impunham autoridade. Na ponta da fila, algum profissional qualificado com uma pistola de ar que injetava o imunizante através de um disparo ensurdecedor. Na fila, o medo estampado nas faces das crianças. Os que já haviam tomado vacina, vinham nos falar de como foi, e aproveitavam para aumentar o temor, exagerando no que acontecia no momento da aplicação.
O pipoco daquela arma vacinadora já era por demais assustador. Acho que, pouco tempo depois, houve um surto de meningite e teve outra ação dessas em ambulatórios e hospitais públicos.
Nosso professor de língua portuguesa, vendo o pavor em nossos rostos, pensando em aliviar a tensão, ofereceu-se para ser vacinado logo, em nossa presença, para demonstrar que não havia motivo para temer, sendo imediatamente rechaçado pelos

Organização: Clauder Arcanjo clauderarcanjo@gmail.com
organizadores que disseram que ninguém iria furar a fila. Surgia todo tipo de história. Alguém falou de uma moça que o jato de ar pegou no nervo provocando dor sem fim, outro de que seria a mesma máquina de vacinar gado. Vários foram os boatos naqueles instantes antes de se cumprir a sentença imunizante.
Alguns meninos, de tanto medo, tentaram escalar os muros do colégio para fugir daquela ação profilática. As fugas possíveis seriam pulando no sentido do prédio da Academia Norterio-grandense de Letras, à direita do Colégio Augusto Severo ou, por outra rota de fuga, pela esquerda, no sentido da Associação Cristã Feminina. Todavia, os fujões foram imediatamente contidos pela forte presença do efetivo de conscritos do, suponho, 16º Batalhão de Infantaria Motorizada, ou outro acampamento qualquer de nossas valorosas Forças Armadas. Reconheça-se, hoje vemos que aquelas vacinas, inegavelmente, salvaram as vidas de milhares de jovens.
O COMISSARIADO DE MENORES
Fazendo contato, em transversal, com os fundos de nossa casa, havia um primeiro andar onde funcionava algo similar a um Conselho Tutelar (o que inexistia à época). Salvo engano, era o Comissariado de Menores, geralmente composto por voluntários que se ofereciam para fiscalizar e coibir a presença de crianças e adolescentes em ambientes que não podiam frequentar, tais como cinemas durante exibição de filmes considerados impróprios pela censura federal, cabarés e casas de recurso, bares e festas noturnas. Como aditivo às obrigações daqueles agentes, findava cabendo, também, a apreensão de menores, quando eram cometidos delitos de furto e roubo pelo centro da cidade. Não lembro se já existia a famosa FEBEM. Mas existia uma tal de FUNABEM.
Devido à atuação dos Comissários de Menores, muitas vezes os delinquentes eram recolhidos a uma “sala” naquele prédio à espera de seus pais.
Com o tempo foi se vendo, triste realidade, que boa parte dos menores não tinha pais e iam ficando por longos tempos naquela sala. Os próprios comissários, movidos pela fé na humanidade, findavam bancando, às suas expensas, as refeições desses abandonados pela sorte e esquecidos pela sociedade. Era uma época em que o foco da ação era a recuperação socioeducacional e não a sanha exclusivamente punitivista.
Quando jogávamos bola no meio da rua e víamos a aproximação da conhecida Kombi dos Comissários, virávamos todos uns santinhos. Ninguém gritava palavrão, e a bola desaparecia no quintal de alguma casa enquanto acenávamos simpaticamente para os ocupantes do veículo. Mas o comportamento anômalo só durava até o carro dobrar a esquina. Logo retomávamos a algazarra futebolística.
Lembro-me de um menor que frequentemente fugia da “sala” onde estava recolhido e vinha bater bola conosco. Sua característica principal era o calção largo, feito de um tecido que parecia uma sacaria, e a cabeça completamente raspada. Ele se inseria no grupo numa boa. Sem cobranças, sem estigmas, sem preconceito. Ali éramos apenas crianças sendo crianças. Mas dava um nó na garganta, quando, um tempinho depois, a Kombi encostava e aquele menino abaixava a cabeça e, sem dizer nada, entrava silenciosamente no carro.
Aquela cena triste tinha uma aura poética ao ser quebrada pela alegria que o menino demonstrava ao abraçar o comissário que estava na direção, como quem abraça um avô querido, sem maldade ou malícia alguma de parte a parte. Era como se agradecesse por ter tido um tempo para se divertir, antes de ser levado de volta a sua realidade social.
Enquanto faltava-lhe o mínimo necessário, ele agradecia o máximo pelo possível. Confesso que nunca soube se ter uma infância a viver, naquelas condições, teria sido bom ou ruim para aquele menino. A vida, no entanto, cobrava os melhores momentos de sua vida como se já fosse um adulto.



PAUTA / Senado fará mudanças na proposta que prevê a redução de penas e do tempo de prisão de Jair Bolsonaro
DA REDAÇÃO
AComissão de Constituição e Justiça (CCJ) pode votar na quarta-feira, 17, o chamado Projeto de Lei da Dosimetria (PL 2.162/2023), que reduz penas para os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e muda regras para o cumprimento de prisão. O relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), defende a proposta, enquanto o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), já avisou que o presidente da República vai vetar o projeto, se ele for aprovado pelo Congresso.
Esperidião Amin afirmou nesta segunda-feira, 15, que o Senado fará mudanças na proposta que prevê a redução de penas e do tempo de prisão de condenados por tentativa de golpe. Ele disse que o texto não será aprovado pelos senadores se a redação aprovada pela Câmara não for modificada.
Amin afirmou que o texto aprovado pelos deputados abre margem para que condenados por outros crimes, que não os relacionados ao 8 de Janeiro e à trama golpista, sejam beneficiados com a proposta. “O projeto [da Câmara] abrange outros tipos penais, desde corrupção até exploração sexual. Isso não vai passar. Tenho certeza que nenhum senador declarará seu voto a favor deste outro universo

[não relacionado à trama golpista]”, declarou Amin.
Segundo Amin, o projeto da Câmara, se virar lei, poderá reduzir penas de condenados por favorecimento à prostituição e a outras formas de exploração sexual; rufianismo qualificado pela violência; afastamento do licitante; e lei da organização criminosa.
Rufianismo é o crime de tirar proveito financeiro da prostituição alheia, seja participando dos lucros ou se sustentando com o dinheiro ganho por quem se prosti-
tui, caracterizando uma forma de exploração sexual.
O crime de afastamento do licitante ocorre quando alguém usa de violência, grave ameaça, fraude ou vantagem para impedir, atrapalhar ou forçar outro licitante a desistir ou participar de licitações.
Esperidião Amin adiantou que, no relatório, buscará retirar a possibilidade de benefícios a condenados por outros crimes, de uma forma que o projeto não precise voltar para a Câmara. “Como retirar do projeto
[esses pontos], de que forma fazer isso sem que ele volte para a Câmara? É um desafio à criatividade, mas há um esforço com relação a isso”, disse Amin, que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O relator do projeto disse ainda considerar que as penas aplicadas a condenados pela trama golpista “são muito pesadas e desequilibradas” e que sua prioridade será aprovar um texto que permita a redução do tempo de prisão dessas pessoas.
Versão alternativa ao projeto que previa a anistia total a condenados pelo 8 de janeiro e por tentativa de golpe, o PL da Dosimetria, em linhas gerais, prevê que: - O crime de golpe de Estado, que tem pena maior (de 4 a 12 anos), deve absorver o de abolição violenta do Estado Democrático
de Direito (de 4 a 8 anos); - A progressão de pena seja mais rápida do que a atual, permitindo a saída do regime fechado após cumprimento de um sexto da pena. Atualmente, a lei exige um quarto. Se o projeto for aprovado também no Senado, o ex-presidente Jair Bolsonaro – condenado a 27 anos e
3 meses de prisão por comandar um plano para dar um golpe de Estado – pode ter de passar menos tempo na cadeia.
Segundo cálculos do relator da proposta na Câmara, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), o tempo de prisão do ex-presidente cairia para cerca de 2 anos e meio.

nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br



Ao se aproximar de Lula, retirando o ministro Alexandre de Moraes e esposa das sanções da lei Magnitsky, o presidente Trump dá uma “rasteira” na família Bolsonaro e confirma que a política é cruel. A lei Magnitsky permite que os Estados Unidos imponham sanções econômicas a acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos. A decisão de Trump demonstra a frieza que envolve a política. Tudo muito semelhante à mentalidade do capitalista inflexível, que só enxerga o lucro e despreza valores humanos.
O brasilianista Brian Winter, editor da revista Americas Quarterly, avalia que a escolha de Trump deixa Bolsonaro à deriva. Não há outra leitura. É um “vale tudo”. Atribui-se a Henry John Temple, o Visconde Palmerston, que foi Primeiro-Ministro do Reino Unido em meados do século XIX, a frase de que na política inexiste lealdade ou amizade pessoal duradoura. Infelizmente, uma verdade.
Aproveito o “nariz de cera” para refletir com meus “botões”: se a vida recomeçasse e militasse novamente na política partidária, repetiria os mesmos comportamentos pessoais que adotei até hoje? Sim. Porém, com mais cautela, para não ser manipulado ou usado como tenho sido durante toda a minha vida por aqueles possuídos do sentimento destrutivo da inveja, que é craque na arte de se disfarçar. Tem razão os Provérbios 14:30: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos”.
Vindo de onde vim, não me considero derrotado. Ao contrário, sou vitorioso e otimista com a vida. Porém, exemplos de traições na política, como esse de Trump e Bolsonaro, fazem-me recordar sofridas decepções e traições veladas que dilaceraram a memória e a alma, sem gerar rancor. Difícil esquecer a pessoa que fere. Sou daqueles que confessam perdoar, mas não esquecer; “perdoar é humano; esquecer é amnésia”. A vida continua!
PRESIDENTE CHILENO: MODERADO OU RADICAL?
O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, do Partido Republicano, garantiu vitória decisiva, com uma plataforma centrada em “ordem e segurança”, resposta à ansiedade pública em relação ao aumento da criminalidade e da imigração no país. O candidato republicano prevaleceu em todas as regiões do país, de norte a sul.
Para alguns, será um governo de extrema direita. Para outros, Kast repetirá o atual presidente Gabriel Boric, que se elegeu com o Partido Comunista e governou com áreas liberais chilenas. Poderá seguir a mesma linha de moderação.
A moderação ideológica promove a estabilidade, o compromisso e a ampla inclusão social, evitando o conflito e a potencial violência associados à radicalização. Promove a tolerância e reduz a polarização política, incentivando o diálogo e a compreensão entre diferentes grupos.
Enquanto a moderação visa o progresso sustentável por meio do consenso, a radicalização busca a mudança absoluta por meios extremos e frequentemente violentos. As sociedades modernas, reconhecendo o impacto devastador do extremismo violento, priorizam a moderação. Certamente, essa será a linha a ser seguida pelo presidente eleito José Antonio Kast.
FILME
Desaparecimento na Noruega – NETFLIX – Documentário. Fatos reais. Em busca da verdade sobre o desaparecimento da esposa de um bilionário, a polícia norueguesa enfrenta a imprensa e muitas informações falsas.
Frase – “A maior decepção que o homem sofre advém das suas próprias opiniões”. Leonardo da Vinci
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tem dito que quer concluir a análise do texto na Casa ainda neste ano.
Governistas tentam impedir a votação e o presidente Lula disse que, se o texto for aprovado pelo Legislativo, avaliará a possibilidade de veto.
Zelensky recua – Zelensky oferece proposta de compromisso para nova rodada de negociações de paz na Ucrânia. O presidente se reuniu com negociadores americanos para discutir planos para encerrar a guerra com a Rússia. Ele afirmou que abriria mão da esperança de ingressar na OTAN em troca de garantias de segurança.
Maus-tratos com mulheres – Uma indústria exploradora que recruta mulheres africanas para a Arábia Saudita — esquema do qual funcionários do governo queniano lucram pessoalmente por meio de interesses financeiros em agências de recrutamento. Centenas de mulheres assassinadas e relatos de estupros e espancamentos são comuns. Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
SERTANEJO / Reunidos na zona rural de Apodi, homem do campo aposta em crendices populares para fazer previsão da quadra chuvosa
Da Re Dação
Asabedoria do homem do campo sobre inverno, especialmente no Nordeste, é sustentada pela observação da natureza, vista como crucial para a agricultura. Nas regiões rurais, o trabalhador costuma olhar para o céu, acompanhar a natureza e buscar elementos que vão além das previsões meteorológicas.
As crendices populares ganharam espaço no fim de semana no sertão do Médio Oeste potiguar. “Profetas” se reuniram no assentamento Paulo Canapum, na região da Chapada, zona rural de Apodi, para fazer previsão sobre o inverno 2026. Eles foram unânimes na afirmação que o inverno ainda está indefinido na região Oeste.
A iniciativa é do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais

agricultores e agricultoras, chamados de “profeta” do campo, reuniram-se no assentamento Paulo Canapum, chapada do apodi
(STTR) de Apodi, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra, contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, professora Alexandre
Lima, que apresentou políticas de incentivo do governo para a produção da agricultura familiar.
Reportagem do jornalista Josemário Alves, do site Apodi 360, mostra que os
As previsões meteorológicas ainda não são precisas para o inverno de 2026 no Brasil. No entanto, sugerem a transição da La Niña para um possível El Niño, o que pode resultar em um inverno menos rigoroso que a média histórica em algumas regiões, especialmente no Sul do país, e chuvas no Norte e Nordeste.
O fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Ocea-
no Pacífico, deve perder força no início de 2026, terminando entre fevereiro e março, e a neutralidade climática deve prevalecer temporariamente. Empresas que estudam o clima apontam para uma alta probabilidade de desenvolvimento do El Niño (aquecimento das águas do Pacífico) neste fim de ano e inverno de 2026, com potencial de se intensificar no segundo semestre.
Previsão do Tem P o e Chuvas
- Sinais na natureza Agricultores,conhecidoscomo"profetasda chuva",observamatentamenteelementos como o comportamento de animais, plantas e fenômenos naturais para prever se o período de chuvas (ou "inverno" na linguagem popular do Nordeste) será bom.
- Nuvens e Vento
Meteorologista ressaltam que com a possível instalação do El Niño, a tendência é de um inverno com temperaturas médias acima do normal em grande parte do Brasil, especialmente no Centro-Sul e Nordeste, o que pode impactar culturas agrícolas que necessitam de horas de frio, como o trigo.
No Norte e Nordeste há expectativa de chuvas fortes e safra promissora,
“profetas” do sertão ainda não estão convictos de um bom inverno. As opiniões foram emitidas e compartilhadas por agricultores e agricultoras das comunidades rurais, que costumam se
com um bom "inverno" (estação chuvosa) para a região Nordeste, devido ao padrão climático de Pacífico frio e Atlântico aquecido no início do ano.
As previsões para o inverno de 2026 ainda são preliminares e estão sujeitas a revisões. Informações mais detalhadas e consistentes sobre a intensidade e duração exata dos fenômenos El Niño e La Niña são esperadas entre fevereiro e março de 2026, quando os dados dos modelos são atualizados. Para acompanhamento contínuo, é recomendável consultar os boletins oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
reunir para discutir a chamada quadra chuvosa. As experiências do cotidiano rural e observações dos fenômenos da natureza, práticas que historicamente orientam o planejamento

do plantio no campo, são levados em consideração.
“Enquanto alguns acreditam em um início antecipado do inverno e precipitações razoáveis, outros avaliam que o cenário pode ser semelhante ao deste ano, marcado por chuvas irregulares e abaixo da média”, diz a reportagem.
Os agricultores e agricultoras voltarão a se reunir para apresentar novas análises, considerando datas vistas por eles como fundamentais pela tradição, como o dia 28 de dezembro e o Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, que costumam fornecer sinais mais claros sobre a quadra chuvosa.
“Uma nova reunião está agendada para o dia 1º de fevereiro, em outra comunidade rural, quando serão analisados sinais mais próximos do período chuvoso, como a formação de nuvens carregadas, torres, barras, além da possibilidade de veranicos e estiagens ao longo do inverno”, noticia o Apodi 360.
PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 053/2025
A Prefeitura Municipal de Patu/RN, através do seu Agente de Contratação, nomeado pela Portaria nº 097/2025-GP, de 07 de Janeiro de 2025, torna público a quem interessar, que estará realizando Concorrência Pública nº 001/2025, do tipo MENOR PREÇO, no modo de disputa ABERTO, dia 30/12/2025 às 09:00h (nove horas), cujo objeto é o Contratação de empresas do segmento da construção civil, construtora e/ou incorporadora com comprovada Capacidade Técnica, Jurídica e Financeira, visando implementar o "Programa Minha Casa Minha Vida" do Governo Federal, consubstanciado na execução de projetos e obras de construção de unidades habitacionais residenciais, no município de PATU/RN. O Edital com seus anexos encontra-se a disposição dos interessados no site: portaldecompraspublicas.com.br ou através do E-mail: licitacaopatu@hotmail.com, ou ainda junto ao Setor de Licitações da Prefeitura Municipal de Patu/RN, nos horários das 08h00min às 12h00min em dias úteis. Patu/RN, 15 de Dezembro de 2025.
Luan Marcos Leite Bezerra Pregoeiro Oficial

ESTADO DO RIO GRANDE DO
www.novobbmnet.com.br e www.saomiguel.rn.gov.br
Aviso de Pregão Eletrônico - 14/2025
A observação de certas formações de nuvens, como as "rabos de galo" (nuvens cirros), é tida como sinal de mau tempo ou chuva iminente. d a mesma forma, um ditado popular no Sul do b rasil diz: " três dias de vento norte e chove".
nível no fim do ano (ainda na seca), é um bom sinal de que o próximo inverno (estação chuvosa) será farto.
- Fontes e Cacimbas No Sertão, acredita-se que se as águas das fontes e cacimbas aumentarem de
- Humidade do Sal o bservar se o sal de cozinha se apresenta mais ou menos húmido também é considerado, por alguns sertanejos, um sinal de mudanças significativas no tempo.
Objeto: Aquisição de veículo do tipo pipa com capacidade de 15.000L, conforme descrições. Sessão pública: as 08:30 do dia 29/12/2025, na plataforma www. novobbmnet.com.br. Informações: licitação@saomiguel.rn.gov.br.
Antonio Marcos de Freitas Agente de Contratações
DIREITOS / Outras garantias previstas na proposta incluem vale-alimentação, cesta básica mensal e plano de saúde

Profissionais de limpeza urbana trabalhando nas ruas de Mossoró
Da Re Dação
Avançou na Câmara dos Deputados a proposta que institui um piso nacional de salário para os garis. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CJJ) aprovou o projeto de lei que institui um piso no valor de R$ 3.036 para os profissionais que desempenham atividades de varrição, coleta de resíduos em logradouros públicos, acondicionamento de lixo e seu devido encaminhamento para aterros sanitários ou unidades de reciclagem, comumente conhecidos como garis.
Aprovado em caráter terminativo, o projeto será encaminhado diretamente ao Senado Federal, exceto se houver interposição de recurso para apreciação em Plenário na Câmara dos Deputados.
Conforme a recomendação do relator, o deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), o texto que obteve aprovação é o substitutivo apresentado pela Comissão de Trabalho ao projeto de lei 4.146/2020, de autoria da ex-deputada Mara Rocha (AC) e outros parlamentares. Além disso, foram acolhidas subemendas de ajuste propostas pela Comissão de Finanças e Tributação e pela própria CCJ.
De acordo com o texto aprovado, a jornada laboral será de 6 horas diárias, totalizando 36 horas semanais. O projeto de lei assegura aos trabalhadores da coleta de resíduos e conservação de áreas públicas o direito a um adicional de insalubridade em grau máximo, correspondente a 40% do salário base. Os trabalhadores amparados pelo Regime Geral de Previdência Social também farão jus à aposentadoria especial,
cesar@defato.com
O BRASIL

Christian Lynch, doutor em ciência política, observa que com a disputa entre Poderes, o Brasil vive baderna institucional. Numa análise publicada pela Folha de S.Paulo, escreve que há uma década o país vive sem modelo eficiente de governabilidade. “O que funcionara desde os anos 1990 – o presidencialismo de coalização com dominância do Executivo – entrou em colapso”. E emendou: “Assistimos a Poderes que se digladiam, se sabotam e tentam se anular mutuamente, em um ambiente em que a possibilidade de golpe, alto ou baixo, reaparece sempre que um deles se perceba acuado.” De fato, Brasília é uma zorra institucional, sem nenhum de seus elementos com energia para alimentar a reconstrução de um modelo de governabilidade equilibrado. Isso se tornou inviável. O STF vive dentro de uma caixinha poderosa, de onde manda no Executivo e Legislativo. O Congresso Nacional, formado por uma maioria de políticos investigados e/ou com processos nas gavetas da Suprema Corte, vê o centrão estabelecer a sua hegemonia, enquanto o Executivo trabalha para se manter no poder com uma agenda que precisa ser reconstruída. Daí, ninguém se entende. Por gravidade, os personagens individuais esquartejam a moralidade do país com a garras afiadas. O Brasil sofre.

em virtude das condições de trabalho que possam comprometer sua saúde ou integridade física.
Outras garantias previstas na proposta incluem vale-alimentação, cesta básica mensal e plano de saúde, cujos termos serão definidos em convenção ou acordo coletivo. Importante ressaltar que tais benefícios não integrarão a remuneração do trabalhador. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estima que a implementação da proposta poderá gerar um impacto fiscal anual de R$ 5,9 bilhões.
Em uma subemenda aprovada pela CCJ, a União poderá alocar recursos do Fundo Social para auxiliar os municípios no pagamento do piso salarial nacional dos trabalhadores essenciais da limpeza urbana. Contudo, essas transferências não poderão comprometer as parcelas do fundo destinadas à educação.
Colapso do presidencialismo de coalizão implodiu modelo de governabilidade e abriu caminho para Executivo fraco”
Ch R istian Lyn C h Cientista político em artigo no jornal folha de S.Paulo
A primeira-dama Cinthia Pinheiro assumiu a presidência do União b rasil m ulher de m ossoró. e leita pela presidente do União m ulher do r N, Shirley targino, que é secretária municipal da assistência Social, Cinthia ganha um instrumento para andar o r N com a sua pré-candidatura à deputada estadual.
É notícia...
Jean Paul Prates saiu do Pt, mas o Pt não saiu dele. foi o partido da governadora fátima bezerra que garantiu o sucesso de público na solenidade de filiação do ex-senador ao Pdt. Jean, inclusive, aceita ser o primeiro suplente de Fátima ao Senado, repetindo a parceria vitoriosa nas eleições 2014.
O Governo do RN decretou ponto facultativo no dia 26, sexta-feira da próxima semana. Daí, o servidor público irá trabalhar até quarta-feira, 24, e retornará na segunda-feira, 29.
O Teatro Lauro Monte Filho celebra 29 anos nesta terça-feira, 16. Foi criado nesta data, em 1996, durante os 70 dias da gestão da prefeita Sandra Rosado. Hoje, o antigo Cine Cid recebe o projeto BNB Cultural.
Nesta data, em 1999, era inaugurado o Centro de Comercialização Armando Buá, o popular “Mercado do Bode”, ao lado do campus da Ufersa. Obra da segunda administração da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
Nesta data, em 2012, era inaugurada a nova sede do Fórum Silveira Martins, em área doada pela Ufersa. A nova estrutura foi entregue pela desembargadora Judite Nunes, então presidente do Tribunal de Justiça do Estado do RN.
a governadora f átima b ezerra (P t ) e a deputada estadual i solda d antas (P t ) receberam honraria da i greja Católica no encerramento da festa de Santa Luzia. r econhecimento ao apoio à maior manifestação religiosa-popular do r N. m ais de 150 mil fiéis e romeiros participaram da procissão.
Servidores efetivos e terceirizados da Prefeitura de areia branca reclamam atraso de salário. o prefeito Souza Neto culpa a gestão antecessora pela falta de dinheiro. mas já anunciou babado Novo e outras quatro atrações para o réveillon que custará um volume considerável de dinheiro público.
o bispo dom francisco de Sales espera inaugurar a Casa da esperança no encerramento do anoJubilar, na última semana de dezembro. o projeto social será administrado pelas irmãs Luecia e Vera, freiras da Fraternidade Cristã, de Salvador (ba).
o Hospital do Coração de Natal será o primeiro do r N a aderir ao agora tem especialistas, programa do governo federal que visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. e m contrapartida, o hospital terá crédito para abater dívidas financeiras com a União.
Trânsi To / Situação irregular de transporte foi registrada durante abordagem neste domingo (14), na BR-304
APolícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou neste fim de semana no Rio Grande do Norte duas passageiras sendo transportadas de forma bastante inusitada e totalmente irregular. As mulheres estavam na carroceria de um veículo coberta por lençóis.
O flagrante aconteceu neste domingo (14), em trecho da BR-304, em Mossoró.
A PRF informou que a situação foi constatada durante fiscalização de rotina. Na ocasião, duas mulheres estavam sendo transportadas no compartimento de carga de uma caminhonete, escondidas sob cobertores.
O flagrante foi filmado por equipe da PRF, que disse que a prática adotada pelos envolvidos tinha como objetivo a tentativa de as passageiras não serem vistas na condição irregular. As imagens mostram as duas mulheres cobertas por lençóis junto com outros objetos, como móveis, sendo carregados no compartimento de carga.
A corporação destacou que passageiro não é carga e que transportar passageiros em compartimento de carga é infração gravíssima e que coloca vidas em risco.

Mulheres estavam sendo transportadas em compartimento de carga escondidas sob cobertores
Policiais penais da Penitenciária Estadual de Alcaçuz (PEA), em Nísia Floresta, flagraram, na manhã desta segunda-feira (15), uma visitante portando 26 “trouxinhas” contendo substâncias ilícitas, possivelmente maconha e cocaína. A apreensão ocorreu durante o procedimento de revista para acesso à unidade prisional, com o uso do equipamento de bodyscan.
Resgates de afogamentos
Na noite deste domingo (14), o Corpo de bombeiros militar do rio Grande do Norte (CbmrN) realizou o resgate de seis pessoas vítimas de afogamento na Praia dos artistas, em Natal. a ocorrência envolveu três crianças e três adultos. a informação é de que as crianças brincavam com uma prancha de surf quando foram arrastadas pela correnteza. o pai de uma delas e dois populares entraram no mar para tentar o resgate, mas acabaram também ficando em situação de risco. os bombeiros militares realizaram o salvamento aquático, conseguindo retirar todas as vítimas da água com sucesso.
A revista era realizada por policiais penais femininas, que, durante o procedimento de rotina, identificaram, por bodyscan (raio-X corporal), volumes suspeitos acondicionados no sutiã da visitante. Após revista minuciosa, a mulher confessou que traficava maconha e cocaína com a finalidade
de entregar o material ilícito ao companheiro, interno da unidade prisional.
O material apreendido foi encaminhado à Polícia Científica, onde passará por análise pericial. A visitante foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Nísia Floresta, responsável pelos procedimentos legais cabíveis.
a operação zero Álcool registrou neste domingo (14) mais seis prisões por embriaguez ao volante em Natal e região metropolitana. os flagrantes ocorreram em São José de mipibu, extremoz, macaíba (2) e zona norte de Natal (2). dos flagranteados, o maior teor alcoólico foi registrado no bairro de igapó, na zona norte de Natal. o homem de 48 anos apontou no “bafômetro” 1.29 mg/l, quase quatro vezes o limite legal que configura crime. Somente neste último fim de semana a operação zero Álcool prendeu 16 condutores pela mistura de álcool e direção.
A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do Rio Grande do Norte concluiu o aperfeiçoamento do aplicativo para smartphones que permite a realização de denúncias com envio de fotos, vídeos, áudios e localização em tempo real.
O app “Segurança Cidadã” tem o objetivo de possibilitar às pessoas mais um canal direto para denúncias. Em sua versão inicial, estava disponível apenas para celulares com tecnologia Android. Agora, a ferramenta também
abrange o sistema operacional IOS. Por meio do aplicativo, é possível registrar ocorrências com envio de mídia para a Polícia Civil sem a necessidade de falar diretamente com o atendente, bastando registrar ou enviar os dados da queixa. Ele também permite ligações para a Polícia Militar em caso de emergências. Uma das vantagens do app é o envio da localização exata da ocorrência, com fotos, vídeos e áudios sobre o fato em evidência, permitindo mais agilidade.
PM apreende drogas e celulares em suposta festa de torcida organizada em Mossoró
Uma suposta festa de torcida organizada em Mossoró neste fim de semana virou um caso de polícia. Uma abordagem policial no local resultou na apreensão de drogas e de celulares.
A ocorrência foi atendida por equipes da Força Tática e da Rádio Patrulha do 2º Batalhão de Polícia Militar, neste domingo (14), no
bairro Barrocas. A PM foi acionada após informações de populares.
Segundo a PM, no local, foi constatada a realização de uma festa de torcida organizada, onde, após averiguações, foram encontrados entorpecentes. A polícia disse que os envolvidos foram conduzidos à delegacia de plantão para os procedimentos cabíveis.

Um avião de pequeno porte caiu no fim da tarde deste domingo (14) na barragem de Pau dos ferros, no alto oeste potiguar. o acidente ocorreu mais precisamente no Sítio Sorriso, localizado na zona rural do município, e mobilizou rapidamente equipes de resgate. o relato é de que a aeronave pertence a um empresário da cidade de Pau dos ferros e transportava duas pessoas no momento da queda. elas foram socorridas e passam bem, segundo informações preliminares.
FUTEBOL / Eles buscam um título que consolide a fase posterior a um dos empregos mais desejados: técnico do Brasil; o duelo começa na quarta-feira
Dorival Júnior já treinou o Vasco, e Fernando Diniz já jogou no Corinthians. Mas o ponto de intercessão mais recente na carreira dos dois foi a seleção brasileira.
Finalistas da Copa do Brasil, eles buscam um título que consolide a fase posterior a um dos empregos mais desejados: técnico do Brasil. O duelo começa nesta quarta-feira, 17, na Neo Química Arena.
E se foram substituídos pelo italiano Ancelotti, os dois superaram estrangeiros nas semifinais — Luís Zubeldía de um lado e Leonardo Jardim do outro — para se encararem na decisão.
Isso tem outra consequência: como Filipe Luís ganhou Brasileiro com o Flamengo, é certo que só técnicos brasileiros ganharão troféus de elite por aqui em 2025.
Para Diniz e Dorival, a Copa do Brasil virou o caminho mais curto para reforçarem a ideia de que estão entre os principais treinadores do país, apesar da instabilidade dos respectivos times no Brasileirão. O Corinthians foi 13º. O Vasco, 14º.
Ambos não estão nos ti-

mes mais ricos ou badalados do país, mas um deles pode terminar a temporada campeão da segunda competição mais importante nacionalmente.
Conquistar uma vaga direta na Libertadores, como consequência do título, é outro fator crucial para a perspectiva de cada um em 2026.
DINIZ AtÉ tEVE rECoPA
Diniz já levantou um troféu na fase pós-seleção: a
Botafogo tenta destravar compra em definitivo do atacante Gleiker Mendoza
O Botafogo continua negociando o acerto com o atacante Gleiker Mendoza, que está no Kryvbas, da Ucrânia. A ideia é ter o jogador em definitivo. O atleta de 24 anos é a opção do clube, que busca um atacante para atuar pelo lado esquerdo, um problema crônico do time carioca ao longo de 2025.
A proposta apresentada pelo Botafogo na última semana está sendo debatida entre os clubes. A oferta é pela aquisição em definitivo do jogador, que agrada
a comissão técnica de Davide Ancelotti.
O diagnóstico é de que há carência em jogadores verticais no ataque - Matheus Martins, por exemplo, enfrentou problemas com lesões musculares durante o ano, e Cuiabano precisou ser utilizado improvisado na função. Álvaro Montoro e Joaquín Corrêa atuaram naquele lado, mas têm características para atuar mais pelo meio.
MENDoZA FoI
ADQUIrIDo EM
Recopa, fechando um ciclo vitorioso no Fluminense. Em fevereiro de 2024, quando desbancou a LDU, ele estava há cerca de dois meses fora da seleção, um trabalho que dividiu seu tempo entre Flu e convocações.
Mas depois disso, teve um Brasileirão muito ruim com Fluminense e, depois da demissão, o Cruzeiro.
No Vasco, embora o trabalho tenha flertado com o rebaixamento na reta final do Brasileirão, o modo co-
DEFINItIVo PElos
UCrANIANos
Mendoza estava emprestado ao Kryvbas desde o início do ano, mas os ucranianos exerceram a opção de compra praticamente em meio à proposta do Botafogo - antes ele pertencia ao Angostura/VEN.
Agora, os clubes debatem cifras e outros termos de uma possível negociação. Na atual temporada, ele tem 15 jogos, com cinco gols e sete assistências - os números são considerados altos internamente. Em 2024, pelo Deportivo Táchira, ele entrou em campo 28 vezes, com três gols e quatro assistências.
O Botafogo está encaminhado com outro atacante:
peiro foi ativado no clássico com o Fluminense. A classificação veio nos pênaltis.
“O Vasco soube melhorar nos momentos de dificuldade. Acho que a gente nesse sentido também imitou a torcida. Quanto mais é testada, mais se apaixona, mais mostra dedicação e se declara cada vez mais apaixonada pelo Vasco. O time, no momento que desceu, vacilou, fomos reconhecendo nossos erros, e se juntando e se fechando como time.
Lucas Villalba, no Nacional/ URU. O uruguaio, porém, atua preferencialmente pelo lado direito do campo. A explicação da diretoria correr atrás de mais jogadores para os lados do campo é característica. O entendimento da comissão técnica e do departamento de scout é que Villalba e Mendoza são atletas que atacam a profundidade.
Ou seja, os dois têm energia e força física para correr e conduzir a bola até a linha de fundo. Nas conversas iniciais de planejamento, John Textor, dono da SAF do Botafogo, afirmou que as buscas por jogadores para a próxima temporada devem ser pautadas por velocidade.
Dessa forma, chegamos muito fortes para disputar esses jogos contra o Fluminense. Esperamos nessa semana conseguir se unir ainda mais e fazer dois grandes jogos”, disse ele. Apesar da saída da seleção, rompendo contrato que deveria durar um ano, o UOL apurou que o treinador sempre manteve a confiança no seu jeito de trabalhar e filosofia de jogo e condução de um grupo de jogadores.
CorINtHIANs É rECoMEÇo DE DorIVAl
Foi nos pênaltis também que Dorival desbancou o Cruzeiro no outro lado da chave da Copa do Brasil. Ele esteve na seleção no período após a saída de Diniz e imediatamente anterior à chegada de Ancelotti.
Quando foi contratado pela CBF, Dorival tinha como respaldo justamente a sequência recente de títulos da Copa do Brasil por Flamengo e São Paulo, em 2022 e 2023, além da Libertadores rubro-negra.
Demitido da seleção em março de 2025, após levar 4 a 1 da Argentina, o treinador encontrou no Corinthians a chance de retomar a carreira e, agora, brigar por um título importante. “Que os treinadores sejam mais observados. Temos qualidade e capacidade. Não quero que façam comparações, tenho o máximo respeito por todos os profissionais de fora e acho essa integração importante, mas espero um respeito maior da imprensa brasileira de modo geral. Não tenho conflito com ninguém, mas há um processo de desrespeito a todos os profissionais da minha área, e isso é lamentável porque estamos perdendo muitos profissionais”, disse Dorival, apontando desrespeito recente com os técnicos brasileiros.
O Presidente da ASSOCIAÇÃO Costa Branca de Turismo, Franklin Robson da Costa no uso das suas atribuições estatutárias, em conformidade com o disposto no Estatuto Social, especialmente nos Artigos referentes ao processo eleitoral, CONVOCA todos os Sócios Mantenedores aptos, para participarem da Assembleia Geral de Eleições destinada à escolha dos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal para o próximo mandato.
A Assembleia será realizada na sede da associação, localizada na Avenida Beira Mar, nº 55, Sala 01, Ponta do Mel, Areia Branca – RN, no dia: 28 de dezembro de 2025 (domingo)
Das 11h00 às 14h00
ORDEM DO DIA
1. Instalação da Junta Eleitoral.
2. Homologação dos candidatos inscritos.
3. Votação para escolha da Diretoria e do Conselho Fiscal.
4. Apuração dos votos.
5. Proclamação dos eleitos.
6. Assuntos gerais referentes ao processo eleitoral.
INSCRIÇÃO DE CANDIDATURAS
Nos termos do Estatuto, as inscrições de candidaturas individuais devem ser realizadas na sede da associação, ou através do e-mail oficial da associação acbt.rn@gmail.com mediante requerimento dirigido ao Presidente do Conselho de Administração, até 7 (sete) dias antes da data das eleições.
DISPOSIÇÕES GERAIS Somente poderão votar e ser votados os Sócios Mantenedores que estiverem em conformidade com o Estatuto, especialmente quanto às obrigações sociais e às condições de elegibilidade. A Junta Eleitoral instalada no início da Assembleia terá autonomia para conduzir e resolver eventuais questões durante o processo eleitoral, observado o Estatuto.
POTIGUAR / Treinador utilizará dois times diferentes e afirma que as atividades têm sido produtivas
MARCOS SANTOS
OPotiguar completa nesta terça-feira, 16, nove dias de preparação para o Campeonato Estadual. O técnico Emanoel Sacramento avaliou o trabalho de prétemporada, que está sendo realizado em Serra Negra do Norte, na região do Seridó.
De acordo com o treinador, as atividades têm sido produtivas, com foco principal na preparação física e início da introdução tática.
“O aproveitamento está sendo bom. Os atletas estão assimilando dentro das nossas expectativas, mas ainda há muita coisa a evoluir. Por
conta do cansaço da preparação física, a assimilação tática demora um pouco mais, mas o foco neste momento é a parte física, com a iniciação da parte tática, que tem sido bastante proveitosa”, afirmou ao canal de comunicação do clube.
Sobre o comportamento tático da equipe, Sacramento destacou os conceitos trabalhados nesta fase inicial da pré-temporada.
“Principalmente a saída de bola, o contra-ataque, a marcação alta, a manutenção da posse de bola e a inclusão do goleiro como um quarto jogador quando formamos a linha de três, atuando como jogador de linha. O objetivo é ter mais posse de bola, envolver o adversá-
rio e criar mais possibilidades de ataque com clareza para buscar os gols”, explicou.
O Potiguar realiza nesta quarta-feira, 17, o primeiro amistoso da pré-temporada. A equipe enfrenta o Esporte de Patos, às 19h, no Estádio Azougão, em Serra Negra do Norte. O treinador adiantou que utilizará duas formações diferentes, uma em cada tempo da partida.
“O primeiro time joga apenas 45 minutos, assim como a segunda equipe, para começarmos a dar rodagem ao elenco a partir do segundo jogo-treino”, disse.
O meia-atacante Cristiano Marllon foi anunciado
msantos@defato.com


pelo clube nesta segundafeira, 15, como reforço para o Campeonato Estadual. O atleta tem 21 anos e foi indicado por Emanoel Sacramento, com quem trabalhou no Artsul-RJ. Cristiano tam-

O futebol não perdoa: favoritos fora, decisão aberta
Os favoritos nas semifinais acabaram eliminados. Cruzeiro e Fluminense chegavam com esse status, mas foram superados por Corinthians e Vasco, respectivamente. Ao analisar a temporada com base no desempenho no Campeonato Brasileiro, Corinthians e Vasco enfrentaram muitas dificuldades, com mais momentos de instabilidade do que de regularidade. Já Cruzeiro e Fluminense tiveram campanhas superiores, terminando bem à frente na tabela.
O Cruzeiro, inclusive, brigou pelo título em boa parte do campeonato, enquanto o Fluminense em nenhum momento esteve próximo da zona baixa da classificação.
Diante desse contexto, ambos eram apontados como favoritos para avançar à final e disputar o título da Copa do Brasil. No entanto, o futebol costuma contrariar previsões, e a Copa do Brasil é um exemplo claro disso. Por se tratar de um torneio eliminatório, não há margem para erros além do aceitável: quem vive o melhor momento, e é mais eficiente, avança.
Foi exatamente isso que Vasco e Corinthians conseguiram fazer. Mais assertivos nos momentos decisivos, garantiram vaga na final e agora disputam a taça.
A decisão começa nesta quarta-feira, dia 17, em São Paulo, com o jogo de ida. A partida de volta acontece no domingo, dia 21, no Rio de Janeiro. As equipes chegam em condições de igualdade, sem qualquer favoritismo.
Azougão o campo que o Potiguar treina lá em Serra Negra do Norte é chamado de José azougue, o “azougão”. estádio com estrutura simples, mas o suficiente para atender a demanda da região. Já sediou jogos oficiais do Campeonato Paraibano da segunda divisão.
o técnico adenor Leonardo bachi, tite, pode voltar ao futebol. ele está livre no mercado desde o ano passado, quando passou pelo flamengo, surge como um
dos alvos do Cruzeiro para suceder ao português Leonardo Jardim.
PonTo fAculTATivo
o estado do rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira, 17, para as finais envolvendo o flamengo e o Vasco. o rubro-negro decide a Copa intercontinental de Clubes diante do PSG, enquanto o cruz-maltino enfrenta o Corinthians na decisão da Copa do brasil.
Ano ruim
Gabigol teve um 2025 bem ruim. Pas-
sou a maioria dos jogos no Cruzeiro na reserva (Kaio Jorge não deu brecha) e ainda perdeu o pênalti que poderia colocar a raposa mineira na final da Copa do brasil. Provavelmente, não irá seguir no clube.
BoTAfogo
o volante marlon freitas tem negociações avançadas para renovar com o botafogo. o atleta deve receber uma valorização salarial e ampliar o vínculo, atualmente válido até dezembro de 2026. a expectativa do estafe é que a renovação seja concluída até o retorno do atleta das férias.
bém passou por clubes cariocas como Bangu e Sampaio Corrêa de Saquarema. A data de apresentação ainda não foi confirmada.
Já o volante Jonathan Rato se apresentou e passou a integrar o elenco em Serra Negra do Norte. Nesta terçafeira, 16, será a vez do zagueiro Erick Landini. O zagueiro Admilton tem apresentação prevista apenas para a quarta-feira, 17.
Thiago Silva se despede de companheiros e pode deixar o Fluminense
Rio – O zagueiro Thiago Silva se despediu dos companheiros de Fluminense no vestiário após a eliminação para o Vasco e pode não atuar mais pelo clube. O defensor tem contrato até o meio de 2026. Não está claro ainda se o jogador vai seguir atuando de volta à Europa, recentemente ele foi vinculado ao Milan pela imprensa italiana, ou se vai se aposentar. O camisa 3 manifestou o sonho de jogar a próxima Copa do Mundo em entrevista recente à France Football.
Desde o meio do ano, o zagueiro manifestou publicamente pensar em se aposentar dos gramados ao fim do vínculo que tinha com o clube. A dis -
tância da família, que segue vivendo em Londres porque os filhos atuam na base do Chelsea, vem sendo um fardo para o jogador.
Campeão da Champions League pelo Chelsea e com passagens marcantes por Milan e PSG, Thiago Silva retornou ao Fluminense no meio de 2024 e segue como peça fundamental do elenco. O zagueiro foi um dos melhores em campo na segunda partida da semifinal e converteu o pênalti que cobrou, abrindo a disputa que valia a vaga na final. O time, no entanto, acabou eliminado, encerrando o sonho de ser novamente campeão pelo clube de coração.

Jornal de Fato • terça-feira, 16 de dezembro de 2025




Comér C io / A corrente de comércio — soma de exportações e importações — ultrapassou US$ 75 milhões
Omais recente boletim divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do Rio Grande do Norte (SEDEC/RN) apontou que o Rio Grande do Norte ampliou de forma expressiva sua presença comercial no Mercosul entre janeiro e novembro de 2025, consolidando o bloco como parceiro estratégico para o desenvolvimento econômico do estado. As exportações do RN para o mercado regional registraram crescimento de 13%, alcançando US$ 7 milhões.
De acordo com o levantamento, no período analisado, a corrente de comércio — soma de exportações e importações — ultrapassou US$ 75 milhões, impulsionada tanto pela expansão das vendas externas quanto, principalmente, pela forte demanda potiguar por insumos provenientes dos países vizinhos.
Conforme a Sedec/RN, esse crescimento reflete a recuperação e a consolidação de setores tradicionais da economia potiguar, em especial o têxtil e o fruticultor, que seguem ocupando papel central na pauta de vendas externas do RN para o bloco. Os tecidos de algodão se mantiveram como o principal produto exportado, seguidos pelos melões frescos, que reafirmam a competitividade da fruticultura potiguar em mercados regionais.
O estudo mostra que Argentina e Paraguai absorve-
ram a maior parte dos produtos enviados pelo estado, enquanto o Uruguai também ampliou sua participação. O Uruguai se consolidou como destino relevante, embora com menor participação relativa, contribuin -
do para ampliar o alcance e a diversificação geográfica dos produtos potiguares no Mercosul. Esse movimento demonstra a capacidade do estado de consolidar nichos específicos dentro do bloco e de fortalecer sua inserção
em cadeias produtivas regionais.
Das exportações remetidas ao Paraguai, destacaram-se principalmente os produtos têxteis, entre eles tecidos de algodão e outras variações, além de itens do
Importações avançam 57% e Mercosul se consolida como principal fornecedor de insumos ao RN
No campo das importações, a ampliação do fluxo comercial foi ainda mais significativa. O Rio Grande do Norte importou do Mercosul US$ 68,2 milhões entre janeiro e novembro de 2025, o que representa um acréscimo de 57,1% em
comparação com o mesmo intervalo do ano anterior.
A Argentina permaneceu como o grande fornecedor, destacando-se pelos produtos essenciais à cadeia produtiva potiguar, como trigo e misturas de trigo com centeio, ampla-
mente utilizados pela indústria alimentícia regional. Além disso, itens como queijo tipo muçarela e lulas congeladas reforçam a importância do Mercosul para o abastecimento do mercado interno potiguar. De acordo com análise
segmento de confeitaria, como caramelos, confeitos, drops, pastilhas e produtos semelhantes sem cacau, além de gomas de mascar, mesmo revestidas de açúcar. Dentro desse grupo, o Paraguai concentrou o maior volume de aquisições ao longo de 2025. No caso da Argentina, a pauta de importação de produtos potiguares apresentou maior diversidade, abrangendo mercadorias dos segmentos alimentício, têxtil e energético, como melões frescos, tecidos de algodão e gasóleo (óleo diesel). Cabe destacar que, em 2025, a Argentina figurou como o segundo maior comprador do gasóleo produzido no Rio Grande do Norte, atrás apenas do Japão.
da Sedec, esse incremento reflete o dinamismo da economia estadual e o fortalecimento das cadeias produtivas locais. O bloco se tornou, segundo a equipe técnica, o maior fornecedor de insumos para a indústria de alimentos do RN, desempenhando papel central na expansão de setores como o de biscoitos e bolachas, que dependem diretamente do trigo importado do Mercosul.

As operações comerciais firmadas com o Uruguai se concentraram sobretudo na aquisição de tecidos de algodão, além de outras frutas e partes de plantas preparadas ou conservadas, incluindo frutas de casca rija e sementes beneficiadas.
O resultado acumulado de 2025 demonstra que a integração econômica com o Mercosul fortalece a competitividade do RN, assegura o abastecimento de insumos críticos e amplia oportunidades para empresas potiguares em mercados de alto potencial.
Para a Sedec, o momento é estratégico para aprofundar ações de inteligência comercial, diversificação de mercados e fortalecimento institucional, com foco na consolidação do estado nas cadeias de valor sul-americanas. Essas e outras análises detalhadas sobre o desempenho do comércio exterior potiguar podem ser consultadas na Nota Técnica disponível no site oficial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
> A empresária Navila Vasconcelos reuniu amigos para celebrar em dose dupla: seu aniversário e o do filho Lucas Tiano, em noite animada no Espaço Grill do Condomínio Quintas do Lago.
> Socorro Paiva assinou as delícias do Requinte Buffet. Destaque especial para a salada Waldorf com maçã verde e a sua incomparável caponata, unanimidade entre os convidados.
> Doces finos e bolo ficaram por conta do Minuto Doce, arrematando a mesa com sabor e elegância.
> Robinho, à frente da Robinz Band, cantou e encantou com um repertório afinado e cheio de rock and roll, levantando o astral da festa.
> E falando em Robinz Band, a noite teve participação mais que especial: Eduardo Fernandes, no alto dos seus 11 anos, subiu ao palco e cantou o clássico Sweet Child O’ Mine, com direito à performance completa. Dudu é filho de Bárbara Paloma e Edilson Fernandes.
> Entre as autoridades políticas que prestigiaram Navila Vasconcelos e Lucas Tiano, os deputados João Maia e Neilton Diógenes, a secretária municipal Shirley Targino, Miguel Rogério, o vice-prefeito e a primeira-dama Cinthia Pinheiro.
> Da imprensa, marcaram presença na noite de Navila e Lucas: Georgiano Azevedo, Josy Maia, Danny Cavallari, Célio Duarte, Carlos Augusto Araújo, Neide Carlos e Marcelo Bento.
> Uma noite feliz, impecável e cheia de boas memórias. Obrigada, Navila e Lucas Tiano Vasconcelos, pela acolhida e pela celebração tão especial. Que venham muitos outros encontros assim. Até 2026!
marilene.paiva@gmail.com



à

O cantor Robinho da Robinz Band com a família Vasconcelos, Navila e Lucas, os aniversariantes e os queridos Tiano, Tiago e Ingrid. Salve, salve!
Já, já desembarcando do frio intenso de Chicago, onde reside, a querida Jeanne Souza troca os casacos pelo sol e pela brisa do litoral. O destino é seu charmoso condomínio de praia em Tibau Beach, cenário perfeito para encontros leves e celebrações à beira-mar. Conhecendo Jeanne, os próximos dias prometem eventos maravilhosos, daqueles que aquecem a alma e rendem boas histórias. Vamos, sim!

Nova geração de médicos, o aniversariante oftalmologista Lucas Vasconcelos recebendo o abraço da esposa Ingrid Regis e do casal ortopedista Mateus Néo e Winona Freitas. Maravilhosos!
Por mim, o meu egoísmo é a superfície da minha dedicação. O meu espírito vive constantemente no estudo e no cuidado da Verdade, e no escrúpulo de deixar quando eu despir a veste que me liga a este mundo, uma obra que sirva o progresso e o bem da Humanidade” FERNANDO PESSOA





wr.ramalho@hotmail.com
A vida nos ensina que apesar das perdas, dores e adversidades é preciso falar de esperança todos os dias. Só para que ninguém esqueça que ela existe.”
PoetA Ângel A Rod R igues
O dia 12 de dezembro foi um marco em nossas vidas, nós e a turma do Espaço Maria Júlia. À tarde, recebemos a Imagem de São Sebastião neste espaço que realiza sonhos há 10 anos; à noite, foi a festa de Confraternização do Fórum que foi de muita alegria e muita harmonia, gastronomia que encantou, e, todos felizes. Nesta noite, não comemoramos apenas o fim de mais um ano, celebramos algo muito maior: as pessoas que, dia após dia, dão vida à Justiça. Bênçãos e mais bênçãos! Como dizia dona Ivone Lopes: “Òh, glória!”

o amigo -irmão gilmar gurgel, representante dos Cartórios de notas das cidades de Caraúbas, Janduís e governador dix-sept Rosado. ele com sua musa, a amiga mil Aparecida e o filho dr. manoel gilmar.
o casal empresário da rede de Postos Kurió, geilson oliveira e a elegante Flora mariana e a filha marina Flor na confraternização dessa rede de Postos no espaço maria Júlia.


em momento festivo, encontrei para maior prazer o subcomandante da Companhia de Polícia de Caraúbas, o tenente Aragão e sua esposa dra. lissa Queiroz, médica que atende no Hospital de Caraúbas.
Saúde / A ação integrou a mobilização nacional para reduzir filas, agilizar tratamentos e fortalecer a assistência oncológica pelo SUS na região Oeste do RN
ALiga de Mossoró de Estudos e Combate ao Câncer participou, no último fim de semana, do Mutirão Nacional de Cirurgias, realizando 56 cirurgias oncológicas de alta, média e baixa complexidade. A ação integrou uma mobilização nacional voltada à ampliação do acesso a procedimentos eletivos essenciais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O mutirão foi promovido por meio de uma parceria entre a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), o Mi -

A Liga de Mossoró foi o único hospital da região convidado a participar do mutirão

ConFRAteRniZAÇÃo Postos KuRiÓ os empresários da rede Kurió dos postos 1, 2, 3, 4 e 5, os finíssimos Geilson oliveira e flora mariana reuniram sábado, 12, os funcionários dos 5 postos de diversas cidades no espaço maria Júlia.tudo muito bem preparado com música de Kleison e Kleison, muitos brindes, muitas brincadeiras e muita alegria. foi festão!!
Na confraternização do Fórum, presentearam-nos com suas mensagens de luz, do Cartório de Notas Gilmar Gurgel, os advogados Dr. Marcelo Fernandes e Dr. Francisco Queiroz, Rebeca Andrade, o representante do Ministério Público, Dr. Victor Breno.
Gratos ao Icem Caraúbas pela importante reportagem da Festa do Fórum. Vocês são amigos verdadeiros, Gidel e Viviane.

na Confraternização, o meu abraço coletivo como Chefe de secretariaàqueridaequipedefuncionáriosRebecaCavalcante, Ana Carla targino, marta Helena, Vinícius maia, França Braga, Poliana, Alaídes lima, sharon Roselly e nayara maranthyla.
jamento das equipes de saúde em todo o estado.
A assessoria de imprensa da Liga de Mossoró falou à reportagem do JORNAL DE FATO sobre a importância do mutirão e os benefícios diretos para os pacientes oncológicos. “Foram realizadas cirurgias de alta, média e baixa complexidade. A principal vantagem para os pacientes é a agilidade no tratamento. Muitos aguardavam cirurgia para dar continuidade ao cuidado oncológico. Com o mutirão, conseguimos zerar algumas filas pendentes, permitindo que esses pacientes sigam com o tratamento com mais chances de superação da doença”, destacou.
e tivemos a honra de sermos o único hospital da região a ser convidado”, informou. Mais do que a realização de procedimentos, o mutirão consolidou uma verdadeira corrente estadual de cuidado, conectando hospitais de referência, unidades do interior e Santas Casas de Misericórdia, que em muitos municípios representam a única porta de acesso da população a cirurgias. A iniciativa reforçou, ainda, o papel estratégico do setor filantrópico para a saúde pública do Rio Grande do Norte, especialmente para Mossoró e a Região Oeste.
No Rio Grande do Norte, a ação envolveu semanas de preparação e articulação en-
nistério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Governo Federal. A iniciativa faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, que tem como objetivo reduzir filas, agilizar tratamentos e fortalecer a assistência especializada em todo o país.
tre gestores públicos, equipes hospitalares e lideranças da rede filantrópica. O trabalho conjunto permitiu a organização das agendas cirúrgicas, o fortalecimento da estrutura hospitalar, a ampliação dos fluxos assistenciais e o enga-
Ainda segundo a assessoria, a Liga de Mossoró foi o único hospital da região convidado a participar do mutirão, o que possibilitou a aceleração do tratamento de diversos pacientes. “Trata-se de um mutirão nacional feito entre hospitais filantrópicos e Santas Casas de Misericórdia, pois o Ministério da Saúde entende que essas instituições são, muitas vezes, o primeiro contato da população com o sistema de saúde,
Durante os dois dias de mobilização, as instituições participantes realizaram procedimentos eletivos de diferentes níveis de complexidade, respeitando a capacidade instalada e o planejamento de cada hospital. A expectativa é que a ação gere visibilidade regional e sirva como exemplo de que a atuação integrada entre Governo Federal, estados, municípios e instituições filantrópicas pode ampliar significativamente o acesso da população a serviços de saúde essenciais.
georgianoazevedo@gmail.com
Návila Vasconcelos e o filho Lucas Tiano reuniram amigos queridos para brindar idade nova com festa animada no espaço Grill do Condomínio Quintas do Lago, com delícias do requinte buffet e muito rock in roll.



A aniversariante Návila Vasconcelos recebendo Aline Medeiros e Cinthia Pinheiro.


Geor G iano a zevedo




o restaurante o Caju Praia será palco para uma grande festa da virada de ano: Virote Réveillon, dia 31 deste mês, com atrações bacanérrimas em plena beira-mar da praia das Emanuelas, em Tibau!

