Jornal de Fato

Page 1

Projeto liderado pelo Governo do RN pode gerar 50 mil empregos apenas na fase de operação.

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO @defato_rn /jornaldefatorn @jornaldefato NESTA EDIÇÃO [ 16 págINAS] OPINIÃO P2 POLÍTICA P3 CÉSAR SANTOS P5 geRAIS/OPINIÃO P6 bRASIL/MUNDO P8 MOSSORÓ/eSTADO P1 A 8 CADERNOS
Órgãos
seGU ran
5 césar santos 5 principal 5 CANDIDATuRA
NOvO CONCuRSO DA pOLíCIA mILITAR é LANÇADO COm mAIS DE 1,1 mIL vAgAS pOTI guAR TENTA SE CONSOLIDAR NA zONA DE CLASSI f ICAÇÃO R ESIDENTES DA uERN INICIA m ATI v IDADES E m h OS p ITAL esportes 7 mossoró 4 Coleta predatória e a comercialização devem ser suspensas durante período de defeso mulher tv domingo código de trânsito completa 25 anos hoje, sem avanços
do norte preservação do caranguejo-uçá é importante aos manguezais cefezinho
domingo st Y le mOSSORÓ (RN), DOmINgO, 22 DE jANEIRO DE 2023 | EDIÇÃO 6.571 – ANO XXIII | R$ 2,50 BLOG SIM NOTÍCIAS Eliete Vieira, presidente do
afirma que categorias estão
à luta principal 3 e 4
cabe mais discurso de terra
O poder da sedução da coleção Kelyta Moda
talita medeiros fala do crescimento da procura por alongamentos de cílios sheron menezzes estreia no posto de protagonista sheron menezzes estreia no posto de protagonista atenções Centro das Gordofobia
principal 8
ambientais alertam para preservação do caranguejo-uçá em período de desfeso. mossoró 1 e 2 >> Legislação endurece penalidades e multas para motoristas imprudentes, mas ainda é grande o número de acidentes. Veja situação da BR-304.
Ç a
DE ROgéRIO mARINhO RESISTE A ATOS ANTIDEmOCRáTICOS
porto-indústria do rn deverá ser instalado em caiçara
com césar santos
Sindiserpum,
prontas
‘não
arrasada’
Íntima

ESPaÇo jornaLiSTa MarTinS DE VaSConCELoS

SEM AÇÚCAR, SEM AFETO E SEM ANESTESIA

obras de tese, como os naturalistas do século 19, mas tão somente pela verdade da observação do escritor. Escreveu o que viu, o que ditou a sua sensibilidade e suas ideias diante dos fatos básicos da vida, como afirma no ensaio “Por que escrevo” (1946).

Quem fala da própria experiência corre o risco de fazer literatura ruim. Mas quando as vivências se tornam material reciclado da melhor qualidade, o escritor consegue transformar o que seria banal, sem graça ou sem interesse em obra de reflexão existencial. Foi o que conseguiu o mestre George Orwell (1903 – 1946) com o livro Na pior em Paris e Londres (SP: Tricaju, 2021), publicado em 1933.

Nesse livro feito com a memória e com a invenção, fica difícil separar onde começa uma e termina a outra. Mas que importa isso se no fim das contas tudo é ficção? Tudo que é alterado, enfeitado pela memória se torna ficção. Não há como não se espantar com o relato do tempo de pobreza de Eric Arthur Blair, nome de batismo do inglês George Orwell, em Paris e Londres nos anos de 1930. Fez de tudo para sobreviver: foi professor, escreveu para jornais, lavou pratos em restaurantes pobres em Paris, vendeu o pouco que tinha, penhorou até as calças e, por fim, viveu como mendigo em Londres. É inacreditável como sobreviveu para contar! Era jovem, é verdade, mas poderia não ter resistido a tanta miséria e fome. Desceu todos os degraus da ordem social, perambulou pelas ruas dia e noite como alma penada, sempre à procura de trabalho e comida. Viveu uma experiência antropológica no bas-fond de Paris e nos albergues de Londres entre mendigos, ladrões, homens doentes ou perturbados; enfim, conheceu a escória humana.

Para começar, vamos encontrar o narrador na capital francesa, na Rue Coq d’Or, às sete da manhã, numa cena que parece saída dos formigueiros humanos dos romances de Émile Zola ou dos cortiços e pensões do nosso Aluísio Azevedo. Hotéis baratos, melhor, espeluncas para estrangeiros pobres, imigrantes ilegais, trabalhadores e ainda espertalhões de todo tipo. Uma verdadeira fauna. Xingamentos e gritos da dona do hotel, se é que assim se pode chamar uma hospedagem infestada de percevejos, papel parede rasgado e imundo:

Meu hotel era o Hôtel des Trois Moineaux. Era uma toca de coelho, um labirinto escuro de cinco andares dividido em quarenta quartos por divisórias de madeira. Os quartos eram pequenos e inveteradamente sujos, porque não havia camareiras, e Madame F., a patronne, não tinha tempo para fazer nada. As paredes eram finas como madeira de fósforo e, para esconder as rachaduras, haviam sido cobertas com camadas e mais camadas de papel parede cor de rosa, que se soltava e servia de abrigo aos insetos. Perto do teto, longas fileiras deles marchavam o dia todo como colunas de soldados, e à noite desciam famintos, de forma que era preciso se levantar de madrugada e matá-los em hecatombes. (p. 8).

Foi nesse lugar que viveu o narrador por um ano e meio. E as aventuras e desventuras só estavam começando. Deu aulas de inglês, mas perdeu os alunos e precisou se virar como pôde. Reflete sobre essa decaída, sobre esse contato real com a pobreza:

Você descobre, por exemplo, o sigilo ligado à pobreza. De repente, você se vê reduzido a uma renda de seis francos por dia. Mas, é claro, não se atreve a admitir, precisa fingir que continua vivendo como de costume. Desde o início, ela o enreda em uma teia de mentiras e, mesmo mentindo, é difícil admitir a situação. Você deixa de mandar as roupas para lavar, e a lavadeira o encontra na rua e pergunta por quê; você resmunga alguma coisa, e ela, pensando que você está mandando as roupas para outro lugar, torna-se sua inimiga para o resto da vida.

O vendedor de tabaco insiste em perguntar por que você parou de fumar. Há cartas que gostaria de responder, mas não pode, porque os selos custam muito caro. (p. 19).

Sem falar no maior de todos os problemas, as refeições que obrigam o sujeito a passear horas fingindo que saiu para almoçar. Foge dos encontros com amigos na rua para evitar um possível vexame financeiro. Cada centavo faz muita diferença, pois significa gramas a mais de pão. E ainda:

Você descobre o que é sentir fome. Com pão e margarina no estômago, você sai e vai olhar as vitrines das lojas. Em todos os lugares há comida o insultando em imensas pilhas de desperdício; porcos inteiros mortos, cestos de baguetes quentes, grandes e amarelos blocos de manteiga, fileiras de linguiças, montanhas de batatas, queijos gruyère grandes como rebolos. Uma autopiedade chorosa o invade diante da visão de tanta comida. Você planeja pegar uma baguete e correr, comer tudo antes que o peguem; e se contém por puro desânimo. (p. 21).

Todos os sentimentos afloram na pobreza, do desânimo à raiva, passando pela indignação e revolta. Assim viviam milhares de pessoas em Paris nos anos de 1920 e começo de 1930. Artistas, estudantes, prostitutas, desempregados, todos na equivalente “fila do osso”, como vimos recentemente em nosso país.

Quando já se encontrava no fundo do poço da sociedade, sem dinheiro para o aluguel, o jeito foi penhorar as roupas, só lhe restando “a que vestia –um casaco bem danificado no cotovelo, um sobretudo moderadamente penhorável e uma camisa extra.” (p. 25). Depois de muito perambular com o amigo Boris em busca de emprego, foi parar num restaurante onde trabalhou como plongeur, lavador de pratos, num hotel de décima categoria, cuja sujeira era revoltante:

Na cozinha a sujeira era pior. Não é força de expressão, é só a afirmação de um fato dizer que um cozinheiro francês cuspirá na sopa, isto é, se ele mesmo não for tomá-la. Ele é um artista, mas sua arte não é a limpeza. (p. 84).

Trabalhou como um escravo em jornada de quinze, dezesseis horas, restando-lhe pouquíssimas para o sono, cujo verdadeiro valor aprendeu a dar nesse trabalho insano, também compensado pela bebedeira nos fins de se-

mana. E teve mais, e pior. Lavou pratos e descascou cebolas numa cozinha minúscula, um verdadeiro chiqueiro, como disse. E, como sempre faz, Orwell analisa a situação dos trabalhadores em suas obras, sem pieguismo. Nesta, considera o plongeur um dos escravos do mundo moderno:

Não que haja alguma necessidade de chorar por ele, pois está em melhor situação que muitos trabalhadores braçais, mas, mesmo assim, não é mais livre do que se fosse comprado e vendido. Seu trabalho é servil, sem arte; ele recebe apenas o suficiente para sobreviver; só tem férias quando é demitido. Ele é privado do casamento ou, se casar, sua esposa também tem que trabalhar. Exceto por um golpe de sorte, ele não tem como escapar dessa vida, a menos que seja preso.” (p. 123).

Comparou ainda esses trabalhadores com os puxadores de riquixás indianos, ou com um pônei atrelado a um gharry também na Índia, que ele tanto conheceu. Sobre os puxadores de riquixás, diz:

Em qualquer cidade do Extremo Oriente, há centenas de puxadores de riquixás, negros desgraçados pesando cinquenta quilos e vestidos com uma tanga. Eles trotam por quilômetros e quilômetros sob sol ou chuva, de cabeça baixa, puxando os veículos com o suor escorrendo dos bigodes grisalhos. Quando vão muito devagar, o passageiro os chama de bahinchut. Eles ganham trinta ou quarenta rúpias por mês e tossem até quase cuspir os pulmões depois de alguns anos. (pp. 124 e 125).

Assim o plongeur: escravo de um hotel ou restaurante, numa escravidão mais ou menos inútil, num trabalho estúpido ou desnecessário, acrescenta.

Essa observação do aspecto social do trabalho é, como dissemos, uma marca importante da literatura de Orwell, que nunca se interessou por

Na segunda parte do livro, vamos encontrar o nosso desafortunado narrador em Londres, para onde seguiu com uma promessa de trabalho, o que, para seu desespero, não aconteceu de imediato, forçando-o a gastar seus poucos recursos e cair na mais abjeta pobreza. Só se alimentava de chá, duas fatias de pão e margarina. Era o que conseguia, quando tinha sorte. Passou por albergues e acomodações precárias e sua vida escorregou ladeira abaixo. Sem dinheiro até para os cigarros, fumava bitucas colhidas nas ruas. Virou mendigo. Frequentou lugares repulsivos, desumanos, onde ele e outros foram tratados como bichos. No entanto a situação sempre podia piorar: as rígidas leis de Londres não permitiam que mendigos pedissem esmolas e se sentassem ou dormissem nos bancos dos jardins, das estações de trem, em nenhum lugar público. Assim, os mendigos e o narrador, claro, andavam até dez horas por dia, sem direito a descansar os pés e as pernas. Diz ele: “uma das piores coisas de Londres: é preciso pagar até para sentar. (...) Só Deus sabe o que poderia acontecer com quem sentasse na calçada em Londres. Prisão, provavelmente.” (p. 163). Um país que não deixa o seu cidadão sentar. Pode? Que país é esse?

Para exemplificar talvez a pior passagem do fundo do poço, um mendigo vende a roupa do corpo a outro, totalmente nu, ficando igualmente nu, numa situação surreal.

De albergue em albergue, outras vezes vivendo da caridade cristã – que também tinha o seu preço, o da submissão e humilhação –, o narrador conheceu homens que caíram em situação de rua, como se diz atualmente, por terem perdido o emprego, a família e, depois, a esperança, aquela que morre por último.

Finalizando, Orwell, em Na pior em Paris e Londres, faz uma análise da situação social dos mendigos, seres desprezados universalmente, vítimas de preconceitos por não terem uma vida decente, produtiva; vida que poderia ser resgatada pelo trabalho útil, de cujo benefício poderiam desfrutar. Observa ainda que, se comparados a certos ofícios respeitáveis, eles são tão honestos ou inúteis quanto... Esse livro exemplifica a sua intenção de transformar escritos políticos em arte, pois o ponto de partida, como afirmou, é sempre um sentimento de resistência, um senso de injustiça. A boa prosa é como uma vidraça, afirmou.

domingo, 22 DE janEiro DE 2023 2 OPINIÃO
o
CL au DE r arC anjo Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos. www.defato.com E-MaiL: redacao@defato.com TWiTTEr: @jornaldefato_rn | rEDaÇÃo E oFiCinaS: SEDE: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEFonES: (084) 99836-5320 (Mossoró) | CoMErCiaL/aSSinaTuraS: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 AS CoLUnAS E mATÉRiAS ASSinAdAS SÃo
FILIADO À Carol Caminha V E ra Lú C ia DE oL i VE ira Escritora, membro da Academia de Letras do Brasil - (Brasília-dF) veraluciaoliveira@hotmail.com
rganização:
dE RESPonSABiLidAdE dE SEUS AUToRES
Oh, mal destrutivo, condição da pobreza! (CHAUCER)
I
EçÃO gErAl
r
ENTE Ad
rATI
d
r
: César Santos dIrETOr dE
EdAçÃO: César Santos gEr
MINIST
VA: Ângela Karina dEP. dE ASSINATUrAS: Alvanir Carlos

CaFeZinHo CoM César santos

e liete Vieira

‘o reajuste do ano passado ainda não está no contracheque dos professores’

o s professores da rede municipal de Mossoró têm uma decisão tomada: não aceitarão pagamento parcelado do novo piso salarial do magistério. A categoria está ressabiada porque o piso de 2022 ainda não foi pago na integralidade, o que ocorrerá somente em novembro de 2023. Portaria assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, determina que estados e municípios reajustem o piso dos professores em 14,95%. Se o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) não cumprir, o início do ano letivo poderá ser prejudicado. É sobre essa pauta, principalmente, que a presidente

o s servidores têm pautas importantes que correspondem a direitos represados e reposição de perdas salariais. Quais são as expectativas para a campanha dos servidores públicos em 2023?

Primeiro, que o prefeito Allyson cumpra as promessas de campanha e as que ele fez para convencer os servidores a suspenderem a greve no ano passado. Ele prometeu que agora em fevereiro daria reajuste e resgataria a valorização salarial de todos os servidores municipais. Então, os servidores da saúde e os servidores regidos pela lei 003 da assistência social, que se reuniram em assembleia esta semana, reivindicam reposição salarial porque sofrem uma defasagem muito grande. Só de perda inflacionária são 31,82%, e aí a gente diminui aqueles 3,75% de 2019 e soma 27,53%, correspondentes às perdas salariais entre 2017 e 2022.

Dessa forma, chegamos ao consenso com os servidores de um percentual de 35% que estamos reivindicando. Esse é o mesmo percentual pedido pelas categorias no ano passado. Naquele momento, o máximo que o prefeito concedeu foi um abono vergonhoso e a promessa de que daria as progressões que estavam reprimidas agora em 2023. As categorias aceitaram em razão daquele decreto que impedia estados e municípios aumentarem despesas com salários dos servidores devido à pandemia da Covid-19. Agora, esperamos que o prefeito cumpra com a sua palavra e conceda a valori-

zação salarial dos servidores que ele prometeu.

o prefeito allyson Bezerra já sinalizou para dialogar com o sindicato sobre a pauta de reivindicações dos servidores?

do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISE r PUM), Eliete Vieira, conversou no “Cafezinho com César Santos”. Ela afirmou que os professores estão determinados e que tomarão decisão em assembleia no dia 31 de janeiro. As demais categorias de servidores também definiram a pauta de 2023 que, entre outras coisas, pedem um reajuste salarial de 35%. “o s servidores estão há seis anos sem recomposição salarial”, lembra Eliete Vieira, ao afirmar que “chegou a hora do prefeito honrar com a palavra de valorizar os servidores públicos”. Leia:

dos servidores da saúde e da assistência social.

o sindicato recebeu resposta a esses pedidos de audiência com o prefeito?

Não. Até agora, silêncio total por parte do Palácio da Resistência (sede da Prefeitura de Mossoró). Mas, como os três últimos ofícios protocolamos há poucos dias, esperamos que nos próximos dias o prefeito nos responda. Queremos acreditar que ele vai nos receber. Mais do que isso, que possa dialogar e acatar as reivindicações dos servidores. Não adianta sentar com o sindicato e não resolver nada. Para quem está há seis anos sem reajuste salarial, enfrentando dificuldades de exercer a sua função de bem servir à população mossoroense, essa história de pedir paciência, como o prefeito sempre faz, já não nos convence mais. A paciência ela chega ao limite quando a necessidade fala mais alto.

a luta dos professores pela implantação do novo piso salarial encontra-se em que estágio? e xiste abertura de diálogo com o prefeito allyson Bezerra?

Não. Os diálogos estão suspensos desde 2022. Depois da greve do ano passado, ninguém sentou mais com o prefeito. A gente senta, em momentos esporádicos, com alguns secretários quando eles se

disponibilizam a ouvir. Mas, infelizmente, fica na conversa e decisões concretas não acontecem. O sindicato já protocolou na Prefeitura quatro ofícios solicitando audiências com maior brevidade pos-

sível. A primeira audiência foi solicitada no dia 20 de dezembro do ano passado, quando a gente construiu a pauta específica dos professores, e outros três protocolamos na quarta-feira, dia 18, após as assembleias

Antes de falar sobre a luta dos professores este ano, vamos relembrar o que aconteceu em 2022. O prefeito fez a maior propaganda que havia concedido o maior reajuste salarial da história de Mossoró. Seria verdade se o reajuste tivesse no contracheque dos professores. Ele só vai se concretizar em novembro de 2023, ou seja, o piso salarial dos professores foi parcelado em sete vezes para ser pago em 17 meses. Isso gera um sentimento de desvalorização e de indignação, porque o prefeito diz que os professores são a categoria mais valorizada do município, mas o reajuste do ano passado ainda não está no contracheque dos profissionais da educação. Para 2023 a categoria decidiu, em assembleia, que não aceitará novo parcelamento. Não vamos aceitar um novo consórcio (referência ao pagamento parcelado). Quando o prefeito diz que vai cumprir a lei do piso, a categoria fica com aquela preocupação de ocorrer a mesma coisa de 2022. É preciso deixar claro que os professores fazem jus ao piso de início de carreira e a carreira tem que seguir, então, isso não está relacionado ao reajuste do piso do magistério, que este ano o Ministério da Educação definiu em 14,95%. Esperamos que o prefeito cumpra.

Por César santos - Da Re Dação fotos Jornal de Fato
DoMINgo, 22 de Janeiro de 2023 entrevista 3 ContinUa na PÁG. 4

‘não cabe mais o discurso do prefeito que recebeu a terra arrasada’

solva a questão dos estagiários?

Os professores têm assembleia marcada para o dia 31 de janeiro, que será decisiva. Até lá, a categoria espera um posicionamento do prefeito Allyson. Se ele não atender, os professores tomarão uma decisão na assembleia, e a vontade da maioria será respeitada.

a democratização da escola pública, com eleição direta para diretores e vice-diretores de escolas, foi promessa de campanha de todos os candidatos e candidatos em 2020. o prefeito allyson, inclusive, colocou no seu plano de governo, mas, até aqui, não cumpriu. Como o sindicato se mobiliza em defesa dessa pauta?

a decisão de não aceitar um novo parcelamento para implantação do piso salarial dos professores é inegociável?

O que a categoria deliberar em assembleia é que o deve acontecer. Há uma insatisfação muito grande, isso é fato. Os professores, às vezes, responsabilizam o sindicato pelo fato de a categoria não receber o retroativo do piso salarial de 2022, mas toda decisão do sindicato é tomada em assembleia e prevalece o voto da maioria. Se na negociação desse ano, o prefeito disser que só pode pagar o novo piso de forma parcelada, vamos apresentar essa posição em assembleia e os professores decidem se acatam ou não. O que a categoria deliberar é o que vai acontecer. Pela fala do professor hoje, posso afirmar que não aceitamos de forma alguma um novo parcelamento. Queremos a implantação do novo piso salarial de forma integral. De repente, quem sabe, o prefeito não pense assim: ‘já que judiei tanto dos professores, este ano vou pagar sem parcelamento’.

os números financeiros da Prefeitura de Mossoró são bem relevantes. o orçamento de 2023 ba -

teu a casa de 1 bilhão de reais pela primeira vez na história. a lém disso, o município se prepara para contratar quase meio bilhão de reais em operações de créditos. e sse fato aponta que o município tem caixa suficiente para reajustar os salários dos servidores e ap licar o novo piso dos professores?

Essa pergunta até responde à questão da expectativa. Com tanta previsão positiva de dinheiro, todos nós acreditamos que a gestão municipal tem amplas condições de valorizar os salários das categorias de servidores. Não cabe mais aquele discurso que recebeu a terra arrasada. Agora, ele tem um orçamento bilionário e essa previsão de empréstimos de quase meio bilhão de reais. Basta a boa vontade política do prefeito para resgatar a própria palavra e valorizar o servidor público de Mossoró. Só depende da vontade dele.

a Confederação n acional dos Municípios orienta os prefeitos a não cumprirem o novo piso, afirmando que o reajuste não tem sustentação legal. Como a categoria contesta essa posição?

Com indignação, mas também com firmeza. Infelizmente, todos os anos quando sai o percentual de reajuste do piso dos professores, definido pelo Ministério da Educação em reconhecimento à lei conquistada com muita luta, aparece esse tipo de campanha contrária à valorização do magistério. O piso é uma conquista dos professores, prevista em lei desde 2019. O que a entidade dos municípios diz não é verdade, porque não foi criada uma nova lei, nem alterada a lei de 2019 que define os percentuais de reajuste salarial dos professores. Veja que no dia 16 deste mês foi publicado um parecer da Advocacia Geral da União (CGU) dizendo que não tem inconstitucionalidade e que o percentual de reajuste do piso do magistério, de fato, é esse previsto na portaria assinada pelo ministro Camilo Santana. Acho de uma tremenda irresponsabilidade propagar o contrário. Cabe agora, a cada gestor que tem responsabilidade com a Educação, cumprir o novo piso salarial dos professores.

o utra pauta importante é sobre o déficit de profissionais em sala de aula para cuidar dos alu -

nos com deficiência. e m 2022, foi assinado um taC entre o município e o Ministério Público para contratação de estagiários. essa questão foi resolvida?

Não. O grande problema sobre a presença do estagiário em sala de aula é que a Prefeitura sempre deixa iniciar o ano letivo para contratar os estagiários, o que acontece depois do mês de maio. Isso prejudica as atividades em sala de aula, porque as crianças que precisam de uma maior assistência ficam em segundo plano, desassistida, além de impor maior cargo ao professor que tem que se desdobrar nas tarefas. Os professores já decidiram que não vão iniciar as aulas de 2023 se os estagiários não tiverem contratados para as salas onde existem alunos com deficiência. Vários pais, inclusive, estavam reclamando que vinham enfrentando dificuldade para matricular seus filhos com deficiência. Espero que a Secretaria Municipal de Educação tenha encontrado uma solução.

Há risco de o ano letivo não ser iniciado caso a Prefeitura de Mossoró não cumpra o novo piso dos professores e não re-

O Sindiserpum, junto com os professores, carrega essa frustração há muito tempo. A democratização da escola pública é uma luta antiga da nossa categoria. No final da administração passada, quando a então prefeita Rosalba Ciarlini encaminhou o projeto à Câmara Municipal de Mossoró, tivemos uma expectativa de que, finalmente, a democratização da educação pública seria implantada no município, mas, infelizmente, os vereadores não colocaram o projeto em discussão. Depois, quando a gente viu a campanha eleitoral de Allyson se comprometendo com os professores e prometendo eleição direta para diretores e vice-diretores de escolas, tivemos a sensação de que ‘agora vai’. Aí, o que aconteceu, depois de tomar posse ele disse que iria analisar o projeto. Allyson já está no terceiro ano de mandato, e nada fez sobre o tema. O que a gente escuta, inclusive em audiências no Ministério Público Estadual, é que essa pauta é uma promessa do prefeito e que ele tem quatro anos para cumprir, só que já passou mais da metade desses quatro anos e Allyson sequer toca no assunto. O que nos resta é cobrar o cumprimento da palavra empenhada e temos feito isso em todas as ocasiões possíveis. Infelizmente, quem pode honrar com a palavra é o prefeito, e até agora ele não o fez.

Um vídeo recente postado pela vereadora Marleide Cunha (Pt) em suas redes sociais, mostra a degradação da estrutura pública, principalmente equipamentos da educação e saúde. o sidiserpum tem fiscalizado, tem acompanhado essa situação?

Nós visitamos todos os equipamentos da saúde, educação, assistência so -

cial e cidadania. Realmente, é um cenário preocupante. Aí, a gente pergunta: onde está aquela cidade que a gente vê na mídia oficial da Prefeitura de Mossoró? Não está tudo azulzinho da cor do mar, como a mídia paga desenha. Nós encontramos unidades de saúde sem mínimas condições de uso, salas de aula muito quente, péssimas condições para o aluno, e estruturas velhas, necessitando urgentemente de restauração, principalmente na zona rural. Eu só espero que o “Mossoró Cidade Educação” não seja um projeto apenas para propagar a imagem do prefeito, porque é muito grande a disparidade entre o que está na publicidade e a realidade. Por exemplo: a Escola Municipal José Benjamim foi reformada e, depois de muito tempo de aula remota, as atividades presenciais foram retomadas. Verificamos que realmente foi colocado um arcondicionado, mas não estava funcionando, porque a rede elétrica não suporta a carga de energia. Ou seja, fizeram a obra de restauração física, mas esqueceram o sistema elétrico da escola.

os servidores municipais estão mais organizados, mais preparados, para enfrentar a luta pela valorização salarial e outros pontos da pauta de 2023?

Os servidores em geral estão mais atentos, mais engajados e dispostos a lutar por nossos direitos. Acredito que se o prefeito Allyson não cumprir com os compromissos que assumiu com as categorias no ano passado e se negar a conceder direitos dos servidores, haverá reação muito forte, muito organizada. Os servidores estão atentos. Veja a questão dos planos de cargos e carreiras, que estava na pauta de 2022. Os servidores suspenderam a greve porque o prefeito prometeu enviar o projeto à Câmara Municipal. Isso foi em abril e somente em outubro o prefeito publicou as comissões. Depois daí, houve a dança das cadeiras, mudanças de secretários e a gestão municipal acabou não agilizando os planos dos servidores. Só que, se observar bem, os secretários são praticamente os mesmos, eles apenas mudaram de uma secretaria para outra, o que não justifica a falta de agilidade para valorizar o servidor público. Isso aumenta o desgaste do prefeito junto aos servidores. Esse sentimento faz com que o servidor se proponha a fazer a luta e resgatar direitos e dignidade.

DoMINgo, 22 de Janeiro de 2023 4 entrevista C ont. da PÁG .
3

CÉSAR SANTOS

ROGÉRIO MARINHO RESISTE

Opresidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirma que o partido não tem um “plano B” para a eleição à presidência do Senado: o potiguar Rogério Marinho é o nome. O exministro do Desenvolvimento Regional do governo Jair Bolsonaro (PL) parece resistir às consequências dos atos antidemocráticos de bolsonaristas contra os Três Poderes.

Estreante na Casa a partir de 1º de fevereiro, Rogério não se intimida diante da forte estrutura do atual presidente e candidato à reeleição, Rodrigo Pacheco (PSD). Ele sabe que não tem nada a perder nesse processo. Ou seja, se for superado por Pacheco, deu a lógica. Agora, se ele sair vencedor, dará um salto gigante na política central.

Além de Rogério e Pacheco, o senador cearense Eduardo Girão (Podemos) também teve o nome lançado. Essa postulação poderá levar a disputa para o segundo turno. Daí, o Podemos será o fiel da balança. O PL de Rogério tem uma bancada de 14 senadores, enquanto Pacheco recebe o apoio das bancadas do PSD e PT, que somam 20 senadores. O Podemos, de

Girão, conta com seis parlamentares.

Valdemar Costa Neto afirma que o PL tem o apoio também do Progressistas e do Republicanos.

A candidatura de Rogério Marinho resiste porque ela representa a oposição ao governo Lula (PT) e se sustenta no discurso de defesa do Congresso Nacional contra as investidas, cada vez mais contundentes, do Poder Judiciário – leia-se ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (TSE) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para o governo Lula, a manutenção de

Pacheco na presidência do Congresso é estratégica: a Câmara tende a ser presidida por Arthur Lira (PP-AL), quadro alheio à influência do PT.

Já para o PL, emplacar um quadro próprio na presidência do Senado garantiria o poder de abrir processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal, onde o partido enfrenta processos tanto contra parte de seus parlamentares quanto contra a própria executiva nacional.

As eleições estão marcadas para 1 º de fevereiro.

É NOTÍCIA

FÁTIMA BEZERRA

Governadora ao anunciar o novo concurso público da Polícia Militar

POLÍCIA MILITAR SEGURANÇA

O Governo do RN abriu oficialmente o processo do novo concurso público para os quadros da Polícia Militar. São 1.128 vagas para soldados e 30 para o posto de praças na carreira de músico. As inscrições serão abertas nesta segunda-feira, 23, e seguirão até o dia 22 de fevereiro, com taxa de R$ 122,50. As provas estão marcadas para o dia 23 de março em seis cidades, inclusive em Mossoró.

A governadora Fátima Bezerra (PT), ao anunciar o novo concurso da PM em suas redes sociais, destacou a ampliação dos quadros da polícia na sua primeira gestão. Nos últimos quatro anos, o governo nomeou mais de 1.300 policiais, concursou mais 300 pessoas na Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Itep. Também investiu, segundo Fátima, R$ 250 milhões em equipamentos e infraestrutura.

O padre educador Sátiro Cavalcanti Dantas celebra 93 anos de vida. Como sempre faz, recolhe-se em retiro espiritual. Dias de louvor e graças pela vida. A comunidade católica festeja em orações.

O Dia Nacional do Fusca, celebrado na sexta-feira, 20, segue no Partage Shopping com a exposição "Vou de Fusca". Sete fuscas de colecionadores estão estacionados no interior do shopping. Vários modelos da Volkswagem das décadas de 70 e 80. Confira.

O Potiguar recebe o Potyguar de Currais Novos no Leonardo Nogueira, neste domingo, 22, a partir das 16h. Tenta a segunda vitória no Estadual e se manter vivo entre os primeiros colocados.

Entrou em circulação o jornalzinho Verão News, com as novidades e reportagens bem elaboradas da estação mais quente e animada do ano. Os jornalistas Fabiano Sousa e Márcio Alexandre capricharam no conteúdo. Confira a primeira edição.

A governadora Fátima Bezerra (PT) garante que o novo piso salarial dos professores será cumprido, respeitando o percentual de 14,95%, conforme determinado em portaria do MEC. Agora, a forma de pagamento será discutida com a categoria (Sinte-RN).

SEGURANÇA II

Os nove governadores do Nordeste querem integrar as polícias estaduais para reforçar o sentimento de segurança na região. É o chamado "Pacto pela Segurança Pública", lançado na reunião do Consórcio Nordeste em João Pessoa/RN. A proposta também será apresentada ao presidente Lula (PT).

VALE A PENA...

Pau dos Ferros viverá em 2024 a mesma disputa pela Prefeitura de 2020: Marianna Almeida (PSD) x Leonardo Rêgo (União Brasil). A mudança é Marianna está sentada na cadeira que era de Leonardo nas eleições passadas. A distância de 22 meses para o pleito não incomoda a ambos, que já trabalham a pavimentação de suas caminhadas e palanques.

...VER DE NOVO

Há quem diga que Mossoró também poderá repetir os candidatos de 2020, com Allyson Bezerra (Solidariedade), Rosalba Ciarlini (PP) e Isolda Dantas (PT). A coluna não apostaria numa postulação de Rosalba, embora tudo pode acontecer.

ANTIDEMOCRÁTICOS

Manifestantes que atacaram os Três Poderes em Brasília partiram de 25 estados e apenas 6% dos que foram presos têm domicílios no Distrito Federal. Do Rio Grande do Norte, nove bolsonaristas foram presos. Os atos tiveram abrangência nacional.

APolícia Militar do Rio Grande do Norte lan-

çou edital para concurso público com 1.158 vagas para soldados, segundo anúncio feito pela governadora Fátima Bezerra (PT). A maior parte das vagas (1.128) é para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP). No entanto, também há 30 destinadas ao Curso de Formação de Praças Músicos.

Somente com aprovação em todas as fases do concurso e no curso de formação, o candidato se torna solda-

do da PM. O concurso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

As inscrições poderão ser feitas a partir de amanhã, 23, até o dia 22 de fevereiro de 2023, pela internet, no site do IBFC, na aba “Inscrição e 2ª via do Boleto”.

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 17 de março nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, João Câmara, Nova Cruz e Pau dos Ferros. A duração é de quatro horas.

A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direito Penal, Legislação Extravagante e Legislação da PMRN. São 10 questões para cada disciplina, totalizando 80.

Além da prova objetiva, também haverá prova física, com barra fixa, "shuttle run", abdominal remador, salto em distância, e corrida.

No caso dos candidatos a soldado músico, também

haverá prova de habilidade técnica relacionada ao instrumento escolhido.

Para concorrer a qualquer uma das vagas, é necessário ter graduação em curso superior, seja de bacharelado, licenciatura, ou tecnólogo.

Durante o curso de formação, o candidato receberá uma bolsa de R$ 1.302. Atualmente, o salário inicial de um soldado da Polícia Militar do RN é de R$ 3.929,01.

O prazo de validade do concurso é de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

DOMINGO, 22 DE JANEIRO DE 2023 opinião 5
Novo concurso da PM oferece mais de 1,1 mil vagas
''Estamos investindo para trazer tranquilidade para o povo do RN”
polícia Militar do Rn ganhará reforço em seus quadros Demis Roussos - Assecom RN

oVidade

& ferramenta interativa exibe dados de ensino básico do rn

proSa VerSo

crispinianoneto@gmail.com

Compartilho com os queridos leitores, Celeste Silveira, como sempre muito articulada e centrada em suas análises. Ela escreveu artigo que tem repercutido em vários sites e blogs, incluindo Thais Rodrigues, da IstoÉ Dinheiro. Vejamos: Os dias que seguiram o infame 8 de janeiro e a vergonha colossal de bolsonaristas radicais fragmentou a massa de eleitores do presidente Jair Bolsonaro.

Havia os presos em flagrante que choravam uma retórica sem cabimento de maus-tratos da Polícia Federal. Os que temiam ser encontrados e detidos, além dos que vão pensar duas vezes antes de citar a liberdade de expressão como escudo para ser criminoso.

No que depender do Judiciário essa sensação de alerta constante deve durar por mais algum tempo. Alexandre de Moraes comanda a mais extensa delegação investigativa da história do Brasil. São 150 peritos ainda em atividade revelando DNA.

São cinco tecnologias diferentes de reconhecimento facial para analisar imagens, além de um time de internet para rastrear sinais de celulares e marcar a localidade dos golpistas.

De longe, o mais ambicioso plano para o desmonte de uma organização criminosa em solo brasileiro, Moraes já começou a pescar peixes maiores que os lunáticos, mal informados ou mal intencionados que tomaram Brasília de assalto.

A lista com empresas envolvidas com financiamento do golpe já supera 120 nomes, e pelo menos dez delas já têm carros de luxos e ônibus bloqueados pela Justiça como forma de reparar os danos materiais nos três palácios invadidos.

Com o objetivo de ajudar gestores e identificar a situação do Ensino Básico no Rio Grande do Norte, professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveram o Indica Edu RN, uma ferramenta interativa que organiza e exibe dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da Prova Brasil por meio de mapas interativos.

O projeto foi desenvolvido pelos professores Marcus Nunes, coordenador do Laboratório de Estatística Aplicada (LEA/DEST/ UFRN), Carla Almeida Vivacqua, do Departamento de Estatística (DEST/ UFRN), e Sandra Cristina Gomes, do Instituto de Políticas Públicas (DPP/ UFRN).

O financiamento do projeto foi feito graças a um edital promovido pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID),

órgão do governo norteamericano responsável por selecionar projetos de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo que transformam dados em ações concretas para melhorias sociais.

Para criar o aplicativo, os pesquisadores escolheram trabalhar com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Assim nasceu o Indica Edu RN, um painel de informações métricas e indicadores visuais que exibe dados relacionados à educação básica no estado. Além de acompanhar o desempenho das cidades, os gestores da educação podem observar os efeitos das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc) em relação às diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal.

Hospedada em um servidor da UFRN, a ferramenta pode ser acessada em um site próprio e conta com diversas aplicações estatísti -

cas, como análise de matrículas na Educação Básica, perfil socioeconômico dos estudantes, informações da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Todos os dados são dos 167 municípios do estado, com opção de filtros e comparativos. “Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, tem acesso ao Indica Edu RN. Basta possuir um dispositivo conectado à internet”, explica o professor Marcus Nunes.

O Indica Edu RN facilita a análise dos resultados das políticas públicas de educação no RN, trazendo um impacto social significativo ao colocar as estatísticas em prática para o bem social. Com o uso do aplicativo, os responsáveis pela educação do estado podem implementar novos projetos baseados nos indicadores e elevar os resultados. “Esperamos que os gestores possam avaliar de forma fácil,

Ferramenta une a experiência dos dirigentes com a ciência de dados

A principal motivação para o desenvolvimento do projeto Indica Edu RN foi a importância do trabalho administrativo da educação e a notória limitação para analisar dados de ensino. A ferramenta une a experiência dos dirigentes com a ciência de dados para gerar um produto interessante para a sociedade.

“Os gestores podem con-

firmar, com base na realidade, se aquilo que suas experiências lhes diz encontra respaldo no mundo real”, declara o professor Marcus Nunes. “Os próprios cidadãos agora possuem mais uma ferramenta a seu dispor para verificar a situação da educação em seus municípios”.

Como um aplicativo Open Source, o código-fonte ficará disponível para

qualquer um que deseje verificá-lo ou utilizá-lo como base para criação de outros projetos, seja para outros estados ou até algo a nível nacional. Além disso, o site disponibiliza um formulário para que gestores e o público geral possam oferecer sugestões de melhorias e funcionalidades.

Futuramente, a equipe pretende atualizar a ferra -

adequada e transparente como está a situação histórica da educação nos municípios do estado”, afirma o professor.

Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, o aplicativo conta com os três professores coordenadores para definir sua visão e objetivo. Além disso, o trabalho contou com a colaboração dos alunos Carla de Moraes Apolinário e Wesley Almeida Cruz, ambos do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Estatística (PPgMAE), e Eloisandro Soares da Costa e Flávia Freire de Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR).

Os mestrandos foram responsáveis pela programação do painel e a coleta e organização dos dados, assim como pela produção de pesquisas de opinião com o público-alvo a fim de avaliar a recepção da ferramenta e coletar ideias para sua melhoria.

menta sempre que novos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Ideb forem disponibilizadas pelo Inep. Assim, os dirigentes e a população poderão acompanhar a evolução dos municípios, avaliando os resultados das políticas públicas. “O aplicativo ainda não foi lançado oficialmente, mas as pesquisas de opinião que temos feito nos demonstram que ele tem sido bem recebido pelos gestores da área da educação”, informa o coordenador Marcus Nunes.

Sem sono também está o agora preso preventivamente Anderson Torres, ex-ministro da Justiça. Já no Brasil ele optou por ficar calado em seu primeiro depoimento. Ele também pediu a visita de uma psicóloga, alegando estar muito abalado e sem dormir.

E se por aqui bolsonaristas não dormem, lá em Orlando o ex-presidente fujão também não deve pregar o olho. Temendo ser deportado, ele cogitou voltar para o Brasil, mas, vendo o cerco apertar por aqui, optou por ficar mais um tempo fora. De terrorista a aterrorizado.

Tráfico oficial de cocaína

O blogueiro super bem informado e combativo Thiago dos Reis informa que o traficante preso com 39 quilos de cocaína no avião presidencial na Espanha tinha acesso ao Cartão Corporativo de Bolsonaro. Isso mesmo, Bolsonaro deu um ‘Mamatacard’ a um traficante internacional de drogas. É a prova de que Bolsonaro é cúmplice e que a cocaína dentro do avião oficial não foi coincidência. Trata-se de método, de ‘modus operandi’. O sargento trabalhava diretamente com o General Heleno e com os filhotes do Bozo, não entrou de gaiato no avião...

limpeza

Governo Lula troca direção da PF em 18 estados e exonera 26 chefes da PRF. Ou seja, o aparelhamento da PRF chega ao fim. São oito mulheres nomeadas e, no Rio, quem vai chefiar a PF será o delegado que investigou o assassinato de Marielle Franco.

A Polícia Federal é uma instituição de Estado e o chefe de Estado hoje se chama Luiz Inácio Lula da Silva. O que não se justifica é fazer dança de cadeiras com objetivos escusos, como Bolsonaro fez durante quatro anos. Agora é em prol da democracia e do cumprimento da Constituição Federal, Carta Magna da nação.

picanha

O tuiteiro militante Orlando Guerreiro disse: Frequento um bar onde 90% dos fregueses são bolsonaristas e um deles me perguntou em tom de provocação: Cadê a picanha? Olhei pra ele com um olhar de consolação e respondi: “Estamos prendendo, vacinando e marcando o gado. Logo após o abate, vem a picanha”.

imaGem que MArcA

nada de militante do mST, o sem-vergonha que quebrou o relógio histórico em Brasília tem passagem pela polícia como ladrão e é considerado bandido perigoso, em Goiânia onde mora.

É esse tipo de gente que foi contratada para bagunçar Brasília e chacoalhar os poderes em nome de deus, da pátria e da família.

Tem que ter cadeia para quem contratou essa horda.

DOMINGO, 22 de janeiro de 2023 6 opinião/gERAiS
Bolsonaro, de terrorista a aterrorizado
n
marcus nunes, coordenador do lea e do projeto indica edu rn >>
i ndica Edu R n facilita a análise dos resultados das políticas públicas de educação no estado
Arquivo pessoal

Código de Trânsito Brasileiro completa 25 anos com avanços

Neste domingo, 22, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 25 anos. Para o professor de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/ UFRJ), Rômulo Orrico, o documento mudou o cenário no trânsito, colocando prioridades muito claras para pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas, ordenando o uso de vias e rodovias.

“Neste sentido, ele foi um baita de um avanço em

relação ao que nós tínhamos”, disse. A criação da pontuação na carteira nacional de habilitação (CNH) foi também muito importante, afirmou o professor para a Agência Brasil.

A legislação endureceu as penalidades e as multas para motoristas imprudentes e embriagados e ainda os obrigou a fazer curso antes de dirigir. “A regra é muito positiva”, opinou. No interior do país, contudo, e em grandes condomínios de classe econômica alta, ainda são vistas grandes falhas. “É comum encontrar desrespeito ao código. É preciso mudar alguns comportamentos”, sugeriu.

Orrico afirma que o CTB melhorou a segurança e deu margem, por exemplo, para que fosse criada a lei seca. Em relação ao cinto de segurança, pesquisa feita no âmbito da Coppe, antes da obrigatoriedade do cinto, em 1989, mostrava que apenas 2% a 4% das pessoas usavam o acessório corretamente. “Hoje, a gente estranha se alguém está sem cinto”, observou. Advertiu, contudo, que algumas pessoas ainda resistem a cumprir a norma, que estende o uso do equipamento ao banco traseiro dos veículos.

Em relação às bicicletas, o código estabelece que não devem ser usadas nem na

calçada, nem na contramão, “mas é uma coisa que a gente vê com frequência”. Orrico frisou que se vê um movimento ativista de uso da bicicleta muito importante, com muita ação positiva em termos de redução de velocidade e ciclovias, mas ainda se encontra um comportamento bastante adverso que é usar a bicicleta na contramão e sobre a calçada.

Ele disse que é preciso educar mais a população sobre as regras do trânsito e fazer avançar o cumprimento das leis. A grande maioria dos motociclistas, por exemplo, insiste em andar entre veículos nas ruas e rodovias.

O professor da Coppe/ UFRJ elencou, ainda, entre os pontos positivos do Código de Trânsito Brasileiro, a questão da segurança no trânsito. Ele acredita que um maior rigor com os condutores contribuiu para reduzir o número de acidentes.

O CTB é um processo de educação e de ação pública importante, mas é preciso que a multa chegue rápido, opinou. Estudo feito em Nova York, em 2010, apontou que, naquele ano, programa de tolerância zero e mudança de engenharia de tráfego, ajustando semáforos e a circula-

ção de veículos, além de educação no trânsito. “Os americanos têm uma lógica muito forte de policiamento e de punição também, um julgamento muito rápido”, justificou.

O professor Orrico propôs a criação eventual de uma justiça de trânsito no Brasil, tendo em vista o aumento da frota de veículos no país, que já alcançou 100 milhões, incluindo motos. “Que não fosse tolerante com mortes no trânsito, com motoristas bêbados. Que julgasse rápido”, disse. Frisou que é preciso ter rapidez nessas questões. “Se a justiça tarda, ela é pouco eficaz”.

Fiscalização nas estradas brasileiras deve ser ampliada

O professor Rômulo Orrico defende a necessidade de retomar as ações de fiscalização e de educação e voltar a ter um controle de velocidade nas estradas brasileiras, para não haver sensação de impunidade. Outro cuidado muito grande que se deve ter é com as motocicletas, tendo em vista o crescimento acentuado da frota, em paralelo ao aumento de acidentes e de mortes, inclusive de pedestres, por motocicletas. Outro problema das motos é a sensação de impunidade, na medida em que a veloci-

dade impede que se anote a placa do veículo.

Para diminuir o problema, ele sugeriu que o Brasil poderia adotar o exemplo da Colômbia, que estabeleceu a política de obrigatoriedade do uso de colete e capacete com as placas escritas para proteção da segurança civil. Isso significa que o motorista e o veículo são identificáveis e podem ser multados.

A sensação de impunidade fica mais difícil, ponderou. Outro efeito secundário é a diminuição da quantidade de roubos e furtos de motocicletas. “Não

zera, mas reduz e inibe”. O Brasil poderia adotar essa medida para a segurança viária, alertou.

Ele disse, a seguir, que as autoridades têm que discutir também como as novas tecnologias podem ajudar a ter um trânsito mais eficiente e mais seguro, e com maior qualidade. Para que as coisas melhorem, é preciso usar tecnologia da informação e engenharia social, além de discutir como essas tecnologias podem ajudar diversas formas de transportes úteis para a sociedade.

Novas regras entram em vigor

em 2023

Entre as novas regras de trânsito que entram em vigor este ano, está a multa por excesso de peso. Os fabricantes de veículos de c arga deverão informar na estrutura dos veículos o limite técnico de peso para cada modelo. Quem estiver trafegando com peso acima do permitido receberá multa de R$ 130,16, além de receber quatro pontos na carteira nacional de habilitação.

Para pessoas jurídicas que não identificarem o condutor que cometeu uma infração no veículo de uma empresa, a multa equivale-

rá ao dobro do valor da multa original. Ou seja, se um condutor cometer uma infração grave, terá multa de R$ 195,23, mas essa multa por não identificação antecipada do motorista pela empresa será o dobro, ou seja, R$ 390,46.

Outra nova regra do CTB diz que a carteira nacional de habilitação não pode ser suspensa ou bloqueada em situações em que o condutor esteja em processo de defesa prévia, por exemplo, durante a suspensão ou cassação. Com isso, o condutor não perde

o direito de dirigir até o final do processo.

Outro mecanismo que entrará em vigor este ano é relativo à idade do motorista. A regra estabelece que a validade da carteira nacional de habilitação (CNH) é inversamente proporcional à idade do condutor, ou seja, quanto mais jovem, por mais tempo valerá a CNH. Com isso, condutores com até 49 anos de idade terão a carteira válida por 10 anos, enquanto motoristas entre 50 e 69 anos terão de renovar a CNH a cada 5 anos.

MAIS RIGOR
DOMINGO, 22 DE JANEIRO DE 2023 GERAIS 7
ABr
Legislação endureceu as penalidades e as multas para motoristas imprudentes e embriagados
CTB

Olocal de maior viabilidade técnica à instalação do porto-indústria é o município de Caiçara do Norte, no litoral norte do Rio Grande do Norte. É o que aponta o estudo desenvolvido por pesquisadores da UniversidadeFederal(UFRN), cujo relatório foi apresentado à governadora Fátima Bezerra nesta semana.

O Governo do Estado, numa ação inédita junto com a UFRN, investiu na contratação dos estudos para balizar uma tomada de decisão técnica. O porto-indústria é um equipamento essencial à viabilidade de projetos para exploração de energia eólica offshore (no mar) e a exportação de diversos outros produtos, entre eles o hidrogênio verde (H2V).

Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental apontam o município de Caiçara do Norte como a região que melhor responde aos critérios de área para a instalação desse equipamento no Rio Grande do Norte. O professor Mario Gonzalez, do Departamento de Engenharia da Produção da universidade, coordenou o estudo. Os dados apontam que, apenas na primeira fase de operação do Porto, podem ser gerados ao menos 50 mil empregos no estado.

O estudo é uma condição essencial para a tomada de decisões, seja do ponto de investimentos públicos, ou na busca por potenciais investidores privados. “A transição energética é uma agenda irreversível, e acho que o Rio Grande do Norte não pode perder essa oportunidade. Vai ser muito desafiador, mas não vamos nos acomodar, temos que ter ousadia para pensar no melhor, primeiro para o povo do Rio Grande do Norte, depois para no que isso vai projetar o Brasil”, enfatiza a governadora dizendo que “é papel nosso pensar nas gerações futuras”.

Fátima Bezerra autorizou o início do EIA/RIMA, que é o estudo e relatório ambiental, dando, assim, continuidade aos estudos técnicos para a construção do porto-indústria em Caiçara do Norte, que, segundo o relatório técnico, terá condições de começar a funcionar em meados de 2026.

A perspectiva de 50 mil empregos gerados ainda no início da operação do empreendimento. Ou seja, na primeira fase (de 1 a 4 anos), se dá “porque na primeira fase já teremos o cais, uma retroárea definida, a fabricação de peças e componentes, indústrias instaladas de operação e manutenção, que gera muitos empregos, porque são serviços. Portanto, já estará funcionando”, esclarece Hugo Fonseca, coordenador do Desenvolvimento Energético da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec).

EstuDOs

Caiçara do Norte é área mais viável para o porto-indústria do RN

RN assume o protagonismo da transição energética no país

Para a governadora Fátima Bezerra, a construção do porto-indústria permite bem mais que a geração de empregos. Com a construção do porto-indústria, o Rio Grande do Norte assume o protagonismo da transição energética no país, avançando na produção de ener-

gia sustentável. Com a finalidade principalmente de produzir energia no mar (offshore) e hidrogênio verde (considerado o combustível do futuro). O porto também tem expectativas de trabalhar com diversos outros setores econômicos, como fruticultura, sal, mine-

ração, pesca, óleo e gás, e também de energia eólica, fortalecendo a industrialização do estado. Dada a grandeza e importância do projeto, a governadora Fátima Bezerra afirmou que levará a agenda para o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

“Devido ao alto potencial do estado para geração de energia de fontes renováveis, e a tendência mundial para a prática da ‘economia verde’ em todos os setores econômicos, o porto-indústria do RN deveria ter a denominação de PortoIndústria Verde”, afirma o professor Gonzalez.

O conceito de “energia verde” é aquele que trabalha com geração de energia sem grandes impactos ambientais por meio de fontes

sustentáveis. “Os portos dos países mais desenvolvidos estão trabalhando para se transformar em ‘verdes’. Mas aqui já podemos nascer ‘verdes’, dentro dessa perspectiva”, afirma o professor, destacando que um portoindústria também tem a função de fabricar, armazenar mercadorias, além de preparar mercadorias, por exemplo, para instalação de parques eólicos, como também para movimentar cargas.

Governo do Estado investe R$ 1,1 milhão do estudo

O Governo do Estado investiu no valor 1 milhão e cem mil reais, na contratação do que foi desenvolvido pela UFRN e já havia apresentado resultados como o Atlas Eólico e Solar do Rio Grande do Norte e o Hub de Serviços para eólica onshore (em terra) e offshore (no mar).

Além desses, o Estudo de Alternativa Técnica e Locacional para Infraestrutura de Transmissão Offshore e o Programa Norte-riograndense de Hidrogênio

Verde também fazem parte da proposta mais ampla, que é o porto-indústria verde, um projeto de desenvolvimento econômico e sustentabilidade energética no Rio Grande do Norte.

Todos esses estudos técnicos dão segurança às empresas que já apontam seu interesse no setor visando instalar-se no estado, sinalizando adequadamente para o investidor, criando um ambiente de confiança para o investimento e a Parceria Público-Privada (PPP).

“Esse projeto não chegou de paraquedas. Ele começou em 2019 e faz parte de uma carteira de projetos que a gente considera estratégica em setores importantes, e que tem essa característica de sustentabilidade”, afirma Hugo Fonseca.

O estudo de viabilidade técnico-econômica-ambiental contou com profissionais de diversas áreas, como de análise econômica e financeira, biologia e oceanografia, geologia marinha e ambiental, en -

genharias, assim como de logística e infraestrutura portuária, entre outros, contando, inclusive, com acadêmicos de universidades do Reino Unido e da Dinamarca.

O projeto está dividido em várias fases, e a fase atual, que é a fase um, foi justamente esse estudo de viabilidade, onde foi atestado que o projeto pode seguir adiante, o que foi autorizado pela governadora através da determinação do início do EIA/RIMA.

Além de avaliar a localização geográfica, que culminou na escolha de Caiçara do Norte como local ideal, o estudo apresentou um

plano estratégico para operacionalização do porto-indústria e o desenvolvimento de sua cadeia produtiva e industrial.

Os benefícios do empreendimento para o RN são inúmeros, a começar pelo fortalecimento da industrialização do estado e pela geração de empregos e capacitação de mão de obra. Sem falar nos benefícios fiscais e econômicos, na redução do custo logístico e na melhoria da infraestrutura logística marítima, além da maior competitividade no setor de energias renováveis, no qual o estado já assume protagonismo como líder nacional.

domingo, 22 DE JANEIRO DE 2023 8 gerais C M A P
Projeto do porto-indústria é apresentado à governadora Fátima Bezerra Assessoria/Rn
>> Projeto liderado pelo g overno do Estado pode gerar 50 mil empregos apenas na fase de operação

mossoró

Órgãos ambientais alertam para preservação do caranguejo-uçá

Os manguezais são de suma importância para o ecossistema da nossa região e deles é extraída a fonte de renda de muitas pessoas. Um exemplo é a captura do caranguejo-uçá, que é a atividade em escala comercial mais importante nos mangues do Brasil. Mas, é preciso manter atenção com o período que é permitido a captura desses animais.

Recentemente, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (Spea), em parceria com a Superin tendência Estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), alertaram para a proteção do caranguejo-uçá, espécie que inicia seu período reprodutivo nesta segunda quinzena de janeiro.

O caranguejo-uçá é um dos animais mais importantes da fauna do ecossistema de manguezal. Nas épocas de reprodução, os caranguejos saem das tocas e andam sobre a lama com o intuito de se reproduzirem. O comportamento é apelidado de andada, e nesses períodos, é proibida a coleta do animal para que a espécie possa ser preservada. Para a supervisora da Spea, Iracy Wanderley, é importante o papel da educação ambiental para sensibilizar a população sobre esse evento da fauna.

“Se não houver o período de defeso, as espécies estariam mais vulneráveis à pesca predatória, reduzindo o número de indivíduos e comprometendo a perpetuação do caranguejo-uçá. O papel da educação ambiental é justamente levar informação às pessoas para que elas tomem conhecimento do assunto e, através

da sensibilização, busquem estar atentas à conservação da natureza. É fundamental essa mobilização entre o Idema e o Ibama nesse sentido, órgãos responsáveis pela execução da Política Ambiental no RN”, disse.

Nos períodos de andadas ocorrem competições entre os machos por causa das fêmeas que, depois de fecundadas, sobem nas ra-

ízes e troncos para liberar os ovos, que ficam presos ao abdômen. Nesse período, a coleta predatória pode causar grave prejuízo à população de caranguejos e torná-los um recurso pesqueiro escasso.

Outra característica biológica é que o mangue é um tipo de vegetação típica das regiões alagadiças denominadas de man-

guezal e habitam áreas de transição do mar para mata, e nestes locais onde ocorre o habitat da espécie uçá é registrado aumento do desmatamento e poluição causando grandes perdas de biodiversidade. Os manguezais desempenham um importante papel como exportador de matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a

produtividade primária na zona costeira.

O biólogo e membro do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Idema (NUC), Roney Paiva, comenta que a biodiversidade dos manguezais faz com que essas áreas se constituam em grandes berçários naturais, tanto para as espécies típicas desses ambientes como para animais, aves, peixes, moluscos e crustáceos, que encontram as condições ideais para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo.

“Os ecossistemas de manguezal são ricos em biodiversidade porque apresentam características ambientais próprias. Os crustáceos estão entre os grupos de animais mais diversos dos manguezais com plasticidade reprodutiva e estratégias para melhor sucesso da reprodução. As populações de caranguejo vêm decaindo, progressivamente, devido à catação intensiva, então nós fazemos um apelo para que os ciclos sejam respeitados e que a preservação da espécie realmente aconteça”, afirmou o biólogo Roney Paiva.

Para que não corra risco do animal desaparecer, a sua captura, o transporte e a comercialização em época de reprodução são proibidos, em obediência à Portaria SP/MAPA Nº 325, de 30 de dezembro de 2020. A Portaria é válida nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
22 DE JANEIRO DE 2023
Caranguejo-uçá não deve ser capturado neste período do ano
MOSSORÓ (RN), DOMINGO,
>> A indicação é de que, durante o período de defeso do animal, sejam suspensas a coleta predatória e a comercialização do produto Cedida

Período de defeso ocorre em 3 fases

Ocaranguejo-uçá é um crustáceo encontrado ao longo de toda a costa brasileira. Ele se alimenta basicamente de folhas do mangue. O crescimento é caracterizado pela muda da carapaça. A reprodução é sexuada e ocorre em períodos de luas nova e cheia, caracterizados por marés de grande amplitude.

Na “andada”, os caranguejos saem das tocas e andam sobre a lama com o intuito de se reproduzir. Nesse período, eles não devem ser capturados, pois a cata pode causar grave prejuízo à população de caran-

guejos e torná-los um recurso pesqueiro escasso. Esse período é dividido em três fases, sendo a primeira em janeiro, a segunda em fevereiro e a terceira em março.

A espécie tem um papel fundamental para a renovação do manguezal, transformando as folhas em material que fornece nutrientes para outros organismos da cadeia alimentar. É uma importante fonte de renda para famílias que comercializam os caranguejos inteiros ou beneficiados, contribuindo com a economia da região.

PERÍODO DE DEFESO

1º período: 22 a 27 de janeiro

2º período: 21 a 26 de fevereiro

3º período: 22 a 27 de março

OUTRAS PALAVRAS

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA

Não me canso de dizer, e coisa é manifesta, que nossa representação política funciona, tradicionalmente, contra o interesse coletivo. A bem dizer, não é verdadeiramente uma representação popular, como quer a democracia de representação. De onde toda sorte de injustiça contra os mais pobres da população. Os ditos marginalizados.

Estou dizendo que só a ignorância aceite tudo isso, e a indiferença tolera. Quase tudo igual às cubatas africanas. E é porque somos um povo sem educação cívica, não entendemos a política como luta pelos problemas sociais, a exemplo de outros povos, que não aceitam nem toleram a função parlamentar de encontro aos desejos e aspirações populares.

Ainda, compreensivelmente, estou a dizer que, sem um Parlamento à altura da representação política da sociedade, em geral, torna-se muito difícil, se não impossível, governar dentro de um plano de governo honesto e com realizações à vista. Naturalmente, esbarram, aí, as melhores intenções para com o conforto de todos, o que vale, fora com o privilégio.

Que consiste, primeiramente, na antidemocrática distribuição da renda nacional, bens e serviços, do que, vem é de ver, resulta a calamidade social neste país. Sem dúvida alguma, em semelhante circunstância, quero repetir, mostra-se muito difícil, se não impossível, o governar com vistas às carências e necessidades do povo desfavorecido. O povo marginalizado.

Reforçando o que ficou dito acima: a verdade final é que não se resolve, em definitivo, o problema da fome neste país, sem a democrática distribuição da renda. E volto a dizer o Congresso Nacional é que deve ser acusado dessa irresponsabilidade.

Ora, por mais bem intencionado que seja o governo, mais patriota e mais humano, inevitavelmente haverá de ser tolhido, nos seus bons propósitos, pelos interesses e conveniências de um Parlamento que, de representação popular, não tem nada. Como é o caso do nosso, pode-se dizer, sem medo de erro, tanto se impõe a evidência dos fatos, e boatos, e atos.

Para dizer tudo de uma vez, não existe no Parlamento brasileiro, com raríssimas exceções, até admito, uma ideologia política e social, no sentido mais elevado que a expressão possa ter. Um ideal de governo e de sociedade. Muito pelo contrário, sobre isso, prevalece o jogo dos interesses, pessoais e de grupos, em desfavor dos mais pobres da população.

Quem que, por exemplo, levanta a voz, numa atitude veemente e inarredável, contra a desumana distribuição da renda que se pratica em nosso país, por força da política menor? Silêncio total. Nem os tidos e havidos como legítimos democratas. Ou assim se proclamam, para ser mais exato. E sabe-se que, daí, é que emergem as profundas desigualdades sociais.

E tudo reclamamos do governo. Mas não é certo. Nunca atentamos para a representação popular, como principal responsável pelas profundas desigualdades, que nos envergonham, como povo e como nação. Aos olhos do mundo. Então, é isto: só a ignorância aceita, e a indiferença tolera, um corpo legislativo alheado de sua missão social.

IRRESPONSABILIDADE AVENTUREIROS

Ora, a quem cabe fazer as leis que regem a vida do país, e que instituição política é diretamente responsável pela representação popular, senão o Congresso Nacional? Daí se pode concluir a irresponsabilidade dos nossos legisladores.

LINGUAGEM

Vem isso a significar que delegamos, a indivíduos sem imputação política, no bom sentido, a representação do povo brasileiro. Os aventureiros da existência, que é como se costuma dizer. E o resultado não tem sido outro: um país injusto.

Escrever com naturalidade não quer dizer desleixo linguístico, como querem certos escritores que se arrogam de modernistas, talvez influenciados por uma sociolinguística mal digerida. São os idiotas da linguagem, e da literatura, como devia dizer Nelson Rodrigues. É preciso, no que diz à sociolinguística, pôr as coisas nos seus devidos termos. Nem tanto ao mar, nem tanto à costa. Graciliano Ramos, por exemplo: escreve com naturalidade, sem deixar, no entanto, de ser lógico de linguagem, como observa Silveira Bueno, catedrático da Universidade de São Paulo. Usa o léxico da linguagem popular, do seu sertão alagoano, sem extremar-se, porém, do mármore clássico, em matéria de sintaxe. O que não quer dizer o apego a caturrices, que já não têm lugar nos dias de hoje. Idem Sérgio Buarque de Holanda. Sim, ele mesmo, o dicionarista. Sociolinguística positivamente bem assimilada. Tudo na medida exata. Outro: Antônio Olavo Pereira, o romancista de “Marcoré”.

RENDA aristida603@hotmail.com
2 MOSSORÓ
A proibição ocorre durante o período das andadas dos caranguejos
DOMINGO, 22 DE JANEIRO DE 2023

Quem necessita sabe o quanto é importante um órgão”. Essa frase simboliza a alegria da estudante Clara Regina que conseguiu um transplante de rim. Ela passou pelo procedimento cirúrgico em 2011 após receber o órgão de um rapaz de 23 anos à época. Ela tinha 19 anos quando recebeu o órgão.

Segundo ela, o transplante ocorreu no dia 6 de julho de 2011. Em conversa com o JORNAL DE FATO, a estudante contou a felicidade de, na visão dela, “ter a grande oportunidade de aproveitar a vida”. Ela explicou que antes do transplante “tinha deixado de viver”.

“É aquela frase: ‘a gente sobrevive e não vive’. Para mim foi muito importante, pois eu tinha deixado de viver, mas após receber um órgão tive a grande oportunidade de aproveitar a vida, de ter um estilo de vida melhor. Não ter mais a necessidade de hemodiálise é algo maravilhoso”, diz.

Clara Regina destaca que hoje tem uma rotina normal de qualquer pessoa, mas salienta que ainda tem algumas restrições, mas que não impede de cumprir com os afazeres e também de estudar.

“Hoje me sinto muito bem. Tenho minha rotina normal como qualquer pessoa, mas claro que ainda com algumas restrições. Ela, no entanto, não impede de cumprir com meus afazeres, como também não impede de estudar. Hoje estou terminando o ensino superior”, falou Clara que completou.

“Era um grande sonho meu e por motivos da hemodiálise tinha parado, pois não tinha condições de estudar no estado que estava. Hoje sou casada e cuido da minha casa, faço toda a rotina de dona de casa, então, é algo tão prazeroso você fazer o que gosta”, comentou a estudante que também salientou outro ponto importante.

“Até posso viajar por mais tempo, pois na hemodiálise era limitado devido ao tratamento que era três vezes por semana”, concluiu.

PriMeira CaPTaÇÃo de ÓrGÃoS de 2023

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, realizou nesta semana a primeira captação de órgãos de 2023. O procedimento ocorreu na última quinta-feira (19). Dependendo da compatibilidade, um doador pode beneficiar até seis receptores, mas nem sempre se capta todos os órgãos e só é retirado um órgão quando tem receptor compatível.

doaÇÃo de ÓrGÃoS

estudante comemora rotina normal após transplante de rim

avaliação das causas do óbito, qualquer tipo de doação pode ser feita. Não é possível escolher quem irá recebê-los e depende da autorização de um familiar.

“O processo acontece quando paciente com lesão neurológica grave chega ao hospital e o neuro diagnostica como suspeita de Morte Encefálica ou morte cerebral. A suspeita leva a abertura de um protocolo que é feito por três exames por três médicos diferentes. Finalizado o protocolo com todos os exames positivos para ME (morte encefálica) o médico comunica o laudo à família e só então se conversa com a família e só ela pode autorizar ou não a doação de órgãos”, explicou Symoni.

o QUe É MorTe enCeFÁliCa

A equipe da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) captou coração, rins, fígados e córneas, graças a duas doações. Essa equipe é formada por uma psicóloga, assistente social, enfermeiras, médicos e técnicas de enfermagem, e foi reconstituída no Hospital em julho de 2016.

Quatro pessoas do Rio Grande do Norte, que necessitavam de hemodiálise receberam os rins e poderão ter mais qualidade de vida. Outras quatro pessoas do estado receberam ainda as córneas, voltando a enxergar. Já os fígados foram destinados a Brasília e Pernambuco, transportados com a devida segurança por parte da Força Aérea Bra-

sileira (FAB).

Desde 2016, o Hospital Tarcísio Maia registrou mais de 40 captações de órgãos. “Já fizemos 44 captações no Hospital Tarcísio Maia viabilizadas pelo CIHDOTT. Aqui no HRTM, podemos captar até seis órgãos, o que pode devolver a vida a até seis pessoas a cada captação”, disse a psicóloga Symoni Florentino.

O Tarcísio Maia tem sido destaque nacional neste trabalho, merecendo respeito e credibilidade. Mesmo nesse período de pandemia, o HRTM conseguiu manter as captações, seguindo todas as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS).

O primeiro transplante de coração deste ano foi

realizado na última quintafeira (19), fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Central de Transplantes do RN. Ela destaca que o Rio Grande do Norte já havia realizado tal procedimento anteriormente. “Já fizemos captação de coração antes, mas é a segunda vez que o transplante é feito aqui mesmo no Rio Grande do Norte. A primeira foi feita em Natal”, contou.

A doação de órgãos proporciona o prolongamento da expectativa de vida de pessoas que precisam de um transplante, permitindo o restabelecimento da saúde e, por consequência, a retomada das atividades normais. Devido ao número de partes do corpo que po-

de ser cedida, cada doador pode salvar oito vidas ou mais.

Para doadores vivos, qualquer pessoa com mais de 18 anos e boas condições de saúde é um potencial doador de órgãos. Para isso, é necessária uma avaliação clínica que verifica se há condições de saúde para suprir a ausência dessa parte do corpo.

Doadores vivos podem ceder um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão, para familiares de até quarto grau. Para não parentes é necessária uma autorização judicial.

Após o óbito, só é permitido doar órgãos de pessoas que tiveram morte encefálica, como foi explicado mais acima. Após uma

A Morte Encefálica significa a parada de todas as funções do cérebro, sendo, portanto, permanente e irreversível. Para que não ocorram dúvidas, o diagnóstico somente é confirmado após a realização do Protocolo de Morte Encefálica, estabelecido por meio de Resolução do Conselho Federal de Medicina, no qual é composto por 3 exames, dos quais 2 exames clínicos feitos por médicos diferentes, em intervalos de tempo determinados de acordo com a faixa etária do paciente e 1 exame complementar, (no HRTM é realizado um Eletroencefalograma), que confirme a inexistência total de atividade cerebral.

Após a confirmação, a equipe da CIHDOTT realiza uma entrevista familiar, para saber se os seus membros são favoráveis ou não à doação dos órgãos do seu ente querido. A autonomia da família é totalmente respeitada.

Atualmente, o Rio Grande do Norte tem cerca de 1.300 pessoas aguardando algum tipo de transplante de órgão, o que só é possível a partir da solidariedade das famílias que autorizam a doação. No Estado, existem dois pa -

cientes em lista de espera por coração, 541 para córneas, 309 para rins e 20 para medula óssea.

A psicóloga esclarece que apenas a família tem autorização para a doação de órgãos. Após a concordância dela o processo é

iniciado. “É importante que a família converse sobre a doação de órgão e que as pessoas informem sua família do desejo de doar. Só a família pode autorizar a doação”, iniciou.

“Quando a família concorda, inicia-se uma corrida

contra o tempo para enviar sorologia para Natal para então saber quem são os pacientes da fila nacional que são compatíveis e organizar a logística de captação”, explicou a profissional do CIHDOTT.

“Parte da equipe vem de Natal de avião, que pode ser do Governo do Estado ou no caso da última quintafeira do avião da FAB (For-

ça Aérea Brasileira) e se junta a nossa equipe para a cirurgia de retirada de órgãos”, continuou.

Symoni também explica que a esta altura todos já sabem para onde e para quem vai cada órgão que sai do Hospital Tarcísio Maia por via aérea. “A vida do órgão é muito curta. Tudo tem que ser muito rápido”, frisou.

DOMINGO, 22 de janeiro de 2023 Mossoró 3
Cerca de 1,3 mil pessoas aguardam por algum tipo de transplante de órgão
>> A estudante Clara regina contou ao JORNAL DE FATO a alegria de poder ter uma vida normal após o procedimento cirúrgico
Clara regina passou por transplante de rim em 2011 A estudante disse que hoje pode viajar tranquilamente
Fotos cedidas

saúde

residentes da Uern iniciam atividades no ambulatório do Hospital da Mulher

Comumente utilizada para acomodar pacientes que aguardam atendimento, a sala de espera do ambulatório do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia foi palco, nesta sexta-feira (20), de um tipo diferente de “espera”. Acolhidos e orientados por profissionais da unidade de saúde, um grupo de residentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) compartilhava entre si a expectativa crescente de aplicar os conhecimentos adquiridos nos últimos anos, adquirir mais experiência e, sobretudo, contribuir para o fortalecimento da saúde no estado, em prol da população.

Composto por profissionais como assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, dentistas e psicólogos, o grupo faz parte dos cerca de 40 residentes da Uern que começam neste mês a atuar no hospital.

Eles irão atuar nos ambulatórios de mastologia, ultrassonografia, ginecologia, obstetrícia, LGBTI+, cardiopediatria, práticas integrativas e complementares (PICS) e follow-up (segmento do recém-nascido prematuro ou com alterações no desenvolvimento).

“As nossas expectativas enquanto profissionais e enquanto residentes são muito grandes, porque, apesar de já sermos graduados, ainda estamos em um processo formativo, que é o que a residência possibilita. Então, estamos com essa espera principalmente em relação a novas oportunidades e novos aprendizados”, destaca o enfermeiro Pablo Carvalho, da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade da Uern.

Residente da Uern desde 2022, Pablo atua na Unidade Básica de Saúde Antônio Camilo, localizada no bairro Ilha de Santa Luzia, e em equipamentos como o consultório familiar da Maternidade Almeida Castro e Centro POP em Mossoró. Além do trabalho assistencial, o enfermeiro desenvolve atividades de prevenção, promo-

Hospital fortalecido

Se é enriquecedora para os residentes, a participação destes nos ambulatórios do Hospital da Mulher é de grande importância também para a unidade de saúde, destaca a diretora geral do hospital, Elenimar Costa.

“Essa parceria é importantíssima pra gente. Nós queremos que este seja um ambiente não só de assistência, mas também de ensino, pesquisa e exten-

são”, salientou a diretora, acrescentando o desejo de que os recém-chegados, após a conclusão da residência, retornem ao hospital e a outras unidades de saúde, como funcionários efetivos.

Além dos discentes da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, também participarão dos ambulatórios do Hospital da Mulher alunos das

residências de Medicina de Família e Comunidade e de Ginecologia e Obstetrícia.

“Esse momento de acolhimento foi muito importante para todos os residentes se sentirem não só acolhidos, mas parte integrante dessa equipe que está trabalhando no local. Foi também importante para o hospital apresentar seus princípios, valores e seus objetivos, apresentando os fluxos de atendi-

mento, o público-alvo. Foi então um momento de troca, de conhecimento, de expectativas”, ressaltou a diretora de gestão acadêmica hospitalar da Uern, Hosana Mirelle, que conduziu o acolhimento nesta sexta-feira.

Inaugurado em dezembro último, o Hospital da Mulher tem sua gestão acadêmica sob responsabilidade da Uern, enquanto a gestão administrativa é feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A unidade conta-

ção e educação em saúde para a população atendida nas unidades.

Entre as expectativas de Pablo em relação ao Hospital da Mulher, está a possibilidade de atuar no ambulatório LGBTQIA+ da unidade. “Historicamente, essa população sofre negligência por parte de serviços de saúde, além de preconceitos como a transfobia. Então, ver a possibilidade de essa população ser assistida dentro de um hospital de referência é muito gratificante”, frisa Pablo, que já realiza atendimentos no Ambulatório LGBTQIA+ da Uern.

Outra residente que anseia pelo início das atividades no Hospital da Mulher, a cirurgiã-dentista Valéria Sibegueny ressalta a importância desse tipo de experiência para os novos profissionais. Há seis meses atuando no ambulatório da Faculdade de Enfermagem da Uern, onde realiza a cirurgia da linguinha presa em bebês, Valéria analisa a evolução profissional pela qual passou nesse período.

“Hoje tenho uma segurança muito maior. As tomadas de decisão, os procedimentos, todo o processo é bem mais tranquilo. Essa foi uma experiência incrível que a Faculdade me proporcionou”, relata.

A cirurgiã-dentista também ressalta a percepção que adquiriu sobre a importância de um atendimento que envolve equipes multiprofissionais, oferecendo aos pacientes a atenção de diversas áreas, em uma única oportunidade. “E isso é um ganho pra gente também, porque a gente aprende muito com os colegas”, complementa.

“Essa abordagem interprofissional traz uma qualidade e uma humanização maiores aos atendimentos. O paciente recebe atenção de profissionais capacitados, que possibilitam esse atendimento integral e o compartilhamento do conhecimento”, frisa o professor Lucídio Clebeson de Oliveira, coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade.

rá com mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. Quando a unidade estiver em pleno funcionamento, terá como meta realizar 20 mil atendimentos anuais.

O prédio conta com 15 mil metros quadrados de área construída, dividida em quatro andares com oito elevadores. O terreno completo, que soma 36 mil metros quadrados, terá cerca de 200 vagas de estacionamento.

DOMINGO, 22 de janeiro de 2023 4 Mossoró
o grupo é composto por profissionais como assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, dentistas e psicólogos A parceria representa tanto a melhoria dos serviços de saúde quanto o fortalecimento do conhecimento científico A cirurgiã-dentista Valéria sibegueny frisa a importância de um atendimento multiprofissional o enfermeiro Pablo Carvalho destaca a expectativa de atuar no ambulatório LGBTQIA+ e contribuir para o enfrentamento de preconceitos Uern >> Na tarde da última sexta-feira, os profissionais participaram de um acolhimento organizado pela Universidade e pelo Hospital

estradas de risco

Neste domingo (22), em que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 25 anos, esta reportagem trata da incidência de acidentes, de mortes e da situação das rodovias, principalmente, no Rio Grande do Norte. Somente para se ter uma ideia da importância desse assunto, quase quatro mil sinistros foram registrados apenas nas rodovias federais no estado potiguar entre 2020 e 2022.

Nos últimos três anos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou em todo o país mais de 192 mil acidentes de trânsito, com mais de 163 mil feridos leves e mais de 52 mil graves, além de 16.100 óbitos. Neste período, o RN ficou na 16ª posição em número de ocorrências por todo o Brasil. O ranking foi liderado por Minas Gerais e estados mais próximos do território potiguar, como o Ceará, que ficou no 13 º lugar e a Paraíba no 14º

Os números são do Observatório de Dados da PRF, disponível no site oficial da instituição. No levantamento, o RN aparece com 3.957 acidentes de trânsito notificados entre 2020 e 2022. Os sinistros envolveram 6.542 veículos e 8.884 pessoas, e resultaram em 3.155 ferimentos leves e 1.214 graves, além de 295 mortes. Quanto ao registro de acidentes por rodovias federais que cortam o estado potiguar, a BR-101 figura na liderança, seguida da 304, da 226, da 406, da 110, da 405 e da 427.

Na primeira BR citada, foram 1.713 acidentes, 1.406 feridos leves, 427 graves, e 56 óbitos. Na 304, foram 846 sinistros com 704 feridos leves e 267 graves, além de 83 mortes. No comparativo entre as duas rodovias, pode-se observar que apesar da 101 contar com uma maior quantidade de acidentes e de feridos, a 304 apresenta a triste estatística de ter bem mais óbitos. A rodovia, já amplamente conhecida como “estrada da morte”, figura com 27 acidentes fatais a mais nesse comparativo.

Já a 226 aparece com 376 sinistros, 247 feridos leves e 143 graves, além de 67 óbitos. A 406 teve 334 acidentes entre 2020 e 2022, com 282 feridos leves e 138 graves, além de 28 mortes. A 110 teve 275 acidentes com 236 feridos leves e 89 graves, além de 13 óbitos. A 405 registrou 235 sinistros com 155 feridos leves e 92 graves,

além de 40 mortes. A 427 teve 176 acidentes com 122 feridos leves e 58 graves, além de oito casos fatais.

ctb completa 25 anos Hoje, o CTB completa 25 anos. Para especialistas, a

>> n este domingo (22), em que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 25 anos, reportagem trata da incidência de acidentes, de mortes e da situação das rodovias no Rio Grande do Norte

legislação de trânsito trouxe benefícios para pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas, como a pon-

Maioria dos acidentes nas BRs no RN ocorre durante o dia e no fim de semana; colisão traseira

e falta de atenção predominam

O mapeamento do Observatório de Dados da PRF, disponível no site oficial da corporação, mostra também que os acidentes nas rodovias federais no RN ocorrem mais em plena luz do dia. Quase 56% (2.203) do total de ocorrências notificadas nos três últimos anos se deram nesse ho -

rário. Já pouco mais de 35% (1.392) aconteceram durante a noite e quase 6% (231), ao anoitecer.

Quanto aos dias da semana, o sábado figura como o mais perigoso, com 628 sinistros. A sexta-feira aparece logo em seguida, com 626 ocorrências. Depois vem a segunda; o domingo; quarta; quinta e

terça-feira. O levantamento constata ainda que ocorrências envolvendo colisão traseira lideraram o tipo de acidente no RN entre 2020 e 2022 nas BRs e que a falta de atenção predomina dentre as causas. Os dados dão conta também de batida transversal, lateral e frontal, dentre os tipos de sinistros, além de queda do

Rio Grande do Norte registra 206 ‘buracos grandes’ nas rodovias no estado entre 2012 e 2021

Um estudo lançado nesta semana pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) traz uma espécie de radiografia dos chamados pontos críticos nas rodovias brasileiras. A publicação de 108 páginas afirma, inicialmente, que o adequado gerenciamento das condições da via é premissa para que se possa garantir a seguran-

ça e o desempenho dos usuários no tráfego.

O mapeamento mostra que, em 2012, o país tinha 257 pontos críticos em rodovias; 262 em 2013; 312 em 2014; 344 em 2015; 647 em 2016; 503 em 2017; 639 em 2018; 1.194 em 2019; 1.363 pontos críticos em rodovias em 2021 e 2.610 em 2022, que incluem problemáticas

como buracos, erosão na pista, pontes e barreiras caídas. A pesquisa menciona que “buracos grandes são o tipo de ponto crítico mais frequentemente encontrado nas rodovias pesquisadas”.

O mapeamento revela que nestes nove anos levantados o Rio Grande do Norte registrou em 2019 o maior número de pontos críticos

tuação na carteira nacional de habilitação (CNH) e o endurecimento das penalidades e as multas para mo-

ocupante do veículo.

Já nas causas dos acidentes, além da falta de atenção do condutor, está também a proximidade entre os veículos; ultrapassagem indevida e outras desobediências às normas de trânsito. O mapeamento revela também o cenário de infrações nesse período no estado. Foram mais de 146 mil situações, com a ausência de luz baixa na liderança; seguida por conduzir veículo sem a habilitação devida e sem uso de calçado adequado.

Ultrapassagem indevida e ausência do cinto de segurança também figuram dentre as infrações.

No ranking de desres-

toristas imprudentes e embriagados; além do Código ordenar o uso de vias e rodovias.

peito às normas de trânsito, a BR-304 predomina com 42 mil casos; seguida da 101, com 38 mil; a 226 com 19 mil; a 427 com 17 mil; a 406 com 16 mil; e a 110 e a 405 com sete mil infrações cada.

ocorrências criminais

O levantamento traz ainda informações de ocorrências criminais notificadas, dentro do trabalho de policiamento ostensivo e de fiscalização. Foram 160 armas de fogo e 112 munições apreendidas, além de quantidades diversas de drogas variadas, totalizando um valor estimado de R$ 967 mi.

em rodovias dentro desse período. Quanto aos pontos críticos existentes na malha rodoviária pesquisada, em 2021 foram 26 registros de buracos grandes no território potiguar. Casos de erosões na pista foram 14 no RN entre 2012 e 2021. Já neste período, foram notificados 206 buracos grandes nas rodovias no estado, sendo a maior quantidade de 73 registros em 2019, 40 em 2018, e 39 em 2016.

O estudo aponta que os estados das regiões Norte e Nordeste concentram os maiores quantitativos de pontos críticos a cada 100

quilômetros, com destaque para o Acre. Já os estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste têm, em média, as menores densidades de pontos críticos nas malhas pesquisadas de 2012 a 2021, com o Distrito Federal como o estado com menor densidade de pontos críticos.

O levantamento destaca que as rodovias com gestão pública, tanto estadual quanto federal, apresentaram as maiores densidades de pontos críticos no decorrer do período pesquisado, sendo que as estaduais públicas se sobressaem em todos os anos.

domingo, 22 de janeiro de 2023 segurança 5
@lutonabr304
Arquivo via
rn teve 3.957 acidentes de trânsito entre 2020 e 2022 apenas nas rodovias federais que cortam o estado, segundo dados da p olícia rodoviária Federal ( pr F)

Ativista pela duplicação da BR-304 diz que o CTB é uma das maiores conquistas na segurança viária

>> Clélio Diogo começou a lutar pela ampliação da rodovia federal no RN em setembro de 2020 em meio a muita dor pela perda do filho dele em um acidente nessa estrada

Para o ativista pela duplicação da BR304, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é uma das maiores conquistas na segurança viária do país. Clélio Diogo chamou atenção também para o atual cenário preocupante em relação ao trânsito e falou sobre os principais desafios e conquistas ao longo da luta dele centrada na ampliação da referida rodovia federal no Rio Grande do Norte.

“A criação do código de trânsito brasileiro (CTB)

foi uma das maiores conquistas para uma sociedade que até aquela época não tinha um modo assertivo de agir quando na direção de veículos ou até mesmo os próprios pedestres que não se entendiam também como atores principais do trânsito brasileiro. Há 25 anos, podiam ser vistos veículos em que o cinto de segurança ou não existia ou nunca era utilizado, capacete e moto eram itens mais raros ainda de serem vistos juntos. Apesar de que basta ir hoje a uma cidade pequena do nosso

“No âmbito estadual, temos, infelizmente, ainda muitas mortes nas nossas rodovias federais e estaduais. Muitas delas relacionadas à imprudência, mas, também devido às más condições das vias que vão de buracos, falta de acostamentos, falta de sinalização adequada, falta de redutores de velocidade e falta de uma maior quantidade de agentes na fiscalização”. A declaração é do ativista pela duplicação da BR-304, Clélio Diogo, dizendo que vê essa rodovia federal como “um palco de imprudentes e um cemitério de inocentes, sendo um desses o

meu filho Gabriel de 6 anos”.

Clélio reafirma sua defesa pela duplicação da BR304. “Essa rodovia precisa ser duplicada o quanto antes. Só de 2020 para 2022, foram mais de 60 mortos. É precária a situação dessa rodovia federal”, assevera, fazendo uma análise do atual cenário envolvendo a questão da segurança no trânsito em âmbito estadual. “Eu vejo com muita preocupação, pois, apesar de muitos esforços dos agentes de segurança ainda parece um ‘enxugar de gelo’ em alguns tipos de infração”.

Ele cita em tom de preo-

cupação e alerta casos como a prática de “rolezinhos” em Natal “regados de bebidas e direção perigosa”, além de “proprietários de carros de luxo se exibindo constantemente dando ‘cavalos de pau’ em vias movimentadas e cheias de turistas e famílias”, menciona, lembrando mortes de inocentes ocorridas no ano passado causadas por motoristas alcoolizados ou sob efeito de entorpecentes, alucinógenos e outras drogas, principalmente ilícitas.

O ativista conta que começou a lutar pela duplicação da BR-304, no RN, em setembro de 2020 em meio

a muita dor pela perda do filho dele em um acidente na rodovia federal. “Nesses 2 anos de luta, eu vejo o quão importante tem sido a minha voz na cobrança das autoridades, na conversa com a classe política, na abertura de portas para o diálogo sobre a importância de nós como sociedade lutarmos pela duplicação da BR mais importante do nosso estado”, reflete , relembrando que de 1970 para 2023 já são mais de 50 anos de BR 304, pista simples construída e só 33 km duplicados.

“Todos os requisitos que são exigidos para duplicação de uma via como a nossa já temos há mais de 20 anos preenchidos, que dentre esses estão o volume de tráfego e quantidades de acidentes graves com mortes. Então, essa luta se propõe a trazer a minha dura realidade de conviver com uma perda que poderia ter

interior do RN para que nos deparemos com situações parecidas com as do passado”, pontua.

“Porém, com o advento do novo código, os atores ficaram bem definidos: os pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Não só foram esses bem identificados, como também foram estabelecidas as suas prioridades em que o ator maior tem a responsabilidade de dar preferência e respeito ao ator menor. A título de exemplo, o motorista em relação ao pedestre. Então, essa criação de um código de trânsito trouxe para a sociedade brasileira um uso ordenado e coordenado das vias, estabelecendo condutas que são inadequadas para todos esses atores, podendo estabelecer multas e penas a depender do tipo de antijuridicidade da conduta desse agente”, avalia ele, que mantém um perfil ativo no Instagram intitulado de @ lutonabr304 para tratar desse tema.

“Ao longo desses 25 anos, o CTB endureceu e muito as penas e multas contra motoristas impru -

dentes. A exemplo, hoje temos tolerância zero para nível de álcool no sangue do motorista, podendo, inclusive, ir para a cadeia e ainda pagar uma multa nada doce de alguns milhares de reais. Eu como ativista entendo que a criação do código, assim como as adaptações e alterações constantes desse código, traz a cada dia mais segurança para as pessoas que saem de suas casas e pegam uma rodovia movimentada”, analisou Clélio Diogo.

“Porém, mesmo com o código, infelizmente, ainda vemos barbaridades no trânsito, e entendo que essas acontecem muito pela falta de uma extensa fiscalização muito mais ostensiva e um sistema punitivo efetivo de motoristas infratores. As ações hoje de educação precisam, sim, estar atreladas às ações ostensivas e punitivas. Não basta só termos um código, se não temos agentes de segurança em quantidade suficiente para fiscalizar e punir os que insistem em desrespeitar a vida alheia sob a direção de um veículo”, afirmou.

LuTA ApARTiDáRiA

sido evitada se essa pista fosse duplicada para os políticos. Pois, mesmo que a imprudência existisse essa não atingiria a nossa família como foi com a perda do Gabriel”, relata em tom de desabafo.

“Tenho conversado com os políticos, com as forças de segurança, com os agentes de trânsito, a fim de que cada vez mais engrossemos esse caldo contra aqueles que insistem em ser imprudentes. Assim como também cobrar pela união política em prol da duplicação dessa via, que, pelo menos, nesse ponto todos os nossos políticos do RN juntassem esforços para que essa obra seja feita tão logo e célere, que não dure 50, 100 anos para começar e ser feita, pois a cada ano novas vidas vão sendo ceifadas, e o sangue desses está nas mãos de todos aqueles que tiveram o poder para fazer alguma coisa e não fizeram”, frisa.

“Hoje meu principal desafio é fazer com que os políticos do RN se unam para que essa obra aconteça, para que criemos uma prioridade número 1 e apartidária, a duplicação da BR-304, assim como a modernização e reconstrução da nossa malha viária estadual. O nosso estado está sufocado. Atualmente, o DNIT está com um processo de contratação da empresa que fará o projeto da duplicação da 304. Precisamos de força política que tão logo esse projeto seja concluído e possamos colocá-lo na Lei Orçamentária Anual de 2024, pois, uma obra como essa custará em torno de 3 bilhões, sendo somente com verba maciça do governo federal é que vamos ter a capacidade de pagar uma obra tão sonhada como essa”, detalha Clélio Diogo, com ênfase, apelando para que a população cobre da classe política essa obra.

Após solicitação da reportagem, o ativista Clélio Diogo também propôs ações em prol de um trânsito mais seguro, com redução de acidentes e até de mortes. Ele destaca três principais medidas que podem ser adotadas para uma maior segurança viária. “Precisamos de uma força-tarefa que atue em 3 frentes, no meu entendimento”, diz ele.

“Primeiro, um aumento

significativo do quantitativo de policiais e do sistema de monitoramento das condutas antijurídicas dos motoristas. Segundo, precisamos fazer com que o sistema punitivo penal atue com mais dureza sobre esses condutores que insistem em cometer crimes na direção. Fazer com que esses não só sejam presos, mas, também isso gere um efeito grave na vida civil desses indivíduos. Vejo

que muitas vezes as medidas punitivas ficam somente na esfera administrativa e não caminha para uma persecução penal”, elenca.

“Terceiro e mais importante: precisamos urgente de um investimento pesado em reconstrução e modernização das nossas vias que cortam o Rio Grande do Norte. Nós temos vias aqui que foram construídas há mais de 40 anos, e que o trabalho dos

governos federais e estadual é só fazer reparo e operações tapa-buraco. Isso é inadmissível. Nossa BR-304 pista simples foi feita e terminada por volta dos anos 70. De lá pra cá, só 33 km dos mais de 300 km dela foi modernizado e duplicado”, ressaltou.

“Os governos precisam urgentemente ‘apagar esse incêndio’ que é o caos instalado há anos nas nossas rodovias, que oprime e põe medo principalmente naqueles que precisam diariamente trabalhar utilizando-as”, defendeu Clélio Soares, que também é graduado e Mestre em Farmácia pela UFRN e Perito Criminal do ITEP.

MinisTéRio De infRAesTRuTuRA

A reportagem encaminhou e-mail para o Ministério da Infraestrutura solicitando informações sobre a duplicação da BR-304, no Rio Grande do Norte, entre as cidades de Natal e Mossoró, e demais ações e investimentos do Governo Federal nas rodovias do estado potiguar. A assessoria do órgão respondeu que a BR-304 receberá obras de duplicação entre os km 286 e 288, na Reta Tabajara, além da conclusão das alças de acesso ao viaduto. “Essas ações estão contempladas no Plano de 100

Dias do Ministério dos Transportes, com entrega prevista para abril de 2023”, pontuou a pasta, dizendo que para mais informações a respeito de obras em outras rodovias federais, procurasse o DNIT. Nesta semana, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou que o orçamento do Governo Federal para investimentos em infraestrutura de transporte, em 2023, será de mais de R$ 17 bilhões. A entidade disse que o valor – quatro vezes maior do que o previsto inicialmente – foi ampliado após intervenção da Confederação.

ConT. DA pág. 5
Clélio Diogo mantém um perfil ativo no Instagram intitulado de @lutonabr304 para tratar desse tema Cedida Arquivo
Ativista propõe ações em prol de um trânsito mais seguro, com redução de acidentes e até de mortes
DOMINGO, 22 De jAneiRo De 2023 6 Mossoró
“No âmbito estadual, temos, infelizmente, ainda muitas mortes nas nossas rodovias federais e estaduais”, lamenta ativista

estadual do rn

Potiguar enfrenta o xará e tenta se consolidar na zona de classificação

>> s e vencer, alvirrubro abrirá 5 pontos de diferença em relação à concorrência; jogo é nesse domingo, no Nogueirão

OPotiguar recebe a visita do Potyguar seridoense neste domingo, 22, no complemento da 3 ª rodada da 1 ª fase do Campeonato Estadual do RN. O duelo começa às 16h, no Estádio Leonardo Nogueira, e é visto pelo time mossoroense como essencial para as suas pretensões na competição caseira.

Se vencer, o Potiguar chegará aos 7 pontos, igualando-se ao líder América, e abrirá uma diferença de 5 pontos sobre os demais concorrentes do grupo B – Globo FC e Força e Luz. Somente dois avançam à fase seguinte.

No que depender de confronto direto em números históricos, o Potiguar pode se dá bem. Nos últimos 20 anos, os dois potiguares jogaram 12 vezes em jogos válidos pelo Estadual, com 7 vitórias do alvirrubro mossoroense, apenas uma derrota, e quatro empates.

Sobre a equipe, o técnico Emanoel Sacramento não antecipou o companheiro de Geovani Silva no miolo da zaga. Wallace Ferreira, titular na estreia, voltou de contusão muscular, participando de dois treinos de

vésperas da partida, mas seu aproveitamento entre os 11 iniciais é dúvida.

Se Sacramento decidir por cautela, preservando Wallace, o jovem Matheus Jerffeson seguirá na equipe.

Na partida anterior, Matheus entrou no posto de Paulo César, que saiu contundido e está vetado para o jogo de hoje.

O centroavante Robert Fischer, contratado como

reforço, foi regularizado na CBF, mas deve ser opção no banco, pois não joga oficialmente há 7 meses e carece da melhor forma física e ritmo de jogo.

A provável equipe mos-

Zagueiro/lateral Matheus recife retorna ao alvirrubro

O zagueiro Matheus Recife é o novo contratado do Potiguar. O atleta se apresentou na manhã deste sábado, 21, no Estádio Nogueirão, e já treina no clube.

Matheus, 23 anos, 1,84 de altura, canhoto, defendeu o Potiguar ano passado e foi bem. Atua como zagueiro e também lateral-esquerdo. A dispensa de Zé Antônio, no meio da semana que passou, abriu espaço para vinda de um novo zagueiro.

Na sequência da temporada 2022, Matheus Recife se transferiu para o futebol paulista de acesso, jogando pela Sãocarlense em 18 jogos, de acordo com o site “oGol”. Recebeu convite do Santa Cruz de Natal, onde fez toda a pré-temporada, mas rescindiu com o “Cardeal” para vir defender

soroense para hoje será Oliveira, Ronaldo, Matheus Jerffeson (Wallace), Geovani Silva e Pedrinho; Azevedo, Giovanni e Romeu; Wilson, Márcio Mossoró e Wellington Sabão.

A Juventus perdeu 15 pontos na temporada atual do Campeonato Italiano após decisão de um tribunal de futebol que investiga as negociações de transferências do clube, deixando o time mais bem-sucedido do país no meio da tabela do campeonato.

A decisão, que também representa um impacto para a reputação do clube, é mais dura do que a perda de nove pontos que um promotor de futebol havia solicitado, durante uma audiência sobre a forma como a Juventus e vários outros times lidaram com os acordos de troca de jogadores.

Com 20 jogos restantes nesta temporada, a Juve ocupava o terceiro lugar na Série A com 37 pontos, 10 atrás do líder Napoli. A punição os empurra para o 10 º lugar, fora das vagas de qualificação para as lucrativas competições europeias.

Em uma declaração, o tribunal também impôs proibições sobre 11 ex-dirigentes e atuais diretores da Juventus, que não poderão ocupar cargos no futebol italiano.

A Juventus disse que apelará ao Conselho de Garantia Esportiva do país assim que os motivos da decisão forem publicados.

“Consideramos isso uma injustiça flagrante também para milhões de torcedores, que acreditamos que será remediada em breve no próximo tribunal”, disseram os advogados do clube.

A Juventus negou irregularidades e disse que sua contabilidade estava de acordo com os padrões do setor.

Mulher de daniel alves pede privacidade a jornalistas após prisão do jogador: ‘empatia’

A modelo espanhola Joana Sanz, 29, esposa de Daniel Alves, 39, usou as redes sociais para pedir privacidade e reclamar da presença dos jornalistas em frente a sua casa após a prisão preventiva do jogador na Espanha por agressão sexual, nesta sexta-feira (20).

“Minha mãe morreu há uma semana, comecei a aceitar que ela já não está mais aqui e começam a me atormentar com a situação do meu marido”, escreveu a modelo. “Eu perdi os únicos pilares da minha vida, tenham um pouco de empatia ao invés de buscar tanta notícia na dor dos outros.”

Mais cedo, Joana postou uma mensagem de apoio ao marido nos stories do Instagram. Ela compartilhou uma foto de mãos dadas com o jogador com a palavra “juntos” em inglês.

Daniel Alves teve a prisão preventiva e sem possibilidade de fiança determinada por uma juíza na Cidade da Justiça de Barcelona. O jogador também prestou depoimento, mas entrou em contradição ao dizer, agora, que teve relação consensual com a suposta vítima. Antes, havia dito que não a havia tocado.

O jogador foi levado no início da noite espanhola desta sexta, 20, ao centro penitenciário de Brians 1, na periferia noroeste de Barcelona.

DOMINGO, 22 de janeiro de 2023 esporte 7
Marcelo Diaz
juventus perde 15 pontos no italiano devido a transferências irregulares
Matheus recife se apresentou neste sábado, no estádio Nogueirão Joana sanz reclama de falta de privacidade Reprodução Instagram Marcelo Diaz o alvirrubro mossoroense. Matheus chega em condições de jogo e deverá estar à disposição na partida de quinta-feira, 26, contra o ABC, em Natal. Por Folha P ress Wallace, ao lado de Márcio Mossoró em treino, voltou e poderá reforçar o alvirrubro

FábIO OlIvEIRA

Telecab e 105 Fm apostam no projeto Rádio F9/Uern TV

Aparceria entre a Rádio F9 (Portal F9 no YouTube) e a Uern TV, para a cobertura do Campeonato Potiguar, está sendo ampliada. O projeto, que estreou na abertura do estadual, no Frasqueirão, no jogo Santa Cruz x Potiguar, e que teve sequência no domingo passado (15), com Potiguar x Alecrim, ganhou o reforço da Telecab, empresa do ramo de telecomunicações, que vem ampliando sua atuação no mercado potiguar, operando em vários municípios, inclusive em Mossoró. Além da Telecab, reforça a parceria a FM Luta (88 FM), de Apodi, e a FM Independência (104,9), da cidade de Campo Grande. Para o jogo da próxima quinta-feira (26), o projeto ganha ainda mais peso com a chegada da FM Santa Clara (105,1),

ImAGEm QUE mARCA

Em 2016, o preparador físico Gilterlan Ferreira e o técnico Edinho Cardoso se juntaram ao ex-jogador Paulo Júnior, para participação em curso de treinador, no Rio Grande do Sul. Lá encontraram Roberto Dinamite. Uma imagem para instigar a saudade.

A semAnA NA hISTóRIA

O ex-jogador e ex-secretário de esportes de Mossoró, Júnior Xavier, completou neste sábado (21), 60 anos de idade. Um craque dentro e fora de campo a quem desejo todas as felicidades do mundo. Parabéns, amigo!

de Mossoró. Outras emissoras devem chegar em breve para ampliar o alcance da proposta. Neste domingo (22), estarei narrando Potiguar x Potyguar-CN, com comentários de Flávio Amorim, convidado especial, em substituição ao titular, o ex-repórter do Sportv e professor universitário Fabiano Morais, que se encontra em missão da Uern TV fora do estado. O Trabalho contará, ainda, com reportagem de Letícia Oliveira. A equipe também conta com produtores, cinegrafista e operadores. O projeto de comunicação esportiva prevê outras coberturas ao longo da temporada. Acesse o Portal F9 no Youtube e acompanhe a transmissão em áudio do jogo deste domingo, direto do Nogueirão, a partir das 15h30.

CT

lulINhA, ponta-esquerda do Baraúnas em 1987. E o que aconteceu com Aquiles, substituído por Aquino?

Vendo o Potiguar com calendário cheio e ao mesmo tempo ainda peregrinando por campos da cidade para realizar treinos, fico na expectativa de quando o alvirrubro voltará a tocar o projeto de seu Centro de Treinamento.

CT II

Não sei o que provocou a interrupção, mas torço para que o clube volte a tocar esse projeto. Todo planejamento de um clube profissional se complica a partir do momento em que não possui espaço próprio para treinos. Avante!

S Au DADES

Se estivesse vivo, o ex-radialista Lupércio Luiz de Azevedo teria completados 77 anos neste sábado (21). Lupa faleceu em 29 de julho de 2017, em Natal, vítima de um infarto. Lupa também foi jogador, vereador, bancário, secretário de esportes e escritor.

PARA bé NS

Como não tivemos a coluna publicada na semana que passou, resgato a lembrança e parabenizo o Baraúnas pelos 63 anos completos no sábado, dia 14. Clube de tradição e uma torcida apaixonada, mas que vive uma longa crise. Que volte a brilhar na intensidade que sua história pede e merece.

FOR m Açõ ES m E m OR áv EIS

Há vários times memoráveis na história do Baraúnas, mas três formações, em especial, ainda estão vivas na minha memória: o time vice-campeão 1987, o empolgante time de 1988 e a máquina campeã de 2006.

1987

Miranda, Gilmar Carioca, Esmerino, Joel Bangu e Nonato; Zé Neto, Zácone e Silva; Adson, Magno e Gaúcho. Técnico: Zé Augusto.

1988

Wilson Caneco; Terezo, Gílson, Hélio Carioca e Nonato; Doca, Zácone, Demair e Vaval; Jacozinho e Batata. Técnico: Jotabê

2006

Isaías; Cláudio Ribeiro, Índio, Nildo e César Romero; Luciano Piauí, Célio, Fausto e Ely Tadeu; Luciano Paraíba e Maurício Pantera. Técnico: Paulo Moroni. Ainda tinha Cícero Ramalho e William como opções. Era pesado?

DOMINGO, 22 DE JANEIRO DE 2023 8 esporte
Reprodução
fabiowillard@hotmail.com fabio willard de oliveira
ANA KAlIANE
Bairro Nova
Betânia
Torcedora do
Potiguar
TORCEDOR FUtEbol ClUbE
''Vamos explorar o “calcanhar de Aquino”, deles”
Reprodução

SEMPRE PRONTA!

Os alongamentos de cílios estão cada vez mais sendo procurados pelo público feminino. E a Lash Designer Talita Medeiros explica por que a técnica faz tanto sucesso.

Para a profissional que atua nesse segmento de alongamentos de cílios, a técnica tem ganhado o coração das pessoas pelo fato de quem faz estar sempre arrumada, com aspecto de estar sempre maquiada. “A pessoa dorme e acorda ‘pronta’, além de ajudar na hora da maquiagem, pois basta colocar uma base, pó, batom e você já está plena! Imagina você ir para a praia/piscina tomar banho e sair linda de dentro da água, hahaha”.

A profissional explica como é feito o procedimento de alongamento de cílios. Segundo Talita Medeiros, a técnica consiste em colar os cílios do alongamento um por um nos cílios naturais. No entanto, é preciso ter bastante cuidado na hora de escolher o profissional com quem você irá fazer o procedimento para evitar riscos, como danificar o fio natural. “Fazendo o alongamento de cílios com um profissional qualificado que respeite seus fios naturais, seu formato de olho e que tenha conhecimento sobre a saúde ocular não existe risco de danificar os fios naturais”, destaca.

A Lash Designer comenta que existem várias técnicas de alongamento disponíveis no mercado. São elas: Clássico, Volume Híbrido, Volume Russo, Mega Volume, Volume Brasileiro. Entre todas essas opções, Talita Medeiros afirma que o preferido por suas clientes e pela maioria das pessoas que adere ao alongamento de cílios é o Volume Russo.

Sobre as contraindicações ou restrições em relação a quem pode ou não fazer a técnica, a especialista diz que geralmente não há restrições de idade ou condições prévias de saúde que sejam um impedimento para fazer o alongamento de cílios, entretanto, em casos específicos, a extensão não é indicada

por conter produtos químicos utilizados ao longo da técnica. Talita Medeiros faz questão de destacar que o procedimento não é aconselhado para menores de idade (a não ser que estejam acompanhados pelos pais), gestantes, lactantes; quem tem ou teve glaucoma; pessoas alérgicas a produtos químicos ou maquiagens; pessoas com problemas dermatológicos na região dos olhos; pessoas com coceiras frequentes nos olhos; e ainda pessoas com distúrbios da tireoide.

Para garantir a durabilidade e a beleza do alongamento de cílios é necessário tomar alguns cuidados. A lash Designer frisa que a manutenção do Alongamento de Cílios deve ser realizada quando cerca de 50% das extensões caírem.

“O ciclo de vida natural dos cílios de cada pessoa apresenta particularidades quanto ao seu tempo, além dos cuidados que devem ser tomados para aumentar a durabilidade das extensões aplicadas, mas geralmente as clientes retornam para a manutenção em 15 dias ou 22 dias, isso vai depender do ciclo de vida natural dos cílios de cada cliente. Para as minhas clientes eu geralmente indico fazer 3 manutenções e após isso a gente remove e coloca uma nova aplicação de alongamento de cílios.”

Talita Medeiros comenta que para ser um profissional Lash Design é necessário fazer um curso sobre alongamento de cílios e qualquer pessoa pode fazer esse curso. É de suma importância conhecer este mercado da beleza mais a fundo.

Ela reforça a importância de procurar profissionais qualificados, pois por meio deles você poderá garantir um alongamento de cílios saudáveis, sem riscos e com total segurança. “Só um profissional qualificado saberá a melhor técnica para o seu tipo de olho, por isso não procurem pelo mais ‘barato’, e sim pelo melhor”, orienta.

Em relação aos valores cobrados para fazer o procedimento, a especialista explica que varia de acordo com diferentes fatores, seja as diversas técnicas, seja de acordo com a localização/bairro. “O preço de alongamento de cílios, em média, é de R$ 100,00 a R$ 300,00, levando em conta essas observações”, lembra.

Morando, atualmente em Aracati/CE, Talita Medeiros atende lá de segunda a quarta na Clínica Formas e Fios. Já em Mossoró/RN, a profissional conta que tem uma equipe que realiza o serviço de alongamento de cílios todos os dias, de segunda a sábado, no Studio Edda Costa, Av. Sérvulo Marcelino, 225. Para tirar dúvidas sobre o procedimento, técnicas, e conhecer mais sobre o trabalho da profissional é só acessar o seu perfil do Instagram @talitamedeiroslash.

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO SÁBADO, 22 DE JANEIRO DE 2023 @defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
Lash designer Talita Medeiros fala do crescimento da procura por alongamentos de cílios
mulher
Talita Medeiros, Lash designer

CONTEXTO

VERÃO DAS ANTIGAS’23

Nil Costa e Marcílio Maia são só alegria. O Verão das Antigas 2023, que aconteceu na sexta (13), no Álibi, foi um sucesso estrondoso. Durval Lélys, Tuca Fernandes e Sueldo Soares não deixaram ninguém ficar parado. Noite de reencontro, alegrias e gente feliz!

SAMBA NA PRAIA – 5ª EDIÇÃO

Everaldo Rodrigues comemora. A quinta edição do Samba na Praia, que aconteceu no sábado (14), na Casa do Samba, talvez tenha sido a melhor de todas. Frequência 2 não deixou ninguém parado nos intervalos, em palco montado no meio do público, numa interação massa com todos. No palco, André da Mata, Grupo Ciranda, Dr. Ever, Grupo Entre Elas (showzaço), e Xande de Pilares fizeram a festa. Cerva geladíssima, caips, cachaças e a feijoada do Adão completaram a festa!

Fluir com a vida quer dizer aceitação: é deixar chegar o que vem e deixar ir o que se vai...”

FESTA

Hoje é dia de vivas para o Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, a querida Ana Mônica Amorim, Preta Alves, Ronildo Medeiros, Henrique Praxedes, Elaine Fernandes, Fátima Gondim Garcia e Natália Fernandes Magalhães. Amanhã (23), é dia de festejar Rafaela Melo, Joana Moura, o Chef Teclivan Fernandes, o advogado Evânio Araújo, Dulce Valdes de Murilo, Diogo Moreira e o engenheiro Antônio Augusto Paiva Neto. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!

TIBAU

Veraneio acabando, mas Tibau continua lá o ano todo. Passado as grandes festas, que acontecem na primeira quinzena do mês, a pedida são as festas fechadas. Na sexta (20), Beat With Sax e Renata Falcão e banda fizeram a festa no Celebrar Solarium. Dayanne Nunes tocou tudo na Casa dos Ventos e Mozart Max deu o tom no Brisa. No sábado (21), teve o Esquenta da Sal com Kakau Monteiro e mais uma edição do Cháfurdo com Kelly Lira, Koisa Nossa e Cabelo de Fogo. Tibau ferve!

CIRCULANDO

@O Brisa Del Mar lotou na sexta (13), com Xandão e banda. Show massa que não deixou ninguém parado. Serviço bom e cardápio idem. Dividimos mesa com Márcia Dutra, Luciene Pedrosa e George Carlos. Sexta (27), Renata Falcão e banda prometem fechar a rua. Vai faltar chão.

@Depois, uma passada na Casa dos Ventos para matar as saudades do querido Rodolfo Nolasco, que passa férias na terrinha. Bom demais!

@Terminamos a noite na residência de Tereza Cristina Fernandes Teixeira, que recebeu em torno do Pe. Charles Lamartine para delícias, tintos e cerveja gelada. Por lá, Jaime e Ednê Soares, Marta Dias, Marcelo Gerôncio, Ellen Paiva, Eveline Soares, Helena Machado, Leda Gurgel e Wanderléia Lima.

@O Brisa Mall, inaugurado no começo do mês no centro de Tibau, mostra a que veio. O espaço vai sendo ocupado de forma muito bem elaborada, trazendo opções dos mais variados tipos a moradores e veranistas. A Apreciatte e o Requinte Del Mar abriram na semana passada e já viraram point.

@O Requinte Del Mar, com projeto e ambientação assinados pela arquiteta Wanderlânia Lima, abre de terça a domingo para almoço e jantar, ocupando todo o primeiro andar do Brisa Mall, inclusive com uma varanda que ficou um charme.

@ A ex-prefeita, ex-deputada e exvereadora Sandra Rosado, em entrevista ao Conversa de Alpendre da TCM Telecom, comandado pelo jornalista Vonúvio Praxedes, anunciou que não irá disputar mais nenhum

cargo público. Política por vocação, Sandra continuará, nos bastidores, fazendo o que tanto ama, mas vivendo um novo momento ao lado de Laíre e toda a família!

@ As UBSs de Mossoró disponibilizam um sem número de vacinas para todas as idades, inclusive contra a COVID – 19, que muitos estão em atraso. As vacinas salvam vidas. Levem seus filhos, vão aos postos!

@No Samba na Praia dividimos mesa com Ivana e Vanusa Linhares, Saudade Azevedo, Evandro Segundo, Maria Fernanda e Tales Linhares, bem em frente ao palco. Foi bom de verdade!

@Por lá o encontro com Walace Mafra e Priscila Rodrigues, Ana Mônica, Ivete e Laura Amorim, Afrânio Leite e Cláudia, Xavier e Socorro Estrela, Zoraide Azevedo, George e Georgiano Azevedo, Paulo Pinto, Flávio Vasconcelos e Mima, Walter Fonseca e Sara, Walter Júnior e Angélica, Sandro e Andrea Estevam, Diego Dantas, Marcelo Amarelo e Kelly Lira, Danielson Silveira, Leonardo Santos e Daniele, Ângelo Nóbrega e Glicinara, Netinho Fernandes, Gabriela Moreira, Leandro Neto e Trícia, Carlinhos Pinto e Carla, entre outros.

@E a Tudo di Bão caiu em definitivo no gosto do mossoroense e nesse período de veraneio então... A loja de Ubiraci Tavares e Cláudia Isabela, localizada no CCNB, na Diocesana, tem tudo para você receber bem. Petiscos, massas e pratos semiprontos, burratas, queijos, molhos, geleias e acompanhamentos, além das delícias do Seridó. Vale demais uma visita!

O ANIVERSÁRIO DE FRANCISCO E JOSÉ

Francisco e José, filhos dos amigos Fernando Rosado Júnior e Ludmila Amorim, comemoram aniversário e fazem a festa hoje a partir das 17h, no Requinte Buffet, com delícias assinadas por Socorro Paiva e sua equipe. A Fazendinha é o tema da festa que reunirá amigos e familiares da dupla que está completando 4 e 1 ano, respectivamente. Parabéns, garotos!

DOMINGO, 22 DE JANEIRO DE 2023 2 OPINIÃO
R. Antônio Vieira de Sá, 440 Tel.: 3317-4545 / 3316.0409 www.sergiochaves.com | sergiodefato@gmail.com
Pe. Sátiro Cavalcanti
Dantas (hoje)!
Wandilson Ramalho (28) com Tica Soares, que comemorou esse mês 31 anos nas ondas do rádio! Meus queridos Elder Heronildes e Zélia Macedo (25)! Paloma de Saboya Coelho (28)! Ana Mônica (hoje) com Ivete Amorim! Mardônia Nóbrega (26) com Nilo Amâncio! Fátima Gondim (hoje) e Tácio Garcia! Zuíla (28) e Zélia Alves! Roberta Rosado, Leilene Carolino, Sandra Rolim e Aninha Fagundes Casal querido: Xavier e Socorro Estrela Saudade Azevedo e Ivana Linhares Andrea Estevam e Sandro Everaldo Rodrigues e Tetê (vestindo George Azevedo Art), com Georgiano e Zoraide Azevedo Suelene Spinelli, Adriana Fernandes e Lorene Rosado Walter Fonseca com os filhos: Isadora, Walter Júnior e Kadu Mário Júnior e Mariana com Bebel Mendes e Rodrigo Oliveira Fernando Rosado Júnior e Ludmila com Fernando Neto e os aniversariantes Francisco e José

CONEXÃO SAÚDE

A importância da mitocôndria na fertilização

Médica alerta que qualidade de vida é essencial para mulheres que desejam engravidar

Amitocôndria é uma organela vital para o funcionamento do nosso organismo e pode ser encontrada em todas as células, atuando na produção de energia e no metabolismo. Mas existe um outro campo muito importante que também é afetado pelas mitocôndrias, o da fertilidade. Estudos comprovam que as mitocôndrias têm enorme influência tanto na fertilidade masculina quanto na feminina.

Segundo a Dra. Priscila Pyrrho, ginecologista com visão integrativa da saúde da mulher, as mitocôndrias são responsáveis por fazer com que os espermatozoides tenham mais qualidade e também energia e força para chegar ao óvulo e, se o homem apresenta deficiência de mitocôndrias, esse espermatozoide tem dificuldade de se manter vivo e morrerá com mais facilidade.

No caso das mulheres, a médica explica que, se as mitocôndrias do óvulo da mãe estão disfuncionais, elas não conseguem produzir energia e dar suporte adequado para todo o metabolismo que esse embrião precisa fazer a divisão celular e o seu crescimento e desenvolvimento. Então, as mitocôndrias desse óvulo materno são extremamente importantes para a evolução do embrião.

Isso vale para uma gestação natural ou mesmo para casos de fertilização in vitro, onde estudos mostraram que, quando as mitocôndrias do óvulo são disfuncionais, o embrião não consegue se desenvolver.

“Mitocôndrias saudáveis de uma doadora, quando implantadas no óvulo de uma mulher que não consegue engravidar, ajudarão na evolução do embrião e

aumentam a chance de sucesso da FIV. Quando as mitocôndrias do óvulo materno estão com o DNA mutado, o embrião não consegue se dividir adequadamente e, dessa forma, aumenta a chance de abortamento, de síndromes e desse embrião não se desenvolver.”

MITOCÔNDRIA E FERTILIZAÇÃO

Dra. Priscila Pyrrho explica que, muitas vezes, quando a paciente relata dificuldade de engravidar, ela avalia a possibilidade de haver relação com a disfunção mitocondrial, algo que não chega a aparecer diretamente em exames clínicos.

“O que nós sabemos sobre a relação da disfunção mitocondrial e a fertilidade, está em estudos científicos que mostram que, quando melhoramos a função mitocondrial, a mulher que tem esterilidade sem causa aparente (ESCA), ou seja, aquela mulher em que não se encontrou nenhum motivo conhecido para a infertilidade, ela engravida com mais facilidade”, explica a médica.

Priscila complementa que as mitocôndrias são as principais organelas relacionadas ao metabolismo do óvulo e são elas que, tanto produzem, quanto eliminam os radicais livres do nosso organismo. Por isso, quando elas não estão funcionando adequadamente, esse balanço fica desregulado e o radical livre começa a causar danos às células e principalmente aos óvulos.

“Não existe ainda um exame clínico disponível para saber se a qualidade da mitocôndria está adequada, um exame que consiga avaliar a qualidade do DNA dessas mitocôndrias. Só a nível de pesquisa, pelo menos por enquanto”, diz.

Segundo a médica, existe uma forma indireta, através da qual se pode analisar se a mitocôndria está funcionando bem, que seria um teste metabólico, chamado de calorimetria indireta.

Priscila explica que, se a mitocôndria não estiver funcionando direito, ela queimará mais carboidrato do que gorduras.

“Para a mitocôndria funcionar bem, ela tem que consumir pelo menos 60-70% de gordura. A mitocôndria que não funciona direito queima mais carboidrato. Por isso, sabemos que pacientes com “metabolismo lento”, ou seja, que engordam com mais facilidade, que têm dificuldade para perder peso ou obesos, certamente têm disfunção mitocondrial”, explica.

A médica lembra que existem também várias formas de cuidar da qualidade das mitocôndrias de acordo com o estilo de vida.

“A mitocôndria pode ser estimulada a fazer biogênese, ou seja, a se multiplicar, quando a paciente tem uma alimentação correta, restrita em carboidratos simples e com mais gorduras boas, como azeite, abacate, castanhas, oleaginosas e sementes. Alguns fitoterápicos também são estimuladores da biogênese mi-

mitocôndrias a se regenerarem e estimulam a sua correção”, afirma a médica, lembrando que praticar atividade física, evitar o estresse e ter um sono de qualidade também são hábitos essenciais para corrigir os danos mitocondriais.

Outro ponto é evitar o contato com toxinas que nosso organismo não reconhece e que causa danos às mitocôndrias, como panelas com teflon, plástico rico em BPA, especialmente se aquecidos ou levados ao micro-ondas, agrotóxicos e atém mesmo alguns medicamentos que podem fazer mal para o nosso organismo e devem ser consumidos apenas quando necessários.

A especialista explica que em seu consultório realiza também terapias injetáveis focadas na regeneração e na biogênese mitocondrial, pois muitas substâncias essenciais no processo de desenvolvimento das mitocôndrias e, consequentemente, da fertilização da mulher, são mal absorvidas de forma oral.

“Por exemplo, existem muitos estudos que falam sobre a fertilidade e a importância da coenzima Q10, que é muito mal absorvida via oral - em cápsula, apenas 3% - além de ser uma substância cara. Quando ela é feita injetável, o organismo absorve 90 a 100%, aumentando a eficácia e reduzindo o tempo de tratamento”, finaliza.

DOMINGO, 22 JANEIRO DE 2023 SAÚDE 3
NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR – é graduado em Odontologia pela UFPB, Pós-graduado em Prótese Dental pela USP e Especialista em Implantodontia tocondrial, e alimentos ricos em sirtuinas, como couve, rúcula, cebola roxa, cúrcuma, chá verde, morango, tâmara, castanhas também ajudam as
CIANO MAGNTA AMARELO PRETO DOMINGO, 22 DE JANEIRO DE 2023 4 MULHER / MODA Georgiano Azevedo georgianoazevedo@gmail.com FICHA - TÉCNICA: Direção de Moda / Styling Georgiano Azevedo Fotos Pedro Sobrinho Modelos Clara Xavier (Tráfego Models Natal) Looks Kelyta Moda Íntima
Acessórios EMI Locação Ravenala Hotel Boutique Agradecimentos Barraca Chega Mais Beach, Sal e Mar Restaurante, Pousada Latitude e Mezzaluna Restaurante.
O Ravenala Hotel Boutique, em Canoa Quebrada/CE, é o cenário ideal para mostrar o poder da sedução da coleção Kelyta Moda Íntima, que mostra lingeries em tons clarinhos e estampas discretas em total sintonia com a estação mais quente do ano. E claro, não podemos deixar de usar um bom acessório / joia para a sedução ficar melhor. Vai encarar?

Go R do Fo B i A

Um casal de participantes do Reality Show Casamento às Cegas esteve no centro de uma polêmica envolvendo um comportamento considerado gordofóbico, já que o participante Paulo Lopes desistiu de se casar com Amanda Souza, assim que a viu pela primeira vez. Ele justificou que Amanda é uma mulher fora dos padrões estéticos impostos pela sociedade, era diferente de tudo que ele já havia lidado na vida. Para tratar sobre esse tema, DOMINGO conversou com a psicóloga Samyra Viviane Oliveira Ferreira e Silva. Na entrevista a seguir, ela nos ajuda a entender as implicações da existência desses padrões estéticos e da tão falada ditadura da magreza. Samyra Viviane fala sobre o preconceito sofrido ao longo da vida por pessoas com sobrepeso, e sua vinculação com problemas relacionados à autoimagem e autoestima. A profissional chama atenção para os prejuízos causados à saúde mental de quem sofre Gordofobia, principalmente, quando vem de alguém do seio familiar ou do ciclo de amigos.

Boa leitura, Nara Andrade.

doMiNGo, 22 de janeiro de 2023

Entrevista

A psicóloga Samyra Viviane fala das implicações da Gordofobia na autoestima e autoimagem de pessoas vítimas do problema. Página 4

Advogado trabalhista Jobed Moura orienta estudantes que buscam vagas de estágio sobre seus direitos. Página 11

Direito dos Estagiários colunas José Nicodemos

a Balada do impostor

• Editora – Nara Andrade

• Diagramação – Rick Waekmann

Redação, publicidade e correspondência

Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/8909 Site: www.defato.com/domingo E-mail: redacao@defato.com

• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Projeto gráfico – Augusto Paiva • Impressão – Gráfica De Fato • Revisão – Gilcileno Amorim • Foto – Marcos Garcia
edito R ial [ ín DI c E
DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.
2
Página 3 Página 14
3 doMiNGo, 22 de janeiro de 2023 o P i N i Ão [ c RÔ n I c A

SA m YRA V i V i ANE

Se sofremos preconceito justamente onde devemos receber amor, acolhimento e encorajamento, não tenho dúvidas de que o grau de afetação se intensifica’.

e N t R e V i Sta 4
doMiNGo, 22 de janeiro de 2023

Nos últimos dias, discussões sobre a Gordofobia ganharam repercussão nas redes sociais depois que um participante do Reality Show “Casamento às Cegas” voltou atrás na decisão de se casar com sua companheira de programa, uma participante obesa, por ela estar fora dos padrões. A psicóloga Samyra Viviane o liveira Ferreira e Silva falou sobre o tema e nos ajuda a entender as implicações da existência desses padrões estéticos e da tão falada ditadura da magreza. Samyra Viviane tem Formação em o rientação Parental,

Um dos participantes do Reality Show Casamento às Cegas está sendo acusado de gordofobia. E isso levantou a discussão sobre o preconceito sofrido por pessoas gordas numa sociedade ainda cheia de padrões estéticos. É comum as pessoas terem problemas relacionados à autoestima devido a esses padrões?

Sim. E é muito preocupante quando padrões estéticos são confundidos com o ideal de saúde e de beleza. É como se tudo que foge desse padrão surreal esperado ficasse à margem. Isso pode ter implicações de diferentes dimensões e intensidades na autoestima do sujeito. Afinal, somos seres sociais e, por isso, a nossa autopercepção é perpassada pelas pessoas com quem interagimos.

Quais os principais problemas psicológicos causados por não se encaixar nesse perfil considerado como um ideal de beleza?

Sentir-se à margem daquilo que é ditado como o ideal (“Ideal” este certamente inatingível para muitas pessoas) pode levar a sentimentos de inadequação, insuficiência, impotência, entre outros, que tendem a desencadear uma série de consequên-

e está Cursando Formação em Gestalt-Terapia. A profissional fala sobre o preconceito sofrido ao longo da vida por pessoas com sobrepeso, e sua vinculação com problemas relacionados à autoimagem e autoestima. Samyra Viviane, que atua na área da Psicoterapia i ndividual para adultos e idosos, e de o rientação Parental, chama atenção para os prejuízos causados à saúde mental de quem sobre gordofobia, principalmente, quando vem de alguém do seio familiar ou do ciclo de amigos.

cias para a saúde mental do sujeito. Como o sujeito irá expressar e lidar com tudo isso pode variar de incontáveis maneiras.

Problemas com o sobrepeso muitas vezes acompanham a pessoa ao longo da vida, assim as críticas surgem também no seio familiar, revestidas de uma falsa ideia de cuidado, preocupação.

Como esse relacionamento com a família pode interferir na percepção em relação à sua autoimagem?

Quando digo que somos seres sociais e que a nossa convivência com outras pessoas reverbera em nossa construção, imagina quando pensamos nas pessoas mais próximas e que mais amamos nos criticam. Imagina pensar que precisamos atender a uma determinada aparência para sermos aceitos pelas pessoas mais importantes na nossa construção como sujeitos. Perceba-se como pode ser adoecedor conviver, dia após dia, desde a infância, em um contexto nessas circunstâncias.

Quais as principais características apresentadas por pessoas com problemas relacionados à

autoimagem e autoestima?

Quando falamos de pessoas, falamos de subjetividades incontáveis. Então, essas características podem se apresentar de muitas formas. Porém, é muito comum o isolamento social, vícios ou outras formas de fuga, submissão a relacionamentos abusivos, entre outras.

O medo de não ser aceito por sua aparência e a necessidade de agradar as pessoas ao redor pode levar a pessoa que sofre gordofobia a se envolver em relações abusivas não só amorosas, mas no trabalho, entre amigos?

Sabe aquela sensação de inadequação, insuficiência, e impotência? Pois bem, é esse tipo de autopercepção que muitas vezes levam as pessoas a se submeterem a relações abusivas. É algo como “eu mereço por ser como sou”, “é o melhor que eu consigo”, “as pessoas estão certas em não gostar de mim”, ou “jamais encontraria pessoas/ trabalho/amigos melhores”. Perceber-se aquém da própria potência enquanto pessoa é uma porta aberta para relações adoecedoras e que alimentam o ciclo que tanto prejudica a autoestima.

e N t R e V i Sta 5 doMiNGo, 22 de janeiro de 2023

É comum receber no consultório pessoas que têm problemas como compulsão alimentar, bulimia e outros distúrbios psicológicos, como consequência de problemas com a autoimagem?

Sim. Todas essas podem ser formas de expressão de algo que não está bem com a autopercepção, apresentando-se como uma forma de fuga ou de canalizar a ansiedade, por exemplo, em torno de algo que não se consegue lidar de outra forma. Aquilo que se apresenta no comportamento sempre tem uma razão de ser, mas é fundamental buscar compreender aquilo que o desencadeia.

Timidez, medo de falar em público, dificuldade de manter relações interpessoais, pode ser reflexo desse tipo de preconceito vivenciado ao longo da vida por causa da aparência?

Sem dúvida. Mais uma vez, voltamos para os sentimentos de inferiorização que circundam as pessoas que passam por esse tipo de violência (sim, não deixa de ser uma violência). A sensação de incapacidade pode se fazer presente em todo o percurso e refletir-se nos mais diversos âmbitos da vida.

Segundo pesquisas, mais de 70% das pessoas com sobrepeso sofrem preconceito da própria família e 60%, de amigos. O preconceito sofrido por parte de pessoas próximas acaba afetando mais as vítimas?

Certamente, uma vez que a família é a principal referência na construção da nossa identidade. Se sofremos preconceito justamente onde devemos receber amor, acolhimento e encorajamento, não tenho dúvidas de que o grau de afetação se intensifica.

Como identificar e superar esse tipo de situação?

Primeiramente, é fundamental voltar-se para si e reconhecer a própria

6 doMiNGo, 22 de janeiro de 2023

potência. Depois, é procurar relações construtivas e, se necessário, afastarse de relações que não nutrem bons afetos. É fundamental nutrir-se de bons sentimentos por si mesmo. Entendo que lidar com situações de preconceito, discriminação e desrespeito por todo um percurso, por vezes, pode ser difícil de administrar e, depois de tudo isso, ainda perceber o tamanho

do próprio valor e mudar drasticamente o convívio com as pessoas com quem se relaciona. Mas existem diversas formas de ajuda profissional que podem contribuir nesse sentido. As psicoterapias voltadas para o autoconhecimento, por exemplo, podem auxiliar muito nesse processo. Não podemos minimizar o valor de estarmos bem como somos.

e N t R e V i Sta

direito dos Estagiários

>> Advogado

trabalhista Jobed Moura orienta estudantes que buscam vagas de estágio sobre direitos previstos em legislação, como remuneração, carga horária e férias.

7 doMiNGo, 22 de janeiro de 2023 l egi S laç Ão

Avivência de um período de estágio que permita ao estudante colocar em prática os conhecimentos vistos em sala de aula é um importante passo na formação profissional. No entanto, apesar de desconhecido por muitos, essa função é regulamentada por uma legislação específica que trata de direitos dos estagiários, a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Sobre o tema, DOMINGO conversou com o advogado trabalhista Jobed Moura, que esclarece os principais pontos presentes no dispositivo legal.

Inicialmente, o jurista destaca que a legislação conhecida como Lei do Estágio (11.788/2008) trata sobre quem pode estagiar, estágios obrigatórios e não obrigatórios, direitos e deveres das partes, e ainda, benefícios dos estagiários, entre outros.

Jobed Moura explica como deve ser a remuneração do estágio conforme o que está disposto na legislação. Ele frisa que o salário do estagiário, ou bolsa-auxílio, deve ser pago para todos os estagiários que atuam na modalidade de estágio obrigatório.

Outro ponto ressaltado pelo advogado trabalhista diz respeito ao prazo máximo de estágio. “Segundo a lei do estagiário, o período máximo para a duração do estágio é de 2 anos.

Porém, em casos de estudantes

Salário

com deficiência, o estágio não possui limite de duração.”

A Lei do Estágio garante a quem exerce essa função o direito à remuneração, seguro contra acidentes, férias, carga horária diferenciada (reduzida pela metade em época de prova), duração de estágio por tempo determinado (máximo de 2 anos), realizado a qualquer momento. “É comum que as

empresas concedam um intervalo de 15 minutos ou 1 hora para as jornadas de 6 horas ou mais.”

E o profissional explica como a jornada de trabalho do estagiário deve ser definida, sendo 6 horas diárias e 30 horas semanais, para estudante do ensino superior, profissionalizante e do ensino médio regular; ou 4 horas diárias e 20 horas

doMiNGo, 22 de janeiro de 2023

8
l egi S laç Ão
do estagiário, ou bolsa-auxílio, deve ser pago para todos os estagiários que atuam na modalidade de estágio obrigatório.

semanais, para estudantes do ensino especial e dos últimos anos do ensino fundamental.

Em relação à idade mínima para se tornar um estagiário, o advogado trabalhista lembra que a legislação vigente não estabelece uma idade mínima para realizar o estágio, porém, a prática não é permitida para adolescentes menores de 16 anos.

mERcADo locAl

DOMINGO também conversou sobre o tema com o Supervisor do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) do Rio Grande do Norte, Almiro Neto, que trouxe informações sobre o cenário local. De acordo com o representante do CIEE, de modo geral, as empresas respeitam os pontos dispostos na Lei do Está-

gio. Ele conta que aqui no RN mais de 5 mil estagiários conseguiram vagas de estágio por meio do CIEE.

“A lei é bem clara a qualquer desrespeito a suas cláusulas. Desrespeitando gera-se o vínculo empregatício. Toda empresa que tem o interesse em contratar estagiários através do CIEE recebe uma visita

doMiNGo, 22 de janeiro de 2023

9

de um consultor, para verificar estrutura, orientar a empresa quanto à lei, verificar se as atividades se aplicam ao programa. Posteriormente a essa visita, realizamos o contrato com o parceiro e, consequentemente, a divulgação da vaga”, esclarece.

Almiro Neto destaca que no mercado local os candidatos a vagas de estágio têm conseguido esse importante espaço para contribuir com sua formação profissional. Ele ressalta que mais de 40% dos estagiários são aproveitados nas empresas privadas. “O intuito do programa é integrar a teoria com a prática”.

Sobre o papel do CIEE nesse processo, Almiro Neto afirma que a instituição tem o papel de contribuir para o acesso e integração ao mundo do trabalho, fortalecendo o exercício da cidadania. Contratando o CIEE, a empresa tem a garantia jurídica que está realizando o programa de maneira adequada, cuidando de toda gestão do programa. “Desde a divulgação da vaga, encaminhamento, emissão de contrato, contratação da apólice de seguro até mesmo a rescisão do contrato. Além de possuir mais de 58 anos de mercado, temos um vasto banco de dados de estudantes, o que facilita muito na busca dos candidatos.”

E para ter acesso às vagas disponibilizadas por meio do CIEE, os interessados podem baixar o aplicativo Meu CIEE, acessar o portal: www.ciee.org.br, entrar em contato com a central de atendimento 30032433, pelo WhatsApp (11) 30032433 ou indo em uma das unidades.

Almiro Neto lembra que a lei permite estágio para nível médio, técnico e superior, com atividades correlatas ao curso. “Como ensino médio é um curso de formação geral, só podemos encaminhar para atividades administrativas, quando a instituição de ensino tiver um plano de estágio”, ressalta.

10 doMiNGo, 22 de janeiro de 2023

l egi S laç Ão
Jobed moura, Advogado Trabalhista Almiro neto, Supervisor do centro de Integração Empresa-Escola (cIEE) do Rio grande do norte

Inflamação crônica nas pálpebras

>> Dermatite seborreica aumenta risco de desenvolver blefarite e meibomite. Produção excessiva de sebo também ocorre nas glândulas das pálpebras e pode gerar diversas consequências para a superfície ocular

11 doMiNGo, 22 de janeiro de 2023
Saúde ocula R

Adermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica que afeta de 2 a 8% da população. O que poucas pessoas sabem é que esse tipo de dermatite aumenta o risco de desenvolver alterações nas glândulas de Meibômio, que se localizam nas pálpebras. A consequência é o desenvolvimento da meibomite que pode levar também à blefarite e ao olho seco.

Segundo a oftalmologista Tatiana Nahas, especialista em pálpebras e cirurgia plástica ocular, existe cerca de 20 a 30 glândulas de Meibômio na pálpebra inferior e de 30 a 40 na pálpebra superior.

“Elas são responsáveis pela produção e secreção de lipídios (sebo) que desempenham um papel significativo na saúde da superfície ocular. O nome desse lipídio é meibum e ele é fundamental para prevenir a evaporação da lágrima e manter a superfície ocular nutrida”.

ências. Há diminuição da produção do filme lacrimal que evapora mais rápido. Como resultado, inicia-se uma degeneração significativa do epitélio da superfície ocular. Isso aumenta o risco de evoluir para a síndrome do olho seco, bem como para a blefarite que é uma inflamação crônica nas pálpebras”, aponta a oftalmologista.

Embora a meibomite seja pouco conhecida da população em geral, é responsável por cerca de dois terços dos casos da síndrome do olho seco. Segundo estudos, a prevalência à disfunção das glândulas de Meibômio pode variar de 3,5% a 74,5% da população.

S I n T om AS S ão vARIAD o S

A sensação de secura ocular e irritação nos olhos são dois sintomas bastante prevalentes nas pessoas com meibomite. Os olhos também podem ficar vermelhos e a acuidade visual pode diminuir. “Os sintomas podem variar de

mação das pálpebras, ocorrem outras manifestações como vermelhidão da região, secreção grudada e endurecida colada nos cílios e sensibilidade à luz. Esses pacientes também apresentam terçol e calázio frequentemente, o que chamamos de repetição”, comenta Tatiana.

Saúde ocula R 12 doMiNGo, 22 de janeiro de 2023
Segundo oftalmologista, existem cerca de 20 a 30 glândulas de Meibômio na pálpebra inferior e de 30 a 40 na pálpebra

Saúde ocula R

A meibomite precisa ser tratada para melhorar a qualidade de vida do paciente, como também para prevenir lesões na córnea e outras partes do globo ocular. Atualmente, um dos tratamentos que mais têm apresentado resultados efetivos e prolongados é a luz intensa pulsada.

“Como a dermatite seborreica é um fator de risco para o desenvolvimento da disfunção das glândulas meibomianas, o ideal é que o paciente procure ficar atento aos sintomas e procure um oftalmologista na presença dos sintomas oculares típicos da meibomite”, finaliza Dra. Tatiana.

H I g IE n E DAS Pál PE b RAS

Para quem tem diagnóstico de blefarite e meibomite é imprescindível manter as pálpebras limpas. A higiene palpebral deve ser feita todos os dias. Isso ajuda muito a prevenir a piora da inflamação, bem como reduz o risco de desenvolver terçol e outras infecções.

PASSo 1

A sensação de secura ocular e irritação nos olhos são dois sintomas bastante prevalentes nas pessoas com meibomite.

veja abaixo o passo a passo para deixar

as pálpebras limpas

Aquecimento das pálpebras: Como as secreções ficam endurecidas, é preciso aquecer para desgrudar e não machucar a pele. o ideal é fazer uma compressa com água morna e deixar de 3 a 5 minutos em cada olho.

PASSo 2

Massagem: depois de aquecer as pálpebras, faça uma massagem sutil de fora para dentro para eliminar a secreção acumulada.

PASSo 3

Limpeza das pálpebras e dos cílios: o médico pode indicar um produto específico para essa etapa ou você pode usar xampu infantil neutro. Com a ponta dos dedos limpe as pálpebras e os cílios. Massageie suavemente, com movimentos circulares.

PASSo 4

Limpeza da borda: o ideal é fazer isso diante de um espelho. Com uma compressa embebida no produto indicado pelo médico, limpe as bordas superiores e inferiores do olho, sem encostar no globo ocular.

doMiNGo, 22 de janeiro de 2023

13

doMiNGo, 22 de janeiro de 2023

14
a
Balada do i m P o Sto
R

ovos al purgatório

IngREDIEnTES

8 ovos

680 g de tomates pelados

2 unidades de cebolas picadas

2 unidades de folhas de louro

100 ml de azeite

20 unidades de folhas de manjericão

100 g de pistache

150 g de queijo parmesão ralado

1 unidade de pão italiano tipo filão

1 unidade de dente de alho

moDo DE PREPARo

Em uma panela larga e baixa, refogue as cebolas e as folhas de louro junto com a metade (50 ml) do azeite. Depois adicione os tomates pelados até que se desmanchem e se tornem um molho grosso e saboroso. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Triture o manjericão com a outra parte do azeite (50 ml) e o pistache. Bata delicadamente, juntando aos poucos o parmesão. Reserve. Após isso, corte as fatias do pão italiano e passe o alho cru de um lado delas. Toste as fatias na frigideira até dourarem. Depois cubra cada uma com o pesto de pistache. Com o molho de tomate pronto, coloque os ovos e deixe-os até que cozinhem. Por último, coloque as torradas em volta e sirva ainda quente.

15 doMiNGo, 22 de janeiro de 2023 ado Ro com ER
@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn moSSoRÓ (Rn), Domingo, 22 de janeiro de 2023 tv defato com >> priNcipAl Em “Vai na Fé”, Sheron menezzes estreia no posto de protagonista pÁGiNA 3 >> BAstidores Com bancada de jurados renovada, “The masked Singer Brasil” emplaca terceira temporada na grade da globo >> iNside À frente do “mulheres Asiáticas”, do canal E!, Jacqueline Sato reforça luta por uma tevê mais plural e diversa atenções Centro das

>> NA tv o diretor de “Vai na Fé”, Paulo Silvestrini, fala do realismo cheio de positividade na trama das sete

Amúsica é parte importante do processo de criação do diretor Paulo Silvestrini. E foi exatamente por conta dessa paixão que surgiu sua parceria com a autora Rosane Svartman. Juntos, a mais nova dupla da teledramaturgia da Glob, “Vai na Fé”, título que tenta recolocar a audiência do horário das sete nos trilhos, depois de apostas sem muita repercussão. “Conheci a Rosane por conta de um projeto musical para o streaming. A gente começou a conversar e logo essa verve musical ficou muito evidente. Ela pensa em canções para idealizar diálogos e dar o tom dos personagens da mesma forma que eu as utilizo para pensar nas cenas. Então, é um encontro muito frutífero”, avalia. Integralmente dedicado à novela desde meados do ano passado, Silvestrini confessa que é grande o frio na barriga por conta da estreia, ainda mais por se tratar de sua primeira trama tradicional na emissora. Antes, em 2017, ele foi o diretor artístico da vitoriosa temporada de “Malhação –Viva a Diferença”, desenvolvida ao lado de Cao Hamburguer. “O público das sete é muito heterogêneo. Minha expectativa é que as pessoas se identifiquem com as histórias e personagens que temos para mostrar”, torce.

Em “Vai na Fé”, é acreditando no poder do pensamen-

Força de viver

A música entra na trama por conta do passado de Sol. Hoje evangélica – a primeira das mocinhas da Globo –, ela canta no coral da igreja. Porém, nos anos 2000, ela era assídua frequentadora dos tradicionais bailes funks que agitaram a capital carioca, onde era conhecida como a Rainha do Baile. Com a família enfrentando dificuldades financeiras, ela recebe um convite para voltar a dançar. E o reencontro com esse outro lado da sua vida tem suas complicações. “As cenas musicais e de dança dão bastante trabalho, mas o resultado é incrível e o elenco está muito entrosado e se divertindo”, entrega. Para o diretor, a novela toca em assuntos espinhosos da realidade brasileira e está em sintonia com as principais pautas contemporâneas, mas o tom é amenizado pela mensagem alegre que o enredo quer passar. “Não tem assunto proibido e tem sempre muitos graus de fantasia e invenção. Rosane é craque em escrever contos de fadas de forma atualizada e eu estou muito feliz em realizar este trabalho com ela”, elogia.

to positivo e na habilidade de enfrentar os problemas de frente que Sol, primeira protagonista de Sheron Menezzes, levanta todos os dias antes das seis da manhã para trabalhar. Vendedora de quentinhas no Centro do Rio de Janeiro, a heroína é como milhões de brasileiros que sonham, lutam e correm atrás de dias melhores. Nessa caminhada, ela tem a ajuda da família formada pela mãe Marlene, o marido Carlão, e as filhas Duda e Jenifer,

papéis de Elisa Lucinda, Che Moais, Manu Estevão e Bella Campos, respectivamente. “É uma novela carregada dessa positividade tão característica do povo brasileiro, dessa certeza de que o amanhã será melhor. O ambiente é essa cidade plural e misturada, onde as diferentes gerações, culturas e identidades sociais se confrontam e convivem, adequando expectativas e revendo valores”, conceitua o diretor.

Natural do Rio de Janeiro, Silvestrini começou na Globo como assistente de direção de “Memorial de Maria Moura”, minissérie de 1992. Ao longo da carreira, trabalhou nos núcleos de diretores realizadores como Denise Saraceni, Jorge Fernando e Ricardo Waddington, e se destacou na direção geral do extinto seriado “Sandy & Junior”, que foi ao ar entre 1999 e 2002. Mais recentemente, foi um dos destaques da equipe da controversa “A Regra do Jogo” e ganhou prêmios com a incensada temporada de “Malhação – Viva a Diferença”, requisitos que o levaram a ter seu próprio setor artístico dentro da emissora.

Domingo, 22 de janeiro de 2023 2 televisão

>> priNcipAl

Em “Vai na Fé”, Sheron menezzes estreia no posto de protagonista

Sheron Menezzes acaba de estrear uma nova etapa de sua carreira. No ar como a protagonista Sol de “Vai na Fé”, novíssima novela das sete, a atriz de 39 anos faz questão de valorizar cada momento de sua trajetória diante das câmeras. No ano em que celebra 20 anos na televisão, Sheron inicia sua terceira década de carreira em um posto totalmente inédito nas novelas. “Não comecei almejando isso (ser protagonista). Comecei trabalhando querendo mostrar meu trabalho”, afirma.

Em “Vai na Fé”, Sol é uma mulher batalhadora, moradora de Piedade, subúrbio do Rio de Janeiro. Ela vende quentinhas no Centro da cidade. Casada com Carlão, papel de Che Moais, e mãe de Jenifer e Duda, interpretadas por Bella Campos e Manu Estevão, ela faz parte do coral da igreja. Na juventude, Sol gostava de ir, aos finais de semana, ao baile funk, sem o conhecimento dos pais. O tempo passou e Sol seguiu a vida sem nunca perder a doçura, valorizando as alegrias diárias, especialmente em família. Agora, por um acaso do destino, ela vai parar nos palcos para fazer algo que ama: cantar e dançar. “A Sol está em muitas mulheres. Ela tem uma série de problemas, mas enfrenta tudo com um sorriso no rosto. Acho que é uma trama de uma mulher real. Há uma identificação enorme”, valoriza.

P – Em “Vai na Fé”, você estreia no posto de protagonista de uma novela. Como está sendo encarar essa função pela primeira vez?

Centro das atenções

tive outro por causa da pandemia. E minha volta de novo com a Rosane. O texto dela é incrível, muito pé no chão. Todo mundo vê um personagem e vai encontrar um ponto de identificação. Gosto muito disso.

P – Ao longo da trama, a Sol será backing vocal e dançarina da banda do cantor Lui Lorenzo, papel de José Loreto. Qual era a sua proximidade com o canto e a dança antes da novela?

R – É um momento especial da minha carreira e estou muito feliz. Não comecei nessa carreira almejando isso (ser protagonista). Comecei querendo mostrar meu trabalho. Ser protagonista é a consequência de um bom trabalho, que vem sendo feito há 20 anos. A televisão aglutina muita coisa. Sou celebridade, sou influencer, sou blogueira... O mundo de hoje é feito de tudo. Mas, ainda assim, minha base e meu estudo foi para ser atriz.

P – A trama da Sol mostra a rotina de uma mulher brasileira e batalhadora. O que aproxima o enredo da Sol do público?

R – A Sol vem em um momento muito importante. A gente precisa ter fé. Voltar a ter fé. Fé para acordar e tocar o dia. Ir trabalhar, voltar para casa, levar as crianças para a escola... A Sol é uma protagonista mulher que tem seus problemas, mas levanta com um sorriso no rosto para tocar um dia longo de trabalho. Muitas mulheres têm esse dia a dia. Acho importante que a novela traga essa identificação. Quem assistir à

trama vai ver situações ou personagens para se identificar. Como expectadora, eu adoro isso. Estamos falando de mulheres pretas, família pretas... Me sinto muito próxima da trama da Sol.

P – Como assim?

R – Ela é uma mulher real, uma mulher que você encontra em qualquer ambiente. Eu sou uma Sol. Tenho de lidar com muita coisa. Cuido de uma casa, de um casamento, de um filho, estudo, trabalho, tenho uma família muito conectada... A Sol abre mão de muitas coisas para si mesma para fazer pelos outros. Toda mulher já sofreu com isso também.

P – A trama de “Vai na Fé” é seu segundo trabalho com a autora Rosane Svartman. Como é a relação entre vocês?

R – Eu amo o texto da Rosane. “Bom Sucesso” foi um sucesso (risos). Foi minha primeira novela depois da maternidade. Foi uma delícia voltar às novelas em um texto tão bom. Tive um hiato por causa da maternidade, mas depois

R – Cantar e dançar são coisas que eu amo fazer, mas morro de vergonha. Por coincidência, eu venho de outro trabalho que precisei cantar e dançar. Então, tive de passar por essa vergonha antes também (risos). Mas eu passei por cima da vergonha. Tenho gostado muito e me descoberto nesse lugar da dança. Tenho entendido o que eu consigo fazer, cada cena é a chance de fazer algo que eu sempre gostei e sempre mexeu comigo. Eu não fazia por medo, mas hoje preciso fazer para o meu trabalho.

P – E como foi encarar a primeira cena de canto e dança?

R – Fiquei muito feliz de ver que consigo fazer. Penso: “Meu Deus, eu consigo fazer isso na frente das pessoas mesmo”. Confio muito na direção também. O diretor fala que está bom e eu fico tranquila. Sempre pergunto se ficou ok ou se querem que faça de novo. Tenho de confiar na direção e, por isso, é muito bom ter alguém do lado no set. É muita coisa ao mesmo tempo. Tem de confiar na direção. Comecei a preparação antes de todo o elenco por conta da dança e do canto, mas confesso que foi mais fácil do que eu imaginava.

Domingo, 22 de janeiro de 2023 televisão 3

>> close Depois de se destacar como segurança em “Todas as Flores”, Bruno ibañez aparece em “mar do Sertão” para estremecer romance

Aos 31 anos, Bruno Ibañez pode se considerar em um momento bem próspero na carreira. O ator se destacou na reta inicial de “Todas as Flores” como Mendonça, o chefe da segurança de Guiomar, personagem de Ana Beatriz Nogueira na novela criada para o Globoplay. Agora, em “Mar do Sertão”, na Globo, ele chega com a trama já depois de quatro meses no ar e uma função importante. “Kaled Zafir vem para estremecer o romance de Maruan e Labibe (papéis de Pedro Lamin e Theresa Fonseca, respectivamente), esse casal shakespeariano, que tem gosto de rapadura com especiarias, pelo qual o público torce tanto”, avisa Bruno.

Na história escrita por Mario Teixeira, Kaled é um diplomata enviado pelo Sheik Omar, vivido por Gillray Coutinho, pai de Maruan. A intenção é acabar com o noivado de Maruan. “No meio de tudo isso, surgem muitas outras histórias através do contraste de culturas. Kaled, definitivamente, veio para fazer barulho na cidade”, adianta.

Bruno se descreve nas redes sociais como ator, cineasta e fotógrafo. Mas, com algumas participações especiais em novelas como “Amor de Mãe”, “A Dona do Pedaço”, “Um Lugar ao Sol”, e “A Regra do Jogo”, o ator carioca começou a ex-

Caminhos abertos

ce de trocar tanto com atores que sempre admirei muito, a proximidade com todos os envolvidos nesse trabalho, a generosidade de todos... Foi um sonho. Me ensinou, em meses, o que nenhuma escola pode ensinar”, valoriza.

Em “Todas as Flores”, Bruno teve de se despedir de seu personagem bem antes dos colegas – Mendonça deixa a história na reta inicial da trama. Mas em “Mar do Sertão”, a situação é outra. Ele chegou no capítulo 124, ou seja, com toda a equipe bastante integrada e unida. “Esse foi um dos meus maiores medos ao topar esse projeto. É claro que chegar depois de tanto tempo de novela faz ir devagarinho, sendo observador e respeitoso”, entrega. O receio, porém, durou pouco. “Por incrível que pareça, a sensação é de voltar a um lugar do qual estava com saudade. Fui tão abraçado que estou me sentindo, de fato, em casa. Está sendo incrível”, garante.

perimentar a sensação de se tornar popular com “Todas as Flores”. A experiência no folhetim de João Emanuel Car-

neiro, no entanto, o marcou por outras questões. “Foi um dos presentes mais bonitos da minha carreira até agora. A chan-

Agora que passa a se ver no ar na novela das 18h da Globo, Bruno curte o momento de expectativa sobre como os telespectadores vão reagir a Kaled. “É um personagem diferente de tudo que já fiz! Existe um sotaque, um figurino, comportamentos, trejeitos, contrastes que me deixam ansioso para ver o resultado”, diz. Com a boa repercussão de “Todas as Flores” e a oportunidade de integrar o elenco de “Mar do Sertão”, a ideia é que novas portas se abram para Bruno. “Depois de Mendonça e Kaled, as propostas cresceram. Estou estudando todas com carinho, para escolher personagens realmente novos e diferentes do que já fiz”, avisa.

de 2023 4 televisão
Domingo, 22 de janeiro

Há histórias capazes de causar no telespectador sensações antagônicas. “Olhar Indiscreto”, da Netflix, parece uma delas. A minissérie acompanha um grande acontecimento na vida de Miranda, papel de Débora Nascimento, uma voyeur compulsiva e também hacker extremamente habilidosa. De cara, o que se sabe sobre ela é que se trata de uma mulher que passa os dias observando, pela janela, a rotina da prostituta Cléo, vivida por Emanuelle Araújo, que mora no prédio em frente. Até que a garota de programa pede que a admiradora cuide de seu animal de estimação enquanto faz uma viagem com um cliente especial. É aí que a vida de Miranda passa por uma transformação radical, metendo-se em investigações e, principalmente, precisando defender pessoas e sua própria vida.

Não falta suspense em “Olhar Indiscreto”. O problema, na verdade, começa exatamente aí: são apenas dez episódios em uma temporada que, aparentemente, se fecha sem uma sequência – tudo se resolve. E a cada resposta que o espectador tem com a trama, a

impressão é de que são criadas mais uns três segredos para serem revelados depois. É como se tivessem jogado todos os elementos guardados para umas duas ou três levas de episódios ali, tornando difícil acompanhar tudo sem esquecer um ou outro detalhe. A própria produção parece perceber isso, tanto que o último episódio faz flashbacks de muitas situações, como se precisasse relembrar a trama para o telespectador.

O excesso de cenas de sexo em “Olhar Indiscreto” também pode incomodar uma parcela mais pudica do público. Não são sequências vulgares ou malfeitas, longe disso. Mas quase todas parecem gratuitas, dispensáveis para a história. Aliás, curiosamente, nos momentos em que elas mais estão no contexto do suspense da minissérie é quando são deixadas de lado prematuramente. Tudo é feito pela ótica feminina, já que “Olhar Indiscreto” foi criada e escrita pela argentina Marcela Citterio e adaptada pela brasileira Camila Raffanti, com direção geral de Luciana Oliveira e direção de episódios de Fabrizia Pinto e Letícia Veiga. Considerando que os dois papéis apa-

tempo tudo ao mesmo

rentemente com mais destaque, à primeira vista, são de Débora e Emanuelle, trata-se de uma produção que carrega uma representatividade forte. Apesar de objetificar bastante as personagens nas cenas de sexo.

O elenco mistura alguns rostos conhecidos das novelas com outros menos famosos e até uma estrela da televisão portuguesa – Ângelo Rodrigues já atuou em produções da TVI, RTP e da SIC, todas emissoras de Portugal. Mas a minissérie é, sem dúvidas, de Débora Nascimento. Com certeza, ela é a melhor surpresa de “Olhar Indiscreto”, com uma atuação segura e em uma personagem que parece ter tirado, completamente, a atriz de sua zona de conforto. Outro nome em quem vale a pena prestar mais atenção é Ingrid Klug. A atriz já deu expediente na Globo, na novela “O Tempo Não Para”, exibida entre 2018 e 2019. Em “Olhar Indiscreto”, ficam com ela os poucos momentos de humor, na pele de uma amiga e confidente de longa data de Miranda. Principalmente quando ela contracena com Sacha Bali, o guarda-costas Rafael da trama.

O texto, muitas vezes, con-

funde a quem assiste e abusa de clichês comumente usados na teledramaturgia. Volta e meia, surgem informações como alguém que não é filho de quem imaginava ou pessoas que já se relacionaram, mas que, até então, o público não sabia. Certas horas, dá até para imaginar que pode existir, ali, influência de novelas mexicanas. Algumas cenas – principalmente quando envolvem atores de costas, parecem dubladas. Em muitos momentos, há tanta informação que fica complicado assimilar tudo, para tentar desvendar os mistérios que surgem. E impressiona a facilidade com que os personagens centrais – tanto os que parecem vilões quanto os que soam como heróis, conseguem tudo que querem e precisam para fugir de uma situação de perigo, investigar alguém ou mesmo prejudicar um desafeto. Dá para dizer que “Olhar Indiscreto” começa relativamente bem, atravessa uma fase bem confusa e cansativa entre o terceiro e o oitavo episódio e, no fim, consegue uma virada capaz de causar algum impacto. Mas sem deixar qualquer gancho para episódios futuros.

Domingo, 22 de janeiro de 2023 televisão 5
>> poNto de vistA “olhar indiscreto” abusa de clichês e peca por excesso de informações para minissérie em temporada única

resUMo das noVelas

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Segunda – Lorena e Labibe expulsam José de casa, para que o noivo não veja Candoca antes do casamento. Candoca explica para Timbó que o diamante sairá de seu corpo naturalmente. Floro e Vespertino oferecem um acordo a mirinho para administrar o petróleo de Timbó. nivalda e Sabá pensam em como tirar proveito de mirinho. Lorena e Labibe decidem confrontar Eudoro Cidão. Casimiro mostra a Vespertino uma foto de Deodora na casa de Pajeú.

Segunda – Lui salva Sol e Jenifer, e Theo fica furioso. Clara repreende Theo, que se irrita ao saber que Ben falou sobre o show para a esposa. Jenifer tenta intimidar Lui. Clara ouve a conversa entre Rafael e Fred e fica arrasada. Sol e Jenifer chegam em casa com Lui, e Carlão o intimida. Sol lembra de Ben. Theo tira satisfações com Ben. Érika pede para ivy tirar fotos constrangedoras de Sol e Lui. Ben se lamenta com Lumiar de sua discussão com Theo.

Segunda – guerra e guida brindam seu reencontro e passam a noite juntos. Brisa e oto resolvem apressar o casamento. Ari fica tocado ao saber por núbia que Brisa vai se casar. Cidália reage quando guerra afirma para Stenio que aceita a proposta de moretti. moretti fica surpreso por guerra aceitar sua proposta. Brisa convida Dante para ser seu padrinho de casamento, e Ari fica sabendo. moretti descobre que guida saiu com guerra.

Terça – Xaviera assume a culpa de ter rasgado o vestido de Candoca, protegendo Tertulinho de José. Candoca sofre ao saber que o vestido que sua mãe lhe costurou foi destruído, e José afirma desconfiar da história de Xaviera. Xaviera diz que Tertulinho precisa mudar, e deixa a casa do rapaz. maruan dá início à sua conversão cristã. Joel se espanta com os ciúmes de Anita. Cira anuncia que está grávida de um menino. mirinho é nomeado secretário de minas e Energia de Canta Pedra.

Terça – Theo conta para Lumiar que foi ao show da ex-namorada de Ben. Érika publica a foto de Sol e Lui. Lui leva Sol ao hospital e os dois tiram fotos com fãs. Sol e Lui se assustam ao verem a foto deles no site de Anthony Verão. Duda e Bryan tentam ajudar Carlão a conseguir novos alunos. Lui leva Sol para casa. A família de Sol não acredita na história que ela conta para justificar a foto. Sol se recusa a fazer um clipe com Lui como um casal.

Terça – Creusa dá informações de Helô para Pilar, sem saber que a falsa amiga está investigando a delegada. Cotinha expulsa moretti de sua casa, depois que ele invade a residência à procura de guida. Leonor se surpreende ao ver guida com guerra e alerta a irmã para ter cuidado com moretti. Bia conta a Sara que Ari lhe fez perguntas sobre a pesquisa para encontrar Débora. Helô revista o apartamento de Stenio, na frente do advogado, à procura do inquérito. guida se machuca propositalmente e acusa moretti de tê-la espancado.

Quarta – Tertulinho comemora a interdição pai, e questiona márcio se José pode atrapalhar seus planos de assumir o lugar do Coronel. Deodora põe Cirino para dormir. Tertulinho anuncia a interdição judicial do Coronel, que decide deixar a fazenda. Lorena se aproxima de Firmino. Pajeú beija Deodora. Catão conduz Xaviera até a fazenda, a mando Tertulinho. Xaviera não resiste às investidas de Tertulinho. Vespertino comunica a Floro Borromeu que o hospital de Candoca será construído.

Quarta – Lui acaba com a polêmica em torno de sua foto com Sol. A família de Sol se surpreende quando marlene concorda que a filha continue dançando. otávio convida Jenifer para uma festa, e Kate implora para ir com a amiga. guiga destrata Jenifer e Kate, e otávio as defende. Theo discute com Clara. guiga provoca Fred na pista de dança, mas logo se afasta. Kate vê Fred sozinho e fica interessada. Rafael volta para casa, e Theo se enfurece.

Quarta – moretti é levado à delegacia algemado, depois de se negar a acompanhar os policiais. Helô deixa claro a guida que precisa ter certeza de que a prima foi vítima de violência doméstica. Stenio comunica a moretti que guida será condenada pagar multa e prestar serviços comunitários, e que ao cliente foi concedida a fiança. Stenio avisa também a moretti que ele deverá deixar a casa por causa da medida protetiva pedida por guida. oto comenta com Vandami que não terá como escapar depois da denúncia que guerra fará.

Segunda – o concurso de dança começa no baile do CLL. Waldisney e Violeta conseguem invadir a casa de Luísa, mas Pinóquio arma emboscadas. Renato conversa com Tânia e Ruth fica incomodada com a aproximação dos dois. Por telefone, o capanga de Tânia informa que Waldisney e Violeta saíram da casa de Luísa sem Pinóquio. otto e Luísa dançam na festa e Claudia diz para Joana que está rolando um clima entre eles. Tânia vê otto e Luísa juntos e tira sarro. Pinóquio aparece na festa, avista Tânia e sai correndo.

Terça – João, Poliana e Pinóquio vão até a casa de máquinas, mas Tânia segue os garotos. otto aparece e confronta a ex-namorada. Tânia diz que João ameaçou agredi-la e que vai acionar advogados. Tânia tenta tocar em Poliana e Luísa enfrenta a vilã. Tranquilizados, Poliana e João são os últimos na dança. no palco do evento, Tânia agradece e discursa que, assim como as pessoas atendidas pelo CLL, sabe como é ser injustiçada e viver na miséria, já que teve uma infância muito difícil. otto chega na casa de Luísa com Pinóquio e se depara com a bagunça.

Quarta – gleyce e Branca revelam os vencedores da dança de casal: Kessya e Bento. A dupla sobe no palco e recebe o prêmio, dando um beijo entre eles e mostrando a aliança. Chega o último dia de glória, otto e Poliana na casa de Luísa eles tomam café da manhã juntos. Pinóquio passa a faca para Poliana cortar o pão e Luísa, assustada, bate na mão do androide, afastando o item cortante. glória comenta com otto que Luísa vai sofrer se ficar sozinha em casa e fala para o filho convidar ela para morar com ele. Luísa pede para otto desligar o androide.

Domingo, 22 de janeiro de 2023 6 televisão
>>
>> MAlHAÇão globo –17h35 >> vAi NA FÉ 19h15
poliANA MoÇA SBT –20H30 >> MAr do sertão glo bo –18h 15 >> trAvessiA globo. –21h
ACESSE

não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

do seus põe interdição fazenda. Deodode Terque

Quinta – Vespertino e Floro comemoram a entrada do dinheiro para a construção do hospital, mas escondem de Candoca. o sheik omar chega a Canta Pedra e pede sigilo a Quintilha. Xaviera está atormentada com suas dúvidas sobre o caráter de Tertulinho. o Coronel conta a José e Candoca que foi interditado por Tertulinho. Deodora afirma a Pajeú que tomará tudo do Coronel. Firmino confessa seu amor por Lorena, que diz que é apenas sua amiga.

Sexta – Dom Tião diz a José que não pode revelar a verdade sobre o mandante de sua morte. omar afirma que sente vergonha de maruan, que garante que se casará com Labibe mesmo sem a aprovação do pai. Sabá e nivalda pensam em como derrotar Floro e Vespertino. Deodora descobre que Tertulinho interditou o Coronel e cobra explicações de márcio Castro. José pergunta a Tertulinho se ele foi o mandante de sua tentativa de assassinato.

Sábado – Labibe se revolta contra omar, e Latifa e Zahym tentam acalmar a filha. Tertulinho anuncia a Catão que o progresso chegará à fazenda Palmeiral. Candoca convida Xaviera para ser sua madrinha de casamento. Savinho arma para que Firmino e Lorena se encontrem. Lorena se impressiona com a paixão de Firmino por seu trabalho. Firmino vai embora apressado da casa de Lorena e procura Xaviera. maruan leva Labibe até o cartório e se casa com ela.

torno surpreconuma guiga Theo pista sozinho Theo

Quinta – Ben fica impaciente ao saber que o cliente de Lumiar, pai de guiga, foi preso no aeroporto com muito dinheiro. Fred vê Kate tirando foto de guiga e a repreende com grosseria. Lumiar e Ben chegam ao aeroporto. Jenifer e otávio se beijam no carro. Lumiar e Ben explicam para guiga o que houve com seu pai. Érika critica Anthony por se gabar de uma notícia que não fez sucesso algum. Sol reclama de ter que fazer um clipe com Lui, e Vitinho a repreende.

Sexta – Carlão segue com o bandido no carro e acaba se envolvendo em um acidente. Carlão volta para casa arrasado, e a família o consola. Carlão conversa com Joel sobre o conserto do carro. Sol pede um adiantamento para Lui, e Wilma se enfurece. Anthony mostra o clipe de Lui em seu site. Ben conversa com Emílio na cadeia. guiga é chamada para depor. Theo assiste ao clipe, encantado por Sol. Lui se decepciona com as críticas de Wilma.

algemado, Heque Stenio condenada a que tampor oto escapar

Quinta – guida diz a Leonor que não acredita que Caíque seja assexual. Caíque conversa com Rudá sobre orientação sexual e revela ao sobrinho de Leonor que percebe que o adolescente também é assexual. guida conta a inácia tudo o que aconteceu com ela. isa percebe que o irmão não está bem. oto aceita a proposta de Stenio de assumir o hackeamento sozinho, para livrar Brisa. guerra avisa a Ari que entrará com a licitação do casarão após a denúncia ao moretti, e que o rapaz é quem vai fazer a campanha do shopping.

Quinta – Roger diz para Tânia que não vai sair do esconderijo e eles acabam trocando farpas. Waldisney, Violeta e Roger são expulsos do esconderijo, mas Roger bagunça tudo antes de ir embora. otto, Poliana e glória se despedem da casa de Luísa. Um corretor imobiliário leva uma possível inquilina para alugar a casa de glória: Valdinéia, com o pseudônimo de Vanderléa. Valdinéia fecha negócio e aluga a casa de glória. Roger, Waldisney e Violeta alertam Luca, notificando que Tânia sabe que eles estão contra ela. os vilões pedem espaço para morar na Luc4Tech, mas Luca recusa.

Sexta – oto diz a Helô que não tem advogado. Joel aconselha Brisa a ficar preparada para a possível prisão de oto. isa avista Theo no acostamento da estrada, e monteiro manda o filho entrar no carro. Helô não acredita que oto tenha feito o hackeamento sozinho para impressionar moretti. guida diz a Leonor que quer enlouquecer moretti. guida decide conversar com Caíque, depois que Rudá lhe conta como descobriu que é assexual. Brisa fica preocupada quando oto lhe avisa que Helô interrogará moretti e guerra.

Sexta – glória diz para otto que sentiu a inquilina com ar de malandra e que sente que a conhece de algum lugar. Luísa janta sozinha e se sente vazia. Waldisney, Violeta e Roger alugam um local para passar um tempo, uma espécie de lixão. Celeste se aproxima de Luca e o convida para jantar. Claudia olha o cabelo de Benício, que esconde sofrer bullying. na escola, um capanga de Tânia, disfarçado de encanador, aborda Poliana, mas os seguranças de otto aparecem imediatamente. Benício assume que mudou o corte de cabelo porque estava sofrendo bullying.

Sábado – moretti comenta com Stenio sobre a notícia do site. Pilar diz ao seu comparsa que armará muito bem onde plantará a escuta na casa de Helô. Cidália diz a guerra que foi guida quem armou para fotografá-lo entrando na casa de moretti. Dante reage mal quando Ari lhe mostra a gravação que fez para a campanha do shopping. guerra reage ao receber uma intimação para comparecer à delegacia. Stenio avisa a moretti que guerra fez a denúncia antes do tempo que previsto.

Sábado – Ben confirma que Lui é o meio-irmão de Lumiar. Vitinho e naira salvam Sol de Theo. ivy sente ciúmes de Sol. Theo manda orfeu dar uma lição em Vitinho. Lui vai ajudar Sol e acaba se trancando com ela no camarim. Lui e Sol trocam confidências. os capangas de orfeu conseguem entrar no show de Lui. guiga pensa em como sair do Refúgio e pede ajuda a Fred. guiga posta um vídeo falando sobre seu pai e se emociona. os capangas de orfeu pegam Vitinho. vencedupla beijo último Luísa e pasassusitem vai filho para

Domingo, 22 de janeiro de 2023 televisão 7
ACESSE

Caldeirão de programação

>> ci N co

perGUN tA s: na Band, Zeca Camargo comanda uma seleção especial da programação do canal Sabor & Arte

Zeca Camargo, que iniciou sua trajetória no jornalismo como repórter de música na “Folha de S. Paulo” na década de 1980, sempre esteve inserido na ampla paleta do universo cultural. Atualmente no casting de apresentadores da Band, Zeca não só tem a chance de seguir passeado pela leveza da editoria, mas também ampliou seu leque de informações e temáticas. Reunindo o melhor da programação do canal por assinatura Sabor & Arte em episódios semanais, ele comanda o programa “Papo com Sabor”, que é uma espécie de menu dégustation composto por cultura, viagens, entrevistas, comidas, drinques e histórias curiosas. “É um assunto que eu adoro e por isso acho que posso falar com propriedade”, afirma.

Com 17 episódios, a primeira temporada fica no ar até abril. Trechos de produções originais do Sabor & Arte –como “Lá no Mercadão”, “Rolê de Chef”, “Cozinha Bruta”, “Sítio Rueda”, “Direto da Brasa”, “Na Cozinha com Helô” e “Le Cordon Bleu” – ganham edições customizadas. O canal faz parte da Newco Pay TV, programadora do Grupo Bandeirantes. “É uma boa chance de ampliar o público. Muita gente vai descobrir as riquezas e as delícias da programação do Sabor & Arte”, valoriza.

P – Como as produções do “Sabor & Arte” serão transportadas para essa faixa gastronômica da Band?

R – O “Papo com Sabor” é exatamente isso: uma conversa deliciosa onde a gente visita algumas das melhores reportagens e receitas do Sabor & Arte. É um assunto que eu adoro e por isso acho que posso falar com propriedade. Temos uma seleção bem pensada de material. É algo bem direcionado para público.

P – De que forma?

R – Escolhemos o material pensando não só em ajudar as pessoas a fazerem as iguarias, como também para aproveitar as histórias que têm por trás delas. E acabou ficando tudo muito delicioso, apresentado informalmente da minha casa que, aliás, é um espaço onde eu adoro cozinhar. Acho que isso traz uma proximidade e intimidade legal de ver na tevê.

P – Ao longo dessa seleção, teve algum conteúdo que chamou mais a sua atenção?

R – Sim, mergulho em algumas curiosidades, sobretudo quando um dos apresentadores vai a fundo para mostrar a base de um alimento ou de um prato. Um dos meus momentos favoritos, por exemplo, é quando o Pedro de Artagão explora os bairros fluminenses. É impressionante como este chef, que construiu uma reputação nacional e internacional, fica à vontade mostrando as comidas de botequim da cena carioca. Acho um espaço bacana para apresentar o canal de uma forma nova.

P – Por quê?

R – Até eu acabei me surpreendendo na hora da seleção, acredita? Muita gente que ain-

da não tinha passado pelo canal Sabor & Arte vai descobrir a riqueza e as delícias do que é feito por lá. E muita gente que já conhece vai poder aproveitar a programação também na Band, que já tem um espaço de gastronomia muito importante.

P – Há quase três anos na Band, você já passou por alguns formatos, como o “Zeca Pelo Brasil” e o “1001 Perguntas”. Como tem sido esse período na emissora?

R – O “1001 Perguntas” foi uma reinvenção. São 30 anos de televisão, contando desde quando estreei na MTV. É uma trajetória bem errante, de alguém que nunca disse não para nenhum projeto. De fato, se tenho alguma qualidade, é não dizer “não”. Nos projetos, nas várias coisas que a gente tentou. Nos 24 anos na Globo, a gente teve vários formatos ali, realities, entretenimento, até dramaturgia tentei. Então parte do que me entusiasmou aqui (Band) é a oportunidade de fazer coisas novas.

Domingo, 22 de janeiro de 2023 8 televisão

Passado revirado

Às vezes, personagens fazem seus intérpretes conhecerem mais sobre suas próprias origens. Giulia Miranda que o diga. Aos 24 anos, a atriz paulistana dá expediente na pele da cigana Marissol, de “No Mundo da Luna”, série da HBO Max. E, curiosamente, Giulia também tem ascendência cigana. Com isso, tratou de pesquisar informações sobre essa cultura não só em publicações e materiais de audiovisual, mas também na própria família. “A preparação foi uma das partes mais especiais do processo. Me aprofundei muito na pesquisa sobre o tema para trazê-lo com todo o respeito e profundidade que essa cultura milenar merece. Me ajudou a entender mais sobre o universo da personagem e, principalmente, sobre mim, minha família e raízes”, enaltece.

Adepta das listas para tudo, Giulia também utilizou a escrita nessa fase. Criou um diário de Marissol, registrando tudo que vivia e suas considerações na etapa de construção da personagem. “Escrevi tudo sobre ela, seus gostos e passado. Pude mergulhar fundo nos significados e nas tradições representadas na série”, conta ela, que já conhecia a história quando teve a chance de participar

dos testes para o elenco. “Gostava muito das obras da Carina Rissi, fiquei empolgada com as audições”, fala, referindo-se à escritora do livro que serviu de base para o texto da série, assinado por Ana Luíza Savassi e Paula Knudsen.

Na trama, Marissol está de casamento marcado e, mesmo sendo bem nova e até um pouco atirada, segue a cultura da família e aguarda, ansiosa, o dia do “sim”. Mas nem tudo é perfeito no conto de fadas da jovem. “O problema é que, bem no dia da cerimônia, ela descobre que talvez o noivo não seja quem imaginava”, explica. Para resolver o impasse entre fazer o que esperam dela ou seguir a própria intuição, Marissol pede ajuda à prima Luna, vivida por Marina Moschen. “Ela recebe, das cartas, a resposta sobre o que o futuro reserva, caso decida insistir no casamento”, adianta Giulia, que poderá ser

vista nos cinemas em março com o longa “Raquel 1:1”. “Gravei com a Valentina Herszage. Já rodou o mundo e chegou ao Brasil pela 46º Mostra Internacional de Cinema. É um filme forte, que aborda temas densos, como violência contra a mulher, religião e saúde mental”, avisa.

Nome completo: Giulia Miranda Monetta.

Nascimento: 2 de julho de 1998, em São Paulo.

Atuação inesquecível: “De todas as cenas que gravei, a mais inesquecível foi a do casamento da Marissol, quando o vestido pega fogo. Foi divertidíssimo. A discussão que está na série foi inteirinha no improviso”.

Interpretação memorável: Lázaro Ramos no filme “Madame Satã”, dirigido por Karim Aïnouz e lançado em 2002. “Lembro de ficar fascinada quando assisti e devorar tudo o que tinha de entrevistas

e informações sobre a construção”.

Momento marcante na carreira: “Em 2022, realizei um sonho que sempre foi o mais esperado por mim: assistir a um filme em que atuei no cinema. ‘Raquel 1:1’ estreou na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e pude ver em um cinema da Avenida Paulista com o elenco, equipe, amigos e meus pais”.

Com quem gostaria de contracenar: “A lista é enorme e tenho inclusive escrita em casa. Algumas delas são Marieta Severo, Matheus Nachtergaele, Johnny Massaro, Lázaro Ramos, Marjorie Estiano, Leticia Sabatella e, a maior realização de sonho possível, Fernanda Montenegro”.

Se não fosse atriz, seria: “Na época de vestibulares, lembro de pegar uma folha e escrever todas as profissões que me interessavam. A primeira opção nem era atuação, era publicidade, seguida por artes cênicas, cinema, psicologia e jornalismo”.

Ator: Matheus Nachtergaele e Domingos Montagner. “As atuações do Domingos eram sempre cheias de potência e amo o fato dele ter vindo do circo e nunca ter abandonado a alma circense”.

Atriz: Fernanda Montenegro. “Da minha geração, pelo nível de entrega nas personagens, a Alanis Guillen e Valentina Herszage”.

Novela: O remake de “Pantanal”.

Vilão marcante: Felix, de Mateus Solano, na novela “Amor à Vida”, escrita por Walcyr Carrasco e exibida originalmente pela Globo entre 2013 e 2014.

Que novela gostaria que fosse reprisada: O remake de “Ti Ti Ti”, adaptado por Maria Adelaide Amaral e exibido originalmente pela Globo entre 2010 e 2011.

Domingo, 22 de janeiro de 2023 televisão 9
>> rAio x
Para interpretar cigana em “no mundo da Luna”, giulia miranda recorreu a pesquisas na própria família

>> i N side

À frente do “mulheres Asiáticas”, do canal E!, Jacqueline Sato reforça luta por uma tevê mais plural e diversa

Jacqueline Sato sempre usou seu trabalho na tevê para lutar contra o preconceito contra asiáticos. A falta de representatividade nos programas ou os papéis de menor importância reservados à comunidade na teledramaturgia a levaram a arregaçar as mangas e trilhar um caminho mais ousado, que proporcionasse doses extras de autonomia. Ao deixar de esperar por projetos e investir na criação de oportunidades, Sato sentiu que suas bandeiras tinham muito mais apoiadores do que ela poderia imaginar. A produção do “Mulheres Asiáticas”, programa do canal pago E!, é um passo importante para a mensagem da atriz e apresentadora. “Os estereótipos asiáticos, construídos durante anos em diversas produções, habitam o imaginário das pessoas, que seguem os projetando sem antes conhecer a riqueza dentro da nossa diversidade”, ressalta.

De olho no mercado internacional, que vem entregando produções como a comédia romântica “Asiáticos Podres de Ricos” e a série “Bling Empire”, da Netflix, o E! passou a procurar formatos que pudessem debater e repercutir essa pluralidade na programação, ação que naturalmente se conectou aos anseios artísticos de Sato. “Mergulhei na criação deste formato. Tive todo apoio da equipe do canal e isso acabou fazendo com que a ideia

Causa em comum

tagonizados pela apresentadora Xuxa Meneghel. “Quase não acreditei quando me disseram que ela tinha se interessado pelo projeto. Fizemos nossa primeira reunião de forma virtual e eu fiquei muito impressionada com a postura e as ideias da Tizuka. Foi lindo ver uma diretora consagrada, do alto dos seus 70 e poucos anos, se engajando com o programa”, valoriza.

se expandisse. Em vez de focar apenas em nipo-brasileiras, que é o meu lugar de fala, propus usarmos desta oportunidade para abrir espaço para as mulheres de outras ascendências asiáticas também”, explica. Com seis episódios previstos, a primeira temporada da produção mescla as linguagens de realities e de documentários, em que dois convidados compartilham suas experiências e alguns perrengues. “Passei a vida vendo mulheres asiáticas não sendo protagonistas, tanto na ficção quanto em muitas situações na vida real. É um projeto que tem potencial de inspiração para outras produções”, avalia.

O ritmo de gravações do “Mulheres Asiáticas” segue intenso. Muito por conta de Sato ter acumulado diversas funções dentro do programa. “Escrevo, atuo como apresentadora, participo ativamente da edição, seleção de trilhas, desenvolvimento da identidade visual, e da produção executiva. Estou em todas as áreas dos bastidores, menos na direção”, entrega, cheia de disposição. Além de premiada, a direção ficou a cargo do nome asiático mais importante do audiovisual no Brasil: a diretora Tizuka Yamazaki, responsável por longas como “Gaijin – Os Caminhos da Liberdade” e outros diversos sucessos pro-

Natural de Guarulhos, cidade da região metropolitana de São Paulo, Sato apareceu pela primeira vez na tevê como apresentadora do programa “Sessão Super Heróis” produzido pela CNT. Uma década depois, veio a estreia como atriz em “Corações Feridos”, do SBT. Com passagem por emissoras como Record e Rede TV!, foi na Globo que ela acabou fazendo as novelas de maior destaque: “Sol Nascente”, de 2016, e “Orgulho e Paixão”, de 2018. “Gosto tanto de apresentar quanto de atuar. São funções que me dão diferentes oportunidades e prazeres”, destaca. Em 2023, ela volta a atuar em “A História Delas”, produção do Star+ que também está em fase de gravações. “Aconteceram muitos retornos de pessoas incríveis que cruzei no passado me trazendo excelentes trabalhos. A Diana Gallantini, produtora de elenco, foi quem me chamou para fazer o meu primeiro teste para uma série de tevê, ‘Psi’, da HBO, quase 10 anos atrás. Coisa boa é que passei, e acabou sendo meu primeiro trabalho neste formato. Daí, este ano, ela reapareceu na minha vida com esse presentão que está sendo a Mirella. Desta vez, nem teste fiz. O que me encheu de mais gratidão ainda, pois é sinal do quanto ela acredita e confia em mim”, comemora.

Domingo, 22 de janeiro de 2023 10 televisão

>> BAstidores

Com bancada de jurados renovada, “The masked Singer Brasil” emplaca terceira temporada na grade da globo

Já faz algum tempo que a televisão virou refém de fórmulas de sucesso ou formatos de realities. Não à toa, novidades e ineditismos têm virado uma espécie de tábua de salvação nas grades de tevê. Há pouco mais de um ano no ar, o “The Masked Singer Brasil” chegou ao país com participantes misteriosos e figurinos extravagantes. O programa, originalmente sul-coreano, por aqui é comandado por Ivete Sangalo e está prestes a estrear sua terceira temporada no próximo domingo, dia 22 – prova de que segue crescendo e ganhando ares mais espetaculosos a cada edição. “Esse programa é um sucesso. Tem muita potência artística e de entretenimento. As fantasias são maravilhosas, a dinâmica do reality é incrível, os jurados são sensacionais, tem a Priscila... Enfim, um grupo de pessoas ali engajadas na produção desse entretenimento, fazendo com que ele seja potencializado o todo tempo. E, partindo das experiências das temporadas anteriores, agora dinamizaram ainda mais”, vibra Ivete, que conta com o auxílio de Priscila Alcantara nos bastidores. “Temos outra dinâmica agora, como a aposta secreta, por exemplo. Na primeira apresentação de cada mascarado, os jurados palpitam e quem acertar o maior número de palpites ganha a temporada junto com o mascarado vencedor”, completa.

Por trás da máscara

A terceira temporada do programa chega com uma bancada de jurados renovada. Os veteranos Taís Araújo e Eduardo Sterblitch contarão com o auxílio dos recém-chegados Sabrina Sato e Mateus Solano. A apresentadora do GNT está ansiosa para ver as especulações sobre a identidade dos participantes nas redes sociais. “O ‘The Masked Singer’ é um programa para toda família e mostrou desde o começo ser um formato vitorioso, que encanta o público com as apresentações e fantasias lúdicas (que eu amo) e agita as redes sociais com o mistério de quem são os participantes. Tenho certeza de que vou me divertir muito”, explica Sabrina. De folga do vídeo desde o fim de “Quanto Mais Vida, Melhor”, Solano ficou surpreso com o convite para integrar a bancada do talent-show. “Sou de um tempo em que as pessoas assistiam a tevê todas juntas num mesmo horário, o que acabou

se perdendo com as muitas o pções que existem hoje. Esse programa consegue a proeza de juntar todo mundo num domingo para assistir, se divertir e torcer junto”, valoriza Solano.

Apesar dos nomes grandiosos no time de jurados, as grandes estrelas do “The Masked Singer” são as fantasias. Exagerados, brilhosos e criativos, os figurinos são idealizados e produzidos por Gabriel Haddad e Leonardo Bora – carnavalescos da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, atual Campeã do Carnaval Carioca. “O trabalho com o Carnaval nos oferece o domínio técnico de uma série de pontos importantes para a execução das fantasias de um programa como o ‘The Masked Singer Brasil’. Há diferenças de linguagens, claro, dadas as naturezas distintas dos eventos, mas também pontos de contato – e estes foram os aspectos que mais enfatizamos quando executamos as fantasias. Es -

truturas, materiais, técnicas de acabamento, esculturas, tudo foi levado em conta”, afirma Leonardo.

A lista de fantasias do “Masked” será extensa nesta temporada. Broco Lee, Capivara, Circo, Coruja, Dinossauro, DJ Vitória-Régia, Filtro de Barro, Galo, Milho de Milhões e Vovó Tartaruga são algumas das figuras exóticas que passarão pelo palco da competição comandada por Ivete. “As fantasi as são pensadas para engrandecer as performances dos talentos que se escondem dentro delas, valorizando os espetáculos que artistas tão múltiplos conseguem dar. A preocupação mais óbvia é não revelar a silhueta de nenhum corpo, afinal, o objetivo do programa é tentar descobrir quem são os mascarados. Também nos preocupamos com o impacto visual das fantasias, trazendo algumas características do carnaval como penas, pedrarias e bordados”, explica Gabriel.

Domingo, 22 de janeiro de 2023 televisão 11

Zapping

História pra contar

Em “Travessia”, Alexandre Nero está atento aos avanços de Stenio na trama de Gloria Perez. O ator, que revive o personagem de “Salve Jorge” 10 anos depois, vê uma maturidade importante no advogado. “Acho legal investirmos nessa passagem de tempo. O Stenio era mais leve, mas agora tem o peso desses 10 anos. A vida fica mais complexa depois dos 50 anos”, explica o ator, que valoriza a dobradinha com Giovanna Antonelli. “É uma relação interessante essa coisa de gato e rato. Tem humor, tem drama, tem afeto, carinho...”, valoriza.

no elenco

Após participar de “Verdade Secretas II”, Bruno Montaleone está escalado para “Amor Perfeito”, próxima novela das seis. O folhetim tem estreia prevista para março.

Mistérios no ar

Felipe Camargo irá estrelar a série “Santo Maldito”, original Star+. Na produção nacional, ele interpreta Reinaldo, um professor de cursinho e escritor ateu que vive um grande conflito interno: ele é ou não é capaz de realizar milagres? Seria ele um milagreiro ou um impostor?

papel no “streaMing”

A série “Mila no Multiverso”, original Disney+, contará com Felipe Montanri. Na história, o ator vive Bóris, o supervisor do colégio onde Mila, papel de Laura Luz, e seus amigos convivem. Em outros universos, o carismático Bóris assume posturas diferentes, gerando estranhamentos e surpresas. O projeto, que conta com Malu Mader no elenco, tem estreia marcada para 25 de janeiro.

plena coMeMoração

A equipe do “Domingo Legal” irá celebrar os 30 anos do dominical. A partir do próximo dia 29, o programa trará 30 histórias –sendo uma a cada domingo – que foram significativas na produção do SBT. Além de recordações famosas como a estreia do KLB no programa e a ida de Padre Marcelo com Gugu a Israel, o “Domingo Legal” promete trazer histórias de famosos e anônimos que

estiveram em seu palco, como Silvana Kieling, Comandante Hamilton e muitos outros.

ao lado da Mãe

No elenco de “Todas as Flores”, original Globoplay, Mumuzinho participará da primeira temporada do programa “Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua”, da Globo. Com comando de Leandro Hassum, a produção estreia no próximo dia 29.

para rir

Murilo Couto irá estrelar o “stand up” “Leso”, original Amazon Prime Vídeo. Na produção de humor, o comediante conta histórias sobre sua infância, vida amorosa e basicamente como vive até hoje e por que se identifica tanto com o termo “lesado”, promovendo o humor através de seus próprios infortúnios. Produzido pela Granola Produções, o show foi criado e escrito por Couto, dirigido por ele junto a Danilo Veloso.

Base de forMação

Sophie Charlotte encarou “Todas as Flores”, original Globoplay, como um retorno às origens. A atriz, que já colecionava alguns trabalhos na plataforma de “streaming”, reencontrou seu espaço nas novelas. “Eu fui emendando trabalhos, séries, uma parceria muito maravilhosa com o Globoplay. Fiz ‘Ilha de Ferro’, ‘Passaporte pra Liberdade’, ‘Todas as Mulheres do Mundo’, projetos que me orgulho bastante. Eu estava com saudade já, comecei a fazer novela com 17 anos. É praticamente toda a minha vida me relacionando com esse formato de dramaturgia. A gente constrói o personagem deixando aberturas pra reviravoltas”, explica a atriz, que vive a protagonista Maíra.

22 de janeiro de 2023 12 televisão
>> por cAroliNe BorGes
Domingo,

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.