domingo
domingo
Desafios
professores vão paralisar atividades na rede municipal
Parada de advertência nesta segunda-feira, 13, faz parte da luta pela implantação do novo piso. mossoró 1
ce F ezinho com césar santos
mulher
Brilho, metalizados e cores são tendência para compor os looks nos dias de folia da adaptação eScOlar
Vereadora Marleide
Cunha mostra a realidade da rede municipal de ensino. principal 3 e 4
NESTA EDIÇÃO [ 16 págINAS]
OPINIÃO P2
POLÍTICA P3
CÉSAR SANTOS P5
geRAIS/OPINIÃO P6
bRASIL/MUNDO P8
CADERNOS
MOSSORÓ/eSTADO P1 A 8
tvÀ frente do “The Masked Singer Brasil”, ivete sangalo renova seus laços com a tevê
Força dos ventos
Folia !
stD e olho na
MOSSORÓ (RN), DOMINgO, 12 DE FEVEREIRO DE 2023 | EDIÇÃO 6.589 – ANO XXIII | R$ 2,50 Sandro Menezes
>> Rio g rande do Norte recebe o maior complexo eólico do mundo, com 14 parques instalados e potência instalada de 580 MW. principal 7
parques eólicos da EDp Renováveis situados nos municípios de Lajes, pedra preta, pedro Avelino e Caiçara do Rio do Vento
hospital de assú será referência em saúde materna
Governo do Estado já investiu R$ 10 milhões no hospital que atende o Vale do Açu. principal 6
universidade tem em seus quadros 190 pesquisadoras
Uern valoriza projetos de iniciação científica em diversas áreas do conhecimento. mossoró 4
mais de 6 mil mandados de prisão com pendências
Judiciário cobra maior cumprimento dos mandados de prisão. O RN tem 5.499 ‘procurados’ e 640 ‘foragidos’ da Justiça. segurança 5 e 6
mossoró tem 1,4 mil alunos em escolas de tempo integral
Rede estadual de ensino deve aumentar esse número com o início do ano letivo. mossoró 3
clássicos marcam o domingo de futebol
No RN, América e ABC se enfrentam na Arena; no Rio, tem Fluminense e Vasco. esportes 7 e 8
CIANO MAGNTA AMARELO PRETO @defato_rn /jornaldefatorn @jornaldefato
“situação das escolas é caótica”
TRÊS LIVROS INCOMUNS
Como obra, todo livro é singular, pela impossibilidade de que outro lhe seja idêntico. À exceção, talvez, do que se lê em “Pierre Menard, autor do Quixote”, conto magnífico de Jorge Luis Borges, em que um escritor francês quer repetir, no século XX, o que fizera o espanhol em 1605:
Ele não queria compor outro Quixote – o que seria fácil – mas o Quixote. Inútil acrescentar que nunca levou em conta uma transcrição mecânica do original; não se propunha copiá-lo. Sua admirável ambição era produzir páginas que coincidissem – palavra por palavra e linha por linha – com as de Miguel de Cervantes.
Fosse pouca a singularidade, há livros que são incomuns, como três que escolho pela natureza do tema: Guia do observador de nuvens (Rio de Janeiro : Intrínseca, 2008), de Gavin PretorPinney; Design brasileiro de móveis (São Paulo : Olhares, 2013), organizado por Marcelo Vasconcellos e Zanini de Zanine; e Lugar nenhum (São Paulo : Rua do Sabão, 2021), de Bjørn Berge.
& & &
Apaixonado por nuvens desde criança, o inglês Gavin Pretor-Pinney fundou, em 2004, a Sociedade de Observadores de Nuvens, que, no ano seguinte, já contava 1.800 membros em 25 países, um deles o Brasil, subscritores do que declara o Manifesto da associação:
Achamos que as nuvens são a poesia da Natureza, e o mais igualitário dos espetáculos por ela proporcionados, já que todos podem desfrutar de uma visão fantástica das nuvens.
Procuramos lembrar às pessoas que as nuvens são expressões dos estados de espírito da atmosfera e podem ser lidas da mesma forma que as expressões no rosto de alguém.
Acreditamos que as nuvens são para os sonhadores e que sua contemplação é benéfica para a alma.
Na realidade, todos os que refle-
tem sobre as formas que elas abrigam economizarão na conta do psicanalista.
Com precisão e clareza, o autor discorre sobre os gêneros em que se classificam as nuvens. Cirrus, para ele, devem ser as mais lindas. O nome vem da palavra latina para mecha de cabelos; compõem-se de cristais de gelo, que se formam geralmente acima de 7.300 metros de altitude, nas regiões temperadas do planeta. Certa vez, foi à Austrália só para ver uma nuvem de rolo stratocumulus, chamada “Glória da Manhã”: pode estender-se por mais de 900 quilômetros, com deslocamento de até 56 km/h. É o sonho dos pilotos de planador, que nela chegam a “surfar” por uma hora e meia.
Nada, porém, que supere uma cumulunimbus:
Em seu estado maduro, essa nuvem pode atingir alturas consideravelmente maiores que as do monte Everest. Os maiores exemplos tendem a ocorrer nos trópicos, onde podem estender-se desde as bases mais baixas, 600 metros acima do solo, até seus cumes, a 18 mil metros de altura. Estima-se que a energia contida numa nuvem dessas seja o equivalente à de dez bombas do tamanho da de Hiroshima. Não é de admirar que seja chamada de Rainhas das Nuvens.
Impressionante a história de William Rankin, tenente-coronel da Força Aérea americana, que, em 1959, tentou passar por cima de uma, a 13 mil metros de altura. A turbina do jato parou, ele ejetou-se da cabine e despencou de paraquedas nas profundezas de uma cumulunimbus, onde passou 40 minutos atirado para cima e para baixo, até chegar ao solo – machucado, mas surpreendentemente vivo! Para que não pairem dúvidas, vê-se uma foto do piloto no hospital, como a dizer aos agnósticos que milagres acontecem...
& & &
Toda obra de arte é a razão de ser de si própria, um fim em si mesma. Não se
obriga, pois, a funções. Paulo Leminski, sabiamente, já afirmava ser a poesia um “inutensílio”, ou seja, verso não é útil, poema não tem serventia prática, além do que são, na essência: verso, poema. Arte sequer se associa, obrigatoriamente, ao conceito clássico do Belo, vez que muitas criações incomodam, ou perturbam, ou desagradam pessoas que as veem, as leem, as ouvem. Tomem-se Guernica, de Picasso, Finnengans Wake, de Joyce ou o chamado fusion jazz de Miles Davis. Se obra de arte não é objeto útil, sempre me chamou a atenção o objeto útil que vira obra de arte, como a cadeira. Basta que se componha de assento, encosto e três ou quatro pés para que cumpra a função de acolher, segura e confortavelmente, quem nela se acomodar. Encantam-me, assim, as peças do mobiliário que, além da utilidade, distinguem-se pela beleza, pela originalidade, pelo talento dos artistas que as conceberam. É o que dá a conhecer o livro Design brasileiro de móveis: cadeiras, poltronas, bancos, organizado por Marcelo Vasconcellos e Zanini de Zanine, que voltam ao trono de Cleópatra e aos sentados com Cristo, na Última Ceia, para observar, na apresentação:
O homem, entretanto, cultivou outras ambições e desejos em sua história evolutiva, bem mais complexos do que sentar-se. Os empregos de suas emoções e criatividade, a expressão de sua identidade única e coletiva, as conexões de sentido, a subjetividade, enfim, são valores centrais em nosso tempo, e se refletem em tudo ao nosso redor. Assim, uma cadeira deixou de ser apenas uma cadeira.
O volume traz 190 poltronas, cadeiras e bancos projetados por 60 artistas brasileiros entre 1928 e 2013. Obras de Joaquim Tenreiro, Lina Bo Bardi, José Zanine Caldas, Sergio Rodrigues, Paulo Mendes da Rocha, Lúcio Costa, Anna Maria e Oscar Niemeyer, Sergio Bernardes, Fernando e Humberto Campana, Julia Krantz e outros tantos, ganhadores de prêmios para o nosso design de móveis em certames no mun-
dIReçÃO geRaL: César Santos dIRetOR de RedaçÃO: César Santos geReNte adMINIStRatIVa: Ângela Karina deP. de aSSINatURaS: Alvanir Carlos
do inteiro. Tivesse de apontar os de que mais gosto, escolheria a Cadeira Três Pés de Joaquim Tenreiro, em jacarandá, roxinho, pau-marfim, imbuia e mogno; a Poltrona Mole de Sergio Rodrigues, em madeira maciça, correia de couro e almofadas estofadas em couro; e a Conversadeira de José Zanine Caldas, em juerana. Trabalhos primorosos que, sem favor, nada ficam a dever a uma tela de Portinari, a uma escultura de Brennand, a um painel de Athos Bulcão, a um vitral de Marianne Peretti, expressões do que há de mais belo nas artes plásticas brasileiras.
& & &
Pergunte-se pelos símbolos da nacionalidade e diremos bandeiras, hinos, brasões... A poucos ocorrem os selos, que todos os estados se apressam em emitir, como sinetes da independência de territórios que se proclamem livres. Arquiteto norueguês, Bjørn Berge caminha pelas praias da Europa com um estranho hobby: recolher coisas trazidas pelas ondas – de madeira, de plástico, de metal –, desde que tenham marcas das distâncias percorridas para chegar até ali. A esses objetos, acrescentam-se outros:
Há também minha coleção de selos. Coleciono selos, mas não quaisquer uns. Meu objetivo é amealhar um selo de cada país ou regime que existiu desde a criação do primeiro “Penny Black”, na Inglaterra, em 1840. Um selo virgem pouco me interessa. Quanto mais indícios de uso denunciando sua trajetória, mais valor terá para mim. Eu o seguro nas mãos, sinto seu cheiro, acaricio-o com a ponta dos dedos, passo a língua sobre ele. Sinto o gosto da goma arábica farelenta, do amido, do colágeno ou, no melhor dos casos, de algo indefinível que talvez provenha de um passado e de um lugar demasiado remotos. Impressões e sensações que me são alheias, mas das quais passo a fazer parte à medida que me ocorrem.
Experiências que Berge partilha com os leitores no livro que se chama, no
original norueguês, Países que desapareceram , título que ficou melhor, em português: Lugar nenhum . Bela edição, em forma de manual (largura maior que altura), com mapas, resumos históricos e reproduções coloridas de selos de 50 estados que deixaram de existir, entre 1840 e 1975.
Sobre o marajá que, em 1892, assume o poder no principado indiano de Alwar, conta:
Carros novos é o que Jai Singh Prabhakar Bahadur não para de adquirir em suas constantes viagens à Europa. Carros de luxo, é claro. Ao se sentir humilhado numa concessionária Rolls-Royce, em Londres, ele resolve adquirir seis deles, os mais caros, e convertê-los em veículos para a coleta de lixo (...). Noutra ocasião, insatisfeito com o desempenho dos cavalos durante um torneio de polo, o príncipe decide queimá-los vivos no estádio, embebendo-os primeiro em gasolina, um rompante capaz de ferir a sensibilidade até dos oficiais britânicos na plateia.
O Reino de Hejaz durou somente nove anos, de 1916 a 1925, marcado pela presença do oficial britânico Thomas Edward, o famoso Lawrence da Arábia. Sobre o selo – sem imagem humana, proibida pelo Islã –, o testemunho do autor:
Lawrence supervisiona até o trabalho de impressão. Reza a lenda que teria misturado essência de morango à goma dos selos, sobretudo dos mais baratos, com o valor de face de meio piastre, a fim de popularizar seu uso estimulando as pessoas a lambê-los. Infelizmente, não há documentos corroborando esta história. Experimentei meu selo, mas imagino que o gosto do morango deva ter ido embora na primeira lambida.
Nuvens, móveis, selos... Temas de livros incomuns que, agradáveis e leves, tenho comigo nas viagens, com a certeza de que me farão dormir bem, pelo prazer da leitura que embala o corpo e refrigera a mente.
domingo, 12 DE fEvErEiro DE 2023 2 OPINIÃO
vASCoNCELoS o rganização: CLAu DE r A rCANJ o
ESPAÇo JorNALiSTA MArTiNS DE
www.defato.com E-MAiL: redacao@defato.com TWiTTEr: @jornaldefato_rn | rEDAÇÃo E ofiCiNAS: SEDE: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEfoNES: (084) 99836-5320 (Mossoró) | CoMErCiAL/ASSiNATurAS: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 AS CoLUnAS E mATÉRiAS ASSinAdAS SÃo dE RESPonSABiLidAdE dE SEUS AUToRES FILIADO À Carol
E DM í LS o N C AM i N h A Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil edmilson.caminha@gmail.com
Um produto da Santos Editora de
Jornais
Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
Caminha
CaFeZinho CoM César santos
Marleide Cunha
‘a situação das unidades de educação infantil de Mossoró é caótica’
Como sempre faz em início de ano letivo, a vereadora Marleide Cunha (PT) está visitando todas as unidades da rede municipal e o que ela viu, até agora, foi um contraste da propaganda oficial do projeto “Mossoró Cidade Educação”. Nas suas redes sociais, por meio de vídeos e fotos, a vereadora mostra o cenário caótico de dezenas de escolas da cidade e da zona rural. Mais do que isso, ela revela que, diferentemente do discurso do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), a gestão municipal deixou de cumprir os per-
a senhora está visitando as unidades da rede municipal de ensino nesse início de ano letivo. Qual é o cenário encontrado?
A situação das unidades de educação infantil é caótica. A estrutura é caótica, os equipamentos também, a parte pedagógica tem sérios problemas. Eu vou pontuar cada um: na parte estrutural, maioria das escolas está com as paredes caindo, com problemas na parte elétrica, os equipamentos enferrujados. Na parte pedagógica, nós encontramos salas de aulas superlotadas, muito quentes e isso prejudica absurdamente o processo de ensino-aprendizagem das crianças; e salas de aulas multisseriadas, que é um absurdo e coisa de uma educação atrasada. E é porque a propaganda oficial do município diz que passou a era do carbono e entrou agora na modernidade, na era do computador, da tecnologia, mas na prática isso não acontece. Eu estive, por exemplo, na escola Isabel Fernandes e lá tem sala de aula multisseriada, quarto e quinto anos numa turma só, com uma professora só, e cinco crianças com deficiência. Então, isso não é um detalhe. É algo muito preocupante e uma ofensa ao direito à educação. Tem ainda turmas de segundo e terceiro anos em sala multisseriada. Isso na zona urbana. Na zona rural, a unidades em sua maioria são com salas multisseriadas. Isso é um prejuízo muito grande para educação.
a senhora está apresentando um contraste à mídia oficial do Mossoró Cidade educação?
A gente vê uma propaganda oficial muito grande,
mas a realidade da educação municipal é outra. É um absurdo a educação ser tratada dessa forma, ela deixa de ser um princípio, um direito social, um direito constitucional e fundamental, e passa a ser um espetáculo. Temos em Mossoró a educação sendo tratada como um espetáculo. Isso é muito preocupante. Nós precisamos mostrar os problemas que têm as escolas. Precisamos conscientizar à população para a gravidade que é uma gestão gastar dinheiro público com autopromoção do prefeito (Allyson Bezerra), quando esses recursos da educação devem ser investidos em educação.
Mas, vereadora, o prefeito allyson diz que está fazendo o maior investimento em educação na história de Mossoró...
centuais mínimos constitucionais em Educação, que é de 25%. “Em 2021, a gestão Allyson aplicou apenas 19%. Em 2022, ele fez compras de equipamentos às pressas, já no mês de novembro, para cumprir os percentuais obrigados por lei, temendo cometer crime de improbidade administrativa”, afirma Marleide Cunha durante longa conversa no Cafezinho com César Santos, na sede do Jornal de Fato. A vereadora responde perguntas, sem tergiversar, principalmente quando envolve a luta da educação. Leia:
é crime de improbidade administrativa. A Constituição determina que devem ser investidos 25% dos impostos e transferências constitucionais. A gestão municipal pagou em educação, no ano de 2021, aproximadamente, 138 milhões de reais, quando teria que ter investido em educação cerca de 200 milhões de reais. Essa diferença de quase 60 milhões de reais, a gestão ficou devendo para o ano seguinte. Se não fosse a lei que flexibilizou a obrigação constitucional em 2021, em razão da pandemia da Covd-19, o prefeito já teria cometido improbidade administrativa. O grave, porém, é que a escola pública precisou de mais investimentos em 2021, exatamente para atenuar os prejuízos provocados pela pandemia, mas em Mossoró o prefeito simplesmente decidiu não fazer a aplicação correta dos recursos da educação.
o prefeito allyson garante que em 2022 superou o percentual mínimo de 25% em educação. isso não é verdade?
Não é verdade. No ano passado, a Prefeitura de Mossoró fez aquisição de vários ar-condicionados e alguns equipamentos e promoveu um espetáculo para mostrar isso. Expôs os equipamentos no ginásio de esportes (Pedro Ciarlini), gastou dinheiro público para fazer a propaganda e anunciou que todas as escolas teriam esses equipamentos. Agora, no início do ano letivo de 2023, a maioria das escolas municipais não tem uma rede elétrica compatível para receber os ar-condiconados. Ou seja, as crianças estão nas salas de aula com muito calor, com dificuldade de aprender porque o calor atrapalha na concentração. Isso acontece porque a Prefeitura não fez um planejamento para as escolas receberem esses equipamentos. Até as unidades que foram
reformadas recentemente não estão com ar-condicionados porque a rede elétrica não comporta. Isso expõe a falta de planejamento. E isso tem relação com os investimentos mínimos constitucionais em educação.
Como assim?
O prefeito Allyson não estava cumprindo com os 25% em educação determinados pela Constituição. Então, ele correu para comprar os equipamentos, sem planejar a utilização desses equipamentos, sem preparar as escolas para receber os benefícios, e hoje nós estamos vendo os ar-condicionados dentro das caixas enquanto as crianças sofrem com o calor. Só agora um eletricista está passando nas unidades para saber se a estrutura elétrica das escolas tem ou não capaci-
dade para receber os arcondicionados. Mas, já sabemos que a maioria das escolas não tem.
o não cumprimento dos percentuais mínimos constitucionais, que são 25%, não se configura em crime de improbidade? o prefeito foi relapso com a própria lei?
Em 2021, o município de Mossoró só investiu em educação 19%, descumprindo os percentuais mínimos de 25%. Isso não sou eu que estou dizendo, é o CIOPE (Sistema de Informações de Orçamento Público em Educação) que está dizendo. O CIOPE é um órgão ligado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), constata que o município de Mossoró não cumpriu os percentuais mínimos constitucionais e isso
O município é obrigado a superar o percentual de 25%, porque se o prefeito não investir mais do que os 25% constitucionais, ele estará cometendo crime de improbidade administrativa, ele poderá se tornar inelegível. Veja: em 2021, a gestão municipal ficou devendo 6% à educação, porque só aplicou 19%. Isso é incompetência. Em 2022, até o mês de outubro, segundo consta no CIOPE, o município só tinha investido 21%, ainda estava distante dos 25%. Quando foi em novembro, alertado sobre o problema, o prefeito fez aquele show para lançar o Cidade Educação, exibiu os ar-condicionados e promoveu a propaganda oficial. Só que, na verdade, ele havia sido alertado sobre o crime de improbidade por não ter investido os percentuais mínimos constitucionais, por isso, comprou os equipamentos às pressas, sem planejamento, mostrando total falta de zelo com o dinheiro público. Portanto, o gasto com arcondicionado não foi planejado, mas, sim, uma compra às pressas para o município cumprir os percentuais de investimento em educação. Agora, eu quero ver quanto tempo a prefeitura vai levar para colocar esses equipamentos em funcionamento, porque praticamente todas as escolas precisam de melhorar o sistema elétrico para receber os aparelhos.
Por César santos - Da Re Dação
doMiNgo, 12 de Fevereiro de 2023 entrevista 3 Continua na PÁG. 4
vereadores que defendem a gestão municipal dizem que a senhora não realiza o mesmo trabalho de fiscalização nas escolas da rede estadual porque é aliada da governadora fátima Bezerra? como a senhora recebe essa crítica?
Primeiro, eu digo para os vereadores da base governista que eu, igual a eles, somos representantes da sociedade. Eu sou vereadora e a minha primeira função é fiscalizar os recursos públicos de Mossoró e os atos do Poder Executivo municipal. Eu vou continuar fiscalizando e denunciando aquilo que está sendo mal usado com dinheiro público. Quanto à questão de fiscalizar os órgãos do Governo do Estado, eu também faço isso. Eu estive na rodoviária cobrando que aquele equipamento importante precisava de melhor atenção, fiz vídeo e tornei a minha ação de conhecimento público. Eu já estive em escolas estaduais para fiscalizar o início do ano letivo. Como vereadora, participo das reuniões da Direc (Diretoria Regional de Educação), visito as casas das pessoas, escuto as reclamações e trabalho para que as soluções sejam dadas. Já disse que o Programa do Leite, que é do Governo do Estado, precisa atender melhor à população, que a distribuição precisa ser feita em equipamento público e não na casa de pessoas escolhidas pelo governo, para melhor atender às pessoas. Então, eu faço, sim, essa fiscalização em órgãos e ações do governo estadual. Agora, eu tenho obrigação, como vereadora, de fiscalizar as contas do município de Mossoró, os atos Poder Público municipal. Se o senhor prefeito comete atos que não são corretos, eu vou fiscalizar e denunciar. Essa obrigação é de minha e de todos os vereadores e vereadoras. Agora, os vereadores da base aliada de Allyson se contentam a ficar feito papagaios, repetindo o discurso que é do prefeito.
o utro ponto em discussão e que pode provocar paralisação na rede pública de ensino é a questão do novo piso salarial do magistério. como a senhora se posiciona nessa luta dos professores?
A minha posição é muita clara e histórica, que é do lado da educação, do lado dos professores. Posicionome com base no princípio de que não existe qualidade na educação sem valorização dos profissionais. Não existe qualidade na educação com direitos dos professores e professoras sendo desrespeitados. A categoria em Mossoró tem
cont. da pág. 3
‘não é natural um contrato de 13 milhões de reais com um buffet’
propósito de fiscalizar a administração municipal. Precisamos fazer uma observação: a nossa bancada é formada, em quase a sua totalidade, por vereadores e vereadoras de primeiro mandato. Na primeira metade da legislatura, a gente cumpriu um processo de entendimento e aprendizagem do mandato de vereador. Aprendemos como fiscalizar os recursos públicos e acompanhar de perto as ações da gestão municipal. Nós já encontramos contratos absurdos que envolvem grande volume de recursos e passamos de forma mais atenta. O que eu já posso dizer é que a gente vai continuar firme, fiscalizando e cobrando do Poder Executivo. Também vamos cobrar as instituições responsáveis pela fiscalização do bem público, como é o caso do Ministério Público, Tribunal de Contas e da própria Câmara Municipal.
esses órgãos que a senhora citou não estão fiscalizando ou investigando casos suspeitos da gestão municipal?
carga horária sendo desrespeitada, com salas de aulas superlotadas, com crianças com deficiência em sala de aula, sem o município oferecer as condições de o professor desenvolver o seu trabalho. Então, posiciono-me junto aos professores porque eu sou militante em defesa da educação e da valorização da profissão docente. Digo isso não é porque eu sou vereadora de oposição, é porque a educação é muito maior do que uma posição política partidária. A luta em defesa da educação faz parte da minha história de vida. Sou professora desde muito jovem, aos 17 anos de idade, e sempre estive nessa luta. Compreendo que a educação não pode ser tratada como sobra, por isso, nós temos que nos preocupar com a estrutura da escola, com o ambiente educativo adequado, temos que nos preocupar com as condições pedagógicas, para que as crianças possam estudar e aprender. Agora, para isso, precisamos ter uma gestão que trabalhe políticas públicas na educação. Entendemos que para se chegar ao bom resultado, é preciso ter todo cuidado com as condições que são dadas; que todos possam ter condições de ensino e aprendizagem.
Qual é a perspectiva da luta dos professores pela implantaçãodopisosalarial do magistério de 2023?
Eu tenho visitado as escolas, conversado com professores e professoras, e vejo que a categoria está bem consciente de que vai ter que tomar uma decisão difícil, que é a deflagração de uma greve. Nenhum profissional de educação gosta de fazer greve, é uma decisão difícil porque a gente sabe que vai ter conflito e suas consequências. Porém, a gente não pode permitir que um piso salarial seja desrespeitado, porque se a categoria permite isso colabora para criar corpo um discurso do município que diz que já paga o piso salarial do magistério. Quando o município diz isso, ele estabelece o discurso que o profissional da educação não pode ganhar acima do piso, porque os professores e professoras têm que ficar no chão, rastejando, no piso. Nós não podemos concordar com isso, nós defendemos que tem que ser valorizada a profissão docente. Uma sociedade que não valoriza seus professores e professoras tem prejudicado o desenvolvimento dos seus cidadãos e cidadãs. Então, nós vamos estar juntos na luta. Nesta segunda-
feira (13), tem uma parada de advertência e vai ser votado o indicativo de greve. Esperamos que o município cumpra o seu dever. Eu, inclusive, fiz um apelo ao prefeito Allyson e à secretária de Educação (Hubeônia Alencar) para que eles recebam o sindicato para negociar a pauta da educação, no sentido que a gente possa resolver essa situação, porque é inadmissível que a Prefeitura gaste com propaganda do Mossoró Cidade Educação, e não respeite o direito dos professores e professoras. O piso do magistério é lei nacional, tem que ser cumprido.
o próprio município tem uma lei que diz que o percentual mínimo investido em educação é de 30%. essa lei está sendo desrespeitada?
O prefeito Allyson está dizendo que vai investir mais em educação, que aplicará o percentual de 30% no setor, mas, quero lembrar que ele vai ter que investir esse percentual porque é lei. A gestão municipal tem até este ano, 2023, para aplicar o que ele deixou de investir no ano de 2021, devido à pandemia. Eu vou repetir isso sempre porque a sociedade precisa saber. O prefeito está comprando mochilas, material escolar e ar-condicionados não é porque ele está fazendo diferente na educação; é porque ele não fez o dever de casa em 2021, por incompetência na gestão dos recursos da educação. Vai ter que compensar agora, porque o prazo limite é 2023.
a bancada de oposição na câmara de Mossoró está melhor preparada para a segunda metade da Legislatura? É possível fazer um enfrentamento ao governo municipal, mesmo a oposição inferiorizada numericamente?
Temos uma bancada de oposição que está firme no
A gente fica se perguntando, por exemplo, como o Ministério Público não vê situações de contratos da Prefeitura de Mossoró que salta aos olhos da sociedade. A gente entende que tem alguma coisa errada ali. A gente precisa que esses órgãos de controle estejam mais atentos para o que está acontecendo em Mossoró. Nós estamos falando do dinheiro que pode ser usado para melhorar a vida das pessoas. Eu não posso achar que é natural a Prefeitura de Mossoró fazer um contrato de 13 milhões de reais com um buffet sem saber onde esse buffet vai prestar esse serviço. Os vereadores governistas disseram na Câmara Municipal que a alimentação vai para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas é mentira. As UBSs não fornecem alimentação. Tem também os contratos de obras que estão constantemente sendo aditivados. Praticamente, todos os contratos têm aditivos. Isso chama muito atenção. É muita coisa para se questionar e nós estamos buscando os meios para fazer isso. Não temos medo nenhum de fazer as denúncias que forem necessárias. Vamos denunciar o que tiver errado na gestão, porque é nosso dever defender o direito das pessoas. É para isso que eu sou vereadora, representando o povo. O prefeito pode continuar colocando o seu exército nas redes sociais para dizer que tudo está perfeito, mas eu vou continuar mostrando a realidade.
domingo, 12 de fevereiro de 2023 4 entrevista
Já disse que o Programa do Leite, que é do Governo do Estado, precisa atender melhor à população”
''
CÉSAr SANToS
cesar@defato.com
TEMOS O DIA Do AMor
Adra. Andréa Ladislauem, em texto enviado à caixa de e-mail da coluna, lembra que o dia 14 de fevereiro celebra no Brasil o Dia do Amor. Isso mesmo, temos o dia do amor.
“É nessa data que, em muitos países, se comemora o dia de São Valentim, o famoso “Valentine’s day” dos EUA, quando casais celebram a paixão e o romantismo – o equivalente ao dia dos namorados brasileiro, comemorado em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o nosso próprio santo casamenteiro.”
A representação deste dia nos transmite uma mensagem de que é um momento de se comemorar e celebrar o amor, afeto, carinho, paixão, sentimentos relacionados aos laços românticos. Um dia cheio de energias românticas devido à atmosfera de paixão criada pelos casais e pelas mídias em geral, principalmente as redes sociais que exaltam incansavelmente o romance a todo momento. Mas de que forma o amor, esse sentimento tão genuíno e muitas vezes incompreendido,
mexe com o nosso equilíbrio físico e emocional?
Vamos lá, quando amamos, podemos nos fazer sentir mais fortes emocionalmente, até porque estamos em franca produção do hormônio do amor, um dos neurotransmissores da felicidade, que é a Oxitocina que traz excelentes benefícios para nosso corpo e mente, como: aumenta a sensação de bem-estar, reduz o estresse, diminui a ansiedade, afasta os medos, eleva a autoestima e melhora os quadros depressivos.
A produção hormonal adequada vai influenciar o nosso comportamento, a criação de memórias, o reconhecimento, o apego, a generosidade, a empatia, entre outros comportamentos ligados às interações sociais e pessoais. Além disso, palavras de amor e gestos de carinho e afeto nunca são demais e transformam o dia de qualquer pessoa! O importante é termos a consciência e liberdade de poder expressar os nossos sentimentos.
O amor, sem sombra de dúvidas, é uma grande arma, inclusive contra as doenças, pois melhora a nossa imunidade.
E em tempos, como os atuais, onde tudo é para ontem e acabamos atropelando as relações tornando-as mais rasas e automatizadas, esse sentimento tam -
ANDrÉA LADiSLAUEM Psicanalista, em texto que lembra o Dia do Amor
PArADA PArADA ii
Os professores e professoras da rede municipal realizam parada de advertência nesta segunda-feira, 13. Também votarão indicativo de greve em assembleia marcada pelo Sindiserpum. A categoria reivindica, entre outras coisas, a implantação do novo piso salarial nacional do magistério, que teve reajuste de 14,95%. Até aqui, não há resposta da gestão municipal, nem abertura de diálogo.
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedde) precisa receber os representantes dos professores e professoras para negociar a pauta da educação. O diálogo é o melhor caminho para o entendimento. A categoria pediu audiência no Palácio da Resistência no dia 22 de dezembro do ano passado e até agora não recebeu resposta. Sem uma mesa de negociação, a greve será inevitável.
bém é a maior arma contra o ódio, a indiferença, a intolerância e os conflitos.
Principalmente, quando pensamos no imediatismo da vida que faz com que não tenhamos tempo de observar quem está a nossa volta ou dar ênfase aos pequenos detalhes e às situações que envolvem os relacionamentos humanos.
Portanto, para saudar o amor e vivê-lo em toda sua completude, o ideal é ofertar o que você tem de melhor e estar aberto a receber o amor que o outro também possa te dar.
Afinal, o amor é um dos sentimentos mais nobres que possuímos e devemos valorizar sempre.
Portanto, aproveite este dia para manifestar seu amor, envie mensagens para pessoas queridas e diga que sente saudade. Mas é claro que praticar o amor não pode ser apenas neste dia, devemos estar abertos a ele ao longo de todo o ano.
O amor deve ser praticado em todos os momentos de nossa vida e sempre aliado ao respeito e empatia para com o outro. O importante é espalhar amor e ser verdadeiro e coerente com suas emoções.”
(*) Dra. Andréa Ladislauem é psicanalista.
É NoTÍCiA
Agentes do trânsito podem fiscalizar e aplicar multas nos infratores dentro do campus l da Ufersa, em Mossoró. A medida é importante para organizar o trânsito na área interna da Universidade.
O Governo do RN convocou 1.112 professores e especialistas temporários, para suprir vagas na rede estadual de ensino em todas as regiões. Os convocados atenderão disciplinas como história, língua inglesa, língua portuguesa, filosofia, matemática, entre outras.
O prefeito Allyson Bezerra (SDD) está fazendo "comícios" dentro das escolas da rede municipal de Mossoró, para discursar sobre o "Cidade Educação". Os vídeos são postados nas redes sociais.
O senador Styvenson Valentim caminha para trocar o Podemos pelo Partido Novo. Acredita na proposta de formação de uma bancada que trate da pauta anticorrupção. Styvenson aposta no discurso da moralidade para chegar inteiro às eleições 2026.
O Senac abriu vagas para 300 bolsas de estudos para cursos nas áreas de beleza, gestão, saúde, comunicação, moda, turismo e tecnologia da informação. Em Mossoró, Natal e Caicó. As inscrições começam nesta segunda-feira, 13, no site da instituição.
Mundial, entre outros.
SoLiDAriEDADE
O vereador Tony Fernandes vai assumir a liderança da oposição a partir de abril. Ele segue filiado ao Solidariedade, mesmo partido do prefeito Allyson Bezerra. Isso mostra como a sigla perdeu o controle de suas bases, exatamente por falta de liderança. O fiasco nas eleições 2020, quando não elegeu nenhum deputado federal, retrata bem a crise.
EM BrASÍLiA
A governadora Fátima Bezerra (PT) inicia a semana em Brasília. Cumprirá agenda entre segunda e quartafeira. Terá audiência nos ministérios para acelerar projetos para o RN. Será a segunda agenda de Fátima em Brasília em menos de duas semanas.
AMEriCANAS
É grande a apreensão entre os funcionários, fornecedores e prestadores de serviços da Americanas. O risco de demissão e calote ganhou dimensão. A empresa, inclusive, já anunciou que não vai pagar os aluguéis atrasados das lojas em shoppings centers. Acumula dívida de R$ 11,6 milhões em todo país.
PELEJA JUrÍDiCA
Seja qual for a decisão do pleno do TRE-RN sobre a cassação do mandato do prefeito de Assú, Gustavo Soares, a peleja jurídica não será encerrada. A parte derrotada recorrerá ao TSE. A situação do prefeito é muito delicada, mas ele poderá ter melhor sorte a partir do TRE-RN.
Aex-presidente Dilma Rousseff deve receber um salário de pelo menos R$ 290 mil por mês caso seja confirmada a indicação do nome dela para a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como o “Banco do Brics”. Dilma será a primeira mulher brasileira a dirigir um banco multilateral.
Segundo o último balanço anual divulgado pelo NBD, o total pago em salários e benefícios aos seis postos de
chefia do banco — formados pela presidência e cinco vicepresidências — é de US$4 milhões por ano. O relatório contábil não discrimina o valor pago a cada um e informa somente o gasto global.
Em um cenário hipotético, em que o valor fosse dividido igualmente entre os seis cargos, cada um receberia US$ 55,5 mil por mês — equivalente a R$ 290 mil mensais.
Atualmente, a instituição financeira tem uma carteira
que soma US$ 32,8 bilhões financiados em 96 projetos pelo mundo. A meta, segundo relatório divulgado pelo banco, é investir mais cerca de US$ 30 bilhões até 2026.
O NDB é um dos oito grandes bancos de desenvolvimento mundiais, ao lado de órgãos como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Europeu de Investimento, Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Asiático de Desenvolvimento, Banco
À frente do NDB, Dilma terá como missão mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos Brics e em outras economias emergentes e países em desenvolvimento. No total, o Brasil já recebeu mais de US$ 5 bilhões do NBD desde sua fundação.
A China lidera esse ranking com mais de US$ 8 bilhões. Segundo um interlocutor da ex-presidente, sua indicação para presidir o banco seria também uma forma de reaproximar o Brasil da China, já que Dilma mantém boas relações com o presi-
Lula e Dilma durante a posse do petista em 1º de janeiro
dente chinês Xi Jinping, que já estava no poder durante seu mandato.
O foco do banco é o financiamento de projetos de energia limpa e eficiência energética, infraestrutura de
transportes, saneamento básico, proteção ambiental, infraestrutura social e digital. Tanto empresas privadas quanto órgãos públicos podem ter empréstimos aprovados pelo Banco dos Brics.
DOMINGO, 12 DE fEvErEiro DE 2023 opinião 5
Dilma deve receber salário de r$ 290 mil no Brics
''
O importante é espalhar amor e ser verdadeiro e coerente com suas emoções”
Sérgio Lima - AFP
& Hospital de assú será referência em saúde materna na região do vale
>> i nvestimentos feitos pelo governo no hospital chegam a R$ 10 milhões em quatro anos
OGoverno do Rio Grande do Norte entregou as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assú. Para que a unidade seja referência em saúde maternoinfantil na região do Vale do Açu, foram investidos na reforma e ampliação R$ 5,9 milhões. Se levar em conta os leitos abertos na pandemia para tratamento de pacientes covid-19, os investimentos feitos chegam a R$ 10 milhões nos últimos quatro anos.
“É muito bom poder realizar, no nosso Governo, obras importantes como essa para quem mais precisa, como as mulheres e gestantes, e também a população em geral, que agora terão um atendimento mais adequado sem precisar sair daqui da região”, destacou a governadora Fátima Bezerra ao inaugurar a obra.
Parte do hospital passou por uma reforma completa com serviços de reboco, piso, iluminação elétrica e hidráulica, cabeamento estruturado, acessibilidade e revisão na cobertura. Outra intervenção importante foi realizada na estruturação das fachadas e na instalação de ar condicionado.
“Em mais de 20 anos é a primeira vez que este hospital passa por uma refor-
nova sala de cirurgia do Hospital Regional nelson inácio dos Santos, em Assú
ma dessa magnitude, e quero destacar o empenho do secretário Cipriano Maia e sua equipe, o trabalho da equipe do Governo Cidadão e o compromisso do nosso governo em viabilizar para o Vale do Açu e região um dos mais importantes investimentos, que é fortalecer o SUS com essa importante reforma no
Hospital passa a dispor de oito leitos direcionados à saúde mental
O Hospital Regional de Assú passa a dispor de oito leitos direcionados à saúde mental e também salas específicas para exames como ultrassom, cardiotocógrafo/triagem, Raios-X, pequenas cirurgias e de estabilização, dotadas com dois leitos. Foram construídas, ainda, duas salas de PPP (ambiente único e de um leito só, para os três estágios do parto no mesmo local: pré-parto, parto e pósparto, sem necessidade de ir para um Centro Cirúrgico), o que se torna uma grande comodidade para as parturientes locais.
As alas de enfermarias, de clínica médica e cirúrgica, isolamento, alojamento conjunto, sala de pré-parto e centro de recuperação, e duas salas de cirurgia pas-
saram por uma significativa manutenção.
O secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, destacou que não só a reforma foi importante, mas também a aquisição de equipamentos de ponta. “É bom destacar e reconhecer que, para que esse hospital virasse referência, não só pela estrutura, mas também pelos equipamentos, tivemos o apoio de vários parlamentares da bancada federal, como a deputada Natália Bonavides, que destinou 200 mil reais, e também emendas dos deputados estaduais”.
Cipriano reforçou ainda que mais do que nunca deve haver parcerias. “Agora neste momento de implementação das ações no hospital, vamos precisar de
Hospital Nelson Inácio”, ressaltou Fátima, que estava acompanhada do vicegovernador Walter Alves.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Gustavo Coêlho, destacou o empenho das equipes envolvidas, que tiveram de superar diversos entraves para que este benefício fosse finalizado: “Tudo correu com
agilidade, em 2022; juntos, os setores financeiro, de contratos e engenharia do Governo Cidadão conseguiram readequar o projeto e realizar novas licitações e incluir serviços como o de ar condicionado e da fachada, para que se alinhassem aos benefícios da parte interna que foi praticamente reconstruída”, explicou.
crispinianoneto@gmail.com
Deputado do novo quer proibir governo Lula de se chamar governo Lula
No site Política, o jornalista Henrique Rodrigues analisa mais uma peça do FEBEAPÀ bolsonarista. É o relincho de um deputado Novo do Rio Grande do Sul, que não admite que o Governo Lula seja chamado de “Governo Lula”. É impressionante o grau de estupidez deste canalha. Vejamos:
Oposição é algo necessário, indispensável e desejável numa democracia e pode ser feita de várias formas, inclusive de maneira insistente, implacável e até “agressiva”. Só que quando a oposição vira desespero e esbarra no ridículo, a coisa muda de figura. Que Lula não teria moleza em seu terceiro mandato, isso já era esperado e até óbvio, mas um pedido feito por um deputado federal do Partido Novo à Justiça mostrou que essa percepção do que é esdrúxulo está um pouco debilitada.
Felipe Camozzato (Novo-RS) entrou com um pedido na Justiça Federal para que o governo Lula não seja chamado de governo Lula nos textos ou notícias divulgados pelos órgãos de comunicação estatais e institucionais. Segundo o parlamentar, ao fazê-lo “ferem-se os princípios norteadores do direito administrativo brasileiro, em especial o da impessoalidade”. Não, você não leu errado. O governo Lula, ao chamar-se de governo Lula, como o governo Bolsonaro era o governo Bolsonaro e o governo FHC era o governo FHC, teríamos um problema legal, segundo o deputado.
O que chama a atenção é que o partido de Camozzato, o Novo, espécie de legenda bolsonarista envergonhada e cínica, foi a sigla que se manteve mais fiel na Câmara dos Deputados ao governo extremista, caótico e beligerante de Jair Bolsonaro (PL), atrás apenas do próprio partido do ex-presidente.
A gestão de Bolsonaro ficou conhecida pelo culto grotesco à personalidade do líder radical, que em tudo era enaltecido, quase como um ditador, e que desfilava pelo país em suas motociatas, gastando milhões dos cofres públicos, apenas para ser saudado pelos seus fanáticos e violentos seguidores, e usando os órgãos da imprensa estatal para divulgar as infames arruaças.
Pelo visto, Camozzato não via problema nisso, mas o governo Lula chamar-se governo Lula, não pode.
Um outro fato que salta aos olhos é a admissão tácita, ainda que inconfessável, de que Lula tem um colossal apelo junto ao povo. Um dos argumentos do bolsonarista não assumido é que “no imaginário popular governo federal e governo Lula são expressões intercambiáveis, promovendo continuamente a captura do poder público por parte de um agente político”. Ele assume o poder político e eleitoral do atual presidente ao implorar à Justiça que Lula não se associe a um governo que é seu, conquistado nas urnas.
“O compromisso do governo Lula é melhorar a vida de todo o povo brasileiro, em especial de quem mais precisa” é uma das frases usadas por Camozzato em seu pedido enviado à Justiça. É inconcebível para ele que Lula se associe a uma política que ele, Lula, desenvolve, uma vez que todos conhecem as prioridades de campanha e de governo do petista. Jamais alguém impediu que outro candidato também falasse desses temas. Se não o fazem, é porque essas questões não lhes são caras.
Queda no desmatamento
A cena de garimpeiros fugindo e a Polícia Federal explodindo equipamentos de madeireiros e garimpeiros ilegal são bem sugestivas de uma disposição de não permitir a bandalheira que vinha destruindo a Amazônia no Governo Bolsonaro. O desmatamento na Amazônia caiu 61% em janeiro. Os dados são do Deter - Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real, plataforma mantida pelo Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
governadora Fátima Bezerra fala dos investimentos na saúde em Assú
união de esforços dos municípios da região com o governo, da articulação política para captar recursos e garantir o seu custeio”, completou.
Além de autoridades e lideranças políticas da região, na plateia estava Francisca Cazuza, de 67 anos. Ela saiu de casa, em Ipanguaçu, logo após o almoço, porque queria ser uma das primeiras a chegar no evento da entrega da
obra de reforma e ampliação do hospital.
“Venho aqui nesse hospital desde sempre. Teve uma época que foi o meu marido que ficou em tratamento e eu passava mais tempo aqui do que em casa”, relatou a aposentada, confiante de que agora terá acesso a serviços de maior qualidade. “O pessoal daqui é muito bom e, agora, com o lugar reformado, vai fazer melhor!”
nota 1000 vota LuLa Além do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, São Paulo Ceará e Piauí são os estados confirmados de origem dos estudantes nota mil no Enem. Dados são do Portal Nacional da Educação.
Os alunos ricos de Rio e São Paulo não foram capazes de produzir uma única redação nota dez no Enem.
Bom fazer uma checagem da votação para presidente da República nas cidades com estudantes que ganharam nota 1000 na redação do ENEM. Vejamos: Em Jacobina do Piauí, Lula obteve 87% dos votos, enquanto Bolsonaro ficou com apenas 13%; Em São Benedito, no Ceará, Lula obteve 75% da votação, enquanto Bolsonaro ficou com 25%. O famoso 3 por 1; Em Limoeiro – PE, Lula ficou com 72% dos votos, enquanto Bolsonaro ficou com apenas 28%.
Enquanto isso, Bolsonaro ganhou folgado em cidades do Sul Maravilha, onde muitos alunos tiraram nota ‘zero’ na prova de Redação do ENEM.
Batedor de carteira
Ministra Cármen Lúcia enviou quatro processos do Bolsonaro para serem apreciados em Primeira instância. Como qualquer outro batedor de carteira, Bolsonaro não tem mais foro privilegiado.
DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023 6 opinião/gERAiS
Prosa verso
eformado
r
Raiane Miranda - Assecm RN
Raiane Miranda - Assecom RN
FORÇA DOS VENTOS
Rio Grande do Norte recebe o maior complexo eólico do mundo
>> São 14 parques eólicos situados nos municípios de Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino e Caiçara do Rio do Vento
FICHA TÉCNICA DOS PARQUES
Monte Verde I-VI
O Complexo Eólico Monte Verde I-VI é o maior da EDP Renováveis em operação e em todos os 28 mercados da companhia. Também é o 14º maior em operação no Brasil e o 2º maior no estado do Rio Grande do Norte. Começou a ser construído em abril de 2021, possui 319,2 MW de capacidade instalada e é composto por seis parques. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de mais de 600 mil toneladas de CO2.
Localizado nos municípios de Lajes e Pedro Avelino no estado do Rio Grande do Norte, o projeto contou com a construção de 48 km de estrada e gerou mais de 1.300 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, é de 1.723.969 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 910 mil habitantes ou por volta de 314 mil residências.
Sobre Boqueirão I-II
O Complexo Eólico Boqueirão I-II começou a ser construído em junho de 2021, possui 79 MW de capacidade instalada e é composto por dois parques. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de 305 mil toneladas de CO2.
Localizado nos municípios de Lajes e Caiçara do Rio do Vento no estado do Rio Grande do Norte, o projeto contou com a construção de 29 km de estrada e gerou mais de 1.000 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, é de 875.220 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 462 mil habitantes ou por volta de 159 mil residências.
Sobre Jerusalém I-VI
EDP Renováveis inaugurou o complexo composto por 14 parques eólicos
ORio Grande do Norte passa a contar, oficialmente, com o maior complexo eólico do mundo, com potência instalada de 580 MW. A EDP Renováveis inaugurou o complexo composto por 14 parques eólicos situados nos municípios de Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino e Caiçara do Rio do Vento, e poderá produzir energia suficiente para abastecer mais de um 1,5 milhão de pessoas por ano.
O complexo com 138 turbinas eólicas foi instalado na região onde a empresa já tinha uma presença importante e, agora, conta com mais de 800 MW instalados e mais de 300 MW em construção. No total do Brasil, a empresa tem, atualmente, mais de 7 GW de energia solar e eólica em diferentes fases de desenvolvimento.
Este complexo inclui os parques eólicos Monte Verde I-VI, Boqueirão I-II e Jerusalém I-VI que, juntos, têm a capacidade de produzir mais de 3 milhões de MWh/ano, energia sufi-
ciente para abastecer uma cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes. Com este projeto, será evitada a emissão de mais de um milhão de toneladas de CO2 por ano.
Também têm um forte impacto no desenvolvimento socioeconômico da região já que, na fase de construção, os projetos contribuíram para a criação de 3.300 postos de trabalho. Foram também criados 80 postos de trabalho fixos no complexo.
“Com a liderança do Estado do Rio Grande do Norte na expansão das energias limpas no Brasil, a EDP Renováveis está orgulhosa por poder inaugurar o maior complexo renovável da companhia aqui na região. Estes parques vão contribuir para o consumo de energia sustentável, para um Estado com menos emissões de carbono e ainda o desenvolvimento econômico local, motivos de orgulho para nós. Reafirmamos o nosso compromisso em deixar um legado positivo na região, na qual continuaremos a investir”,
afirma Paula Dalbello, Country Manager da EDP Renováveis no Brasil.
IMPACTO SOCIAL
A EDP Renováveis tem um forte compromisso com as comunidades que vivem perto dos seus projetos. Desde o início da projeção destes parques, a empresa realizou um trabalho de diagnóstico e escuta para entender as necessidades das populações mais próximas a estes empreendimentos, de forma a contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte.
Desta forma, organizou diferentes iniciativas na região, como o EDP Renováveis Rural que impactou positivamente mais de 700 habitantes dos municípios de Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, Jandaíra e Pedro Avelino por meio do treinamento, qualificação e fornecimento de tecnologias aos produtores rurais para que possam produzir e comercializar seus produtos, a fim de aumentar a renda familiar. Assim co-
mo outros programas mais focados na educação, como Keep it Local, que formou mais de 40 habitantes em cursos voltados à energia renovável com o objetivo de impulsionar a empregabilidade em zonas rurais; ou o EDP nas Escolas, coordenado pelo Instituto EDP e patrocinado pela EDP Renováveis, que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas.
“Temos uma forte preocupação com as comunidades locais e desenvolvemos projetos nas escolas e em comunidades onde estamos instalados, com parcerias e viés de capacitação para absorção de profissionais locais. Isso reforça ainda mais o compromisso da EDPR. Nos últimos sete anos no Brasil, investimos cerca de R$ 16 milhões em projetos sociais. Este investimento beneficiou mais de 25 mil habitantes das localidades próximas aos nossos empreendimentos”, destaca também Paula Dalbello.
O Complexo Eólico Jerusalém I-VI começou a ser construído em janeiro de 2021, possui 180.6 MW de capacidade instalada e é composto por seis parques. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de 150 mil toneladas de CO2.
Localizado nos municípios de Lajes e Pedra Preta no estado do Rio Grande do Norte, o projeto contou com a construção de 26 km de estrada e gerou mais de 1.000 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, é de 431.246 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 228 mil habitantes ou por volta de 79 mil residências.
DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2023 GERAIS 7
Sandro Menezes
Sandro Menezes
!
No total do Brasil, a empresa tem, atualmente, mais de 7 GW de energia solar e eólica
domingo, 12 DE fEvErEiro DE 2023 8 gerais C M A P
Mossoró (rN), doMiNgo, 12 de fevereiro de 2023
As aulas do ano letivo de Mossoró foram iniciadas na última segunda-feira, 6, e, durante toda a semana, os membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) visitaram as escolas, tanto da área urbana quanto rural, para dialogar junto aos professores sobre a falta de diálogo do prefeito Allyson Bezerra com a categoria.
O sindicato aproveitou o momento para convidar os professores da rede municipal para integrar a parada de advertência que ocorre nesta segunda-feira. A paralisação já havia sido definida em assembleia realizada no dia 31 de janeiro, na sede do sindicato. Nessa paralisação, os professores vão se reunir em assembleia, a partir das 9h, e votar pelo indicativo de greve.
O indicativo sendo aprovado, os professores da rede municipal podem entrar em greve a qualquer momento, caso o prefeito de Mossoró permaneça não dialogando com a categoria. A movimentação dos professores ocorre desde o fim de dezembro, quando foram definidas pautas de reivindicações, apresentadas ao Executivo Municipal. Dentre as pautas consta o pagamento integral do Piso do Magistério, que teve reajuste de 14,95%, concedido pelo Governo Federal.
“Chegou a hora de lutar pelo nosso piso, pois, até agora, o que nós já conquistamos foi através de muita luta. O piso salarial dos professores é lei e tem que ser cumprida e não discutida. O Piso e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) são Leis duramente conquistadas e delas os professores e professoras do município de Mossoró não abrirão mão”, informou o sindicato em comunicado oficial feito nas redes sociais.
De acordo com o Sindicato, desde que foram enviadas as propostas que reivindicam além do piso, melhores condições de trabalho para os professores, o prefeito Allyson Bezerra não sinalizou a realização de diálogo, nem informou quando o piso será pago. Diferente do que ocorreu no ano passado, quando o reajuste foi escalonado e a última parcela será paga em novembro de 2023, neste ano o sindicato informa que não aceitará parcelamentos.
Nas redes sociais, os professores estão utilizando a #PagueoPisoPrefeito, para chamar a atenção da
educação
Professores paralisarão atividades nesta segunda, 13
>> Durante a parada de advertência, os professores da rede municipal votarão pelo indicativo de greve da categoria
Cedida
Durante a parada de advertência, professores votarão pelo indicativo de greve
sociedade para a luta da categoria. “Os professores merecem ter seus direitos restabelecidos! É um verdadeiro absurdo o que esse prefeito da ilusão está fazendo com os professores e professoras do Município de Mossoró! Chega de cinismo, chega de falsidade, não aguentamos mais sua hipocrisia, prefeito Allysson”, escreveu um apoiador do movimento, nas redes sociais do sindicato.
“O prefeito não pode ignorar as pautas atrasadas desta forma. Iniciamos o ano letivo e nenhum posicionamento foi dado ao sindicato sobre as pautas
adotadas há mais de um mês. Isto soa, no mínimo, como uma falta de sensibilidade para com as demandas da categoria”, comenta a presidente do Sindiserpum, Eliete Vieira.
Além do piso do magistério, a pauta de reivindicação dos professores municipais inclui a realização de concurso público, a eleição democrática dos diretores das unidades de ensino, o reajuste do auxílio-transporte que é concedido aos professores que atuam na zona rural, bem como a concessão de licenças-prêmio para os docentes, conforme a Lei 029/2008.
11 reivindicações dos Professores de Mossoró
• Gestão democrática com eleições diretas para diretores;
• Reajuste do Piso Salarial integral de acordo com a Lei Federal 11.738/2008;
• Concurso público;
• Concessão de licenças-prêmio de acordo com a Lei 029/2008;
• Reajuste do auxílio deslocamento para servidores que trabalham na zona rural;
• Cumprimento da Lei de Responsabilidade (aplicar 30% dos recursos próprios e pagar o 14º para escolas premiadas, inclusive os atrasados);
• Cumprir o 1/3 da jornada extraclasse de acordo com a Lei Federal 11.738/2008;
• Iniciar as aulas com auxiliares em sala;
• Retorno das mensalidades dos sócios em consignado;
• Pagamento da rescisão dos aposentados;
• Cumprimento da Lei nº 070 e correção da tabela salarial para as professoras que não chegaram à classe 10 nos 25 anos de serviço.
@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn mossoró
Durante a semana, sindicato denunciou falta de estrutura nas escolas
Com o retorno das aulas escolares, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) visitou as escolas da rede municipal para averiguar a situação das mesmas, em relação à estrutura. De acordo com os vídeos e depoimentos públicos na rede social do sindicato e da vereadora Marleide Cunha, nem todas as unidades estudantis estavam aptas para retornar.
Nos vídeos publicados pelo sindicato, apareceriam carteiras em péssimo estado, ventiladores quebrados, paredes rachadas e com infiltração, além de matagal em muitas unidades. Algumas das unidades mostradas nos vídeos são a Creche do conjunto Geraldo Melo, escola Geraldo Leão, na comunidade Hipólito, e outras unidades da rede rural.
“O discurso do Mossoró Cidade Educação con-
OUTRAS PALAVRAS
JOSÉ NICODEMOS
aristida603@hotmail.com
AGRIÃO,
MEL E LIMÃO
Tive necessidade de ir à rua, mandar cortar o cabelo. Era manhã ainda cedo, sol camarada, então desobrigado dessa missão, deixei-me ficar um bom tempo andando, passos lentos, ali pelas ruas do comércio. O pensamento descomprometido, todo o meu ser dentro inteiramente vago. Quanta falta me faz na cidade daqui uma praça para o conforto do corpo e da alma!
O comércio comparado com o que era até há pouco tempo pareceria ter deixado de existir. Olhei o interior das lojas, grandes e pequenas, completamente vazio, se não fosse pela presença preguiçosa dos funcionários, ocupação nenhuma. Sim, fiquei triste, mas triste de não ter jeito, como no poema de Bandeira. Já disse triste de não ter jeito? Triste de não ter jeito.
E não quis ocupar o pensamento com a sensível decadência econômica da cidade, negócios e serviços – para quê, se nada, é lógico, posso fazer que venha a contribuir, o mínimo que seja, para a solução desse problema? Preferi então ocupar o pensamento com outras coisas, essas coisas banais da existência. E foi o que fiz, com algum esforço mental, é claro.
Foi quando um cheiro bom, e saudável, de plantas medicinais de repente me encheu as narinas, dilatando-as, e eu desde logo me decidi a tomar o rumo de onde ele vinha. Era de uma lojinha, dessas de uma porta só, um tanto estreita, diversas pessoas, gente simples do povo, a comprar os remédios contra seus achaques: folhas, raízes, lambedores de fabricação caseira.
JUROS PAPO
A baixa dos juros nos empréstimos consignados, ora decretada pelo governo, vale apenas para os empréstimos novos, o que configura um ato de injustiça. Por que não a generalidade?
Por quê? Mais uma razão popular –nada se faz a sério neste país.
Aí me lembrei de que, faz pouco, passei mal, muito mal, mesmo, dias seguidos, com uma obstrução das vias respiratórias, quase sem poder respirar. Estive por pensar que tinha chegado o fim da minha existência terrena. Mas, afinal, estou aqui, vivinho de corpo e alma, a escrever estas linhas. O doutor mandou-me largar o diabo do cigarro, de imediato. Larguei-o?
Confesso que ainda não. Esse ainda não, porque tenho, sinceramente, a intenção de fazê-lo. Mas ia falando da lojinha de remédios do mato, que é como as pessoas costumam dizer.
E aí me veio de logo à lembrança o remédio que minha mãe, que tinha problemas respiratórios, sempre usava, em suas crises: chá de agrião misturado com mel de abelha. Era na batata.
E como tenho medo de repetir-se aquele meu enorme sofrimento, quase sem poder respirar, o ar escasso e pesado, uma agonia medonha, cuidei logo de adquirir um bom estoque de agrião, com uma garrafinha de mel de jandaíra, sob a garantia de ser o próprio. Legítimo. O Seguro morreu de velho – não é assim que diz a máxima antiga? E estou usando o agrião.
Digo mais: com sensível melhora da respiração, apesar da teimosia do cigarro. Ia esquecendo: acrescento ao chá de agrião com mel, por conta própria, o suco de um limão. Por conta própria? Não disse bem; foi o que recomendou uma senhora, já bem entrada em anos, ao retirar-me da lojinha. Receita dos seus avós. Pois ganhei com meu passeio matinal.
O que está pintando no governo sob Lula não é outra coisa senão a mantença da tradição governamental – o levar o povo no papo, e Lula, reconheço agora, leva jeito e carisma. Tudo à base dos governos sul-americanos. Enganei-me, presidente.
LINGUAGEM
EMBUSTE
Sem dúvida, sente-se logo, por trás do mencionado decreto presidencial, o dedo miserável do sistema bancário. E segue-se o modelo de governo ditado pelas corporações do prestígio mais alto. Somos então vítimas do embuste político.
Custo a crer ou custa-me crer? Bem, ensina a gramática normativa, e ainda hoje, que só esta última construção é que é correta. Não será tanto assim. No português dos nossos dias, pode-se dizer que se contextualizou a primeira construção, à mercê da evolução da língua, determinada, naturalmente, pelas práticas sociais. Não impede então que use esse “custo a crer”, que também admite análise perfeitamente científica. Encontramo-la amiúde nos modernos escritores de grande estilo, e nem por isso podemos acoimá-los de incorreção gramatical. Os de mais alto nome na moderna literatura brasileira, um Josué Montello, por exemplo. De onde se segue que ambas as construções – custo a crer, custa-me crer – são positivamente vernáculas. Isso, no âmbito da linguagem literária. A segunda, é verdade, tem a preferência da linguagem da ciência e documentos oficiais. Uma preferência, e só isso. É preciso então fazer-se uma revisão na gramática normativa. É que a língua evolui. Sabe-se.
tinua a anos-luz de distância da realidade encontrada na maioria das Escolas e UEIs visitadas. Destacamos que não nos traz nenhuma satisfação apresentar a dicotomia entre o discurso do prefeito e a realidade encontrada na maioria das Escolas Municipais visitadas pelo Sindiserpum”, informou o sindicato em suas redes sociais.
O Sindiserpum faz crítica ao projeto Mossoró Cidade Educação, anunciado pelo prefeito, no qual ele informa que prevê investimentos para a educação do município, como a compra de carteiras novas, ar-condicionado para as escolas, material e fardamento escolar, entre outros benefícios. De acordo com a Prefeitura, algumas unidades ainda não receberam todos os materiais, que estão sendo entregues aos poucos pela Secretaria de Educação.
2 MOSSORÓ
DA CAPA
CONT.
TN
A escola da comunidade Hipólito foi citada pelo sindicato, devido à falta de estrutura
DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2023
rede pública estadual
Mossoró tem 1,4 mil alunos matriculados em escolas de tempo integral
>> A s ecretaria de Educação do RN informa que esse número tende a aumentar após o início do ano letivo, marcado para esta segunda-feira (13)
e dinaldo Moreno Da redação
Cálculos da Secretaria de Estado da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) estimam que o ano letivo 2023 na rede pública de ensino do Rio Grande do Norte registre, aproximadamente, 29 mil estudantes matriculados nos ensino fundamental e médio em escolas de tempo integral no território potiguar.
Deste total, cerca de 1,4 mil estão matriculados em unidades sediadas em Mossoró. Segundo a SEEC/RN, este número deve aumentar após o início do ano letivo, momento em que algumas matrículas são confirmadas de pais ou responsáveis que não fizeram no período oficial.
A educação em tempo integral visa manter o aluno por mais um período aprendendo dentro da escola e aproveitando esse tempo.
Ao invés da criança ou adolescente sair da escola e ir para casa, a escola administra esse tempo livre com práticas esportivas, atividades sociais e outras mais.
De acordo com a pasta estadual, para este ano a oferta de Unidades de Ensino Médio e escola de ensino fundamental foi ampliada para 95 Unidades de Ensino Médio em Tempo Integral, com oferta de 22 mil matrículas e as de ensino fundamental chegando a 7 mil estudantes. Em 2022, o Estado do Rio Grande do Norte possuía 72 Unidades de Ensino Médio e 20 escolas de ensino fundamental, ambas em Tempo Integral.
No ano passado, a 12 ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) possuía cinco unidades de Ensino Médio em Tempo Integral, sendo quatro escolas no município de Mossoró. Para o ano de 2023 a oferta foi ampliada para seis unidades de Ensino Médio em Tempo Integral na 12ª DIREC. No Ensino Fundamental, a oferta é de três escolas com tempo integral na rede estadual.
As escolas da rede estadual de ensino em Mossoró que possuem Tempo Inte -
Mossoró contará em 2023 com 7 escolas em tempo integral
gral são: EETI Des. Silvério
Soares, EETI Francisco Antônio De Medeiros, Escola
Estadual Aída Ramalho
Cortez Pereira, CEEP Professor Francisco De Assis
Pedrosa, Escola Estadual Gov. Dix-Sept Rosado, Escola Estadual Ambulatório Cardeal Câmara. A partir do ano de 2023, a Escola
Estadual Coronel Solon passará a ofertar o Ensino Médio em Tempo Integral.
A Secretaria de Educação detalha que Mossoró possui três escolas com oferta do Ensino Fundamental em Tempo Integral e quatro escolas com oferta do Ensino Médio em Tempo Integral.
A educação em tempo integral trabalha o desenvolvimento do aluno em período integral dentro da escola pública. Ela diz respeito ao tempo em que o
indivíduo fica presente dentro da instituição, independente de terem matérias além das regulares para o currículo.
A maioria das instituições que adota esse modelo costuma implementar a extensão do tempo em turno e contraturno escolar. Durante metade de um dia letivo, os alunos estudam as disciplinas que compõem o currículo básico. É o caso
Rio Grande do Norte terá
150 escolas em tempo integral em 2023
A meta do Governo do Estado Rio Grande do Norte é implantar a educação em tempo integral em metade das escolas estaduais até 2025, mas o número dessas escolas pula de 92
para 150 a partir de 13 de fevereiro, data do início do ano letivo de 2023.
Conforme planejamento de expansão da Secretaria de Estado da Cultura, do Esporte e do Lazer (SE-
EC), estão previstas 47 novas unidades de ensino com oferta de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral por ano.
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura,
A educação em tempo integral trabalha o desenvolvimento do aluno em período integral dentro da escola pública
A educação em tempo integral é a educação que prevê a permanência do aluno entre 7h e 9h por dia na escola. Em geral, as escolas em tempo integral oferecem cursos complementares como música, ginástica, robótica, entre outros, para os estudantes que são matriculados com uma carga horária mais extensa. Isso não significa, porém, que tal escola ofereça o modelo de uma educação integral para os alunos.
educaÇÃo eM
teMpo inteGral Durante o seminário "Formação Inicial para as Unidades Escolares em Tempo Integral", realizado nesta semana, a secretária estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, professora Socorro Batista, informou que uma das ideias é criar incentivo financeiro para a cultura e o esporte dentro das escolas em tempo integral, depois de ouvir sugestão de um aluno no interior do Rio Grande do Norte:
do português, da matemática e da biologia.
Já o outro período tem aulas ligadas ao desenvolvimento de outras competências e habilidades que podem ser alinhadas junto com a educação integral, trabalhando disciplinas que desenvolvam os alunos amplamente como cidadãos ou ter temas regulares como aulas extras de disciplinas regulares.
do Esporte e do Lazer disponibilizou 287.183 vagas para o próximo ano letivo, que será iniciado no dia 13 de fevereiro.
O prazo oficial para as matrículas de novos estudantes ficou aberto até o último dia 5 de fevereiro.
A SEEC lembra que caso algum estudante deixou de se matricular durante o período oficial, basta procurar a unidade de ensino mais próxima.
“Nós temos um potencial instalado, que precisamos desenvolver. Não dá para pensar em educação em tempo integral se não proporcionar essas questões, que vão fortalecer o ensino”.
A titular da SEEC disse que está “convencida de que só vamos mudar o nível de aprendizagem dos alunos se houver uma colaboração entre estado e municípios, e o estado liderar um grande movimento pela recomposição da aprendizagem dos alunos.”
Após efetuar a solicitação de matrícula, o pai ou responsável deverá comparecer à escola em até três dias úteis para entregar os documentos necessários, sendo eles: três fotos 3x4 atuais, cópia do Registro Civil, cópia do RG e do CPF, cópia do comprovante de residência e o histórico escolar ou declaração da escola anterior.
DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023 Mossoró 3
Wilson Moreno - Secom/PMM
ODia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Assembleia das Nações Unidas em 2015, é comemorado em 11 de fevereiro em diversos lugares do mundo com o objetivo de dar visibilidade ao papel e às contribuições das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das instituições que luta pela valorização da atuação feminina em todos os espaços e, de modo especial, na ciência.
A Instituição tem, atualmente, 190 pesquisadoras e 291 alunas envolvidas em projetos de pesquisa de iniciação científica em diversas áreas do conhecimento.
Além disso, 9 programas de pós-graduação são coordenados por professoras.
O cenário atual é de equidade entre homens e mulheres no que concerne às oportunidades para realização de pesquisa.
“Essa afirmação se confirma pelo percentual de aproximadamente 50% dos projetos de iniciação científica que são coordenados por mulheres. Não posso deixar de destacar as pesquisadoras que estão envolvidas em programas de pósgraduação, atuando em pesquisas nas mais diversas áreas e contribuindo para produção científica da Instituição”, destacou a professora Cynthia Cavalcanti, do Departamento de Biologia, coordenadora do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM).
A presença das mulheres na ciência vem de longa data, mas ainda não há o reconhecimento e a valorização devidos.
Para a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação (Propeg), a sociedade, historicamente, promoveu uma diminuição da relevância das contribuições femininas no campo científico.
“Nas áreas que envolvem as disciplinas de ciências, em especial as exatas, observa-se uma predominância masculina por se acreditar que eram espaços de atuação impróprios para as mulheres. Essa cultura dificultou a quebra desse paradigma”, avalia.
Entretanto, continua a docente, apesar da discrepância de valorização e do tempo de inserção das mulheres nos ambientes acadêmicos, observa-se que o combate a esse patriarcado tem sido uma bandeira de luta na busca da redução dessa desigualdade para, assim, garantir o seu devido reconhecimento.
O interesse pela área da pesquisa foi despertado em Alice Belarmino, aluna do
uern
Pesquisadoras celebram o dia internacional de Mulheres e Meninas na Ciência
>> A Instituição tem, atualmente, 190 pesquisadoras e 291 alunas envolvidas em projetos de pesquisa de iniciação científica em diversas áreas do conhecimento
existem entre os gêneros que ocupam a mesma função. Acredito que isso se deva a um contexto histórico de um país ainda muito conservador e patriarcal”.
Sobre a data celebrada ontem, 11, a docente ressalta que dias comemorativos desse tipo são importantes “pois enaltecem as ações de mulheres que nos antecederam e que marcaram o cenário da ciência e tecnologia e estimulam outras mulheres a enveredar no meio acadêmico-científico”.
No mesmo sentido, Alice Belarmino comenta que a data tem grande valor histórico, “pois se trata de uma luta por direitos iguais, uma causa que hoje tem uma força ainda maior. E essas lutas trazem grandes histórias de vidas de mulheres com potenciais incríveis em qualquer área da ciência e na vida acadêmica. Cabe citar, nesse sentido, Maria da Conceição Vicente de Carvalho, geógrafa nacionalmente renomada, que, desde a institucionalização da Geografia na década de 1930, serve de exemplo de luta, história e pesquisa”.
reConHeCiMenTo Reflexo da equidade de gênero no desenvolvimento da ciência na Uern, a premiação dos melhores trabalhos da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) de 2022, que vai acontecer no próximo dia 15, mostra que há um equilíbrio em número de apresentadores(as) e de professores(as) coordenadores.
5 º período de Geografia (Licenciatura), do Campus Mossoró, logo que ela ingressou na Uern.
“É naturalmente uma área que me desperta bastante interesse. Como professora, terei que ficar sempre me atualizando. A oportunidade surgiu a partir de informações e convite de professores do curso”, explicou.
Primeiramente, ela participou como voluntária do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e agora é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
No Pibid, que tem como foco o desenvolvimento em sala de aula, Alice participa de uma pesquisa em conjunto entre alunos e professores para desenvolver a atuação na área da Geografia. “O projeto tem como foco trabalhar a linguagem da disciplina em sala de aula e elaborar formas atuais
de expor a matéria”, complementa.
A estudante lamenta as dificuldades que existem, no Brasil, para o desenvolvimento da ciência.
“No caso de nós, como mulheres, cientistas e pesquisadoras, ainda tem o agravante da cultura, infelizmente, ainda machista formada na vida e na sociedade. As mulheres não têm ainda o reconhecimento devido. E isso não ocorre por falta de capacidade;
apenas pela cultura arraigada em nossas vidas”, completa.
Para reforçar o contexto, a professora Cynthia Cavalcanti exemplifica que existem mais mulheres que homens em cursos de graduação e conquistando títulos de doutorado, no entanto, “ainda é pequeno o número de mulheres ocupando cargos de gestão, gerências, presidências, dentre outros, sem falar nas diferenças salariais que ainda
Subirão ao palco do Teatro Lauro Monte Filho, na quarta-feira, a partir das 8h30, para receber os troféus de 1 º , 2 º e 3 º lugares, 18 alunas e 17 alunos. Os trabalhos deles(as) foram coordenados por 10 professoras e 9 professores.
Serão apresentados ao públ ico os melhores trabalhos do Pibic, do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-Em) nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.
DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023 4 Mossoró
Professora Cynthia Cavalcanti coordena programa de pós-graduação em Biologia
Pró-reitora Ellany Gurgel avalia cenário de desvalorização feminina na ciência
Fotos: Uern
Alice Belarmino ressalta valor histórico da data comemorada ontem, 11
Mandados de prisão
no rn, são quase 8.700 pessoas privadas de liberdade, conforme ferramenta do CnJ
ORio Grande do Norte tem atualmente quase 8.700 pessoas privadas de liberdade. Mas, esse número poderia ser ainda maior. É que mais de 6 mil mandados de prisão estão pendentes de cumprimento no estado. Esse cenário é motivo de preocupação para o Judiciário potiguar
que cobrou nesta semana um maior cumprimento desses mandados de prisão; e a Segurança Pública Estadual prometeu dar celeridade no processo.
Segundo mais recentes dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que reúne
estatísticas sobre ordens de prisão/internação expedidas em todo o território nacional, o RN computava até esta sexta-feira (10), 6.096 mandados de prisão pendentes de cumprimento.
A ferramenta do CNJ mostra que desse total de procedimentos, 5.466 figuravam como ‘procura -
Judiciário potiguar cobra maior cumprimento de mandados de prisão; Segurança Pública Estadual promete dar celeridade no processo
Nesta semana, o Judiciário potiguar cobrou um maior cumprimento desses mandados de prisão e a Segurança Pública Estadual prometeu dar mais celeridade no processo. O assunto foi tema de uma reunião realizada na última terçafeira (7), entre representantes da Corregedoria Geral de Justiça do RN e a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SESED).
Logo após o encontro, o Tribunal de Justiça do RN (TJRN) divulgou material sobre o ocorrido e informou que na ocasião o corregedor geral de Justiça do Estado, desembargador Gilson Barbosa, junto aos juízes auxiliares - os magis-
trados Francisco Seráphico da Nóbrega e Paulo Maiarealizaram uma visita de cortesia ao titular da Sesed, coronel Araújo, na qual foi tratado o alinhamento de metas entre as duas instituições para o cumprimento dos mandados de prisão em aberto.
O TJRN disse que a preocupação era garantir o cumprimento de diligências por parte das autoridades policiais, assim como auxiliar os juízes no exercício das respectivas jurisdições. “Pretendemos que ocorra uma maior fiscalização para o cumprimento de mandados, já que parte deles não vem sendo cumpridos”, alertou o corregedor, ao destacar que se trata de
“uma realidade já de muitos anos”. Gilson Barbosa chamou atenção para o fato de que o CNJ realizará novas inspeções sobre o tema em vários estados em abril deste ano.
“A meta é realizar um saneamento interno, antes de fazer cobranças aos juízes. Por isso, estamos buscando esse apoio institucional e um alinhamento com o Executivo para que os mandados sejam cumpridos pelos policiais, conforme a resolução do Conselho”, reforçou o juiz auxiliar da corregedoria, Paulo Maia, ao mesmo tempo em que o juiz Seráphico da Nóbrega acrescentou que o diálogo também auxilia na meta de observar quantos
dos’ e 630 como ‘foragidos’. O número de mandados de prisão pendentes de cumprimento em todo o país era até então de 343.620, sendo 317.653 como ‘procurados’ e 25.967 ‘foragidos’. São Paulo figura no levantamento com 54.866 mandados de prisão pendentes de cumprimento, lide -
rando, assim, o ranking do BNMP.
Estados do Nordeste como Ceará e Paraíba aparecem, respectivamente, com 14.596 e 9.848 procedimentos. Roraima é listado com o menor número de mandados de prisão pendentes de cumprimento: 1.662. O levantamento do CNJ traz também um
quadro das pessoas custodiadas, nas diversas categorias de prisão, civil ou penal, estejam elas em situação de prisão provisória, definitiva, ou em cumprimento de medida de segurança na modalidade internação.
No RN, são quase 8.700 pessoas privadas de liberdade, conforme o BNMP.
reunião entre Judiciário e segurança sobre mandados de prisão mandados necessitam de regularização.
“A regularização dos mandados trata, por exemplo, de óbitos, absolvições e número de condenações de presos provisórios”, complementou Nóbrega.
Central de Mandados Ainda segundo o TJRN, para o secretário de Segu-
rança Pública do RN, o objetivo de alinhamento já existe, diante da instalação, em breve, de uma Central de Cumprimento de Mandados, que contará com policiais civis, militares, rodoviários e federais, e que funcionará em um núcleo na Polícia Federal que controlará os cumprimentos. “Atualmente, o preso já está sendo encaminhado
de imediato ao sistema prisional”, pontuou coronel Araújo na ocasião, conforme o TJRN, antecipando que todos os procedimentos da Polícia Civil seriam feitos de modo virtual. “Não serão mais em papel”, ressaltou o titular da Sesed, pontuando que a mudança resultaria em maior celeridade no cumprimento dos mandados.
domingo, 12 de fevereiro de 2023 segurança 5 lustração da internet
TJRn
>> rn tem mais de 6 mil procedimentos com pendências de cumprimento, sendo que 5.499 figuram como ‘procurados’ e 640 como ‘foragidos’
Forças de segurança do RN seguem com cumprimentos de mandados de prisão
>> Frequentemente, as forças policiais estaduais divulgam o registro desse tipo de diligência
As forças de segurança pública do Rio Grande do Norte garantem que seguem com cumprimentos de mandados de prisão no território potiguar. A reportagem não conseguiu levantar dados sobre a quantidade de procedimentos cumpridos nos últimos anos. Mas, frequentemente, as forças policiais estaduais divulgam o registro desse tipo de diligência.
Somente no decorrer desta semana, foram diversos os casos divulgados pelas forças de segurança pública do RN envolvendo casos dentro dessa modalidade. Na última quartafeira (8), policiais civis da 21 ª Delegacia de Polícia (DP de São Gonçalo do Amarante) deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra Adriano Souza da Silva, de 38 anos de idade.
Ele foi detido no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, por possuir condenações por delitos de furtos, tanto no RN quanto em outros estados do país. Já nesta quinta (9), policiais civis da Divisão de Polícia Civil do Oeste do Estado (DIVIPOE), em ação conjunta à 3 ª Equipe de Plantão da Polícia Civil e ao Núcleo de Operações Táticas (NOT) da Polícia Militar, deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva
Na
contra Pedro Marques Soares de Souza. A polícia disse que ele, que é investigado pela suspeita da prática do crime de roubo, estava sendo monitorado pela equipe e foi capturado no bairro Santo Antônio, em Mossoró. E também nesta
quinta-feira, policiais civis da 22 ª Delegacia de Polícia (DP de Ceará-Mirim) deram cumprimento a um mandado de prisão definitiva, decorrente de sentença condenatória, contra Djalmir Varela da Silva Borges, 44 anos. Condenado pela prática
do crime de estupro de vulnerável em Pureza, ele foi detido em Natal.
Ainda na última quinta, policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) Zona Norte de Natal, com apoio da Polícia Militar do Rio Grande
Somente entre a última quartafeira (8) e a quinta (9) foram cumpridos no estado mandados de prisão contra furto, roubo, estupro e tentativa de feminicídio
meses de investigações.
A polícia informou que o crime aconteceu no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na zona norte de Natal, e que, segundo o laudo do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN), no momento do delito ele teria desferido cerca de 20 golpes de arma branca (faca) contra a companheira. A polícia civil lembra que em todas as situações, após o cumprimento do mandado expedido, o suspeito é conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça.
Ba NC o de Ma N dados
do Norte (PMRN) por meio do Destacamento de Parazinho, deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra Francisco de Assis da Silva, 43 anos. Ele, suspeito por tentativa de feminicídio, foi preso no município de Parazinho, após
O Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) é um sistema que tem a finalidade de facilitar o conhecimento por qualquer pessoa e o cumprimento de diligências por parte das autoridades policiais, assim como auxiliar os magistrados no exercício de suas funções. O objetivo do BNMP é compor um conjunto de instrumentos para fazer a gestão da população carcerária, automatizando a inclusão, emissão e edição de peças processuais, de modo que possibilita também o acompanhamento da progressão da pena.
t.
pág. 5
CoN
da
última quinta (9), suspeito de roubo foi alvo, em Mossoró, de cumprimento de mandado de prisão
DOMINGO, 12 de FeveReiRo de 2023 6 Mossoró
Fotos: Reprodução
estadual do rN
Classificado, Potiguar quer se despedir com vitória na primeira fase
>> Duelo com o Alecrim acontece neste domingo, em Ceará-Mirim
OPotiguar já garantiu vaga no quadrangular, mas mesmo assim o alvirrubro quer vencer o Alecrim neste domingo, 12, no encerramento da primeira fase do Campeonato Estadual. O alvirrubro mossoroense está de olho no critério técnico que, ao final das disputas, ofertará uma vaga ao Pré-Nordestão 2024, caso o time não consiga obter direto a vaga para a competição regional. O duelo começa às 15h, no Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim.
Depois de vencer o Santa Cruz de Natal no meio de semana, ainda no vestiário, os alvirrubros falavam que a classificação antecipada ao quadrangular não iria acomodar o grupo e que o objetivo era seguir pontuando, então chegou o momento de colocar os planos em prática na partida dessa tarde.
A ideia do técnico Ema-
Natal – A Lei da Física diz que os opostos se atraem. ABC e América são, desde sempre, os opostos no futebol potiguar e por isso mesmo se complementam. No clássico deste domingo, 12, em campo estarão dois exemplos de opostos que complementam a história bonita dessa
a lvirrubros encerraram preparação em treino leve neste sábado, no Nogueirão
noel Sacramento é mandar a campo o que ele tem de melhor no elenco, até
porque o Potiguar não tem outra competição a disputar em paralelo com o Es-
tadual, mas também o treinador não descarta poupar o meia-atacante
Marcelo Diaz
está pendurado com dois cartões amarelos e há temor de ele tomar o 3 º amarelo, ficando de fora do jogo de estreia do quadrangular por suspensão automática. Nos treinos que antecederam à partida, o técnico alvirrubro usou duas formações: uma com Wilson, e a outra sem ele.
Mas o desfalque certo mesmo é o meia-atacante Márcio Mossoró, que irá cumprir suspensão automática.
A provável formação será Oliveira, Ronaldo, Anderson Júnior, Matheus Recife e Pedrinho; Azevedo, Giovanni e Romeu; Wilson (Geovani Silva/Matheus Jerfesson), Robert Fischer e Wellington Sabão.
aleCriM
O Alecrim ainda persegue a primeira vitória na competição. Em 7 rodadas, o alviverde natalense empatou dois jogos e perdeu cinco, somando apenas dois pontos.
Devido à crise de resultados, a equipe fará dois jogos extras para decidir a permanência na elite do futebol estadual, contra o pior colocado do outro grupo, a se saber ao fim da rodada desse domingo.
Wilson, um dos principais jogadores do time. Isso porque Wilson
rivalidade. No América, Wallace Pernambucano“Tanque”, 1,84m - 82 Kg de força e liderança. No ABC, Matheus Anjos – 1,80 – 72 kg de talento e agilidade. Os dois se enfrentam às 16h, na Arena das Dunas. O Clássico-Rei, com as duas equipes já classificadas para a próxima fase do
Campeonato Potiguar, poderia ser considerado “amistoso”. No entanto, quando se trata de América x ABC dificilmente o jogo pode ser classificado dessa forma. Por isso, durante a semana, os dois treinadores, Leandro Sena, pelo Alvirrubro, e Fernando Marchiori, pelo Alvinegro,
adotaram estratégias para proteger o elenco. A utilizada no ABC foi mais “agressiva” e todos os titulares, entre eles Matheus Anjos, não foram a campo contra o Força e Luz. No América, a tática foi fazer um jogo “morno” contra o Potyguar, em Currais Novos, e substituir na hora certa.
Escolha correta, ou não, ambos venceram e chegam empolgados para o jogo de hoje. A torcida americana
promete lotar a Arena das Dunas para empurrar seu time e o “Tanque”. De longe, afinal o jogo é de torcida única, os abecedistas acreditam que podem mandar os “bons fluídos” para seu time e Matheus Anjos.
WP9, ou “Tanque”, entra em campo como atual artilheiro do Campeonato. Ele já marcou seis gols na competição e, com a camisa americana, atingiu a marca de 61 tentos anotados. O pernambucano da cidade
Essas partidas que irão definir o rebaixamento ocorrerão logo após a conclusão da 1ª fase do Campeonato Estadual.
de Escada é um veterano de 36 anos, acostumado a grandes jogos e que já entrou para a galeria de ídolos do América.
Matheus Anjos, por outro lado, é uma estrela em ascensão. Ainda não tem o status de ídolo, mas parece estar pavimentando o caminho para isso. Talentoso e carismático, o jogador nascido em Campinas/ SP, tem apenas 24 anos.
Por Tribuna do Norte
Rio – Fluminense e Vasco se enfrentam neste domingo, 12, às 18h, no estádio do Maracanã, pelo Campeonato Carioca. O Tricolor defende uma invencibilidade de quase quatro anos contra a equipe cruzmaltina. O último encontro entre os clubes foi no Cariocão do ano passado, no Estádio Nilton Santos, com triunfo por 2 a 0 do Flu. Os gols foram marcados por Germán Cano e Nonato.
A última vez que o time de Laranjeiras saiu derrotado para o Vasco foi em julho de 2019, pelo Campeonato Brasileiro. Na oca -
sião, o Flu saiu na frente em São Januário com gol de Pedro, hoje no Flamengo, mas perdeu de virada por 2 a 1, com gols de Leandro Castan e Bruno César.
Na temporada atual, apesar da grande forma do atacante Cano, o Vasco supera o Tricolor das Laranjeiras no quesito bola na rede. Mesmo com um jogo atrasado ainda para cumprir, o clássico contra o Botafogo, que foi adiado, foram 11 tentos em seis partidas, média de 1,83 por confronto, enquanto o Fluminense fez oito gols em sete confrontos, o que indica uma média de 1,14.
Defensivamente os números são mais próximos. Ambos sofreram três gols até agora. Porém, com um jogo completado a mais, a média de tento sofrido por encontro do Fluminense é de 0,43 contra 0,5 do Vasco.
O Fluminense, depois de duas derrotas seguidas, alcançou a reabilitação na jornada anterior ao superar o Audax, por 3 a 0. Dessa maneira, atingiu 13 pontos (quatro vitórias, um empate e duas derrotas). O suficiente para ocupar a terceira posição na tabela de classificação da Taça Guanabara. A pontuação é a mesma de Botafogo (se-
gundo colocado) e Volta Redonda (quarto). As posições são definidas a partir do uso dos critérios de desempate. Estão um ponto abaixo do Flamengo, líder, e um acima do Bangu, quinto colocado e primeiro time fora da zona de classificação para as semifinais.
O Vasco fez apenas na noite de terça-feira, 7 de fevereiro, sua partida pela sétima rodada da Taça Guanabara. Em partida com mando de campo do Nova Iguaçu, contudo, realizada no estádio Mané Garrincha, em Brasília, venceu por 2 a 0. Avançou, dessa forma, para 11 pontos (três vitórias, dois empates e uma derrota). Está na sexta colocação da competição, todavia, fez um jogo a menos.
Corinthians e Flamengo decidem a Supercopa do Brasil Feminina neste domingo, 12, em busca do primeiro título da temporada. Às 10h15, na Neo Química Arena, as equipes de maior torcida do futebol brasileiro duelam na final da segunda edição do torneio.
As duas equipes finalistas chegam à decisão depois de disputarem jogos com roteiros parecidos na fase anterior. O Corinthians abriu 2 a 0 contra o Internacional e viu o time colorado descontar no final da partida. Já o Flamengo, construiu uma vantagem de 3 a 1 sobre o Real Brasília e também viu
as adversárias diminuírem a vantagem para um gol de diferença.
Nas quartas de final, entretanto, as finalistas disputaram duelos bem diferentes. Com muita facilidade, o Flamengo aplicou uma goleada de 10 a 0 sobre o Ceará. O Corinthians, por sua vez, sofreu para vencer o Atlético-MG por 1 a 0.
O Corinthians é o atual (e único) campeão da Supercopa Feminina. Enquanto o torneio masculino de mesmo nome é disputado em apenas uma partida, o feminino reúne oito equipes em busca de valorizar o calendário com uma competição importante logo no início da temporada.
DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023 esporte 7
Mesmo classificados, rivais de Natal devem fazer clássico quente
fluminense enfrenta vasco e tenta manter escrita
No feminino, Corinthians e flamengo decidem a supercopa
fábio olivEira
fabiowillard@hotmail.com
fabio willard de oliveira
não há mais espaços para esse absurdo
No jogo Potiguar x Santa Cruz, no meio de semana que passou, um fato chamou a atenção. O estourar de fogos ruidosos, no lado externo do Nogueirão, para marcar a entrada do time mossoroense em campo. Passaria despercebido ou até empolgaria, não estivéssemos em outra época. Por mais que pareça contraditório, o fato gerou um silêncio em boa parte da torcida. É que esses elementos, que sempre perturbaram, mas em nome de uma tradição idiota, estão oficialmente proibidos em Mossoró, por força de lei municipal. Em síntese, é crime previsto em lei. Quero crer, na minha imensa boa vontade, que a ação foi
imaGEm QUE marca
provocada por alguém desprovido de conhecimento (e sem bom senso), o que não serve de desculpa, nem o torna menos culpado. O que é fato é que atitudes precisam ser tomadas a respeito. O visual dos fogos luminosos, é lindo, embeleza qualquer comemoração. Sou totalmente a favor. No entanto, o estampido dos artefatos ruidosos incomoda a todos, tanto que quem solta tapa os ouvidos, de outra forma os abriria e os encostaria nas bombinhas, traques e rojões, ao acender o pavio. Deve haver consciência, mas também punição aos infratores. Menos que isso, é se tornar cúmplice do crime.
''O mundo é assim. Ele muda numa rapidez muita rápida”
DEnunciE
Ainda sobre o tema do comentário inicial, existe uma fiscalização de órgãos públicos, mas há a necessidade de colaboração da sociedade, não só não soltando fogos ruidosos, mas denunciando os infratores.
DEnunciE ii
Só existem pessoas praticando o ato infrator de soltar fogos ruidosos, porque há quem venda e quem fabrique esses artefatos. Então, para todos eles, a denúncia é o melhor caminho que a sociedade pode tomar.
DEnunciE iii
O número para denúncias é o 153. O funcionamento é 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. Também há um whatsapp apto para receber denúncias: 84 9 8631-7000.
funcional
A partir desta segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Esporte passa a oferecer treinamento gratuito de funcional no Ginásio Pedro Ciarlini. Será as segunda, quartas (das 16h às 17h) e sextas (17h às 18h).
DE olho
Michel, do Santa Cruz, é um bom nome para o Potiguar na Série D. Mostrou um potencial interessante que o habilita a vôos maiores. O problema que teria despertado interesse de ABC e América. Sendo fato, não tem como competir.
EncaminhaDo
A semAnA na hisTória
Nesta terçafeira, 14, o atacante uruguaio Edinson cavani completa 36 anos de idade. O jogador do Valência, da Espanha, esteve na mira de clubes brasileiros, inclusive o Santos.
Reprodução
TorcEDor
FUtEbol ClUbE
DaviD almEiDa Bairro Abolição II
Torcedor do São Paulo Frase
O Potiguar joga hoje contra o Alecrim, em Ceará Mirim, para ratificar sua vaga nas semifinais. Enfrenta um time virtualmente rebaixado, então não há desculpas para se engasgar.
EncaminhaDo ii
Para que o Globo roube a vaga do Potiguar, precisa tirar um saldo negativo de sete gols diante do Santa Cruz, que também luta por classificação. Além disso, o Potiguar perder para o Alecrim. Não apostaria nessa combinação.
Transmissão
Eu narro Alecrim x Potiguar, a partir das 14 horas, para o Portal F9, no YouTube. Os comentários são de Fabiano Morais e as reportagens de Letícia Oliveira. A cobertura tem parceria com a Uern TV e a Telecab.
DOMINGO, 12 DE fEvErEiro DE 2023 8 esporte
JoEl sanTana, – após uma derrota do Vasco, durante uma de suas passagens pelo clube.
Reprodução
b araúnas de 1979: Edmundo, Floriano, Nilton, Nivaldo, Assis e Tito. Neguinho, Vildomar, Niel, Tido e Saneguinha.
Se joga nos acessórios
Brilho, metalizados e cores são tendência também para peças escolhidas para compor os looks nos dias de folia
Carnaval está chegando, e nesse período sempre surgem muitas propostas de looks para curtir a folia. As cores do verão ganham ainda mais força e o neon, geralmente, é presença garantida. E para compor o look, os acessórios são bastante procurados. Pensando nisso, a empreendedora Elisangela Cristina Alves Fonseca Costa, mais conhecida como Madame Dandinha, lançou uma coleção exclusiva voltada para o carnaval, trazendo as principais tendências do momento. “Pois é, carnaval chegando, foliões no Brasil a fora já começaram a arrasar em looks com muito brilho, metalizados e Paetês. Sendo assim, colares coloridos, brincos também coloridos, os maxi colares, quanto mais divertido melhor”, reforça
a artesã, designer de bijuterias. Madame Dandinha, como é chamada por todos, afirma que a moda Primavera/Verão 2023 apontou de forma muito clara as tendências. “As coleções apresentadas pelos designers de moda vieram com a predominância de tons quentes e bastante fortes. Neon também vem muito em alta. Cores intensas e vibrantes. Amarelo, laranja, vermelho, rosa, azul e verde aparecem em tons fortes como tendência no verão 2023”.
Ao ser questionada se nesse carnaval a tendência apontava para o uso de peças chaves como colares maiores, correntes e ou pulseiras, a artesã aproveitou para esclarecer que ao falar de acessórios para compor o look de carnaval é preciso lembrar que eles são diferentes de ade-
reço carnavalesco. Ela explica a diferença entre as peças.
“O adereço de carnaval é na maioria das vezes objetos usados para enfeite ou adornos. Eles podem ser até anéis, brincos, colares, cintos e chapéus, mas com intuito de criatividade e decoração. Já os acessórios que você citou como Maxi colar, correntaria e pulseira são itens responsáveis para deixar o look mais completo e com personalidade”.
Segundo a empreendedora, a tendência para 2023 são colares de pedras. As pulseiras e brincos verdes, laranjas ou nude também estão em alta.
“Evidente, se quiser causar mais um pouquinho pode usar um maxi colar. Há também mulheres que apesar do carnaval, são mais reservadas e o segmento da correntaria tem op-
ções para todos os gostos”, explica. Nesse período, as pessoas tendem a dizer que tudo é permitido, inclusive no que diz respeito ao look. Dandinha, que é uma mulher cheia de estilo e que acaba sempre orientando suas clientes, ressalta que inúmeras tendências estão em alta e prometem contagiar os looks dos foliões. “Na minha opinião, o glitter continua em alta nas maquiagens, mas divide espaço com a febre do Neon. Nas roupas, os paetês reinam absolutos, com muito brilho e cores, somados com os tecidos metalizados.
E a procura por peças para arrasar, seja no bloquinho ou nos shows dos grandes carnavais, já começou. A empresária diz que o que tem mais saído são
os mix de colares e pulseiras, as chokers, body chain, maxi brincos e colares. E para as foliãs, quanto mais colorido melhor.
E tem opções para todo o público, desde as mais novas até as mais maduras que não quererem ficar de fora.
“A proposta é todo mundo entrar no clima e se divertir usando a peça que mais combina e a deixe confortável”, destaca.
E para a Madame Dandinha, o mundo dos acessórios é vasto, já que além de peças prontas a cliente ainda tem a opção de personalizar o pedido de acordo com seu gosto pessoal. Misturar peças, trocar itens, ver o que mais agrada e pedir sua peça única. “Essa é uma característica do meu trabalho, sempre foi”.
CIANO MAGNTA AMARELO PRETO DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2023 @defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
mulher
Empreendedora, conhecida como Madame Dandinha, dá dicas do que está em alta nessa temporada
Divulgação
CONTEXTO
Sérgio Chaves
IPTU
Na última gestão da prefeita Rosalba Ciarlini, por força de um TAC firmado por gestões anteriores e não cumprido, o aumento do IPTU foi inevitável. Algo em torno de 50% se não me falha a memória. Boa parte da imprensa, contrária à gestão, fez um barulho grande. Esse ano, o aumento do IPTU foi absurdo, já ouvi relatos em redes sociais de pessoas falando em até 500% de aumento com relação aos valores cobrados em um passado recente. Mas a grande parte dos colegas não teceu nenhum comentário sobre o assunto. Talvez, a planilha explique. Arre!
BARBER
Glicinara Pinto recebeu convidados na sexta (10), quando inaugurou a Dom Corleone Barbearia, em espaço lindo em frente ao Maxx Atacado, na João da Escóssia. A Dom Corleone teve projeto assinado por Narjara Souza e paisagismo do Quintal de Casa, de Antônio Nóbrega. Trarei detalhes. Desejo sucesso!
O ANIVERSÁRIO DE EGILSON FERNANDES
Egilson Fernandes, Turismólogo e colunista da Revista Presença, reuniu amigos queridos na terça (9), no Fusion Sushi do Avenida 297, para comemorar idade nova em ritmo de Carnaval. Noite ótima de encontros e alegrias. Confira os registros.
O problema não é que as pessoas tenham opiniões, isso é ótimo! O drama é que as pessoas tenham opiniões sem saber do que falam.”
JOSÉ SARAMAGO
FESTA
Hoje é dia de festejar a querida Cláudia Isabela Fernandes Tavares, o jornalista William Robson, o secretário Frank Felisardo, Jorge Moreira Neto, a sra. Francinete Soares Capistrano, Paloma Medeiros Vale e o jornalista Ramon Nobre. Amanhã (13), é dia de vivas para a colunista Eliana Lima, Cristiana Melo Costa Rosado, a sra. Catarina Soares de Araújo, o engenheiro Fred Rego, a sra. Rosa Coutinho Silveira, Peterson Galvão, Fábio Lins Santos de Melo, o publicitário Michael Charles e Espedito Medeiros de Paiva. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
AS FERAS
Com Kadidja e Tuca Viegas. Egilson no abraço de Marilene Paiva.
No programa As Feras desse domingo (12), eu, Saudade Azevedo e Nelsinho Filho vamos bater um papo com Robson dos Reis Amorim, diretor Administrativo/Financeiro da Liga Mossoroense de Combate ao Câncer e saber um pouco mais sobre essa importante instituição e conhecer de que forma podemos ajudar a esse projeto. Depois, vamos conhecer a história da Orquestra Pode Inté For, no quadro “Vitrine” e sua agenda para esse Carnaval. Tem ainda o Sacolão das Feras, sorteio de brindes e aquela seleção musical que faz a diferença. Esperamos por vocês a partir das 19h, na 93 FM/ Nossa TV. Até lá!
CARNAVAL
A querida Glorinha Távora deixou São Francisco/USA e veio para Petropólis/RJ, comemorar o primeiro aniversário da netinha Maya!
Em Natal, a coleguinha Eliana Lima festeja idade nova na segunda (13), e a coluna faz a festa. Tim tim!
Cláudia Isabela no beijo a filha Eduarda Tavares que brindou idade nova no sábado (4), reunindo familiares e amigos no Vitrini Hall. Hoje, Claudinha comemora a vida. Parabéns!
Mara Lidiane em festa pela idade nova do marido, o secretário Frank Felisardo, que amanhece em idade nova nesse domingo (12). Vivas!
Luara Rosado comemora a vida do marido, o gente fina Érico Soares Fernandes, na sexta (17)!
Semana que antecede ao Carnaval e muitos bloquinhos ganham as ruas de Mossoró desde ontem. A cidade não tem folia e os blocos servem como um esquenta para o período. Os mossoroenses devem seguir para Apodi, Alexandria, Upanema e Areia Branca em grande número. A maioria deve seguir para Tibau. A cidade-praia não terá Carnaval oficialmente, já que a Prefeitura resolveu não investir na folia, mas comerciantes e o Trade Turístico prometem muita animação de sexta a terça na famosa Rua do Brisa, sempre com início às 17h. Natal, com excelentes opções para o período, promete ser o destino de muitos.
DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2023 2 OPINIÃO
R. Antônio Vieira de Sá, 440 Tel.: 3317-4545 / 3316.0409
sergiodefato@gmail.com
www.sergiochaves.com |
O aniversariante com Zoraide e Georgiano Azevedo. Egilson recebendo Nilo Amâncio e Marluce Bezerra.
Em Natal, o casal Romeika/ Marcelo Rosado Batista festeja o aniversário dele na terça (14). Parabéns!
Fatinha Moreira em coro de vivas para o marido Álber Nóbrega, com aniversário no sábado (18). Saúde e paz!
Carlos Augusto, Bernardo e Bianca em coro de vivas para a esposa/mãe Viviana Cláudia, aniversariante da quarta (15), e a coluna antecipa a festa!
Maria Clara e a tia Oda Glécia Araújo chegaram ontem em Paris depois de dias na Itália. Odinha brinda a vida na quarta (15). Felicidades!
CONEXÃO SAÚDE
NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR conexaosaude.defato@outlook.com conexaosaude.defato@outlook.com
Doença de Alzheimer: os sinais de alerta e a importância do diagnóstico precoce
Em 2050, 17% da população mundial terá mais de 65 anos. Esse número representa quase o dobro de pessoas da realidade atual.1 Nas próximas décadas, a expectativa de vida também terá ganhos extraordinários – a média atual de 76 anos vai para 88 anos em 2100, segundo a Organização das Nações Unidas. Na prática, isso significa uma mudança no perfil populacional, com aumento dos idosos. Os desafios inerentes ao envelhecimento devem ser mais presentes na sociedade, aumentando a carga de doenças que impactam a vida da população, como a doença de Alzheimer.
Atualmente, são 50 milhões de pessoas com demência no mundo. Estima-se que, em 2050, esse número deve triplicar. E a doença de Alzheimer é a principal causa de demência – a cada 10 pessoas com a condição, sete têm Alzheimer. Como a sociedade está se preparando para as próximas décadas? Qual a diferença entre um envelhecimento saudável de um que conta com um processo demencial? Quais sinais sugerem que é preciso buscar ajuda? Como é a vida de quem convive com doença de Alzheimer? O que está por trás de um diagnóstico tardio e qual a importância de reconhecer os sinais e sintomas de maneira precoce?
Todas essas perguntas foram respondidas no novo episódio do podcast Futuro da Saúde, que contou com as participações de Elaine Mateus, presidente da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz) e co-fundadora do Instituto Não Me Esqueças, e o médico geriatra Marcos Cabrera,
professor de Geriatria na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O episódio tem o patrocínio da empresa de biotecnologia Biogen.
Dentre as várias questões abordadas, eles explicaram algumas das diferenças entre o envelhecimento esperado e quando nos deparamos com um caso de demência. “O que chama a atenção, normalmente, é a memória, mas esse não é o único sinal a ser considerado. A demência pode alterar a capacidade de localização, da interpretação, da linguagem. Essa alteração deve vir combinada a uma perda na função, ou seja, a vida fica pior por causa dessas mudanças”, explicou Cabrera.
Para Elaine Mateus, “o diagnóstico é um dos maiores desafios em todos os países”, trazendo as complexidades como o subdiagnóstico, diagnóstico tardio e até diagnósticos errados. No Brasil, segundo ela, de cada 10 pessoas com demência, somente recebem o diagnóstico formal: “O tempo estimado entre a narrativa de sintomas a um profissional de saúde e o diagnóstico leva cerca de um ano e meio”.
No novo episódio do podcast, os especialistas falaram sobre as novas tecnologias que permitirão o diagnóstico mais cedo, a importância da informação para a redução do estigma e o papel de políticas públicas para lidar com a questão do envelhecimento e dos desafios inerentes à mudança do perfil populacional.
Para acompanhar a entrevista completa, ouça a íntegra do episódio do podcast Futuro da Saúde. O programa pode ser ouvido em diversas plataformas como Spotify, Deezer e Google Podcasts
DOMINGO, 12 FEVEREIRO DE 2023 SAÚDE 3
NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR – é graduado em Odontologia pela UFPB, Pós-graduado em Prótese Dental pela USP e Especialista em Implantodontia
Em novo episódio do podcast , especialistas exploram os desafios do diagnóstico da doença de Alzheimer e a importância de políticas públicas para apoiar ações em prol da condição
DE OLHO NA FOLIA!
Está se aproximando o período mais festivo do ano, o Carnaval! E, claro que preparamos um “bloquinho” para as meninas arrasarem na folia! De acordo com a coleção Lilov, pode apostar no brilho, microcomprimento, roupas ajustadas, franjas, babados, recortes e decotes. Acessórios não podem faltar, nem muito menos uma boa maquiagem… se for de dia, óculos é essencial! Sandália rasteira, salto plataforma e anabela, tênis… tudo vale! As ruas de Aracati, no Ceará, um dos destinos turísticos mais disputados do Carnaval, são o cenário ideal para nossa STYLE de véspera de carnaval!
FICHA - TÉCNICA:
Direção de Moda e Styling: Georgiano Azevedo –Fotos: Pedro Sobrinho –Assistente: Marcílio Targino
Beleza: Salão Bellaria
Modelos:
CIANO MAGNTA AMARELO PRETO DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2023 4 MULHER / MODA Georgiano Azevedo georgianoazevedo@gmail.com
Looks Lilov, óculos Caroline Herrera para Oculum, acessórios Monte Bijoux e sandália Arezzo.
O branco é um clássico. Mix de franjas com babados da Lilov com acessórios Monte Bijoux e sandália Arezzo. Óculos Gucci para Oculum.
Brilho está com tudo! Look Lilov. Acessórios Monte Bijoux. Sandália Arezzo.
Recortes estão tudo! Aqui, proposta Lilov com acessórios Monte Bijoux. Óculos Long Champ para Oculum.
A Lilov está com tudo! Acessórios Monte Bijoux e sandália Arezzo.
Preto. Pode, sim! Proposta Lilov com acessórios coloridos Monge Bijoux.
Karenne Paiva e Rizia Fernandes (Tráfego Models) –Looks: Lilov – Acessórios: Monte Bijoux Óculos: Oculum – Calçados: Arezzo –Agradecimentos: Barraca Chega Mais Beach, Canoa Quebrada/CE.
edito R ial [ ín DI c E Desafios da adaptação escolar
Quem tem filho na educação infantil, principalmente, se for o primeiro ano da criança na escola, vivencia momentos de tensão do início do ano letivo. O choro para não ficar na escola é normal. Mas, como lidar como esse processo de adaptação escolar sem torná-lo traumático para os pequenos, e também para os pais. A psicóloga, que atua no Núcleo Interdisciplinar de Ações para Cidadania (NIAC), em Mossoró, foi procurada na tentativa de trazer conforto e até orientações sobre como pode ser conduzida essa fase de adaptação para que ocorra de forma mais leve, não só para as crianças, mas também para os pais que sofrem ao deixar seus filhos chorando na escola.
Boa leitura, Nara Andrade.
Psicóloga Magna Fernandes fala do período de adaptação das crianças pequenas no início do ano letivo, um desafio ainda maior para os pequenos que estão iniciando a vida escolar. Página 4
Janalucia Lira, profissional qualificada na prática que une recursos artísticos e terapêuticos destaca benefícios para quem adere à atividade. Página 11
a Balada do impostor
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Editora – Nara Andrade
• Diagramação – Rick Waekmann
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• Revisão – Gilcileno Amorim
• Foto – Marcos Garcia
Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN)
Fones: (0xx84) 3323-8900/8909
Site: www.defato.com/domingo
E-mail: redacao@defato.com
DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.
2 Entrevista Arteterapia colunas José Nicodemos DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023
Página 3 Página 14
3 DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023 o P i N i Ão [ c RÔ n I c A
m Agn A FERNANDES
e N t R e V i Sta 4 DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023
Oriento que o responsável por esse momento tenha disponibilidade nos primeiros dias de aula. Sair de repente pode gerar angústia, sentimento de abandono e outros’
PoR nARA AnDRADE naraandrade@gmail.com
Início do ano letivo, para quem tem filho na educação infantil, principalmente, se for o primeiro ano da criança na escola, geralmente, é marcado pelo choro. Para muitas crianças o afastamento dos pais, no período que ficará na escola, é difícil de ser compreendido. Sobre esse tema, DOMINGO traz uma entrevista com a psicóloga Magna Eugênia Fernandes do Rego, que
atua no Núcleo Interdisciplinar de Ações para Cidadania (NIAC), em Mossoró. Ela foi procurada na tentativa de trazer conforto e até orientações sobre como pode ser conduzida essa fase de adaptação para que ocorra de forma mais leve, não só para as crianças, mas também para os pais que sofrem ao deixar seus filhos chorando na escola.
Ano letivo começou na maioria das escolas. Para muitos pais, principalmente, de crianças que estão iniciando a vida escolar, esse é um momento de grande aflição, devido ao choro do filho na hora de ficar na escola. Como lidar com esse momento e ajudar para que esse processo não seja traumático para a criança?
Toda mudança exige um processo de adaptação para aquela pessoa que tá passando pela experiência, se para nós, adultos, é difícil atravessar períodos de mudança, para as crianças que estão em pleno desenvolvimento é ainda mais difícil. Por tal motivo, eles reagem de forma emotiva, além de estarem iniciando um novo ciclo social, mudança na rotina, afastamento de suas pessoas de referência, no caso a família, para adicionar outra referência que é a escola. Adicionado a isso, parte do individual para o coletivo e essa mudança pede cautela e algumas estratégias. Algumas atitudes podem anteceder a ida à escola, por exemplo, ao passar por escolas exclamar: “que bonito as crianças indo pra escola, um dia será você”; se tiver alguma criança da família ou vizinho que já frequente, apresentar... Promover brincadeiras de escolinha, levar a criança pra conhecer a escolinha, até mesmo participar da escolha. Algumas escolas permitem que a criança participe como
e N t R e V i Sta 5 DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023
ouvinte antes do ano letivo começar realmente. São atitudes que preparam o terreno e não pegam a criança de surpresa. Diálogo sobre como é, contação de histórias, também são ferramentas importantes. Essa preparação auxilia para evitar o choro; se ainda assim ele ocorrer, é natural e os pais podem acolher, conversar e ir deixando gradativamente. É importante não mentir, caso diga que vai esperar lá fora, permaneça, pois gera insegurança. É importante também chegar com um pouco de antecedência pra buscar, evitando que a criança fique esperando e desenvolva sensação de abandono.
Muitas escolas fazem um período de adaptação escolar. Qual a importância desse momento? Como funciona esse processo?
Algumas escolas fazem e cada uma desenvolve a seu modo, não há referências ou normativas. Em algumas, a criança participa das aulas um período como ouvinte, antes de começar as aulas, outras promovem colônia de férias, outras ainda vão iniciando de forma gradativa as aulas. Considero de muita importância, visto que ocorre um processo de aprendizagem quando nos deparamos com alguma mudança e uma das características da aprendizagem é que ela é gradativa.
Alguns pais ao verem a criança chorando acabam querendo levar de volta para casa. Essa é uma opção a ser considerada ou não?
Cada caso é um caso e deve ser analisado de forma individual, com muito diálogo e um diálogo verdadeiro, sem falsas promessas ou barganhas. Em geral, levar pra casa deve ser uma atitude evitada, visto que no processo de ansiedade são gerados dois comportamentos para sua posterior regulação: luta ou fuga. Ou você enfrenta a situação e aprende a lidar melhor com ela, ou foge e não passa
pela experiência gerando ainda mais ansiedade e a tendência a sempre fugir. Deste modo, tentar ao máximo evitar o comportamento de levar para casa. Contudo, como citei, em alguns casos, a criança pode estar descompensada emocionalmente e caso o adulto a deixe sozinha pode gerar um trauma e dificultar mais o processo. Cada caso deve ser analisado de forma individual e, se necessário, contar com ajuda profissional.
Ficar horas na escola também é a saída encontrada por muitos pais. Isso ajuda no processo ou atrapalha?
Faz parte desde que seja conduzido gradativamente e a criança seja conscientizada que não será sempre assim. Ou seja, na primeira semana pode ir reduzindo aos poucos o tempo que passa lá e conversar com a criança que, caso ela precise, a professora pode chamá-los.
6 DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023 e N
t R e V i Sta
Em outros casos, para não ver o filho chorando ou mesmo devido à hora de entrar no trabalho, os pais deixam os filhos e saem imediatamente. Isso pode ter um impacto negativo para a criança?
Tudo depende da criança e como ela vai conduzir esse processo, porém, oriento que o responsável por esse momento tenha disponibilidade nos primeiros dias, pois pode ser necessário que ele aguarde um pouco. Sair de repente pode gerar angústia, sentimento de abandono, entre outros.
Alguma insegurança demonstrada pelos pais, pela separação com o filho, pode passar para a criança?
É importante que os pais também se preparem para este momento, pois as crianças são muito perceptíveis às emoções, embora
não as compreenda, assim, a insegurança dos responsáveis pode ser mal interpretada. Evitar comentários como “você vai me abandonar” “eu vou ficar sozinho(a)”. Os comentários devem ser sempre motivacionais e de estímulo.
Muitos pais se sentem culpados por deixar a criança chorando?
Esse sentimento de culpa é bem comum e, às vezes, promove comportamentos disfuncionais em resposta, mesmo que inconscientes. Vale compreender que é um processo e que vai passar.
Quais as dicas para deixar essa fase de adaptação escolar mais leve?
Para lidar com crianças há uma chave que poucos usam que é a comunicação. Crianças precisam de rotina e previsibilidade pra organizar suas emoções. Diante disso,
alguns hábitos devem ser adotados ao longo de sua vida:
-Frases de incentivo;
-Contação de histórias com a temática;
-Utilizar crianças próximas como exemplo;
-Reforçar a importância de ir pra escola;
-Brincar de escolinha;
-Levar a criança pra conhecer a escola e, se possível, a professora
-Dependendo do caso, levar pra escolher o material;
-Caso a criança possua um objeto de transição, como um brinquedo ou naninha, verificar junto à escola se pode;
-Não mentir;
-Ser pontual ao deixar e buscar;
-Palavras de afirmação sobre as pequenas conquistas do jovem estudante;
-Demonstrar alegria pelo momento e dispor de tempo de qualidade para vivenciá-lo junto da criança.
7 DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023 e N t R
V
Sta
e
i
Arteterapia
>> Profissional esclarece dúvidas sobre prática que utiliza recursos artísticos com finalidade terapêutica e é um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente profissional.
8 DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023 P R ática te R a P êutica
Uma prática terapêutica que vem ganhando cada vez mais um número maior de adeptos, inclusive em Mossoró, a Arteterapia propõe a união entre recursos artísticos e terapêuticos. Profissional habilitada para o trabalho nesse segmento, e estudante do oitavo período do curso de Psicologia, Janalucia Dutra Dantas Lira, esclarece dúvidas sobre esse tema.
Segundo a professora voluntária da turma de Arteterapia da Escola de Artes de Mossoró, Janalucia Lira, a prática é baseada nas áreas das artes e da psicologia, e consiste nos usos de recursos artísticos, visuais e expressivos como elemento terapêutico.
“Arteterapia é uma área de atuação profissional que utiliza recursos artísticos com finalidade terapêutica e é um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente profissional. Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde”, destaca.
Janalucia explica que cada arte criada pode ser explorada com foco pessoal no processo criativo, no fazer artístico como terapia. De acordo com a profissional, essa demanda presta assistência ao indivíduo acionando sentimentos e emoções pelo fazer artístico, criando um terreno fértil para o acesso ao seu mundo subjetivo por meio das múltiplas linguagens, e esta lhe oferece e tem a capacidade de transformar a arte em terapia.
“A arteterapia tem a capacidade de envolver amor, calor humano, cuidado, sentimentos de aconchego e um mediador do resgate da autoestima, autoconhecimento, autoconfiança e na solução de conflitos internos e externos do individuo e contribui cada vez mais com o equilíbrio que estar precisando, lidando melhor com sintomas de stress, ansiedade e depressão”, ressalta.
A professora comenta que a cada dia as pessoas têm mais curiosidade em saber e praticar os benefícios que
Trabalhos artísticos produzidos pela turma de Arteterapia expostos em Amostra de Artes
9 DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023
a arteterapia tem a oferecer em relação aos assuntos de relaxamento, bem-estar, ansiedade e depressão, e é esta realidade vivenciada nas turmas que acontecem na Escola de Artes, como enfatiza a professora.
Ela frisa que não se trata de um hobby, mas de uma técnica de recursos com a finalidade terapêutica, em que a pessoa é convidada a explorar aspectos do seu consciente ou inconsciente por meio da expressão artística como pintura, desenhos, modelagem, escultura, recortes, poesia.
A prática é voltada para pessoas de qualquer idade, desde crianças a idosos, e tem como principais benefícios uma melhor compreensão de si mesmo e do outro, buscando uma vida mais saudável para o seu bem-estar.
Janalucia Lira lembra que a arteterapia é feita por pessoas qualificadas, que contribuem com quem busca atender as necessidades por meio da psicologia.
De acordo com a professora, a prática da arteterapia pode ser baseada em diferentes referenciais teóricos como a psicanalise, psicologia analítica e Gestalt terapia, entre outras abordagens no campo da psicologia, que considera fundamental a compreensão do arteterapeuta acerca do ser humano.
“A arteterapia tem como objetivo principal atuar como um catalisador, favorecendo o processo de forma que o individuo entre em contato
com os conteúdos internos, normalmente, barrados por algum motivo, assim expressando sentimentos e atitudes até desconhecidos. E pode ser trabalhada em escolas, clínicas e hospitais, em grupos ou individualmente, com a finalidade de envolver as variantes das áreas da Psicologia envolvendo o conhecimento
educacional e a interação social. De modo que promove e ajuda o autoconhecimento”, complementa.
“A arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida.”
(Carl
Jung,
1920)
P R ática te R a P êutica 10 DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023
Janalucia Lira fala dos benefícios da arteterapia.
cARnAvAL: dicas para manter a energia durante a festa
>> Especialistas orientam boas práticas e cuidados com o corpo para quem vai curtir ensaios, prévias e festas carnavalescas.
11 DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023 d ia S de folia
Depois de dois anos de pandemia, a população vai poder reviver neste mês a alegria do Carnaval. Mas para quem deseja curtir os ensaios, prévias e toda a folia sem perder o pique, nem ter a famosa ressaca, a professora do curso de Enfermagem da Estácio, Rosiane Almeida, salienta que os cuidados devem começar em casa.
“Antes de colocar a fantasia e o glitter, é importante passar um bom filtro solar, de preferência com fator de proteção acima de 30, e se possível, retocá-lo a cada duas horas. Especialmente quem ficará o dia todo na rua, deve investir em barreiras físicas, como bonés, chapéus e óculos escuros. Com a previsão de altas temperaturas nesse período, somadas ao consumo de
bebida alcoólica, que deve ser feito com moderação, a recomendação é aumentar a ingestão de água, por isso sugiro que o folião leve a sua própria garrafinha e reabasteça-a ao longo do dia. O álcool aumenta a pressão arterial e a diurese, e por conseguinte, a desidratação, e sobrecarrega o fígado prejudicando o metabolismo”, explica Rosiane.
A docente do curso de Nutrição, Viviane Lacerda, completa: “Alegria e diversão não combinam com excesso de álcool. Intercale a ingestão de bebida alcoólica com água e sucos naturais, na proporção de um copo para dois. Suco de abacaxi com hortelã, morango, água de coco são excelentes opções para hidratar e repor os sais mineiras”, ilustra.
Segundo a enfermeira Rosiane
Almeida, a alimentação é outro fator de atenção. “Programe-se para não ficar um longo período em jejum, que poderá levar a quadros de hipoglicemia e sintomas como do -
d ia S de folia 12 DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023
Carnaval é sinônimo de dança, pulos e muita caminhada nos blocos; esforço físico provoca aumento de lesões.
res de cabeça e náuseas”, sugere. Diante desse cenário, a nutricionista sugere consumir pelo menos duas grandes refeições, como café da manhã, almoço ou jantar, e fazer pequenos lanches nos intervalos.
“Nestes momentos, dê preferência a pratos leves e sem gordura, como filé de frango grelhado, peixe assado, salada, acompanhado de cereais integrais que darão mais energia e saciedade. Já para os lanches, opte por alimentos que são fáceis de transportar, como frutas in natura ou secas (maçã, pera, banana, uva e goiaba), mix de castanha ou barra de cereal. Evite alimentos gordurosos, ultraprocessados e com muitos condimentos, para não sobrecarregar o organismo”, acrescenta Viviane.
c u IDAD os com LE sõ E s
Carnaval é sinônimo de dança,
pulos e muita caminhada ao som do frevo, samba e axé. Com o esforço físico realizado nesse período, a quantidade de lesões aumenta. Por isso, também é preciso tomar alguns cuidados para prevenir possíveis contusões.
De acordo com Alexandre Castelo Branco, fisioterapeuta e professor de Fisioterapia da Estácio, as lesões mais comuns são nos membros inferiores, os que mais utilizamos durante a folia. “Considerando que nossas pernas sustentam o peso do nosso corpo, é comum ocorrerem lesões em tornozelos e joelhos. Além disso, a coluna, em especial o segmento lombar, também costuma pagar um preço alto”, explica.
O fisioterapeuta orienta que o folião deve optar por calçados confortáveis para evitar danos nas regiões mais suscetíveis. A recomen -
dação é o uso de um tênis, pois acomoda melhor os pés e ajuda a amortecer os impactos nas articulações.
Uma dica importante, segundo o especialista, é alongar bem o corpo antes de cair na folia. “Antes de sair de casa, é indicado realizar exercícios de alongamento da coluna e dos membros inferiores, como coxas, pernas e pés. Isso vai ajudar bastante a minimizar lesões. Reservar 30 minutinhos e realizar esse alongamento, sem dúvidas, protege nosso corpo e evita dores e desconfortos depois de um dia intenso de comemoração”, orienta.
Além disso, o fisioterapeuta reforça a importância de consumir bastante líquido durante as festas porque a hidratação também é essencial para o bom funcionamento de nossos músculos e ossos.
13 DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023 d ia S de
folia
14 DOMINGO, 12 de fevereiro de 2023 a Balada do i m P o Sto R
caipirinha de caju com limão
IngREDIEnTEs moDo DE PREPARo
½ caju
½ limão-taiti
1 colher de sobremesa de açúcar
75 ml de cachaça envelhecida
gelo
As metades não utilizadas das frutas podem ser usadas para decorar a caipirinha
Corte a metade do caju em fatias finas, preservando a casca. Fatie o limão em rodelas. Coloque ambos em um copo para caipirinha e adicione o açúcar. Macere bem todos os ingredientes. Complete o recipiente com gelo até a borda. Adicione cachaça envelhecida. Misture tudo, delicadamente, com uma colher bailarina. Finalize com um palitinho de frutas no topo.
15
12
de 2023
ER
DOMINGO,
de fevereiro
ado Ro com
tv
defato com
>> Bastidores mosaico feminino contundente e recheado de estrelas, sucesso “mulheres Apaixonadas” completa 20 anos
>> inside Com cobertas além do Rio e da Bahia, emissoras de tevê apostam no Carnaval de rua
@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn moSSoRÓ (Rn), Domingo, 12 de fevereiro de 2023
>> principal À frente do “The masked Singer Brasil”, ivete Sangalo renova seus laços com a tevê pÁGina 3
frentes Todas as
SeriaiS
>> por Geraldo Bessa Destaques das séries e conteúdo “on demand”
Tempos da brilhantina
Anovela “Dancin’ Days”, que marcou a década de 1970, chega ao Globoplay. A produção escrita por Gilberto Braga conta a trajetória da protagonista Júlia Matos. Depois de onze anos cumprindo pena, ela conquista liberdade condicional. Júlia tenta se reaproximar da filha Marisa, criada pela sua irmã cercada de luxo e mimos, e se envolve com o diplomata Cacá. Originalmente exibida em 1978, o folhetim contou com Sonia Braga, Antonio Fagundes e Joana Fomm no elenco.
Mê S do a M or
(Netflix, ter, dia 14)
As comédias românticas estão dominando o catálogo da Netflix. A plataforma estreia a série internacional “Apaixonados Outra Vez”. Em setembro de 2003, Irene viaja para Madri para estudar cinema e desbravar o mundo. Lá, ela conhece seus melhores amigos e Julio, o cara perfeito para protagonizar seus filmes... e, francamente, uma história de amor também. Mas a vida tem outros planos. A produção é uma comédia romântica com uma pitada de nostalgia que conta uma história de amor e amizade nos tempos de faculdade e fala sobre a necessidade de encontrar seu lugar no mundo.
fa M ília digital
(Netflix, qua, dia 15)
A influenciadora digital Ademara e Mel Maia protagonizam a série nacional inédita “Sem Filtro”, que traz o dilema das redes sociais para a centro do debate. A família Menezes vê sua vida virar do avesso depois que Marcely, papel de Ademara, a filha mais velha, resolve trancar a faculdade e se aventurar na carreira de influenciadora. Sincera demais, ela passa longe do estilo “blogueirinha fake”. Graças a esse seu jeito sem filtro, Marcely vai conquistar seguidores e muitas tretas tanto no mundo virtual quanto no real, sobrando para seus amigos e sua família a missão de lhe ajudar a resolver as suas confusões.
voz e violão
(Paramount+, sex, dia 17)
Manu Gavassi encabeça o resgate do projeto Acústico MTV. Em “Acústico MTV: Manu Gavassi Canta Fruto Proibido”, a jovem cantora presta homenagem a uma das mais icônicas artistas musicais brasileiras de todos os tempos, Rita Lee. Na nova edição da mais renomada franquia musical da MTV no mundo, a apresentadora do MTV MIAW 2020 e bicampeã do MTV EMA 2021 e 2022, Manu divide o palco do Acústico MTV com convidados especiais como Liniker, Lucas Silveira e Tim Bernardes, além de contar com uma banda composta somente por mulheres.
d ra M a turco
(Globoplay, qui, dia 16)
Sucesso de audiência em diversos países, a novela turca “Mãe” já está completa no catálogo do Globoplay. A trama de 85 capítulos é adaptada da série japonesa “Mother” (2010), gerando adaptações em todo mundo. A produção conta a história de Melek, uma menina de sete anos de idade que sofre maus-tratos de sua família e encontra no afeto da professora Zeynep Günes a chance de uma nova vida.
Mai S M i Stério S (Globoplay, sab, dia 18)
A cada temporada de “Departure - A Investigação’, um cenário diferente permeia os casos em que a detetive Kendra Malley entra em ação. Na terceira temporada da série, a missão da vez é em alto-mar. Depois de solucionar o desaparecimento do voo 716 e descobrir a causa de um acidente com trem em alta velocidade, nos seis novos episódios da produção, a personagem é convocada para investigar o naufrágio de um navio e tenta localizar possíveis sobreviventes. Com destino a Newfoundland, no Canadá, a embarcação transportava 500 passageiros.
Domingo, 12 de fevereiro de 2023 2 televisão
>> principal À
Todas as frentes
co, então nada mais justo do que pedir a colaboração e a participação das pessoas que nos acompanham na hora de conceber o programa. O público que nos norteia.
Ivete Sangalo é dona de uma personalidade intensa e expansiva. À frente da terceira temporada do “The Masked Singer Brasil”, a cantora encontrou no programa um espaço para extravasar sua persona artística em todas as formas. Não à toa, ela tem ficado cada vez mais envolvida e impressionada com toda estrutura que cerca o programa, baseado em um formato sul-coreano. “O ‘Masked’ tem muita potência artística e de entretenimento. As fantasias são maravilhosas, a dinâmica do reality é incrível. O programa virou uma experiência artística muito linda para todos os envolvidos. É um programa de vitórias e descobertas”, valoriza. No programa, nomes conhecidos do público se enfrentam em um desafio musical que reúne performance, mistério e diversão. A competição conta com diversas personalidades já conhecidas pelo público, mas fantasiadas da cabeça aos pés, que tentam até o último momento manter suas verdadeiras identidades em segredo. “Todo mundo que passa pelo palco se transforma. O ‘The Masked Singer Brasil’ é sobre acreditar que é possível fazer as coisas”, explica.
P – O “The Masked Singer” está em sua terceira temporada. Na sua opinião, qual a razão para a produção seguir em alta na grade da emissora?
R – Essa é a terceira temporada, e esse programa é um
sucesso. Tem muita potência artística e de entretenimento. As fantasias são maravilhosas, a dinâmica do reality é incrível, os jurados são sensacionais, tem a Priscila... Enfim, um grupo de pessoas ali engajadas na produção desse entretenimento, fazendo com que ele seja potencializado o todo tempo.
P – De que forma?
R – Ao longo desses últimos anos, a gente aprendeu muito com as temporadas passadas. E, partindo das experiências das temporadas anteriores, agora dinamizaram ainda mais. Temos outra dinâmica, como a aposta secreta, por exemplo. Na primeira apresentação de cada mascarado os jurados palpitam, e quem acertar o maior número de palpites ganha a temporada junto com o mascarado vencedor. Um programa completamente fluído e dinâmico. Isso torna o programa sempre vivo e ativo para o público.
P – Após duas temporadas à frente da produção, o que ain-
da chama a sua atenção no formato?
R – Indiscutivelmente, as fantasias. Fico encantada vendo esse trabalho de figurino e caracterização. As músicas, os espetáculos e, claro, o momento de desmascarar o convidado. A fantasia chegando, contando um pouco do personagem e das características de cada um, isso é genial. A gente vai ficando envolvido e é muito legal. Acho que os figurinos criam uma identidade forte com o público.
P – Como assim?
R – A gente tem muito a oferecer, a nossa força cultural e a nossa diversidade pelo tamanho desse país continental. Em cada região desse país a gente tem histórias, folclore. Culturalmente somos muito ricos de personagens, de músicas e tantas coisas. Então essa foi uma premissa para a nova temporada. Nós temos no Brasil infinitas possibilidades para essas fantasias. O programa é feito para o públi -
P – A bancada de jurados foi renovada para a atual temporada. Como tem sido a interação com os novos colegas?
R – Alegria. Eu acho que o fato deles estarem chegando agora, trazendo muito das suas personalidades, dá um ritmo diferente para o programa, uma outra maneira de abordarmos outros caminhos que esse reality tem! A gente bateu uma bola de uma forma muito consistente, coerente e divertida. Impressionante a maneira como Sabrina chegou completamente inteirada do programa. A energia dela é ótima, ela é uma fantasia, uma alegria! Sabrina é uma pe ssoa que se comunica, ela tem um carisma absurdo. Mateus é um cara do teatro e da televisão, então ele trouxe muitas coisas novas. Sabrina tem um potencial de humor absurdo e Mateus também. Então a gente tem ali uma bancada muito feliz e divertida.
P – Qual a principal característica que você busca nos mascarados ao longo da temporada?
R – Tem de acreditar na fantasia e tem de se divertir. Eu vi muita gente que saiu e falou: “a dança não era o meu forte, a música não era o meu forte, essa experiência não era o meu forte”. E acabou vivendo uma experiência muito linda, vitoriosa e com muitas descobertas. Então, eu acho que o “The Masked Singer Brasil” é sobre acreditar que é possível fazer as coisas.
frente do “The masked Singer Brasil”, ivete Sangalo renova seus laços com a tevê
Domingo, 12 de fevereiro de 2023 televisão 3
Por todos os gramados
do SporTV
Alline Calandrini está acostumada a desbravar novos ambientes. A ex-zagueira da Seleção Brasileira Feminina de Futebol precisou de muita garra e força de vontade para deslanchar na dura empreitada pelo esporte. Após o sucesso nos campos, ela também foi em busca de reconhecimento em outra área: o jornalismo. Completamente dedicada às câmeras e aos comentários esportivos, Alline, que chegou recentemente ao time de comentaristas do Grupo Globo, dá o pontapé inicial em mais um novo período de sua trajetória. “É um momento de realização profissional. Fazer parte da maior empresa de comunicação brasileira, que cada vez mais está buscando vozes com representatividades em uma sociedade em constante reconstrução de ideologias, é motivo de orgulho. Eu sendo uma mulher que é ex-jogadora de futebol, nortista, jornalista e gay, estou otimista de que com muita humildade, estudo e conhecimento, poderei somar não só com o Esporte da Globo, mas com toda sociedade, levando informações e inspirações para outras mulheres”, valoriza.
A chegada de Alline ao Grupo Globo reforça o compromisso da emissora em investir cada vez mais na diversidade da equipe e no aumen-
to da presença feminina nas coberturas esportivas. A exjogadora, inclusive, vibra com a oportunidade de construir novas vozes esportivas dentro da Globo e do SporTV. “Integrar esta equipe neste momento, com certeza, é um ponto primordial na minha carreira. Estamos na busca por equidade no esporte em um espaço que era predominantemente ocupado por homens. Hoje posso somar com demais mulheres e vencer as barreiras do machismo e de outros precon-
ceitos. Otimismo é o sentimento que sinto nesse momento”, aponta.
Em 2023, a ex-jogadora terá uma série de campeonatos pela frente. As novidades são a Copa do Mundo da Fifa feminina, que acontece entre julho e agosto, na Austrália e Nova Zelândia, e a Copa Libertadores masculina, que se juntam a um cardápio que já contava com o Campeonato Brasileiro feminino – que em 2023 também passa a ser exibido na tevê aberta –, Brasileirão e a
Copa do Brasil entre os homens, as Supercopas feminina e masculina, além de estaduais como Paulista, Gaúcho e Mineiro. “O momento do futebol feminino é realmente especial, com diversos torneios exibidos na tevê aberta e um protagonismo nunca visto até então. Mas o bacana disto é saber que os brasileiros vão ter mais uma vez a oportunidade de acompanhar e torcer por essa modalidade como ela merece, com jogos envolvendo não só a seleção brasileira, mas também os principais clubes do país”, explica.
A ex-zagueira é natural do Macapá, capital do Amapá, e formada em Jornalismo. Alline chegou a conciliar a faculdade com a carreira de atleta até se aposentar dos gramados, em 2018, quando atuava pelo Corinthians – também teve duas passagens marcantes pelo Santos. Ela trabalhou na Band até o fim do ano passado. “O fato de ter me lesionado e ficado duas temporadas sem jogar foi determinante para priorizar o final da minha faculdade de Jornalismo. Em 2018 me transferi para o Corinthians pensando como atleta e na transição de carreira. Tive dificuldade em retomar o nível que tinha antes das lesões. Então alguns convites de atuar na área do jornalismo apareceram. Só que o Corinthians, naturalmente, não me liberava, pois eu ainda era um atleta. Precisei optar em continuar jogando ou se jogar em outro grande objetivo, que era o de migrar e fazer a ponte profissional, já formada em jornalismo. A Band me abriu as portas e o clube foi super acolhedor nesta transição”, relembra.
4 televisão
Domingo, 12 de fevereiro de 2023
>> close Ex-jogadora da seleção, Alline Calandrini reforça equipe esportiva da globo e
>> ponto de vista
domingo almoço de
Tradicionalmente, domingo é dia de reunir a família para um almoço especial. De certa forma, esse parece ser o clima de “Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua”, novo programa de culinária da Globo, que estreou no fim de janeiro. É claro que não se trata de uma reunião propriamente familiar no estúdio, mas a ideia de juntar duplas de mães e filhos em disputa na cozinha funciona. Não tanto para quem gosta desse tipo de produção para aprender dicas de culinária, mas principalmente para quem, despretensiosamente, liga a tevê aos domingos na busca por algumas risadas e pouca profundidade. O que, aliás, não é difícil de encontrar na programação dominical da tevê aberta.
A dinâmica é bem simples. A cada semana, três diferentes duplas de mães e filhos vestem o avental e partem para a aven-
tura na cozinha, competindo entre si em duas provas. Sendo que são os herdeiros que comandam o fogão, enquanto as mães atuam meio que como diretoras da bancada, dando instruções sobre o que e como fazer os pratos propostos. Só que nem sempre essas indicações são seguidas – seja por teimosia ou por mera incapacidade mesmo, o que garante momentos de diversão a quem assiste ao “Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua”.
Como apresentador, Leandro Hassum é responsável por muitas das tiradas mais divertidas do programa. Mas, várias vezes, as reações das mães são bem mais engraçadas. Essa é, inclusive, uma particularidade interessante do “Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua”: a escolha das mães pode ser mais estratégica que a de quem vai cozinhar. E apesar de não ser exatamente uma regra, pelo
que se viu até agora, os filhos parecem ser a maioria na lista dos famosos. Na estreia, por exemplo, Dona Madalena, mãe de Mumuzinho, foi a grande estrela do episódio, esbanjando carisma e autoconfiança. Mesmo sem ter saído como vitoriosa no embate final contra Mayana Neiva e a mãe dela, Magdala.
Para julgar qual prato está melhor, a Globo escalou os chefs Paola Carosella e João Diamante como jurados. Ela se mostra, na nova emissora, menos rigorosa do que quando dava expediente na Band, no “MasterChef Brasil”. Pudera, afinal, no “Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua”, o clima é de brincadeira e ninguém ali busca um reconhecimento como cozinheiro. João é uma grata surpresa. O chef já tinha apresentado o “Garimpeiros do Sabor”, no canal a cabo Woohoo, e sido jurado do “Cozinheiros em
Ação”, do GNT. Agora, porém, tem a chance de alcançar um público bem maior e, convém reconhecer, mostra bastante segurança na posição.
Em relação à audiência, “Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua” passa longe de ser um fenômeno, mas também não faz feio. Na estreia, registrou 11,2 pontos de média, perdendo um deles na semana seguinte. De qualquer forma, o resultado acima de dois dígitos não é nada mau para a faixa em que é exibido. Além disso, por mais que não chegue a ter grandes chances de crescer mais que isso, também não parece correr riscos. Primeiro, porque o formato é bom e rende excelentes momentos de descontração. Mas principalmente porque nos últimos anos a gastronomia ganhou não só espaço cativo na grade das emissoras abertas, mas também provou que tem um público fiel.
Domingo, 12 de fevereiro de 2023 televisão 5
Com proposta leve e clima familiar, “minha mãe Cozinha melhor Que a Sua” rende boas gargalhadas e muita descontração
reSuMo daS novelaS
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Segunda – Pajeú contraria Deodora e afirma que irá ao casamento de Candoca. Tereza exige que Xaviera fique com ela e a família no mesmo hotel. Pajeú decide abandonar Deodora. Latifa e nivalda se surpreendem ao ver Timbó e a família no mesmo hotel em que elas se hospedaram. Deodora decide fazer uma grande obra passando pelas terras do Catende. Lorena se recusa a ir com Firmino ao casamento de Candoca. Timbó se surpreende com o novo visual de Tereza.
Segunda – no acidente de trânsito, Ben é arremessado para fora da estrada. orfeu avisa a Theo que Romano se envolveu em um acidente na estrada. Ben caminha até Carlão, que pede ajuda. Sol recebe um telefonema e vai com Bruna até o hospital. Lumiar estranha a aflição de Theo por causa de Ben. Carlão é levado para uma cirurgia. Jenifer doa sangue para Carlão. Ben tem um pesadelo com o acidente. Yuri tenta disfarçar a irritação quando Tatá conta que está namorando Jenifer.
Segunda – gil fica impactado ao ver que Ari transferiu ações da construtora para si. A cigana diz a Brisa que em até dois dias ela encontrará o parente biológico. Talita comenta com Cidália que não gostou de ver Ari sentado na cadeira de guerra. Dina reclama de guida para núbia. moretti vê oto com Bia e deduz que o ex-funcionário está mancomunado com ela e Sara. Ari avisa a guerra, diante de Brisa, que não entregará Tonho. Brisa reage, revelando a Ari que Tonho não é filho dele.
Segunda –Claudia fala para Raquel ficar atenta com o comportamento de Benício. João e Bento exigem que Ruth explique a origem do bedel da escola. Ruth revela que o bedel é segurança de otto disfarçado. Poliana sugere ao pai acessar a memória do Pinóquio com a própria ajuda do androide. Pinóquio nega divulgar dados internos para otto e Poliana. Davi diz a Helena que ela está passando dos limites e exige que a filha trate a mãe com educação. Bento fala para Kessya que bedel é segurança de Poliana à paisana e Song escuta.
ACESSE
Terça – Padre Zezo e pastora Dagmar conversam sobre Lorena. Timbó faz elogios a Tereza. Joel pede Anita em namoro. Firmino impressiona com seu novo visual. Xaviera aconselha Firmino a mudar sua tática para conquistar Lorena. Tereza se preocupa com a demora de Candoca. Deodora interrompe uma conversa entre o Coronel e Dagmar. márcio Castro e Laura estranham a chegada de noé Dantas à pousada de Quintilha. Candoca chega ao local do casamento.
Terça – Sol recebe a notícia do falecimento do marido. Jenifer não aceita o fato de não ser filha biológica de Carlão. Lumiar afirma a Ben que descobrirá quem foram os responsáveis pelo acidente. Theo se preocupa quando orfeu ameaça Lumiar. Kate protege Sol e Jenifer de repórteres na porta do hospital. Lumiar leva Ben para o Refúgio de Fábio e Dora. Theo gosta de saber que Sol ficou viúva. Lumiar estranha que a família do motorista do caminhão tenha sumido.
Terça – Brisa diz a Ari que Tonho é filho de oto. Ari diz a gil que oto era amante de Brisa na época em que eles estavam juntos. Brisa comenta com Creusa que se arrependeu de ter feito acordo com guerra. isa critica para Laís a forma como os pais lidam com o problema de Theo. monteiro supõe que a família esteja refém de Theo. Dante recua, ao constatar que o namorado de Bia é oto. Joel repreende Brisa por ter mentido sobre a paternidade de Tonho. Ari agride oto.
Terça – Song solta que bedel é segurança disfarçado de Poliana. Pinóquio deixa otto e Jefferson entrarem na memória interna dele. João confirma para Poliana que a informação de Song é verídica. Jefferson quer ir à Polícia, mas otto alega que, antes, precisa garantir a segurança dos arquivos. Poliana expressa ao pai a sua chateação com o caso do bedel. Jeff entrega um dispositivo HD com as provas dos crimes dos vilões para André guardar e otto faz o mesmo com Luísa. Bento admite a João que contou para Kessya sobre bedel. Ruth briga com os sobrinhos.
Quarta – José e Candoca se casam e todos emocionam. Cira reage com despeito ao ver Anita e Joel juntos. noé questiona Cira sobre o petróleo e fica satisfeito ao saber quem é Timbó. Coronel se diverte dançando com Dagmar. Dom Tião conta a história sobre a aparição para Pajeú. Lorena não consegue se aproximar de Dagmar. Xaviera se surpreende com Tertulinho aconselhando Firmino. Tertulinho cumprimenta José. Dagmar observa Zezo dançando com Lorena.
Quarta – Theo percebe o incômodo de Lumiar ao falar de Sol e tenta convencer a advogada desistir da investigação. Jenifer pede para ver documentos e fotos de Carlão. Ben passa por um ritual no Refúgio e relembra do passado. Lui sofre por causa de Sol e tenta compor uma música. Lumiar conta para Theo que o caminhão envolvido no acidente tinha seguro. Kate comenta que Sol está precisando de ajuda financeira, e Theo fica interessado.
Quarta – oto fica sem entender o motivo agressão de Ari. Chiara discute com Ari. gil pede Ari que o deixe de fora de suas falcatruas. moretti reage quando Stenio avisa que ele terá que ceder à chantagem com o uso da foto do inquérito. guerra avisa a Chiara para nunca mais assinar uma folha em branco. Juliana sugere que Brisa converse com guerra. moretti aparece na casa de Cotinha e garante a Leonor que veio em missão de paz.
Quarta – Bento fecha a cara para a namorada. Kessya diz a Song que o relacionamento dela está em jogo e pede para ela contar como descobriu o segredo do bedel. Song admite para Bento que escutou a conversa do casal e Bento pede desculpa para Kessya. na rua, Violeta consegue estabelecer conexão com Pinóquio, posicionado mansão de otto e o androide começa a agir estranho. Violeta alerta que o HD do boneco está sem nenhum dado. Roger, Violeta e Waldisney aceitam que as imagens deles vão ser entregues à polícia e pensam em fugir.
Domingo, 12 de fevereiro de 2023 6 televisão >> MalHaÇão globo –17h35 >> vai na FÉ 19h15 >> poliana MoÇa SBT –20H30 >> Mar do sertão glo bo –18h 15 >> travessia globo. –21h
não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
se AnipeTimbó. o Dom Pajeú. Dagmar. aconseJosé.
Lumiar advogada a ver um sofre música. envolque Theo
da pede a moretti ceder gueruma converCotinha
Quinta – José e Candoca vão para o Catende. Firmino e Lorena se beijam. Joca e Rosinha brigam pelo quarto na casa nova, e Timbó os repreende. Cira se insinua para Sabá, e nivalda se enfurece. Vanclei troca mensagens com nivalda. noé pede para Quintilha mostrar onde ficam as terras de Timbó. Xaviera convence Tertulinho a convidar Deodora para almoçar na fazenda. Deodora exige que Vespertino entregue sua parte do dinheiro que ele e Floro desviaram. J
Quinta – Theo oferece dinheiro para Sol, que o expulsa de sua casa. Jenifer pede para Kate perguntar para Bruna sobre os namorados de Sol antes de Carlão. Theo questiona Lumiar sobre as investigações do acidente. A advogada descobre que Jenifer é filha de Sol. orfeu proíbe Theo de se aproximar de Sol. Theo pede para Kate mudar o visual para parecer com Sol quando era mais jovem. Bruna inventa um pai biológico para Jenifer. Chega o dia do batizado de Duda.
Quinta – moretti insiste para que Cotinha e Leonor escutem a proposta que ele tem para guida. guida garante a ivan que ele ganhará dinheiro, mesmo se o rapaz não for filho de moretti. Leonor conta a guida que, caso ela passe a quinta de Lisboa para o nome de moretti, o empresário se compromete a quitar sua dívida. gil comenta com Ari que tem vontade de voltar para seu antigo trabalho, deixando claro que não concorda com as atitudes do amigo.
Sexta – Deodora provoca a pastora Dagmar e o Coronel, deixando Tertulinho e Xaviera apreensivos. José e Candoca se divertem na praia. Vespertino cria novos impostos para a cidade. noé tenta ganhar a confiança de Timbó. o Coronel e Tertulinho fazem as pazes. Sargento Venâncio condena Zelelão, e Timbó fica satisfeito. Vespertino convence Floro a se aliar a Deodora. Candoca se preocupa com a falta de recursos para a saúde em Canta Pedra.
Sexta – Ben afirma a Lumiar que quer encontrar a família do homem que falou com ele na estrada. Lui é chamado para fazer uma despedida de solteira. guiga oferece dinheiro para Jenifer fazer seu trabalho da faculdade. Lumiar finge engajamento no Refúgio. Sol se surpreende com a presença de Vitinho em sua casa. Lui pensa em Sol para fazer seu show. Bruna pede para Vitinho ajudá-la a enganar Jenifer. Lumiar participa de um ritual no Refúgio e tem uma visão de Ben e Sol juntos.
Sexta – Brisa aceita fazer o teste de DnA. Cidália pede a Dina para não contar que Brisa esteve com guerra. Stenio se sente aliviado quando guida decide aceitar a proposta do moretti. Talita tenta tirar de gil informações sobre o que Ari fez com o papel assinado em branco por Chiara. oto combina com Bia de se fantasiarem com máscaras no Carnaval, para o rapaz não ser reconhecido pelos amigos. Em conversa com Brisa sobre as previsões da cartomante, Tininha deduz que guerra pode ser o parente biológico da amiga.
namorada. esdescobriu que desesna esestá Waldisney entregues
Quinta – Valdinéia diz para Tânia que otto já tem as informações contidas no boneco. o segurança de Poliana é aceito pelos pais e amigos da escola. Jefferson conta tudo sobre o Pinóquio para a namorada e André faz o mesmo com Raquel. glória se sente mal porque Roger pode ser preso. Raquel e Brenda acham que as provas podem prejudicar Luca. Sérgio planeja um passeio em família para pedir Joana em casamento novamente. glória implora para otto mostrar imagens criminosas de Roger. Sérgio, Joana e os filhos viajam para Holambra.
ACESSE
Sexta – Rodeado de flores e aromas, Sérgio pede Joana em casamento. Ruth, João e Poliana tentam achar alguma pista sobre o pai do garoto. Poliana encontra uma carta antiga enviada para Pedro, pai de João, de um amigo chamado Tadeu, alegando que os manuscritos estão seguros. glória pergunta a otto se conseguiu alguma pista do paradeiro de Roger. João e Poliana comentam com Lorena que têm como provar que o pai do jovem é o verdadeiro autor do livro que Tânia roubou. Luísa pede para otto ajudar Antônio com informações de Violeta.
Sábado – Labibe atende Firmino e disfarça a presença de Lorena. Firmino se aconselha com maruan. Lorena diz a Labibe que não gosta de Firmino. A mando de nivalda, Cira pede emprego na casa de Timbó. Deodora exige que Vespertino inclua os impostos à igreja nas novas taxas, a fim de prejudicar a pastora Dagmar. nivalda se oferece para ajudar Tereza com o jantar, ao saber que o convidado dela trabalha com pedras preciosas. Tertulinho tira satisfações com Deodora.
Sábado – Ben reconhece Carlão nas fotos sobre o caso. Jenifer entrega o trabalho feito para guiga e percebe que esqueceu de salvar o seu. Theo se preocupa quando Ben conta que falou com uma das vítimas do acidente. Lumiar chora com a possibilidade de Ben encontrar Sol, e Theo tenta consolar a amiga. Ben liga para marlene e fala sobre o seguro do caminhão, mas ela acredita tratar-se de um golpe. Lumiar questiona guiga e Jenifer sobre seus trabalhos.
Sábado – Dante pergunta a oto se ele se sente confortável de encontrar Brisa, mesmo disfarçado com a máscara de Carnaval. Stenio avisa a moretti que guida pediu a revogação da medida protetiva. Helô tem acesso à escuta do celular de moretti e descobre que Stenio e o empresário podem estar sendo vítimas de chantagem. Brisa fala mal de Ari para Chiara. Brisa se fantasia de colombina, sem saber que o pierrô mascarado que está próximo a ela é oto.
Domingo, 12 de fevereiro de 2023 televisão 7
>> cinco perGU ntas: Fabio Assunção enaltece o fato de “onde
crack fora de cracolândia
Na televisão, diversas novelas e séries já abordaram a dependência química. Para Fabio Assunção, no entanto, “Onde Está Meu Coração” marca uma mudança de rumo na discussão desse tema. Na trama, ele dá vida ao médico David, pai de Amanda, papel de Letícia Colin, uma jovem também médica, já bem-sucedida e idealista. De família de classe média-alta, ela se deixa levar pelo prazer fugaz das drogas e, ao se afundar no crack, perde o controle de sua vida, influenciando o próprio trabalho e também as relações com a família e o marido, o arquiteto Miguel, vivido por Daniel de Oliveira. “É muito comum ver adolescente se embriagando e achar astral. A sociedade não discute esse tema e, quando acontece dentro de casa, todo mundo tem de se virar para encontrar um caminho. Acho uma grande oportunidade esse tema ser discutido de forma adulta e sem exclusão. Se colocassem na cracolândia, iam falar ‘essa gente aí’. Mas não, somos nós aqui”, frisa o ator, que tem 51 anos.
Para a preparação de “Onde Está Meu Coração”, Fabio levou Letícia Colin ao Narcóticos Anônimos, o NA, irmandade que promove reuniões em diversos locais de todo o mundo. “Também conversamos com pessoas ligadas a políticas pú-
Do lado de cá
entretenimento, uma série sofisticada, muito bem elaborada e dirigida. Ainda que o tema seja duro, tenho certeza que o público irá curtir, pois é uma trama que fala, sobretudo, de amor.
P – A série explora os efeitos da dependência nas relações afetivas. Qual a importância do diálogo em casa e da existência de uma rede de apoio nas famílias diante dos temas abordados?
R – Não estamos sozinhos e temos nossas vulnerabilidades. Passar por esse problema tão complexo sem poder contar com os familiares é carregar muita coisa. A opção do usuário, normalmente, é o encolhimento, é esconder sua condição, pois o isolamento é o melhor cenário para o consumo. Acredito que o diálogo é importante. Mas, se for didático ou punitivo, só trará distanciamento. Melhor que dialogar é colocar amor no diálogo.
P – David carrega alguma coisa do Fábio? E o Fábio, saiu com algo do David?
blicas de drogas, médicos, psiquiatras e usuários. A gente fez rodas de partilhas emocionantes, com momentos lindos, nos preparando para essa história”, lembra Fabio, que também faz o controverso Humberto de “Todas as Flores”, novela original do Globoplay.
P – Qual a importância da exibição de “Onde Está Meu Coração” na tevê aberta?
R – Considerando que o tema central da série – compulsão e drogas ilícitas – demanda permanente atuação das instituições públicas e da sociedade civil nas áreas de saúde, segurança e cidadania, além de uma
constante reflexão da população sobre desigualdade, preconceito e moral, é extremamente importante termos acesso livre a este tipo de conteúdo.
P – Que reflexões a série pode levar ao público?
R – A série pode construir um novo olhar sobre o tema entre as famílias brasileiras que vivenciam esse problema em silêncio, quase sempre despreparadas, com medo de estigmas e de exposições negativas. Ela traz um olhar mais afetivo ao tema e pacifica os julgamentos. Além disso, “Onde Está Meu Coração” é dramaturgia e
R – Entrei na obra dando ao David meu lado pai, apaixonado e atento. Saí com o prazer de ter vivido esse processo de gravação e de construção de personagem, com pessoas tão parceiras nessa vida.
P – O que mais marcou você ao interpretar o personagem?
R – Tudo me marcou nessa série, todas as cenas e encontros. Mas, em especial, um momento me tocou de forma diferente e inusitada. Num dia de gravação, onde David visitava sua filha em uma clínica, o pai da Letícia Colin foi assistir. Por alguns momentos, nos vimos como pais da mesma filha. E nos emocionamos em um abraço fraterno. Senti o apoio dele em uma cena tão delicada. Foi incrível.
Está meu Coração” discutir
12 de fevereiro de 2023 8 televisão
Domingo,
>>
n ova trilha
Atuação inesquecível: Pierre, em “Mila no Multiverso”.
Interpretação memorável: “Muitas de Anthony Hopkins”.
Momento marcante na carreira: “Cantar para milhares de pessoas no réveillon na praia, no Rio de Janeiro, em um show solo”.
O que falta na televisão: “Mensagens positivas”.
O que sobra na televisão: “Materialismo”.
Acaminhada de um ator para conseguir um papel na tevê pode ser longa. Para Dani Flomin, o misterioso Pierre de “Mila no Multiverso”, primeira série nacional de ficção científica do Disney+, não é bem o tempo que levou para conquistar o papel que chama atenção do ator, mas sim a quantidade de testes que teve de fazer. “Foram muitas fases, muitas mesmo! Como era um personagem complexo, tiveram de abrir ainda uma segunda etapa de testes, por dificuldade em achar quem poderia fazer o papel”, lembra Dani, que só descobriu onde iria trabalhar depois da confirmação. “Eu não sabia nem para qual canal seria até eu passar”, garante.
A história, na verdade, gira em torno de Mila, uma menina de 16 anos, interpretada por Laura Luz, que ganha de aniversário um dispositivo que a permite viajar para diferentes realidades. A jovem deseja encontrar sua mãe, Elis, personagem de Malu Mader. Porém, logo percebe que sua busca é só uma de várias aventuras em outros universos. No entanto, ela tem a ajuda de três amigos, sendo um deles Pierre. “Ele está em todos os universos ao mesmo tempo, o que faz com que tenha um jeito bem único de lidar com as pessoas e com a vida”, defende Dani.
Aos 21 anos, Dani Flomin também trabalha com a música. Aliás, foi assim que ele começou a ficar mais conhecido. Com apenas 10 anos de idade, lançou seu primeiro álbum, “Mundo Mágico”. “Eu já cantava com 3 anos e, profissionalmente, com 8. Lancei músicas, toquei em rádios e fui capa de revistas, tudo isso muito cedo”, conta. Hoje, porém, experienta
um outro tipo de recepção do público. “Temos recebido muitas mensagens, estamos em destaque no Disney+. São muitos posts no Twitter e muitas identificações com os personagens! Já posso dizer que é um sucesso”, comemora.
Nome: Dani Flomin.
Nascimento: 26 de outubro de 2001, no Rio de Janeiro.
Com quem gostaria de contracenar: Fernanda Montenegro.
Se não fosse ator, seria: “Além de cantor, acho que empreendedor em alguma área tech”.
Ator: Anthony Hopkins.
Atriz: Fernanda Montenegro.
Novela preferida: “Carrossel”.
Vilão marcante: “O Coringa”.
Personagem mais difícil de compor: “Que eu tenha feito, o Pierre”.
Que novela gostaria que fosse reprisada: “Top Model”, escrita por Walther Negrão e Antônio Calmon, exibida originalmente pela Globo entre 1989 e 1990.
Que papel gostaria de representar: “Se fosse um menino, seria a Eleven, de ‘Stranger Things’, série da Netflix”.
Filme: “Interestelar”, dirigido por Christopher Nolan e lançado no Brasil em 2014.
Autor: J. K. Rowling.
Diretor: Steven Spielberg.
Vexame: “Ter derramado água em uma atriz, no set, sem querer”.
Mania: “De andar na ponta do pé”.
Medo: “De algumas pessoas”.
Projeto: “Músicas novas”.
Domingo, 12 de fevereiro de 2023 televisão 9
raio x músico desde pequeno, Dani Flomin estreia na tevê aos 21 anos em “mila no multiverso”, série de ficção científica do Disney+
>> inside
Folia diversa
OO Carnaval é uma das festas mais plurais do calendário brasileiro. Para todos os gostos, bolsos e ritmos, a folia domina os quatro cantos do país. Não à toa, a Globo prepara uma programação diversificada e que vai além dos tradicionais desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e do célebre Carnaval da Bahia. A transmissão multiplataforma do Carnaval ganha outros sotaques e mostra a festa de rua em cinco cidades brasileiras. A cobertura, inclusive, começará com os desfiles de São Paulo. Nos dias 17 e 18 de fevereiro, Aline Midlej e Rodrigo Bocardi irão comandar o espetáculo de fantasias e carros alegóricos. “Eu me conecto muito com a identidade cultural do Carnaval, que fala sobre nós, sobre gente, nossa história e desafios. E essa grande festa está cada vez mais olhando para as realidades do país e isso é muito potente. Amplificar essa magia para o Brasil com a minha voz e coração é um presente”, explica Aline.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Maju Coutinho e Alex Escobar estarão à frente dos desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro nos dias 19 e 20, com comentários de Milton Cunha e Pretinho da Serrinha. Mas a folia não ficará restrita apenas ao espetáculo na Marquês de Sapucaí. Entre 18 e 21 de fevereiro, vai ao ar o “Glô na Rua”, com apresentação de Rita Batista e Érico Brás, com flashes ao vivo da cobertura do carnaval de rua de cinco capitais brasileiras. Do estúdio em
São Paulo, a dupla convocará os repórteres que estarão espalhados pelos blocos de Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Florianópolis. “O Carnaval é uma festa popular porque o próprio nome já define pessoas brincando na rua. A gente terá agora a possibilidade de mostrar isso na tevê aberta para todo mundo, celebrando a diversidade, a cultura e a criatividade de um povo, a sua catarse e o seu momento de total descontração e entrega ao reinado de Momo”, defende Rita.
A equipe do “SBT Folia” também contará com novidades. A transmissão será ancorada pela jornalista Michelle Barros a partir do dia 17 de fevereiro, mostrando o carnaval de Salvador, de Recife, do Rio de Janeiro e de São Paulo em cada um dos dias de folia. Helen Ganzarolli também participa da apresentação em São Paulo, enquanto Léo Sampaio é o responsável por trazer todas as informações diretamente do estúdio do SBT em Salvador. “Sou apaixonada por Carnaval. Então, fazer parte dessa festa do ponto
de vista de quem conta a história - que é o que eu sei fazer - me deixa absolutamente empolgada sempre. Além do mais, há o desafio de mudar a minha chave da transmissão, antes focada nas escolas de samba, para os blocos e a festa de rua pelo Brasil. Chego com olhar arejado e muita vontade de estar nessa festa”, celebra Michelle, que comandou os desfiles das escolas de samba de São Paulo ao lado de Chico Pinheiro na Globo.
Referência na cobertura do Carnaval baiano, o “Band Folia” irá extrapolar fronteiras e fará um mergulho pelas festas de Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Na sexta de Carnaval, Catia Fonseca apresenta o “Melhor da Tarde” ao vivo, direto do Marco Zero, no Recife, para todo o Brasil. No sábado, a apresentadora comanda a transmissão do Galo da Madrugada. Zeca Camargo e Juliana Guimarães abrem os trabalhos no estúdio montado dentro do camarote Planeta Band, no circuito Dodô (BarraOndina), em Salvador. “Este será um Carnaval importante,
o primeiro comemorado na data exata depois de dois anos de pandemia, então se você não responder com alegria, nem vale a pena sair para brincar e eu quero fazer uma bela cobertura para a Band neste Carnaval 2023”, aponta Zeca. Na madrugada de sexta para sábado, a partir da 1h, o canal exibe com exclusividade para todo o país, direto da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, o primeiro dia de desfiles da Série Ouro do Carnaval carioca. Glenda Kozlowski e Sergio Mauricio estarão a postos para mostrar o desempenho das escolas de samba. No Rio de Janeiro, a transmissão começa mais cedo, às 20h30, na sexta e no sábado. “Minha relação com o samba é de admiração e respeito e meu amor pela Avenida vem da minha mãe. A autenticidade e criatividade sempre me encantaram e inspiraram. Toda aquela alegria, o colorido e a bateria mexem comigo, por isso tenho certeza de que levaremos ao telespectador muita energia boa, diversão e descontração”, promete Glenda.
Domingo, 12 de fevereiro de 2023 10 televisão
Com cobertas além do Rio e da Bahia, emissoras de tevê apostam no Carnaval de rua
>> Bastidores
Ação entre amigas
Manoel Carlos é um exímio cronista da classe média-alta. Por proximidade, suas novelas sempre foram ambientadas na Zona Sul do Rio de Janeiro, mais precisamente, pelas ruas do famoso bairro onde reside há décadas, o Leblon. A força das histórias retratadas pelo novelista, entretanto, funcionaria bem em qualquer ambiente. Com obras centralizadas em amores e dilemas universais, Manoel sempre se utilizou da visão feminina sobre o mundo para criar seus folhetins. Percebendo que sua fórmula se encaixava perfeitamente no gosto do público, de forma quase marqueteira, em meados dos anos 1980, criou sua primeira personagem Helena, nome pelo qual passou a chamar as protagonistas de suas novelas seguintes. Em meados de 2002, prestes a voltar ao ar depois do retumbante sucesso de “Laços de Família”, o autor resolveu ousar um pouco sobre sua própria dinâmica de criação. Em vez de concentrar todo o drama e atenção na personagem principal, diluiu histórias de apelo popular e criou um verdadeiro mosaico feminino em “Mulheres Apaixonadas”, que completa 20 anos de exibição neste mês. “Essa novela nasceu de tanto conversar com minhas amigas. Anotava cada história que chegava até mim e uma hora vi que tinha material para falar sobre mulheres
de forma muito abrangente e honesta. Foi um projeto complexo, com elenco grande. Além da Helena, as histórias iam se revezando no protagonismo da trama”, explica o autor.
O ponto de partida da história era o trio de irmãs formado por Helena, Hilda e Heloísa personagens de Christiane Torloni, Maria Padilha e Giulia Gam. Diretora de escola, a protagonista vivia um casamento insosso e recheado de traições com o músico Téo, de Tony Ramos. Disposta a retomar as rédeas da própria vida, decide reviver um amor adolescente com o sedutor César, de José Mayer. “A minha Helena estava em plena crise existencial porque achava que sua vida era resultado de escolhas ruins. O que gosto nessa personagem é que ela é uma heroína totalmente errante. Nada na Helena é definitivo. Ela muda, erra, ama, acerta, sofre”, derrete-se Torloni. Os problemas das irmãs ainda afetavam diretamente a vida da protagonista. Hilda é empresária e vive feliz ao lado do marido e da filha,
mas sua vida sofre um grande baque ao descobrir um câncer de mama. Já a ciumenta Heloísa está uma relação destrutiva com Sérgio, de Marcello Antony. Insegura e agressiva, ela tenta afastar qualquer figura feminina que está perto do marido, vasculha informações no seu celular e o persegue nas ruas. Tudo porque acha que está sempre sendo traída. “Heloísa era uma doente de amor, uma personagem muito difícil e visceral. Fez um sucesso tremendo e ajudou muita gente que vivia na mesma situação. Foi a primeira vez que vi que a novela poderia ir além do puro entretenimento. Um trabalho que me marcou pra sempre”, conta Giulia Gam, que chegou a ir a reuniões do grupo MADA - Mulheres que Amam Demais - para compor a personagem.
“Mulheres Apaixonadas” ainda jogou luz sobre o problema do alcoolismo com as cenas fortes de Santana, de Vera Holtz, e mostrou de forma velada o primeiro casal jovem lésbico com o amor de Clara e Rafaela, personagens de Alin-
ne Moraes e Paula Picarelli. Com sucesso, levantou a bandeira de violência doméstica com a personagem Raquel, de Helena Ranaldi, que era agredida com uma raquete por Marcos, de Dan Stulbach. “A novela repercutia nas ruas de diversas formas. Muito antes da violência contra mulheres virar um assunto da moda, ele já era tratado de forma urgente pela trama. Foi um trabalho de cenas complexas. A Raquel estava desesperada para se livrar do ex-marido e não conseguia”, relembra Ranaldi. Mais leves e cotidianas, a história também abordava o renascimento da libido de Lorena e Silvia, personagens de Susana Vieira e Natália do Vale, que se apaixonavam por homens mais jovens, exaltou o eterno amor entre primos, com Luciana e Diogo, de Camila Pitanga e Rodrigo Santoro e uma paixão entre classes diferentes, com a apagada mocinha Edwiges e o playboy Cláudio, papéis defendidos por Carolina Dieckmann e Erik Marmo.
mosaico feminino contundente e recheado de estrelas no elenco, sucesso “mulheres Apaixonadas” completa 20 anos
Domingo, 12 de fevereiro de 2023 televisão 11
zapping
Amor literário
A trama de “Amor Perfeito”, próxima novela das seis, contará com elementos clássicos. A história se passa nas décadas de 1930 e 1940 em Águas de São Jacinto, uma fictícia cidade do interior de Minas Gerais, e é livremente inspirada na obra “Marcelino Pão e Vinho”, de José María Sánchez Silva, publicada pela primeira vez no começo dos anos 50. Com assinatura de Duca Rachid e Júlio Fischer, a produção será estrelada por Camila Queiroz, Mariana Ximenes e Thiago Lacerda. “O público pode esperar uma novela onde o amor estará no centro da trama, através da história de uma mãe que sofre a dor da perda do filho, e de um menino que sonha em encontrar sua mãe”, afirma André Câmara, que faz sua estreia como diretor artístico no folhetim.
nova forMação
A nova temporada de “Papo de Segunda”, do GNT, estreia no próximo dia 13 de março. Manoel Soares e KondZilla irão integrar o elenco da nova leva de episódios do programa. João Vicente e Francisco Bosco seguem na produção.
naMoro e paixõeS
O Amazon Prime Vídeo estreia a nova temporada de “Soltos em Salvador” no próximo dia 24 de fevereiro. Na leva inédita de episódios, Ricardo, o gerente do bar em Florianópolis, cidade onde se passaram as temporadas anteriores, tem a oportunidade de abrir um negócio em Salvador e pede ajuda do grupo de amigos para trabalhar com ele durante as férias. Como nem todos estão disponíveis, novos nomes se juntam ao time e aproveitam para experimentar novidades em uma cidade diferente.
na folia
Nany People participará da transmissão do Multishow do desfile das campeãs, no Rio de Janeiro. O espetáculo acontece no próximo dia 25. A cobertura será comandada por Mariana Gross, com comentários de Milton Cunha, Lucinha Nobre e Ailton Graça.
Mão na MaSSa
Cacau Protásio, que esteve na última temporada de “Vai que Cola”,
começou a gravar a nova leva de episódios de “Família Paraíso”. O programa, que ainda não tem data de estreia prevista, vai ao ar na Globo e no Multishow.
MalaS prontaS
Tony Ramos já está no Mato Grosso do Sul para as primeiras gravações de “Terra Vermelha”, próxima novela das nove. O folhetim escrito por Walcyr Carrasco tem estreia prevista para maio.
fiM da linha
A trama de “Desalma”, original Globoplay, não ganhará uma terceira temporada. A série é estrelada por Cássia Kis, Cláudia Abreu e Maria Ribeiro.
reunião noStálgica
A TV Cultura exibirá, no próximo dia 25, um reencontro com elenco do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”. O especial contará com as participações de Rosi Campos, Cinthya Rachel e Cassio Scapin.
de caSa
Drica Moraes está curtindo cada minuto em cena em “Travessia”. Na pele da divertida Núbia, ela celebra o retorno às novelas. “Estou amando fazer ‘Travessia’. Estava com saudade de fazer novela. Tem uma dinâmica muito ágil. Essa agilidade me seduz e me encanta”, explica a atriz, que defende algumas ações questionáveis da mãe de Ari, papel de Chay Suede. “Não existe vilão nessa novela. As pessoas se tornam antagonistas de acordo com as situações”, completa.
Domingo, 12 de fevereiro de 2023 12 televisão
>> por caroline BorGes