3 minute read

Felipe guerra (último concurso em 2006

fáBio oliVeira

fabiowillard@hotmail.com fabio willard de oliveira

Advertisement

Competição amadora é cortina de fumaça

AFNF vai para mais um Matutão, campeonato amador, aberto, envolvendo cidades do RN, competição que ela vende com um status de Copa do Mundo. Talvez seja para as equipes amadoras que participarão, devido o calendário precário do futebol amador do interior, mas não para os filiados profissionais que não estão inseridos em nenhuma divisão nacional e já fecharam suas portas pelo resto do ano, com apenas três meses de atividade, exatamente por falta de um calendário estadual cheio. Não é, essencialmente, atribuição da Federação promover competições amadoras, exceto as de base, em que pese ter ligas amadoras filiadas. É a essas entidades que cabe a realização das disputas amadoras abertas (adulto). À FNF, no máximo, a chancela, o apoio. O Matutão, pelas mãos da Federação é um engodo, uma cortina de fumaça para encobrir sua omissão de não fomentar um calendário anual mais extenso para seus filiados profissionais. Assim, o futebol potiguar não se estabelece, muito menos evolui. É só olhar o histórico do ranking da CBF, um retrato fiel da evolução ou involução do futebol de cada estado. E não enxerga quem não quer em qual patamar estamos.

imagem QUE MARCA

Cedida

Time da ufersa, que reunia professores, funcionários, alunos e alguns convidados, em um de seus amistosos na década de 1990: Queiroz; Esquerdinha, Paulo Sorveteria, Otto, Espínola, Dinarte, Aluisio e Roberto Brígido; Alciomar, Hildebrando, Toinho Cabeludo, Dedeinha, Alcindo, Everaldo e Careca.

A semAnAna hisTória

Cedida

Neste sábado (21), o ex-meia do Baraúnas e Potiguar, Zácone, completou 57 anos de idade. Jogava muito. Tinha bola para atuar em centros maiores, mas na época o acesso não era como hoje. Parabéns!

TorCedor

FUtEbol ClUbE

Yan Zeus

Bairro Vingt Rosado

Torcedor do flamengo

A mesma mão que aplaude é a mesma que vaia”

Carlinhos Bala, ex-Santa Cruz

Calendário

Em suma, a mídia deveria ser povoada neste momento, além das disputas nacionais, onde estão ABC, América e Globo, por notícias sobre uma competição profissional estadual, que movimentasse as demais.

regressão

Lembro, nesse caso, a Copa RN, extinta em 2007, exatamente ano em que o atual presidente da FNF, José Vanildo, assumiu a entidade. Isso é regressão e com certeza não é um legado do qual se orgulhar.

Jesus x genésio

Enquanto isso, aqui vizinho, no Ceará, que tem clubes em todas as divisões nacionais, a Copa Fares Lopes é um sucesso. Lá se luta pelo fortalecimento dos filiados, e não os sufoca sem calendário nem premiação. Enquanto aqui, Matutão. Ah, vá!

reflexo

Há cerca de uma década, a Série B era de bom tamanho para os principais clubes potiguares, no caso ABC e América, inquilinos frequentes dessa divisão. Hoje, até a Série C virou desafio. Os outros evoluíram ou os nossos regrediram? E por quê?

Bi-Campeão

A segunda-feira passada (16) completou nove anos do título do Potiguar no estadual de 2013, diante do América, no Barrettão, em Ceará Mirim. 5 a 4 nos pênaltis, após empate no tempo normal por 1 a 1. É, até aqui, o único clube do interior bi-campeão estadual.

Verdão

O Alecrim acena com um trabalho forte visando seu retorno à elite do futebol potiguar. A contratação do ex-jogador Goeber (ex-Guarani, Flamengo, América e o próprio Alecrim), para gerente de futebol, é um aceno do planejamento do clube.

mossoró

Por aqui, apenas o Baraúnas revelou movimentação ao anunciar o técnico Serjão. As notícias não afloraram mais desde então, mas também há expectativa sobre algo que represente sua tradição. Já o MEC, silêncio.

This article is from: