2 minute read

Caiçara do Rio dos Ventos (último concurso em 2008

montagem do evento, pelo backstage do evento até a execução dos serviços de cada um. Então, o cerimonialista está no evento para que o evento transcorra com tranquilidade, e os anfitriões consigam aproveitar cada minuto do evento, sem se preocupar se o convidado está sendo bem recepcionado, bem servido”, enfatiza.

Vanessa Couto falou também que o tempo de antecedência para contratar o serviço de Cerimonial depende do tipo de evento que se deseja realizar. Ela afirma que se for um casamento, a especialista sugere entre seis meses a um ano é um tempo bom. “Antes disso a gente não tem muito como ter noção de valores, então a gente fica esperando chegar essa antecedência para que a gente tenha realmente uma noção mais assertiva de como vai estar na época do casamento. Menos de seis meses dá para organizar, mas fica um pouco corrido com relação à disponibilidade de data dos fornecedores, etc.”

Advertisement

Vanessa Couto lembra que fechando com antecedência, o cerimonialista entra com o serviço de eventos. O assessor de eventos, que é o cerimonialista, orienta o cliente a participar de todas as reuniões, fazer checklist, programa essas reuniões com os fornecedores, faz uma planilha de custos de acordo com o orçamento que o cliente tem para aquele evento, para orientar em relação ao valor que será gasto, tudo isso é incluso no serviço de assessoria de eventos.

Com o amplo acesso à internet, com aplicativos como o Instagram e Pinterest, principalmente, muitos clientes já chegam ao cerimonialista com ideia do que quer para o evento, e muitas inspirações. “O cliente vê muita coisa e cria uma expectativa muito grande com relação àquela data tão sonhada e almejada por ele. E a gente vai ajustando aquela expectativa criada em um local que não foi aqui em Mossoró, em uma praia de repente paradisíaca em um espaço

equipe do cerimonial cuida de todos os detalhes do evento.

muito verde que a gente não tem aqui, e sempre tenta adequar a nossa realidade para que não fique muito diferente da expectativa dele, mas que também se ajuste ao que nós dispomos”.

A profissional finaliza enfatizando que o serviço de cerimonial é essencial quando o evento que será realizado merece organização, atenção e cuidado com os convidados. “Então, a partir do princípio que um evento com quinze pessoas ele deve ser organizado, o anfitrião deve estar totalmente despreocupado. Se foram montar o evento dele, se o som dele está funcionando, se as mesas estão todas distribuídas da forma que ele pediu. Se o convidado vai chegar e vai ter alguém para recebê-lo, para levá-lo à mesa, para conduzir a programação, os horários, esse é um evento que merece ter um cerimonialista. Antigamente, se contratava cerimonialista apenas para eventos grandes. Hoje não. Hoje nós fazemos muitos eventos em residência para quinze, vinte, trinta pessoas, tudo tem a necessidade de um cerimonialista. Cabe ao cliente decidir se ele quer dar esse ar de organização, de uma boa recepção, de uma condução com tranquilidade do evento, programação, ou não”.

This article is from: