
6 minute read
Cerro-Corá (último concurso em 2006
from Jornal de Fato
Brasileirão
Fortaleza encara o Fluminense e ainda persegue a 1ª vitória
Advertisement
Na lanterna do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza tenta uma reação contra um Fluminense louco para se aproximar das primeiras posições. O duelo será neste domingo, às 16h, na Arena Castelão, pela sétima rodada da competição.
O Fortaleza tem apenas um ponto e ainda não venceu. A equipe vive a pior sequência desde a chegada do técnico Vojvoda. Na última rodada, perdeu para o Botafogo, de virada, por 3 a 1.
O Fluminense, por outro lado, vem motivado após vencer o Athletico por 2 a 1, no Raulino de Oliveira. O time carioca tem oito pontos e quer se aproximar do G-4.
O técnico Juan Vojvoda segue quebrando a cabeça para conseguir escalar o melhor time do Fortaleza para quebrar essa má fase da equipe no Brasileirão. Ele não poderá contar com o zagueiro Ceballos, suspenso, além do goleiro Fernando Miguel, que está perto de se recuperar de lesão.
Com isso, a dupla defensiva do Fortaleza será formada por Titi e Marcelo Benevenuto, assim como desenhou nos treinamentos, com Tinga podendo fazer o terceiro zagueiro. No gol, Max Walef segue entre os titulares.
“Venho de uma sequência boa de jogos e me sinto bem. Agora é só treinar, focar e pensar no próximo adversário e ir em busca dos três pontos na tabela no
Fortaleza ainda busca a primeira vitória no Brasileirão
Brasileirão. O meu objetivo é estar sempre preparado para todas as competições e sempre pensar que todas elas são importantes, por isso me dedico ao máximo”, disse Lucas Lima.
FlUmiNeNse
No time carioca, Fernando Diniz poderá escalar o que tem de melhor. A ausência sentida ainda é do volante Felipe Melo, que está em recuperação de uma cirurgia. Os demais estão à disposição, incluindo Paulo Henrique Ganso.
A única dúvida do treinador é na defesa, entre David Braz e Luccas Claro, mas o primeiro é o favorito para iniciar o duelo.
“O time está evoluindo. Tivemos um contratempo, mas não podemos esquecer que temos decisões em vários campeonatos. Temos que conquistar a vitória, pois será importantíssima em termos de classificação no Brasileirão”, explicou.
Marcos Ribolli
FiCHa TÉCNiCa
ForTaleZa
Max Walef, Yago Pikachu, Marcelo Benevenuto, Titi e Lucas Crispim; Tinga, Hércules, Felipe e Lucas Silva; Sílvio Romero e Moisés. téc.: Juan Vojvoda
Fábio, Yago (Samuel Xavier), Nino, David Braz e Pineida (Marlon); André, Wellington (Arias), Nathan e Ganso; Luiz Henrique e Cano. téc.: Fernando Diniz.
FlUmiNeNse
Local - arena Castelão HORA – 16h JUIZ – anderson daronco
(rs)
Clubes criticam mudança de regra que beneficia quem já ganha mais
Uma proposta de alteração na regra de transição prevista no estatuto de criação da Libra, que beneficiaria Flamengo e Corinthians, tem sido motivo de impasse nas negociações com os representantes do grupo Futebol Forte e de outros times das Séries A e B do futebol brasileiro que ainda não aderiram à nova liga de clubes.
A Folha teve acesso a duas versões de documentos que detalham como seria o tempo de transição para a implementação da fórmula de distribuição de receitas como direitos de transmissão e cotas de patrocínio.
A versão inicial do texto, apresentado aos times no início do mês, previa três anos de transição, período no qual “ficará assegurado a todos os clubes que disputarem a primeira divisão do campeonato organizado pela Libra o recebimento de receita ao menos equivalente à média dos últimos 3 anos, da receita de mídia auferida pelo clube no Campeonato Brasileiro”.
Uma nova formulação deste trecho prevê que o período citado passaria a ser de cinco anos. A reportagem apurou que, no entendimento dos clubes que ainda não aderiram à Libra, a mudança perpetuaria por mais tempo o desequilíbrio que existe atualmente na distribuição de receitas. A alteração causou um malestar, inclusive, em clubes que já fecharam com a Libra.
Qualquer mudança no estatuto precisa ser aprovada em assembleia por unanimidade pelos membros da liga.
Dirigentes de clubes que negociam a entrada na liga ouvidos pela Folha disseram que isso privilegiaria principalmente o Flamengo e o Corinthians, sobretudo porque esses clubes possuem um valor fixo assegurado no atual contrato de TV com a Globo, que expira em 2024.
Um dos cartolas disse que a mudança vai contra o discurso de que a liga equalizará a distribuição das receitas. E não só mantém como amplia o desequilíbrio.
Além de Corinthians e Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Ponte Preta, Vasco e Botafogo são os atuais signatários da Libra.
Dirigentes dos nove que assinaram o documento alegam que a regra mudou para cinco anos porque seria o mesmo tempo de um ciclo de contrato de TV. Eles já previam que isso iria gerar descontentamento, mas resolveram seguir adiante.
No estatuto, a regra de transição ficaria em vigor durante 2025, 2026, 2027, 2028 e 2029.
Outro cartola citou, ainda, que o trecho do texto a respeito da regra de transição faz parte das premissas para a fundação da liga e que, futuramente, ainda precisariam ser aprovado em assembleia por unanimidade.
Desde a primeira reunião, eles têm batido na tecla de que, neste momento, o mais importante é criar um fato, que seria o anúncio da existência formal da liga, para depois discutir detalhes do estatuto.
Já os representantes do grupo Futebol Forte e de outros times das Séries A e B querem resolver todas as pendências antes de assinar qualquer documento.
No início da semana, em reunião realizada no Rio de Janeiro, eles definiram uma nova proposta para aderir a Libra. No encontro, trataram, principalmente, da divisão de todo o dinheiro que será arrecadado pela liga com direitos de televisão, cotas de patrocínios e outras receitas.
athletico/Pr recebe avaí buscando crescer na tabela
Após vitória em casa que o deixou na vice-liderança do grupo B da Libertadores, o Athletico-PR volta a campo neste domingo, 22, às 19h, contra o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro. A equipe já acumula quatro derrotas na competição e soma seis pontos, de vitórias contra Flamengo e Ceará, e é a 15ª colocada.
O Avaí, adversário da vez, vinha embalado no campeonato Brasileiro, mas perdeu na última rodada para o Juventude, em casa, mesmo com o clube de Caxias do Sul (RS) jogando com um a menos a maior parte da partida, e desde os 15 minutos do segundo tempo, com dois expulsos.
O time da Ressacada, comandado por Eduardo Barroca, não terá à disposição o atacante Muriqui, que teve lesão confirmada e desfalcará a equipe por 15 dias. Bressan também está afastado por lesão, e não poderá ser relacionado. Sem o atleta, a escalação da equipe deve ter: Douglas; Kevin, Rodrigo Freitas, Arthur e Cortez; Raniele, Eduardo e Bruno Silva; Morato, Dentinho e Pottker.
Já Felipão, que treina o Athletico-PR há menos de 20 dias, tem de lidar com a agenda cheia da equipe, entre viagens e disputa de três campeonatos. Além de Thiago Heleno, que se recupera de cirurgia, o clube não terá Cirino e Nicolas Hernandez para o duelo na Arena da Baixada. Scolari deve escalar então: Bento; Abner Vinícius, Matheus Felipe, Pedro Henrique e Khellven; Erick, Hugo Moura e Terans; Canobio, Pablo e Cuello.
Brasileiro – sÉrie a
DOMINGO, 8
11h – Flamengo x Botafogo 16h – Palmeiras x Fluminense 16h – Atlético/GO x Goiás 18h – Bragantino x Corinthians 18h – Santos x Cuiabá 19h – Juventude x Inter 19h – Fortaleza x São Paulo