








Em junho de 1984, quando da minha primeira visita a Coimbra, fiz este ligeiro paralelo, constante de crônica publicada em jornal, e depois incluída em livro. Agora, neste reencontro com a cidade, muitos anos depois, as impressões reavivam-se. Proustianamente.
– & & & –
Cidades históricas de grande tradição cultural, Coimbra e Toledo são parecidas também de corpo: espalham-se sobre o dorso de colinas, às margens de um rio (rio que em Coimbra é o Mondego, e em Toledo o Tejo).
Nós, brasileiros, somos levados a compará-las com Ouro Preto ou Olinda.
Coimbra situa-se a 196 km de Lisboa; Toledo faz parte do chamado contorno monumental de Madri. Cidades de porte médio; basta um dia de visita, para se conhecer cada uma, andando-se a pé pelas ruas cheias de pitoresco e de história.
Tenho para mim que Coimbra é a cidade histórica mais importante de Portugal depois de Lisboa e Porto. Foi a capital do reino durante a primeira dinastia. Em 1537 ali se instalou, no edifício do Paço Real, a Universidade fundada em 1290 pelo rei D. Dinis. A história dessa Universidade confunde-se com a própria história da cidade.
As principais igrejas – Sé Velha, Sé Nova, “Santa Cruz” e “Santa Clara, a Nova” (esta no mosteiro homônimo) – são monumentos arquitetônicos dos mais belos e significativos não só de Portugal, como de
toda a Europa. Quando as visitei naquele já longínquo 1984, mostravam nas suas fachadas os agravos do tempo. Sujas, encardidas. Agora, tive a sorte de reencontrá-las restauradas com perfeição. Qual a mais bela? Difícil dizer. Pois cada uma – para citar um velho provérbio espanhol – não é melhor nem pior que as demais; é outra coisa. Devo ressaltar, no entanto, que o meu coração bateu mais forte quando me deparei com a Sé Velha. Igreja anciã, data de cerca de 1160. “É o mais bem conservado espécime da arquitetura românica portuguesa”, segundo Flórido de Vasconcelos (História da Arte em Portugal). Sua fachada austera tem algo de fortaleza ou de castelo. Impressiona. Dentro, a mesma sisudez, mas contrastando com esta, uma gigantesca joia: o retábulo gótico flamejante. Estou para ver coisa mais linda.
– & & & –
A Igreja de Santa Cruz tem o seu interior bastante descaracterizado, mas abriga verdadeiras maravilhas: os painéis de azulejos, o grande órgão e sobretudo os túmulos dos dois primeiros reis de Portugal – D. Afonso Henriques, o fundador, e D. Sancho I, cognominado o povoador, ambos na capela-mor, um defronte do outro.
– & & & –
Passeio solitário pelo pátio da velha Universidade. Hora do almoço, tudo deserto. Com pouco, porém, começam a chegar turistas. Portas se abrem. Visito, então, a Sala dos Capelos – solene e grandiosa –, a Biblioteca Joanina e a Capela de S. Miguel. Na Biblioteca (150.000 volumes), o guia, muito falante, faz questão de dizer que os adornos barrocos, que estamos vendo, de queixo caído, não são pintados de dourado, são folheados a ouro. Ouro do Brasil Colônia, penso eu.
– & & & –
Descendo a ladeira do mosteiro de Santa Clara, a Nova, sinto no ar da manhã um aroma delicioso que me restitui um pouco da minha infância na Serra de Martins. Que cheiro será este? – me indago, quando de súbito vejo a figueira carregada de frutos. Instantaneamente, surge-me, na tela da memória, outra figueira –aquela do quintal da nossa casa de Martins, plantada pelo meu pai, verdadeira raridade, não sei onde ele conseguiu a muda. Mal se aclimatou na serra, em meio ao sertão semiárido, dava uns figos mirrados. Mas o aroma, ah! o aroma era o mesmo desses de Santa Clara, a Nova.
Deixei Coimbra já saudoso de tudo que vi, e – confesso – um tanto frustrado por não ter podido visitar o Museu Nacional Machado de Castro, cujo edifício-sede, antigo palácio dos bispos, estava em obras de restauro. Ficou para a próxima visita.
aSSinaDaS SÃO DE RESPOnSaBiLiDaDE DE SEuS autORES
>> p residente l ula recebe parlamentares da Câmara e do Senado para reafirmar medidas contra ataques terroristas
O“Véi da Havan” surpreende com novo discurso. Em suas redes sociais, disse que respeita o resultado das urnas, ressalta que o país tem um presidente novo e que “vamos torcer pelo piloto”. Luciano Hang deixou o discurso radical do bolsonarismo para aceitar a realidade. Ele não quer saber de enfrentar a caneta impiedosa do ministro Alexandre de Moraes.
Natal já tem três précandidatos à sucessão do prefeito Álvaro Dias, sendo duas figurinhas repetidas: ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) e o ainda deputado Kelps Lima
(Solidariedade), e uma nova em disputa natalense, a deputada federal reeleita Natália Bonavides (PT). A 21 meses do pleito, Bonavides é vista como a favorita da vez.
Em Mossoró, se as eleições fossem hoje, a disputa seria entre o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), candidato à reeleição, e a deputada estadual reeleita Isolda Dantas (PT), que tentaria a Prefeitura pela segunda vez. Para os mais apressados, as chapas seriam formadas por Alysson/Lawrence Amorim (Solidariedade) e Isolda/Pablo Aires (PSB). Calma, gente, ainda está cedo.
Opresidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira, 11, no Palácio do Planalto um grupo de parlamentares, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e o primeiro vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rego (MDB), que fizeram a entrega simbólica do decreto de intervenção na área da segurança pública no Distrito Federal.
O decreto editado no domingo por Lula, após os atos golpistas cometidos por bolsonaristas inconformados com o resultado das eleições de 2022, foi chancelado pelas duas Casas do Legislativo. A Câmara votou o texto na segunda-feira e o Senado, no dia seguinte.
aceitar a urna eletrônica.
“Eu penso que o que aconteceu aqui, eu não gostaria de pensar em um golpe, até gostaria de pensar em uma coisa menor, quem sabe um grupo de pessoas alopradas que ainda não entenderam que a eleição acabou. Que ainda não quer aceitar que a urna eletrônica é possivelmente o modelo eleitoral mais perfeito que a gente tem em todos os países do mundo”, disse o presidente.
O ex-ministro do STF, Marco Aurélio de Mello, disse nesta quarta-feira, 11, que Alexandre de Moraes não tem contribuído para a paz social, questionando as decisões polêmicas do temido ministro. Mello foi além e disse que errou redondamente quando, em 2017, afirmou que Alexandre de Moraes estava preparado para o cargo no Supremo.
“Na época da queda do avião em que faleceu o ministro Teori Zavascki, fui questionado por jornalistas quanto ao que se faria, como seria preenchida a cadeira, e disse
que o presidente Michel Temer tinha um homem talhado para a cadeira […] vejo que errei redondamente”, afirmou Mello se referindo a Alexandre de Moraes.
As refinarias de petróleo foram protegidas contra ameaças de ataques dos extremistas. O futuro presidente da Petrobras, senador Jean Paul Prates (PT), garante que não vai faltar combustível ao país. A vigilância das refinarias foi redobrada desde domingo, 8, data dos ataques aos Três Poderes no Distrito Federal.
No encontro, Lula agradeceu a aprovação rápida pelos parlamentares do decreto de intervenção e a cobertura da imprensa. Lula disse que os atos terroristas foram ação de um grupo de “aloprados” que não quer
Lula falou também sobre os atos de vandalismo ao sistema elétrico do país. “Aquilo foi um ato de vandalismo também, um ato de bandidos porque os cabos de aço foram ferrados. Significa que propositalmente alguém cortou os cabos das duas torres grandes. Já tinha acontecido no final do ano em Rondônia, da Eletronorte, que tinha sido derrubada. Ou seja, obviamente que nós vamos investigar, estamos tentando descobrir”, disse.
“O que vocês estão fazendo com esse decreto é dizendo que a gente tem que punir. Quem não quer
respeitar a lei a gente tem que punir. Quem não quer respeitar a ordem democrática tão dificilmente alcançada por nós a partir da Constituição de 88”, afirmou o presidente. “Qualquer gesto que contrarie a democracia brasileira será punido dentro daquilo que a lei permite punir. Todo mundo, todo mundo terá direito de se defender, todo mundo terá direito a prova da inocência, mas todo mundo será punido”, afirmou.
O presidente da Câmara afirmou que a aprovação da intervenção demonstra uma unidade da Federação em defesa da democracia e o decreto foi necessário para combater os atos de vandalismo e de ofensa à Constituição.“O ato de entrega do Projeto de Decreto Legislativo cumpre o rito democrático, legal e constitucional que por certo tomarão rumo com diálogo e firmeza na defesa da democracia”, afirmou Lira.
Para Vital do Rego o decreto mostra unidade do País no combate aos atos terroristas. “Demonstra a
levantados pelo setor de inteligência do Ministério da Justiça e estão sendo compartilhados com investigadores da Polícia Federal.
As investigações sobre os ataques terroristas em Brasília apontam, até o momento, que Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo estão entre os estados com mais financiadores dos atos já identificados.
Os dados estão sendo
São considerados financiadores pessoas que, entre outras ações, pagaram por transporte, alimentação ou outros itens utilizados pelos terroristas que, no último domingo (8), invadiram e vandalizaram o Palácio do
Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.
A TV Globo apurou que empresários e colecionadores de armas estão entre os financiadores dos ataques terroristas.
Conforme apurado, até esta quarta-feira,11, os estados com mais financiadores já identificados são: Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Minas
solidariedade das 27 unidades que trouxeram apoio e se disseram indignados com os atos perpetrados por aqueles que imaginavam abalar nossas pilastras institucionais”, disse.
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, disse que no domingo ocorreu um ataque à democracia e ao povo brasileiro e os golpistas serão punidos com a força da lei. Segundo Rodrigues, o ato representa a manifestação inequívoca do Congresso Nacional de que o terror não terá lugar no país.
“Ao fascismo e ao terror só cabe na história uma posição: a posição do combate, do enfrentamento”, disse o senador. “Cada um dos terroristas, estejam eles onde estiverem, usem ou não broche parlamentar, usem ou não toga, usem ou não farda, esteja onde estiver, seja quem for, tenho certeza que aqueles democratas do país liderados pelo presidente Lula reagirão para defender a nação atacada e para defender a democracia”.
Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Há registros isolados de financiadores em outros três estados do país, totalizando 10 unidades federativas, conforme anunciado pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, na última segundafeira, 9.
Para identificar os financiadores, os investigadores também estão se baseando nas mais de 60 mil denúncias recebidas pelo Ministério da Justiça. As informações podem ser enviadas para denuncia@mj.gov.br.
>> Ele responsabiliza diretamente o ex-secretário de Segurança e ex-ministro da Justiça a nderson torres pelo ocorrido
Pedro Peduzzi Repórter da agência BrasilOinterventor na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, disse nesta quarta-feira, 11, que foi por causa de “falta de comando” que não se conseguiu conter as ações de vandalismo e as “posturas terroristas” ocorridas no dia 8. Ele responsabilizou diretamente o ex-secretário de Segurança Pública e exministro da Justiça Anderson Torres pelo ocorrido. Cappelli garantiu que situação similar jamais se repetirá na capital do país.
“O que houve no domingo foi falta de comando e de liderança. Após o Anderson Torres ter assumido a secretaria, ele exonerou boa parte do comando, e viajou aos Estados Unidos sem estar de férias, uma vez que, segundo o Diário Oficial do DF, suas férias teriam início no dia 9, após o ocorrido”, disse o interventor.
Cappelli manifestou “plena confiança” nos homens da segurança do Distrito Federal para lidar com as duas manifestações que estavam previstas para ontem. “Segurança se faz com liderança e comando. Hoje temos comando e tenho plena confiança nos homens da segurança. Essa é
a grande diferença com relação à manifestação anterior”, disse.
Segundo o interventor, todo efetivo do DF foi mobilizado. Haverá também presença da Força Nacional e o apoio dos serviços de inteligência. O interventor acrescentou que a equipe e o comando escalado para monitorar as manifestações é a mesma que atuou na “operação
exemplar” do dia 1º de janeiro, data da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Quero, portanto, transmitir à população uma mensagem de tranquilidade. Não há hipótese de se repetir, na capital federal, os fatos inaceitáveis do último dia 8”, disse.
Entre as medidas planejadas está o fechamento da Esplanada dos Ministérios
para a circulação de veículos e a instalação de barreiras para revista, além de bloqueio para manifestantes nas proximidades do Congresso Nacional. “Tudo será feito dentro da lógica pacífica de direito à manifestação”, explicou Cappelli. “Mas livre manifestação não pode se confundir com posturas terroristas novamente”, alertou.
Com relação às cerca de
1,2 mil prisões efetuadas durante o flagrante do dia 8, Cappelli disse que todas pessoas liberadas por questões humanitárias (idosos, grávidas, mães com crianças) já foram identificadas. “Caso a perícia ou as imagens apontem algum procedimento criminal travestido de passeata, eles serão recolhidos para o devido tratamento legal”.
Segundo o interventor, todo efetivo do DF foi mobilizado.
Haverá também presença da Força Nacional
Perguntado se houve prevaricação de algum policial militar, no sentido de facilitar a entrada dos vândalos nas sedes dos Três Poderes, o interventor disse que a Polícia Militar já está investigando, e que “abrirá até sexta-feira (13) um inquérito para apurar conduta eventual de policiais que se comportaram fora daquilo que era previsto”.
PF.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou nesta quarta-feira, 11, pelo Twitter que a Polícia Federal (PF) já lavrou 1.261 autos de prisão e apreensão em decorrência dos atos golpistas que ocorreram no último domingo (8), em Brasília. Até o início da noite de terça-feira, 10, eram 727 presos segundo a
“O momento que estamos atravessando faz com que qualquer gesto que contrarie a democracia seja punido com o rigor da lei”, destacou Pimenta.
A PF informou que, na segunda-feira, 9, mais de 1,5 mil pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos foram conduzidas para a Academia Nacional de Polícia, em Brasília, após a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na decisão, o magistrado mencionou sete crimes que podem ter sido cometidos pelos militantes bolsonaristas, incluindo crimes contra o Estado Democrático de Direito e a soberania nacional.
Por questões humanitárias, 599 detidos foram liberados. O grupo incluía idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua, pais e mães acompanhados de crianças.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou às autoridades públicas de todos os níveis federativos, em especial os órgãos de segurança pública, que adotem as providências necessárias para impedir quaisquer tentativas de ocupação ou bloqueio de vias públicas.
O ministro também
determinou a proibição de interrupção à liberdade de trafego de carros em todo o território nacional, bem como o acesso a prédios públicos, sob pena de aplicação de multa de R$ 20 mil a pessoas físicas e R$ 100 mil a pessoas jurídicas.
A decisão acata um pedido da Advocacia-Geral da União que se baseou em notícias de que grupos extremistas estão convo-
cando novas manifestações em todas as capitais do país. O chamamento, segundo a AGU, está ocorrendo em grupos do Telegram.
O ministro determinou ainda que os agentes dos órgãos de segurança pública deverão, sob pena de responsabilidade pessoal, executar a prisão em flagrante de pessoas que ocupem ou obstruem vias.
Uma Casa formada exclusivamente por homens. É assim a Câmara Municipal de Apodi, uma das cidades mais importantes do Médio Oeste potiguar. Não tem uma mulher no plenário, que é formado por 13 cadeiras, todas ocupadas por homens.
Apodi parece ter padronizado o modelo machista na política. Desde o primeiro inquilino do Executivo, João Nogueira da Silveira, em 1833, a Prefeitura de Apodi teve apenas uma mulher prefeita, Maria Gorete da Silveira Pinto, mãe do atual prefeito Alan Silveira (MDB), eleita em 2008 para o mandato de 2009/2012.
Em 187 anos de sua emancipação política, Apodi teve apenas sete mulheres vereadoras. A última foi Soneth Ferreira, eleita em 2016 pelo PP como
a segunda mais votada, com 1.507 votos (6,21%). Antes, em 2012, Hortência Regalado conquistou mandato de vereadora como a mais votada pelo PSDB, recebendo1.304 votos (5,47%), o que lhe rendeu um mandato de viceprefeita nas eleições seguintes.
O que seria um processo de ocupação de espaço da mulher apodiense houve um retrocesso nas eleições de 2020. Nenhuma mulher conseguiu êxito à Câmara Municipal. A que obteve melhor performance nas urnas foi Anna Oliveira, do MDB, que ficou na 21ª colocação, com 323 votos (1,40%).
Pois bem.
A história pode ser recontada a partir de 2024. A pedagoga, jornalista e empresária Leylla Carla surge como um nome forte à Câmara de Apodi e pode, perfeitamente, incentivar outras mulheres a buscarem seus espaços também na política. Leylla está disposta ao desafio e tem recebido incentivo de mulheres e de outros segmentos da sociedade.
Em recente contato com a coluna, Leylla disse que “a falta de uma mulher
LEYLL a car L a Pedagoga, jornalista e empresária.
Os professores da rede municipal de Mossoró têm assembleia marcada para o dia 31 deste mês. Na pauta, estratégia de luta para o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) honrar o reajuste do piso nacional do Magistério, que é de 14,94%. A categoria decidiu que não aceita o parcelamento do reajuste, como feito em 2022, e que só será concluído pela Prefeitura em novembro deste ano.
Os professores acreditam que a gestão municipal não terá dificuldade de honrar o novo piso salarial do magistério, dado aos números financeiros bastantes favoráveis. O orçamento do Executivo, aprovado na Câmara, é de mais de R$ 1,1 bilhão. Além disso, o prefeito Allyson está autorizado a contratar quase meio bilhão de reais em empréstimos. Ou seja, dinheiro não é problema.
ocupando uma cadeira na casa legislativa é notada por toda população apodiense, que clama por uma representante que possa ser a voz da mulher. Estamos dispostas a cumprir essa missão.”
Leylla Carla se identifica com o público feminino de sua cidade, mas também com a camada da sociedade que sempre lutou para vencer e fazer história. É vista como um exemplo de resistência, perseverança e vitória. Além de pedagoga, jornalista e empresária, ela desenvolve atividades como produtora de eventos, juíza da paz e,atualmente,preside a Academia Apodiense de Letras, além de ser assessora de comunicação da Câmara Municipal. Ela é atuante e tem serviços prestados em diversos setores, como religioso, social, cultural e esportivo.
Com uma larga experiência no setor público, e com projetos visionários para o desenvolvimento de Apodi, Leylla poderá chegar ao seu primeiro mandato a partir da aceitação popular, em especial das mulheres.
A polícia do trânsito vai reforçar a fiscalização em tibau neste fim de semana, para evitar o caos que ocorreu na semana passada. É possível ter uma mobilidade melhor, se todos respeitarem.
O plenário do StF manteve o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Evidencia que todas as decisões monocráticas de Alexandre de Moraes têm aprovação prévia dos demais ministros do Supremo. Moraes é o que se apresenta.
Os bancos de leite do Rn estão em níveis críticos neste início de ano. A Saúde convoca mulheres aptas à doação. Em Mossoró, a coleta é feita na Maternidade Almeida Castro e no Banco de Leite.
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) já pode inscrever a UEI Maria da Conceição no livro dos recordes. não há registro de uma creche ser arrombada por delinquentes 27 vezes. Essa é uma marca que a gestão municipal carrega, sem muito esforço.
A OAB Mossoró lança hoje a campanha Anjos da Educação, que visa arrecadar material escolar e doações para crianças da Unidade de Educação Infantil (UEI) - Júlio Galdino, no bairro Aeroporto. A arrecadação vai até o dia 30 deste mês, na sede da Ordem.
Ogabinete da Segurança Pública do Rio Grande do Norte decidiu que qualquer eventual concentração para manifestações antidemocráticas será dispersada. A decisão saiu da reunião realizada nesta quarta-feira, 11, após surgimento de mensagens em grupo de WhatsApp convocando para novas manifestações no RN.
A reunião contou com autoridades da Secretaria
da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), polícias Civil, Militar e Federal, além do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
O setor de inteligência recebeu mensagens e imagens que convocam para manifestações no Estado. Dentre elas, a “Mega Manifestação Nacional Pela Retomada do Poder”, que conclamava atos em todas as capitais brasileiras, a partir das 18h de ontem.
A dissolução de manifestações é encarada desde segunda-feira, 9, um dia após atos de extremistas na invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes em Brasília. O Governo do Estado explicou que a medida cumpre decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para desocupação de vias e prédios públicos.
As desmobilizações começaram em frente a pré-
dios militares, como é o caso do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, em Natal. “Os policiais vão fazer a abordagem na frente do quartel, dizer que não podem ficar no local, explicar que existe a decisão judicial. Caso
descumpram, serão detidos, inicialmente por desobediência”, havia explicado o titular da Sesed, Coronel Araújo.
Desde então, viaturas da Polícia Militar têm ficado em guarda em frente ao batalhão para fazer cum -
Nesta data, em 2000, um grande incêndio atingiu o casarão de Dix-neuft Rosado/Dona Odete (in memoriam), na praça Bento Praxedes. Casarão histórico, inaugurado em 1918, e que ficou conhecido como o Catetinho por ter hospedado o presidente Vargas em 1933. Hoje, o casarão pertence a um empresário mossoroense.
O residencial Monsenhor Américo Simonetti celebra hoje 11 anos de inaugurado. O primeiro conjunto popular de Mossoró construído pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, com 802 casas. A solenidade contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e do ministro Garibaldi Filho.
A prefeita de Grossos, Cinthia Sonali, diz que o município vai perder R$ 500 mil por mês de receita do FPM, após cair de categoria no coeficiente em razão da redução populacional verificada pelo Censo 2022. Vai afetar setores vitais como saúde e educação. Outras 27 cidades do RN vivem mesma situação.
O Censo Demográfico está na pauta da tradicional marcha dos prefeitos deste ano, que acontecerá em março. Os gestores vão lutar para que a União não altere o coeficiente do FPM dos municípios em 2023. Essa é uma pauta urgente.
prir a decisão do ministro do STF.
Em Mossoró, os acampamentos de bolsonaristas, que funcionavam em frente ao Tiro de Guerra, foram desmobilizados pelos próprios manifestantes no último dia de 2022.
Apodi clama por uma representante que possa ser a voz da mulher.”
Aimplementação de uma política de incentivos à atração de novos investimentos e manutenção de empresas e indústrias já instaladas devolveu ao Rio Grande do Norte a competitividade, especialmente entre os estados da região Nordeste. O Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Econômico do RN (Proedi) proporcionou a geração e manutenção de ao menos 113 mil empregos diretos e indiretos entre os anos de 2019 e 2022. Em quatro anos, foram 232 concessões do programa, com 110 novas empresas cadastradas.
O esforço para devolver competitividade ao estado envolve ações em várias áreas de gestão, da pauta fiscal à infraestrutura, e que não apenas atrai novos investidores, como permite àqueles já instalados o ambiente propício à retomada e ampliação de negócios no RN. Nesta terça-feira, 10, a Guararapes Confecções divulgou um comunicado confirmando a centralização de sua produção fabril em Natal.
Em nota, afirma que a decisão faz parte do planejamento estratégico da companhia com foco em otimizar a operação fabril para intensificar eficiência, competitividade e diversificação de produtos. Mas que “o modelo de negócio integrado do grupo permanece inalterado, preservando a cadeia de fornecimento nacional”.
Para o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado, a notícia não acarreta demérito ao estado vizinho [essa operação fabril estava no Ceará], mas reflete o mérito da nova política econômica do RN.
“O Rio Grande do Norte não se alegra em ver o Ceará perder empregos, mas se alegra em ganhar empregos, e isso é consequência da nova política de incentivos fiscais implementados na gestão da governadora Fátima Bezerra, que garante vantagens para as empresas se firmarem aqui”, diz Jaime Calado.
crispinianoneto@gmail.com
Um dia após bolsonaristas promoverem imagens de quebra-quebra e terrorismo em Brasília, a segunda-feira, 9, acabou tendo ares de união e de resposta às ameaças golpistas vivenciadas na capital federal.
Em reunião de peso com governadores de todos os Estados e do Distrito Federal, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou mensagem clara de que não irá recuar diante de bolsonaristas, buscando unificar a reação contra a depredação registrada na sede dos Três Poderes da República.
“Eles querem é golpe, e golpe não vai ter”, disse Lula no encontro. Momentos depois, o ministro da Justiça, Flávio Dino, destacou a existência de três inquéritos já em curso para apurar os movimentos, que já teriam identificado financiadores da baderna em pelo menos 10 estados brasileiros.
Paralelamente, o presidente teve ainda diálogo com o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, que reforçou apoio contra os ataques e convite para uma visita do brasileiro a Washington ainda em fevereiro. O saldo do quebra-quebra
Até a noite de ontem, o Governo Federal já havia confirmado a ocorrência de pelo menos 1.500 prisões de pessoas que teriam relação com os movimentos antidemocráticos de domingo. Paralelamente, também foram desmobilizados por todo o país, seguindo decisão do ministro Alexandre de Moraes, acampamentos em frente a quartéis do Exército que pediam um golpe de Estado que removesse Lula do poder.
Em Fortaleza, golpistas estavam aglomerados há mais de 60 dias em frente ao quartel da 10 ª Região Militar, no Centro. Ao contrário do que ocorreu em outros estados, o acampamento acabou sendo dispersado sem conflito direto entre Polícia e manifestantes, com os bolsonaristas deixando o local por conta própria por voltas 11h30min. Logo depois, o prefeito José Sarto (PDT) anunciou ação de limpeza e recolhimento de entulhos deixados pelo acampamento.
Aquela política que fez o RN perder empregos está sendo revertida e não é só na Guararapes. São várias outras empresas. É só andar pelo estado para ver quantos atacarejos surgiram nesses quatro anos; uma verdadeira indústria de carnes começa a se formar, entre vários outros setores que estão se fortalecendo. Tudo isso se deve ao Proedi”, completa o secretário.
Para o titular de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, “é o Rio Grande do Norte ganhando disputas pela manutenção de empre-
sas. Isso era impensável há alguns anos. O Proedi e, posteriormente, a inclusão da indústria têxtil no segmento relevante, com certeza foram fundamentais nessa escolha”.
As ações com foco na geração de oportunidade de emprego e renda também resultaram na ampliação do Pró-Sertão, um programa voltado para o fomento, criação e manutenção de oficinas de costura no interior do RN. O número de oficinas cadastradas saltou de 53 para 116 desde o início da gestão Fátima Bezerra e a expectativa pa-
ra 2023, segundo Jaime Calado, é de expansão. “É esperado um aumento de demanda nesse setor porque nossos incentivos são melhores que os de qualquer outro estado, a tendência é as empresas daqui investirem mais e vir mais empresas de fora”.
O Governo do Estado está investindo na capacitação de dois mil costureiros e costureiras, em todas as regiões, para ampliar a abrangência do Pró-Sertão. A ação tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal do RN (IFRN).
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) alcançou decisão judicial que determina a nomeação de todos os aprovados dentro do número de vagas do concurso público para os cargos Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias do quadro permanente da Secretaria de Saúde do Município de Natal.
A decisão é fruto de uma Ação Civil Pública (ACP) e
determina prazo de 30 dias para as nomeações sob pena de multa no valor de R$ 500.000,00.
A DPE/RN demonstrou na ação que o concurso público previu um quantitativo total de 331 vagas para o cargo de agente comunitário de saúde e 265 vagas para agente de combate às endemias. O resultado final do certame foi homologado em maio de 2015 e a validade chegou a ser prorrogada
em maio de 2017. Em novembro do mesmo ano, a validade do certame foi suspensa, mas, desde então, não foram feitas novas nomeações. Ao todo, 209 candidatos aprovados dentro do quantitativo de vagas previstas no edital deixaram de ser nomeados.
A Prefeitura de Natal alegou que as nomeações não foram feitas devido aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A
argumentação, no entanto, não foi acatada em juízo. “É que a orientação jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça é no sentido de que a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, ao fixar os limites de despesa com pessoal dos entes públicos, não pode servir de justificativa para elidir o direito de servidores públicos já assegurado por lei, como é o caso ora em debate”, registrou o juiz Airton Pinheiro da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal.
a vElha facaDa... Sempre que se vê apertado por questões políticas, o cretino Jair Bolsonaro inventa um agravamento na saúde, sempre trazendo à tona a facada... Só medo da cadeia, mas não vai dar certo eternamente. Bandido bom, é bandido preso. Olha só a conversinha mole: Após facada sofrida em Juiz de Fora/MG, fui submetido a 5 cirurgias. Desde a última, por 2 vezes tive aderências que me levaram a outros procedimentos médicos. Ontem nova aderência e baixa hospitalar em Orlando/USA. Grato pelas orações e mensagens de pronto restabelecimento. Será que ainda tem alguém, em algum lugar que acredita nas mentiras deste canalha?
Ex-prEsiDiários
Pergunta-se nas redes sociais: Pastores que foram presos ontem e os que serão presos ainda esse mês, ao saírem da prisão nós podemos chamá-los de ex-presidiários? Claro que sim. É isso que serão. Mas... Talvez demore!
cpi Do GolpisMo
Renan Calheiros já voltou a Brasília para colher assinaturas da CPI que investigará golpistas e aqueles que, por ação ou omissão, ajudam os terroristas. Eles incluem Bolsonaro, o Procurador Aras, militares e políticos. No MDB, Renan lidera a defesa da expulsão do governador do DF, Ibaneis, o negligente apoiador de bandidos terroristas.
O ministro das comunicações, jornalista Paulo Pimenta revela: “Pessoas que estavam no Planalto na hora que eles chegaram, servidores, e a impressão de todos é que tinha 80% a 90% das pessoas estavam alcoolizadas. E tu tinha um número ali, entre 10% e 15%, que sabia o que estava fazendo. Então, enquanto essa turma maior corria pelos corredores quebrando tudo, algumas pessoas sabiam o que queriam. E essas pessoas foram na Abin, na Secom, no GSI, em busca de documentos, HDs, equipamentos”, revelou Pimenta, ressaltando que “uma turma que invadiu o Planalto tinha clareza do que estava procurando, enquanto os outros tentavam botar fogo”. O ministro ainda falou da expectativa dos terroristas, que tentavam provocar um golpe de estado para derrubar o governo Lula. “Foi uma tentativa de golpe. Essas pessoas esperavam que fosse declarada uma GLO [Garantia da Lei e da Ordem], para justificar que os militares pudessem assumir o comando da situação. Mas, o presidente Lula de forma muito correta, muito serena, garantiu que nós pudéssemos enfrentar a situação sem uma GLO”.
>> Política de incentivos atrai investimentos e amplia a geração de empregos no estadoParque de produção da empresa Guararapes Confecções no Rio Grande do Norte Daniel Herrera
Orecuo da inflação em 2022 trouxe uma boa notícia para os investidores da aplicação financeira mais tradicional do país. Pela primeira vez em quatro anos, a caderneta de poupança rendeu mais que a inflação.
Em 2022, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 5,79%, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador é considerado o índice oficial de in-
flação, usado pelo Banco Central (BC) para definir a taxa de juros.
De acordo com a Calculadora do Cidadão, disponível na página do BC na internet, uma aplicação na caderneta de poupança rendeu 7,9% em 12 meses. O valor considera uma aplicação feita em 1º de janeiro do ano passado e que não foi mexida até 1º de janeiro de 2023.
aristida603@hotmail.com
Já contei isso. Peço-lhe, leitor, desculpa e consideração.
O caso é que dias há, não raro, que amanheço invadido por uma sôfrega saudade. De que, não sei dizer. É um sentimento assim, que vem não sei de onde, e dói não sei por quê. Aquilo do soneto clássico de Camões. É uma saudade do que os meus olhos nunca viram, e nem vivi. E, pegada, me acompanha o dia inteiro.
E, então, geralmente dou-me à invenção de uma saudade qualquer. Seja: um lugar qualquer, em qualquer parte. Mas que seja uma cidadezinha antiga, com seus sobrados senhoriais, em redor de uma praça de feição romântica. Moças de semblante puro, e meigo, uma rosa vermelha no cabelo, nos lábios e nos olhos um sorriso de uma inocência comovente.
E é que tanto me aprofundo na minha invenção sentimental, desenhando minhas exigências íntimas, que sempre tenho a impressão de uma realidade dentro dos meus olhos. E tanto é assim que, ao dormir à noite, sonho com essa cidade imaginária, muitas vezes namorando a moça do sobrado mais antigo, debruçada ao peitoril da varanda sobre a praça.
Mas é sempre um namoro à distância, secreto, talvez reflexo, ou isso mesmo, das minhas esquisitas cautelas dos tempos de rapaz. Era que, essencialmente dominado por um inarredável sentimento de inferioridade, eu tinha sempre os meus amores assim. Restritos à circunstância do meu coração: a de, resolutamente, não admitir que pudesse ser amado.
De modo que nunca, em tempo algum, que me lembre, levei jeito com as mulheres, como aliás ainda hoje. Não é propriamente timidez; é que não acho, em mim, nunca achei, qualidades que me estimulassem à conquista. Bom, também pode ser, quem sabe, as duas coisas juntas. Olhares femininos insinuantes? É verdade, já os encontrei, mas nunca correspondi, desconfiado.
Também nos meu sonhos é sempre assim. O mesmo recato, o mesmo jeito de sentir o amor, secretamente, as mesmas razões do meu coração, sempre fechado às manifestações naturais àqueles que amam. Se me sinto feliz assim? Talvez sim, talvez não. Nunca tive experiências do amor realizado: beijos ardentes, troca de juras, longos abraços, como se fossem infinitos.
Mas ia falando das minhas saudades amanhecidas, saudades não sei de que, e que doem não sei por quê. Elas me acompanham desde não sei quando e, se doem, também me fazem sentir, no meu interior mais fundo, a suprema beleza da vida, numa ternura tamanha que, nela, não cabe mais nada nem eu. É a pacificação de todo o meu ser, qualquer coisa assim de estrela nova. .
Se não acontecem, sinto saudade dos meus dias assim, e de tal maneira que, se eles me faltam, é como se a indolência azul dos horizontes se transformasse, dentro de mim, num grito asfixiado no fundo de um abismo de vazios profundos. Pois amo os meus dias assim amanhecidos, tanta ternura na luz dos meus olhos sempre tristes – uma saudade não sei de que.
Eis que existe no Direito a figura da evidência de prova, e se não há (forte) evidência da presença moral do ex-presidente Bolsonaro no recente espetáculo de terrorismo, ocorrido em Brasília, já não se pode saber o sentido dessa palavra.
Não seria o caso de decretar-se a prisão preventiva do ex-presidente Bolsonaro? Bom, não falo com boca de jurista, aviso logo, mas, segundo posso entender, seria uma providência judicial necessária, diante de semelhante evidência.
Por trás da violência material contra os prédios das instituições democráticas, é de procurar ver se não está a presença, moral e intelectual, do expresidente Bolsonaro, até pela sua pregação, governo, contra essas mesmas instituições.
Se escrever é produzir sentidos, através das relações sintático-semânticas, bem é de ver que as aulas de português, na escola brasileira, devem dar primazia aos estudos semânticos, a exemplo do que se pratica na Europa e nos Estados Unidos, segundo faz notar a linguista Madre Olívia. No entanto, perde-se tempo no ensino de regras gramaticais, geralmente à base do certo e do errado. Daí vem que o aluno brasileiro chega ao exame vestibular, sem o mais mínima aptidão para redigir um texto, e nessa deplorável condição sai da universidade. Não sei que critérios são usados na correção das redações do exame vestibular, pois alunos de todo faltos dessa aptidão intelectual “passam” galhardamente, por assim dizer. Ora, não há universidade sem linguagem, de modo que alunos sem sintaxe mental, adquirida no domínio da frase, tornam-se incapazes de acompanhar o curso, em qualquer área, com legítimo proveito. A termos de ler e compreender, de forma inteligente.
A última vez em que a poupança tinha superado a inflação tinha sido em 2018, quando a caderneta havia rendido 0,85% acima do IPCA em 12 meses. Desde então, a combinação entre inflação alta e juros baixos corroeu o rendimento da aplicação mais popular no país. O pior momento ocorreu em outubro de 2021, quando o aplicador perdeu 7,59% contra a inflação no acumulado de 12 meses.
Apesar do rendimento acima da inflação, a poupança registrou desempenho inferior a outras aplicações de renda fixa. Os investimentos em Certificado de Depósito Bancário (CDB) renderam 12,25% no ano passado, 6,24 pontos percentuais acima da inflação. A caderneta, no entanto, superou a bolsa de valores. Num ano marcado por instabilidades, o índice Ibovespa subiu 4,69%, mas rendeu 1,04% a menos que o IPCA.
De março de 2021 a agosto de 2022, o BC elevou a taxa Selic (juros básicos da economia) de 2% para 13,75% ao ano. O IPCA, que até julho do ano passado superava os dois dígitos no acumulado em 12 meses, recuou após três deflações consecutivas (agosto, setembro e outubro) provocadas principalmente pelo corte de impostos em combustíveis, energia, telecomunicações e transporte coletivo. Esses dois fatores aos poucos reverteram a perda da poupança para a inflação.
Atualmente, a poupança rende 6,17% ao ano mais a Taxa Referencial (TR). Essa regra vale quando a taxa Selic está acima de 8,5% ao ano, o que ocorre desde dezembro do ano passado. Quando os juros básicos estão abaixo desse nível, a poupança rende apenas 70% da Selic.
Para 2023, a poupança continuará a ganhar da inflação. Na última edição do boletim Focus, pesquisa semanal com investidores divulgada pelo Banco Central, os analistas de mercado previam que o IPCA deve fechar este ano em 5,36%. Como o boletim Focus também prevê que a Selic encerrará 2022 em 12,25% ao ano, a caderneta continuará rendendo em torno de 7% no acumulado de 12 meses.
O encarecimento das commodities (bens primários com cotação internacional), os gargalos nas cadeias de produção globais e a inércia de reajustes do ano anterior foram os principais responsáveis por pressionar os preços em 2022. Os motivos constam de carta enviada pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para justificar o descumprimento da meta de inflação no ano passado.
Segundo o documento, a autoridade monetária prevê que a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) cairá de 5,79% em 2022 para 5% em 2023. Mesmo assim, ficará acima da meta para este ano, fixada em 3,25%, podendo chegar a 4,75%, por causa da margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.
A volta da cobrança de
tributos sobre os combustíveis que tinha sido reduzida em 2022, destacou o presidente do BC, terá impactos na inflação deste ano. “Nesse cenário, em 2023, a inflação ainda se mantém superior à meta, em virtude principalmente da hipótese do retorno da tributação federal sobre combustíveis nesse ano e dos efeitos inerciais da inflação de 2022”, escreveu Campos Neto na carta. A inércia inflacionária corresponde a reajustes atrelados a preços corrigidos pela inflação do ano anterior, como aluguéis.
De acordo com o presidente do BC, a inflação só ficará dentro da meta a partir de 2024, quando deverá ficar em 3%, e em 2025 (2,8%). Para esses dois anos, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelece uma meta de 3% para o IPCA, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. Em 2022, a meta estava em 3,5%, com a mesma margem de tolerância, e podia variar entre 2% e 5%.
>> Uma aplicação na caderneta de poupança rendeu 7,9% em 12 meses do ano passadoCaderneta de poupança é a aplicação financeira mais tradicional do país
Aapresentadora Xuxa Meneghel deverá indenizar em cerca de R$ 65 milhões o empresário Leonardo Soltz, criador dos personagens da “Turma do Cabralzinho”. A determinação que pesa sobre a empresa Xuxa Promoções e Produções Artísticas é da juíza Flávia Viveiros de Castro, da 6ª Vara Cível.
O empresário alega que Xuxa teria se apropriado dos personagens ao lançar a “Turma da Xuxinha descobrindo o Brasil”. O processo tramita desde maio de 2004.
Segundo Soltz, com informações do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a apresentadora teria se apropriado de forma indevida de personagens idealizados por ele, por ocasião da comemoração dos 500 anos de descoberta do Brasil.
Ele conta que ofereceu sua criação à ré, que lhe respondeu que não teria interesse em veiculá-la, mas,
pouco tempo depois, a empresa criou a Turma da Xuxinha com os mesmos personagens.
Em sua defesa, a produtora afirmou que não houve
plágio e que os personagens são distintos. A ré também negou a utilização dos personagens criados pelo autor. Pelas provas dos autos, a magistrada concluiu
que houve cópia dos personagens.
No processo, a juíza diz: “A parte ré utiliza-se de manobras pouco éticas, levantando suspeição do perito,
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira, 11, que o Ministério das Relações Exteriores formalizou a candidatura de Belém para sediar a COP30, em 2025. “Esperamos poder receber o maior evento climático do mundo em uma cidade parte da Amazônia brasileira”, disse, em seu perfil no Twitter.
“Eu tinha assumido o compromisso no Egito, na COP27, que a COP30 poderia ser realizada no Brasil. Fiquei feliz quando nosso ministro [das Relações Exteriores] Mauro Vieira formalizou a cidade de Belém. Quero que a gente esteja lá para uma bela COP”, disse Lula, em vídeo, acompanhado do governador do Pará, Helder Barbalho.
No mesmo vídeo, Helder destacou a importância e a dimensão de trazer a discussão sobre questões
climáticas para o Brasil. “Belém, no estado do Pará, estará de portas abertas para debater a Amazônia, para discutir o clima no mundo, encontrar soluções e agradeço o gesto do governo federal para com Belém, o Pará e a Amazônia”.
Também em seu perfil
no Twitter, Lula manifestou solidariedade à vicepresidente da Colômbia, Francia Márquez, que, segundo ele, sofreu “uma inaceitável tentativa de atentado, felizmente sem sucesso”.
“Precisamos de paz para o desenvolvimento da nossa querida América do Sul”, postou.
Márquez denunciou, via redes sociais, que sua equipe de segurança encontrou explosivos na estrada que leva à sua casa, no município de Suárez, no departamento de Cauca. Os artefatos, de acordo com a vice-presidente colombiana, foram detonados de forma controlada por especialistas.
que é profissional idôneo, trabalhando para este Juízo e outros deste E. Tribunal, sem nunca ter tido sua reputação profissional questionada”. “E tem razão o
profissional quando afirma que o valor dos lucros cessantes vem aumentando exponencialmente em decorrência da passagem do tempo”, diz outro trecho.
Um efetivo de 651 policiais, oriundos de 16 estados, chega a Brasília nos próximos dias para compor o contingente da Força Nacional de Segurança Pública. A medida é mais um desdobramento preventivo após os atos de vandalismo registrados domingo (8), na capital, quando radicais de extrema-direita invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Já chegaram a Brasília 233 policiais que atuarão no policiamento ostensivo e preventivo da Esplanada dos Ministérios em apoio às forças de segurança locais.
Para o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, integração e solidariedade são cruciais. “Em momento de tamanha gravidade, de ataque à democracia e às instituições republicanas, é muito importante um esforço de toda a sociedade para que possamos enfrentar os que ousaram desafiar as leis do país e a própria Constituição”, afirmou.
ENVIARAm EFEtIVO:
Ceará – 70 policiais Bahia – 70 policiais alagoas – 43 policiais Piauí – 20 policiais rio grande do Norte – 30 policiais
EstADOs quE EstãO
ENVIANDO EFEtIVO: acre – 30 policiais
amapá – 20 policiais amazonas – 30 policiais espírito santo – 25 policiais goiás – 30 policiais
Maranhão – 30 policiais Pará – 60 policiais Paraíba – 30 policiais Pernambuco – 50 policiais rio grande do sul – 73 policiais sergipe - 40 policiais
Ele conta que ofereceu sua criação à ré, que disse não ter interessePresidente Lula entre a governadora Fátima Bezerra e o governador Helder Barbalho Ricardo Stuckert P EDRO R AFAE l V I l E l A Repórter da agência Brasil NÚmEROs DE POlIcIAIs ENVIADOs POR EstADOs
Covid-19
Já o número de pessoas acima de 60 anos com a quarta dose em atraso é de 15.847. Deste total, 4.517 idosos em atraso com a dose estão na faixa etária de 60 a 64 anos. Entre 65 a 69 anos o número de atrasados chega a 3.990.
TerCeira doSe
edinaLdo Moreno Da redaçãoLevantamento do RN Mais Vacina, parceria do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), que traz os dados em tempo real sobre a vacinação contra a Covid-19 em todo o território potiguar, mostra que Mossoró tem quase 70 mil pessoas com a segunda dose de reforço, mais conhecida como quarta dose, em atraso.
O balanço mais recente obtido pela reportagem do JORNAL DE FATO aponta que o número de mossoroenses com atraso na D4 chega a 68.549. A maior parte destes atrasados com a quarta dose está na população adulta. O levantamento também mostra um alto número de idosos com a 4ª dose atrasada.
De acordo com a plataforma, 52.702 cidadãos de 18 a 59 anos estão com a segunda dose de reforço em atraso. Ainda segundo a ferramenta, a faixa etária de 40 a 49 anos é a que tem o maior número de atrasados. Nela são 16.815 pessoas atrasadas com esta dose contra a doença. Em seguida vem a de 50 a 59 anos, com 12.410 atrasados.
O mais recente boletim epidemiológico com dados sobre a pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte, publicado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), mostra que o Estado tem 939 casos em acompanhamento e 389 casos suspeitos. O documento foi divulgado nesta quarta-feira (11).
De acordo com o ba-
lanço, nas últimas 24 horas anteriores à atualização dos dados sobre a doença no território o RN notificou e confirmou 52 novos casos provocados pelo SARS-CoV-2, vírus causador da doença.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Rio Grande do Norte contabiliza 583.578 infecções confirmadas pelo vírus. Ainda de acordo
com a Sesap, o número de casos recuperados chega a 573.945 e o de descartados a 1.107.116.
Também nas últimas 24 horas não houve registro de óbito pela Covid-19 no território potiguar. No total, o RN tem 8.694 vítimas da doença. Há ainda 740 mortes em investigação e outras 1.997 já descartadas para a Covid-19.
Ainda de acordo com o levantamento do RN Mais Vacina, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte soma 47.578 cidadãos com a primeira dose de reforço, conhecida como terceira dose em atraso. A faixa etária com o maior número de atrasados é a de 18 a 29 anos. São, ao todo, 16.104. A segunda com o maior número é a de 30 a 39 anos: 13.484 atrasados com a D3.
SeGUnda doSe
O balanço também traz dados de pessoas com o esquema vacinal incompleto. O número de pessoas com a segunda dose em Mossoró chega a 19.069. Crianças de 5 a 11 anos somam 4.955 atrasadas com a 2ª dose e é a faixa etária com o maior número sem receber a 2 ª dose. Já entre 18 a 29 anos são 4.593 pessoas que não completaram o esquema vacinal contra a doença.
rio Grande do norTe
O Rio Grande do Norte tem atualmente 1.304.740 cidadãos com a primeira e segunda doses de reforço em atraso. Deste total, 693.420 com a quarta dose em atraso, sendo 510.248 de pessoas entre 18 a 59 anos e 183.172 idosos. Já 611.320 cidadãos potiguares estão com a D3 atrasada. O estado tem ainda 239.274 pessoas com a segunda dose em atraso.
>> o balanço mais recente aponta que 68.549 mossoroenses estão com a segunda dose de reforço atrasada
RN tem quase 1 mil casos em acompanhamento e pouco mais de 380 suspeitosreLaTÓrio de d2, d3 e d4 eM a
o todo bacana empresário andyro clayton apaga velinhas hoje. aqui, com selminha, o amor da sua vida. Renovamos os votos de saúde, paz e alegrias. sessão bolo confeitado na vipérrima Pousada Rancho da serra, em Martins!
Mesmo em tempos de GPS e Googlemaps a sinalização continua sendo muito importante nas estradas. Principalmente, para o turismo. Há quase 3 décadas ando pelo oeste potiguar. Em especial, nas nossas serras. Uma amiga relatou-me que foi bater em Umarizal porque não tinha nada dizendo (ou se tinha o mato escondeu) direcionando para a entrada de acesso para subir a serra. Isso porque ela veio por Apodi, entrando em Itaú. No finde passado, fizemos uma experiência com um casal amigo. Viemos por Caraúbas. Eles também se perderam. Iam direto para Riacho da Cruz. E era de dia. Nada no escuro da noite. Alô, Senhor Secretário de Turismo, ainda tá valendo o velho clichê... existe vida além da reta Tabajara.
O cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo completou 78 anos ontem. Há 41, ele lançou Dia Branco, que foi a música de sua autoria mais gravada até hoje por outros intérpretes.
Apagam velinha hoje: Paulo Nogueira da Costa, Larissa Newton, Andréia Nogueira, Launny Fernandes, Tânia Bezerra, Sidnei Pessoa, Daniel Chaves Maia, Veruska Mendonça, Leopoldo Rosado, João Pedro, Maria Mendes e Carlos Yuri Pedrosa. Parabéns!!!
o muitíssimo querido iago Estrela, otorrinolaringologista dos melhores, atendendo na clínica Pedro cavalcanti. Mossoró ganha, a cada dia, uma geração de jovens e competentes médicos. salve iago!
>> Durante o verão, as doações de leite materno reduzem em cerca de 30% em comparação aos outros períodos do ano De
FatoCentro de Saúde Reprodutiva de Mossoró
Maternidade Escola Januário Cicco - natal
Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) - natal
Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital do Santa Catarina) – natal
Hospital do Seridó – Caicó
Hospital Maternidade Divino amor – Parnamirim
Maternidade Dr. Leide Morais – natal
Maternidade almeida Castro – Mossoró
Hospital universitário ana Bezerra – Santa Cruz
Durante o período de veraneio, os estoques nos bancos de leite humano do Rio Grande do Norte ficam consideravelmente críticos, devido à queda no número de doações. O déficit acaba prejudicando recém-nascidos que necessitam do leite materno para seu crescimento e desenvolvimento saudável.
Por este motivo, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) está convocando as mulheres aptas para doação para realizarem este ato de amor ao próximo. O leite doado é oferecido a bebês hospitalizados, geralmente aqueles que nasceram prematuros e com baixo peso. “Doar leite é um ato que salva vidas de bebês que não puderam ser amamentados pelas mães”.
Cada litro pode atender até 10 recém-nascidos. De acordo com a Rede de Bancos de Leite HumanoRBLH qualquer mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Em 2022, no Rio Grande do Norte 3.763 mulheres realizaram
doações de leite materno e 8.156 recém-nascidos foram beneficiados com as doações.
Esses números têm apresentado uma queda considerável. Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com seis bancos de leite humano e três postos de coleta, aptos a receber doações de leite materno. As doações realizadas nos postos de coleta são enviadas para os bancos de leite para processamento.
De acordo com as recentes informações divulgadas pela coordenação do Banco de Leite Humano de Mossoró (BLHM), doações de leite materno neste período de verão registram queda de 30% a 40%. A coordenadora do BLHM, Patrícia Minelli, explica que o estoque não está zerado, mas que é necessário o permanente incentivo de doações.
“Temos leite pasteurizados, mas logo é distribuído. Não temos leite estocado. Ele é pasteurizado e distribuído para maternidade, para UTI Neo e ou recém-nascidos que estejam em cuidados hospitalares que necessitam do leite materno”, disse Patrícia que informa ainda que
depois de pasteurizado, o tempo de armazenamento é de 6 meses.
O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão.
Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.
O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o
vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19. Bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento.
O leite materno é de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças. Mesmo em ambientes quentes e secos, o leite materno supre as necessidades de líquido de um bebê. Água e outras bebidas não são necessárias até o sexto mês de vida. Dar ao bebê outro alimento, que não o leite materno, aumenta o risco de diarreia ou outra doença.
A amamentação frequente faz com que a mãe produza mais leite. Quase toda mãe é capaz de amamentar com sucesso. No entanto, muitas mães precisam ser encorajadas e ajudadas para que possam começar a amamentar.
Pregão eletrÔnico nº 9/2023-0003
do Edital, Conforme Termo de Referência que é parte integrante do Edital,de acordo com o que determina a legislação vigente, INICIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 16/01/2023; DATA DA ABERTURA DAS PROPOSTAS:31/01/2023 às 09:00:00; INICIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: 31/01/2023 às 09:05:00.
obs.: O Edital e seus anexos encontram-se à disposição no endereço eletrônico http://www.tenenteananias.rn.gov.br e www. bbmnet.com.br
TENENTE ANANIAS - RN, 12 de janeiro de 2023
aristoteles Barreto de araUJo sarmento Pregoeiro
O leite doado é oferecido a bebês que nasceram prematuros e com baixo peso
A top Gardênia Alves, do cast Tráfego Models, é a star da campanha de Verão 2023 da SCarlos Joias, fotografada por Pedro Sobrinho na Casa Amarela, em Areia Branca. Trabalho incrível!
O quadro Por Dentro da Moda, hoje, vai exibido matéria linda com recheio dos modelos Jaerton Filho e Camila Medeiros, do cast Tráfego Models, usando Brisar Beachwear e Oculum em imagens de Pedro Sobrinho. A partir das 15h no programa Entre no Clima/TCM Telecom.
A Tráfego Models realizou a sua primeira Fashion Trip de 2023. Desta vez, o destino foi a praia de Canoa Quebrada, em Aracati/CE,
muita
A festa deste ano, com o tema “Em cada comunidade, uma nova vocação e novos ministérios”, iniciou bonita, feliz, cheia de luz, de paz, de beleza, de organização, de vida ontem, dia 10. O Padre Ikaro Dreân e todos os voluntários merecem aplausos. O Padre Deivid Franklin, Administrador Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Almino Afonso presidiu a missa solene de abertura; o cerimonialista Walterlin Lopes comandou o cerimonial de abertura e o fez com maestria, aplaudido pelos caraubenses; a apresentação do cantor Tássio Farias, entoando o Hino Oficial de São Sebastião emocionou todos os presentes; a Banda de Música Maestro Joaquim Amâncio sob a regência do maestro José Nilton Santos da Costa mais uma vez brilhando; a jovem devota Maria Alice Almeida falou em nome dos devotos de São Sebastião, muito aplaudida. A abertura foi realmente cheia de luz!
As lindas e queridas gêmeas Júlia e Joira, aniversariantes do dia 16, segundafeira. Beijos do tio.
Depois de um ano de estiagem em 2021, com volume médio de chuva em torno de 600 milímetros (mm) na maior parte do estado, o Rio Grande do Norte registrou chuvas 39,9% acima do esperado em 2022. Os dados são do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).
O volume acumulado no estado no período foi de 1.165,5 mm enquanto que o esperado era de 833,2 mm. As precipitações ocorreram com boa distribuição temporal e espacial em todas as regiões do Estado. De acordo com as análises, somente o mês de fevereiro registrou volumes abaixo do esperado.
“Nos meses em que nor-
malmente chove pouco (período agosto a dezembro), as chuvas apresentam desvios percentuais positivos”, comentou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia, Gilmar Bristot.
Em termos de volumes totais no ano, o Litoral Leste foi a região onde mais choveu com o acumulado de 1.852,3mm, enquanto que o esperado era de 1428,1mm, representando 29,7% acima da média esperada. No Agreste choveu 52,3%, com 979,6 mm observados enquanto que o volume esperado para o período era de 643,4 mm.
Gilmar Bristot explica que os bons volumes registrados no Rio Grande do Norte decorreram das condições termodinâmicas dos oceanos Atlântico e Pacífico associadas a outras con-
No momento do tradicional hasteamento das bandeiras, foram convidadas as autoridades presentes para o hasteamento das bandeiras: BANDEIRA DO BRASIL, o prefeito Juninho Alves; a BANDEIRA DO RIO GRANDE DO NORTE, Paulo Brasil, vice-prefeito; a BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS, Vereador Hamilton Bezerra, Presidente da Câmara Municipal de Caraúbas; a BANDEIRA DO ESTADO DO VATICANO, o Padre Íkaro Drêan; a BANDEIRA DA DIOCESE DE MOSSORÓ, o Padre Deivid Franklin, da Paróquia de Almino Afonso; a BANDEIRA DA PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO, a senhora Eugênia Soares, representando todos os caraubenses ausentes. Presença do prefeito de Patu, o caraubense Rivelino Câmara.
a equipe do andor de São Sebastião merece aplausos. através de Jaqueline de Góis parabenizo todos. Enfim, muito bonito!!
O Secretario de Educação
do nosso município, Francisco antônio alves, recebeu o cartaz oficial da Festa de São Sebastião 2023 emoldurado, uma obra de arte como representante dos noiteiros da primeira noite de novena.
dições meteorológicas favoráveis como Frentes Frias ocorridas ao longo de 2022.
“No oceano Atlântico, a condição da temperatura da superfície do oceano Atlântico Sul, maior do que a temperatura superficial no Atlântico Norte, favoreceu o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), para próximo da Região Nordeste, que associado à presença do Fenômeno La Niña no oceano Pacífico, favoreceu a ocorrência de chuvas no período entre os meses de fevereiro a maio de 2022 para o interior do estado. Nos demais períodos do ano, ocorreram deslocamentos de Frentes Frias”, disse.
O meteorologista destaca a ocorrência de chuvas no município de São Vicen-
te na região da Serra de Santana, que no mês de dezembro de 2022 registrou um volume de 164,7 mm. “Neste mês do ano não são esperados volumes expressivos neste município, onde a média esperada é de 16,1 mm”, comentou Bristot.
Os municípios onde mais choveu em 2022, por região, foram: Natal (Leste Potiguar) - 2.257 mm, Brejinho (Agreste)1.638,4 mm, Campo Grande (Oeste): 1.743,8 mm e São Fernando (Central): 1.287,1 mm.
>> a ssociações de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do estado se reuniram para tratar da pauta de reivindicações da categoria para este ano
Entidades representativas de militares do Rio Grande do Norte apresentaram nesta semana um conjunto de pleitos para 2023. A categoria cobra reivindicações como atualização da lei de promoção, reposição de perdas salariais, mudanças em diária operacionais e no auxílio-alimentação, dentre outros pontos.
As Associações de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do estado se reuniram na última terça-feira (10), em Natal, para tratar da pauta de reivindicações da categoria para este ano. O resultado do encontro foi divulgado nesta quarta (11) pelas próprias entidades.
Segundo material divulgado ontem pelas Associações, foram discutidos pela categoria oito pontos princi-
pais. O primeiro trata da atualização da Lei de Promoção de Praças (LPP). As entidades solicitam medidas como a que o direito à
promoção ex-offício seja estendido aos novos integrantes das corporações.
O segundo ponto envolve uma reposição de alegadas
perdas salariais decorrentes dos últimos anos. Outra reivindicação inclui majoração do valor da diária operacional (D.O) e pagamento do bene-
fício no mês seguinte à D.O tirada. A categoria cobra também uma lei única de auxílioalimentação para todas as Forças de Segurança do RN.
A pauta de reivindicações alcança ainda criação de verba indenizatória de fardamento anual, curso de habilitação de Oficiais e construção de um código de ética da categoria; além do pedido de transferência da folha de pensionistas e veteranos para a própria corporação. As entidades dizem que a PMRN até já criou uma Diretoria própria para isso e que CBMRN já funciona.
Ainda de acordo com as Associações, um expediente será confeccionado e encaminhado aos Comandos da PMRN, CBMRN, Secretário de Segurança e ao Governo do Estado informando os pleitos elencados, bem como solicitando uma audiência para abertura das negociações.
Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia (DP Assú) autuaram e prenderam em flagrante dois suspeitos, em Assú, após a notícia de que um feto abortado teria sido
encontrado dentro de um ônibus em Mossoró.
Ao longo das diligências, verificou-se que a então gestante havia desembarcado do ônibus na cidade de Assú
e estaria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para procedimentos médicos, constatando-se que se tratava da mulher que teria provocado o aborto.
Nísia Floresta, concentra o maior número de inscritos para o Enem deste ano: 383.
De imediato, a equipe policial se deslocou ao local e a questionou sobre o fato, tendo ela confessado que tomou medicamento abortivo de forma espontânea, com participação de terceira pessoa. Identificados como Débora Carolyne Sena de Souza e Iranilson de Araújo, foram conduzidos à Delegacia de Polícia e autuados em flagrante, ela por aborto provocado pela gestante e ele por provocar aborto com o consentimento da gestante.
Os dois pagaram a fiança arbitrada pela autoridade policial e foram liberados.
E policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró prenderam em flagrante nesta segundafeira (9), quatro suspeitos por roubos praticados na zona rural de Mossoró. Com eles, foram encontrados objetos roubados das vítimas, bem como uma espingarda de pressão. Já
policiais da DP de São Gonçalo do Amarante realizaram, também nesta segunda, uma operação policial que resultou na prisão em flagrante de dois suspeitos por furto de animais e na recuperação de nove bovinos. E uma operação deflagrada pela Polícia Civil na terça-feira (10) no RN apreendeu mais de uma tonelada de cabos de cobre e de fibra ótica furtados. Dois suspeitos foram presos e o prejuízo causado às vítimas foi avaliado em R$ 70 mil.
Quase 140 internos da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, fizeram nesta quartafeira (11) o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Em todo o Rio Grande do Norte, mais de 1.300 detentos participaram do Enem PPL.
Ontem, 137 internos da Mário Negócio inscritos no exame - utilizado como mecanismo de acesso à educação superior - fizeram o se-
gundo dia de provas, em Mossoró. Desde a última terça-feira (10), que a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SEAP) mobilizou 1.378 internos em 18 unidades prisionais e no Escritório Social para o primeiro dia de realização das provas do Enem PPL.
Segundo a Seap/RN, o número de inscritos neste ano é mais que o dobro do registrado no ano passado, quando o estado teve 654 participantes. A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em
É seguida da Cadeia Pública Dinorá Simas, em CearáMirim, com 254 inscritos; 137 na Mário Negócio, em Mossoró; 100 na Penitenciária Estadual de Parnamirim. Atualmente, 78 detentos fazem curso superior no Rio Grande do Norte e outros 798 estão matriculados em cursos regulares. No RN, os internos se prepararam por meio de aulas à distância e cursos regulares nas unidades prisionais, em parcerias com instituições públicas e voluntárias. No Brasil, 71.614 mil privados de liberdade fizeram o exame.
O Enem PPL é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
Uma operação da Lei Seca na capital do Rio Grande do Norte prendeu cinco condutores por embriaguez. Dentre os flagrantes realizados em fiscalização na noite desta terça-feira (10), está o de um motorista detido pela terceira vez pela mesma infração dentro de um período de seis meses.
As abordagens foram realizadas pelo Comando de Policiamento Ro -
doviário Estadual (CPRE) e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), com os objetivos de coibir a acidentalidade e de garantir a paz pública. Os pontos de bloqueio foram montados nos bairros de DixSept Rosado, zona Oeste, e Igapó, zona Norte.
A fiscalização resultou na prisão em flagrante de cinco pessoas após os testes de alcoolemia aponta-
rem valores superiores a 0.33 mg/l, configurando assim crime previsto no artigo 306 do CTB. O CPRE divulgou o balanço das ocorrências nesta quartafeira (11) e deu conta de que dentre os presos está um mecânico de 44 anos de idade que acabou sendo autuado criminalmente por dirigir embriagado pela terceira vez somente nos últimos seis meses.
O CPRE disse que o veículo do mesmo, cujo licenciamento se encontrava em atraso, foi removido ao depósito; e que todos os infratores foram encaminhados à Central de Flagrantes para os procedimentos de praxe.
Polícia prende em assú casal por abandono de feto e detém suspeitos de roubo em Mossoró e na Grande natal
Quase 140 internos da Mário negócio, em Mossoró, fazem segundo dia de provas do enem
Lei seca em natal prende cinco por embriaguez, incluindo motorista flagrado pela 3ª vez em seis meses
Entidades cobram atualização da lei de promoção, reposição de perdas salariais, mudanças em diária operacionais e no auxílioalimentação, dentre outros pontos
arioCa Fla encaminha venda de Hugo Souza ao Vissel Kobe, do Japão
>> e m partida adiantada da quinta rodada da taça Guanabara, Flamengo e a udax abrem o Campeonato Carioca de 2023 nesta quinta-feira
Por Ya H oo es P ortesOFlamengo entra em campo nesta quinta-feira, contra o Audax, para matar as saudades dos torcedores. No jogo, válido pela quinta rodada da Taça Guanabara, o Rubro-Negro entrará em campo com um time formado por jovens. A maior parte dos garotos do Ninho ainda está nas divisões de base, mas o técnico Mario Jorge, do Sub-20, terá o reforço de Victor Hugo, de 18 anos, que já está integrado ao elenco profissional desde 2022. O meia comentou a expectativa para a estreia.
- Importante estar nesse primeiro jogo para nós, mais novos, do Sub-20. Eu, França, Mateusão, já estamos mais no profissional, será importante dar um peso para esse primeiro jogo. Certeza que todos estão preparados para fazer uma grande estreiaafirmou o garoto ao canal oficial do clube.
- Não tinha como ser melhor: estreia no Maracanã, com a torcida nos apoiando até o último minuto. Vamos para cima. Podem esperar muita raça, determinação, e entregar o máximo para sair com a vitória - projetou Victor Hugo a respeito da presença da Nação nesta quinta, no Maracanã, às 21h30.
Além de Victor Hugo, o meia Matheus França e o centroavante Mateusão, que estão integrados ao elenco principal do Fla -
mengo, estão à disposição de Mario Jorge.
Em partida adiantada da quinta rodada da Taça
Guanabara, Flamengo e Audax abrem o Campeonato Carioca de 2023 nesta quinta-feira. A bola vai rolar no Maracanã, a partir das 21h30, na quinta-feira
O técnico Mario Jorge, do Sub-20, terá o reforço de Victor Hugo, de 18 anos, que já está integrado ao elenco profissional desde 2022
O goleiro Ivan está muito próximo de ser emprestado pelo Corinthians ao Vasco. O acordo será firmado por uma temporada, mas pode haver fixação ou até obrigatoriedade de compra dependendo de metas atingidas.
Esses objetivos têm a ver com a quantidade de jogos que Ivan pode fazer pelo Vasco. Esse número de partidas não foi informado, mas o que foi obtido pela reportagem é que se o goleiro atuar pelo menos 45 minutos de um número específico de confrontos, os vascaínos passarão a ter uma opção de compra com
valor fixado. Caso o atleta atinja uma segunda meta, o Cruz-Maltino terá o compromisso de comprá-lo. Os valores também não foram informados.
Ivan estava emprestado ao Z enit, da Rússia, desde o meio da temporada passada, mas foi liberado no início deste ano. Assim, há o compromisso, por parte do Timão, que se caso o Vasco comprar o goleiro após o empréstimo, os russos terão direito a 10% do valor.
Perto de reforçar o elenco vascaíno, Ivan já voltou da Rússia e é esperado no Rio de Janeiro nos próximos dias.
O Flamengo atuará com a equipe Sub-20, sob o comando do técnico Mário Jorge, reforçada por outros jogadores formados no Ninho do Urubu. Ainda não
há informação sobre a possível formação que o treinador Júlio Lopes, do Audax, mandará a campo neste primeiro compromisso do Estadual.
O Flamengo encaminhou a venda em definitivo do goleiro Hugo Souza ao Vissel Kobe, do futebol japonês. O contrato do jogador terá duração de três anos, e a equipe do Japão desembolsará 1,3 milhões de dólares, cerca de R$ 8 milhões na cotação atual. Ele assina o vínculo nesta quinta-feira e ainda não tem data de viagem definida
A negociação se arrastou por conta das diferenças nos objetivos de Flamengo, staff do jogador e Vissel Kobe. Enquanto o Rubro-Negro mirava empréstimo para a Europa, os japoneses fizeram duas ofertas para ter Hugo em definitivo, que foram recusadas. No entanto, a terceira investida provou ser certeira. O goleiro é o quarto jogador a deixar pelo Flamengo nesta janela de transferências. Além dele, Vitor Gabriel (a caminho do Ceará), Rodinei (Olympiacos) e Matheus Thuler, também para o Vissel Kobe, saíram do Rubro-Negro.
Hugo começou a carreira como profissional em 2020, em meio ao surto de Covid19 que assolava o elenco rubro-negro. Como foi bem no empate contra o Palmeiras, no Allianz Parque, se manteve no time de cima e, em 2022, chegou a ser considerado titular com Paulo Sousa. No entanto, o período de instabilidade fez com que ele perdesse espaço para Santos. Ao todo, Hugo disputou 71 jogos com a camisa do Flamengo e tem média de um gol sofrido por partida. O goleiro conquistou cinco títulos em três temporadas, sendo um Carioca, uma Supercopa do Brasil, um Campeonato Brasileiro, uma Copa Libertadores e uma Copa do Brasil.
De volta ao Brasil após trabalhar como árbitro na Copa do Mundo do Catar, o paulista Raphael Claus está em preparação para a próxima temporada, que se inicia nos próximos dias, e participou do programa Os Donos da Bola, da Band, onde falou sobre temas polêmicos.
Quando questionado sobre o comportamento dos jogadores brasileiros, em comparação às atitudes dos atletas internacionais, Claus disse que: "Há um profissionalismo em respeitar o profissional do outro lado. Rolava uma pegada, e o outro pedia descul-
pas prontamente. Como árbitro, você nem precisa intervir, e isso ajuda demais a arbitragem, tira o peso. Aqui no Brasil a gente trabalha mais como árbitro de luta do que de futebol. Às vezes, o jogo é de UFC, pra mostrar pro outro que é mais forte, jogar pra galera, pra torcida. Em vez de ser criticado, ele é elogiado por isso, e vai continuar fazendo".
De volta ao Brasil após trabalhar como árbitro na Copa do Mundo do Catar, o paulista Raphael Claus está em preparação para a próxima temporada, que se inicia nos próximos dias.
Sobre entrevistas de árbitros após as partidas, assim como os jogadores, técnicos e dirigentes fazem, Claus se disse favorável e ponderou que polêmicas seriam logo explicadas: "Acho que é uma ideia boa, a gente expor o que vemos dentro do campo de jogo, mas existe uma preocupação com a preparação. Por que dificilmente todos estarão preparados pra esse nível de debate e exposição que o árbitro vai sofrer. No caso dos jogadores que vão às coletivas, são direcionados pela própria assessoria. É um passo que deve seguir adiante, teve um jogo que eu fiz, na administração do Reinaldo (Carneiro), em que eu falei e aí criou uma polêmica, e quando expliquei ficou mais claro".
OPotiguar criou muito, mas desperdiçou várias chances de gols e ficou apenas no empate com o Santa Cruz por 0x0 na tarde desta quartafeira, 11, no Estádio Frasqueirão. O jogo valeu pela rodada de abertura do Campeonato Estadual. O time mossoroense deu as cartas. Com 11 minutos, chegou em três situações gol com Igor Potiguar, Wilson e Allefe. A equipe de Emanoel Sacramento mostrou organização de jogo e melhor toque de bola, enquanto o adversário apresentava dificuldades de marcação e também na construção de jogo, com os setores espaçados, sem conexão.
Wilson voltou a aparecer e arrematou colocado, obrigando o goleiro Zé Artur a se esticar todo e espalmar a bola, evitando o gol. Em outro lance, Igor Potiguar recebeu, conduziu, mas chutou por cima. Antes de terminar o primeiro tempo, em jogada individual, Wilson colocou, tirando do goleiro, mas a bola passou rente ao travessão.
Apenas na bola parada de Michel e nos cruzamentos para a área, o Santa Cruz tentava chegar ao ataque.
Na segunda etapa, o cenário foi praticamente o mesmo com o Potiguar propondo o jogo. No entanto, faltava competência para concluir a jogada em gol. Wellington Sabão e Romeu perderam ótima
chance. No lance de Romeu, era ele e o goleiro, mas chutou para fora.
O atacante Henrique Nunes, que entrou no posto de Sabão, teve a chance, mas errou alvo após assistência de Ronaldo pela direita.
O tricolor natalense vi-
veu de contra-ataque e num lance o zagueiro Paulo César salvou o Potiguar, após arremate de Michel. Em outro lance, Ruan falhou ao cabecear livre de marcação.
O Potiguar ainda colocou Márcio Mossoró no jogo. Sem ritmo de jogo e
Zé artur, Jackson (Marquinhos Gabriel), arthur Henrique, Bebeto e Pablo; Pereira, talis (allison Baixinho), Hitalo e tallison (Yan); railson (rubens) e Michel. Téc.: André Caldas
O América-RN estreou com uma vitória tranquila no Campeonato Potiguar 2023. O time rubro superou o forte calor e bateu o Potyguar CN por 4 a 0 na tarde desta quarta-feira, na Arena América, em Parnamirim. Os gols foram marcados por Wallace Pernambucano (2), Wermeson e Frank.
Com a vitória, o América assume a liderança do Grupo B, com três pontos.
O próximo desafio do Alvirrubro é o clássico contra o ABC, domingo, no Frasqueirão. No mesmo dia, o Potyguar recebe o Força e Luz no Estádio Co-
ronel José Bezerra, em Currais Novos.
O América abriu o placar aos 17 minutos. Luiz Paulo cruzou da esquerda e Wallace Pernambucano completou. O goleiro Mizael ainda tocou na bola, mas não evitou o gol. O "Tanque" chegou a balançar as redes ainda no primeiro tempo, mas estava impedido e o lance não foi validado. Téssio também desperdiçou chance claríssima após cruzamento de Norberto. Mizael salvou.
Na segunda etapa, o Potyguar tentou reagir com
ainda carecendo de melhor forma física, o atleta pouco fez. Final: Santa 0x0 Potiguar.
Na próxima rodada, domingo, 15, o Potiguar enfrentará o Alecrim em casa, enquanto o Santa Cruz visitará o Globo FC no dia anterior.
MaRcOS SanTOS
msantos@defato.com
Ruim quando o time não joga, não cria, não passa a bola de pé em pé, mas mesmo assim o gosto entre os alvirrubros, acreditamos, deve ter sido amargo por não ter vencido o jogo contra o Santa Cruz nesta quarta-feira, em Natal.
Foram várias chances, porém desperdiçadas. Dentro da área, na pequena área, na frente do goleiro, várias situações de gols sem fazer o gol.
Considerando o cenário do jogo, o Potiguar não somou um ponto pelo empate, perdeu dois por não ter vencido. Entendemos que o Santa Cruz saiu comemorando o potinho conquistado.
''Agradeço por essa lembrança, reconhecimento, mas queria a vitória. Criamos muito, mas faltou o gol”
WiLSon, meia-atacante do Potiguar, sobre a escolha “Craque do Jogo” em troféu concedido pela equipe de esportes da 93 fM
Da mídia especializada mossoroense que cobriu a estreia do Potiguar no Estadual, apenas a rádio 93 FM e o Portal F9 – que transmitiu por Youtube – estavam presentes direto do Estádio Frasqueirão, em Natal. As demais preferiram ficar em Mossoró fazendo off tube.
Oliveira, ronaldo, Paulo César, Wallace (Geovani Silva) e allefe (Pedrinho); azevedo, romeu e Giovanni; Wilson, igor Potiguar (Márcio Mossoró) e Wellington Sabão (Henrique nunes). Téc.: Emanoel Sacramento
batida cruzada de Amílcar, mas faltou força. O América foi mais eficiente e marcou o segundo com Wermeson, que foi titular no lugar de Iago, lesionado.
Wallace Pernambucano ampliou aos 20 minutos e Frank saiu do banco de reservas para fazer o quarto e consolidar a goleada em casa. No final, Madson teve
a chance de diminuir na bobeira de Bruno Pianissolla, mas o goleiro rubro conseguiu se recuperar.
No outro jogo da rodada, Globo e Alecrim não saíram de um empate sem gols. O jogo aconteceu no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim.
O futebol potiguar foi mal na Copa SP de futebol júnior. Nenhum dos três (ABC, América e Alecrim) conseguiu passar de fase. O ABC estreou vencendo, permitiu expectativa, mas “derrapou” nos dois últimos jogos.
A ministra do Esporte, Ana Moser, considera que esportes eletrônicos – os jogos de videogame disputados competitivamente – não são esportes e, por isso, não investirá neste segmento. A ex-jogadora de vôlei comparou o treino de atletas de “esports” ao da cantora Ivete Sangalo e declarou que os esportes eletrônicos fazem parte da indústria do entretenimento, assim como a música. “Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte”, disse.
Ana Moser afirmou que não haverá investimento do Ministério do Esporte nos esports e lembrou que a ONG "Atletas pelo Brasil" atuou para que a Lei Geral do Esporte, cuja proposta está em tramitação no Senado, não deixasse o conceito de esporte tão amplo a ponto de poder incluir esports.