Jornal da Noite 19 de Fevereiro de 2021

Page 1

Compromisso com a verdade

Jornal - Nº 2086 Ano 36

Blumenau, Sexta-feira 19 de Fevereiro de 2021

R$ 2,00 Fundado em 1º/12/85 Site: www.jornaldanoiteblumenau.com.br

A legislação ultrapassada que beneficia o motorista causador da morte de Suelen e Amanda As informações são do colunista Sérgio de Oliveira em O Município Blumenau

e Consultoria Rua 15 de Novembro – 1336 – Sala 80 Fone:(47) 3035-3159 BLUMENAU - SC

Suelen e Amanda estavam no Palio atingido pelo Jaguar – Foto: Reprodução/Redes Sociais/ND Pouco depois das 5 da manhã do dia 23 de fevereiro de 2019, Silvio Bambinetti dirigia seu carro na BR 470, entre Ascurra e Indaial, e avistou o Jaguar Space, placa QJN 2708, dirigindo em zigue-zague. Ele ligou para a Polícia Rodoviária Federal.

“To vindo agora de Ascurra para Indaial e tem uma Space branca Jaguar e o cara tá completamente bêbado, quase matou um motoqueiro lá atrás, ele tá impossibilitado de dirigir, ele vai fazer uma m… já já. …Ele vai matar alguém”.

Mesmo tendo filmado toda a ação, Silvio jamais imaginou que o seu pedido não seria atendido e que às 6h15, dez quilômetros após o posto da PRF, Evanio Wylyan Prestini, motorista do Jaguar, se chocaria de frente com um Fiat

Pálio. Isso causaria a morte de

Amanda Grabner Zimmermann, de 18 anos, e Suelen Hedler da Silveira, de 21 anos.

Após 728 dias do acidente, o acusado sequer teve seu julgamento marcado e se utiliza de todos os recursos legais possíveis para evitar que isso ocorra. Neste momento há três recursos, um na justiça estadual e outros dois na esfera federal, esperando para serem analisados e até que isso não ocorra, juiz nenhum no Brasil poderá marcar seu julgamento. Evanio Prestini chegou a ser preso e passou 154 dias no Presídio Regional de Blumenau, mas conseguiu um habeas corpus junto ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e desde o dia 26 de julho de 2019 responde o processo em liberdade.

Na manhã de sábado, 20, as famílias de Amanda e Suelen estiveram na frente do Fórum de Blumenau para manifestar o sentimento de revolta por ainda sequer saberem quando tudo isso vai terminar. Uma faixa com a foto das meninas e com os dizeres

“Lutaremos por justiça até o fim” foi colocada numa das cercas

e na próxima terça-feira, 23, eles vão voltar para lembrar à justiça que vai se completar dois anos do trágico acidente que levou duas jovens e aprisionou duas famílias na lembrança, na saudade e na revolta por causa da demora na marcação de um júri popular que já deveria ter acontecido. Eu não condeno e nem absolvo, pois isso é dever da justiça, mas já passou da hora dos 513 deputados federais e dos 89 sena-

dores de mexerem nessa legislação que defende o acusado e penaliza a vítima. E isso não ocorre somente em casos de acidente de trânsito, mas em qualquer tipo de crime. Uma lei que dá regalias para presos condenados e não dá nenhuma segurança para, por exemplo, mulheres que são agredidas pelos seus companheiros. Não podemos esquecer também daquelas leis que prende imediatamente o empresário corruptor e dá prisão domiciliar para o corrupto que arquitetou todo o desvio de dinheiro público das diversas esferas de poder. Falando especificamente do caso de Suelen e da Amanda, as famílias não pedem o julgamento de Evanio somente para que ele seja preso, mas principalmente para que elas se libertem desse carma e possam lembrar das meninas com um sentimento de saudades, mas também de justiça feita. Elas não estavam doentes, elas eram muito novas e apenas estavam voltando de uma festa como muitos outros jovens, mas por uma seqüência de fatos que poderiam ter sido evitados, morreram e deixaram a dor, a saudade e o sentimento de perda que os pais levarão até o fim da vida. Se houver compaixão e consciência dos políticos, isso tudo pode, pelo menos, ser amenizado.


Sexta-feira, Blumenau 19 de Fevereiro de 2021

História Blumenauense escreve livro sobre história do Brasil durante pandemia

8

Prosa e Verso Gervasio Tessaleno Luz

O ó do borogodó Felipe Gabriel Schultze

(Foto: Arquivo pessoal)

Felipe Gabriel Schultze, de Blumenau e hoje influenciador Brasil afora, tem vivenciado o isolamento social de maneira criativa: pesquisando e escrevendo livros sobre os impactos sociais e filosóficos do coronavírus. Felipe, graduado em Direito e História — a verdadeira paixão — tem sido um dos nomes catarinenses mais pesquisados e convidados para analisar, em lives nas redes sociais, o atual momento sociológico que passa a humanidade. sociedades. "Coragem e Resistência", e "A Democracia em que Vivemos",

dois dos quatro livros escritos, abordam como a cultura auxilia na libertação da nossa democracia. Em tempos de debates acalorados e de muitas fake news nas redes sociais, o pesquisador cultural se descreve como um descontente e se inspira no autor Gabriel García Márquez. A história do tempo presente é a sua base.

— Escrevo porque a cultura me motiva. Escrevo porque sou um descontente. Esse é o papel de um intelectual neste século: compartilhar — define Felipe.

Ex-vereador de Blumenau morre por complicações da Covid-19 Arlindo tinha 69 anos (Foto: Facebook, Reprodução)

Morreu na manhã desta segunda-feira, 22, em Balneário Camboriú, o ex-vereador de Blumenau, Arlindo Antônio de Franceschi, aos 69 anos. Ele estava internado no hospital por complicações em decorrência da Covid-19. O velório acontece nesta tarde, na Capela Diamante do Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú, onde ele morava atualmente. Ele será cremado no mesmo local, em evento destinado aos familiares. Arlindo de Franceschi foi eleito vereador pelo PSDB em Blumenau por duas oportunidades. A primeira em 1988, onde ficou por quatro anos e conseguiu a reeleição em 1992. Depois disso não disputou mais eleições.

Expediente

Confesso que não conhecia Joaquim Ferreira dos Santos. Não leio O Globo, o jornal mais bem dublado do Brasil, segundo Nestor de Holanda. É lá que assina uma coluna diária “Gente boa”. Descobri-o biógrafo de Antônio Maria, meu cronista número 1. Acabo de devorar “Em busca do borogodó perdido” (Editora Objetiva, 2OO5, 214 páginas). Não chega perto do ídolo, não tem aquela de o discípulo superou o mestre”. Mas está presente em todas as crônicas a influência de Antônio Maria. Para agradar de modo inconsciente blumenauense nada empedernido, torna personagem maior em dois textos a nossa Verinha Fischer. No primeiro, ela comemorando 53 anos numa boate gay em Copacabana. Depois, vangloria-se de tê-la visto nuinha da silva no primeiro ato de “A primeira noite de um homem”. Conclui: “Depois de Vera, espero ver outras. É irresistível a mulher que chega aos cinquenta pacificada com seu delicioso projeto de apenas melhorar e encher de beleza a biografia”. Não há no livro a busca proustiana do tempo perdido. Só de um termo esquecido, o sonoro borogodó. Segundo o Aurélio, “atrativo físico muito peculiar, especialíssimo”. O bom do autor é uma técnica de inserir pedaços de canções em seus textos. Dois exemplos: “Olhos verdes são traição / são crueis como punhais.” “Solidão é lava / que cobre tudo / amargura em minha boca / sorri seus dentes de chumbo.” Porém, bom mesmo é ler a apresentação do rei da publicidade Washington Olivetto. Diz ele: “Se Freud encucava sobre onde as mulheres colocavam o desejo, Joaquim Ferreira dos Santos quer saber apenas onde elas vão colocar o borogodó. A palavra é antiga, o umbigo exposto na capa muito novo, mas o sentido é o de sempre – para onde caminha a felicidade? Onde está o charme, o it, a manha, o veneno e as novas traduções daquilo que se achava perdido e nunca estará”. Lendo o jornal de segunda, tabloide, lembrei do ó do borogodó. O número de promessas dos quatro candidatos à prefeitura de Blumenau. São 404. Dá pra crer? Eis um exemplo no qual a expressão o ó do borogodó não se encaixa de maneira nenhuma (ou seria alguma?). Para ler e reter alguns filmes estrelados pela Vera Fischer:

Amor voraz Bonitinha mas ordinária Desejo Doida demais Eu te amo Perdoa-me por me traíres Quilombo O quinto macaco Riacho doce A super fêmea Intimidade.

gervasiotessaleno@hotmail.com

Jornalista, escritor e professor

Editor: Alvir Renzi RMT/SC nº 40

Circulação: Blumenau, Vale Europeu, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis

Supervisão: Nice Renzi Rua: Monte Castelo nº 211 - Blumenau - SC - Fone: (47) 3329-6210 - E-mail: jornaldanoiteblumenau@uol.com.br


Política

Sexta-feira, Blumenau 19 de Fevereiro de 2021

Alvir Renzi

3

Ex-prefeito Dalto dos Reis coloca sua experiência política à disposição do Legislativo Prefeitura da cidade, o que aconteceu em fevereiro de 1983. Com tanto preparo e vontade, mesmo assim não ele fazia ideia dos desafios que o aguardavam como chefe do Executivo de uma das cidades mais prósperas de Santa Catarina. Quatro meses depois de tomar posse, Blumenau e todo o Estado sofreram a maior enchente da história. O rio Itajaí-Açu atingiu na cidade o nível de 15,34 metros e Blumenau permaneceu alagada por 32 dias. 12 centímetros a mais em Blumenau, chegando a 15,46 metros em 7 de agosto. A cidade ficou alagada por 17 dias.

Foto: Lucas Prudêncio /Imprensa CMB

O

ex-prefeito de Blumenau Dalto dos Reis completa em setembro 76 anos. Depois de 33 anos sem ocupar nenhum outro cargo público decidiu voltar à arena política, aceitando o convite para ser chefe de Gabinete do vereador Carlos Wagner, o Alemão da Alumetal (PSL), estreante no Legislativo blumenauense. Antes de aceitar o convite deixou claro ao parlamentar que não tinha experiência legislativa, que não fosse aquela adquirida pelo incessante diálogo e, por algumas vezes, pelos embates com os vereadores durante o seu governo, de 1983 a 1988. Também destacou sua vivência com a comunidade, numa época em que era bem mais fácil conversar diretamente com a população e se aproximar dela mais facilmente.

“Minha amizade de longa data com o Alemão fez com que eu acei-

tasse o convite, reforçando que tinha para contribuir com o mandato as experiências e aprendizados trazidos do Executivo e imbuído de muita humildade, disposto a ser um conselheiro”, diz ele, assinalando que está

à disposição do Legislativo como um todo. Antes de ser prefeito da cidade, Dalto fez parte do secretariado de Lazinho, Félix Theiss e de Renato Vianna.

Uma gestão de muitos desafios

Ser prefeito de Blumenau era o sonho de vida de Dalto dos Reis. Quando estudante de Direito, na Furb, sempre esteve envolvido na militância estudantil, tendo em mente que tudo lhe serviria à frente para disputar a campanha política e se tornar prefeito. Depois de formado fez uma pós-graduação no Rio de Janeiro, em 1976, em administração pública municipal, também com o objetivo de se preparar para um dia assumir a

“Não tivemos tempo de dizer que a cidade estava reconstruída e soltar alguns fogos pela inauguração da Prainha, que íamos considerar o marco da reconstrução, porque faltando três dias para a tragédia completar um ano, Blumenau voltou a vivenciar outra enchente de maior proporção em termos de volume de água”, conta o ex-prefeito.

Dalto dos Reis é lembrado como o prefeito que enfrentou as grandes cheias e também pela criação da Oktoberfest. Sobre a festa ele adverte que não foi o “pai da criança”. O evento sequer estava em seu plano de Governo, mas durante a campanha teria ouvido muito a população, especialmente dos bairros da região Norte, em que a cultura alemã é ainda mais cultuada, que ansiava por uma festa similar à da Oktober de Munique, na Alemanha. Ele conta que a festa estava programada para acontecer em 1983 e, quando decidiu não cancelá-la em 1984, recebeu muitas

críticas de fora e de dentro do seu governo, já que a decisão se deu faltando apenas 42 dias do evento e a cidade ainda lamentava suas perdas e mortos outra vez em um ano. “Calculei que em duas semanas o

espaço da Proeb estaria pronto e nos 30 dias seguintes daria tempo para dizer para Blumenau e para o Brasil de que a festa iria acontecer”.

E aconteceu. Mas foram algumas noites sem dormir. Seu receio era de que o blumenaunese não viria à festa. “Quando eu

pude ver o mar de cabeças na noite de abertura tive a sensação de que a festa daria certo”, assinala. Lem-

bra que defendeu a realização do evento, ainda naquele ano, porque depois de passar por tantas tragédias, a população precisava se distrair e a Oktoberfest seria um jeito de levantar o moral da população.

“O blumenauense trabalhava de sol a sol, nunca tirava um tempo para se divertir. Diante de tanto massacre Blumenau precisava de algo para se alegrar e a Oktoberfest virou símbolo de divertimento. E o mérito é todo do blumenauense que fez a festa dar certo”.

Dalto afirma que é com este espírito, imbuído de humildade e defensor do diálogo com todos, especialmente com a população, que pretende exercer a chefia de gabinete do vereador Alemão e também contribuir com o Legislativo como um todo. “Estou me dispondo a dar

sugestões nos casos em que o vereador gostaria de uma segunda opinião. E venho com muita boa vontade para ajudar o vereador a fazer um profícuo mandato para o melhor para a cidade”. publicado por/Lourdes Sedlacek

Morre o advogado Benjamim Coelho Filho, aos 62 anos, vítima da Covid-19 em Blumenau Coelho Filho morreu neste sábado, após cinco meses internado por conta do coronavírus Morreu neste sábado, 20, aos 62 anos, o advogado Benjamim Coelho Filho, vítima da Covid-19. Nos últimos cinco meses, ele esteve internado em um hospital de Blumenau, mas não resistiu às complicações da doença. Ele deixa a esposa e três filhos. Coelho esteve filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Blumenau. Colegas e amigos lamentaram a morte nas redes sociais e lembraram do advogado como um homem apaixonado por política, fiel aos seus princípios e que defendia suas ideias com convicção. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Blumenau publicou uma nota de pesar e lamentou a morte de Coelho.

Covid-19: situação se agrava em SC e 15 das 16 regiões são classificadas como gravíssimas A Secretaria de Estado da Saúde divulgou na manhã deste sábado, 20, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. Pela nova classificação, 15 regiões de Santa Catarina se encontram em nível gravíssimo (vermelha). Apenas a região de Criciúma manteve a situação grave (laranja). Em comparação com os dados divulgados no último boletim, no dia 13 de fevereiro, o Alto Vale do Itajaí, Extremo Sul e a região de Laguna passaram do nível grave para o gravíssimo.


Sexta-feira, Blumenau 19 de Fevereiro de 2021

por Olímpio Correa

4

Musical encanta no Fazzenda Park em Gaspar O espetáculo foi idealizado e interpretado pelos funcionários

A nova atração do Fazzenda Park Hotel tem como temática principal mostrar aos hóspedes que tudo é possível, basta acreditar

A

apresentação muscial de performance acontece na nova área da piscina, inaugurada em 2020. São mais de 3 mil metros quadrados, uma estrutura completamente nova no hotel localizado no bairro Alto Gasparinho. O espetáculo foi idealizado e

roteirizado pelos colaboradores do próprio Fazzenda, todas as músicas são autorais, criadas pela equipe, que também é responsável por interpretar os personagens e criar as coreografias. Já aconteceram outras duas apresentações - a mais recente para os hóspedes do pacote de Carnaval, conhecido

como Agita Fazzenda, no sábado (14).

"Nossa principal intenção é encantar o hóspede, trazer emoção e um sentimento de magia", afirma Mayara Testoni, umas das idea-

lizadoras do projeto e gerente de lazer do Fazzenda Park Hotel.

A próxima data para apresentação ainda não foi definida, mas é possível acompanhar através das programações de pacotes que ficam disponíveis no site www.

fazzenda.com.br.

Fonte/Jornal Metas

Centro de Ensino Profissional abre inscrições para a Oficina de Páscoa Oficina gratuita vai trazer a confecção de guirlandas e coelhos de pelúcia aos participantes De 22 a 26 de fevereiro estarão abertas as inscrições às pessoas interessadas em participar da Oficina de Páscoa do Centro de Ensino Profissional (CEP). As vagas são limitadas e podem ser feitas com agendamento pelo telefone 3381-7499. É necessário apresentar documentos pessoais, como CPF, RG e comprovante de residência.

As aulas, que vão contar com a confecção de guirlandas e coelhos de pelúcia, serão feitas com a divisão de turmas, nas segundas, terças e quintas-feiras, devendo cada turma comportar no máximo 10 alunos por turno (matutino e vespertino). O início das aulas está previsto para o começo de março, com datas especificadas de acordo com as turmas, devendo encerrar as

atividades no dia 31 de março. A carga horária das atividades será de 12 horas com quatro aulas para cada turma. É coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), tornando-se mais uma alternativa para quem procura por capacitação, o que beneficia famílias com a possibilidade de incremento na renda familiar.


Sexta-feira, Blumenau 19 de Fevereiro de 2021

5

Máscaras lúdicas ajudam pacientes pediátricos da Radioterapia do Hospital Santo Antônio Durante a realização das sessões de radioterapia é obrigatório o uso da máscara para tratar os tumores de cabeça e pescoço, face ou sistema nervoso central. Seu material é de plástico sensível ao calor e vem em forma sólida e plana, quando colocada na água quente, o plástico se torna mole e flexível. Neste momento, com a temperatura adequada, ela é moldada ao rosto do paciente, que utiliza a máscara até o final do tratamento. Cada máscara é única e exclusiva para o paciente. Quando o paciente está deitado, a máscara é colocada e presa na mesa durante a sessão de radioterapia e impede o movimento da cabeça do paciente. Para os pacientes pediátricos, a radioterapia se torna ainda mais delicada, pois quando a criança não consegue ficar na mesa sozinha, há a necessidade de se usar anestesias e sedações. Pensando em proporcionar mais humanização e transformar o momento em algo mais leve, o técnico em radiologia Lucas Agostinho Beckhauser, com a ajuda de seu amigo Anderson Marqueti, customizaram a primeira máscara. Eles transformaram uma máscara branca em uma do Capitão América, abraçando a causa e incentivando os outros profissionais. Hoje, as máscaras são confeccionadas pelas técnicas de radiologia, e aos poucos os armários estão ganhando espaço para os personagens.

Dra. Vanessa Oliveira, médica radioncologista, relata: “Entramos no mundo da imaginação com as crianças. Já na primeira consulta, onde é feita a moldagem da máscara no rosto do paciente, os colaboradores conversam e distraem as crianças, transformando em uma brincadeira. A Mariah, uma paciente de 6 anos, na primeira consulta já nos falou que Frozen era seu desenho favorito, e juntos imaginamos esse mundo. Quando ela recebeu a máscara da Elsa, já se empolgou. A nossa sala já fica um pouco mais gelada, e ela entrou na brincadeira, falando que era o mundo da Frozen”.

Júlio Tedesco, idealizador do Parque Unipraias, morre em Porto Alegre O empresário foi mais uma vítima de complicações causadas pela COVID-19 O mais visionário dos empreendedores de Balneário Camború, Júlio André Ruas Tedesco, de 72 anos, morreu nesta sexta-feira (19), em Porto Alegre-RS, vítima de complicações provocadas pela COVID-19. Júlio Tedesco é o idealizador das principais atrações turísticas da cidade: o Parque Unipraias e a Marina Tedesco são duas das mais conhecidas. Júlio estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O corpo será velado neste sábado (20) no Crematório Angelus, em Porto Alegre.

História A família Tedesco tem uma história de quase 90 anos em Santa Catarina e ultrapassa gerações. Começou com o avô de Júlio e passou para o pai, que foi homenageado com o nome da principal avenida da Barra Sul, a Normando Tedesco. A saga começa há quase 90 anos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Aos 53 anos, o avô de Júlio, Primo Tedesco, aprendeu a fazer pasta de madeira para fabricação de papel. Autodidata, isso lhe rendeu um convite para ir de trem à Caçador "dar uma olhada" em negócios no Meio-Oeste catari-

nense. A empresa Primo Tedesco, a qual Júlio presidiu, é uma das principais produtoras de celulose do país.

Normando Tedesco, o pai A empresa cresceu e Normando voltou para Santa Catarina para ajudar o pai. Ele foi vereador e dono de um jornal. Casou com Natércia Ruas e tiveram dois filhos. Marco nasceu em 1945. Quando Júlio nasceu, em 4 de fevereiro 1948, a empresa já era exportadora de araucária pelo Porto de Itajaí. Os Tedesco logo viraram donos do que hoje é de um valor inimaginável: cerca de 280 metros quadrados no metro quadrado mais caro do Brasil. Parte do lugar pertenceu à família do ex-governador Antônio Carlos Konder Reis.

A trajetória de Júlio Júlio estudou em Caçador até os 14 anos, depois foi para Porto Alegre, onde cursou Administração, mas não terminou o curso, pois o pai e o avô adoeceram. Aos 25, ele assumiu a presidência da empresa. Júlio assumiu os negócios em Caçador e deu continuidade aos planos do pai, em Balneário Camboriú. Foi ele que batizou a área

comprada pela família de "Barra Sul", que se tornou nome oficial.

Empreendimentos Entre os empreendimentos idealizados por Júlio, estão o Rancho do Baturité. O Parque Unipraias começou a se tornar realidade em 1995, resultado de uma parceria dos Tedesco com os Bogo, família joinvilense. O teleférico, de peças italianas e o cabo vindo da Suíça, foi inaugurado em 1999. Já a Marina Tedesco foi inaugurada em 2006, depois de dois anos de trâmite para conse-

guir as licenças e mais dois de construção. Foi Tedesco também que ganhou a primeira licitação pública de águas do país, para aquele que é considerado o melhor atracadouro privado do Brasil. Em 2020, o nome de Júlio Tedesco foi aprovado para receber a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, a principal homenagem da indústria catarinense, concedida pela Fiesc. Júlio Tedesco deixa a esposa e duas filhas, além de um legado na cidade de Balneário Camboriú.


Sexta-feira, Blumenau 19 de Fevereiro de 2021

6

SC receberá mais 1,4 milhão de doses de vacinas contra a covid Até o final de fevereiro devem ser enviadas 268 mil doses. Em março, a remessa terá 1,2 milhão

S

anta Catarina deve receber 1,4 milhão

Confira cronograma de envio para fevereiro e março

de doses de vacinas contra a covid-19 até março.

Fevereiro

Astrazeneca

A expectativa é que até o final de fevereiro sejam entregues 268 mil imunizantes pelo governo federal. Os dados fazem parte do cronograma de distribuição divulgado pelo Ministério da Saúde na noite de quinta-feira (18). O quantitativo inclui as vacinas CoronaVac e da Astrazeneca. O documento determina para quais grupos prioritários

Quilombolas - 8.791 CoronaVac Trabalhadores da saúde - 5.961 Idosos (80 a 89 anos) - 117.487

Março

Astrazeneca

— indígenas, comunidades tradicionais, trabalhadores da saúde, idosos — as doses devem

ser aplicadas. Em fevereiro serão enviadas doses para quilombolas, trabalhadores da saúde e idosos de SC. Para o primeiro grupo devem ser enviadas 8.791 doses da vacina Astrazeneca. Já para os demais, o Ministério da Saúde prevê encaminhar 5.961 e 117.487 imunizantes da CoronaVac, respectivamente. A previsão é que sejam enviadas 1.211.836 doses para Santa Catarina em março. Diferente da remessa prevista para a segunda quinzena de fevereiro, os grupos prioritários que receberam doses incluem trabalhadores da saúde e idosos a partir dos 60 anos. Am-

Trabalhadores da saúde - 45.285

Começa vacinação contra Covid no Hospital Florianópolis (HF) Andrea Magalhães de Souza foi uma das imunizadas Foto: Julio Cavalheiro/Secom

bos devem receber tanto doses da CoronaVac como da Astrazeneca. Das 635.183 doses da CoronaVac, 202.128 são destinadas a idosos com idade entre 60 e 64 anos. Já para os que têm entre 65 e 69, o total deve ser de 89.661 vacinas. Para os trabalhadores da saúde está previsto o envio de 10.679 imunizantes. Com um quantitativo menor, de 576.653 doses, a vacina da Astrazeneca será enviada para

Idosos (75 a 79 anos) - 124.172 Idosos (70 a 74 anos) - 194.547 Idosos (65 a 69 anos) - 185.189

idosos com idade entre 65 e 69 anos (185.189), de 70 a 74 anos (194.547) e 75 a 79 anos (124.172). No caso dos trabalhadores da saúde, o total deve ser de 45.285 imunizantes. O Ministério informou que do total previsto para ser enviado nos dois meses, foi reservado 5% como um fundo estratégico. A distribuição, segundo a pasta, será feita a partir de uma avaliação do cenário.

CoronaVac Idosos (65 a 69 anos) - 89.661 Idosos (60 a 64 anos) - 202.128 Trabalhadores da Saúde - 10.679

Mário Hildebrandt reforça pedido por mais doses de vacina ao Secretário de Estado da Saúde, Andre Motta Ribeiro

Pedido foi feito nesta quinta-feira, 18, durante visita do secretário à Blumenau

N

a tarde desta quinta-feira, dia 18, o Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt recebeu o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, para discutir ações relacionadas ao combate do Coronavírus na cidade. O secretário participou ainda de uma coletiva de imprensa que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, atendendo demandas da imprensa local. Além das informações do município sobre o combate à pandemia, Hildebrandt reforçou a solicitação para que o Estado garanta a

agilidade no envio de novas doses para os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Até o momento, Blumenau recebeu cerca de 10 mil unidades da primeira dose da vacina e 3,5 mil unidades com a segunda dose do imunizante. O Prefeito de Blumenau também enalteceu a participação do Governo do Estado na estruturação de leitos de UTI em Blumenau.

“Recebemos apoio nos momentos mais críticos, como em 2020 quando ampliamos o número de leitos para 94 UTIs na cidade.

O secretário André Motta Ribeiro antecipou que nos próximos dias um novo quantitativo de doses da vacina contra o Coronavírus será enviado aos municípios de Santa Catarina

Fotos: Marcelo Martins/PMB

Agora, o secretário reafirmou sua disposição em atender a cidade”,

afirmou. Salientou que os leitos vão continuar disponíveis depois da pandemia. O secretário André Motta Ribeiro antecipou que nos próximos dias um novo quantitativo de doses da vacina contra o Coronavírus será enviado aos municípios de Santa Catarina, mas que as medidas de segurança continuam

sendo fundamentais. O secretário estadual comentou ainda que a região do Vale do Itajaí possui um aparato de UTIs muito robusto e pediu conscientização da população.

“São pessoas contaminando pessoas. É preciso ter consciência, continuar usando máscara, manter distanciamento, higienizar as mãos para combater a pandemia”, assinalou.


Sexta-feira, Blumenau 19 de Fevereiro de 2021

7

Presidente da Assembleia Legislativa acompanha situação da Covid no Oeste e confirma doação

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal, Governador Carlos Moisés concede entrevista de imprensa sobre o combate ao Corona vírus na região oeste Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O

presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), visitou, na tarde da terça-feira (16), o Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó. O parlamentar confirmou a doação de R$ 20 milhões do orçamento do Parlamento catarinense para a Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de auxiliar o Poder Executivo no enfrentamento da doença. O recurso é fruto da economia nas atividades administrativas e nos gabinetes da Alesc. Mauro estava acompanhado do governador Carlos Moisés da Silva (PSL); do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD); do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro; e de dirigentes do hospital. Nas últimas semanas, o Oeste e o Extremo Oeste catarinense enfrentam um quadro crítico, com aumento no número de infectados e colapso da rede hospitalar, o que obrigou as autoridades da Saúde a transferirem pacientes para outras regiões de Santa Catarina.

“Conversamos com a administração do hospital e foram feitos alguns encaminhamentos importantes, como a implantação de novos leitos de UTI até o fim da semana”, comentou o presidente.

“A necessidade já é maior do que isso, mas alguns hospitais da região também serão acionados pelo governo como leitos de retaguarda, dando um pouco mais de folego para o hospital regional.”

Ainda no período da tarde, Mauro acompanhou a reunião do governador e do secretário com

prefeitos da região, no Centro Integrado de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cigerd), também em Chapecó. Na pauta, a instalação de um centro integrado de operações de enfrentamento à Covid-19. Participaram, presencialmente ou por videoconferência, representantes de Chapecó, Concórdia, Maravilha, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Xaxim, Coronel Freitas, Cunha Porã, Nova Erechim e Ponte Serrada. O deputado demonstrou preocupação com a situação da Covid não apenas no Oeste, mas em todo o estado. “Estamos com várias regi-

ões de Santa Catarina entrando em colapso”, alertou.

De Nadal reforçou a necessidade da adoção, por parte das pessoas, das medidas de segurança para evitar o contágio, como o distanciamento social, o uso de máscara e de álcool gel. “Sem esses

cuidados, não tem como fazer o controle. Pode abrir 50 leitos hoje, mas se as pessoas não se conscientizarem que elas precisam se cuidar, que não é o momento de fazer aglomeração, tudo que for investido, não será suficiente”, disse.

“Fazemos o apelo para que a população se cuide. Até a vacina não chegar para ser aplicada em massa, nós vamos ter esse problema gravíssimo das pessoas necessitarem de espaço para tratamento de saúde e não termos espaço suficiente para isso”, finalizou o deputado.

Hospital Regional do Oeste, quarto andar onde será isbtalada uma UTI Covid 19 em Chapecó Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O

governador Carlos Moisés anunciou nesta terça-feira, 16, em Chapecó, a ampliação de 34 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria na região Oeste. A ativação será de 29 leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, cinco de UTI no Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, além de 10 leitos clínicos no Hospital Frei Bruno, em Xaxim. A previsão é de abrir as novas vagas até sexta-feira. A medida faz parte das ações do Governo do Estado para reforçar o enfrentamento ao coronavírus na região.

“Estamos fazendo todos os esforços para distensionar o sistema de saúde da região e salvar o maior número de pessoas possível. Santa Catarina tem a menor taxa de letalidade do país e teve destaque entre outros estados brasileiros como a melhor gestão no coronavírus. Para que esses resultados continuem, precisamos da colaboração de todos, do cidadão e do município. Esse é um momento de união, temos que continuar de mãos dadas. Não deixaremos nenhum catarinense sem o recurso necessário para ter sobrevida”, afirmou o

governador Carlos Moisés. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, agradeceu a pronta resposta do Governo do Estado e destacou a importância da ampliação de estrutura e equipe de saúde para a região: “Essa ação não

é apenas para apagar um incêndio, mas para construir uma estrutura que nós iremos trabalhar para que seja mantida”. Ele também afirmou

que houve pedido ao Ministério da Saúde de 100 mil doses de vacinas para reforçar o plano regional de imunização. De acordo com o

governador Carlos Moisés, o Governo Federal também garantiu o custeio de R$ 1,6 mil por cada leito de UTI criado de janeiro a março na região. O chefe do Executivo estadual destacou ainda, durante coletiva de imprensa, que serão contratados novos profissionais para os leitos ampliados em Xanxerê e Chapecó. Há uma expectativa também de criação de 150 novos leitos clínicos de retaguarda nos municípios de Ponte Serrada, Coronel Freitas, Faxinal dos Guedes, Cunha Porã, Nova Erechim, Palmitos e também Xaxim. Para o serviço inter-hospitalar da região - que deve ser ativado nesta semana - são duas ambulâncias de suporte avançado, que farão o transporte de pacientes entre os hospitais e UPAS. Também estão mobilizados os serviços aéreos da Segurança Pública estadual para a transferência de pacientes. Acompanhado do secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, e do superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro, o chefe do Executivo estadual participou de reunião no Hospital Regional do Oeste e visitou o espaço onde serão instalados os novos leitos. Em seguida, em encontro com alguns prefeitos da região e secretários municipais de saúde, Carlos Moisés formalizou a instalação do Centro Integrado de Operações, em Chapecó, para alinhar as ações e estratégias de enfrentamento à Covid-19 no Oeste. O grupo de trabalho ficará sediado no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd), Regional Chapecó.


Sexta-feira, Blumenau 19 de Fevereiro de 2021

TECNOLOGIA

8

Entra21 movimenta empregabilidade no setor de TI tece entre os dias 24 e 25 de fevereiro das 8h30 às 18h no Teatro Carlos Gomes. A abertura oficial acontece no dia 24 às 9h30, sendo que na sequência, os convidados serão conduzidos para o salão principal do teatro para a cerimônia de formatura. O evento conta com a participação das principais empresas de TI de Blumenau, além das presenças do governador do estado, do prefeito de Blumenau e demais autoridades. Os candidatos ao Entra21 2021 devem se inscrever pelo site. Sérgio Tomio, coordenador geral do Entra21, informa:

A

Mostra de Talentos do Entra21-Blusoft consolida-se como um grande evento de TI e oportuniza a contratação de profissionais da área. Ao mesmo tempo, as inscrições para a nova edição do programa já estão abertas. Em dois dias intensos de

evento no Teatro Carlos Gomes em Blumenau, mais de 300 alunos recém-formados pelo programa estarão se apresentando em 3 ambientes simultaneamente em mais de 60 palestras de 30 minutos, fazendo demonstrações técnicas variadas. A 6ª Mostra de Talentos acon-

“Apesar de todos as limitações ocasionadas pela pandemia, estamos entregando 300 novos profissionais e abrindo as inscrições para formar outros 330”.

Quanto ao evento Mostra de Talentos, complementa Tomio:

“Trata-se de uma oportunidade

única para as empresas efetivarem suas contratações, analisando a desenvoltura dos jovens nas apresentações, avaliando currículos e fazendo

entrevistas, tudo isso com a ajuda da equipe especializada presente no local”. Parcerias Para O Desenvolvimento De Negócios Em TI Fundado em 1992, o Blusoft é a entidade que congrega as empresas do setor tecnológico de Blumenau e região. É integrada por associadas de todos os portes, entre elas algumas das maiores empresas nacionais e multinacionais, como Senior, Benner, HBSIS Ambev, Philips e T-Systems, além de diversas startups. A entidade promove diversas ações de integração, networking e geração de negócios, além de defender pautas relacionadas ao desenvolvimento do setor. Venha interagir e crescer com as empresas mais inovadoras do mercado! www.blusoft.org.br (47) 3323-3598 Fonte/


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.