Jornal da Noite 12 de Marco de 2021

Page 1

Compromisso com a verdade

Jornal - Nº 2089 Ano 36

Blumenau, Sexta-feira 12 de Março de 2021

R$ 2,00 Fundado em 1º/12/85 Site: www.jornaldanoiteblumenau.com.br

Aquisição de vacinas contra Covid-19 vai para votação na Câmara de Blumenau

Prefeitura assinou projeto de lei pedindo autorização do legislativo

e Consultoria Rua 15 de Novembro – 1336 – Sala 80 Fone:(47) 3035-3159 BLUMENAU - SC

Prefeito assina projeto de lei ao lado do presidente da Câmara, Egidio Beckhauser Foto: Karolina Bonin

O Município BLUMENAU

A

gora, a aquisição de vacinas contra a Covid-19 pela Prefeitura de Blumenau só depende da Câmara de Vereadores. O prefeito Mário Hildebrandt assinou na quarta-feira, 10, um projeto de lei pedindo autorização para entrar no Consórcio Nacional de Vacinas Brasileiras. A adesão ao consórcio foi anunciada na sexta-feira, 5, após a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) decretar que cada prefeitura devia buscar o formato que fizesse mais sentido. No fim de fevereiro, a associação considerou comprar os imunizadores. O projeto de lei foi entregue ao líder de governo, Marcelo Lanzarin, no mesmo dia em que

o governo federal sancionou a lei que permite a compra de doses por municípios, estados e empresas. Agora, será levado ao legislativo. O dever legal pela imunização dos cidadãos é do Governo Federal. Porém, desde o ano de 2020 a Prefeitura de Blumenau tem se organizado financeiramente para a compra dos imunizantes.

“Há urgência na vacinação da população. Por isso a Prefeitura de Blumenau tem se organizado para a compra das doses, assim que possível. Evitar mortes, bem como restabelecer a rotina econômica de todos os setores da cidade é nosso maior desejo e sabemos que a vacina tem parte fundamental nesse processo. O que estiver ao alcance do município para

a compra dos imunizantes será feita. Esperamos esse entendimento também da Câmara de Vereadores, com a aprovação desse projeto”, destaca o prefeito.

Compra de Vacinas Desde janeiro, quando os imunizantes foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Prefeitura de Blumenau participa de discussões sobre a aquisição da vacina. Com a autorização, no final do mês de fevereiro, do Supremo Tribunal Federal (STF) para que estados, municípios e o Distrito Federal possam importar e distribuir os imunizantes o município confirmou sua decisão de compra.

A adesão a um consórcio para aquisição conjunta foi entendida como a opção que permite, além da segurança jurídica, uma maior possibilidade na negociação de valores e prazos para entrega. Depois de avaliar outras propostas, o município optou pelo Consórcio Nacional por entender que o modelo é o que melhor se adéqua às suas demandas. Os recursos já estão reservados no orçamento previsto para este ano. Cabe ressaltar que a aquisição das doses segue os mesmos preceitos de todas as compras efetivadas pelo poder público. Priorizando a transparência, legalidade e economia aos cofres públicos.


Sexta-feira, Blumenau 12 de Março de 2021 PANDEMIA

Prosa e Verso

Presidente da Câmara de Vereadores de Ascura morre vítima de Covid-19

Gervasio Tessaleno Luz

Prefeitura do município declara luto oficial por 3 dias e presta solidariedade aos familiares Morreu neste domingo (14) o presidente da Câmara de Vereadores de Ascurra, Fávero Júnior, conhecido como Juninho. O vereador estava internado há 21 dias na UTI do Hospital Oase, em Timbó, onde tratava complicações decorrentes da doença. Juninho tinha 33 anos e foi o candidato mais votado nas eleições de 2020, com 262 votos, o que representa mais de 5% do total de votos computados. O velório está acontecendo no Centro de Eventos Per Tutti, até às 15h, quando o corpo será levado em cortejo para o Cemitério Municipal de Ascurra. (Foto/Divulgação)

“o problema não são leitos de UTI, não é a medicação, o problema são as nossas ações, o abraço da morte”, diz diretor de hospital de Timbó A fala de Richard Choseki, diretor do Hospital Oase de Timbó, em encontro na Câmara Municipal, ecoa na cidade e no Vale do Itajaí, e reflete uma realidade estadual e nacional. Ao fazer um raio xis do hospital, falou do grande gargalo, que é a falta de profissionais para atuais nos hospitais.

"O problema não são leitos de UTI, não é a medicação, o problema é as nossas ações, o abraço da morte”, desabafou.

Ela nunca foi santa

A

ntes de se consagrar como verdadeira atriz Marilyn Monroe estrelou Nunca fui santa. Mas muito antes dela outra atriz Mae West conseguiu causar escândalos, um atrás do outro, nos Estados Unidos. Foi alvo de campanhas violentas dos códigos do Hays Office que, pressionados por grupos religiosos, metiam a tesoura em todas as artes. Muitas de suas frases ficaram para sempre: - "Quando sou boa, sou boa. Mas quando sou má, sou melhor. - Eu inventei a censura. - O resto da América pode pedir vida, liberdade e felicidade. Eu fico com o spotlight. - Sim, eu era Branca de Neve. Só que derreti. - Garota da chapelaria: Nossa Senhora, que belos diamantes! Mae West: Nossa Senhora não teve nada com isso, querida. - Não são os homens na minha vida que contam, e sim a vida nos meus homens. - Suba e venha me ver um dia desses." Mae West nasceu em Nova Iorque em 1888 e faleceu em 1988 em Hollywood. Tinha 92 anos. Na realidade, ela não filmou muito. Fez 12 películas. E muito teatro e shows. Na sua filmografia, destacam-se Noite após noite para ajudar a decolar a carreira de George Raft. Num filme de gângsteres, ele interpreta um guarda-costas de um poderoso chefão mafioso. E no decorrer da fita, toda vez que aparece está com uma moeda na mão, jogando-a repetidamente para o ar e amparando. Interessante observar que em Quanto mais quente, melhor ele repete o gesto. Dois músicos (Jack Lemmon e Tony Curtis) presenciam sem querer um acerto de contas em uma garagem. O chefão da gangue é o Raft. A dupla se veste de mulher para fugir dos bandidos que querem matá-los como testemunhas inconvenientes. Incorporam uma orquestra em que pontifica a loura Marilyn Monroe. A comédia é um clássico do cinema. Pode ser vista e revista n vezes que sempre deleita.

Foto: divulgação/ND

Lembrou que ainda não se sabe o tempo que esta pandemia vai perdurar, que não existe mão de obra no mercado, destacando que no fim de semana tiveram que recrutar profissionais de outras cidades e que os do dia dia a dia estão no limite. Falou da curva ascendente do vírus, necessidades de medidas mais eficazes de restrição, economia x vidas, deu recados importante para alguns vereadores e para quem trabalha na contramão

da ciência. Reclamou de posições negacionistas disseminadas nas redes sociais – “muito falatório, pouca ação” – e criticou parlamentares que alimentam este tipo de informação.

"Vamos criar vergonha na cara, estamos vendo gente morrendo todos os dias, nosso pessoal tem que preparar corpos todos os dias, não estamos brincando lá dentro…”, desabafou em outro ponto.

Expediente

2

Em Uma loira para três Mae faz parceria com Cary Grant. Também em Santa não sou. Em Homem e mulher até certo ponto contracena com Rachel Welch, de Um beatle no paraíso e Legalmente loira, e com o diretor John Huston, famoso por Uma aventura na África, Moby Dick e O tesouro de Sierra Madre. Homem e Mulher até certo ponto tem a assinatura de Michael Sarne que a convite de Vera Fischer dirigiu Intimidade, no Brasil. E ela encabeçava o elenco. A maioria das informações acima foi extraída do livrinho (livro de bolso, pocket book), da coleção Encanto Radical, de Mário Mendes (Editora Brasiliense, 1984, 112 páginas). E o título só poderia ser, é claro, Mae West. gervasiotessaleno@hotmail.com

Jornalista, escritor e professor

Editor: Alvir Renzi RMT/SC nº 40

Circulação: Blumenau, Vale Europeu, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis

Supervisão: Nice Renzi Rua: Monte Castelo nº 211 - Blumenau - SC - Fone: (47) 3329-6210 - E-mail: jornaldanoiteblumenau@uol.com.br


Política

Sexta-feira, Blumenau 12 de Março de 2021

Alvir Renzi

3

Lei que proíbe radares móveis em Blumenau é sancionada O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) sancionou na quarta-feira a lei de autoria do vereador Jovino Cardoso (SD) que proíbe os radares móveis em Blumenau, conhecidos como “secadores”. Os órgãos de fiscalização – no caso a Guarda de Trânsito – não poderão mais usá-los. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pela Câmara na semana passada e com isso, Blumenau passa a não ter fiscalização de controle de velocidade, pois as lombadas eletrônicas foram desativadas e terão nova licitação. O argumento da “indústria da multa”, usado pelo vereador Jovino Cardoso Neto, prevaleceu.

Paulinha é eleita presidente da Comissão de Legislação Participativa A deputada Paulinha (PDT) foi eleita presidente da Comissão de Legislação Participativa da Assembleia Legislativa, na manhã da quarta-feira (10), durante a reunião de instalação do colegiado. O deputado Neodi Seretta (PT) foi escolhido para a vice-presidência. Os dois foram eleitos pelos demais membros da comissão presentes à reunião por unanimidade. A presidente agradeceu aos parlamentares pela eleição.

atribuição analisar as sugestões de iniciativa legislativa apresentada por associações e órgãos de classe, sindicatos e entidades organizadas da sociedade civil. São membros da comissão, além de Paulinha e Neodi Saretta, os deputados

Romildo Titon (MDB), Marcius Machado (PL), Bruno Souza (Novo), Julio Garcia (PSD) e José Milton Scheffer (PP).

“Vamos marcar uma primeira reunião para discutir a nossa estratégia de trabalho para esses próximos meses. Vou me reunir com o deputado Marcius [Machado, que presidiu a comissão nos últimos dois anos] para procurar dar luz aos trabalhos que ele vinha empreendendo e, com isso, construir nossa agenda e nosso calendário de reuniões”, afirmou

Paulinha. A Comissão de Legislação Participativa tem como principal

A deputada Paulinha (PDT) foi eleita presidente da Comissão de Legislação Participativa da Assembleia Legislativa Foto: Solon Soares/Agência AL

Foto: Daniel Conzi/Agência AL

De onde vem a força de cada um? Numa semana marcada por debates e ações da Assembleia no combate a COVID-19, uma imagem marcou pelo carinho e sutileza que representa. O deputado Kennedy Nunes, que compreende como tantos catarinenses o impacto dessa doença, encontra nosso querido Camilo com sua inseparável câmera distribuindo cliques por onde passa e recebendo em troca a alegria de quem é fotografado. Keneddy, que presidia a sessão do dia 10, foi um dos alvos da lente de Camilo e retribuiu da melhor maneira possível: com o coração. O registro é de Daniel Conzi.


por Olímpio Correa

Sexta-feira, Blumenau 12 de Março de 2021

4

Magazine Luiza de Blumenau faz lockdown voluntário Foto: Cristóvão Vieira

Todas as lojas da rede em Santa Catarina só devem voltar com o atendimento ao público quando a situação da Covid-19 melhorar

T

odas as lojas da rede Magazine Luiza em Santa Catarina estão fechadas para atendimento ao público há duas semanas, incluindo em Blumenau. Com o agravamento da pandemia no estado, que sofre com a falta de leitos de UTI em todas as regiões, a rede decidiu entrar em lockdown voluntário, até que a situação se amenize. As portas estão fechadas, com comunicado de que é devido à pandemia da Covid-19. Os vendedores de Blumenau estão trabalhando em modelo de home office, efetuando as vendas e tirando dúvidas dos clientes de maneira on-line. Na porta da loja é possível verificar as fotos e os nomes dos vendedores, bem como seus contatos. Não há data para que a loja reabra para o atendimento ao público.

PANDEMIA DE COVID-19

Sinos de igrejas de Blumenau tocarão juntos em homenagem a profissionais de saúde Sinos de igrejas católicas e luteranas de Blumenau tocarão ao mesmo tempo, na próxima quinta-feira (18), às 11h, em homenagem aos profissionais e saúde na linha de frente contra a Covid-19. Comunidades religiosas estão mobilizando os fiéis para que façam um aplauso coletivo a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas do município neste momento em que a pandemia se agrava. A iniciativa é do Núcleo Ecumênico de Blumenau, que reúne a

Diocese de Blumenau e o Sínodo Vale do Itajaí. Ao longo da semana, padres e pastores reforçarão o convite nas celebrações. O dia 18 de março marca um ano do decreto estadual que parou Santa Catarina para evitar a transmissão da Covid-19. A iniciativa é louvável e os aplausos são mais do que justos. Mas se não forem acompanhados de atitudes da população para reduzir a demanda de trabalho dos profissionais de saúde, farão pouca diferença nas vidas desses blumenauenses que se sacrificam por todos — inclusive por aqueles que fazem pouco caso da doença.

Igrejas católicas e luteranas dobrarão sinos às 11 de quinta-feira (Foto: Nathan Neumann, BD, Santa)


Sexta-feira, Blumenau 12 de Março de 2021

5

Gráfica de Blumenau estuda a construção de duas novas fábricas

Hercílio Baumgarten, presidente da CartonDruck: objetivo é substituir embalagens de plástico por papel (Foto: Pedro Machado)

A

CartonDruck, de Blumenau, está estudando a construção de duas novas fábricas. A expansão do parque gráfico é uma das premissas do planejamento estratégico elaborado para os próximos anos. A empresa já imagina desembolsar

R$ 60 milhões no investimento, mas segue avaliando possibilidades. Não há local definido para as novas plantas. O estado de São Paulo, no entanto, surge como alternativa mais forte por facilitar o abastecimento aos clientes, segundo o presidente Hercílio Baumgar-

ten.

Fabricante de embalagens em papel cartão para segmentos variados, como alimentos, cosméticos, perfumaria e farmacêutico, a empresa está de olho no que considera uma “transição” de mercado. Com o apelo por produtos sustentáveis, a CartonDruck quer ser uma alternativa ao plástico. — Queremos substituir o plástico. Um dia ele vai ser banido — aposta Baumgarten. As duas novas unidades serão projetadas para produzir embalagens em papel-cartão, menos danosas ao meio ambiente e mais fáceis de serem recicladas, que possam ser usadas para substituir embalagens de plástico. Isso representaria a entrada em novos nichos que ainda não são atendidos pelo papel-cartão, diz Baumgarten. Por uma questão de estratégia comercial, o executivo prefere não abrir quais seriam esses segmentos por enquanto. A ideia da empresa era começar a tirar o projeto do papel no ano passado, mas a pandemia fez a direção rever o cronograma. O desempenho de 2020 até foi surpreendente: as vendas somaram R$ 195 milhões, alta de 37% em

relação a 2019, impulsionadas pelas exportações. Antes de bater o martelo em definitivo sobre a expansão, a CartonDruck agora analisa se a alta demanda deve se manter ou se foi um ponto fora da curva em função da bagunçada que o coronavírus deu no mercado. Criada em 2009 a partir de uma divisão de negócios da centenária Baumgarten, hoje integrante do grupo global All4Labels, a CartonDruck – que diz ter 140 anos – imprime cerca de 870 milhões de embalagens por ano. A linha inclui copos de sorvete fornecidos para unidades do McDonald’s em todo o Brasil, por exemplo. Para 2021, a companhia projeta crescimento de 12%. Uma das novidades deste ano foi a produção de tampas de copos para refrigerante feitas em papel cartão. O lançamento atende principalmente a uma demanda do mercado de São Paulo, que aprovou uma lei que proíbe estabelecimentos comerciais de fornecer aos clientes copos, pratos e talhares de plástico.

Músico de Blumenau lança quatro singles nas plataformas digitais

Jackson Carlos ( O guitarrista, violonista, produtor musical e diretor artístico Jackson Carlos, de Blumenau, acaba de lançar quatro singles do projeto 'Bordões' em todas as plataformas digitais, como Spotify, Deezer e Apple Music. Cada canção composta por Jackson recebeu releitura em obras visuais criadas pelos artistas Jean Tomedi e Felipe Coff. As canções Thí e Sáara, por Jean Tomedi, e Aurora e Geppetto, por Felipe Coff. A gravação e a produção musical são assinadas por Jackson, que também fez a direção artística das obras visuais. A mixagem e masterização são do produtor musical Gabriel Reinert.

— 'Bordões' é um modelo de processo criativo entre música e artes visuais que estimula o olhar para além da música, fazendo alusão a instrumentos de corda, guitarra, violões de cordas de aço e nylon, retratando a essência de cada composição através dos sentidos — explica o músico blumenauense.

Jean Tomedi, Felipe Coff e Jackson Carlos (Foto: Divulgação)

Jackson desenvolve pesquisa e estudo sobre o jazz e música brasileira e atua na cena instrumental com grupos de jazz (standard), em formato solo e com o trio 'Jackson Carlos Trio'. Jean Tomedi é artista plástico, arquiteto e urbanista, forma-

do pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua nas artes visuais como muralista, pintor e escultor. Felipe é artista plástico. Multifacetado, atua em várias frentes nas artes visuais, entre elas pintura, instalações artísticas, arte urbana, vídeo e escultura.


Sexta-feira, Blumenau 12 de Março de 2021

6

Sindicato pede a suspensão dos trabalhos no setor têxtil em Blumenau Suspensão seria de 14 dias, com mantimento do salário dos trabalhadores

O

Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Imagem Blumenau, Gaspar ilustrativa e Indaial (Sintrafite) divulgou na Foto: quarta-feira, 10, que protocolou Facisc/ um documento contendo os proDivulgação blemas encontrados pelos trabalhadores do setor, além de um pedido de suspensão das atividades durante 14 dias. Segundo o sindicato, em entrevista ao jornal O Município Blumenau, o documento será enviado em conjunto com o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), relatando questões de risco de contaminação da Covid-19 nas empresas. De acordo com o divulgado pelo sindicato, os trabalhadores “Estamos em uma situação são expostos ao vírus já no transmuito complicada na região e no país, porte público, além de aglomeagora é o momento de isolamento rações nas empresas e falta de para que possamos ter essa prevenálcool gel nos locais de trabalho. ção”, reforça a presidente. Segundo Vivian Kreuzfeld, presidente da Sintrafite, muitas Carlos Maske, diretor do Sinempresas não estão afastando trafite, comentou que o objetivo é os funcionários que estão com manter a remuneração dos trabasintomas de Covid-19, apenas em lhadores que não forem essenciais situações mais graves. Também durante o período, sem que exista informou que está sendo encamiuma demissão dos funcionários. nhado para o Sintex, um requeO Sintrafite também comenrimento de paralisação do setor tou que o Ministério Público do durante 14 dias. Trabalho já questionou as empre-

sas sobre o número de infectados, mas sem resposta até o momento.

“Nós por várias vezes encaminhamos documentos questionando a higienização dos locais de trabalho, a sanitização, a testagem dos trabalhadores no local de trabalho, a preservação da vida dos trabalhadores, mas isso não nos foi informado”, reforça

Vivian. Durante a entrevista, também foi revelado que o sindicato pretende levar os casos para a

esfera jurídica. Vivian informou que está sendo analisado a possibilidade de emissão de acidente de trabalho, para aqueles que forem contaminados dentro das empresas. O diretor do sindicato também comentou que espera coerência das empresas, para que avaliem a situação dos trabalhadores para a suspensão durante as duas semanas no setor e a garantia do salário dos servidores.

Blumenau recebe vacinas e reabre agendamento para idosos com idade entre 80 e 84 anos contra a Covid-19 Agendamento pode ser feito pelo site da Prefeitura, pelo app Pronto Mobile e pelo telefone 156 (opção 2)

N

esta quinta-feira, dia 11, Blumenau recebeu novas doses e reabriu o agendamento da vacina contra o Coronavírus para idosos com idade entre 80 e 84 anos. São cerca de 600 doses, encaminhadas pelo Estado com destinação exclusiva para atender essa faixa etária. A vacinação desse público acontece nesta sexta-feira, dia 12, no Setor 1 do Parque Vila Germânica. O agendamento da vacina pode ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2) que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão atendidas somente pessoas com agendamento - que pode ser feito por um familiar ou responsável pelo idoso, mas vale ressaltar que o número de vacinas disponível é limitado. Havendo fim da disponibilidade a comunidade será comunicada e uma nova data

será disponibilizada assim que o município receber novas doses. Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.

Vacinação de pessoas acamadas Pessoas com 80 anos ou mais que estejam acamadas e não conseguem se locomover também podem solicitar a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo Alô Saúde no telefone 156 (opção 2). As informações necessárias são nome do paciente, telefone, CPF, data de nascimento, endereço completo e unidade de saúde de referência mais próxima de casa. Equipes das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também estão fazendo um trabalho de busca ativa para identificar e agendar a aplicação da vacina neste público. Blumenau já vacinou 14 mil pessoas com a primeira dose da

Fotos: Marcelo Martins/PMB

vacina Até a última quarta-feira, dia 10, quase 4 mil idosos com 80 anos ou mais já haviam recebido a primeira dose da vacina contra o Coronavírus. Somados aos profissionais da saúde, Blumenau já vacinou quase 14 mil pessoas com a primeira dose do imunizante e 7 mil pessoas com a segunda dose. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Fonte/Assessor de Comunicação: João Vitor Korc


Sexta-feira, Blumenau 12 de Março de 2021

7

Deputados discutem lockdown e sugerem que Poderes descontem salários Foto: Daniel Conzi/ Agência AL

O líder do governo, José Milton Scheffer (PP)

87 anos de Ibirama

Foto: Bruno Collaço / Agência AL

A discussão sobre adotar ou não lockdown continuou na Assembleia Legislativa na sessão de quarta-feira (10), com parlamentares sugerindo que as entidades públicas que defendem o fechamento total deveriam descontar os dias parados do salário dos seus servidores. O líder do governo, José Milton Scheffer (PP), fez um resumo das medidas adotadas pelo Executivo: prorrogação do atual decreto até 19 de março, com lockdown no sábado (13) e domingo (14); proibição do consumo de bebidas em ambientes comerciais e públicos a partir das 21 horas em todos os dias da semana e campanha publicitária agressiva para conscientizar sobre os cuidados para evitar a contaminação.

“São dois esforços: aumentar o distanciamento social e proibir festas e eventos, mesmo que particulares, a partir das 21 horas todos os dias de semana”, reforçou o líder, acrescen-

tando que o epicentro da pandemia está localizado nos três estados do Sul. “Temos de ter consciência

disso”.

Paulinha (PDT) elogiou a decisão do Executivo e juntamente com Kennedy Nunes (PSD) e Bruno Souza (Novo) relativizou a importância do lockdown, utilizado em larga escala em boa parte do planeta, em especial na China, país que logrou conter a transmissão comunitária do vírus e a debacle econômica. “O lockdown não vai salvar vidas e fechar o comércio pune apenas o microempreendedor individual”,

avaliou Paulinha, que sugeriu a ampliação do horário de funcionamento das lotéricas. “Aos sábados

são instrumento do mais pobre para receber o bolsa-família”. “As entidades públicas que

pedem lockdown de 14 dias deveriam descontar na totalidade os dias parados dos salários de todos os servidores. O governo decretou, desconta o dia do salário! Está muito fácil para entidades públicas pedir lockdown, tendo ou não tendo, o dinheiro entra a mesma coisa”, criticou Kennedy, que responsabilizou as baladas pela alta na contaminação.

“O estado arrecadou R$ 3 bi em janeiro, entretanto no ano passado inteiro somente destinou R$ 54 mi para linha de crédito aos pequenos empreendedores. Enquanto isso, temos órgãos públicos propondo lockdown. Que façam sua parte, não sejam imunes (à crise), abram mão de parte da sua receita, mostrem que estão dispostos a compartilhar da crise, de abrir mão do salário durante o tempo que estiver parado”, concor-

O deputado Jerry Comper (MDB) parabenizou Ibirama pela passagem dos 87 anos de emancipação político-administrativa. Na ocasião, ele enumerou os atrativos e destaques do município do Alto Vale do Itajaí, entre os quais citou as belezas naturais e culturais que atraem turistas e praticantes de esportes, as instalações do IFSC e Udesc, um hospital estadual, e uma grande usina de energia, que contribuem para o atendimento de toda a população da região. Em seu discurso ele também fez questão de ressaltar as diversas lideranças políticas do município, tais como vereadores, prefeitos, e ainda os diversos representantes que Ibirama teve no Parlamento catarinense, dos quais dois chegaram a comandá-lo Waldomiro Colautti e Aldo Schneider. “Então Ibirama é tudo isso. Uma cidade linda, acolhedora, que nos

orgulha muito.”

dou Bruno.

Já Luciane Carminatti (PT) e Moacir Sopelsa (MDB) ponderaram a eficiência do lockdown na redução do número de casos e, por conseguinte, de internações em leitos clínicos e de UTI.

“Em Chapecó a redução foi de 5.555 casos para 2.779”, informou

Carminatti.

“O prefeito de Chapecó abriu tudo no primeiro momento, daí agravou cada vez mais os contaminados; fechou e diminuíram os números. Não podemos ser da extrema de um lado ou de outro, os municípios que tiveram a perda de uma só pessoa, dá um tratamento, mas em Concórdia nosso hospital está cheio, não tem mais lugar. Não podemos estancar a economia, mas não podemos deixar que a doença tome conta e não se tenha onde tratar as pessoas, a quantia contaminada é tamanha que você não consegue oferecer oportunidade de tratamento”, pontuou Sopelsa.

Silvio Dreveck (PP) Felipe Estevão (PSL)

Foto: Daniel Conzi/Agência AL

Foto: Daniel Conzi/Agência AL

SC-418

Lista dos vacinados

Felipe Estevão (PSL) novamente pediu apoio dos colegas para aprovar com rapidez o projeto de lei de sua autoria que prevê a criação de um cadastro com o nome dos vacinados.

“Olhem com carinho para o projeto de lei que tem carta aberta de apoio do MPSC e da OAB/SC, que altera a lei da transparência e obriga o município a fazer a divulgação dos vacinados”, informou Estevão.

Silvio Dreveck (PP) pediu a instalação de um mecanismo para reduzir a velocidade na SC-418, que liga Joinville a São Bento do Sul, entre o km 49 e o km 50, na entrada do parque industrial, no município de Campo Alegre.

“É uma rodovia que tem várias intersecções e esses pontos são muito críticos, trazendo insegurança muito grande para os usuários. Um redutor através de elevação física ou uma rotatória mais ampla, que espaço tem, o fato é que precisamos iniciar esses trabalhos nesses pontos críticos”,

insistiu Dreveck.


Sexta-feira, Blumenau 12 de Março de 2021

8

Luminárias criadas por alunos de Design da Furb serão vendidas em todo o Brasil Eis um bom exemplo da tão importante interação entre academia e mercado, cada vez mais cobrada no universo corporativo para fazer frente às rapidas mudanças na economia. A Blumenau Iluminação vai passar a vender em todo o Brasil duas luminárias projetadas em 2019 por então estudantes do curso de Design da Furb que venceram um prêmio de inovação. Dos primeiros esboços de produto até o estudo de viabilidade, passando pelo registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), foram mais de um ano e meio. Os autores ganharão royalties sobre as vendas. Na foto, Vinícius Cardoso posa ao lado da criação: uma luminária de chão inspirada em antigas tochas medievais. O outro produto que será comercializado pela empresa é uma luminária pendente elaborada pelo trio Larissa de Oliveira, Letícia Glau e Thabata Figueiredo.

Vinícius Cardoso foi um dos vencedores de um prêmio de inovação que estimulou a criação dos produtos (Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação)

QUEM SE AMA SE CUIDA.

QUEM AMA SE VACINA.

A vacinação é a melhor maneira de garantirmos a imunização da população e estarmos juntos novamente. Acompanhe o calendário com os grupos prioritários nas nossas Redes Sociais e se prepare para a sua vez! Faça a sua parte e ajude a cidade a vencer o coronavírus.

BLUMENAU EM LUTA PELA VACINAÇÃO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.