Page 1

Toronto - Year 4 - Edição 106 - 1ª Abril de 2013 - FREE EDITION

Festival Uma Nota

Edição “Hot Springs” reune três fontes musicais para a primeira produção de Uma Nota Culture de 2013 pág. 6

Bullying

Direitos Humanos

O Batom

Geralmente os “Bullies” andam em grupos e acham um alvo a quem eles podem coagir por Carolina Hepfner pág. 7

Jornal da Gente

É o item de beleza mais vendido no mundo e um dos primeiros nas bolsas femininas por Silvana Choseck pág 10

Um direito ou uma Utopia? Suely Anunciação conta sua obseção desde de sua infância pela cidadania pág.19

AGORA MAIS MINUTOSt&4$0-)"0.&-)031"3"4*

EUROPA BRASIL

BRASIL

%+25,=‡5,2‡63$8/2‡3$/(*5(

5=650m.

$

BRASIL - TELEMÓVEL

Telefone e amigos

POUPE Dinheiro com os CARTÕES Telefónicos AMIGO info

5=100m.

$

para os seus familiares e

e venDas

416-501-0313

PORTUGAL 5=1000m.

$

%+25,=‡5,2‡63$8/2‡3$/(*5(

5=625m.

$

PORTUGAL 5=600m.

$

PORTUGAL - TELEMÓVEL MAIS S TO MINU

5=200m.

$

BRASIL $ 5=650m. BRASIL

%+25,=‡5,2‡63$8/2‡3$/(*5(

5=400m.

$

PORTUGAL 5=1000m.

$

BRASIL

%+25,=‡5,2‡63$8/2‡3$/(*5(

5=620m. BRASIL $ 5=340m. $

PORTUGAL $ 5=1000m.


2

1˚ Abril 2013

Elysium, o novo filme de Wagner Moura em Hollywood Jornal da Gente Publishing Inc. Toronto - Canada Portuguese Language

Valter Barberini Editor e Design Gráfico

valterbarberini@gmail.com

416 301 6703

A opinião dos colaboradores e colunistas não reflete necessariamente a opinião do jornal

O JORNAL DA GENTE

é publicado nos dias 15 e 30 de cada mês. Alguns dos locais onde você pode encontra-lo: Consulado do Brasil, Brasil Remittance, Brazilian Star, Star Remittance, Rio 40, Sabor Brasil, Nova Era, Tropical Tours, Caldense, Tavora, Rui Gomes, Salsicharia Pavão e mais 90 pontos.

N

Valter Barberini

o ano de 2154, o mundo está dividido entre os muito ricos, que vivem na gigantesca base espacial Elysium, e os muito pobres, que transformaram o planeta Terra em uma imensa favela. Esse é o mote do filme Elysium, que marca a estreia de Wagner Moura em Hollywood. O longa-metragem estava repleto de segredos. Pouquíssimas fotos da produção foram divulgadas e menos ainda foi falado sobre o roteiro. Porém, um pouco dessas dúvidas foram desfeitas. Para um público composto de jornalistas e formadores de opinião, o

ator Wagner Moura e a atriz Alice Braga, que também está na produção, apresentaram para a imprensa dez minutos do longa-metragem. Elysium foi escrito e dirigido pelo cineasta sul-africano Neil Blomkamp, de 33 anos. Foi a primeira vez que eu trabalhei com um diretor mais novo do que eu — disse Wagner Moura. Segundo a distribuidora Sony, as cenas exibidas ainda não tinham sido mostradas para ninguém em nenhum lugar do mundo. No Brasil, a previsão de estreia é de 20 de setembro. O filme tem orçamento de US$ 120 milhões.


3

1˚ Abril 2013

Londres se despede de Thatcher com mistura de aplausos e protestos

uitos aplausos acompanharam a passagem do caixão da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher pelas ruas de Londres. Mesmo após sua morte, Thatcher ainda divide a opinião dos britânicos, que foram se despedir da "Dama de Ferro" divididos entre a admiração de alguns por sua figura "inspiradora" e o repúdio de outros que levaram cartazes com votos de que ela possa "descansar na vergonha".

M

Ele também definiu o funeral com honras militares como uma "propaganda do governo conservador" britânico.

"Esta mulher causou tanto sofrimento que é essencial vir aqui e demonstrar que nós ainda lembramos do que ela fez", disse à Agência Efe Chris Barbour, que estava no cruzamento antes de chegar à catedral de St. Paul - a última parada do cortejo fúnebre.

A canadense Margaret Kittle, de 79 anos, chegou a percorrer mais de 6 mil quilômetros para dar o último adeus a Thatcher, e não foi a única. Além disso, ela também se vestiu de azul para homenagear a preferência da ex-primeira-ministra conservadora, que costumava usar roupas dessa cor.

Pessoas de todas as idades, raças e classes sociais ficaram durante horas atrás das cercas metálicas vigiadas por milhares de policiais para ver o caixão com os restos mortais da única mulher que governou o Reino Unido (1979-1990) no sistema monárquico-parlamentarista.

Passaportes a venda no Brasil Remittance


4

1˚ Abril 2013

Liderança empreendedora

“poucos indivíduos colocados na posição de coordenadores de grupos estão motivados e preparados para desempenhar uma liderança empreendedora e transformadora”

É

Viagens aéreas internacionais crescem 9,5% em março

Suely Anunciação

t inegável a influência dos líderes na transformação da sociedade, mas poucos indivíduos colocados na posição de coordenadores de grupos estão motivados e preparados para desempenhar uma liderança empreendedora e transformadora, capaz de mobilizar os liderados para as mudanças necessárias na empresa ou na comunidade, com foco em resultados.

Motivação x Preparação Entende-se por motivação o impulso à ação originado no interior do indivíduo que o leva a buscar no meio ambiente a satisfação de suas necessidades. Já o preparo é entendido como a formação adequada para exercer uma função com eficiência e eficácia.

O que é ser um líder empreendedor? O líder empreendedor é focado em resultados. Atua como um agente de mudanças, levando os seus liderados à ação, esforçando-se por converter os seguidores em líderes de seus processos, em um ciclo contínuo e evolutivo. Para isso, utiliza intensamente e com diligência as ferramentas de comunicação e de feedback.

O que é comunicação?

Comunicação é um processo dinâmico e contínuo de transmitir e receber mensagens com o objetivo de afetar, alterar ou modificar o comportamento dos outros. É a transmissão de ideias, sob as mais diversas formas, visando integrar uma equipe na compreensão e execução de atividades, a fim de atingir os objetivos propostos.

O que é feedback? Feedback é um processo de ajuda mútua para mudanças de comportamento, por meio da comunicação verbalizada ou não entre duas

pessoas ou entre pessoa e grupo, no sentido de passar informações, sem julgamento de valor, referentes a como sua atuação afeta ou é percebida pelo outro e vice-versa. O exercício da liderança é revestido de certa complexidade para a maioria das pessoas. Não nascemos sabendo e as escolas regulares pouco ou nada ensinam sobre a arte da liderança. Aí reside a importância do diagnóstico e da criação de uma matriz de treinamento focado nas necessidades específicas de cada colaborador colocado na posição de liderança, aliado à visão do planejamento estratégico da organização. Também pode-se obter retorno mais rápido lançando mão da ajuda de um coaching executivo para acelerar a formação das chefias e os resultados proporcionados por tal processo. Para contar com uma liderança empreendedora e transformadora, como os tempos atuais exigem, o caminho é proporcionar-lhes uma formação extraordinária. Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.

A demanda pelo transporte aéreo internacional de passageiros das empresas brasileiras (passageiros-quilômetros pagos transportados - RPK) apresentou aumento de 9,54% em março deste ano, se comparada ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgados nesta quarta-feira, 17. A oferta (assentos-quilômetros oferecidos - ASK) também registrou aumento na mesma comparação, de 18,08%. Segundo a agência, trata-se do maior nível de demanda e de oferta internacional para o mês de março desde o início da série histórica. No acumulado do primeiro trimestre, a demanda teve crescimento de 6,78%, enquanto a oferta apresentou expansão de 17,64%, quando comparadas com o mesmo período de 2012. A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ ASK) ficou em 71,57% em março deste ano, abaixo dos 77,15% registrados no mesmo período do ano passado. Ainda segundo os dados da Anac, a TAM detém 87,87% de participação no mercado de transporte aéreo internacional de passageiros, dentre as companhias aéreas brasileiras. A Gol responde pelos 12,13% restantes.


5

1˚ Abril 2013

De volta ao país, brasileiros sofrem síndrome do regresso Nelson Lisboa

A

crise dos países desenvolvidos está levando muitos brasileiros a fazerem as malas de volta para casa. Segundo o Itamaraty, 20% dos que moravam nos EUA e um quarto dos que moravam no Japão já retornaram desde o começo da recessão, em 2008. "Foi um choque voltar ao interior", conta gerente de salão de beleza. Nostalgia e decepção com o país levam à depressão do regresso O relatório de 2011 sobre a população expatriada sai no fim deste mês, e a taxa de retorno deve ser ainda maior. Há tanta gente comprando a passagem de volta e tanta dificuldade de reintegração ao mercado de trabalho brasileiro que o Itamaraty lançou o "Guia de Retorno ao Brasil", distribuído nas embaixadas. O caminho de volta pode gerar depressão. É a "síndrome do regresso", termo cunhado pelo neuropsiquiatra Décio Nakagawa para designar certo "jet lag espiritual" que aflige ex-imigrantes. Morto em 2011, Nakagawa estudava a frustração de brasileiros que voltavam ao país após uma temporada de trabalho em fábricas japonesas. "A adaptação em um país diferente acontece em seis meses, já a readaptação ao país de origem demora dois anos", diz a psicóloga Kyoko Nakagawa, viúva do psiquiatra e coordenadora do projeto Kaeru, de reintegração de crianças que voltam do Japão. BONDE ANDANDO Se ao sair do país o imigrante se cerca de cuidados para amenizar o choque cultural, no retorno a ilusão é de que basta descer do avião para se sentir em casa. "Retornar é uma nova imigração", diz a psicoterapeuta Sylvia Dantas, coordenadora do projeto de Orientação Intercultural da Unifesp. "A sensação é de que perdemos o bonde, estamos por fora do que deveríamos conhecer como a palma da mão." Quando voltou do segundo intercâmbio no Canadá, o gerente de marketing Rafael Marques, 33, descobriu que havia ficado para tio: "Todos os meus amigos estavam casados, com outras prioridades. Demorei

meses para me situar". Resultado: deprimiu. Recuperado, hoje ele trabalha com intercâmbios. Para amenizar o estranhamento, a analista de marketing Natasha Pinassi, 34, se refugiou nos amigos feitos durante sua vivência de um ano na Austrália: "Em pouco tempo no Brasil percebi que deveria ter feito minha vida na Austrália. Já não via graça nas pessoas e nos lugares que frequentava antes. Só conversava com brasileiros que conheci no exterior". A família pouco ajudava: "Não pude falar o que sentia. Eu me culpava por estar sofrendo enquanto meus pais estavam felizes com minha volta", diz Natasha, que tomou antidepressivos para tentar sair desse estado. A síndrome não é exclusividade dos brasileiros. "Em minhas pesquisas com imigrantes, percebi um sentimento geral de que o país deixado não é o mesmo na volta", diz Caroline Freitas, professora de antropologia da Faculdade Santa Marcelina. "Um português me disse não querer voltar por saber que Portugal já não estaria lá." ABANDONO Quem sofre de síndrome do regresso é

frequentemente considerado esnobe. Parentes e amigos têm pouca paciência com quem volta reclamando: "O retorno tem uma significação para aquele que ficou. Junto com saudade, há um sentimento inconsciente de abandono, ressentimento e de inveja daquele que se aventurou", explica Dantas. Para Nakagawa, amigos costumam simplificar o processo de reintegração: "Há uma pressão para que a pessoa 'se divirta'. Na melhor das intenções, os amigos não respeitam o tempo do viajante". Se a família também não ajudar, o ideal é procurar um psicólogo com formação intercultural. Em São Paulo, o núcleo intercultural da Unifesp dá orientação gratuita. Se você gostaria de ter uma avaliação preliminar do seu caso, entre em contato com Nelson Lisboa, e-mail nlisboa@brxgroup. ca ou ligue para 416-560-1464 (Toronto) e (11) 4040-4423 (Brasil). Representamos clientes em todo o Canadá e internacionalmente, Visite e clique em curtir na nossa página no Facebook https://www. facebook.com/InvestorServicesAndImmigration. Até Breve.

Banco Mundial: Brasil cresce 3%, menos que A.Latina

A

região da América Latina e do Caribe deverá crescer 3,5% neste ano, ante alta de 3% no ano passado, mas a expansão ainda ficará abaixo da média de 5% observada antes da crise de 2008 e 2009, ou de 6% em 2010, prevê o Banco Mundial, em relatório semestral publicado nesta quarta-feira, 17, na Internet. O banco projeta que o Brasil e a Argentina deverão ter crescimento abaixo da média regional em 2013, em torno de 3%, superando, porém, a taxa de crescimento de 2%, em 2012. Segundo o relatório, estão diminuindo os ventos globais favoráveis que facilitaram o crescimento econômico robusto e a inclusão social na América Latina e Caribe na última década. O banco destaca ainda que o novo contexto global - de excesso de liquidez, crescimento mais lento na China, atividade econômica fraca e dívida pública elevada no mundo desenvolvido - aponta para a necessidade de a América Latina fazer mais por conta própria, a fim de voltar às taxas de crescimento semelhantes às taxas registradas na última década. O Banco Mundial prevê também no relatório "América Latina e Caribe enquanto os ventos favoráveis retrocedem: em busca de um crescimento maior" que a Venezuela crescerá 0,1% e a Jamaica terá expansão de 1% neste ano. A economia do Peru deverá ter alta de 6%, a do Panamá, de 9%, e a do Paraguai, de 11%. Já a expansão econômica da Bolívia, Chile e Colômbia deverá ser de entre 4% e 5% neste ano. "Essas taxas de crescimento são boas, mas insuficientes para sustentar o ritmo de progresso social recente que os latino-americanos experimentaram na última década", ressaltou o economista-chefe do Banco Mundial, Augusto de la Torre. Ele afirmou que a ênfase política está mudando dos motores externos para motores de crescimento interno, e das preocupações com a estabilidade macroeconômica e financeira para reformas de estímulo à produtividade. "À medida que os ventos globais favoráveis diminuem, a capacidade dos países da América Latina para crescer acima de 3,5% depende essencialmente deles mesmos." O relatório observa que as conquistas da América Latina e Caribe na década de 2000 foram significativas, incluindo a estabilidade macroeconômica, crescimento sólido, redução da pobreza e uma distribuição de renda mais justa. De acordo com o Banco Mundial, o desafio para a política econômica daqui para frente é "preservar e trabalhar sobre os ganhos passados, consolidando os dividendos de um crescimento com inclusão social, e fazer isso sem a ajuda de ventos favoráveis globais".


6

1˚ Abril 2013

Uma Nota, Edição Hot Springs

Edição “Hot Springs” reune três fontes musicais para a primeira produção de Uma Nota Culture de 2013 Valter Barberini

U

ma Nota: edição Hot Spring, o primeiro evento Uma Nota do ano, vem trazendo três correntes do cenário musical atual: afrobeat, música popular brasileira e reggae. A programação apresenta a cantora brasileira Aline Morales, a banda Asiko Afrobeat Ensemble e o DJ de reggae K-Zar Dubwise. Essa miscigenação musical reunida em apenas um evento é a cara da festa Uma Nota: União entre diversos estilos de sons internacionais. O evento Uma Nota é uma ‘experiência compartilhada’. É um evento "sem espectadores, sem pretensões", em que os foliões ajudam a criar uma vibração positiva, unificada, tanto para a música ao vivo ou ao som dos DJs. Independente do estilo de música tocada, o evento mantém o astral das festas brasileiras, devido á mistura de brasileiros, canadenses e pessoas de diversas origens. Essa interação é responsável pelo clima de festa, onde as pessoas aproveitam a música como meio para um estado maior de alegria. (Vídeo: http:// www.youtube.com/watch?v=x9_mmxYZtmw) A edição Hot Spring também marca a primeira apresentação de Aline Morales em vários meses. A cantora brasileira se tornou mãe recentemente, dando à luz gêmeos saudáveis, e desde então, esta será sua primeira performance com este projeto. Morales é uma intérprete poderosa que se destaca em qualquer lugar onde se apresenta - em Toronto, no Brasil ou fora - com uma voz memorável. Ela pode liderar grandes trupes de percussão ou cantar em pequenos grupos. A música criada por ela e o compositor/produtor David Arcus utiliza ritmos brasileiros (como samba, baião, ciranda e influências afro) misturado com outros elementos para criar a base de um som inovador. Já estabelecida no cenário musical de Toronto, os destaques mais recentes de Morales incluem sua performance como atracão principal no festival Expressions do Brasil 2012 no Harbourfront, e uma nomeação ao prêmio Juno para seu álbum de estréia Flores, Tambores e Amores. Morales e Arcus, que fizeram vários projetos juntos ao longo dos anos, são dois artistas que já se apresentaram em eventos do Uma Nota que foram realizados no Gladstone Hotel a partir de 2007. Eles estão atualmente trabalhando em um álbum que seguirá Flores. Para a segunda corrente musical, o Afrobeat - um estilo musical já conhecido há muitos anos nas festas de Nova Iorque e que está conquistando o Brasil com a banda Abayomi Afrobeat no Rio e Bixiga 70 em São Paulo - o Uma Nota proporciona o retorno do Asiko Afrobeat Ensemble ao palco do evento. O grupo de nove integrantes promete a mesma energia que animou a festa e fez todos dançarem no Festival de Uma Nota em 2012.

Asiko Afrobeat Ensemble é liderado por Foly Kolade, que nasceu na Nigéria e tocou no final dos anos 90 e começo dos anos 2000 na cena do Brooklyn, Nova Iorque, com os membros da banda Antibalas. A banda formada por Foly tocou lá por anos antes do seu retorno para a Nigéria, e depois o artista se estabeleceu em Toronto, onde tem remontado o projeto com músicos locais. No show do Uma Nota, eles vão apresentar toda a influência do Afrobeat, através de um trabalho autoral. O DJ convidado especial do evento é K-Zar Dubwise, que representa a terceira fonte musical: reggae. Ele é um importante DJ no cenário "underground" de reggae de Toronto. E completando a noite teremos o DJ residente do Uma Nota, General Ecletic. Tudo isso com um sistema de som da maior qualidade e um ambiente visual personalizado para gerar uma experiência completa. Teremos ainda caipirinhas feitas com Cachaça Pitú e produtos ChocoSol (feitos no estilo mexicano artesanal) como chocolates, tortillas e café. A edição Hot Spring (ou ‘Primavera Quente’) é a primeira produção de Uma Nota Culture desde o Uma Nota Festival de Expressões Tropicais em Outubro de 2012. O festival de Uma Nota inclui não só música ao vivo e dos DJs, mas também oficinas, palestras culturais, dança, comida e bebida, cinema e muito mais. Além disso, Uma Nota produz

um website e blog. UmaNota.ca (http://umanota.ca) é uma fonte de informações, em inglês, de manifestaçoes ‘cultes’ (com foco nas manifestações brasileiras) em Toronto, América Latina e no mundo. O festival em 2012 foi realizado com o apoio da Cachaça Pitú, do Hansa Language Center e Mellohawk Logistics.

reportagens no Brasil para a emissora CBC/ Radio-Canada e que toca em vários grupos de música e percussão brasileira em Toronto.

Uma Nota foi fundado e é realizado por três atuantes da cena artistica de Toronto: o produtor cultural Alex Bordokas, que escreve sobre e apresenta cultura brasileira no Canadá e já produziu eventos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, e em Montreal e Toronto, também recebeu um prêmio para difusão de cultura brasileira no Brazilian Day Canada 2011; o DJ e artista de desenho gráfico General Eclectic, que já foi responsável por muitas séries de eventos em Toronto, sempre tocando e criando arte visual; e o jornalista e músico Jonathan Rothman, que já fez

INFO:

Uma Nota está abrindo em grande estilo a temporada de clima quente de 2013 com shows, produções e projetos, e tudo começa na sexta-feira 26 de Abril no The Great Hall.

Uma Nota: Edição Hot Spring Sexta-feira 26 de Abril The Great Hall, 1087 Queen St. W. com Dovercourt Rd. Portas 10:00 p.m. Ingressos antecipados: $12 apenas online através Eventbrite em http://umanotahot. eventbrite.com $15 na porta


7

1˚ Abril 2013

Bullying continua fazendo vítimas fatais Geralmente os “bullies” andam em grupos e acham um “alvo” a quem eles podem coagir

O

Carolina Hepfner

recente suicídio de Rehtaeh Parsons, uma estudante de 17 anos, from Halifax re-acendeu a discussão sobre o bullying nas escolas canadenses. Bullying é o uso de abuso e intimidação por outros indivíduos e inclui agressões físicas, ameaças, tentativa de isolamento da vitima, possessão, quebra de material da vítima, extorsão, xingamentos, discriminação, abuso emocional e psicológico. Geralmente os “bullies” andam em grupos e acham um “alvo” a quem eles podem coagir. Bullying pode resultar em depressão, ansiedade, síndrome do estresse pós traumático e em muitos casos, suicídio. Atualmente estima-se que 160.000 crianças faltam escola diariamente devido ao medo do bullying. O que fazer? Preste atenção em mudanças de comportamento da criança ou adolescente, mudança de habito de sono e alimentar, aumento de sentimentos como raiva, agitacao, ansiedade,tristeza, medo; baixa auto estima, isolamento. Faça perguntas especificas sobre o dia da criança adolescente e se há alguma coisa que a esta incomodando. Devemos ensinar a criança

B.A, MBA, MSW, MFT

ou adolescente a denunciar e ignorar o abuso. Manter ou aumentar atividades onde a criança esteja conectado com familiares e amigos. Encorajar relacionamentos positivos com adultos que não sejam da família como professores, mentores, treinadores, lideres jovem, lideres comunitários. Encorajar ativa participação em esportes e atividades lúdicas. Ensinar a criança ou adolescente a não estar com bulliers e defender as vitimas. Os bulliers geralmente andam em grupo e buscam por suporte para praticar o crime. Ajude a criança ou adolescente a desenvolver maneiras de resolver problemas e estratégicas para lidar com situações estressantes. Ensine a criança a buscar ajuda quando precisarem. Em tempo apesar do bullying ainda não ser uma prática criminal no código penal canadense, na segunda semana de Outubro 2012, sete garotas que foram detidas em London- Ontario. Motivo: “cyber harrassment”, que é a pratica de bullying pela internet, e que é muito comum nas redes sociais como facebook.


8

1˚ Abril 2013

Qi Gong a arte milenar ajuda a reduzir o estresse mental

A

Guiomar Campbell

maioria das pessoas acham que o exercício aeróbico é necessário para fortalecer o coraçãoe os pulmões. Enquanto o exercício aeróbico consegue esse resultado tão saudável o qigong também. A respiração profunda, lenta e regular e o movimento da energia Qi combinam-se para transportar oxigênio para os tecidos mais profundos com mais eficácia do que o exercício regular. De acordo com um estudo clínico feito sobre a pratica do Qi Gong para redução de sintomas de estresse, pesquisadores observaram que o exercício Qigong tem um efeito no sistema nervoso simpatico, um ramo do sistema nervoso autônomo, responsável pela luta ou fuga. Segundo o estudo, 10 mulheres foram incluídas no grupo de Qigong e dez mulheres no grupo de controle. Depois de documentado os resultados, cientistas perceberam uma redução na frequência cardíaca, na pressão arterial, na temperatura do corpo e na excreção de noradrenalina na urina, nas mulheres que praticaram o Qi Gong ao oposto do grupo de controle que mostraram poucas mudanças. A noradrenalina é um hormônio do estresse que, junto com a adrenalina (epinefrina), ajuda a ativar a resposta de luta ou fuga. Estes dois hormônios são comumente encontrados no corpo quando a pessoa esta sob estresse. Qigong é um sistema de exercício e movimen-

to milenar baseado na Medicina Tradicional Chinesa que integra posturas físicas, técnicas de respiração e intenção focada.

essa poderosa arte marcial ou "trabalho energético", de acordo com as pesquisas, e este número cresce a cada dia.

A palavra Qigong (Chi Kung) é composta de duas palavras em chinês. Qi se pronuncia" tchi "e é geralmente traduzido como a força vital ou energia vital. a segunda palavra, Gong, pronunciado "kun", significa realização ou habilidade de cultivar energia. "O Qi Gong é a arte de desenvolver a energia da vida para a saúde, o desenvolvimento da mente e a satisfação espiritual.

A especialista e mestre de Qigong Kenneth Cohen afirma que o Qigong focaliza tem três importantes princípios: a capacidade atlética, o Qi Gong terapêutico e a espiritualidade. O qigong (chi kung) terapêutico visa melhorar a saúde do praticante, seja tratando uma desarmonia já presente ou fortalecendo a saúde para tornar mais difícil que algum desarmonia se instale.

O propósito do Qi Gong, como o da acupuntura ou da massagem chinesa Tuina, é harmonizar as energias dos órgãos internos, como por exemplo a energia do fígado, do coração, pulmão, do cérebro e outros. Todo desequilíbrio emocional e mental duradouro pode prejudicar o fluxo de energia interna de um órgão para o outro, deixando a pessoa exausta, sem energia e com tendências a desenvolver doenças crônicas .

Artistas, dançarinos e pessoas que praticam artes marciais ou esportes podem se beneficiar da força, coordenação, flexibilidade, relaxamento mental, equilíbrio e resistência à lesão que o Qigong oferece. Na verdade, podem melhorar o seus desempenhos em qualquer uma dessas modalidades. Os exercícios envolvem uma combinação de movimentos suaves sem impacto nas juntas e com alongamentos que aumentam a flexibilidade das articulações.

Se formos comparar, o Qi Gong com outras artes maciais, o Qi Gong esta entre o estilo interno, calmo e rítmico do Tai Chi, e o estilo externo e vigoroso do Kung Fu Através da prática constante do Qigong (Chi Kung) a pessoa consegue cultivar a energia, manter a saúde, aumentar a cura e a vitalidade.Mais de 80 milhões de chineses e de dezenas de milhares de norte-americanos e europeus praticam

a respiração deve ser suave, profunda, com concentração no abdomem (hara ou tantien). Quando o atleta esta muito ansioso antes de uma competicao ele

precisa de tecnicas de relaxamento para melhorar a respiração. Durante a prática do Qi Gong eles aprendem a conter a energia interna através da repetição de movimentos coordenados com a respiração rítmicas. Os exercícios são praticado sentados ou de pé e seguem uma rotina de movimentos que podem ser de 3 a 8 posições dependendo da tradição. Para relaxar a mente e o corpo um exercício simples de fazer é ficar de pé na posição de Qi Gong e respirar por 3 min. Fique de pé com os pernas afastadas mantendo a mesma distância dos ombros. Mantenha o peito aberto, ombros relaxados e voltados para baixo. A cabeça e pescoço retas com o queixo em direção ao peito como se estivesse sendo esticado para cima. Os braços devem se posicionar do lado do corpo levemente abertos. A coluna reta e o sacro inclinado para frente para manter a parte inferior das costas reta. Mantenha a ponta da língua em repouso abaixo de dente superior. Respire lentamente pelo nariz com a boca fechada. Feche os olhos e continue a respirar. Você vai sentir uma paz de espírito muito grande.

Garrafa jogada no mar no Canadá é encontrada 28 anos depois na Croácia Um mensagem de amizade dentro de uma garrafa jogada no Oceano Atlântico na costa leste do Canadá em 1985 foi encontrada 28 anos depois no litoral croata, após ter percorrido nada menos de 8.000 quilômetros, indicou nesta quarta-feira a pessoa que encontrou a garrafa. "Mary, você é realmente uma pessoa maravilhosa. Espero que possamos nos corresponder. Eu disse que ia escrever. Do seu amigo para sempre, Jonathon. Nova Escócia, 1985", é possível ler essa mensagem assinada apenas com o primeiro nome do autor. A Nova Escócia é uma província do Canadá localizada na costa atlântica. Matea Medak Rezic, uma croata de 23 anos, membro de um clube local de kitesurf encontrou esta garrafa enquanto mergulhava com amigos em uma praia perto do porto de Ploce (sul do litoral croata), no Mar Adriático. "Foi no domingo passado, a gente se preparava na praia. Esta garrafa estava no meio do lixo levado pelas chuvas durante o inverno", contou à AFP. "Alguém certamente pisou nela porque a garrafa estava quebrada, mas o conteúdo, com um texto escrito com uma caneta esferográfica azul, é de ótima qualidade, a folha em que a mensagem foi escrita é plastificada", acrescentou. A jovem fotografou a mensagem e a postou em sua página no Facebook.


9

1˚ Abril 2013

Oportunidades para projetos de pesquisa no Canadá

O

NSERC e FAPESP lançam chamada de propostas

Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia do Canadá (NSERC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) anunciam chamada para selecionar e apoiar propostas que envolvam o intercâmbio de pesquisadores ou de bolsistas de doutorado ou de pós-doutorado. A chamada de propostas é publicada no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições e das diretrizes do Progra-

ma da Pesquisa Colaborativa e Experiência em Formação (CREATE) da NSERC. Inscrições abertas até 1 de maio de 2013. A chamada de para propostas está disponível em: www.fapesp.br/ en/7614. Mais informações estão disponíveis em: http://agencia.fapesp. br/17104

Consórcio canadense lança chamada com FAPESP O Consorcio das universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa (CALDO), no Canadá, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) lançam chamada pública de propostas para o apoio a projetos de pesquisa que envolvam o intercâmbio de pesquisadores, seguindo o Acordo de Cooperação assinado pelas instituições. A chamada está aberta a todas as áreas de conhecimento. As propostas serão recebidas até o dia 31 de maio de 2013. A chamada para propostas está disponível em: www.fapesp.br/7577 Mais informações estão disponíveis em: www.fapesp.br/en/7596

Informações adicionais: Outras oportunidades de estudo e pesquisa no Canadá estão descritas em: www.scholarships.gc.ca Assessoria para Assuntos de Educação academic.bsb@international.gc.ca Tel. (61) 3424-5400 Assessoria de Imprensa imprensa.bsb@international.gc.ca Embaixada do Canadá| Canadian Embassy Government of Canada | Gouvernement du Canada

O que fazer

para alcançar a felicidade Pensamento positivo Bem estar Energia positiva Paz de espírito Harmonia Boa alimentação Saúde

A Ervanária para a felicidade e saúde Ayurvédica Yoga Massage (Dores musculares)

Rugas, Acne Limpeza de pele

Aromatherapy

(Stress Físico e Emocional)

Gorduras Localizadas (Tratamento de algas marinhas)

Cartas

Tratamentos espirituais


Glamour

10

1˚ Abril 2013

Batons

Com a chegada da primavera vamos falar de cores, e hoje e o dia do baton

O

Silvana Choseck

batom é o item de beleza mais vendido no mundo e um dos primeiros nas bolsas femininas, dificilmente está sozinho na necessaire e a maioria não resiste a um novo, é só lançar uma tendência e lá vamos nós em busca de mais um para nossa coleção Devemos levar em consideração na hora de escolher um batom o gosto pessoal, estilo, desejo e estado de espírito… mas existem algumas dicas que lhe ajudarão nessa escolha.

1) Pele Negra: prefira tons de vinho, berinjela, marrom, chocolate, bronze e vermelho.

De acordo com seu tom de pele, existem cores que combinam mais com você:

5) Pele morena: caramelo, laranja, goiaba, marrom-avermelhado, bronze e vermelho.

2) Pele com sardas: bege, caramelo, goiaba, rosa claro, pêssego e vermelho. 3) Pele madura: bege, caramelo, goiaba, pêssego e vermelho. 4) Pele Clara: rosa, caramelo, beige, pêssego, vinho e vermelho.

Perceberam que o bege e vermelho combinam com todas né? O tom de boca ou nude é super curinga, dá para usar sem medo, em qualquer hora do dia ou noite, basta pesquisar a tonalidade que realmente se aproxima com a cor dos seus lábios… muitas vezes o que fica bom em mim, nem sempre ficará em você. Tenha cuidado para não deixar os lábios sem cor, apagados e com aspecto triste, por isso o ideal é testar sempre os tons de nude.

O vermelho é uma cor forte e demonstra atitude, possui várias intensidades que você pode controlar de acordo com as camadas que passa nos lábios… para o dia, use apenas uma e à noite pode caprichar com duas ou mais. Para o vermelho ficar realmente lindo e chique, precisa de uma pele bem feita e corrigida e o legal é contrastar com uma maquiagem neutra nos olhos. Mulheres de lábios finos ou caídos, devem evitar essa cor (vermelho) e focar nos olhos… Outro fator importante de se observar na hora de escolher uma cor, é a idade… * Da adolescência aos 20: todas cores e texturas estão liberadas, você pode escolher de acordo com o seu tom de pele. * 30 anos: é a melhor idade para usar as tonalidades que quiser com ou sem cintilância, escolha de acordo com o seu gosto pessoal e cor de pele… se gostar, o lápis de contorno labial ajuda a fixar a cor. * 40 anos: procure fórmulas hidratantes, com

vitaminas , evite produtos cintilantes e use SEMPRE lápis para contorno, uma dica é preencher todo o lábio com o lápis, não só contornar e em seguida usar o batom por cima, essa dica é para todas as mulheres que usam contorno e o ideal é que o lápis seja da mesma cor do batom. * 50 anos em diante: evite produtos muito cremosos, pois os lábios já perderam um pouco da elasticidade e a facilidade do batom escorrer, fica maior a partir dessa idade. Use sempre o lápis para contorno, e quando for retocar o batom, retire o excesso que restou nos lábios e recomece a aplicação. Uma dica para a primavera e verão é investir em cores fortes, como pink, laranja e vermelho, escolhendo de acordo com seu tom de pele… O ideal mesmo é sempre testar a cor nos lábios para ver se você realmente vai usar, se ficar insegura com relação às cores, optar pelos tons de boca é sempre uma boa escolha.


11

1Ëš Abril 2013


12

1˚ Abril 2013

O Grande Christiano de Araujo

Grande artista brasileiro, sempre as voltas com Grandes painéis, vê seus trabalhos sendo cortejados por uma Grande Galeria de Toronto

C

Valter Barberini

hristiano de Araujo, artista brasileiro no Canada desde 1994 recentemente foi incluído numa seleta lista de artistas que terão seus trabalhos expostos no Norman Felix gallery. Esta galeria é conhecida por ser muito criteriosa na escolha dos trabalhos que são expostos lá. O Jornal da Gente entrevistou Christiano com exclusividade. Como foi ter seus trabalhos aceitos pela Gallery on Queen St. West? Sim, eles são bem critériosos e tem um grupo de Jurados para a seleção dos artista. E foi eles que me acharam. Quais dos trabalhos seus foram escolhidos e porque? Foram escolhidos 7 trabalhos, nos quais brevemente estarão amostra em uma exposição de grupo. Você continua fazendo grandes painéis? Sim, continuo. Nos últimos 6 meses trabalhei por volta de uns 8 painéis. Alguns podem ser vistos em meu website: Christiano.ca Como é viver de arte no Canada? Há muitas oportunidades ou o caminho

das pedras é longo? Não e' fácil viver de arte no Canada, as oportunidades são poucas, e além do mais é uma área muito competitiva. Aqui neste pais muita gente tenta fugir de trabalhos entediados e procura trabalhos mais criativos e interessante como arte. No entanto para que se tenha sucesso como artista, requer muita perseverança, dedicação, disciplina e trabalho árduo. A minha trajetória foi muito difícil, tenho 19 anos de Canada e só consegui realizar este sonho apenas a 6 anos atrás, ou seja, só foi possível mesmo depois de 13 anos. Por muitos anos tive que trabalhar na construção, assentar milhares e milhares de tijolos e ajudar a construir centenas de casas para que um dia tal sonho se realizasse. A cultura brasileira chama a atenção nos meios artísticos underground de Toronto? Com certeza! A nossa cultura e' muita rica, super original e de um charme que fascina o mundo todo. Eu sempre com muito orgulho me apresento como 'Brazilian Artist' e uso bastante as minhas raízes pra divulgar o meu trabalho e conectar com os meios artísticos da cidade.


13

1˚ Abril 2013

Uma gravidez sem dores, e um bebê saudável Fernando Azevedo A gravidez não é uma doença, mas se a mãe sofrer ela transmite o sofrimento para o bebê. A osteopatia é uma terapia de medicina alternativa baseada na teoria de que as doenças são causadas por uma perda deintegridade estrutural. É também uma prática holística que vê o corpo como um todo.

ferramenta que deveria ser mais utilizada juntamente com os normais cuidados de saúde prestados à mulher grávida. Enquanto o corpo se adapta a todas as modifi-

Osteopatia é um tratamento no qual o osteopata utiliza as mãos para reequilibrar os ossos, ligamentos e músculos de sustentação indicada para antes, durante e depois da gravidez. A Osteopatia utiliza diferentes técnicas de manipulaçãoe mobilização, com o objetivo de alívio da dor e da limitação de movimentos, agindo na origem do problema.

A atuação da Osteopatia na gravidez não é recente, mas muitas pessoas não têm consciência do seu potencial. Durante a gravidez, as mulheres podem ser seguidas pelo Osteopata, assegurando maior conforto, o que se poderá reflectir num parto mais fácil. Nesta fase procura-se dar maior libertação ao suporte ligamentar do útero e da pélvis, de maneira a evitar a cesariana.

A osteopatia agora está sendo descoberta por mulheres grávidas que se queixam de dores musculares e articulares, decorrentes de alterações naturais sofridas pelo corpo na gestação.

As futuras mães carregam um peso precioso e o seu corpo tem de se adaptar a esse aumento e ao deslocamento do centro de gravidade. Isso pode ser particularmente difícil, podendo sofrer de dores nas costas e na bacia, de ciática e de alterações circulatórias. Podem também achar que coisas simples como caminhar, sentar ou virar na cama, se tornam desconfortáveis ou mesmo dolorosas. Estes problemas são comuns na gravidez e muitas vezes são considerados normais. Dor ou desconforto é sinal de que o seu corpo está a sofrer e que precisa de ajuda. A Osteopatia pode ajudar a proporcionar alívio de dores, melhorando a qualidade de vida e permitindo desfrutar da sua gravidez de forma confortável. A segurança da mãe e do bebé são as principais preocupações do Osteopata. As técnicas osteopáticas são perfeitamente seguras em todas as fases da gravidez. Também é muito útil na prevenção de diversos tipos de complicações nomeadamente durante a gravidez. Uma revisão do The Journal of the American Osteopathic Association discute precisamente as técnicas que podem ter interesse e conclui que a osteopatia é uma

bem-estar geral, mas também antes, enquanto você estiver tentando engravidar. Pode servir como prevenção para preparar o corpo para as mudanças que vão acontecer durante a gravidez, tais como as náuseas, os vômitos, a constipação, e dores na coluna.

cações que ocorrem, é possível diminuir a probabilidade de dor e alterações físicas através da eliminação de disfunções, assim como da manutenção/treino de postura adequada. As alterações hemodinâmicas do corpo da mãe podem ser controladas, o tempo de trabalho de parto diminuído e diminuído o risco de complicações. A Osteopatia tem se mostrado eficaz em caso de: hérnia de disco, dor lombar, dor cervical, dor nos ombros e até enxaqueca. Também pode ser muito eficaz no tratamento de gestantes com queixas de dor muscular e articular, decorrente de alterações naturais sofridas pelo corpo na gestação. Esta terapia pode ser útil não só durante a gravidez, para aliviar os sintomas e melhorar o

Na gravidez, o corpo sofre modificações que podem causar dores nas costas e na área dos quadris, dificultando até movimentos simples como se sentar, se agachar e andar. A osteopatia elimina a origem do problema a partir do reequilíbrio de ossos, músculos de sustentação e ligamentos. As queixas de dor e de dificuldades de movimentos costumam piorar nos últimos meses

de gravidez. A gestação modifica as linhas de gravidade, produzindo a cifose e a hiperlordose de com­pensação, isto é, curvaturas acentuadas da coluna, aumentando a pressão na região lombar. E ao aplicar as técnicas da osteopatia, é possível corrigir, por exemplo, o afastamento dos ossos do sacro e posturas inadequadas. Portanto além do médico e nutricionista, seria muito bem pensado consultar um osteopata antes e durante a gravidez; ligue e marque seu tratamento hoje mesmo. Seu bebê um dia vai te agradecer. Osteopathy Care por Fernando Azevedo Natural de São Paulo, Brasil, formado em Fisioterapia e especialista em Terapia Manual em Quiropraxia (Chiropractor) e Osteopatia no Brasil. Atuando há quase 20 anos na área da saúde e com experiência no tratamento de coluna nas doenças músculo-esqueléticas e do trabalho, fundou a Clínica da Coluna Vertebral em São Paulo onde ajudou na reabilitação de muitos pacientes. Participou de programa em tv brasileira e tem trabalhos puplicados sobe L.E.R.. Diretor da National Academy of Osteopathy Brasil e da National University Medical Sciences Brasil. Especializou-se no Canadá recebendo o título de D.O.M.P. Osteopahic Manual Practitioner, DCMOEB, Diplomate of Canadian Manual Osteopathy Examining Board, sendo membro da Associação Brasileira de Fisioterapeutas Quiropraxistas e da International Osteopathic Association.


14

1˚ Abril 2013

A Criação de um Lar A designer brasileira Laura Chormeyko conversa sobre o estado de sua carreira e a repercussão de seu trabalho Felipe Martins

www.urbanideasinc.com

E

xiste uma singela diferença entre uma casa e um execução da obra. "A execução do projeto como um todo lar. Pode parecer que estamos apenas a argumentar é algo que eu vi como uma necessidade. Muitas empresas sobre a semântica dos termos, porém sabemos que fazem apenas o design do ambiente, aí na hora da consisso é verdade. O ambiente em que vivemos é algo que trução, quem a faz não tem a noção, não compreendeu nos influencia em muito mais do que pensamos, podendo o espírito do design e acaba tomando liberdades que vão contra aquilo que o cliente aprovou". marcar a diferença dentre apenas mais um lugar aonde nós passamos “Tenho muito orgulho de ser Isso dá a Laura um insight fundamenparte do nosso tempo ou algo que brasileira e carrego essa mi- tal, que a permitiu se destacar de sua fica em nossa memória como parte do nosso ser. Desde 2003, a emprenha bagagem cultural para a concorrência, uma vez que ela vê tudo como um projeto completo. Posa Urban Ideas ( Idéias Urbanas), chefiada pela brasileira Laura Chor- minha profissão com o maior rém, inicialmente, houve uma certa adaptação. "A indústria de construneyko vem realizando essa transforprazer” ção é predominantemente masculimação para diversas pessoas. na. Uma mulher dando as ordens, com a sensibilidade do Muito do diferencial de Laura vem da experiência de lidar espírito feminino e essa coordenacão do projeto inteiro foi com diversos setores ao mesmo tempo, não se especiali- uma mudança radical para aqueles que trabalham nesse zando apenas na decoração ou desenho dos ambientes. setor. Mas com o tempo eu conquistei esse espaço e o resO trabalho de Laura incorpora a coordenação de todos as peito de todos aqueles que trabalham comigo" etapas de uma reforma, desde o planejamento inicial até a

Laura Chormeyko Designer


15

Um estilo de vida

1˚ Abril 2013 Para conhecer melhor o trabalho e Laura Chormeyko você pode acessar o site www.urbanideasinc.com ou pelo telefone 416-999 9225.

“As pessoas acham que certas cenas só acontecem em programas de TV, mas eu já vi clientes começarem a chorar ao ver o que fizemos em suas casas" afirmou Laura” Laura considera sua nacionalidade uma das principais influências em seu trabalho. A dedicação e a atenção aos detalhes se revela no resultado final de seu traba“O povo brasileiro é alegre, extrovertido e passa grande parte do seu tempo ao ar lho. "Aqui no Canada a gente passa um bom período de tempo dentro de casa livre....eu quis levar um pouco dessa extroversão para a forma como o canadense por causa do inverno. ‘E fundamental que amemos a nossa casa. No final de um olha pra sua casa. É por isso que sempre introduzo um pouco projeto, quando o cliente me diz que está extremamente de cor nos ambientes, salas mais voltadas a juntar a família em “Não é apenas pelo reconhe- feliz com o seu novo ambiente e percebo como influentorno de uma atividade. Tenho muito orgulho de ser brasileira cimento que nós trabalha- ciei a sua vida, é uma das melhores experiencias que uma e carrego essa minha bagagem cultural para a minha profissão mos, mas sempre que surge pessoa pode ter em sua carreira profissional". com o maior prazer” algo assim que demonstra E não é apenas na avaliação pessoal de seus clientes A experiência e o dia a dia do trabalho de Laura ainda a bene- que nós estamos nos desta- que Laura brilha atualmente. Ela vem recebendo diverficia em sua capacidade de ver e compreender as diferenças sos prêmios dentro da sua comunidade de trabalho. Só cando dentro da nossa In- neste ano Laura recebeu dois importantes prêmios. The culturais entre o canadense e o brasileiro "Existem algumas diferenças básicas entre como o canadense vê seu espaço e sua dustria, não dá pra deixar de Best of Houzz 2013 Client Satisfaction – Remodeling Busicasa. O canadense acaba sendo mais conservador e neutro em ness e NKBA 2013 Design Contest – Green Kitchen “Não é suas escolhas, enquanto o brasileiro busca sempre algo mais dizer que me deixa um pou- apenas pelo reconhecimento que nós trabalhamos, mas quinho orgulhosa” alegre e despreendido... Quando eu comecei, eu atendia a essa sempre que surge algo assim que demonstra que nós estendencia cultural do canadense, hoje eu acho importante e tamos nos destacando dentro da nossa Industria, não dá fundamental mostrar para meus clientes o beneficio de usar um design mais colo- pra deixar de dizer que me deixa um pouquinho orgulhosa”. rido e informal ".


16

1˚ Abril 2013

Mais do que “personal”

Digue Braga encarou o desafio de fazer o Dj Ziko Pereira perder em 90 dias o que ele ganhou ao longo de 3 anos morando no Canada. Uma missão mais do que possível!

B

Valter Barberini

em, vejamos com quem estamos falando. Digue Braga esbanja preparo e experiência, analizemos o seu “curriculo.

Esteve envolvido em artes marciais desde os 5 anos, praticando as muitas disciplinas tais como Karate, Kung Fu Wing Chung. Aos 17 anos, Digue jogou profissionalmente Vôleibol por 3 anos no Clube do Sesi, em São Paulo, no entanto, sua verdadeira paixão foi encontrada quando ele conheceu o Taekwondo. Ele começou seu treinamento de Taekwondo há 13 anos no Brasil com o Mestre Clayton Silva, onde ganhou muitos torneios locais e alguns a nível provincial. Eventualmente, Digue mudou-se para Belo Horizonte para treinar na Lim Campeões com o Mestre Marcelino Barros, que é vice-presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, e na época, era o diretor da Seleção Nacional! Em 2009, Digue tomou uma decisão de mudar de vida indo para o Canadá. Ele se juntou ao clube de Taekwondo da Ryerson, inicialmente como um estudante, mas logo se tornou o Assistente de Instrutor do Clube com o Mestre Alex Frias, que é uma afiliado da World TKD Martials Arts Club onde foi aprendendo e seguindo os passos do Mestre In-Kyung Kim, que é 4 vezes Campeão Mundial e diretor técnico do time Canadense!

Como Personal Trainer e Condicionamento Esportivo, Digue teve a oportunidade de aprender com um dos melhores no campo; Kennedy Lodato - que foi 4 vezes nomeado instrutor do Ano para a Canadian Fitness Professionals Association, é um Master Trainer e o Coordenador do Programa de Fitness da Universidade Ryerson. Digue está agora trabalhando como assistente de Kennedy, durante os cursos, seminários e workshops para Personal Trainers e outros entusiastas do fitness na Ryerson University.

com um suplemento nutricional. Ele também está envolvido em outros três DVDs de fitness para uma empresa líder no Canadá chamada LEBERT Fitness. Nestes, Digue trabalhou com grandes nomes da indústria, como Sharon Mann (TV Fitness, Apresentadora), Jenn Hall (Fitness Apresentadora e dançarina profissional que já trabalhou com Beyoncé, Jay-Z e coreografadou para So You Think You Can Dance) e Marc Lebert (apresentador e criador do Lebert Equalizers, Buddy System e Stretch Strap).

Atualmente, Digue tem a sorte de treinar um atleta da Equipe Nacional Canadense, Kael Pinto em Taekwondo (divisão - peso mosca) como seu Personal Trainer e outros atletas profissionais em vários esportes. O Foco principal durante os treinos é no atletismo de alta performance, onde ele integra os conceitos dos métodos de treino de movimento, equilíbrio e força para melhorar o Atleticismo de seus clientes em geral, Agilidade, Velocidade, Força, Resistencia e Tempo de Reação para o esporte e na vida do cotidiano.

Digue está apresentando um segmento de fitness na CityTV e no Canal Rogers para NossaTV Canadá, que será ao vivo ao ar todo sábado de manhã, às 10h30. Ele é também a voz, ao vivo na Rádio 88.9FM CiRV onde ele vai dar dicas sobre saúde, fitness e estilo de vida durante o show "Conexão Brasil com DJ Ziko Pereira" às 08:00 nas noites de sábado.

Digue também é uma estrela em ascensão! Ele foi apresentado em 4 DVDs de fitness e um como o apresentador lançado no Brasil

O DJ Zico já caiu nas graças de Digue Braga. Esperamos que os resultados em breve inspirem a todos a entrarem na dança! Bom para o “shape”, melhor ainda para a saúde, pois nosso inverno interminavel canadense nos empurra ainda mais para o sedentarismo

Especialista como Personal Trainer Sport Conditioning Coach – Gold Level Instrutor Certificado para BOSU, ViPR, SMRT-Core, Digue está no caminho para o sucesso, levanTRX, LEBERT fitness do as pessoas da sociedade de hoje a uma Digue Braga – (647) 269 7497 ou pelo e-mail: digue. vida saudável e ativa! Sua influência positiva braga@hotmail.com e de unidade para motivar os indivíduos não Página pessoal – www.facebook.com/coachdiguebrasó vai beneficiar quem ele trabalha diretaga mente, mas criar uma mudança para o bem Twitter – www.twitter.com/DigueBraga maior de todos! Website – www.diguebraga.com (em Breve no AR)


Classificados Classificados Brasil Remittance

17

1˚ Abril 2013

Deixe seu anúncio no Brasil Remittance 1458 Dundas St. West ou mande por e-mail: valterbarberini@gmail.com EMPREGOS:

FREMER: 416-991-5396

PRECISO DE ALGUEM (COM EXPERIENCIA) PARA REFORMA DE BANHEIRO SHARAM : 647-964-6450 sharam.k@gmail.com

PRECISA-SE DE PESSOAS PARA TRABALHAR NA AEREA DE PINTURAS DE CASAS, COM EXPERIENCIA. SILVA : 416-456-7380

PRECISA-SE DE EMPREGADA DE MESA PARA RESTAURANTE E BAR( PARTIME E FULLTIME) 416-537-0322

PRECISA-SE DE GAUCHO (CORTADOR DE CARNE) E BUS-GIRL PARA CHURRASCARIA. SUSAN : 416-465-0969

PRECISA-SE PESSOA PRA TRABALHAR FINAIS DE SEMANA EM LOJA ORGANICA ( INGLES FLUENTE) AMAR OU PETER- 416-913-7296 PRECISA-SE DE HOMEM PARA LIMPEZA (COM EXPERIENCA) CONTATO : 416-636-1221

PRECISA-SE DE EMPREGADA DE MESA PARA RESTAURANTE E BAR (PT/FT) 416537-0322 PRECISA-SE DE HOMEM PARA TRABALHAR EM DRYWALL DE CASA RUBSON :647-999-4604

PRECISO DE MOTORISTA DE FORKLIFT & AJUDANTE DE BRICK MARIO: 416-827-8710

PRECISA-SE DE PESSOA PARA DRYWALL, FRAMING CARPENTERS, BRICKLAYERS, CEMENT FINISHERS, HEAVY DUTY MECHANICS, FORKLIFT. 416-477-6692

PRECISA-SE DE CARPINTEIRO OU AJUDANTE COM EXPERIENCIA ELIEZER : 416-706-7142

PRECISA-SE DE PESSOA PARA TRABALHO EM ALTURA EM LIMPEZAS DE VIDRO. ANDRE : 647-274-9339

PRECISA-SE DE CARPINTEIRO FREMER416-991-5396

ALUGA-SE

PRECISA-SE DE SUPERVISOR PARA WHITEROSE COM CARTEIRA DE MOTORISTA E INGLES FLUENTE RESUME PARA APPLICANTS67@YAHOO.CA PRECISA-SE DE PESSOA PARA TRABALHAR EM BARRACA DE HOT DOG TERRY-416-566-5644 PRECISA-SE DE PESSOA PARA TRABALHAR NO DRYWALL DE GARAGEM 416-300-3894 PRECISA-SE DE HOMEM PRA TRABALHAR NO DRYWALL DE CASA ( NAO PRECISA TER EXPERIENCIA) RUBSON-647-999-4604 EMPRESA CONTRATA COM EXPERIENCIA EM VARIOS SETORES DA CONSTRUCAO WWW.PREMIUMSTAFFINGLTD.COM / HR@PREMIUMSTAFFINGLTD.COM TEL-416-477-6692 PRECISA-SE DE CARPETEIRO

QUARTO PARA ALUGAR LUCIA : 416-654-3484 QUARTO MOBILIADO PARA ALUGAR ALINE : 647-718-2502 PAULA : 647-2865135 Quarto mobiliado com net, na oakwood e Roger’s. Obrigada. 647-829- 5015 ou 416-832-9917. QUARTO PARA ALUGAR QUARTO PARA ALUGAR (DUFFERIN & ROGERS) IVANA : 647-835-1817 BASEMENT PARA ALUGAR (JANE & ST.CLAIR) SOLANGE : 416-992-0914 BASEMENT PARA ALUGAR CIRLENE : 416-317-2354 QUARTO PARA ALUGAR ADRIANO : 647-893-3469

QUARTO PARA ALUGAR MAURO : 647-351-2012

QUARTO PARA ALUGAR (YONGE & BLOOR) DEROMEIO: 647-721-0165

ALTERAÇÃO DE ROUPAS. JAIR : 647-765-9253

QUARTO MOBILIADO PARA ALUGAR CONTATO : 416-720-4815

QUARTO PARA ALUGAR (ST. CLAIR & DUFFERIN) ELMA / PEDRO: 416-651-4461

DOCES E SALGADOS PARA FESTAS OS MELHORES DE TORONTO : LILIA 416-750-4203

QUARTO PARA ALUGAR (EGLITON & CALEDONIA) CONTATO: 416-656-4027 QUARTO PARA ALUGAR (LAWRENCE & EGLITON) NILSON: 416-614-3358

MASSAGEM MODELADORA E REDUTORA. OLGA : 416-410-9396 OU 647-887-7455

QUARTO PARA ALUGAR (DUNDAS & DUFFERIN) ROSANGELA : 647-502-1013 QUARTO PARA ALUGAR (DUNDAS & LANSDOWNE) RAPHAEL: 647-501-2223 QUARTO PARA ALUGAR CONTATO: 416-586-2728 QUARTO PARA ALUGAR (BATHURST E MESHORE) ANDERSON: 647-702-8849 QUARTO PARA ALUGAR (BLACK THON & EGLITON) CONTATO: 647-878-5892 QUARTO PARA ALUGAR (LAKE SHORE BOULEVARD, MOBILHADO) VIVIANE: 647-995-3230 QUARTO PARA ALUGAR (DAVENPORT & LANSDOWNE) LUID: 647-818-2434 QUARTO PARA ALUGAR (ST. CLAIR & DUFFERIN) JOAO: 416-885-2220 QUARTO PARA ALUGAR TERESA: 416-940-0565 QUARTO PARA ALUGAR IZABEL E TONI: 416-533-7914 QUARTO PARA ALUGAR (ROGERS E CALEDONIA) FLAVIO: 647-892-4150 QUARTO PARA ALUGAR (DUNDAS E DUFFERIN) JOSE: 647-768-2865 QUARTO PARA ALUGAR (BLOOR / DUFFERIN) CARLOS / MIRTZ: 647-784-4976 APARTAMENTO PARA ALUGAR CONTATO: 416-538-8667

QUARTO PARA ALUGAR (DUNDAS / OSSINGTON) MARIA: 647-764-5051 QUARTO PARA ALUGAR (LAWRENCE & WESTON RD) ROBERTO: 647-539-6460

RENOVAÇÃO E RESTAURAÇÃO. LEONARDO RODRIGUES 647-504-0805 OFFICE : 416-285-8271 SANDRA OU WILLIAM PIZZA MANIA. 647-340-0336 QUENTINHAS DA TERESA (COMIDA CASEIRA). 416-471-2406

QUARTO PARA ALUGAR (BLACK CREECK & TREETHWEY) MARCOS: 647-385-6797

TGTECHSOLUTIONS REPARO DE COMPUTADORES. 647-894-4898

BASEMENT PARA ALUGAR (MT PLEASANT & LAWRENCE) CONTATO : 647-348-3598

PROFESSOR DE INGLÊS – AULAS PARTICULARES. GIULIANO 647-283-7177

QUARTO PARA ALUGAR (DUFFERIN / EGLITON) DEVANIA : 647-990-6556

DESIGNER DE SOMBRANDELHAS RENATA : 647-403-8967

QUARTO PARA ALUGAR(DUFFERIN/DUPONT) CONTATO :416-409-6464 QUARTO PARA ALUGAR( SAINTCLAIR/ SCARLET) CARLOS PASSOS : FASTCARLOS@YAHOO. COM

SERVIÇOS : AULA DE INGLÊS BARBARA : 416-856-9190 AULA DE INGLÊS VIVIAN : 647-885-1550 PLANO DE SAUDE E DENTAL TANIA : 416-886-1727 DEPILAÇÃO BRASILEIRA. OLGA : 416-410-9396 OU 647-887-7455

VENDE-SE : VENDO CHEV. COBAL ANO 2005 CONTATO: 416-827-6133 VENDO 2002 FORD EXPLORER SPORT TRAK. EVANDRO: 647-834-9910 VENDO HYUNDAI ACCENT 2003. TEREZA: 416- 670-3683 OU 416-670-7746 VENDO 1999 VOLKSWAGEN JETTA $1700 GUILHERME : 647-227-6287 VENDO TVs / MICROONDAS / FRITADEIRA. FLAVIA: 647-236-1404 VENDO APTO EM PORTUGAL / CIDADE DE VALONGO. CONTATO : 96-911-2493 OU 96-496-6078 VENDO 2001 NISSAN SENTRA $1800.00 ALEX : 416-271-4380


18

1˚ Abril 2013

Caso de Bullying que chocou o Canada

D

Valter Barberini

epartamento de Justiça de Nova Scotia revê suposto estupro prévio ao suicídio de garota Depois de supostamente ter sido abusada sexualmente aos 15 anos por quatro rapazes e sofrido bullying, Rentaeh Parsons (17 anos) cometeu suicídio há três semanas atrás. Leah Parsons diz que sua filha nunca mais foi a mesma depois da noite em que quatro rapazes abusaram sexualmente dela. Quando um dos rapazes começou a mostrar uma foto tirada de um celular do suposto estupro ocorrido próximo à escola de Nova Scotia que Rehtaeh Parsons imediatamente abandonou os estudos. Ela perdeu muitos de seus amigos e entrou em depressão. Depois de 18 meses de luta contra impulsos de suicídio, Rehtaeh tirou sua vida. A mãe da garota foi à internet para protestar contra a investigação da RCMP que diz ter sido erroneamente concluída sem nenhuma queixa criminal. “Rehtaeh se foi hoje porque quatro garotos que pensaram que estuprar uma garota não era errado e que espalhar sua foto para arruinar seu espírito e reputação seria divertido” escreveu Leah, sua mãe em uma longa postagem na pagi-

na memorial do Facebook da garota. “O sistema de justiça falhou com ela. São eles as pessoas que tiraram a vida da minha linda garota.” O Departamento de Justiça de Nova Scotia está procurando por meios de rever as questões da mãe em luto sobre a maneira como a RCMP coordenou as acusações de abuso sexual, reportou a The Canadian Press. Depois de inicialmente dizer que o caso não seria revisto, o ministro da Justiça Ross Landry mudou sua posição pedindo ao seu departamento para lhe apresentar opções para uma revisão. “A respeito de duvidar da polícia em todos os casos, não, eu não vou fazer isso.”

Leah Parsons disse que a provação começou quando sua filha foi a uma festa na casa de amigos em novembro de 2011. Ela tinha 15 anos na época. “Naquela casa ela foi estuprada por quatro jovens garotos... Um deles tirou uma foto dela sendo estuprada e achou que seria divertido espalhar a foto para todos na escola e na comunidade de Rehtaeh, onde a foto rapidamente virou sensação.”

Parsons agravou em seu quadro de depressão. Ela foi hospitalizada por seis semanas, visitou acompanhamentos e começou a fumar maconha para aliviar seus impulsos suicidas. Na noite de 4 de abril, Parsons teve um episódio repentino. Ela correu para o banheiro e se trancou lá. Ainda não está claro o que a irritou. No momento em que a mãe arrombou a porta, era tarde demais. Parsons havia se enforcado. Á luz da morte de sua filha, Leah Parsons usou o Facebook para ter certeza que a história de sua filha seria ouvida. Desde que foi escrito ontem, a postagem já foi compartilhada mais de 2500 vezes. “Ela completava minha vida. Quando Rehtaeh nasceu eu me dediquei inteiramente a ela e prometi a ela o mundo. Outros neste mundo a tiraram de mim.” Escreveu sua mãe.

“Amigos de Rehtaeh Parsons lembram-se dela como amante dos animais, e muitas de suas fotos na página de memorial mostram Parsons com vários cachorros”

A foto foi vista por quase todos os estudantes na escola que Parsons frequentava, disse sua mãe, e os alunos a chamavam de “vagabunda” quando ela passava pelos corredores. A situação piorou tanto que a garota decidiu se mudar para as proximidades de Halifax.

Enquanto isso acontecia, a polícia investigava o suposto estupro e a foto que deram voltas na pequena cidade de Cole Harbour. Depois de uma longa investigação, a polícia disse à mãe de Parsons que nenhuma queixa seria prestada – mesmo com a foto do celular, não existiam provas suficientes.


19

1˚ Abril 2013

Direitos Humanos Um ideal ou uma utopia

D

“No evento éramos mais ou menos umas 100 pessoas, muitos não eram brasileiros, mas estavão ali para apoiar uma causa. Meu filho me perguntou mãe porque não vieram aquelas 172 pessoas que confirmaram presença? Eu respondi apenas NÃO SEI meu filho, se as pessoas soubessem a importância que elas têm em um processo político, os nossos governantes não estariam fazendo o que fazem hoje no Brasil”

Suely Anunciação

evido ao que vem acontecendo no Brasil decidi escrever sobre a minha visão dos Direitos Humanos e o que isso representa para mim. Poucas vezes eu protestei em minha vida, posso contar nos dedos quantas vezes foram. A primeira foi quando era uma jovem estudante e muito se ouvia falar das Diretas Já, o povo queria exercer seu poder de voto e escolher o presidente do país. Envolvida pela comoção da época eu embarquei nessa, mais por que estava na moda do que por achar que votando iriamos mudar o Brasil. Lembro de ter saido às ruas em BH e também lembro da polícia chegando e batendo nos estudantes que protestavam. Muitos dos meus colegas se machucaram. O governo não queria que protestassemos. Resultado – Mudamos essa realidade e passamos a ter o direito de votar para presidente. Foram vários prostestos realizados no Brasil inteiro e o povo se uniu. Cresci no meio de uma sociedade que muito reclama mas nada faz para mudar o que não está certo e assim foi por anos e anos até que me mudei para o Canadá e aprendi mais sobre os Direitos Humanos, sobre o respeito ao próximo e também sobre a liberdade de expressão com responsabilidade. Aquele meu instinto de jovem idealista estava há muito adormecido até que como disse Leticia Sabetellla em uma entrevista, “ Marcos Feliciano é uma benção de Deus,” eu senti aflorar em mim um sentimento desesperado e uma urgência louca de tentar proteger o que eu venho aprendendo desde que cheguei ao Canadá. Eu aprendi que a Carta Internacional de Direitos Humanos estabelece as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos. Porém, esse aben-

çoado senhor mencionado por Letícia Sabatella, esta fazendo o oposto. E comecei a ponderar sobre como alguém que usa a religião para arrastar multidões para defender seus ideias racistas e discriminatórios que separam as pessoas entre grupos de bons e ruins, dos certos e dos errados pode presidir uma comissão de Direitos Humanos, como? como esse cidadão pode ser Presidente da Comissão dos Direitos Humanos de uma instituição qualquer?. Ele chegou à política através de votos, sim, sua permanência lá é legítima...mas como falou a Anistia Internacional os brasileiros se esqueceram que: Direitos fundamentais não devem ser objeto de barganha política ou sacrificados em acordos partidários. A Anistia Internacional completou dizendo: “As posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres, expressas em diferentes ocasiões pelo deputado Marco Feliciano, o tornam uma escolha inaceitável para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Proteção de Minorias. É grave que tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome. Legitimidade para estar no cargo ele tem..tudo certo...tudo certo mas está esquisito! Quando entendi que esta tudo legalmente certo e dentro dos regulamentos da legislação brasileira mas que estava esquisito, me levantei do sofá e disse: Nem tudo que é legal é ético, principalmente quando o assunto é Brasil, decidi conversando com duas boas amigas que indignadas como eu, também, queriam protestar. Sim, vamos dizer ao mundo que isso é legal mas não soa legal. Que tudo está certo mas está esquisito...eu penso logo existo! Marcamos nosso evento para o dia 07 abril na Dundas Square em Toronto. Muita gente confirmou

presença (para inglês ver), ou seja não concordo com nada do que está acontecendo lá mas não quero mostrar minha cara nesse protesto. Tudo bem...eu entendo o medo deles...muitos fazem negócios e precisam da comunidade religiosa para comprar seus produtos, outros apenas acham que não ia dar em nada mesmo esse protesto. Eu queria mostrar para meu filho o que é um protesto pacífico e a importância do povo no processo de mudança. No evento éramos mais ou menos umas 100 pessoas, muitos não eram brasileiros, mas estavão ali para apoiar uma causa. Meu filho me perguntou mãe porque não vieram aquelas 172 pessoas que confirmaram presença? Eu respondi apenas NAO SEI meu filho, se as pessoas soubessem a importância que elas têm em um processo politico, os nossos governantes não estariam fazendo o que fazem hoje no Brasil. Veja o exemplo da França, protesto é sinônimo de recuo de uma decisão política mal tomada, no Canada o prefeito Ford perdeu o cargo por causa de conflito de interesse...e no Brasil...os politicos sabem que a população nao tem força sufciente para se levantar e pedir mudanças. Se não me atinge diretamente porque vou perder o meu tempo para querer mudar (essa é a mentalidade). Fomos criticadas por nossa iniciativa de protestar, alguém disse no Facebook, “Quem me representa é o Steve Harper,” apenas respondi dizendo que muitos de nós ainda mandamos dinheiro para quem ficou no Brasil, temos familia por lá, e que ainda somos obrigados a usar nossos passaportes brasileiros e votar para

presidente. Mandamos dinheiro que ajuda no desenvolvimento do país, e não usamos o sistema de saúde e nem as vias públicas...Nós somos sim legítimos a protestar contra o que acontece de ruim por la. Para terminar esse relato, eu participei sim desse protesto porque os Direitos Humanos é algo que eu apoio, ignorar os direitos fundamentais do ser humano só irá fazer o Brasil retroceder e voltar a era das trevas. Não devemos misturar religião com política pois o estado Laico esta aí para levar em consideração não só uma religião, não é possível ter todas as religiões representadas na câmara, pois ai, o livro sagrado de um vai ser mais importante do que o do outro e será dado o início a uma guerra santa no Brasil...mas guerra no Brasil não é com armas...é uma guerra de bacharias onde pssoas começam a falar sobre coisas que desconhecem e a querer criar uma única verdade que não existe. Direitos Humanos para mim é real. Para os políticos utopia pois eles se acham acima das leis!


20

1˚ Abril 2013

Nem todos nascem para brilhar

A

Dolores Gontijo

s pessoas são geradas exatamente pelo mesmo processo. A diferença começa quando nascem, não pelo ato em si que pode ser por cesárea, parto normal ou natural, mas pelo ambiente que as acolhe. A vida fora do útero deste novo ser, rapidamente será sua por completo, então pela observação do meio, pelo o que se aprende sozinho ou pelo ensinado, será formado o caráter e a base para um futuro. Margareth Hilda Roberts nasceu em uma pequena cidade inglesa. Filha de um vendeiro, atuante em sua igreja Metodista e na política. Estudou piano, recitava poesias, jogava field hockey, nadava e caminhava. Formada em Quimica por Oxford e mais tarde em Direito, Margareth Thatcher tornou-se membro do Parlamento Ingles em 1959. Secretária da Educação e Ciencias em 1970, não parou de crescer dentro de seu conservador partido. Primeira Ministra de 1979 a 1990, assumiu o poder no "Winter of discontent", em seu discurso de posse ela proclama a oração de São Francisco. Neste mesmo ano declara "Eu não sou um consenso, eu sou uma política convícta". E ela provou, reduziu a influencia dos sindicatos, desregulamentou, privatizou, enxugou o estado balofo que aniquilava uma Inglaterra em crise.Thatcher foi a guerra em 82 pelas Falklands, vitoriosa declarou "as pessoas têm direito a uma democracia e não merecem viver sob nenhuma ditadura". Ela estava certa,

em plebiscito no ano passado, os moradores de Falklands disseram novamente um sonoro não a Argentina. Investiu na educação e disse não a União Europeia, não queria seu país sob o jugo da Alemanha, mais uma vez acertou. A dama de ferro, assim respeitada pela Rússia, acreditava que um país precisa de menos presença do estado, menos impostos e mais liberdade nos negócios e no consumo. Inteligencia brilhante e rapidez em se posicionar, influenciou a Queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. O mundo não ignora a importância de Margareth em sua história. Amada e odiada, sua morte provocou tristeza ou alegria mas nunca indiferença. A baronesa Thatcher mereceu um funeral semelhante ao de Lady Diana. Até há pouco a Coréia do Norte, era um esquecido país com regime autoritário, que mantinha longe de suas fronteiras o nariz do mundo. Vez ou outra movia-se para mostrar vida. Desde fevereiro último, depois que o conselho de Segurança da ONU impôs novas sanções ao país por causa do terceiro teste com armas atômicas, Pyongyang promete reduzir a Coréia do Sul em 'um mar de fogo'. Com 30 anos de idade, educado em colégios na Suiça onde viveu com a mãe e a irmã até o ano 2000 como se fosse filho de um empregado da Embaixada da Coréia do Norte, Kim Jong Un é um rapaz diabético, hipertenso, tímido e desajeitado. Na Suíça aprendeu a gostar de

basquete e seu ídolo é Michael Jordan. Filho mais novo do falecido Kim Jong Il ele surge no cenário mundial como um Peter Pan cansado de brincar sozinho com seus jogos de guerra. O poder lhe caiu no colo depois da morte de seu pai em 2011. Preparado para a sucessão desde que seu meio irmão mais velho Kim Jong Nan, foi pego com um passaporte falso tentando entrar em Tókio para visitar a Disneylandia japonesa, e sua irmã do meio foi considerada pelo pai feminina demais para ocupar o cargo. Em 2008, Kim Jong Il, foi vítima de um AVC, arranjou o casamento do filho que em 2009 se casou com Ri Sol Ju com quem tem uma filha. Ainda neste ano de 2009 Kim Jong Un recebeu o título de Brilhante Camarada, após 4 anos na escola militar de seu país. Dia 8 de janeiro, data de seu aniversário é feriado nacional. Este garoto que tem o poder de apertar o botão, fuma Yves Saint Laurent, bebe Johnnie Walker, anda de Mercedes Benz, gosta de cavalgar, tem Jet Ski e Iphone está longe de ser exemplo de um seguidor de Marx, mas é exatamente como todos ditadores atuais. Tem vários títulos - Secretário Geral das Leis do Partido dos Trabalhadores, - Presidente do Partido Central da Comissão Militar, -Membro Presidente do Politburo (PC), -Presidente da Comissão de Defesa Nacional e Supremo Comandante do Povo do Exército. Ao subir ao poder recebeu as 4 estrelas de General e

Vice-presidente da Central Comissão Militar. Se veste como Mao e gosta de personagens da Disney, diariamente renova a ameaça de atacar a República Coreana. Mandou mensagem a todas as embaixadas para que se retirassem de seu país pois o ataque será inevitável. Aos turistas da Coréia do Sul avisou para que se retirassem antes de quarta feira dia 9. Mas o que se viu foi uma grande comemoração com danças nas ruas e os civis e militares, em sinal de nacionalismo, plantando árvores e flores. Imprevisível como toda criança rebelde, espera-se que no dia 15 de abril ele promova uma grande parada militar com seus 1 milhão e duzentos mil soldados, para comemorar seu primeiro aniversário no poder, o vigésimo aniversário da ascensão ao poder de seu falecido pai Kim Jong Il e o aniversário de nascimento de seu avô Kim Jong Sung, fundador do Estado Norte Coreano. Este habitante da Terra do Nunca, provocativo e irreverente, tira o sono de pessoas normais, de países que só querem viver pacificamente. Com sua prepotencia infantil, faz birra e ameaças para chamar atenção. Esta primavera chegou trazendo muita chuva, renovando o ar, reflorescendo as árvores. No mundo inteiro, no entanto faz-se sentir os ventos ameaçadores do leste da Asia. "Ninguém se lembraria do bom samaritano se ele somente tivesse boas intenções. Êle tinha dinheiro também" Margareth Thatcher 1980.


21

1˚ Abril 2013

O que é Posso Beber Água Durante as Refeições? tratamento de canal? Nutricionista Holistica Registrada Melissa Pancini RNCP,CNP

B

eber durante as refeições faz mal. A Organização Mundial da Saúde alerta que não se deve beber nada durante a refeição, pois faz mal a saúde e pode engordar. Ao ingerir algum líquido durante a refeição o suco gástrico fica mais diluído e retarda a digestão, aumentando a fermentação, que pode gerar gases e arrotos. Além disso a refeição se torna menos nutritiva porque os nutrientes presentes na refeição podem não ser devidamente digeridos e parte das vitaminas e minerais não são absorvidas, embora as calorias não correm esse risco! A quantidade de líquido permitida varia conforme a capacidade do indivíduo, mas em geral cerca de 150 ml. Em média meio copo de água, suco, vinho ou qualquer outro líquido durante a refeição, é o suficiente para matar a sede e ajudar degustar melhor a comida e não engasgar. Esse líquido deve estar na temperatura ambiente, nada de líquidos gelados! Os liquidos gelados quando entram no estômago paralizam a digestão até que esse liquido atinja a temperatura do corpo, causando indigestão. Essa regra também serve para as

sobremesas geladas... nada de comer sorvete de sobremesa. Beber à refeição engorda porque os líquidos roubam espaço dos alimentos sólidos no estômago o que faz a pessoa parar de comer mais cedo, mas por outro lado ela chega na próxima refeição com mais fome. Por isso esta estratégia para emagrecer está errada, aumentando inclusive os riscos de refeições maiores e menos selecionadas.

O que é tratamento de canal? O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal. Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.

Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são: Dente quebrado Cárie profunda Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo. Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor. Como é tratado o canal? O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao consultório, dependendo do caso. São elas: Primeiramente, é feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar. Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), o espaço pulpar e os canais são esvaziados,

alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento. Se mais de uma visita for necessária, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas. A restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa. Qual a durabilidade de um dente restaurado? Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames dentários regulares se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros. Como não há mais uma polpa viva que mantenha o dente hidratado, os dentes com raiz tratada podem se tornar quebradiços e mais sujeitos à fratura. Este é um importante aspecto a ser levado em conta quando for optar entre uma coroa ou restauração após o tratamento de canal. Para se determinar o sucesso ou fracasso do tratamento de canal, o método mais confiável é comparar novas radiografias com aquelas tiradas antes do tratamento. Esta comparação mostrará se o osso continua sendo destruído ou se está sendo regenerado.

Seu novo Guia Imobiliário. AGUARDEM!!!


Música

22

1˚ Abril 2013

Seu Jorge para exportação Brasil

Valter Barberini

O

cantor Seu Jorge está morando em Los Angeles com a família para se preparar para viver Jimi Hendrix nos cinemas. Convidado para os testes de um papel que já teve o roqueiro Lenny Kravitz como confirmado, Seu Jorge se empenha para treinar guitarra, com um detalhe: Hendrix

“Além de se preparar para ser Jimi Hendrix nos cinemas, cantor tem projeto de disco cheio de estrelas”

era canhoto. O músico prepara ainda a gravação de seu novo disco, que já tem Maria Rita confirmada como convidada especial na música Vento de Maio. Entre os nomes internacionais convidados para estarem na produção estão as cantoras Beyoncé e Chaka Khan e os integrantes da banda Red Hot Chilli Peppers.

Mais uma do Marco Feliciano... Tony Carreira celebra 25 Anos de

C

aetano Veloso não ficou quieto em relação ao vídeo que foi ‘desencavado’ na internet dias atrás, mostrando mais uma patifaria do deputado Marco Feliciano em um de seus cultos, quando acusou o compositor de fazer um pacto com o “Cramulhão” para ‘voltar a fazer sucesso’ com uma canção feita por Peninha, a conhecida “Sozinho”. Coloco aqui parte do texto que Caetano escreveu em seu blog e peço a todos aqueles que costumam ler o que escrevo aqui, principalmente os leitores evangélicos, que prestem atenção e reflitam a respeito: “Nem estou acreditando que volto ao assunto do pastor/deputado/presidente da CDHM. Mas, como muitos devem ter visto, ele mentiu reiterada e estridentemente sobre mim. Há um vídeo no YouTube em que Feliciano, esbravejando de modo descontrolado, diz-se com Deus contra o diabo e, para provar isso, mente e mente mais. As pessoas religiosas deveriam observar o quanto ele está dominado pela soberba. Faz pouco, ele se sentiu no direito de julgar os vivos e os mortos, explicando por meio de uma teologia grotesca a morte dos garotos dos Mamonas e sagrando-se justiçador de John Lennon. Agora, aferra-se à mentira. Meu colega Wanderlino Nogueira notava, com ironia histórica sobre as espertezas da igreja católica, que a mentira não está entre os sete pecados capitais. Mas sabemos que “levantar falso testemunho” é condenado pelo Deus de Moisés. Por que mentir tão descaradamente sobre fatos conhecidos? Será que minha calma observação, aqui neste espaço, de que sua persona pública é inadequada ao cargo para o qual foi escolhido (matizada pela esperança no papel das igrejas evangélicas) o ameaça tão fortemente? Eu diria

a pastores, padres, rabinos ou imãs. Como pode falar em nome de Deus quem mente com tão evidente consciência de que está mentindo? Sim, porque não há, dentre aqueles que prestam atenção no meu trabalho, quem não saiba que, ao cantar a genial canção de Peninha ‘Sozinho’ num show, eu indefectivelmente dizia não apenas que me apaixonara por ela através das gravações de Sandra de Sá e de Tim Maia: eu afirmava que cantá-la ao violão era só um modo de chamar a atenção para aquelas gravações. Como pode Feliciano dizer que “a imprensa foi rastrear” e descobriu que a música já tinha sido gravada por Sandra e Tim? Essas duas gravações eram sucessos radiofônicos. E como pode ele, sem piedade daqueles que com tanta confiança o ouvem em seu templo, afirmar que eu disse em entrevista coisa que nunca disse e nunca diria, ou seja, que o êxito inesperado de minha versão de “Sozinho” se deveu a eu ter mostrado a faixa a Mãe Menininha e esta ter-lhe posto uma bênção que, para Feliciano, seria trabalho do diabo? Esses valores atribuídos a Deus têm minha adesão irrestrita. Não sei que Deus sustenta a injustiça e a mentira. Ou será que é aí que o diabo está?”

Carreira em Toronto

Toronto

Hugo Piló

F

oi nos dias 13 e 14 de Abril que Tony Carreira, cantor romântico português, atuou em Toronto no Queen Elizabeth Theatre, comemorando os 25 Anos de Carreira. O famoso cantor português revisitou os seus grandes êxitos, acompanhado por uma excelente banda, numa sala cheia e engalanada para receber os seus calorosos fans, na maioria mulheres. Aliás é de registar a forma como Tony Carreira trata as suas fans que não olham esforços para chegar perto do cantor de ‘Sonho de Menino’, mostrando-se sempre disponível e atento para os inúmeros autógrafos e fotografias que estas lhe iam pedindo já no final do concer-

to. Também a simpatia e simplicidade com que se apresentou aos jornalistas na conferência de imprensa que antecedeu o primeiro espetáculo, organizado pela Hollywood Productions ( Eduardo Vieira) e a Caixa Geral de Depósitos. Com mais de 5 milhões de álbuns vendidos em todo o Mundo, Tony Carreira é hoje um nome incontornável do panorama da música portuguesa, iniciando o seu percurso na música popular , e mais tarde gravando canções num registo romântico. Para quem quiser saber mais queira visitar o site do Tony Carreira em www.tonycarreira.com.


Humor

23

Aviação

Política

Gol planeja comprar aviões sem asa porque são mais baratos

Novo presidente da Venezuela terá apoio de mãe de santo brasileira para se comunicar com Chavez e tomar decisões

A

O

Segundo o diretor da empresa: “as asas são o menos importante e a ausência dela não irá interferir em nada na qualidade do serviço.” Um estudo feito pela logística da Gol disse que os aviões com asas, em uma viagem Rio-São Paulo, costumam sair com cerca de 3 horas de atraso, levam 1 hora de viagem, mais uma hora para permitir que os passageiros desçam do avião e ainda mais uma hora até entregar as bagagens. Os aviões sem asa irão pela estrada e levarão exatamente o mesmo tempo para fazer Rio-São Paulo, ou seja, não mudará nada para o consumidor. Vinícius Antunes

Para acompanhá-lo no cargo, o presidente Lula, partidário de seu governo, recomendou a mãe de santo brasileira Dona Preta do Patuá de Xangô. Segundo Maduro, Lula indicou porque às vezes precisava consultá-la para se comunicar com o antigo Lula sindicalista que morreu na virada de século. “Agora, eu vou poder falar com o Hugo Chavez sempre que precisar e já estou pensando também em consultar o próprio Bolivar. Ouvi dizer que mães de santo brasileiras fazem conexões melhores que a própria internet do país.” Vinícius Antunes

empresa de aviação Gol está cada vez mais pobre e endividada igual aos passageiros que optam por ela. Após permitir a entrada de ambulantes durante o voo para suprir a carência de lanches na viagem, agora, a Gol resolveu adquirir 5 novos boeings sem asa porque custarão metade dos preço dos aviões normais.

Religião

novo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que, a despeito do seu nome, ainda não está maduro para tomar decisões sozinho e que precisa de todo o apoio espiritual do líder bolivariano Hugo Chávez: “a grande vantagem do Socialismo Venezuelano é que não é um socialismo ateu, muito pelo contrário, é um socialismo que até recomenda umas mandingas de vez em quando.”

Padre Chico tenta abusar de criança e leva chute no saco

U

ma imagem tomou conta da internet nesta semana. O fotógrafo Steven Bean capturou uma foto do Padre Chico enquanto ele tentava abusar de uma menina menor de idade. Mesmo com a perna engessada, a menina conseguiu reagir e deu um chute nas partes baixas do Padre. Padre Chico foi levado imediatamente para o hospital e disse que a menina o agrediu sem motivo algum, pois ele estava apenas abençoando a jovem. A jovem que está sendo considerada por grupos anticatólicos como uma heroína, já possui cartazes com a sua imagem circulando pelo mundo com a seguinte frase: “Chute o saco de um padre pedófilo.” O Padre está em uma tremenda batina justa, mas disse que não largará seu papado mesmo com os boatos. Vinícius Antunes

1˚ Abril 2013

Esporte

Corintianos presos na Bolívia declaram que agora é tarde: Já viraram tricolores

S

uspeitos de assassinato de um jovem boliviano, torcedores corintianos (à época) continuam presos na Bolívia e clamavam dia após dia pelo retorno ao Brasil. Porém, nesta manhã de terça-feira, às 9h, horário de Brasília, eles emitiram uma nota dizendo que agora já era. Após uma noite conturbada na prisão, eles foram submetidos a se tornar são-paulinos pelos detentos bolivianos. A nota dizia: “Tentamos de todo jeito continuar corintianos, roubávamos outros presos na prisão, cometíamos barbaridades, mas, nesta noite, eles se juntaram e nos submeteram. Num primeiro momento achamos ruim, não pelo fato em si, mas pela quase eliminação na libertadores. Agora, já estamos até achando legal, somos fãs do Rogerio Ceni e da Lady Gaga ao mesmo tempo, é bem divertido.” Vinni Corrêa e Vinícius Antunes

Brasil

POLÊMICA: Professor de teatro diz que Feliciano seria péssimo ator por não conseguir representar ninguém

O

professor de teatro Juca Viçosa, do Tablado, Rio de Janeiro, criou grande polêmica ao afirmar que Feliciano seria péssimo ator por não conseguir representar ninguém. Juca se referia às várias manifestações anti-Feliciano nas Redes Sociais. “Ele não representa o Luciano Huck, não representa a Daniela Mercury, não representa o Marcelo Freixo, não representa o Wagner Moura, pô, esse cara não sabe representar ninguém”, afirmou o professor. Vários atores, entretanto, discordaram do professor Juca. “Olha, eu acho que o Feliciano representa muito bem o papel de pastor safado”, disse Miguel Soares, também do Tablado. A atriz Mônica Reis, também discorda do professor Juca: “Essa coisa de o Feliciano não representar ninguém é um equívoco, ele representa muito bem papéis abstratos de um teatro moderno e conceitual como o Brasil Atrasado, o Falso Moralismo, a Hipocrisia Aflorada e o Câncer Humano. Vinícius Antunes


24

1Ëš Abril 2013

Jornal da Gente  
Jornal da Gente  

1nd edition of April 2013 The Brazilian Times

Advertisement