Terceira Guerra Mundial, alertam especialistas Página 6
Ponte de Guaratuba valoriza os imóveis


7

41 99923-6745

Diretor de Jornalismo: Carlos
"A Democracia Morre nas Trevas"
Primavera quente com pouca chuva

8
Acesse o QR Code do Curitiba News

Terceira Guerra Mundial, alertam especialistas Página 6
Ponte de Guaratuba valoriza os imóveis
7
41 99923-6745
Diretor de Jornalismo: Carlos
"A Democracia Morre nas Trevas"
Primavera quente com pouca chuva
8
Acesse o QR Code do Curitiba News
Primeiro ato: Curitiba, capital da Província do Paraná, 28 de setembro de 1884. Descerram-se as cortinas do Theatro São Teodoro, na Rua Nova, hoje Alameda Doutor Muricy. Nascia ali o precursor de uma das principais casas de espetáculos do Brasil, o Teatro Guaíra, que em 2024 celebra 140 anos de história. Página 4
Jornalista Jornalista
dia das eleições se aproximam, e muitas pessoas ainda não decidiram em quem votar para prefeito ou vereador, isso acontece pelo simples fato, que as pessoas aprenderam a valorizar mais o seu voto.
Fato é que, quase todos os candidatos à prefeitura de Curitiba têm praticamente as mesmas propostas, como que se cada um copiasse um ao outro, com exceção da Cristina Graeml, que foi mais original e autêntica.
A Cristina apresentou aos eleitores, aquilo que sempre debateu no seu discurso jornalístico, não se preocupou em querer ser politicamente correta, mas, em buscar soluções inteligente e viáveis para a cidade de Curitiba.
Faltou para os outros candidatos, ideias revolucionárias, inovadoras, impactantes, diferente do que já está sendo feito na cidade. Os outros candidatos foram artificiais, se comportaram como mais um na matilha, seguiram os mesmos discursos copiando uma ao outro, dentro do script preparado pelos seus marqueteiros.
Cristina foi diferente, ousada, mostrou coragem e determinação, foi verdadeira e convincente em suas palavras, enfrentou os adversários e o sistema, sem privilégios, sem tempo de rádio e TV.
JORNAL CURITIBA NEWS
EDIÇÃO 274
SETEMBRO/OUTUBRO DE 2024
Contato: 55 (41) 99923-6745
Felipe Faganello Bahia 07109268985
CNPJ: 31.667.763/0001-14
R. Eugênio Guariza, 70 São Lourenço - CEP 82200-190
Curitiba - PR | e-mail: curitibanews.pr@gmail.com
Diretor/Editor: Carlos Bahia (DRT 10587)
Colunista: Thiago Chella Bahia Fale conosco: jornalistabahia@yahoo.com.br
Diretor de Jornalismo: Carlos Borges Bahia Departamento Comercial: 99923-6745 | Fale Conosco: curitibanews.pr@gmail.com
Distribuição Gratuita:
Centro, Centro Cívico, Bom Retiro, Juvevê, Ahú, Boa Vista, São Lourenço, Abranches e Barreirinha Tiragem Estimada: 1000 a 5000 exemplares distribuídos gratuitamente.
O jornal Curitiba News não se responsabiliza por conceitos e ideias expressas em matérias assinadas ou pagas.
Carlos Borghes Bahia
Carlos Borghes
Carlos Borghes Bahia
Carlos Borghes
PRECISAMOS DE CABEÇAS PENSANTES
Conta a história, que certo dia Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, fez um discurso para os candidatos que participavam de uma seleção de novos engenheiros para sua linha de produção automobilística. Ford era conhecido pela sua genialidade e praticidade, e durante a sua apresentação de Ford, um de seus engenheiros pediu a palavra e discordou de suas ideias.
Todos ficaram atônicos com o jovem engenheiro, e se perguntavam quem ele pensa que é para discordar da ideia do patrão? Provavelmente será eliminado na primeira peneira, não vai nem para a entrevista, pensaram!
ESCOLHER O MELHOR
No final da reunião, Ford chamou o diretor do RH e disse: contrate dois engenheiros, aquele jovem que me questionou e um dos demais. Por que precisaríamos de muitos engenheiros pensando iguais? Precisamos de cabeças pensantes com ideias diferentes.
AGORA, O VEREDITO DAS URNAS.
OPartido dos Trabalhadores não cresce e continuará minguado no Paraná, segundo as projeções das pesquisas. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda tem muita força política em território paranaense, e seus aliados estão à frente nas sete maiores cidades do estado com ligeira vantagens sobre os candidatos apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em Curitiba os candidatos que têm o apoio de Jair Bolsonaro: Eduardo Pimentel (PSD), Cristina Graeml (PMB) e Maria Victoria, contra os da esquerda: Luciano Ducci (PSB), Felipe Bombardelli PCO, Samuel Mattos (PSTU), Professora Andrea Caldas (PSol), Ney Leprevosts (União Brasil) da base de Lula.
Em Londrina, Tiago Amaral (PSD) tem Junior Rosa, do PL como vice; a segunda colocada, Maria Tereza é do Progressistas, do ex-líder de Jair Bolsonaro; o MDB de Tercílio Turini no Paraná tem uma tendência mais próxima da centro direita do que da esquerda. Isabel Diniz, do Petê, nem tem condições de ir para o segundo turno.
Em Maringá, os dois principais candidatos à sucessão de Ulisses Maia são também simpáticos a Jair Bolsonaro, Silvio Barros II (PP) e Ed-
son Scabora (PSD). Humberto Henrique, representante do partido de Lula tem poucas chances de aparecer no segundo turno.
Em Ponta Grossa, os concorrentes são ligados a ideologia de direita, Elizabeth Schmidt (UB), Marcelo Rangel (PSD) e no meio termo amarelado, fica Mabel Canto (PSDB). O representante da esquerda, deputado federal Aliel Machado é o único que pode quebrar a polarização, mas precisa de uma bala de prata para acertar pelo menos dois adversários para chegar ao segundo turno.
Em Cascavel, os três candidatos com chance de chegar ao segundo turno, também estão próximos a direita, Marcio Pacheco, do Progressistas; Renato Silva, do PL de Jair Bolsonaro, e Edgar Bueno (PSDB). Professora Liliam precisa de um milagre para incomodar alguns dos três.
Em São José dos Pinhais, Geraldo Mendes é apoiado por Jair Bolsonaro e distribuiu alguns santinhos ao lado dele; já Nina Singer tem a “preferên-
cia da banda esquerdista”, ela se elegeu pelo Cidadania em 2020, partido de esquerda, nascido das cinzas do PCB, mas o partido dela é o PSD, os paranaenses são ligados a direita. Wilson Cabelo, do PT, precisa de um milagre para derrubar um dos dois.
Em Foz do Iguaçu, os dois principais nomes da disputa, Paulo Mac Donald ex-PDT, agora do Progressistas, e General Silva e Luna, do PL, recebeu apoio de Jair Bolsonaro. O Partido dos Trabalhadores nem conseguiu lançar candidato, a esquerda é representada por Jurandir de Moura, da Federação Rede/Psol.
Em Curitiba, o candidato do PT, Luciano Ducci (PSB) esconde Lula seu principal apoiador para evitar a rejeição do eleitorado curitibano, diferente em Maringá, onde o candidato Humberto Henrique (PT) não tem como esconder sua ligação petista.
OBS: Contudo, alguns desses candidatos que se dizem bolsonaristas, mas não tem a alma genuinamente verde-amarela, são camaleão, mudam de cor a qualquer tempo, como por exemplo: o Paulo McDolnad que estava no PDT e agora se veste de PP para ganhar apoio de Bolsonaro, entre outros como Ney Leprevost, Nina Singer.
Fonte: Blog do Tupan
O Jornal Curitiba News, no dever cívico com compromisso democrático preparou uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Curitiba.
A cidade de Curitiba é uma das mais importantes capitais do Brasil, com 1milhão e 900 mil habitantes o futuro prefeito vai administrar um orçamento anual previsto de R$ 15 bilhões. Curitiba é uma cidade planejada com soluções inteligentes e modelo urbanístico para o Brasil e América Latina. Contudo, temos muitos problemas, que precisam ser resolvidos e as eleições é um momento propício para discutir e pensar a cidade em busca de soluções viáveis.
Por isso a disputa vai ser muito acirrada nos últimos dias da campanha.
Convidamos todos os candidatos, alguns não tiveram agenda disponíveis outros falharam no calendário, contudo, foi possível entrevistar os candidatos Luizão (Solidariedade), Roberto Requião (PMN) e Cristina Graeml (PMB).
O Jornal Curitiba News entrevista nesta terça-feira (01/ 10) às 20hs, a jornalista Cristina Graeml (PMB) candidata à prefeitura de Curitiba. Cristina é jornalista formada pela UFPR, com mais de 25 anos
de jornalismo na Globo, recebeu vários prêmios, entre os quais Prêmio ESSO de Jornalismo Investigativo e Sangue Bom, do Sindijor.
O Jornal Curitiba News entrevista na segunda-feira (30/09) às 20hs o ex-senador Roberto Requião, que foi prefeito, governador e senador da República. Participou na entrevista com propostas coerentes e projetos sociais prioritários para Curitiba.
O deputado federal Luizão Goulart (Solidariedade), foi prefeito de Pinhais, considerado na época um dos três melhores gestores público, com aprovação de 93,7%.
Na entrevista propões administrar Curitiba com a mesma eficiência que fez em Pinhais. Propões resolver a questão dos moradores em situação de rua e transformar a Guarda Municipal em polícia urbana.
ODepartamento de Trânsito do Paraná (DetranPR) promoveu duas ações educativas no dia 24/10 com o objetivo de conscientizar a população sobre segurança no trânsito e destacar a visibilidade dos motociclistas. As atividades ocorreram no calçadão da Rua XV de Novembro e na Praça Osório, no Centro de Curitiba, com o apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP), das Polícias Militar e Civil, além do Observatório Nacional de Segu-
rança Viária. As ações integram a programação da Semana Nacional de Trânsito de 2024, realizada anualmente de 18 a 25 de setembro. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes e mortes nas estradas e vias urbanas. Este ano, no Paraná, o foco está nos motofretistas, mototaxistas e motociclistas, com o tema "Todo mundo precisa ser motoconsciente no rolê".
Serão disponíveis 199 vagas, distribuídas entre as unidades universitárias de Irati e de Guarapuava
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) publicou no final de setembro um edital para a contratação de professores colaboradores por tempo determinado. As inscrições já estão abertas e o prazo vai até o dia 11 de outubro. A prova didática será realizada a partir do dia 5 de novembro e o concurso também prevê prova de títulos. O valor da inscrição é de R$ 108,00.
Os requisitos mínimos de graduação e pós-graduação variam de acordo com cada vaga ofertada. A
remuneração pode alcançar R$ 10.687,27. Para mais informações, basta acessar o edital do teste seletivo.
Há vagas para as áreas de Educação, Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Geografia, Matemática, Ciência da Computação, Química, Comunicação Social, História, Letras, Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Fonoaudiologia, Psicologia, entre outros.
A Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestou pela constitucionalidade do projeto Parceiro da Escola. O documento, assinado pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, está dentro de um processo no Supremo Tribunal Federal (STF).
A lei estadual 22.006/24, que institui o programa, foi aprovada por ampla maioria na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em junho deste ano. Ela prevê consulta em 204 unidades da rede estadual para que a gestão administrativa das escolas seja feita em parceria com a iniciativa privada, deixando a gestão pedagógica a cargo do Estado. "A Constituição Federal,
em seus artigos 21 a 24, estabelece o sistema de repartição de com-
petências legislativas e administrativas entre as unidades federa-
tivas, o que configura a base do federalismo brasileiro", diz a AGU. "Fica evidenciado, portanto, que a posição de protagonismo legislativo ocupada pela União na definição de diretrizes e bases de educação, bem como de outras normas de conteúdo geral, não esvazia o espaço de normatividade suplementar que foi assegurado aos Estados-membros na temática educacional", complementa.
PROJETO
Os índices de matrículas, frequência e desempenho escolar dos estudantes apresentaram melhoras significativas entre 2023 e 2024. Também houve matrícula de 100% dos alunos no Enem.
OPrimeiro ato: Curitiba, capital da Província do Paraná, 28 de setembro de 1884. Descerram-se as cortinas do Theatro São Teodoro, na Rua Nova, hoje Alameda Doutor Muricy. Nascia ali o precursor de uma das principais casas de espetáculos do Brasil, o Teatro Guaíra, que em 2024 celebra 140 anos de história.
Segundo ato: Curitiba, centenário do Estado do Paraná, 19 de dezembro de 1954. Agora de casa nova, em um prédio modernista
que ocupa todo o quarteirão em frente à Praça Santos Andrade, entra em cena o novo Teatro Guaíra. E um
terceiro ato já estava sendo escrito ali, com o auditório do Guairão tomando forma para ser inaugurado
20 anos depois. Os 140 anos do Teatro Guaíra como instituição pública oficial, os 70 anos do Guairinha - o primeiro auditório do centro cultural a abrir as portas para o público - e os 50 anos do Guairão são o tema da série de reportagens "Guaíra 140", produzida pela Agência Estadual de Notícias (AEN). Ela apresenta um pouco da história, bastidores, espetáculos marcantes e as pessoas que fazem parte de um espaço cultural pulsante, que coloca o Pa-
raná no mapa artístico brasileiro.
"São 140 anos de história e um número incontável de pessoas que passaram por esse teatro, que é um templo da cultura do Brasil", afirma a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. "Todos os que estão envolvidos de alguma forma que estão envolvidos na área cultural do Brasil, independente da linguagem que pratiquem, têm o Teatro Guaíra como referência".
O país não está preparado para a guerra contra o eixo das “parcerias malignas”: ‘Não temos nosso Churchill’
Os EUA estão "caminhando sonâmbulos" para uma guerra global contra seus principais adversários, unidos sob um eixo de "parcerias malignas", e especialistas estão soando o alarme de que nem os militares nem o público dos EUA estão preparados para a Terceira Guerra Mundial.
No final de julho, um grupo de especialistas não governamentais em segurança nacional, inicialmente encarregados pelo Congresso em 2022 pela Comissão de Estratégia de
Defesa Nacional, divulgou uma avaliação da estratégia geral de segurança dos EUA apresentada pelo governo Biden há dois anos. A comissão concluiu que, após décadas de políticas pós-Guerra Fria que cortaram gastos com defesa e reduziram investimentos no setor de segurança, Washington, DC, "não está preparada" para enfrentar Pequim em um conflito aberto, muito menos em uma guerra em várias frentes contra China, Irã, Coreia do Norte e Rússia.
Dezenas de mísseis foram lançados pelo Irã na noite desta terça-feira (1/ 10), contra o território israelense. Porém, desde o começo da ofensiva e nenhum míssil conseguiu atingir áreas habitadas.
Especialistas dizem que isso ocorre graças ao sistema de defesa antimísseis de Israel, o Domo de Ferro, um sistema de radares para rastrear foguetes inimigos.
Entenda a seguir como funciona o Domo de Ferro, que é usado pelos terroristas do Hamas a partir de Gaza.
COMO FUNCIONA
O DOMO DE FERRO?
O Domo de Ferro foi projetado para proteger contra armas de curto alcance e opera em todas as condições climáticas.
O sistema usa radar para rastrear foguetes e pode diferenciar entre aqueles que têm probabilidade de atingir áreas construídas e aqueles que não têm.
Foguetes interceptadores são disparados apenas contra mísseis que deverão atingir áreas povoadas, segundo os responsáveis.
OGoverno do Estado enviou nesta segunda-feira (30) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o Anteprojeto de Lei Orçamentária (PLOA) referente ao ano de 2025. O orçamento total do Paraná para o próximo ano será de R$ 78,7 bilhõesvalor 15% maior do que o aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. Isso significa, na prática, um aumento de R$ 10 bilhões no orçamento de um
ano para o outro. Opinião: Se bem administrado esse superavit financeiro, poderá ser investir num hos-
pital de referência para a Capital dos paranaenses, ou quem sabem um metro para a Curitiba. O projeto
segue agora para apreciação do Poder Legislativo, onde será votado até o fim do ano. O PLOA estabelece a estimativa de receita e fixa as despesas do Orçamento Geral do Estado. Para o ano que vem, o projeto prevê um aumento de quase 60% nos investimentos em relação a 2024. A previsão do Governo do Estado é de um total de R$ 75,6 bilhões de receitas totais destinadas ao Orçamento Fiscal e ao Regime
Próprio de Previdência Social (RPPS). Isso inclui o pagamento de pessoal e encargos sociais, juros e outras despesas correntes. Além disso, outros R$ 3,1 bilhões são destinados ao Orçamento de Investimento das Empresas Públicas e das Sociedades de Economia Mista. Já para as diferentes áreas do governo, como Saúde, Educação e Segurança Pública, a PLOA prevê um crescimento de 14,7%.
Antes mesmo de ser finalizada, a Ponte de Guaratuba tem movimentado a economia do Litoral paranaense, impactando significativamente no mercado imobiliário local. De acordo com especialistas do setor, a valorização dos imóveis, sejam os já construídos ou os lançamentos, é acompanhada pelo aumento no padrão de novos empreendimentos e na mudança de perfil do públi-
co comprador. As obras da Ponte de Guaratuba, que terá 1.244 metros de extensão, alcançaram 17,7% de conclusão, segundo a medição mais recente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/ PR), de setembro deste ano. A construção pode ser acomanhada em tempo real, por meio de duas câmeras de monitoramento instaladas no canteiro de obras. Segundo estimativas da Associação de Corretores de
Imóveis de Guaratuba (Associg), o mercado de alto padrão já cresceu cerca de 40% na cidade, mais do que o dobro do registrado em imóveis de padrão médio, com 15%. O número segue uma tendência observada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) ainda antes do início das obras, que apontava valorizaão de 20% no mercado imobiliario local.
247 - "Inacreditável editorial do Globo, atribuindo retomada de empregos no Brasil de hoje à reforma trabalhista do golpe, que só tirou direitos.
Segundo o editorial do jornal O Globo, a queda do desemprego é resultado de medidas de ajustes econômico que foram implementada
em 2017 no governo Michel Temer (MDB). O jornal diz que a redução do desemprego no governo Lula desde 2023 que passou de 12% para 6,8% em menos de dois anos, não são os estímulos ao consumo, os investimentos públicos ou as políticas de inclusão social e redistribuição de renda. Nada dis-
so. Gleisi Hoffmann, presidente do PT, na redes sociais ironizou a matéria do jornal, disse: que não se conformem com êxito do Lula a gente até entende. Mas ignorar políticas de renda, salário e investimento de Lula, ofende a inteligência. Menos Globo, menos", ao criticar a posição do jornal.
41 99923-6745
Diretor de Jornalismo: Carlos Borges Bahia
APLICATIVOS 190 E 156 Morador do São Lourenço, Ahú, Boa Vista, Barreirinha
EM CASO DE FURTO OU ROUBO a população deve registrar o Boletim de Ocorrência, o criminoso será preso por prática delitiva continuada. AS INFORMAÇÕES REGISTRADA PELO B.O. FICAM NO ARQUIVO E A POLÍCIA VAI RAS- TREAR AS AÇÕES DO CRIMINOSO ATÉ PRENDER. IMPORTANTE: anexar a fotos de rostos, placas de carros, mesmo parcialmente, vídeos etc.
Aprimavera será quente e com chuva abaixo da média histórica em todo o Paraná. É o que aponta o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) para a estação que começa oficialmente às 9h44 deste domingo (22) e se estende até as 6h20 de 21 de dezem-
bro. "São esperadas ondas de calor e longos períodos sem chuvas", afirma o meteorologista do instituto, Reinaldo Kneib.
A previsão indica que as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para o período no Estado.
De acordo com os dados históricos, os maiores va-
lores são habitualmente registrados nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral.
Em outubro, a chuva deve seguir o padrão de normalidade. Já em novembro e dezembro fica mais próxima da média histórica em todo o Paraná. Por ser considerada uma estação de transição entre o inverno e o verão, reforça Kneib, a primavera favorece a ocorrência de eventos meteorológicos
severos como rajadas de ventos fortes, granizo, alta incidência de raios e chuvas volumosas. Por esse motivo, o monitoramento sistemático das condições meteorológicas por parte do Simepar e a emissão de alertas de curto prazo da Defesa Civil são essenciais para prevenir e mitigar os efeitos do clima.