curitibanews-1ajunho2024

Page 1

Diretor de Jornalismo: Carlos Borges Bahia ANO XX - Nº 269 | 1a EDIÇÃO DE JUNHO DE 2024

41 99923-6745

"A

Democracia Morre nas Trevas"

Prefeito Rafael Greca entrega importante obra de infraestrutura para Curitiba

Neste histórico domingo (9/6), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, fez aquilo que parecia impossível, que muitos prometeram, mas nunca cumpriram e o que os curitibanos aguardavam há quase 17 anos: as 12 faixas para veículos do trecho final da Linha Verde Norte, a nova trincheira e os 3 viadutos construídos na região do antigo Trevo do Atuba, desfazendo o maior nó viário da cidade.

"Como eu sempre dizia para aqueles que não conseguiram entregar essas obras da Linha Verde ou que duvidavam deste momento: se fica difícil para vocês, deixa que eu faço! E eu fiz! E logo chegarão os Ligeirões", acrescentou Greca. Página 8

Acesse o QR Code do Curitiba News
Veja, Corrida Presidencial
POLÍTICA Inteligência artificial para conversar com mortos Página 2 TECNOLOGIA Oficina de Música de Curitiba
8
Página 6
Página
Daniel Castellano/SMCS

Jornalista Jornalista

EDITORIAL

Há uma passagem bíblica nos livros de Gênesis que relata um acontecimento no reino celestial. Lúcifer pensou, 'eu sou' muito importante, ninguém é capaz de fazer melhor, e por isso poderei ser o próprio Deus. A ganância, a prepotência e a inveja dominaram o seu coração. Então, aproveitou do poder e da confiança, que lhe foi conferido, e, articulou uma grande rebelião no reino, na qual conseguiu envolver pelo menos dois terços dos anjos.

Fato é que hoje está na moda as pessoas se empoderar e se apoderar do termo 'eu sou', e se acham deuses, acredita! Coitados.

Nos dias de hoje as pessoas perderam a noção de valores e dos princípios éticos e morais, vale tudo para obter vantagens a qualquer custo.

Se fazem de amigos, para obter sua confiança, quando na verdade são astutos, articuladores e mentirosos. Se fazem piedosos, para ser visto como bons.

Quem é do meio de comunicação, conhece o ditado, que diz: "na publicidade nada se cria tudo se copia", é um mundo do cão, quem pode mais, chora menos. Isso causa conflitos de interesses e provocam demandas judiciais.

Depois de 21 anos publicação do Jornal Curitiba News, decidi estender a linha editorial e lançar a Revista Curitiba News. Então, lembrei de um colega publicitário, para ser meu parceiro. Foi uma questão

EXPEDIENTE

JORNAL CURITIBA NEWS

EDIÇÃO Nº 269

1a EDIÇÃO DE JUNHO DE 2024

Contato: 55 (41) 99923-6745

Felipe Faganello Bahia 07109268985

CNPJ: 31.667.763/0001-14

R. Eugênio Guariza, 70 São Lourenço - CEP 82200-190 Curitiba - PR

e-mail: curitibanews.pr@gmail.com

Diretor/Editor: Carlos Bahia (DRT 10587)

Colunista: Thiago Chella Bahia Fale conosco: jornalistabahia@yahoo.com.br

Diretor de Jornalismo: Carlos Borges Bahia Departamento Comercial: 99923-6745

Fale Conosco: curitibanews.pr@gmail.com

Distribuição Gratuita: Centro, Centro Cívico, Bom Retiro, Juvevê, Ahú, Boa Vista, São Lourenço, Abranches e Barreirinha Tiragem Estimada: 1000 a 3000 exemplares distribuidos gratuitamente.

O jornal Curitiba News não se responsabiliza por conceitos e ideias expressas em matérias assinadas ou pagas.

Carlos Borghes Bahia

Carlos Borghes

Carlos Borghes Bahia

Carlos Borghes

A Tentação dos homens é a mesma de Lúcifer

de amizade e de confiança, porque sabia que poderia lhe confiar minhas ideias. Conversamos e fechamos a parceria informal e combinamos que não deveríamos vazar para ninguém nosso projeto da Revista.

Acredita que o camarada que deveria me entregar o material diagramado em 10 dias, me enrolou por três meses, sempre com pretextos (pai doente, cachorro envenenado...), e mal eu sabia que ele estava articulando por fora. Ele, não só vazou as ideias do projeto para outras pessoas, como também utilizou das minhas informações estratégicas e passou para outros. Depois de tudo, o traíra, carcará me ligou perguntando se eu queria ser parceiro dele.

Obviamente que fiquei puto da vida! Tive vontade de meter uma azeitona na cara do malandro. Em situações como essa, muitas vezes, pessoas perdem a noção do juízo. Mas, é tudo que o diabo quer. No entanto, o tempo é o melhor remédio, e vamos assistir de camarote o final desta história. O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam. Provérbios 4:19

Filipe Jardim [Capa] é ilustrador. Produziu o Carnet de voyage da Louis Vuitton no Rio de Janeiro e colabora para grifes e publicações internacionais, como Tiffany, The New Yorker e s/nº.

Plataformas usam Inteligência

Artificial para conversar com mortos

Aplicativos disponíveis na internet permitem simular um bate-papo com quem já morreu. Apesar do conforto temporário, especialistas alertam que uso da IA para esses fins pode causar problemas para a saúde mental. idar com a perda de um ente querido não é uma tarefa fácil. A angústia e o medo de esquecer memórias de quem partiu é o receio de muitas pessoas que vivem o processo de luto e, uma das saídas encontradas para se conectar com quem morreu é a utilização da Inteligência Artificial (IA). Apesar disso, pesquisadores de uma universidade nos Estados Unidos e especialistas ouvidos pela reportagem detalham que mesmo com "consolo temporário", a situação não evita o confronto com a realidade, podendo trazer até problemas de saúde mental.

LUtilizar a IA para conversar com mortos está virando moda, apesare de ser considerado absurdo por muitas pessoas. Nos EUA, a prática de usar chatbots (um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas) que criam avatares de pessoas falecidas é algo bastante comum, o que acabou levando dois especialistas da Universidade de Cambridge a publicarem uma pesquisa, no início do mês, acerca do tema.

RECEBIDO

Na opinião da psicóloga brasiliense Aline Agustinho, a tentativa de substituir a presença de quem morreu para evitar, ou minimizar, o contato com sentimentos de dor pode retardar o enfrentamento necessário e cronificar a experiência de estar enlutado. "Como consequência, é possível que a pessoa venha a necessitar de suporte profissional especializado (psicólogo, psiquiatra) para conseguir lidar com a perda em questão, posteriormente", explica.

A especialista acrescenta que todos sofrem perdas e buscam formas para reparar a dor, mas que essas plataformas que utilizam a IA para recriar uma conversa com alguém que morreu só retarda um sentimento que é inevitável.

Obrigado, Curitiba News, pelo excelente jornal, com informações políticas, econômicas e culturais

Aguilar Silva

DICA DE SAÚDE

Cúrcuma ou açafrão-da-terra: 9 motivos para consumir esse tesouro natural

O QUE É CÚRCUMA?

-Propriedades anti-inflamatórias poderosas.

-Efeitos antioxidantes robustos.

-Melhoria da saúde digestiva.

-Benefícios para a saúde cardiovascular.

-Potencial anticancerígeno.

-Saúde cerebral e prevenção de doenças neurodegenerativas.

Qual a melhor maneira de consumir cúrcuma?

Cúrcuma: o que é, para que serve e como consumir O consumo pode ser feito por meio do uso do extrato; ou o uso do pó como condimento para temperar os alimen-

tos, como carnes brancas e vegetais; ou ainda como uma pasta, feita em uma mistura com babosa, para inflamações. Também funciona com refogados. Além da cúrcuma em pó, também é possível utilizar sua raiz fresca. Ela funciona como o gengibre e pode ser ralada, então experimente seu sabor em sopas, ensopados e assados! Ainda dá para batêla para usar em sucos e vitaminas, por exemplo.

CURIOSIDADE

Se você reclama do seu trabalho, veja como era a situação dos trabalhadores em minas de carvão na Bélgica. Foto

em um elevador, para a descer mais de 150 metros em uma mina de carvão na Bélgica em 1900.

2 | ANO XX | Nº 269 | 1a EDIÇÃO DE JUNHO DE 2024
GERAL
colorida por: color_byangelina no Instagram Histórias incríveis do mundo Nessa fotografia você vê mineiros em situações precárias

Entenda como ficou o prolongamento do binário da Rua Mateus Leme / Nilo Peçanha

Oprolongamento do Binário da Rua Mateus Leme iniciou nesta quarta-feira (12) com um pouco congestionamento no trânsito, principalmente por conta de alguns motoristas que desconhecem o novo traçado.

Algumas sinalizações horizontais ainda estão sendo finalizadas nas pistas. O pessoal de obras da prefeitura está trabalhando para readaptar as novas sinalizações no asfalto, que vai melhorar a fluidez do trânsito.

NOVAS ADAPTAÇÕES E AJUSTES

Os moradores do entorno do Colégio Santa Maria, estão muito preocupados com as mudanças e os transtornos, principalmente por falta de acesso. Com o novo traçado os moradores das

Ruas Eugenio Guariza e Professor Joaquim de Matos Barreto, terão que contornar mais de um quilômetro para chegar em casa. A sugestão seria manter o sentido duplo na rua Eugenio Guariza ou mão inglesa na Professor Joaquim de Matos Barreto.

MUDANÇAS EM SEIS CRUZAMENTOS

O superintendente de Manutenção Urbana da SGM, engenheiro João Vidal Filho, explicou que para a ampliação do binário foram

necessárias diversas intervenções em seis cruzamentos da região. Os bloqueios são parciais e variáveis. Fiscais da Setran orientarão os motoristas nos locais. Os serviços estão sendo realizados nos cruzamentos das ruas João Guariza e Mateus Leme; Mateus Leme com João Gava; Joaquim de Matos Barreto com Rodrigo Octávio de Langaard Menezes Filho; Evaldo Wendler com Mateus Leme; Evaldo Wendler com Nilo Peçanha; e João Gava com Nilo Peçanha.

Prefeito de Curitiba em exercício sanciona lei

inédita de dieta hospitalar especial para celíacos

Nesta segunda-feira (3/6), o prefeito em exercício de Curitiba, Herivelto Oliveira, sancionou a Lei do Passaporte Celíaco, durante um evento no Salão Nobre do Palácio 29 de Março. A nova legislação, que visa garantir a oferta de dietas hospitalares especiais para pacientes celíacos, é a primeira desse tipo no Brasil.

O prefeito em exercício, que teve um papel ativo na aprovação do projeto enquanto vereador, compartilhou a relevância pessoal e social dessa conquista.

"Há 30 anos, minha esposa recebeu o diagnóstico de doença celíaca. Naquela época, era uma condição pouco

A cantora e compositora Janine Mathias, que sofre de doença celíaca, foi uma das inspirações para a criação da lei. Janine relembrou a dificuldade que enfrentou durante uma hospitalização, quando não conseguiu receber a alimentação adequada. "Quando nós entendemos

conhecida e os recursos eram escassos. Hoje, sabemos que cerca de 1% da população mundial é afetada, mas acredito que esse número possa ser ainda maior devido à dificuldade de diagnóstico. Precisamos avançar ainda mais e conscientizar também sindicatos, bares e restaurantes de que isso é saúde pública, é inclusão", afirmou Herivelto Oliveira, destacando a importância contínua da conscientização e inclusão. A lei, que foi protocolada na Câmara Municipal de Curitiba pelo vereador Pier Petruzziello em coautoria com Herivelto Oliveira e Bruno Pessuti, ganhou força e visibilidade com o apoio de figuras públicas e associações.

que leis como essa são um marco na proteção dos cidadãos, estamos afirmando que pessoas como eu têm um lugar de segurança. Estamos abrindo caminhos para que a informação e o cuidado cheguem primeiro. Essa lei é sobre atualização científica e a consciência de que 2 milhões de brasileiros sofrem por falta de políticas públicas que os protejam. Somos um 1% da população mundial", declarou Janine, ressaltando a importância da nova legislação para a comunidade celíaca.

Ana Claudia Cendofanti, presidente da Associação de Celíacos do Estado do Paraná (Acelpar), expressou sua

gratidão e resaltou a relevância da lei para os pacientes celíacos. "Agradeço em nome da Acelpar a todos que contribuíram para a sanção dessa lei, tão importante em momentos difíceis de internamento hospitalar. Uma refeição hospitalar pode ser só um alimento para pacientes comuns, mas para nós é uma parte crucial do tratamento. Agora, com essa lei, vislumbramos realmente o quão importante é termos esse cuidado também nos hospitais. Sabemos que é a primeira lei no Brasil sobre esse tema, e esperamos que seja apenas o começo de uma grande mudança", disse Ana Claudia.

ANO XX | Nº 269 | 1a EDIÇÃO DE JUNHO DE 2024 | 3 MOBILIDADE URBANA

Aeroporto Afonso Pena terá voo direto de Curitiba para Lima, no Peru

OAeroporto Internacional

Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, terá mais um voo internacional direto. A partir de 28 de outubro, a Latam inicia a rota do Paraná até Lima, no Peru. O anúncio foi feito pela empresa nesta terça-feira (11). As vendas de passagens começam nos próximos dias.

Com o novo voo, o Aeroporto Afonso Pena terá seis rotas internacionais com e sem escalas: Curitiba - Montevidéu (Uruguai), pela Azul; Curitiba- Santiago, pela

Latam; Curitiba-Buenos Aires, pela Gol; Curitiba-Buenos Aires pela Aerolineas Argentinas; Curitiba-Santiago e Curitiba-Buenos Aires, ambas pela JetSmart.

"O Paraná vem se destacando no turismo, seja no lazer ou nos negócios. Por isso esse anúncio do voo Curitiba-Lima é tão importante, conectando mais um país ao

Estado", afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Curitiba será uma nova alternativa para a conectividade regional por ser capaz de ligar o passageiro da Região Sul do Brasil com o Peru e também poderá interligar América do Norte e o Caribe. O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, lembra que esteve em Lima no início do ano em uma ação promovida pela Embratur. Esta parceria estratégica demonstra o compromisso do governador Ratinho Junior em fortalecer o crescimento econômico", afirmou.

4 | ANO XX | Nº 269 | 1a EDIÇÃO DE JUNHO DE 2024 GERAL
ANO XX | Nº 269 | 1a EDIÇÃO DE JUNHO DE 2024 | 5 INSTITUCIONAL DATA DA PUBLICAÇÃO: 13 DE JUNHO DE 2024

Veja, a maratona com bons candidatos na corrida presidencial

edição 2894 da revista Veja, que circula nesta sexta-feira (24/05) trouxe na capa a corrida dos governadores que disputarão a presidência da República em 2026. O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), aparece entre os possíveis presidenciáveis.

Os outros governadores que aparecem na capa são o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Na corrida ainda aparece a figura da ex-primeira dama Michele Bolsonaro (PL). No entanto, ainda é muito cedo para decidir quem será o escolhido do povo, para representar os mais de 58 milhões de eleitores conservadores, que votaram na última eleição

para o presidente Bolsonaro. Contudo, não se pode negar que o time é muito bom, e desse grupo poderá sair um presidente e seu vice.

O novo diretorpresidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, o novo diretor Jurídico, Flavio Luis Coutinho Slivinski, e a nova diretora adjunta de Comunicação e Marketing, Melissa Ferreira, tomaram posse nesta segundafeira (3), na sede da Companhia, em Curitiba.

Bley afirmou que assume a direção da Companhia com um senso de responsabilidade muito grande. "A Sanepar é uma empresa de excelência e quero corresponder ao que a Companhia espera, ao que o mercado e a sociedade esperam e às orientações do governador Ratinho Junior. Vamos trabalhar juntos e construir juntos um bom caminho", disse.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) surgiu em 1963 com foco na inovação e na busca por mais eficiência para garantir o aumento da qualidade de vida e da saúde da população. Em 2023 completou 60 anos e foi reconhecida como a melhor empresa de saneamento do País.

No último Ranking do Saneamento Básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, a Sanepar manteve suas principais cidades entre as

primeiras em saneamento do País: Maringá é a cidade que tem melhor saneamento básico do Brasil. Além disso, o Paraná tem outras quatro cidades entre as mais bem ranqueadas, todas atendidas pela Sanepar: Cascavel em 9º, Ponta Grossa em 10º, Foz do Iguaçu em 13º e Londrina em 14º. São José dos Pinhais em 21º e Curitiba em 22º também estão na lista das 50 cidades brasileiras com melhores indicadores na área.

Ventura Shopping celebra 116 anos da chegada dos japoneses ao Brasil com mostra cultural e oficinas durante o mês

de junho

Em parceria com o Consulado do Japão, o Ventura Shopping inaugura uma exposição com objetos da cultura japonesa e fotos de Tiago Kanno, que viveu no Japão por nove anos.

A iniciativa homenageia os 116 anos da imigração japonesa no Brasil. A mostra inclui calendários japoneses e elementos tradicionais cedidos pelo Consulado, como sinos e

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO 116 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

OFICINAS INFANTIS

8 e 9 de junho

Oficina de Kendama, das 14h às 17h30 15 e 16 de junho

Oficina de Leques, das 14h às 17h30

INSCRIÇÕES: até uma hora antes do início das atividades pelo app Podi

INFORMAÇÕES: venturashopping.com.br

LOCAL: Ventura Shopping (Rua Itacolomi, 292 - Bairro Portão)

bonecas, proporcionando um vislumbre da arte e cultura nipônica.

Já a coleção de fotos do artista Tiago Kanno, descendente de japoneses, apresenta um olhar

singular do período em que viveu no Japão e capturou a beleza do cotidiano japonês. A exibição fica aberta ao público no Espaço Cultural do shopping até o dia 30 de junho.

CAFÉ AVENIDA

6 | ANO XX | Nº 269 | 1a EDIÇÃO DE JUNHO DE 2024 VIDA PÚBLICA
Flavio Luis Luis Coutinho Slivinski Coutinho Slivinski Coutinho Slivinski Coutinho Slivinski Wilson Bley Lipski Wilson
Novos diretores tomam posse na Companhia de Saneamento do Paraná
A
BOCA MALDITA

Deputados aprovam em sessão virtual o Projeto Parceiro da Escola

AOs deputados paranaenses aprovaram no começo da noite desta segunda-feira (3), em votação virtual Projeto Parceiro da Escola, que terceiriza a gestão administrativa de 200 escolas da rede pública estadual. A aprovação contou com 40 votos favoráveis ao projeto e apenas 12 contra, e uma ausência. forte manifestação promovida pelo sindicato dos professores e a invasão da Assembleia Legislativa, não foram o bastante para intimidar os parlamentares a mudar seus votos. O projeto tem aceitação de pais e e alunos da rede estadual que querem educação de qualidade.

Contudo, o projeto Parceiro da Escola, ainda passará por uma consulta pública junto à comunidade escolar antes de ser efetivado. O projeto estabelece que a remuneração das empresas contratadas será de acordo com a média de custo de referência da rede e observará a disponibilidade orçamentária. A em-

presa especializada, que fará a gestão escolar receberá taxa administrativa, com percentual pré-estabelecido em contrato, a qual será de acordo com o desempenho das atividades. O programa Parceiro da Escola, poderá ganhar mais adesão na medida que o projeto seja consagrado pela comunidade escolar.

STF com baixo índice de credibilidade popular

Apenas 29% dos brasileiros consideram "ótimo"

o desempenho dos ministros do STF na defesa da democracia

Nota técnica das consultorias de Orçamento da Câmara dos Deputados e do Senado sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 (PLN 3/24) mostra que o impacto da correção do salário mínimo e da variação do INPC sobre as contas públicas é estimado em R$ 51,2 bilhões pelo governo federal. O salário mínimo é referência para os benefícios da Previdência Social, para o seguro-de-

semprego e para o abono salarial do PIS/Pasep. Já o INPC corrige os benefícios previdenciários acima de um salário-mínimo. Para 2025, o governo estima que o mínimo passe de R$ 1.412 para R$ 1.502 com base em um INPC de 3,35% acumulado até novembro de 2024 e mais 2,9% do crescimento da economia de 2023. Essa regra de valorização do mínimo foi fixada em lei de 2023 (Lei 14.663/23).

Os dados não são bons para os juízes do Supremo Tribunal Federal (STF). O país está divido sobre os ministros: 44,7% dizem confiar em seu trabalho, contra 43,6% que desconfiam - 11,6% disseram não saber. Mas é nos detalhes que o cartaz do STF fica ruim de fato. Segundo a pesquisa, que foi encomendada pelo Estadão, apenas 29% dos brasileiros consideram "ótimo" o desempenho dos ministros do STF na defesa da democracia, uma bandeira empunhada com empenho por Alexandre de Moraes desde 2019, quando surgiu o inquérito das fake news, mas principalmente durante a eleição de 2022. Moraes ordenou, por exemplo, o bloqueio de perfis de redes sociais ao longo da última eleição, se utilizando de pretexto, como defesa da democracia. O assunto voltou à tona neste ano por meio do

Twitter Files, quando o dono do X, Elon Musk, ameaçou desrespeitar decisões judiciais no Brasil em nome da liberdade de expressão.

"RESPEITO À

CONSTITUIÇÃO E ÀS LEIS"

Outros 4% classificam como "bom" o desempenho dos ministros nessa seara. Para 25%, o trabalho de defesa da democracia da Corte Suprema é regular, enquanto 39% o consideram "péssimo" e 3%, ruim.

No caso do "respeito à Constituição e às leis", o serviço original do STF, o cenário é ainda pior. Para 42% do país, o trabalho dos ministros nesse âmbito é péssimo. Outros 8% o consideram ruim, e 17%, regular. Apenas 26% estão plenamente satisfeitos com o respeito dos juízes supremos com a Constituição, e 6% acham que eles desempenham um bom papel nesse caso17% não souberam responder.

Reprodução/AtlasIntel

ANO XX | Nº 269 | 1a EDIÇÃO DE JUNHO DE 2024 | 7 CIDADANIA
FAÇA AQUI
45/46 - São Lourenço
LOTERIAS ANITA GARIBALDI Avenida Anita Garibaldi, 2480 - Lj.
impactar
Salário mínimo e benefícios previdenciários vai
R$ 51 bi no orçamento em 2025

Prefeito Rafael Greca entrega a mais importante obra de seu governo para Curitiba

este histórico domingo (9/6), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, fez aquilo que parecia impossível, que muitos prometeram, mas nunca cumpriram e o que os curitibanos aguardavam há quase 17 anos: as 12 faixas para veículos do trecho final da Linha Verde Norte (Lote 4.1) foram liberadas ao tráfego, nos dois sentidos, assim como a nova trincheira e os 3 viadutos construídos na região do antigo Trevo do Atuba, desfazendo o maior nó viário da cidade.

Neste histórico domingo (9/6), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, fez aquilo que parecia impossível, que muitos prometeram, mas nunca cumpriram e o que os curitibanos aguardavam há quase 17 anos: as 12 faixas para veículos do trecho final da Linha Verde Norte (Lote 4.1) foram liberadas ao tráfego, nos dois sentidos, assim como a nova trincheira e os 3 viadutos construídos na região do antigo Trevo do Atuba, desfazendo o maior

Prefeito Rafael Greca, com a primeira-dama Margarita Sansone, o vice-prefeito

Rafael a primeira-dama Sansone,

Prefeito Rafael Greca, com a primeira-dama Margarita Sansone, o vice-prefeito

Rafael a primeira-dama Sansone, Sansone, Eduardo Pimentel, e demais autoridades, entregam a Linha Verde Norte no trevo do Atuba Eduardo Pimentel, e demais a Linha Verde Norte no trevo Eduardo Pimentel, e demais autoridades, entregam a Linha Verde Norte no trevo do Atuba Eduardo Pimentel, e demais a Linha Verde Norte no trevo

nó viário da cidade. Desde 2017, a gestão liderada pela determinação do prefeito não mediu esforços para viabilizar o trecho norte da Linha Verde que agora, com as pistas de veículos liberadas, torna-se a maior aveni-

da da cidade. Cercado por centenas de pessoas, a maioria da comunidade local, Greca esteve acompanhado do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e da primeiradama, Margarita Sansone, que na ocasião foi homena-

Sidney Magal, Jovem Dionísio e

geada pelo seu aniversário, festejado em 7 de junho.

"Obra colossal a altura da grandeza da cidade. Eis a Linha Verde pronta para vocês usarem com saúde e com respeito à vida, sem correr de mais, prestando a atenção

Sandra Sá estarão na edição de inverno da

Oficina de Música de Curitiba

Curitiba se prepara para a segunda rodada da 41ª Oficina de Música, edição de inverno.

Reconhecida como um dos maiores festivais de música da América Latina, a Oficina trará aos palcos da cidade grandes nomes como Sandra Sá, Sidney Magal, Blindagem e Jovem Dionísio, além de diversas apresentações de músicos eruditos.

A programação completa será divulgada em breve no Guia Curitiba.

Durante a última semana deste mês, de 21 a 30 de junho, a 41ª Oficina de Música - Inverno ocupará diversos espaços culturais da cidade, oferecendo uma rica programação que inclui apresentações de variados gêneros musicais e cursos voltados para diferentes práticas do conhecimento musical.

no trânsito, desde São Paulo até o Rio Grande do Sul. Nos dias que fazemos o bem, existimos. Nos outros, nós duramos. Existimos nós, eu e o Eduardo Pimentel, pelo bem que realizamos hoje neste lugar. Não existe mais o Trevo do Atuba. Agora, há um complexo de viadutos, uma trincheira e a liberação à fluidez do trânsito", afirmou Greca. "Como eu sempre dizia para aqueles que não conseguiram entregar essas obras da Linha Verde ou que duvidavam deste momento: se fica difícil para vocês, deixa que eu faço! E eu fiz! E logo chegarão os Ligeirões", acrescentou Greca. "Esta é uma obra metropolitana que ajuda Curitiba e a Região Metropolitana Norte. Nossa administração foi marcada por desatar nós. Este foi um deles. Coroamos hoje com a liberação do tráfego das 12 pistas da Linha Verde. A cidade é uma permanente construção. E os compromissos que fizemos, nós cumprimos", disse Pimentel.

8 | ANO XX | Nº 269 | 1a EDIÇÃO DE JUNHO DE 2024 INFRAESTRUTURA
N

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.