Oficina especializada para automóveis da marca BMW, MINI e Mercedes WWW.DEUTSCH-MOTOR.COM
Broadway Kids os miúdos de Monte Abraão que emocionaram o júri do Got Talent Portugal
Rua Agualva dos Açores 3A 2750-557 Massamá, Sintra
T.913 821 926 geral@deutsch-motor.com
P. 13
Animais
No Parque de Monserrate já é possível a entrada de cães
A abrir, 2
Especial Dia Internacional da Mulher Conheça algumas das empresárias de sucesso do concelho
Agualva vai ter sabor a chocolate durante 4 dias Doçaria, artesanato e animação
P. 12
P. 4 P.8
Dia da Árvore SMAS promovem atividades para todos
Concelho, 4
Periferias Festival com 8 dias de teatro, dança e música
Concelho, 11
Atletismo
Equipa feminina do JOMA sobe à 1ª divisão
Desporto, 14
12 a 27 de maio 2022
e 9
E INDISPENSÁVEL ELECTRO D O M ÉSTI C O S
MEGA DESCONTOS MODERNO
Quinzenário - Gratuito | 27 de fevereiro a 13 de março de 2024 - Ano XIV - 147 Diretora: Tânia Tracana
Salta à vista...
Parque de Monserrate admite entrada de cães
Depois do Castelo dos Mouros, o primeiro espaço sob gestão da Parques de Sintra a admitir a entrada de cães, também os visitantes do Parque de Mon-
Os eleitores recenseados no território nacional e que se registaram na Mobilidade para as Eleições Legislativas de 2024, podem votar já no dia 3 de março, numa mesa de voto antecipado por si escolhida, uma semana antes das eleições legislativas de 10 de março.
A inscrição que começou no passado
A frase...
“serrate podem levar os seus companheiros caninos. Para garantir o bem-estar dos animais, foram instalados os equipamentos necessários, nomeadamente, bebedouro para cães; espaços onde os donos podem deixá-los em segurança, enquanto visitam os locais interditos à circulação dos animais; e dispensadores de sacos para recolha dos dejetos que os cães possam produzir.
Por questões de segurança, tanto dos visitantes, como dos próprios animais, há locais do Parque de Monserrate aos quais os cães não poderão aceder. Por isso, antes de levar o seu cão para este passeio, deve consultar previamente o site da
Parques de Sintra (www.parquesdesintra. pt/pt/planear-a-visita/os-caes-sao-bem-vindos-no-parque-de-monserrate/) e descarregar o folheto informativo, que contém todas as regras de acesso e um mapa com a indicação dos locais onde os animais podem circular e com a localização dos equipamentos disponíveis.
Cada visitante pode levar apenas um cão e, à entrada do Parque de Monserrate, deverá solicitar o bilhete de acesso gratuito para o seu animal, que terá obrigatoriamente de ser portador de microchip e vir equipado com trela não extensível, entre outras condições. O limite de permanência no espaço é de 5 cães em simultâneo.
Em foco Contagem decrescente para as eleições legislativas
domingo, termina no dia 29, através da plataforma eletrónica, em www.votoantecipado.mai.gov.pt e por carta dirigida à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
O número de inscritos, totaliza 93.602 eleitores recenseados no território nacional, até às 12h00, de segunda-feira. O município de Sintra tem um local para voto antecipado em cada uma das freguesias do concelho.
Caso o eleitor se tenha inscrito para votar em Mobilidade mas não consiga
8 de março, um dia que lembra a conquista da justiça e da partilha entre homens e mulheres e que exalta a luta contra todas as formas de discriminação. Uma data que não pode cair no esquecimento”
Paula Alves (Declaração de Paula Alves, presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas ao Jornal Correio de Sintra a propósito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala no dia 8 de março)
exercer esse direito na data prevista, 3 de março, poderá votar no dia das eleições legislativas, 10 de março, na assembleia ou secção de voto na qual se encontra recenseado.
Recorde-se, mais de 10,8 milhões de eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro serão chamados a votar e escolher o partido que consideram que deve formar o próximo Governo, elegendo os 230 lugares de deputados da Assembleia da República para a próxima legislatura.
Curso de Nadador-Salvador
Estão abertas inscrições para o curso de Nadador-Salvador Profissional a decorrer de 15 de abril a 17 de maio, nos Bombeiros Voluntários de Colares e na Praia Grande, em Sintra.
Esta formação é promovida pela Escola de Formação de Nadador Salvador Profissional de Sintra e é limitado a 30 vagas, com uma carga horária de 150 horas, em regime pós-laboral e aos sábados. Nesta ação está incluído o manual de formação, pocket mask, seguro e exame final (EEAT), sendo a sua realização dependente do número de inscrições registadas.
Os candidatos devem ser maiores de idade, dominar a língua portuguesa e ter conhecimentos da língua inglesa. As candidaturas e mais informações através do email: efnspsintra@gmail.com ou pelo telefone, 911007712
Mostra da Oferta Formativa de Sintra em março
Realiza-se entre os dias 12 e 14 de março, uma nova edição da Mostra da Oferta Formativa do Concelho de Sintra, nas instalações do Complexo Desportivo Municipal de Ouressa, na Freguesia de Algueirão-Mem Martins, entre as 08h30 e as 12h30 e das 14h00 às 17h00, com entrada gratuita. O evento tem como propósito apresentar aos estudantes, docentes, técnicos, famílias e encarregados de educação, a oferta formativa existente na rede escolar pública e privada no concelho, de forma a auxiliar os jovens a tomar uma decisão informada e esclarecida, no que respeita ao seu futuro pessoal e profissional. Nesta mostra, serão também divulgadas as modalidades de formação disponíveis no Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Emprego e Formação Profissional de Sintra, da Fábrica do Empreendedor e dos SMAS de Sintra
2 Correio de Sintra 27 de fevereiro a 13 de março 2024
DR
Ficha Técnica DR
A abrir
DR
Sabia que...
DR
Concelho
Catarina Castanhas regressa aos palcos com um novo single que marca também uma nova fase da sua carreira. “À Deriva” mostra-nos a artista a abraçar a sonoridade urbana com o talento que já lhe conhecíamos.
Após uma pausa longa desde a sua estreia nos lançamentos, Catarina Castanhas, que cresceu no concelho de Sintra e reside na Amadora, está oficialmente de volta com o novo single “À Deriva”, confirmou a sua produtora, Warner Music Portugal, ao Correio de Sintra.
Muito mais do que uma continuação ou um seguimento de “Tempo” (o primeiro original a ser conhecido depois da sua vitória no programa “All Together Now” em 2021), este novo tema representa uma transformação na sonoridade e imagem da artista.
O resultado é uma aproximação mais moderna, urbana e pessoal às suas canções, de que “À Deriva” é uma excelente primeira amostra.
Com a colaboração de nomes como Riic Wolf, Gonzalo Tau e Guerra, “À Deriva” é pop urbano no seu melhor, trazendo consigo um refrão que fica desde o primeiro momento e uma melodia cheia de atitude.
É também uma viragem para a artista, que se sente “numa fase de encontro con-
sigo mesma”, e cujo reflexo se faz sentir também na maneira como se apresenta neste novo single. No videoclip, assinado por Chico Augusto, bem como em todos os materiais promocionais que têm sido partilhados, a cantora surge com um visual arrojado e poderoso. Catarina Castanhas está de regresso, pronta a mostrar ao mundo a sua verdadeira essência. Neste novo começo, fica à vista a imensidão do potencial de tudo o que tem para nos dizer.
Homenagem à escritora
N
o próximo dia 4 de março, pelas 21h15, será prestada uma homenagem à escritora, Filomena Marona Beja, recentemente desaparecida, iniciativa que terá lugar, no espaço cultural Forno, na Avenida Pedro Nunes, nº.9, em Rio de Mouro, com entrada livre.Os escritores Miguel Real, Sérgio Luís de Carvalho e Marcelo Teixeira partilharão impressões sobre a obra e a vida de Filomena Marona Beja ea encenadora e
DR PUB
atriz, Filomena Oliveira lerá o conto “Arroz Doce”, incluído em “Novelas ao Vento”. O Conservatório de Música de Sintra através do seu Quinteto de Guitarras, colabora com a interpretação de peças musicais inspiradas no tema da sessão. A homenagem contará também a presença de familiares da escritora que acederam ao convite de partilhar relatos e memórias.
3 27 de fevereiro a 13 de março 2024 Correio de Sintra
Catarina Castanhas regressa com o novo single “À Deriva” DR
Filomena Marona Beja
SMAS de Sintra assinalam o Dia Mundial da Árvore Concelho
Espaço SMAS da Ribeira de Sintra,vai comemorar o Dia Mundial da Árvore (21 de março) pelas 11h00, com uma série de atividades destinadas à comunidade educativa, aberta também a todos os visitantes.
Teatro, demonstração de voo de aves de rapina e atividade pedagógica de sensibilização ambiental são as propostas para a semana em que se presta tributo à árvore e à floresta no seu todo, um elemento essencial para a
preservação da biodiversidade à escala planetária.
Com a missão, de sensibilizar a comunidade para os valores da defesa do património ambiental, o Espaço SMAS da Ribeira de Sintra dá o pontapé de saída na comemoração do Dia Mundial da Árvore, a 21 de março, com a apresentação da peça de teatro “A lição da árvore”, pelo Teatro Lanterna Mágica.
Neste espetáculo teatral direcionado ao Pré-escolar e ao 1.º ciclo des-
Atividades formativas no Conservatório de Música de Sintra
OConservatório de Música de Sintra promove em março, um conjunto de atividades formativas para jovens estudantes de música e músicos amadores, aberto a participantes de outras escolas.
Nos dias 09 e 10 de março, realiza-se o Workshop “Histórias com Violino”, orientado por Marilyn Brito e Maria Ferrer, No mesmo fim de semana,
o contrabaixista João Alves dirige uma uma masterclass destinada a alunos de nível básico e secundário.
De 25 a 28 de março realiza-se a 10ª edição do Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão, com direção artística do maestro Hélder Gonçalves (maestro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana).
venda-se uma história de amizade de um menino que não conhecia a natureza, em que se ensina como miúdos e graúdos devem respeitar o ambiente que nos rodeia. No fim de semana seguinte (dias 23 e 24), o futuro Museu da Água e Resíduos volta a oferecer atividades relacionadas com a temática, em torno da preservação da biodiversidade que caracteriza a floresta, em que os “reis da festa” são as aves de rapina e as abelhas.
“Quartas de Cinema” no Forno em Rio de Mouro
OFORNO - Espaço Cultural em Rio de Mouro, já arrancou com nova programação, com destaque do evento mensal, “Quartas de Cinema”, onde a RUGAS - Associação Cultural em parceria com a Produtora Cidades Irrequietas Filmes, propõem a circulação alternativa de filmes realizados
por autores de vários contextos e origens, numa primeira fase, realizadoras e realizadores recém-licenciados das escolas de cinema nacionais. O evento com estreia marcada para dia 28 de fevereiro (quarta-feira), às 21h00, irá repetir-se todas as últimas quartas-feiras, de cada mês.
Para abrir esta sessão de estreia, irão ser apresentadas as curtas-metragens:
“Para outra maré” de Francisca Alarcão; “Registos” de Lourenço Pinheiro e “Na minha vida” de José Lobo Antunes.
4 Correio de Sintra 27 de fevereiro a 13 de março 2024
DR
Email: lavandaria@damaria.pt Telm: 927 251 346 VARGE MONDAR PRAÇA JOAQUIM MACHADO DE CASTRO Nº19 LOJA ESQUERDA VARGE MONDAR, RIO DE MOURO RUA AUGUSTO FRAGA LOJA Nº 10A, ALGUEIRÃO, MEM-MARTINS (EM FRENTE AO INTERMARCHÉ) ALGUEIRÃO HORÁRIO: TODOS OS DIAS - 8H ÀS 22H PUB CASA PINTO Caça e Pesca Prac. das Comunidades Lusíadas 8 - Agualva | 2725 Cacém Atrás da Fábrica dos Óculos MÁQUINAS DE COSTURA OFICINA DE REPARAÇÃO DE TODAS AS MARCAS 1 ano de garantia | ORÇAMENTOS GRÁTIS Venda de novas e usadas 919 165 610 939 165 610 21 914 4473 PUB
Sociedade
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Embora sejam mais do que os homens e tenham mais qualificações, as mulheres têm menos presença no mercado de trabalho, menos participação em cargos de liderança e uma remuneração média inferior à dos homens.
A propósito do Dia Internacional da Mulher que se assinala no dia 8 de
março, o Jornal Correio de Sintra deixa aqui alguns exemplos de mulheres de sucesso no mundo de negócios, de Pequenas e Médias Empresas (PME), e que merecem uma reflexão e o aplauso pelo seu exemplo de empenho e dedicação
Especial Dia da Mulher
Empresária e proprietária da Pastelaria Colmeia de Mel
“Não me intimido por ser mulher no mundo dos negócios”
Anabela Filipe é empresária e gerente da pastelaria “Colmeia de Mel” na Rua Infante D. Henrique, em Agualva, estabelecimento que nasceu da sua “coragem, esforço e determinação”, depois de anos de trabalho por conta de outrem e na sequência de uma situação de desemprego.
“Gosto muito de arriscar, inovar e tenho ideias muito fixas”, são algumas da qualidades que destaca, a que se junta à sua capacidade de comunicar. “Gosto muito lidar com o público e de ouvir as pessoas”, uma qualidade “rara nos dias que correm. Por exemplo, custa alguma coisa ser amável e cumprimentar as pessoas?”, questiona-se Anabela Filipe, que faz questão de dizer que os seus clientes “são tratados como se fossem da família. Quando uma pessoa nos entra pela porta, todos os dias, passa a ser um familiar! Olá como é que está, é diferente de dizer o que é que quer?”, explica. “Gosto de tratar as pessoas da mesma forma que gostaria que fizessem o mesmo comigo”, remata.
Outra das qualidades, é ser “despachada no balcão. Sempre fui assim. Sou muito perfecionista,” e admite ser, que por vezes, “um bocadinho general” no sentido mais positivo da palavra. “Gosto de
tratar os meus colaboradores como colegas de trabalho em vez de empregados [palavra que para si, não existe] ”, argumentando que “todos somos uma equipa, com um mesmo objetivo.
“Para liderar é preciso saber fazer e eu gosto de mostrar que sei fazer”, refere Anabela Filipe, que valoriza palavras como “honestidade, carácter e dignidade. Ser mulher de sucesso e “fazer acontecer”, é importante ter em conta palavras como “resiliência, persistência, humildade e alguma teimosia”.
Cruz Vermelha de Sintra celebra Dia da Mulher
A delegação de Sintra da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai assinalar o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de março, no Palácio Valenças em Sintra, entre as 18h00 e as 20h00. Estão programadas duas iniciativas, sob o lema, “Sou Mulher e…”, com uma palestra sobre a importância desta data e uma outra, que inclui a recolha de testemunhos em vídeo.
“Há demasiadas mortes de mulheres por violência doméstica, mas este não é o único problema que enfrentam”, pode ler-se na página de facebook da Cruz Vermelha em Sintra, considerando que será uma oportunidade para refletir sobre os desafios diários de ser mulher em diferentes dimensões da sua vida. A entrada é livre.
“Não me intimido por ser mulher no mundo dos negócios”, faz saber Anabela Filipe. “Sinto-me respeitada pela posição que conquistei no mercado dos negócios e orgulhosa pelo meu percurso profissional. Sou uma pessoa de palavra e princípios transmitidos pelos meus pais [emociona-se] e tenho como exemplo a minha mãe”. Sobre o Dia da Mulher, “fazemos tudo como os homens, mas a verdade é que ainda temos muitos direitos e um caminho longo a percorrer”, remata.
5 27 de fevereiro a 13 de março 2024 Correio de Sintra
DR
8 DE MARÇO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Pastelaria Padaria - Fabrico próprio colmeiademel.geral@gmail.com Loja Cacém - Av Infante Dom Henrique Nº52 Agualva Loja Terrugem - Av 29 de Agosto Nº20 Terrugem pão quente a toda a hora ABRE BREVEMENTE NO POBRAL COM UM NOVO CONCEITO PUB
MMUITO MAIS QUE UMA CASA
CALCADA DA RINCHOA 42, RINCHOA
TELF. 21 916 72 34 | GERAL@DOMMUSIMOBILIARIA.PT
HÁ 20 ANOS NO MERCADO
Dia da Mulher
Mónica Meireles, gestora da Dommus Imobiliária na Rinchoa “Sempre soube valer a minha posição”
Mónica Meireles, é uma mulher de sucesso que soube construir a sua carreira profissional à custa de muito esforço e dedicação. “Sinto-me realizada pelo que estou a construir” refere com convicção a empresária, proprietária da Imobiliária Dommus, admitindo nunca se ter sentido “discriminada” ou sofrer “represálias”, pelo facto de ser mulher, no mundo empresarial e no desempenho das suas funções.
“Sempre soube valer a minha posição” sublinha a gestora, admitindo contudo, que “a discriminação pode surgir, não pelos homens mas pelas próprias mulheres, que falam de outra mulher”.
Mónica Meireles considera-se uma mulher empenhada, dedicada e com “garra” e a prova mais recente, passa por alargar a sua atividade a outras áreas de negócios, nomeadamente com a abertura em abril de uma Lavandaria de Self Service, na calçada da Rinchoa.
“Exigente” e “pragmática” no desenvolvimento da sua profissão, considera que “a organização e a gestão são a base”, para se fazer face aos desafios diários. Talvez por isso, não tem mãos a medir no desempenho de todas as suas atividades,
não só como empre sária de sucesso, em diversas áreas de negócio, mas também como mãe de três filhos.
“Tenho de estar sempre presente em várias frentes e conciliar a vida profissional com a familiar. Desde que sejamos organizadas e metódicas as coisas tornam-se mais fáceis de resolver”, reconhece a empresária. “Para as mulheres conquistarem a sua independência, têm de valorizar e gostar de trabalhar, serem autónomas e sem receio do que a sociedade possa dizer ou julgar”, sublinha.
Sobre o Dia Internacional da Mulher, “é um dia como os outros”, considera Mónica Meireles, acrescentando que “a mulher está a banalizar esse dia”, afinal, “o Dia da Mulher pode ser comemorado todos os dias e sempre que se quiser. Não tem que haver um dia específico para se assistir a espetáculos ou estar com os amigos. "O dia da mulher é todos os dias", remata a empresária.
Sandra Grilo, Gerente Geral da El Dourado
“A mulher está a ganhar o seu espaço e independência”
Sandra Grilo, é a responsável e gestora da El Dourado, empresa que fabrica, comercializa e instala todo o tipo de toldos, tendas e coberturas, sendo reconhecida pela sua eficiência e perfecionismo na execução dos seus serviços, adaptando às necessidades do cliente.
Sandra Grilo, considera-se uma “excelente profissional”, “mulher de garra”, “dinâmica e empenhada” e “mãe muito orgulhosa” de três filhas. Não se queixa de discriminação, “porque não dou oportunidade”, mas reconhece que ainda há algum machismo, em particular em algumas áreas de atividade profissional.
Reforça que “o papel da mulher na sociedade tem que continuar a ser trilhado”, apesar de reconhecer que a mentalidade do antigamente, “em que a mulher era vista de outra maneira, está a mudar”. “Hoje as mulheres já têm opinião e sabem o que querem. Antes, eram sustentadas pelos maridos, agora já têm uma posição a desempenhar na sociedade e estão a conquistar o seu espaço e independência”, sublinha Sandra Grilo.
O seu dia-a
-dia “é muito preenchido” e são superados com “esforço e muito trabalho”, contando com o apoio de “uma excelente equipa”, que considera “família” no desempenho de todas as solicitações. “Conto com uma boa equipa, que desenvolve todos os dias as tarefas que lhes são confiadas com grande profissionalismo”, faz questão de referir Sandra Grilo, “com orgulho” na sua equipa constituída por homens e mulheres.
Considera ser importante assinalar o Dia da Mulher, mas também defende que “a mulher tem que se valorizar todos os dias”. Em jeito de conselho às mulheres que lutam por uma carreira profissional, “não desanimar à primeira tentativa e voltar a insistir”, sem nunca perder a “força de vontade” e mais importante, “ter a certeza de que o caminho é aquele”. Pensativa, “faço aquilo que gosto”.
6 Correio de Sintra 27 de fevereiro a 13 de março 2024
PUB
PUB
..................... ....................
Alice Santos, empresaria na área da restauração “Nunca
desistam dos vossos objetivos e sonhos”
Alice Santos é empresária, na área da restauração e gere com o marido e o filho, o Restaurante “20 Sabores”, em Mem Martins. Com excepção da cozinha, toda a organização e atividade do restaurante passa pela sua mão. Um trabalho enorme, que nunca está completo, mas que gosta de desempenhar, destacando a boa colaboração e empenho de toda a equipa.
Reconhece que atividade profissional não é fácil de gerir e conciliar, uma vez que exige “tempo e muita dedicação”. Depois de um dia de trabalho “é fundamental a ajuda da família nas tarefas domésticas”, refere Alice Santos, que enaltece a “excelente colaboração da família, nas tarefas lá de casa sempre que é necessário. Eles são muito autónomos e estão sempre disponíveis para ajudar e isso torna a minha vida um pouco mais fácil”, reconhece.
Um dos maiores desafios da sua vida, “foi construir e consolidar este projeto familiar”, na área da restauração. Destaca o “espírito de entrea-
juda” da família, que resultaram em sucesso.
“Quatro anos depois o projeto ganhou asas e é motivo de orgulho de todos”, ainda que sinta que a missão nunca está completa. “Há sempre coisas por fazer”, como vai acontecer no próximo dia Dia da Mulher, anuncia a empresária.
“Nunca me senti discriminada por ser mulher”, refere Alice Santos, ainda que reconhecendo a existência de algum machismo nos dias que correm.
“Empenho, dedicação e trabalho”, são palavras que destaca como “importantes” para se construir uma carreira profissional, em qualquer área de atividade. “Mas, nunca desistam. Às vezes não é fácil de trilhar o caminho, mas nunca desistam dos vossos objetivos e sonhos”, refere Alice Santos em jeito de conselho, considerando-se “uma mulher feliz e realizada”.
Luzinete Santos, empresária do espaço “Lyra By Lu”
“Faço o que gosto, por isso não é trabalho, é prazer!”
ALu, veio do Brasil para recomeçar uma nova vida em Portugal (Oeiras). “No início não foi fácil”, mas com “esforço e dedicação" e após conhecer a sua cara-metade, viu no seu marido a força que faltava, para juntos, acreditarem e tornarem o seu sonho realidade. Assim, nos finais de 2022, já com a espontaneidade e companhia da sua irmã “caçula”, ganhou o ânimo extra, para em agosto de 2023, abrir o Salão de Estética: "Sabe, eu sonhei com este dia… o dia que ia ter o meu próprio negócio”. explica a Lu com alguma emoção o seu “grande objetivo de vida". "Tive de batalhar e acreditar muito para chegar até aqui” recorda a empresária e empreendedora, que idealizou e projetou todo o espaço ao seu gosto. O Salão de Estética e de Cabeleireiro, com marca registada "Lyra by Lu" funciona na Rua Cidade Belo Horizonte, em São Marcos (junto ao Pingo Doce) e é ponto de passagem obrigatória, bem decorado, super acolhedor, onde os antigos clientes, que acompanham a Lu há vários anos, se sentem em casa e os novos clientes se deliciam com o conforto e são recebidos e atendidos com “uma atenção diferenciada" que até tem um cantinho especial o “Coffee by Lu”, dispondo de diversos serviços, como manicure, pedicure, cabeleireiro, extensão de pestanas, depilação e muito mais. A Lu "adora" a área da estética e não teme trabalhar as “horas que forem necessárias" para atingir os seus objetivos e as necessidades dos
seus clientes, porque citando a Lu “faço o que gosto, por isso não é trabalho, é prazer”. “Sou muito exigente comigo própria e os meus dias são sempre muito preenchidos” reconhece a técnica especialista, tentando sempre conciliar o seu bem-estar físico, com o profissional e com o mais importante, o marido, que mesmo nos momentos menos bons, está sempre presente para a ajudar, a alcançar os objetivos “ao lado de uma grande mulher, está sempre um grande homem” Já a dar vários passos como formadora de novos profissionais na área da estética, anuncia para breve, a criação de um novo projeto associado à Lyra by Lu. “Por agora, posso dizer que vai ser um complemento de tudo, mas será algo, ainda pouco explorado em Portugal”. Ser mulher nunca foi um problema para si, porque nunca se sentiu “discriminada” apesar de reconhecer “algumas dificuldades" no início da sua chegada a Portugal, sobretudo por causa do sotaque brasileiro. “Mas já passou, hoje, sou reconhecida pelo meu profissionalismo, bem como pela minha técnica inovadora de aplicação de gel” e “estou aqui para trabalhar". Defende que "todas as mulheres deveriam ser guerreiras e com força para concretizar os seus sonhos, nunca permitindo que sejam subestimadas", sublinha a Lu, que considera que “o Dia da Mulher, deveria/são todos os dias do ano”.
7 27 de fevereiro a 13 de março 2024 Correio de Sintra Rua António Feijó Nº1 Mem Martins | Edifício do Mercado da Carne ESTAMOS ABERTOS DE 2ª A SÁBADO Almoço - 12h às 15h | Jantar - 19h às 22h restaurante-20sabores 219 219 458 932 854 631 Menu executivo 2ª a 6ª ao Almoço Tornamos momentos importantes ainda mais especiais! CASAMENTOS, BATIZADOS E EVENTOS. Comemore o Dia da Mulher connosco PUB SALÃO DE ESTÉTICA E CABELEIREIRO Manicure Pedicure Cabeleireiro Extensão de pestanas Depilação Formação em unhas de gel E muito mais SERVIÇOS JUNTE-SE À FAMÍLIA E VENHA CUIDAR DE SI By Lu desde 1998 By Lu RUA CIDADE BELO HORIZONTE 6A, (EM FRENTE AO PINGO DOCE DE SÃO MARCOS ) CACÉM TEL.: 937 043 503 (WHATSAPP) PUB
..................... ....................
8 Correio de Sintra 27 de fevereiro a 13 de março 2024 TODOSOSNOSSOSELECTRODOMÉSTICOSTEMO VALOR50%MAISBAIXO QUEOMERCADOALGUNSATÉMAIS LOUCOS MODERNO E INDISPENS ELECTRO D O PREÇOS ELECSAN URBANIZAÇÃO INDUSTRIAL TRAJOUCE ABÓBODA 2785-656 MODERNO E INDISPENSÁVEL ELECTRODOMÉSTICOS @MODERNOINDISPENSAVEL VASTA GAMA DE SOFÁS SEGUNDA A SÁBADO:10H00 ÀS 19H00 ABERTO À HORA DE ALMOÇO DOMINGO ESTAMOS ENCERRADOS MAIS STOCK, MAIS DESCONTOS PREÇOS AINDA MAIS BAIXOS
INDISPENSÁVEL O M ÉSTI C O S
A
MEGA DESCONTOS
Os
melhores preços do mercado
Rute Xarepe, empresária/gestora da Moderno & Indispensável “Nunca tive grandes problemas em ultrapassar situações complicadas”
Rute Xarepe, é um exemplo do dinamismo feminino. A empresária que tomou as rédeas do negócio familiar, e é rosto da Moderno & Indispensável, empresa que dispõe de uma vasta gama de equipamentos para o lar e modelos industriais, em Trajouce.
A agora empresária/gestora, esteve dez anos a servir o exército português, chegando por mérito próprio a exercer funções, como Cabo-Adjunto.
“Não havia mulheres na especialidade de Cavalaria e orgulho-me de ter integrado o primeiro grupo de mulheres”, no mundo dos homens “que olhava para nós [mulheres] como o elo mais fraco”, refere Rute Xarepe.
“Como tenho uma personalidade forte, nunca tive grandes problemas em ultrapassar essas situações mais complicadas”, con dencia. Era preciso testar capacidades, ser pro ssional. “Sabe, a minha missão
foi cumprida e superada com distinção e muito orgulho, devo dizer”.
No mundo dos negócios, a empresária e empreendedora, abriu com o seu marido Fernando, a Moderno & Indispensável, há cinco anos. “Sou organizada, empenhada e persistente”, refere Rute Xarepe, sublinhando a importância de “se vestir a camisola para se atingirem objetivos, qualquer que seja a atividade. Temos que nos empenhar de alma e coração em tudo o que fazemos para que as coisas resultarem. Caso contrário, perdemos tempo e dinheiro”. Questionada sobre a importância do Dia Internacional da Mulher, considera que, “deviam ser todos os dias”.
Ainda assim, “é um dia importante, quanto mais não
9 27 de fevereiro a 13 de março 2024 Correio de Sintra
P O R T O,
TRAJOUCE ABÓBODA RUA ALFREDO SI 2785-656 SÃO DOMINGOS DE RANA
CASC
IS E CARRE GA D O
BEAUTY CARE
ESPECIALISTAS EM TODOS OS TIPOS DE CABELOS DESDE LISOS A AFROS EXTENSÃO
COLORAÇÕES DE CABELOS TODOS OS TIPOS DE MADEIXAS CABELOS LOIROS RUIVOS
CASTANHOS ILUMINADOS EM TONS EXCLUSIVOS E CORES VIBRANTES.
TRABALHAMOS COM O VISAGISMO FACIAL, FICANDO O CABELO PERFEITO PARA SEU TIPO DE ROSTO!
MASSAGENS
LIMPEZA DE PELE
DEPILAÇÃO A LASER TODO O TIPO DE UNHAS
RUA DONA INÊS DE CASTRO 3B
MASSAMÁ NORTE
TEL: 937 164 922
Especial Dia da Mulher
Shirlei Lage Beauty Care em Massamá
“Gostaria que as mulheres tirassem do vocabulário a palavra medo”
Shirlei Lage nasceu no Brasil, mas exerce a sua profissão de Cabeleireira no Centro de Beleza, Shirlei Lage Beauty Care, em Massamá Norte, na Rua Dona Inês de Castro, 3-B. Conhecida por devolver a “autoestima às mulheres”, além de deixá-las mais “confiantes”, Shirlei é técnica especialista em “cabelos loiros, todos os tipos de cor e alisamentos”, unhas em acrílico, gel, estética facial e corporal.
Uma atividade profissional que corresponde à concretização de um “sonho”, que ganhou sentido no fim da pandemia e de uma crise imobiliária em Portugal. Apesar do “medo” inicial, decidiu “arriscar” e “deu certo”, refere Shirlei Lage nas redes sociais: “acordar todos os dias com sentimento de gratidão por estar a conseguir realizar os meus sonhos, não tem preço”, pode ler-se.
O Centro de Estética em Massamá que dirige, dispõe de profissionais especialistas em todos os tipos de cabelo, “desde lisos a afro, extensões, colorações e todos os tipos de madeixas, cabelos loiros, ruivos e castanhos iluminados em tons exclusivos
e cores vibrantes”. Tratamentos de rejuvenescimento fácil e corporal, laser, unhas de gel, acrílico, gelinho, pedi cure, podologia, fazem parte de uma ampla gama de serviços para responder às necessidades dos clientes. Aos sábados, há sempre um “mimo para as clientes”, onde é servida uma taça de champanhe, “para que todas as mulheres possam experimentar e saborear um outro lado bom da vida”, destaca Shirlei Lage, explicando que o objetivo “é fazer com que as pessoas se sintam cuidadas, amadas, e ainda mais bonitas”. Pensativa, “gostaria que todas as mulheres tirassem do vocabulário a palavra medo, porque é o único sentimento que nos pode impedir de desenvolver ou de criar algo na vida. Tirando esse medo, tudo flui”, acredita Shirlei que é a favor de “todas as comemorações” que assinalem o Dia da Mulher: “um marco importante na vida de todas as mulheres, porque sem elas não haveria humanidade”.
Sandra Nóbrega, proprietária da “Barbearia Abraão”
“Somos mulheres e temos que nos valorizar e fazer respeitar”
Sandra Nóbrega é proprietária da “Barbearia Abraão”, na Rua Professor Dr. Virgílio Machado, n.º 25A em Monte Abraão. Com experiência no sector há mais de 40 anos, Sandra que começou a trabalhar ainda muito nova, decidiu em determinada altura da sua vida, e depois de várias experiências profissionais, apostar em si, num negócio próprio, mantendo o conceito de Barbearia Tradicional Portuguesa. Assim foi.
Além do atendimento personalizado, este espaço criado há cerca de nove anos, oferece vários serviços, desde o corte de cabelo mais clássico, barbas, bigodes, etc. Na “Barbearia Abraão”, faz-se o serviço de barbearia completo. Barba e cabelo à antiga, para homens modernos ou mais conservadores, mas também para gente mais jovem. “Somos especializados em todo o tipo de cortes de cabelo e barba à navalha”, acrescenta Sandra Nóbrega, lembrando que há sempre tempo para dois dedos de conversa com sobre os mais diversos assuntos.
Ser mulher, nunca foi um problema para Sandra Nóbrega exercer esta ati-
vidade, com “profissionalismo e competência”, experiência adquirida ao longo dos muitos anos na profissão. E, que se saiba, “não há razões de queixa de ninguém. Faço o que gosto e isso é muito importante”, explica a empresária, que diz não se sentir discriminada por ser mulher, “apesar de existir ainda algum machismo à solta. Já não é tão visível como antigamente, mas ainda o há”, desabafa Sandra, explicando que “tudo depende na nossa postura. Somos mulheres e temos que nos valorizar e fazer respeitar”. Compatibilizar a sua vida profissional com a familiar “é um pouco mais complicado. É uma luta diária, que vou conseguindo ultrapassar, com algumas folgas semanais, obtidas com mais ou menos dificuldade. Há sempre trabalho para fazer porque no dia seguinte é preciso abrir a porta outra vez”.
10 Correio de Sintra 27 de fevereiro a 13 de março 2024
PUB PUB ..................... ....................
Concelho DR
“Periferias” regressa em formato de uma “Geografia de Resistência”
Está a chegar mais uma edição do Festival Periferias, promovido pelo Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural, este ano, entre os dias 1 e 8 de março e que celebra os 50 anos do 25 de Abril, sob o tema "Geografia da Resistência".
Conta com espetáculos e atividades paralelas em vários locais de Sintra e, pela primeira vez, também em Lisboa, incluindo teatro, dança, música, entre outras formas de expressão artística.
“Esta 13.ª edição do Periferias embora mais curta, não é menos intensa e continua a ser um testemunho vivo da capacidade da arte em transcender limitações e inspirar comunidades”, refere Paula Pedregal, co-diretora artística do Chão de Oliva e curadora do Festival Periferias 2024, considerando “um privilégio recebermos a criadora DorothéeMunyaneza e o TheFreedomTheatre da Palestina, bem como criações nacionais de elevada qualidade artística, que nos trazem reflexões importantes sobre
a dimensão de cidadania e de liberdade”.
São vários os espetáculos que farão parte do festival, este ano especialmente dedicado à celebração de atos de resistência. No dia 1 de março, às 19h30, terá lugar no Auditório da Reitoria da Universidade Nova, em Campolide, a estreia em Portugal do espetáculo “Toi, moi, Tituba…” de Dorothée Munyaneza, da Compagnie Kadidi (França) que aborda memórias da escravatura e celebra histórias e vidas não não contadas e não ouvidas.
Também no primeiro dia de festival tem início o “The Revolution’s Promise”, workshop de três dias liderado por Ahmed Tobasi e Zoe Lafferty, diretores artísticos da companhia palestiniana The Freedom Theatre nomeada recentemente para o Prémio Nobel da Paz, que decorrerá na Sala de Ensaios do Centro Cultural Olga Cadaval.
Além destes, o Periferias recebe ainda o espetáculo “Chovem amores na rua do matador” da companhia a
bruxa Teatro no dia 2 de março, às 21h30, na Casa de Teatro de Sintra; a palestra performativa “DESVER - uma breve performance sobre um país ocupado por outro” da companhia Teatro do Vestido no dia 5 de março, no auditório da Escola Secundária Santa Maria; e “UNA”, da coreógrafa Teresa Fabião no dia 8 de março, às 21h30, na Casa de Teatro de Sintra.
O Periferias conta, ainda, com uma exibição do filme “Elas também estiveram lá”, do Teatro do Vestido, com direção de Joana Craveiro, que se vai realizar no dia 7 às 15h00, no auditório do Centro Paroquial Rio de Mouro, bem como com um espetáculo de teatro infanto juvenil intitulado “Saaraci, o último gafanhoto do deserto”, do coletivo teatral Saaraci (Cabo Verde/Portugal) no dia 6, às 11h00, no Auditório Acácio Barreiros do Centro Cultural Olga Cadaval.
Os bilhetes para os espetáculos do festival têm um valor entre 2,5€ e 5€ e podem ser adquiridos na Ticketline
ou com reserva direta pela bilheteira do Chão de Oliva através do 219 233 719 (verificar as condições de cada espetáculo aqui). O Workshop com Ahmed Tobasi e Zoe Lafferty, do The Freedom Theatre (Palestina) e Artistsonthe Frontline tem o valor de 15€ e é aberto ao publico, mas com vagas limitada.
João Só e Mafalda Veiga no Olga Cadaval, em Sintra
Ocantor e compositor João Só sobe ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval, acompanhado de Mafalda Veiga, no dia 8 de março, pelas 21h00.
João Só raramente atua sozinho e “a sua carreira é uma rede que junta e cruza muitos artistas e amigos”, revela o produtor. E por isso traz consigo a
Sintra, Mafalda Veiga autora de algumas das canções mais emblemáticas da música portuguesa contemporânea.
João Só celebra agora 15 anos de carreira com uma digressão especial, onde cada espetáculo conta com um convidado diferente com histórias e temas de cada um deles. Bilhetes à venda na ticketline.
“Histórias em Movimento” para angariação de fundos
Os “Aurora Dance Group” um grupo de jovens bailarinos de dança contemporânea, residentes na freguesia de Algueirão-Mem Martins,
promove no dia 3 de março, “Histórias em Movimento” – dois espetáculos às 16h30 e as 18h00, no Auditório Ruy de Carvalho, em Oeiras, com coreografias
próprias e de vários grupos convidados.
Os espetáculos têm como objetivo angariar verbas para inscrições, para inscrições e despesas de deslocação e
alojamento do grupo. Os bilhetes para ambos os espetáculos podem ser feitos através das redes sociais ou por WPP: 918178880.
Exposição de pintura “Insight” de Carla Nascimento
Está patente na Biblioteca Municipal a exposição de pintura “Insight” de Carla Nascimento que pode ser visitada até 23 de Março, com entrada livre.
A artista Carla Nascimento despertou para as artes plásticas no início de 2020 e não parou de pintar até então, “a arte
abstrata sempre foi a minha paixão. É na tela onde coloco sentimento, experiência de vida, um estado de espírito onde a alma fala de dentro para fora”, refere em nota enviada ao Correio de Sintra.
“O meu percurso nas artes, começou com o desejo de fazer mandalas com a técnica de pontilhismo sobre placas
de mdf, passando para uma arte abstrata com a técnica “Fluid Art”, e neste momento a introdução da geometria”, revela a autora da exposição. As obras de Carla Nascimento são feitas com tintas acrílicas (Amesterdam) e canetas acrílicas (Posca), com a utilização de pincéis e espátulas.
11 27 de fevereiro a 13 de março 2024 Correio de Sintra
Agualva - Cacém
Festival do Chocolate de Agualva com doçura, artesanato e animação
OLargo da República em Agualva,vai receber este fim-de-semana a 8.ª edição do Festival do Chocolate, um evento de “marca” e de “sucesso” que se realiza entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março, com entrada gratuita.
A iniciativa da União das Freguesias de Agualva Mira Sintra volta a trazer à Cidade de Agualva-Cacém, durante quatro dias, tudo o que é doce e onde o chocolate é rei. Bolos, bombons, tartes, crepes, waffles, churros, licores, bombocas ou fondue, também fazem parte da ementa, sobretudo para os mais gulosos.
Uma doce tentação, que conta, entre outras iniciativas, com ações de animação de rua, workshops e uma exposição de fotografia das edições anteriores do festival de chocolate e stands que representam as forças vivas da freguesia e as instituições, associações de recreio e cultura.
“Este ano o Festival do Chocolate tem mais um dia, porque a afluência
de público tem sido tão grande que quisemos alargar a sua presença e participação, no evento que é já uma marca, no concelho de Sintra”, disse ao Correio de Sintra, Helena Cardoso, vogal com o pelouro da Cultura.
Há novidades a revelar, uma delas,
passa por uma exposição fotográfica, que vai “marcar e mostrar um pouco da história deste Festival do Chocolate e da história da nossa freguesia”, destaca a autarca. “O largo da República, situado no coração da freguesia, é um espaço muito amplo que guarda muitas
histórias de vida e de tradição que queremos preservar e enaltecer”, sublinha Helena Cardoso, dando como exemplo a realização das Feiras de Maio.
Na quinta-feira, dia 29 de Fevereiro, Carlos Casimiro, presidente da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, abre as portas do Festival do Chocolate (18h00) que prossegue até domingo, 3 de março (22h00). Neste último dia, destaque para a transmissão televisiva, para todo o país, com a realização ao vivo e em direto do programa “Somos Portugal” da TVI, entre as 14h00 e as 20h00.
O horário do Festival do Chocolate é o seguinte: dia 29 fevereiro das 18h00 às 23h00; dia 01 março das 16h00 às 00h00; dia 02 das 14h00 às 00h00 e dia 03 das 12h00 às 22h00.
O Festival do chocolate conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS de Sintra), que vão promover várias em ações de divulgação e sensibilização dos bioressíduos.
Jovens do concelho convocados para o Dia da Defesa Nacional
Durante o ano em que completam 18 anos, os jovens, de ambos os sexos, são notificados pela Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional para cumprir o dever militar de comparência ao Dia da Defesa Nacional, que no caso do concelho de Sintra, decorre na Regimento de Artilharia Antiaérea, nº.1 (RAAA1), em Queluz. Paulo Adrego, presidente da União das Freguesias do Cacém e São Marcos, acompanhou na passada semana, um dos inúmeros grupos de jovens, que foram convocados a participar nas atividades relacionadas, como ações de formação, onde decorreu uma demonstração dinâmica de
meios e capacidades das Forças Armadas. A convocatória, já contou também com a presença de vários presidentes de Junta de Freguesia, como Paula Alves (Queluz e Belas) e Carlos Casimiro (Agualva e Mira Sintra) e Valter Januário (Algueirão-Mem Martins).
Nesta 20.ª edição do Dia da Defesa Nacional que arrancou no dia 16 de fevereiro, foram convocados aproximadamente, 134 mil jovens no país. A comparência é considerada um dever militar e a iniciativa pretende sobretudo sensibilizar os mais novos para a importância da Defesa Nacional.
12 Correio de Sintra 27 de fevereiro a 13 de março 2024
DR
PUB
Queluz
Escola de Teatro Musical Broadway Kids de Monte Abraão “Os sonhos podem ser sonhados e alcançados”
Os “Broadway Kids” alunos da Escola de Teatro Musical Broadway Kids, de Monte Abraão (Sintra), surpreenderam o país ao conquistarem o botão dourado no último programa Got Talent Portugal. Uma inesquecível prestação para as cerca de três dezenas de miúdos, que com talento, dedicação e paixão, conquistaram um enorme aplauso do público e do júri que não resistiu em carregar o botão dourado, garantindo a presença do grupo na fase final de votação.
“Foi um momento único e inesquecível sobretudo por saber o que significa para os nossos meninos, que tanto trabalharam e se superaram nas suas atuações”, disse ao Jornal Correio de Sintra e ao Sintra Notícias, Beatriz Martins, que se mostrou “grata por esse reconhecimento, que fará muita diferença na vida de muitos deles e que levarão nas suas memórias, como exemplo, de que os sonhos podem ser sonhados e alcançados”.
O grupo Broadway Kids tem mais de 80 crianças, entre os 5 e os 13 anos de todos os backgrounds. “Todos eles são
muito diferentes, mas iguais nas oportunidades que o projeto pode promover nas suas vidas”, destaca Beatriz Martins, com alguma emoção. “Com eles trabalho um a um, no sentido de conseguir ao nível do desenvolvimento pessoal a superação de que especificamente necessita. Essa aprendizagem é feita através do teatro musical que é uma atividade extremamente completa para além do desenvolvimento cognitivo e motor que proporciona e permite o desenvolvimento da auto-estima”, explica.
Beatriz Martins é o rosto deste projeto de seis anos e também a prova de um sonho tornado realidade. “Um projeto construído [aos 15 anos de idade] de paixão pela sua contribuição para a comunidade pelo qual tenho trabalhado e lutado muito para que continue inclusivo e solidário, sem qualquer apoio externo”, refere a atriz que admite ter na manga, “outros sonhos que pretendo concretizar ao nível da minha carreira de atriz e encenadora quer no teatro como no cinema. Formou-se na Escola Profissional de
DR Autarquia de Queluz e Belas distinguida
União das Freguesias de Queluz e Belas, no concelho de Sintra, passa a integrar a Rede de Autarquias, ao ser distinguida com o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.
No total, os membros do júri, analisou 66 projetos de autarquias locais e destes foram reconhecidos projetos de 59 autarquias que, de acordo com os representantes das associações que compõem o Movimento e que as avaliaram, se “destacam pelo cumprimento dos critérios definidos, sendo-lhes, por isso, atribuído um Selo de Mérito”.
Teatro de Cascais e tem participado em inúmeras peças e dá voz a outras tantas personagens em filmes de animação. Decididamente, o mundo do espectáculo é a sua paixão. “Sim, desde muito pequena soube que as artes do espetáculo, nomeadamente o teatro e o cinema, eram a minha paixão e seriam a minha vida. Nunca tive plano B e depressa a minha família percebeu e apoiou. Para além dos trabalhos que realizo, quando sou convidada, tenho a produtora Wild Ones, que prepara os seus próprios projetos na área do cinema e do teatro”, refere a atriz.
Sobre a próxima atuação dos “Broadway Kids”, Beatriz Martins mostra-se mais reservada: “Já estamos a preparar um novo número que não posso revelar, mas será como habitualmente no estilo da Broadway. Espero que gostem e que nas galas em direto, onde dependemos do voto do público, possam votar em nós! Acreditem, estas crianças merecem e chegar à final seria especialmente marcante para as suas vidas”, remata.
Queluz e Belas, freguesia com mais de 8 mil idosos e com número significativo de cuidadores informais lançou em 2019 um programa destinado a cuidadores. O selo de mérito, tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.
Mercearia Solidária +
Acampanha “A Ajuda Mora ao Lado”, terminou tendo sido angariados 1 051 euros para o projeto Mercearia Solidária Espiga, da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão. Recorde-se, o projeto "Mercearia Solidária +, surge como resposta urgente às necessidades crescentes da população local, uma iniciativa de combate ao desperdício alimentar. Em 2023 foi distribuído cerca de 17 500 refeições às famílias mais carenciadas da freguesia.
13 27 de fevereiro a 13 de março 2024 Correio de Sintra
PUB
DR
Desporto
Estão abertas as inscrições para o percurso Pequena Rota 12 - Lapiás, inserida no programa Rotas a Caminhar, que se realiza no dia 23 de março, pelas 09h30. A iniciativa promovida pela
“Rotas” iniciam novo ciclo de percursos e descoberta
Câmara de Sintra, tem uma extensão de oito quilómetros e conta como pontos de passagem o Parque da Segueteira, campo de Lapiás e cascatas do Rio Mourão, na União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.
O percurso tem início no Parque da Segueteira, em Maceira, junto ao fontanário com lavadouro e percorrerá um trilho até ao campo de Lapiás, situado na Granja
Gimnoanima “brilha” no Art Without Borders em Madrid
AGimnoanima esteve presente na final do evento Art Without Borders, em Madrid e conquistou com brilho, o 2.º lugar, no estilo “Livre Avançado”. O evento decorreu nos dias 3 e 4 de fevereiro e a classe de Dança Modern Jazz, em representação da Gimnoanima, teve um excelente desempenho, na final do evento Art Without Borders, conquistando o 2.º lugar, no
estilo “Livre Avançado” com a coreografia “Army”. Duas outras coreografias a concurso, obtiveram também boas pontuações, conquistando o 4.º lugar. A treinadora Inês Miranda afirma que “estão todas bastante orgulhosas das suas prestações” e agradece o apoio vindo de Portugal e de forma especial à Art Without Borders, “pela excelente organização”.
dos Serrões, a partir do qual serão delineados vários caminhos ancestrais até se alcançar a povoação de Pedra Furada. O percurso segue depois para a localidade de Anços onde será feito um trilho descendente até às famosas cascatas do rio Mourão.
A participação é gratuita, mas limitada ao número de vagas existentes, pelo que carece de inscrição prévia.
Equipa feminina do JOMA sobe de divisão
Atletas da equipa feminina de Atletismo da JOMA – Juventude Operária de Monte Abraão, na União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, no concelho de Sintra, sagraram-se Campeãs Nacionais da 2.ª Divisão, no decorrer do 31.º Campeonato Nacional de Clubes, em Pista Coberta, garantindo desta forma a subida à primeira divisão nacional.
14 Correio de Sintra 27 de fevereiro a 13 de março 2024
DR PUB PUB DR DR