LAUREADOS DO MASTERCANA DESEMPENHO
TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR USINA SÃO JOSÉ DA ESTIVA, representada por Fúlvio Fiorin, gerente de produção. A São José da Estiva está investindo em filtros, evaporadores, cozedores visando a melhoria na qualidade do açúcar, previsão de fechar a safra com estes indicadores: recuperação da fábrica de açúcar: em 85% e perdas indeterminadas: abaixo de 1%; cor do açúcar VHP de 200 Icumsa, com redução de insumos e eliminação da flotação do xarope.
AUTOMAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS USINA SÃO JOSÉ DA ESTIVA: Roberto Holland, superintendente geral e Edgard Sakamoto Tsunoda, gerente de manutenção industrial. A Estiva realiza o gerenciamento de sua planta produtiva (95%) de forma on-line (tempo real) através de um “portal”, onde é possível consultar diversas variáveis que influenciam na qualidade dos produtos e na estabilidade da indústria, sendo que as decisões podem ser tomadas em um tempo muito menor, sem a necessidade de um COI.
ESTRATÉGIA E GESTÃO GRUPO LINCOLN JUNQUEIRA, representado por Antonio Lemes Rigolin, diretor administrativo financeiro e Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo, diretor comercial. Em comparativo realizado pela ProCana Brasil com 28 grupos produtores, a partir dos balanços publicados e dados de moagem apurados no exercício de 2012, o Grupo Lincoln Junqueira destaca-se no topo do ranking de performance econômica entre as usinas brasileiras.
GESTÃO ADMINISTRATIVA USINA SÃO JOSÉ DA ESTIVA, representada por Nilton José Andreoti Filho, diretor financeiro e Milton Zago, supervisor de custos e orçamentos. A Usina Estiva desenvolveu um Sistema de Indicadores de Desempenho baseado no Balanced Scorecard, que estabelece um elo entre sua Política da Qualidade, seus objetivos e indicadores.
66 REVISTA MASTERCANA 2013/2014