Jornal Belvedere • Edição 386

Page 1

BH

Moradores sem alternativa de mobilidade urbana na região

Em virtude de um acidente com um caminhão na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no último dia 21 de setembro, o eixo-sul de Belo Horizonte parou completamente. Foi um caos: o tráfego de veículos parado em diferentes ruas e avenidas causou consequências desastrosas para muitas de pessoas. O acidente acendeu o alerta para a população, em especial os moradores do Belvedere e Vila da Serra, na divisa de BH e Nova Lima, sobre a questão da mobilidade urbana. E a conclusão é que, neste momento, não há alternativas para escoamento do tráfego para desafogar as vias arteriais dos bairros.

Conheça mais candidatos a deputado federal e estadual da região

Meio Evento
outubro,
Exposição de Orquídeas
Trânsito Página Sem Saída: Um flagrante da situação do trânsito que parou a Via Stael Bicalho e a BR-356, no Belvedere, no dia 21 de setembro © Foto: Rede Social/Dudu Barbatti/Instagram
BH Centro-Sul e Nova Lima • Nº 386 / 25 de setembro de 2022
Ambiente / Página 2
/ Página 15 A importância de tratar o nosso lixo de cada dia
recebe, em
41ª
A 41ª Exposição de Orquídeas será realizada entre os dias 21 e 23 de outubro em Belo Horizonte. A exposição é considerada a maior feira do ramo no Estado e reúne várias associações de orquidófilos. Meio Ambiente / Página 4 Eleições / Página 8
/
10
Parceria garante revitalização da Praça da Criança, no Belvedere MAS, QUE NÓ FOI ESTE?

O nosso lixo de cada dia

Izabela Tassar / Bióloga. Mestre e Analista em Sustentabilidade – IFMG. Equaliza (Contato: Equaliza www.equalizasustentavel. com.br)

Diariamente sou questionada por empresários, funcionários, indústrias, condomínios e diversos tipos de pesso as com a seguinte pergunta: “Qual é a forma correta de descartar os resíduos gerados na minha empresa/ consultó rios /clínicas /condomínios /indústrias /loja /local de trabalho /casa? Enfim querem saber como fazer a gestão dos resíduos em suas organizações. Antes de responder esse questionamento é válido conhecer alguns números.

A geração desenfreada dos resí duos sólidos é um dos problemas so cioambientais mais evidentes, uma vez que eles são visíveis e causam grandes incômodos quando descartados e ma nuseados de forma incorreta. É impor tante saber o quantitativo de resíduos gerados em nosso país, segundo o rela tório de 2021 da ABRELPE (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Brasil produz em média 82,5 milhões de tone ladas/ano de resíduos sólidos. A região sudeste representa quase 50% do total de resíduos gerados no país, com um

índice de 1,261 kg/hab/dia. O relatório ainda aponta que a carência de recur sos para custear as operações do setor afeta diretamente a execução, amplia ção e modernização desses serviços. Os recursos destinados pelos municípios para a execução dos serviços de lim peza urbana e manejo de resíduos sóli dos – como transporte, coleta, destina ção, varrição, limpeza, manutenção de parques, praças e jardins, dentre outros serviços – foram de R$ 10,75 hab/mês.

Entretanto é importante que cada cidadão olhe para a realidade ao seu redor e se sinta corresponsável, assim se movimentando para a construção de uma cidade mais sustentável e agradá vel para todos.

Agora vou responder a pergunta apresentada no início do texto. Existem vários caminhos que nos conduzem a uma gestão eficiente, tais como pesqui sar as leis do município, questionar os órgãos públicos competentes, ler as leis que explicam sobre o assunto (algumas citadas ao final desse artigo), questio nar na administração do seu local de

O destino do lixo

Belo Horizonte

O lixo vem se tornando uma ques tão séria no mundo todo. Nunca se falou tanto em lixo, reciclagem e na necessi dade de se preservar o meio ambiente.

Em Belo Horizonte, a Superintendên cia de Limpeza Urbana (SLU) recolhe diariamente quase cinco toneladas de lixo composto pelos materiais mais di versos. Em algumas regiões da Capital o volume de coleta é maior, como por exemplo, a região Centro-Sul.

Recentemente a Prefeitura tem realizado limpezas preventivas em cór regos de Belo Horizonte, com o objetivo de prevenir possíveis alagamentos du rante o período chuvoso. Para manter a cidade limpa é importante a população colaborar e destacar o lixo em locais adequados e nos dias certos de coleta. A multa para quem jogar lixo em local inadequado varia entre 1.800 a 3.000

Expediente: Publicação da SC Soluções em Comunicação e Editora - EIRELI.

CNPJ: 05.840.966/0001-50

Registro: Cartório Jero Oliva - N. 1.112 - Livro B

reais.

Em Belo Horizonte, existem duas modalidades de coleta seletiva: a porta a porta, em que o caminhão passa re colhendo os recicláveis nas residências ou no comércio, e a ponto a ponto (Pon tos Verdes), quando o cidadão leva os resíduos (papel, metal, plástico, isopor e vidro) a um coletor instalado em local público pela Prefeitura. A novidade é que agora você também pode destinar o isopor para a reciclagem.

Mas mesmo assim, a sustentabi lidade vai para a lata de lixo em mui tos casos em BH. Garrafas PET, iso por, latas, copos descartáveis, sacolas plásticas e todo tipo de embalagem engrossam cada vez mais o volume de resíduos sólidos descartados pelos 2,7 milhões de moradores da Capital e põem em risco as políticas de trata mento de dejetos da cidade.

Inaugurado em 1975, o aterro sa nitário de Belo Horizonte esgotou sua

Diretora: Maria Goretti Sena

Editora e jornalista responsável: Goretti Sena - Reg. MTB N. 3.053/MG

trabalho ou moradia as regras internas. Além dessas iniciativas citadas ante riormente, você também pode contratar um PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) que apontará todas as obrigações legais e de boas práticas relacionadas com os resíduos.

Uma eficiente gestão de resíduos beneficia a todos, ao meio ambiente e é mais lucrativo. As legislações abaixo são importantes instrumentos de ges tão e podem orientá-los sobre a gestão eficiente dos resíduos no local onde

• LEI nº 12.305, de 02 de agosto de 2010

- Política Nacional de Resíduos Sólidos,

• RESOLUÇÃO - RDC Nº 222, de 28 de março de 2018

• RESOLUÇÃO CONAMA nº 358, de 29 de abril de 2005

• DECRETO Nº 16.509, DE 19 de de zembro de 2016

Vamos juntos construir uma cidade mais justa e sustentável para todos.

Redação e Administração: Av. Luíz Paulo Franco, 500 - Conj. 704/705 Belvedere Belo Horizonte - MG - CEP 30.320-570

Publicidade / Comercial: publicidade@jornalbelvedere.com.br (31) 98482-9817 - Carlos

operação em 2007. Desde então, Belo Horizonte envia o lixo para o Centro de Tratamento de Resíduos Macaú bas, espaço de 1,4 milhão de metros quadrados em Sabará, na Grande BH. A parceria público-privada (PPP) fir mada em 2007 garante à prefeitura a destinação dos resíduos por 25 anos ao custo de R$ 787 milhões por ano.

Nova Lima

Desde o ano de 2021, a Prefeitura implantou o programa de coleta sele tiva, que destinará os resíduos para a Cooperativa de Catadores de Papel e Material Reciclável de Nova Lima. O programa tem por objetivos a redução de resíduos da coleta convencional de lixo, geração de renda para a coopera tiva e economia aos cofres públicos a partir da diminuição da quantidade de lixo da cidade, além de conscientização da população sobre o assunto. O Exe

Projeto Gráfico: ORO Comunicação

Edições anteriores: (31) 3264-0211 / 3286-1181

Impressão:

Tem alguma dúvida, sugestão ou reclamação? Nós queremos ouvir você. Envie um e-mail para redacao@jornalbelvedere.com.br.

cutivo estuda a ampliação da coletiva seletiva para os bairros até agora não atendidos.

A separação do lixo deve ser fei ta em resíduos recicláveis (papel, vidro, metal e plástico) e não recicláveis (lixo de banheiro e resto de alimentos). Os resíduos recicláveis devem ser dispo nibilizados limpos. O horário de coleta será diferente da programação do ca minhão de lixo comum, que é recolhido e levado para um local adequado.

O programa de coleta seletiva no município reciclou, de 30 de agosto do ano passado até o fim de janeiro de 2022, 409.122 kg de lixo. Os resíduos são destinados para a Cooperativa de Catadores de Papel e Material Reciclá vel de Nova Lima. A coleta atende 30 bairros e passa em horários diferentes do caminhão que recolhe lixo domici liar para facilitar para os moradores que fazem a separação do material para a reciclagem.

*Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal. O Jornal Belvedere não se responsabiliza por con teúdos publicitários.

Distribuição gratuita: Belvedere e região, Alto Santa Lúcia, Avenida Bandeirantes, Vila da Serra, Condomínios de Nova Lima - MG-030 e BR-040 até o Alphaville e Centro Históri co de Nova Lima.

você trabalha ou mora.
Nº 386 | 25 de setembro de 2022Opinião02
© Foto: freepik.com
03Nº 386 25 de setembro de 2022 O QUÊ VOCÊ GOSTARIA DE VER HOJE? oticaconfortovisualbh www.oticaconfortovisual.com.br Na Conforto Visual você encontra • AS MELHORES MARCAS, OS MELHORES PREÇOS ATENDIMENTO PERSONALIZADO• SEUS ÓCULOS EM ATÉ 30 MINUTOS• ENTREGAMOS SUAS LENTES DE CONTATO• PRODUTOS COM A GARANTIA DE QUEM• ESTÁ HÁ 20 ANOS NO MERCADO Vão sobrar motivos para você escolher seus óculos Belvedere | Av. Luiz Paulo Franco, 436 | 3286.5573 Centro - BH | Rua da Bahia, 1.160 | 3213.4748 Sta. Efigênia | Av. Bernardo Monteiro, 1.024 | 3214.1804 Betim - MG | Partage Shopping Betim, Lj 2052 | 3117.1111

Praça da Criança, no Belvedere, será revitalizada

Uma parceria celebrada entre a Associação de Moradores do Bairro Belvedere (AMBB) e as empresas Pentagna Incorporação e Urb3 vai possibilitar a reforma da praça que ganhará um novo projeto arquitetônico, com novos brinquedos, readequação de áreas e piso.

A Praça da Criança Ney Werneck passará por uma grande reforma. Por meio de uma parceria celebrada entre a Associação de Moradores do Bairro Belvedere (AMBB) e as empresas Pentagna In corporação e URB3, o largo vai ganhar um novo proje to arquitetônico, com novos brinquedos, readequação de áreas e pisos. A revitalização do espaço vai gerar uma in tegração das moradias e do novo espaço comercial em frente, trazer mais lazer e ati vidades infantis, proporcio nando uma melhor qualidade de vida para uma parcela da população belvederiana que diariamente se desloca para a praça.

Segundo informou o presidente da AMBB, Gerson Ziviani, a Praça da Criança já

participa há muito tempo do “Programa Adote o Verde da Prefeitura de Belo Horizonte”, já recebia a manutenção por parte de uma parceiragem com uma escola da região, e agora surgiu a ideia de rea lizar esta nova combinação com um empreendedor que está construindo um shopping na mesma rua. “Os moradores irão receber uma nova praça para as crianças. Mais moder na, com novos brinquedos de madeira, pisos emborracha dos e nova pintura. Teremos aqui o mesmo espaço para as crianças brincarem. Porém, é um equipamento muito mais contemporâneo, charmoso e aconchegante”, destacou o presidente da AMBB.

O empresário Gabriel Pentagna, sócio da Pentagna Incorporadora, informou que

a empresa está executando o projeto e conta com a parti cipação de empreendedores e lojistas do Pátio Belvede re, empreendimento que está sendo construído na Rua Mo

desto Araujo Carvalho. “Esta mos investindo cerca de R$ 150 mil e a nossa proposta é oferecer uma praça com brin quedos de última geração. Teremos ali brinquedos da Suzana Cardaval, piso inter travado e emborrachado anti impacto, com 4 cm de espes sura”, disse ele. A previsão é que a obra seja entregue em até 90 dias.

A Praça Ney Werneck

A Praça da Criança Ney Werneck está localizada na confluência da Rua Modesto Araújo com a Avenida Paulo Camilo Penna. E ganhou esse nome em homenagem ao mo rador ilustre do Belvedere, o arquiteto e urbanista que pro jetou o bairro e destinou uma área de terreno para o lazer das crianças. A construção do equipamento público foi uma das obras edificadas pela dire toria da Associação de Mora

Aluguel de sala Belvedere

Excelente localização, de frente para o BH Shopping, no Edifício BH2 Mall, com vista para a Avenida Luiz Paulo Franco.

dores do Bairro Belvedere, com apoio da iniciativa privada.

Fundada em 1979, alguns anos após a criação do bairro, a Associação de Moradores do Bairro Belvedere é uma enti dade civil de utilidade pública que tem como principais obje tivos lutar por melhores condi ções sociais de habitabilidade do bairro e promover o bem -estar social dos moradores. A entidade representa cerca de 900 moradores das casas que

formam o Belvedere I e II.

A Praça da Criança vem sendo mantida pela Associa ção de Moradores e é bastante frequentada por famílias e vi sitantes do bairro. Ali, crianças de até 12 anos podem brincar no balanço, escorregador de madeira, trenzinho, trepa-tre pa e uma caixa de areia que é cercada para impedir que animais entrem neste espaço. No local há uma mini-arena e bancos.

Integração: O empreendedor Gabriel Pentagna e o presidente da Associação de Moradores do Belvedere, Gerson Ziviani Praça da Criança: Investimento de R$ 150 mil para modernização dos brinquedos e do piso
Nº 386 | 25 de setembro de 2022Cidade04 © Foto: Divulgação/Cedida AMBB
Tratar pelo (31) 984829817

Regional Norte: mais agilidade e menos burocracia para os cidadãos

Localizado no Serena Mall, Setor da Prefeitura de Nova Lima oferece conjunto de serviços para garantir mais comodidade no atendimento.

Diante da importância e relevância estratégica da re gião Norte para Nova Lima, a Prefeitura elevou, neste ano, a Unidade Vila da Serra para Regional Norte, cuja sede está situada no Serena Mall. O local é um dos maiores polos em presariais do município, reu nindo em torno de 6.500 em presas, além de ser formado por mais de 20 localidades que abrigam uma média de 8.500 residências.

Com essa medida, o Go verno Municipal busca apri morar o diálogo e se aproximar cada vez mais da população. Com mais autonomia, agili dade e menos burocracia, a Regional disponibiliza um con junto de serviços para facilitar e otimizar o tempo do cidadão, oferecendo a comodidade de ter mais próximos os serviços da Prefeitura.

A abertura de processos administrativos para todas as secretarias, sem precisar se deslocar até a sede da cidade, deve ser feita sempre de for ma presencial. Já a solicitação de informações sobre a docu

mentação necessária junto à Regional Norte pode ocorrer pelo e-mail protocolo.vs@pnl. mg.gov.br.

Dentre os serviços dispo níveis, estão: aprovação de pro jetos arquitetônicos, emissão de número oficial de imóvel, certidão de Baixa e Habite-se, credencial de estacionamento

para idoso e deficiente físico, certidão de inteiro teor, IPTU e ITBI. Outro serviço é a Sala de Vacinação, que funciona às terças e quintas- feiras, das 9h às 12h e das 13h às 16h, para aplicação das doses do calen dário vacinal do Ministério da Saúde, exceto de imunizantes contra a Covid-19.

Facilidades para empreendedores

Recentemente, a Prefeitura ampliou a oferta de serviços da área da Fazenda para cidadãos que procuram atendimento na sede da Regional Norte. Desde o início de agosto, o processo de abertura de empresas está fácil e ágil, já que o Núcleo de Apoio ao Empreendedor (NAE) oferece as orientações neces

sárias ao contribuinte e realiza o cadastro. Antes, era preciso se deslocar até o centro ou ao Jardim Canadá para acessar o serviço.

As melhorias não param por aí. Outra demanda local foi atendida, quando a Regional Norte passou a disponibilizar todo o suporte para assuntos

relacionados ao Imposto so bre Serviços de Qualquer Na tureza (ISSQN), como auxílio no cancelamento e reemissão de notas fiscais. Essas solici tações devem ser feitas tanto pelo e-mail notafiscal@pnl. mg.gov.br quanto pelo telefone (31) 3581-7090.

Lazer em área pública

Dando sequência à co locação de mobiliários urba nos em Nova Lima, o Governo Municipal instalou mesas de piquenique, pingue-pongue e futmesa na Rua das Flores, no Bairro Vila da Serra – no início de outubro, a via também rece berá um parquinho infantil.

Outra localidade con templada foi a Pracinha Ma

REGIONAL NORTE:

Endereço: Ed. Serena Mall, Ro dovia Januário Carneiro (MG030), 8.625, 4º andar -Torre 2

nacás, situada no Vale do Sereno, que recebeu equipa mentos para exercícios de alongamento. A partir da exe cução dessas medidas, a co munidade local passa a con tar com novas opções de lazer em área pública, além de con dições mais adequadas para a prática de atividades físicas na região.

- Vale do Sereno - 34.006-000 Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

LOCALIDADES ATENDIDAS:

• Bosque da Ribeira

• Conde

• Estância Del Rey

• Estância Serrana

• Jardim da Torre

• Jardim das Mangabeiras

• Jardinaves

• Piemonte

• Riviera

• Serra do Curral Del Rey

• Vale do Sereno

CONTATOS:

• Protocolo: protocolo.vs@pnl. mg.gov.br | (31) 3262- 1714

• Fazenda: fazenda.vs@pnl.mg. gov.br | (31) 3541- 4368

• Suporte Nota Fiscal: notafis cal@pnl.mg.gov.br | (31) 35817090

• NAE: minasfacil.vs@pnl.mg. gov.br | (31) 3581-7090

• Vale dos Cristais

• Vila Alpina

• Vila Campestre

• Vila Castela

• Vila Castela II

• Vila da

• Vila Del

• Vila Verde

• Village Terrasse

• Village Terrasse II

• Fiscalização Tributária: (31) 3581-7631

• Expansão Urbana: atendeur bana@pnl.mg.gov.br

• Vacinação: (31) 3547-5205 98835-1093

• Subsecretaria da Regional Norte: regional.norte@pnl.mg. gov.br | (31) 3581-7392

© Foto: Júlio de Freitas © Foto: Lívia Bastos INFORME PUBLICITÁRIO
05Nº 386 25 de setembro de 2022 Cidade
Serra
Rey

CONTRA MAUS TRATOS

Câmara discute redução planejada de prazo para substituição de carroças

PL que passa de 10 para 5 anos o prazo para proibição definitiva da tração animal foi debatido com protetores e PBH.

Por solicitação do vereador Wan derley Porto (Patriota), a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana da Câmara Municipal de Belo Horizonte, realizou uma audi ência pública, no último dia 20, para discutir a redução do prazo para a proi bição das carroças em BH. No centro do

debate, que durou mais de três horas, o Projeto de Lei 411/2022, que anteci pa para 2026 a proibição definitiva da tração animal, prevista para ocorrer em 2031. O PL altera a Lei 11.285/2021, que cria o programa de substituição gradativa, em um prazo de 10 anos, das carroças por veículos motorizados. Par

Evolução e proteção dos animais

Para a advogada e fundadora da organização Direito Animal Brasil, Ga briela Maia, o momento é de evoluir. Tanto na atividade laboral quanto no direito. “A gente tem evoluído muito em temas de direito e proteção animal. A tração animal está sendo proibida em vários países e em cidades de todo o Brasil. Os prazos normalmente não passam de dois ou três anos. A evo lução está em nossa cidade não com portar mais isso”, explicou Gabriela recebendo o apoio de outros agentes envolvidos, como a protetora Val Con solação. Segundo ela, é preciso reduzir os prazos para efetivar a proteção da

vida dos cavalos. “Defendemos todas as formas de vida. Porque manter essa escravidão?”, perguntou Val.

Segundo Wanderley Porto, que solicitou a audiência e é um dos auto res do projeto, há informações de que vários carroceiros já deixaram a pro fissão. “O número não é o que a gente imaginava”, disse o vereador, explican do que a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) afirmou que o número está hoje em torno de 850 carroceiros. A SLU é responsável pelas Unidades de Recolhimento de Pequenos Volumes (URPVs), para onde a maior parte dos carroceiros levam o material recolhido.

lamentares favoráveis à causa, profis sionais da veterinária e do direito argu mentaram que a diminuição do período de transição, a exemplo de outras ci dades, visa a atenuar o sofrimento dos cavalos. Representantes da Prefeitura falaram sobre o planejamento interse torial de atendimento ao carroceiro e

Wanderley também disse que somente 250 profissionais participaram do ca dastramento feito pela PBH no 1º se mestre.

O deputado federal Fred Costa (Patriota), autor da Lei Sansão, que prevê pena, reclusão, multa e perda da guarda para maus tratos a animais, participou da audiência e defendeu a redução do prazo para substituição dos animais. Para Fred Costa, “é inadmis sível que ainda hoje a nossa legislação seja tolerante com esse tipo de explora ção desumana com os animais. Todas essas atividades de carga por tração animal já podem ser substituídas pela utilização de veículos, como motos, fur gões, por exemplo. Deste modo, esta mos reunindo um abaixo assinado, que já conta com quase 30 mil assinaturas, pedindo pelo fim das carroças não só em Belo Horizonte, como em todo o ter ritório nacional”, informou.

Segundo a doutora em Ciência Animal e médica veterinária Bárbara Golobeff, a atividade em si já gera pro blemas ao animal. A veterinária, que disse já ter atendido a mais de 7 mil cavalos envolvidos em maus tratos em seus 42 anos de profissão, explicou que o cérebro do cavalo tem o tamanho do cérebro de uma criança de 12 anos. Ela fez uma explanação científica sobre a estrutura física e mental do animal e disse que entre os problemas constan tes da atividade estão a falta de tra tamento médico dos animais por parte dos proprietários, a cegueira proposital do olho esquerdo (feita para que o ani mal não se assuste com os carros vin do ao seu encontro) e o abandono do animal senil. “Animais sentem dor, tra balham doentes, fracos, extenuados, en quanto a nossa Constituição diz que o animal não pode sofrer”, disse Bárbara, comparando a situação ao sofrimento humano em caso de tortura.

Plano de atendimento

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Ali mentar e Cidadania, Maíra Colares, o Executivo tem trabalhado intensamente na produção e execução de um plano de transição para os carroceiros e seus animais. “Tivemos primeiro um proces so de construção do plano e dissemos

sua família, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no último dia 30 de agosto, que envolve, entre outras ações, a qualificação desses trabalhadores em diversas áreas e a intermediação de re colocação no mercado. A PBH informou ainda que cumprirá o que for decidido pela Câmara Municipal.

aos carroceiros sobre o objetivo de construir essa transição com responsa bilidades a serem cumpridas por todas as áreas envolvidas. Trabalhamos com ações criadas a partir também da saúde do animal”, explicou Maíra, informando que foram feitos questionários sempre com a perspectiva de atendimento aos animais, carroceiros e suas famílias.

Uma portaria conjunta foi publi cada no DOM contendo as ações de cada secretaria como cadastramento; identificação de demandas de saúde, em especial os cuidados com a saúde mental dos carroceiros e suas famílias; o recolhimento de cavalos abandona dos; a qualificação dos carroceiros em diversas áreas; e a intermediação de recolocação no mercado de trabalho, entre tantas outras descritas com pra zos já previstos no Planejamento Inter setorial de Atendimento.

Segundo o gerente de Defesa dos Animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Maciel, é im portante entender que os carroceiros são parte da discussão e não objeto dela. Leonardo explicou ainda que o desafio é muito grande por se tratar de um trabalho intersetorial e por haver a necessidade de respeito a cada um dos envolvidos. “Se a Câmara aprovar uma nova legislação com prazo para fina lização da tração animal até 2026, a Prefeitura irá fazer de tudo para cum prir”, disse ele.

Carroceiros protestam

A audiência contou com o protes to de carroceiros que, por vídeo envia do aos vereadores, se queixaram de não terem sido convidados para o debate.

Segundo Wanderley Porto (Patri), hou ve uma “falha interna”, já que o pedido era para que todos fossem convidados.

“Me passa uma lista e vamos convidar a todos para uma próxima audiência”, disse o vereador.

Além de Wanderley Porto, o PL 411/2022, que tramita em 1º turno, é as sinado por Ciro Pereira (PTB), Cleiton Xavier (PMN), Jorge Santos (Republica nos), Gabriel (sem partido), Irlan Melo (Patri), Léo (União) e Reinaldo Gomes Preto do Sacolão (MDB). (Com CMBH)

06 Nº 386 | 25 de setembro de 2022Cidade

Eleitores devem seguir regras na hora de votar

As eleições de 2022 já estão próximas. Em 2 de outubro eleitoras e eleitores vão votar para escolher o Presidente, Governador, Senador e de putados Federal e Estadual. Este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apro vou novas medidas para o dia da vo tação. Entre elas: a proibição do uso de celular na cabine de votos e o porte de armas. O descumprimento das regras pode resultar no impedimento do voto e até mesmo em prisão.

Também fica proibido levar má quinas fotográficas, filmadoras, equi pamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa com prometer o sigilo do voto, mesmo que esteja desligado. Os aparelhos ficarão retidos até a finalização do voto.

É permitido levar o santinho com a “cola” dos números dos candidatos.

Nas Eleições 2022, estão em disputa cinco cargos eletivos, que aparece rão na urna nesta ordem: deputada ou deputado federal (quatro dígitos); deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco dígitos); senadora ou senador (três dígitos); governador ou governadora (dois dígitos); presidente da República (dois dígitos).

Crianças podem acompanhar os

pais ou responsáveis até a cabine de votação. No caso de interferência ao funcionamento da seção eleitoral ou prejuízo ao sigilo do voto, caberá ao presidente da mesa receptora limitar o acesso ou orientar os adultos.

Orientação

Eleitores podem solicitar ajuda aos mesários, porém, é vedado aos mesários orientar quanto às teclas numéricas que devem ser digitadas,

não podendo, em hipótese algumapara que seja preservado o sigilo do voto -, ficar ao lado da eleitora ou do eleitor no momento de usar a urna eletrônica.

Pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, independente mente do motivo ou tipo, ao votar, po derá ser auxiliada(o) por um acompa nhante de sua escolha, ainda que não o tenha requerido antecipadamente à Justiça eleitoral.

Para pessoas com deficiência auditiva, uma intérprete de libras vai indicar na tela da urna qual cargo está em votação. Já para as eleito ras e eleitores com deficiência visual todas as urnas eletrônicas estão ha bilitadas com o sistema de votação por áudio, basta solicitar ao mesário. Também o acompanhamento de uma pessoa para auxiliar no momento do voto.

Serviço

Eleições 2022 - Primeiro Turno: 2 de outu bro, domingo.

Horário de votação: das 8h às 17h (horário de Brasília)

Documento necessário: título de eleitor ou documento com foto (e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira de trabalho ou profissional reco nhecida por lei; certificado de reservista; e CNH.

O Tribunal Superior Eleitoral definiu novas medidas para as Eleições: este ano está proibido levar o celular para a cabine de votação e entrar armado; o santinho com a cola com os números dos candidatos é permitido.
Colinha
07Nº 386 25 de setembro de 2022 Eleições
PROPOSTAS DE MUDREALIDADE AR NOSSAVERDADE PARA Lugar de Mulher é na Política Visite o site e conheça as propostas: www.VivianeMatos.com.br VAMOS JUNTOS MUDAR O BRASIL Contratante: 47.449.998/0001-70 Contratado: 05.840.966/0001-5 0 V alor: R$800,00
C M Y CM MY CY CMY K Deputado Luciano 10x10cm.pdf 1 20/09/2022 20:16:54 CNPJ ca ndid ato : 47.528.537/0001-92 CNPJ F or n ece d or 05 840 966 0001 50Valor: R$ 500,00

Mais candidatos a deputado federal e estadual da região

O JORNAL BELVEDERE dá sequência à apresentação dos candidatos a deputado fede ral e estadual, representativos da região, e nesta edição, convidou mais quatro pretendentes para

uma apresentação junto aos leitores.

Nas últimas edições o BELVEDERE passou a divulgar os candidatos, os motivos que os le varam a se candidatarem, o que pretendem de

Na Câmara Federal, Léo Burguês quer defender o empreendedorismo

Nascido em Belo Ho rizonte, Leonardo Silveira de Castro Pires, mais conhecido como Léo Burguês de Castro, sempre foi um apaixonado pela cidade e pelas pessoas que aqui vivem. Pai de duas filhas, líder nato, iniciou sua trajetória polí tica nos movimentos estudantis da PUC Minas. Entrou para a vida política em 2000, quando foi eleito o vereador mais jovem daquela legislatura. Agora ele é candidato a uma vaga na Câmara Federal, onde pre tende defender a livre iniciativa nos vários segmentos da economia.

Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) nos biênios 20112012 e 2013-2014, Léo Burguês foi autor de importantes leis como a que extinguiu o voto secreto, deu fim do 14º e 15º salário dos vereadores e da ficha limpa administrativa mais rigorosa do país. Na gestão dos recur sos públicos devolveu à prefeitura R$164 milhões de reais fazendo história em BH e no Brasil. Burguês foi líder de governo na Câmara Municipal de 2017 até março de 2022. Com diálogo e muito trabalho, apro vou 100% dos projetos do Executivo na Câ mara. Sempre atento aos anseios da socie dade, o vereador vem atuando em diversas regionais, buscando soluções das mais sim

ples às mais complexas junto aos órgãos públicos, visando melhores condições de vida para todo cidadão.

Durante a trajetória pro fissional, já teve a oportunidade de desenvolver ações no Bel vedere, como o asfaltamento da Via Stael Bicalho, em frente ao BH Shopping; o passeio que liga o BH Shopping ao ponto de ônibus ali perto da ponte (trin cheira) na estrada para Nova Lima; todos os últimos asfaltamento de ruas da região; ins talação de semáforos, travessia elevada na Lagoa Seca; se reuniu com moradores, por diversas vezes, para discutir como serão fei tos os eventos naquela região. “Criei a frente parlamentar em defesa do Parque Linear do Belvedere e trabalhei muito para a poda e limpeza de mais de 120 árvores. Venho atu ando na busca de solução para o trânsito da região, além de ter o apoio da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere”, ressalta.

Léo Burguês entende que o empreen dedorismo é o caminho de desenvolvimento da cidade e destaca-se como o porta-voz de diversos segmentos empresariais. No enfrentamento da Covid-19 ajudou a criar protocolos de reabertura factíveis para ati vidades e comércios que tiveram seu alvará suspenso.

Nascido e morador de Nova Lima, Tiago Pinheiro, de 50 anos, é Pós-graduado em Di reito Civil e Empresário e deci diu se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa de Mi nas, e quer lutar por melhor qua lidade de vida dos habitantes da região: “Ao caminhar com ami gos na Serra do Curral, quando tinha 13 anos, encontramos um túnel longo e escuro, talvez você o conheça. Entramos para ver o que tinha do outro lado, mas nos primei ros metros ouvimos um barulho estranho e corremos. Hoje tenho meio século de muitas experiências na minha vida e sei que estou pronto para conhecer outro lado de qualquer túnel, de qualquer problema, não tenho mais medo de barulho, nem de escuro, meu medo é apenas de não cumprir a missão na qual já atuo, em prol da melhor qualidade de vida dos moradores da região. Para mim já chega de trânsito agarrado e lama matando, já basta de vidas destruídas pelas drogas e de gente dormindo ao relento, chega de tanto imposto mal-usado, chega família revirando lixo, che ga de falta de mobilidade. Vem comigo e traz a sua lanterna e seu santinho, vamos juntos atravessar este túnel de problemas e instalar luz ali para que todos possam ter chance de conhecer o outro lado lindo da vida”, destaca.

Na Assembleia, Tiago Pinheiro pre tende defender as bandeiras da “mobilidade intermunicipal e no que diz respeito a Re

gião Metropolitana de BH é ur gente tratar da criação de vias para automóveis e ciclistas que ajudem a destravar o contur bado trânsito entre municípios, A reativação das linhas férreas está também na minha lista de projetos. As estradas de Nova Lima/Sabará, que nos dão aces so a BH precisam ter em seu entorno uma centralidade ur bana, trazendo novos eixos de desenvolvimento e acesso aos três municípios, o que aliviará o descomunal e concentrado crescimento na região do Vila da Serra e Belvedere. Outra centralidade que proponho trabalhar, é a estrada que liga Nova Lima, Raposos e Rio Acima passando próxi mo ao CT do Vila Nova e chegando na rota turística, ‘Via Liberdade’ na BR-040.

Tiago Pinheiro explica que tem visto e trabalhado para melhorar a vida de quem está com dificuldades: “A minha dor é ver que na RMBH milhares de pessoas estão dor mindo nas ruas e, isso, é uma prioridade em minhas atividades jurídicas, há anos. Dou a mão para levantar quem precisa da regula rização fundiária e para quem tem a famí lia destruída pelas drogas. Vejo com alegria o emprego e a renda chegar às famílias que apoiei. Quero ampliar o número de pessoas ajudadas ao ser eleito. A Rede Sustentabili dade, partido político que ajudei a fundar, me inspira e ajuda a continuar acendendo luzes no fim dos túneis”.

fender e algumas das ações já realizadas em prol da população. A ordem da publicação está acontecendo de acordo com o retorno das res postas dos candidatos.

Na Assembleia, Gracy Torres quer a educação e proteção a crianças como prioridade

A bacharel em Adminis tração de Empresas e especialista em segurança digital, Gracy Tor res afirma que as suas reflexões durante a pandemia a levaram a tornar-se candidata a uma vaga na Assembleia de Minas. “Nos três últimos anos o mundo sofreu mu danças que impactaram profun damente nossas vidas. As diversas transformações ocorridas na polí tica, economia, modelos de negó cios, relações sociais, psicologia social e na saúde afetaram diretamente a forma como trabalhamos, vivemos e nos relacionamos. Um momento como esse de grandes e profundas transformações também nos inspirou grande re flexão sobre nossas vidas, valores e propósitos. E foi nesse momento que tomei grandes decisões em nível pessoal e profissional. Decidi que che gou a hora também de uma transformação na minha vida de modo que o tempo a que dedico à minha vida profissional possa também impactar e transformar a vida de outras pessoas, de ma neira mais ampla e coletiva dispondo para tanto meu conhecimento e experiência como profis sional e toda minha luta de 22 anos em defesa dos direitos das crianças”, conta.

Prossegue Gracy Torres: “Sempre me de diquei com muita paixão, determinação, estudo e foco a todos os meus projetos profissionais buscando atingir a excelência em tudo que faço. Porém, percebi que para atingir um número maior de pessoas deveria me dedicar à carreira

política, pois através de políticas públicas construídas com respon sabilidade e participação popular terei a oportunidade de proporcio nar a transformação na vida das pessoas, especialmente em defesa dos direitos das crianças e ado lescentes. Desta forma decidi me lançar como candidata à Deputa da Estadual pelo partido PL, uma vez que sou conservadora, cristã e estou alinhada com os valores de Deus, pátria e família”.

A candidata diz que na Assembleia pre tende defender e combater as seguintes pautas: “Combate à pedofilia, educação e proteção de crianças e adolescentes na internet e segurança pública. Como tenho foco nas crianças e adoles centes, também me preocupo com os altos índi ces de obesidade infantil, principalmente depois do período de isolamento social, e pretendo esti mular atividades físicas entre os pequenos como fator de promoção da saúde física e mental”.

Gracy afirma que, ao longo de sua traje tória, tem desenvolvido uma série de ações com as suas propostas: “Fundei a ONG de segurança pública COMSEBB – Comitê de Segurança Pú blica do Bairro Buritis, que baixou os índices de criminalidade no bairro. Liderei a participação dos comerciantes da região nos projetos de com partilhamento de imagens de câmeras de segu rança no comércio, o que fortaleceu o projeto de segurança do bairro, entre outras ações e cam panhas educativas”.

Mariel Marra quer combater a corrupção e fomentar o turismo

Mineiro, nascido em Belo Horizonte, cristão, pastor e conser vador, Mariel Marra explica assim a sua decisão de pleitear uma vaga na Câmara Federal: “De forma sim ples e direta posso dizer que foi Deus, porém preciso aqui explicar rapidamente a razão de crer nisso. Eu entendo que todas as pessoas nascem com um propósito nesse mundo. Ninguém existe por mero acaso ou acidente. Eu nasci para atuar na esfera da política. Inde pendente de ocupar algum cargo eletivo, essa é a minha razão de existir. Diante disso, minha candidatura esse ano é mera consequência do trabalho desenvolvido ao longo de uma vida e do chamado específico de Deus pra mim”.

Se eleito, Mariel Marra pretende defender na Câmara Federal suas posições e explica: “Sou cristão tenho uma visão de mundo, a qual me leva inevitavelmente à defesa da vida, família e liberdade. Assim, como Deputado Federal atua rei de maneira firme principalmente no combate à corrupção, no combate à fome, defesa de um meio ambiente equilibrado, cujos recursos na turais possam ser utilizados para benefício da população local, bem como fomento do turismo em Minas como meio de geração de emprego e renda nos municípios”.

Já em outro campo, o candidato entende “que todos estes temas estão diretamente rela cionados à defesa de uma vida digna, defesa da família e também exercício da liberdade em sentido amplo. Aqueles que quiserem conhecer

minhas propostas em detalhes podem me buscar em todas as redes sociais ou acessar meu site deputado.marielmarra.com”.

Mariel Marra disse que já teve a oportunidade de desenvol ver em Nova Lima e região ações importantes: “Em Nova Lima atuei em duas frentes de trabalho. A primeira e, principal delas, foi o combate à corrupção ao ser au tor de um pedido de cassação de vereador por quebra de decoro parlamentar. Entendo que as casas legislativas precisam ser moralizadas para que passem a ter credibilidade diante da população e dessa forma possam representar bem o povo.

A segunda frente de trabalho foi rela cionada aos atingidos pelas enchentes de 2021. Tive uma atuação modesta auxiliando volun tariamente o início da CPI das Mineradoras, a qual foi instalada para investigar a causa das enchentes de janeiro daquele ano. Por motivos alheios à minha vontade, entendo que aquela CPI não fez o trabalho que deveria ser feito na apuração dos fatos, porém sigo à disposição da Câmara de Nova Lima e seus vereadores para auxiliar sempre que necessário”, disse ele.. Mariel também destaca: “sou casado há 12 anos, pai de um menino de 1,7 ano, e acredito muito na importância de uma boa construção familiar, sendo que já tive a oportunidade de ce lebrar mais de 900 casamentos nos últimos 16 anos de ministério. Exerço a advocacia há 7 anos e sou Pós Graduado em Direito Público”.

Tiago Pinheiro quer defender na ALMG a mobilidade intermunicipal
Divulgação/Anna Gifford Torres Divulgação/Cedida Mariel Marra © Foto: Divulgação/Cedida Léo Burguês © Foto: Divulgação/Cedida Tiago Pinheiro
Nº 386 | 25 de setembro de 2022Política08
© Foto:
Fotografia/Cedida Gracy
© Foto:

Em fase de finalização dos trabalhos da CPI de Empreendimentos Minerários, os vereadores membros da comissão visitaram o Complexo Administrativo da Vale no bairro Águas Claras. Na visita, a equipe técnica da empresa fez uma apresentação dos Planos de Atendimentos de Emergência das Barragens de Mineração (PAEBM), além de explicarem aos vereadores o funcionamento do Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

Após a visita ao CMG, os vereadores foram conhecer a Estrutura de Contenção à Jusante – ECJ de Macacos.

Essas visitas foram de extrema importância para o conhecimento das questões relacionadas às barragens no município e contribuirão para a elaboração dos relatórios e finalização dos trabalhos da CPI.

Durante a Sessão Plenária realizada no dia 02/08, os vereadores e vereadoras aprovaram e encaminharam para sanção do executivo, três projetos de lei importantes para cidade:

O primeiro deles, PL 2150/2022, declara Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Nova Lima a festa de Nossa Senhora do Pilar.

Já os projetos de lei 2153/2022 e 2154/2022 tratam sobre a instituição do prêmio Meninas Olímpicas e do programa de certificação Crédito Verde e selo Nova Lima Sustentável, respectivamente.

O prêmio Meninas Olímpicas visa homenagear as estudantes brasileiras de escolas públicas que tenham representado o Brasil em Olímpiadas Científicas realizadas em todo o país, reconhecendo o esforço e dedicação delas, além de se tornar um espaço de representatividade para outras meninas. E o Programa de Certificação de Crédito Verde e o Selo Nova Lima sustentável tem por objetivo incentivar a adequação de edificações com regularidade urbanística às medidas de sustentabilidade e resiliência, contribuindo para reduzir os impactos das mudanças climáticas.

No dia 10 de agosto, a Câmara de Nova Lima realizou audiência pública para debater os impactos da obra de duplicação da MG-030 para a população nova-limense.

A audiência ouviu cidadãos e moradores do entorno da MG-030, bem como o ex-prefeito Carlinhos Rodrigues e os vereadores da cidade.

Na ocasião, foram expostos problemas e dificuldades enfrentadas pelos moradoras do entorno da MG-030, onde acontecem as obras de duplicação, e discutidas alternativas para soluções dos problemas.

No dia 12 de agosto, aconteceu o lançamento do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), na Câmara de Nova Lima.

O CIAM é uma estrutura direcionada ao acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. Tem a finalidade de zelar pela defesa dos direitos da mulher, recebendo diretamente das polícias Civil e Militar encaminhamentos das vítimas de violência doméstica que demandam atendimentos prioritários psicológico e de orientação jurídica. Fiscalizar e acompanhar a execução de políticas públicas para as mulheres também é função do CIAM.

Dessa forma, a Câmara contribui, de forma efetiva, para o fortalecimento de ações de suporte e acolhimento no atendimento às mulheres em situação de violência, prestando um serviço para a população da cidade e, com isso, abrindo ainda mais as portas do Legislativo para a população.

Nº 386 25 de setembro de 2022 09 Informe Publicitário
Câmara aprova projetos importantes e abre portas do legislativo para a população História, educação e sustentabilidade PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSAS E OUTRAS AÇÕES, ACESSE NOSSO SITE E REDES SOCIAIS Visita técnica da CPI de empreendimentos minerários à Vale Centro integrado de atendimento à mulher começa a funcionar na Câmara de Nova Lima Audiência pública debate impactos da obra de duplicação da MG-030 camaranovalima www.cmnovalima.mg.gov.br

PAROU

Sem soluções de mobilidade para a região, moradores vivem dia de caos e transtorno

Um acidente com um ca minhão de bebidas na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no último dia 21 de setembro, dei xou o trânsito, que já era ruim na região, mais complicado, e ainda trouxe reflexos em vários pontos do eixo-sul de Belo Ho rizonte. Foi um verdadeiro caos: o tráfego de veículos ficou pa rado em diferentes ruas e ave nidas trazendo consequências desastrosas para milhares de pessoas. O ocorrido acendeu o alerta para a população sobre a questão da mobilidade urbana em BH. Mas, que nó foi este?

A dentista Juliana Pe drosa Rodrigues, moradora do Edifício Cinecittá, no Vila da Serra, conta que viveu um ver dadeiro transtorno no dia. Ela saiu de casa às 8h30m, para uma reunião com advogados e contadores para tratar de um inventário do pai. Do Vila da Serra até a entrada do Belvede re ela gastou 2h30m para fazer o percurso. Como tinha outro

compromisso importante às 13 horas, duas consultas médicas - uma agenda complicada para remarcar - decidiu cancelar o compromisso com os profissio nais que já estavam reunidos à sua espera. “Se insistisse no trânsito eu perderia a consulta das 13 horas, no Hospital Fe lício Rocho. O jeito foi procu rar uma rota alternativa para sair do trânsito e chegar até a casa de minha mãe no bairro São Pedro e levá-la ao médico. Assim, consegui com muita di

ficuldade acessar a Rua Pata gônia, depois a Bandeirantes, descer a Estevão Pinto e aces sar o bairro Savassi”, explicou Juliana.

Ainda segundo a morado ra, o que agravou a situação foi o fato de o aparecimento das abelhas exigir que as duas pis tas fossem fechadas e nada ser feito para dar vazão ao volume de veículos parados. “As autori dades de trânsito deveriam in formar aos motoristas e orde nar o trânsito. Um trajeto que levaria 30 minutos para ser feito, eu gastei mais de 3 horas. Só consegui chegar na casa da minha mãe às 11 horas”, disse Juliana. A moradora reforça que os municípios de Belo Ho rizonte e Nova Lima precisam criar alternativas para o trân sito, por causa do crescimento da cidade e da região entre Vila da Serra e Belvedere. E que o morador não pode mais perder compromissos por falta de op ção no trânsito.

“A cidade teve um infarto”

O especialista em trânsito, Silvestre Andrade, proprietário da Infraplan Consultoria, em presa especializada na realiza ção de estudos de engenharia, tráfego, transporte e logística, disse que este foi um aconte cimento inusitado no principal corredor da cidade, onde há um volume alto de veículos com um acidente no horário de pico da manhã. “Infelizmente, este acidente travou completamen te o trânsito e o motivo é que não há outra via com capaci dade para escoamento do volu me de tráfego como a Avenida Nossa Senhora do Carmo. De um lado, temos o bairro Sion com ruas estreitas e do outro lado o Morro do Papagaio, sem saída para nenhum ponto. En tão, não há como liberar o vo lume de veículos que se formou ali”, explicou.

Silvestre Andrade ressal ta que é preciso criar alterna tivas de desvio: “A cidade tem funcionado como um sistema semelhante ao corpo humano. Quando as nossas artérias co meçam a se entupir e impedir a circulação, somos os primeiros a perceber, com o desconforto, o cansaço, o bloqueio. Ficamos prostrados. Assim está aconte

cendo com o trânsito. A cidade teve um infarto, pois entupiu uma importante artéria no seu sistema viário”, comparou.

O especialista explica que com a volta do tráfego à normalidade pós pandemia, a hora do pico e o sistema de restrição da capacidade de escoamento acabaram espa lhando uma onda de choque que bloqueou rua por rua e se espalhou atrás da avenida,

gerando um tumulto há muito tempo não visto. “Não é algo que acontece todo dia, mas vimos que não há como des viar esse tipo de tráfego pelos bairros São Pedro e Sion, pois é muito restritivo. Até mesmo o aparato para desvirar o ca minhão contou com uma ação operacional mais intensa, exi gindo uma ação mais rápida, embora complicando mais a situação”, informou.

Vila da Serra sem alternação

Segundo Silvestre An drade, o que se viu na Aveni da Nossa Senhora do Carmo serve de exemplo para outros corredores e vias da cidade.

“No Vila da Serra, por exemplo, há uma rede viária sem alter nativas com a Oscar Niemeyer como principal corredor e um sistema viário insuficiente por ainda contar com uma urba nização ao redor em estágio incipiente. Assim, o que acon tecer ali, vai se espalhar no eixo com Belo Horizonte, como aconteceu com a Nossa Se nhora do Carmo que atende a região Centro-Sul, é a entrada para quem chega do Rio de Ja neiro. Um problema na MG030

e na Alameda é um problema para a região inteira”, pontuou. Silvestre Andrade expli ca que as principais vias ur banas precisam ser ligadas a outros caminhos para me lhoria da circulação pública, pois estão situadas em áreas urbanas caracterizadas por adensamento ao longo de sua extensão. “Precisamos de mais vias coletoras para redistri buir o trânsito pela região, pois são elas que farão esse papel de distribuir e mover o trânsito para as vias arteriais. Para isso, precisamos de um planejamento viário coerente com a necessidade de cada região.”

Construir caminhos

Silvestre Andrade reforça a necessidade de construir alter nativas para o trânsito, de forma a desafogar as vias arteriais. “Há propostas importantes que vira ram projetos como a construção de um viaduto ligando o Belvede re aos bairros São Bento e Santa Lúcia, que deslocaria o fluxo para a Avenida Prudente de Morais, a Rua Conde Linhares e aliviaria o tráfego com importantes sis temas transversais alternativos, ou mesmo ligando à Raja Ga baglia. Seria uma passagem em desnível ou um ramo em baixo e outro em cima, construindo uma articulação com a Prudente de Morais, ou até mesmo um acesso mais fácil naquele trecho para a Bandeirantes. Como se estivésse mos fazendo algumas ‘pontes de safena’ para liberar a circulação pelas vias laterais. Esse projeto está no Plano Diretor do municí pio, dentro do REURBs, e existe desde a década de 70. O primei ro Plano Diretor do município já estabelecia um plano viário da cidade. Uma proposta que nunca foi implementada por vários mo tivos como dificuldade de orça

mento, mudanças de prioridade, entre outras”, explicou.

Ainda segundo o especia lista, outra alternativa de plane jamento viário é a utilização do leito da rodovia, criando uma op ção de ligação na cidade, saindo de Nova Lima indo até Águas Claras, Sabará e Betim. Ele res salta que vários projetos esbar ram em questões ambientais como no Vetor Sul com a Serra do Curral. Em outros casos, como no alto da Avenida Afonso Pena, a rua Agulhas Negras, a Raja, a Nossa Senhora do Carmo, a Pru dente de Morais, a Carangola e a Leopoldina, que poderiam se interligar são na verdade corre dores sem articulações entre si por causa da topografia irregu lar, etc. “Como isso não acontece, tudo converge na Avenida Nossa Senhora do Carmo. Este é um bico do funil. Quando há proble ma no trecho, ela entra em co lapso”, declarou.

Para Silvestre, as alternati vas para o trânsito devem passar pela criação de novas vias e pela implementação de um sistema de transporte público de qualidade.

© Foto: Rede Social/Dudu Barbatti/Instagram © Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal Alameda Oscar Niemeyer: Como principal corredor do Vila da Serra tornou-se insuficiente para conter o fluxo de veículos Juliana Pedrosa Rodrigues: Do Vila da Serra até a entrada do Belvedere ela gastou 2h30m para fazer o percurso
Nº 386 | 25 de setembro de 2022Trânsito10
O DIA EM QUE O TRÂNSITO
11Nº 386 25 de setembro de 2022

Como saber o momento certo para reestruturar uma empresa

O Brasil conta com 20,1 milhões de empresas ativas de todos os portes e nos mais variados ramos de atuação, sendo que 368 mil foram cria das somente neste ano e 71,1% delas levaram menos de um dia para ser abertas. Os dados são do Mapa das Empresas, ferramenta do governo fede ral. No entanto, na maioria das vezes, a facilidade encontrada para iniciar as operações não garante a prosperidade nem longevidade, como apontam estudos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ins tituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Muitas empresas sequer ultrapassam os primeiros anos por falta de lucro ou gestão eficiente.

Nas pequenas, médias e grandes empresas, não há apenas uma causa responsá vel por levar o negócio para o fundo do poço, mas um con junto de fatores, como expli ca o professor especialista da Fundação Dom Cabral e sócio da Goose – Consultoria & Trei namentos, Haroldo Márcio. “O primeiro sinal pode ser obser vado quando a produção é alta, o produto ou serviço continua no mercado, a receita aumenta, mas se percebe que o dinheiro está em falta, inclusive para honrar algumas obrigações. Nesse cenário, mesmo com um alto esforço, as dificuldades re fletem no caixa, já que ele é a ponta de toda empresa”, avalia. Um negócio em dificul

dade é percebido quando a empresa está desacreditada, em atraso com o fornecedor, possui uma renegociação sem o devido cumprimento e existe desconfiança do mercado fi nanceiro, diante de obrigações vencidas. Em alguns casos, até os colaboradores ficam des motivados porque os salários e outros compromissos estão pendentes, como o FGTS em atraso ou INSS não recolhido.

Mas, afinal, quando pedir ajuda? “Essa é uma questão crucial, porque, diversas vezes, a empresa começa a ter um tipo de problema, busca solu ções paliativas, resiste em pe dir ajuda, mas, no momento em que decidir procurá-la, já não há muito mais o que fazer. Por isso, costumo dizer que esse pedido de auxílio deve ocorrer logo no primeiro sinal”, orienta o especialista.

Correção de rota Principais desafios

A saída passa pela re estruturação da empresa, que representa a correção da rota a ser trilhada. “Para começar, é necessário fazer um amplo diagnóstico e entender a real situação do negócio, como a dívida existente, o que é gerado de caixa e as negociações ne cessárias a serem feitas”, ana lisa o sócio da Goose, com sede em Belo Horizonte.

Em seguida, é fundamen tal compreender como recupe rar a credibilidade e construir um plano correto. “Depois que a empresa começa a se reerguer, é necessário pensar a longo prazo. A partir daí, é fundamental mo nitorar os indicadores e melho rar os processos de governança, para que a empresa consolide esse movimento”, destaca.

O primeiro fator que tem de ser levado em consideração em um processo de reestrutu ração é que a empresa só so brevive se o negócio for viável. Reorganizar passivo, negociar com fornecedores e obter li nhas de crédito são passos importantes, contudo, insufi cientes, pois é imprescindível sobrar recursos para pagar a operação, que sempre precisa ser viável.

O segundo é o engaja mento da empresa, principal mente da alta direção. “Não adianta pregar um discurso de reestruturação, ações de austeridade e a ideia não ser comprada por todos, sobretudo pelo comando. É preciso mudar o perfil (da empresa). Os gas tos desnecessários devem ser

cotados e as falhas dos setores, corrigidas. Dar o exemplo é de suma importância nesse pro cesso”, destaca o especialista, que também enfatiza a neces sidade de a equipe estar aberta a mudanças de paradigmas.

Uma empresa engaja da, com sócios conscientes de suas responsabilidades, um direcionamento bem feito e negócio viável permitem a restruturação de qualquer em preendimento. Com o compro misso de todos, as dificuldades podem ser superadas. “Quase toda empresa passa, em algum momento, por uma situação de dificuldade e pode precisar de alguém que tenha um olhar diferente, de fora, sem emoção e com um pensamento mais racional focado na solução do problema. A reestruturação de empresas é uma realidade em todo o mundo”, encerra Harol do Márcio.

Cat Design lança o arranhadores ecológicos para gatos

Para você que tem um gatinho que ama brincar e arranhar os móveis, o Arra nhador DE papelão é a melhor opção. Foi pensando nisso que a Cat Design lançou o brin quedinho de gato que, além de ocupar pouco espaço, garante a distração do seu pet e ainda ajuda na preservação de mó

veis. A Cat Design é uma mar ca de arranhadores ecológicos para gatos feitos com o exclu sivo Kraft duplo ondulado Kla bin, papelão virgem e que por ainda não ter sido reciclado, mantém as fibras orgânicas de polpas de árvores macias.

Os gatos identificam sua semelhança com a árvore, seu

habitat natural em ambien te selvagem, sendo adequa do para afiarem suas garras sem machucá-las e encontram conforto térmico ao se deita rem, já que ele tem 2ºC a mais em sua temperatura corporal.

Contato: Instagram da Cat Design é @catdesign.kraft e (31) 99125-4494

Especialista afirma que ignorar sinais de alerta pode custar caro e ser irreversível
Para começar, é necessário fazer um amplo diagnóstico e entender a real situação do negócio, como a dívida existente, o que é gerado de caixa e as negociações necessárias a serem feitas”
Nº 386 25 de setembro de 2022Negócios12
© Foto: Divulgação/freepik.com

Tom

13Nº 386 25 de setembro de 2022 ARTE, GASTRONOMIA E DIVERSÃO 07, 08 e 09 DE OUTUBRO RUA BÚFALO, ESQUINA COM RUA NATAL 07/10 (sexta-feira) 19h 20h 21h 22h 08/10 (sábado) 12h 13h 14h 15h 16h 17h 18h 19h 20h 21h 09/10 (domingo) 11h 12h 13h 14h 15h 16h 17h 18h 19h 20h 21h Øjuara MC NELLY DO RT Grupo Asa de Barata Grupo D’Lima Junio Sodré Gilberto Todt Isabela Morata Lúcio Lopes e banda NaPaz Grupo Só Atitude CHORO DE LAMPARINA Banda Barear Coral Caminho Novo Grupo É Bom Rogério Luciano Rafuxo Olímpio dU Carmo Sonne e Gabriela rocha Davi e Gui Coletivo Cipó de Aroeira Gigi Chacal, Marcelo Vaz e banda Grupo TOP CITY CLUBE A Rodolfo Rodrigues & Chora Viola TRAD+ JARDIM CANADÁ RUA AMÉLIA DE MAGALHÃES PESSOA, S/Nº 16/10 (domingo) 09h 10h 11h 12h 13h 14h 15h 16h 17h 18h 19h 20h 21h 14/10 (sexta-feira) 19h 20h 21h 22h 15/10 (sábado) 12h 13h 14h 15h 16h 17h 18h 19h 20h 21h Leo Laporte DJ Brenda Morsi Erva de Gato duo Amanda Rocha Banda Camaleões Behind My Mask Paulo Sena
na Caixa Pedro e Juh e banda Banda Átila CHUKAKA Jay Walter Canuto Mart Posse Samba Trio Grupo Simples Desejo EdDY e Lucinho Isaque Tales Fabricio Gurgel e banda Manifesto Dissonante Microphonia Rock Bar Batalha CTR Soberanas Lurdinha da Sanfona Gotenks Banda Delegados Efeito Congá CENTRO - SEDE 14, 15 e 16 DE OUTUBRO Simplesmente Marco Danilo Paulo Pedro Alpha e Iago Richard Ian Emcee Du Arrocha Célia Anrafel Só Reznha Sambuteko SÓ ENTUSIASMO CuRIMBa do Benedito Banda Seu Genézio Luís Agenor aURORA KAOS Coral do Jambreiro Cogumelos Derrapantis 19h 20h 21h 22h Mateus Oliveira Xande Sato Ruyter Fernandes Banda MustarPH Nicole & Leonardo Cantares Banda OTN Romero Bicalho Banda Odete Roitman Banda TÔ DY BOA Baile dos Românticos 12h 13h 14h 15h 16h 17h 18h 19h 20h 21h 11h 12h 13h 14h 15h 16h 17h 18h 19h 20h 21h 23/09 (sexta-feira) 24/09 (sábado) 25/09 (domingo) PRAÇA DA ESTAÇÃO, S/Nº HONÓRIO BICALHO programação MÚSICA transmissão AO VIVO PrefeituradeNovaLimaOficial

Hospital Madre Teresa adquire o mais moderno sistema cirúrgico robótico: o Robô da Vinci

Há quase 40 anos o Hospital Madre Teresa (HMT) trabalha para que os melhores tratamentos e tecnologias cheguem aos seus pacientes – a cirurgia robótica é uma delas.

Neste ano, a instituição adquiriu o robô Da Vinci – inteligência utilizada em uma gama de procedimentos cirúr gicos, dentro de especialidades como: Cirurgia Bariátrica, Cabeça e Pescoço, Coloproctologia, Cirurgia Geral, Gine cologia, Torácica, Urologia, dentre ou tras.

A plataforma robótica é reconhe cida mundialmente por sua eficácia e segurança, graças às tecnologias ca pazes de realizar procedimentos com plexos com mais segurança e asser tividade - visão 3D em alta definição que garante a equipe médica um olhar privilegiado da área cirúrgica, além dos instrumentos de alta precisão e impac tantes tecnologias de reprodução de imagem.

Todo esse aparato, possibilita ao médico realizar, de forma menos inva siva e com menor número de incisões, cirurgias consideradas convencionais e complexas. Ou seja, a cirurgia com o Da Vinci representa para o paciente inúmeros ganhos como: pós-operatório mais tranquilo, menor chance de san gramento, menor tempo de internação, além de uma recuperação e cicatriza ção mais rápida e menos chances de complicações pós-operatórias.

“A chegada do Da Vinci repre senta mais um grande salto tecnoló gico da nossa instituição. Não temos dúvidas que a eficiência do robô será somada a expertise de nossas equipes que, há quase 40 anos, realizam, com maestria, inúmeros procedimentos al tamente complexos. É uma grande con quista para todos nós”, comenta a Dire tora Geral do Hospital Madre Teresa, Ir. Neusa Palhão.

O robô

O Da Vinci dispõe de três módulos, são eles: o console (painel de instrumen tos) utilizado pelo cirurgião em posição principal, o suporte para câmera, os bra ços robóticos, que são comandados pelo médico, e ainda um equipamento para visualização de imagens em altíssima re solução.

Além da parte física, o Da Vinci, con ta ainda com um complexo e completo sis tema de proteção que dispõe de mecanis mos que garantem ainda mais segurança ao paciente e a equipe médica. O Filtro de Tremor, por exemplo, faz com que movi mentos indesejados e bruscos, realizados pelo cirurgião, não sejam reproduzidos pelo robô, garantindo maior precisão.

Outro grande diferencial está nos instrumentais de ponta do Da Vinci que possuem configuração pré-definida sobre o limite de força a ser utilizado em cada tecido. Essa configuração não pode ser al terada e não depende da força aplicada pelo cirurgião.

O sensor de presença também é ponto chave nessa tecnologia disponível no HMT. Isso porque o robô possui sen sor que detecta a presença do médico em seu console, ou seja, sem o cirurgião posi cionado, nenhum movimento acontecerá, impedindo que os instrumentos se mexam por acidente e sem que o médico os esteja visualizando.

De acordo com o urologista, Dr. Paulo Arantes, “a plataforma Da Vinci chega ao Hospital Madre Teresa para ser utilizada por um corpo clínico que já possui gran de expertise em cirurgia robótica. Além da

equipe cirúrgica altamente especializada, o suporte recebido pelas equipes de enfer magem, intensivistas e anestesia de alta capacidade técnica, faz com que os resul tados a serem atingidos sejam os melhores

possíveis. O Da Vinci vem realmente para complementar todo o serviço cirúrgico do Hospital Madre Teresa, chegando em tem po oportuno a uma equipe madura e ex periente nas mais diversas especialidades”.

Oncologia do Hospital Madre Teresa: cuidado humanizado e de excelência

O Hospital Madre Teresa (HMT) inaugurou, neste ano, o espaço exclusivo para o serviço de Oncologia da institui ção. O confortável espaço dispõe de infra estrutura de ponta e conta com o apoio de 6 médicos oncologistas altamente ca pacitados para atender a todos os tipos de câncer, com exceção dos cânceres pediá tricos. O departamento é responsável por realizar in loco todos os procedimentos infusionais como: Quimioterapia e Imuno terapia.

De acordo com o oncologista do HMT, Dr. Alexandre Esteves, o espaço destinado a especialidade dentro da ins tituição representa um expressivo ganho não somente a instituição, mas principal mente aos pacientes. “Com esse espaço podemos otimizar os processos e realizar a integração entre os departamentos para a realização de exames de imagem, labo ratório, prontuário único, dentre outros. Além disso, o nosso paciente recebe seu tratamento em um local agradável e tran quilo, cuidado indispensável para quem está enfrentando a doença”, comenta.

O primeiro paciente do novo espaço

da Oncologia foi o Sr. Claudiomar Pereira, que veio de Parauapebas/PA para reali zar o seu tratamento no Hospital Madre Teresa. “Quando cheguei, logo no primei ro dia, já foi possível perceber o cuidado.

O médico saiu do consultório e veio me cumprimentar. Sem dúvidas é uma forma de tratar melhor o cliente, com respeito.

Me senti muito acolhido por toda a equipe de médicos, nutricionistas, enfermeiros e recepcionistas”, comenta.

Segundo dados do Instituto Na cional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar de 2020 a 2022, cerca de 625 mil novos casos de câncer por ano. A estimativa mostra que o câncer de pele não melanoma deve permanecer como o mais incidente, sendo 177 mil novos casos por ano. Em seguida, observa-se o câncer de mama e próstata, com 66 mil casos cada; o de cólon e reto, com 41 mil casos; o de traqueia, brônquio e pulmão, com 30 mil casos e, estômago, com 21 mil.

Panorama Melhores tratamentos: Dr. Paulo Arantes e Dr. Pedro Romanelli na inauguração da sala de Cirurgia Robótica
Nº 386 | 25 de setembro de 2022Saúde14
© Fotos: Divulgação/Cedida HMT
TELE TAXI BELVEDERE Tele Taxi Há mais de 25 anos atendendo a região. PROMOÇÃO CONFINS RAPIDEZ PELA FAIXA DO MOVE 98237-4942 • 0800-283-9060 140 R$ ,00 em dinheiro Corridas da Zona Sul de BH e Vila da Serra 3 2 8 6 . 6 0 9 0 • 3 2 8 6 . 0 4 3 5 3226-2026 3286-6090 0800-283-9060

BH recebe Exposição de Orquídeas em outubro

Com a chegada da pri mavera, a beleza das flores é contagiante nas ruas das cidades brasileiras. Em Belo Horizonte não é diferente, em praças e avenidas dezenas de árvores estão floridas e encan tam as pessoas. Há flores em todo lugar. E para abrilhantar ainda mais esta estação do ano tão bonita, depois de dois anos, a Associação Mineira de Orquidófilos (AMO) retorna com sua tradicional Exposição de Orquídeas, ainda numa ver são reduzida. Entre os dias 21

Viva Arte Festival vai tomar conta das ruas de Nova Lima

Sucesso em 2021, o Viva Arte Festival – uma grande celebração da cultura nova-li mense – chega à sua segunda edição com novidades. Desde o último dia 23 de setembro, o público poderá conferir mais de 250 artistas da dança, li teratura, teatro e música gra tuitamente em diversos pontos de Nova Lima. Neste ano, o projeto que era on-line, pas sa a ser presencial no Teatro Municipal, em Honório Bicalho, no Jardim Canadá e na área central, o que possibilita que a população possa acompanhar de perto as performances dos artistas.

Realizado pela Prefeitura de Nova Lima, o festival tem por objetivo valorizar e divul gar os artistas locais com ca chês que variam de R$ 1.993,33 a R$ 6.400, promovendo um investimento de mais de R$ 389 mil nas apresentações.

A programação tem iní cio com o Viva Arte Música

em Honório Bicalho, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Jardim Canadá (7, 8 e 9/10) e no Centro de Nova Lima (14, 15 e 16/10), com a apresenta ção de 77 projetos musicais. O festival musical conta com área de alimentação e bebi das, recreação e toda estrutu ra para o público assistir com qualidade os shows.

Além do Viva Arte Mú sica, a Prefeitura realizará o Viva Arte Cênicas, Dança e Literatura, de 20 a 29 de outu bro, no Teatro Municipal com 17 apresentações gratuitas de artistas locais que terão sua grade de programação divul gada em breve.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Neste ano, o Viva Arte Festival estará nas regionais, no centro de Nova Lima e também na telinha de quem estiver em casa. Todo festival será transmitido ao vivo pelo YouTube.

co vendedores já confirmados, para que o público possa ad quirir espécies de orquídeas a preços especiais.

Tradicional na Capital mineira, a feira é considerada a maior exposição de flores do Estado, reúne várias associa ções de orquidófilos de várias regiões mineiras e de outros estados brasileiros, e foi in terrompida durante dois anos

por causa da pandemia. Para a presidente da Associação Mi neira de Orquidófilos (AMO), Denise Vasconcelos, a reali zação da exposição tem por objetivo “promover a oportuni dade de o público conhecer e adquirir algumas raridades da planta, com preços mais aces síveis”. A feira é aberta ao pú blico em geral.

A exposição conta com centenas de orquídeas das mais variadas espécies que estarão expostas para aprecia ção e participarão do concurso que elegerá as mais bonitas. A atração desta estação é a or quídea Cattleya warneri, que floresce na região Sudeste do país e é nativa de Minas Ge rais e Espírito Santo.

Festival Rota dos Sabores Intercity continua nos bares e restaurantes

Os moradores de Nova Lima, Raposos e Rio Acima continuam saboreando o va riado cardápio do Festival Rota dos Sabores Intercity 2022. O evento promete agitar bares e restaurantes de Nova Lima, Raposos e Rio Acima, até o próximo dia 9 de outubro. Para essa edição, foi criado um roteiro integrado entre as cidades vizinhas, que possuem afinidades naturais, culturais, históricas e gastronômicas.

O Rota dos Sabores In tercity chega como mais uma atração para integrar, de vez, o calendário de eventos, ofere cendo excelentes opções gas tronômicas aos moradores e incentivando ainda a atividade turística na região. Mais que isso: estimula os negócios de empreendedores das três cida des, fomentando as importan tes tradições da culinária local. Cada estabelecimento criou um prato usando ingredientes variados e típicos da região, como torresmo, queijo minas,

carne de panela e geleias. O público irá eleger os melhores bares e restauran tes das três cidades por meio do voto popular. Serão avalia dos os quesitos: sabor, higiene, apresentação, atendimento e tempo de espera.

CONHEÇA TODOS OS PRATOS

Os atrativos do festival e os bares e restaurantes parti cipantes podem ser conheci dos no site https://novalima. mg.gov.br. Mais informações: (31) 3581 8423

41ª Exposição de Orquídeas será realizada entre os dias 21 e 23 de outubro em Belo Horizonte – a primavera renasce depois de dois anos de lockdown
e 23 de outubro, será realizada a 41ª Exposição de Orquídeas, evento que acontecerá no Sa lão da AMAGIS, Rua Ouro Fino 367, Cruzeiro, em BH. Dezenas de expositores de Minas e cin © Fotos: Divulgação/Theodoro Seidler Gontijo/Cedidas AMO
Nº 386 25 de setembro de 2022
Nº 386 25 de setembro de 202216 Responsável Técnico: Dra. Erika Corrêa Vrandecic CRMMG 28.946

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.