Mudanças em locais de votação no Vila da Serra
Campanha imuniza cães e gatos contra a raiva
A partir do dia 12 de setembro, a Prefeitura de Nova Lima realiza campanha de vacinação antirrábica. Neste ano, a equipe percorrerá casa a casa, além de manter alguns pontos fixos de vacinação.
MPMG avança com acordo e doação ao fundo judicial para viabilizar obras viárias na região
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) acertou a doação de novos valores com o BH Shopping (Multiplan) para o fundo pecuniário destinados às obras viárias, no intuito de contribuir para as soluções dos problemas de mobilidade urbana na área de confluência entre Belo Horizonte e Nova Lima (Belvedere e Vila da Serra).
Moradores de bairros vizinhos à Serra do Curral ficaram temerosos e preocupados com as dimensões do incêndio do último dia 9 de setembro. “Nunca vi algo assim na Serra do Curral”, relatou um morador do Belvedere, de onde podia visualizar as cenas das grossas colunas de fogo e fumaça, saindo do topo da Serra do Curral, queimando o maciço, que é patrimônio mundial por integrar a Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço. Nos três dias
consecutivos de incêndio, as queimadas deixaram um rastro de destruição em áreas protegidas e, por pouco, não atingiram residências, parques e até mesmo as torres de televisão. Ainda não foi possível estimar a área queimada, mas sabe-se que os danos à natureza vão levar anos para serem recuperados. A Polícia Civil de Minas abriu investigações para identificar a autoria e materialidade de possível prática delituosa, já que a maioria das ocorrências pode ser criminosa.
Obras da Trincheira no Vila da Serra serão concluídas
Eleições / Página 7
Saúde Animal / Página 4
Cidade / Página 10
BH Centro-Sul e Nova Lima • Nº 385 / 10 de setembro de 2022
Cidade / Página 3
© Foto: Divulgação/ Cedida Corpo de Bombeiros MG
A Serra do Curral ardeu em chamas
Ipês florescem no sofrimento
Juliana Mendes Vasconcelos
/ Bióloga e Colaboradora da Promutuca / www.promutuca.com. br • adm.promutuca@gmail.com
O ipê-amarelo, que de forma ge neralizada pertence aos gêneros Han droanthus e Tabebuia e cujo nome de origem tupi-guarani, significa “pau que flutua”, “casca dura”, cuja madeira pura resiste ao apodrecimento. É apreciada tanto pela madeira, que é pesada, dura, de longa durabilidade, quanto pela sua utilidade em projetos ornamentais e decorativos. Sua lenha é de cor casta nho-oliva ou avermelhada e com veios resinosos mais escuros. É alta, atin gindo, aproximadamente de 25 a 30 metros de altura e no período de sua floração fica totalmente sem folhas, que dão lugar às flores amarelo-ouro que estampam manchas coloridas na natureza.
Tanto nas matas, como em áre as urbanas, essas árvores se destacam pelo colorido e pela capacidade de transformarem completamente a pai sagem na qual estão inseridas.
Seu florescimento acontece no frio e seca. Floresce em julho e agosto e frutifica em setembro e outubro.
Podemos dizer que os ipês flores cem no sofrimento. Mas por que isso acontece?
O período seco já que acomete grande parte do nosso país, permi
te que ocorra um dos eventos mais belos da natureza brasileira: a floração dos ipês, árvore símbo lo do Cerrado. As copas amarelas dessas árvores tomam a paisagem e fazem repensar aqueles que en caram a seca apenas como tempo cinzento de queimadas e vegetação marrom e empoeirada.
São, em geral, espécies caduci fólias, ou seja, perdem totalmente as folhas em um período do ano, caracteri zando um estado de completo es tresse hídrico, que as levam a florescer. Esse estresse causado pelo frio, queda
de temperatura e, principalmente, pela seca, aciona o reló gio biológico das plantas, indicando que é tempo de florescer. Elas “en tendem” esse estresse como seu fim e “lutam” arduamente pela sobrevi vência, produzindo flores e semen tes em grande quantidade para as sim perpetuar a espécie, resultando numa exuberante florada. Ou seja, a experiência de “qua se morte” é que ocasiona a maior beleza dos ipês nos cerrados brasileiros.
As floradas costumam durar
uma semana, em média, podendo se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a florada do ipê-ro xo, aproximadamente em julho, e ou tra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Há quem diga que quando o ipê amarelo floresce é sinal de que vem chuva para molhar a terra seca. Ao fim desse perí odo as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes que podem “voar” a longas distâncias.
Mas nem só de beleza e flora da vivem os ipês. Você sabia que eles também têm qualidades medicinais? Sua casca, entrecasca e folhas podem ser usadas no tratamento de amig dalites, estomatites, infecções renais, dermatites e outros. Também podem ser utilizados como anti-inflamató rias, anti-infecciosas e cicatrizantes.
Sua flor é considerada símbolo do Brasil, por estar presente em mui tas regiões e pelo tom vibrante das suas flores. Em 2013 a Lei Estadual 5.188 de 16/10/2013, assegurou a pre servação permanente do ipê-amarelo já que se trata de uma espécie muito cobiçada e a planta fica mais exposta à exploração e venda ilegal.
Nesse caso, nem sempre o estres se é o vilão da história. Para os ipês, não há dúvida em afirmar: sem estresse não há vida. A natureza é maravilhosa. Chega a ser poético, né?
La Niña volta a ganhar força e avançará pela primavera
Estael Sias / Publicado no MetSul - https://metsul.com/la-nina-voltaa-ganhar-forca-e-avancara-pelaprimavera/
La Niña segue atuando no Oceano Pacífico Equatorial neste fim de julho e volta a se intensi ficar depois de ter enfraquecido nas últimas se manas após o trimestre de outono ter transcorri do sob a La Niña mais forte desde 1950. Modelos numéricos indicavam que no final de junho e em parte de julho o fenômeno enfraqueceria para vol tar a ganhar força no fim de julho e durante o mês de agosto, prolongando a sua atuação ao menos até a primavera.
De acordo com o último boletim da Adminis tração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), dos Estados Unidos, a anomalia da temperatura
Expediente: Publicação da SC Soluções em Comunicação e Editora - EIRELI.
CNPJ: 05.840.966/0001-50
Registro: Cartório Jero Oliva - N. 1.112 - Livro B
Redação e Administração: Av. Luíz Paulo Franco, 500 - Conj. 704/705 Belvedere Belo Horizonte - MG - CEP 30.320-570
da superfície do mar no Pacífico Equatorial Central, a denominada região Niño 3.4, foi de -0,7ºC na última semana. O valor está na faixa de La Niña fraca, que vai de -0,5ºC a -0,9ºC, e aponta um maior resfriamen to em relação à metade de julho, quando a anoma lia chegou a -0,5ºC, limite da neutralidade. Esta é a região do oceano usada para definir oficialmente se há El Niño ou La Niña, portanto a mais atentamente monitorada.
Já no Pacífico Equatorial Leste, a denominada região Niño 1+2, perto das costas do Equador e do Peru, a anomalia de temperatura da superfície do mar na última semana foi de -1,0ºC, marca que está no limite inferior da faixa de intensidade moderada que vai de -1,0ºC a -1,4ºC. Tal área do Pacífico tem grande correlação com a chuva no Sul do Brasil durante os meses do verão com maior probabilidade de estiagem se estiver em território negativo e maior chance de chuva perto ou acima da média se estiver em terreno
Diretora: Maria Goretti Sena
Editora e jornalista responsável: Goretti Sena - Reg. MTB N. 3.053/MG
Publicidade / Comercial: publicidade@jornalbelvedere.com.br (31) 98482-9817 - Carlos
Projeto Gráfico: ORO Comunicação
Edições anteriores: (31) 3264-0211 / 3286-1181
Impressão:
Tem alguma dúvida, sugestão ou reclamação? Nós queremos ouvir você. Envie um e-mail para redacao@jornalbelvedere.com.br.
positivo.
A maior anomalia negativa observada na últi ma semana no Pacífico Equatorial Central decorre do crescimento de uma área de águas mais frias do que a média abaixo da superfície que já começa a produzir efeitos na superfície do oceano. Uma onda Kelvin trouxe águas mais quentes entre junho e julho que emergiram e foram responsáveis pelo enfraque cimento do fenômeno, mas seus efeitos já cessaram.
O enfraquecimento foi, assim, em parte, devido a uma ligeira diminuição dos ventos alísios, os ventos predominantes de Leste a Oeste perto do Equador, na primeira quinzena de junho. Quando os ventos alísios enfraquecem, o resfriamento evaporativo impulsio nado pelo vento diminui e a superfície aquece. Além disso, uma onda Kelvin bastante fraca, uma região de água mais quente que a média sob a superfície, se moveu de Oeste para Leste nos últimos meses, subin do gradualmente em direção à superfície.
*Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal. O Jornal Belvedere não se responsabiliza por con teúdos publicitários.
Distribuição gratuita: Belvedere e região, Alto Santa Lúcia, Avenida Bandeirantes, Vila da Serra, Condomínios de Nova Lima - MG-030 e BR-040 até o Alphaville e Centro Históri co de Nova Lima.
Nº 385 | 10 de setembro de 2022Opinião02
Trincheira no Vila da Serra deve ser concluída ainda este mês
Problemas e adaptações do projeto levaram a atrasos para a finalização dos trabalhos, mas a Prefeitura de Nova Lima informa que a liberação vai acontecer até o fim de setembro.
Finalmente, a tão espera da obra da trincheira no Vila da Serra está com data marcada para entrega. A Prefeitura de Nova Lima informou que os tra balhos serão concluídos em até 20 dias. A obra que estava pre vista para ser entregue em de zembro de 2021 foi postergada por causa das chuvas. Em julho, o JORNAL BELVEDERE chegou a noticiar a nova data, mas esta teve novo adiamento, dessa vez por causa de um cabeamento e instalação de um poste de olho vivo. Em seguida, o projeto pre cisou passar por novos ajustes, o que gerou mais um atraso.
Segundo informou a As sociação de Empreendedores do Vila da Serra e Vale do Sereno (AVS), como se trata de uma obra de engenharia de tráfego, foram observados, já no final da obra, alguns ajustes para a me lhoria da mobilidade do passan
te. Com isso, criaram mais uma faixa de pedestre e um pequeno alargamento na faixa de rola mento, no sentido do pontilhão, além de mais pontos de sinali zação.
Ainda segundo a AVS, as interseções não sofreram mo dificações, apenas a faixa de pedestre foi incluída. A Asso ciação de Empreendedores faz um alerta que após a entrega da obra ainda ocorrerá o período de teste, que compreende a sin cronização dos semáforos com o temporizador.
Encosta no Trevo do Vila Castela
Outra obra esperada e que deve ser iniciada ainda neste mês, é a contenção da encosta de muro, localizada na rodo
Tem o mesmo ToDo PoDe R. VoTo
RespeitaR as difeR enças, votaR bem infoRmado.
Na hora de escolher um candidato, a responsabilidade e a importância de todos os cidadãos são exatamente as mesmas. Todo voto tem o mesmo poder de definir a sociedade que queremos ser. A democracia é inegociável. Nossas eleições são transparentes, confiáveis e a base da nossa democracia. Por isso, é fundamental respeitar a escolha, a voz e o voto de cada pessoa. Afinal, não há paz sem tolerância e respeito.
A Assembleia apoia o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, do TRE-MG.
Trincheira no Vila da Serra: O projeto precisou passar por novos ajustes, o que gerou mais um atraso
© Foto: Divulgação
via Januário Carneiro, próximo à entrada do Condomínio Vila Castela. Conforme informou a
Prefeitura de Nova Lima, com o projeto executivo pronto, os ser viços de engenharia começam
neste mês com previsão de con clusão em 75 dias, a partir da data de início.
03Nº 385 10 de setembro de 2022 Cidade
Campanha imunizará cães e gatos contra a raiva a partir do dia 12 de setembro
A Prefeitura de Nova Lima realiza mais uma campanha de vacinação antirrábica. Neste ano, a equipe percorrerá casa a casa, além de manter alguns pontos fixos de vacinação.
A raiva é uma infecção vi ral aguda incurável, contraída por cães e gatos, e pode ser transmi tida para os seres humanos por meio da saliva de animais infec tados. O vírus ataca o sistema ner voso central, causando inflamação no cérebro, que pode evoluir de
forma rápida, levando à morte. Atualmente, a raiva é uma doença controlada e muito se deve às campanhas anuais de imuniza ção, já que somente a vacina pode prevenir o contágio e transmissão da doença entre animais e seres humanos. É recomendado que a
primeira dose da vacina antirrá bica para cães e gatos seja admi nistrada a partir de três meses de vida, com reforço anual.
Veja o cronograma de va cinação estabelecido pela Pre feitura de Nova Lima no quadro ao lado.
PBH publica lei que proíbe manuseio e queima de fogos e artifício
A Prefeitura de Belo Hori zonte publicou no Diário Oficial do Município no último dia 9 de setembro a lei que proíbe o manu seio, a utilização, a queima e a sol tura de fogos de estampido e de artifício, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no município. A proposta partiu da Câmara Muni cipal de Belo Horizonte e foi assi nada pelos vereadores Irlan Melo, Miltinho CGE e Wesley AutoEs cola. No entanto, fogos de vista, aqueles que produzem efeito vi sual sem barulho estão liberados.
O texto da lei, sancionada pelo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) estabelece
que: “Fica proibido o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampido e de artifício, assim como de quaisquer artefa tos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em todo o território do Município”. A proibição vale para locais fechados e abertos, áreas públicas e locais privados. E “o descumprimento do disposto nes ta lei acarretará ao infrator a im posição de multa, a ser fixada na sua regulamentação pelo Poder Executivo”.
A administração municipal regulamentará a lei no prazo de 90 dias. A Lei 11.400/2022 res salta que não estão proibidos na cidade os fogos de vista, assim
denominados os que “produzem efeitos visuais sem estampido, as sim como os similares que acarre tam barulho de baixa intensidade”.
Quando apresentaram a proposta na Câmara Municipal, os vereadores alegaram que “o foguete libera estrôncio, uma peri gosa substância tóxica e causado ra de incêndios. Causa forte polui ção sonora, assusta aves e outros animais que mudam os seus com portamentos, alterando sua rotina e, muitas vezes, provocando a mi gração e em alguns casos a mor te. Seus estampidos prejudicam a população idosa e crianças que se assustam e têm sua saúde coloca da em risco”, justificaram.
Dos gramados do Independência para o lar
Seis meses após adoção em jogo do América, cãozinho José está adaptado a sua nova família. Seis dos onze animais que participaram da ação foram adotados.
Você se lembra do cãozinho José?
Ele foi um dos integrantes da seleção ca nina do “Me Leva Pra Casa”, que entrou em campo, em fevereiro, em jogo válido pelo Campeonato Mineiro 2022, entre América e Athletic, na Arena Indepen dência, em Belo Horizonte. Passados seis meses da sua adoção, José está comple tamente adaptado à sua nova família, em Montes Claros. O cãozinho é um dos animais resgatados após o rompimento da barragem em Brumadinho. A ação realizada pelo clube mineiro buscou sen sibilizar interessados em dar um novo lar
Aluguel de sala Belvedere
Excelente localização, de frente para o BH Shopping, no Edifício BH2 Mall, com vista para a Avenida Luiz Paulo Franco.
tratados pela Vale desde 2019, 380 (280 cães e 141 gatos) já foram adotados.
A adotante, Thalita Milo, torcedo ra do Coelho, conta que acompanhou a repercussão da ação durante o jogo e se apaixonou pelo animal assim que o colocou os olhos no cãozinho. “Vi o José pela televisão acompanhando meu time do coração. Já se passaram seis meses da adoção e ele está super adap tado. Ficamos muito felizes e seguros ao longo desses meses, a Vale forneceu todo o suporte necessário para o pet se adaptar a nossa casa”, destaca.
Processo de adoção online
Os interessados podem conhe cer cada um dos animais na página “Me leva pra casa” (www.vale.com/ melevapracasa). Os veterinários são capacitados para realizar entrevistas remotas e todo o processo de adoção pode ser feito à distância. Os profis sionais acompanham o pet ao longo dos seis primeiros meses. A ação faz parte dos compromissos apresenta dos pela companhia aos órgãos pú blicos.
Foto: Divulgação/ Cedida Vale
Cãozinho José: Thalita Milo, torcedora do Coelho, se apaixonou pelo animal
a esses animais. Ao todo, 349 (296 cães e 53 gatos) seguem disponíveis para ado ção. Dos animais domésticos cuidados e
Nº 385 | 10 de setembro de 2022Saúde04 ©
Tratar pelo (31) 984829817
05Nº 385 10 de setembro de 2022 O QUÊ VOCÊ GOSTARIA DE VER HOJE? oticaconfortovisualbh www.oticaconfortovisual.com.br Na Conforto Visual você encontra • AS MELHORES MARCAS, OS MELHORES PREÇOS ATENDIMENTO PERSONALIZADO• SEUS ÓCULOS EM ATÉ 30 MINUTOS• ENTREGAMOS SUAS LENTES DE CONTATO• PRODUTOS COM A GARANTIA DE QUEM• ESTÁ HÁ 20 ANOS NO MERCADO Vão sobrar motivos para você escolher seus óculos Belvedere | Av. Luiz Paulo Franco, 436 | 3286.5573 Centro - BH | Rua da Bahia, 1.160 | 3213.4748 Sta. Efigênia | Av. Bernardo Monteiro, 1.024 | 3214.1804 Betim - MG | Partage Shopping Betim, Lj 2052 | 3117.1111
Crianças de Água Limpa identificam as ruas, conhecem o bairro e alcançam o mundo
O Projeto Plakinhas está identificando os logradouros do bairro, através das crianças, de uma forma muito diferenciada, trabalhando também o conteúdo de cada nomenclatura.
Uma ideia simples que está gerando um projeto gran dioso para a população de Água Limpa. Por meio de uma ação conjunta entre a Associação do Bairro Balneário Água Limpa (ABBAL), a Escola Municipal Urcino do Nascimento, a Secre taria de Educação do Município de Nova Lima, a Renascer Reas sentamento e Desenvolvimen
to Urbano e a boa vontade de muitos voluntários, foi criado o projeto que está identificando os logradouros do bairro, atra vés das crianças, de uma forma muito diferenciada, trabalhando também o conteúdo de cada no menclatura.
O Projeto Plakinhas teve sua motivação quando a ABBAL promoveu através de
sua representação junto ao Conselho Municipal dos Direi tos da Mulher de Nova Lima - COMDIM, uma roda de con versas com representantes da Delegacia da Mulher, Patrulha de Prevenção a Violência Do méstica, Centro de Referên cia da Mulher de Nova Lima e Coordenadoria da Mulher. Na ocasião, constatou-se que a maior dificuldade para se conseguir a presença de um efetivo maior da segurança no bairro, era a falta de identifica ção dos nomes das ruas.
Humberto Moura, presi dente da Abbal, explicou que a entidade busca “entender e men surar as necessidades do bairro e trabalhar para trazer dignida de aos moradores do Balneário Água Limpa. Entendemos que uma simples ação de identifi car todas as ruas do bairro, com placas com seus respectivos no mes fará diferença na vida de muitas famílias”, ressalta. Ainda
segundo ele, o projeto traz o sen timento de pertencimento com o bairro, um viés de ligação das crianças com a cidadania. “O
Plakinhas desperta nas crianças e nos jovens a vontade de valo rizar o lugar onde mora, a rua da sua casa”, explicou.
Passeio pelas ruas
O projeto está levando muitos a conhecerem e a fazer um passeio pelas ruas do bair ro e dessa forma aprendem o significado de cada nome dado às ruas, sua origem, sua histó ria. Além de levar a sinalização adequada dos logradouros. Uma curiosidade é que na nomencla tura dada às ruas do bairro no mapa de 1953, é possível dar uma volta ao mundo aprenden do o nome de inúmeros países e nacionalidades, conhecer dife rentes profissões, personalidade da história, estados e capitais brasileiras e estrelas e planetas.
No Projeto Plakinhas, os alunos da Escola Urcino do Nascimento, em parceria com
Prefeitura retoma obras da UBS Água Limpa
O bairro Água Limpa
está recebendo as obras de urbanização, de reordena mento territorial e regulari zação fundiária. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2018, pre vê a implantação de vários projetos urbanísticos. Um de les é a construção da Unida de Básica de Saúde do bairro, que foi retomada pelo gover no municipal de Nova Lima no final do mês de agosto.
As obras estavam pa ralisadas há quase dois anos, em função de problemas com a empresa que venceu a li citação. A previsão é que o equipamento seja entregue para a comunidade nos pró ximos 3 a 4 meses. O mode lo da nova UBS Água Limpa oferecerá mais conforto e qualidade na assistência à po pulação, por meio de infraes trutura completa para atender as demandas dos usuários. O
projeto prevê 404 m2 de área coberta com estacionamento e contempla sala de espera e recepção; banheiros com acessibilidade; sala de vacina; farmácia; consultório odonto lógico; sala de observação e procedimentos; cinco consul tórios médicos, além de outras estruturas essenciais.
Segundo o prefeito João Marcelo Dieguez, a gestão não mediu esforços para solucio nar o impasse que resultou na
paralisação da obra. “Saúde é pauta prioritária para o nos so governo. Retomar a cons trução da UBS é cumprir um compromisso com a popula ção de Água Limpa, que me rece o melhor que o município tem a oferecer em termos de infraestrutura e serviços de saúde”, ressalta.
Após a inauguração da UBS, os usuários poderão contar com sala de vaci na aberta em todos os dias
um atelier mirim criado pelo Abbal, são motivados a fazer desenhos alusivos ao nome da rua. As placas são confeccio nadas em policarbonato e após feitas as artes, recebem um ver niz especial para que o trabalho não se danifique com o tempo. Até o momento, cerca de 30 pla cas já foram confeccionadas. O grande desafio, porém, tem sido conseguir um patrocinador para o Plakinhas. Segundo informou o presidente da Abbal, para con feccionar todas as placas são necessários cerca de R$ 8 mil, um valor que a comunidade não dispõe. Qualquer pessoa física ou empresa poderá se tornar um patrocinador do projeto.
de funcionamento e atendi mentos odontológicos, ser viços ainda indisponíveis ou parcialmente acessíveis no bairro, uma vez que a atu al unidade, instalada em um imóvel adaptado, não dispõe da estrutura necessária. Com a atuação de 26 profissio nais no novo equipamento, será possível ainda ampliar os atendimentos de saúde da atenção básica já garantidos para a comunidade.
06 Nº 385 | 10 de setembro de 2022Cidade © Fotos: Divulgação / Patricia Marchi / Cedida ABBAL
Atenção eleitores: mudanças de localização de seções no Vila da Serra
As seções eleitorais que funcionavam no Campus II da Faculdade Milton Campos – da antiga Faculdade de Administração, passarão a funcionar no Campus I, na Rua Senador Milton Campos.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e o Cartório Eleitoral de Nova Lima informa aos eleitores que as seções eleitorais que funcionavam na Alameda Oscar Niemeyer, no Cam pus II da Faculdade Milton Campos – da antiga Faculdade de Administra ção, passarão a funcionar no Campus I, na Rua Senador Milton Campos, 202, em frente a Torre AltaVilla.
As mudanças das seções elei torais foram necessárias pelo fato do edifício do Campus II da Faculdade Milton Campos ter sido negociado com a Rede Hospitalar MaterDei, onde está sendo construída uma nova uni dade da rede.
Na Faculdade Milton CamposCampus I é um local de votação da Zona Eleitoral 194, com as seções: 255, 264, 270, 272, 275, 276, 281, em Nova Lima, onde os eleitores podem vota rem.
Pelo aplicativo, é possível emitir a segunda via de forma fácil e rápida, a qualquer momento, sem precisar de atendimentos presenciais que encer ram esses serviços de reemissão al guns dias antes do pleito.
Eleitor deve deixar celular com mesário antes de votar
Aparelho deverá ser deixado na mesa receptora junto com o documento de identificação. A decisão tem como objetivo garantir o sigilo do voto.
O pleito das eleições 2022 acon tece no dia 02 de outubro e um pos sível segundo turno, no dia 30 de ou tubro. Nestes dias, todo o brasileiro com 16 anos ou mais, têm o direito de exercer o seu direito ao voto e esco lher um representante pelos próximos 4 anos. Contudo, após passado algum tempo sem votar, muitos eleitores não se dão conta de que perderam o títu lo de eleitor, dando por falta do docu mento somente próximo ao pleito. Será que quem perde o título de eleitor não pode votar?
A resposta é sim! quem perdeu o título de eleitor, poderá votar no dia do pleito, desde que apresente como iden tificação, um documento oficial com foto, tais como: carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profis sional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação.
É importante ressaltar que, de acordo com o Tribunal Superior Eleito ral (TSE), o eleitor que tenha feito o ca dastramento biométrico e seu e-Título possua foto, não será preciso apresen tar outro documento de identificação com foto no dia da votação. Já quem não fez o cadastramento biométrico, a apresentação do e-título junto com um documento oficial com foto, é obriga tória.
Eleitoras e eleitores devem deixar o celular com os mesários antes de votar e o aparelho deve ser entregue junto com o documento de identificação. A decisão foi tomada pelo Plenário do Tribunal Supe rior Eleitoral (TSE) na sessão administra tiva do dia 25 de agosto ao analisar uma consulta formulada pelo partido União Brasil (União). O objetivo é garantir o sigi lo do voto previsto na Constituição Fede ral, além de evitar eventuais coações aos próprios eleitores. A mesma regra vale para outros equipamentos como máqui nas fotográficas, por exemplo.
A decisão foi unânime e seguiu o voto do relator, ministro Sérgio Banhos. Na pró xima sessão administrativa, marcada para terça-feira (30), o Plenário deve incluir a re gra em um novo texto da resolução que está
em vigor para as Eleições de 2022.
O objetivo é complementar a deter minação que já consta da Lei das Eleições (91-A da Lei 9.504/1997), que proíbe ex pressamente que os eleitores entrem na cabine de votação com o celular ou qual quer outro instrumento que possa com prometer o sigilo do voto.
Ficou determinado ainda que, em caso de descumprimento, os mesários po derão acionar o juiz responsável pela zona eleitoral, podendo a polícia militar ser soli citada para solucionar eventuais questio namentos.
Os ministros reforçaram que o artigo 312 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) determina que a pena para quem violar ou tentar violar o sigilo do voto pode ser de até dois anos de detenção.
Os dados básicos como seu nome, número do título de eleitor, zona eleito ral e seção eleitoral estão cadastrados página principal do aplicativo em “E-tí tulo” – um aplicativo da Justiça Elei toral que contém a versão digital do documento e que possui um QR Code para validação na sua zona eleitoral.
Os ministros do Tribunal Supe rior Eleitoral (TSE) conheceram, de forma unânime, de consulta que inda gava sobre a proibição da circulação de pessoas portando armas nos locais de votação, nas seções eleitorais e em outras localidades eleitorais no dia da eleição. Ao acompanhar o enten dimento do relator, ministro Ricardo Lewandowski, de que “armas e votos não se misturam”, o Plenário decidiu que, nesses locais, não será permitido o porte de armas no dia, nas 48 horas que antecedem e nas 24 horas que su cedem o pleito, no perímetro de 100 metros.
A consulta, analisada na sessão plenária do último dia 30 de agosto, foi formulada pelo deputado federal Alencar Santana (PT). Segundo o re lator da matéria, “eleições constituem o próprio coração da democracia” e, por isso, a proibição da presença de pessoas armadas nos locais de vota ção tem por objetivo proteger o exercí cio do voto de qualquer ameaça, con creta ou potencial, independentemente da procedência.
Quem perdeu o título, pode votar?
Proibido o porte de armas nos locais de votação
Segunda via pelo e-título
Nº 385 10 de setembro de 2022 07Cidade
••o combate a corrupção começa na eleição" @) @advmarielmarra w \ MJ\RIEL M/\RR/\ VOCÊ DECIDE EM 2022 (J /marielmarra ___ CNPJ ca ndid ato : 47.492.757/0001-03 CNPJ F or n ece d or : 05 840 966 0001 50Valor: R$1.200,00
Mais candidatos a deputado federal e estadual da região
O JORNAL BELVEDERE dá sequência a apresentação dos candidatos a deputado fede ral e estadual, representativos da região, e nesta edição, convidou mais quatro pretendentes para
uma apresentação junto aos leitores.
Nas últimas edições o BELVEDERE passou a divulgar os candidatos, os motivos que os le varam a se candidatarem, o que pretende de
Viviane Matos defende mais aporte aos municípios e a reforma tributária
Viviane Matos é nascida na cidade de Curvelo, mas residente em Nova Lima há 20 anos, tendo se estabelecido no bairro Boa Vista. Formada em Letras, tem 47 anos, é professora de Inglês, pós-graduada em Ortografia, Supervisão Escolar e Gestão Pública. Foi diretora esco lar e também teve participação em diversas instituições de classe, como Conselho Municipal e Estadual de Educação. Foi Secretária Munici pal de Educação, de 2016 a 2020, no governo Vítor Penido e também coordenadora da equipe de educação infantil pelo MEC, para elaboração e formação de um novo cur rículo de Minas Gerais de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente é vereadora em Nova Lima.
Candidata a deputada federal, Viviane ex plica que a baixa representatividade feminina na política e em outros setores da sociedade sempre chamou a sua atenção. “Em 2018, dos 53 deputados federais eleitos em Minas, apenas quatro eram mu lheres. Tenho participado da vida política em Nova Lima há mais de 15 anos, sinto na pele as dificulda des que enfrentamos como mulheres para ocupar um espaço proporcional aos homens. Este ano fui convidada pelo partido (União Brasil) para forta lecer a representatividade, tanto feminina, quanto do vetor sul na bancada mineira, e resolvi aceitar o desafio”, declarou.
Viviane ressalta que “além de buscar emen das parlamentares para melhorar o aporte finan ceiro aos municípios, pretendo defender a reforma tributária, com a simplificação e fim do efeito cas cata nos tributos. Hoje o Brasil tem recursos natu
rais, humanos, tecnológicos e só não avançou mais porque a altíssima carga dos tributos nos faz perder a competitividade, hoje o Estado é um sócio, isso precisa mudar.”
Outros pontos defendidos por ela são as políticas voltadas para a sustentabilidade e meio ambiente e a educação. “A educação faz parte da minha trajetória. Sei por experiên cia própria, que um sistema público educacional pode e deve funcionar bem. Quero muito lutar por isso! E claro não poderia deixar de falar so bre a defesa e implementação dos direitos das mu lheres. A violência bate na nossa cara todos os dias em manchetes de crimes absurdos e covardes con tra meninas, adolescentes, mulheres e idosas. Lutar por todas elas é uma honra para mim”, declarou.
Durante a trajetória profissional, Viviane desenvolveu várias ações em Nova Lima. “Em mi nha vida como professora, já passaram cerca de 20 mil alunos de inglês, ser professor é uma opor tunidade incrível de estimular e abrir os horizon tes para a juventude. Como secretária municipal, consegui com minha equipe uma melhoria enor me no ensino, criamos novas infraestruturas pre diais, equipamentos e serviços que transformaram a educação em Nova Lima. Atualmente sou vere adora e tenho obtido resultados importantes. Fiz o requerimento ao poder executivo para a criação do Prêmio, e os profissionais da educação serão sempre contemplados quando o município obtiver sucesso na melhoria do índice. O prêmio é em di nheiro para os funcionários e acaba sendo rever tido em maior circulação de riqueza para toda a cidade”, explicou.
João Leite quer mais um mandato para fortalecer a economia de Minas
manancial de abastecimento do Cercadinho, bem como o aquífero, a flora, a fauna, o solo e a paisa gem. Essa área era cobiçada para a construção de algumas torres residenciais que gerarão um irres ponsável adensamento.
Reeleito para seu sétimo mandato consecutivo na Assem bleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na qual ingressou em 1995, João Leite quer conquistar sua 19ª legislatura como deputado estadual, en fatizando que “o país vive um momento de gran de tensão política em que o seu alicerce familiar está sob grave ameaça, valores como o amor, a fé, a honestidade, a propriedade e o respeito estão ameaçados. Os bons exemplos deixaram de ser a inspiração para os mais jovens que sofrem uma nefasta influência da ideologia de gênero e da doutrinação política nas instituições de ensino. É imperioso que criemos uma trincheira, em todas as áreas da sociedade, para esse enfrentamento”, justificou, ao informar que também pretende am pliar as suas ações “para contribuir com o desen volvimento econômico de Minas Gerais, precisa mos fortalecer o círculo virtuoso da economia que o momento nacional está propiciando”.
Sobre suas ações na região, ele destaca: “Já tive a oportunidade de participar de diferen tes e importantes ações políticas, principalmente nas áreas ambiental e mobilidade. Sou coautor da Lei 15.979 que criou a Estação Ecológica do Cercadinho, com a finalidade de proteger o
João Leite acrescenta: “Par ticipei das negociações com a iniciativa privada e poder público para viabilizar a implantação da alça de acesso da MG-30 a BR-356, oferecendo uma alternativa para os 32 mil veículos que circulam diariamente entre BH, Belvedere, Nova Lima, Raposos e Rio Acima. E, a minha principal luta atualmente, que continuarei se for reeleito, transformar o ramal ferroviário Belvedere, área que tem início na mina de Águas Claras (Nova Lima) até o termi nal Olhos d’Água (Belo Horizonte), num circuito turístico cultural e parque linear, antiga aspira ção dos moradores do Belvedere”, informou.
De acordo com o candidato, nesta área que está sofrendo invasões, a pretensão é “recu perar os 7,6 km de trilhos para que, na primeira etapa, chegue ao Mercado de Origem e ao Polo Cervejeiro e, na segunda etapa, vá até o Instituto Inhotim. No entorno da linha, no Belvedere, im plantaremos o Parque Linear que será equipado com áreas de caminhada, bike, espaços esporti vos com consequente preservação do patrimônio público, aumento da segurança no bairro Belve dere e preservação ambiental. Todo esse inves timento será privado e já existem interessados nesse projeto”, explicou.
fender e algumas das ações já realizadas em prol da população. A ordem da publicação está acontecendo de acordo com o retorno das res postas dos candidatos.
Pedro Aihara: “A vontade genuína de ajudar mais pessoas”
© Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
O Primeiro-tenente Pe dro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) estreia como candidato a deputado federal pelo Patriotas. Bacharel em Prevenção de Ca tástrofes pelo CBMG e em Direito pela Universidade Federal de Mi nas Gerais (UFMG), é Especialista em Gestão de Projetos pela USP e em Gestão de Desastres pela Uni versidade Yamaguchi no Japão.
Segundo Pedroa Aihara a “vontade genuína de ajudar mais pessoas” é que o levou a se can didatar. “Com 13 anos de servi ço público, sei a realidade da população e os problemas enfrentados, coisa que os políticos em geral sequer conhecem dos seus gabinetes. Existem muitas questões urgentes e que im pactam diretamente na vida da população que precisam ser tratadas no Congresso Nacional, de forma técnica e honesta”, explica.
Ainda segundo Aihara, “já passou da hora da política ser feita por quem entende das necessidades reais das pessoas comuns, políti cos que entendam os problemas do nosso Es tado e tenham capacidade de propor soluções”, ressaltou.
Se eleito deputado federal, Pedro quer defender as políticas públicas e infraestrutura para desastres: “Todos os anos no nosso Esta do convivemos com os problemas relacionados às chuvas, secas, aos desastres que acontecem nas barragens e nas rodovias, vitimando cente nas de pessoas, sobretudo porque não existem infraestrutura e políticas públicas adequadas para que consigamos fomentar comunidades mais seguras”, informou.
Outro ponto que pretende atuar é na Educação. Ele explica que sua história de vida só foi mudada porque conseguiu ter acesso a uma educação pública de qualidade. “Vim de uma família simples, mas consegui fazer o mo vimento de ascensão social porque frequentei
colégios públicos de excelência, como o Colégio Militar, EPCAr, além de ter feito toda minha for mação superior (bacharelado, es pecializações e mestrado) em uni versidades públicas. Mas sei que a maior parte da educação pública não é assim. Para fazermos uma ascensão social sustentável, preci samos de uma educação pública de qualidade. Minha bandeira está na educação profissionalizante com vocação regional, para que a peculiaridade de cada região seja contemplada nesses proces sos. O jovem que termina o ensi no médio público hoje não consegue entrar pra universidade pública e fica sem oportunidade no mercado de trabalho. Com a educação pro fissionalizante que traduz a demanda de cada região, conseguimos ter uma inserção desse jo vem e a melhoria gradativa de sua formação”, ressalta.
Aihara também defende o serviço públi co de qualidade. “Precisamos reconhecer, valo rizar e qualificar nosso funcionalismo público, que hoje está sem a atenção dos políticos. A partir da inovação, do melhor controle e da es truturação de planos de carreira mais adequa dos, os funcionários públicos conseguem tra balhar mais e melhor, gerando benefício direto para a população que usufrui desses serviços”.
Para ele, Nova Lima, Belvedere e a região do entorno são prioritárias para seu eventual mandato, pois “sofre com o avanço da minera ção sem que haja parâmetros claros no sentido de fazermos uma mineração sustentável, que é possibilitar o desenvolvimento econômico sem abrir mão jamais da vida e segurança em pri meiro lugar. Nova Lima tenta há anos ter uma unidade efetiva do Corpo de Bombeiros em sua área sem sucesso. Em eventual mandato, o ci dadão da região pode ter a certeza de que tere mos uma unidade operante e bem estruturada nessa área tão importante para MG”, informou.
© Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Luciano de Almeida Costa é engenheiro, Mestre em Admi nistração, ex-diretor da Socieda de Mineira de Engenheiros, em presário e fundador do Instituto Tree – projeto social sem fins lucrativos de combate à pobreza. Morador do Belvedere há quase 40 anos, onde já realizou várias ações voluntárias para a Asso ciação dos Moradores do bairro, Luciano inicia sua carreira polí tica como candidato a deputado estadual pelo PODEMOS.
A convivência com políticos dentro da própria família, serviram de estímulo para ele se ingressar no desenvolvimento de atividades legislativas no Estado, “principalmente, em re lação à desordem que acontece dentro dos ór gãos públicos na solução de problemas sérios e emergenciais”, ressalta Luciano.
Na Assembleia Legislativa de Minas, Luciano pretende “trabalhar para se obter os resultados necessários com fins sociais e eco nômicos, de acordo com estudos e projetos, para a elaboração de um Plano Diretor muni cipal e estadual para o setor de infraestrutura; um estudo de viabilidade social-técnico-eco nômico-ambiental para soluções específicas urbanas e rurais; um Plano de Ação com metas e recursos bem definidos e suficientes, evitando-se assim, a paralisação de obras im portantes como vem acontecendo atualmente”, explica o candidato.
Como profissional da engenharia e mem
bro da Sociedade Mineira de En genheiros (SME), atuando em projetos e obras urbanas, além de morador do Belvedere desde 1984 e empreendedor na região, Lu ciano Almeida entende que tem condições de ajudar a promover melhorias em toda a região. “Que ro promover encontros na área técnica visando a solução dos serviços de tráfego e mobilidade urbana e interurbana, hoje caóti cos após a expansão da região do Vila da Serra em Nova Lima. Também pretendo trabalhar em estudos e projetos para pavimen tação asfáltica da rodovia MG-030 no trecho Rio Acima-Itabirito e duplicação dos acessos de Nova Lima-Rio Acima e Nova Lima-Raposos. Assim como propor estudos e projetos para ilu minação pública da rodovia MG-030 no trecho BH-Nova Lima”, destaca Luciano.
O candidato disse que quer ainda apre sentar projetos para a segurança pública em toda região, usando tecnologias modernas, além de estudos ambientais-sociais (Praças e Esportes) para o Parque das Nações (Santa Lúcia e Belvedere) e para a implantação do Parque “Linear” (Belvedere e Vila da Serra). “Outra ação que quero atuar é em projetos de engenharia contra inundações do Rio das Velhas em Rio Acima e Raposos. E, ainda em ações voltadas para a urbanização de vilas e favelas, na instalação de fibra ótica nas comu nidades e no apoio a projetos sociais esporti vos e de cultura local”, ressalta Luciano
Na ALMG, Luciano de Almeida Costa quer resultados sociais e econômicos
© Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
© Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
João Leite da Silva Neto é ex-atleta profissional de futebol e formado em História. Foi vereador em Belo Horizonte (1993-1994), secretário Municipal de Esportes (1993-1994) e secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Es portes (2003-2004).
Nº 385 | 10 de setembro de 2022Política08
Patrimar conquista o Prêmio Master Imobiliário
O Grupo Patrimar venceu em
categorias do Prêmio Master
setor da construção civil, com os empreendimentos La Resérve
O Grupo Patrimar venceu em duas categorias do Prêmio Master Imobiliário 2022, uma das premiações mais importantes do setor da constru ção civil e realizada pela Fiabci-Brasil e pelo Secovi-SP. O La Resérve (em Minas), localizado no Vila da Serra e que reúne três modernos empreendi mentos (Apogée, L´Essence e Unique) e Oceana Golf (no Rio de Janeiro) são os empreendimentos com cases con templados na 28ª edição da premiação.
“Dedicamos tempo, estudo e rele vância a todos os projetos que desen volvemos. Esse reconhecimento do que podemos chamar de “Oscar do setor imobiliário” é um verdadeiro presente para a empresa e equipe, pois comple tamos 59 anos de história em 2022, construindo e realizando os sonhos de muita gente”, afirma Alex Veiga, CEO do Grupo Patrimar, que participou pela primeira vez da premiação.
O La Reserve, projeto em parce ria com a Somattos, foi premiado na categoria “Empreendimento”, que ava lia construções imobiliárias comple tamente concluídas e realizadas por empresas brasileiras em quaisquer países. “Pensamos em cada detalhe desta ilha de luxo e sofisticação. Rece ber este prêmio ao lado da Somattos, desperta um sentimento de satisfação e dever cumprido enorme. Estou muito feliz com essa conquista!”, afirma Alex Veiga.
Já o Oceana Golf, foi contemplado na categoria “Profissional - Marketing”, que examina trabalhos e/ou projetos vinculados ao desenvolvimento de em preendimentos imobiliários. “Construir no Rio de Janeiro era um sonho antigo da empresa. O Oceana Golf marcou a nossa história e se tornou um case no mercado imobiliário carioca! Realiza mos pesquisas de mercado na região e criamos boas estratégias para lançar
Premiação: Lucas Couto, diretor Comercial e de Marketing, recebendo o Prêmio Master Imobiliário 2022 entregue pelo Basilio Jafet, expresidente do Secovi-SP e da FIABCIBrasil
mos um projeto grandioso e sofisticado de apartamentos e áreas comuns, iné dito na cidade”, diz Lucas Couto, dire tor Comercial e de Marketing do Grupo Patrimar.
De acordo com Alex Veiga, o time da Patrimar é o maior responsável pe las conquistas. “Um feito magnífico! Tenho um orgulho enorme do time do Grupo Patrimar e de tudo o que já construímos até hoje. Este prêmio é nosso! Parabéns a todos que contribu íram para chegarmos até aqui! Vamos em frente, sempre juntos!”, finaliza o CEO do Grupo Patrimar.
O Grupo Patrimar
Há quase 60 anos, o Grupo Patri mar está presente no mercado imobili ário, atuando como construtora e incor poradora. Começou sua trajetória em Minas Gerais e hoje também está no interior de São Paulo e na cidade do Rio
Alex Veiga: “Pensamos em cada detalhe desta ilha de luxo e sofisticação”
de Janeiro. Atualmente, a Companhia trabalha com empreendimentos volta dos para as classes econômica e média com a Construtora Novolar e alta renda com a marca Patrimar Engenharia.
O Grupo Patrimar vem mantendo
indicadores satisfatórios nos resultados do 2° trimestre deste ano e 1º semestre de 2022. Até o final de junho de 2022, as vendas líquidas contratadas de R$ 175,8 milhões foram 26,6% acima do primeiro trimestre do ano, alcançando R$ 328,7 milhões de vendas no sex to mês de 2022. Destaque para o mês seguinte ao fechamento do trimestre, julho, que vendeu mais que todo o 2° trimestre do ano, registrando Vendas líquidas Contratadas de R$ 195,4 mi lhões, valor 11,2% superior ao valor do 2º trimestre deste ano.
“Os resultados nos deixam mui to contentes com o trabalho que vem sendo realizado pelo time da Patrimar”, disse Alex Veiga.
Hermes Pardini, uma rede de apoio pronta para você.
Mãe do Ivan e da Lívia
Lugar
Mulher é na Política
Inglês
Aponte a câmera do seu smartphone para o código QR
Acesse o site da Viviane Matos
09Nº 385 10 de setembro de 2022 Negócios Responsável Técnico: Dr. Guilherme Birchal Collares CRMMG 35635 Inscrição CRM 356 MG AMOR SE MULTIPLICA. CUIDADO SE DIVIDE. hermespardini.com.br (31) 3228-6200 Baixe nosso aplicativo na App Store ou Google Play e confira a unidade mais próxima de você. • Vacinas • Sexagem fetal • Teste do Pezinho O melhor do Brasil • Criopreservação de sangue de cordão umbilical e placentário • Exames por imagem • Análises clínicas
Com o SaúdeMob, todo esse cuidado chega até você com muito conforto e segurança.
duas
Imobiliário 2022, uma das premiações mais importantes do
e Oceana Golf, no Rio.
© Fotos: Divulgação/Cedidas Patrimar
de
Professora de
Ficha Limpa Vereadora em Nova Lima Coordenadora da Base Nacional Comum Curricular Pós-graduada em Gestão Pública Contratante: 47.449.998/0001-70 Contratado: 05.840.966/0001-50V alor: R$800,00
MPMG aumenta doação para o fundo que pode viabilizar obras na região
No intuito de contribuir para as soluções dos problemas de mobilidade urbana na área de confluência entre Belo Horizonte e Nova Lima (Belvedere e Vila da Serra), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) acertou a doação do BH Shopping (Multiplan) para obras viárias.
Um importante passo foi dado para aumentar a participação no fundo pecuni ário gerido pelo Ministério Público de Mi nas Gerais (MPMG), para a viabilização de obras de infraestrutura na região de con fluência entre Belo Horizonte e Nova Lima, na Região Centro-Sul da Capital. Além de empreendedores da construção civil, agora o Condomínio do Shopping Center de Belo Horizonte (Multiplan) é o primeiro empre endimento comercial a realizar uma doa ção que será destinada ao fundo judicial de obras viárias do Vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Termo de Doação foi formaliza do entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a empresa de investi mentos imobiliários do BH Shopping, em solenidade realizada no Centro Estadual de Autocomposição de Conflitos e Segu rança Jurídica (Compor), no último dia 22 de agosto, durante um evento de as sinatura do Protocolo de Intenções com o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e
Mobilidade (Seinfra), e as prefeituras de Belo Horizonte e Nova Lima. O objetivo desse termo é implementar soluções aos problemas de mobilidade, saneamento, preservação ambiental e cultural na área de interseção entre os dois municípios. O valor da doação anunciada pela Multiplan não foi divulgado.
O Protocolo de Intenções foi assina do pelo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, pelo prefeito de Nova Lima, em exercício, Diogo Ribeiro, pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, e pelo procurador-ge ral de Justiça, Jarbas Soares Júnior. Além do Protocolo de Intenções voltado para implementar as soluções para os proble mas de mobilidade e meio ambiente, fo ram assinados um Termo de Cooperação Técnica (TCP) entre o MPMG e o governo do Estado e um despacho governamental que define como prioridade do governo a celebração de Protocolo de Intenções a ser firmado entre a Seinfra, o MP e os municí pios de Nova Lima e Belo Horizonte.
Resolução consensual de conflitos
Por intermédio do Centro Estadu al de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), o MPMG celebrou, também um Termo de Coo peração Técnica (TCT) com a Advoca cia-Geral do Estado (AGE), para pro mover uma atuação articulada visando a prevenção e resolução consensual de conflitos e controvérsias no âmbito do Compor e da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC), da AGE
O Procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior afirmou que os conflitos que são judicializados não trazem a pacificação social necessá ria. Para ele, os problemas intensificam as discussões e geram desesperança na população. “Aqueles que precisam do resultado não conseguem tê-lo no tempo mínimo razoável. São anos de sofrimento para as pessoas. Nós pre cisávamos oficializar essa política de autocomposição na Instituição para incentivar, orientar e dar respaldo aos membros do MPMG. O Compor surge
nessa linha, pois a sociedade cobra do Ministério Público mais resultados do que processos”, informou.
O procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior ressaltou que “o acordo acontece para destravarmos soluções necessárias para a mobilidade e saneamento na região de confluência dos dois municípios. A importância da solução passa por uma questão metro politana e estamos buscando esse caso para depois ser replicado em outras regiões vizinhas, como Esmeraldas, Contagem e Santa Luzia. Como é uma região de muitos empreendimentos no vos, o modelo de sucesso lá poderá ser usado no Estado inteiro, e até mesmo no Brasil. A primeira doação é do BH Shopping, através da Multiplan, e tam bém de algumas compensações por eventuais danos causados. Agora mes mo estão se chegando ao final para a assinatura de Termo de Compromisso com uma empresa que vai implemen tar um grande empreendimento na re gião”, informou.
Construção de viaduto ligando a MG-030 à BR-356
Segundo Jarbas Soares, “um dos benefícios para a região é um viaduto que vai ligar a saída de Nova Lima para a BR-356, no sentido Rio de Janeiro. Ou seja, as pessoas não vão passar pelo BH Sho pping. É possível também que dentro des sas obras chegue-se a uma duplicação do viaduto de Nova Lima e de outras tantas necessárias. É importante que o Estado, os dois municípios e o MPMG continuem dialogando, porque as soluções não se rão resolvidas com ações judiciais. Acho também que outras empresas irão doar para a mudança de concepção da região. Então, nesse caso específico, estamos dando esse salto importante”, declarou o promotor.
O presidente da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB), Ubirajara Pires, lembra que o projeto do viaduto que sai da MG-030 em direção
à BR-356, faz parte de estudo antigo ela borado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O elevado passa por cima da BR e termi na próximo ao túnel de retorno executado pelo Extra Hipermercado como medida compensatória do seu empreendimento.
“Essa obra é muito importante por que é uma medida mitigadora de uma outra grande obra em Nova Lima. Ela vem para agregar no trânsito nas duas cidades e será concebida em uma área desafetada na Assembleia Legislativa, por intermédio do deputado João Lei te. Esta desafetação foi proposta para que os viadutos pudessem ser constru ídos sem afetar a Estação Ecológica do Cercadinho. A obra vem somar e não prejudicar as proteções ambientais que devem ser mantidas”, destacou Ubiraja ra Pires.
Assinaram o documento: O diretor regional da Multiplan, Felix Diez, a promotora de Justiça de BH, Marta Alves Larcher, a promotora de Justiça da Comarca de Nova Lima, Cláudia de Oliveira Ignez e o coordenador de Habitação e Urbanismo do MPMG, promotor de Justiça Leonardo Castro Maia
Nº 385 | 10 de setembro de 2022Cidade10
© Foto: Divulgação/Cedida MPMG
Agora que
Cantina NoraNei
A Casa
Bartiquim
Botânico
Dorival
Goteira
Gran Toro
Agretti
Casa di Comacchio
Mar Mineiro
Lá
Sítio
11Nº 385 10 de setembro de 2022
São Elas
Celso’s Tabacaria Cantin da ProsaCanto da SaracuraNa Subida do Morro Pizzaria Trem Bão
Evolução da Gula Gourmet
em Casa Rancho do Regis Reserva
Bar Terraço Bar e Espeteria VF Ateliê Big ElefantTia Gagá 9 SET a 9 OUT MONTE O SEU ROTEIRO E VENHA SABOREAR OS MELHORES PRATOS Rota 27 Nova Lima Rio Acima Raposos Acesse e saiba mais
Strada Ranch une trabalho e lazer
Além do motor 1.3 flex, que desenvolve 107cv quando abastecida apenas com etanol, e e do câmbio automático do tipo CVT, que fazem uma dupla forte na redução do consumo, a versão topo de linha da picape compacta da Fiat tem atrativos como uma boa lista de equipamentos de série de conforto e segurança.
Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo. com.br
O repertório inclui airbags late rais, controles eletrônicos de estabili dade e tração, monitoramento da pres são dos pneus, carregador do celular por indução e central multimídia com tela de sete polegadas, entre outros. Para fazer valer o apelo rural do visual, a versão Ranch tem altura elevada da suspensão, protetor de cárter e pneus de uso misto.
Na frente, destaque para a grade na cor preta, que tem uma barra coma da na parte superior, abriga o símbo lo da marca e “une” os faróis em LED; os faróis de neblina e a tomada de ar inferior com grade do tipo colmeia. De perfil, chamam a atenção as coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas e soleiras, os “airbumps” nas portas, os estribos, o santantônio estilizado e as rodas de 16 polegadas com desenho
mais elegante. Na traseira, vale citar as lanternas com desenho claramente inspirado nas da picape Toro, tampa da caçamba com sistema de abertura fácil e o estribo antiderrapante que facilita o acesso à caçamba.
Por falar no compartimento de carga, a Ranch vem com protetor de caçamba, protetor do vidro traseiro, di versos ganchos para a amarração da carga, luz para iluminar o local, tam pa com chave e capota marítima. Para quem tem interesse no transporte de carga, a Ranch leva até 600 quilos, in cluindo o peso dos ocupantes e o que está sendo levado na caçamba. Quan to à capacidade volumétrica, no com partimento de carga cabem 844 litros. Em termos de espaço na cabine, quatro adultos, desde que não tenham estatu ra elevada, viajam com certo conforto, com relativo espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro, cujo en costo tem boa inclinação.
O acabamento interno não chega a ser destaque, mas deixa boa impres são com o revestimento em couro dos
bancos nas cores preta e marrom (o mesmo acontece com o painel) e deta lhes em preto brilhante na moldura dos controles do ar. Entre os equipamentos de conforto, vale citar o carregamento do celular por indução, central multi mídia com tela de sete polegadas (An droid Auto e Apple CarPlay) e duas entradas UBS. Por outro lado, o ar-con dicionado poderia ser digital. No pacote de segurança, destacam-se os airbags laterais, os controles de estabilidade e tração, o monitoramento da pressão dos pneus e o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis. Faltam itens que con templem a assistência à direção.
O motor 1.3 dá conta do recado quando se quer apenas uma perfor mance familiar e econômica (o baixo nível de consumo é um dos destaques desse propulsor). Mas quando se colo ca quatro ocupantes e bagagem, o fô lego cai bastante. O câmbio automáti co do tipo CVT simula sete marchas, sabe aproveitar bem a força do motor e tem papel fundamental para se obter os baixos níveis de consumo. No modo manual de trocas, a condução da pica pe se torna mais agradável.
A direção elétrica está bem ca librada para velocidades mais altas (com bom “peso”) e para as manobras (bem mais leve), nas quais o motorista conta com a ajuda dos sensores de es tacionamento e da câmera de ré. O con junto de suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, mas é me nos confortável quando está vazia do que quando carregada. Com boa altura do solo, pneus de uso misto e protetor
Principais equipamentos
Banco em couro, central multimí dia com tela de sete polegadas, ar-con dicionado, protetor de cárter, monito ramento da pressão dos pneus, duas entradas USB, faróis de neblina, com putador de bordo, comandos de áudio no volante, protetor de caçamba, faróis em LED, Isofix para fixar cadeiras in fantis, coluna de direção com regula gem de altura, assistência de partida em rampa, câmera de ré, santantônio, carregador do celular por indução, luz de iluminação da caçamba, barras de teto longitudinais cinza, estribo late ral, direção elétrica, suspensão eleva da, para-choque traseiro com estribos antiderrapantes, capota marítima, air bag lateral, sensor de estacionamento, rodas de liga de 16 polegadas, pneus de uso misto, controle eletrônico de es tabilidade e grade de proteção no vidro traseiro.
Preços – R$ 125.990,00. Com pin tura metálica, sobe para R$ 128.280,00.
• Motor – Quatro cilindros em linha, 1.332cm3 de cilindrada, oito válvulas, flex, que gera potências de 98cv (gasolina) a 6.000rpm e de 107cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 13,2kgfm (gasolina) a 4.250rpm e de 13,7kgfm (etanol) a 4.000rpm
• Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas
• Direção – Assistência elétrica
• Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo rígido
• Dimensões – Comprimento, 4,48m; largu ra, 1,73m; altura, 1,57m; entre-eixos, 2,73m Altura do solo – 19,6cm
• Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
• Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 pole gadas, calçadas com pneus 205/55 R16
• Caçamba – 844 litros
• Carga útil (ocupantes mais carga) – 600 quilos
• Tanque – 55 litros
• Peso (em ordem de marcha) – 1.215 quilos
Valente: A opção topo de linha da Strada tem suspensão elevada e visual com apelo aventureiro
Estilo: O revestimento em couro dos bancos e o painel da Strada Ranch têm detalhes na cor marrom
Eduardo Aquino
de cárter, a Ranch se saiu bem fora do asfalto.
12 Nº 385 | 10 de setembro de 2022Veículos
Ficha Técnica © Fotos:
TELE TAXI BELVEDERE Tele Taxi Há mais de 25 anos atendendo a região. PROMOÇÃO CONFINS RAPIDEZ PELA FAIXA DO MOVE 98237-4942 • 0800-283-9060 140 R$ ,00 em dinheiro Corridas da Zona Sul de BH e Vila da Serra 3 2 8 6 . 6 0 9 0 • 3 2 8 6 . 0 4 3 5 3226-2026 3286-6090 0800-283-9060
13Nº 385 10 de setembro de 2022
Testagem para varíola dos macacos ainda é limitada no Brasil
Defesa do Consumidor luta para incluir exames no rol da ANS. Rede de laboratórios tem positividade acima de 20% para a doença. Infectologista reforça a importância dos testes para diagnóstico diferencial da doença, que tem sintomas similares a outras.
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) solicitou à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que inclua os testes de varíola dos macacos, além do tratamento da doença, no rol de procedimentos das operadoras de saúde. Paralelamente, o Senado já aprovou na última segunda-feira (29), um projeto de lei que obriga os planos de saúde a cobrir tratamen tos que não estejam incluídos no rol da ANS. A proposta passou em vo tação simbólica, sem manifestações contrárias, e segue para a sanção presidencial, após já ter sido apro vada na Câmara. Enquanto isso, um dos principais laboratórios do Brasil apresenta taxa de positividade aci ma de 20% para a doença.
A infectologista do Grupo Pardini, rede de medicina diagnós tica com atuação em todo o país, alerta que o número de casos vem crescendo aceleradamente no Bra sil, a testagem para a doença ainda não é oferecida de forma ampla no país e a vacina não está disponível por aqui. “O aumento dos casos de monkeypox exige diagnóstico mais rápido e preciso. Neste momento, é importante ampliar o acesso ao teste para diagnóstico diferencial de outras doenças. Os sintomas da Monkeypox se assemelham aos de outras doenças que evoluem com lesões vesicopustulosas como va ricela-zóster, herpes-zóster, her pes simples, molusco infeccioso e reações alérgicas. E também se confundem com infecções sexu almente transmissíveis (IST´s), especialmente infecção gonocóci ca, sífilis primária ou secundária, cancróide, linfogranuloma venéreo, granuloma inguinal. Só o exame pode dar o diagnóstico correto”, ex plica a médica Melissa Valentini.
Segundo dados da rede de laboratórios, da semana epidemio lógica 32 (de 07/08 a 13/8) para a semana epidemiológica 33 (de 14/08 a 20/08), houve um aumento na demanda de testes de 80%. Já na semana epidemiológica 34 (21/08 a 27/08), o aumento no número de teste foi de 30% em relação à sema na 33; e a positividade foi de 21, 4%. Os dados mostram ainda, aumen to de positividade nas regiões Sul e Centro-Oeste; e queda na região Sudeste. Quando analisamos o per fil dos pacientes positivos, a maior incidência, quase 70%, é do público masculino e 50% na faixa etária en tre 25 e 39 anos.
A Dra. Melissa Valentini enfatiza que o diagnóstico pre coce permite que o paciente siga as recomendações de isolamento. Por isso, o exame deve ser feito o quanto antes. Ela reforça ainda que pessoas com erupção cutâ nea sugestivas devem ser investi gadas e testadas para diagnóstico da monkeypox, mesmo que outros testes para diferentes doenças tam bém sejam positivos. “A infecção pela varíola do macaco associada a outras IST ‘s foi observada em 29% das pessoas testadas, segundo estudo britânico publicado no The New England Journal of Medicine. Sífilis, gonorreia e clamídia foram as doenças mais prevalentes”, es clareceu a infectologista.
De acordo com a médica, além do isolamento por parte do paciente infectado, a testagem pos sibilita ainda o rastreio de contatos e a notificação às autoridades sani tárias. “A única maneira de conter a transmissão da varíola do macaco é testando e rastreando os contatos próximos. Os infectados precisam se isolar”, alerta.
Tira-dúvidas sobre a doença
Como se contrai a doença?
A transmissão do vírus pode ocorrer de diferentes for mas. A principal delas é pelo con tato próximo de pessoas infecta das com outras pessoas, através das lesões na pele ou objetos con taminados, como roupas e len çóis. A transmissão pelo ar pode ocorrer quando o contato é muito próximo, prolongado e sem o uso de máscara. Contato físico íntimo como abraços, beijos e contatos sexuais podem transmitir o vírus. Grávidas também podem trans mitir o vírus para os fetos.
Através do contato com o macaco é possível contrair?
Os macacos não transmi tem a doença. Na África, onde temos casos humanos desde a década de 70, a transmissão ocorre pelo contato com ani mais silvestres, sendo os roedores os principais responsáveis pela transmissão e não os macacos. O nome monkeypox (varíola dos macacos) é decorrente do fato do vírus ter sido descoberto em 1958, em colônias de macacos manti dos para pesquisa na Dinamarca. Entretanto, estes não são hospe deiros usuais do vírus e não são acometidos pela doença.
Quais são os principais sin tomas?
No surto de 2022, a monke ypox tem se apresentado de for ma diferente dos casos anterior mente descritos na África. Os principais sintomas são lesões na pele que podem ser vesículas
(bolhas), pústulas (bolhas com pus), manchas e crostas, que po dem aparecer em qualquer par te do corpo, inclusive nas áreas genitais, com poucas ou muitas lesões. Em alguns casos, pode haver dor e sangramento retal. Podem estar associados também a sintomas gerais como febre, dor de cabeça, presença de ínguas, cansaço e sintomas respiratórios.
A varíola do macaco tem semelhança com outras doenças como a Herpes Zoster, por exemplo? Se sim, com quais, por exem plo? E como diferenciá-la?
A monkeypox evolui com lesões de pele em diferentes es tágios: vesículas (bolhas), pústu las (bolha com pus), manchas e crostas (casquinhas). Da mesma forma, muitas outras doenças também evoluem com lesões vesicopustulosas como varice la-zóster, herpes-zóster, herpes simples, molusco infeccioso, in fecções na pele e reações alérgi cas podem ser confundidas com a doença. Como no surto atual, muitos pacientes têm lesões na região genital e anal, as infec
ções sexualmente transmissíveis (IST´s), especialmente infecção gonocócica, sífilis primária ou se cundária, cancróide, linfogranulo ma venéreo, granuloma inguinal. Para diferenciar as doenças, o teste é o melhor caminho.
Quais os sintomas mais co muns, além das feridas?
Além das feridas, pode-se observar sintomas sistêmicos como febre e dor de cabeça, pre sença de ínguas, cansaço, sin tomas respiratórios, edema no pênis, dor de garganta, dor anal com sangramento também foram descritas.
Em caso de suspeita, quais medidas devem ser toma das?
No caso de suspeita da do ença, deve-se procurar assistên cia médica para que sejam rea lizados testes laboratoriais para diagnóstico. Além disso, a pessoa deve cobrir as feridas (roupas ou gaze), evitar contato com outras pessoas e usar máscara.
Existe algum método de prevenção?
O principal caminho para a prevenção é o diagnóstico pre coce e isolamento de todas as pessoas infectadas para reduzir a transmissão. Acredita-se que as vacinas para varíola sejam efica zes na prevenção da monkeypox, entretanto, como esta doença está erradicada no mundo, a va cinação foi interrompida no final da década de 70. A vacinação após o contato com casos con firmados ou dos grupos de maior risco é também uma importante estratégia.
Depois de quanto tempo da infecção começam a apare cer os primeiros sintomas?
Nos estudos publicados, a média de tempo entre o contato e o início dos sintomas é de 8 dias, mas pode variar de 4 a 21 dias.
Divulgação/Bruno-Figueiredo/Cedida H.
Dra. Melissa Valentini: O diagnóstico precoce permite que o paciente siga as recomendações de isolamento
Nº 385 | 10 de setembro de 2022Saúde14
© Foto:
Pardini
Cada dia mais perto de você. J o r n a l Belvedere ® Informações do Belvedere, região Centro-Sul e Nova Lima no seu celular! 1. Adicione nosso número, (31) 98482-9817 em seus contatos. 2. Nos envie uma mensagem com nome e bairro autorizando sua inclusão no grupo JORNAL BELVEDERE. Pronto! Em breve você receberá as notícias da região. Receba as notícias do JORNAL BELVEDERE, em seu celular, pelo Whatsapp Veja como é fácil.
Livro “Fica, Papai” traz várias reflexões do homem comum
Recentemente foi lançado o li vro, “Fica, Papai”, na Livraria Leitura BH Shopping, no Belvedere, de autoria do engenheiro mecânico nova-limen se Paulo Henrique Martins. A ideia do livro, segundo o autor, “nasceu após o pedido de sua filha Helena: - ‘Fica, pa pai, brinca comigo?’.
O pai engenheiro poeta ouvia o pedido diariamente ao sair para tra
balhar na indústria, pedido este que tocava o seu coração, trazendo várias reflexões”, lembra Paulo Henrique.
Martins conta que “após o período de maturação surgiu o livro que reúne poemas que descrevem o universo da paternidade. Enfoca o homem comum, atravessando com sensibilidade temas com escassez de palavras ao universo masculino, como a fragilidade, alegria, a ternura e a insegurança”.
Um olhar ao espelho
Neste livro, Paulo Martins mer gulha em abordagem incomum ao ho mem ocupado e absorto na rotina fre nética aplicada ao papel de provedor, avançando por camadas em versos li vres, aprofunda e expõem um ser que é filho, pai, passado, presente, que encara o futuro e a si mesmo.
“Fica, Papai” é um chamado de criança - um pedido a um pai - que convida o leitor a um passeio por te mas tão comuns, assim como obscuros (de forma consciente ou não) à face do homem. Martins atravessa com cora
Começou o Festival Gastronômico Rota dos Sabores Intercity
Que tal experimentar um tropeiro à La Morro do Pires?
Ou um bacalhau à Gandarela?
Quem sabe uma Costela Real e um Trem das Cachoeiras?
Essas e outras iguarias com nomes que fazem referência a atrativos turísticos da região compõem o variado cardápio do Festival Rota dos Sabores Intercity 2022.
O evento já está movi mentando os bares e restau rantes de Nova Lima, Raposos e Rio Acima, desde o último dia 9 de setembro e prosse gue até o dia 9 de outubro. Para essa edição, foi criado
um roteiro integrado entre as cidades vizinhas, que possuem afinidades naturais, culturais, históricas e gastronômicas.
O Rota dos Sabores In tercity chega como mais uma atração para integrar, de vez, o calendário de eventos, ofere cendo excelentes opções gas tronômicas aos moradores e incentivando ainda a atividade turística na região. Mais que isso: estimula os negócios de empreendedores das três cida des, fomentando as importan tes tradições da culinária local.
Cada estabelecimento criou um prato usando ingre dientes variados e típicos da região, como torresmo, queijo minas, carne de panela e ge leias.
O público irá eleger os melhores bares e restauran tes das três cidades por meio do voto popular. Serão avalia dos os quesitos: sabor, higiene, apresentação, atendimento e tempo de espera.
Mais informações: (31) 3581 8423
gem e doçura temas com escassez de palavras no universo masculino, como o medo, a insegurança, a alegria, a fra gilidade de uma vida que é gerada e, por vezes, perdida de diferentes formas. É uma jornada breve, mas bela, que po derá ser inconfortável como um olhar
ao espelho.
O livro está disponível para a ven da nas lojas físicas da Leitura, nos sites da Leitura, Amazon e Editora Sete Au tores e ainda você pode adquirir atra vés do link na bio do Instagram @fica papai, contato direto com o autor.
Espaço Cultural de Nova Lima será transformado em arena multiuso
A Prefeitura de Nova Lima iniciou, no último dia 1° de se tembro, as obras para a requa lificação do Espaço Cultural de Nova Lima, com o objetivo de transformar o local em uma arena multiuso, até o final do ano que vem.
O projeto contempla play ground infantil, ambiente para eventos com capacidade para
até 15 mil pessoas, área com tê nis de mesa e futmesa, pista de cooper e recreação, academia ao ar livre e 420 metros de percur so de caminhada com ilumina ção especial. Com investimento de R$ 5,4 milhões, a requalifi cação do Espaço Cultural é re alizada pela Petrel Construtora, empresa vencedora da Licita ção, e tem previsão de entrega
para o final de 2023.
É importante salientar que as obras não afetarão o ponto de ônibus na região, nem o traje to de cooper utilizado atualmen te pela população. Essa é uma demanda antiga da população e que agora se tornará realida de oferecendo para a cidade um espaço único de lazer, cultura e bem-estar.
Fica Papai: No seu livro, Paulo Martins mergulha em abordagem incomum ao homem ocupado e absorto na rotina frenética aplicada ao papel de provedor
Arena multiuso: Perspectiva do novo projeto do Espaço Cultural
O livro é um chamado de criança - um pedido a um pai - que convida o leitor a um passeio por temas tão comuns, assim como obscuros à face do homem.
© Fotos: Divulgação/Cedida Paulo Martins
15Nº 385 10 de setembro de 2022 Cultura
© Foto: Divulgação/Cedida PNL
Nº 385 10 de setembro de 202216 A EXPRESSÃO MÁXIMA DO SEU BEM-VIVER NO FUNCIONÁRIOS SALA PISCINAS ADULTO E INFANTIL AQUECIDAS, COM DECK SALÃO DE FESTAS COM VARANDA ALTO LUXO LAZER EXUBERANTE RUA PIAUÍ, 1.300 - FUNCIONÁRIOS ENTRE A AV. GETÚLIO VARGAS E A RUA BERNARDO GUIMARÃES VISITE O ESTANDE DE VENDAS NO LOCAL SUÍTES 196,18 a 244,70 m²4 VAGAS 4 APARTAMENTOS SUÍTES 335,99 m² 374,96 m² 477,17 m² 6 VAGAS 4 3 COBERTURAS (LINEAR) As imagens desta peça publicitária são meramente ilustrativas, bem como os móveis, os equipamentos, os acessórios e o paisagismo. Os materiais de acabamento constantes no memorial descritivo anexo ao contrato prevalecem sobre essas ilustrações. Todo o mobiliário e equipamentos citados nos descritivos das áreas comuns deste material fazem parte do enxoval do empreendimento, que tem seu investimento rateado por todos os apartamentos. CREA 32656 / CRECI PJ 3132. 3280-8000 conartesengenharia | www.conartes.com.br Informações e Vendas: