9 minute read

Lançamento da campanha 2023

Jamile Darlen Redação de Missões Mundiais

Aconteceu no dia 16 de janeiro, na Igreja Batista da Lagoa (Recife - PE), o Culto de Lançamento da Campanha 2023: Vamos Completar a Missão! A abertura da noite começou com um breve testemunho do pastor titular, pastor Miguel Lima, que contou sobre a trajetória da Igreja e da felicidade de receber Missões Mundiais e todos os mais de 1300 visitantes que foram participar do Lançamento.

Advertisement

Em seguida, o gerente Administrativo de Missões Mundiais, Maurício Bastos, saudou a todos e lembrou que, aos 14 anos, o pastor Miguel já era promotor voluntário de Missões Mundiais e que todos estavam muito felizes de celebrar a Campanha em uma Igreja que tem um forte compromisso com a obra missionária. Ao lado do pastor João Marcos, diretor Executivo, e do pastor Alexandre Peixoto, gerente de Missões, Maurício cumprimentou também a Jéssica Martins, a responsável pelo trabalho da Juventude Batista Brasileira e Mobilizadora de Missões Mundiais no Espírito Santo.

Jéssica saudou a todos e também aos jovens voluntários que participaram do evento missionário “Pés no Arado”.

Ela anunciou ainda que em uma parceria com Missões Mundiais, a JBB pretende realizar em 2024 uma caravana para visitar um dos projetos missioná- rios, levando os jovens a fazer missões também fora do território nacional.

No momento de louvor foi revelada a música tema da campanha: Até Que Ele Venha, escrita pelo músico e compositor Alexandre Magnani. Ela também foi a música tema da campanha de 2017, mas para esse ano ela ganhou uma nova versão. Foi com grande emoção que todos no culto cantaram a música da campanha. As paredes vibravam com uma felicidade e espírito missionário comovente. Todos cantaram não apenas uma canção, mas uma letra que traduzia o compromisso de, até que Jesus volte, anunciaremos e pregar a Palavra para que todo o mundo creia em Deus.

Após esse momento, houve os testemunhos marcantes diretamente do campo missionário e de Recife. Primeiro com um casal de missionários, Saulo e Sara Lima, que atuam no Projeto Fábrica da Esperança, na África. Por estarem em um país fechado ao Evangelho, o vídeo não foi reproduzido na transmissão online. Mas pôde ser ouvido o que falavam e o testemunho marcante falou sobre como, através do atendimento de saúde, o projeto tem feito a diferença na vida da comunidade e é considerada referência local para diversos tratamentos.

Em seguida, houve a reflexão da Isis Macedo, promotora da Igreja Evangélica do Cordeiro, que enfatizou a importância do envolvimento de cada um e de cada Igreja com a obra realizada através de Missões Mundiais no mundo. Ela também falou do compromisso que os promotores devem ter com levar o nome de Deus ao mundo através da mobilização missionária nas Igrejas. Depois veio o vídeo testemunho dos missionários, Joel e Rebeca Santos, que estão em um país fechado na África, atuando com bebês em estado de desnutrição severa. Todos ficaram comovidos ao ver a Graça de Deus manifestada na recuperação das crianças.

Após a Fabíola da Silva, educadora cristã e líder do Ministério Infantil da Igreja Batista da Concórdia, falou do privilégio que temos de anunciar o Evangelho às crianças que também fazem parte da Grande Comissão (Mateus 28.16-20). Além da missão de discipulá-las para que elas cresçam nos caminhos do Senhor. Ao fim de sua fala, veio o Coro Infantil da IB da Lagoa com mais de 30 crianças cantando a versão infantil da música da campanha. Todas animadas, levaram as pessoas a se emocionarem e reconhecerem que é também às crianças que devemos anunciar de Jesus.

Em seguida, veio o pastor João Marcos Barreto Soares, diretor executivo de Missões Mundiais, que pregou a respeito do tema da campanha e do sonho de cumprirmos a Grande Comissão até o fim deste século. Ele falou do texto de Mateus 28.16-20 e também trouxe testemunhos e desafios que podem ser encontrados no trabalho missionário mundial.

“Jesus nos mostra que a Grande Comissão é abrangente. É para todos. É para todo mundo. É para todo o sempre”.

Ao final, ele desafiou todos a contribuírem, com muito ou pouco, e a apoiarem a obra missionária mundial. O diretor também convidou todos os pastores e pastoras presentes no culto, a estarem no púlpito para dizerem às suas Igrejas que eles e suas ovelhas também estão comprometidos em Completar a Missão. Mais de 80 líderes subiram e acompanharam, junto com todas as pessoas, a oração feita pelo pastor Hilquias, presidente da Convenção Batista Brasileira, pedindo ao Senhor que tornasse todos capazes de realizar o seu papel na Grande Comissão.

Para encerrar a grande celebração, foi exibido o clipe oficial da música da campanha em sua nova versão para 2023; ela é cantada por Alexandre Magnani, Adhemar de Campos, Amanda Lima, Cristiane Luiza, Netto, Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Tay Sant e Gerson Borges. O clipe já está disponível no YouTube e você já pode ir conferir.

Em 2023, não fique de fora do que Deus está fazendo no mundo. Vamos Completar a Missão! n

Durante a tarde de 20 de janeiro, tivemos as Câmaras Setoriais, espaço onde as organizações apresentam seus relatórios referentes às atividades do ano anterior. Elas aconteceram no Geraldão, Igreja Batista da Lagoa e Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem, e suas temáticas eram Educação Cristã, Educação Ministerial e Missões e Ação Social.

A noite missionária é sempre um momento muito aguardado nas Assembleias da Convenção Batista Brasileira e, desta vez, as Juntas Missionárias se reuniram em uma celebração descontraída que trouxe informações sobre o que os Batistas brasileiros têm feito por meio de suas organizações e ainda relembrou a necessidade de todos sermos a resposta para a necessidade do nosso Brasil e do mundo.

Junta de Missões Mundiais e Junta de Missões Nacionais realizaram o culto “A Resposta” e criaram os quadros “Quem quer ser um missionário”, como um programa de TV com perguntas e respostas sobre o trabalho das juntas missionárias.

As perguntas falaram sobre projetos com crianças, Vila Minha Pátria, Novo Sorriso, entre outros. A programação também teve o quadro “Pequenos Missionários”, quando os pastores Fernando Brandão e João Marcos Barreto Soares, executivos das organizações, conversaram sobre Missões com várias crianças. O culto teve a partici- pação musical do Coro da Cristolândia Pernambuco, que junto com os mensa- geiros declararam “Eu sou livre”.

Sétima sessão

O último dia da 102ª Assembleia da CBB começou com uma palavra de Sidnei Costa, do ministério Gideões Internacionais. A organização já distribuiu mais de dois bilhões de exemplares do Novo Testamento em todo o mundo.

A primeira mensagem da sessão foi ministrada por Elana Ramiro, que agora é diretora executiva da Ordem de Educadores Cristãos Batistas do Brasil (OECBB). Ela foi apresentada pela nova presidente da OECBB, Márcia Fernandes Kopanyshyn, como “alguém que reflete o caráter de Cristo”.

Sua mensagem falou sobre o tema “Proclamemos a verdade ao mundo em três tempos”, com base em Marcos 4.35, destacando que a “Educação, o ato de transmitir o Evangelho, não está preso a nenhum espaço” e que Jesus usou vários locais onde tinha alguém disponível para ouvir.

No primeiro tempo, a preletora disse que Jesus ensinou o povo através de parábolas, para que eles pudessem refletir, e que Cristo, neste primeiro momento, utilizou o ensino em massa como estratégia educacional. No segundo momento, o Mestre chamou para o outro lado, um novo tempo, de restauração, destacando o ensino individual, personalizado. “A palavra de Deus por si só transforma, salva e regenera”, enfatizou Elana. O terceiro e último tempo estava entre o primeiro e o segundo. Elana falou sobre as tempestades, crises, as mudanças que a tecnologia trouxe para a educação e alertou: “Ser humanos, apesar da tecnologia”, destacando que os cristãos têm valores, ética, fé, possibilidades de relacionamento. “A educação fará a diferença. Educação Cristã é a restauração da imagem de Deus no ser humano”. A educadora cristã finalizou afirmando que as Igrejas não podem abrir mão dos processos educacionais e a valorização do educador cristão em nossas Igrejas. Na sequência, o pastor Sócrates Oliveira de Souza, diretor executivo da CBB, foi homenageado por completar 20 anos na função, e recebeu uma placa das mãos do pastor Michel Piragine, que é o atual primeiro vice-presidente da CBB.

A segunda mensagem foi ministrada pelo pastor Roberto Amorim, que foi apresentado por sua filha Íris. O tema da sua mensagem foi “Proclamemos a Verdade ao Mundo com amor e acolhimento”, com base nos textos de Romanos 15.7 e Marcos 14.3-9. Disse que de certa forma foi doloroso tratar do tema, por conta das situações que um de seus filhos, que tem o espectro autista, já passou.

Na sua ministração falou sobre o perigo da proclamação seletiva, que identifica como alvo do amor e acolhi-

A programação teve a inspiração musical com o Coro Masculino D’Israel, da Igreja Batista da Capunga - PE, sob a regência de Saulo Tarso. Na parte deliberativa, a aprovação dos relatórios das Câmaras Setoriais de Educação Cristã, Comissão de Renovação do Conselho Geral, Câmara Setorial de Missões e Comissão de Orador e Assuntos Especiais.

A última sessão da 102ª Assembleia da CBB foi a Noite da Juventude, conduzida pela Juventude Batista Brasileira (JBB).

Mas, antes da programação oficial começar, a Convenção Batista Paranaense (CBP) realizou a promoção da 103ª Assembleia da CBB, que será realizada de 25 a 28 de janeiro, em Foz do Iguaçu. “Os Batistas paranaenses estão de braços abertos para os Batistas brasileiros”, disse o pastor Rafael Tomazini, presidente da CBP.

Na sequência, Jéssica Martins, coordenadora da JBB, falou sobre as etapas do Pés no Arado, que aconteceram em Sergipe e Pernambuco, e que durante toda a Semana Batista a JBB atuou em diversas programações. O Re-vitalize, congresso da organização durante os dias de Assembleia, teve mais de 170 participantes.

A programação seguiu com a participação dos jovens que estiveram no Pés no Arado, que apresentaram um cordel, que também foi feito na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Depois, pastor Hilquias Paim, presidente da CBB, orou por toda a juventude Batista do Brasil. “Nós precisamos, como denominação, atrair a juventude para as nossas organizações deliberativas”, disse.

O momento de louvor e adoração foi por conta do Cidade Viva Music, da Igreja Batista Cidade Viva, de João Pessoa - PB. A banda foi uma das atrações do Despertar, realizado em 2022, na mesma cidade.

A Juventude Batista de Pernambuco (JUBAPE) deixou uma palavra de gratidão à JBB e a todas as juventudes locais que estavam no Geraldão. Das 20 associações da Convenção Batista de Pernambuco, 14 tiveram suas juventudes representadas.

O pastor Michel Piragine, da Primeira Igreja Batista em Curitiba - PR, foi o mento aquele que é parecido e rejeita o que é diferente. “Aqueles que proclamam o Evangelho não podem enxergar portas fechadas”. O preletor colocou como essenciais o acolhimento (amor incondicional), regeneração (perdão condicional) e participação no corpo de Cristo (batismo). “O grande desafio da Igreja, hoje, é acolher os não típicos, os estranhos, os diferentes, os cansados e oprimidos”, afirmou.

Pastor Roberto Amorim também trouxe para a mensagem os “desacolhidos”. “Fala-se muito sobre os “desi- grejados” e nada sobre os “desacolhidos”, disse.

Precisamos entender que a diferença entre os dois é só uma questão de tempo”, explicou. O preletor também mostrou que nas situações adversas da vida podemos encontrar um propósito, que investir nas pessoas também é acolhimento. “O negócio de Deus é gente”, finalizou.

Logo depois tivemos um painel expositivo sobre o tema da mensagem e inclusão, liderado pelo pastor Erivaldo Barros, Fabíola Molulo, da Junta de Missões Nacionais (JMN); Samya Soares, da Primeira Igreja Batista em Goiânia - GO; e Jovana Nunes, educadora cristã em Rio Novo do Sul - ES, que falaram sobre os seus respectivos trabalhos em instituições e Igrejas. Os mensageiros também ouviram o testemunho de um Batista pernambucano, deficiente visual, que falou da importância de investir em capacitação nas instituições de ensino da CBB. No fim da sessão, ouvimos a participação do Quarteto Frates. preletor da noite. Sua mensagem teve o tema “O Esconderijo de Deus”, com base no Salmo 91. Ele dividiu o sermão em quatro pontos:

1. Deus quer ser encontrado por nós - “Deus é um pai que quer ser encontrado por nós”. O pastor mostrou que precisamos dedicar tempo na presença do Senhor e ter prazer nisto.

2. A importância da constância - Ressaltando que a persistência na oração, leitura da Palavra e vivendo da maneira que Deus quer traz resultados. “Existe benção na constância”.

3. Na presença do Senhor somos empoderados por Ele - O preletor ensinou que quando estamos na presença do Senhor, Ele traz revelação e dá autoridade.

4. No esconderijo do altíssimo aprendemos o temor do SenhorQuanto mais nos aproximamos, mais vemos que somos e quem Ele é.

No final da programação, o Coral da Juventude, montando para este culto, realizou sua apresentação. A JBB também exibiu o vídeo de lançamento do Despertar 2023, que será realizado em Vitória - ES, com o tema “Tudo novo de novo”.

A 103ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira será realizada de 25 a 28 de janeiro de 2024, no hotel Rafain, em Foz do Iguaçu - PR. As atividades da Semana Batista terão início no dia 22 de janeiro.

O pastor Hilquias Paim, presidente da CBB, comentou suas impressões sobre a 102ª Assembleia. “A 102ª Assembleia da CBB foi maravilhosa. A atuação dos pares da Diretoria, assim como das Comissões, foi fundamental para uma unidade de propósito. Digno de nota o comportamento do plenário, paciente, respeitoso, o que proporcionou uma atmosfera agradabilíssima.

O acolhimento dos pernambucanos favorece uma nota de destaque para a Diretoria da CBPE, assim como para a Comissão de Recepção. Quero parabenizar a todos que participaram das Comissões, Diretorias das Câmaras Setoriais e todos da Comissão de Recepção, especialmente ao presidente da CBPE, Paulo Eudes, e o presidente da Comissão de Recepção, diácono Lyncoln Araújo. Agradeçer aos preletores e músicos pelas contribuições e ao pastor Sócrates e a equipe do escritório. Continuemos orando pelos membros da Diretoria e Conselho na implementação das medidas aprovadas, especialmente na unificação da formação teológica Batista brasileira. Batistas Brasileiros, vamos todos ler a Bíblia toda neste ano de 2023, como bem nos desafiou o pastor Renato Gusso, orador oficial. Deus continue abençoando a nossa tão amada CBB”.