1 minute read

CERTIFICAÇÃO

• Ter ensino médio completo, experiência mínima de dois anos na área, com comprovação em registro na carteira ou outro vínculo empregatício;

• Também são aceitas certificações de treinamentos técnicos específicos;

Advertisement

• A certificação é voluntária, remota e o valor para se inscrever é de R$150,00;

• Para obter o reconhecimento, o profissional precisa realizar uma prova online com 50 questões, atingir a nota mínima 7 e atender a norma ABNT NBR 16999/2021, que estabelece os requisitos e a sistemática para qualificação de vendedores de peças automotivas;

• A certificação tem validade de 36 meses. Após esse período, o profissional precisa fazer uma revalidação para obter um novo certificado.

Para saber mais e se inscrever, acesse: https://cpiqa.iqa.org.br/produto/ escopo-vendedor-de-autopecas/ vendedores certificados, as empresas demonstram seu compromisso em fornecer um serviço de alta qualidade, além de contar com profissionais bempreparados. “Essa abordagem gera confiança nos clientes e fortalece a reputação da empresa no mercado. Os vendedores certificados possuem um conhecimento mais aprofundado sobre os produtos e sistemas automotivos, o que lhes permite oferecer um atendimento especializado e eficiente”.

Quanto à validade, Francisco disse que mesmo considerando a dinâmica do mercado, o ideal é que o prazo da certificação fosse de cinco anos. “Isso se justifica pelo fato de que os sistemas dos veículos possuem similaridades e, em ciclos de cinco anos, haveria uma quantidade significativa de atualizações envolvidas. Além de ser menos oneroso para o profissional”.

No recrutamento

Para Esmeraldo de Freitas Ferreira, que atua há 21 anos no setor de autopeças e atualmente é supervisor de Vendas da Climer Soluções Automotivas, especializada na linha de arrefecimento, em Porto Alegre (RS), a certificação do IQA pode ser uma ferramenta para o momento de recrutamento.

“Falta mão de obra qualificada no setor, vontade de aprender e, às vezes, falta comprometimento. Para o nosso segmento é difícil encontrar quem tenha conhecimento técnico nessa área e a certificação ajudaria bastante para validar esse conhecimento, principalmente durante o recrutamento. Se tivesse um profissional com esta certificação, com certeza, seria um diferencial para o nosso recrutamento, o resto, a gente orienta por aqui”, afirmou.

This article is from: