Bb world cup aug final

Page 8

Brasileiras & Brasileiros, Inc.

||

Vol 20

|| Num 8 || August 2014

||

www.JornalBB.com

|| Caderno da Copa

|| Page 8

Mundial atraiu 1 milhão de turistas São 400 mil a mais do que esperava a Embratur

Independente do fato de ter alcançado uma exposição de mídia que, traduzida em dólares, custaria alguns bilhões, o Brasil como produto turístico foi o grande vencedor da Copa do Mundo de 2014. Nenhuma outra edição da Copa do Mundo teve um impacto na projeção de uma imagem turística positiva de um país sede do que a Copa que o Brasil realizou. Ajudado pelo crescente interesse que a Copa desperta em países como Estados Unidos, China, Oriente Médio e Índia, mercados que durante décadas se mantiveram alijados do futebol, a Copa de 2014 deu ao Brasil a maior audiência de TV da história. A FIFA estima que cerca de 3 bilhões de pessoas foram impactadas em algum momento pela mídia da Copa. O facebook contabilizou mais de 1 bilhão de compartilhamentos referentes à Copa. Recorde. No balanço das ações desenvolvidas durante a Copa, o governo brasileiro informou que cerca de um milhão de turistas estrangeiros visitaram o Brasil durante o Mundial. Rio de Janeiro, Brasília e Salvador foram as cidades que

O Cristo Redentor, no Rio, e o Pelourinho, na Bahia, ficaram entre as atrações turísticas mais visitadas mais receberam turistas estrangeiros. Os turistas brasileiros viajando pelo país no período da competição foram pouco mais de três milhões, de acordo com os números apresentados pelo ministro-chefe da Casa Civil.

vulgada na ocasião, desenvolvida pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os estrangeiros vieram de 203 países diferentes. Destes, turistas de 188 países tinham ingressos para o Mundial.

O número supera em cerca de 400 mil pessoas a previsão do Ministério do Turismo, que era de que 600 mil estrangeiros viessem ao Brasil durante a Copa.

Segundo o governo, 95% dos estrangeiros têm intenção de voltar ao Brasil. Cada turista estrangeiro ficou, em média, 13 dias no Brasil, e 83% disseram que o país “atendeu plenamente ou superou suas expectativas”. Ao todo, 378 municípios foram visitados pelos estrangeiros durante a Copa.

O Balanço foi apresentado em Brasília, no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) nacional da Copa. Além da presidente Dilma Rousseff, quando 16 ministros participaram da apresentação. VISITANTES DE 203 PAÍSES De acordo com a pesquisa di-

Ao todo, 16,7 milhões de passageiros voaram dentro do território nacional durante a Copa, do dia 10 de junho ao dia 13 de julho. Como era lógico, o aeroporto que mais recebeu viajantes foi o de

Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, com 3,8 milhões neste período. Mais de 80% dos vôos internacionais, que partem e chegam ao Brasil, são a partir de Guarulhos. Os números relativos aos aeroportos foram divulgados pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O “DIA D” NO ESPAÇO AÉREO O dia de maior movimento aéreo foi em 3 de julho, quando 548 mil passageiros voaram pelo país. O recorde do Carnaval é de 467 mil passageiros voando em um único dia, e no final do ano, no período do Natal e Ano Novo, o recorde é de 420 mil passageiros em um único dia.

O aeroporto de Brasília recebeu 1,6 milhão de passageiros; o Galeão, no Rio de Janeiro, recebeu 1,8 milhão e o de Congonhas, em São Paulo, 1,3 milhão nos dias da Copa do Mundo. Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, o índice de atrasos em vôos durante o Mundial foi de 7,46% dos 263 mil pousos e decolagens no período. O tempo médio para que um passageiro passasse pelo controle de segurança no raio-x dos aeroportos antes de embarcar foi de dois minutos e 34 segundos. A média de tempo para restituição de bagagem dos passageiros nos aeroportos foi de 8 minutos em vôos domésticos e 28 minutos em vôos internacionais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.