2021_Maio

Page 1


importância dos avós

Subscribers:

Informações e Reservas: maida.manes@jornalbb.com

Eraldo Manes Junior é paulistano, vive em Orlando, Fl desde 1990. É fundador e publisher do Jornal B&B, desde 1994. emanes@jornalbb.com

“Coçar, vovô!”

Fernanda nos presenteou com dois netos maravilhosos. Aprendemos a conviver com Grabriela, 8 e, Leonardo, 6, logo nas primeiras semanas de vida. Minha filha não se cansa de agradecer pelo “sacrifício” que tivemos em cuidar dos netos, durante seus plantões semanais. Entre sua casa e o hospital, ela fazia uma escala na nossa casa. Por volta das 18h, o banho já estava morno, o jantar pronto, a cama preparada para receber as crianças. Se tudo corresse bem durante a madrugada, o serviço terminava com o café da manhã. Esta rotina terminou em 2021, quando Fernanda passou a trabalhar durante o dia.

Brasileiras & Brasileiros, Inc.

Fundado em 1994

4847 Lake Milly Drive - Orlando, FL 32839-2075 - USA Fones: (407) 855-9541 e (407) 353-2799

maida.manes@jornalbb.com - www.jornalbb.com

Publisher: Eraldo Manes Junior

Editor-In-Chief: Maida Bellíssimo Manes

Art Director - Illustrator: Girleno Rocha

Social Media: Renée Lobo

Advertising Deadlines

Advertising and publicity deadlines are vary every month.It is the advertiser’s responsibility to submit fresh advertising materials each month if desired. Please call for information of the next deadline.

Send Us Your News

Brasileiras & Brasileiros welcomes story ideas and Press Releases along with photographs of interest to the Brazilian Community living in the United States. Deadline to editorial is the 10th of every month.

Distribution

International Correspondent: Luciana Bistane e Edinelson Alves

Contributing Writers:

Peter Peng, Nereide S. Santa Rosa, Anna Alves-Lazaro, Lucia De Cicco, Eliana Barbosa e Rafael Vergne Viana.

Sales Department: Maida B. Manes: 407.353.2799

Sandro Coutinho: 407.219.6092

Paulo F. Martins (in memorian)

Awards

Graças a Deus, nós, avós, temos a paciência, a sabedoria e a energia necessária para cuidar de netos, que muitos pais não têm. É um processo inexplicável mas real. Reconheço que fui um pai impaciente, mas confesso que me tornei um avô corujão.

Ser avô tem sido um dos melhores momentos da minha vida.

Já dá saudades de lembrar dos perrengues que passamos com tarefas que variavam entre dar de comer, limpar cocô, decifrar dor e distinguir choro de verdade de manha fora de hora. Para acalmar os netos usávamos uma palavra mágica: “Coçar”. Para eles era: “Scratch My Back”. A técnica não falhava e garantia o silêncio no quarto e um sono profundo.

CIRCULAÇÃO AUDITADA

Member:

The Brasileiras & Brasileiros is a Direct Mail publication targeting the Brazilian Community living in Central Florida. More than 4,000 families receive BY MAIL this publication free of charge. It is an audience of more than 25.000 readers a month. If you want to be added to this list, please find a subscription form on the COVER of this edition and submit to us. Wait for one month to start receiving your free copy.

Additional Copies

Brasileiras & Brasileiros can be found in restricted commercial areas in Central Florida, such as Brazilian Restaurants, Supermarkets, Shopping Malls. Please Call us 407.855.9541 to know where it is available.

Duplicates

If you receive more than one copy, both in your name or the same address, please call us at 407.855.9541 to cancel one copy. Thus we will give the opportunity to other new reader start receiving this free publication.

Responsibility

Products, services, information and/or opinions featured in ads content offered to readers are not an endorsement by the publisher Brasileiras & Brasileiros, Inc. Publisher assumes no responsibility for errors, gimmicks or hassles, in any customer-approved advertising copy for this publication. No part of this publication may be reproduced without written permission from the publisher. Brasileiras & Brasileiros, Inc. reserves the right to refuse advertising spaces at the publisher’s discretion.

Copyright 1994-2021. - All rights reserved.

Casa Térrea, 4 Quartos, 2 Banheiros, Family Room, Sala de Estar e Sala de Jantar, com Lavanderia, Pátio Coberto e 2 Garagens. Com 2,060 sq/ft. (Zip Code 32837)

A importância dos avós

...“A avó oferece a sedução do romance e do imprevisto. Faz coisas não programadas. Leva a passear, não ralha nunca. Deixa lambuzar de pirulito. Não tem a menor pretensão pedagógica.”

Omundo mudou muito nas últimas décadas e com ele a composição das famílias. Os filhos têm pai e mãe biológicos, adotivos; dois pais, duas mães, só mãe, só pai. O que não mudou em nada foi o posto dos avós.

Ok, com o ingresso em massa das mulheres no mercado de trabalho, muitos avós têm atualmente vida profi ssional e social muito mais agitadas. E mesmo os aposentados ou donas de casas também já não se encaixam no esteriótipo da velhinha de xale na cadeira de balanço.

Hoje os idosos são antenados, conectados e se aventuram no mundo digital, muitas vezes, só para estar perto deles, os netos. Mas, algo em geral – do mais tradicional ao mais moderno – permanece intacto: o amor por esse filho alheio, que também é seu, duplamente seu.

No poema a “Arte de Ser Avó”, Rachel de Queiroz nos lembra que “um belo dia, sem que lhe fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto, o doutor lhe põe nos braços um menino...

aquela criança, longe de ser um estranho, é um menino que se lhe é “devolvido”. E o espantoso é que todos lhe reconhecem o seu direito sobre ele, ou pelo menos o seu direito de o amar com extravagância; ao contrário, causaria escândalo ou decepção, se você não o acolhesse imediatamente com todo amor”.

...“A avó oferece a sedução do romance e do imprevisto. Faz coisas não programadas. Leva a passear, não ralha nunca. Deixa lambuzar de pirulito. Não tem a menor pretensão pedagógica. É confidente nas horas de ressentimento, o último recurso nos momentos de opressão, a secreta aliada nas crises de rebeldia. Uma noite passada em sua casa é uma deliciosa fuga à rotina, tem todos os encantos de uma aventura. Lá não há divisória entre o proibido e o permitido, antes uma maravilhosa subversão da disciplina”.

Não é preciso ser especialista para saber o quanto tudo isso cativa uma criança. Casa de avó é mesmo porto seguro, fonte de afeto. Mas, e os psicólogos, o

que dizem dessa liberalidade toda, desse amor sem limites, dessa cumplicidade incondicional?

Em seu artigo para esta edição do B&B, a psicoterapeuta Eliana Barbosa, explica porque é importante os avós agirem alinhados com os pais das crianças. E aponta o diálogo com os netos como a melhor forma de explicar limites e impor respeito amorosamente.

A empresária Monique Vasconcelos, que mora no Brasil, conta como dribla a distância dos netos que vivem nos Estados Unidos. Ouvimos também a dona de casa Recycla Passos, uma avó “old fashion”, daquelas que mudam até de cidade para fi car perto dos netos. Já o Marcello Pires fi cou viúvo e ocupa o lugar da avó, mas teve que se adaptar aos costumes de outro país. Você vai ver ainda o depoimento da Rosana Almeida, uma avó moderna e ocupada, mas que sempre dá um jeito de abrir espaço para o neto Lucas na sua agenda. São histórias diferentes que mantêm o poema de Rachel de Queiroz, escrito no século passado, mais atual do que nunca!

Luciana Bistane é editora da TV Globo, em São Paulo. Correspondente Internacional do B&B. Foi professora de telejornalismo na Puc de Belo Horizonte e na Faculdade Casper Líbero, em São Paulo. É co-autora do livro Jornalismo de TV.
Luciana Bistane

Eliana Barbosa é psicoterapeuta, life coach, terapeuta de Florais de Bach, articulista de jornais e revistas internacionais, autora de 5 livros no campo do autodesenvolvimento, co-fundadora do Centro de Cura dos Sentimentos, e ministra palestras transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos. Mais informações: www.elianabarbosa.com.br. Contato:eliana@elianabarbosa.com.br

“Um estudo da Universidade de Boston, entre os anos de 1985 e 2004, concluiu que através desta interação entre avós e netos é possível diminuir o risco de depressão em quem já passou dos 70 anos, bem como nos jovens também.”

A importância dos avós nos dias de hoje

Tem coisa melhor do que nos lembrar dos nossos avós e sua presença em nossa criação?

Sim, melhor do que isso é nos tornarmos avós! Falo com propriedade, pois tive avós muito queridos e presentes, e, hoje sou avó de três lindas crianças.

Os avós, em todos os tempos, representam um elo de união e fortalecimento das famílias, que, com sua paciência e amorosidade, transmitem sabedoria, contando histórias, compartilhando experiências e preservando valores. No entanto, é preciso que estejam abertos para outros aprendizados, tais como a internet e redes sociais - o que os aproxima das novas gerações -, e que tenham cuidado para não impor seus conhecimentos aos netos.

Nos dias de hoje, temos os avós aposentados, com tempo e disposição para cuidarem dos netos; os que vivem na mesma casa dos netos; aqueles que ainda estão ativos profissionalmente, sem tanto tempo para se dedicar aos netos; aqueles que se isolaram ou foram isolados pela família, perdendo a chance dessa convivência tão salutar; e os avós distantes, que felizmente têm ao seu dispor as novas tecnologias que amenizam a saudade.

Se você, avô ou avó, vive com seus netos, ou mesmo cuida voluntariamente deles, de forma sistemática ou de vez em quando, saiba o quanto é importante se livrar desta crença de que avós deseducam os netos. Não!!! Avós precisam atuar alinhados com os pais das crianças e adolescentes, para que estes cresçam com limites, respeitosos e amorosos. Vocês, avós, não devem, em hipótese alguma, comprar o amor e a atenção de seus netos. Vocês já são amorosos, doces, e, com a maturidade que têm, são

muito mais pacientes do que os pais de seus netos. Porém, essa paciência não pode significar permissividade, e sim, mais compreensão e diálogo com eles.

Aos avós que ainda trabalham, recomendo que jamais se sintam culpados pelo pouco tempo de convivência com seus netos. Lembrem-se que vocês são modelos para eles, no sentido de que envelhecer não é desistir dos sonhos, e sim, buscar sempre algo novo para fazer e descobrir. Meu sogro de 94 anos, bisavô dos meus netos, viaja todos os dias para sua fazenda, é ativo e independente, e é o xodó da criançada, cheio de planos, muitas conversas, e juntos dão boas risadas. Um exemplo para todas as gerações!

Para as crianças, os quitutes saborosos, o passeio de carro, os filmes na TV, os jogos de tabuleiro, enfim todas as experiências alegres vividas com seus avós são de extrema importância para o desenvolvimento de uma personalidade sadia, porque os avós, de forma geral, são fontes de amor duplicado, abraços, incentivos e orientações.

E para os avós, os netos são uma fonte rejuvenescedora, pela alegria e vitalidade que representam.

E mais... Um estudo da Universidade de Boston, entre os anos de 1985 e 2004, concluiu que através desta interação entre avós e netos é possível diminuir o risco de depressão em quem já passou dos 70 anos, bem como nos jovens também.

Enfim, é uma bênção para avós e netos vivenciar momentos e lembranças juntos, enquanto a vida permitir!

Portanto, aproveitemos!

Eliana Barbosa

SOFREU ACIDENTE?

...Procuro entrar no mundinho dela.

Oempresário carioca Marcello Pires chegou nos Estados Unidos há 24 anos com a mulher e 3 filhos, duas meninas e um menino. Há um ano, uma das filhas lhe deu a primeira neta, a Isabella Mayse.

“Uma das coisas que mais me tocou foi ver minha filha - mãe”, ele conta.

Marcello diz que a relação dele com a neta é “muito gostosa, só diversão. Quando estamos juntos procuro entrar no mundinho dela, me coloco como um amiguinho com tempo e paciência para brincar, jogar, dançar. A maior herança que se pode deixar para quem se ama é o tempo e os momentos que passamos juntos”.

Na opinião dele, o papel do avô é dar suporte, dar um alívio para os pais, “uma vez que tempo integral com a criança des-

gasta, cansa muito.”

Marcello procura ajudar no que pode, mas acredita que se a primeira mulher, avó da menina, estivesse viva, ela poderia ficar ainda mais próxima da neta.

“Infelizmente não consegui substituir a avó de sangue no cuidado com Isabella”, ele lamenta.

Habituado aos costumes americanos, ele avisa sempre quando vai visitar a neta, em respeito ao genro que é americano. Marcello também não ultrapassa os limites impostos pelos pais da criança. Ele não discute, acata porque acredita que é assim que os avós complementam a educação.

“ A cumplicidade deve ir até o ponto que não crie choque e desavença com os pais”, ele afirma.

setor de bem estar e saúde (aparelhos terapêuticos); e ao ramo de Energia Solar, (painéis residencial e comercial).

marcelloguiaone@gmail.com

Marcello Pires nasceu no Rio de Janeiro, e veio para os USA, em 1997 com sua esposa e três filhos. Mora em Orlando há 24 anos. Teve uma fábrica de biquínis, no Rio e veio para Orlando expandir seus negócios. Hoje, dedica-se ao
Nadja Cardoso (esposa), Izabella Mayse (neta) e Marcello Pires

Me considero uma avó tradicional e coruja. Acompanho meus 3 netos desde que nasceram –dois meninos, William e Walter, hoje com 7 e 3 anos; e uma menina, Elza, com 4 aninhos. Minha outra neta, Zelda, com 1 ano, foi a única que não vi nascer por causa da pandemia. Ela mora em Nova York e só fui conhecê-la no primeiro aniversário, em maio de 2021, embora tenha acompanhado a gravidez à distância.

Faço as comidas e sobremesas que gostam. Sou até mais severa que os pais, mas acabo cedendo – deixo comer chocolate, chupar balas, ver desenho na televisão e no telefone. Eles adoram ficar na minha casa. E até mudamos da Flórida para Kansas para ficar mais perto deles.

Como os pais são muito ativos na educação dos meus netos, não sinto obrigação de ser uma educadora. Pelo contrário, quero que se sintam livres, como quando estão com os amigos, sem pressão, mas, claro, sempre no limite do bom senso. E eles sabem que na casa deles a pressão volta ao normal.

Minha vida mudou ra-

VoVó Full Time

dicalmente com a chegada dos netos; eu brinco, rolo no chão, até esqueço do reumatismo e dos 72 anos nas costas. Adoro sair e viajar com eles. Os pais estão na linha de frente. Fico na retaguarda, como suporte se e quando necessário. Isso me faz sentir útil. E sempre estou disponível para cuidar dos meus netos. Acomodo minha agenda para poder estar presente em todas as atividades e aplaudir o progresso deles. É muito prazeroso quando vejo que o de 7 anos já está lendo e a de 4 já está até ensinando ao de 3 tudo o que aprende.

Nossa relação com o mundo digital também é forte e a tecnologia nos aproxima. Durante a pandemia tiveram aulas online e eu assisti algumas de suas apresentações. Nos vimos frequentemente pelo face time. Eles ainda não usam Whatsapp ou marcam encontro pelo computador, mas falta pouco!

Para uma avó de primeira viagem eu diria que sua vida vai mudar para melhor. Mas esteja preparada para o gap de gerações, não deixe a sua experiência negar aceitação à diversidade de opiniões e decisões deles. Devemos aceitar a individualidade dos nossos netos. É um constante aprendizado.

“Para uma avó de primeira viagem eu diria que sua vida vai mudar para melhor.

Mas esteja preparada para o gap de gerações...

Em Kansas, Recylda está sempre perto dos netos William, Walter e Elza Henry
De Nova York, apesar da distância, Recylda não desgruda da netinha, Zelda Fox, graças à tecnologia
“Nossa função é ajudar com a experiência e a maturidade”

Aempresária, Rosana Almeida, mora em Orlando, há mais de 20 anos e nunca deixou de trabalhar. Vive ocupada, mas sempre acha tempo para o neto Lucas.

“Meu neto me fez voltar ao tempo: brincamos de massinha, pinturas, vemos desenhos animados e agora ele está aprendendo as bandeiras, está com 4 anos, mais esperto, já demostra mais interesse”.

Rosana entende quem não quer ou não pode ser “avó full time”, mas para ela ser avó tornou-se sua prioridade.

“Não deixo minha vida profissional mas, não abro mão de acompanhar o crescimento de meu neto Lucas, que amo de paixão” - se declara.

Lucas tem 4 anos é uma relação “incrível” com a avó, segundo ela:

“ Me liga pelo I cloud, quer

sempre estar em casa, e sempre dou um jeito, encontro tempo para levar e buscar na escola, ficar com ele, levá-lo para dormir em casa. Durante a pandemia, o ensinei a nadar. Temos uma relação muito próxima”.

E ao contrário de muitas avós que trabalham e se sentem culpadas, ou, ficam tristes quando não podem ajudar os pais nos cuidados com os filhos, Rosana é bem resolvida. “Minha filha e meu genro até me protegem quando percebem que estou ocupada e não posso ficar com o Lucas, eles me poupam. Não há ressentimentos por parte deles, nem culpa da minha parte”.

Quando discorda dos pais da criança, espera um momento oportuno e se manifesta: “dou minha opinião e eles decidem. Minha filha, às vezes, não gosta, mas escuta, analisa com o marido. Aliás, acredito que é nossa função ajudar com nossa experiência, maturidade”.

Rosana Almeida É corretora de imóveis licenciada, fundadora e presidente da Florida Connexion Group.

Desde a fundação, em 2011, a Florida Connexion tem sido responsável pela intermediação de mais de 2.000 transações imobiliárias.

Reconhecida como Agente/Corretora No 3, por listagens no Residential Real Estate Awards 2019, promovido pelo Orlando Business Journal.

Rosana é apaixonada por manter os mais altos padrões profissionais, participando de várias associações imobiliárias, incluindo a Orlando Regional Realtor Association, a MIAMI Association of Realtors, a Florida Realtors e a National Association of Realtors.

Ela se orgulha de ter várias credenciais imobiliárias internacionalmente reconhecidas, incluindo a Certificação de Referência Transnacional (TRC).

Rosana segura o neto, Lucas, enquanto compartilha foto ao lado dos bisavós
Rosana, quando o trabalho permite, leva Lucas à praia
Lucas, aos 4 anos, já demonstra talento para as Artes

“Procuro ser uma avó atual, seguir os conceitos do mundo atual, complexo e plural. Quanto a alegria de viver, esta não custa um tostão. Ela é simples, é clássica! Nunca sai de moda”,

“Me esforço para dar minha opinião com calma”

Para Monique se tornar avó “foi renascer”. E com Camille veio a certeza: “a função de uma avó é levar aos netos beleza, poesia, encantamento e, sobretudo, alegria”.

“Viver é uma chance única, e deve ser aproveitada com todo vigor. Esta foi a mensagem que meus pais me passaram. E é a minha mensagem para meus netos”, ressalta.

Como fazer isso?

Ela dá um exemplo:

“Comprei uma tenda e mandei fazer um colchãozinho. Cobria a tenda com um cobertor para ficar bem escurinho. A partir dos 6 meses, ela começou a dormir no nosso quarto, na tenda, sobre o chão. Na hora do sono, introduzi um cd de músicas clássicas, adágios, porque são calmas. Ela criou gosto musical e passou a mergulhar no sono com rapidez”.

Quando os netos Camille e Lucas foram crescendo, a avó passou a recitar poemas, sempre de Manuel Bandeira, porque, segundo ela, “são sonoros e muitos deles são ótimos para crianças”.

As historinhas eram adaptadas para o contexto das crianças e “a gente vivia cada uma delas brincando”, Monique lembra e segue dando exemplos de como encantar a criançada.

“Um dia, resolvemos fazer um museu no escritório de casa, com tudo de estranho que havíamos encontrado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Nossa! Como a gente aproveitava!!!”

“Outra farra era o banho. Descobri bolas que coloriam a água da banheira. Eles ficavam

fascinados. Com todas estas atividades, nossa relação foi criando raízes profundas”.

Vó à distância

Camille e Lucas imigraram para Orlando, a menina com 6 anos e ele com três.

“Foi um baque” - assim ela define esse momento. Teve que reinventar a relação e nada mais atual do que uma avó recorrer ao facetime, recurso que passou a ser utilizado todo domingo. Mas não costuma segui-los nas redes sociais para “poupá-los do mico perante os amigos”.

“Quando nos revemos em Orlando é uma festa! Vamos ao teatro, colhemos laranjas, fazemos Madeleine - biscoito francês, seguindo o Youtube. Quando me despeço deles para retornar ao Rio, digo: “Logo, logo vovó estará de volta. Aproveitem bastante a vida .”

Monique se considera uma avó à moda antiga, que “se preocupa em transmitir valores e hierarquia”. E diz: “na casa deles, quem manda são os pais. Na educação deles, quem manda são os pais. Quando estão na minha casa, quem manda sou eu. Mas, não faço todas as vontades deles não, e imponho limites”.

Quando discorda dos pais procura ser diplomática: “me esforço para dar minha opinião com calma”, mas não deixa de se posicionar.

“Procuro ser uma avó atual, seguir os conceitos do mundo atual, complexo e plural. Quanto a alegria de viver, esta não custa um tostão. Ela é simples, é clássica! Nunca sai de moda”, ela conclui.

Monique, Camille e Lucas Vasconcelos
Vovó Monique proporciona várias atividades culturais e muita diversão aos netos

Nereide Santa Rosa

Retomando a Arte em nossas vidas

Apossibilidade de retomada da normalidade nos Estados Unidos traz a esperança para os artistas, músicos, pintores, e todos os profissionais que trabalham com Arte. A reabertura dos espaços artísticos como museus, orquestras, teatro e dança, nos traz esperança de um tempo de normalidade e a Arte poderá novamente estar próxima de nós, trazendo divertimento e conhecimento. Para reconquistar e rever a Arte, vale a pena relembrar alguns espaços expositivos na Flórida. Na cidade de Naples, um jardim botânico abriga uma ótima surpresa para nós, brasileiros: um mural de Burle Marx, considerado um dos arquitetos paisagistas mais influentes do século XX, premiado pela American Institute of Architects (AIA), em 1965. Ao se inspirar em mais de 50 espécies de plantas nativas encontradas nas

ARTE & VOCÊ

Nereide Santa Rosa

Arte-educadora e escritora especializada em Arte, História e Cultura. Escreve sobre arteeducação, biografias de artistas e exposições de artes. Atua como palestrante nos Estados Unidos e Brasil. Publicou cerca de oitenta livros, vencedora do Prêmio Jabuti. Publisher Manager da Underline Publishing LLC e coordenadora do Focus Brasil NY. nereideschilarosanta@gmail.com

paisagens exuberantes do Brasil, ele revolucionou o design de jardins fazendo composições abstracionistas, além de ser o responsável das famosas curvas sinusosas das calçadas de Copacabana.

Por tudo isso, e muito mais, seu aluno, Raymond Jungles, um arquiteto paisagista norte-americano, instalou um mural de Burle Marx no Jardim Botânico de Naples, cidade localizada na West Coast da Flórida. O parque tem uma área de 170 acres, fundado em 1993, e desde então, incorporou jardins com temas de diferentes partes do mundo.

O mural de Burle Marx foi instalado em novembro de 2009 no ponto alto de uma praça no espaço Jardim Brasileiro Kapnick, numa especie de palco, acima de uma cascata, podendo ser visto de vários pontos do parque. O mural é composto de um mosaico de 1325 quadrados de cerâmicas vitrificadas coloridas com o tamanho total de 8x17 fts, sendo o único do artista nos Estados Unidos.

O mural ficou guardado por quinze anos até Jungles se decidir pelo Naples Botanic Garden. Foi montado em três dias de trabalho, e o resultado é maravilhoso. O mosaico colorido com diferentes espessuras brilha sob a luz do sol, refletindo luzes e cores na cascata e no lago, que abriga as nenúfares gigantes da Amazônia, ou para nós, brasileiros, nossa Vitória-Regia, flor de eterna inspiração para

as lendas indígenas no Brasil.

Em Miami, o Pérez Art Museum Miami, é uma excelente opção. Localizado à beira da Bay Biscayne, cercado por uma paisagem extremamente generosa na luz e no brilho, o museu oferece espaços amplos com arte de qualidade, exposições de sua coleção permanente e as temporárias. Um dos destaques é o jardim das esculturas com obras de renomados artistas, perfeitamente integradas ao espaço, como a obra do artista brasileiro Ernesto Neto.

E na cidade de Saint Augustine, temos o privilégio de poder conhecer a maior coleção de obras fora da Europa e a maior dos Estados Unidos do pintor catalão Salvador Dali, um gênio da artes.

The Dali Museum possui, até o momento, um acervo com mais de 2100 obras do artista, en-

tre pinturas, fotografias, esculturas e desenhos. O museu possui ainda um teatro, biblioteca, uma loja para os visitantes, um café e um agradável jardim com esculturas incluindo uma espécie de árvore dos desejos,

onde os visitantes penduram fitas coloridas.

A premiada arquitetura do seu prédio chama a atenção dos visitantes. O arquiteto Yann Weymouth usou formas geodésicas nas grandes janelas, obra batizada

O Enigma, feita com 1062 vidros triangulares à prova de furacão. Em seu interior, a escada em espiral foi inspirada na forma da molécula do DNA, a qual tantas vezes serviu de inspiração para o artista.

Ernesto Neto, Espaço divisório mínimo, 2008 Cor-Ten steel. Collection Pérez Art Museum Miami, gift of Jorge M. and Darlene Pérez. Imagem da autora.
Mural Jardim Brasileiro Kapnick, Naples Botanic Garden. Imagem de divulgação.

JEAN MARCEL CHAMON

• MBA e especialista em Gestão Universitária com 19 anos de experiência na área da educação. • Sócio fundador da UNIFLUENT.

• Conselheiro, Ex-presidente do Conselho e Ex-diretor executivo da Associação Nacional dos Centros Universitários ANACEU. • Ex-Diretor de Relações Institucionais e Conselheiro do Conselho Regional de Administração do DF – CRA/DF

• Autor e editor de publicações na área de gestão e políticas públicas da educação. Jeanchamon@gmail.com

A Questão do Valor

Nesse mês falaremos um pouco sobre gestão e valor. Com a grande concorrência atual, os mercados são impulsionados pela escolha. O cliente se encontra na fase em que tem muitas opções podendo escolher produtos por critérios de qualidade, preço, marca, tecnologia, grau de diferenciação ou apenas por status. Nesta situação de grande opção de escolha, o cliente se torna em muitos momentos o controlador do mercado, conduzindo através de suas necessidades e desejos todo o ambiente de mercado, dizendo o produto que quer, o preço que está disposto a pagar e a qualidade desejada.

Nesse mercado surge a questão do valor agregado e em como atribuir valor para o cliente, obtendo vantagem competitiva sobre os concorrentes. Então nos perguntamos o que seria valor em termos empresariais e de gestão. Segundo o Professor de Harvard, Michael Porter (1999) podemos definir valor como um montante que os compradores estão dispostos a pagar por aquilo que uma empresa lhes fornece. O valor é medido pela receita total, reflexo do preço que o produto de uma empresa impõe e as unidades que ela pode vender.

O preço pago é apenas uma parte do esforço para obter o produto ou serviço. O cliente avalia também a rapidez e o conforto para obter o produto e a oportunidade de conseguir o que deseja.

Em um ano de pandemia na qual as relações de valor atingiram aspectos únicos na qual o conforto e as necessidades primarias foram de muitas formas alteradas, empresas como a gigante Amazon são um bom exemplo de como atingir vantagem competitiva por meio de agregação de valor.

Em 2004, após dez anos de fundação a

• Extensiva cadeia de galpões, armazéns e centros de distribuição;

• Gestão de estoque de forma multicamadas e baseada em localização;

• Excelente rede de transporte e logística.

Os serviços da cadeia de suprimentos da Amazon que tornaram a empresa única e inovadora como as entregas em até duas horas (prime now) ou entrega no mesmo dia somente é possível pela utilização de sua própria rede logística. A empresa com o passar do tempo compreendeu que a dependência de logística terceirizada aumentava em muito o prazo de entrega de seus produtos aos seus consumidores (Leblanc, 2020).

Quando se concentra a atuação no valor econômico pode-se identificar quatro tipos de valor:

• Valor de custo, como sendo o total de recursos medido em dinheiro, necessário para produzir/obter um item.

• Valor de uso, como a medida monetária das propriedades ou qualidades que possibilitam o desempenho de uso, trabalho ou serviço.

• Valor de estima, com a medida monetária das propriedades, características ou atratividades que tornam desejável sua posse.

• Valor de troca, como a medida monetária das propriedades ou qualidades de um item que possibilitam sua troca por outra coisa.

Observando várias definições e autores a noção de valor para o cliente é baseada na percepção da vantagem ou do benefício que ele recebe em cada transação com a empresa.

receita anual da Amazon era algo em torno de 7 bilhões de dólares. Em 2018 a corporação atingiu receita anual maior que 230 bilhões de dólares. Nesse cenário a empresa tem crescido a uma taxa de 20% ao ano. É importante observar como a Amazon em duas décadas se transformou de uma simples vendedora de livros online na maior empresa em força de vendas e diversidade do mundo. Um dos grandes direcionadores se dá por trás de uma inovadora e eficiente cadeia de suprimentos que gera e agrega valor aos seus produtos e serviços de forma única. Em um ano de pandemia o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos nunca foi tão relevante.

A Amazon se tornou a empresa favorita para muitos devido a razão crucial que se dá pela sua rápida e eficiente gestão da cadeia de suprimentos que é baseada nos seguintes fatores:

• Uso inovador de forma sofisticada de tecnologia da informação;

Outro grande diferencial da cadeia da Amazon é a forma única na qual ela gerencia seus estoque e armazenagem. Por exemplo, a empresa utiliza para diferentes tipos de produtos armazéns e galpões de tipos e em localidades diferentes. A empresa ainda seleciona seus produtos por tipo de entrega como por exemplo, prime delivery, one-day delivery, prime now, first-class delivery, entre muitos outros. A empresa baseia seus locais de armazenagem buscando atender as necessidades dos clientes fazendo com isso a sua logística de entrega um dos seus grandes diferenciais.

Sempre inovadora a Amazon em 2019 a empresa iniciou o uso de veículos automatizados chamado Amazon Scout, para entrega nas residências e casas da região noroeste dos Estados Unidos (Taylor, 2019). Podemos observar que a Amazon é uma referência quando falamos em cadeia de suprimentos e em como ela pode inovar e obter vantagem competitiva em sua cadeia de valor.

Citei o caso da Amazon por ser um caso conhecido e para que cada um dos leitores possa refletir que até a maior empresa do mundo deve e deverá estar sempre inovando. Existem inúmeras oportunidades para atingir clientes e gerar novos produtos e serviços. Todo empreendedor deve continuar buscando gerar valor e inovar constantemente. Positividade sempre! Forte Abraço!

“Quando você deixar de aceitar aquelas relações que lhe fazem mal, você poderá, enfim, entender o que é paz interior.

“ATITUDES PARA ABANDONAR JÁ! 10

Chegou a hora de dar um basta em atitudes que só atrasam sua vida e seu sucesso. Eis aqui 10 atitudes para você abandonar hoje, aqui e agora:

1. Sofrer o medo de fracassar

Você já pensou quantas oportunidades perdeu por medo de se frustrar, de não dar certo? Entenda que o fracasso verdadeiro é não tentar acertar.

2. Sentir-se culpado por tudo que acontece à sua volta e ficar pedindo desculpas o tempo todo

Esta atitude é sinal de baixa autoestima e as pessoas não confiam em quem não demonstra confiança em si mesmo.

3. Sentir constrangimento em dizer “não” para os outros

É hora de abandonar essa mania de ser perfeito e bonzinho para todo mundo, e começar a ser mais sincero com você mesmo! Seja bom, justo, solidário, mas bonzinho... Só para você mesmo!

4. Ficar comparando a sua vida – que é real - com a dos personagens das novelas ou dos seus amigos virtuais

É preciso aceitar sua realidade e ter maturidade para distinguir o que é verdadeiro do que é apenas criação artística ou ostentação.

5. Aceitar relacionamentos tóxicos, de amizade ou amorosos

Eliana Barbosa é psicoterapeuta, life coach, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento e palestrante motivacional –eliana@elianabarbosa.com.br www.elianabarbosa.com.br)

Quando você deixar de aceitar aquelas relações que lhe fazem mal, você poderá, enfim, entender o que é paz interior.

6. Usar a crise como desculpa para suas dificuldades

Assuma a responsabilidade pelos seus pensamentos, emoções, escolhas e atitudes, e comece a ver a crise como a mola que vai impulsioná-lo a sair do marasmo e descobrir seu potencial de sucesso.

7. Ficar dizendo que isso ou aquilo é imperdoável

É hora de abrir seu coração e se dispor a perdoar, limpando suas emoções e o seu corpo do lixo dos ressentimentos, deixando de dar importância ao ofensor, e seguindo em frente.

8. Ferir os outros com críticas

Todo mundo tem qualidades e quanto mais você as valoriza, mais essas pessoas irão querer mostrar o que elas têm de melhor.

9. Sentir-se uma vítima da vida, um azarado e ficar reclamando de tudo

Esse “coitadismo” só atrai para você mais razões de sofrimento.

10. Fazer comentários sobre a falta de dinheiro

Focar na escassez é a forma mais rápida de atrair penúria para você! Por mais difícil que estejam suas finanças, comente e sinta profunda gratidão pelas bênçãos de sua vida.

Anna Alves-Lazaro

Por: Sophia Constantinidis Chagas, Voluntária da Hope & Justice Foundation, estudante concluinte do Curso de Relações Internacionais e Criminologia com foco em Crimes Internacionais e Vitimologia na University of South Flórida. Quebre o Silêncio ! Denuncie! Peça ajuda www. hopeandjusticefoundation.org

TRÁFICO

HUMANO

Anna Alves-Lazaro Advogada brasileira, naturalizada americana, Comunicadora Social, Relações Públicas, Presidente e Fundadora da Hope & Justice Foundation, Palestrante, Escritora, e Ativista no Combate ao Tráfico Humano e ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. anna.alveslazaro@gmail.com

Você sabe quais tipos de violência que uma mulher pode sofrer? Você conhece alguma mulher que está sofrendo algum tipo de violência? Leia a carta aberta à mulher vítima de violência, escrita por uma das voluntárias da Hope & Justice Foundation e se você precisar de ajuda, entre em contato conosco através do e-mail: gamvv@hopeandjusticefoundation. org - GRUPO DE APOIO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA.

Carta aberta à mulher vítima de violência

“Eu posso não lhe conhecer pessoalmente, posso não saber da sua história, posso não lhe ver, mas eu lhe escuto e sei que você está aí. Você não é culpada pelo seu abuso e pelo que aconteceu com você. Você não pediu por isso. Você não deveria ter que fingir que nada aconteceu. Você não deveria ser silenciada. Você merece ser ouvida. Você não deveria sentir como se não tivesse valor. Ninguém tinha ou tem o direito de lhe violar. Você é uma sobrevivente de abuso e agressão e esta violência contra você é um erro. Você deveria e deve ser tratada com dignidade e respeito.

Você se acostumou a viver com medo. O seu agressor pode ter violado sua mente e seu corpo, tornando você receosa em agir, com medo de irritá-lo. Ele lhe machucou de

maneiras inacreditáveis, usando as mãos e palavras. Você não entende o porquê das punições e agressões. A verdade é que você não merece isso, mas ele fala que foi você quem causou. Você não entende como num dia ele está violento, mas no outro ele está calmo.

Controlada por ele, sem ter a escolha de ver quem quiser, de escolher um amigo, de ir a qualquer lugar, de comprar o que deseja, de vestir o que gosta. Você sente como se fosse uma marionete e ele o manipulador. Você não sabe mais o que é ter liberdade. Mas eu quero que saiba que tudo que seu agressor lhe falou é mentira.

Eu sei que é difícil, que às vezes sentese como se não conseguisse sobreviver, mas você consegue. Sei que pode-se sentir como se estivesse em pedaços, usada e esquecida. Mas quero que saiba que você pode se recuperar, que existe esperança e ajuda. Pedir ajuda e achar uma saída é difícil. Seu agressor pode ter lhe ameaçado ou, então, ameaçado seus filhos ou família. Você sente que fugir dessa violência é impossível, que sua autoestima e confiança são inexistentes. Mas não desista e, sim, persista.

Não precisa se sentir humilhada por ter que pedir ajuda, isso na verdade é ter coragem. As dificuldades não foram feitas para lhe desencorajar, mas para lhe ajudar a ser mais forte.

A verdade é que você não merece isso, mas ele fala que foi você quem causou. Você não entende como num dia ele está violento, mas no outro ele está calmo.

“ “

Hope & Justice Foundation no Enfrentamento da Violência contra a Mulher

Esse é um dos primeiros passos para livrar-se da constante agressão. Você pode se sentir desmotivada, mas existem pessoas para lhe ajudar. Você não está sozinha. Deixe sua mente processar as mudanças, você precisa de tempo para se recuperar e ajustar. Procure pessoas que possam lhe ajudar, organizações que lhe apoie, encontre atividades que lhe faça feliz, que lhe acalme. Você não é mais uma prisioneira. Você não tem nada para se envergonhar. Mas o mais importante é: lembre-se de que você consegue seguir em frente.

Quero lhe lembrar que você tem valor. Quero lhe ajudar a se reerguer, mostrar que, por mais que você tenha presenciado tanta violência, a vida ainda tem muito a ser vivida, coisas que podem lhe alegrar e lhe dar esperança. Não tenho ideia do que se passa na sua mente, mas quero que coloque tudo para fora, que não guarde apenas para si. Compartilhe a dor, você não precisa carregar isso sozinha. Mesmo que as pessoas lhe julguem, lembre-se de tudo que enfrentou para estar aqui nesse momento, livre. As memórias podem não sumir completamente, mas agora é a sua vez de criar lembranças boas, que lhe encham de paz e que, aos poucos, substituam as memórias ruins. Estou aqui para ouvir você rir, chorar, gritar e desabafar. Você é uma sobrevivente.”

VÔO PÁTRIO

Peter Ho Peng nasceu na China e cresceu em Porto Alegre. Formou-se na UFRGS em engenharia química e na Georgia Institute of Technology (MSc e PhD). É morador de Tierra Verde, Flórida. peterhpeng@yahoo.com

Lembranças do meu amigo Mario

O que faz um poeta?

Mas como, Pedro, o nome do teu amigo não é proparoxítona? Não leva o acento agudo no á? Sim, é proparoxítona, mas ele é o Quintana! O Mario não leva acento! Quintaneiro, Mario escrevia quintanares (conforme Cecília Meireles) para nós, fazia quintanices conosco. Ah, meus amigos brasileiros, não sabeis o que perdestes!

(Frases soltas)

...até onde irá a procissão dos postes, unidos, pelos fios, à mesma solidão?

Senhor! Que buscas Tu pescar com a rede das estrelas?

De que me serve o molho de chaves, se joguei todas as minhas no mar?

Nasci em Shangri-La... Pois quem foi que não nasceu em Shangri-La?

As folhas enchem de fffs as vogais do vento...

Vidas e poemas têm a certeza do anacoluto...

(Sobre Camões): Seu nome retorcido como um buzio

(Poemas)

Um poema é como um gole d’água bebido no escuro

Como um pobre animal palpitando feri-i-i-do

Como uma pequenina-moeda-de-prata perdi-i-i-da para sempre na floresta escura...

Todos esses que aí estão

Atravancando meu caminho, Eles passarão...

Eu passarinho!

Primavera cruza o rio

Cruza o sonho que tu sonhas.

Na cidade adormecida Primavera vem chegando.

Catavento enlouqueceu. Ficou girando, girando. Em torno do catavento Dancemos todos em bando.

O mundo é fragil / Cheio de fremitos / como um aquário

O que faz um poeta? Escrever poesia? Eu acho que não é bem isso. O poeta é um amigo que faz todo dia ser um bom dia para lembrarmos dele. Como um parente, duas ou três gerações à parte, não importa. E como um parente, pode ser lembrado ou sorridente e bem tratado, ou ferido, com dor. Lembranças podem trazer alegrias ou tristezas. E suscitar perguntas. Algumas difíceis de responder.

Como pode um escritor com um acervo tão extenso, tendo, ao longo mais de meio século, escrito doze livros e publicado várias antologias, e tendo traduzido Proust, Conrad, Voltaire, Virginia Woolf, Maupassant, Balzac, Graham Greene, Merimée, e outros, e ter sido admirado por Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Cecilia Meireles, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Erico Verissimo, como pode esse ser, patrimônio da humanidade de um país, ter sido despejado do hotel onde morava, e onde morou por longos anos, foi deixado apenas com uma mala na calçada, sem um tostão, aos 70 anos de idade. Não apareceu ninguém naquele povoado para pagar a conta!!!

Aí apareceu o craque Falcão, nosso imortal camisa 5 (e olha que sou tricolor doente); e, sem alarde, o hospedou em seu hotel pelo resto de sua vida, por mais 18 anos. E tudo que escrevia, o fazia à mão, sobre papel. Como pode esse acervo ter sido ignorado por mais de doze anos por aquela gente, até que um instituto do centro do país o hospedou e hoje o preserva como riqueza inequalável? Como pode esse patrimônio cultural nacional ter sofrido esse risco de ter sido danificado e perdido? Como pode o Mario ter sido rejeitado por duas vezes para a casa de Machado de Assis, até que ele rejeitou uma terceira candidatura? Bem, agora aquele primeiro hotel que para mim ficou malfadado, depois foi tombado e virou a Casa de Cultura Mario Quintana, mas, como dizemos aqui, too little, too late.

Tudo isso vale a pena rever, é o nosso auto-retrato, como sociedade, como povo. É um exercício de auto-conhecimento. Será que adianta? Não acredito, mas tento. Ah, antes que me esqueça, tem post-scriptum. Fiz uma sacanagenzinha. Inseri duas penguices no meio das quintaneiras... Foi o jeito de eu estar ao lado do meu amigo.

MARCO Maciel, Edmar Bacha, Fernando Henrique Cardoso, Jose Sarney, Arno Wehling, Evanildo Cavalcanti Bechara, Domicio Proenca Filho, Rosiska Darcy de Oliveira, Paulo Coelho.

Curtas

União Europeia abre fronteiras para viajantes completamente vacinados

A União Europeia (UE) decidiu abrir suas fronteiras para viajantes totalmente imunizados de terceiros países cuja população esteja amplamente vacinada contra a Covid-19 ou com uma boa situação epidemiológica, o que inclui os Estados Unidos e o Reino Unido, entre outros.

Argentina tem mais vacas que habitantes, mas comer carne vira "luxo" no país

Apesar de ter um rebanho de 54 milhões de cabeças de gado, um número maior que o de sua população de 45 milhões de pessoas, a Argentina vive um cenário em que comer um bife ou um churrasco tornou-se um luxo devido aos elevados preços da carne bovina.

O governo do presidente Alberto Fernández, que culpa a grande demanda internacional pela forte alta, optou por suspender as exportações por um mês para tentar conter a disparada dos preços no mercado interno.

A Argentina é o quinto maior produtor e quarto maior exportador mundial de carne bovina, e também um dos maiores consumidores do mundo, com 44,7 quilos per capita por ano.

Nova York reabrirá todas suas escolas em setembro sem opção de aulas remotas

Nova York, que tem o maior sistema educativo dos Estados Unidos com mais de um milhão de estudantes, reabrirá totalmente suas escolas públicas em setembro sem a opção de aulas remotas que foi oferecida, em 2020, devido à pandemia de Covid-19, segundo anunciou o prefeito Bill de Blasio. Nas últimas semanas, estados como Nova Jersey, Connecticut e Massachusetts já tinham antecipado que o próximo ano letivo será presencial.

Casal é preso por vender imagens sexuais de seu bebê na internet

Uma operação internacional coordenada pela Interpol permitiu que as autoridades peruanas prendessem um casal que comercializava na internet imagens de conteúdo sexual com seu bebê de apenas dois meses de idade, informou a organização policial.

A nota explica que, no início de abril, investigadores especializados de Canadá e Austrália contataram a sede da Interpol na França depois de detectarem que um usuário da internet compartilhava imagens que mostravam o abuso sexual de um bebê e propunha mais material desse tipo em troca de dinheiro.

As investigações estabeleceram que o suspeito estava ativo na chamada "darkweb" desde 2014 e recentemente tinha procurado informações sobre o tráfico de crianças e órgãos.

Texas aprova uma das leis mais restritivas ao aborto nos EUA

O governador do Texas, o republicano Greg Abbot, aprovou uma das leis mais restritivas ao aborto nos Estados Unidos, proibindo a interrupção a partir das seis semanas de gestação.

Durante a cerimônia de assinatura da lei, aprovada pelo Congresso estadual e que entrará em vigor em setembro, Abbot ressaltou que o "Texas cultiva a vida".

"Nosso criador nos concedeu o direito à vida e, mesmo assim, milhões de crianças perdem seu direito a viver todos os anos devido ao aborto", comentou o governador.

A norma sancionada veta o aborto assim que é possível identificar o batimento do coração do feto, que costuma ocorrer após seis semanas de gravidez, e não contempla exceções em casos de estupro ou incesto.

Amazon autoriza Uruguai a vender produtos através da plataforma

A empresa americana de comércio eletrônico Amazon habilitou o Uruguai como um país elegível para vender produtos através dessa plataforma, anunciou o Ministério das Relações Exteriores uruguaio.

Na mensagem publicada em sua conta no Twitter, a Chancelaria destacou o trabalho em conjunto com a embaixada uruguaia nos Estados Unidos para o sucesso da ação.

"Este marco representa uma oportunidade para o desenvolvimento e projeção internacional das empresas uruguaias. #UruguayAlMundo", acrescenta a publicação.

Assim como o Uruguai, países como Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela também possuem liberação para venda através da Amazon.

No final do mês passado, a empresa americana anunciou lucros entre janeiro e março de 2021 que chegaram a US$ 8,1 bilhões, aumento de 224% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2020, a Amazon obteve o dobro dos lucros do ano anterior, de modo que esses primeiros números de 2021 indicam que seu ritmo não só se mantém, como até se acelera.

Confinamento tem impacto na saúde mental das crianças, diz Unicef

O prolongado confinamento motivado pela pandemia do coronavírus afetou seriamente a saúde mental e emocional de crianças e adolescentes do México que apresentam sintomas preocupantes de depressão ou ansiedade, garantiu o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no país, Christian Skoog.

A crise sanitária causada pela Covid-19 também causou graves danos econômicos aos lares mexicanos e acabou afetando os direitos dos menores na saúde, educação, igualdade e proteção, que também sofrem com o crescimento da violência doméstica, má nutrição e aumento da exclusão digital.

“Prender crianças em casa não foi uma boa ideia, nem por um dia, muito menos por um ano”, disse Skoog.

Biden assina lei para acabar com crimes de ódio contra asiáticos

Com o apoio de Democratas e Republicanos, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou uma lei que visa articular uma resposta federal rápida ao aumento dos crimes de ódio que a população asiática tem sofrido durante a pandemia.

Em um evento da Casa Branca, Biden agradeceu a ambas as partes por se reunirem para aprovar uma lei contra o que ele definiu como "feio veneno que há muito assombra e atormenta esta nação", referindo-se ao racismo e aos crimes de ódio.

Especificamente, a Câmara dos Deputados aprovou a medida com 364 votos a favor e 62 contra, todos do Partido Republicano; enquanto no mês passado a iniciativa recebeu apoio quase unânime no Senado, com 94 a 1.

COMPARE OS VALORES OFERECIDOS PELAS SEGURADORAS X VALORES OBTIDOS EM

LITÍGIO

Última Oferta: $100,000

Veredito: $9,990,000

Última Oferta: $220,000

Veredito: $4,850,000

Última Oferta: $0

Veredito: $3,250,000

Última Oferta: $115,000

Veredito: $1,050,000

Última Oferta: $50,000

Veredito: $940,000

*Esses vereditos variam de acordo com cada caso e podem refletir valores não contestados ou finais.

Advogado

Quando o caso é sério, você precisa de um advogado de:

CONFIANÇA, EXPERIÊNCIA e INTEGRIDADE.

Atendo em Português, Inglês e Espanhol

Atendemos todo o Estado da Flórida

STEFANO D. PORTIGLIATTI

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.