Livro revela bastidores da obra do Cristo
Publicação escrita por um dos profissionais da construção do monumento em Encanta do foi lançada ontem em evento para familiares, integrantes do governo e da diretoria da Associação Amigos de Cristo. Livro traz em 80 páginas fotos inéditas do processo de cons
RGE projeta melhorias na rede do interior
Investimentos na rede elétrica em Estrela estão previstos para o início de 2023. Diagnóstico da concessionária aponta necessidade em trocar cerca de 30 estruturas de distribuição nas comunidades de Linha Geraldo e Wolf.
Comunidade aguarda por obras na ERS-128
Condições da rodovia geram riscos e preocupam comunida de. Falta de sinalização e demar cação da via são as principais reclamações. Daer promete reto mar serviços em dezembro.
STR de Santa Clara do Sul promo ve assembleia nesta sexta com defi nição de orçamento e festividades.
trução e apresenta detalhes sobre as dificuldades e cálculos feitos durante a edificação. Considerado um diário de obras do maior Cristo do mundo, a produção literária de Artur Lopes de Souza é vendida em estabelecimento local por R$ 80.

Enfeite recebe mais de 70 mil lâmpadas

Estrutura montada em parceria das empresas Neuge bauer e Disim Energia Solar será inaugurada no domingo. Decoração de 21 metros de altura deve atrair milhares de visitantes ao centro de Arroio do Meio. Programação na praça Flores da Cunha também inclui apresentações culturais. Outros dois pontos da cidade têm iluminação especial, sendo elas a fábrica da Girando Sol e área de lazer Pérola do Vale.
Instalação da árvore de Natal foi concluída esta semana. Estrutura em aço é seis metros maior comparado a do ano passado
A culpada é...
Abússola. Certamente a culpa é dela. Foi ela quem trouxe os portugueses até aqui, ou quase. Na verdade foram as caravelas, mas ela os guiou, sim, a culpada é ela. Ela seria a responsável também caso eu me perdesse no deserto e precisasse me deslocar na direção noroeste, afinal, não saberia como fazê-lo. Supondo que o culpado fosse eu, apenas supondo, poderia ainda transferir a responsabilidade para quem eu bem entendesse, afinal, se é minha, ponho onde ou em quem convir.
Pensando na causadora de todo o mal, cito, a bússola, acabei recordando de alguma aula de Geografia lá de tempos antigos, nem tão antigos, nem tão recentes. Não recordo a professora, isto prova que não estive atento, é realmente, eu não prestei atenção, mas, em sala de aula e depois no pátio do colégio, foi explicado e demonstrado como funcionava a bússola e lógico, como se orientar usando-a. Também foi ensinado como fazer uma, usando rolha, alfinete e um pratinho com água. Creio que eram estes os ingredientes, não tenho certeza, também já não estou mais certo de que era uma aula de Geografia. O importante é que a culpada continua sendo ela, não mudemos o foco.
Considerando que o problema possa estar no foco, ou seja, encontrar a culpada, solicito me ausentar por alguns instantes...
Retornando. Onde estive? Estudando a bússola. Volto menos ignorante em deslocamentos orientados por ela. Ela continua a responsável por tê-los guiado, mas, não mais por eu não encontrar a saída em qualquer mato sem cachorro. Sem cão, gato ou coelho, agora eu encontro a saída. Isto por si talvez ainda não seja o suficiente para me salvar, afinal, a minha condição física, que me leva a depender de uma cadeira dotada de rodas para a locomoção, pode tornar meu deslocamento inviável em mata fechada, mas, o raso conhecimento pode me ser-
vir. Seria mais útil em uma cidade abandonada, ou um deserto de sal talvez. Ainda que não me seja útil, pode ser a alguém, desde que eu compartilhe.
Conhecimentos superficiais sobre primeiros socorros podem salvar uma vida. Entendimento incipiente sobre como obter benefícios ilicitamente pode destruir um Estado. Posso direcionar os esforços em aprender na direção que eu escolher, pode ser Sul, também Oeste, ou Sudoeste, mas a agulha sempre apontará o Norte. Não necessariamente eu precisarei segui-la, mas, obrigatoriamente necessitarei saber para onde desejo ir.
O culpado sou eu, pela minha ignorância e pela tua. Tu também és, pela minha e pela tua. Talvez esteja apenas olhando para as estrelas. Posso alcançá-las ou estão mortas? A aula foi de Física, a professora falava sobre a velocidade da luz quando disse que olhando para o céu, em especial para as estrelas, estávamos olhando ao passado e que poderíamos estar encarando uma estrela que já não existe mais. Esta informação tão superficial sobre a luz me permitiu ver no brilho das estrelas os nossos sonhos, milhares talvez, que mesmo não realizados, ainda brilham, logo podem ser resgatados. Por mim, ou por você!
Sindicato dos trabalhadores rurais promove assembleia para definir orçamento
SANTA CLARA DO SUL
OSindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) promove hoje a assembleia geral com associados que vai definir a previsão orçamentária da entidade. O encontro ocorre na sede do Clube Esportivo Santa Clara às 9h30min.

O evento é uma forma de reunir os associados e também comemorar os 30 anos de fundação da entidade com o sorteio de brindes, bolão e outras atrações. Durante o encontro, haverá o parecer e análise das contas de 2021 por parte do conselho fiscal.
Outra pauta na ordem do dia é a prorrogação do mandato da atual diretoria que tem como presidente Maria Lovani Ely, e a atualização do
Registro Sindical, com a reformulação do estatuto e regimento interno da entidade.
De acordo com a presidente, o encontro reforça a importância do sindicato dentro do município na defesa dos direitos aos agricultores e as conquistas conquistadas nos últimos tempos como aposentadoria rural e o direito de mulheres possuírem o nome emitido no talão de produtores, fato que reconheceu a profissão de agricultora.
Município instala decoração natalina

O sindicato foi fundado em 31 de agosto de 1992. Oferece e atua nos serviços de assessoria aos produtores como o encaminhamento de declarações, Incra, INSS, ITR e documentos veiculares. Associados possuem benefícios como plano de saúde, assessoria jurídica e no acesso de programas de financiamentos.

CRUZEIRO DO SUL
Foi concluída nesta semana a instalação dos totens com as estrelas de Cruzeiro do Sul, ao longo da Rua General Neto, no Centro. Trata-se de uma decoração inédita e feita especialmente para o município. O trabalho foi realizado por uma empresa contratada por licitação, que também fez a iluminação da constelação construída abaixo da Casa do Morro. O trabalho pode ser avistado desde a Vila Zwirtes para quem chega ao centro pela rua Rubens Feldens.


CIDADES

MICRORREGIÕES : ARROIO DO MEIO, ENCANTADO, TEUTÔNIA e TAQUARI
Diretor Executivo: Adair Weiss
Diretor de Mercado e Estratégia: Fernando Weiss
Diretor de Conteúdo Editorial: Rodrigo Martini Arroio do Meio
Comercial: Elton de Andrade eltondeandrade10@hotmail.com | 51 99911 .4328
Reportagem: Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.br
Teutônia
Encantado Reportagem: centraldejornalismo@grupoahora.net.br
Reportagem: centraldejornalismo@grupoahora.net.br
A bússola. Certamente a culpa é dela. Foi ela quem trouxe os portugueses até aqui, ou quase. Na verdade foram as caravelas, mas ela os guiou, sim, a culpada é ela”
Encontro com os associados também celebra os 30 anos da instituiçãoEmpresa vencedora da licitação iniciou o trabalho esta semana DIVULGAÇÃO
Empresas concluem árvore de 21 metros na praça Flores da Cunha
Construção da estrutura foi viabilizada com ajuda da Neugebauer e Disim Energia Solar. Decoração natalina promete atrair milhares de visitantes
Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.brARROIO DO MEIO
Aárvore natalina gigante construída na praça Flores da Cunha, em frente a prefeitura, chama atenção de quem passa e utiliza a área de lazer. A estrutura de 21 metros de altura foi construída em aço entrelaçado financiado pela empresa Neugebauer e decorada pela Disim Energia Solar.

Para construir o atrativo, ne-
nhuma estrutura da praça foi danificada, foram utilizadas barras metálicas e guindastes. Diego Simonetti, gerente e proprietário da Disim, afirma que a árvore é uma das maiores do estado e promete atrair milhares de visitantes. Os testes com as luzes foram realizados na noite de quarta-feira, onde tudo transcorreu normalmente. No total foram 70 mil LED, 20 mil a mais que no ano passado.
O acendimento está marcado para o domingo, 20, a partir das 19h30min. A programação ocorre junto a árvore, com apresentações de músicas natalinas do Grupo de Harpas Guaranis do Alto Taquari e do grupo um Abraço Cantante Iluminado na árvore de Natal com os participantes do Projeto Saúde 60+ e Ritmos, coordenado pelo professor Cristiano Silva, além da chegada do Papai Noel.

A origem da árvore
A construção e a parceria com as empresas foram sugeridas pelo vereador e empresário José Elton
Lorscheiter (PP). No ano passado, uma estrutura menor, de 15 metros, foi erguida no mesmo local com apoio privado que auxiliaram em materiais e mão de obra.
Segundo ele, a ideia surgiu em conversas com amigos e empresários comerciantes do centro da cidade que reivindicavam uma atração diferente. “A árvore foi uma forma encontrada de chamar atenção da comunidade e atrair visitantes ao município nessa época do ano onde comemoramos o Natal e o aniversário de 88 anos de emancipação. A intenção é fazer uma estrutura ainda maior em 2023”, adianta.
Lorscheiter acredita que o comércio ganhe um incremento de vendas nessa época do ano, pois o município pensou em uma programação diferente. “A expectativa é que muitos turistas visitem Arroio do Meio. Além da praça, temos outras iniciativas bacanas como a iluminação na área de lazer Pérola do Vale e nas imediações da Girando Sol no bairro São Caetano”, destaca.
RGE projeta melhorias na rede elétrica da área rural

Após avaliações, companhia prepara troca de postes para o início do ano que vem. No Vale do Taquari, durante o ano foram mais de R$ 4,2 milhões aplicados em manutenções na rede
ESTRELA
Para minimizar os transtornos devido a fragilidade de pontos da rede elétrica, a companhia responsável pela distribuição aponta para um incremento nos investimentos. O foco da RGE será as localidades das Linhas Geraldo e Wolf, que tem a promessa de receberem melhorias já em fevereiro de 2023. A companhia segue com os planos de destinar R$ 400 milhões na região nos próximos cinco anos.
Após uma série de problemas mais graves entre o fim de 2021 e o início deste ano, que culminaram em protestos na agência da concessionária em Lajeado, a avaliação é
que os problemas mais graves foram revertidos. A abertura para o diálogo com os municípios também faz parte das propostas para um serviço mais ágil e assertivo.
O consultor de negócios da RGE na região, Cristiano Silva, traz essa análise e lembra que boa parte dos
problemas foram causados por condições de intempéries. “Em janeiro desse ano, foram quatro temporais em sequência na região. Isso trouxe para o usuário uma percepção negativa. Quando se tem essas incidências, naturalmente, em função dos estragos do vento e projeções de agentes externos, acaba sendo necessário reconstruir a rede inteira”, pondera.
O gestor acrescenta que os clientes podem e devem fazer contato com a

concessionária, a partir das situações críticas. “A partir do registro, se trata de forma emergencial. As equipes fazem a inspeção técnica e, evidenciando que o problema precisa de solução imediata, assim será feito. Algumas vezes o cliente liga e diz que não foi feito nada, isso ocorre porque a equipe avaliou que não havia urgência.”
As principais críticas dos usuários são referentes aos postes antigos. Em Estrela, a companhia responde por 9.864 pontos, dos quais
cerca de 15% são de madeira. Silva realça que o índice é “extremamente baixo” e que as estruturas ainda são comuns em países da América Latina e do Norte.
Oscilações oferecem riscos
Na Linha Geraldo, os transtornos fazem parte da rotina de Alexandre Diesel. Ele é proprietário de uma agroindústria e relata que as faltas de luz foram superadas. Por outro lado, a estrutura de energia elétrica coloca a atividade produtiva em risco. “A fiação é a mesma de 40 anos atrás, quando tinham apenas quatro propriedades aqui. Agora são 10, sem contar a evolução de equipamentos que exigem mais potência”, diz.
Outra preocupação de Diesel passa pelas constantes oscilações na corrente. Mesmo com chamados junto à RGE, as medidas ficaram em uma tentativa de maior controle. Proprietário de um sistema de energia solar, o produtor indica que o sistema de medição aponta uma alternância que varia de 190 a 250 volts – o máximo indicado para evitar prejuízos maiores é 230.
Troca de postes e ajustes na rede
A localidade recebeu uma ação de inspeção, no fim de agosto, de acordo com o consultor da RGE. Embora haja uma baixa incidência de postes de madeira, foram identificados 27 para substituição, além de procedimentos como regulagem de condutores e poda. A previsão é que as intervenções ocorram em fevereiro de 2023.
Programa garante iluminação de LED no interior
DIVULGAÇÃO
grama de Eficiência Energética. Na primeira etapa foram 920 lâmpadas, num investimento de R$ 1 milhão e a instalação de placas solares que equivale a R$ 323 mil.
Funcionamento
CRUZEIRO DO SUL
O programa de Eficiência Energética financiado pela RGE/CPFL Energia possibilita a iluminação de LED na área rural. Serão 907 equipamentos instalados que substituem as luminárias de sódio num investimento de R$ 809 mil.
O programa é viabilizado pela empresa VA Engenharia e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na última semana a Secretaria de Planejamento definiu o cronograma de trabalho da segunda etapa de trabalho. A primeira delas ocorreu no perímetro urbano com a troca
de lâmpadas e instalação de placas solares em três Unidades Básicas de Saúde.
Conforme o secretário, Leandro Johner, o programa amplia a qualidade de iluminação e garante mais economia. A instalação das
luminárias no interior está prevista para 2023. “Para que possamos atingir a totalidade na iluminação pública vamos encaminhar um novo projeto para uma terceira etapa que poderá ter uma contrapartida financeira do município”.
O projeto foi apresentado em Cruzeiro do Sul em agosto. Desde então foram realizadas instalações e substituição de lâmpadas incandescentes por LED nas ruas do centro e bairro. A estimativa da Secretaria de Planejamento é de uma economia de até 66% em gastos com iluminação.
Até o momento, no Posto de Saúde Cleto Johner foram instalados 40 módulos fotovoltaicos. No Posto de Saúde Doutor Pereira foram colocados 27 módulos fotovoltaicos. E no Posto do Passo de Estrela foram implantados nove módulos A energia economizada representa 63,79 MWh/ano, o que significa, em média, o abastecimento de 28 casas compostas por quatro pessoas.
Investimento total deste ano supera R$ 2 milhões com aporte da concessionária RGEReunião virtual de niu o cronograma de trabalho para a substituição de lâmpadas em 2023 Neste ano, pouco mais de R$2 milhões foram investidos na iluminação pública por meio do Pro- Poste de madeira em frente à propriedade de Alexandre Diesel é um dos poucos que não foram substituídos na localidade Jhon Willian Tedeschi jhon@grupoahora.net.br JHON WILLIAN TEDESCHI
Equipes participam de simulações para combate a incêndio e resgate
Atividades foram orientadas por profissional europeu e envolvem grupos da Docile e da Florestal Alimentos
Raica Franz Weiss raica@grupoahora.net.br
TEUTÔNIA
AAssociação Gaúcha de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio Voluntário de Teutônia (Asgresci) promove, em parceria com a ViaSeg, um treinamento de segurança para as Brigadas de Emergência da Florestal Alimentos e da Docile. A primeira atividade ocorreu ontem, 17, na sede da Asgresci, em Teutônia. Outra equipe participa hoje.
A associação é voluntária e foi criada pelo aposentado do Corpo de Bombeiros, Neimar dos San-

tos, de 53 anos. Santos conta que um grupo de nove pessoas da Asgresci foi para Portugal em maio deste ano, onde participou de um curso de salvamento. Além disso, o grupo conheceu diversas entidades de Corpos de Bombeiros em Portugal e na Espanha.


Agora, a entidade traz para a região o coordenador da Esco-
la Portuguesa de Salvamento, Francisco Rocha, de 43 anos. Militar, com formação no Corpo de Bombeiros, Rocha instruirá as equipes da Florestal e da Docile.
“Primeiro, apresentarei a teoria e depois partiremos para a prática”, explica. Na ocasião, as equipes enfrenta-

rão simulações de confinamento, com fumaça e calor. “A ideia é testar na prática os protocolos de salvamento”, destaca.
Engenheiro de Segurança da Florestal Alimentos, Roberto Rother participou das simulações junto de outras 22 pessoas na tarde de quinta-feira, 17. Para ele, a atividade foi muito próxima da realidade e desafiou a equipe a colocar em prática os procedimentos. “Nunca tinha participado de um resgate em espaços confinados nestas proporções, envolvendo fumaça, escuridão, calor e barulho. Foi muito legal ter essa experiência e aprimorar as técnicas junto de nossa equipe de brigadistas, ainda mais com um profissional internacional como o Frederico”, conta.
Sobre a Asgresci
A associação foi criada em 2020 e está em tratativas para a construção de uma sede própria. Conforme Neimar dos Santos, a entidade receberá uma área em Cruzeiro do Sul para o espaço e a previsão é iniciar as obras ainda em 2023.
Município inicia obras de quadras esportivas cobertas
Livro apresenta os bastidores da construção do Cristo Protetor
Amaral juliaamaral@grupoahora.netENCANTADO
Assim que os braços e a cabeça do Cristo Protetor foram fixadas no monumento, muitas dúvidas sobre o processo de construção da obra começaram a surgir na comunidade. Por isso, um dos profissionais envolvidos, Artur Lopes de Souza, resolveu escrever o livro, que foi lançado nesta quinta-feira, 17.
MUÇUM
As obras para edificação de duas quadras cobertas, nos bairros José Marcolin e Jardim Cidade Alta, já iniciaram. Os investimentos são de emendas parlamentares e contrapartidas financeiras da Prefeitura, e totalizam cerca de R$ 315 mil entre os dois projetos. Os ambientes contemplarão as práticas de futsal, voleibol e basquete. Além disso, conforme projeta o prefeito, Mateus Trojan, as quadras deverão ser usadas para demais projetos dos bairros, com o objetivo de aprimorar as atividades de lazer dos moradores. “São investimentos importantes para crianças e jovens, mas também para a comunidade, que poderá desfrutar dos benefícios em contar com estes espaços”, diz.
No bairro José Marcolin, a quadra é edificada em terreno onde funcionava um antigo campo de areia. Para a execução, o deputado federal Danrlei de Deus (PSD), destinou R$ 238 mil, atendendo pedidos dos então vereadores Leonardo Bagnara (PSD) e Carlos Eduardo Ulmi (MDB), com apoio da Executiva Municipal do Partido Social Democrático (PSD). A obra deve ser concluída até o início de março de 2023.

Já no Jardim Cidade Alta, a quadra será em anexo à escola municipal de ensino fundamental. Para isso, o deputado federal Márcio Biolchi (MDB), destinou R$ 238 mil, atendendo pedido do vereador Luiz Antônio Bassetto (MDB). A expectativa é que a obra seja entregue antes do início do ano letivo de 2023.
Intitulado, “Construindo o Cristo Protetor, diário de obras do maior Cristo do mundo”, a obra apresenta, em 80 páginas, algumas fotos inéditas do processo de construção e conta detalhes sobre as dificuldades e cálculos feitos durante a edificação. “Como eu tenho o diário de obras em que anoto tudo que se passa, pensei que seria legal compartilhar esses registros”, conta o autor.

A ideia inicial era escrever uma pequena revista, compondo um trabalho menor e com registros mais breves. Incentivado pela diretoria da Associação Amigos de Cristo e pelo governo municipal, Souza resolveu aumentar a produção. Além das fotos que fez durante o trabalho, o livro também conta com registros da Agência Konce.
Processo de escrita
O livro conta todo o processo de construção do Cristo, desde a primeira marcação da rocha. “O que mais complicou para administrar e gerou mais complicação foi o planejamento da subida da estrutura dos braços e da cabeça. Foi preciso controle de peso, posição dos guindastes, enfim, muita coisa”, conta o profissional.
O diário de obra é uma prática comum nas construções. Souza trabalha na área há mais de 40 anos, e diz que nunca sentiu vontade de escrever um livro, porque seus trabalhos anteriores eram repetitivos, como viadutos, usinas e pontes.
Morador de Encantado há 25 anos, o profissional foi convidado
Evento de lançamento foi apenas para familiares, governo municipal e diretoria da Associação Amigos de Cristo
para trabalhar na obra do monumento. O Cristo Protetor, apesar de menor do que as obras anteriores, era diferente e com mais novidades no processo. “Nunca tinha pensado em escrever um livro, não me passava pela cabeça. Mas o Cristo despertou a curiosidade”, recorda.

O lançamento
A obra foi lançada na livraria Amores e Cafés, de Encantado, onde o livro foi comercializado, e contou com a presença do prefeito Jonas Calvi e membros da diretoria do Cristo. Em breve, novos pontos de venda devem ser divulgados. O livro pode ser adquirido por R$ 80.
Escrita por Artur Lopes de Souza, a publicação foi lançada ontem. Trabalho reúne fotos inéditas e relatos do cotidiano na obraDIVULGAÇÃO Os dois ambientes, no bairro José Marcolin e no Jardim Cidade Alta, vão servir para práticas esportivas e atividades comunitárias Expectativa é que as quadras sejam inauguradas no início de 2023 LUÍS GUSTAVO BETTINELLI










Daer projeta retomar obras da ERS-128 em dezembro
Condições da rodovia geram riscos e preocupam comunidade. Falta de sinalização e demarcação da via são as principais reclamações. Reformas foram paralisadas em fevereiro
Karine Pinheiro karine@jornalng.net.brBOM RETIRO DO SUL
Após nove meses de interrupção das obras na ERS128, o Departamento
Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) deve retomar as reformas na rodovia ainda em dezembro. A recuperação da estrada iniciou em janeiro e, como resultado da paralisação, há trechos que carecem de sinalização, desnivelamento, buracos na pavimentação e falta de pintura demarcatória.

De acordo com a vistoria da autarquia, cerca de 60% da obra já foi
executada. O Daer ainda reforça que a via se encontra em boas condições e com poucos locais que exigem intervenções. A recuperação no trecho de 7 quilômetros supera R$ 1,8 milhão em investimentos.
Entre as justificativas do órgão estadual e da empresa responsável pela obra, Construtora Giovanella, estão períodos com excesso de chuva e frio, bem como alta demanda de obras e reparações em outras rodovias estaduais. A situação re-
sultou em denúncia no Ministério Público (MP), de autoria do vereador João Batista Ferreira (PSB). De acordo com o último despacho da promotoria de Justiça, em 1° de novembro, o Daer tem prazo de 30 dias para encaminhar relatório e fotos que comprovem as medidas já executadas.
Segundo o parlamentar, o atraso nas obras se caracteriza como negligência, visto que a retomada foi adiada diversas vezes. “Isso gera
Soberanas de Bom Retiro do Sul entregam convite para Natal nas Águas
CRUZEIRO DO SUL
Na última semana, o município de Cruzeiro do Sul recebeu a visita da corte do município de Bom Retiro do Sul. A rainha, Paloma Kartsh e a princesa Suzane de Borba foram recebidas pelo secretário de Administração e Finanças, Volmir Dullius e a assessora jurídica, Sabrina Schmitt, a qual também integra o Conselho Municipal do Turismo.

As representantes bom-retirenses vieram convidar a administração e toda a comunidade local para a 14ª edição do Natal nas Águas, que será realizado entre os dias 9 e 11 de dezembro na Bar-
As atrações confirmadas são
riscos ao motorista que passa pela 128. O Daer informa também que foram feitas roçadas na via, e isso não aconteceu. Informei o MP, mas não obtive retorno quanto a isso”, afirma.
O Executivo ressalta que acompanha a solicitação junto à autar-
quia e que ocorreram reuniões sobre o assunto. Eles destacam que repassam as cobranças feitas pela comunidade e que a retomada da obra traz segurança para a população trafegar pela via.
Risco diário
O metalúrgico Diogo Machado da Silva percorre a ERS-128 diariamente. Ele reside em Bom Retiro do Sul e trabalha em Estrela e garante que atravessar a via é um risco iminente. De acordo com ele, a falta de iluminação e sinalização demarcatória são os principais problemas, além do surgimento de mais buracos na via ao longo dos meses.
“Estava voltando para casa um dia e um caminhão estava vindo na direção contrária. Ele não percebeu que estava invadindo a minha pista, pois é uma curva e não está marcada. Quase batemos de frente”, relata Diogo.

Ele ressalta que essa não foi a única vez que ele correu risco e destaca que é uma reclamação constante por parte da população. O metalúrgico também fala sobre a falta de acostamento no local. “Se um veículo chega a bater ou quebrar, fica parado no meio da via, é um risco frequente”, afirma.
Secretaria de Educação promove Feira de Ciências
BOM RETIRO DO SUL
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Bom Retiro do Sul promove nesta sexta-feira, 18, a 4ª Feira de Ciências.
O evento reúne alunos das escolas de Ensino Fundamental, Médio e EJA para discutir e apresentar trabalhos desenvoldiso ao longo do ano.

O evento ocorre na Sociedade de Cantores (Av. Senador Pinheiro Machado, 669), das 14h30min, às 16h. A Feira é aberta à comunidade. São mais de 120 alunos participantes. Conforme a SMEC, a promoção da Feira de Ciências tem por objetivo incentivar a atividade científica por
meio da elaboração e execução de projetos. Dessa forma, os estudantes têm um auxílio na construção do conhecimento e no desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa.
Governo projeta

R$ 20,5 milhões no orçamento de 2023
CANUDOS DO VALE
Os vereadores aprova ram por unanimidade o orçamento previs to para o exercício de 2023. A projeção é de alcançar um montante de R$ 20,5 milhões. As Secretarias Municipais da Educa ção (36,86%), Obras (24,07%) e Agricultura (17,84%) são as que terão maior percentual de recur sos.

Ainda foi aprovado o projeto que autoriza o pagamento integral da passagem para alunos matricu lados em cursos técnicos, Ensino Médio e Superior em instituições de Estrela. Antes este benefício era concedido apenas aos matri culados em Lajeado.
Viagem à capital federal
A vereadora Rosimeri Royer (MDB) destacou a viagem feita com o prefeito Paulo Bergmann
(MDB) e a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Ana Paula Dalmoro Villa para Brasília.
Entre os gabinetes visitados pela comitiva esteve o do deputado fede ral Alceu Moreira (MDB), Elvino Bohn Gass (PT), Giovani Cherini (PL), Heitor Schuch (PSB), Már cio Biolchi e Pompeo de Mattos (PDT), além de Ministérios.
“Todos prometeram a liberação de emendas em 2023. Agora resta esperar como ficará a conjuntura política após as eleições e torcer para que sejamos beneficiados.”
Jerson Pilger (MDB) falou da importância de visitar os deputa dos e encaminhar novos projetos. “Temos a troca de presidente, mas sempre é bom entregar novas de mandas para no futuro podermos ganhar recursos e assim poder co locá-los em prática.”
Rosimeri ainda falou da audiên cia na Agência Nacional de Teleco municações (Anatel) para tentar uma solução quanto ao sinal de telefonia móvel, muito prejudica
Vereadores aprovaram por unanimidade projeto
do após o anúncio de recuperação judicial por parte da operadora de telecomunicações Oi e a sua venda da unidade móvel da empresa para a TIM, Vivo e Claro.
Terceira idade e futsal
Vantuir Schuster (PSB) convi dou os colegas para prestigiar os jogos da 14ª rodada do 9° Cam peonato Municipal de Futsal nes ta sexta-feira, dia 18, a partir das 19h30min, no ginásio poliesporti vo. Nesta noite serão definidos os primeiros campeões das catego rias Sub 16 e Feminino.
Fabiano Rohden (MDB) des tacou que neste sábado, dia 19, o Departamento da Terceira Idade (acima de 55 anos) organiza mais uma edição da Festa Municipal da 3ª Idade, a partir das 9h, no Salão Comunitário.
Prefeito busca reforço de efetivo na Brigada Militar

BOQUEIRÃO DO LEÃO
O chefe do Executivo munici pal, Jocemar Barbon, esteve na capital onde protocolou pedido de reforço policial. A reunião no comando-geral da Brigada Mi litar contou com a participação do tenente Rodrigo Assis Brasil Ramos.
Além do incremento no efetivo, Barbon também defende a des tinação de nova viatura à corpo ração. Ainda no início do ano o município entrou na lista do go verno gaúcho com previsão para receber um veículo semi blindado. Os investimentos fazem parte do programa Avançar na área da se gurança pública.
Apresentações consolidam sucesso de feira literária
SÉRIO

Com o tema “Por trás de cada livro existe uma história de amor pela educação” a Feira do Livro chegou em sua 10ª edição. A pro gramação no ginásio poliespor tivo reuniu a comunidade para acompanhar apresentações dos estudantes e autores.
A programação também foi uma homenagem ao escritor e cartu nista Mauricio de Sousa. A partir
das obras da Turma da Mônica os alunos proporcionaram apresen tações. Outra atração foi a presen ça do músico Samuel Sodré. Segundo a secretária de Educa ção, Cultura e Desporto, Cristiane de Freitas, o sucesso da feira ocor reu graças ao empenho de toda a equipe e a presença dos visitantes. Outro destaque da programação foi a exposição e venda de livros com a presença da livraria Kader nu’s.
Com incentivos, setor primário cresce 38%

Município concede auxílio financeiro de R$ 30 por metro quadrado construído

Oempresário Rena to Savi, de Lajeado, comprou uma área de terras na comunidade do Atlético para empreender no agronegócio. Ele vai construir um aviário com capacidade de alojar 15,6 mil galinhas poedei ras para a empresa Naturovos, de Salvador do Sul.
A estrutura deve estar finaliza da até fevereiro e em março deve iniciar o alojamento. As aves che gam com 15 semanas de idade
para começar o ciclo produtivo entre 17 e 18 semanas. A média de dúzias produzidas por galinha deve alcançar 24 em 12 meses.
Savi enaltece o auxílio recebi do da administração municipal para colocar o projeto em prá tica. “Seria inviável fazer um investimento de R$ 1,3 milhão por conta. Este incentivo é uma forma de estimular a produção, gerar renda e diversificar a eco
nomia da família. A escolha pelo setor de ovos se deu pela neces sidade da população ter oferta de alimentos e estar em constante crescimento no consumo.”
Alicerce da economia
Dados da Secretaria Estadual da Fazenda apontam um cresci

mento do Valor Adicionado entre 2019 e 2021. De acordo com o prefeito Paulo José Grunewald (PP) e o Secretário da Agricultu ra e Meio Ambiente, Mércio Lu dwig, este aumento é resultado dos programas de incentivo im plantados na atual gestão.
“Com os auxílios nossos pro dutores tiveram condições de investir, ampliar e modernizar a sua estrutura de produção. Quem ganha com isso é o mu nicípio e a população em geral. Quanto mais investirmos, maior será o retorno. A agricultura é um dos nossos alicerces e recebe sempre toda atenção”, destaca Grunewald.
Desde janeiro foram executa dos três projetos no município na área de suinocultura e avicul tura. O valor adicionado saltou de R$ 41,4 milhões em 2019 para R$ 67,3 milhões em 2021. Representa um acréscimo de 38,63%.
Auxílio
O Programa de Incentivos à Construção de Benfeitorias para a criação de suínos, aves para corte e postura e produção de lei te prevê um auxílio de R$ 30,00 por metro quadrado construído. Além disso, o produtor ainda re cebe ajuda para fazer o cascalha mento das estradas no entorno das unidades produtivas e even tuais adaptações nas estradas de acesso à propriedade.
Administração altera expediente durante jogos do Brasil na Copa
PROGRESSO
A equipe administrativa definiu horário especial de trabalho dos setores públicos durante os dias em que ocorrerão os jogos da sele ção Brasileira na Copa do Mundo do Catar.
Na estreia do time, em 24 de no vembro, o expediente na prefeitura será das 7h às 13h. Dia 28, das 7h às 11h30min, e no dia 2 de dezem bro, das 7h às 13h. Caso a Seleção se classifique para as fases seguin tes do mundial, serão considera dos os mesmos horários.
As regras de horário estabeleci das durante a Copa do Mundo não se aplicam aos serviços essenciais prestados pela prefeitura, como segurança e atendimento de ur gência e emergência da Saúde, cujo funcionamento não sofrerá interrupções.
Comitiva encaminha projetos em Brasília
Pedido de recursos para obras e melhorias no sinal de telefonia móvel estiveram entre as reivindicações
CANUDOS DO VALE
Oprefeito Paulo Berg mann (MDB), a Se cretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto Ana Paula Dalmoro Villa e a vereadora Ro simeri Royer (MDB) estão na ca pital federal. O objetivo é encami nhar projetos e buscar a liberação de verbas para o município.
Entre os gabinetes visitados pela comitiva estão os dos deputados federais Alceu Moreira (MDB), Elvino Bohn Gass (PT), Giova ni Cherini (PL), Heitor Schuch (PSB), Márcio Biolchi (MDB) e Pompeo de Mattos (PDT), além de ministérios e agência reguladora. “Importante manter essa relação próxima com o governo federal para viabilizar investimentos no município”, destacam.
Outra situação envolve a busca por melhorias no sinal de telefonia móvel. Os usuários da operadora Oi enfrentam dificuldades para completar ligações. Essa instabili dade ocorre durante o processo de venda das operações para a TIM.
“Muitas famílias e empresas
estão totalmente sem conexão ou com a qualidade do serviço preju dicada. Colocamos a insatisfação nossa e dos usuários e cobramos com urgência medidas para re solver o problema”, destaca Berg mann.
A comitiva foi recebida pela chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Anatel, Dagma Caixeta. “Ela orientou para en viarmos um ofício para a agência relatando a situação e se compro meteram em auxiliar na busca da qualificação do sinal de telefonia”. Essa etapa foi efetivada durante a semana pela equipe do governo.
Zé Calvi e banda Signos são atrações em festa para os idosos
CANUDOS DO VALE
O Departamento da Terceira Ida de prepara mais uma edição da Fes ta Municipal. O evento ocorre neste sábado, 19, no Salão Comunitário. A programação inicia às 9h com recepção, roda de chimarrão com a ervateira Fonte do Mate, brincadei ras, pronunciamento de autorida des, show de piadas, almoço e baile de integração com a Banda Signos.
Haverá transporte gratuito de todas as localidades do interior.
Conforme o prefeito Paulo Berg mann (MDB), uma das grandes atrações será o show do humorista Zé Calvi.

O personagem contará piadas de tipos como “o bêbado”, “o ale mão”, “o caipira”, entre outras. José Calvi é advogado, radialista, garoto-propaganda e foi vice-pre feito de Encantado. “Precisamos celebrar a vida, a saúde e nada me lhor do que fazer isso entre amigos, num evento com muita música, dança e piadas.”
Soberanas entregaram convite ao secretário Március e ao auxiliar Fernando
Município recebe convite para Natal nas Águas

CANUDOS DO VALE
A rainha de Bom Retiro do Sul, Paloma Kartsh e a princesa Suzane de Borba entregaram o convite para a comunidade prestigiar o Natal nas Águas 2022 na Barragem Eclusa, de 9 a 11 de dezembro. Elas foram recebidas pelo coordenador ge ral da Secretaria de Administra

ção e do Planejamento, Március Joel Corbellini e o auxiliar admi nistrativo Fernando Caliari.

O evento que chega à 14ª edi ção é retomado após dois anos sem a realização em decorrên cia das restrições da pandemia. Entre as atrações confirmadas estão o show nacional Simone Mendes (9/12) e João Neto & Frederico (10/12).
Setor de Obras reforça sinalização das ruas
CANUDOS DO VALE
Equipe da Secretaria de Obras faz a pintura e o reforço da sinalização horizontal viária do município. Setas indicati vas, vagas para estacionamen tos e faixas de pedestres estão entre os dispositivos que rece bem melhorias.
Segundo o secretário Elton Caliari, os trabalhos visam um ordenamento da circulação de veículos e pessoas nas ruas, resultando em uma maior se gurança no trânsito.
Garagem
O setor de Obras também trabalha na limpeza do terreno que vai receber em breve a garagem para abrigar os micro-ônibus e demais veículos da frota oficial do município.
Caliari lembra que a obra se faz necessária para aumentar a seguran ça e ter um local protegido contra as intempéries climáticas. O valor a ser aplicado no projeto de construção de um pavilhão de concreto pré-molda do de 560 metros quadrados é de R$ 359,9 mil. “Hoje nosso pavilhão do parque de máquinas está pequeno para abrigar toda frota.”

Campanha incentiva vacinação contra brucelose











Iniciativa busca a imunização de pelo menos 100 terneiras de três a oito meses
PROGRESSO
ASecretaria de Agricul tura auxilia na vacina ção do rebanho contra a brucelose. São cerca de 100 terneiras que devem ser vacinadas dentro de 15 dias. Essa ação contempla pelo me nos 50 produtores. Conforme o secretário Ronaldo Paloschi, o objetivo é garantir a sanida de animal e ao mesmo tempo, a qualidade do leite produzido.
No caso da brucelose, a va cinação é a medida preventiva mais adequada. A aplicação deve ser feita por médico vete rinário ou pelo auxiliar desse profissional. No caso de con taminação por brucelose e/ou tuberculose no rebanho, o que é constatado por meio de exames laboratoriais, é preciso eliminar da propriedade todos os animais positivos para essas doenças.
A doença é causada pela Bru cella abortus, que além de aco meter os animais, pode hos pedar-se em seres humanos através da exposição a animais infectados ou o consumo de alimentos derivados do animal contaminado. Caso infectado, manifestam-se sintomas como: febre, cefaleia, perda de peso, dores musculares e articulares, sintomas que se assemelham a uma gripe.
Estudantes da rede municipal criam cooperativa escolar
Assembleia de fundação ocorre hoje na escola São Valentim. Iniciativa tem apoio da Sicredi Integração RS/MG e do município
PROGRESSO
Estudantes da escola São Valentim promovem hoje assembleia para a fundação da cooperativa SV Cooper. A solenidade ocorre no
ginásio a partir das 9h. Essa ação faz parte do projeto que visa de senvolver nos alunos os princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa.
Além disso, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos. Esta é uma proposta da Fundação Sicredi, em parceria com a administração municipal, que prevê o estudo no contraturno escolar todas as segundas-feiras.

Durante todo o ano, os estudan tes se prepararam para a criação desta cooperativa, a qual será con solidada em sua Assembleia Geral de Fundação, momento em que escolherão sua diretoria e aprova
rão seu estatuto.
O grupo de alunos, coordenados pela professora Eliana Ferrari Or landi, estiveram durante a última semana, convidando autoridades para este evento. “Essa ação de senvolve nos alunos a autonomia e a expressão oral, itens fundamen tais para suas vidas. Além disso, todos se envolveram ativamente na organização de toda a Assem bleia, desde a documentação até o planejamento do evento”, destaca a diretora Daniela Nicolini.

Secretaria da Educação oferece curso para formação de gestores
PROGRESSO
A secretaria de Educação e Cul tura de Progresso oportunizou aos gestores das escolas municipais nesse ano de 2022 um curso, onde se dará um olhar especial para gestão bem como novas formas de aplicá-la.
Em parceria com o Sicredi Inte
gração RS/MG, o curso é dividido em quatro módulos, sendo um por ano. O objetivo é contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão participativa e no desenvolvimento de práticas que favoreçam o espírito de equi pe, a aprendizagem significativa e a formação cidadã dos estudantes.

No último encontro os gestores
da educação participaram de atividade na sede da Sicredi, em Lajeado
se deslocaram até a sede do Sicredi em Lajeado, onde tiveram a opor tunidade de troca de experiências com outros municípios que tam bém fazem parte do projeto.
Suplentes assumem vaga na câmara
SÉRIO
O vereador Nelso Rodrigues da Silva (PDT) assume no lugar de Flávio Becker (PDT) que está de licença para assuntos pessoais. A troca da vaga está prevista pelo prazo de 30 dias. Em sua primei ra manifestação no plenário des
tacou o orgulho em representar a comunidade de São Francisco à qual se disponibiliza para atender às reivindicações dos moradores. Outro suplente a assumir vaga é Rodrigo Fabiano de Abreu. Ele substitui Delmo Rempel, tam bém do PDT, que se afastou após cirurgia.
Convênio qualifica atendimento ao


idoso
Projeto oferece aula gratuita de dança na praça
Programação ocorre no sábado e incentiva prática de atividades físicas
PROGRESSO
O prefeito Paulo Schmitt es teve em Porto Alegre onde assi nou convênio na Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social. O valor do repasse mensal é de R$ 28 mil, referente ao projeto “Cuidado e Cidadania à Pessoa
Idosa Prioritária”.
A utilização do recurso deverá ser exclusiva para atender as pes soas com 60 anos ou mais, para aquisição de cestas básicas, gás de cozinha, auxílio funeral, alu guel social e outros. Dessa forma, o objetivo é valorizar o público idoso e oferecer melhor qualida de de vida.
PROGRESSO
APraça Central recebe neste sábado, 19, às 15h, aula de dança fitness. O proje to beneficente é desenvol vido pela Studio Personal Corpo & Saúde. Não haverá cobrança de in gresso, mas é solicitada a doação de alimento não perecível ou brinque do. Os donativos serão repassados às famílias em situação de vulnera

bilidade social.
O aulão contará com a partici pação de Marciana Corbelini, da Corpus Academia, de Sério; com a modalidade Cross Training, Paula Battisti e Joelma Costa, do Power Dance, de Lajeado; a modalidade de Ritmos, Patrícia Battisti, da Corpo & Saúde Studio Personal, de Pro gresso; e a modalidade Jump, e Beu Cândido, de Lajeado, com a Zumba.
Além desse time de profissionais haverá a presença da nutricionista, Bruni Dartora, com orientações so bre alimentação saudável, trazendo dicas para acompanhar o seu treino de forma saudável e agradável, e da fisioterapeuta, Joseani Dartora,
preparando a todos com bons alon gamentos.
De acordo com a organizadora do 4ª Movimente-se, Patrícia Battisti, além da diversão e incentivo à práti ca de atividade física, o mais impor tante é ajudar ao próximo. “Essa é a quarta edição do evento que se cha ma Movimente-se, realizado todo ano em benefício a alguma entidade ou pessoas que precisam de apoio aqui no município”, relata.
A aula é aberta à população com o intuito de promover saúde, inclusão social e também combater o seden tarismo. Pelo menos 80 participan tes já confirmaram presença na ati vidade deste sábado.


TOURO: Um lance passagei ro pode animar seu coração se anda sonhando com romance, mas talvez não vire nada mais sério.
GÊMEOS: Quem trabalha em home-office ou com algo ligado a produtos e serviços para o lar tem boas chances de se destacar mais tarde.
CÂNCER: Em alguns momentos, pode ser um desafio manter o foco nas tarefas, principalmente as mais chatinhas.
LEÃO: Se quiser ficar no seu canto e repensar algumas coisas no romance, essa é a hora de fazer isso.
VIRGEM: O melhor jeito de li dar com isso é mostrar jogo de cintura e se adaptar da melhor maneira, embora isso não seja tão fácil para o seu signo.
ÁRIES: Exageros de qualquer tipo podem trazer problemas. Se precisa terminar um projeto ou botar as mãos na massa no serviço, redobre a atenção. 21/03 a 19/04 20/0420/05 21/05 20/06 21/0622/07 23/0722/08 23/0822/09
LIBRA: Você vai se importar com o que os outros pen sam a seu respeito, por isso, capriche no visual se deseja causar boa impressão.
ESCORPIÃO: Tá sonhando com um amor pra chamar de seu? Os amigos podem dar uma ajuda e apresentar alguém.
SAGITÁRIO: O investimento na saúde e no visual vai trazer resultados rápidos -- você também pode receber elogios.
CAPRICÓRNIO: Aproveite para se colocar no lugar do próximo, exercitar a empatia e estender a mão para ajudar alguém próximo.


AQUÁRIO: Assuntos miste riosos ou ligados a religião podem despertar seu interes se e provocar reflexão.
PEIXES: A sintonia com o mozão também cresce, assim como o companheirismo e a sinceridade. Um lance recente pode engatar.
PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS
RS registra nove casos de subvariante BQ.1
ES tADO
A equipe de vigilância genômica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) já registrou nove casos da subvariante BQ.1, do co ronavírus, no Rio Grande do Sul. As infecções foram identificadas em amostras coletadas em Porto Ale gre e Santa Maria, de pacientes dos respectivos municípios, além de Canoas, Cachoeirinha e Alvorada.
Sublinhagem da variante ômi cron, a BQ.1 tem mostrado elevada capacidade de transmissão compa rada às demais e a circulação au menta a cada dia no Brasil. A princi pal preocupação é com o número de gaúchos com a vacinação em atra so. Conforme o levantamento mais recente, divulgado na quarta-feira, 16, mais de 3 milhões não tomaram a primeira dose de reforço e outros 2,2 milhões a segunda.
Maior país do Reino Unido Bem esticada
Gato de raça tailandesa
Indicador ao qual a pessoa diabética deve ficar atenta Início; começo (fig.)



"(?) Horas", programa de Serginho Groisman
Édouard Manet, pintor francês
Adaptada às condições metereológicas locais
"Armas" das aves de rapina
Prenda com um nó Mascote do Cruzeiro
"Estranho (?)", sucesso de Bethânia
Muhammad (?), exboxeador dos EUA Forma da régua de desenho técnico
As pistas para carros, nas rodovias Rocha Lima, gramático brasileiro

Sua Alteza Real (abrev.)
Ofereceu como presente
Senhor do Olimpo na Mitologia grega

Mamífero couraçado Preposição de origem
ObituáriO
NELMA DA SILVEIRA SCHOSSLER, 86, morreu ontem, 17. O corpo foi sepultado em Fazenda Vilanova.
Leônidas da Silva, jogador brasileiro
É jogado com uma bola e dez pinos
Profissão de Lázaro Ramos Sem ter o que fazer
Sujo; manchado
Presidente que sucedeu FHC Peça de pianos, feita de marfim
Até mesmo Pintor e serígrafo pernambucano de fama mundial
Formato do palito de fósforos

O envoltório de vidro de uma lâmpada
Sinal nasalador Radiação cirúrgica

Século (?): anos 201 a 300 (Hist.)
Consoante nasal de "campo"
Status do xerife no Velho Oeste
Lícito Nêutron (símbolo)
GUILHERME BIOLCHI, 89, morreu ontem, 17. O corpo foi velado na capela mortuária de Doutor Ricardo e o sepultamento ocorreu no cemi tério da cidade.
ROSANE TERESINHA COMASSET TO MENDEL, 64, morreu ontem, 17. O corpo foi velado nas Capelas Velatórias de Estrela. Após, o corpo foi trasladado para o Memorial e Crematório Jardim Montanha dos Vales, em Santa Cruz do Sul.
ELLY GREFF WAHLBRINK, 83, morreu na quarta-feira, 16. O sepul tamento foi no Cemitério da Linha Berlim, em Westfália.
Para informar falecimentos:
• WhatsApp: 51 9248-7689
• Fone: 3710-4200