grupoahora.net.br
ELEIÇÕES 2024
Lajeado: aliados em dúvida e oposição dividida
Partido que administra cidade ainda não definiu nome, mas atual vice é a mais cotada para indicação. Na oposição, MDB e PT contam com pré-candidatos declarados, mas mantém dialogo para possível aliança.
PÁGINA | 3
OPINIÃO | FILIPE FALEIRO
ANÁLISE, CURADORIA E OPINIÃO DE VALOR
Quinta-feira, 8 fevereiro 2024 | Ano 21 - Nº 3504 | R$ 4,00 (dia útil) R$ 7,50 ( m de semana)
AUMENTO DE IMPOSTOS
Setor produtivo eleva o tom contra fim das isenções
Representantes de 15 entidades alertam para aumento nos custos da alimentação às famílias gaúchas
Encontro promovido pela Federasul reuniu integrantes de todos os segmentos econômicos do RS. Frente aos decretos do governador Eduardo
Leite sobre o fim das isenções fiscais e aumento do Imposto sobre Circula-
Narrativa política versus realidade
OPINIÃO | RODRIGO MARTINI
Márcia Scherer assume a Saúde em Estrela
ção de Mercadorias e Serviços (ICMS), grupo adverte sobre prejuízos em médio e longo prazo tanto no orçamento das famílias, quanto na geração de emprego e na perenidade dos negócios.
PÁGINA | 5
OPINIÃO | THIAGO MAURIQUE
Florestal inicia mudança para nova sede administrativa
FILIPE FALEIRO
Fiscais com aviso prévio
A continuidade dos serviços da Stacione Rotativo depende de renovação do contrato. Governo de Lajeado mantém sigilo sobre decisão e empresa inicia procedimentos legais para encerrar vínculo empregatício. SEM CONTRATO
PÁGINA | 7
Funcionários receberam ontem o aviso de demissão. Prefeito
Comitiva do RS busca diálogo após ser barrada no Panamá
Deputados, representantes da cadeia produtiva e jornalistas foram impedidos de acompanhar reuniões da COP10, evento promovido pela OMS.
ção extrajudicial promete pagar 20% de multa, mas depende de avanços na venda dos ativos. SETOR FUMAGEIRO
Sindicato recorre à Justiça após atraso no pagamento
Parcelas das rescisões não teriam sido pagas em janeiro e fevereiro. Cooperativa em liquida-
COOPERATIVA
LANGUIRU
CADERNO | CIDADES
Marcelo Caumo tem até 7 de março para renovar ou não o contrato com a empresa
99253.5508
3710.4200 FAÇA SUA ASSINATURA
51
51
CADERNO | CIDADES
Polo ervateiro e o futuro do setor
Aregião alta do Vale produz cerca de 60% de toda erva-mate do RS. O potencial no setor traduz a força de trabalho de quase 3 mil famílias em pequenas propriedades. Apesar do protagonismo, o segmento enfrenta dificuldades que merecem atenção, inclusive do poder público. Assim como falta mão de obra nas indústrias, as propriedades passam por desafios de contratar profissionais para atuar nas etapas produtivas.
Com maior rigor na fiscalização, produtores rurais relatam dificuldade em estabelecer vínculos de trabalho no campo. Em paralelo, por se tratar de uma atividade com maior parte do processo manual, afasta jovens e compromete a sucessão familiar. Outro ponto é a desvalorização da erva-mate. As maiores ervateiras miram o exterior como forma de agregar valor ao produto.
Apesar do cenário desafiador, o polo ervateiro está atento às novidades, tecnologia e busca também o devido reconhecimento...”
Um dos principais mercados consumidores, a Argentina, por conta de restrições comerciais e condição econômica interna, também reduziu a compra da erva do RS. Além disso, a retirada de incentivos fiscais dos 64 setores produtivos, feita pelo governo gaúcho por meio de decreto, deve impactar toda a cadeia produtiva. Apesar do cenário desafiador, o polo ervateiro está atento às novidades, tecnologia e busca também o devido reconhecimento por meio da identidade geográfica. A iniciativa visa certificar as características únicas do produto cultivado no Vale do Taquari.
Com a união de esforços, as barreiras devem ser superadas e a região mantém seu destaque na produção de erva-mate.
assinaturas@grupoahora.net.br comercial@grupoahora.net.br faturamento@grupoahora.net.br
“É fantástico participar do dia a dia do clube que sou apaixonado”
Poucos torcedores têm a chance de trabalhar comoclubenaqual sãoapaixonados.O lajeadenseEduardo BurghardtKappes,24, é um destes sortudos. Atuantenomarketing do clube, destaca o amorpeloAlviazuleas açõesplanejadasjunto ao Dense.
Como surgiu a paixão pelo Lajeadense?
A paixão pelo Lajeadense surgiu ainda em 2009, quando meu pai me levava ao Estádio Florestal para assistir aos jogos.
Quais as primeiras memórias com o clube?
As primeiras memórias são uma segundona gaúcha bem complicada em 2009, e claro, o fantástico acesso à elite do futebol gaúcho em 2010. Acredito que logo vamos repetir a dose.
Qual o momento mais especial que viveu com o Dense?
Tem vários momentos felizes do clube que guardo com muito carinho, mas os cinco títulos que conquistamos entre 2014 e 2015, para mim, foram o ápice
como torcedor.
Como foi unir a paixão ao trabalho?
Muito fácil. Costumo dizer para as pessoas que é justamente por esse paixão que tenho pelo clube e por consequência fazer meu trabalho com muito amor, que as coisas andam.
Como está sendo trabalhar com o Alviazul?
Trabalhar para o Lajeadense é uma mistura de orgulho e muito amor. É fantástico participar do dia a dia do clube que sou apaixonado. E claro, mais gratificante ainda poder contribuir para o crescimento dele. A minha empresa de marketing (Cactho Mkt), é contratada pelo clube. Então hoje, ao lado da Danielle Mallmann, vice-presidente de marketing do clube, tocamos todas as frentes relacionadas ao tema.
Como estão planejando o ano e como está sendo a troca com a torcida?
Planejamos a pasta do marketing do Lajeadense com muita positividade. Nossa ideia é aproximar ainda mais o torcedor e expandir a marca do clube. Para isso, criamos o Densecast, podcast oficial, e também a DenseStore, a loja oficial, com muitos produtos. Estamos elaborando as três camisas oficiais, e todas com um significado por trás para alcançarmos nosso objetivo de vender 1000 unidades. Fora outras ações e parcerias, que logo logo serão anunciadas.
AGENDA
Congresso de Educação
Nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9, o Colégio Teutônia organiza o 3º Congresso Internacional de Educação, nas dependências da escola.
5ª Teuto Moto Fest
Nos dias 17 e 18 de fevereiro, Teutônia organiza a 5ª Teuto Moto Fest, nas imediações do Centro Administrativo.
Festa da gruta
A Comunidade de Forqueta Alta, em Pouso Novo, organiza a tradicional festa da gruta, em honra à Nossa Senhora de Lourdes, neste domingo, 11.
Festa de Nª Sra Lourdes
Evento ocorre neste domingo, 11, na comunidade da Barra do Galvão, em Pouso Novo. Programação inicia com missa, almoço e baile com a banda Novo Pecado.
Baile da Cuca e Linguiça
A Comunidade de Linha Zanotelli, em Capitão, organiza o baile para o dia 17 de fevereiro. A animação é da banda Werner e Cia e com o DJ Diego Martini.
Carnaval em Vespasiano
Programação inicia na terça-feira, 13, a partir das 19h, na Av. Prof. Sérgio Gheno. Em caso de chuva, transferência para o ginásio municipal de Vespasiano Corrêa.
Jantar Baile de Kerb
Comunidade Evangélica IECLB, de Marques de Souza, promove evento no dia 24 de fevereiro, na União Centenária. Culto inicia às 19h, seguido de jantar e baile.
65 anos de Arvorezinha
Programação de aniversário ocorre no Ginásio Aquilino Marin no dia 16 de fevereiro, a partir das 18h, com festival de música, concurso de soberanas e shows.
2 | A HORA EDITORIAL
ASPAS
ABRE
Quinta-feira, 8 fevereiro 2024 Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão Zero Hora Gráfica Filiado à Fundado em 1º de julho de 2002 | Vale do Taquari - Lajeado - RS Diretor Executivo: Adair Weiss Diretor Editorial e de Produtos: Fernando Weiss Contatos eletrônicos: Av. Benjamin Constant, 1034, Centro, Lajeado/RS grupoahora.net.br / CEP 95900-104
financeiro@grupoahora.net.br centraldejornalismo@grupoahora.net.br atendimento@grupoahora.net.br Editor-chefe da Central de Jornalismo: Felipe Neitzke FAÇA SUA ASSINATURA 51 3710-4200
ARQUIVO PESSOAL
Caetano Pretto caetano@grupoahora.net.br
Disputa em Lajeado tem dúvidas na base aliada e oposição dividida
Partido que governa a cidade, PP tem dois nomes para o Executivo, sendo a vice, Gláucia Schumacher, a mais cotada. Siglas aliadas buscam maior protagonismo. MDB e PT apostam em vereadores, mas não descartam formação de uma chapa conjunta
Três frentes, dúvidas sobre composições nas chapas e poucos partidos organizados. Assim está o cenário atual para as eleições de outubro na cidade mais populosa da região. Sem a possibilidade de disputar um novo cargo, o atual prefeito, Marcelo Caumo, vê pelo menos quatro nomes cotados para a sucessão. Dois deles dentro do próprio partido. O PP, sigla que mais administrou Lajeado, tem dois pré-candidatos ao Executivo. Atual vice-prefeita, Gláucia Schumacher, larga na frente nos bastidores, enquanto o vereador e engenheiro do Executivo, Isidoro Fornari Neto, corre por fora. A definição, segundo o presidente do partido, Natanael dos Santos, será feita “sem pressa”.
“Internamente, o PP possui movimentos políticos para consolidar os nomes escolhidos. O momento é de buscar a união e o consenso nas escolhas, tanto da majoritária quanto da vereança. Não há razões para apressar algo a ser feito pelo grupo todo”, afirma.
Gláucia Schumacher (PP)
Atual vice-prefeita de Lajeado, é o nome mais forte do PP para encabeçar uma chapa majoritária. Advogada, jornalista e filha do ex-prefeito Cláudio Schumacher, concorreu a deputada estadual em 2022, sendo a segunda candidata do Vale mais votada no pleito.
Sobre os nomes, admite que Gláucia, pela condição atual, de vice-prefeita, é vista como um nome “fortalecido internamente”, mas menciona outros postulantes “viáveis”, sendo Fornari um deles. “O PP trabalha com diversos nomes para concorrer a prefeito”.
Em relação a composição da chapa, Santos frisa que a definição ocorrerá com muito diálogo junto aos partidos da base aliada. “Seja a decisão por chapa pura ou multipartidária. Havendo nomes fortes e com boa viabilidade eleitoral, não haverá problemas em compor com os demais partidos”.
Aliados à espera
A indefinição no PP também interfere sobre os planos dos principais aliados na administração municipal. Tanto PSDB quanto PL almejam voos mais altos no pleito, como a indicação de um vice na chapa majoritária. Os partidos aguardam os desdobramentos para definirem seus rumos.
No ninho tucano, o presidente Carlos Reckziegel, realça a busca pelo protagonismo. Cita haver “bons nomes” para compor uma
PRÉ-CANDIDATOS
Isidoro Fornari (PP)
Engenheiro civil com mais de 30 anos de atuação no Executivo, Fornari foi secretário em diferentes gestões do PP e já concorreu a deputado estadual. Perto da aposentadoria, divide as atenções entre a câmara de vereadores e a coordenadoria de Projetos Especiais.
ÚLTIMOS PREFEITOS ELEITOS
2020: Marcelo Caumo (PP)
2016: Marcelo Caumo (PP)
2012: Luis Fernando Schmidt (PT)
2008: Carmen Regina (PP)
2004: Carmen Regina (PP)
2000: Cláudio Schumacher (PP)
1996: Cláudio Schumacher (PP)
1992: Leopoldo Feldens (MDB)
majoritária, mas ressalta que as conversas, no momento, ainda estão em um estágio inicial.
“Não somos um partido sem objetivos. Fazemos uma boa política e contamos com um diretório constituído, modéstia a parte, há bastante tempo. Trabalhamos internamente com vários nomes. Temos boas lideranças”, garante. Entre os nomes cotados, além do próprio Reckziegel, estão o da vereadora Paula Thomas, que presidiu a câmara no ano passado.
Já o PL, que se organiza desde
Carlos Ranzi (MDB)
Bancário e vereador em terceiro mandato, se notabilizou nos últimos anos como uma das principais vozes de oposição ao governo municipal. Cotado para concorrer a prefeito desde o pleito passado, desta vez conta com amplo apoio dentro do MDB.
o ano passado, também pleiteia um lugar na chapa majoritária. O atual secretário de Meio Ambiente, Luis Benoitt, é o nome mais cotado, seja para vice ou para uma possível candidatura solo da sigla.
Diálogos
Na oposição, os dois partidos mais estruturados trilham caminhos diferentes no momento, mas se mostram abertos ao diálogo e não descartam uma união de forças. O MDB trabalha na pré-candidatura do vereador Carlos Ranzi e busca torná-lo mais conhecido na cidade.
“O ponto de partida será o fechamento da janela partidária. Devemos perder vereador e talvez ganharemos. Dentro disso, trabalhamos também para buscar partidos que nos apoiem. O Podemos já está consolidado e tem uma nominata para a câmara. O PSD também tem mostrado simpatia pela pré-candidatura do Ranzi”, atesta o presidente da sigla, Celso Cervi. Em relação às conversas com o PT, Cervi comenta que isso deve se intensificar a partir de abril. “As definições vão ocorrer em cima de dados de pesquisas. É
Sérgio Kniphoff (PT)
Próximo de encerrar o quarto mandato como vereador, é um dos políticos mais experientes da cidade e uma das principais lideranças petistas na região. Médico pediatra e professor universitário, também já concorreu a vice-prefeito e a deputado estadual.
isso que vai nos trazer a informação”.
O PT busca recuperar o protagonismo. A sigla, que governou a cidade entre 2013 e 2016 com Luis Fernando Schmidt, não lançou nomes à majoritária em 2020. Segundo o presidente, Auri Heisser, a pré-candidatura de Sérgio Kniphoff está “consolidada”, mas a sigla mantém o trabalho de conversar com outras forças, sejam elas partidárias ou setoriais. “Nós buscamos discutir um projeto para cidade e estamos dispostos a conversar com todos que queiram contribuir. É uma discussão que ocorre de forma muito aberta, sem uma condição fechada. Mas temos a convicção de que o Sérgio é uma alternativa viável para Lajeado”, pontua.
Outros partidos
Há movimentações também de outros partidos na cidade. O Republicanos é cortejado pelo PP. O Podemos está alinhado com o MDB, bem como o PSD. Já o PSB, que apresentou candidatura própria em 2020, também dialoga com as principais siglas oposicionistas.
A HORA | 3 Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
LAJEADO
Mateus Souza mateus@grupoahora.net.br
prefeito Elmar Schneider (MDB) finaliza os trâmites para anunciar uma novidade no alto escalão do governo estrelense. Mas já está tudo muito bem encaminhado. A partir do dia 1º de março a estrelense Márcia Scherer (MDB) deixa a subsecretária de Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade do Governo do Estado para assumir a Secretaria de Saúde em Estrela. Duas vezes candidata a prefeita de Lajeado, e com intensa atuação social em entidades e clubes de serviços voluntários, ela deixa o primeiro escalão de Eduardo Leite (PSDB) para assumir um novo desafio em sua cidade natal. Ela também foi vereadora, delegada de polícia, e já assumiu inclusive uma cadeira no congresso nacional durante o mês de janeiro de 2023. Sobre a posição de suplente de deputada federal, vale lembrar que ela conquistou 3,3 mil votos em Estrela no pleito geral de 2018.
rodrigomartini@grupoahora.net.br
RODRIGO MARTINI
TIRO
Márcia Scherer assume a Secretaria de Saúde de Estrela Situação alinhada O
Márcia assume no lugar de Regiane Mollmann, que havia assumido de forma interina após a exoneração de Celso Kaplan (PP) – o popular “Lelo” –, em setembro de 2023. A posse dela é o início de uma reestruturação do governo de Schneider, já visando as eleições de outubro. Como muitos já sabem, o calendário eleitoral exige a exoneração, até o próximo dia seis de abril, de todos os secretários municipais que pretendem concorrer a vereador nas eleições municipais de outubro. Em Estrela, ao menos quatro personagens do alto escalão do governo de Elmar Schneider (MDB) devem sair nas próximas semanas: Felipe Diehl (PL), da Fazenda; Osmar Müller (MDB), de Obras; Daniel da Silva (MDB), de Desenvolvimento; e Avalício Wille (MDB), da Agricultura. E os anúncios dos respectivos substitutos iniciam na segunda semana de março.
Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) recebeu nesta semana a visita dos vereadores da base aliada. Além dos seis parlamentares do Partido Progressistas (PP), também participou do encontro a vereadora e ex-presidente do Legislativo lajeadense, Paula Thomas (PSDB). Todos devem caminhar juntos na campanha eleitoral de outubro. E tudo indica que a vice-prefeita, Gláucia Schumacher (PP), que também participou do nobre encontro nas dependên-
cias da Casa de Cultura – e cujo propósito inicial era a entrega do relatório do parlamento sobre o estacionamento rotativo –, vai puxar a frente do grupo na busca pela sucessão na principal prefeitura do Vale do Taquari.
• Vereador e pré-candidato a prefeito de Lajeado, Carlos Ranzi (MDB) ainda não definiu o companheiro para compor a chapa na majoritária. Há quem aposte no vereador e empresário Márcio Dal Cin, que vai trocar o PSDB pelo MDB. E há quem aposte no empresário Marcos Mallmann, presidente do Clube Esportivo Lajeadense, e cogitado para assinar com o Podemos.
• Atingida pelas enchentes de 2023, a pracinha localizada na Rua Emílio Conrad, quase esquina com a rua José Matias Dresch, em Lajeado, precisa de reformas. E iluminação.
• Em Encantado, o vereador Joel Bottoni (PSDB) foi eleito segundo secretário da Mesa Diretora. Ele venceu o colega Valdecir Gonzatti (MDB) por seis votos a quatro. A eleição ocorreu em função da saída de Cris Costa (PSDB), que assumiu a Secretaria de Turismo da cidade. Sobre isso, aliás, muitos apostam no retorno de Costa ao plenário a partir do dia seis de abril.
• Apenas os vereadores Claudiomir de Souza (União Brasil) e Hélio Brandão não participaram da sessão plenária extraordinária de terçafeira da câmara de Teutônia. E tampouco indicaram suplentes. Entre os projetos aprovados na sessão, a autorização para transferência do Departamento da Causa Animal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para a Secretaria da Saúde.
Vavá assume a roçada
Um dos vereadores mais ativos da oposição na câmara de Lajeado, Vavá (MDB) cansou de esperar pela roçada de alguns terrenos e áreas públicas e resolveu colocar a mão na massa. Há quem diga que se trata de um ato eleitoreiro, populista. Mas há quem compreenda o simbolismo e a nobreza do ato realizado na rua João Goulart, no bairro Campestre. Afinal, é difícil não concordar com o clamor do parlamentar. E as imagens falam por si. “Estou cansado de pedir e cobrar. Fui à luta.” Em tempo, é compreensível a dificuldade de manter em dia as roçadas durante o verão. Mas é compromisso da administração municipal. Complicado ou não, é preciso atender a população.
Dois “secretários” de saúde
Lajeado é uma cidade privilegiada. Afinal, o município possui dois secretários da Saúde. Além do titular, Cláudio Klein, o governo conta com o suporte e apoio do ex-secretário de saúde de
Estrela e ex-prefeito de Imigrante, Celso Kaplan (PP), o popular “Lelo”. Aliás, a nomeação de Lelo agradou a “gregos e troianos” em diferentes setores da política municipal.
4 | A HORA Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
Setor produtivo firma posição contra aumento do ICMS
Decretos do governador Eduardo Leite entram em vigor a partir de abril e estabelecem cobrança de imposto sobre produtos isentos, em especial da cesta básica
Integrantes de pelo menos 15 instituições representativas do comércio, do varejo, da indústria, dos serviços, do transporte, da agroindústria e da agricultura unem esforços contra o fim das isenções do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Em assembleia convocada pela Federasul na manhã de ontem, conselheiros, dirigentes e presidentes, alinharam o posicionamento do grupo para pressionar o Executivo gaúcho para revogar os decretos.
Conforme os participantes, a taxação sobre os produtos impacta de maneira direta a alimentação das famílias gaúchas, em especial nas classes média e baixa, pois há retirada de isenções sobre produtos como leite, ovos, verduras, legumes, frutas, pão e carnes.
“Os decretos são uma violência contra a sociedade”, critica o presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa. Segundo ele, o aumento da carga tributária sobre itens básicos empobrece a população e prejudica a competitividade das empresas.
Como encaminhamento, todas as entidades firmaram um compromisso de evitar resoluções setoriais com o governo. Como cada
segmento tem tido encontros com a equipe da secretaria da Fazenda para negociação de pontos específicos. Na visão dos dirigentes, é preciso manter uma posição uníssona.
Tanto que foi marcado para o dia 21, no Palácio do Comércio, um fórum técnico sobre o impacto dos decretos. O governo do Estado, a Assembleia Legislativa e representantes da sociedade civil organizada foram convidados para o evento.
Palavra dos líderes regionais
O Vale do Taquari teve três representantes no encontro. Pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-E), o presidente do conselho dos associados da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, destaca uma possível perda de mercado dos produtos do Rio Grande do Sul no país.
“Fizemos um cálculo. Se estivéssemos no Paraná, nosso custo de produção seria R$ 60 milhões mais barato. Estamos no extremo sul do país, compramos insumos do Centro-Oeste. Depois, com o
O setor da agroindústria tem passado por di culdades ao longo dos últimos anos. Mais um aumento de impostos, a situação pode ser irreversível.”
GILBERTO PICCININI PRESIDENTE DA DÁLIA
produto pronto, levamos para os principais centros consumidores, em São Paulo. Pagamos essa viagem duas vezes”, compara. Em cima disso, acrescenta: “O setor da agroindústria tem passado por dificuldades ao longo dos últimos anos. Mais um aumento de impostos, a situação pode ser irreversível. Precisamos unir as
Por mais de duas horas, representantes do setor produtivo do RS alinharam posição frente ao aumento de ICMS determinado pelo governador Eduardo Leite
forças produtivas, mostrar para a sociedade que ela vai pagar mais por itens básicos.”
Neste contexto, o vice-presidente regional da Federasul e integrante da Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, Renato Scheffler, acrescenta: “o governo toma uma medida arrecadatória imediata. No médio e no longo prazo, teremos empobrecimento, desemprego e empresas falindo.” O empresário de Lajeado, da Scala Logística, Valmor Scapini, representante do Sindicato das Empresas de Logística e Transportes (Setcergs) afirma que será inevitável o reflexo no orçamento das famílias. “É lamentável dizer que as políticas públicas não enxergam a importância do setor de transportes. Já fomos precursores no país. Hoje, nos unimos às demais entidades para mostrar que o Estado é muito grande para aquilo que produz. Os custos da máquina pública estão muito pesados.”
O que dizem os líderes:
Presidente da Federasul
Rodrigo Souza Costa
“A economia se move pela expectativa. A política pela opinião pública. Precisamos mostrar que esse aumento não é sobre as empresas, mas sobre a população, sobre as famílias”
Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora
Simone Leite
“Temos que lembrar a todos, lembrar as pessoas que o governador se elegeu dizendo que não aumentaria impostos. Foi reeleito sabendo das contas públicas e agora passa a conta à sociedade.”
Vice-presidente da Federação das Indústrias (Fiergs)
Marco Oderich
“A gente anda pelo interior, fala com os empresários e a sensação de todos é de desânimo. Estão destruindo a produção gaúcha, estão mandando indústrias para outros estados”.
Presidente da Federação Varejista do RS
Ivonei Pioner
“Mais da metade do varejo e dos serviços é informal. Aquele proprietário de uma vendinha vai se tornar informal. O caminho que o governo está apontando aqui é o da informalidade.”
Presidente da Dália
Alimentos, integrante da Aci-E
Gilberto Piccinini
“Se estivéssemos no Paraná, nosso custo de produção seria R$ 60 milhões mais barato.”
Vice-presidente regional da Federasul e integrante da CIC-Teutônia
Renato Sche er “O governo toma uma medida arrecadatória imediata. No médio e no longo prazo, teremos empobrecimento, desemprego e empresas falindo.”
Representante do Setcergs
Valmor Scapini
“O Estado está muito grande para aquilo que produz. Os custos da máquina pública estão muito pesados e sempre quem tem de pagar é a sociedade e o setor produtivo.”
A HORA | 5 Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
ESTADO
Filipe Faleiro filipe@grupoahora.net.br
FILIPE FALEIRO
thiagomaurique@grupoahora.net.br
THIAGO MAURIQUE
Florestal começa mudança para nova sede
Os 88 colaboradores dos setores administrativos da Florestal iniciaram na segunda-feira, 5, a mudança para o novo escritório da empresa. O espaço com cerca de 2,4 mil metros² conta com três andares e abriga os setores comercial, operações, compras, direção, financeiro e contabilida-
de, exportação, informática, jurídico, marketing e franquias.
Mais amplo e moderno, o local possui salas de reuniões, auditório e espaços de convivência. CEO da empresa, Maurício Weiand afirma que o novo escritório traz mais conforto, estimula a criatividade e o trabalho em equipe. “Estamos confiantes com este
recomeço. É um novo capítulo na história da Florestal, que trará muito sucesso e realização.”
As obras da nova sede da Florestal tem previsão de conclusão para março. Os trabalhos continuam no entorno do prédio administrativo e na guarita, que recebe nova estrutura e sistemas de tecnologia de ponta.
Vitrine na Capital para o Sunday Village Care
Uma das empresas mais tradicionais de Porto Alegre acaba de fechar parceria com o condomínio
Sunday Village Care. Nesta semana, a equipe da Jota Negócios Imobiliários visitou o empreen-
dimento e selou parceria estratégica para comercialização das unidades na Grande Porto Alegre – tendo inclusive completado as primeiras vendas para investidores da Capital.
De acordo com o sócio do condomínio, Tiago Johann, a Jota é uma das empresas mais tradicionais no mercado imobiliário da Capital Gaúcha, e estão entre os principais comercializadores de grandes construtoras como a Cyrela e a Melnick. “É uma empresa que trabalha somente com lançamentos, muito focada em investidores, e que hoje conta com cerca de 50 corretores.”
FRASE DO DIA
“O grande desafio é traduzir a experiência do consumidor num plano de execução muito prático. Garantir que os times estejam preparados, estabelecer boas práticas e ter a preocupação genuína que os clientes estão sendo bem atendidos e que toda essa execução seja interpretada como geração valor.”
• Núcleo de ESG Acil – A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) terá núcleo dedicado a qualificar e conectar profissionais que atuam diretamente com governança ambiental, social e corporativa na região. O Núcleo de ESG terá o primeiro encontro no dia 27 de fevereiro, na sede da entidade, e projeta três encontros abertos para integração de participantes. A coordenação fica por conta diretor de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da Acil, Lucas Augusto Lengler, do engenheiro ambiental da Companhia Minuano de Alimentos, Fernando de Campos Velho Gewehr, e da bióloga da Girando Sol, Patrícia Aguiar. Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone/ whatsapp (51) 3011-6900.
• Simone Leite na Cacis – A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócios de Estrela (Cacis) promove no dia 14 de março a primeira reunião-almoço de 2024. O evento, alusivo ao aniversário de 12 anos da entidade, terá como palestrante a empresária ex-presidente da Federasul, Simone Leite. Conforme o gerente-executivo da Cacis, a escolha de Simone decorre da forte ligação da empresária com o sistema associativista, além de fazer alusão ao Mês da Mulher.
6 | A HORA Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
FLÁVIA BARROS DIRETORA DE MARKETING NA LEROY MERLIN BRASIL EM ENTREVISTA PUBLICADA NA REVISTA CONSUMIDOR MODERNO
FOTOS DIVULGAÇÃO
Stacione entrega aviso prévio aos funcionários
Contrato termina em 7 de março. São cerca de 30 monitores que atuam na cobrança pelo uso das vagas de estacionamento na área central
Aum mês de encerrar a gestão do estacionamento rotativo de Lajeado, a empresa Stacione entregou nesta quarta-feira, 7, os avisos prévios para os seus funcionários. São 32 monitores que atuam no município. O contrato termina no dia 7 de março, após dez anos de prestação do serviço no controle das vagas de estacionamento pagas nas ruas centrais.
A maioria dos funcionários já estava ciente da situação. A gerente da unidade de Lajeado, Fernanda Datsch Hass Ellwanger, comenta ainda que alguns pediram desligamento nos últimos dias na busca por outra vaga de emprego. “Os que estarão conosco neste último mês, nos próximos dias, são os guerreiros”, comenta Fernanda.
A Stacione manifestou ainda na metade do ano passado o interesse em permanecer na gestão do estacionamento rotativo, pois existe a possibilidade de renovar o convênio por mais 10 anos nos mesmos moldes do atual. Mas a empresa não recebeu respostas do Executivo. A tendência é que uma nova licitação seja lançada pelo governo municipal, conforme garantiu o prefeito Marcelo Caumo na semana passada em entrevista ao Grupo A Hora.
Os que estarão conosco neste último mês, nos próximos dias, são os guerreiros”
Créditos e dívidas
A Stacione ainda não divulgou se será feita a devolução de valores para quem tem crédito antecipado. De acordo com Fernanda, a unidade aguarda orientações. Fernanda explica que a empresa também não sabe como será feita a cobrança das multas dos avisos de irregularidades. O valor chega a R$ 1 milhão.
“São motoristas que não têm crédito antecipado, estacionam, não fazem o pagamento das multas, deixam o veículo mais tempo do que o permitido na mesma vaga”, explica Géferson Luis Jung, supervisor de TI.
Posicionamento do município
Questionada sobre o futuro do estacionamento rotativo de Lajeado, a administração municipal enviou uma nota como único posicionamento oficial sobre o tema neste
momento.
“A prefeitura de Lajeado informa que o contrato com a empresa Stacione, responsável pelo estacionamento rotativo do município, é válido até o dia 7/03/2024 e que, até esta data, a empresa tem responsabilidade pela prestação do serviço. Quaisquer medidas tomadas pela empresa até lá são decisão empresarial e não tem relação com nenhuma ação da Prefeitura. Nesta quarta-feira, 7/2/24, o Executivo recebeu um relatório sobre o trabalho da Stacione, elaborado por uma comissão de vereadores da Câmara de Vereadores, que traz informações e sugestões de melhorias sobre o rotativo. Estas sugestões serão avaliadas e, nos próximos dias, a administração decidirá sobre o futuro contrato.”
Relatório
A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta semana o relatório sobre o funcionamento do serviço. O documento, com sugestões para o rotativo, foi encaminhado ao governo municipal nesta quarta-feira, 7. Entre as mudanças sugeridas está a diminuição do tempo de concessão de dez anos para cinco anos. Um dos argumentos para o menor tempo de concessão é a maior facilidade para que se possam fazer ajustes no modelo.
A forma de pagamento das tarifas também recebeu propostas de melhorias, como a possibilidade de mais formas de pagamento com a instalação de totens, onde o usuário poderia quitar o valor nas opções de cartão de crédito ou débito, ou até mesmo no PIX a partir da geração de um QR Code.
A HORA | 7 Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
LAJEADO
Bianca Mallmann biancathaismallmann@gmail.com
ERNANDA HASS ELLWANGER
GERENTE DA STACIONE LAJEADO
Aviso prévio aos funcionários foi entregue ontem. Contrato com a prefeitura vence dia 7 de março
FILIPE FALEIRO
Taquariense representará o Vale na Copa rs
ARTEs
MARciAis
aTleTa do Vale se destaCa no jiu-jitsu
ágata Barros dos santos mira participações em competições internacionais nesta temporada
OTaquariense, uma das tradicionais equipes de futebol amador do Vale do Taquari, confirmou a participação na Copa RS de Futebol Amador. O torneio que reúne dezenas de equipe do Rio Grande do Sul tem previsão de iniciar em março.
O Taquariense será o representante da cidade pois é o atual campeão municipal de campo.
Para Chico Donida, presidente da equipe, a participação representa devolver a comunidade o protagonismo regional. “Quando assumi em 2017 botei como objetivo voltar as grandes competições e é muito orgulho ser o representante da cidade.”
Ele destaca que a última competição que o Taquariense disputou com o envolvimento da Federação Gaúcha de Futebol foi o profissional no ano de 2000. “24 anos deequipe conquistou o título no campeonato municipal de 2023 e foi a indicada para a competição estadual
Mandatário relata que o objetivo é participar da competição sem ambição de título, mas para que o RS volte a conhecer o Taquariense
pois a gente volta a disputar algo que tenha ligação com a Federação”.
Sobre a montagem do elenco, Chico destaca que a base será formada por atletas locais, que saíram da categoria juvenil, mais alguns veteranos da cidade. “Queremos montar um projeto a longo prazo e a ideia é dar rodagem para os guris.” Comenta também que destaques das regiões Metropolitana e dos Vales, como Ricardo
Zuchi e Willian Kochenborger foram procurados.
O mandatário relata que o objetivo é participar da competição sem ambição de título, mas para que o RS volte a conhecer o Taquariense. “O resultado importa até certo ponto, porque se realmente fosse o principal motivo da disputa de um campeonato, nós teríamos desistido do Regional já, pois estamos desde 2014 jogando e não ganhamos.
Atleta de Lajeado, Ágata Barros dos Santos, 9, está se destacando no jiu-jitsu nacional. Natural de Carazinho, hoje mora no Vale e iniciou a jornada no esporte aos cinco anos e, desde então, não para de colecionar conquistas. Logo na primeira competição que disputou subiu no pódio.
Além de jiu-jitsu, ela pratica musculação, judô, natação e muay thai. Apesar da rotina intensa, consegue administrar treinos, competições com excelência, sempre associando com os estudos, brincadeiras e momentos de descanso.
A família de Ágata tem sido um importante suporte para que ela possa alcançar os objetivos. Os pais têm se dedicado ao máximo para ajudar a jovem atleta a participar de campeonatos e viagens.
O pai, Tiago dos Santos e a mãe Patrícia, ressaltam a importância de incentivar o esporte e a educação desde cedo. Eles destacam que a filha tem um desempenho exemplar no colégio, o que mostra como as crianças de hoje conseguem equilibrar diversas atividades e ter sucesso em todas elas.
ConquisTas
A atleta está ansiosa e determinada a conquistar mais títulos para a cidade e a academia Dojo Dor-
Natural de Carazinho, hoje mora no Vale e iniciou a jornada no esporte aos cinco anos
nelles e para todos que a apoiam. A última conquista de Ágata foi nesse último final de semana em Florianópolis onde disputou o Internacional Kids pela CBJJ E IBJJF onde se sagrou campeã.
Em 2023, Ágata conquistou o terceiro lugar entre 18 competidoras no Mundial em São Paulo, além de conquistar o título brasileiro de jiu-jitsu em Joinville-SC. Para este ano, disputará o Pan Kids de Jiu-Jitsu, na Flórida-EUA e o Mundial em Abu Dhabi, no Emirados Árabes.
Para Ágata atingir suas metas ela necessita tanto de apoiadores como patrocinadores. Interessados podem entrar em contato com a família no 051 98961-7840.
8 | A HORA Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
FUTEBOL AMADOR
divulgação
divulgação
CRAQUES DO VALE
ZINHO DEIXA O GRÊMIO EM DEFINITIVO
Jogador de Santa Clara do Sul foi adquirido pelo Portimonense, de Portugal
Natural de Santa Clara do Sul, o atacante Zinho Hoffmann deixa o Grêmio após 12 anos. O jovem que iniciou nas categorias de base, se profissionalizou na temporada passada. O atleta que estava emprestado ao Portimonense, de Portugal, até junho deste ano, foi adquirido em definitivo pelo clube português. Seu contrato se estende até junho de 2028. Até o momento, o atacante foi utilizado em 13 jogos e colaborou com uma assistência.
INTERNACIONAL
Atacante foi utilizado em 13 jogos e colaborou com uma assistência
Nas redes sociais, Zinho agradeceu o período que esteve no tricolor. Na única temporada entre os profissionais do Grêmio, disputou 16 jogos, teve uma assistência e ajudou na conquista do título do Gauchão 2023. Segundo o site transfermarkt. com.br especializado em transferências de jogadores, o atleta está avaliado em 600 mil euros, o equivalente a R$ 3,2 mi.
DIREÇÃO BUSCA GOLEIRO DO CORITIBA
Atleta viria para ser uma opção a Ivan, que está lesionado e só retorna no fim da temporada
Treinando em separado no Coritiba, o goleiro Gabriel Vasconcelos despertou interessa da
direção colorada. A intenção do Internacional é trazê-lo ao Beira-Rio por empréstimo.
Apesar de ter contrato com a equipe paranaense até 2026, o atleta de 31 anos pediu para deixar o clube após a terceira rodada do Paranaense.
Revelado na base do Cruzeiro, Gabriel passou grande parte da carreira na Itália, tendo atuado por Milan, Napoli, Perugia e Lec-
ce. O interesse colorado se justifica pela necessidade de contratar mais um goleiro diante da lesão de Ivan. Trazido para ser o reserva imediato de Rochet, que ainda se recupera de uma fissura nas costelas, o jogador sofreu uma ruptura do ligamento do joelho direito e só deve voltar a atuar no segundo semestre. Com isso, o jovem Anthoni tem sido usado em todas as partidas do Gauchão.
QUATRO DICAS DA NUTRI PARA APROVEITAR MELHOR A FOLIA DE CARNAVAL
Com a chegada do Carnaval, é comum que as pessoas se dediquem a se preparar para os dias de folia, seja nos tradicionais bloquinhos de rua ou nos desfiles das escolas de samba. E em meio a tanta animação, não é raro que a alimentação saudável fique um pouco de lado.
No entanto, manter uma dieta equilibrada durante o Carnaval é fundamental para garantir energia, disposição e evitar possíveis problemas de saúde. Por isso, é importante aproveitar as festividades sem descuidar da alimentação.
Uma das dicas para manter uma alimentação saudável nestes dias é optar por comidas leves e nutritivas, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.
Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras, que proporcionam saciedade e fornecem energia ao corpo.
Além disso, é fundamental manter-se hidratado. Durante os dias de folia, é comum que as pessoas consumam bebidas alcoólicas em excesso, o que pode levar à desidratação.
Por isso, é importante moderar o consumo do álcool e intercalá-lo com a ingestão de água, água de coco, isotônicos ou sucos naturais.
Essas bebidas ajudam a repor os líquidos perdidos e mantêm o corpo hidratado, além de prevenir aquela ressaca do dia seguinte.
NO ENTANTO, MANTER UMA DIETA EQUILIBRADA DURANTE O CARNAVAL É FUNDAMENTAL PARA GARANTIR ENERGIA, DISPOSIÇÃO E EVITAR POSSÍVEIS PROBLEMAS DE SAÚDE.”
Outra dica importante é evitar o consumo excessivo de alimentos fritos e gordurosos. Eles podem causar desconforto estomacal e prejudicar a digestão.
Opte por alimentos assados, grelhados ou cozidos, que são mais saudáveis e ainda ajudam a manter o peso em equilíbrio.
Além disso, é importante lembrar que o Carnaval é uma festa para se divertir, mas também para descansar.
Portanto, tente ter um sono regular e evitar o consumo excessivo de cafeína e produtos energéticos.
O descanso é fundamental para manter o corpo saudável e garantir energia para aproveitar a festa.
Seguindo essas dicas simples, é possível aproveitar o Carnaval com muita energia e saúde, sem abrir mão de uma alimentação equilibrada e nutritiva.
Lembre-se de se divertir com moderação e respeitar os limites do seu corpo. O importante é aproveitar a folia de forma saudável.nte. Esses alimentos, além de serem ricos em gorduras e açúcares, podem causar desconfortos gástricos durante a folia.
A HORA | 9 Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
nutricionista
BRUNA MARTINI
DIVULGAÇÃO
por Raica Franz Weiss
Hoje é
Obras no prédio do HBB
A rua Júlio de Castilhos, em Lajeado, estava interditada por causa das obras do que seria o futuro Centro de Tecnologia Avançada (CTA) do Hospital Bruno Born. Uma operação de concretagem movimentou mais de seis caminhões, que liberaram mais de 350 metros cúbicos de concreto (equivalente a cerca de 840 mil kg). Na época, falavam que aquela era uma das maiores operações já feitas no Vale do Taquari. O material formaria a laje de 1,1 mil metros quadrados que seria o pavimento de maior complexidade funcional e estrutural do prédio. Seria a área onde ficariam os bunkers de radiografia e tomografia (que precisavam conter os raios).
As obras do CTA tinham começado no início de 2002, com as escavações do subsolo. Os serviços de radioterapia do prédio começaram ainda em 2005, mas a estrutura completa do CTA só foi concluída em 2015.
- Dia do Magistério Militar Santo do dia: Santa Josefina Bakhita
Brigada impedia assalto em Lajeado
Há 20 anos, a Brigada Militar organizava uma ação policial na rua Bento Gonçalves, no centro da cidade. Dois assaltantes chegaram para roubar uma administradora de condomínios. Mas a polícia foi avisada por pedestres nos primeiros minutos do assalto.
Quando os agentes chegaram, os criminosos renderam sete funcionários como reféns. Os policiais negociaram com os assaltantes, que acabaram por se render. Apesar de armados, nenhum tiro foi disparado. Ao todo, 15 policiais participaram da ação.
Novo ponto turístico: o Gamelão
O então sub-prefeito do Distrito de Boqueirão do Leão, Almir Luiz Rodrigues, anunciava um novo projeto para a localidade. Na época, Boqueirão era parte de Lajeado e o sub-prefeito pretendia transformar o Gamelão em um ponto turístico do Rio Grande do Sul.
A cascata ficava em um perau de mais de 20 metros de altura, com três poços. “Toda a maravilha fica a apenas 2km da Vila de Boqueirão do Leão”. Na época, o Gamelão ficava na propriedade de Segundo Ogliari. Ainda hoje o Gamelão atrai visitantes e continua em terras particulares.
1974
Proibida exportação de peles - A partir de agosto de 1974, era proibida a exportação de couros ou peles de animais silvestres do Brasil. A decisão era do Conselho Monetário Nacional. “O problema da matança indiscriminada, que estava dizimando a fauna brasileira, já se arrastava há tempo demais”, dizia a Folha de São Paulo.
10 | A HORA Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO
ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO
ARQUIVO A HORA
Narrativas políticas diferentes da realidade S
ob o véu dos discursos, o Estado e o governo federal apresentam enredos que parecem distantes das verdadeiras soluções para a sociedade, mais próximos de um teatro de sombras do que de ações resolutivas.
No cenário estadual, a tentativa de justificar o aumento de ICMS de 17% para 19,5% através de uma dispendiosa campanha revela um esforço exacerbado para persuadir a população sobre a necessidade fiscal. Contudo, ao ser confrontado com a resistência da Assembleia Legislativa, o governo recua, mas não sem antes contemplar os grandes conglomerados midiáticos com os milhões desembolsados. A solução, no entanto, é apenas um contorcionismo retórico: um decreto elevando os impostos a partir de primeiro de abril.
Já na esfera federal, a narrativa da aproximação entre o governo e os empresários atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari revelase como um espetáculo vazio de ações efetivas. A convocação dos empresários para uma reunião no Rio de Janeiro, sem a presença dos representantes federais na data marcada, escancara a desconexão entre discurso e prática.
O BNDES, protagonista da reunião, limita-se a expor linhas de crédito já conhecidas, deixando claro que para juros subsidiados, apenas o governo federal tem a chave. Um ciclo vicioso que beira o absurdo.
Ambas as narrativas políticas, estadual e federal, parecem estar mais preocupadas em teatralizar a busca por soluções do que efetivamente resolvê-las. Enquanto o estado cla-
O tal do cashback governamental
No debate sobre o cashback como compensação ao aumento de impostos, surgem dúvidas sobre sua eficácia, especialmente para os mais vulneráveis. O retorno financeiro proposto parece inalcançável para muitos devido a barreiras reais, como falta de acesso à tecnologia e documentos. O aumento de ICMS, que já
consome mais de 60% do salário mínimo em despesas com alimentação, impactará negativamente famílias de baixa renda, reduzindo seu poder de compra e afetando a economia local. Assim, a aposta no cashback como solução para mitigar esses efeitos parece frágil e desconectada da realidade econômica dessas famílias.
E a reforma do Castelinho?
O ano letivo está perto de começar. E a troca do telhado da maior escola pública da região, o Colégio Castelo Branco, em Lajeado, parece longe de terminar. Por enquanto, ficam as perguntas. Onde serão as aulas? Pelo que sei, o diálogo
para uso da Univates ainda não começou. Bem como o pagamento do “aluguel” nos últimos meses de 2024. Neste cálculo, nem mesmo o fornecedor da alimentação escolar no primeiro mês amargou o prejuízo e ainda nada da indenização.
ma por um aumento de impostos em nome do futuro, o governo federal encena uma proximidade com empresários, mas sem oferecer as ferramentas necessárias para a tão alardeada retomada econômica após as tragédias. Em meio a essas histórias, a sociedade permanece à margem, testemunhando uma encenação política que muitas vezes deixa as reais necessidades em segundo plano.
Isso sim é lamentável!
Com a maior cara de pau, vou me apropriar do bordão emblemático do vereador de Lajeado, Waldir Blau (MDB), para criar um quadro neste espaço. A ideia é funcionar como um selo do absurdo de alguns acontecimentos, sejam midiáticos, governamentais ou comportamentais.
Em todo o RS, os conselhos de desenvolvimento (Coredes) sofrem um esvaziamento e o grande motivo é a desidratação orçamentária. O governo do Estado mingou os investimentos para a sobrevivência dos conselhos. No Vale do Taquari não é diferente.
Isso merece o selo. Então, aí vai:
Câncer – Conflito de interesses
Ocâncer, foco de debates que exploram diversas possíveis origens, incluindo conexões com fatores genéticos, mergulha o tema na esfera da complexidade. Nesse cenário, somos lançados como meros expectadores do avanço científico, pois, se centros de pesquisa renomados globalmente ainda não atingiram um entendimento, quem somos nós para empreender um estudo? Contudo, na própria comunidade científica, identificamos concordâncias técnicas.
Para uma compreensão inicial, é imperativo conceituar ciência como um método sistemático de investigação que busca distinguir a atividade científica de outras formas de conhecimento, guiando-se por princípios delimitadores, associado à experiência e a lógica.
Diversos pesquisadores sustentam que a origem do câncer está ligada ao metabolismo celular. Um estudo liderado e publicado pela Dra. Ophélie Menet, valida a ideia de que uma redução calórica diminui a disponibilidade de nutrientes para as células, resultando na desaceleração do metabolismo e na limitação da produção de proteínas, fenômenos associados a diversos tipos de câncer.
Diversos pesquisadores sustentam que a origem do câncer está ligada ao metabolismo celular”
A “Medicina Laboratorial”, endossa essas pesquisas. Destaca-se como exemplo o exame PET-CT, que utiliza sinalizadores. Durante o procedimento, o paciente recebe a injeção de um “contraste”, absorvido pelo corpo. As células cancerígenas, devido ao seu metabolismo acelerado se alimentam mais que as células normais, então, também absorvem mais os componentes injetados. O equipamento detecta a radiação liberada, gerando imagens que revelam áreas de concentração mais elevada da substância, proporcionando informações anatômicas precisas, identificando metástases.
Entretanto, o fator preponderante e conclusivo nesse processo é o componente central do contraste, a “fluordesoxiglicose”, uma forma de “glicose” combinada com os pósitrons, corroborando inequivocamente que a origem do câncer está no metabolismo celular. Esse avanço notável da Medicina Laboratorial contrapõe-se à estagnação dos tratamentos tradicionais que negligenciam tais comprovações.
Após estas conclusões, questiona-se, por que o sistema de saúde fecha os olhos perante as novas evidências da origem desta doença?
Diante disso, pergunta-se: “Quem exerce verdadeiramente o controle”? A ciência ou as relações mercadológicas? Visto que o reconhecimento desta matriz inicial da doença impactaria toda a cadeia profissional moldada pelas terapêuticas estabelecidas, reduzindo os custos dos tratamentos e enfatizando a profilaxia como a chave fundamental.
A HORA | 11 Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
advogado
FILIPE FALEIRO Jornalista colunafaleiro@grupoahora.net.br MAURO FALCÃO ARTIGO
e escritor
FILIPE FALEIRO
Polo ervateiro e os desafios do setor
Ausência da mão de obra e busca pela valorização da erva-mate são os gargalos dos produtores da parte alta do Vale. Região concentra pelo menos 60% dos ervais do RS. Como foco na sustentabilidade dos negócios, indústrias miram a exportação e redução de custos
PRODUÇÃO REGIONAL CADERNO | REGIÃO ALTA
2024 Fechamento da edição: 19h MÍN: 23º | MÁX: 38º O ar quente domina o tempo no Vale novamente e o sol aparece com poucas nuvens na Região.
Quinta-feira, 8 fevereiro
matheus giovanella laste
Comitiva gaúcha é barrada na COP10, no Panamá
Grupo defende importância da cadeia produtiva do tabaco. Nova reunião hoje busca mudar tratamento à delegação brasileira
Comitiva estadual é barrada no acesso à 10ª Conferência das Partes (COP10) da ConvençãoQuadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que ocorre na Cidade no Panamá (Panamá). Entre os integrantes, estão os deputados Edivilson Brum (MDB), Marcelo Moraes (PL) e Heitor Schuch (PSB). Jornalistas e representantes de entidades do setor produtivo também tentaram acesso ao evento.
A COP10 é promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e vai até sexta-feira, 10. A presença na conferência busca garantir que os mulheres de agricultores familiares, que trabalham nessa cadeia produ-
tiva não sejam prejudicados. Ainda segundo integrantes do grupo, a intenção é propor um diálogo com pedido por democracia.
Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Novo Stifa), Gualter Baptista Júnior, na última COP presencial, ocorrida em 2018, em Genebra, na Suíça, a representação dos trabalhadores teve acesso ao plenário. “Eu estive dentro do plenário, acompanhando e me manifestando por escrito. Tivemos este privilégio, diferentemente dos políticos e da própria imprensa”, justifica o dirigente que é também presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo).
Baptista Júnior pontua que, ao ser signatário da Convenção-Quadro, desde 2005, o Brasil retrocede, especialmente por ter uma vocação na produção do tabaco, que uma atividade centenária responsável pelo desenvolvimento de toda a região, que faz parte da cultura e da organização econômica dos municípios.
“O Brasil perde participando desta convenção. Nosso país é um grande player mundial de tabaco, no qual toda a região Sul é envolvida nesta atividade. Por isso que o Brasil só perde ao ter, politicamente, assinado esta convenção ou estando presente a esta discussão. Meia dúzia de pessoas querem inviabilizar esta produção em detrimento de milhares”, complementa.
Recepção hostil
Deputado estadual Edivilson Brum (MDB) expõe sua insatisfação com o ocorrido. Segundo ele, fo-
Nós não somos bemvindos aos olhos das delegações que fazem parte dos ministérios da saúde de vários países, que assinaram o tratado da convenção quadro do controle do tabaco”
ram recepcionados de forma hostil, “que nem lixo”, onde não está sendo respeitado nem o livre exercício dos jornalistas e que além da carta de repúdio já compartilhada, enviaram para a Organização das Nações Unidas um ofício, para relatar o
Grupo busca vias diplomáticas para resolver impasse
acontecido e com a organização do evento.
“Nós não somos bem-vindos aos olhos das delegações que fazem parte dos ministérios da saúde de vários países, que assinaram o tratado da convenção quadro do controle do tabaco”, desabafa.
Com a missão de defender a cadeia produtiva do tabaco, que é impactante para o Sul do país, os representantes foram enviados em missão oficial, com estudos realizados anteriormente que comprovam a importância da plantação.
Brum alerta, que defender os produtores de tabaco, não quer dizer que eles estejam defendendo o tabagismo, muito pelo contrário, porém é importante reforçar que não se combate o tabagismo, através da prejudicação de plantio de um setor importante para a economia, que com sua diminuição causaria danos aos fortíssimos aos produtores.
MICRORREGIÕES | ARROIO DO MEIO • ENCANTADO • TEUTÔNIA • TAQUARI • ESTRELA CIDADES Quinta-feira, 8 fevereiro 2024 R$ 4,00 (dia útil) R$ 7,50 ( m de semana) ESTADO
FOTOS RODRIGO NASCIMENTO/DIVULGAÇÃO
Comitiva foi barrada ao tentar participar da convenção no Panamá
EDIVILSON BRUM DEPUTADO ESTADUAL (MDB)
OBITUÁRIO
LIANE MARÍLIA PANITZ, 82.
Faleceu terça-feira, 6. Foi cremada no Memorial Jardim Montanha dos Vales, Santa Cruz do Sul.
HANS HELMUT HUBER, 94.
Faleceu ontem, 7. Foi sepultado no Cemitério Evangélico de Estrela.
ILSE ANGELINA SANTOS, 82.
Faleceu ontem, 7. Foi cremada no Memorial Jardim Montanha dos
Vales, Santa Cruz do Sul.
MARIA NASCIMENTO DE ANDRADE, 83. Faleceu ontem, 7. Foi sepultada no Cemitério Católico de Bela Vista, Arroio do Meio.
OSMAR FRANCISCO
SCHOSSLER, 85. Faleceu ontem, 7. Foi sepultado no Cemitério Católico de Bela Vista, Arroio do Meio.
Para informar falecimentos
falecimentos@grupoahora.net.br
Município aguarda há 14 meses pela realocação de postes na rua Sergipe
A troca foi solicitada para RGE, concessionária responsável pelo abastecimento
Apresença de três postes no meio da pista na rua Sergipe, Bairro Aimoré, tem intrigado moradores e gerado questionamentos sobre sua localização inusitada. Colocados a dois metros dentro do calçamento, os postes de concreto no trecho entre as ruas Fridohold Kuhn e Helmuth Kuhn tornaram-se alvo de curiosidade na comunidade.
A RGE, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região, emitiu comunicado por meio de sua assessoria de imprensa. A empresa afirmou estar em discussão direta com a prefeitura de Arroio do Meio, que
Retirada dos postes foi solicitada à concessionária há mais de um ano pelo município solicitou a execução do deslocamento dos postes de acordo com as normativas vigentes.
O serviço, segundo a RGE, será realizado no menor tempo possível, respeitando os prazos regulatórios.
Entretanto, a espera do município e moradores se estende por 14 meses, desde que o município solicitou a retirada e realocação dos postes. Na época foi realizado a colocação do calçamento. O secretário de Planejamento, Carlos Rafael Black, lamenta a falta de retorno sobre a solicitação, enquanto os postes permanecem no meio da rua Sergipe. “Ficamos no aguardo de respostas. A solicitação foi feita há mais de um ano”, disse.
Festival repete 32ª edição com objetivo de revelar talentos regionais
Evento adiado pelas enchentes retorna dia 25 de fevereiro, movimentando a cidade e proporcionando oportunidades aos artistas locais
ARROIO DO MEIO
No próximo dia 25 de fevereiro, a cidade de Arroio do Meio será palco de um evento musical que promete destacar e valorizar os talentos da música regional. O Festival da Canção, idealizado por Paulo Schnorr, empresário musical e entusiasta da cultura local, ganha destaque
após um adiamento causado pelas enchentes que assolaram a região. Inicialmente agendado para setembro, o festival precisou ser reprogramado, e a nova data escolhida, estrategicamente após o carnaval e as aulas, alimenta a ex-
pectativa de uma participação expressiva da comunidade.
Com 22 artistas confirmados, o evento assume nova configuração no seu show principal, contando agora com a participação da banda Barbarella. A abertura, marcada para as 17h30min, ficará por conta da banda Essência Musical.
Para Schnorr, o festival representa uma oportunidade valiosa para artistas em início de carreira. “Os mais jovens precisam de um palco para se apresentar, e daqui a pouco muitos destes podem seguir carreira”, destaca o idealizador do evento.
2 | A HORA cidades Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
ARROIO DO MEIO
GABRIEL SANTOS
Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.br
Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.br
Banda Barbarella fará o show de encerramento
GABRIEL SANTOS
Languiru atrasa pagamentos e sindicato cobra via judicial
Acordo entre a cooperativa e a entidade que representa exfuncionários foi firmado em junho do ano passado. Parcelas de rescisões de janeiro e fevereiro deste ano não teriam sido pagas
OSindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Stial) de Montenegro ajuizou nessa quarta-feira, 7, uma ação para cobrar a Cooperativa Languiru os pagamentos das rescisões de contratos dos ex-funcionários do frigorífico de suínos de Poço das Antas. De acordo com a entidade, as parcelas de janeiro e fevereiro não teriam sido pagas.
Em nota, o sindicato diz que foi até a sede da Languiru no dia 15 de janeiro, a fim de “resolver a questão de forma amigável”, mas que os pagamentos não foram efetuados até o início de fevereiro. O Stial acrescenta que “esta decisão foi tomada com pesar, mas diante da falta de diálogo e compromisso por parte da Cooperativa, não podemos mais adiar uma solução justa para os trabalhadores”.
A entidade garante que mantém o diálogo, mas que a partir de agora as conversas entre ela e a Languiru “entram em uma nova esfera, onde a intervenção do Poder Judiciário se faz necessária para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e que os pagamentos devidos sejam realizados”. Ainda, o comunicado menciona que não serão mais aceitas “respostas evasivas ou falta de compromisso”.
O advogado Daniel Fontana, representante do Stial, explica que uma das prerrogativas do órgão é a representação processual quando há o interesse dos trabalhadores. “Essa ação que foi proposta pelo sindicato é uma forma de pressionar e fazer com que os trabalhadores recebam suas parcelas, porque centenas de famílias precisam desses recursos.”
Sobre o acordo
O Stial de Montenegro representa 580 profissionais envolvidos no encerramento das atividades do frigorífico de Poço das Antas. O
Nota da Languiru
A Cooperativa Languiru
Ltda. – Em Liquidação vem comunicar que na manhã de 7/2/2024, esteve reunida com os representantes dos Sindicatos da Alimentação de Estrela/Teutônia, Comerciários de Taquari/Teutônia e Comerciários de Lajeado. Esclarece-se, de forma especial aos seus ex-funcionários, que não conseguirá realizar neste momento o adimplemento integral dos valores relativos ao parcelamento das verbas rescisórias, vencido no último dia 08/01/2024.
Foi realizado alinhamento com os sindicatos presentes que tão logo seja possível a quitação das parcelas
acordo entre sindicato e cooperativa foi firmado em 30 de junho do ano passado, com mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Os va-
vencidas, estas serão pagas com o acréscimo de 20%, a título de multa. Esta medida, realizada após diálogo, visa a realizar o pagamento da forma mais rápida possível aos trabalhadores. Por situações alheias à sua vontade, a cooperativa não teve a capacidade de suportar integralmente estes valores, mas esclarece que permanece na busca de alternativas para regularizar o pagamento acordado, das verbas de direito de cada ex-funcionário.
Paulo Roberto Birck, liquidante da Cooperativa Languiru LTDA – Em Liquidação
lores rescisórios dos trabalhadores foram parcelados em 12 vezes, com valor estipulado pelo salário no momento do término do contrato.
A HORA cidades | 3 Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
VALE DO TAQUARI
Jhon Willian Tedeschi jhon@grupoahora.net.br
Languiru se compromete em pagar 20% de multa e busca alternativa para viabilizar o pagamento
ARQUIVO
Unidade Móvel de Saúde inicia atendimentos
Governo municipal leva serviços às comunidades do interior através do “Ônibus da Saúde”
ESTRELA
Desde o início de fevereiro, a unidade móvel de saúde, popularmente conhecida como “Ônibus da Saúde”, deu início ao seu cronograma anual de atendimentos em Estrela. Equipada com consultório médico e gabinete odontológico, a unidade percorre 11 comunidades do interior, além do Loteamento Nova Morada, ofere-
cendo consultas, atendimentos em enfermagem, coletas para exames e campanhas de vacinação previamente agendadas.
O serviço, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem como objetivo garantir acesso à saúde para os moradores das áreas rurais.
Deise Freitag, enfermeira responsável técnica, enfatiza a importância do atendimento diferenciado. “Consideramos os dados do
População recebe atendimento junto ao ginásio comunitário na Del na
IBGE e percebemos que a expectativa de vida da população em Estrela é de 78 anos, indicando uma boa qualidade de vida na terceira idade. Adaptamos nossos serviços para atender principalmente o público idoso, que representa mais de 62% da população local”, informa.
A dentista e clínica geral Desirée
Litter destaca a variedade de serviços oferecidos na unidade móvel, desde profilaxia até tratamentos mais complexos, como o tratamento de canal. “Essa experiência de atender no ônibus é gratificante. Trabalhar diretamente com a comunidade, oferecendo um atendimento humanizado e próximo nos deixa e faz o bem”, relata.
Facilidade para a população
Juarez Cassol, morador do Distrito de Delfina, expressa sua satisfação com os serviços prestados pelo Ônibus da Saúde. “Para mim é 100%. Somos sempre muito bem atendidos, os médicos são muito bons e acho que as outras pessoas também gostam muito. É perto de casa, e muitos problemas de saúde foram resolvidos graças à unidade móvel”, manifesta Cassol. Os agendamentos podem ser feitos via telefone/WhatsApp, através do número (51) 99575-6857. O atendimento é feito em horário comercial. O cronograma de fevereiro segue conforme divulgado.
Cronograma de fevereiro:
8/2 – Linha Geraldo;
9/2 – Distrito de Costão;
14/2 – Linha Wolf (manhã) –Distrito de Glória (tarde);
15/2 – Linha Geraldo;
16/2 – Distrito de Costão;
19/2 – Novo Paraíso (manhã) – Nova Morada (tarde);
20/2 – Distrito de Delfina;
22/2 – Linha Geraldo;
23/2 – Distrito de Costão;
26/2 – Linha Lenz;
27/2 – Distrito de Delfina;
28/2 – Linha Wink (manhã) –Distrito de Glória (tarde);
29/2 – Linha Geraldo.
Atividades em novo centro devem iniciar em até três meses
Espaço voltado a pacientes com Transtorno do Espectro Autista foi anunciado no início da semana
ENCANTADO
Segundo a secretária geral do governo de Encantado, Clarissa Pretto, o município tem um prazo de 90 dias para o início dos trabalhos. “Nos próximos dias vamos organizar e estruturar as equipes para disponibilizar ao Estado a marcação do gerenciamento das consultas”, afirma. O espaço funcionará como referência para toda a região alta, com capacidade para fazer mais de mil atendimentos mensais.
Esse Centro de Atendimento em Saúde (CAS) será formado por seis profissionais, podendo ser médicos, terapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionista, educador físico, entre outros. O centro permanecerá aberto todos os dias da semana, pos-
sivelmente em horário comercial. O governo avalia a possibilidade de utilizar o prédio do Posto da Faterco para instalação da unidade.
O espaço contará com uma parceria entre a secretaria de Saúde e Educação. A secretária de Educação, Stéfanie Casagrande, ressalta que era um dos sonhos da pasta viabilizar um Centro Integrado de Educação e Saúde. “O CAS vem para somar. Muitos diagnósticos são descobertos dentro das escolas, onde as crianças vão começar a ter um olhar do pro-
Equipe regional de saúde com a secretária estadual
Arita Bergmann
fissional e ele perceberá se ela tem alguma deficiência, atraso ou autismo. É uma baita notícia para Encantado e região, saber que vamos conseguir estruturar e fazer funcionar esse serviço na cidade”, salienta.
Clarissa destaca que o município já conta com treinamento para atendimento de pessoas com TEA, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
4 | A HORA cidades Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
DIVULGAÇÃO
Brayan Bicca brayan@grupoahora.net.br
DIVULGAÇÃO
Em Brasília, Amat busca liberação de recursos
Projetos de reconstrução das cidades após as enchentes de 2023 mobilizaram viagem dos prefeitos à capital federal
Os prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) retornam nesta quinta-feira, 8, de Brasília. Uma comitiva está na capital federal desde segunda-feira, 5.
Entre os gestores que integram o grupo estão o presidente da entidade, Tiago Michelon (Vespasiano Corrêa), Jonas Calvi (Encantado), Mateus Trojan (Muçum), Álvaro Giacobbo (Doutor Ricardo), Paulo Lima (Putinga), Xico Frighetto (Anta Gorda), Valdir Fabris (Guaporé), Gisele Caumo (Santa Tereza), Geri Macagnan (São Valentim do Sul) e o vice-prefeito de Relvado, Beto Dalla Vecchia.
Além da articulação política para viabilizar a destinação de emendas parlamentares, uma das pautas em conjunto envolvem os projetos de reconstrução de cinco pontes destruídas pela enchente de setembro do ano passado: Santa Tereza a São Valentim do Sul (Santa Bárbara), Muçum a Roca Sales/Santa Tereza (Brochado da Rocha), Dois Lajeados a Cotiporã, Arvorezinha a Guaporé e Anta Gorda a
Prefeitos buscam junto a deputados e nos ministérios a liberação de recursos para obras emergenciais após enchentes do ano passado
Viemos a Brasília não para pedir a ponte, mas para fazer ajustes, articulações políticas e, principalmente acelerar o processo.”
Michelon comenta que os projetos de todas as pontes estão encaminhados ao governo estadual e federal e o recurso da maioria delas já está apontado ou empenhado. Entretanto, o que mais dificulta a aprovação dos projetos é a burocratização. “Viemos a Brasília não para pedir a ponte, mas para fazer ajustes, articulações políticas e, principalmente, acelerar o processo”, comenta.
Outras demandas da região
Doutor Ricardo:
Putinga:
Guaporé. O assunto foi pauta de audiência na Defesa Civil Nacional e também com o secretário de Comunicação Institucional, Maneco Hassen de Jesus.
É o caso da ponte Brochado da Rocha, de Muçum, cuja licitação já foi realizada na semana passada e uma empresa de Erechim será responsável pela obra de R$ 9,6 milhões. “Trabalhamos para acelerar o processo de aprovação da documentação da licitação para até o final do mês assinarmos a ordem de início da obra”, afirma Trojan, que esteve acompanhado do secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, Tiago Strieski, e do diretor administrativo do hospital Nossa Senhora Aparecida, André Marcon.
“Temos projetos de reconstrução das moradias e buscamos a liberação de valores para a construção da nova emergência do hospital”, acrescenta Trojan.
Nova unidade básica de saúde
- Confirmação de empenho de R$ 581 mil para a construção da pinguela da Linha Zeferino. Próxima etapa é a realização da licitação para definir a execução da obra.
Relvado:
- Recursos para a construção de um Centro do Idoso, reconstrução de pontes do interior e projeto para moradias rurais.
- Recursos para os setores de agricultura e obras, principalmente, para a recuperação de estradas e pavimentação da área urbana. Além da busca de recursos para a construção de uma nova escola de Educação Infantil.
Santa Tereza:
- Recursos para obras de reconstrução da cidade após as enchentes, principalmente, para os projetos já encaminhados e cadastrados.
para se manifestar na reunião da Comissão Externa da Câmara dos Deputados, presidida por Marcel Van Hatten (Novo), criada para apurar e acompanhar os danos causados pelas enchentes de 2023. Os gestores da Amat reforçaram os pedidos e a necessidade de apoio e agilidade na liberação de recursos por parte da bancada gaúcha. O deputado Pompeo de Mattos (PDT) solicitou a realização de uma nova audiência pública para avaliar os impactos e danos provocados pelas recentes inundações. Uma das audiências foi com o secretário de Comunicação, Maneco Hassenn
O prefeito Jonas Calvi, participou de reuniões nos Ministérios da Educação e Saúde, além da Defesa Civil Nacional. “Estamos viabilizando a possibilidade de construção de mais uma Unidade Básica de Saúde. Além disso, buscamos informações sobre o anda-
mento do projeto habitacional, que vai possibilitar a construção de 180 novas moradias, 100 delas na área de terras da União, no bairro São José”, destaca o gestor, que tratou ainda da recuperação de pinguelas e pontes do interior e do recolhimento do entulho no Parque João Batista Marchese.
Prefeitos se manifestam
Tiago Michelon, Jonas Calvi e Gisele Caumo tiveram espaço
Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
REGIÃO ALTA
FOTOS DIVULGAÇÃO
Diogo Daroit Fedrizzi diogo@grupoahora.net.br
TIAGO MICHELON PRESIDENTE DA AMAT
O dilema da falta de mão de obra
diogo@grupoahora.net.br
DIOGO FEDRIZZI
Pode ser na oficina mecânica, na padaria, no posto de gasolina, no restaurante, na fábrica de móveis ou na grande indústria. O assunto falta de mão de obra é pauta diária, e as versões sobre as causas são diversas. O próprio presidente da Dália, Gilberto Piccinini, importante liderança regional, trouxe sua preocupação em entrevista à Rádio A Hora 102,9. E um fato novo: segundo ele, trabalhadores que vieram de fora e que optaram por morar em bairros atingidos pelas enchentes se assustaram e foram embora, motivados também pelo
encarecimento dos aluguéis. A curto prazo, governo, entidades representativas e os próprios empresários buscam alternativas para atrair trabalhadores. Oportunidades existem. Até ontem, o SINE de Encantado disponibilizava 150 vagas. Até cursos para ensinar as pessoas a preencherem o currículo e a se portarem na entrevista de emprego são organizados. No dia 24 deste mês, Encantado realiza um Feirão de Oportunidades em frente à Casa de Cultura e, em breve, iniciarão os cursos profissionalizantes gratuitos, ofereci-
dos pelo município em parceria com o SENAI e SENAC. Outro caminho, a longo prazo, vai ao encontro da sala de aula. O Pacto Municipal de Educação estabeleceu como meta principal transformar a Cidade do Cristo Protetor em um polo na formação de talentos em 10 anos. E o projeto do Centro de Inovação e Tecnologia é a grande aposta.
Para o leitor ter uma ideia, quando o Boulevard Encantado (foto) estiver a pleno funcionamento, por exemplo, serão abertas cerca de 300 vagas de trabalho em Encantado. Desafiador, não é mesmo?
CPI contra o prefeito arquivada em Roca Sales
Sensata a posição do vereador Gilvani Bronca (PTB) sobre a denúncia encaminhada à Câmara de Roca Sales com o pedido de cassação do prefeito Amilton Fontana (MDB). O processo foi arquivado, após o empate em 4 a 4 na votação do plenário. Bronca se absteve. No entendimento dele, a instalação de uma CPI nesse momento, a oito meses da eleição, geraria um clima de “terror”, além de criar despesas jurídicas com a contratação de advogados. O parlamentar argumenta ainda que a população terá o poder da urna para decidir se o atual grupo político liderado por Fontana
Gonzattinho na Ambravat
Um dos primeiros desafios do vereador de Encantado, Valdecir Gonzatti (MDB), eleito novo presidente da Associação Mantenedora do Corpo de Bombeiros da Região Alta do Vale do Taquari (Ambravat), é convencer os prefeitos de Anta Gorda e Capitão a se integrarem à entidade. Contatos com Xico Frighetto e Jari Hunhoff já foram feitos e a expectativa de Gonzattinho é positiva. Sete municípios são associados: Encantado, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Muçum, Nova Bréscia, Relvado e Roca Sales. Cada um repassa mensalmente o valor de 75 centavos por habitante. O salário de sete bombeiros civis são bancados pela entidade. Vale ressaltar que, embora Anta Gorda e Capitão não paguem a mensalidade, a corporação mantém o serviço nessas co-
munidades. Convenhamos, esse é um argumento suficiente para sensibilizar os dois gestores a aderirem à Ambravat. Outra situação envolve a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) que destina R$ 15 mil por mês, valor que precisa ser reajustado no entendimento de Gonzattinho.
- Nome forte do PP para buscar o inédito quinto mandato como prefeito de Encantado, Paulo Costi aproveitou para atualizar seu Instagram nesta semana. O vídeo de quase três minutos reproduz uma parte do depoimento de Costi sobre sua extensa trajetória política para o Projeto Memória Viva da Câmara de Vereadores. E aí fica a dúvida: o Paulo tá On?
- O prefeito Jonas Calvi já avisou empresários encantadenses que a Rua Coronel Sobral, no problemático e por vezes esburacado trecho entre a Duque de Caxias e a Rota do Desenvolvimento, ganhará nova pavimentação asfáltica. A via é passagem diária de caminhões que acessam a área central da cidade pela Rua Padre Anchieta, no pórtico da rodovia 129. A intransitável quadra da Guerino Lucca, nas proximidades da Dália, também será asfaltada.
- A vereadora Andresa de Souza/Yê (MDB) segue firme com a ideia de ser a primeira prefeita eleita de Encantado. Nos últimos dias, a pré-candidata organizou reuniões com emedebistas e líderes de diferentes segmentos, entre eles, movimentos sociais.
deverá continuar no comando da Cidade da Amizade.
E é por aí mesmo! São raros os exemplos de CPIs que atingem seu real objetivo de investigar as condutas dos agentes políticos. Na maioria das vezes, se transformam em pirotecnia e palco para discursos midiáticos. As autoridades roca-salenses devem concentrar suas energias em temas que realmente impactam a vida da sua gente, sobretudo, nesse momento de reconstrução. E a elaboração de um plano diretor, como foi abordado pelo próprio Gilvani Bronca, merece um olhar mais atento.
- O nome de Joanete Cardoso tem sido citado com frequência nas rodas políticas como provável candidata do PSDB a uma vaga no Legislativo de Encantado. Jô, como é conhecida, atua como coordenadora de obras no atual governo de Jonas Calvi. Quando o falecido Adroaldo Conzatti retornou à prefeitura, em 2017, ela foi seu braço direito, tanto que era chamada de ‘prefeitinha’, por seu per l de liderança e trabalho incansável, parecido com o do ex-prefeito. Nesse período, Jô também teve visibilidade e muita proximidade com os moradores ao coordenar o projeto de calçamento de boa parte das ruas da cidade. E isso pode contar pontos a favor numa campanha eleitoral. Mas ca a dúvida: será que ela aceita concorrer?
- O PDT de Encantado parece ter amenizado os conflitos internos desde que Fabiano Lemos aceitou o convite para assumir a recém-criada secretaria de Habitação e Assistência Social. Nos últimos dias, o presidente do partido, Everaldo Delazeri, e o presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e suplente de deputado estadual, José Odair Scorsatto, prestigiaram o colega pedetista com uma visita no gabinete de Lemos. Seria um sinal de que o PDT permanecerá com Jonas Calvi na eleição de outubro?
2 | A HORA Região Alta Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
KONCE/DIVULGAÇÃO
Nova sede da Brigada será feita com recursos do Estado
Após prédio ser danificado pela enchente de setembro, a entidade conversa com o governo municipal para construção de um novo espaço
Oprefeito Amilton Fontana recebeu no início da semana o Comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), tenente-coronel Samaroni Zappe, e o capitão Guilherme Canepelle. Durante a reunião, os representantes da Brigada Militar (BM) solicitaram o apoio do Executivo para a doação de um terreno. Este espaço deverá sediar a nova sede, cuja construção será feita com recursos do Estado.
Conforme Fontana, o município encaminhará, nos próximos dias, um projeto de lei aos vereadores para que seja autorizado o repasse de uma área à corporação. Localizada na Rua 31 de março, a antiga sede foi destruída pela enchente de setembro do ano passado. Desde então, os trabalhos ocorrem em local provisório.
Projeto sobre a nova sede da Brigada Militar em Roca Sales fotos Divulgação
Novos professores reforçam equipes nas escolas da rede municipal de ensino
ENCANTADO
A secretária de Educação e Cultura de Encantado, Stéfanie Casagrande, recebeu na tarde de terçafeira, 6, os cinco novos professores que agora fazem parte da rede municipal de ensino.
A posse dos profissionais ocorreu no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti. Quatro destes atuarão nos anos iniciais e outro lecionará geo-
grafia para o ensino fundamental. De acordo com Stéfanie, as contratações têm o objetivo de fortalecer e qualificar a educação no município. Além disso, atende a necessidade de mais profissionais em virtude do crescimento no número de alunos.
A secretária explanou os projetos municipais para a educação, que visam um ensino com práticas pedagógicas inovadoras. Ela destacou a importância do comprometimento
Alunos do Amazonas desenvolvem projeto na área da saúde
NOVA BRÉSCIA
Estudantes do Amazonas desenvolvem o projeto Universitário “Mais Saúde Brasil” em Nova Bréscia. O prefeito Angelo Barbieri recebeu os universitários Antônio Luiz Gonzaga Macedo Júnior e Anielle Coelho de Matos, alunos dos cursos de Ciências da Religião e Pedagogia da Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), sediada na cidade de Benevides, no Pará. Eles estiveram no município desenvolvendo o Projeto “Mais Saúde Brasil” do Instituto Vida. Este projeto abrangente é delineado com três ênfases principais. Primeiramente, visa
promover o intercâmbio sociocultural, permitindo que os estudantes conheçam melhor as diversas realidades sociais do Brasil. Em segundo lugar, concentra-se na promoção da saúde e qualidade de vida, incentivando a população a adotar hábitos alimentares saudáveis e um estilo de vida equilibrado. Por fim, destaca-se a forma como o projeto recompensa os estudantes, concedendo pontos para suas bolsas de estudo a cada visita domiciliar realizada.
O Instituto Vida ressalta que os estudantes são recompensados com bolsas de estudo por meio das visitas domiciliares aos cidadãos que voluntariamente participam do intercâmbio sociocultural.
Sicredi manterá atendimento normal na quarta-feira, 14
ENCANTADO
Após o feriadão de Carnaval, nos dias 12 e 13, as 21 agências do Sicredi Região dos Vales terão expediente normal, das 9h às 16h, na quarta-feira,14.
O Sicredi Região dos Vales tradicionalmente mantém o atendimento em horário normal após o Carnaval, o que possibilita mais tranquilidade para os associados realizarem suas movimentações
desses novos professores em oferecer uma educação de qualidade para os alunos do município. “São educadores que se mostraram prontos para contribuir com o desenvolvimento das habilidades e do conhecimento de nossos estudantes. Salientamos que a educação é o pilar fundamental para o crescimento de nossa comunidade, por isso investimos constantemente em nossa equipe de ensino”, afirma.
financeiras.
Durante o feriado, os associados podem realizar suas operações financeiras pelo Sicredi Internet ou aplicativo. Consultas, extratos, pagamentos, transferências, Pix, aplicações financeiras, comprovantes, cadastramento de débito automático, agendamentos, detalhamentos do cartão de crédito, entre outros serviços, podem ser feitos com conveniência e segurança.
A HORA Região Alta | 3 Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
ROCA SALES
Prefeito Amilton Fontana conversou com representantes da BM
Estudantes amazonenses conhecem o município e projetam programa Divulgação
Posse dos professores ocorreu nessa terça-feira, 6. Reforço leva em conta o aumento do número de alunos
Divulgação
Desafios da mão de obra e valorização da erva-mate norteiam ações do setor
Municípios de Arvorezinha e Ilópolis concentram a maior produção da folha no Rio Grande do Sul
Para ter uma produção signi cativa, que tenha renda, o produtor demora em média 10 anos”
Uma das famílias de Ilópolis que vivem diariamente da cultura da erva-mate é a de Josimar Sanson, 33. Natural de Arvorezinha, ele trabalha em conjunto com outros seis na propriedade. “A erva-mate demanda bastante mão de obra. Para ter um erval formado levam-se anos”, esclarece. O trabalho inicia com a colheita das sementes da erva e a produção de mudas. Esse período de viveiro, na fase das sementes até a muda leva em média um ano e meio. Após segue o plantio.
“Para um erval de formação são três anos até formar uma planta ou produzir, depois é feita a primeira poda. Com cinco anos fazemos a segunda poda. Para ter uma produção significativa, que tenha renda, o produtor demora em média 10 anos”, revela Sanson.
A família não possui funcionários
e tem um cronograma anual de colheita, isso envolve o colhimento de três cargas por semana (350 arrobas). A propriedade tem uma plantação que se expande por 20 hectares. A mãe de obra no setor gera preocupação também pelo nível de esforço necessário.
“É bem trabalhoso. Somos exigidos a semana inteira, às vezes durante todo dia para conseguir manter a entrega. E é tudo manual, as nossas terras são bastante acidentadas, máquinas não entram. A tecnologia nos auxilia na adubação, que é possível realizar com máquina. Fora isso só na hora da poda, que usamos a serra elétrica”, explica o produtor.
Experimento da Embrapa
Desde 2016, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza um experimento com clones e progênies de erva-mate nas terras da família Sanson. Os progênies são sementes de vários estados produtores como Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para testar como essas plantas se adaptam à região.
“Os clones são cópias de uma planta superior selecionada, temos cerca de 60 variedades para analisar a adaptação ao solo”, revela Sanson. O experimento é programado para durar 20 anos e já apresenta resultados como materiais com alta produtividade, sabor mais suave e baixa cafeína.
Geografia da região
A empresária carioca e graduada em Geografia, Ariana Maia, reside em Ilópolis há 17 anos e é uma das integrantes da Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-Mate (AA Erva-Mate). Ela aponta o fato da área acidentada da região como um dos motivos para a dificuldade do trabalho com a erva-mate. “Com a abundância de morros, o plantio e a mão de obra precisam ser manual. Outra questão da geografia do Alto Taquari é que não fizemos a retirada dos ervais como em outras regiões do Estado”, afirma.
Josimar Sanson realiza a poda de uma área de erva-mate nativa, são três podas em dois anos. É retirado 70% da planta
A empresária conta que o RS é composto por cinco regiões produtoras: Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Celeiro Missões, Região dos Vales com a parte baixa e o Alto Taquari. A região alta tem a maior parte da produção do Estado, cerca
Região Alta em números
2,7 mil pequenas propriedades
Cidades com maior produção:
Anta Gorda, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Ilópolis, Putinga, Fontoura Xavier e Itapuca
19,8 mil
hectares
184,4 mil
toneladas/ano
de 60%. “Uma das nossas funções é buscar novas possibilidades para ajudar as famílias que sobrevivem do setor. A aproximação com a tecnologia e o fomento para investimento governamental a ser aplicado nas pequenas propriedades são dois campos desse objetivo”, revela Ariana.
Projetos em Universidades
Ariana revela que a associação tem dois projetos em parceria com instituições de ensino por meio de um edital aberto pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. “Conseguimos inserir a erva-mate em duas ações: uma na Universidade do Vale do Taquari (Univates) e outra na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Um dos trabalhos é sobre infravermelho, para entendermos melhor a composição fitoquímica da erva, porque muitos não sabem, mas a erva-mate é uma das plantas mais completas em termos de compostos fitoquímicos do mundo”, revela a especialista. O termo fitoquímico é usado geralmente para descrever compostos encontrados em vegetais que têm efeito benéfico na saúde ou um papel ativo na melhora do estado de indivíduos com enfermidades.
Valorização da cultura ervateira
Outro aspecto buscado por toda cadeia que trabalha com o setor ervateiro é o reconhecimento e valorização da planta. Segundo Ariana, em um documento trabalhado pela
4 | A HORA Região Alta Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
REGIÃO ALTA
Matheus Giovanella Laste matheus@grupoahora.net.br
Colaboração Brayan Bicca
JOSIMAR SANSON PRODUTOR RURAL
Joel Gaio mostra o “Sapeco”, máquina para desidratar e estabilizar a folha da erva-mate
Em 2000, o preço da arroba custava R$ 8,33 e hoje ele oscila entre R$ 17 e R$ 20”
que preocupa líderes do setor ervateiro. “O consumidor paga um valor baixo por um produto que traz muitos benefícios, e precisamos comunicar o quão grande é a gama de vantagens que a erva traz. É preciso começar a pensar em um status de um café especial ou de um vinho. Caso contrário, daqui a pouco não vamos ter o nosso mate de cada dia sendo degustado e a indústria e a cadeia produtiva vão sofrer com essa desvalorização”, enfatiza a profissional.
Preocupação futura
Embrapa foi revelado a presença de 237 compostos bioativos no tecido vegetal da erva-mate. “É muita coisa para uma planta. Então temos uma erva com benefícios, muito trabalho e potencial funcional. Mas em compensação temos um valor abaixo do esperado para esse produto”, observa.
Ela comenta que de acordo com um levantamento de setembro de 2023, da secretaria de Agricultura do RS, nos últimos 26 anos, o preço da produção da erva-mate não acompanhou as perdas inflacionárias. “Em 2000, o preço da arroba custava R$ 8,33 e hoje ele oscila entre R$ 17 e R$ 20”, revela Ariana. Isso acarreta dificuldades para os produtores que precisam ter condições para manter a família, o trabalho diário e estabelecer melhorias no desenvolvimento da cultura. Nesse contexto é perceptível que a mão de obra não é o único aspecto
do. Temos esse potencial, a erva-mate é uma planta extraordinária, podemos buscar novos mercados e incrementar a qualidade, não só produtividade, mas qualificando a matéria-prima, o produtor e a indústria”, acrescenta o presidente.
A IG teria a delimitação de áreas do município de Anta Gorda, Arvorezinha, Dr. Ricardo, Ilópolis, Itapuca, Fontoura Xavier e Putinga.
Empresários e indústria
O proprietário da Buena Agroindústria de Erva-Mate e Diretor de Indústrias da Associação Comercial e Industrial de Ilópolis (Acii), Joel Gaio, conta que possui 13 colaboradores em sua empresa e que o trabalho inicia antes da matéria-prima chegar ao empreendimento. “O produtor se cadastra, é feita uma visita na propriedade dele para verificar as condições do herval, depois é autorizado a colheita com base em um calendário que fazemos. Determinamos o mês e o tamanho da carga a ser entregue para podermos processar a erva antes que estrague, já que ela fermenta. É um processo de no máximo 24 horas para ser processada e desidratada e resultar em um produto de qualidade”, explica.
Ao chegar à agroindústria, o trabalho é mecanizado. Segundo Gaio, a Buena tem uma produção média de 100 toneladas ao mês. “Ilópolis é um polo de produção de erva-mate. São 780 propriedades que produzem, e desse total em 620 é a atividade principal. O município tem 70% do seu orçamento baseado nessa planta”, aponta.
O presidente da AA Erva-Mate, Clóvis Roman, reitera que a preocupação no futuro é conseguir manter o jovem no campo. “Estamos sofrendo uma grande defasagem em comparação aos anos passados, porém a estrutura se mantém, mas até quando não sabemos. Se seguir dessa forma tem a questão produtora, matéria-prima complicada, indústria complexa e mercado sem valorização. E isso afeta a economia dessa região”, salienta.
Uma das ações da entidade é a busca pela Indicação Geográfica (IG) da erva-mate do Alto Taquari. Segundo Roman, a IG é uma valorização do território e dos produtos dessa região. Ele prevê que em 2025 a associação vai conseguir fazer o registro dessa nomenclatura que possibilitará um diferencial competitivo e maiores oportunidades de negócio. “Vai transferir maior profissionalismo em todo caminho: do produtor na lavoura até a indústria, com maior ganho no produto e exposição ao merca-
Um receio que surge para o setor ervateiro é que o governo do Estado vai retirar benefícios fiscais da erva-mate. “A erva-mate – que não faz parte da cesta básica do RS, diferente do Paraná e Santa Catarina – tinha uma tributação de 12% com um decreto de diferimento, uma diminuição e nós pagávamos 7%. Esse benefício foi retirado no pacote de decretos de dezembro
de 2023. A partir de abril teremos um aumento e vamos pagar 12%, o preço vai ser repassado”, revela Gaio. Com isso haverá um aumento para o consumidor e a indústria não vai ganhar nada. “O público pagará mais caro porque esses 5% de acréscimo refletem muito no nosso custo”, diz o diretor. Para o proprietário da Agroindústria Mate Vida de Putinga, Quender Fusiger, a questão tributária deve ser o maior desafio para o setor em 2024. “Vamos ver como o mercado vai reagir, pela previsão teremos uma boa safra após dois ou três anos abaixo da média em função da estiagem. Ainda não alisamos, mas a depender da mudança e demanda, não descartamos a possibilidade de migrar para o mercado externo”, reflete.
Ilópolis é um polo de produção de ervamate. São 780 propriedades que produzem, e desse total em 620 é a atividade principal.”
A HORA Região Alta | 5 Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
ARIANA MAIA JOEL GAIO EMPRESÁRIA PROPRIETÁRIO DE AGROINDÚSTRIA DE ERVA-MATE
Manutenção no secador rotativo da Buena custou mais de R$ 100 mil FOTOS MATHEUS GIOVANELLA LASTE
Joel Gaio mostra o resultado depois do processo mecanizado
Governo busca regularizar lotes no Jardim das Oliveiras
ANTA GORDA
A administração municipal recebe até sexta-feira, 9, moradores do Loteamento Jardim das Oliveiras para encaminhar a regularização de área. O processo é feito no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), mediante agendamento.
Para o cadastro é necessário comprovar a titularidade dos
imóveis (casas, lotes ou terrenos). Os moradores deverão portar documentos pessoais (CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, entre outros), além de comprovantes de posse do imóvel.
Mais informações e agendamento podem ser feitos por telefone (51) 3756-1161, WhatsApp (51) 9.9976-3726 ou e-mail: asocial@antagorda.rs.gov.br.
Putinga prepara nova edição da Leitão Fest
PUTINGA
A Associação Comercial e Industrial de Putinga (Acip) e o governo municipal preparam mais uma edição da Leitão Fest. O evento está programado para 5 a 7 de abril. A programação é tradicional e visa fortalecer o setor econômico, lazer e a cultura com a valorização da produção
de suínos, focado no salão gastronômico, com pratos típicos e que enaltecem a culinária.
A reserva de espaços para expositores locais deve ser feita preferencialmente até 8 de fevereiro. A partir de sexta-feira, 9, será aberto para empreendimentos de fora da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 99619-3057.
Carnaval de rua é atração na terça-feira
VESPASIANO CORRÊA
A avenida Professor Sergio Beninho Gheno, em frente ao Salão Paroquial, será palco do carnaval de rua em Vespasiano Corrêa. A programação ocorre na terça-feira, 13, a partir das 19h. Em caso de chuva, o evento será transferido ao ginásio municipal. Os foliões seguirão ao embalo do DJ Cris Fachinelo, Cris Baldisserah, Karen Dennes e Leo
Bald. Haverá também a apresentação da escola de samba do município. A entrada será gratuita. O evento é organizado pela Global e tem apoio do governo municipal.
Por conta das programações do Carnaval, há alterações nos horários de atendimentos à população. Na segunda, 12, e terça-feira, 13, não haverá expediente na prefeitura. Os serviços retornam na quarta-feira, 14.
São Valentim do Sul promove Carnaval de Rua
SÃO VALENTIM DO SUL
A cidade de São Valentim do Sul realiza o Carnaval de Rua no domingo, 11, a partir das 18h30, no Parque Municipal Monsenhor João Benvegnú. A Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Kelen Cristina da Cunha, ressalta que os preparativos para esse evento foram conduzidos com foco na segurança e na criação de uma experiência agradável para a população. O
Hospital é contemplado com R$ 502 mil para qualificar serviços
Recurso visa atender adequações no bloco cirúrgico e reformas
OHospital de Caridade
São Roque foi contemplado com R$ 502 mil. O recurso é destinado à necessidade urgente de atender normas sanitárias vigentes através da aquisição e instalação de equipamentos para sistema de renovação de ar no setor do centro cirúrgico, conforme projeto apresentado pela instituição junto ao Estado.
Com estas melhorias, o HCSR poderá atender com mais segurança e qualidade as demandas existentes. Além de prestar diariamente serviços de atendimento clínico e de urgência a três municípios de sua referência, absorve,
também, demandas espontâneas ocorridas nas rodovias de abrangência. Ainda ameniza as dificuldades enfrentadas devido às enchentes que assolaram a região do Vale do Taquari e que têm dificultado acessos para outros centros de saúde.
Com a aquisição destes equipamentos e a viabilização da sua
Investimento foi confirmado em solenidade do Estado na semana passada
instalação, certamente será possível garantir a continuidade dos atendimentos aos pacientes no próprio município, evitando assim a transferência destes para outros centros de saúde e a sobrecarga nos grandes hospitais.
Formação continuada abre ano letivo na rede municipal de ensino
evento é gratuito, aberto a todos os moradores e visitantes de São Valentim do Sul
“A logística envolvida na organização de um Carnaval é desafiadora, mas trabalhamos incansavelmente para assegurar que tudo ocorra de maneira fluida. Queremos que todos desfrutem a festa com tranquilidade, fazendo deste evento não apenas uma pausa na rotina diária, mas uma oportunidade de reconexão com nossas tradições”, destaca Kelen.
DOUTOR RICARDO
A Secretaria de Educação promoveu nesta semana a formação continuada de professores da rede municipal. A capacitação abordou primeiros socorros e Lei Lucas. O momento também foi de reuniões pedagógicas para
preparar o início do ano letivo. As atividades foram desenvolvidas no auditório da prefeitura. Outra atividade nesse início de ano envolveu equipes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A temática tratou de liderança e desenvolvimento de equipe. Entre os assuntos abor-
Professores participaram de atividades práticas de primeiros socorros
dados estão: liderança, trabalho em equipe, comunicação, feedbach, negociação e gestão de conflitos.
6 | A HORA Região Alta Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
DOIS LAJEADOS
divulgação divulgação
Projeto viabiliza vereador e prefeito mirim de Arvorezinha
Objetivo do programa é envolver os estudantes na área política e administrativa da cidade
Em 2023, o governo municipal de Arvorezinha lançou edital para o projeto Vereador e Prefeito Mirim. Ele teve como objetivo envolver os jovens estudantes do município em questões políticas e administrativas, promovendo a participação ativa na comunidade desde cedo.
O processo seletivo foi dividido em duas modalidades, visando preencher vagas tanto no Executivo quanto no Legislativo. Cada unidade escolar foi responsável por organizar a escolha de dois representantes por turma, um para vereador mirim e outro para prefeito mirim, começando pelo 5º ano. Os alunos foram avaliados através de provas escritas sobre aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais do município.
Os requisitos para participação incluíram alunos do 5º ao 9º ano, com idades entre 10 e 15 anos, matriculados em escolas públicas municipais e estaduais, com frequência obrigatória.
O processo seletivo aconteceu em 1º de dezembro do ano passado na Câmara de Vereadores de
Arvorezinha, com prova escrita de 20 questões objetivas. Os candidatos compareceram munidos de material adequado, e o tempo máximo para a realização da prova foi de três horas.
Os resultados das provas foram divulgados localmente e no site oficial da prefeitura. A validade da seleção foi de um ano a partir da data de divulgação do resultado final.
A homologação foi feita pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto, e eventuais casos omissos foram resolvidos pela Comissão Especial nomeada para
Estudantes selecionados estiveram na prefeitura e conheceram funcionamento da administração
conduzir o processo seletivo de vice-prefeito e prefeito.
Os alunos selecionados estiveram a oportunidade de visitar a prefeitura de Arvorezinha, onde puderam conhecer de perto o funcionamento da administração pública e interagir com os representantes municipais. Essa visita foi uma forma de incentivar o interesse e o engajamento cívico dos jovens na vida política e administrativa de sua cidade.
A HORA Região Alta | 7 Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
ARVOREZINHA
Divulgação
Cruzadas
www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL
Monarca inglesa, ficou 70 anos no poder Região de isenção fiscal de Manaus Acessório do SuperHomem (HQ) Reinício (do período escolar)
Palavra criada por Thomas Morus
País africano cuja capital é Acra Peixe venenoso da culinária japonesa
Objeto de estudo do fonoaudiólogo
Tipo de cristal de origem francesa
Academia Militar das Agulhas Negras
Oposição; reação (fig.)
Cerveja, em inglês
Formação comum na Patagônia De novo! Chavão Essencial ao organismo
Peça que tranca janelas A 1a letra
Que é difícil de ser realizado
Corrente mística do Judaísmo
Luz Amargor (fig.)
Orelha, em inglês
Extinguir; suplantar Abelha, em inglês
Relação existente entre o trabalhador e a empresa
Mulher bela (p. ext.)
Interjeição usada ao atender o telefone Pertencente a outrem (fem.)
Lya Luft, escritora gaúcha
Doce nordestino feito do melado
(?) falho, estudo de Freud Gênero musical de Lil Wayne
Carlos (?), cineasta brasileiro (?)vestibular, tipo de curso
Diz-se do indivíduo de mente estreita Expressar alegria por meio da face
Verbo (abrev.)
Interjeição típica do mineiro
Estado das Dunas de Genipabu (sigla)
Partícula apassivadora do sujeito (?) Jacobs, estilista dos EUA 3, em algarismos romanos (?) de honra: integra o cortejo nupcial
Curie (símbolo) “National”, em NBA
18 3/bee — ear. 4/beer — gana — huri — marc. 6/baiacu — cabala — utopia.
PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS Solução
Idosos da região participam de congresso internacional
Foi a segunda vez que a comitiva participou do evento
VALE DO TAQUARI
Mais de 50 idosos do Vale do Taquari marcaram presença no 39° Congresso Internacional de Educação Física, realizado em Foz do Iguaçu. O evento, promovido pela Federação Internacional de Educação Física (Fieps) e coordenado pelo representante da entidade na região, professor Cristiano Silva, chamou
Horós C opo
ÁRIES: As finanças também estão protegidas e o dinheiro vai chegar. Promoção ou aumento podem sair agora, resultado direto do seu esforço.
TOURO: Se sonha com um emprego longe de casa ou uma mudança de cidade, essa é a hora de fazer os ajustes finais e colocar seus planos em prática.
GÊMEOS: Assuntos religiosos também podem despertar seu interesse. Você vai dar um show de sensualidade e pode se envolver com o crush rapidinho.
CÂNCER: A vida amorosa conta com uma dose extra de romantismo, por isso, não esconda seus sentimentos se o mozão estiver na mesma vibe.
LEÃO: Se anda pensando em fazer ajustes na rotina e quer adotar um estilo de vida mais saudável, bora lá transformar essas ideias em realidade.
VIRGEM: Prepare o coração, porque pode pintar paixão à primeira vista se não tem compromisso. Há sinal de sintonia e altas doses de chamego ao lado do mozão.
LIBRA: Vai sobrar disciplina para focar em assuntos do dia a dia, traçar planos realistas e cuidar da saúde com produtos naturais e receitinhas caseiras.
ESCORPIÃO: Você e o mozão poderão conversar sobre qualquer assunto e falar sobre o futuro que esperam para o romance.
SAGITÁRIO: O cartão de crédito pode ser um aliado, desde que usado sem exagero.
CAPRICÓRNIO: Esbanjando charme, vai ser mais fácil deixar a timidez de lado e tomar a iniciativa na conquista.
AQUÁRIO: Quem trabalha em casa, com a família ou com algo ligado ao lar tem boas chances de se destacar agora.
PEIXES: A paquera pode surpreender, ainda mais se os amigos estiverem envolvidos nos seus planos para se aproximar do crush.
atenção pela expressiva participação da delegação.
Destacando-se pelo segundo ano consecutivo, a comitiva recebeu o Prêmio Top Fieps, reconhecendo-os como a maior delegação do congresso. Silva, responsável pela coordenação da delegação, ministrou o curso de “Criação de Projetos Públicos” e conduziu um workshop de dança para públicos especiais, contando com a participação de Maria Alice Corazza, de São Paulo.
A ação contou com a participação ativa dos idosos do Vale do Taquari. Alegria, descontração e danças típicas da região foram apresentadas pelo grupo
Idosos de Arroio do Meio, Pouso Novo, Capitão, Encantado, Relvado e Anta Gorda participaram
composto por alunos dos projetos de Arroio do Meio, Pouso Novo, Capitão, Encantado, Relvado e Anta Gorda, onde os professores Cristiano Silva e Angela Bagatini atuam.
Além das atividades do congresso, os participantes desfrutaram de passeios pelos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu, tornando a experiência não apenas educativa, mas também cultural e recreativa para a delegação de idosos.
Asfalto em Linha Estefânia tem previsão de entrega para setembro
Trecho de três quilômetros começou a ser trabalhado na semana pasada
NOVA BRÉSCIA
Antes das obras iniciarem o prefeito de Nova Bréscia, Angelo Barbieri, ao lado do vice Leandro Dadalt e outras autoridades municipais, recebeu no gabinete a visita de Darci Giovanella, proprietário da empresa Giovanella. O empreendimento é o responsável pelo aguardado projeto de asfaltamento do trecho da estrada que liga Nova Bréscia à Linha Estefânia, uma iniciativa que pretende melhorar significativamente a infraestrutura viária da região.
As obras iniciaram semana passada e compreende três quilômetros de pavimentação. Barbieri reforça a relevância do empreendimento para a população de Linha
Estefânia, ressaltando que a obra não apenas beneficiará os moradores imediatos, mas também representa um passo significativo para futuras ampliações, com a perspectiva de interligar a estrada até o município de Capitão. Essa expansão tem o potencial de facilitar o acesso e estimular o desenvolvimento econômico em toda a região. A expectativa é que o asfaltamento proporcione maior segurança e
conforto aos motoristas que transitam pela estrada, reduzindo os impactos causados pelas condições adversas do terreno. Além disso, a iniciativa promete impulsionar o desenvolvimento local, facilitando o escoamento da produção agrícola e incentivando investimentos na área. O prefeito espera que até setembro a obra já esteja finalizada.
8 | A HORA Região Alta Quinta-feira, 8 fevereiro 2024
BANCO
VC RV EL IZ AB ET HI UT OP IA U R N GANA B AIA C U F ALA FE LL L RF ER RO LH O B A CA RA TB EE OA RDUO IM AM AN ER RA P UC ABA LA R EM BA TE PR E RO LM AN G A BIS AMA DT G ELE IR AU AI EH I RIR C PR OV IN CI AN O
21/03 a
20/04 20/05 21/0520/06 21/0622/07 23/07 22/08 23/0822/09 19/0220/03 20/01 18/02 22/1219/01 22/11 21/12 23/10 21/11 23/09 22/10
19/04
Divulgação
Trecho de três quilômetros deve ser finalizado até setembro
Divulgação