MACIEL DELFINO
Improviso
Avô faz veículos para ajudar neto Fim de semana, 11 e 12 de março de 2017
1607
Página 3
Por meio da fé, pastora ensina a viver Miriam Diefenthaeler atua na comunidade evangélica luterana de Lajeado faz 17 anos Lajeado
FOTOS RENATA LEAL/ARQUIVO
realidade”, comenta. “Lutero diz que a pessoa cristã é livre sobre todas as coisas e não está sujeita a ninguém. É servidora de todas as coisas e sujeita a todas.” O monge agostiano Martinho Lutero, citado pela pastora, foi professor de Teologia Germânico. Ele se tornou uma das figuras centrais da Reforma Protestante, que completa 500 anos em 2017.
D
esde pequena, Miriam Diefenthaeler, 40, ouvia o provérbio: “Ensina à criança o caminho que deve andar”. Para entender o propósito da vida e sua missão, resolveu estudar Teologia. Hoje é pastora da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana (IECLB) de Lajeado. Orienta famílias a vivenciar a fé e estimula a participação na igreja. Suas convicções passam pelo tripé: serviço, comunhão e testemunho. Também atua na Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase), o maior grupo organizado de mulheres da América Latina. Para ela, a população deve eleger prioridades e não entrar cegamente naquilo que o mundo moderno prega ser necessário para se viver bem. “Vida boa não é aquela longa ou curta demais, não é aquela que é destituída de sofrimento, doença, suor, mas sim que não se apequena diante dos desafios. Que na construção toca outras vidas e se permite tocar”, diz. Acredita que seu trabalho é um exercício de autoconhecimento e de construção coletiva. “É um escutar compassivo diário daquilo que compartilho em termos de ideias a respeito da família, da educação e da fé.”
Comemorações da Reforma Luterana
Pastora acredita que é necessário autoconhecimento para conseguir compartilhar experiências com as famílias
Neste Mês da Mulher, também aconselha que todas busquem a garantia de direitos, mas que construam relações pacificadoras. “Precisamos de mulheres e homens que tenham essa consciência sem que seja necessário agredir. Isso passa pela vivência da fé, pela educação e pela justiça restaurativa.” A missão de Miriam é transmitir os ensinamentos de Cristo. “Junto com membros da Comunidade Evangélica de Lajeado, Comissão organiza evento em comemoração aos 500 anos da Reforma busco viver a fé para dentro da
A IECLB e a Congregação Evangélica Luterana Cristo (IELB) realizam, neste domingo, 12, o primeiro encontro alusivo aos 500 anos da Reforma Luterana. O evento ocorre a partir das 19h, no Teatro Univates, com abertura a cargo da Orquestra Jovem do Sesi. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados nas duas igrejas. Para o pastor Eric Nelson (IECLB), é um grande momento de reunir música, alegria, fé e disposição de viver hoje. Segundo ele, a programação seguirá com celebrações em escolas e na comunidade luterana. “A data é celebrada por toda a igreja cristã, pois Martin Lutero foi impulsionado por sua fé em Jesus Cristo e pela experiência de vida na bondade de Deus.”