OPINIÃO | LUCIANE FERREIRA Energia nuclear Vantagens e desvantagens da pro dução a partir do átomo de urânio.






OPINIÃO | RODRIGO MARTINI Marcas locais em destaque Revista Valores reconhece força das empresas da região.
OPINIÃO | LUCIANE FERREIRA Energia nuclear Vantagens e desvantagens da pro dução a partir do átomo de urânio.
OPINIÃO | RODRIGO MARTINI Marcas locais em destaque Revista Valores reconhece força das empresas da região.
Novas estimativas sustentam ambiente favorável para o agronegócio e a economia nacional em cenário pós-eleições. Na região, o incremento de área para grãos é proje tado em pelo menos 1,7 mil hectares. Já o investimento de agroindústrias no próximo
Expovale+Construmóbil con solida potencial econômico do Vale e apresenta novidades em di ferentes setores. Durante os pri meiros dias de atrações, Parque do Imigrante, em Lajeado, rece beu mais de 34 mil pessoas. Meta dos organizadores é atrair cerca de 150 mil visitantes até domingo. Entre os destaques, programação nessa segunda-feira contou com lançamento da revista Valores. Publicação do Grupo A Hora abor da resultados de pesquisa sobre as marcas mais lembradas na região e as personalidades do ano.
Exposição de empreendimentos imobiliários chama a atenção do público presente na feira
Devido ao feriado desta terça-feira, A Hora volta a circular na quinta-feira, 17
ano deve alcançar R$ 95 milhões com silos, agropecuárias, expansão de indústrias e centros logísticos. Ainda assim, a mudança de governo e a instabilidade econômica global causam insegurança a alguns produtores e empreendedores.
Os primeiros dias da maior feira re gional já superam as expectativas e animam a comunidade do Vale do Taquari. Com perspectiva de atrair mais 150 mil pessoas até o próximo domingo e movimentar até R$ 100 milhões em volume de negócios, a Expovale + Construmóbil 2022 já se desenha como uma edição histórica e car rega consigo o simbolismo de ser o primeiro grande evento empresarial em Lajeado após o crítico período da pandemia.
Com 400 expositores, o Parque do Imigran te evidencia toda a pujança econômica de uma das áreas mais próperas do estado. Promovida pela Acil e administração municipal, a festivi dade destaca toda a diversidade e a excelência da matriz econômica regional. Sintetiza o mo vimento de retomada e, de forma definitiva, vira a página das turbulências enfrentadas em 2020 e 2021. Trata-se de uma vitrine estratégi ca para projetar o Vale a todo o RS.
Como em edições anteriores, o Grupo A Hora marca presença com estande próprio e programação radiofônica e digital direto da fei ra. Também traz ampla cobertura em todas as plataformas e, de modo especial, nas páginas do jornal sobre tudo de relevante que acontece no evento. Destaque para os lançamentos do livro “Vale do Taquari – Uma região seleta do RS espera você!”, voltado ao turismo regional, e da revista Valores, apresentada nessa segun da-feira, que detalha a premiação TOP 100, realizada no fim de outubro.
Algumas semanas após o segundo turno das eleições, a Expovale + Construmóbil injeta otimismo e eleva a autoestima de quem faz a região ser uma verdadeira referência em em preendedorismo. Muito além de quem está ou estará à frente dos governos, o empresariado regional sabe que nunca dependeu do poder público para se desenvolver e superar as adver sidades inerentes à realidade gaúcha e brasilei ra. Que a edição deste ano consolide todo o seu potencial e alcance o sucesso que lhe cabe.
financeiro@grupoahora.net.br centraldejornalismo@grupoahora.net.br atendimento@grupoahora.net.br
Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão Zero Hora Gráfica
RafaelRodrigoEckhardt, 40,ébiólogoeprofessorda Univates.Também coordena oprojetodeextensão VestVates, curso voltado aos jovensoriundosdeescolas públicas,comobjetivode oportunizaredemocratizaro acessoaoensinosuperior.
Quando surgiu a ideia de criar um cursinho popular na Univates?
Cursinhos populares preparatórios para jovens desfavorecidos economi camente são difundidos nas principais universidades do Brasil e têm grande reconhecimento pelo seu compromisso social. Esses projetos contam com a mo bilização de estudantes universitários para oferecer aulas, a fim de tentar dimi nuir as desigualdades. Então, em 2017, três estudantes do curso de medicina da Univates lideraram a criação e oferta do cursinho VestVates, com o objetivo de ofertar aulas gratuitas e de qualidade para estudantes oriundos do ensino médio de escolas públicas e ampliar os conhecimentos desses jovens para favorecer oportunidades de ingressar em universidades.
Qual é a metodologia de ensino utilizada dentro do VestVates?
Os estudantes selecionados têm aulas gratuitas de segunda a sexta-feira, das 19h10 às 22h30, tendo três matérias de estudo por noite. As aulas são ministradas por estudantes universitários, diplomados da Univates, mestrandos e em 2022 temos até uma professora voluntária do Peru, que está em intercâmbio. Cada estudante selecionado tem acesso ao campus da Uni vates nos mesmos moldes dos estudantes da graduação e recebem de forma gratuita os materiais de apoio e livros adquiridos do Sistema Poliedro. Dessa forma, ao longo do ano, são trabalhadas todas disciplinas que fazem parte do Enem e realizados os simulados organizados pelo Poliedro em todo o Brasil.
Todo mês de novembro é aberto um edital e uma chamada pública para que os estudantes que estão no terceiro ano do Ensino Médio ou já diplomados de escolas públicas, possam se inscrever. As inscri ções de estudantes para o ano de 2023 serão abertas nos próximos dias, prova
velmente com 20 novas vagas. E estamos pensando em parcerias com outras organi zações para ampliar o número de vagas
Para você, que coordena o projeto, o que representa possibilitar a esses estudantes uma preparação qualificada e adequada aos vestibulares e Enem?
O VestVates é uma das poucas oportu nidades gratuitas e de qualidade ofere cidas na região que promove a inclusão de jovens estudantes que não tiveram a adequada formação no ensino médio ou que não tem recursos para pagar um curso pré-vestibular e que sonham em ingres sar numa universidade. Temos histórias incríveis de estudantes que passaram pelo projeto e estudam em diversas universi dades, muitos inclusive em universida de pública. São jovens com valores de idoneidade e motivação para alcançarem o sucesso pessoal e profissional, que é mais facilmente alcançado por quem estuda em escolas particulares e tem maior acesso aos recursos financeiros.
Alertas de desastres naturais para brasileiros já podem ser enviados por WhatsApp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo número (61) 2034-4611. As mensagens são disparadas pelas equipes de Defesa Civil dos estados e municípios.
Com o fim da produção do Gol, a Volkswagen encerra uma história de 42 anos na indústria automo tiva nacional. Maior sucesso da marca no país, o veículo será fabri cado até o fim deste ano e depois substituído pelo Polo Track a partir de janeiro. Foram mais de 8 mil hões de unidades.
Começou nessa segunda-feira, 14, a votação da Consulta Popu lar 2022. O Vale do Taquari tem quatro projetos disponíveis e o cidadão pode escolher por meio do aplicativo Colab, consulta popular.rs.gov.br ou WhatsApp (51) 8924-1547.A votação segue até o dia 23 de novembro.
o evento injeta otimismo e eleva a autoestima de quem faz a região ser uma verdadeira referência em empreendedorismo”
1º dia do Enem mobiliza mais de 2,4 milhões de pessoasComeça votação da Consulta Popular 2022
Expectativa de nova safra recorde e valorização dos produtos geram otimismo a analistas. Ainda assim, a mudança de governo e a instabilidade econômica global causam insegurança a alguns produtores e empreendedores
Felipe Neitzke felipeneitzke@grupoahora.net.br VALE DO TAQUARIAs novas projeções após período eleitoral man têm tendência de incre mento na área de grãos. Em nível regional, são 1,7 mil hec tares a mais na comparação com a safra passada, o que representa quase 3%. Já pelos números nacio nais o aumento da produção é es timado em 15,5% o que deve gerar recordes nos segmentos de milho, soja e trigo.
O cenário corrobora para a ma nutenção da retomada econômica frente a expectativas sobre o novo governo. Pela análise do ex-presi dente da John Deere Brasil, Paulo Herrmann, o fator político não deve impactar o desempenho dos negó cios no país. Ele concedeu entre vista ontem à Rádio A Hora 102.9 onde reiterou as oportunidades para os próximos anos.
Na região, a confiança no agro negócio brasileiro faz surgir impor tantes investimentos. A Languiru anunciou a compra de unidade de grãos na área portuária de Estrela.
A Hora – O empresariado regional apostou muito na conti nuidade do modelo de governo. Com o resultado da eleição fica o sentimento de frustração. Quais as perspectivas para o futuro econô mico do país?
Paulo Herrmann – Tive mos uma eleição onde para muitos era o bem contra o mal. Mas por outro lado o Brasil é muito maior que uma disputa política. Terminou a eleição, foi declarado o presidente e agora é preciso olhar para frente. Se algo precisar ser corrigido no sistema eleitoral, que seja feito pelos congressistas. O PIB vai passar de 3% e o agro vai plantar 3 milhões de hectares a mais do que no ano passado, frente a valorização das commodities. Não há motivos para questionar o crescimento, isso não depende de quem estiver no governo.
– Em cinco anos os processos trabalhistas voltaram ao patamar de 1992. A reforma encorajou empresários na contratação de profissionais. Com o novo governo pode haver retrocessos?
mas as garantias seguem intactas. Dificultou para quem via na Justiça uma forma fácil de fazer dinheiro.
– A equipe econômica ainda não está definida, o que se percebe nos bastidores sobre o perfil do governo Lula?
Herrmann – O governo Lula não será do PT. Ela já falou disso nos bastidores por diversas vezes. Vai cons truir uma equipe de consenso, um grupo para unir o país. Afinal, essa é a última chance dele corrigir a rota de sua história. Não acredito que a equipe econômica vá jogar por terra as conquistas que foram feitas até o momento. Além disso, ninguém pode ir contra o agro que gera 140 bilhões de dólares de excedentes ao ano. Não tem como colocar em pé qualquer política econômica sem que o agro seja o protagonista.
– Há o movimento de jovens com intenção de deixar o país. Em mui tos casos influenciados pela bolha de notícias falsas. Qual o recado a este grupo?
O valor previsto para o negócio che ga a R$ 40 milhões. Outra coopera tiva a confirmar expansão é a Arla. Estão previstos R$ 35 milhões para novos silos, lojas e centro logístico.
Conforme o presidente da Arla, Orlando Stein, os valores já foram aprovados pelo conselho e há uma expectativa muito forte para o agro negócio. “Nossa preocupação é que o governo não interfira nas relações
de mercado. Se deixar da forma como está teremos muitas oportu nidades em fornecer alimentos ao mundo.”
Além do desempenho do agrone gócio, outros indicadores econômi cos geram otimismo ao mercado.
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 3%, queda da inflação e recuo na taxa básica de juros estão entre elas.
Herrmann – É preciso separar o que é discurso político da realidade. Em uma disputa acirrada a campa nha vale tudo. Falam aquilo que o eleitor quer ouvir. Não há clima para avançar com alterações no Congres so. Aliás, a reforma implementada veio para proporcionar algumas alte rações, mas não para tirar conquistas dos trabalhadores. Haviam exageros,
Herrmann – Eles aqui no Brasil podem ser cidadãos de primeira linha. No exterior precisam competir com os locais e ficam em segundo plano. Diante disso, posso dizer que não há país com maior chance de crescimento. O agro é o centro da economia brasileira e nada vai afetar seu desempenho. Enquanto isso, a Europa e os Estados Unidos vivem um cenário mais complexo e sem essa força jovem.
OGrupo A Hora apresentou a segunda edição da revista Valores, com reportagens sobre as empresas e persona lidades destaques no prêmio Top 100. O lançamento do novo produto ocorreu ontem, no auditório da Expovale + Construmóbil, e serviu como mais uma injeção de ânimo para os empreendedores da região. Mais do que nunca é preciso celebrar as nossas conquistas pessoais e profissionais, e reverenciar a qualida de dos nossos produtos e serviços. Além disso, também é de suma importância homenagear pessoas que inspiram, e de fato reconhecer as razões que fazem do Vale do Taquari uma região tão próspera. Em momentos de instabilidade, é ainda mais relevante aguçar o nosso necessário otimismo.
• Sinceramente, não vejo crime algum na atitude de quem pro testa contra a eleição de um político condenado em mais de uma instância por crime de corrupção. São pessoas que respeitaram duas eleições ven cidas pelo mesmo candidato, e outras duas vencidas pela sucessora. Não são golpistas.
• Mas reforço a necessidade de respeitar o resultado das urnas, e não incentivar qualquer tipo de ruptura. O remédio não deve ser a intervenção militar, sob o risco, inclusive, de assustar ainda mais o nosso sensível mercado.
• Uma perguntinha: ainda há possibilidade do atual governador (ou o governador reeleito) visitar a Expovale + Construmóbil 2022? Gabriel Souza (MDB), vice-gover nador eleito, já confirmou presença após convite da presidente da Acil, Graciela Black. Ele vem na quinta-feira, às 16h30min.
• Lajeado já conta com nove casos suspeitos. E ainda não iniciou o verão. Portanto, e mais do que nunca, é todos contra a dengue. Inclusive, você.
A junção da Expovale com a Construmóbil gera opiniões divergen tes entre os expositores. Especialmente entre os representantes de empreendimentos ligados à construção civil, mobiliário e decoração. Para alguns, a Construmóbil deve ser realizada de forma independen te, para atrair um público mais segmentado e muito mais pré-disposto a fechar um eventual negócio. Por outro lado, muitos empresários acreditam que o maior número de visitantes gerado pela união das feiras garante um índice muito maior de negócios.
A programação da Expovale + Construmóbil 2022 está bastante dinâmica e assertiva. A cada momento iniciam novas e instigantes palestras, rodas de conversa ou apresentações diversas sobre temas contemporâneos e ligados ao desenvolvimento do Vale do Taquari. O espaço Pro_Move Lajeado, por exemplo, tem se destacado pelo mo delo de apresentações curtas, e por vezes com apresentações musicais em meio aos debates. Há também bons momentos previstos para debater novidades na gastronomia, no turismo e na área cultural.
A feira regional já é um sucesso de público. No primeiro fim de sema na, e mesmo em meio a um feriadão que levou milhares ao litoral gaú cho e catarinense, os números impressionam. Até o fim de domingo, mais de 30 mil pessoas haviam circulado pelos ambientes do Parque do Imigrante, entre visitantes, isentos, cortesias, expositores e prestadores de serviços. De acordo com as projeções, ainda devem passar pelos estandes cerca de 120 mil pessoas nos próximos dias. É uma projeção otimista. Mas tem tudo para se consolidar até o fim do domingo.
Uma importante parte da história cultural e empresarial de Estrela quase foi demolida por decisões equivocadas. Até meados de 2021, ainda estava em vigor uma lei municipal que autorizava a doação de uma fatia do complexo da antiga Cervejaria Polar à Justiça Estadual, e também avalizava a demolição da estrutura para a posterior cons trução do novo Fórum da Comarca. Atual prefeito, Elmar Schneider revogou a lei e, desde então, trabalha para construir soluções para ocupar a histórica estrutura. O resultado foi apresentado na semana passada, com a confirmação de um investimento por parte da Langui ru. No local, a cooperativa vai instalar um complexo comercial. E isso já despertou o interesse de outros players.
Um grupo de representantes dos vales do Taquari e do Rio Pardo visitou a embaixada do Brasil em Israel na manhã dessa segunda-feira. Entre os integrantes da comitiva, o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, que estava um tanto distante da mídia desde o início da viagem internacional. Na foto, o gestor aparece acompanhado do apóstolo Wagner Calheirana, da Comunidade Cristo Vive, e de empresários das duas regiões. Entre os assuntos debatidos na visita, o projeto do maior monumento à Bíblia do mundo, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 31 de outubro.
Investimento na reforma do espaço, localizado na Rua Alberto Torres, será de cerca de R$ 10 milhões.
Passarela ou túnel para ligar os dois centros do colégio também estão previstos
Com o objetivo de ofere cer espaços de experiên cias integrais e atender a demanda de alunos, o Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) apresentou à comunidade uma proposta de recuperação do antigo prédio da instituição, loca lizado na Rua Alberto Torres. O in vestimento previsto para a reforma é de cerca de R$ 10 milhões.
O projeto foi detalhado em entre vista à Rádio A Hora 102.9 durante
live direto da Expovale + Cons trumóbil, nesse domingo. Confor me o edital lançado em agosto, a proposta selecionada é uma parce ria entre a Muram Arquitetura e o Estúdio R Arquitetura. Foram 17 propostas inscritas e nove apresen tadas para a diretoria do colégio.
De acordo com o diretor do Ceat, Rodrigo Ulrich, com a inaugura ção do novo prédio de cerca de 14
mil metros quadrados, na rua Ben to Gonçalves, a antiga estrutura fi cou em desuso. De lá pra cá, no en tanto, o número de alunos dobrou e a instituição viu a possibilidade de reativar a estrutura para as novas demandas educacionais.
“O objetivo é potencializar o cur rículo do estudante, com qualifica ção em todas as áreas de conheci mento. Além de ofertar atividades
para além da sala de aula tradi cional, com vivências práticas em laboratórios e espaços ao ar livre’, destaca o diretor.
O projeto prevê a preservação histórica do local, aliada a novas técnicas de construção sustentá veis. Por isso, a fachada vai receber
melhorias, mas continua com o layout tradicional. A recuperação da estrutura conta com áreas de convivência, espaço para a prática esportiva, sala de ginástica, horta, jardim e restaurante para a comu nidade escolar.
No local, também serão instala das salas de aula, música, artes e biblioteca, além de ambientes que incentivem o estudo aprofundado em diferentes áreas do conheci mento, com modelos empreende dores e tecnológicos.
O detalhamento é o próximo pas so do projeto que envolve, inclusi ve, um estudo técnico de trafegabi lidade, a fim de contribuir de forma positiva com a mobilidade urbana. A proposta final será apresentada em março do ano que vem. Depois, é feita a seleção e contratação da construtora, por meio de um novo edital.
A previsão é de que a entrega par cial da reforma seja feita durante o ano letivo de 2025. Depois da res tauração do prédio, a diretoria tam bém pensa em possibilidades para integrar os dois centros educacio nais. “Temos já aprovada a cons trução de uma passarela. Outra possibilidade é fazer um túnel, uma passagem subterrânea”, ressalta o diretor. Outra etapa nos planos da escola é suprir as necessidades dos ambientes que ainda estão em cota de enchente.
Detalhes sobre resultados do Prêmio TOP 100, que reconhece as marcas mais lembradas na região, integram publicação lançada durante a Expovale + Construmóbil. Feira regional registra mais de 34 mil visitantes nos quatro primeiros dias
Adiversidade produtiva regional, aliada ao perfil empreendedor voltado ao trabalho e a cooperação, fazem do Vale do Taquari uma terra de oportunidades. Para fortalecer esses princípios e conceder mérito às marcas, o Grupo A Hora lançou a 2ª edição da Revista Valores.
Em evento na noite de ontem na Expovale+Construmóbil, em presários, líderes comunitários e autoridades públicas, conheceram detalhes da pesquisa que funda mentou a premiação TOP 100.
Os resultados traduzem a sin gularidade local, avalia o diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss. “O Vale tem características peculiares. Primeiro é uma região orientada ao trabalho. As pessoas fazem o que precisa ser feito, sem esperar milagres de governantes ou políticos populistas, seja quem for. Outro fator é o espírito de coo
O Vale tem características peculiares. Primeiro é uma região orientada ao trabalho. As pessoas fazem o que precisa ser feito, sem esperar milagres de governantes ou políticos populistas, seja quem for. Outro fator é o espírito de cooperação”
peração. Há uma preocupação dos empresários, uma visão sistêmica, de como a região precisa se desen volver.”
Pela metodologia, foram ouvi dos 400 formadores de opinião, selecionados a partir de 1,2 mil in
dicados. A coleta das informações e tabulação dos resultados foi feito pela empresa Macrovisão.
A apuração ocorreu em Lajeado, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado e Taquari. Os questio nários foram aplicados entre os dias 13 de julho e 30 de agosto.
De acordo com o coordenador da Macrovisão, Lucildo Ahlert, o primeiro passo foi analisar os dados econômicos com base no Valor Adicionado Fiscal e a dinâ mica do arranjo produtivo local.
Esse levantamento proporcio nou a divisão do prêmio em cinco áreas: agropecuária, indústria, comércio, serviços e entidades sociais. Com isso, foram premia das 95 empresas além de cinco personalidades, em articulação regional, empreendedorismo, es pírito comunitário, gestão pública e inovação. A publicação tem 8 mil exemplares e a entrega é dirigida para empresas, instituições socais e públicas.
Das 95 marcas premiadas na pesquisa, 25 tiveram mais de 50% de lembrança por parte dos forma dores de opinião. A Cooperativa Sicredi e a Univates detiveram os maiores percentuais, com 96,7% e 96,1% respectivamente. Neste recorte, apenas uma marca não é da região, a Beira Rio, sede em Parobé.
Entre todas, mais de 90% dos destaques são do Vale do Taquari. “Não conheço outra região com tanta força local, com um arranjo produtivo diversificado”, ressalta Weiss. Ainda assim, o diretor Exe cutivo do A Hora provoca: “não podemos cochilar. Todos devemos nos preparar para esse mundo cada vez mais competitivo. Como empreendedores, precisamos es tar atento às tecnologias e manter estratégias de preparação dos pro fissionais, para termos cada vez mais pessoas qualificadas.”
Com a imersão digital, abre-se perspectivas de marcas regionais conquistarem mercados pelo país
e até no exterior, diz. “As oportu nidades estão abertas e favorecem quem é orientado ao trabalho e de tém o conhecimento.”
De acordo com ele, a Revista Va lores visa reconhecer as marcas, inspirar as empresas e estimular a concorrência saudável. “O Grupo A Hora está a serviço do Vale. A publicação tem o propósito genuí no de fortalecer todo o nosso ecos sistema, seja econômico, social e cultural.”
Da sexta-feira até essa segun da, a Expovale+Construmóbil ultrapassou os 34 mil visitantes. Conforme os presidentes, Miguel Arenhart e Joni Zagonel, os resul tados até então superam as expec tativas.
Ao todo são 400 expositores, dos setores serviços, comércio, agroindústrias, construção civil e arquitetura. A organização acre dita que será possível atingir um público de 150 mil visitantes du rante os dez dias de evento e atin gir a marca de R$ 100 milhões em negócios.
Além da exposição das empre sas, a feira conta também com eventos técnicos, gastronomia, parque de diversões e atrações cul turais. No feriado da Proclamação da República, entre os destaques a Expovale+Construmóbil terá evento técnico voltado à startups do setor turístico, com um debate sobre carências do setor hoteleiro e show de comédia com Badin, o Colono.
Programação de terça-feira, 15
Orquestra do Colégio Martin
Luther
14h | Pav. Shows
Oficina: Startups de Turismo – As soluções para o setor hoteleiro ainda não percebidas
15h | SebraeX - Espaço Promove
Orquestra Jovem Lajeado
15h | Pav. Shows
Programa Crescer – Cooperativa Sicredi
16h | Auditório
Vibee Unimed
16h30min | SebraeX - Espaço Promove Cervejaria Vyber
17h | SebraeX - Espaço Promove
Orquestra Teutônia
17h | Pav. Shows
Badin
18h30min | Pav. Shows
O Grupo A Hora mobiliza mais de 50 profissionais para gerar e transmitir conteúdo durante a Expovale + Construmóbil. Entre as atrações, a Rádio A Hora 102.9 transmite o Painel Expovale, conteúdo também disponível em imagens no facebook e no youtube. Foram mais de 30 empresários entrevistados desde sexta-feira. Confira alguns destaques:
A construtora lançou na sexta-feira o residencial TIME.
O diretor Sidnei Schmitt apresentou o empreendimento no Painel Expovale desse domingo.
O edifício será construído no bairro Florestal. Serão mais de 30 mil metros quadrados de área. Deste total, em torno de 3 mil serão destinados para piscinas, salão de festas, cinema e bares. O Diamond TIME terá um supermercado próprio e lojas, além de um aplicativo exclusivo aos condôminos.
No domingo, o assessor de Produtos e Serviços, Jefferson Mattei, e o gerente da Agência Lajeado/ Centro, Paulo Wickert, detalharam a estratégia da Cooperativa Sicredi Interação RS/MG. Nos primeiros dias, foram 133 protocolos de financiamento gerados e R$ 8,5 milhões em intenções de crédito, para investimentos em geração de energia solar, instalação de piscinas e compras de implementos agrícolas.
Renato Schefler, diretor da Reinigend Química do Brasil, de Teutônia, abordou os planos para os próximos anos. Empresa especializada em produtos para limpeza, higienização e químicos para o comércio e à indústria, a estratégia é avançar em inovação e tecnologia. Em cima disso, acredita ser possível consolidar ainda mais a marca no mercado estadual e nacional. Para tanto, considera fundamental investir em pesquisa e conhecimento para buscar fórmulas diferenciadas.
Sócio da DNW Construtora, André Damiani, foi entrevistado no sábado, ressaltou o esforço de diversas organizações locais para transformar o Centro Histórico de Lajeado. Os potenciais arquitetônicos daquela parte da cidade merece um olhar diferenciado por parte dos empreendedores da construção civil, acredita. Na avaliação dele, os estudos em curso trarão novas dinâmicas na localidade, com opções de lazer, serviços, instituições de ensino e indústrias.
O diretor da Lyall Construtora e Incorporadora, Gustavo Lucchese, participou da programação no domingo e contou a história da empresa e as estratégias para os empreendimentos. Entre eles o sucesso do prédio comercial 300 e o Residencial São Cristóvão. Prédio com 140 metros de altura, o maior do RS. Conforme Lucchese, a construtora busca engenheiros renomados no país como forma de garantir solidez e segurança nas construções.
Um dos objetivos do grupo é viabilizar construção de monumento à Bíblia. Acordos comerciais também estiveram na pauta de prefeito e empresários. Retorno ao Brasil ocorre nesta quarta
Viabilização de negócios, acordos comerciais e parcerias com a iniciati va privada. Alguns dos resultados buscados pela comitiva da região dos Vales que está em Is rael desde semana passada. Com retorno previsto para esta quar ta-feira, 17, o grupo contabiliza visitas a empresas, associações e também à Embaixada Brasileira.
Integram a comitiva o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, os empresários Mauro Santos Filho, Wagner Calheirana e Vera Mar quetto, a arquiteta Fernanda Berti celli e a advogada Caroline Moraes. Um dos objetivos da viagem foi de apresentar a proposta da constru ção do monumento à Bíblia, que será erguida junto à Comunidade Cristo Vive, e viabilizar parcerias.
“Juntos, vamos elaborar este grandioso projeto na área do estudo da bíblia e da história e cultura do cristianismo do mundo”, salienta Schneider. O monumento terá 12 andares, com espaços interativos que contarão a história do cristianis mo em cada pavimento. Haverá uma esplanada de 120 metros de diâme tro com fonte de água dançante.
Schneider esteve reunido ain da com Rodrigo Silva, doutor em Arqueologia e estudioso da Bíblia. Segundo ele, os estudos vão ajudar na estruturação do movimento. “Também visitamos monumentos e museus para possibilidade de re plicarmos no parque”, frisa.
Em outra agenda, Schneider e Mauro Filho, CEO do Grupo Me dical San, encaminharam acordos comerciais bilaterais para que a empresa possa exportar seus pro dutos, bem como Israel forneça tecnologias para desenvolver no vos produtos na área de estética e também cirurgia plástica.
“É uma parceria que pode colo car Estrela no topo do Brasil na pro dução de equipamentos médicos de alta tecnologia, gerando muitos empregos”, comenta o prefeito.
A empresa, por meio da assesso ria de comunicação, informa que o Grupo Medical San “está prospec tando novos mercados, sobretudo internacionais. E Israel pode ser um mercado estratégico para a ex portação de tecnologias nas áreas da medicina estética, estética e odontologia”.
Na agenda, Schneider também buscou estabelecer parcerias, prin cipalmente na área do agronegócio, na conexão de tecnologias de inova ção e nos sistemas de irrigação por gotejamento e armazenamento de água para períodos de seca.
Na embaixada, o grupo se re uniu com o ministro consular Lincoln Bernardes Júnior, com objetivo de facilitar contatos de empreendedores da região dos Va les com Israel em busca de novas tecnologias.
thiagomaurique@grupoahora.net.br
Duas cooperativas com forte atuação na região conquistaram o prêmio Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS). Languiru e Unicred Premium conquistaram troféus na categorias Alimentação e Coopera tivas, com os cases “Espaço Gour met: uma experiência diferenciada agregando valor no segmento de carnes” e do rebrading da ex-Uni cred Vales do Taquiari, Rio Pardo e Produção (VTRPP)
Localizado no Supermercado Languiru do Shopping Lajeado, o Espaço Gourmet agrega valor aos produtos da cooperativa, além de posicionar a marca na modalidade premium em um espaço de grande visibilidade. Já o case campeão da Unicred Premium apresentou toda
a metodologia aplicada no projeto de mudança da marca, preestabele cida no plano estratégico de marke ting, incluindo reposicionamento visual, estratégico e comportamen tal da cooperativa.
Com 32 categorias, a edição de
Realizado de 10 a 12 de novembro, em Gramado, o 18º Congresso Federasul teve dois cases da Acil entre os desta ques da programação. A participação da entidade na implantação e consolidação do Pro_Move Lajeado foi selecionado entre os melhores exemplos de inovação do estado. Já o Conselho da Mulher Empresária da Federasul concedeu ao Fórum da Mulher Empresária (FME) da Acil o prêmio de Núcleo Destaque do RS. Mais de 200 líderes empresariais participaram do encontro, que celebrou os 95 anos da entidade que congrega mais de 80 mil negócios em todo o RS.
Se você olhar os macroindicadores econômicos, não tem porque não acreditar no crescimento continuado do nosso país, independente de quem estiver à frente da Economia. O Brasil caminha firme.”
2022 do Top de Marketing teve mais de 70 empresas inscritas, número 20% acima do registrado no ano passado. O prêmio reconhece as melhores práticas de marketing e vendas das empresas e organiza ções gaúchas.
• PIX completa dois anos – Ferramenta que transformou a maneira como os brasileiros fazem transações bancárias, o PIX completa dois anos amanhã com mais de 138 milhões de usuários cadastra dos – número equivalente a 70% da população com acesso ao siste ma bancário no Brasil. Já é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, ultrapassando cartões de crédito, débito e boletos. O sucesso do PIX também explica a preocupação com possíveis taxações sobre a modalidade e alimenta notícias falsas sobre o tema, já des mentidas pelos órgãos de checagem. Não existe proposta ou inten ção declarada nesse sentido. Até porquê, taxar o PIX representaria um gigantesco custo político ao governo e parlamentares eleitos.
• Tecnovates na Expovale – Oito organizações parceiras do Parque Tecnológico da Univates – Tecnovates – apresentam pitchs na Expovale + Construmóbil na quinta-feira, 17. O evento ocorre às 18h30min, no espaço Pro_move/SebraeX/Prefeitura de Lajeado. Apresentam seus cases as empresas American Nutrients, Legacy 36C, Suprema Soluções Empresariais, Evelise Ribeiro Arquitetura e Iluminação, Recic, DH Marketing Digital, além da JCI Lajeado e do Taquari Valley.
• Último Meetup de 2022 – O Vibee promove na segunda-feira, dia 21 de novembro, o último MeetUp do ano no hub de inovação da Unimed VTRP. Com o tema “Oportunidades para captação de recursos em 2023”, o evento tem como convidados o gerente de Inovação do Sebrae-RS, Márcio Pires, a co-fouder e CEO da startup Prakaranga e o fundador e CEO da startup Ventiur, Sandro Cortezia. As inscrições podem ser efetuadas no link da bio do insta gram @vibeeunimed.
Profissionais buscam conscientização sobre a principal causa de mortalidade infantil no mundo dentro da campanha novembro roxo. No país, são 340 mil nascimentos prematuros por ano
Souza mateus@grupoahora.net.br LAJEADOEm todo o país, a cada ano, são registrados cerca de 340 mil nascimentos de bebês prematuros. O nú mero coloca o Brasil entre os dez países com mais incidências de pre maturidade no mundo. Além disso, esta é considerada a principal cau sa global da mortalidade infantil antes dos cinco anos de idade.
À medida que essas crianças crescem, desenvolvem maior ris co para problemas de aprendiza gem e questões comportamentais, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas e doenças cardiovasculares ou diabetes, em comparação com bebês nascidos a termo.
Para conscientizar sobre a pre maturidade, cujo dia mundial é em 17 de novembro, foi criado o Novembro Roxo, movimento que ganhou força nos últimos anos. Os assuntos foram destaque em
Por ano, são registrados em torno de 340 MIL
nascimentos prematuros no país. Isso equivale a 6 casos a cada 10 minutos. O Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros.
“Nossos Filhos”, programa mul tiplataforma do Grupo A Hora. A edição da última quinta-feira, 10, teve como convidada a médica pediatra neonatologista Simone Reichert.
Coordenadora da UTI neonatal do Hospital Bruno Born (HBB), Simone abordou a importância do trabalho multidisciplinar de senvolvido na unidade e também pontou sobre a conscientização das famílias sobre a questão da prematuridade.
“Nós temos um espaço muito importante, que cresceu bastante e tem uma relevância significativa para a região. Antes, tínhamos a UTI mista, agora tivemos a sepa ração e trabalhamos só com bebês pequenos, de zero a 28 dias”, sa lienta.
Para Simone, o acolhimento é um processo importante no aten dimento de um bebê prematuro. Destaca a atenção humanizada, por meio do Projeto Canguru. “Colocamos o recém-nascido em contato com o ambiente familiar e começa a desenvolver a imunida de. Esse método faz muito a dife rença. Foi um divisor de águas na assistência neonatal”.
O contato pele a pele, não só en tre a mãe e o bebê, também é valo rizado dentro da UTI neonatal. “E o Projeto Canguru coloca o bebê em contato com o ambiente fami liar. É uma preparação também para a alta da UTI”.
No novembro roxo, um dos pon tos mais abordados na questão de prevenção é o cuidado que os pais devem ter, antes mesmo da gesta ção. “Não só as mulheres, mas o homem precisa se cuidar. Precisa mos de pais saudáveis também. É de extrema importância o cuidado com as pessoas. Antes do pré-na tal, tem que pensar também no indivíduo, trabalhar a prevenção
- Adoção de hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e manutenção de pessoa adequado;
- Prática de exercícios físicos, com autorização e acompanhamento profissional; - Manutenção da vacinação em dia;
- Acompanhar a gravidez com um especialista desde o começo da gestão;
- Seguir orientações do obstetra e fazer todos os exames necessários antes de nascer;
- Evitar o uso de cigarros, drogas, automedicação e consumo de bebidas alcoólicas na gestação,
em saúde e adotar hábitos mais saudáveis, com exercícios físicos”.
Conforme Simone, no período mais crítico da pandemia, a UTI neonatal teve que se adaptar. Foi um momento difícil, mas supera do. “As crianças estiveram prote gidas nesse período, mas muitos bebês nasceram prematuramente por mães que tiveram complicações
Bebê prematuro extremo - Menos do que 30 semanas; Bebê muito prematuro
- De 30 a 33 semanas e 6 dias; Pré-termo tardio
- De 34 a 36 semanas e 6 dias
- Hipertensão na gestação - Diabetes gestacional - Parto prematuro anterior - Doenças uterinas - Infecções maternas
e ficaram em situações mais graves. Graças à Deus as crianças passa ram praticamente ilesas”, comenta. Sem a possibilidade do contato próximo, Simone lembra que al gumas medidas foram implemen tadas para tentar aproximar o bebê prematuro das famílias. “Fazía mos chamadas de vídeo para mos trar o bebê na incubadora. E os pais que chegavam com sintomas respiratórios eram barrados. Tudo o que trabalhávamos de aumentar o vínculo com os pais, tivemos que readaptar”.
Causas mais comuns da prematuridade
Outro evento que movimentou a comunidade neste fim de semana foi Dornei e Elaine Delazeri, que receberam amigos, parceiros e clientes para comemorar os 42 anos da Casa Nostra.
Ao longo de mais de quatro décadas, a casa se especializou em vinhos, espumantes e complementos como pães, queijos e especiarias. Além disso, a inovação é constante no espaço, que também se preocupa com um atendimento personalizado.
Outro estande movimentado durante a Expovale + Construmóbil foi o da Loteadora
Antares em conjunto com a Omega Construtora. Na noite, ocorreu o coquetel de lançamento do Polo Industrial 340, um prédio comercial às margens da BR 386.
O primeiro final de semana da Expovale + Construmóbil foi marcado por diversos encontros e lançamentos de produtos. Entre eles, a apresentação oficial da Diamond Time, a maior estrutura de condomínio da região no bairro Florestal, que contou com a presença de clientes e parceiros.
Na sexta-feira, 11, também ocorreu o Happy Hour no estande da Construtora DNW Empreendimentos Imobiliários. Amigos e clientes estiveram presentes para conhecer o projeto AT90, no bairro Hidráulica, e o Altos da XV, que fica no coração do bairro Florestal.
Equipes de Mato Leitão e Bom Retiro do Sul levaram a taça nas categorias “Veterano” e “Série BRegião Baixa”. Rodada também apontou os finalistas na Série A
ORegional Aslivata se encaminha para a reta final. O domingo ficou marcado por festa em algumas comunidades. Enquanto que as categorias Veterano e a Sé rie B – Região Baixa apontaram os campeões. A Série A conheceu os finalistas no Aspirante e Titular.
No Veterano, a taça foi decidida nos pênaltis. No tempo normal,
o Fluminense venceu por 2 a 1. Pedro Krein, em duas oportuni dades, e Marcinho, marcaram os gols do jogo. Nos pênaltis brilhou a estrela do goleiro Rodrigo que defendeu três cobranças e garan tiu o título ao Fluminense.
O Rudibar conquistou o título. Jogando em Bom Retiro do Sul, o Rudibar venceu o Guarani por 2 a 1. Aos 8 minutos do primeiro tem po, Guigui abriu o placar para os donos da casa. O zagueiro subiu mais alto e cabeceou sem chances para o goleiro. Aos 27, o Guarani chegou ao empate com Michel
A chuva não atrapalhou a roda da de volta das semifinais da Série A do Regional Aslivata – Copa Certel/Sicredi.
Em Capitão, o 7 de Setembro conseguiu a vaga para final nos pênaltis. No tempo normal, vitória do 7 de Setembro sobre o Palan que por 2 a 0. Os gols foram no se gundo tempo. Eliezer, de bicicleta, abriu o placar para o 7 de Setem bro. Na reta final do jogo, Eliezer ampliou. Como o time de Capitão havia perdido no jogo de ida, a decisão foi pros pênaltis e nela o 7 levou a melhor ao vencer por 3 a 1. Em Lajeado, o Estudiantes não tomou conhecimento do Brasil e venceu por 4 a 1 – gols de João Moura, em três oportunidades, e Dimitri. No fim da partida, Didi descontou para o Brasil.
Veterano – final/jogo de volta
Fluminense 2 x 1 Rudibar – PK: 3 x 0
Série B – Região Baixa –final/jogo de volta Rudibar 2 x 1 Guarani
Série A – semifinal/jogo da volta Titular
7 de Setembro 2 x 0 Palanque – PK 3 x 1
Estudiantes 4 x 1 Brasil
Fluminense 1 x 2 Ecas
Estudiantes 2 x 1 Rui Barbosa
Série B – Região Alta
Atlético Caçadorense A 2 x 0 Relvado Atlético Caçadorense B 4 x 0 São José
Fluminense reverteu a derrota sofrida no primeiro jogo e conquistou o título no veterano
A partida de ida será disputada em Lajeado. Já o jogo da volta será em Capitão.
Dono da melhor campanha, o Fluminense foi superado pelo Ecas pelo placar de 2 a 1 e deu adeus ao sonho do título inédi to. No outro jogo, o Estudiantes segue firme em busca do bicam peonato. A equipe ganhou do Rui Barbosa por 2 a 1.
Na decisão, o Estudiantes tem a vantagem de jogar pelos empates.
Jogando em casa, o Atlético Ca çadorense largou em vantagem nas semifinais. O time A ganhou do Relvado por 2 a 0, enquanto que o time B fez 4 a 0 no São José. Agora a equipe está a um empate de conquistar a vaga para final. Já Relvado e São José tem que vencer no tempo normal e nos pênaltis para ficar com a vaga.
Clube Sete de Setembro promoveu o jogo de ida das finais da competição de minifutebol
OClube Sete de Setembro promoveu os jogos de ida das finais da Copa Sete/C2B de Minifute bol. Os jogos ocorreram na tarde desse sábado, dia 12. No principal jogo da tarde, o Os Guris da 24 ven ceu o Reis/UFC por 3 a 2 e agora pode perder por até um gol de dife rença que fica com o título da Série Ouro da primeira divisão.
Na Série Prata da elite, o Rene gados venceu o Contra Ordem por
2 a 1 e está a um empate de con quistar o título. Como teve melhor campanha na fase classificatória, o Contra Ordem precisa apenas de uma vitória para ficar com a taça.
Dono da melhor marca da tem porada, o Arranca Toco/SL venceu o Saragossa por 3 a 1. No próximo sábado, o time só perde o título da Série Ouro se for derrotado por três ou mais gols de diferença.
Já na Prata, a Afusi venceu o Smo ke por 3 a 1, de virada. Com o resul tado, o atual campeão da prata pode até perder por um gol de diferença que fica com a taça. Já o Smoke tem que ganhar por dois ou mais gols de diferença.
Dono da melhor marca da temporada, o Arranca Toco/SL venceu o Saragossa por 3 a 1
Primeira divisão Reis/UFC 2 x 3 Os Guris da 24 (série Ouro)
Renegados 2 x 1 Contra Ordem (série Prata)
Segunda divisão Arranca Toco/SL 3 x 1 Saragossa (série Ouro) Afusi 3 x 1 Smoke (série Prata)
Jogos ocorrem na Praça Flores da Cunha, a partir das 13h15min
Ezequiel Neitzke ezequiel@grupoahora.net.brApós sete rodadas, Arroio do Meio conhece os campeões muni cipais de voleibol. Os jogos ocor rem na Praça Flores da Cunha, a partir das 13h15min
Dono da melhor campanha na fase classificatória, o Últimos Ro mânticos encara o Pérolas do Vale bol. O outro jogo é 10estabilizados e Team Valhalla.
Logo após as semifinais ocor rem a disputa do terceiro lugar e também a final.
A Copa Soges/386 Business Park promoveu nesse sábado os jogos de volta das semifi nais da competição. Os jogos ocorreram na sede campestre da Soges e definiram os fina listas nas duas divisões.
Pela primeira divisão, Super 10 e Diretoria confirmaram a vantagem adquirida no pri meiro jogo e disputarão a final da Ouro. O primeiro ganhou do Sombras por 4 a 3 e o se gundo eliminou o Só Resenha ao vencer por 3 a 0.
A final da Prata será entre In terditados e Super 10 Original A/Os Guris do 24.
A decisão da série Ouro será entre Galácticos e Nárnia, que venceram Cevadera United e Firma. Já na Prata, o Super 10 Original B até venceu o Tsu nami, mas não foi o suficiente para reverter a desvantagem do primeiro jogo. O Tsunami vai encarar o Bud na final.
Primeira divisão
Super 10 FC 4 x 3 Sombras (série Ouro)
Diretoria 3 x 0 Só Resenha (série Ouro)
Só Pela Cerveja 3 x 2 Super 1o Original A/Os Guris da 24 (série Prata)
Brocadores 1 x 2 Interditados (série Prata)
Segunda divisão
Firma 2 x 3 Nárnia (série Ouro)
Galácticos 4 x 1 Cevadera United (série Ouro)
Super 10 Original B 4 x 3 Tsunami (série Prata)
Bud FC 6 x 0 Dinos (série Prata)
Finais
Primeira divisão
Série Ouro: Super 10 FC x Diretoria
Série Prata: Super 10 Original A x Interditados
Segunda divisão
Série Ouro: Nárnia x Galácticos
Série Prata: Tsunami x Bud
Na noite do dia 15 de novembro de 2002, a cida de escolhia a sua Corte de Soberanas. O baile ocorria na Sociedade Cultural e Esportiva Fluminense e reunia 17 candidatas, todas representantes de entidades culturais e esportivas.
Como Rainha, foi eleita Patrícia Dahmer. Para 1ª Princessa, foi escolhida Maristela Accadrolli, e para 2ª Princesa, Suelen Marasca.
Dia da Proclamação da República Dia do Esporte Amador Dia do Joalheiro Dia Nacional da Umbanda
Discurso papal no Parlamento italiano - Pela primeira vez na história, o Papa discursava no Parlamento da Itália. Em 2002, João Paulo 2º, ao proferir seu discurso, fez severas críticas aos “valores modernos ocidentais”, como o consu mismo, a ambição, a imoralidade e a relutância em ter grandes famílias. A visita do Papa ao Parlamento representou o fim de uma divisão de mais de 130 anos entre o Estado e a Igreja, que começou com a unificação italiana, em 1870, quando os Papas perderam o domínio sobre a cidade de Roma.
Há exatos 50 anos, no dia 15 de novembro de 1972, milhares de eleitores do Vale iam às urnas para votar nas eleições municipais. Em Estrela, eram mais de 17 mil votantes, que deveriam escolher entre quatro
candidatos a prefeito: Adão Fett, Gabriel Mallmann, Gustavo Simon e Rogério Nonnenmacher. Para vereador, uma nova lei havia entrado em vigor na cidade, e as vagas para o Legislativo, a partir de
1973, eram 13, quatro a mais em relação às últimas eleições, realizadas em 1968. A votação seria no dia 15, mas as urnas só seriam abertas no dia seguinte, quando começaria a contagem dos votos.
Tráfico de drogas - Cinquenta anos atrás, era capa da Folha de São Paulo a apreensão de uma das maiores cargas de drogas da América Latina. Mais de 68 kg de cocaína e quase 7 kg de heroína foram encontrados na Colômbia pelas autoridades. Isso somava mais de 150 milhões de cruzeiros, na época. Conforme a notícia, o destino final da droga era os Estados Unidos.
As obras da usina nuclear Angra 3 foram retomadas na sextafeira passada, depois de 7 anos paralisadas. Pronta, poderá gerar 12 milhões de megawatts-hora por ano – energia capaz de atender ao consumo residencial da região Norte ou de quase toda a Centro-Oeste.
A energia é produzida a partir do átomo de urânio e pode ser considerada uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis. Entre vantagens, destacam-se: abundân cia do urânio, porém é um recurso não-renovável; não utiliza combus tíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluen tes responsáveis pelo efeito estufa; e baixo custo de produção.
Embora os sistemas de seguran ça sejam de alto nível tecnológico, os acidentes, quando ocorrem, têm sérias consequências. Temos dois exemplos de falhas que tiveram danos irreparáveis: Chernobyl e Fukushima. Uma grande desvanta gem é a gestão de resíduos nuclea res. O lixo nuclear leva muitos anos para perder sua radioatividade e perigo. Existem soluções de confi namento, mas não desaparecem. O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto, e a energia nuclear não é renovável porque o urânio extraído e não se regenera.
Assunto debatido na recente COP27, no Egito, a energia eólica offshore é uma aposta do Brasil para geração de energia. “O país reúne as melhores condi ções para liderar esse segmento”, disse a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Gannoum.
De fato, temos vento, mar e tecnologia. A legislação já se desenha, e a energia é limpa. Mas como toda a intervenção no meio ambiente, a energia eólica offshore também causa impactos. Cabe torcer para cientistas e pesqui sadores encontrarem soluções sustentáveis.
Otexto que se segue é a continuidade do relato sobre a pesquisa que realizamos em parceria com a diploma da Laura Kehl, da Univates, e com o prof. Guilherme Oliveira, da UFRGS, sobre um recurso que desperta a atenção da sociedade, a água. A primeira etapa do diagnóstico da demanda hídrica consistiu na estimativa das variáveis rela cionadas à produção agropecuária e indústrias de carnes e leite. Conforme os dados encontrados, a estimativa de abates com base nos dados do IBGE (1995, 2006) foi subestimada para aves, para suínos e para bovinos, na comparação com os dados obtidos na pesquisa local, bem como a estimativa de produção leiteira Esses erros se devem ao uso da tendência observada no estado do RS para estimar os abates e a produção de leite no VT. A de manda hídrica para o setor agroindustrial no VT, considerando as nove categorias produtivas analisadas, foi estimada em 222,9 mil m3.dia-1, tendo como referência o somatório entre a produ ção primária (pecuária e arroz irrigado – IBGE 2006, 2015) e a produção de carnes e leite (abates e produção leiteira – consulta local). Quando consideradas apenas as informações do IBGE (2006, 2015), a deman da foi estimada em 172,9 mil m3.dia-1, ou seja, 22% menor em relação aos dados refinados pela pesquisa local. A produção de arroz irrigado é a que mais demanda recursos hídricos, com 120 mil m3.dia-1.
Pode-se concluir que a maior parte das demandas se refere à produção do arroz irrigado, às margens do Rio Taquari, e às atividades pecuárias como a criação de gado de corte e de suínos”
Estamos no período de defeso – de 1ºde outubro a 31 janeiro -, no qual há restrições para pesca.
No sábado, 12, uma guarni ção do 1° Batalhão Ambiental da Brigada Militar realizou patrulhamento embarcado no Rio Taquari na eclusa de Bom Retiro do Sul e nos municípios de Cruzeiro do Sul e Taquari. A ação visou prevenir crimes ambientais referentes ao período de defeso. Foram abordadas 30 pessoas em embarcações e acampamentos e identificados dois pescadores na prática de pesca Incrível as pessoas não entenderem que se a reprodução for preju dicada pela ação humana, menor será a população de peixes.
O Dia da Consciência Negra é celebra do em 20 de novembro, próximo domin go. Respeito às origens e às diferenças deve fazer parte do dia a dia.
Sexta, 18 Gicele Mylius, sócia-administradora da Reinigend
TEMA: Sustentabilidade nos negócios e no meio em que se vive.
Apesar da área plantada de ar roz irrigado corresponder a ape nas 0,76% da área do VT, esse cultivo é responsável por mais de 50% da água consumida na região. A demanda de água na indústria para produção de car nes e de leite foi estimada em 57,8 mil m3.dia-1 na consulta local, sendo superior à demanda de água para dessedentação ani mal (45 mil m3.dia-1), corres pondendo a 26% da demanda total para o setor agroindustrial. Nesse aspecto, destacam-se as indústrias de carne de aves (25,1 mil m3.dia-1) e as indústrias de leite (21,7 mil m3.dia-1). Em relação à participação de cada setor na demanda hídrica agroindustrial, ob serva-se uma regionalização do consumo hídrico voltado à pecuá ria na porção centro-norte do VT, enquanto as indústrias possuem maior participação no eixo central e a irrigação do arroz na porção sul. Pode-se afirmar que o VT apresenta uma demanda hídrica infe rior à disponibilidade hídrica superficial.
Os principais rios da região apresentam vazões médias esti madas superiores a 20 m3.s-1, o que garante o atendimento às demandas por água. Essa constatação é amparada pelo diag nóstico realizado no Plano de Bacia do Taquari-Antas. Pode-se concluir que a maior parte das demandas se refere à produção do arroz irrigado, às margens do Rio Taquari, e às atividades pecuárias como a criação de gado de corte e de suínos. No pri meiro caso, a retirada de água é superficial, com a construção de canais de irrigação. Já nas propriedades agropecuárias com ênfase na criação de animais, localizadas preferencialmen te na porção centro-norte da bacia, predominam as outorgas para uso da água subterrânea. Ainda que o setor agroindustrial apresente um grande consumo hídrico, as vazões médias esti madas no VT são superiores à demanda regional por água. Os dados completos podem ser obtidos em https://revistas.ufrj. br/index.php/aigeo/article/view/37978
“Vamos brincar perto da usina Deixa pra lá, a Angra é dos Reis Porque se explicar se não existe perigo?”
Angra dos Reis, Legião Urbana, 1987MAURÍCIO ALMEIDA TV BRASIL
Casa de longa permanência mais antiga do Brasil completa 130 anos neste sábado, 19. Para marcar a data, direção e funcionários promovem plantio de mudas nativas doadas pela Certel. A celebração do aniversário também conta com almoço festivo entre os trabalhadores e bolo
Administração municipal encaminhou projeto ao Estado para viabilizar pavi mentação em trecho de quase dois qui
lômetros. Comunidade busca qualificar logística em área de novos empreendi mentos voltados ao turismo.
especial. Já aos acolhidos, a programação temática é desenvolvida durante todo o mês. O lar em Taquari acolhe mais de 140 pessoas entre idosos e adultos com deficiência. Local conta com cerca de 100 profissionais nas áreas da saúde, assistência social e educação.
Atividade no dia 25 de novembro marca os 31 anos do Núcleo Municipal de Cultura e os 88 anos de emancipação da cidade.
Encontro regional ocorre em estrutura montada na área coberta da quadra espor tiva da praça Flores da Cunha.
PÁGINA | 7 PÁGINA | 4
NICOLAS S. MALLMANN/DIVULGAÇÃO
Apresentações culturais, música e danças marcaram o acendimento da decoração natalina. Programação ocorreu no Centro Administrativo com participação do Coral Muni cipal, Coral Anos Dourados, Coral Infantojuvenil e Orques tra Jovem de Teutônia.
PÁGINA | 5
Espetáculo de canto abriu as atividades natalinas. Programação segue até 18 de dezembro com tradicional desfile temático
Desde que iniciei a escrever e publicar minhas reflexões, defendo a importân cia de se dar mais atenção às pequenas coisas, aos pequenos acontecimentos e fenômenos do dia a dia. Então, pergunto: esses ‘pequenos’ - sejam coisas, acontecimentos ou fenômenos - se consolidam com as pessoas próximas ou distantes de nós?
E ainda: quem, entre eles, for talece um renascer diário pela luta da sobrevivência e direito de permanecermos humanos?
Ademais: por que parte da so ciedade insiste em quebrar la ços com quem está próximo e criá-los com quem está longe?
É difícil negar que estamos a viver numa sociedade do anta gonismo aberto e de consensos viciados. Que, muitas vezes, se menospreza a brisa que vem do outro lado. Que, outras, sequer se admite sentir seus cheiros. O resultado disso é a iminente decadência do pensamento co mum, responsável pelo sucesso e evolução de qualquer asso ciação. Mais difícil é negar que isso vem crescendo, exponen cialmente, nos últimos anos.
O que fazer? Quem sabe: sem desistir da luta por uma vida material confortável, deixar de lado os próprios interesses e se preparar para enfrentá-los da qui para frente.
Desafio lançado, sigo a es crita do texto usando como pano de fundo o fato de parte da sociedade se negar a aceitar uma das bases da convivência humana: saber perder. Antes de prosseguir, lembro aos leitores: toda virtude, seja ela do mal ou do bem, nasce na ação. Lembro ainda: o mal é sempre banal. So mente o bem tem a capacidade de ser radical. Nesse contexto, associando-o aos acontecimen tos das últimas semanas, per gunto: que ensinamento estará dando um pai ou uma mãe ao seu filho, quando não aceita a derrota baseando-se, preferen cialmente, em narrativas das redes sociais?
Nessa performance do de bate virtual, onde as pessoas pouco se falam e se conectam, apenas absorvem informações (muitas delas falsas!), perdese a essência da nossa base co mum: sermos humanos. Ainda que os focos dessa radicalida de sejam inferiores ao que elas pensam, é oportuno lembrar
que o sentido da vida é superior ao sentido da sobrevivência. Ou seja, é preciso evitar que os bens materiais passem a qualificar o cidadão.
Sabendo que uma ideia mal concebida pode matar mais que uma arma de fogo, que hege monia se disputa, também, no convívio diário da sociedade e não apenas nas instituições, é chegada a hora de iniciarmos a desintoxicação dessa sociedade já meio combalida. Nesse cená rio frágil, não basta desviar das cascas de banana, é preciso, de forma pedagógica, ajuntá-las e colocá-las na lata de lixo.
Seguindo os ensinamentos dos antepassados, aceitar a der rota é saber se afastar da guerra cultural presente nas redes so ciais repleta de intelectuais das narrativas e do papel. Se aproxi mar das pessoas de carne e osso. Usar menos os lábios e a caneta. Usar mais os ouvidos e o cora ção. Enfim, apresentando uma gramática alternativa aos anta gonismos e consensos viciados, talvez se perceba que, além do pão que revigora nossas forças físicas, existe o pão que revigora as forças espirituais. É simples assim!
Espaços públicos receberam mensagens, luzes e peças artesanais de Natal. Primeira apresentação ocorre no dia 3
Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.brLuzes e Cores na Cidade das Flores. Sob este lema, servidores finalizam nes ta semana a decoração natalina em vias urbanas e espa ços públicos. O objetivo é dar iní cio a proporcionar um cenário di ferente às programações natalinas que iniciam no final de novembro e seguem no próximo mês.
Foram instalados iluminação, letreiros e bonecos artesanais em vários locais da cidade como a Avenida Emancipação, 28 de maio, parque Odilo Klein, praça Irmã Chrysantha e Centro Admi nistrativo. Conforme o coordena dor de Cultura, Rauel Borstmann, a decoração antecipa a programa ção natalina e cria um cenário e clima diferente entre a população.
A primeira atividade relaciona da ao Natal ocorre no dia 3 com o espetáculo organizado pelo Cen tro de Patinação. Apresentações circenses, músicas natalinas, che gada do Papai Noel com neve e passeios de trenó são algumas das atrações do evento que ocorre no ginásio municipal.
O ingresso será um quilo de ali
Sabendo que uma ideia mal concebida pode matar mais que uma arma de fogo, que hegemonia se disputa, também, no convívio diário da sociedade e não apenas nas instituições, é chegada a hora de iniciarmos a desintoxicação dessa sociedade já meio combalida”
Arroio do Meio
Letreiros e iluminação foram instaladas em espaços públicos
mento não perecível. Mais de 100 artistas estão envolvidos nas apre sentações que ocorrem de forma simultânea com as músicas exe cutadas ao vivo pela Schtena Big Band. O show também envolverá patinadores de escolas de Cruzei ro do Sul, Santa Clara e Lajeado. Além das apresentações, haverá malabaristas, cuspidor de fogo, perna de pau e monociclo.
Em parceria com Sesc Venâncio Aires, serão realizadas em novem bro e dezembro sessões de cinema, sendo 4 na área urbana no Parque Odilo Klein, Parque Linear, Pra ça Irmã Chrysantha e Avenida Emancipação e 6 na área rural em Sampainho, Nova Santa Cruz, Chapadão, Picada Santa Clara, Alto Arroio Alegre e Sampaio.
A programação do Cinema de Rua começa na próxima quar ta-feira, dia 16, às 19h30min, no Parque Odilo Klein, com o filme “O Homem do Futuro”. A clas sificação é 12 anos. Já a última sessão está prevista para o dia 2 de dezembro, na Avenida Eman cipação.
Comercial: Elton de Andrade eltondeandrade10@hotmail.com | 51 99911 .4328
Reportagem: Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.br
Encantado Reportagem: centraldejornalismo@grupoahora.net.br
Reportagem: centraldejornalismo@grupoahora.net.br
Em comemoração aos 31 anos de fundação, o Nú cleo Municipal de Cultu ra promove no dia 25 de novembro o Primeiro Encontro de Orquestras. O evento ocorre em uma estrutura de som e luz monta da na área coberta da quadra espor tiva da praça Flores da Cunha.
O encontro é inédito em Arroio do Meio e integra as festividades de 88 anos de emancipação. “É uma data reservada ao Núcleo desde o ano passado, quando realizamos as apresentações das entidades cultu rais como música, teatro e dança”, explica o coordenador do Departa mento Municipal de Cultura, Paulo Roberto Haas.
Segundo ele, a iniciativa foi apresentada em uma das reuniões mensais da diretoria e acatada pelo grupo. A ideia é trazer para o mu nicípio uma atividade diferente, que integre as famílias e valorize o trabalho das entidades e seus parti cipantes.
Cinco orquestras estão confir madas para o evento. Além da re presentante local, Arroio do Meio, são aguardados os grupos de Estre la, Travesseiro, Brochier e Westfá lia. No intervalo de cada apresenta ção, ocorrem as danças dos grupos de dança alemãs Helmuth Kuhn do bairro São Caetano, Fröhsinn de Forqueta e o grupo da terceira ida de, Tempo de Ações.
Além das apresentações serão homenageados os maestros Ber
O Núcleo Municipal de Cultura de Arroio do Meio é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 8 de abril de 1991. Tem como objetivos motivar, integrar, incre mentar e desenvolver as atividades
Data: 25 de novembro
Horário: 19h30min - Início
Local: Praça Flores da Cunha
culturais.
O grupo realiza encontros men sais na primeira terça-feira de cada mês na Casa do Museu, reunindo a diretoria e representantes dos grupos culturais, do Poder Público Municipal e da Comunidade, para discutir e deliberar assuntos perti nentes à Cultura. Atualmente, 12 entidades integram a entidade e representam o canto coral, teatro, tradicionalismo gaúcho, artesana to e danças folclóricas alemãs.
Trecho de quase dois quilômetros abriga novos empreendimentos e busca se consolidar como destino turístico
Em reunião com o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, o prefeito Jonas Calvi so licitou recursos para mais uma etapa do Asfalto Comunitário na Estrada Geral de acesso à Linha Chiquinha/São Marcos. O tre cho conta com aproximadamente dois quilômetros de extensão. A região, além de abrigar novos
empreendimentos rurais, tam bém se consolida como destino turístico. Para o prefeito, essa é uma forma de buscar por desen volvimento sustentável.
“Toda verba que vem do gover no exige contrapartida do muni cípio, por isso nossa Administra ção trabalha focada em ter uma saúde financeira em dia para fa zer mais obras e investimentos”, comenta Calvi.
Estudantes da Escola Mu nicipal Sagrada Família se destacaram na Olim píada Brasileira de Astro nomia e Astronáutica, organizada pela Sociedade Astronômica Bra sileira. A prova consiste em uma série de questões optativas relacio nadas a astronomia, física e astro náutica, aplicadas para alunos dos ensinos fundamental e médio, com
participação de livre escolha.
Bernardo Vuaden, aluno do 9º ano, recebeu medalha de ouro e foi convidado para concorrer a uma vaga na equipe brasileira que parti cipará da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica.
Na quinta-feira, 10, o estudante esteve com o prefeito Amilton Fon tana, junto de seus familiares, da Diretora Marione Roesler, da pro fessora de ciências Marlou Klima e da Secretária de Educação Liane
Além de Bernardo, destaca-se a bela participação de outros sete estudantes, que receberam certifi cados pelas notas de prata e bronze na prova: Rafaele Buhl, Pedro Hen rique Zerwes, Poliana Tonini Freis leben, Gabriel Rodrigues, Diego
Evento também contou com lançamento da 2ª edição da Parada Natalina, programada para 18 de dezembro com desfile temático
Atendimentos iniciaram nessa segundafeira e beneficiam também moradores de Linha Ribeiro e loteamentos do entorno.
Investimento do governo chega a R$ 134,5 mil
Programação das atividades de Natal será divulgada nos próximos dias
Apresentações culturais, música e danças marca ram o acendimento das Luzes de Natal, em Teu tônia. O evento foi na sexta-feira, 11, no Centro Administrativo da cidade. O momento também con tou com o embalo do Coral Muni cipal, Coral Anos Dourados, Coral Infantojuvenil e Orquestra Jovem de Teutônia.
Além das atrações que fazem parte do Projeto Teutônia Cultural, os duendes e o Papai Noel deram um show de alegria e diversão, le vando animação às crianças, junto
a cerimônia de acendimento das Luzes de Natal. Uma das princi pais novidades deste ano é a Casa do Papai Noel, que estará aberta para receber as crianças nos fins de semana. A agenda das ativida des de fim de ano será divulgada nos próximos dias.
Ao longo da programação na talina do município, o tradicional desfile temático de Natal está mar cado para o dia 18 de dezembro, às 20h, ao longo da Avenida 1 Oeste até o Lago, ao lado da pista de ska te. Neste ano, o tema do evento é “A Sagrada Família”.
Com o objetivo de oferecer mais qualidade aos serviços à popula ção e aproximar os profissionais da comunidade, foi inaugurado no sábado, 12, a Unidade Básica de Saúde, a Estratégia de Atenção Primária (EAP) Vila Esperança, no Bairro Canabarro. A estrutura integra o projeto de descentrali zação dos serviços de saúde pú blica e contribui para o acompa nhamento individual e familiar do usuário.
O novo serviço visa redistribuir a alta demanda de atendimento do ESF 1 Raio de Luz e ESF 3 Au rora, que deixará de atender a po pulação da Vila Esperança, Linha Ribeiro e loteamento próximos ao local da nova UBS.
O secretário de Saúde ressalta a importância do novo serviço. “Já estamos colhendo os frutos des ta reestruturação com o fim das filas por atendimento, principal mente, em função do sistema de acolhimento, que visa atender as pessoas sintomáticas no mesmo dia, ou o mais breve possível. Só
temos a agradecer às equipes pelo trabalho de excelência realizado”, destaca.
O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, reforçou os di ferentes investimentos na área. Para ele, este é mais um grande projeto realizado. “Saúde é uma prioridade em nosso governo e por isso estamos investindo mui to em diferentes serviços, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de trabalhar a pre venção e a promoção de saúde”, enaltece.
A vice-prefeita, Aline Röh rig Kohl, destacou o trabalho da equipe e reforçou a importância de ofertar mais um serviço para a população. “Estamos investin do muito em saúde, com a oferta de novos serviços, em diferentes áreas, assim como, o atendimen to até às 22h na farmácia do CAS, atendimento pediátrico à noite, mais médicos, e tantos outros investimentos. Nosso objetivo é entregar sempre mais e melhor a todos”, ressalta. A nova Unidade Básica de Saúde fica na Rua Fredo lino Frederico Wasem, número 55.
Instituição comemora 130 anos neste sábado, 19, e tem programação especial para os residentes
AAssociação Beneficente Pella Bethânia é a ins tituição filantrópica de longa permanência mais antiga do Brasil e, neste sábado, 19, completa 130 anos de história. Atualmente, acolhe mais de 140 pessoas idosas ou com deficiência
acima de 18 anos em seis casas-la res. São mais de 130 colaborado res, nas áreas da saúde, assistência social e educação.
Para comemorar o aniversário, no dia 19, está previsto um almoço fes tivo entre os trabalhadores da insti tuição e um bolo especial. Já à tarde, serão plantadas 130 mudas de árvo res pelos trabalhadores e residentes.
As plantas foram doadas pela Coo perativa Certel, de Teutônia.
A programação encerra em 26 de novembro, pela manhã, com a as sembleia festiva dos associados da Pella Bethânia, junto ao auditório.
Ações especiais com os acolhidos ocorrem durante todo o mês de no vembro, com dezenas de oficinas
sobre a temática dos 130 anos. Este ano, em virtude da saúde dos residentes, a administração optou em não fazer a tradicional festa de aniversário, que ocorre a cada cinco anos. Contudo, o coordenador geral da Pella Bethânia, Dério Milke, rei tera que a data não pode passar em branco. “É uma história centenária, mas que mantém a sua essência des de 1892, e oferece, por meio de pro fissionais capacitados, vida digna às pessoas que acolhe”, conclui.
Fundada em 19 de novembro de 1892 pelo pastor Michael Haetin ger e sua família, a Pella Bethânia surge no contexto da imigração europeia. A história da instituição foi eternizada em um livro, lançado no dia 5 de novembro, de autoria de Martin Norberto Dreher.
“Haetinger, em suas andanças pelo Rio Grande do Sul, se depa rou com as dificuldades que muitos imigrantes passavam, em especial crianças, viúvas, pessoas idosas e com deficiência. Assim nasce a Pel la Bethânia, um lugar de refúgio e acolhida para os necessitados”, ex plica Dreher.
A CERTAJA Energia distribui energia confiável, sempre de forma sustentável, nos Vales do Taquari, Rio Pardo e outras regiões.
TOURO: Pode viver uma paixão intensa com alguém que mora longe. Demons trações de afeto animam as coisas com o love.
GÊMEOS: Sinal de alguns imprevistos envolvendo dinheiro. Ainda bem que as coisas logo se acertam e pode sonhar com algumas coisas.
CÂNCER: Atenção para não se apegar em excesso aos bens materiais. Nem o seu lado pos sessivo será capaz de melar os momentos com o mozão.
LEÃO: Criatividade e muito foco serão fundamentais para ter sucesso em tudo o que fizer hoje, por isso, concentre -se no trabalho.
ÁRIES: Ainda bem que o astral logo melhora e você tem tudo para dar conta das suas responsabilidades sem fazer malabarismos. 21/03 a 19/04 20/04 20/05 21/0520/06 21/06 22/07 23/07 22/08 23/0822/09 19/0220/03
VIRGEM: Reserve um tempo para meditar e não se aborreça se a conquista ficar no banho maria. Pode ser necessário um bom papo pra animar as coisas.
22/11 21/12
23/10 21/11
23/09 22/10
LIBRA: Pode conquistar algo importante para a casa ou para a família. Tudo indica que devem surgir novos contatinhos.
ESCORPIÃO: Seu jeito char moso pode trazer novidades na conquista, ainda que sua atenção esteja um pouco dispersa nesta noite.
SAGITÁRIO: Planos para uma viagem também contam com vibes maravigolds! Saia da rotina e aposte na criatividade para se dar bem na conquista.
22/1219/01
CAPRICÓRNIO: Seu sexto sen tido fica mais aguçado e você será capaz de manter seus objetivos em segredo. Você vai dar um show com o mozão.
20/01 18/02
AQUÁRIO: Mantenha a atenção no que precisa ser feito e faça um sacrifício, se for necessário, pra botar tudo em ordem.
PEIXES: Se está de olho em alguém, saiba que a paquera tem mais chance se fizer conta to logo cedo. No romance, lidar com a rotina pode ser chato.
ODETE LUISA DAMASIO, 58, morreu na segunda-feira, 14. O sepultamento ocorreu no cemitério Santo Antão, em Encantado.
INÊS LUZZI CEGOLINI, 90, morreu na segunda-feira, 14. O sepultamento ocorreu no cemitério da Comunida de de Linha Bonita Alta, em Doutor Ricardo.
WALDOMIRO JOÃO KNECHT, 78, morreu no domingo, 13. O sepulta mento foi no Cemitério Católico de Linha Arroio do Ouro, de Estrela.
As duas coordenadas geográficas Exame do MEC para o Ensino Médio Bailado típico do Maranhão
Residência oficial do Presidente da República (BR) Soldado (abrev.)
A posição de quem está em cima do muro
Vitamina produzida pelo corpo humano
O amor que revela pureza (fig.)
Impulso mórbido para o furto
Técnico das Seleções de 82 e 86 (fut.)
TERESINHA BAPTISTELLI, 57, morreu no domingo, 13. O sepultamento foi no Cemitério da Comunidade da Linha Miguelzinho Alto, Relvado.
(?) Lima, cidade da Grande BH
Exercício físico que fortalece as pernas
Colo, em inglês Viaja de avião
Causa da alteração do humor feminino em dias anteriores à mens truação
A do Brasil foi proclamada em 7/9/1822
A Primeira (?): a Música
Letra representante do tamanho pequeno
Mitologia (abrev.) Reduto da boemia Dígrafo de "assado"
Componente que conecta e interliga todos os outros no computador
Osso triangular do ombro (Anat.)
Em meio a, em inglês
Romance urbano de José de Alencar
O Rei dos Queijos O dedo mínimo
Claude (?)Strauss, filósofo francês
Recursos Humanos (sigla)
pela
SEMILDA AHLERT, 79, morreu no domingo, 13. O sepultamento será no Cemitério de Linha Ano Bom Baixo, em Colinas.
NELI FRANCISCO SCHWEITZER, 87, morreu no domingo, 13. O sepulta mento foi no Cemitério de Cachim bos, em Paverama.
CELSO ANTONIO FROBOSE, 72, morreu no domingo, 13. O sepulta mento foi no Cemitério Municipal de Muçum.
GERTRUDES PASTORIZA BARONIO, 83, morreu no sábado, 12. O sepulta mento foi no Cemitério Católico de Muçum.
LEONARDO IVO FELL, 65, morreu no sábado, 12. O sepultamento foi no Ce mitério de Linha São Luis, em Estrela.
ADEMAR ARRUDA, 59, morreu no sábado, 12. O sepultamento foi no Ce mitério Municipal de Cruzeiro do Sul.
HILÁRIO ALBERTO SCHEER, 79, mor reu no sábado, 12. O sepultamento foi no Cemitério Evangélico de Imigrante.
GHERTA DICKEL SCHEIBE, 86, mor reu no sábado, 12. O sepultamento foi no Cemitério Católico de Roca Sales.
HILDA MARIA CASTRO, 104, morreu no sábado, 12. O sepultamento foi no Cemitério Católico de Santa Clara do Sul.
Para informar falecimentos:
• WhatsApp: 51 9248-7689
• Fone: 3710-4200