OPINIÃO | FILIPE FALEIRO
Ironia contra polarização Não entendo as brigas entre Es querda e Direita. Sou ambidestro.
OPINIÃO | RODRIGO MARTINI Identificação popular Câmara de Lajeado vai debater o verdadeiro nome da Praça da Matriz.




OPINIÃO | FILIPE FALEIRO
Ironia contra polarização Não entendo as brigas entre Es querda e Direita. Sou ambidestro.
OPINIÃO | RODRIGO MARTINI Identificação popular Câmara de Lajeado vai debater o verdadeiro nome da Praça da Matriz.
Maior feira do Vale do Taquari abre hoje com 400 expositores e expectativa de R$ 100 milhões em negócios. Evento segue até dia 20
Executivo quer autorizar que servidores transgêneros usem nome social no âmbito da adminis tração municipal. Proposta deve ser votada na próxima semana.
Crime que chocou o Vale em se tembro de 2021 foi a júri popular ontem. Juliano Neinas foi conde nado pelo estupro e assassinato de menina de cinco anos.
Durante dez dias são esperados mais de 150 mil vi sitantes. Programação voltada aos negócios também valoriza talentos locais e divulga as potencialidades turísticas da região. Passeios e atividades técnicas
integram os destaques da feira em Lajeado. Para as empresas, a retomada da exposição após quatro anos traduz um novo cenário econômico, oportuniza lan çamentos e aproxima os clientes. PÁGINAS | 6 e 7
Consolidar o Vale como referência no setor de ali mentos, agregar valor à produção e desenvolver o em preendedorismo. Essas são algumas das prioridades elencadas pelo Conselho Regional de Desenvolvimen
to do Vale do Taquari (Codevat). Após avaliação dos 84 projetos, entidade agora foca na análise das sete estratégias para impulsionar o crescimento da região. Prazo para concluir trabalhos é até dezembro.
na noite de hoje dá lar gada ao maior evento empresarial do Vale do Taquari. Com dez dias de programação em Lajeado, a Expovale e a Construmóbil se unem para uma edição histórica, que projeta alcançar a marca de R$ 100 milhões em volume de negócios e atrair mais de 150 mil pessoas. A feira deste ano carrega o simbolismo de ser o primeiro grande evento de negó cios em Lajeado após o crítico período da pandemia. Ao destacar toda a diversidade e a excelência da matriz econômica regio nal, sintetiza o movimento de retomada e, de forma definitiva, vira a página das tur bulências enfrentadas em 2020 e 2021.
Como em edições anteriores, o Grupo A Hora marca presença com estande próprio e programação radiofônica e digital direto da feira. Também prepara ampla cobertura em todas as plataformas e de modo espe cial nas páginas do jornal sobre tudo de relevante que acontecer no evento.
Vitória Karolina Moccelin Bettio,22,deLajeado, éaRainhadaExpovale 2021/2022. Eleita em 2020, Vitóriasempreteveodesejo departicipardaCortede Soberanas e, entre o trabalho comoinfluenciadoradigital (@vitoriabettio) e os estudos em Direito, ela conta sobre oorgulhoeaalegriade participardessaedição históricadaExpovale+ Construmóbil.
Como foi ser coroada a Rainha da Expovale?
no concurso, mas sempre tive o desejo de participar da Corte, não necessariamente ser a Rainha. Mas era uma vontade que sempre tive, desde pequena. Eu via as soberanas e achava um máximo.
Para mim, significa se doar para as pes soas. É representar o Vale do Taquari com amor, responsabilidade e, principalmente, vejo a Corte com o papel de humanizar o evento. A feira em si não abraça ninguém, não cumprimenta as pessoas, não olha nos olhos. A Corte tem esse papel e eu tenho muito orgulho de poder fazer parte disso.
O principal é representar o Vale e a feira, mas também vejo que temos o dever de quebrar alguns padrões. Hoje, as sobe ranas precisam ser mais do que um rosto bonito no evento ou a imagem de um folder. Precisamos participar de reuniões, ajudar na organização e conversar com autoridades. E, claro, também divulgar a Expovale + Construmóbil.
Destaque para o lançamento de duas pu blicações especiais: o livro intitulado “Vale do Taquari – Uma região seleta do Rio Grande do Sul espera você”, voltado ao tu rismo regional, e a revista “Valores”, com todos os detalhes sobre a premiação do Top 100, evento que condecorou as marcas e personalidades mais lembradas do Vale. Com mais de 400 expositores, a Expo vale+Construmóbil conta com a presen ça das empresas que fazem do Vale uma das regiões mais pujantes e prósperas do RS e consiste em uma vitrine estratégica para projetar a nossa força econômica a todo o RS.
Não tem como descrever em palavras esse momento, foi muito especial. A noite da escolha foi atípica, estávamos em pandemia, sem torcida presencial, com só alguns familiares e amigos. Ainda assim, foi incrível receber o carinho das pessoas, já que o concurso foi transmitido ao vivo. Essa noite vai ficar para sempre na minha memória. Lembro de pegar meu celular depois da coroação e ver todas as mensagens e o apoio que recebi, foi muito bacana.
De onde veio esse desejo de disputar o título?
Essa foi a primeira vez que me inscrevi
Para concorrer, você tem que ter relação com alguma entidade social. Conte um pouco sobre isso.
Na época, eu participei com o Projeto Elas, que acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência domés tica. Hoje o nome do projeto mudou e abrange outras áreas também. Para mim, foi muito especial, me identifiquei demais com a entidade, justo porque levanto muito essa bandeira de empoderamento feminino e do papel da mulher na socie dade.
A expectativa é gigantesca, depois de quatro anos sem o evento. Também temos a junção com a Construmóbil e a novidade da Avenida do Turismo. Tenho certeza que será um grande sucesso.
Neste sábado, 12, haverá um encontro estadual de soberanas. Como será o evento?
Eu e as princesas fizemos diversos con vites a outros municípios e a expectativa é reunir em torno de 120 mulheres. O even to começa às 15h, no auditório do Parque do Imigrante. Vamos ter a participação de três especialistas para falar sobre empo deramento feminino, imagem pessoal, autoestima e saúde mental feminina.
Morre
Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal
Pela primeira vez, o Lajeado ze rou o número de casos ativos de Covid-19. O primeiro diagnóstico da doença aconteceu no dia 20 de março de 2020. Em 23 de abril, o primeiro óbito. Conforme o Executivo, o índice de contágio cai de forma contínua desde a metade deste ano.
O ator, cantor, compositor e apre sentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu ontem aos 86 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein há cerca de dois meses.
A causa do óbito não foi divul gada. Foram mais de 60 anos dedicados à arte e música.
Sob a justificativa de queda no faturamento, a Meta, controlado ra do Facebook e Meta, anunciou a demissão de 11 mil funcionários ao redor do mundo, o que repre senta 13% da força de trabalho. Também está previsto o fecha mento do principal escritório da empresa no Brasil.
Com mais de 400 expositores, a Expovale+ Construmóbil conta com a presença das empresas que fazem do Vale uma das regiões mais pujantes e prósperas do RS”
a cantora baiana Gal Costa, aos 77 anos
Morre o artista Rolando Boldrin
Lajeado zera casos de covid pela 1° vez desde 2020
Meta anuncia a demissão de 11 mil funcionários
O que representa para você ser a Rainha da ExpoRaica Franz Weiss raica@grupoahora.net.br ARQUIVO PESSOAL DIVULGAÇÃO
rodrigomartini@grupoahora.net.br
• A divulgação de listas de empresas supostamente geren ciadas por apoiadores do Partido dos Trabalhadores tem repercutido muito na região. Há relatos de empresário registrando Boletim de Ocorrência, e tem empresa divulgan do anúncios na imprensa para rejeitar tal rótulo. E tudo isso é lamentável. Demonstra, acima de tudo, que muitos não estão aptos à democracia.
• Desde que assumiu a prefeitura de Estrela, Elmar Schneider tem utilizado bastante o setor de comunicação social para divulgação de praticamente todos os seus atos públicos. Porém, a imprensa ainda não recebeu imagens do gestor estrelense em Israel. Aliás, não há fotos, sequer, nas redes sociais do prefeito. A expectativa é que algo mude nesta quinta-feira.
• Nesta semana, representantes do governo de Lajeado e do Hospital Bruno Born se reuniram com a equipe de engenheiros e arquitetos do INSS. Na pauta, o alvará de construção da nova sede do instituto, que será construída na Rua Júlio May. O HBB vai custear a obra. Em troca, recebe o imóvel da atual sede da instituição, localizado ao lado da casa de saúde.
popular de espaços públicos (ou privados) é prática corriqueira em qualquer parte do mundo. Pra ças, vielas, ruas ou avenidas, estádios de futebol. Todo e qualquer local está sujeito a nomes escolhidos pelo povo, e muitas nomenclaturas oficiais já foram praticamente extintas pela sociedade. O mesmo ocorre em Lajeado, é claro. Por aqui, a “Praça da Matriz” não se chama “Praça da Matriz”, por exemplo, e o “Gi násio do Claudião” não tem sequer “Cláudio” em seu nome original. Vira e mexe e alguém tenta mexer nessas identificações. E o último movimento envolve a nossa Praça Marechal Floriano Peixoto. Nem todos sabem, acredito, mas Praça Marechal Floriano Peixoto é o nome oficial da Praça da Matriz, em Lajeado. A denominação foi inicialmente concedida por meio de um Ato Municipal do ex-Inten dente da cidade, Julio May, em 1898, e entrou em vigor quatro anos depois, sob a administração do também ex-Intendente municipal, Francisco Oscar Karnal. Ou seja, lá se vai mais de um século desde a nomeação oficial da popular área de lazer localizada em frente à Casa de Cultura, no coração da cidade. Mas são diversas as gerações que sempre trataram o espaço como “Praça da Matriz”. E isso instigou o vereador Deolí Gräff (PP).
Atual presidente do Legislativo lajeadense, Gräff se reuniu faz um mês com membros do Conselho Municipal de Política Cultu ral. Ele apresentou um anteprojeto de lei para oficializar o nome “Praça da Matriz”, com base em uma lei alterada em 2007, que proíbe um mesmo homenageado para dois espaços públicos (em Lajeado, também existe a Rua Marechal Floriano). Entretanto, e após análise dos conselheiros, a solicitação do vereador do Pro gressistas foi rejeitada. Eles argumentam que as denominações da praça e da rua ocorreram antes da promulgação da referida lei. Portanto, seria um ato retroativo.
A tentativa de oficializar o nome popular não vingou junto ao conselho. Mesmo assim, é muito improvável que isso mude algo no dia a dia das pessoas. Afinal, quando a sociedade se apropria da identificação, é muito difícil remar contra. Não por menos, o verea dor vai dar sequência à proposta e o projeto de lei, que já conta com a simpatia do prefeito e do Comitê Gestor de Revitalização do Centro Histórico, deve ser protocolado nos próximos dias na câmara dos vereadores. Aguardemos!
A principal feira de produtos e servi ços do Vale do Taquari abre as portas na noite de hoje. Após duas tentativas de realizar o evento (em 2020 e 2021 a feira foi suspensa em função da pandemia), os organizadores cele bram o momento sanitário do país e não enxergam risco algum à exposição regional. E não poderia haver momen to mais oportuno. Os empreendedores ainda estão com uma justificável ressaca pós-eleitoral. Afinal, o setor empresarial temia (e muitos ainda temem) o retorno da esquerda ao Palá cio do Planalto. Mas é preciso seguir a vida. Assim como fizeram durante os 14 anos de governo petista à frente da nação, os empresários devem seguir audaciosos e corajosos para fazer o país andar. É assim que a banda toca. E a Expovale + Construmóbil será um momento ímpar para este despertar.
O mundo do futebol já rendeu bons frutos para o setor de marke ting de algumas empresas do Vale do Taquari. Em maio de 2011, por exemplo, o jogador inglês David Beckham foi fotografado em Venice Beach, na Califórnia (EUA), com uma lata de Fruki na mão direita. Agora, a delegação da Argentina selecionou a marca de erva-mate “Canarias” (também produzida pela Baldo, de Encantado, que é sócia majoritária da marca uruguaia desde 1998) para abastecer o mate de boa parte dos atletas durante o Mundial do Catar, e o assunto ganhou as páginas de jornais sul-americanos. Com certa polêmica, é bem verdade. Afinal, nem Freud explica o bairrismo dos nossos hermanos.
• Uma comitiva formada por representantes da Associação Ami gos do Cristo Protetor, Boulevard Encantado, Dália Alimentos, Bebidas Fruki, Divine Chocolates, Churrascaria & Paradouro Cristo e Hengu Hotel participou da Festuris 2022. E essa união de esforços de empreendimentos de Encantado precisa ser replicada em outros municípios do Vale.
Os prefeitos de Teutônia, Celso Forneck (PDT), e de Paverama, Fabiano Brandão (PSB), participa ram do passeio inaugural do Trem da Imigra ção, no trecho ferroviário entre Colinas e Roca Sales. E eles não disfarçaram a empolgação com a possibilidade, mesmo que ainda remota, de colocar os seus respecti vos municípios na rota dos mais recentes (e valiosos) produtos turís ticos desenvolvidos na região. Afinal, também há estações por lá. Não é tarefa fácil, antecipo. Por ora, a prioridade é consolidar os recentes avanços, com a manutenção e ampliação das ofertas para o Trem dos Vales (entre Muçum e Guaporé) e o próprio Trem da Imigração. Na sequência, o desafio é reformar os trilhos no trecho entre Colinas e o Porto de Estrela. Mas não custa sonhar. Afinal, não foram poucos os sonhos que se tornaram realidade no Vale do Taquari. Especialmente na área do turismo.
Após revisão dos 84 projetos elencados, entidade agora foca na análise das sete estratégias, que contemplam diferentes setores para impulsionar o crescimento regional. Prazo para concluir trabalhos é até dezembro
do Plano Estra tégico de Desenvolvimento (PED) da região avança para uma nova etapa. Após a conclusão da revisão dos 84 proje tos elencados há seis anos, quando o documento foi elaborado, integran tes do Codevat agora se debruçam sobre as estratégias regionais.
Nessa segunda, 7, uma assem bleia da entidade no Tecnovates ser viu para dar sequência ao trabalho iniciado em junho. Foi apresentada uma avaliação dos projetos que com põe o PED, se estão finalizados, em andamento ou ainda não foram ini ciados. O trabalho foi apresentado por Tiago Guerra, consultor contra tado para atualizar o plano.
O próximo passo antes de avançar às etapas finais da revisão do plano é avaliar se essas sete estratégias aten dem às necessidades da região ou ne cessitam de reestruturação. Numa breve avaliação durante a reunião, houve o entendimento de que estão alinhadas ao que se busca ao desen volvimento do Vale do Taquari.
“Nós usamos a lógica de pensar no macro. Me parece que as estraté
gias se fortalecem nesse momento e não estão vencidas. É uma leitura prévia, e vamos revisar com o olhar da região, olhar também a visão e missão”, salienta a vice-presidente do Codevat, Cintia Agostini, que pre sidia a entidade quando o PED foi elaborado, em 2015. O documento tem validade até 2030.
Embora tenha projetos que ainda não foram iniciados, Cintia salienta que isso não significa que eles não possam ser executados. Em muitos casos, são situações relacionadas a legislações programas estaduais ou federais que existia na época da ela boração do PED e hoje foram subs tituídos por outra política pública semelhante.
“O projeto que não foi iniciado não é excluído. Deixa de ser priori tário nessas condições. Alguns deles eram pensados em programas ou discussões que estavam em evidên cia naquele momento. Mas, em ter mos de projetos, poucos deles temos por vencido. Muitos deles não são questões finitas”, salienta.
- Construir o Vale do Taquari a partir da perspectiva do desenvolvimento harmônico e sustentável;
- Consolidar o Vale do Taquari como referência em produção de alimentos, agregando valor e obtendo a maior parte de integração nas operações produtivas oriundas do agronegócio;
- Agregar valor em novas cadeias e promover a diversificação produtiva do Vale do Taquari;
- Desenvolver o empreendedorismo e inovação, pesquisa e desenvolvimento e formas associadas como fundamentos nas mais diversas dimensões do desenvolvimento regional;
- Ampliar a perspectiva do ambiente e desenvolvimento sustentável como responsabilidade coletiva, priorizando o saneamento básico;
- Aprimorar a matriz estrutural do Vale do Taquari;
- Consolidar a identidade regional, a partir da integração interinstitucional e intramunicipal.
Por solicitação de integrantes do grupo LGBTQIA+, o Execu tivo encaminhou à câmara de vereadores projeto que assegu ra o uso do nome social e reco nhece a identidade de gênero dos funcionários no âmbito da administração municipal. Ain da em análise pelos parlamen tares, a matéria deve ser votada na próxima sessão.
Caso a lei seja aprovada, a pessoa deverá requerer, junto ao setor de Recursos Humanos, a inclusão do nome social em docu mentos e outros registros oficiais. Desta forma, o funcionário pode rá utilizar em cadastro de dados, comunicações internas, endereço de e-mail, identificações funcio nais, como o crachá, bem como listas de ramais da administração municipal e nome de usuário em sistema de informática.
Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da prefeitu ra, Daiana Ávila, até o momento há uma solicitação por parte de um funcionário. Segundo ela, o projeto foi feito na intenção de aprimorar a gestão interna e
garantir o direito do servidor em ser tratado pelo nome social. “Já acontece na prática de os funcio nários reconhecerem o gênero dos colegas. Também acredita mos que as pessoas poderão se sentir mais à vontade em fazer essa solicitação”, avalia.
De acordo com a proposta, o nome civil da pessoa LGBTQIA+ também deverá constar em do cumentos oficiais, que será utili zado somente para fins adminis trativos internos. “O funcionário terá crachá com o nome social. Se participar de uma comissão, tam bém será representado pelo nome social, assim como em eventos”, explica Daiana.
O secretário de Administração e Segurança Pública, César Perei ra da Silva, aponta a necessidade de o Executivo se adequar à Le gislação Estadual e Federal, que regulamenta a inclusão do nome social nos serviços públicos. Se gundo ele, assim que aprovada, a lei entrará em vigor e o servi dor poderá efetuar a inclusão do nome social no sistema.
“Garantir isso é também garan tir que o servidor trabalhe mais feliz. Logo, teremos um serviço melhor. A pessoa tem que se sen tir bem com ela e no ambiente em que atua”, afirma o secretário.
Expovale + Construmóbil inicia hoje com programação focada em negócios e divulgação dos potenciais em diversas áreas. Atividades no Parque do Imigrante seguem até o dia 20
Felipe Neitzke felipeneitzke@grupoahora.net.bragroindústrias
Estamos muito otimistas com os resultados, tanto com o envolvimento do público quanto nos negócios gerados.”
feira regional abre hoje. Com 400 ex positores, a expectativa é atrair mais de 150 mil visitantes e gerar R$ 100 milhões em negócios. São dez dias de pro gramação diversificada que valo riza a força econômica do Vale e os talentos locais. Além de vitrine, o evento proporciona atividades técnicas e qualificação na arqui tetura, turismo e construção civil.
Em ritmo intenso, os últimos ajustes são feitos antes da aber tura dos portões às 17h. Por duas semanas, o Parque do Imigrante, em Lajeado, se transformou em canteiro de obras. Os projetos es peciais envolveram centenas de profissionais para apresentar a
Área externa do parque é destinada aos segmentos do agro, veículos, energia solar e piscinas
cidades na Avenida do Turismo
ambientes na Mostra de Arquitetura e Design
primeira atração a subir no palco é a Orquestra Gustavo Adolfo/Uni vates. Após os pronunciamentos, será revelado o espaço do turismo. Momento em que ocorrem apre sentações com grupos de dança afro e inauguração da pintura alu siva aos imigrantes.
Outra atração na primeira noite de feira é o show do Grupo Tholl. O espetáculo no palco principal inicia às 22h e tem duração de 50 minutos. Nos demais dias, se apresentam bandas locais, tradi cionalistas e artistas de diferentes gêneros musicais.
Expositores fazem últimos ajustes antes da abertura dos portões no Parque do Imigrante. Feira reúne 400 empresas e projeta R$ 100 milhões em negócios
regional. Segundo ela, o potencial do comércio, indústria, agricultu ra e construção civil estão em evi dência durante os próximos dias e atraem visitantes de diferentes regiões.
melhor experiência aos visitantes.
Para a cerimônia com presença de autoridades, empresários e lí deres regionais haverá programa ção que valoriza a diversidade. A
A programação de entreteni mento complementa as principais atividades voltadas aos negócios e divulgação dos atrativos do Vale. A feira também é considerada inédita por unificar a Expovale e a
Construmóbil. Entre os destaques estão a Avenida do Turismo, arena de inovação e empreendedorismo, Mostra de Arquitetura e passeios de balão e barco Cisne Branco.
A Expovale chega à 22ª edição após hiato de dois anos por conta da pandemia. Já a Construmóbil ocor reu pela última vez em 2019. Am bas são idealizadas pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e governo municipal.
De acordo com a presidente da Acil, Graciela Black, a união das feiras é um momento ímpar na história da associação em seu cen tenário. “Estamos muito otimistas com os resultados, tanto com o en volvimento do público quanto nos negócios gerados.”
Graciela reforça ser um evento que traduz a força da economia
O setor de serviços do parque e de montagem dos estandes mobi lizam centenas de profissionais e abrem oportunidades. A empresa responsável pela limpeza e segu rança contratou pelo menos 150 trabalhadores temporários.
De acordo com a responsável pela terceirizada, Odiles de Souza, a remuneração média chega a R$ 2,5 mil para o período de dez dias. “As vagas foram todas preenchi das apesar da dificuldade de en contrar interessados.”
A feira que mobiliza 400 exposi tores é um dos principais momen tos para lançar produtos e reforçar o relacionamento com os clientes. No caso da Languiru, a coopera tiva prepara atividades para os produtores e clientes dos diversos segmentos da marca. Também será momento para apresentar projetos de expansão na área de grãos.
Já se passaram quatro anos desde a última Expofeira. Nesse período crescemos muito e abrimos novas unidades como é o caso do supermercado no shopping e o frigorífico de bovinos.”
De acordo com o gerente de marketing da Languiru, Alexan dre Schneider, é necessário o contato com o público para mos trar uma nova cooperativa. “Já se passaram quatro anos desde a última Expofeira. Nesse período crescemos muito e abrimos novas unidades como é o caso do super mercado no shopping e o frigorífi co de bovinos.”
No estande da Languiru a pro posta aos visitantes é representar todas as etapas da cadeia produ tiva. Serão promovidos encontros
com associados, atividades de culinária e experiências gourmet. “Vamos lançar um projeto com treinamentos e participação de chefes renomados”, reforça Sch neider.
Outra iniciativa é da Sollar Sul. A empresa do segmento de energia fotovoltaica vai proporcionar pas seios de helicóptero. A campanha consiste em presentear clientes que fecharem negócios durante a feira. Os voos serão viabilizados nos dias 18, 19 e 20 de novembro.
De atividades voltadas ao re lacionamento com associados a espaços interativos. A Sicredi In tegração RS/MG promove uma série de ações durante a feira. O destaque no entanto, será a oferta de taxas de crédito especiais para negócios durante a Expovale + Construmóbil.
A ênfase está nas linhas de cré dito para compra de sistemas de energia fotovoltaica, materiais de construção, máquinas e equipa mentos. A cooperativa também terá descontos exclusivos na taxa de administração para os consór cios de automóveis, caminhões, tratores, máquinas, equipamentos e imóveis.
Quando: 10 a 15 e 17 a 20 de novembro Onde: Parque do Imigrante, em Lajeado Ingressos: R$ 15 (acesso do parque)
Horários da feira no primeiro fim de semana 10/11 - hoje: 17h às 22h 11/11 - amanhã: 14h às 22h 12/11 - sábado: 10h às 22h 13/11 - domingo: 10h às 22h
Adultos: R$ 15,00 Meia entrada: R$ 7,50 Dias de acesso gratuito: - 10/11: 18h às 22h - 11/11: 14h às 17h - 17/11: 14h às 17h - 18/11: 14h às 17h
Destaques do primeiro dia 17h30min – Orquestra Colégio Gustavo Adolfo/Univates 18h – Cerimônia de abertura 20h – Abertura da Avenida do Turismo e apresentações culturais 20h30min – Inauguração do Muralismo: pintura em homenagem aos imigrantes
visitantes;
em negócios.
O Grupo A Hora mobiliza mais de 50 profissionais para gerar e transmitir conteúdo durante a Expovale + Construmóbil. As informações serão distribuídas pelo jornal, portal, site e plataformas digitais.
Antes mesmo da abertura oficial da feira a programação na Rádio A Hora 102.9 traz informações dos bastidores e preparativos do maior evento do Vale do Taquari. Para que ouvintes e leitores tenham a melhor experiência possível, o grupo conta com estande e completa estrutura no Parque do Imigrante.
Sem perder o olhar sobre os demais fatos da região, a Central de Jornalismo terá foco para trazer os destaques e curiosidades da feira. “O
espaço do Grupo A Hora foi pensado para a transmissão dos programas, seja pelo rádio ou live, mas também como um ambiente de interação com a comunidade e parceiros”, destaca o comunicador Fabiano Conte.
Outro destaque do Grupo A Hora durante a Expovale + Construmóbil é o lançamento de duas publicações. Amanhã às 18h30min será apresentado o livro “Vale do Taquari”. A obra bilíngue traz com ênfase o potencial turístico da região. Já na segunda-feira, 14, será lançada a revista “Valores”, uma produção sobre a pesquisa TOP 100 que apresenta as marcas mais lembradas e personalidades regionais.
Hoje
8h10min – Frente e Verso 10h – O Vale em Pauta 17h – Happy Hour 18h – Live da abertura da feira 19h – Nossos Filhos 20h – A Hora Esportes 21h – Live especial Expovale
Amanhã
15h – Redação nas Ruas 17h – Happy Hour
18h30min – Live do lançamento de livro sobre o turismo no Vale 19h – Good Vibes 20h – A Hora Esportes 21h – Live especial Expovale
Sábado, 12
10h – Pra Você
11h30min – Pauta de Sábado 17h – Programa especial Expovale
19h – Programa especial Expovale
Domingo, 13
10h – Fogo de Chão 18h – Programa especial 19h – Live especial Expovale
Unidade atenderá cães e gatos de rua e também de famílias inscritas no CadÚnico. Intenção é reduzir custos com castrações terceirizadas. Abertura das propostas ocorre na próxima semana
e de famílias carentes em clínicas conveniadas. Além disso, o canil não tem capacidade adequada para a execução do procedimento.
“Inicialmente, vamos seguir com o atendimento de pessoas de baixa renda. Hoje, nós terceiri zamos castrações fora e isso gera um custo a mais para o município. Com a clínica, teremos esse espa ço próprio, com uma sala cirúrgi ca bem compatível e moderna”, pontua. No local, também serão feitas cirurgias diversas, diagnós ticos clínicos e atendimentos ge rais aos animais.
Mateus Souza mateus@grupoahora.net.br LAJEADOde Lajea do avança na constru ção da primeira clínica veterinária municipal. Depois de abrir licitação no fim de outubro, o Executivo deve definir a empresa responsável pela obra nos próximos dias. A abertura das propostas ocorre na próxima quarta-feira, 16. O investimento previsto é de R$ 610,2 mil.
Com projeção de executar até 30 atendimentos diários, a clínica será construída no bairro Conven tos, ao lado do canil municipal. A estrutura terá 184,72 metros quadrados. Os projetos estrutural, arquitetônico e elétrico foram de senvolvidos por engenheiros e um arquiteto do município.
Conforme o secretário muni cipal de Meio Ambiente, Sanea mento e Sustentabilidade, Luis Benoitt, a intenção de construir uma clínica veterinária se dá pelo alto custo do município com cas trações de animais abandonados
Segundo Benoitt, desde março, o município encaminhou 587 cas trações de cães e gatos em clínicas terceirizadas. São animais de tuto res de baixa renda, habilitados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que não pos suem condições de arcar com os custos do procedimento em clínica particular.
“Se for orçar, não baixa de R$ 500. É complicado para quem ganha um salário mínimo”, frisa o secretário. O custo do governo com castrações terceirizadas che gou a R$ 179 mil neste período. Deste valor, R$ 142 mil foram para procedimentos em cães e ga tos do sexo feminino.
Para atuar na futura clínica, Benoitt comenta que o município conta com uma médica veteriná ria. “Nós encaminhamos pedido para mais um profissional, pois só teríamos um, além do pessoal da limpeza e manutenção”, frisa.
da Vale Log, Adelar Steffler participa da Missão de Estudos do Ramo Transporte, que levou 25 cooperativas do setor para Israel. A viagem começou no dia 6, segue até amanhã e inclui visitas técnicas a Jerusalém, Holon, Haifa e Tel Aviv. O grupo também partici pou de uma reunião em Roma, na Aliança Cooperativa Italiana.
Em Jerusalém, a comitiva par ticipa de reunião com o Escritório da Apex Brasil e Embaixada Bra sileira, além de visitas à Startup National Central e Cooperativa de Taxistas. Na cidade de Holon, os participantes conheceram a Agência Smart Mobility e a Egged – maior cooperativa de transporte de Israel, com 90 anos de história e controle de 35% do mercado de transporte público de passageiros.
O
ção marítima de Israel. O roteiro inclui ainda reunião com a em presa Eco Motion e visita à Smart Mobility Community – parceria público-privada voltada ao fo mento da inovação no segmento de transporte.
– a Intertraffic. Realizado desde terça-feira na Cidade do México, o evento termina hoje e debate objetivos que vão da redução das mortes e acidentes no trânsito à diminuição dos índices de poluição.
Nossa sugestão, nestas primeiras semanas pós-eleições, é de muita calma e paciência. Evitar que uma decisão emocional atrapalhe todo um planejamento de longo prazo. Como todo cenário, este traz consigo muitas oportunidades, é preciso estar atenta a elas.”
Lajeado, a Liquid Works participa
de um dos eventos mais relevantes
Entre os temas debatidos estão infraestrutura, gestão de tráfego e estacionamento. Cofundador e CTO da Liquid, Rafael Monteiro afirma que a participação na In tertraffic visa buscar exemplos de inovação e inspiração.“Existe uma distância entre desenvolvedores/ fornecedores de novas tecnologias e a comunidade em geral.”
• Vagas para motoristas – Sete transportadoras do Vale do Taquari se uni ram para realizar um feirão de contratações de motoristas. A ação ocorre no sábado, 12, na unidade de Lajeado do Sest/Senat, com participação das empresas Tomasi Logística, Scapini, Trânsito Brasil, Transvr, Ex presso Leomar, Dinacon e Nutritec. De acordo com o vice-presidente do Setcergs, Diego Tomasi, por envolver diferentes empresas e operações existem oportunidades para motoristas de Curta distância, com faixa salarial de cerca de R$ 3 mil, além de média e longa distância, cuja faixa salarial chega a R$ 5 mil (valores incluindo benefícios.)
• Mercado editorial – As vendas no mercado de livros, jornais, revistas e papelaria no Rio Grande do Sul subiram 53,1% em setembro na compa ração com agosto. O segmento apresentou o segundo maior crescimento para o período, em que as vendas do comércio gaúcho registraram queda de 1% no total. No recorte do varejo ampliado, que considera materiais de construção e veículos, os estabelecimentos gaúchos ficaram no positivo, com alta de 1,5%. O melhor desempenho ficou com a venda de combustíveis, com elevação de 73,5% – efeito das reduções de preços após os cortes das alíquotas de ICMS.
• Safra de grãos – A safra de grãos 2022/2023 deve chegar a uma produ ção de 313 milhões de toneladas, um aumento de 15,5% em relação ao resultado obtido no último ciclo, o que representa quase 42 milhões de toneladas a mais. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o crescimento reflete uma estimativa de elevação na área plantada da soja. A projeção é que cerca de 43,2 milhões de hectares em todo país sejam destinados para a semeadura do grão, que deve resultar na produção de 153,5 milhões de toneladas. Para o milho, a expectativa da Conab é de uma produção total de 126,4 milhões de toneladas.
Placas instaladas na área descrevem os animais que habitam o espaço e identificam as entradas do terreno. Iniciativa faz parte de um projeto de recuperação do local
do Meio Ambiente (Sema) para a recuperação da área.
De acordo com o coordenador do setor administrativo da Sema, Gustavo Enger, nos últimos anos, o espaço não tinha iluminação e muitas pessoas não sabiam onde o parque estava localizado. Por isso, uma placa de madeira na entrada do terreno, pela rua Liberato Sal zano Vieira da Cunha foi instala da, e outra deve ser colocada perto do Clube Tiro e Caça (CTC).
Galinha-D’Água e Pato-do-mato são aves que habitam o Parque do Engenho, em Lajea do. Agora, a história delas pode ser conhecida pelos visitantes do es paço público por meio de placas de identificação. A iniciativa faz parte de um projeto maior da Secretaria
Enger destaca que a manuten ção do parque era feita pela Se cretaria de Obras e algumas so licitações não eram atendidas. A partir de 2017, e com o plano de tornar o espaço melhor habitado, o Engenho recebeu uma série de obras, como a reforma da roda e colocação de luminárias financia das por meio de multas ambien tais. Assim, ao invés de fazerem o depósito para o fundo do meio ambiente, as empresas investiram no parque.
Colocação de placas de identificação faz parte de um projeto de recuperação do parque
O local também recebe decora ção natalina neste ano e a Sema programa o Natal no Parque do Engenho, com missa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Além da gruta, a área de 1,4 hectare também contempla a Ponte do Lago do Engenho, Roda D’água, local de trilha, o Arroio do Enge nho e a Sema.
A melhoria do espaço também permite que a comunidade volte a frequentar o parque com seguran ça. Por isso, a passagem de carros pelo trajeto foi proibida e a Briga da Militar faz rondas constantes. Moradora do Centro, Deise Franco voltou a passear pelo par que com filha Olívia, de um ano
e seis meses, nos últimos dias. A mãe conta que alguns meses depois da menina nascer, o local era o destino diário de passeio das duas.
“Acho que esse é o lugar que ela mais visitou. Ela gosta daqui, dos patos. Tem muita natureza, é cer cado de árvores”, destaca Deise.
Ela afirma já ter visto as placas que contam a história do parque, mas as lâminas com o histórico das aves que habitam o espaço chamou sua atenção.
A catalogação dos animais foi feita pela equipe de biólogos da Sema, por meio, também, de câ meras noturnas. Nas placas, uma breve explicação é encontrada. As sim, é possível identificar o Biguá, uma ave aquática de coloração pre ta com o dorso cinza. Outro animal encontrado no local é a Galinha D’água, de cor vermelha, preta, branca e amarela. Além disso, o Pa to-do-mato também foi cataloga do, com a penugem preta e branca, podendo apresentar outras cores.
A história do Engenho começa em 1862, quando Antônio Fialho de Vargas, então proprietário das terras, ordenou a construção da serraria, um engenho de serrar madeira. Os 19 escravizados que trabalhavam no terreno cavaram valetas e amontoaram pedras para construir a infraestrutura necessária.
Depois de compras e vendas das terras com o moinho, a roda passou a fornecer luz ao Hospital São Roque até 1936. E, em 1941, a grande enchente daquele ano destruiu o engenho.
A prefeitura adquiriu as terras em 1962, e transformou o espaço em atração turística. Dez anos depois, em homenagem ao centenário da família Schlabitz, a área foi denominada Parque Municipal Schlabitz e considerada por lei como bem de uso comum.
Natural de Bom Retiro do Sul, Jerônimo Freitas foi eleito para comandar o clube do Vale do Sinos
Ezequiel Neitzke ezequiel@grupoahora.net.brEmagosto de 2017, Je rônimo Freitas deixou Bom Retiro do Sul para levar Kesley Mattes, Emerson Gaspar e Vitor Gonçal ves até o EC Novo Hamburgo para jogar nas categorias de base. Cin co anos depois, Freitas é eleito o presidente da instituição para dar sequência ao projeto de desenvol vimento do clube.
A relação começou em uma ne cessidade. Como a equipe não ofe recia alojamento, Freitas alugou uma casa para os atletas. Depois de um período, o local virou uma república e com isso iniciou-se a aproximação com o Anilado.
Destaca que a escolha pelo clu be foi por considerá-lo a quarta força do Rio Grande do Sul, atrás apenas da dupla Gre-Nal e Juven tude. Além disso, cita a localiza ção próxima da capital e o título do Gauchão em 2017 como outros fatores importantes.
Em 2020, durante a pandemia, se aproximou ainda mais do Noia, em uma parceria com João Han sen, criaram a Vale World e assu miram o projeto de coordenar e gerir as categorias de base
A eleição para presidente o pe gou de surpresa. Durante o pro cesso, haviam duas chapas con correndo ao posto, porém durante a Copa FGF, um dos postulantes ao cargo foi conhecer o trabalho na base e gostou do processo de reorganização e reestruturação. Após isso citou que o melhor ca minho para o clube seriam os candidatos se unirem para indicar um terceiro nome para comandar o clube. Freitas foi o nome esco lhido. A eleição foi realizada na noite dessa terça-feira, no Estádio do Vale. Ele terá como vice-presi dentes Vinicius Hansen e Marcelo Schauler. A posse está marcada para o próximo dia 22.
Freitas pretende projetar atletas ao mercado e tornar o time autos suficiente. Além disso cita que o objetivo é trabalhar com jogadores negociáveis. “Sei do tamanho do Novo Hamburgo e a dificuldade que é para um clube buscar receitas. Sempre falo que padaria vende pão e clube de futebol tem que vender atletas”, diz.
Para 2023, projeta os desafios, com a disputa do Gauchão, Série D e Copa FGF. No Estadual a ideia é fazer uma competição sólida para buscar vaga na Série D de 2024 e uma vaga na Copa do Brasil. “Te mos sempre que almejar coisas grandes, pensar em classificação e fazer uma ótima temporada. Esse é o objetivo de 2023.
zação financeira do clube. Hoje o Novo Hamburgo é um clube saudável com as contas em dia, então temos que manter isso. Mi nha prioridade é buscar negócios para a equipe se tornar um clube autossustentável. Hoje a gente é referência como clube de base, somos a nona melhor base do Sul do Brasil, queremos trazer isso para o profissional também.
Como será a ligação com o Vale do Taquari?
Freitas – O Vale sempre teve uma expressão bacana dentro do Novo Hamburgo. Teve o Diego Zieeg, que é um excelente profissional. Teve meninos de
sai de jogador. Sempre falo que nosso amador é mais forte que a Divisão de Acesso do Gaúcho. O Vale do Taquari é a melhor região de atletas.
Onde o Novo Hamburgo vai estar no fim do teu mandato?
Freitas – Espero que esteja no tamanho que ele representa no Estado. Se eu te disser que ele vai estar em uma série eleva da no Brasileirão será prepo tência minha. Vamos trabalhar para brigar pelo título Gaúcho e pelo Acesso na Série C. Se o Novo Hamburgo estiver na C ao fim do meu mandato, será um trabalho bem feito.
Com a palestra “D’Ale: o ídolo como você nunca viu!”, ex-camisa 10 colorado promete abrir o coração e falar sobre os bastidores da carreira
Caetano Pretto caetano@grupoahora.net.brUmdos maiores ídolos da história do Interna cional sobe ao palco do Teatro Univates hoje à noite. Na palestra “D’Ale: o ídolo como você nunca viu!”, Andrés Ni colás D’Alessandro promete abrir o coração e falar sobre os bastidores do futebol, glórias e detalhes da car reira. O evento inicia às 19h30min e ainda tem ingressos à venda.
As entradas para a palestra têm valores que variam de R$ 50 a R$ 150 e podem ser adquiridas direta mente no site do Teatro Univates. Também, haverá ponto de venda na Biblioteca da Univates até duas horas antes do início do evento. Na hora, é possível comprar entradas na bilheteria do teatro. Até a tarde de ontem, cerca de 700 ingressos haviam sido vendidos.
Uma das fãs que estará na pla teia é Sheyla Gonçalves Andersen. Moradora de Marques de Souza,
ela estará acompanhada do filho Dalessandro Andersen Gross, de menos de um ano. “Não consigo nem expressar direito o que estou sentindo, poder realizar um so nho desses é fantástico, só posso agradecer por ter esta oportuni dade e ao próprio D’Ale por tudo que fez, não a toa dei ao meu fi lho o seu nome”, diz emociona da. Sheyla adquiriu o ingresso vip e com isso poderá fazer uma foto com o filho ao lado do ídolo.
“El Cabezón” encerrou carreira como jogador com a camisa do In ter em abril de 2022, na vitória so bre o Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro. O argentino é o segun do futebolista com mais apresen tações na história do clube, com 529 partidas.
Marcou também 97 gols, fez 113 assistências e conquistou 13 títu los. Em 2010, campeão e protago nista no título da Copa Libertado res, foi eleito o melhor jogador em atividade na América do Sul.
D’Ale atuou ainda por outros seis clubes na carreira: River Pla te-ARG, Wolfsburg-ALE, Ports mouth-ING, Real Zaragoza-ESP e San Lorenzo-ARG, além de ter defendido a Seleção Argentina, pela qual venceu o Mundial Sub-
D’Alessandro se aposentou em abril deste ano com 529 partidas pelo Internacional. Nas próximas semanas, será comentarista do Sportv na Copa do Mundo
20, os Jogos Olímpicos 2004 e chegou ao vice-campeonato da Copa América 2004.
Fora dos campos, D’Ale tornouse referência na área social ao de senvolver e executar, como embai xador, o evento Lance de Craque. Em seis edições, a partir de 2014, o projeto arrecadou mais de R$ 3 milhões, doados para 30 institui ções sociais e entidades assisten ciais do Rio Grande do Sul.
O craque também é embaixa dor do Instituto do Câncer Infantil para toda América Latina (ICI). Ele também será comentarista do SportTV nas transmissões da Copa do Mundo Catar 2022.
Em caso de dúvidas sobre a pa lestra, contate o Teatro Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ra mal 5946, ou pelo e-mail bilhete ria@univates.br.
falamos em ginástica, logo vem na memoria grandes atletas dando mil e uma piruetas no ar. Mas na verdade, a ginástica é qualquer movimentação que o ser huma no seja capaz de realizar, como o caminhar, correr, saltitar, empurrar, puxar, pendurar e rolar. Claro que isso fica um pouco mais complexo quando se trata de ginástica de competição, em que precisamos dife renciar alguns conceitos para melhor entendimento: 1- Ginástica de Trampolim, 2- Ginástica Artística Mas culina, 3- Ginástica Artística Feminina, 4- Ginástica Rítmica , 5- Ginástica Acrobática, 6- Ginástica Aeróbi ca, 7- Ginástica para Todos e por ultimo 8- Ginástica Parkour. Todas estas são ramificações da ginastica e possuem características próprias, mas com mais um ponto em comum: to das elas vem conquistado ótimos resultados nos úl timos aos.
Na ginástica artísti ca, a primeira medalha em mundiais obtida pela querida gaúcha Daiane dos Santos com seu ines quecível solo ao som de Brasileirinho (2003). A pri meira medalha olímpica obtida pelo atleta Arthur Zanetti no aparelho argo las no ano de 2012 e em 2016 a sua segunda me dalha olímpica. Duas me dalhas olímpicas em uma mesma edição (2021) pela Rebecca Andrade, que re centemente, em novem bro deste ano, conquistou a primeira medalha de ouro no individual geral em um campeonato mun dial. Na ginástica rítmica também tivemos excelentes resultados em Copas do Mundo e em Mundiais e na ginástica de trampolim os resultados são excelentes. Em 1994 Rodolfo Rangel trouxe a primeira medalha internacional para o Brasil nesta modalidade, em 1998 foi primeiro campeão do mundo no aparelho Duplo Mini Trampolim, em 2011 a equipe do brasil conseguiu o feito inédito com a medalha de prata por equipes no mesmo aparelho e novamente ser campeão mundial depois de 13 anos com o atleta Bruno Martini.
Em Lajeado não é diferente, a equipe de competi ção de ginástica de trampolim vem representando o Rio Grande do Sul desde 2014, em Daytona-Estados Unidos, e 2015, Odense-Dinamarca, com a atleta Le ticia Eiko. Em 2017 em Sofia-Bulgária, com a atleta Isadora Uhry, 2018 em Saint Petersburg-Russia com os atletas Gustavo Laureano dos Santos, Igor Heineck Ouriques, Amanda Luisa Henckes e Isadora Uhry, em 2019 com os atletas Igor Heineck Ouriques e Amanda Luisa Henckes. Nossa ginástica vem se desenvolven do e tem demonstrado o trabalho de excelência que temos na região. Começando com as escolinhas e os movimentos básicos até a ginastica de rendimento, que já provou que tem potencial para ir além e con quistar muito mais.
Taquari sediava a festa de 110 anos do Asilo Pella Bethânia, em 10 de novembro de 2002. Mais de quatro mil visitantes presti giavam o aniversário da entidade. Há vinte anos, a instituição abrigava 185 idosos e 80 crianças.
Na época, conforme o então diretor do Pella Bethânia, Idylio Schaffer, o custo mensal de cada residente ultrapassava o valor de dois salários mínimos. Nem todos tinham condições de pagar, então o asilo arcava com os custos.
Conforme a reportagem do Jornal O Informativo, quase tudo o que era consumido pelos residentes era produzido por eles mesmos, em conjunto com os funcionários. Naquela época, a instituição ainda abrigava crianças, o que foi encerrado a partir de 2010.
O aniversário de 130 anos da Associação Beneficente Pella Bethânia é comemorado no dia 19 de novembro deste ano. Hoje, em torno de 140 idosos e pessoas com deficiências são atendidas pela instituição.
Desenvolvimento tecnológico - Em 2002, pesquisadores da USP construíam um laser para análise de moléculas biológi cas. Conforme notícia da Folha de São Paulo, o equipamento seria utilizado como uma balança para pesar proteínas (a nível molecular). A invenção rendeu um prêmio Nobel ao japonês Koichi Tanaka e os brasileiros tentavam construir o equipamento aqui no país, já que o valor do laser no mercado ultrapassava os 500 mil dólares.
Na festa, diversos colégios da região participaram das comemorações, inclusive com apresentações artísticas
Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento Dia Nacional do Trigo Dia de Prevenção e Combate à Surdez
Santo do dia: São Leão Magno
Há 50 anos, o então secretário de Saúde do Estado, Jair Soares, visitava o Vale do Taquari para inaugurar o novo Posto de Saúde de
Santa Clara do Sul. No início, o Posto funcionava anexo ao Hospital da cidade, mas o prédio próprio estava em planejamento.
Também há cinco décadas, o governo do estado estudava a construção de uma estrada ligando a cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, à “RS-13” ou Estrada da Produção (hoje BR-386), nas proximidades de Estrela.
Ataque no Simba Safári - Cinquenta anos atrás, São Paulo tinha um parque de leões na cidade, chamado de Simba Safári, junto ao Zoológico de Água Funda. Eram mais de 100 mil metros quadrados de área, onde dezenas de leões viviam. Em 10 de novembro de 1972, a Folha de São Paulo trazia a notícia de que um dos tratadores fora mortalmente ferido por um dos animais, ao descer do jipe e se aproximar do leão, o que era proibido.
Naquela época, o Daer pretendia ligar o polo metalmecânico de Caxias do Sul ao litoral norte do RS, além da Estrada da Produção. Hoje, a rodovia entre as cidades é conhecida como Rota do Sol ou RS-453.
Aeleição terminou. Ainda que existam alguns dissidentes batendo continência nas trincheiras ideológicas, está na hora de começarmos a brigar por outras coisas. Vamos virar a página desse ringue político, de canhotos versus destros. Como sou ambidestro, não entendo essa confusão.
Entre as temáticas interessantes para mantermos o enfrentamento social, sugiro voltarmos às raízes. Quem sabe pagode contra rock? Quem é Nirvana perto do Molejo? Ou Rolling Stones na comparação com o Trio Mocotó?
Na arte de fazer inimigos tenho pós-graduação. Minha especialização é esculachar o senso comum. Renato Russo – vamos brigar agora – foi um chato. O som é “paia”, as composições enfadonhas e não tenho
nenhuma memória afetiva por “Faroeste Caboclo”.
Veja só, é a história de um bandidão esotérico. O que levou o João de Santo Cristo a ameaçar o general de dez estrelas? É mesmo por ele ser do signo de Peixes com ascendente em Escorpião? Destemido e temido por conhecer astrologia? Sei lá, pra mim um mestre do crime que lê horóscopo não inspira credibilidade.
Agora, em qual canto vou ficar? No lado do samba ou do rock? De fato, prefiro continuar batendo nos dois. Dou o tapa e escondo a mão. No morde e assopra, ao mesmo tempo que critico também vejo qualidades. Como no nosso país não é possível ficar em cima do muro, permaneço na defesa da ironia. Entre levar gostos pessoais ao nível UFC e fazer a piada com a pequenez humana, sigo no humor, uma das armas mais potentes para ridicularizar qualquer polarização.
O Colégio Castelo Branco, maior escola pública da região, retomou nesta semana a Rádio Escola. Acompanhei a transmissão dessa nova temporada. A professora Vilma Carrasco Lema, responsável pelo projeto, ressalta o protagonismo dos alunos, tanto em buscar o engajamento de colegas à montagem dos equipamentos às transmissões.
Também importante destacar o investimento por parte da instituição. A diretora, Jurema Ferreira de Oliveira, destaca que o projeto se incorpora ao novo Ensino Médio, nas trilhas de Empreender, Comunicar e Transformar. “Queremos aprimorar nossos projetos, sempre pensando em oferecer o melhor aos alunos.”
Também conheci alguns dos alunos responsáveis pela Rádio Escola, como as coordenadoras do turno da manhã, Thueicy Soares, e Milana Feil. Para além de garantir a trilha sonora do recreio, os alunos conhecem técnicas de locução, de comunicação, oratória funcionamento de equipamentos de áudio e também em vídeo. Em uma transmissão ao vivo pelo Instagran, durante a feira do livro, tiveram mais de 5 mil visualizações.
No Mundo Senai, tive a satisfação de mediar uma conversa muito bacana com alunos da primeira turma do Trilhas da Inovação e os que fazem as formações deste ano. Também houve a participação do secretário de Desenvolvimento de Lajeado, André Bücker, e do diretor executivo da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), Cristiano Zanin.
Dos 69 alunos certificados na primeira edição, conforme o gerente da unidade, Jerry Hibner, são pelo menos 17 que ingressaram no mercado de trabalho, por meio do Jovem Aprendiz. Também continuam a formação técnica.
Estamos falando de um primeiro contato com o mundo do trabalho ainda no Ensino Fundamental. São adolescentes que iniciam uma caminhada com mais base sobre qualidades e aptidões. Enquanto o mercado diz que falta mão de obra, uma forma de mudar essa realidade é possibilitar conhecimento a esses estudantes. O Trilhas da Inovação é uma das grandes iniciativas do Pro_Move.
um ano da constituição da Secretaria de Jus tiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), que agregou em uma mesma pasta a Susepe (Superinten dência dos Serviços Penitenciários) e a Fase (Funda ção de Atendimento Socieducativo), se pode dizer que muitos foram os desafios, mas um caminho de sucesso já foi trilhado.
De um início adverso, em meio à pandemia, e tendo de dar conta de um novo espaço físico para a Susepe, após o incêndio no prédio da SSP (Secretaria da Segurança Pública), aos pou cos fomos construindo uma política de direitos humanos con jugada com a garantia da dignidade aos servidores, às pessoas privadas de liberdade, aos socioeducandos e suas famílias.
Iniciamos a qualificação e a sistematização de dados através do Observatório do Sistema Prisional e da Socioeducação, que permitiu um planejamento mais efetivo, apostando em políti cas para mais segurança no sistema penal, além de proteção e oportunidades aos jovens.
Trabalhamos na mo dernização das estrutu ras, com aquisição de equipamentos e treina mento dos servidores, inclusive com novos concursos da Susepe e da Fase, mas também in vestimos fortemente no tratamento penal, com termos de cooperação, de utilização do traba lho prisional, convênios com universidades para a formação de pessoas privadas de liberdade e inauguração de unidades básicas de saúde.
Mas em termos de en tregas estruturantes no período, há de se destacar a inaugu ração do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), que coloca em um novo patamar a entrada da popu lação prisional no sistema penitenciário; a demolição e recons trução da Cadeia Pública de Porto Alegre, antigo Presídio Cen tral, resolvendo um problema histórico de violação de direitos humanos; e a inauguração do Centro da Juventude de Viamão, propiciando a ampliação de possibilidades profissionais e cul turais aos jovens em situação de vulnerabilidade social.
Essas realizações reafirmam o nosso compromisso de, mesmo atuando em áreas extremamente sensíveis à sociedade, potencia lizar a busca de justiça e de recuperação da dignidade humana.
Essas realizações reafirmam o nosso compromisso de, mesmo atuando em áreas extremamente sensíveis à sociedade, potencializar a busca de justiça e de recuperação da dignidade humana.”
Rolling Stones ou Trio Mocotó? E quando o pagode vira rock?A turma da rádio pela manhã: Lívia, Natasha, Jean, Eduarda, Jéferson, Mayara, Vilma (professora) e a diretora Jurema. Em frente, Milana e Thueicy Por mais de uma hora, conversamos sobre planejamento de carreira e sobre a importância da educação para melhorarmos nossa vida e a nossa cidade xFILIPE FALEIRO FILIPE FALEIRO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Orçada em R$ 350 mil, obra é considerada essencial para que o Hospital São Gabriel Arcanjo atenda as exigências da Vigilância Sanitária e da Secretaria Estadual de Saúde. Unidade passa por reformulação e liberação do piso superior, onde estão leitos de recupe
ração e enfermaria depende do funcionamento da estrutura. Instalação vai facilitar circula ção entre os andares, quartos e outros setores. Gestores correm atrás de recursos junto ao município, Ministério da Saúde e deputados para viabilizar investimento.
Durante quatro dias, município será ponto de encontro de roquei ros de todo o RS. Programação do 8º Dia Mundial do Rock ini cia amanhã, na Praça Henrique Brückner. Ao todo, 20 bandas irão se apresentar, com destaque para os artistas locais e grupos como Ultramen, Nenhum de Nós e Rosa Tattooada.
Negociação com a DMG, hol ding localizada em Caxias do Sul, chegou a R$ 16 milhões por 49% das ações. Considerado um dos gigantes do setor de energia foto voltaica, empreendimento sedia do em Taquari poderá expandir atuação no mercado.
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Arroio do Meio
Dia 10 - quinta-feira
8h30min – Missa no Presídio
19h – Reunião da Comarca de Arroio do Meio em Arroio do Meio
Dia 11 - sexta-feira
8h30min – Atendimento do padre na casa paroquial
Preparação da Primeira Eucaristia na Forqueta Baixa:
17h30min – Confissão das crianças
19h30min – Vigília de Oração com os pais e padrinhos
19h30min – Preparação da celebração do batismo na Matriz
Dia 12 – sábado
Assembleia Diocesana da Juventude no Seminário
15h – Missa em São Roque
18h – Missa na Matriz
18h – Missa com primeira eucaristia na Bela Vista
18h – Celebração da Palavra no Loteamento Glória
Dia 13 – domingo
Assembleia Diocesana da Juventude no Seminário
8h30min – Missa na Matriz
9h – Missa com primeira eucaristia na comunidade do Novo Horizonte
10h – Missa na Medianeira e Festa da comunidade
Celebração da Palavra:
8h30min – São Caetano, Forqueta, Aimoré, Rui Barbosa
8h45min – Linha 32
9h – Palmas, Arroio Grande Superior e Forqueta Baixa
Dia 16 - quarta-feira
14h30min – Missa na Cascata
18h – Confissão das crianças da primeira eucaristia na Rui Barbosa
Preparação da Primeira Eucaristia na comunidade Aimoré:
- 17h30min – Confissão das crianças - 19h30min – Vigília de Oração com os pais e padrinhos
Dia 14 – Segunda-feira
18h15min – Matriz – Missa com cantos gregorianos;
19h – Matriz – Terço dos homens.
Dia 15 – Terça-feira
15h - Matriz – Chá da comunidade;
20h – Matriz – Encontro do Grupo de Oração Renovação em Cristo.
Dia 16 – Quarta-feira
19h – Matriz – Missa com Benção da Saúde;
20h – Salão paroquial – Reunião das diretorias da paróquia.
Dia 17 – Quinta-feira
19h 30min – Paróquia São Francisco Xavier –Reunião de Comarca;
20h – Núcleo Santa Cecília – Celebração
Dia 18 – Sexta-feira
19h30min – Matriz – Reunião CPP;
Dia 13
9h - Culto de Confirmação - Três Saltos Festa do Coral Brasil em Tamanduá
Equipamento é demanda antiga da casa de saúde e imprescindível para atender às normas sanitárias e liberação do segundo pavimento. Adequações estão orçadas em R$ 350 mil
Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.bratender exigências da Vigilância Sanitária e Secretaria Estadual da Saúde, a administração do Hospital São Gabriel Arcanjo busca recursos para construção de um elevador entre os três pavimentos do prédio.
A obra é orçada em R$ 350 mil. Os gestores da casa pretendem correr atrás de recursos no Ministério da Saúde, governo municipal e emendas parlamentares para viabilizar a es trutura que foi projetada pela primeira vez em 2016. De acordo com o gerente administrati vo, Ramon Zuchetti, a instalação vai facilitar a circulação entre os andares, quartos, área externa e lavanderia.
A liberação do piso superior também depen de da obra. Cerca de 70% do espaço foi refor mulado para comportar leitos de recuperação e enfermaria. “Não é possível estipular um prazo, buscamos esse valor e queremos iniciar a obra o mais rápido possível”.
A obra é uma das últimas no cronogra ma de reformulação. Nos últimos dois anos houve investimentos na troca do telhado, consultórios, sala administrativa, área de espera e pintura.
Para reduzir custos, Zuchetti, destaca que a gestão vem buscando formas para melhorar a
saúde financeira, assim como outros hospitais do interior. Nesta semana, iniciou a operação do sistema fotovoltaico que possibilita a redu ção de até 75% na conta mensal de energia.
O investimento foi financiado pela RGE Sul por meio do Programa de Eficiência Energé tica. Assim, 56 placas foram instaladas num custo de R$ 300 mil. Toda a energia gerada é utilizada pela própria casa de saúde, o exce dente vai para a rede que abastece as demais residências na área urbana.
Desde junho, o hospital conta com um con sultório de especialidades, onde são atendidas consultas particulares, demandas da prefeitu ra ou convênios com Unimed, União Assis tencial e Diersmann.
Ao todo são quatro médicos especialistas na área de nefrologia, homeopatia, neurolo gia, atendimento psiquiátrico e clínico geral. Neste ano, também, foram oferecidos exames de ecografia. Para viabilizar as consultas, foi adquirido um aparelho de última geração no valor de R$ 124 mil.
Com o objetivo de estimular a implementa ção de ações sustentáveis no município, vol tadas ao cuidado com a natureza, o Governo de Santa Clara do Sul oportuniza uma novi dade aos contribuintes neste ano.
Quem aderir ao Programa de Consciência Ambiental poderá receber até 15% de descon to extra no IPTU a partir de 2023. Somando aos demais benefícios vigentes, como de Bom Pagador, o desconto no imposto pode chegar a 25% a partir do próximo ano.
O cadastro no programa pode ser feito até 30 de novembro por meio do site do municí pio, na aba Consciência Ambiental, onde tem todas as informações de como se habilitar para receber o benefício, inclusive das com provações necessárias para cada item.
De acordo com a secretária de Gestão Es
MICRORREGIÕES : ARROIO DO MEIO, ENCANTADO, TEUTÔNIA e TAQUARI
Arroio do Meio
Comercial: Elton de Andrade eltondeandrade10@hotmail.com | 51 99911 .4328
Reportagem: Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.br
tratégica e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Mallmann, o programa incentiva os empreendimentos e moradores a contri buírem com a preservação ambiental por meio do uso racional dos recursos naturais, proporciona melhorias no ambiente urbano e fortalece a consciência socioambiental da comunidade.
Diretor
Diretor
Reportagem: centraldejornalismo@grupoahora.net.br
Cadastros podem ser feitos no site do município, onde pode ser encaminhada toda documentação e protocolo
São dez práticas consistem no programa e podem garantir o desconto entre elas a com provação de coleta correta de esgoto, sistema próprio de geração de energia, coleta de água e arborização. Para isso é necessário realizar um cadastro no site do município e seguir as orientações e se necessário apresentar a do cumentação solicitada.
Reportagem: centraldejornalismo@grupoahora.net.br
Acendimento da árvore na praça Flores da Cunha, luzes na área de lazer Pérola do Vale e decoração na Girando Sol serão os atrativos do município
Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.brAdecoração natalina tende a ser o principal atrativo dos visitantes neste fim de ano. Isso porque uma série de ações estão sendo organizadas no município tanto pela iniciativa privada, en tidades e poder público.
A atração confirmada nesta semana é decoração natalina na Girando Sol, localizada no bairro São Caetano. O evento denomina do “Acender das Luzes Natalinas” ocorre no dia 19 de novembro, quando a empresa promove uma programação especial para valori zar o momento.
Os trabalhos de instalação já iniciaram na rua Rua Arthur José Schroeder. Serão mais de 100 mil luzes dispostas em globos, estre las, anjos, presépio e novidades na fachada e pátio da empresa. As atividades contam com o envolvi mento de uma comissão interna de funcionários e o suporte técni co e artístico de Edemar Immich, conhecido na região pelo seu tra balho nesta área.
A previsão é superar o público de 2021, reunindo em torno de cinco mil pessoas no evento que é gratuito. “A expectativa é muito positiva, em especial por não ter mos mais a pandemia e pela pre sença da Orquestra de Teutônia”, destaca a coordenadora de marke ting, Amanda Borscheid.
Todo o local e imediações con tará com cadeiras, banheiros químicos e Food Trucks. A orna mentação ficará disponível para visualização até 8 de janeiro, sem pre das 19h30min às 1h30min, com exceção dos dias de chuva.
Outro destaque no município, é o dia 20 de novembro, quando ocorre o acendimento da árvore de natal na Praça Flores da Cunha,.
A estrutura projetada terá 21 me tros, uma das maiores do Vale do Taquari, construída em ferro en trelaçado pelas em parceria com as empresas Neugebauer e Disim Energia Solar.
Na área de lazer Pérola do Vale a intenção é atrair os visitantes tam bém com a iluminação no entorno do lago e pista de caminhada. As sim como em 2021, o espaço será decorado por Edemar Immich.
Ao longo de novembro, também
ocorre o Rodeio Crioulo Estadual do CTG Querência do Arroio do Meio, final do campeonato de vo leibol, a Cãominhada, a SportFest em Arroio Grande, a Feira de Saú de e o lançamento do Livro Um passo, no meu espaço.
O 8º Dia Mundial do Rock inicia na sextafeira, 11, e terá a apresentação de 20 bandas, workshops, encontros de motos e de carros antigos, além da 1ª Rústica Rock’n’ Run
Julia Amaral juliaamaral@grupoahora.netevento querido pelos moradores. “Nós vimos circulando crianças, adultos e idosos que passaram a gostar do evento, porque viram que é organizado, que tem clima de paz, de amizade”, conta.
Envolvido com a programação até hoje, Porsche foi um dos idealizado res do festival, em 2014, quando o evento ocorria em apenas um dia. A ideia surgiu em uma conversa infor mal e tinha o objetivo apenas de reu nir os entusiastas do rock. Ele conta que foi na década 90 que os jovens começaram a demonstrar interesse pelo gênero.
de 10 mil pessoas de vem passar pelo município nos próximos quatro dias. O motivo é um só: o Dia Mundial do Rock. O festival chega à sua oitava edição e reforça a relação do município com o gênero musical. De sexta-feira, 11, até segunda-fei ra, 14, 20 bandas locais, regionais e estaduais sobem ao palco na Praça Henrique Brückner, no centro.
A estrutura contará com palco e arena de show coberto, banheiros, praça de alimentação com diversas opções de lanches, venda de bebi das, comercialização de camisetas, artesanatos, brinquedos e acessó rios. Paralelo ao festival, ocorre o 6º Encontro de Motos, o 7º Encontro de Carros Antigos e a 1ª Rústica Rock’n Run.
Conforme o secretário de Turis mo, Cultura e Esportes de Imigran te, Charles Porsche, o festival é um
Sexta-feira, dia 11
Atividades para alunos de Imigrante e região
14h30 – Palestra “Falando Sobre Rock” com o jornalista e radialista Marcelo Petter
15h – Workshop de Guitarra com o professor Marcelo Fortes
15h30 – Workshop de Bateria com o professor Luis Carlos da Rosa
16h – Workshop de Contrabaixo com o professor Valdi Dalla Rosa
20h – Orquestra Municipal de Imigrante
21h – Premiação do Concurso Fotográfico e Cerimônia Oficial 21h30 – Rosa Tattooada
24h – Encerramento Sábado, dia 12
14h – 5º Encontro de Motos
14h – Avalanche
15h – Teutallica
16h – Nacional Kid
17h – The Wall
18h – Alibunani
20h – Ultramen
21h30 – O Bando
22h30 – Os Lupulados 24h – Encerramento Domingo, dia 13
Apresentações intercaladas com o Quarteto Fascínio 8h30 – Rústica Rock’n Run
foi criado em 2014 e, neste ano, deve atrair cerca de 10 mil pessoas
“Nós sempre tivemos aqui mui tas bandas de baile, conjuntos mu sicais, mas bandas de rock mesmo não havia ainda até o início dos anos 1990, quando surgiu a primeira banda, chamada Sombra de Gigan tes”, lembra. Aos poucos, o Festival se consolidou e hoje reúne em sua programação bandas reconhecidas pelo público.
9h – 6º Encontro de Carros Antigos
9h – Apresentações de alunos 9h30 – Apresentação da Orquestra Jovem de Imigrante
14h – Rebobinados
15h – Tri Beatles
16h – Sunset Riders
17h – Jony & Rock
18h – Fox Hunters 19h – Elixir
21h – Comunidade Nin-Jitsu 24h – Encerramento
Segunda-feira, dia 14
19h30 – Alpha Rock 21h30 – Nenhum de Nós 24h – Encerramento
Não haverá cobrança de ingresso, mas o público poderá realizar a doa ção de alimentos não perecíveis, que serão encaminhadas para entidades sociais, ou a doação espontânea para a manutenção das atividades culturais da Associação Cultural de Imigrante.
O 8º Dia Mundial do Rock é uma realização da Associação Cultural de Imigrante, com apoio da Prefeitura de Imigrante, financiamento pelo Pró Cultura – Governo do Estado do Rio grande do Sul e tem patrocínio de Bat Brasil, Metalúrgica Hass mann, Lojas Solar, Vinícola Don Guerino, Sicredi, Languiru, Certel, Gota Limpa e Simonaggio.
Teutônia, em parceria com o Conselho Comuni tário Pró-Segurança Públi ca (Consepro) da cidade, promove no dia 17 de novembro um evento sobre “Como manter os ór gãos de segurança ativos”. A ativida de ocorre no Auditório 01 da CIC, às 9h, e é aberta à comunidade.
Conduzem o diálogo a presidente do Consepro Teutônia, Marta San ders, acompanhada do tesoureiro Guilherme Wolf; o capitão da Briga da Militar de Teutônia, Fábio Bilhar; o delegado da Polícia Civil de Teutô nia, José Romaci Reis; e o soldado da
Conforme a organização, a pro posta do evento surgiu da necessi dade de mais doações ao Consepro. A presidente explica que a entidade precisa de um reequipamento e de novos recursos. “Procuramos abrir um diálogo com os empresários para despertar na comunidade o senti mento de cooperação”, detalha.
O vice-presidente de Serviços da CIC e vice-presidente do Conse pro, Frederico Dahmer, destaca
a importância do encontro e en gajamento da sociedade. “É uma oportunidade para mostrarmos um pouco do trabalho desenvolvido pelo Consepro”, salienta.
Dahmer reforça que é fundamen tal ampliar a arrecadação financeira junto à comunidade e classe empre sarial. “O Consepro realiza um traba lho voluntário e precisa de recursos para auxiliar os órgãos de seguran ça”, destaca.
Programação segue até domingo, com visitas às escolas, desfile e apresentações de dança e teatro na Praça dos Pássaros
O segundo final de semana do Fes tival de Primavera será marcado por atrações culturais e pelo Encontro Nacional de Papais Noéis que inicia as atividades nesta quinta-feira. A programação do festival segue até domingo, na Praça dos Pássaros, em Colinas.
As atividades também contem plam interações dos Noéis com a comunidade, visitas às escolas e uma partida de futebol durante a rodada de sexta-feira, 11, do Campeonato Municipal no Ginásio Esportivo.
No sábado, junto aos participan tes do Encontro Infanto Juvenil de Danças Alemãs, os Noéis fazem um desfile pela cidade, com saída às 9h30 em frente à prefeitura. O tra jeto percorrido passa pela rua Olavo Bilac até a Praça Zoo Vegetal e desce pela rua General Osório, até a Praça dos Pássaros.
Depois disso, às 11h, os grupos vi sitantes do Encontro Infanto Juvenil de Danças Alemãs se apresentam e, às 15h, inicia o Encontro Interna cional de Danças. No fim da tarde, a programação conta com uma conta ção de histórias e brincadeiras de in tegração com o público e, para fechar o dia, às 18h, o Cirkou Trupe sobe ao palco da praça.
Além da interação com a comunidade, Noéis participam de desfile e partida de futebol
As atividades seguem no domingo, com um almoço na Comunidade da Linha Ano Bom, que contará com apresentação do Centro Cultural
Morgenstern e estreia da nova cate goria de casais. À tarde, a Praça dos Pássaros recebe a apresentação do projeto Caminho dos Contos.
Prevista ao dia 17, atividade surgiu da necessidade de mais doações ao ConseproPolícia Rodoviária Estadual, Vinicius Corrêa Severino. Atividade ocorre na CIC Teutônia ARQUIVO A HORA
do produto e da instalação reali zada ao cliente final, proporcio nando um excelente rendimento aos equipamentos”, informa o CEO da Sollar, Leonardo Porto, ao apontar os 25 anos de garantia para os sistemas solares contrata dos como um de seus diferenciais.
Para o CEO da DMG, Marce lo Fiorio, a aquisição fortalece o know how das empresas no segmento solar, com a diversi ficação da carteira de clientes e possibilidade de novos negócios. Recentemente, a MA Soluções em Tecnologia inaugurou a primei ra estação de recarga veicular em Santa Cruz do Sul.
DMG, de Caxias do Sul, adquiriu 49% das ações da Sollar Sul, sediada em Taquari, em uma negociação de R$ 16 milhões. O contrato entrou em vigor nes sa quarta-feira, 9, e permite que a empresa atue como principal braço no segmento solar da MA Soluções
em Tecnologia – que faz parte da DMG. A MA, assim como a Sollar Sul, atua no mercado de energia solar e possui uma linha de equi pamentos de Circuito Fechado de Televisão, controle de acesso, alar mes, telefonia e conectividade Com 160 colaboradores, a Sol lar Sul é considerada uma das gigantes no ramo de energia fo tovoltaica do Rio Grande do Sul, com equipes técnicas para insta lação e engenharia certificadas. Fundada há cinco anos, a empresa possui mais de 2 mil usinas solares e superou a instalação de 70 mil painéis no estado gaúcho.
“Estamos focados na qualidade
A criação da Sollar Sul foi prove niente da necessidade de transfor mar o atual modelo de geração de energia em um formato que propi ciasse sustentabilidade econômica, social e ambiental para o planeta.
“Respeito pelas pessoas e res ponsabilidade por nossas ações. Esse é o sentimento que nos move”, destaca Leonardo Porto, o que contribuiu para nortear o seu crescimento e marcar presença em 180 cidades do Sul do país. Além de Taquari, a empresa possui fi liais em Teutônia, Charqueadas, Lajeado e Encantado.
Cursos do Programa Turismo Empreendedor de Bom Retiro do Sul buscam estimular a economia local
O governo municipal, em parce ria com o Sebrae, ofertará cursos de capacitação aos empreendedo res locais pelo programa Turismo Empreendedor de Bom Retiro do Sul. A iniciativa visa fomentar a economia local com desenvolvi mento voltado ao turismo.
No programa, serão disponi bilizados diversos cursos e, ao final da primeira etapa do cur so, o empreendimento receberá o “Selo Municipal de Turismo Acolhedor”, tornando-o parcei ro para o desenvolvimento do setor no município. Todos os em
preendedores podem participar gratuitamente.
O lançamento do programa será na próxima quarta-feira, 16, às 19h, no auditório do Centro Administrativo, já com o pri meiro curso, sobre “Identidade Empreendedora”. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (51) 3766-1255, ramal 6, com João Moraes.
O curso irá tratar sobre o des
pertar nos clientes, com uma vi são crítica em relação a capacida de de empreender, segundo seus traços de personalidade, mos trando aos clientes a importância de se ter claro os motivos para empreender. Ele será executado das 18h30min às 22h30min.
Todos os cursos oferecidos den tro do programa serão desenvol vidos no auditório do Centro Ad ministrativo.
Negociação entre empresas de Caxias do Sul e Taquari chegou a R$ 16 milhõesAquisição expande presença da empresa taquariense no mercado Ações visam estimular economia com desenvolvimento voltado ao turismo
Iniciativa “LumeSe” faz parte do Empreende+, evento voltado ao turismo, negócios e branding. Atividades seguem hoje à noite
ENCANTADOpatrocinadores do Empreende + trouxe a experiência do Metaverso. Com óculos de realidade virtual, os estudantes puderam, por meio de um avatar, visitar a sede da empresa e toda a estrutura.
Concessionária reforça pedido para que condutores dirijam com cautela
Diversos pontos da região alta do Vale passam por manutenção da Empresa Gaúcha de Rodo vias (EGR). Além das melhorias no Trevo do Peteba, em Encan tado, no quilômetro 73 da ERS129, mais três pontos recebem serviços da concessionária.
+, So mando Novas Oportu nidades” iniciou nessa terça-feira, 8, com foco no turismo, nos negócios e no bran ding. A programação principal ocor re à noite e segue até amanhã, 11, na sede do Sicredi Região dos Vales. Outra atividade do Empreende + ocorre hoje pela manhã. A expe riência LumeSe, que iniciou ontem, reuniu estudantes do 9º ano e do ensino médio da região para falar sobre empreendedorismo e opor tunidades do Vale do Taquari, tanto em cursos técnicos quanto no mer cado de trabalho. O LumeSe, assim como o Empreende +, é organizado pelo Grupo Lume, que atua na área de eventos e de formação técnica.
Na manhã de ontem, 9, o progra ma Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9 foi apresentado direto do Empreende + e entrevistou o dire tor da LumeCep (Centro de Educa ção Profissional), Luciano Fontana. De acordo com Fontana, o evento busca fortalecer a cultura empreen dedora da região. “O empreendedo rismo não é você ter uma empresa. É você trabalhar com criatividade e inovação para melhorar o seu ne gócio, o seu produto ou serviço”, destaca. Para ele, o Vale tem o em preendedorismo na sua origem e o evento pretende disseminar essa cultura.
Fontana também conta que a
Lume organizava, desde 2012, a Semana Municipal de Empreende dorismo, que era um evento menor e mais focado no empreendedor local. Depois de dois anos de hiato, devido à pandemia, a empresa de cidiu fazer um evento maior e criou também a programação para os es tudantes.
“Para montarmos o LumeSe, reunimos trinta jovens e pergun tamos suas expectativas, para en tender qual sua visão sobre o Vale do Taquari e as oportunidades”, explica. Entre os temas abordados, estão carreiras, desenvolvimento profissional, cursos técnicos, além de um momento de conversa com empresários locais.
A diretora do Instituto Esta dual Monsenhor Scalabrini, de Encantado, Valesca Pasqualetto, também participou do Frente e Verso. Para ela, conectar o jovem às necessidades do mercado de trabalho deve ser fruto de uma caminhada. “O educandário pre
cisa estar aberto para o mundo e também para os empresários. Nós percebemos o desejo dos alunos por um ensino diferente”, comen ta. Para ela, o Novo Ensino Médio está conectado a isso, mas levará um tempo.
O LumeSe também teve a parti cipação de empresas locais, um dos
O jovem estudante Júlio César Pedarsini, de 17 anos, visitou o Lu meSe junto dos colegas do Instituto Monsenhor Scalabrini. Desde os 13 anos, Pedarsini trabalha numa oficina de auto elétrica e, neste ano, iniciou um curso técnico em mar keting digital pela LumeCep. Hoje já empreende com uma agência no segmento, que conta com cinco clientes. “Foi pelo curso técnico que descobri o que realmente queria fa zer no futuro”.
O evento continua hoje à noite, a partir das 19h, com painel sobre Cultura Organizacional e Comu nicação. A programação completa e os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento (www.em preendemais.org.br).
As equipes técnicas devem fina lizar os trabalhos em Encantado nos próximos dias. A partir das mudanças no Trevo do Peteba, os motoristas que ingressam pelas rodovias ERS-332 e ERS-129 te rão acesso direto à Avenida Antô nio de Conto, no bairro Planalto.
Para o diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, é crucial que motoristas e pedestres redobrem a atenção nas áreas em que as máquinas operam. “Nosso cronograma teve de se adequar às condições climáticas dos últimos dias para dar sequência às obras que serão concluídas em breve, nessa que é uma importante ro dovia para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, afirmou o dirigente.
Na ERS-129, do quilômetro 72 a 89, entre Encantado e Muçum, ocorrem trabalhos de conserva ção, roçada e limpeza de mar gens. O mesmo se passa na ERS130, do quilômetro 69 a 82, entre Encantado e Arroio do Meio, e na RSC-453, do quilômetro zero ao 29, entre Venâncio Aires e Lajea do. As operações de tapa-buraco também ocorrem em toda exten são das ERSs 129 e 130.
Dirigente mais vitorioso da história do Clube Atlético Ubirajá (Bira), Valmor Spellmeier morreu ontem, 9, aos 72 anos. Ele estava internado no HBB, em Lajeado
nacional”, completa.
Os principais títulos do Bira, conforme Xis, o hexacampeona to o gaúcho e campeão sulbrasi leiro, foram na durante a gestão de Spellmeier. “Se hoje temos uma estrutura sólida, temos que agradecer muito a ele, pois lá em 1999, poderíamos ter fechado as portas”, destaca.
DOMINGOS
58, morreu
Cemitério
nessa quartafeira, 9, aos 72 anos, Valmor Spellmeier, ex-presidente do Clube Atlético Ubirajá (Bira) de Lajeado. Internado no Hospital Bruno Born (HBB) há três sema nas, ele faleceu em decorrência de complicações pulmonares.
Spellmeier foi o presidente mais vitorioso da história do clu be de basquete. Conquistou o Campeonato Gaúcho seis vezes e foi campeão da Copa Sul-Bra
sileira,
O atual gerente do Bira, Clair ton Wachholz, o Xis, destaca que
Spellmeier dedicou quase 20 anos de sua vida ao esporte. “O Seu Valmor sempre foi uma pessoa do bem. Podemos dizer que assu miu o clube num momento mui to complicado e, na sua gestão, crescemos muito, conquistamos nosso espaço no cenário gaúcho e
Diretor do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), Rodrigo Ulrich realça a parceria que se fir mou entre o clube e a instituição de ensino. Para ele, Spellmeier foi capaz de unir os objetivos de trabalho entre Ceat e Bira. “Junto com ele conseguimos levar adian te nosso propósito”, comenta.
Ulrich também fala sobre to dos os caminhos que foram apre sentados através do basquete.
“O Seu Valmor foi alguém que alcançou jovens e crianças com as oportunidades que o esporte oferece. E isso tem impacto na vida de todos. Então, eu vejo ele como uma pessoa de muito aco lhimento”, complementa.
Spellmeier foi sepultado no Ce mitério Evangélico do bairro Flo restal, em Lajeado.
VENILDO BARCELLA, 79, morreu ontem. O sepultamento foi no Cemi tério Católico de Travesseiro. Venildo deixa a esposa Áurea Kunrath Bar cella, filhos Volnei Antônio Barcella e esposa Ilaine Majolo Barcella, Rosinei Barcella, netos Mônica Haas, Amanda Barcella e Ryan Haas.
Para informar falecimentos:
• WhatsApp: 51 9248-7689
• Fone: 3710-4200