OPINIÃO
Sinuca de bico
ANÁLISE,
OPINIÃO
Transposul no Porto?
E OPINIÃO DE VALOR
AVISO
Evento no complexo por tuário de Estrela aproximou líderes em busca de soluções aos gargalos no setor de trans portes. Programação com 440 inscritos ocorreu nessa terçafeira, 11. Entre as prioridades identificadas estão a profis sionalização e integração de modais. Grupo técnico deve promover estudo sobre a de manda de cargas para retoma da do transporte hidroviário e ferroviário.
As
para
de Onyx e
Univates será palco para deba ter tendências no empreendedo rismo. Programação ocorre nesta quinta-feira, 13. DINÂMICA NOS NEGÓCIOS Federasul traz jornada de inovação para Lajeado
CONGRESSO EM ESTRELA PÁGINA | 8
CURADORIA
Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022 | Ano 20 - Nº 3190 | R$ 4,00 (dia útil) R$ 7,50 (fim de semana) Atrações celebram a data pelo Vale DIA DAS CRIANÇAS PÁGINA | grupoahora.net.br Empresas apresentaram tecnologias para aumentar segurança e autonomia das frotas Na corrida ao Piratini, correligionários de Onyx e de Leite adotam estratégias distintas. Na campanha pelo nome do PL, desgate do atual governo com o funcio nalismo é considerado vantagem. Do lado do PSDB, experiência do primeiro mandato para solucionar problemas é aposta para a vitória. PÁGINA | 5 ELEIÇÕES 2022
estratégias
Leite
conquistar o eleitor PL busca votos dos servidores e PSDB afirma ter as melhores propostas Desafios logísticos em debate no porto PÁGINA | 6 e 7 51 99253.5508 51 3710.4200 FAÇA SUA ASSINATURA
| RODRIGO MARTINI
Após congresso logístico, líderes so nham com maior evento do setor no RS.
| FABIANO CONTE
Anúncio da neutralidade de Leite so bre disputa nacional pode ser decisivo. Devido ao feriado desta quarta-feira, A Hora volta a circular na sexta-feira, 14.
AOS LEITORES Troca de experiências faz parte de convênio assinado com a cida de coirmã Boppard. ARROIO DO MEIO Jovens da Alemanha visitam o Vale CADERNO | CIDADES FELIPE NEITZKE
entre discurso e prática
O 1º Congresso de Logística dos Vales, promovido em Estrela, reafirma a distância entre o desejado em termos de infraestrutu ra com o disponível. A dependência do mo dal rodoviário para escoar as produções é um equívoco do tamanho do Brasil.
Escolhas políticas vindas desde o governo de Juscelino Kubitschek, o baixo investi mento em ferrovias e hidrovias, além do lo bby das grandes montadoras estão entre os motivos para esse cenário muito próximo do abandono, em especial na malha sul.
Para um futuro diferente, há muito o que se fazer. Passa por projetos efetivos voltados às ferrovias e um investimento constante nas hidrovias. Junto com isso, é preciso de previ sibilidade nas entregas, rotas constantes de longas distancias e interesse empresarial.
Para um futuro diferente, há muito o que se fazer. Passa por projetos efetivos voltados às ferrovias e um investimento constante nas hidrovias.”
Ao se verificar a estrutura do Vale do Ta quari, apesar de ser um polo logístico, com organizações importantes no cenário gaú cho e nacional, as condições atuais dos três modais são precárias. Poucas duplicações nas rodovias, estradas estaduais simples, com baixo potencial para receber volumes de cargas, uso nulo no transporte de cargas via trens e embarcações, tornam o transpor te caro, perigoso e pouco racional.
Tanto que o Brasil tem um dos maiores custos logísticos do mundo. Algo próximo dos 22% de tudo o que é produzido na nação é gasto no transporte de cargas. Para os cami nhões, transporte em menores distâncias. Os trens, condições de atravessar estados e, pela hidrovia, um canal entre a produção local e a exportação. Essa é a receita. Simples de enu merar e complexo de executar.
Os
ABRE ASPAS
“Ser criança é acreditar, ter possibilidades, e também ajudar os outros”
Moradora do bairro Jardim do Cedro,StephanidosSantos Machado,12,éatendidapeloLar daMeninaháquasedezanos. Ainstituiçãoéumdoscentros daSlan,emLajeado,queatende maisde600crianças.Entreas atividadesqueameninamais gostadefazernoespaço,estão ovôleieofutebol,alémdas oficinas de música e artesanato. Stephanitambémtocaescaleta, cantaefazpartedaOrquestra daSlan.Paraela,sercriançaéser criativaetermuitaenergia.
entrar no coral e ter aulas de sopro.
Desde quando você está envolvida com a música?
Eu toco escaleta e canto. Eu entrei no coral quando eu era aluna da profe Mar lete, com 9 anos. Primeiro comecei com canto e depois com sopro. Ninguém da minha família cantava ou tocava.
Como descobriu que gosta va de música e queria cantar e tocar?
Eu comecei a cantar em casa, com meu pai e minha mãe. Eu ouvia muitas melodias e ouvia bastante música também. Daí eu cantava junto. No começo foi bem difícil, eu ficava com um pouco de medo também, e nunca pensei nessa possibilidade de poder
Qual canção você mais gos ta de tocar?
Gosto de Anunciação, ela é bem bonita.
E como se toca a escaleta?
É simples, é só assoprar e apertar as teclas como do teclado, e vai tocando.
Você já se apresentou com o grupo em espetáculos?
Sim, em vários. Agora vamos participar de uma apresentação para o dia da chega da do Papai Noel, em Lajeado. Já estamos treinando.
Como é fazer parte do Lar da Menina?
Eu entrei no Lar da Menina com 3 ou 4
anos. O que mais gosto aqui é que a gente aprende muito. Eles nos ensinam muito pensando no nosso futuro.
Quais atividades você gosta de fazer na Slan?
Gosto das brincadeiras, de jogar fute bol, vôlei e esconde-esconde. Gosto das oficinas de música e artesanato.
Para você, o que é ser crian ça?
Ser criança é acreditar, ter possibili dades, e também ajudar os outros. Ser criança é ter bastante energia.
E o que você quer ser no futuro?
Eu ainda não sei. Mas uma possibilida de é ser médica, ou cabeleireira.
STJ afasta governador investigado por corrupção
A ministra Laurita Vaz, do Supe rior Tribunal de Justiça (STJ), de terminou o afastamento cautelar do governador de Alagoas, Paulo Dantas, por 180 dias. O gestor, que foi deputado estadual, é in vestigado por desvio de salários em gabinetes da Assembleia Legislativa.
FOI NOTÍCIA
FMI estima crescimento de 2,8% para economia
O Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou alta de 2,8% para a economia brasileira para este ano, no seu relatório Perspectiva Econômica Global. A estima tiva é 1,1% superior à anterior, divulgada em julho. O patamar é próximo de outros países da América Latina e Caribe.
Após corte, Lajeado conclui plantio na Bento
Anvisa autoriza ampliação da validade de vacina da Pfizer
A Anvisa autorizou a ampliação do prazo de validade das vacinas da Pfizer contra a c ovid-19. Segundo o órgão, o prazo aumenta para 15 meses no caso do imunizante des tinado a adultos, que é identificado com a tampa roxa. A pediátrica não teve alterações e segue com prazo de um ano.
2 | A HORA EDITORIAL Distância
Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022
artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão Zero Hora Gráfica Filiado à Fundado em 1º de julho de 2002 | Vale do Taquari - Lajeado - RS Diretor Executivo: Adair Weiss Diretor de Mercado e Estratégia: Fernando Weiss Diretor de Conteúdo Editorial: Rodrigo Martini Contatos eletrônicos: Av. Benjamin Constant, 1034, Centro, Lajeado/RS grupoahora.net.br / CEP 95900-104 assinaturas@grupoahora.net.br comercial@grupoahora.net.br faturamento@grupoahora.net.br financeiro@grupoahora.net.br centraldejornalismo@grupoahora.net.br atendimento@grupoahora.net.br Editor-chefe da Central de Jornalismo: Alexandre Miorim FAÇA SUA ASSINATURA 51 3710-4200
Bibiana Faleiro bibianafaleiro@grupoahora.net.br
Stephani com os professores de música João Roberto Eidelwein (e) Alex Fabiano Duarte (d)
BIBIANA FALEIRO PREFEITURA DE LAJEADO/DIVULGAÇÃO
Vai assistir um filme? É tradicio nal o consumo de comidas e bebidas durante a sessão, mas a pipoca e o refrigerante po dem se tornar repetitivos. Para variar o cardápio, o Supermercado Languiru, no Shopping Lajeado, oferece diversas op ções na hora de assistir ao último filme ou série lançados.
Segundo Joel Lermen, coordenador da unidade, o Supermercado Languiru busca atender todas as necessidades da rotina dos consumidores. Os mo mentos de entretenimento e confrater nização estão entre eles.
“Temos pastéis, tortas, chocola tes, balas e biscoitos. Uma boa pedi da são as miniporções, que têm sua base feita de tartelette e os confei teiros brincam com sua cobertura. O grande sucesso da unidade é a Torta de Maracujá”, explica.
Hoje, o Supermercado Languiru conta com um leque diversificado de produtos para todos os paladares. “Temos tam bém a árvore oleaginosa, com mais de 35 opções para quem busca uma alter nativa mais saudável, além de bebidas de fabricação própria”, conta Lermen.
O Supermercado Languiru, no Shopping Lajeado, apresenta diversas opções para consumo na hora de assistir um filme ou série
Confira as melhores opções em cartaz no Supermercado Languiru
• Para quem gosta de dragões, os salgadinhos disponíveis na padaria podem ser uma boa pedida para os momentos de tensão em Westeros. Ou seja, quase todos.
• Croissants, balas e chocolates são para os casais que preferem um mo
mento a sós enquanto assistem aquela comédia romântica;
No mês de Halloween, a pipoca e o refrigerante não podem faltar na hora de reunir os amigos para assistir Clube da Meia Noite, ou quem sabe, o novo filme do Michael Myers.
• Aos que preferem algo mais saudá vel, amendoins e castanhas fazem um ótimo acompanhamento;
• Já para a criançada, o Chocolan e o Io gurte Fruitness são ideais para acompa nhar os super-heróis da Marvel enquanto protegem o planeta mais uma vez.
A HORA | 3Quarta-feira, 12 outubro 2022
Transposul no Porto de Estrela
rodrigomartini@grupoahora.net.br
RODRIGO MARTINI
IPTU sustentável
Em Santa Clara do Sul, o governo municipal lançou uma novidade para os contribuintes. É bem simples e efetivo. Quem aderir ao Programa de Consciên cia Ambiental pode receber até 15% de desconto extra no IPTU a partir de 2023. Entre as respon sabilidades, o uso racional dos recursos naturais.
Éclaro
que o propósito não deve (e não pode) ser a realização de fei ras. O complexo portuá rio em Estrela tem potencial para ser um dos principais indutores da economia regional, e jamais poderia ser limitado à realização de eventos. Mas, e isso parece ser consenso entre agentes públicos e privados da região, não há mal algum em também utilizar a área do porto para realizar grandes exposições, seminários e afins. Dentro dessa lógica, empreen dedores do setor de transporte e logística buscam força política para trazer a Transposul ao Vale
do Taquari.
O assunto foi debatido de forma incipiente na manhã de ontem, durante o 1º Congresso de Logís tica dos Vales, realizado no Porto de Estrela. Sérgio Gabardo, presi dente do Setcergs, foi provocado pelos empreendedores e imprensa local. E não titubeou. Segundo o empresário do setor logístico, é possível sonhar com a realização da Transposul, considerada uma das maiores feiras do setor em todo o país. Para tal, é preciso a união de esforços de diversos prefeitos e agentes públicos e privados da região. Entre eles, os gestores de Lajeado e Estrela.
Funcionalismo público e o Labilá
O governo de Lajeado projeta novas ações para enfim movimen tar o Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá). Entre os movimentos, que serão oficialmente anunciados no dia 24 de outubro, durante o evento Desafios e Oportunidades para uma Cidade Empreendedora, destaque para o InovaServidor. Em suma, o projeto visa instigar a inovação e a criação de novas soluções pelos funcionários públicos. É o chamado intraempreen dedorismo, que deve levar ao menos 20 servidores municipais para dentro do Labilá por um período de quatro meses, com bonificação salarial.
TIRO
• Jair Bolsonaro (PL) já foi chamado de miliciano, fascista, genocida e outros. Também foi acusado indiretamente de mandar matar a vereadora Marielle Franco. Ago ra, o PT tenta emplacar a pecha de “canibal” ao atual presidente da República. Aliás, não só o PT, como uma boa ala da esquerda nacional. E tem quem leve a sério essas narrativas.
• Aliás, a agenda negativa contra o atual chefe da nação ganha manchetes todos os dias. Direta ou indiretamente. Aliás, a luta de uma ala da imprensa contra Bolsonaro já era implacável. Com a proximidade do segundo turno, então, foi-se o boi com as cordas.
• Lula e Dilma também sofreram nas mãos de alguns grandes veículos de comunicação. Basta lembrar uma revista lançada às vésperas do pleito de 2014, com a imagem de ambos na capa, e a manchete: Eles sabiam de tudo. Os petistas também sofreram na pele a ira de alguns comuni cadores. Mas nada comparável à agenda negativa criada contra Bolsonaro.
• Ao fim de tudo, a intenção dos marqueteiros é criar um sentimento ruim no eleitor. A verdade? Bom, a verdade é um
mero detalhe neste duro enredo distribuído aos eleitores.
• Jair Bolsonaro (PL) segue utili zando a máquina pública para fazer campanha escancarada. Suas agendas nas mais variadas cidades não estão essencialmen te ligadas à função de presiden te, mas, sim, aos anseios de um candidato à reeleição. Ontem, por exemplo, ele visitou Pelotas para angariar votos e eleitores. E nada mais.
• Aliás, as campanhas presiden ciais custam caro. Bolsonaro, por exemplo, já declarou uma receita de R$ 51 milhões, e ainda não disponibilizou infor mações sobre as despesas. Lula já declarou R$ 125,6 milhões em receita, e R$ 81,8 milhões em despesas. Sobre as despesas do petista, destaque para a M4 Comunicação e Propaganda, que recebeu R$ 25,9 milhões.
• Eduardo Leite (PSDB) foi mais habilidoso no primeiro debate di reto contra Onyx Lorenzoni (PL). O programa foi ao ar pela Band/ RS na segunda-feira. E mostrou um tucano mais apto aos fatos e propostas, e, do outro lado, um adversário mais preocupado com as narrativas contrárias ao ex-governador. Resta saber o que
o eleitor quer ouvir.
• Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann visita Encan tado nesta quarta-feira, às 15h. Amanhã ela estará em Lajeado. Na pauta, os contratos do pro grama Avançar Saúde.
• Em Arroio do Meio, o vereador Cesar Kortz (MDB) pediu licença por 60 dias. O suplente Pedro da Silva (MDB), que conquistou 222 votos em 2020, assume a vaga durante o período.
• Vereador em Arroio do Meio, Roque Hass (PP) agradeceu em plenário pelos votos con quistados pelos deputados e candidatos Afonso Hamm (PP) e Dirceu Franciscon (PP) no município. Ambos são de fora do Vale do Taquari. Por outro lado, o vereador Pedro da Silva (MDB) reforçou (com toda a ra zão) a importância de valorizar os candidatos locais.
• Os silos do porto de Estrela serão iluminados no próximo dia 21.
E a intenção do prefeito Elmar Schneider é reunir agentes públicos de Lajeado no ato, em um grande movimento de união em prol do complexo portuário. Entre os convidados, o prefeito Marcelo Caumo (PP), que estava de aniversário ontem.
4 | A HORA Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022
Como Onyx e Leite esperam convencer o eleitor no 2º turno
“Por onde ele esteve, resolveu problemas”
A votação expressiva do exministro de Bolsonaro na região parte do desempenho de Onyx Lorenzoni no governo federal. É o que afirma o presidente do PL em Lajeado, e um dos coorde nadores da campanha no Vale, Luís Augusto Mörschbacher.
“Contamos com a confiança do povo gaúcho. O Onyx passou por ministérios e somou a capacida de que tem. Por onde ele esteve, resolveu problemas. Isso fez com que os eleitores vissem a compe tência dele. Por isso será o novo gestor do Estado.”
De acordo com ele, o apoio de outros partidos e eleitores têm vindo de forma natural. “Tanto prefeitos quanto filiados em outros partidos nos procuram para dizer que estarão com Onyx. Inclusive de pessoas que estão na base de Leite.”
Na avaliação de Mörschbacher, propostas equivocadas do ex-
governador, como a tentativa de concessão das rodovias do Vale, também pesam contra o adversá rio. “A população regional respon deu com os votos. Não precisamos ser especialistas para saber onde estão os erros desse governo.”
O crescimento do PT, quase no segundo turno, era previsto pelo PL, afirma Mörschbacher. “Sabíamos que o embate nacional viria para a disputa ao Estado. In clusive tínhamos a previsão de um segundo turno entre Onyx e Pretto 14 dias antes da eleição. Se não fossem as pesquisas mentirosas, a disputa seria PL e PT também no RS.”
Para Mörschbacher, o funcio nalismo que votou contra Leite no primeiro turno e que foi com Ede gar Pretto, agora escolherá Onyx. “Os servidores estaduais foram muito prejudicados pela gestão do PSDB. Militares e professores virão com mais força agora.”
“Todo mundo quer resolver. Mas não dizem como ”
Diretório regional do PL acredita em apoio do funcionalismo para ampliar vantagem do ex-ministro do governo Bolsonaro. Por parte da equipe tucana, conhecer os problemas do estado e ter proposta de como resolver são os trunfos
tato direto com outras siglas para capitanear mais adesão.
As estratégias das campanhas partem de pressupostos distintos. No primeiro turno, o candidato Eduardo Leite foi o alvo dos de mais concorrentes. O ônus por estar à frente do Piratini inclusive quase interferiu sobre a continui dade da candidatura. Por pouco o tucano não foi ultrapassado por Edegar Pretto (PT).
Presidente do PSDB em Lajea do e uma das coordenadoras da campanha de Eduardo Leite na região, a vereadora Paula Thomas, ressalta que a preferência dos elei tores locais no adversário indica a necessidade de atuação incisiva da sigla para esse segundo turno.
“Reverter esse resultado não é simples. Estamos em contato di reto com representantes de outros partidos para buscar mais apoio. A grande polarização entre Lula e Bolsonaro no país interferiu no voto interno”, acredita.
os candidatos à presidência da República, a campanha de Leite tenta se afastar da polarização. “Indiferente de quem ganhar lá em cima, é preciso saber o que fazer no nosso estado. Ao longo do governo, o Eduardo sempre conseguiu manter o diálogo, indiferente da corrente política. Sentamos com o Psol, com o PT e com o MDB, que era oposição, e agora está do nosso lado.”
Osegundo
turno é como uma nova eleição. As sim os líderes das cam panhas na região enca ram a disputa do voto. No Vale do Taquari, o resultado de Onyx Lo renzoni (PL) no dia 2 de outubro é motivo de otimismo entre cor
religionários. Com o desempenho abaixo do esperado, diretórios do PSDB pela região buscam o con
No outro lado, a proximidade do Onyx com o presidente e can didato a reeleição Jair Bolsonaro, foi uma das forças para os mais de 2,3 milhões de votos. Na região, nos 38 municípios, o nome do PL ao Piratini venceu em 33.
Dos 244.845 votos válidos para governador do RS no Vale, Onyx teve 96.847 (39,1%). Já o segun do lugar no Estado também foi o segundo mais votado na região. Eduardo Leite fez 57.771 votos (23,6%).
A estratégia tucana para este segundo turno, diz Paula, se sustenta no que o RS precisa em termos de políticas públicas para sanar problemas estruturais. “Todo mundo quer resolver. Mas não dizem como fazer. O Eduar do sabe o que é preciso. Temos propostas para solucionar os problemas.”
Sem abrir preferências entre
Sobre o expressivo crescimen to do nome do PT, Edegar Pretto, na reta final da campanha, Paula descarta a ideia de que houve acomodação da campanha de Leite. “Não acredito que houve isso. O Eduardo esteve em diver sas regiões para conversar com as pessoas. Inclusive no debate aqui no Vale do Taquari. Agora, ter corrido risco de não ir ao segundo turno foi uma amostra de que não existe campanha ganha.”
A HORA | 5Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022
Filipe Faleiro filipe@grupoahora.net.br VALE DO TAQUARI
Onyx realça atuação nos ministérios de Bolsonaro. Leite detalha propostas para conseguir reverter votos
PAULA
THOMAS INTEGRANTE DO PSDB Na região, foram 244.485 votos válidos. 96.847 Onyx teve (39,6%) 57.771 Leite fez (23,6%) KARINE PINHEIRO DIVULGAÇÃO
LUÍS AUGUSTO MÖRSCHBACHER INTEGRANTE DO PL
Congresso reacende debate
Evento de logística indica a necessidade da união de esforços para viabilizar retomada do transporte por hidrovia e ferrovias da região. Estudo sobre demanda de carga está entre os desafios
Felipe Neitzke
Empresários
da área de transportes, autoridades e representantes do setor produtivo se reuniram para debater o futuro da logística regional. O encontro nessa terçafeira, 11, no Porto de Estrela con tou com 440 inscritos em eventos técnicos e visitação aos exposito res. Além de buscar soluções aos gargalos como a qualificação pro fissional e custos operacionais, a programação apresentou alterna tivas tecnológicas.
O congresso inédito na região também foi momento de retomar diálogo sobre a reativação da fer rovia até o Porto de Estrela e trans porte de carga pelo Rio Taquari. A estrutura portuária alcançou seu melhor desempenho na década de 80 com movimentação de 1,3 mi lhão de toneladas ao ano.
Naquele período, a integração entre ferrovia e hidrovia permitiu o transporte de grãos com econo mia média de 30% se comparado ao modal rodoviário. As duas al ternativas perderam força e foram deixadas na ociosidade em 2013.
Programação do 1° Congresso de Logística dos Vales contou com 440 inscritos entre as três atividades técnicas
Agora, a partir de movimentos como a municipalização do por to e, busca de investimentos da iniciativa privada, a articulação
regional é por melhor aproveitar a estrutura existente.
De acordo com o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, ainda em 2020 o Estado autorizou a concessão da área por 20 anos, mas o objetivo é obter a gestão permanente do espaço. “A partir da primeira empresa que se insta lou na área portuária foi possível
gerar R$ 3 milhões em retorno de ICMS ao Estado. Queremos com a união de esforços fazer mais por Estrela e a região.”
Schneider ainda reforça as tra tativas junto ao governo federal com objetivo de tornar o aeródro mo também área do município e investir na ampliação da pista para 1,3 quilômetro. Ainda sobre o 1° Congresso de Logística dos Vales, o prefeito de Estrela enfatiza o en gajamento para que o porto possa receber nos próximos anos um dos principais eventos de transportes, a TranspoSul. “O Vale quer e está pronto para receber a feira.”
A programação desta semana foi uma iniciativa da Empresa Pú blica de Logística (E-Log) e Sindi cato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Gran de do Sul (Setcergs). As tratativas iniciaram ainda durante a princi pal feira da região Sul que ocorreu no mês de junho em Porto Alegre.
Articulação regional
Para avançar no debate sobre a integração de modais a E-Log fará estudo da demanda de carga e possibilidades de usar a hidrovia ou ferrovia ao invés das rodovias. Conforme o presidente da Câmara de Comércio, Indústrias e Servi ços do Vale do Taquari (CIC-VT), Ivandro Rosa, essa necessidade foi discutida em 2018, mas não houve
avanços nesse diagnóstico.
“O evento ajudou a esclarecer algumas dificuldades técnicas e ao mesmo tempo percebemos que há demandas.” Rosa reitera ainda, que o congresso foi um momento de colocar frente a frente repre sentantes dos diferentes modais e permitir a troca de ideias sobre o tema.
Essa também é a percepção da presidente da E-Log, Elaine Strehl. “Fomos desafiados a pro mover uma atividade que pudesse envolver os três modais e buscar soluções aos gargalos em cada área.”
6 | A HORA Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022
felipeneitzke@grupoahora.net.br VALE DO TAQUARI
AFRÂNIO ROGÉRIO
KIELING PRESIDENTE DA FETRANSUL
O caminhão pode estar em outro país e conseguimos acompanhar cada etapa do transporte. Isso representa mais segurança para a empresa e ao motorista.”
Empresas do setor de transporte apresentaram tecnologias e tendências ao futuro da logística
FELIPE NEITZKE
sobre integração de modais
Concessão das ferrovias
O novo processo de concessão de ferrovias do país é apontado como fator importante para per mitir investimentos no modal logístico sobre trilhos. O diretor do Grupo Randon, Afonso Bram billa, acredita que em dez anos sejam fabricados mais 50 mil va gões e incrementados 11 mil qui lômetros de malha ferroviária.
Na avaliação de Brambilla, os novos contratos darão segurança para investimentos. “Dos cinco trechos, quatro passaram pela etapa de renovação com a iniciati va privada. Resta ainda o eixo Sul que deve ser finalizado no próxi mo ano.” Sem avaliar o caso es pecífico do Vale, ele observou que o valor médio para implementar o quilômetro de ferrovia chega a R$ 1 milhão e seu retorno financeiro depende muito da demanda local.
Transporte de cargas pelo Rio Taquari
Outro desejo de líderes da re gião é poder retomar o transpor te de cargas pelas águas do Rio Taquari. Desde 2013 esse modal entrou em desuso e hoje apenas o transporte de areia é feito em alguns casos. De acordo com o diretor da Portos RS, Cristiano Pinto Klinger, o governo estadual implementou a empresa pública para promover a modernização dos portos e destravar projetos para o melhor aproveitamento do modal hidroviário.
No caso do Rio Taquari, no ano passado o Departamento Nacio nal de Infraestrutura de Trans portes (DNIT) emitiu ordem de serviço para dragagem. O investi mento em cinco anos deve alcan çar R$ 14,3 milhões e viabilizar a retirada de 150 mil m³ de mate rial para tornar a navegação se
gura. Em paralelo também estão previstas melhorias na barragem eclusa de Bom Retiro do Sul.
“O efetivo uso do rio e investi mentos para o transporte de car gas dependem da regularidade na demanda para escoar e trazer mer cadorias”, alerta Klinger. Ele re força que um estudo nesse sentido é feito para retomar a navegação em canal entre Brasil e Uruguai.
Avanço tecnológico
Os processos de inovação para aumentar a segurança e reduzir custos estiveram em evidência du rante o evento no Porto de Estrela. De acordo com o presidente da Federação das Empresas de Logís tica e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (Fetransul), Afrânio Rogério Kieling, o monitoramento da frota, automação dos veículos e novas opções de combustíveis para veículos de carga são resultados do avanço tecnológico no setor.
“O caminhão pode estar em ou tro país e conseguimos acompa nhar cada etapa do transporte. Isso representa mais segurança para a empresa e ao motorista”, observa. Ele também destaca que o uso de caminhões elétricos ou com gás são alternativas em outros países diante da escalada do preço do diesel.
Estruturas logísticas no Vale
Hidrovia
A navegação
pelo Rio Taquari, a partir do Porto de Estrela até Porto Alegre, tem duração de 12 horas por uma extensão de 188 quilômetros.
A estrutura foi inaugurada em novembro de 1977 como marco logístico da integração dos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário.
Em abril de 2013 a empresa responsável pelo transporte de cargas encerrou as operações. Diante da ociosidade do local, o município encaminhou ao Estado o pedido de concessão da área portuária. Esse aval foi concedido em 2020 e pelo prazo de 20 anos. Agora, o Executivo municipal busca a autorização de uso permanente do espaço.
Ferrovias
A última locomotiva com destino a Estrela chegou em dezembro de 2014. No ano seguinte, a malha de 13 km até o complexo portuário foi interditada. A pouca demanda de transporte por este modal no Vale do Taquari seria um dos motivos indicados pelo fim das operações até o Porto de Estrela. Na época, de acordo com a concessionária, para ter uma viagem por dia com produtos agrícolas seriam necessárias mais de quatro mil toneladas de carga.
Rodovias
Os principais gargalos indicados pelas empresas de transporte do Vale estão atrelados às rodovias estaduais. O entendimento é pela urgência na duplicação de estradas como as ERSs 129, 130 e 453. Outra dificuldade está atrelada à falta de mão de obra e profissionalização. Dados do setor de transporte indicam que na região são mais de 5 mil trabalhadores, com espaço para mais profissionais.
A HORA | 7Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022
CRISTIANO KLINGER DIRETOR DA PORTOS RS
O efetivo uso do rio e investimentos para o transporte de cargas dependem da regularidade na demanda para escoar e trazer mercadorias.”
Federasul traz debate sobre inovação ao Vale
Evento ocorre nesta quinta-feira, na Univates, e terá apresentação de cases de sucesso da região. Discussões também buscam desenvolver soluções aos gargalos do setor produtivo
Painéis e exemplos
LAJEADO
AUnivates
será palco nesta quinta-feira, 13, da Jornada de Inovação Federasul. O evento, promovido pela Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul, integra as come morações dos 95 anos da entidade e busca aproximá-la dos municí pios do interior. A primeira edição, em setembro, ocorreu em Passo Fundo.
Conforme o presidente da Fe derasul, Anderson Trautman Car doso, entre os objetivos do evento está o de aproximar empresas e o ambiente das universidades para desenvolver soluções que enfren tem os gargalos do setor produ tivo. Cita, por exemplo, a lacuna da mão de obra qualificada, uma situação que preocupa líderes no Vale do Taquari.
“Nossa ideia é mostrar que sem pre é possível inovar e que por meio da inovação podemos pro mover o desenvolvimento de nos sas empresas, de nossa gente e do nosso Estado”, afirma Cardoso. Ele será o segundo a discursar no evento, após a saudação inicial da reitora da Univatres, Evania Sch neider.
Toda a programação do even to ocorrerá no auditório 11 da universidade. A Jornada de Ino vação Federasul, na região, tem a parceria do Instituto Caldeira, do SebraeX e o TecnoPuc, além do apoio da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Ta quari (CIC-VT).
Um dos destaques da programa ção será a apresentação de cases regionais e estaduais. A coordena dora do Tecnovates, Cintia Agosti ni, vai apresentar o ecossistema de inovação do Vale do Taquari”. Em seguida, o gerente de Inovação do Sebrae-RS, Márcio Souza Pires, falará sobre “Empreendedorismo e inovação no RS”.
O diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério, abordará o tema “Comunidades e inovação” e Daniel Laguna, da TecnoPuc, palestrará sobre “Ciência e ino vação”. No final do evento, com a mediação do presidente da Fede rasul, serão apresentados cases de sucesso em inovação: Rafael Za natta, do Vibee Unimed, e Jamiel Spezia, da ATI Vales.
Pujança regional
Esta é a segunda edição da Jor nada de Inovação em 2022. Se gundo o vice-presidente da Fede rasul, Renato Scheffler, a escolha de Lajeado se deu pela pujança econômica, além do espírito ino vador dos empreendedores da re gião.
“A jornada vem muito ao en contro do que acontece na nossa região. Temos essa questão da ino vação no nosso DNA. E também temos a força do Tecnovates, que se sobressai. Isso foi fundamental para o presidente trazer o evento para cá”, destacou, em entrevista à Rádio A Hora.
8 | A HORA Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022
Mateus Souza mateus@grupoahora.net.br
Primeira edição ocorreu em Passo Fundo. Evento agora chega a Lajeado
DIVULGAÇÃO
THIAGO MAURIQUE
Crie Oportunidades reúne dez empresas na Univates
Fraude tributária na mira da Receita
Não existe milagre que faça uma empresa pagar menos tributos, mas algumas “consultorias”, com atuação em todo o território nacio nal, tentam convencer os empre sários do contrário. Uma operação deflagrada pela Receita Federal confirma a atuação de golpistas, que podem acarretar em grandes prejuízos para as empresas.
A dica veio do amigo Rui Mallmann: a Operação Retifica dora apurou serviços prestados a pequenas e médias empresas optantes do Simples Nacional, mas cujo resultado foi a sonegação de tributos. Os autodenominados “consultores” abordam empresá rios alegando que estes contribuin tes teriam direito ao ressarcimento
de PIS e Cofins.
Ao analisar as declarações retificadoras, verificou-se a alteração indevida d a natureza da receita bruta como sendo relativa à comercialização de produtos sujeitos à tributação, o que gerava, artificialmente, um valor a ser restituído ao empresário.
Estima-se que um dos grupos criminosos tenha causado o prejuízo de 44 milhões aos cofres públicos. A justiça também decretou o bloqueio de cerca de R$ 40 milhões que seriam de propriedade dos fraudadores. Os responsáveis pelos escritórios de “consultoria” foram enquadra dos nos crimes de estelionato e associação criminosa.
FRASE DO DIA
ARede
de Carreiras da Univates promoveu na noite de ontem mais uma edição do Crie Oportunidades. O evento possibilita a alunos e egressos da instituição tenham acesso às empresas parceiras da universida de. Na última edição, realizada em setembro, um aluno foi contratado
ainda na noite da iniciativa – o que demonstra a efetividade da ação. Participaram do encontro as empresas DiHellen, de Encan tado, Languiru e Hospital Ouro Brando, de Teutônia, Hassmann, de Imigrante, além de Imec, De mander, Minuano, Diersmann, Interact e Fruki, de Lajeado, além de 130 estudantes e diplo
mados da Univates. Quem não conseguiu participar do encontro de ontem terá mais uma chance ainda esse ano: o último evento do Crie Oportunidades de 2022 está marcado para o dia 8 de no vembro. É mais uma iniciativa no sentido de reduzir o déficit entre as necessidades do mercado e os anseios dos jovens profissionais
OIW integra eventos de tecnologia em Dubai
Empresa de telecomunicações com sede em Taquari, a OIW está em Dubai, nos Emirados Ára bes, onde participa de dois dos principais eventos mundiais em tecnologia: o Gitex Global 2022 e o Huawei Connect 2022. O primeiro é o maior e mais inclusivo evento de tecnologia e startups do mundo, realizado entre os dias 10 e 14 com o propósito de promover negócios, economia, sociedade e cultura por meio da inovação. O segundo é promovido pela empresa líder global no mercado de conectividade (foto). A OIW está representada pelo Diretor de Vendas e Mar keting, Márcio Cachapuz, e pelo Gerente de Produtos, Jalles Vides.
O mundo nunca foi tão interconectado, e todos os grandes desafios que enfrentamos – do combate às mudanças climáticas à prevenção da próxima pandemia – requerem mais colaboração e cooperação.”
• Café da Mulher Empresária – A Acil promove na próxima terça-feira, 18, mais um café da manhã do Fórum da Mulher Empresária. A progra mação começa às 7h30min, no salão de eventos da entidade, com o tema “Saúde Emocional da Mulher”. A psicóloga clínica da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP), Cristiane Schmidt, e a gestora comercial da Unimed e empreendedora Andréa Carvalho ministram palestra sobre o tema, seguido de uma rodada de perguntas do público. As vagas são limitadas, ao custo de R$ 20. Interessados devem se inscrever até às 16h do dia 17 de outubro no site acilajeado.org.br.
• Convenção Atitude ON – A CIC Teutônia, por meio da Diretoria do Comércio, prepara a 1ª Convenção Atitude ON – “Nossa ação supera limites”. O evento ocorre no dia 8 de novembro, com um ciclo de palestras e apresentações de cases de sucesso, em uma tarde focada em conheci mento, troca de informações, vivências e novas oportunidades. Entre os palestrantes confirmados estão Fabiano Feltrin, Fernando Marchet, Flávio Steffens e Erik Pena, além de cases das empresas BIMachine, Quiero Café e Sabores Armazém de Pescados. A ação tem apoio da Federasul e do Sebrae/RS. Mais informações e inscrições
e-mail vendas@cicteutonia.com.br
telefone
A HORA | 9Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022
pelo
(51) 3762-1233,
ou WhatsApp (51) 99250-1992 .
thiagomaurique@grupoahora.net.br
MICHAEL BLOOMBERG
EMPRESÁRIO FUNDADOR DA BLOOMBERG L.P., FILANTROPO E EX-PREFEITO DE NOVA IORQUE EM ENTREVISTA À REVISTA EXAME
Wallerius Seguros expande atuação e inova no setor
Trajetória da empresa foi relatada durante participação de diretor no programa “O Meu Negócio”. Com sede em Lajeado, hoje conta com unidades em outras oito cidades e atende clientes de todo o país
DICA DE LEITURA
Se uma revolução financeira acontecesse agora, você estaria preparado? Este é o questionamento que Rudá Pellini faz em “O Futuro do Dinheiro”. Entrevistas com especialistas também integram a obra, que busca transmitir uma visão e aprendizado sobre a revolução do mercado financeiro, cada vez mais descentralizado e disruptivo.
Com
atuação em todo o ter ritório nacional, a Walle rius Corretora de Seguros se consolida como uma das principais empresas do setor no Rio Grande do Sul. Em pouco mais de quatro décadas de história, busca sempre uma parceria com clientes para encontrar a melhor forma de proteger seu patrimônio e garantir uma tranquilidade para os negócios e a vida.
A trajetória da corretora foi con tada em “O Meu Negócio”, pro grama multiplataforma do Grupo A Hora. Na ocasião, o diretor Gil berto Wallerius relembrou deta lhes que fizeram a empresa dar um salto e alcançar a marca de mais de 40 mil clientes, além de se des tacar no setor de seguro de trans porte, com mais de R$ 8 bilhões em mercadorias seguradas.
Com sede em Lajeado, em um moderno prédio no bairro Ame ricano, a Wallerius Seguros tam bém tem unidades em Estrela, Encantado, Putinga e Teutônia, no Vale do Taquari. Fora da re gião, está presente em Santa Cruz do Sul, Canoas, Campos Borges e Chapecó (SC).
Wallerius cresceu em um am biente propício ao empreende dorismo. O pai, Amos Wallérius, era o proprietário da fábrica de balas que levava o nome da famí lia. “Comecei a trabalhar com ele. Aos 16 anos, já empacotava balas. Depois, fui para o escritório. Todo pai gosta que os filhos trabalhem junto”, recorda.
• proprietário da Wallerius Seguros
“A primeira sede da empresa era o meu fusquinha”
Rogério Wink: Qual a impor tância do teu pai na tua trajetória?
Gilberto Wallerius: Meu pai sempre foi uma pessoa que gostava de conversar. Fez isso a vida toda. E deixou um legado fantástico em termos de comuni cação. Para trabalhar nesse ramo, para empreender, tem que gostar de gente, de conversas, de diálogo. Tem que fazer parte do negócio.
Wink: O ambiente industrial e de empreendedorismo do teu pai te influenciou a também empreender?
Wallerius: Com certeza. Convivendo com ele, também tive a vontade de fazer uma coisa, de algo que dependesse de mim. Tive garra, vontade e comprometimen to. Então, as coisas aconteceram.
Wink: Onde você teve a oportunidade de estudar? E o ambiente no mundo da educa ção te deu boas referências?
Wallerius: Fiz toda a formação básica no colégio das freiras, em Arroio do Meio. Depois, vim para
Lajeado, concluir os estudos no Castelinho, e me formei em Eco nomia na antiga Fates. Estudar é uma necessidade, mas não ter boas referências não depende só disso. Tem que ter vontade. A educação te dá uma teoria que também é importante, mas a práti ca te ajuda em todos os sentidos.
Wink: Como foi o início da Wallerius Seguros?
Wallerius: A primeira sede era o meu Fusquinha (risos). Durante oito anos foi o meu parceiro, de porta em porta. Depois comecei a ter funcionários e consegui minha primeira sala comercial. Desde en tão, foram vários locais na cidade e fomos crescendo, até chegar à sede atual, no Americano.
Wink: Quais são os princi pais produtos com que vocês trabalham hoje e qual detalhe considera importante?
Wallerius: É a cobertura básica, de incêndios, vendavais, danos elétricos. Mas hoje temos infinitos tipos de coberturas. Hoje as coisas
estão muito melhores. Antigamen te tinha muito seguro mal feito, pois não se tinha a expertise atual. São muitas coisas que devem ser avaliados, muitos detalhes.
Wink: Quando ocorre um con flito na hora de receber um segu ro, é porque foi mal vendido?
Wallerius: Sem dúvidas. Hoje, quando vamos até a pessoa, expli camos tudo com conhecimento. Mostramos ao cliente e ele aceita. Ele tem mais interesse e entende melhor disso, mesmo quando sai mais caro.
Wink: Como está a venda de seguros para profissionais liberais?
Wallerius: Está crescendo muito no mercado. E tem uma infinidade de outros seguros com que trabalhamos, e que também estão com muita demanda, como o seguro financeiro. Poucas corre toras trabalham com esse. E das transportadoras, atendemos mais de 500. O seguro transportador é muito diferente do mercado.
Wink: E como vocês estão em relação às novas tecnologias?
Wallerius : Sempre digo para a nossa turma. Desde que come cei a trabalhar com seguros, o que ocorre nos Estados Unidos vem para cá num curto espaço de tempo. E em questão de tecnologias, hoje as companhias pecam muito, num geral. Nós investimos muito em progra mas, em cálculos. Conseguimos fazer seguros que o merca do, em geral, não faz. Nunca tivemos tantas corretoras nos procurando para ter esses dife renciais.
Wink: O que é necessário para trabalhar contigo?
Wallerius: O que é preciso, e que está difícil de arrumar, são pessoas que queiram trabalhar. Para toda pessoa que tem vontade, comprometimento e interesse em fazer e aprender, estamos abertos a fazer uma experiência. E uma coisa que não pode faltar no meu dia a dia é a transparência, o res peito, a humildade.
10 | A HORA Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022
Mateus Souza mateus@grupoahora.net.br LAJEADO
ENTREVISTA
GILBERTO WALLERIUS
Wallerius destacou a trajetória da empresa no mercado de seguros. Hoje, está consolidada como uma das maiores do RS
MATEUS SOUZA
Dia das Crianças com atrações à família toda
Atividades pela região incluem teatro e festas infantis. Programações iniciam nesta quarta e seguem até domingo
sua saúde: ache um meio-termo
GÊMEOS: Com a sorte a seu favor, nada será capaz de abalar o seu humor e tudo que você fizer terá bons resultados.
CÂNCER: Converse mais com a família, pois o pessoal de casa pode dar dicas, ideias e conselhos incríveis para você.
LEÃO: Aposte no poder de comunicação para fazer bons acordos e negócios no empre go, para mostrar seu potencial aos chefes.
SAGITÁRIO: Troque ideias com os colegas, pois isso deve render propostas e projetos muito criativos e inovadores.
CAPRICÓRNIO: Converse com os chefes, dê ideias, apresente projetos e deixe claro que está empenhada em melhorar de vida.
AQUÁRIO: Um bom momento para fazer contato com quem está longe para colocar o papo em dia e ma tar um pouco da saudade.
Atrações
não faltam para celebrar o Dia das Crian ças. Seja nesta quarta, 12, ou no fim de semana, as atividades incluem festas e tea tro infantil. A festa “Brincando em Família”, organizada pelo Rotary, abre a programação.
Organizado pelo Rotary, o evento inicia às 14h, no Magic Park. Para crianças e adolescentes, o valor é de R$30. Pais e responsáveis não pa gam, e cada ingresso dá direito ao cinema 6D. Em caso de mau tem po, o evento será transferido.
No Shopping Lajeado, a diversão inclui o espetáculo “Doidos Var ridos”, com teatro, malabarismo, monociclo, pintura artísticos e tea tro com cães. A programação se gue até domingo, 16, com o evento “Brincando na Languiru”.
Já a oficina de argila, visita guiada no jardim sensorial e caça ao tesou ro, fazem parte do Dia das Crianças do Jardim Botânico de Lajeado. A cama elástica, jogo ambiental e pintura facial também estão dispo níveis durante toda a tarde.
Em Estrela
“Brincadeira de Criança” é o evento que contará com atrações gratuitas, além da visita de perso nagens e de um dinossauro gigan te, no Parque Princesa do Vale, em Estrela. Com início às 14h, a pro gramação inclui intervenções artís ticas, música ambiente, pinturas no rosto, brinquedos e distribuição de pipocas. Haverá também praça de alimentação.
No fim de semana
O grupo AfroBlack promove, no sábado, 15, a primeira festa comu nitária do bairro Planalto. Durante todo o dia, os pequenos poderão se divertir com as brincadeiras, cama elástica, pinturas no rosto, jogos, e distribuição de cachorro quente e refrigerante doces.
O espetáculo “Pum! Histórias mal cheirosas” ocorre no sábado, às 14h e às 16h, no Sesc Lajeado
Teatro no Sesc
A peça “Pum! Histórias mal cheirosas” estará em cartaz no sá bado, no teatro do Sesc, em dois horários: às 14h e às 16h. Realiza da pela Makki Produções, o espetá culo traz diversão para crianças de todas as idades e propõe reflexões sobre assuntos como igualdades e diferenças, preconceito e valores através de uma temática lúdica e engraçada.
Os ingressos serão limitados a 120 unidades por sessão e podem ser adquiridos no atendimento do Sesc, nos valores de R$ 10 para usuários do cartão Sesc/Senac e R$ 20 para o público geral.
Confira o que abre e fecha neste feriado
Atendimento dos mercados:
VIRGEM: Na conquista, você vai querer segurança e tudo indica que pode se envolver com colega ou conhecido(a).
PEIXES: No campo senti mental, sua sensualidade será irresistível e você só ficará sozinha se quiser.
PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS
CRUZADAS
Consequências de ilícitos penais Acúmulo de líquido que dificulta a respiração
Os outros
Dispersão judaica terminada em 1948
Perder a cor
Papel que desafia a mulher moderna
(?) Carosella, jurada do MasterChef (TV)
Número de rainhas na colmeia
Esticada; retesada Camelo, em inglês
Árvores de madeira
Marca das letras de Bezerra da Silva
Mãe de Isaac (Bíb.) Epíteto de Pelé
Celebrado nesta quarta-feira, 12, o feriado de Nossa Senhora Aparecida altera diversos serviços em Lajeado e região. As repartições públicas não terão atendimento na data. Os pos tos de saúde estarão fechados. Em caso de urgência ou emergência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado e o Hospital Bru no Born (HBB) devem ser procura dos. Já o serviço de recolhimento de lixo funciona normalmente.
A praça de alimentação do Sho pping Lajeado funciona em horá rio de domingo, das 11h às 22h e as lojas das 13h às 19h. A Federa ção Brasileira de Bancos (Febra ban) informou que as agências não abrirão. No entanto, as áreas de autoatendimento ficarão dis poníveis para os clientes, além dos canais digitais. O expediente será normalizado na quinta-feira, 13.
O Jardim Botânico de Lajeado funciona das 8h às 11h30min e
Imec
Das 7h30 às 21h – Lajeado (Em todas as lojas: Centro, Montanha, São Cristóvão e Florestal);
Das 8h às 20h30min – Estrela.
Desco
Das 8h às 20h – Lajeado Unidade de Encantado estará fechada.
Mercado Languiru
Das 9h às 20h – no Shopping Lajeado;
Das 9h às 13h e das 14h30min às 20h – em Teutônia (no Alesgut e Canabarro 2);
*Os demais supermercados da rede estarão fechados.
Rede Polo Lajeado (Antiga Rede
das 13h30min às 19h. O Parque Histórico Municipal atende das 9h30min às 18h.
De acordo com a empresa Ex presso Azul, os horários de ônibus urbano serão suspensos duran
Super)
8h às 21h – no Bairro Americano, junto à BR-386; 8h às 20h30min – no Bairro Praia.
Atacadão Estrela
Das 8h às 21h
Super Montanha – Lajeado
Das 7h30 às 12h e das 13h30 às 20h.
Maxxi Atacado – Lajeado Não atendeu aos contatos da reportagem Supermercado STR
Fechado
Supermercado Dália – Arroio do Meio e Encantado Fechado
Prass Super e Atacado – Lajeado Fechado
te todo o dia. Apenas funcionam algumas linhas intermunicipais, como entre Lajeado e Porto Ale gre. Os itinerários podem ser ve rificados por meio do telefone (51) 3710-1011.
Molusco provido de dez tentáculos Mel Lisboa, atriz gaúcha
A função afetada na paralisia cerebral Daniel (?), Presidente da Nicarágua
Depósito de armas de fogo
A roupa como o "kilt" escocês Dalai-(?), monge budista
Amapá (sigla) Denis Diderot, escritor
A primeira letra grega Acessório automotivo
A forma desenhada do círculo
Irada; furiosa Não é? (fam.)
Interjeição de impaciência Sufixo de "filhota" Trecho de óperas
(?) Capone, líder mafioso
Aquela que apresenta nanismo (Med.)
Fibra têxtil sintética
Pelo que cobre o carneiro
A HORA | 11Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022 www.coquetel.com.br / © Revistas COQUETEL
Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL BANCO 43 ESMAECER MÃESAIA PAOLADD PEPAIOL UMAALFA LULAHUM MLIOTA MOTORAE NABRABA ANAILON ORTEGALÃ
resistente
2/al.3/hum.4/lula.5/camel.6/airbag. CRUZADAS DIRETAS Solução © Revistas COQUETEL 43 PT T TE RC EI RO S DI AS PO RA ES MA EC ER MÃ ES AI A PAOL AD D PE PA IO L UM AA LF A LU LA HU M ML IO TA MO TO RA E NA BR AB A AN AI LO N OR TE GA LÃ Ár vores de madeira resistente roupa como o "kilt" escocês Dalai-(?), monge budista (?) Capone, líder mafioso P cobre carneiro primeiragrega Acessório automotivo Mãe de Isaac (Bíb.) Epíteto de P eléMarca das letras de Bezerra da Silva Interjeição de impa- ciência Sufixo de "filhota" T recho de óperasAmapá (sigla) Denis Diderot, escritor HORÓSCOPO LIBRA: Um bom dia para mudar o que incomoda, enfrentar alguns desafios e virar o jogo a seu favor. ESCORPIÃO: Só comente seus planos com pessoas que possam realmente colaborar para a sua realização. ÁRIES: NNo trabalho, procure somar forças com os colegas de confiança, principalmente aqueles que têm metas em comum com você.21/03 a 19/04 20/0420/05 21/0520/06 21/0622/07 23/0722/08 23/0822/09 19/02 20/03 20/0118/02 22/12 19/01 22/11 21/12 23/1021/11 23/0922/10 TOURO: Deve ter cuidado para não assumir responsa bilidades demais e acabar prejudicando a
VALE DO TAQUARI
Julia Amaral juliaamaral@grupoahora.net
DIVULGAÇÃO
LAJEADO
CLASSIFICAÇÃO EM JOGO
NA ARENA ALVIAZUL
Mesmo com a vantagem do empate, Lajeadense prega seriedade no confronto contra o Monsoon e realiza promoção para a torcida lotar o estádio neste feriado
Depois
de uma longa espera entre as rodadas, o Lajeadense entra em campo na tarde de hoje em partida que vale a classificação para o mata-mata da Copa FGF – Troféu Tarciso Flecha Negra. Diante do Monsoon, na Arena, o clube aposta na força do torcedor para empurrar o time à vitória. A partida ocorre às 15h, com transmissão da Rádio A Hora.
A última partida pela competição ocorreu no dia 25 de setembro, quando o Alviazul foi derrotado pelo Guarani de Venâncio Aires em casa. Desde lá, teve tempo para treinar e inclusive enfrentou o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, quando ficou no empate em 3 a 3.
PROMOÇÕES PARA ATRAIR O TORCEDOR
Com o jogo sendo disputado no feriado de Nossa Senhora Aparecida, mesmo dia em que é comemorado o Dia das Crianças, o clube prepara uma série de promoções para atrair o público ao
estádio.
Crianças de até 12 anos não pagam ingresso e ainda terão à disposição brinquedos infláveis e outras atrações durante a partida. Quem adquiriu números da Ação dos Amigos do Alviazul também pode usá-los como entrada, não precisando adquirir ingresso. Na
hora do jogo, as entradas custam R$ 25 a arquibancada e R$ 35 a cadeira. Ainda, estará aberta a Arquibancada Geral, no lado oposto, ao preço de R$ 10.
EQUIPE PREPARADA
A equipe teve mais de duas
semanas para se preparar ao confronto de hoje. O time que inicia a partida deve ter: Rodrigo Mamá; Marlon, Iago, Léo Santos e Gui Dal Pian; Júlio César, Juliano, Roger e Marquinhos; Paulista e Brayan.
O Lajeadense avança de fase com qualquer vitória ou empate. Se for derrotado, precisa torcer para que o Novo Hamburgo não vença o Guarani de Venâncio Aires no Estádio do Vale. Três das quatro equipes do grupo avançam ao mata-mata.
AO VIVO NA RÁDIO A HORA
A Rádio A Hora 102.9 transmite a partida ao vivo. O Concentração inicia às 14h, e a Jornada Esportiva às 14h45min. Após o confronto, a análise e as entrevistas seguem com o Prorrogação.
JAQUE WEBER EMBARCA AO PARAGUAI
Atleta disputa as provas de 800m e 1500m. Evento será disputado em Assunção
Aatleta Jaqueline We ber embarcou nesta terça-feira rumo a Assunção, no Para guai. Ela fará parte dos quase 600 atletas do Time Brasil, que representarão o país no maior
evento multiesportivo da Amé rica do Sul.
O evento será qualificatório para os Jogos Pan Americanos de 2023, que acontecerão em Santiago, no Chile.
Jaque entra pela primeira vez na pista na quinta-feira, às 19h30min, para a disputa dos 1500 metros. No sábado pela manhã, às 9h25min ela retorna para os 800 metros.
“Nos preparamos muito vi sando esta competição. Será uma grande oportunidade e também uma grande honra, re presentar pela terceira vez no ano nossa seleção brasileira”, destaca a atleta.
A competição será transmi tida pelo Canal Olímpico do Brasil.
12 | A HORA Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022 JOGOS SUL-AMERICANOS
Atleta é uma das 600 representantes do Time Brasil no Paraguai
DIVULGAÇÃO
COPA FGF
Caetano Pretto caetano@jornalahora.inf.br
Equipe PG V E D GM GS SG Guarani 12 4 0 0 10 1 9 Lajeadense 9 3 0 1 8 3 5 Monsoon 7 2 1 1 8 3 5 Novo Hamburgo 7 2 1 1 8 3 5 Novo Horizonte* 0 0 0 4 0 12 -12 Riopardense* 0 0 0 4 0 12 -12 CLASSIFICAÇÃO AGENDA 5ª RODADA - QUARTA-FEIRA 15h Novo Hamburgo x Guarani 15h Lajeadense x Monsoon *Equipes excluídas da competição
Equipe
teve mais de duas semanas para se preparar à partida desta quarta-feira contra o Monsoon ELTON DE ANDRADE
ENTRE AS MELHORES DO BRASIL
Sara Scherer conquistou duas medalhas de bronze no Campeonato Brasileiro
Aciclista
Sara Scherer se destacou, novamente, em uma prova nacional. Atle ta de Estrela, retornou de Macaé, Rio de Janeiro, com duas medalhas de bronze na bagagem.
No dia 7 de outubro, ficou em terceiro lugar na categoria mas ter da prova CRI. Já no domingo conquistou a mesma colocação na prova de resistência.
Para ela, essas conquistas são frutos de todas as provas que dis putou neste ano nas categorias master A e Elite, e também da dedicação nos treinos. “Represen tar o Vale e trazer para casa duas medalhas de bronze é um orgulho enorme, pois disputei contra as melhores atletas do país”, diz.
Destaca que a logística de car
ro, feita com a colega Karin, não atrapalhou. “Chegamos na véspe ra da prova e ainda conseguimos competir em alto nível. Não é fácil, mas prova que também nada é im possível.”
Agora, Sara se prepara para o desafio da Serra do Rio do Rastro, no dia 6 de novembro. Já no dia 2 de dezembro disputa a etapa o Gaúcho do CRI e Resistência, que será em Santa Cruz do Sul.
CLUBE SETE DE SETEMBRO
COM JOGOS NO FERIADO
Ezequiel Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br
O Clube Sete de Setembro pro move nesta quarta-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida, os últi mos jogos da fase classificatória da Copa Sete/C2B de Minifutebol. Os confrontos iniciam às 9h15min com Smoke x Kanxei ros pela Série Prata. O primeiro jogo da Ouro é entre JéDuCa e Arranca Toco/Ouro Seg.
Com os primeiros colocados já definidos, a rodada serve apenas para apontar os cruzamentos dos jogos extras que serão disputa dos no sábado, dia 15.
AGENDA
Série Ouro
10h40min – JéDuCa x Arranca
Toco/OuroSeg
13h – Saragossa x Parceria 15h20min – Coringa x Kitufo
Série Prata
9h15min – Smoke x Kanxeiros
11h50min – Afusi x Meketrefe
14h10min – Dinamite x Alcatraz
Classificação
Série Ouro: Arranca Toco/SL (16 pontos), Saragossa (10), Arranca Toco/OuroSeg (9), JéDuCa (8), Coringa e Kitufo (4), Parceria (sem pontuar);
Série Prata: Copeiros (16 pontos), Smoke (11), Dinamite (8), Afusi (7), Kanxeiros (6), Alcatraz e Meketrefe (1)
GRENÁ GOLEIA
O AZUL
O sábado foi bastante movimentado no jogo cinquentão do EC Americano Coroas. O jogo teve vitória do Grená por 4 a 0. Dinho, em duas oportunidades, Jadir e Régis marcaram os gols do time Grená. A equipe que saiu vitoriosa foi a campo com Marcos, Pingo, Felipe, Otto, Imério, Xuxa, Valmor, Régis, Dinho, Tonho, Batata, Ari, Félix, Jadir, Fornari, Celso e Batata. Os destaques da equipe foram Félix e Belmonte. Já o time Azul perdeu com Valmir, Dário, Jorge, João, Baldo, Ilson, Marquetto, Polaquinho, Airton, Inácio, Souza, Sérgio, Wickert, Flávio, Secco, Piro e Galo. Os destaques foram Ilson e Sérgio.
ANIVERSÁRIO
Neste domingo, ocorre a comemoração dos 50 anos do Esporte Clube Americano Coroas. O evento inicia às 9h com o confronto entre a categoria master contra o Master Ceva 20. Já às 11h, o Cinquentão do Coroas encara a Sociedade Esportiva Recreativa Teatral Imperial de Santo dos Anjos (Serti). A tarde o evento segue animado com o músico Claiver Emanuel.
A HORA | 13Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022
Sergio, Ilson, Belmonte e Félix foram os destaques da rodada
DIVULGAÇÃO
CICLISMO
Ezequiel Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br
Atleta de Estrela retornou de Macaé, Rio de Janeiro, com duas medalhas de bronze na bagagem
DIVULGAÇÃO MINIFUTEBOL
Copeiros terminou com a
melhor campanha da Série Prata
EZEQUIEL
NEITZKE
Passeio Ciclístico das Crianças
Em homenagem ao Dia das Crianças, mais de 150 pessoas participavam de um passeio ciclístico em Lajeado. Na ocasião, empresas locais distribuiam sorvetes e refrigerantes de forma gratuita para as crianças.
Enquanto isso…
Nobel da Paz a Jimmy Carter - Vinte anos atrás, o ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, recebia o Nobel da Paz “por décadas de atuação para resolver conflitos em todo o mundo”. O prêmio era uma crítica ao governo norte-amerciano da época, que tinha Bush como presidente e acirrava a tensão com o Iraque.
Trilha da Jacobina
Vinte anos atrás, o Jeep Clube Lajeado 4x4 promovia no dia 12 de outubro a 1ª Trilha da Jacobina. Ao todo, mais de 120 jipes de todo o Rio Grande do Sul participavam.
Foram 38 quilômetros de percurso, pelos bair ros São Bento, Conventos e Montanha. Conforme os organizadores da época, o nome da trilha era em referência às gravações do filme “A Paixão de Jacobina”, que ocorreram pela região.
Quarta-feira é
Dia da Criança
Quinta-feira é
Dia Mundial do Escritor
Dia da Visão
Dia Mundial da Trombose
Dia Nacional do Fisioterapeuta
Santo do dia: Santo Eduardo
“A ameaça da paralisia infantil”
Xadrez em Lajeado
Há 50 anos, o Jornal O Informativo trazia a direção do recém-formado Lajeado Xadrez Clube. Como presidente, era eleito Atos Falkenbach; como vice, Flávio Carvalho e Silva; como secretária, Gisela Ranck; e como tesoureiro foi eleito Hélio Munhoz.
O Campeonato de Xadrez havia sido há poucas semanas, e o jornal veiculava o ranking oficial da
competição. Em primeiro lugar, ficou Hélio Munhoz, em segundo, Rodolpho Schreiner e em terceiro, Ivon Peixoto.
A notícia é do Jornal Nova Geração, de outubro de 1972, cinquenta anos atrás, e já alertava para o perigo da baixa imunização dos mais novos. Na época, pouco mais de 60% das crianças haviam sido vacinadas.
Neste Dia das Crianças, com taxas de vacinação em 52% no Brasil (muito abaixo do esperado), fica o alerta aos pais. Existe um velho ditado popular que diz que as coisas são cíclicas, que sempre retornam. Pelo bem das novas gerações, espero sinceramente que não.
Enquanto isso…
Integração da América do Sul - Cinquenta anos atrás, os governos de países da América do Sul se reuniam para debater uma maior integração do sistema de transportes no continente. Apesar das tratativas, o Mercosul (maior acordo de comér cio firmado entre esses países) só foi criado nos anos 1990.
14 | A HORA Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022 por
Raica Franz Weiss
Dia do Engenheiro Agrônomo
Dia do Corretor de Seguros
Dia do Basquete
Dia Nacional da Leitura
Santo do dia: Nossa Senhora Aparecida
FOTOS ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO
ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO
Na foto, Atos Falkenbach e Hélio Munhoz.
Um dilema para Leite
Oanúncio da neutralidade de Eduardo Leite sobre a presidência da República neste segundo turno pode ser decisivo na eleição para o governo gaúcho. Os eleitores de Edegar Pretto (PT) esperavam de Leite apoio para Lula. Como isso não ocorreu, os petistas estão liberados para votar nele, ou não. A recomendação do partido é não votar em Onyx (este sim adversário), mas será que toda a conversão de votos dos petistas se dará para o tucano? E os eleitores de Jair Bolsonaro que votaram em Leite no primeiro turno, agora, dia 30, vão se posicionar da mesma forma? Voto ideológico ou voto trocado (partidos diferentes)? A sinuca de bico de Eduardo Leite pode ser maior do que ele próprio imagina. Seu grande desafio será: reverter a vantagem bolsonarista, con quistada no primeiro turno e evitar que os votos migrem 100% para seu adversário e conquistar os esquerdistas que não querem a direita no poder, sem escancarar apoio a Lula. Vamos ver se a estratégia “murista” dará certo.
O que separava, agora une
O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, anunciou a entrega da ilumina ção nos silos do Porto para o dia 21 deste mês. Ele quer um “grande even to” para unir Lajeado e Estrela pelas águas do Rio Taquari. “A água que separava é a água que vai nos unir”, disse em seu discurso no evento dessa terça junto ao Rio Taquari. Também falou que pretende se aproximar mais do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o parabenizou pelo aniversário.
Foram comedidos
* O feriado nacional desta quarta-feira deve levar uma legião de políticos, especialmente candidatos a governador que não venceram no primeiro turno, para rezas junto a Nossa Senhora de Aparecida. Toda ajuda, nesta hora, vale a pena.
** Foram em 17 das 27 unidades da federação que tiveram pelo menos um candidato a cargo majoritário com candidatura anulada. Quatro só no Rio de Janeiro.
** Durante execução do hino nacional, no jogo entre Bahia e Brusque na Fonte Nova, apoiadores de Lula faziam L e cantavam “olê olê olá Lula” enquanto os defensores de Bolsonaro encenavam rajadas de metralhadora no ar.
** A internet está cada vez mais parecendo o velho oeste americano. Uma terra sem lei.
Presidente do Setcergs (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul), Sérgio Gabardo; e presidente da Fetransul, Afrânio Rogério Kieling, participantes e idealizadores do 1º Congresso de Logística dos Vales, foram comedidos em suas falas quanto ao cenário da eleição nacional. Ambos defendem o atual presidente Jair Bolsonaro e aguardava-se uma manifestação mais contundente sobre a reeleição. Usaram bem as palavras e deixaram o recado, sem citar o nome do presidente. O único que citou Bolsonaro em sua fala foi o prefeito Elmar Schneider, agradecendo pela liberação do porto ao município.
Embaixador em Brasília
Em defesa do voto distrital
As eleições para o Legislativo já são águas passa das. Mais uma vez a região sai dela sem repre sentantes eleitos para a Assembleia e a Câmara Federal. Resultado das nossas próprias esco lhas, vale sempre lembrar.
Particularmente não acho que devemos votar exclusi vamente por alguém ser daqui. É preciso, acima de tudo, que aquele em quem votamos esteja alinhado com nossos princípios e ideais, aquilo que acreditamos e queremos ver representado nos parlamentos. Óbvio que o ideal se ria termos ambos: alguém daqui e alinhado. Mas isso é assunto pra outra discussão.
O que trago aqui é uma velha ideia que, infelizmente, nunca ganhou espaço no país: o voto distrital. E, nestes trópicos, uma ideia nunca ter ganhado corpo nos corre dores do Congresso é um ótimo sinal. Nossos legislado res – eleitos por nós, nunca cansarei de repe tir – preferem, ao invés de reformar o sistema político, deformá-lo, au mentando o seu custo, a concentração de poder, a distorção entre quem já está no poder e quem quer entrar, e outros ab surdos do tipo. O fundo eleitoral, pra ficar num único exemplo, está aí para provar isso.
Mas voltemos ao voto distrital. O seu conceito básico é dividir o país, os estados ou as cida des, criando distritos e fazendo eleições locais. Os distritos teriam apro ximadamente a mesma população e teriam di reito a eleger um repre sentante. Ele poderia ser puro, onde a eleição se dá apenas nos distritos, ou misto, onde além dos distritos também haveria uma eleição pa ralela mantendo um formato semelhante com o atual.
O fato é que o voto distrital, seja ele puro ou misto, teria como grande virtude mexer com nosso cenário político na cional, reaproximando os eleitos da população – talvez um dos nossos grandes problemas. Além disso, por reduzir a área geográfica de atuação eleitoral, ele seria um potencial barateador das cada vez mais caras – e bancadas em gran de parte com dinheiro público – campanhas eleitorais.
O município de Estrela entregou ao empresário Valmir Biberg do Nascimento o título de Embaixador de Estrela. Prefeito Elmar Schneider e ele trabalharam juntos na Rodoviária de Estrela. Hoje, o empresário é dono do Hípica Hall, ponto tradicional de Brasília, e recentemente abriu o Açougue do Berg, mais que um restaurante, um espaço de contemplação à gastronomia com 700 lugares e 200 funcionários, tornando-se referência gastronômica da capital fede ral. É o segundo Embaixador nomeado pelo município. O primeiro foi o Padre Alessandro Campos.
O voto distrital pode não ser a solução ideal ou livre de problemas. Mas é preciso que tal modelo seja ao menos minimamente discutido e avaliado. É bem verdade que o país precisaria de uma nova Reforma Política. Uma reforma de verdade e pra melhor, que simplificasse o processo eleitoral, tornando-o mais claro para a popu lação, barateasse as campanhas, corrigisse distorções, reduzisse o poder na mão de políticos e evitasse o uso da máquina pública como facilitador eleitoral – seja lá de quem for. Enfim, temos muito a avançar e não podemos deixar temas importantes caírem novamente no esque cimento apenas porque a eleição legislativa passou. E no Brasil, a solução não sairá sem que a sociedade organi zada clame por mudanças.
A HORA | 15Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022 GUILHERME CÉ Economista
(...) o voto distrital, seja ele puro ou misto, teria como grande virtude mexer com nosso cenário político nacional, reaproximando os eleitos da população – talvez um dos nossos grandes problemas”
FABIANO CONTE Jornalista e radialista
A água que separava é a água que vai nos unir”
Fiéis homenageiam padroeira
FRASES DA EDIÇÃO
“O caminhão pode estar em outro país e conseguimos acompanhar cada etapa do transporte”
AfrânioRogérioKieling, presidentedaFetransul,du ranteocongressologísticoem Estrelanessaterça-feira.
“O efetivo uso do rio e investimentos para o transporte de cargas dependem da regularidade na demanda para escoar e trazer mercadorias” CristianoPintoKlinger, diretordaPortosRS,sobreaar ticulaçãoregionalpararetomar canalhidroviárionoVale.
OPINIÃO | THIAGO MAURIQUE Evento aproxima empresas e universitários
Promovido pela Rede de Carreiras da Univates, Crie Oportunidades proporciona a estudantes e egressos o contato direto com marcas renomadas da região.
Há 20 anos, mais de 150 pessoas participavam de um passeio ciclístico em Lajea do, com direito a sorvetes e refrigerantes gratuitos para a criançada.
OPINIÃO | GUILHERME CÉ
De bicicleta para marcar o Dia das Crianças Voto distrital precisa ser debatido
Velha proposta merece aten ção do Congresso Nacional. Modelo teria como grande vir tude mexer com nosso cenário político nacional, ao reaproxi mar os eleitos da população.
Quarta e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022 Fechamento da edição: 21h MÍN: 16º | MÁX: 24º Quarta com tempo nublado pela manhã com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens.
O
dia de
Nossa Senhora Aparecida será celebrado com procissão pelas águas do Rio Taquari nesta quarta-feira,
12. A
iniciativa da comunidade do Bairro das Indústrias, em Estrela, é inédita na cidade.
PROCISSÃO FLUVIAL
CADERNO | CIDADES
OPINIÃO | RAICA FRANZ WEISS
BIBIANA FALEIRO
CIDADES
Nova estrutura em creche abre 30 vagas
Secretaria de Educação inaugura na quinta-feira, 13, o novo espaço na escola co munitária Raio de Sol. Local recebeu inves
timento de R$ 132 mil para o incremento de 144 metros quadrados de sala. Estrutura permite abrir 30 vagas na educação infantil.
Desconto em imposto incentiva ações ambientais
Governo municipal desenvolve o Progra ma de Consciência Ambiental. Quem aderir às práticas de cuidado com a natureza pode
receber até 15% de desconto extra no IPTU a partir de 2023. Para
Hospital assina convênio e prepara ampliação de espaços
Contemplado com R$ 2 milhões na terceira fase do programa Avançar na Saúde, o Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado , já definiu onde aplicará o recurso. Cerca de R$ 1 milhão será utilizado na conclusão do Centro Cirúrgico, obra
que está em andamento. O restante será destinado ao Pronto Socorro. Termo será firmado nesta quarta-feira. 12. Já o Hospital Bruno Born, em Lajeado, receberá R$ 2 milhões para construir o novo centro obstétrico.
Devoção
Procissão nesta quarta-feira, 12, ocorre pela primeira vez pelas águas do Rio Taquari. Imagem será conduzida por embarcações com saída às 8h30min do Parque da Lagoa até o Porto de Estrela . Os fiéis seguem o percurso por terra até a capela do Bairro das Indústrias.
trabalhou
MICRORREGIÕES | ARROIO DO MEIO • ENCANTADO • TEUTÔNIA • TAQUARI • ESTRELA
PÁGINA | 7 Quarta-feira e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022 R$ 4,00 (dia útil) R$ 7,50 (fim de semana)
ARROIO DO MEIO
participar, o cadastro deve ser feito até 30 de novembro. SANTA CLARA DO SUL
PÁGINA | 2PÁGINA | 3
Urbano Lenhard é um dos coordenadores que
nos preparativos para a festa da padroeira PÁGINA | 4
à Nossa Senhora Aparecida BIBIANA FALEIRO
Desconto no IPTU incentiva cuidados com a natureza
Por Sérgio Nunes Lopes
Um prédio que virou museu
O prédio que abriga o Mu seu Público Municipal de Ar roio do Meio, não por acaso, é chamado de Casa do Museu. A edificação não foi construí da para ser museu. O tempo e sua relevância histórica é que alcançaram essa condição para o prédio que conta mais de cem anos de história.
Como é possível ver na ima gem com a cronologia, o prédio situado à rua Visconde do Rio Branco, 604, na esquina com a rua Monsenhor Jacob Seger, já teve muitos usos. Foi casa de moradia e clínica de um médi co, apenas residência até pas sar a servir como repartição pública em duas ocasiões. Che gou a ser inclusive o centro das decisões da municipalidade quando Arroio do Meio tinha uma extensão geográfica maior do que na contemporaneidade.
Toda essa trajetória fez com que o acautelamento jurídico fosse afunilando até o decreto de 2013 que institui o museu.
Apesar deste decreto, a casa ainda abriga repartições não ligadas diretamente à atividade museológica.
Da declaração de interesse
público, passando pelo tom bamento e pela instituição do museu, é preciso deixar claro que são medidas que reconhe cem o que passou. As políticas públicas complementares e a Educação Patrimonial são medidas que revestem de sig nificado, o mesmo bem patri monial para o presente e para o futuro.
Cadastros no programa de consciência ambiental podem ser feitos até 30 de novembro
Contribuintes podem garantir o desconto de até 15% no IPTU nas guias de 2023. No município mais de 2,7 mil imóveis são tributados
PRÁTICAS QUE DÃO DESCONTO NO IPTU
1 - Sistema de captação da água da chuva: 3% de desconto;
2 - Sistema de reuso de água: 3% de desconto;
3 - Sistema de aquecimento solar: 3% de desconto;
4 - Construções com material sustentável: 3% de desconto;
5 - Sistema de utilização de energia passiva: 3% de desconto;
6 - Sistema de utilização de energia solar fotovoltaica: 10% de desconto;
SANTA CLARA DO SUL
Como objetivo de estimu lar a implementação de práticas sustentáveis no município, voltadas ao cuidado com a natureza, o governo municipal apresentou uma novidade aos contribuintes neste ano. Quem aderir ao Programa de Consciência Ambiental pode receber até 15% de desconto extra no IPTU a partir de 2023. Somando aos demais benefí cios vigentes, como de Bom Pagador, o desconto no imposto pode chegar a 25% a partir do próximo ano.
De acordo com a secretária de Gestão Estratégica e Desenvol vimento Econômico, Ana Paula Mallmann, o programa incentiva os empreendimentos e moradores a contribuírem com a preservação ambiental por meio do uso racional dos recursos naturais, proporciona melhorias no ambiente urbano e for talece a consciência sócio-ambiental da comunidade.
São dez práticas consistem no pro grama e podem garantir o desconto entre elas a comprovação de coleta correta de esgoto, sistema próprio de geração de energia, coleta de água e
7 - Separação de resíduos sólidos, cujo benefício é concedido exclusivamente aos condomínios horizontais ou verticais e que, comprovadamente, destinem sua coleta para reciclagem e aproveitamento: 5% de desconto.
8 - Limpeza anual da fossa séptica: 5% de desconto.
9 - Preservar vegetação no imóvel, em quantidade superior a 5 unidades: 5% de desconto.
10 - Destinação de resíduos orgânicos para compostagem: 5% de desconto.
arborização. Para isso é necessário realizar um cadastro no site do muni cípio e seguir as orientações e se ne cessário apresentar a documentação solicitada. “Foi uma forma encontra da de incentivar as pessoas a terem iniciativas sustentáveis. Pensamos em incentivar isso, garantindo o des conto nas guias do IPTU”, detalha a secretária.
O cadastro no programa pode ser feito até 30 de novembro por meio do site do município, na aba Cons ciência Ambiental, onde tem todas as informações de como se habilitar para receber o benefício, inclusive das comprovações necessárias para cada item. No mesmo espaço é feito o protocolo e o contribuinte opta por quais itens podem se enquadrar.
Após o período de inscrições, a equipe de governo vai iniciar a ava liação dos protocolos, em alguns ca sos, não está descartado a visita pre sencial nos imóveis. Em Santa Clara
CIDADES
do Sul são mais de 2,7 mil imóveis tributados.
Inovação
Segundo o prefeito Paulo Kohl rausch, essa é uma iniciativa ino vadora que traz benefícios tanto ao meio ambiente quanto aos contri buintes. “É a partir desses projetos que vamos construir um município cada vez mais sustentável e feliz”, destaca o prefeito, que em maio des te ano criou a Secretaria Municipal de Sustentabilidade para dar uma atenção especial a esse setor.
O programa Consciência Ambien tal foi discutido já no ano passado quando o governo encaminhou a modernização do Código Tributário Municipal que além da criação do incentivo fez alterações na forma de cálculo da contribuição da ilumina ção pública, taxa de coleta e criou também o chamado Bom Pagador.
Encantado
2 | A HORA cidades
Quarta-feira e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022
DIVULGAÇÃO
COLUNA DO MUSEU
MICRORREGIÕES : ARROIO DO MEIO, ENCANTADO, TEUTÔNIA e TAQUARI
Reportagem: Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.br Diretor Executivo: Adair Weiss Diretor de Mercado e Estratégia: Fernando Weiss Diretor de Conteúdo Editorial: Rodrigo Martini Arroio do Meio Comercial: Elton de Andrade eltondeandrade10@hotmail.com | 51 99911 .4328 Reportagem: centraldejornalismo@grupoahora.net.br
Reportagem: centraldejornalismo@grupoahora.net.br Teutônia
A edificação não foi construída para ser museu. O tempo e sua relevância histórica é que alcançaram essa condição para o prédio que conta mais de cem anos de história”
Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.br
Comunidade se prepara para receber delegação da Alemanha
Comitiva formada por nove jovens será acolhida por famílias locais durante dez dias
conta de grande parte da popula ção de Arroio do Meio e arredores ser de origem germânica e espe cificamente de regiões onde está situada a cidade de Boppard (a 25 quilômetros ao sul de Koblenz) no estado de Rheinland Pfalz foi for mado um círculo de amigos que to dos os anos viabiliza o intercâmbio entre jovens nos dois países.
ARROIO DO MEIO
Uma
delegação forma da por nove jovens de 16 a 23 anos da cidade alemã de Boppard, de sembarca em Arroio do Meio no dia 18 de outubro. A visita é uma retribuição a uma comitiva arroio meense que visitou o país em 2019.
As duas cidades consideradas co-irmãs, possuem desde 2013 um convênio de intercâmbio assinado entre administração municipal o Circulo de Amigos de Boppard. Conforme a presidente do grupo, Eneida Führ Kuhn, essa é a quar ta delegação que visita Arroio do Meio desde a assinatura e formali zação da parceria.
O líder e coordenador da comiti va alemã é o prefeito da cidade, Jörg Haseneier. Durante os dez dias, os jovens ficam hospedados em casas de famílias que se habilitam previa mente. No município os intercam bistas terão compromissos oficiais, visitas às empresas, escolas e uni versidade, roteiros turísticos.
Eles ficam alojados até o dia 27, quando haverá uma noite de encer ramento e momento de integração com a comunidade.
As duas cidades mantêm parce ria desde 2013. Com características geográficas semelhantes e próxima ao rio Reno, Boppard está situada na região Hunsrück na Alemanha, de onde vieram muitas famílias de imi grantes que se estabeleceram em co lônias no Vale do Taquari. A iniciativa porém surgiu anos antes, em 2011.
Na época, um grupo liderado pe los professor Roque Danilo Bersch e o médico Ruy Bersch. A partir de contatos feitos na Alemanha e por
Ampliação de escola abre 30 vagas na educação infantil
ARROIO DO MEIO
A Secretaria Municipal de Edu cação inaugura na quinta-feira, 13, a ampliação da escola Comu nitária de Educação Infantil Raio de Sol. Localizada no bairro São Caetano, o novo espaço permite a abertura de mais 30 vagas na edu cação infantil.
O investimento no local supe ra os R$ 332 mil. Foram amplia dos 144 metros quadrados, para construção de duas salas de aula, banheiro e um corredor para cir culação que liga a estrutura nova com o prédio já existente e reali zadas reforma da área de serviço e fraldário.
O projeto contemplou também a troca do piso na área externa próxima aos brinquedos, exe cução uma fossa séptica para o tratamento de esgoto, troca do te lhado por telhas cerâmicas e laje e adequação no Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI).
A obra estava no cronograma da Educação que tem o objetivo de zerar o déficit de vagas nas es colas comunitárias de Educação Infantil, onde são atendidas 815 crianças de quatro meses a três anos. “No inicio do ano o número era de 250 crianças, hoje conse
guimos diminuir a espera”. Con forme a secretária Iliete Winck, a reforma e ampliação do imóvel em São Caetano foi uma alternativa encontrada para reduzir a fila de crianças que aguardam por uma vaga nas escolas de Educação In fantil.
Mais recente, o governo con cluiu a ampliação da Escola Muni
cipal Dona Rita com a construção de duas salas de aula, refeitório e reformas no corredor de acesso e a reativação da Escola São Paulo. Com isso foi possível abrir 100 no vas vagas.
Eneida destaca que o convênio entre as duas cidades estimula a troca de vivências culturais, sociais e econômicas. Anualmente, em regime de alternância, ocorre um intercâmbio de jovens, composto de nove participantes com idade de 16 a 23 anos, mais um coordenador responsável pelo grupo.
A HORA cidades | 3Quarta-feira e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022
Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.br
DIVULGAÇÃO/PREFEITURA
DE BOPPARD
Jovens saem da Alemanha em 17 de outubro e chegam no dia seguinte em Arroio do Meio
Prédio no bairro São Caetano foi ampliado e permite o atendimento de até 30 crianças
DAIANE LAIS KALSING
Fiéis promovem festa à padroeira
Pela primeira vez, a procissão em homenagem à Nossa Senhora Aparecida será pelas águas do Rio Taquari. A imagem da santa que dá nome à comunidade do Bairro das Indústrias será conduzida até a capela
Bibiana Faleiro bibianafaleiro@grupoahora.net.br
ESTRELA
Odia da padroeira Nossa Senhora Apa recida será de festa na comunidade do Bairro das Indústrias. Na manhã desta quarta-feira, a partir das 8h30min, uma procissão de bar cos e lanchas carregam a ima gem da santa pelo Rio Taquari, com saída do Parque da Lagoa até o Porto de Estrela, onde será recebida pelos fiéis. A procissão continua por terra até a Capela Nossa Senhora Aparecida.
No templo, a programação con tinua com missa e bênção. O coral também vai animar o momento e uma rifa será sorteada. Pelo ca minho até a igreja, a comunidade
terá dois pontos de parada para orações. Em caso de chuva, a pro cissão é cancelada, mas a missa continua a ser celebrada.
Últimos detalhes
Na tarde de ontem, o casal coor denador da comunidade, Urbano Antônio Lenhard, 68, e Teresinha Lenhard, 65, fizeram os últimos preparativos para a grande festa. Entre eles, a confecção de um pe queno altar para Nossa Senhora, que será levado na procissão.
De acordo com Teresinha, a celebração ocorre todos os anos há duas décadas, desde a data de fundação da capela. Mas sempre foi feita em carreata ou caminha da. Esta é a primeira vez que a imagem é carregada pelo rio.
“A nossa capela é a única do Vale que tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira e ain da fica próxima de um rio, que é onde a imagem dela foi encontra da. Daí surgiu a ideia de passar pelas águas”, destaca Lenhard. A terça-feira também foi o último dia na novena que antecede a ce lebração.
Capela criada pelo povo
Outro casal envolvido com a organização do evento é Lúcia Klafki, 59, e Valdir José Klafki, 62, também integrantes da dire toria da igreja. Eles contam que quando a comunidade foi criada, muitas festas foram feitas para arrecadar verba para a constru ção do templo. Tudo foi feito com
a ajuda e doação dos moradores do bairro.
E, para nomear a capela, foi fei ta uma votação. Entre outros pa droeiros, Nossa Senhora Apare cida foi escolhida para abençoar os fiéis. A comunidade faz parte da Igreja Matriz São Cristóvão.
“Os bancos, os vitrais, tudo foi doação”, destaca Lúcia.
História de Nossa Senhora
Segundo a história da santa, a imagem de Nossa Senhora foi encontrada em 1717, em São Paulo. A população organizou uma festa para receber um go vernador da época e, para prepa rar a comida, pescadores foram para o rio Paraíba para conseguir muitos peixes.
Os pescadores fizeram uma oração pedindo ajuda de Maria, mãe de Jesus. Depois de tentar várias vezes sem sucesso, perto do Porto Itaguaçu, lançaram a rede outra vez. Não pegaram pei xe, mas sim a imagem de Nossa Senhora. E este foi considerado um de seus milagres. A santa tam bém é conhecida como padroeira do Brasil.
4 | A HORA cidades Quarta-feira e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022
Os últimos preparativos para a procissão foram feitos na tarde de terça, por integrantes da diretoria da comunidade
BIBIANA FALEIRO
Obra com instalação de calçada de passeio e guarda-corpo era antiga demanda da comunidade
Acalçada de passeio so bre o Arroio Harmonia, localizada na Rua Dal tro Filho, no bairro Teu tônia, foi concluída. A obra teve início em agosto, diante de uma demanda antiga da comunidade. A iniciativa é da administração municipal por meio da Secretaria de Obras, Viação e Transportes.
A ponte recebeu calçada de passeio e guarda-corpo de me tal. Conforme o prefeito Celso Aloísio Forneck, a reforma traz
Estrutura visa proporcionar mais segurança aos pedestres
mais segurança aos pedestres e ciclistas, já que muitas pessoas utilizam a via para atividades fí
Ponte do Arroio Harmonia recebe novas estruturas Curso gratuito qualifica cuidadores de idosos
sicas. “Há muito tempo a comu nidade solicitava essa melhoria. Acreditamos que a construção proporcionará mais proteção e bem-estar. É mais uma propos ta de governo sendo entregue à localidade”, destaca.
Aulas ministradas pelo Senac buscam preparar a comunidade para o trabalho em domicílios, hospitais e centros de referência
POÇO DAS ANTAS
Com o objetivo de capacitar a comunidade com técnicas básicas para o cuidado com o idoso, o proje to Amigo Cuidador promoveu o pri meiro encontro na semana passada. Ao todo, serão 13 dias de atividades.
A iniciativa é da administração municipal de Poço das Antas por meio da Secretaria de Saúde, e bus ca preparar os cuidadores para o trabalho em domicílios, hospitais, centros de referências, entre outras modalidades.
Na primeira turma do projeto, são 20 participantes. Duas enfer
O curso é gratuito e possui carga horária de 40 horas, administrado pelo Senac por meio da coordena dora da atividade, Mariela Fagun des. O projeto conta com exposi ções teóricas, exercícios práticos e estudos de casos, com uso de mate riais de apoio.
A secretária da Saúde, Anisete
Schneider destaca a grande ade são da comunidade à iniciativa. “É muito bom vermos pessoas engajadas em se qualificar para prestar assistência a esse público tão importante. Desejamos que as noites de estudo e técnica sejam uma oportunidade de qualificação, mas também de integração, socia lização, aprendizado e encontro”, ressalta.
A HORA cidades | 5Quarta-feira e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022 TEUTÔNIA
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
meiras da Unidade Básica de Saú de (UBS), Stella Máris Schmitz e Jane Aparecida Senna, também acompanham as aulas.
Ao todo, serão 13 encontros durante o projeto
Município prepara edital para construção de UTIs
Serão dez leitos no Hospital São José. Processo licitatório será publicado no dia 24 de outubro
TAQUARI
Aadministração
munici
pal anunciou a publica ção de um edital para a construção de dez leitos de UTI convencional no Hospital São José, no dia 24 de outubro. O anúncio foi feito na segunda-feira, 10, por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais do Exe cutivo.
O município recebeu a liberação do projeto da UTI em agosto, pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. O investimento, em recur sos municipais, está previsto para superar R$ 1 milhão. “Na próxima
Estrutura foi montada em 2020, durante a pandemia, e agora será transformada em UTI convencional
live, no dia 24, vamos lançar o edi tal. Só estamos finalizando alguns detalhes do projeto”, explica o prefeito André Brito.
Após os trâmites de licitação, a previsão de início da obra é para dezembro deste ano, conforme Brito. O projeto foi executado
pelo escritório de arquitetura Frei tas&Pesenatto, especializado em obras hospitalares.
Em 2020, dez leitos no Hospital São José foram habilitados como UTI para tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus, du rante o período crítico da pande mia. Agora, para a habilitação de UTI convencional, foi necessário um novo projeto, conforme as nor mas vigentes dos órgãos de saúde.
Secretaria de Saúde oferece exames de mamografia
BOM RETIRO DO SUL
No mês do “Outubro Rosa”, a administração municipal organiza ações para promover a conscientiza ção sobre o câncer de mama e colo do útero, em especial, para incentivar o diagnóstico e o tratamento precoce.
De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os meses, são disponi bilizadas 40 mamografias para mu lheres com idade igual ou superior a
36 anos de idade. Os exames são gra tuitos, mediante agendamento, com um encaminhamento médico ou de enfermagem.
O secretário Paulo Marmitt desta ca a importância do exame preven tivo. “Peço a todas as mulheres que
façam a atualização de seu cadastro junto à Secretaria. Já aquelas com exames marcados, compareçam na data agendada, pois somente com o exame preventivo será possível iden tificar e prevenir problemas futuros”, ressalta.
6 | A HORA cidades Quarta-feira e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022 A nossa força vem sempre para somar. Disque Energia ou Whatsapp 0800 541 6185 A CERTAJA Energia distribui energia confiável, sempre de forma sustentável, nos Vales do Taquari, Rio Pardo e outras regiões.
DIVULGAÇÃO
Ações pretendem conscientizar e incentivar o diagnóstico precoce
Município oferece até 40 consultas por mês
DIVULGAÇÃO
Reformas de acessibilidade em escola iniciam nos próximos dias
Serão investidos mais
R$ 223
na obra
Padre Domenico Vicentini,
Amaral
Osalunos da Escola
Estadual de Ensino
Fundamental Padre
Domenico Vicentini
poderão acessar todos os espaços escolares sem obstáculos, inde pendente da sua condição física, em, no máximo, 90 dias. Isso é o que prevê a ordem de serviço
assinada ontem, 11, na presença do secretário de obras do estado, Marco Antônio da Silva Oliveira.
São mais de R$ 223 mil para exe cutar as obras, que devem iniciar em até cinco dias após a assinatura
da ordem de serviço. Conforme a coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Cássia Be nini, a solicitação da obra foi feita em 2019.
Naquele ano, a escola recebeu a
matrícula de uma aluna cadeiran te. Para que chegasse até a sala de aula, o pai da estudante subia com ela e a cadeira cerca de 10 degraus. A menina, hoje com 15 anos, só sai da sala quando o responsável a busca, no fim do período.
“Isso faz ela perder muita coisa, inclusive o recreio. Agora, quan do retornarmos no ano letivo de 2023, ela terá mais autonomia. E, para o futuro, estamos prepara dos para receber a todos”, salienta a diretora da escola, Rejane Maria Candido Balus. A professora lem bra que foram muitos os pedidos de reforma, até que a Promotoria de Justiça interveio no caso.
Sobre as mudanças
A arquiteta da Coordenado ria Regional de Obras Públicas
(Crop), Luisa Fiegenbaum Rüc ker, reforça que hoje todos os acessos às salas de aula são por meio de escadas. “Após essa re forma teremos todos os espaços da escola acessíveis, incluindo todas as salas de aula, biblioteca, sanitário, acesso ao pátio e quadra de esportes”, explica.
Um novo acesso ao ambiente também será construído, na rua lateral. Conforme Rejane, isso também dará mais segurança aos alunos, já que a escola fica em uma via de grande movimento.
A diretora reforça que não são apenas os estudantes os bene ficiados. “Durante as eleições, precisamos improvisar um espa ço acessível. Agora, teremos um espaço que atende toda a comu nidade”, lembra. A escola Padre Domenico Vicentini completa 60 anos neste ano, e fica no Centro da cidade.
Hospital Beneficente Santa Terezinha recebe verba para reforma e ampliação de espaços
Ao todo, 28 casas de saúde serão contemplados pelo programa Avançar
Amaral
ENCANTADO
O Hospital Beneficente Santa Terezinha assina hoje, 12, o con vênio da terceira fase do programa Avançar Saúde, que destina R$ 2 milhões à instituição. O valor será utilizado para reforma do Centro Cirúrgico e ampliação do Pronto Socorro. A solenidade conta com a presença da Secretária da Saúde do estado, Arita Bergmann, além de autoridades do município e funcio nários.
A verba deve ser repassada em uma única parcela, até o fim da semana. Conforme o diretor do
hospital, Evandro Klein, a obra do Centro Cirúrgico já está em anda mento, e cerca de R$ 1 milhão será utilizado para terminar o trabalho. O restante será destinado ao Pronto Socorro.
“Essas são áreas já pequenas para demanda que temos. Implan tamos a UTI recentemente e preci samos seguir com as ampliações. Ficamos felizes com esses repasses,
que são necessários e importan tes”, afirma Klein.
O diretor também explica que para receber o valor, foi necessário encaminhar a solicitação ao governo do Estado. Antes das obras inicia rem, também é preciso cumprir com as licitações. Por isso, não há data definida para o início dos trabalhos.
Em Lajeado, no Hospital Bru no Born, o termo será assinado na
quinta-feira, 13. Os R$ 2 milhões serão utilizados para construção do novo centro obstétrico. Ao todo,
28 hospitais serão contemplados, o que soma R$ 249,7 milhões de in vestimento.
A HORA cidades | 7Quarta-feira e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022
de
mil
da
que inclui rampas, banheiros adaptados e novo acesso Julia
juliaamaral@grupoahora.net Julia
juliaamaral@grupoahora.net ENCANTADO
Solicitação de melhorias em acessibilidade foi feita em 2019, quando a escola recebeu a matrícula de uma estudante cadeirante
DIVULGAÇÃO
Parte do valor será utilizado para concluir a obra de reforma do Centro Cirúrgico. O restante será destinado a ampliação do Pronto Socorro.
DIVULGAÇÃO
OBITUÁRIO
VALMOR JASPER, 82, morreu na terça-feira, 11. O velório ocorre nas Capelas Velatórias Municipais de Bom Retiro do Sul. O sepultamento será terça-feira, às 10h, no Cemité rio Municipal de Bom Retiro do Sul.
MARIA RODRIGUES, 84, morreu na terça-feira, 11. O sepultamento ocorreu no Cemitério Linha Julio de Castilho, em Roca Sales.
EDUARDO FERNANDES DE OLI VEIRA, 77, morreu na terça-feira, 11. O sepultamento será no Cemi tério da comunidade de Lajeado Ferreira, em Arvorezinha.
ILONI TENN PASS, 83, morreu na terça-feira, 11. O sepultamento ocorreu no Cemitério Evangélico da Linha Wolf, em Encantado.
DANILO SAUTHIER, 61, morreu na segunda-feira, 10. O sepultamen to será no cemitério católico de Pinheirinho, em Canudos do Vale.
EMERSON RODRIGO SANTIN, 37, morreu na segunda-feira, 10. O sepultamento foi no cemitério mu nicipal de Guaporé. Emerson deixa o pai Antônio e o irmão Ricardo.
8 | A HORA cidades Quarta-feira e quinta-feira, 12 e 13 outubro 2022