Dos mais de 100 colégios públicos avaliados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, os melhores resultados são de uma instituição da rede es
tadual (Farrapos, de Encantado) e outra da rede municipal (Universitário, de Lajeado). Ambas inclusive superaram a meta de 2022, que seria de 6 pontos. PÁGINAS | 10 11
Campanha chega à reta final e desafia autoridades. Últimos dias serão de intenso trabalho dos órgãos de segurança e de fiscalização. Objetivo é garan tir tranquilidade aos eleitores na votação.
ELEIÇÕES 2022 ANÁLISE, CURADORIA E OPINIÃO DE VALOR Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022 | Ano 20 - Nº 3179 | R$ 4,00 (dia útil) R$ 7,50 (fim de semana) grupoahora.net.br Polarização entre líderes das pesquisas reflete na venda de artigos pelas ruas do Vale
e
ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL Escolas de Lajeado e de Encantado lideram ranking do Ideb no Vale Duas instituições alcançaram média 7,6 no índice de desempenho da educação Atenção especial à última semana PÁGINAS | 6 e 7 51 99253.5508 51 3710.4200 FAÇA SUA ASSINATURA OPINIÃO | CARLOS MARTINI Poucos, mas barulhentos Na política, sempre houve os grupos dedicados ao estardalhaço. OPINIÃO | FERNANDO RÖHSIG Desafio aos mais jovens Inflação persistente é novidade para empreendedores mais novos. Exame laboratorial confirma contágio da monkeypox em ho mem de 27 anos. Paciente está internado no Hospital Bruno Born e o quadro de saúde é con siderado estável. VARÍOLA DOS MACACOS Lajeado confirma primeiro caso da doença PÁGINA | 3 OPINIÃO | FABIANO CONTE Se não fosse obrigatório? A cada eleição, debate sobre voto facultativo volta à tona. OPINIÃO | MARCOS FRANK No calor dos discursos Entre críticas e apoios, o “im brochável” e o “tesão de 20 anos”. FELIPE NEITZKE
Reta final para o pleito
Acampanha entra na reta final a partir deste fim de semana. Até o dia 2, os movimentos dos princi pais grupos políticos em busca de votos se intensificam e exigem atenção das forças de segurança para a garantia da nor malidade do processo eleitoral.
Em um do cenários mais polarizados da história recente do país, preocupa o risco de elevação do nível de tensionamento já esta belecido na disputa ao Palácio do Planalto, em especial. Trata-se de um período delica do, em que o acirramento tende a aumentar, acompanhado da intolerância política já pré-existente e dos ânimos exaltados carac terísticos do momento.
Até o dia 2, os movimentos dos principais grupos políticos em busca de votos se intensificam e exigem atenção das forças de segurança para a garantia da normalidade do processo eleitoral”
Neste ambiente, cresce ainda mais a im portância do trabalho das autoridades res ponsáveis por manter a ordem, coibir irre gularidades e garantir a segurança pública nos últimos dias que precedem o pleito. Tra ta-se de uma atuação crucial de órgãos como Ministério Público, Justiça Eleitoral e forças policiais para que a sociedade possa exercer o direito à cidadania com tranquilidade.
Soma-se a este esforço o papel da impren sa. Dar visibilidade e transparência a tudo o que envolve o processo democrático, com partilhar informações de relevância e utili dade à população, desconstruir as desinfor mações e expor as diferentes perspectivas sobre os fatos constituem o dever do jorna lismo profissional.
Essas diretrizes são balizadoras da atua ção do Grupo A Hora que, desde o início do ano, por meio do projeto “Pensar Eleições”, trabalha com afinco e responsabilidade os temas diversos que se relacionam com o pleito, com único e exclusivo compromisso com a comunidade regional.
“Primeiro e único emprego transformou minha vida”
Filhadeagricultoreseem buscadeoportunidade paracontinuarosestudos, Maristela Danieli, 56, saiu dointeriordeSérioquando tinha 13 anos. Ela morou poralgunsmesesemuma casa de família onde cuidava decriançase,em1982, foicontratadanaArla,em Lajeado.Apóspassarpor diferentesfunções,hoje ocupaocargodegerente administrativo e, em dezembro,completa40anos na mesma empresa.
Qual foi a motivação para aos 13 anos sair de casa e buscar emprego em Lajeado?
Sou de uma família muito humilde e era muito difícil a vida na roça. Consegui apenas frequentar o Ensino Fundamen tal em Sério e para fazer o Ensino Médio precisava ir até Lajeado. Meus pais não tinham condição de pagar esse estudo e foi então que decidi procurar meus próprios meios para continuar os estu dos. Não conhecia ninguém por aqui, mas tinha uma família que precisava de alguém para cuidar das crianças. Nessa casa permaneci por um ano e meio em troca da moradia. Nesse meio tempo também estudava no Castelinho.
No primeiro dia de aula me perdi e não sabia o caminho de volta para casa. Era tudo estranho, não conhecia as pessoas e tinha muita saudade dos pais e das duas irmãs. Outra situação que tive dificulda de era não saber falar alemão. Até tentei aprender, mas a pronúncia não saia como o esperado e passava vergonha. A comu nicação também era difícil, então estava por conta própria e não podia desistir. Muitas vezes chorei, mas sempre mantive a persistência e o sonho que um dia a vida mudaria.
Em que momento surgiu a oportunidade de trabalhar na Arla?
Teve um dia que meu pai ouviu no rádio sobre vaga de emprego na associação e me avisou. Ele era associado e disse para eu falar com o presidente. Fiz a entrevista, era um extenso formulário, a maior parte das perguntas eu não sabia responder. Não
fazia ideia o que era uma tonelada, por exemplo. Mesmo assim me contrataram. Comecei como office boy, fazia o trabalho de rua, ia ao banco e também atendia no balcão. Esse primeiro e único emprego transformou minha vida. Tive várias opor tunidades que permitiram evoluir e crescer dentro da associação, hoje, cooperativa.
Qual é o segredo para fazer carreira e permane cer por décadas na mesma empresa?
O dinheiro não é tudo. É preciso fazer aquilo que se gosta e se dedicar de forma verdadeira. Esses princípios sempre esti veram comigo e atribuo minha evolução profissional a esse modo de pensar e agir. Embora eu nunca tenha imaginado ocu par a função de gerência e estar em uma organização do tamanho da Arla, com a evolução da empresa passei a acreditar em um futuro melhor para mim e minha família. Essa evolução também foi um incentivo para voltar a estudar e concluir a graduação em Administração, em 2009.
Número de candidatas é o maior em 20 anos
Ao menos desde 2002, as eleições gerais não registram uma participação femi nina tão expressiva, seja em números absolutos ou pro porção. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 9.239 candidatas, o que representa 33,81% do total.
Dnit decreta emergência na Ponte de Uruguaiana
O Departamento Nacional de In fraestrutura de Transportes (DNIT) decretou estado de emergência na ponte que separa Brasil e Argentina, em Uruguaiana, na BR290. A travessia ocorre em meia pista e no sistema de "PARE e SIGA", desde a detecção do rompimento de uma das vigas da estrutura.
Primavera começa com neve no sul catarinense
Rebanho bate recorde em número de animais
O rebanho bovino cresceu pelo terceiro ano consecutivo no Bra sil em 2021 e alcançou o núme ro recorde da série histórica do IBGE, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal. O aumento de 3,1% na comparação com 2020 fez o número de cabeças de gado chegar a 224,6 milhões. NOTÍCIA
Como foi esse período ini cial e quais as maiores difi culdades?
Felipe Neitzke felipeneitzke@grupoahora.net.br
FELIPE NEITZKE
2 | A HORA EDITORIAL
ABRE ASPAS
Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022 FOI
Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão Zero Hora Gráfica Filiado à Fundado em 1º de julho de 2002 | Vale do Taquari - Lajeado - RS Diretor Executivo: Adair Weiss Diretor de Mercado e Estratégia: Fernando Weiss Diretor de Conteúdo Editorial: Rodrigo Martini Contatos eletrônicos: Av. Benjamin Constant, 1034, Centro, Lajeado/RS grupoahora.net.br / CEP 95900-104 assinaturas@grupoahora.net.br comercial@grupoahora.net.br faturamento@grupoahora.net.br financeiro@grupoahora.net.br centraldejornalismo@grupoahora.net.br atendimento@grupoahora.net.br Editor-chefe da Central de Jornalismo: Alexandre Miorim FAÇA SUA ASSINATURA 51 3710-4200
PORTAL SÃO JOAQUIM ONLINE/DIVULGAÇÃO
Lajeado registra primeiro caso de varíola dos macacos
Exame laboratorial confirma doença em homem de 27 anos. Paciente está internado no Hospital Bruno Born com quadro de saúde estável
bro. Em seguida foi internado no Hospital Bruno Born. Ele segue em monitoramento na casa de saúde e o quadro de saúde é considerado estável.
Conforme o secretário de Saúde de Lajeado, o médico pneumologista Cláudio Klein, a equipe foi informada no fim da manhã de sexta-feira e iniciou o monitoramento do caso. “Ele buscou atendimento direto no hospital. Em seguida foi levado o teste para Porto Alegre. Só ficamos a par do caso agora.”
próximo, seja por compartilhar utensílios, roupas e o contato direto com a pele.”
Varíola dos macacos (Monkeypox)
Sintomas principais:
Erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas e órgãos genitais.
Outros sintomas:
Febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia. Todas as pessoas que forem expostas ao vírus podem se infectar e desenvolver a doença, independentemente de idade, sexo ou outras características.
LAJEADO
OLaboratório
Central do Estado (Lacen) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos em Lajeado. Trata-se de um homem de 27 anos. O diagnóstico foi encaminhado à Secretaria de Saúde nessa sexta-feira.
O paciente relata ter começado com os sintomas em 10 de setem-
Com relação aos sintomas, também há uma manifestação mais característica. Febre, dores no corpo, ínguas e erupções pelo corpo. “O risco maior é o contato Faleiro
O caminho agora, diz, é buscar pessoas próximas do homem para verificar se há risco de novos contágios. Por ser uma virose, há chance de contaminações. No entanto, o nível de transmissão é mais baixo do que a covid-19. “É uma doença equivalente ao sarampo, rubéola e caxumba em termos de forma de contágio”, destaca.
Também existe chance de contágios no contato com secreções respiratórias, conta Klein. No entanto, essas são mais raras. Os índices de mortalidade também são baixos. O risco maior está para pessoas com doenças crônicas em estágio avançado, como diabetes e hipertensão, ou mesmo os imunossuprimidos.
Doença no RS
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirma 178 casos da doença no RS. Outras 259 amostras estão em investigação.
Como é transmitida?
Por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente do contato com lesões de pele de pessoas com monkeypox ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.
Porto Alegre tem 95 casos. Canoas é a segunda cidade com mais casos (16) e Novo Hamburgo tem dez confirmações. São 35 cidades com registro da doença na Secretaria Estadual de Saúde. Não há nenhum óbito confirmado. Em 18 de agosto, o Estado confirmou a transmissão comunitária da monkeypox. Essa condição é estabelecida quando não é possível identificar a origem da infecção.
O primeiro caso no Estado foi em 12 de julho.
Município foi noti cado no m da manhã dessa sexta-feira e iniciou o monitoramento do caso
DIVULGAÇÃO
A HORA | 3Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022
Filipe
filipe@grupoahora.net.br
Inovações no trânsito
TIRO MARTINI
• Vereador em Lajeado, Carlos Ranzi (MDB) solicita a manuten ção do acesso à Escola Estadual Érico Veríssimo, na Av. Alberto Pasqualini, no São Cristóvão. E com razão. Naquele ponto, alguém iniciou a obra. E não terminou.
• Já o vereador Heitor Hoppe (PP) solicita a instalação de “bici cletários” em pontos estratégicos de Lajeado. Como exemplos, cita as proximidades de bancos, supermercados, colégios e parques, sempre mediante estudo técnico.
• A câmara de Lajeado promove neste sábado a 2ª Caminhada pela Doação de Órgãos. A concentração será às 9h, na Casa de Cultura.
Otrânsito
em Lajeado carece de ações inova doras e com a capaci dade de garantir mais conforto, segurança e mobilidade aos veículos e pedestres. O setor apresentou algumas melhorias nos últimos anos, inclusive com o advento da tecnologia para a devida fiscalização dos infratores. Mas é possível avançar muito mais. E não
é preciso inventar a roda. Basta copiar o que já funciona a pleno em países mais desenvolvidos, por exemplo, ou até mesmo em cidades brasileiras mais atentas às novida des e inovações.
Sobre o tema, vou compartilhar uma experiência própria e uma dica do leitor. A primeira eu presenciei durante a produção do Anuário Tudo, em 2018, em uma visita à ci
dade italiana de Bassano del Grappa. Trata-se de uma “faixa de segurança iluminada”, cuja luz só é ligada por meio de um sensor quando há um transeunte na rua. Uma solução simples e eficaz. O outro exemplo a ser seguido é o espelho convexo para visão nas chamadas “esquinas ce gas” da cidade. E, assim como esses dois movimentos, há tantos outros à espera dos gestores.
Pesquisa do Grupo A Hora
O Grupo A Hora divulga na próxima semana os resultados de mais uma pesquisa eleitoral. Será a terceira no período pré-eleitoral e eleitoral deste ano. Além de verificar a preferência dos eleitores para os cargos de presidente, governador e sena dor, a análise verifica quem são os postulantes a deputado estadual e federal mais lembrados pelo eleitor regional. A publicação faz parte do projeto Desperta Vale do Taquari – Eleições 2022, que também proporcionou uma série de debates com os 21 candidatos d a região, e também com sete postulantes ao cargo de chefe do Executivo esta dual. Aguardem!
Univates sobe a Serra
A Universidade do Vale do Taquari (Univates) e o Hospital Tacchini (foto) oficializaram parceria para viabilizar um polo da entidade de ensino em Bento Gonçalves. Em um primeiro mo
mento, a parceria visa a abertura de cursos na área da saúde e, em especial, o curso de gradua ção em Medicina. Para tal, um pedido será encaminhado para os ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, pois há exigências e cri térios de qualidade e de disponibi lização de estruturas e de recursos humanos qualificados que têm que ser contemplados no projeto. As duas instituições, em parceria, acreditam que têm condições de atender a essas exigências.
Paralelo a isso, a Univates avança com a instalação de um campus na cidade da Serra
gaúcha. O prédio está localizado na Rua Portugal, 10, no acesso ao bairro São Vendelino, próximo à RS- 470. Além desse espaço a Univates e o Hospital Tacchini projetam áreas no próprio hospi tal e nas imediações para atender as demandas da área da saúde. As obras já estão em andamento. “Os convênios estão sendo elaborados para a definição de ações de cada parte. A ideia é replicar a nossa parceria com o Hospital Bruno Born (HBB), onde há ganhos para as duas instituições”, explica o presidente da Fuvates, Ney Lazzari.
• O governo de Lajeado busca desapropriar áreas lindeiras à Rua Décio Martins Costa, a popular “Rua do Valão”. A ideia é ampliar o “parque linear”, que contará com pista de skate e quadras poliesportivas.
• A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado vai receber R$ 70 mil do governo municipal para o projeto Lajeado Brilha 2022, para as atrações “chegada do Papai Noel”, “cortejo de Natal” e “desfile de Natal”.
• A administração municipal de Estrela realiza licitação para a compra de semáforos com “controladoras semafóricas”. A sessão pública ocorre no dia 6 de outubro.
• Em Teutônia, o governo firmou parceria com o FGTAS para implantar o projeto Sine na Escola. O objetivo é levar informações sobre o mercado do trabalho aos estudantes.
• O desembargador Demetrius Gomes Cavalcanti mandou retirar do ar as matérias do UOL sobre compras de imóveis efetivadas por membros (próximos ou não) da família Bolsonaro. Segundo a decisão, as reportagens têm informações sigilosas ,contidas em inquérito policial já anulado pelo Superior Tribu nal de Justiça.
“Maneco é Lula”
Os candidatos do PT no estado apostam forte na conexão com a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Edegar Pretto (PT), postulante ao Palácio Piratini, iniciou o modelo com o slogan “Edegar é Lula”, ou até mesmo “Lula é Edegar”. Agora, é a vez de Emanuel Hassen de Jesus, o
popular Maneco (PT), ex-prefei to de Taquari e único candidato a deputado estadual do partido aqui no Vale do Taquari. Nesta semana, ele também passou a veicular algumas propagandas com o mesmo tom do colega Edegar Pretto. É uma estratégia interessante.
4 | A HORA Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022
RODRIGO
rodrigomartini@grupoahora.net.br
A HORA | 5Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022
A uma semana do pleito, autoridades reforçam estratégia conjunta
Justiça Eleitoral, MP e forças de segurança prometem atuação conjunta para coibir possíveis crimes eleitorais. Na região de Lajeado, autoridades avaliam que campanha transcorre sem maiores problemas. Poucos processos de irregularidades chegaram ao TRE
Mateus Souza mateus@grupoahora.net.br
ESPECIAL
Acampanha
eleitoral en tra na reta final em todo o país a partir deste fim de semana, quando res tarão sete dias para o pleito de 2 de outubro. Nos dias que antece dem a ida da população às urnas, o trabalho conjunto da Justiça e das forças de segurança se intensifica. Trata-se de uma atuação essencial para a lisura do processo eleitoral.
O objetivo deste trabalho é, so bretudo, coibir possíveis crimes eleitorais no dia, como derrama mento de santinhos, transporte de eleitores, coação e propaganda irregular. Por se tratar de um plei to polarizado em nível nacional, também há preocupação com possíveis reações antes, durante e após a votação.
Em Lajeado, a reunião prepara tória reuniu Justiça Eleitoral, Mi
nistério Público Eleitoral, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Ro doviária Federal, Batalhão Rodo viário e Departamento Municipal de Trânsito. Segundo o promotor Sérgio Diefenbach, a estratégia de atuação será a mesma “de uma Copa do Mundo”, com mobiliza ção constante.
“Contaremos com todos os equipamentos possíveis, de in teligência, monitoramento e ob servação. E estaremos atentos a eventuais reações indevidas a re sultados, ou algum cidadão com menos equilíbrio agindo de forma inadequada”, pontuou, em entre vista à Rádio A Hora 102,9.
Busca pela igualdade
Numa eleição, Diefenbach res salta que o protagonismo são de candidatos e eleitores e o papel do MP é fiscalizar para que a eleição ocorra de forma igualitária. “Isso é uma regra na propaganda, e
Temos a confiança de estar numa região mais ordeira. Contamos com uma atuação bastante sincronizada de todos os órgãos”
nós estamos em busca do respeito disso. Nos ocupamos e torcemos para que, até o final da campanha, temos a tranquilidade que vemos hoje”, ressalta.
Segundo o promotor, isso se deve também pela característica do Vale, numa região onde a popu lação tem respeito às regras. “Isso contribui para o processo eleito ral. Poucas coisas viraram motivo para expediente”.
As denúncias chegam, conforme Diefenbach, por “diferentes por tas”. Algumas são feitas na promo toria, enquanto outras são registra das diretamente no TRE. “Também há um sistema novo, o Pardal, que contribuiu muito para facilitar a chegada de reclamações”.
O papel dos diferentes atores na eleição
MP ELEITORAL
- É dever do Ministério Público fiscalizar todo o processo eleitoral, especialmente o que for relativo à propaganda eleitoral, coibindo todo eventual ilícito;
- Os promotores podem provocar o poder de Polícia da Justiça Eleitoral, se preciso para cessação imediata da conduta;
- Em casos de propaganda irregular, por exemplo, o promotor eleitoral pode instaurar procedimento para colher provas, ouvir testemunhas e reunir material que, posteriormente deverá ser enviado à Procuradoria Regional Eleitoral, se for cargo estadual, e Procuradoria-Geral Eleitoral, se federal;
- O procurador-geral eleitoral atua em ações relativas à eleição presidencial e em recursos de casos iniciados em outras instâncias da Justiça Eleitoral, enquanto os procuradores regionais eleitorais fiscalizam o cumprimento das regras nas disputas estaduais.
JUSTIÇA ELEITORAL
- Edita as resoluções que orientam o processo eleitoral e auxiliam no cumprimento das leis durante as eleições;
- Exerce função consultiva a responder determinada consulta apresentada por parlamentares e partidos. Orienta as regras que devem ser obedecidas;
- Organiza o eleitorado nacional, mantém banco de dados com o cadastro dos eleitores, fixa locais de votação e gerencia o processo eleitoral como um todo, desde o recebimento de pedidos de registros de candidatura até diplomação dos eleitos;
- Julga processos de registros de candidatura e também recursos e processos judiciais relativos a candidatos eleitos e não eleitos, além de julgar prestações de contas eleitorais e partidárias.
Colaboração Eleitoral,
PARDAL
- Criado em 2014 pela Justiça Eleitoral, o aplicativo Pardal foi criado para receber queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas. Neste ano, voltou a funcionar a partir de 16 de agosto, em versão atualizada;
- As denúncias são encaminhadas diretamente para o link do Ministério Público do estado do denunciante. Mas é necessário ter provas da suposta irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos. A denúncia pode ser anônima ou não;
- Até o início da semana, mais de 16,8 mil denúncias, vindas de todo o país, haviam sido registradas no Pardal. Destas, 1,5 mil são do Rio Grande do Sul, quarto estado com mais registros. Pernambuco lidera a lista;
- O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita, nas lojas Apple Store e Google Play.
cípios e pouco mais de 90 mil eleitores. A juíza titular, Carmen Constante Barghouti comenta que as principais denúncias na
TIPOS DE PROCESSOS
- Registro de candidatura: 1.505
- Prestação de contas eleitorais: 1.335
- Petição civil: 78
- Representação: 67
- Mandado de segurança: 57 Direito de resposta: 25
- Notícia de irregularidade em propaganda eleitoral: 15
- Consulta: 4
- Procedimento investigatório criminal: 1
- Apuração de eleição: 1
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS)
ALESSANDRO BERNARDES
6 | A HORA Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022
COMANDANTE DO 22º BPM
A 29ª Zona
com sede em Lajeado, atende oito muni
região foram referentes à propa ganda irregular.
“Notificamos e imediatamen te os responsáveis corrigiram o problema. Todos foram bastante solícitos no atendimento da cor reção. Não registramos nada de grave. Mas já fizemos reuniões com os órgãos de segurança e es tamos tomando todas as medidas para que as pessoas possam vo tar com tranquilidade”, salienta.
Segundo Carmen, também é fundamental o eleitor contribuir para que seja assegurada a nor malidade das eleições. “É impor tante que as pessoas façam a sua parte, atendam as orientações dos mesários. O presidente de mesa tem a autoridade para to mar decisões em eventuais situa ções que possam comprometer a votação”.
Aparato policial
A Brigada Militar também exerce função importante na garantia do bom andamento das eleições. Segundo o coronel Alessandro Bernardes, coman
dante do 22º Batalhão de Polícia Militar, todo o efetivo estará dis ponível para a atuação no dia do pleito, em todos os turnos.
“Vamos reservar uma atenção especial também ao dia anterior, sobretudo à noite. E também na apuração dos votos, depois das 17h de domingo. Tivemos reu niões com MP, Judiciário, e nos sos policiais serão novamente orientados com relação aos deta lhes do pleito na próxima sema na”, explica.
Bernardes ressalta que a tare fa não é diferente de outras elei ções, ainda que as municipais tenham mais incidentes em cida des menores. “Temos a confiança de estar numa região mais ordei ra. Contamos com uma atuação bastante sincronizada de todos os órgãos, e também a colabo ração dos próprios partidos, que em função das penalidades, se comportam”.
Processos
Numa avaliação geral, tanto a Justiça quanto o Ministério
anormalidades. Até o momento, quase 3,1 mil processos foram autuados. Mais de 1,4 mil estão em tramitação, segundo dados disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).
A maior parte dos processos dizem respeito aos registros de candidaturas (1.505) e prestação de contas (1.335). Quanto àque les gerados a partir de denún cias, foram apenas 15 notícias de irregularidades em propaganda eleitoral. Ainda, foram protoco lados 25 direitos de resposta e 57 mandados de segurança.
“Tivemos, até agora, inciden tes que podem ser considerados normais em qualquer pleito. Mas nada fora da curva, pelo que se constata. E isso também se deve a uma atuação muito efetiva do Ministério Público Eleitoral”, frisa o promotor João Pedro de Freitas Xavier, coordenador do gabinete de assessoramento elei toral do MP-RS.
Público consideram que a cam panha eleitoral transcorre de forma no estado,
SÉRGIO DIEFENBACH PROMOTOR
Contaremos com todos os equipamentos possíveis, de inteligência, monitoramento e observação. E estaremos atentos a eventuais reações indevidas a resultados”
CARMEN CONSTANTE BARGHOUTI
JUIZA
Notificamos e imediatamente os responsáveis corrigiram a irregularidade. Todos foram bastante solícitos no atendimento da correção. Não registramos nada de grave”
NÚMEROS DAS conta das de Lajeado. Poucos casos de irregularidades foram registrados
FOTOS
Artigos polarização
A HORA | 7Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022
tranquila
sem
ELEITORAL
ELEIÇÕES NO RS 3.098 processos eleitorais autuados 1.480 em tramitação 1.618 baixados 91 recursos 29,43 dias é o tempo médio de tramitação Propagandas tomam
ruas
FELIPE NEITZKE
dos líderes das pesquisas traduzem cenário de
Dívida milionária coloca em leilão a Vovolândia
Terreno e construção da entidade localizada no bairro Cristo Rei estão à venda por R$ 15 milhões. Débitos da instituição com a União passam de R$ 3 milhões. Primeira etapa do arremate ocorre na próxima terça-feira
Jhon Willian Tedeschi jhon@grupoahora.net.br
ESTRELA
Umadas principais entidades assistenciais do município irá a leilão na próxima terça-feira,
27. A Fundação Vovolândia São Pedro, no bairro Cristo Rei, teve seu patrimônio penhorado pela Receita Federal, devido a uma dívida que passa dos R$ 3 milhões. A instituição, inaugurada em novembro de 1995, atende a 43 idosos e tem 43 funcionários.
O leilão será da área de terras localizada na rua Júlio de Castilhos, de 20 mil m², e do prédio construído, de 2,6 mil m² – a totalidade do imóvel está avaliada em R$ 15 milhões. O processo está sob responsabilidade do juiz Rafael Castegnaro Trevisan, da 1ª Vara Federal de Passo Fundo. As execuções da Justiça Federal de Lajeado estão fora da região devido a uma reorganização do órgão.
A dívida se refere a 12 processos envolvendo a Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), que totaliza o montante milionário. A entidade ainda tentou suspender o leilão com uma liminar, que foi indeferida pelo desembargador. Outra tentativa feita pela Vovolândia foi disponibilizar parte da área para pa-
gamento dos débitos, situação não aceita pela União. O pregão poderá ser cancelado, mediante quitação da dívida.
Posição da Vovolândia
A administração do asilo emitiu nota onde afirma ter conhecimento da situação e que o jurídico trabalha em busca de uma solução. “Isso diz respeito a uma dívida muito antiga da instituição perante a Receita Federal e infelizmente a nossa condição financeira não permite fazermos algo de imediato. Estamos seguindo a nossa estratégia e qualquer novidade estaremos informando à toda comunidade da Vovolândia”, diz o comunicado.
Sobre o leilão
As rodadas com os lances pelo imóvel são divididos em duas partes. Na primeira, que ocorre até o dia 27, os interessados podem fazer ofertas a partir do valor de avaliação do bem. Todo o processo é feito de forma virtual e, até o fechamento desta edição, ainda não haviam interessados.
Caso não haja a conclusão da venda, no dia 6 de outubro ocorre a segunda fase, onde o lance mínimo tem 50% de desconto – no caso da Vovolândia, um eventual comprador poderia arrematar a área a partir de R$ 7,5 milhões.
Outro prédio à venda
Na mesma rodada de leilões estará a sede da Sociedade Rio Branco, no bairro Oriental. A exemplo da Vovolândia, o prédio localizado na esquina da avenida Rio Branco com a rua Balduíno Pedro Vier também será leiloado por dívidas fiscais, de cerca de R$ 150 mil. O imóvel está avaliado em R$ 2,3 milhões e a dinâmica de lances é idêntica à do asilo.
Com quase 27 anos de atuação, instituição corre risco de perder sede
DIVULGAÇÃO
8 | A HORA Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022
UMAS & OUTRAS
CARLOS MARTINI Administrador
Banda de música
Já ouviram falar na expressão ¨Banda de Música¨ na política? É meio antiga mas na prática continua bem atual.
Define uma turma pequena mas bem barulhenta, distante da chamada Maioria Silenciosa, que sempre chama muita atenção pelo estardalhaço desproporcional que faz sobre fatos, situações ou temas sem grande relevância no ordem do dia, mas que dão repercussão e são irradiados aos quatro ventos e acabam pautando algumas conversas.
Examinando um pouco mais a fundo se descobre que são sempre os mesmos sanfoneiros, bateiristas, pandeiristas e trovadores que integram
a tal banda.
Hoje existem determinados ¨influencers¨ que, pelo jeito, são herdeiros dessa cultura político-ideológica e aprenderam
direitinho a tocar esses instrumentos. Quem quiser dançar ao som dessas melodias, que dance. Pra mim é tudo funk, e eu sou mais bolero.
LAJEADO EMPREENDEDORA
Muito boa a iniciativa da Lyall Construtora e Incorporadora e do jornal A Hora de resgatarem a história de empreendedores e empresas da cidade.
Há outras semelhantes e muito legais também, tipo O Meu Negócio, muito bem conduzido pelo prezado amigo e colega Rogério Wink, entre outras.
Nos mais diversos municípios da região também existem muitas histórias semelhantes e também muito interessantes a serem resgatadas.
A propósito: um grande atrativo turístico é sem dúvida acompanhar e conhecer de perto como é processado um produto industrial, seja um refrigerante, uma guloseima, um móvel, um alimento, um sapato, uma telha, e por aí afora, no chamado ¨chão de fábrica¨.
Muitas empresas e muitas escolas já promovem regularmente essas visitações. Algumas têm suas limitações, por questões de segurança sanitária. Mas todos esses processos merecem ser
DE ESPECIALISTAS E GENERALISTAS
Pato voa, corre e nada, em terra, água e ar. É multiuso, tipo coringa em canastra, generalista por excelência e com visão mais ¨holística¨, digamos assim. Muito útil, ¨pau pra toda a obra¨, mas voa mal, corre mal e nada mal se comparado com outros bichanos.
Já uma lebre, um dourado, um gavião, são especialistas nas suas respectivas áreas. Cada um no seu quadrado, são todos muito úteis e necessários, como qualquer especialista em qualquer atividade humana. O conhecimento humano acumulado aumenta a cada dia que passa, muito difícil manter-se permanentemente atualizado e prestar o melhor serviço em diferentes áreas. O risco da ¨superes-
ARTIGO
Imbrochável
“Le mal n'est pas de les mettre à la broche [ses ennemis], le mal est de les tuer...”
(“O mal não é colocá-los no espeto [seus inimigos], o mal é matá-los...”) Voltaire
Apalavra brocha tem origem no francês “broche” e significa um objeto pontudo como um pino ou um espeto. Pode ser também uma haste como aquelas que se usa para tratar fraturas ou ainda uma ferramenta de obras, como aqueles cinzeis que se usa para quebrar pedras ou no mundo mais feminino aquelas agulhas que se usa para tricô. Permanecendo no mundo feminino, temos broche que consiste em uma joia adornada com um alfinete comprido.
Na sua versão para o português, broche vira brocha e mantém sua multiplicidade de significados: ora é um prego ou uma tacha, outra hora é uma correia que se usa para amarrar a canga no pescoço dos bois ou mesmo uma tira ou correia de calçados. A lógica se mantém presa a sua origem francesa até que em algum momento, nas curvas da história, brocha vira um tipo de pincel de qualidade inferior e usado para pinturas que não necessitam muito apuro.
conhecidos mais a fundo e não apenas porque são fascinantes mesmo, mas até pra demonstrar que nada é tão fácil quanto parece. Sua Excelência, o Consumidor, costuma conhecer o produto apenas nas gôndolas dos supermercados, que por sinal também prestam um serviço essencial de abastecimento e até de segurança social, mas se conhecessem todo o extenso trabalho que tem por trás de cada produto disponibilizado, certamente iriam valorizar ainda mais cada um deles.
LIVRE PENSAR
Há dois tipos de pessoas no mundo: as que concordam comigo e as que estão equivocadas” (autoria incerta)
SAIDEIRA
Papo de gauchão da fronteira dos tempos de antigamente com o genro:
- Sogro, o casamento não está dando muito certo.
- Pois é, casamento é igual submarino, pode até flutuar mas foi feito pra afundar.
- Tô pensando em pedir o desquite.
- Filha minha não se desquita, vira viúva.
(fim de papo)
Provavelmente nesse momento tenha ocorrido a vulgarização da palavra que passou a se referir também ao indivíduo incapaz de copular devido à falta de potência sexual. Ou ainda de maneira menos maliciosa como uma referência ao indivíduo que se mostra sem ânimo, sem vontade de agir; desanimado, desatentado, frouxo.
Saindo da etimologia e indo para o mundo da psicologia, encontraremos que a preocupação masculina com a potência vem de longe. Stekel, Adler e Jung já discutiam o assunto nas famosas reuniões das quartas-feiras e consideravam a disfunção erétil (ou “brochada”, como chamamos modernamente) como um mal da civilização moderna.
O tempo foi passando e a psicologia teorizou sobre incesto, medo de castração, ansiedade e mesmo histeria masculina onde o homem perceberia as demandas femininas como uma imposição de provar sua virilidade. Já a medicina tradicional respondeu com próteses penianas e com vasodilatadores e transformou a palavra Viagra em sinônimo de potência a qualquer hora.
Por isso chamou tanta atenção a repetição da palavra “imbrochável” durante o discurso do presidente Bolsonaro, um conhecido defensor da família, da moral e dos bons costumes.
Quem interpretou o termo como uma alusão restrita à potência sexual decerto se sentiu incomodado, ao contrário de quem percebeu na palavra a alusão a ânimo e a vontade de agir.
Lula tem sido mais comedido nas palavras ditas no calor de manifestações, mesmo assim alguns setores se mostraram incomodados com expressões que também fazem referência à vontade de agir como “tesão de 20 anos” e “tesão para consertar o país.”
Já eu me preocupo muito mais com os atos do que com as palavras.
(...) em algum momento, nas curvas da história, brocha vira um tipo de pincel de qualidade inferior e usado para pinturas que não necessitam muito apuro. Provavelmente nesse momento tenha ocorrido a vulgarização da palavra (...)”
pecialização¨ é conhecer cada vez mais a fundo sobre menos coisas, até chegar ao limite de saber tudo sobre nada.
Essa última é brincadeira, favor não levar a sério.
QUAC! QUAC! PRODUÇÕES
A HORA | 9Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022 MARCOS FRANK
Médico Neurocirurgião
Escolas de Encantado e de Lajeado
Nos anos iniciais do Fundamental, colégio Farrapos e Universitário alcançaram média 7,6. Do total de 145 instituições na região, 105 foram avaliadas na edição 2021. Entre as redes de ensino municipais, destaque positivo vai para Nova Bréscia e a pior nota ficou com Paverama
Média
Média estadual
distanciamento, tanto os professores quanto os pais dos alunos se dispuseram em manter aulas remotas. “Temos como diferencial o engajamento da comunidade escolar e dos nossos docentes. Com a família presente, conseguimos manter resultados positivos.”
Pelo
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensi no Fundamental (anos iniciais), a análise do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as escolas Farrapos (Encantado, rede estadual) e Uni versitário (Lajeado, rede municipal) tiveram os melhores resultados individuais na edi ção de 2021.
Ambas alcançaram a pontuação de 7,6. “Estamos muito felizes com esse resultado, até por que estamos saindo de um período de pandemia e conseguimos manter a qua lidade das aulas”, conta a diretora da escola Universitário, Adriana Azevedo Oliveira.
De acordo com ela, apesar do período de
O Ideb é feito a partir dos resultados sobre taxas de evasão escolar, aprovação e testes de proficiência. Para os anos iniciais, com faixa etária dos 6 aos 11 anos, o exame apura elementos da alfabetização.
“São estudantes com maior necessida de de contato. Mesmo assim, conseguimos manter, ainda que de maneira remota, aque les períodos direto com os professores. Eles podiam tirar dúvidas e mantiveram algum nível de aprendizado”, avalia a diretora.
Para ela, outro aspecto relevante trata-se do perfil da escola, em termos de condições socioeconômicas das famílias. “Todos ti nham internet, computador, celular, para participar das aulas remotas. Também pais e mães que se propuseram a acompanhar na queles horários”, destaca.
As dez escolas com as melhores notas
Farrapos
Frei
Irmã
Gomes
Dona
Escola de Brasília - Estadual (Bom Retiro do Sul)
Porto
Ireno Bohn - Municipal (Mato Leitão)
Poncho Verde - Estadual (Mato Leitão
As dez escolas com as piores notas
Perpétuo
Construindo
Professora
Yraja
Marino
Escola
Itororó
Antônio
A escola municipal Universitário atende do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. São 256 alunos matriculados. Em termos de
equipe, contando professores, secretaria e estagiários, são 33 servidores.
O Ideb varia de 0 a 10. O índice é um con
Carlos Gomes - Municipal (Tabaí)
10 | A HORA Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022
- Estadual (Encantado)
Henrique de Coimbra - Municipal (Santa Clara do Sul)
Branca - Estadual (Lajeado) Universitário - Municipal (Lajeado)
Freire de AndradeEstadual (Teutônia) 7,6 7,6 7,4 7,1 7,1
da Silva GravinaMunicipal (Boqueirão do Leão) 20 de Maio - Estadual (Estrela)
- Municipal (Arroio do Meio)
Cívico Militar Érico VeríssimoMunicipal (Encantado
Ciceri Filho - Municipal (Cruzeiro do Sul) 5,1 4,9 4,8 4,4 4,1 5,2 5,2 5,3 5,4 5,1
Luiz Barros de Moraes - Municipal (Bom Retiro do Sul)
Gonçalina Pinto VilanovaMunicipal (Paverama)
o Saber - Municipal (Arroio do Meio)
Socorro - Municipal (Roca Sales)
Rita - Municipal (Arroio do Meio)
Novo - Municipal (Lajeado)
7 7 7 7 7
Filipe Faleiro filipe@grupoahora.net.br Colaboração Raica Franz Weiss VALE DO TAQUARI
nacional 5,8
5,9
Lajeado dividem melhor Ideb do Vale
nota foi de 4,4 para 5. No ranking nacional, o Estado alcançou a 5ª colocação.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o avanço foi de uma posição, passando da 11ª à 10ª colocação no ranking entre as 27 unidades do país. A nota, que era de 5,8, subiu para 5,9, acima da média nacional, que é 5,8.
No Ensino Médio, um avanço mínimo, de 0,1. Com o total de 4,1 de Ideb, o RS ocupa a 7ª posição entre as redes estaduais do país.
Esforço coletivo
Escola da rede estadual, a Farrapos também conseguiu manter aulas remotas para alunos dos primeiros anos do Fundamental.
Inclusive começaram as atividades antes mesmo da reorganização promovida pelo Executivo Gaúcho. “A rede pública municipal é muito grande. Então era natural um pouco mais de dificuldade para conseguir organizar o formato das aulas”, frisa a vicediretora Caren Cristina Krämer Goulart.
Por esforço da equipe diretiva, dos professores e dos país, foi possível antecipar as aulas. “Pedimos ajuda para a Univates e conseguimos usar as aulas por vídeo na plataforma da instituição.”
Como se trata de uma escola com público heterogêneo, também houve um esforço coletivo para disponibilizar aparelhos celulares e acesso a internet. “Nós, da direção, promovemos uma reunião para avaliar o Ideb. Ficamos muito felizes pelo resultado. Parabenizamos os alunos e os professores. Eles tiveram uma grande parcela de contribuição”, ressalta.
Por outro lado, não podem ser vistos de maneira isolada. “Existem habilidades que não aparecem nas notas. Acima dos resultados está o ensino, de como essa criança se desenvolve e como vai encontrar seu papel na sociedade.”
De acordo com ela, o olhar do professor é fundamental. “Só com o contato próximo conseguimos perceber o que precisamos fazer, o que precisamos trabalhar. Aqui na escola, buscamos projetos específicos quando percebemos alguma carência”, frisa.
A partir disso, neste ano foi implementado o Soletrando. “Vimos que o ensino remoto estava trazendo problemas de ortografia.”
Redes municipais
Quando o recorte do Ideb recaí sobre as redes municipais, a maioria da região teve médias acima do Estado (5,9 pontos) e do país (5,8 pontos). Do total de 38 cidades, 28 tiveram notas avaliadas pelo MEC.
O principal destaque é Nova Bréscia, com índice de 6,8. Em seguida estão Mato Leitão, Westfália (6,7) e Colinas (6,6) Cinco ficaram abaixo da pontuação nacional (confira o ranking ao lado).
O pior resultado foi de Paverama, com 4,8 pontos. Para o secretário da Educação, Flávio Jung, as aulas remotas foram o principal fator no déficit de aprendizagem na faixa etária que compreende os anos iniciais. Em 2021, do total de 810 alunos da rede municipal, mais de 400 estavam neste nível de ensino.
1
Ranking do Ideb por municípios da região
Nova Bréscia Municipal 6,8
Mato Leitão Municipal 6,7
Westfália Municipal 6,7
Colinas Municipal 6,6
Dois Lajeados Municipal 6,6
Vespasiano Corrêa Municipal 6,6
Capitão Municipal 6,5
Poço das Antas Municipal 6,5
Lajeado Municipal 6,4
Marques de Souza Municipal 6,4
Travesseiro Municipal 6,4
Encantado Municipal 6,3
Imigrante Municipal 6,3
Teutônia Municipal 6,3
Arroio do Meio Municipal 6,2
Ilópolis Municipal 6,2
Muçum Municipal 6,1
Putinga Municipal 6,1
Relvado Municipal 6,1
Canudos do Vale Municipal 6,0
Estrela Municipal 6,0
dutor de política pública à educação, como uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade. A meta para 2022 é alcançar média 6.
A Secretaria de Educação do RS destaca melhorias nos índices em relação a 2019. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a
A escola Farrapos atende do Ensino Infantil (atendimento municipalizado) até o 9º ano do Fundamental (responsabilidade do Estado). São quase 300 anos com 35 servidores, entre professores, funcionários e direção.
Habilidades à vida
Para a vice-diretora Caren, os dados do Ideb são importantes por mostrar um apanhado geral sobre a qualidade da educação.
De acordo com ele, no fim de 2021, o governo percebeu essa lacuna e buscou contratar mais professores. “Apesar das aulas de reforço, infelizmente ainda não conseguimos melhorar os resultados.”
Além disso, o quadro de servidores na educação foi afetado pela saída de profissionais aprovados em concursos em outros municípios. Para tentar melhorar os resultados, o município intensificou aulas de reforço, em especial de português e matemática.
ESTADO Média 5,9
Forquetinha Municipal 5,9
Progresso Municipal 5,9
PAIS Média 5,8
Bom Retiro do Sul Municipal 5,7
Fazenda Vilanova Municipal 5,5
Cruzeiro do Sul Municipal 5,4
Taquari Municipal 5,1
Paverama Municipal 4,8
Escola municipal Universitário atende do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
São 256 alunos matriculados
FELIPE NEITZKE
A HORA | 11Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022
2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
OFEREÇO-ME para faxinas e Organização de lar. Parte da tar de, todos os dias. Contato ( 51) 9 95796445
NEGÓCIOS
VENDO – TITULO DE SÓCIO PROPRIETÁ
RIO DO CLUBE TIRO E CAÇA. CONTATAR (51) 993666603
CSN SUPLEMENTOS - Garan ta seu suplemento com qualida de. Olavo Bilac, 520, Florestal. Fone:(51) 98161-4061
OFICINA DE MOTOS DIONEConsertos em geral, injeção ele trônica, pintura e peças. Fone: (51) 3748-9094
GUINCHO RAPIDÃO - Servi ços de plataforma e serviços de táxi 24 horas. Fones:(51) 99994-3684 OU 99691-9872 OU 98170-1438 OU guinchorapi dao@hotmail.com
do. Contate: (51) 99950-1172 ou e-mail mgn-pinturas@hotmail. com ou www.mgnservicosrs. com.br
PRT INSTALAÇÕES ELÉTRI CAS - Serviços elétricos 24 horas. Residencial, comercial, predial e industrial. Especializa do em elétrica de aviários e chi queirões. Fone: (51) 99513-2714 ou 3712-9112.
GISELA WASSEM - Massotera peuta, reiki e reflexologia podal. Em Lajeado. Fone:(51) 981217874
SCHORR INDÚSTRIA DE MÓVEIS -Para laboratório, resi denciais e comerciais. Rod ERS 421, 4240, Conventos/Lajeado. E-mail: contato@moveisschorr. com.br ou pelos fones: (51) 3748-9530 OU 98137-1587 OU99656-1790 OU 98137-1583 .
MECÂNICA DO SILVIO - Av. Guilherme Siepmann, 1170, Pi nheiros, Estrela. Fone: (51) 37121379 ou 99587-5847
VENDO - Linda loja de moda feminina localizada no Centro de Lajeado. Tratar: (51) 998959226
– Terreno, localizado na Linha Novo Paraíso em Estrela/ RS. Medida: 11m frente x 30m comprido, rua pavimentada, 5 minutos da Rota financiamento
– Terreno no Bairro Centenário próximo a BR 386 com 1000 Contato 51) 3748
CLÍNICA BELAS ÁGUAS – Fi sioterapia, Hidroterapia, Hidro ginástica, Natação Infantil, Aca demia e Reabilitação. Ambiente Climatizado. Rua das Flores, 47 Bairro Bela vista - Arroio do Meio. Fone: (51) 3716 1283
GILBERTO TERAPIAS IN TEGRATIVAS – Massagens, Barras de Access, Quiropraxia Seitai, Reiki, Biorressonacia Quântica. Agende seu horário pelo Wats (51) 997220222.
ERAH PRESTADORA DE SER VIÇOS -Jardinagem, roçadas de terrenos, sítios, construção civil e marido de aluguel. Fone:(51) 99582-0290 ou 99259-7227
ADVOGADO – Paulo Roberto Claro Rodrigues. Atende em Estrela, na Rua Coronel Müss nich, 581, 2º andar, Centro.Às segundas-feiras, das 8h às 18h. Fone:(51) 99974-2950
CABRAL ACESSÓRIOS - Ao lado da Toyota em Lajeado. Fone (51) 3714-5100
CHAPEAÇÃO E PINTURA ZÉ -Rua Benno Schmit, 256, Con ventos, Lajeado/RS. Contato (51) 3748-9791 ou 99816-2383 formanda em enfermagem. Fone: (51) 98206-5235.
ESQUADRIAS CONVENTOS -Rua Leopoldo Kunzler, 38, Conventos. Trabalhamos com Construcard ou parcelamos no boleto. Tr.: 3707-0312/ 999525406/ 98682-2308 ou e-mail es quadriasconventos@gmail.com
ESQUADRIAS VS - Móveis e esquadrias de madeira em Ar roio do Meio. Fone (51) 998141578 com Volmir
FERNANDO ESQUADRIAS -Fabricação de qualidade em ferro. São Gabriel, Cruzeiro do Sul. Fone (51) 99987-4331 ou 99208-3822 ou 3764-1519 ou e-mail fernandoesquadrias-@ hotmail.com
PINTURAS MGN - Pinturas pre diais, residenciais, industriais, equipamentos, pisos, limpezas ecológicas e alta pressão. Lajea
COMPLETA - Vidraçaria e Es quadrias de Alumínio, qualida de e preço justo, ligue e solicite orçamento. Fone: (51) 996750709 Almir ou (51) 99130-5403 Leomar
CARLÃO GESSO - A melhor distribuidora de gesso da região. Www.carlaogesso.com.br ou pelo (51)3709-0656
SERVIÇOS AH FIM DE SEMANA, 24 E 25 SETEMBRO 2022 ANUNCIE: recepcao@grupoahora.net.br 51 3710.4200
de carro
do Sol. Aceita
Caixa.
m².
(
CUIDADORA DE IDO SOS – Trabalho como cuidadora de idosos a domicílio, ampla expe riência, disponibilida de para trabalhar de seg a sexta,
A HORA | 13Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022
Fim de semana, 24 e 25 setembro 202214 AH
ACESSO À SÉRIE A COM CARA DO VALE
Zagueiro de Arroio do Meio, Eduardo Brock foi uma das peças fundamentais no retorno do Cruzeiro para a primeira divisão
Ezequiel Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br
gou ao Cruzeiro, em 2021. Dessas, 27 foram em 2022. Na edição, coleciona 2.243 minutos em campo e dois gols.
Após
três temporadas o Cruzeiro finalmente conquistou o retorno à Série A. O acesso contou com a participação direta de um atleta de Arroio do Meio. O zagueiro Eduardo Brock foi o capitão e o jogador mais utilizado na campanha da raposa.
Brock tem 54 partidas na Segunda Divisão desde que che-
O acesso coroa a temporada de Brock. O jogador ao longo do ano sofreu ameaças por parte da torcida, mas teve o respaldo da direção que o manteve na equipe. No fim, caiu nos braços dos torcedores. “Passei de um atleta criticado para ser bastante apoiado. Fico feliz, foi muito gratificante e importante essa virada que tive na carreira. Amadureci demais e hoje sou um jogador muito mais forte”, considera o zagueiro.
Em 2017, Brock foi peça fundamental para o acesso do Paraná. Cinco anos após, a cena se repete. O atleta cita que os dois acessos foram especiais e marcantes, porém o conquistado neste ano tem um gosto melhor pela grandeza e representatividade do Cruzeiro. “Hoje estou vivendo um dos momentos mais marcantes da minha vida.”
Passei de um atleta criticado para ser bastante apoiado. Fico feliz, foi muito grati cante e importante essa virada que tive na carreira. Amadureci demais e hoje sou um jogador muito mais forte.”
FOCO NO TÍTULO
Jogador tem uma boa relação com Ronaldo, desde que ele assumiu o clube
QUEBRA DE RECORDES
A campanha da Raposa quebrou um recorde que durava quase dez anos, quando a Portuguesa retornou para Série A. A Lusa, ao lado de Corinthians e Palmeiras, subiram para o Brasileirão com seis rodadas de antecedência. O Cruzeiro subiu com sete. Indagado se no começo da temporada imaginava que quebrariam esse recorde, Brock comenta que o grupo de atletas falaria que era uma piada que não iria acontecer. “Sabíamos do nosso potencial e que conseguiríamos subir, porém ninguém imaginava algo tão bom e grandioso”, cita.
Agora o Cruzeiro busca quebrar outro recorde: o de maior pontuação na Série B. Em 2008 o Corinthians somou 85 pontos. Hoje o Cruzeiro tem 68 e restam 21 pontos para serem disputados.
Restando sete rodadas para o fim da competição, o título do Cruzeiro pode ser sacramentado em dois jogos. A distância para o Grêmio, segundo colocado, é de 15 pontos. Ou seja, se os resultados paralelos acontecerem, o clube pode dar a volta olímpica contra o Ituano, no dia 4 de outubro, dentro do Mineirão.
“Não podemos deixar cair no oba oba. Queremos levantar a taça, é muito importante para o Cruzeiro. É um titulo nacional que queremos conquistar”, salienta.
RONALDO E A SAF
Brock destaca que a situação do Cruzeiro mudou muito desde que Ronaldo Nazário chegou ao clube no começo da temporada. Principalmente pelo profissionalismo dos envolvidos no projeto de recolocar a equipe na Série A. “O resultado que a gente viu e está vendo e a maneira como foi o acesso mostra como foi o trabalho de toda equipe diretiva e dos jogadores.”
Sobre o convívio com o Fenômeno, Brock cita que ele é uma pessoa bacana e humilde que che-
gou no clube com uma proposta de reconstrução, pedindo ajuda de todos. “Estou contente de trabalhar com ele e com a equipe dele.”
APOIO DA TORCIDA
Nesta temporada, o Cruzeiro ainda não perdeu em casa. São 44 pontos em 48 disputados. Foram 14 vitórias e dois empates. 28 gols marcados e apenas quatro sofridos. Para o capitão, o apoio da torcida foi fundamental na conquista. “Os números mostram como somos forte dentro do Mineirão. A torcida foi nosso 12º jogador, entendeu o projeto e nos abraçou de verdade”, diz. Sobre o fato de não ter perdido em casa ainda, o zagueiro espera terminar invicto dentro do estádio. “Espero continuar com essa campanha e no final será uma linda festa com a torcida.”
PRÓXIMA
TEMPORADA
Com contrato encerrando em maio de 2023, Brock acredita que muitos atletas devem permanecer na próxima temporada, e que os últimos jogos servirão para dar uma base para o próximo ano.
EDUARDO BROCK ZAGUEIRO
Divisão
Capitão em boa parte da temporada. Brock coleciona 2.243 minutos em campo e dois gols nesta Série B
A HORA | 15Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022 DE VOLTA APÓS TRÊS ANOS
VITÓRIA EM CASA PODE GARANTIR VAGA NA FASE ELIMINATÓRIA
nova vitória.
Jogos de abertura das séries Ouro e Prata ocorrem neste sábado na Soges
Após
estrear na Copa FGF com vitória fora de casa, o Lajeadense volta a campo neste domingo na primeira partida em casa na competição. Diante do Guarani de Venâncio Aires, no Clássico dos Vales, o Alviazul pode garantir a classificação em caso de vitória. A partida ocorre às 15, na Arena Alviazul, com transmissão da Rádio A Hora.
Em campo, Gelson Conte terá de fazer modificações no time. Júlio César e Brayan foram expulsos na rodada anterior e cumprem suspensão. No meio-campo, Luca Giovanella será a alternativa. Já no ataque, os treinos indicaram uma disputa entre Carlinhos e Filipe, um dos dois será o titular. O provável time titular tem: Rodrigo; Marlon, Iago, Léo Santos e Gui Dal Pian; Juliano, Roger, Marquinhos e Luca Giovanella; Paulista e Carlinhos (Filipe).
PROMOÇÃO NOS INGRESSO
A entrada para a partida tem promoção especial. Cada número da “Ação dos Amigos do Alviazul” corresponde a um ingresso. Para quem não comprou números, os ingressos são vendidos de forma antecipada a R$ 20 a arquibancada e R$ 25 a cadeira na DMF Esportes (Centro e Shopping), Mercado do João (Bairro das Nações) e Cascão Esportes. Já no dia
do jogo, os preços são R$ 25 e R$ 35, respectivamente.
TRANSMISSÃO DA RÁDIO A HORA
A Rádio A Hora 102.9 transmite o jogo. O Concentração inicia às 14h, e a Jornada Esportiva às 14h45min. Após o confronto, a repercussão, entrevistas e análise seguem no Prorrogação.
Depois
de conhecer os campeões do Torneio de Inverno, a Soges dá início à segunda fase da Copa Soges/386 Business Park. A partir das 12h30min as equipes entram em campo para disputar vaga na semifinal das séries Ouro e Prata na primeira e segunda divisões.
Nesta fase, os times jogam dentro das séries em turno único. Os quatro primeiros se classificam para semifinal. Atual campeão do Torneio de Inverno, o Super 10 Original A disputará o título da Série Prata da primeira divisão.
CTC
A rodada deste sábado da Copa CTC/Construtora Diamond de Minifutebol terá apenas partida pela terceira divisão, os jogos definem os times que vão direto
para semifinal e quem jogará as partidas extras. O destaque fica para o duelo entre Aliança 1974 e Farrapos. Quem vencer fica com a vaga. Um empate garante as duas equipes, desde que o Coroas não pontue contra o Executivos.
A classificação tem Aliança 1974 (20 pontos), Farrapos e Coroas Mirim (18), Executivos (12), Molekes (7), Limitados (5) e Toca Água (1);
SETE
Com as exclusões de Novo Horizonte e Riopardense, o Grupo C da competição ficou com quatro clubes, dos quais três avançam de fase. Como já largou na frente após vencer o Novo Hamburgo, o time de Lajeado garante a classificação matemática com COMEÇAR A SEGUNDA FASE
A terceira rodada da segunda fase da Copa Sete/C2B de Minifutebol ocorre neste sábado. O destaque fica para os duelos que o Grupo A Hora transmite. A partir das 13h30min Só Pela Ceva joga contra o Lendas do Movimento e às 14h40min o Cataluña encara o Reis/UFC. Os jogos são válidos pela série Ouro da primeira divisão e podem ser assistidos no youtube e facebook do Grupo A Hora.
Caetano Pretto caetano@grupoahora.net.br
Lajeadense recebe o Guarani de Venâncio Aires, neste domingo, na primeira partida na Arena
Nova fase da Copa Soges inicia neste sábado com a disputa de 12 partidas
Com dois atletas suspensos, Gelson
Conte irá alterar meiocampo e ataque
RODRIGO
16 | A HORA Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022
FUTEBOL AGENDADO AGENDADO PRATA 13h15min Molekes x Limitados 14h15min Coroas Mirim/ Centec x Executivos 15h15min Aliança 1974 x Farrapos CTC – ÚLTIMA RODADA - 3ªDIVISÃO OURO 13h30min Só Pela Ceva x Lendas do Movimento 14h40min Cataluña x Reis/UFC 17h Os Guris da 24 x Tocafogo SETE DE SETEMBRO - 2ª FASE - 1ªDIVISÃO OURO 16h Xtotz United x Diretoria 17h10min Saidera x Sombras 18h20min Super 10 FC x Só Resenha PRATA 12h30min Demonhos Jr x Interditados 13h40min Super 10 Original A x Só Pela Cerveja 14h50min Brocadores x Estrelas do Futuro SOGES - 2ª FASE - 1ª DIVISÃO PRATA 12h15min Renegados x Contra Ordem 15h50min Pânico x Debilitados OURO 12h15min Arranca Toco/SL x Coringa 14h40min Kitufo x JéDuCa 17h Arranca Toco/ OuroSeg x Saragossa SETE DE SETEMBRO - 2ª FASE - 2ªDIVISÃO PRATA 13h30min Copeiros x Dinamite 15h50min Alcatraz x Smoke 18h10min Kanxeiros x Afusi OURO 16h Meia Boca Juniors x Cevadera United 17h10min Galácticos x Os Kururus NC 18h20min Firma x Nárnia FT PRATA 12h30min Tsunami x Manguaça 13h40min Super 10 Original B x Dinos 14h50min Bud x Hops Haus SOGES - 2ª FASE - 2ª DIVISÃO MINIFUTEBOL VAI
Ezequiel Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br
EZEQUIEL NEITZKECOPA FGF
VEDOY Equipe PG V E D GM GS SG Lajeadense 9 3 0 0 8 1 7 Guarani 6 2 0 0 6 0 6 Monsoon 6 2 0 0 6 0 6 Novo Hamburgo 6 2 0 1 7 2 5 Novo Horizonte 0 0 0 4 0 12 -12 Riopardense 0 0 0 4 0 12 -12 CLASSIFICAÇÃO
CLÁSSICO DOS VALES NAS OITAVAS DE FINAL
A COPA JÁ ESTÁ AÍ
Nãosei se você percebeu, mas a Copa do Mundo do Catar inicia em menos de dois meses. Talvez pelo clima ríspido de eleições no Brasil, mas ainda não é possível ver o sentimento no ar, mesmo com o Mundial tão próximo.
Jogos fase eliminatória ocorrem em oito cidades. Rafael
Duelos de ida da fase eliminatória iniciam no domingo às 14h na categoria aspirante. Titular joga a partir das 16h
Ezequiel Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br
Afaseeliminatória do Campeonato Regional - Copa Certel/ Sicredi inicia neste domingo. As equipes titulares jogam as partidas de ida pela fase de oitavas de final a partir das 16h. Aspirantes entram em campo às 14h.
Os confrontos foram definidos de acordo com a colocação das equipes na fase inicial. Quis o destino que os dois melhores times da categoria aspirante se enfrentassem. Em Lajeado, o Estudiantes recebe o Missões.
Velhos conhecidos no futebol amador, Ecas e Boavistense voltam a se encontrar após três meses. Em junho, o time de Imigrante se classificou para final da Taça da Amizade ao eliminar o clube de Boa Vista do Sul nas duas categorias. A partida de ida é na Serra. O jogo da volta é em Imigrante.
Outro destaque das oitavas de
final fica para o confronto entre campeões. Canabarrense x Brasil, Rui Barbosa x Juventude. Os quatro times juntos possuem oito taças na categoria titular.
VETERANO
Faltando duas rodadas para o fim da fase classificatória, a competição pode conhecer os primeiros eliminados. Lanterna com 1 ponto, o Fortes e Livres necessita vencer o Estudiantes para seguir na briga por uma vaga, se perder estará eliminado.
Já em Lajeado, Unidos do Copo e Fluminense fazem confronto direto. Quem vencer encaminha a vaga para semifinal.
SÉRIE B REGIÃO ALTA
Os jogos ocorrem em Relvado. O destaque fica para o confronto entre os times A e B do Atlético Caçadorense. A diferença entre os clubes na tabela de classifica é de dois pontos. Já o Relvado aposta no fator casa para conquistar a primeira vitória.
ASPIRANTE – OITAVAS DE FINAL/JOGO DE Brasil
Taquari Taquariense Fluminense Vista do Sul Ouro Verde do Sul São Rafael Minuano
Em negrito equipes que jogam por dois empates
VETERANO – 6ª RODADA
Muçum Fortes Livres Estudiantes Venâncio Aires Assespe Ouro Verde Lajeado Unidos Fluminense Folga: Rudibar
SÉRIE B – REGIÃO ALTA - RELVADO
Muçum Fortes e Livres x Estudiantes Venâncio Aires Assespe x Ouro Verde Lajeado Unidos x Fluminense Folga: Rudibar
SÉRIE B – REGIÃO BAIXALINHA GERMANO/TEUTÔNIA 13h15min Guarani x Rudibar 15h15min União Bom Fim
sificatória ocorre em Linha Germano. Já classificado, o Guarani cumpre tabela contra o Rudibar. Já Bom Fim e União fazem confronto direto por vaga na semifinal, quem perder estará eliminado.
TRANSMISSÃO
O Grupo A Hora transmite o jogo entre São Rafael e Forquetense. A partida tem transmissão no Youtube e Facebook a partir das 15h30min.
A mudança de datas que jogou a competição para o fim do ano pode ser outro motivo, ou até o fato da Copa ser disputada no Catar, o que envolve muitas polêmicas. Não vejo muitos torcedores com capacidade de sair do Brasil e ir até o país árabe para torcer pela nossa seleção, embora ela mereça esta torcida.
Com a última Data Fifa e os confrontos contra Gana e Tunísia, Tite deve ter praticamente fechado a lista de convocados que irá oficializar em novembro. São poucas as dúvidas ou novidades que o treinador irá apresentar. E o Brasil tem um baita time. Eu o considero o melhor do mundo, inclusive.
No Catar, vejo duas seleções despontando como favoritas acima das demais: Brasil e Argentina. São as que melhor jogam atualmente. Logo depois
vem França, que sofre com as inúmeras lesões no elenco, e a Alemanha, que conseguiu reestruturar o seu time e chega forte em busca do quinto título. Correm por fora Portugal, Inglaterra, Espanha e Bélgica.
Dificilmente outro país vá aprontar.
O Mundial do Catar tem tudo para ser muito bom, inclusive melhor que o da Rússia. Será a última chance para lendas como Messi e Cristiano Ronaldo conseguirem colocar a mão na taça. E talvez o último de Neymar no auge. São motivos que fazem este colunista estar ansioso para que novembro logo chegue e a maior competição do esporte mundial inicie.
GURIAS COLORADAS PARA A HISTÓRIA
O grande duelo do fim de semana ocorre entre Corinthians e Internacional. A final do Campeonato Brasileiro Feminino, na Neo Química Arena, no sábado. A partida pode coroar as Gurias Coloradas e colocá-las na história do futebol feminino brasileiro. Na partida de ida, empate em 1 a 1 em um Beira-Rio que bateu o recorde de público na história da modalidade. Quem vencer fica com a taça.
EZEQUIEL
A HORA | 17Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022 caetano@grupoahora.net.br CAETANO PRETTO REGIONAL ASLIVATA
SÉRIE B REGIÃO BAIXA A penúltima rodada da fase clasAGENDA TITULAR – OITAVAS DE FINAL/JOGO DE IDA Guaporé Juventude Guaporé x 7 de Setembro Lajeado Estudiantes x Missões Venâncio Aires Palanque x Fortes e Livres Arroio do Meio Rui Barbosa x Juventude Westfália Teutônia Canabarrense x Brasil Taquari Taquariense x Fluminense Boa Vista do Sul Boavistense x Ecas Cruzeiro do Sul São Rafael x Forquetense
IDA Guaporé Juventude Guaporé x 7 de Setembro Lajeado Estudiantes x Missões Venâncio Aires Palanque x Fortes e Livres Arroio do Meio Rui Barbosa x Juventude Westfália Teutônia Canabarrense x
x
Boa
x Ecas Cruzeiro
x
e
x
x
x
x
da
Grupo A Hora transmite confronto em São
NEITZKE
por
Sobrecarregada, escola pedia soluções
Vinte anos atrás, a Escola de Ensino Fundamental São Bento passava por dificuldades devido à falta de recursos. Na época, a instituição atendia cerca de 300 alunos e era mantida pela Sociedade Particular São Bento.
Conforme conta o Jornal O Informativo, as necessidades da escola ultrapassavam as condições da entidade. Por isso, a Sociedade pretendia doar a escola à administração municipal de Lajeado.
Domingo é
Na época, os alunos dividiam a área do prédio com pacientes do posto de saúde, usuários dos Correios e da unidade de abastecimento de água. Em 2004, o município assumiu a gestão da escola. Hoje, a Emef São Bento atende mais de 440 alunos e tem prédio exclusivo para o educandário. São Geraldo
Santo do dia 25: São João Crisóstomo São Firmino
Sinaleira na Bento
Há 20 anos, a administração municipal de Lajeado instalava uma sinaleira na Rua Bento Gonçalves, no cruzamento com a Rua João Batista de Melo. Conforme o responsável pelo Departamento de Trânsito da época, Sérgio Schneider, em entrevista ao Jornal O Informativo, o local foi escolhido para receber o semáforo devido ao alto movimento, onde havia muito confronto entre motoristas e pedestres.
Enquanto isso…
Queda da Bolsa NY - Vinte anos atrás, a Bolsa de Nova Iorque registrava a maior baixa desde 1998. Como reflexo disso, as Bolsas de Londres e Paris acompanhavam a queda. Entre os motivos estava a possibilidade de guerra entre os Estados Unidos e o Iraque.
Arla em construção
Há 50 anos, o prédio da Associação Rural de Lajeado (Arla) estava em construção, na rua Bento Gonçalves. Conforme o Jornal O Informativo, a inauguração estava prevista para outubro de 1972, com a presença inclusive do então governador Euclides Triches.
A associação foi fundada em 24 de setembro de 1938, e no
início só comercializava produtos agrícolas. Com a modernização do setor, a partir da década de 1970, a Arla ampliou suas ofertas. Nesse contexto, foi construído o prédio onde a associação continua até hoje.
Naquela época, o presidente da Associação Rural era Francisco Rubens Ruschel, o secretário era Germano Nied e o tesoureiro era Helmuth Prediger.
Enquanto isso…
Assembleia-Geral da ONU - Há exatos 50 anos, um representante do Brasil fazia o tradicional discurso de abertura da Assembléia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Naquele ano, um dos principais tópicos foi o projeto de construção da Usina de Sete Quedas, a futura
O prédio em construção, na década de 1970. Na época, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais também funcionava ali
Itaipu. O assunto também dialogava com as questões ambientais que, em 1972, foram o tema central da Assembleia. Inclusive, em junho daquele ano, foi realizada a Conferência de Estocolmo, considerada um marco nas tratativas para a preservação do meio ambiente.
ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO
Dia Internacional do Farmacêutico Dia Nacional do Trânsito Dia do Rádio
ARQUIVO ARLA Arla 1984
18 | A HORA Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022
Raica Franz Weiss
Sábado é Dia do Mototaxista Dia do Coração Santo do dia 24:
A
em
Você votaria se não fosse obrigado?
Em ano de eleição a pergunta volta à tona. Você sairia de casa para votar se o processo fosse facultativo (sem obrigação)? Nesta semana, foi divulgada uma pesquisa encomendada pelo Banco Modal S/A revelando que a maioria “votaria com certeza”. No entanto, para especialistas, os 57,9% que fizeram esta opção são apontados como um percentual menor que o esperado. Seria um número de votantes superior à média mundial. De acordo com a pesquisa, 18,1% dos entrevistados “provavelmente” votariam mesmo não sendo obrigado; 19,8% dos eleitores não comparecerem para votar e 3,6% “provavelmente” não votariam. Os 19,8% de eleitores que não votariam, com o fim da obrigatoriedade, correspondem à média histórica de 20% de abstenção, nas eleições.
Tudo isto?
FALTA CULTURA
ARTIGO empresário
Inflação persistente é novidade para empresários jovens
Empaíses com economias maduras e mercados de capital desenvolvidos, a inflação é uma variável pouco lembrada nas análises de cenário econômico, uma vez que está controlada há décadas. No Brasil, faz quase 30 anos, desde o Plano Real, que não se vê um período com inflação tão persistente e duradoura como nos últimos dois anos. A injeção de capital na economia por parte de vários governos em razão da crise sanitária da covid-19 desarranjou as principais economias do mundo. No Brasil não foi diferente.
Dos nove grupos de produtos avaliados pelo IPCA (o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, dado oficial usado pelo governo para medir a inflação), apenas dois respondem juntos por 44% do que a média das famílias consome. E justamente estes dois – alimentos/bebidas e transportes – foram os mais impactados pelo aumento de preços dos últimos tempos.
Além disso, o gráfico mostra a persistência destes aumentos. O pico da inflação acumulada, ou seja, aquela medida nos 12 meses anteriores, foi registrado em abril deste ano, com 12,13%. Mas o Relatório Focus (documento produzido pelo Banco Central sobre a economia) mais recente já indica que a inflação do ano de 2022, ou seja, o índice de dezembro, deverá ficar em torno de 6%. Isso significa que este ciclo de inflação aumentada está se invertendo, iniciando um período de queda – o que é um ótimo sinal para a nossa economia.
Neste ano de 2022, os brasileiros vão às urnas escolher cinco representantes que exercerão mandatos pelos próximos anos. Serão dois votos para cargos do Poder Executivo (presidente e governador) e três para o Poder Legislativo: deputado estadual, deputado federal e senador. No RS, vamos eleger 55 deputados estaduais e 31 deputados federais, além de um senador. No Brasil, serão escolhidos 513 deputados federais, vamos renovar um terço dos 81 senadores e serão escolhidos 1.050 deputados estaduais ou distritais. Somam-se aos eleitos, milhares de assessores. O custo para manter toda esta máquina política funcionando é de bilhões.
Se por um lado falamos sobre política como nunca nos últimos quatro anos, por outro, nosso nível de cultura política continua muito baixo. Não acredito que o processo de voto facultativo seria o melhor caminho. Nem se fala sobre isto nas esferas de governo e no Congresso. Mas o assunto sempre volta para discussão nesta época.
SEM DINHEIRO
Como efeito desse fenômeno inflacionário, as empresas sofrem com o aumento constante de seus custos e despesas, reduzindo os resultados. Nem sempre é possível cobrar mais caro pelo produto para cobrir os gastos a mais, seja pela concorrência ou pelo risco de passar a vender menos. Aqueles líderes empresariais que hoje têm menos de 40 anos pouco tinham ouvido falar de inflação. Agora, foram apresentados a este fenômeno da pior forma possível, em meio a uma pandemia e num cenário imprevisível e muito desafiador: o que era para durar semanas persistiu por quase dois anos.
Como o que não nos mata nos fortalece, há um aprendizado importante que pode permanecer como legado deste momento turbulento, em especial para os jovens líderes empresariais. Com a chegada da inflação, eles constataram a importância de ter a empresa ainda mais organizada em termos de custos e despesas, de praticar preços e vender quantidades suficientes para alcançar margens saudáveis, e sem perder dinheiro ou deixar de honrar compromissos.
Pelo cenário que se apresenta até agora ao longo do segundo semestre, em 2023 estaremos com a inflação controlada. E, se o aprendizado ficar, poderemos sair desta mais fortes.
IPCA acumulado para 12 meses
** A Arla, que neste sábado completa 84 anos de fundação, anunciou abertura de unidade na cidade de Doutor Ricardo.
** Padre Alessandro Campos fará show no domingo na ExpoWink. Mais cedo, na Prefeitura de Estrela, ele receberá uma homenagem das mãos do prefeito Elmar Schneider.
** Aumentou o número de bandeiras do Brasil em carros que circulam por Lajeado. Efeito da eleição.
** Circular a noite pelas rodovias que ligam cidades da parte alta do Vale do Taquari é um desafio. Sinalização é precária, ainda mais em noites de chuva e neblina.
** Vice-prefeito de Travesseiro, Tiago Weizenmann (PP) não foi indiciado pelo delegado de polícia Dinarte Marshall Júnior após “denunciação caluniosa, crimes contra a administração da justiça”, acusação da vereadora Mariléia Theves (PTB). Ela pedia condenação do viceprefeito por perseguição política.
** História da Vovolândia de Estrela pode ter outro rumo com leilão anunciado pela Justiça. Por dívidas com a Receita Federal, instituição corre o risco de fechar e deixar em torno de 50 idosos sem lar
Faltando uma semana para a eleição, alguns candidatos a deputado sofrem o revés de não terem mais recursos para a reta final de campanha. O fato chegou ao Vale com candidatos que tiveram que adiar o pagamento de seus cabos eleitorais porque não receberam os recursos do fundo eleitoral. Os partidos prometem “regularizar” os pagamentos na semana decisiva da eleição.
A HORA | 19Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022 FABIANO CONTE Jornalista e radialista FERNANDO RÖHSIG
Economista e
Peça-chave no do Cruzeiro
OPINIÃO | RODRIGO MARTINI Inovações ao trânsito
Setor em Lajeado apresentou melhorias nos últimos anos, mas ainda
OPINIÃO | CAETANO PRETTO
Não parece, mas faltam me nos de dois meses para o início do Mundial do Catar.
OPINIÃO | RAICA FRANZ WEISS Copa do Mundo Prédio da Arla em construção
Há 50 anos, nova sede permi tia ampliação das atividades da Associação Rural de Lajeado.
Natural de Arroio do Meio, zagueiro Eduardo Brock teve papel importante no retorno do time mineiro à elite do futebol brasileiro. Capitão, foi titular em 27 jogos e marcou dois gols na campanha
TALENTO DO VALE
PÁGINA | 15
Fim de semana, 24 e 25 setembro 2022 Fechamento da edição: 19h MÍN: 10º | MÁX: 18º Sábado de sol com algumas nuvens. Não chove.
acesso
pode avançar mais.
DIVULGAÇÃO/CRUZEIRO