FIM DE SEMANA, 6 E 7 AGOSTO 2022
Especial - Grupo A Hora
Criador de suínos investe em sistema para produção de adubo orgânico GIOVANE WEBER/DIVULGAÇÃO
Máquina acelera processo de decomposição de carcaças de suínos, elimina cheiro e risco sanitário e ambiental. Produção do fertilizante será alternativa de renda
composição que no modelo antigo variava de seis a 12 meses, dependendo do tamanho do animal. Com a tecnologia, que permite melhorar a qualidade do processo produtivo, Wessel pretende ampliar a produção para até 4,5 mil cabeças por lote até 2023.
MARQUES DE SOUZA
Mais agilidade
A
preocupação com o destino de resíduos da criação de suínos motivou investimento da família Wessel, de Alto Linha Tigrinho, em um novo sistema de compostagem. O equipamento processa e transforma a carcaça de animais mortos em adubo orgânico. A iniciativa contou com apoio da empresa integradora e dos serviços de fiscalização. O valor aplicado por Paulo Wessel na máquina chega a R$ 130 mil. A definição pelo sistema teve o aval da esposa Isolde e dos filhos Daniel e Daiane. Na propriedade são mais de 2,9 mil suínos alojados na terminação e a mortandade por lote (110 dias) alcança uma média de 40 animais. “A dispensa de carcaças se tornou um problema. Pelo sistema antigo a decomposição demorava até um ano, sem falar da grande quantidade de chorume e mau cheiro. Além disso, os gases acumulados prejudicavam nossa saúde quando tínhamos que entrar no local para acomodar outros suínos mortos”, detalha. Segundo Wessel, este equipamento foi pensado em reduzir os pontos negativos da compostagem e agilizar o processo de de-
Paulo e Daniel destacam que com o manejo correto, a compostagem no sistema antigo demorava no mínimo seis meses para o animal começar a se degradar, isso quando não acontecia o apodrecimento ao invés da decomposição. “Com o novo equipamento, em cerca de dez dias de processamento, os dejetos animais já não aparecem mais, dando vez para um composto uniforme e estabilizado, livre de cheiro, de risco sanitário e ambiental.”
Como funciona
A carcaça inteira é colocada diretamente na máquina e depois adicionado apenas a maravalha ou serragem. Como o suíno é composto por cerca de 70% de água, a umidade é suficiente para promover a decomposição, e pela máquina ser vedada, o processo termofílico também é assegurado. A máquina é programado para funcionar 24 horas por dia, faz o processo de rotação a cada 15 minutos e para por meia hora. O tanque possui capacidade de 12 mil quilos e quando encher, existe um ponto onde o adubo pode ser retirado e levado até a lavoura. “No futuro será uma nova fonte de renda.”
Investimento da família Wessel, de Marques de Souza, em sistema de decomposição chega a R$ 130 mil