A Hora – 24/04/25

Page 1


ANÁLISE, CURADORIA E OPINIÃO DE VALOR

Quinta-feira, 24 abril 2025 | Ano 22 - Nº 3831 | R$ 5,00 (dia útil) R$ 9,00 ( m de semana)

MERCADO DE TRABALHO

Novos supermercados têm quase 500 vagas

Redes ampliam operações, mas rotatividade e exigências do setor dificultam contratações

A expansão de supermercados em Lajeado abre entre 400 a 500 vagas, mas esbarra na falta de candidatos. Redes como Stok Center e Via Atacadista preparam inaugurações, enquanto o Esquinão inicia atividades em maio com 45 postos. Empresários citam carga horária, escalas aos

INVESTIMENTOS E EXPANSÃO

Cooperativa amplia serviços na área de iluminação pública, firma parceria para soluções financeiras e apresenta projeto da unidade operacional em Lajeado. Planos

de expansão foram apresentados ontem durante evento na matriz em Teutônia. Retomada na usina Salto do Forqueta também foi confirmada pela diretoria.

PÁGINA | 3

fins de semana e baixa atratividade salarial como desafios. Dados do Dieese mostram que 45% dos trabalhadores do setor no RS não completam o período de experiência. Sindicato defende melhorias em planos de carreira e benefícios para reter funcionários.

PÁGINA | 5

CÂMARA DE LAJEADO MP recomendou indeferimento de ação que cassou mandato

Antes da sentença proferida pelo juiz, promotor de Justiça havia se posicionado de forma contrária ao pedido do PSDB para anular votos e herdar cadeira de Antônio Oliveira, do Podemos.

PÁGINA | 6

EVENTO TRADICIONAL Suinofest tem 80% dos espaços de negócios vendidos

No total, serão mais de 160 estandes para diferentes marcas e produtos. Programação em Encantado ocorre a partir de 6 de junho e marca os 30 anos da festa.

CADERNO |

OPINIÃO

RODRIGO MARTINI

Quantos neurônios uma ponte custa?

OPINIÃO FILIPE FALEIRO

Qual será o rumo da Igreja Católica?

Oportunidade em expansão, desafio à vista

Os investimentos em Lajeado no setor supermercadista são um sinal claro de um Vale do Taquari em crescimento. Apenas em 2025, três grandes operações abrirão as portas e colocarão centenas de vagas no mercado.

São entre 400 a 500 postos de trabalho anunciados por empresas que acreditam no potencial da região. Essa expansão é uma demonstração de confiança, tanto na força econômica da região quanto na capacidade logística e de consumo.

São entre 400 a 500 postos de trabalho anunciados por empresas que acreditam no potencial da região. Essa expansão é uma demonstração de confiança...”

Mas junto da bonança vem um alerta: falta gente. Não por ausência de população economicamente ativa, mas por desencontros entre interesse dos trabalhadores. A alta rotatividade e a resistência a escalas com fins de semana são problemas que vão além do setor supermercadista — é estrutural.

Se a economia cresce, ela precisa ser acompanhada por políticas públicas e privadas de qualificação, valorização profissional e reestruturação das relações de trabalho. Empresas, sindicatos e poder público precisam olhar para esse gargalo com urgência. Um mercado em expansão não pode tropeçar por falta de braços. O Vale do Taquari tem uma oportunidade rara: transformar a chegada de novos negócios em um novo patamar de desenvolvimento. Mas, para isso, precisa vencer o desafio mais básico — garantir que o trabalho valha a pena.

Filiado à

Fundado em 1º de julho de 2002

Vale do Taquari - Lajeado - RS

Av. Benjamin Constant, 1034, Centro, Lajeado/RS grupoahora.net.br / CEP 95900-104

Editor-chefe da Central de Jornalismo: Felipe Neitzke

Contatos eletrônicos:

assinaturas@grupoahora.net.br comercial@grupoahora.net.br faturamento@grupoahora.net.br financeiro@grupoahora.net.br centraldejornalismo@grupoahora.net.br atendimento@grupoahora.net.br

Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão Zero Hora Gráfica

Diretor Executivo: Adair Weiss

Diretor Editorial e de Produtos: Fernando Weiss

“Ciclismo foi a porta inicial para recomeçar”

Apósperderomovimento docorpoem2004e enfrentar di culdades na recuperação,TiagoAlves, 38,superoulimitações físicas,venceuadepressão e reencontrou o sentido da vida no ciclismo somando mais de 60 medalhas, pedalandoporsaúde, superaçãoesonhos

O que aconteceu com você para ele se tornar a pessoa que é hoje?

Com 17 anos eu acabei me acidentando de moto, eu era carona e o condutor acabou falecendo. Fiquei um ano e três meses na cama, com a possibilidade de não voltar com os movimentos, bem como a caminhar de novo. A retomada foi muito difícil por não conseguir praticar esportes como antes. Por muitas vezes me senti inútil por não poder carregar peso e com mobilidade reduzida. Nada mais fazia sentido para minha vida. Dei a volta por cima, pois ficar daquele jeito não me ajudaria a evoluir. Tomei uma atitude e me encontrei na bike.

Como foi enfrentar esse período tão delicado física e emocionalmente?

Eu estava prestes a completar 18 anos. Aquele sonho de todo adolescente em completar a maioridade, ser independente, fazer carteira de motorista e, de uma hora para outra, minha vida desandou. Quando acordei, estava em cima de uma cama, dependendo da ajuda dos outros para tudo. Não sabia se acordaria no dia seguinte. Fiquei ainda mais apavorado quando fui informado que havia grande possibilidade de ter a perna amputada. A coluna quebrada em dois pedaços, a C2 e C3 no encaixe do pescoço, cinco costelas quebradas, perdi o baço, quebrei a coxa duas vezes, tinha uma platina, seis parafusos. A canela estava esfarelada. Foi desesperador, mas

vivi um dia após o outro. Tive ajuda da família e amigos que não me abandonaram e me deram energia para encarar aquele momento debilitado.

O que mais te ajudou a manter a esperança durante a recuperação?

Foi um processo lento e longo. Com o tempo, fui conseguindo me movimentar, fazendo fisioterapias, comecei a dobrar a perna, dando passos até chegar no ponto de andar sozinho. Pude sair da cadeira de rodas, largar as muletas. Fui tentar andar de bicicleta, minha grande aliada desde pequeno. Com os amigos, comecei a andar de bike, fomos para trajetos mais longos até ser convidado para participar de uma prova de audax, treinei e fui. Consegui fazer 200 km, isso foi muito emocionante, minha primeira medalha. Criei um grupo de ciclismo, grupo radicalizando Mato Leitão.

O que te motivou a continuar pedalando mesmo com os desafios?

A saúde, em primeiro lugar, porque conforme eu pedalava, a minha perna inchava menos. A minha respiração começou a melhorar, tive mais resistência física, mais força nas pernas e percebi que estava melhorando. Foi uma melhora significativa na minha vida em todos os sentidos.

Qual foi o momento mais marcante nesses 10 anos de ciclismo?

Dois momentos marcaram muito. O primeiro foi a oportunidade de atravessar a fronteira entre Brasil e Uruguai em uma prova de Audax noturna, 300km. Foi emocionante sair do Brasil com minha própria saúde, energia, sem estar dependendo de um motor de combustível, sendo que o meu combustível era minha alimentação e o motor era eu mesmo. Quando lembro, sem muita chance de andar novamente, poder participar de provas, impossível não chorar. Fazer o que gosto, me sinto realizado. A outra, foi durante uma prova que um colega quis desistir da prova, pois estava sentindo muita dor na perna por conta de um acidente e eu não permiti que ele desistisse. Conversei com ele, contei o que tinha acontecido comigo e ele encarou a prova até o final. Me abraçou e agradeceu por aquela atitude. Muitas pessoas me ajudaram quando precisei e hoje eu poder ajudar outras pessoas é gratificante para mim. A cada dia tento me superar, sei dos meus limites e sei que tenho a missão. Por conta disso, iniciei o curso de educação física para poder ajudar outras pessoas. Sou prova real de que quando a gente quer, a gente consegue.

O que o ciclismo representa na sua vida hoje?

O ciclismo foi a porta inicial para recomeçar a minha vida. Estava depressivo e a bicicleta me ajudou a superar tudo isso. O ciclismo me direcionou para a faculdade de Educação Física. Antes era visto como o rapaz que sofreu acidente, estava entre a vida e a morte e, hoje sou apontado como atleta da cidade, pois represento meu município nos eventos locais, nacionais e internacionais. A minha vida foi retomada a partir do ciclismo.

Olhando para trás, você imaginava que chegaria tão longe?

Eu não tinha muita esperança de voltar a ter uma vida normal. Naquela época, a única coisa que passava na cabeça era que a minha vida tinha acabado. Quando olho para meu passado, jamais imaginei que hoje pudesse estar fazendo o que estou fazendo. Fui recentemente pedalando até Torres. Muita gente vai de carro, moto para Torres e eu fui de bike. Me sinto realizado em vencer o limite com a minha saúde, força de vontade, conquistar mais de 60 medalhas, conhecer lugares e pessoas incríveis e não pretendo parar. Meu sonho é tirar férias, pegar a bike, fazer uma mochila com roupas e viajar, conhecer o mundo e voltar para casa, tudo isso na bike.

ABRE ASPAS

INVESTIMENTOS E EXPANSÃO

Certel expande atuação e investe em novos segmentos

Cooperativa lança serviços e apresenta projeto de futura sede operacional em Lajeado

Grasi Nabinger grasielinabinger@grupoahora.net.br

Paulo Cardoso* paulo@grupoahora.net.br

* Estagiário sob a supervisão de Felipe Neitzke

ACertel amplia seu leque de atuação e consolida um novo braço estratégico. A iniciativa visa atender a demandas crescentes por obras de infraestrutura elétrica, tanto de empresas quanto de prefeituras e construtoras. A nova frente passa a oferecer execução de subestações, redes de distribuição e iluminação pública, além de contar com um trator especializado para a limpeza da rede elétrica.

“Certel, em toda sua história, já vem fazendo redes de distribuição e loteamentos para a própria cooperativa. Agora, lançando a Certel Serviços, podemos fazer esse trabalho também para investidores e administrações públicas, sempre movidos pela demanda da nossa região,” destaca o vice-presidente da cooperativa, Daniel Luis Sechi. “É uma evolução natural e à disposição de todos os associados.”

Outro avanço anunciado pela cooperativa é o projeto da nova sede operacional em Lajeado, que está em fase de implantação. A estrutura abrigará todos os negócios da Certel em um único local, otimizando serviços e atendimentos, especialmente aos associados

do primeiro contrato da Certel Serviços, com a prefeitura de Lajeado

da margem direita do Rio Taquari.

“É importante para o Vale do Taquari, mas especialmente para os associados da margem direita do rio, que terão atendimento mais rápido e eficaz. A nova sede contará com toda a infraestrutura necessária, incluindo veículos e equipes técnicas especializadas,” afirma o presidente da Certel, Erineo José Hennemann.

Espaço será construído no bairro Montanha, com cerca de 2 mil metros quadrados. Investimento estimado é de R$ 15 milhões. A inauguração está prevista para fevereiro de 2026, mês em que a

cooperativa celebra 70 anos de atuação.

Soluções financeiras

Um marco estratégico é a criação da Lumen Securitizadora, uma iniciativa que visa fortalecer o ecossistema financeiro da cooperativa. A nova empresa oferecerá soluções personalizadas de crédito e apoio financeiro para os associados e para os demais negócios do grupo.

“Nasce com o intuito de interligar todo o ecossistema de negócios que a Certel possui. A Lumen vai proporcionar mais autonomia para nossas operações e soluções com a identidade da cooperativa,” explica o diretor administrativo e financeiro, Cleverson Castro Ortiz

de Oliveira. Além disso, a Lumen vai possibilitar soluções específicas à comercializadora de energia da Certel, que agora também entra no Mercado Livre de Energia.

Retomada da Salto Forqueta

Após prejuízos significativos causados pelas fortes chuvas que afetaram a região, a usina hidrelétrica Salto Forqueta está em fase final de reconstrução. A obra deve ser concluída em maio, quando a geração de energia será retomada, fortalecendo o fornecimento regional.

“Perdemos muito, o prejuízo foi grande, mas foi também um momento de integração. A equipe se motivou a buscar soluções imediatas e estamos próximos de

Sobre a Certel Serviços

- Serviços e materiais para construção de redes de baixa e média tensão para loteamentos e condomínios

- Venda e implantação de transformadores, cabines e materiais para subestações

- Instalação e manutenção de iluminação pública

Sede em Lajeado

- Espaço será construído no bairro Montanha, com cerca de 2 mil metros quadrados

- Investimento estimado é de R$ 15 milhões

- A inauguração está prevista para fevereiro de 2026, mês em que a cooperativa celebra 70 anos

concluir tudo,” destaca o presidente da Certel.

Além da usina, também está sendo reconstruída a rede de transmissão entre Estrela e Lajeado, que teve suas estruturas completamente levadas pela enchente. As novas instalações foram projetadas para resistir a futuras cheias, garantindo a continuidade do fornecimento de energia mesmo em cenários adversos.

VALE DO TAQUARI
Assinatura
GRASI NABINGER
Projeto da unidade operacional da Certel em Lajeado. Espaço será construído no bairro Montanha

Quantos neurônios uma ponte custa?

rodrigomartini@grupoahora.net.br

Oem um vídeo produzido pelo Hospital Bruno Born e apresentado ao governador Eduardo Leite como forma de cobrar uma nova ponte sobre o Rio Taquari, é literal, chocante e necessário ao mesmo tempo. “No AVC, a cada minuto sem tratamento, dois milhões de neurônios são perdidos. Calculem isso em 20, 30, 50

profissional que vive no dia a dia a angústia de lutar contra o tempo para salvar vidas. Uma provocação imprescindível à luta por melhores condições de logística na região, e com um detalhe humano que, muitas vezes, passa despercebido à maioria. Sempre falamos muito em segurança viária, cargas, empresas, economia e desenvolvimento. E

precisamos seguir falando muito de tudo isso. Mas precisamos incluir cada vez mais a vida nesta pauta. Parece óbvio afirmar, mas é necessário repetir e compreender: as pontes salvam vidas. Não por menos, o governo estadual certamente será sensível ao ponto de se comprometer a auxiliar na tão sonhada nova ponte para o Vale mais devastado pelas recentes tragédias. É para isso, também, que serve o bilionário Funrigs.

Oito vereadores não querem free flow em Lajeado

Oito vereadores do PL, PT, MDB, PP e Podemos assinam um projeto de lei para tentar impedir a eventual instalação de pórticos de free flow – a cobrança automática e sem cancelas de pedágios –nas rodovias estaduais que cruzam a cidade de Lajeado. O PL declara a “não anuência do município” ao novo sistema do Estado, mesmo que o novo sistema do Estado não preveja pórticos em Lajeado – por ora, ao menos. É mais um movimento capitaneado pelo vereador Mano Pereira (PL) – o autor da matéria – contra a implantação de pedágios na região. Dias atrás, ele realizou protesto às margens da rodovia. Certo ou errado, o fato é que o projeto está muito mais para um ato simbólico – e tem lá seu valor por isso – do que propriamente uma ferramenta contra os pedágios. E é bom que seja assim. Afinal, precisamos pensar regionalmente quando tratamos de rodovias. E mais. Se a moda pega, não teremos pedágio em lugar algum. Mas todos pagarão pelo sucateamento.

TIRO

- Em Lajeado, o vereador Mano Pereira (PL) protocolou projeto de lei para remodelar a sinalização das vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência, incluindo o símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

- Em Encantado, a câmara de vereadores realiza audiência pública hoje para debater “a saúde e o bem-estar dos animais”. Convocada pela presidente da casa, Joanete Cardoso (PSDB), a reunião pública inicia às 19h14.

- Curiosidade: em 1994, o então vereador de Lajeado, Enio Bacci (à época no PDT) foi eleito deputado federal pela primeira vez. E a pauta principal da região naquele momento era uma nova ponte sobre o Rio Taquari.

“Seis de maio é aniversário do Artur”

Uma notícia de âmbito nacional cravou: Eduardo Leite vai assinar com o PSD no dia seis de maio. Questionamos o governador sobre isso e ele afirmou que não há nada definido e brincou. “Na minha agenda só consta que o dia seis de maio é o aniversário do Artur”. Ele se referia ao secretário da Casa Civil, Artur Lemos. Fato é que Leite tem uma história de 24 anos no PSDB – ele se filiou aos 16 anos de idade –, mas deve trocar de sigla em função da possível extinção – ou fusão – do partido. E faz tempo que o PSD é citado como o possível destino. Portanto...

O Vale na Famurs

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) definiu a nova diretoria. E pela primeira vez uma mulher assume a presidência com a prefeita de Nonoai, Adriane Perin (PP). A entidade também conta com representantes do Vale. Prefeito de Vespasiano Correa, Tiago Michelon (PL) é um dos vice-presidentes. E a prefeita de Estrela, Carine Schwingel (UB) foi eleita presidente do Conselho Fiscal. Eles também representam a Amat e Amvat, respectivamente.

MÃO DE OBRA

Supermercados investem em Lajeado e procuram trabalhadores

Estimativa aponta entre 400 a 500 vagas em aberto para atuar nas lojas em instalação na cidade

Aexpansão do setor supermercadista em Lajeado impulsiona a geração de empregos, mas escancara um gargalo: a dificuldade em contratar e manter equipes. Grandes redes iniciam operações na cidade ainda neste semestre e oferecem centenas de vagas, mas enfrentam barreiras para contratações.

Há entre 400 e 500 vagas abertas apenas nas redes em implantação. Esse número não considera os postos disponíveis em estabelecimentos consolidados, que também lidam com rotatividade alta e falta de mão de obra qualificada.

Uma das novas operações é a do Grupo Esquinão. Com lojas em Estrela e Teutônia, a empresa prepara a inauguração da primeira unidade em Lajeado, na Av. Benjamin Constant, entre os bairros Montanha e Moinhos D’Água. Serão 45 vagas. A previsão de abertura é para 15 de maio. O empresário Carlos Henrique Roschildt, reconhece o desafio: “temos uma rotatividade mensal de cerca de 20%. Isso significa que um funcionário permanece, em média, cinco meses.”

Roschildt avalia que a carga horária, as escalas alternadas e o trabalho em fins de semana desmotivam os candidatos. “A loja funciona até as 21h. Também abriremos nos domingos à tarde. A maioria das pessoas já chega perguntando se vai ter que trabalhar no sábado e no domingo. Muitas não aceitam. E ainda há o receio de ter que fazer hora extra ou migrar entre funções. Um mercado com 40 funcionários exige mais de 15 funções diferentes.”

Mesmo com as dificuldades, o

empresário acredita no potencial da cidade. “É a maior do Vale. Tem boa densidade populacional, está próxima do nosso centro de distribuição em Estrela e numa localização estratégica, entre a Benjamin e o bairro Conventos.” Conforme pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 45% dos trabalhadores de supermercados no RS não passam do período de experiência. “É prejuízo para a empresa e para o trabalhador. A rotatividade custa caro. Precisamos tornar o setor mais atrativo”, argumenta o presidente do Sindicato dos Comerciários de Lajeado (Sindicomerciários), Marco Daniel Rockembach.

Recuperação salarial

Para o presidente do Sindicomerciários a escassez de trabalhadores nos supermercados tem diversos motivos, entre eles a política salarial do setor. “Em dez anos, tivemos apenas 3% de ganho real. O restante foi só reposição da inflação. A categoria passou por pandemia, secas, enchentes. E segue sem valorização”, afirma.

Na avaliação de Rockembach, o trabalho em um supermercado é visto como algo passageiro. “O funcionário começa já pensando em sair. Talvez seja preciso estabelecer planos de carreira, mais benefícios e, até mesmo, rever escalas e jornadas de trabalho. Do contrário, sempre haverá falta de pessoas.”

Neste sentido, o empresário Roschildt acredita ser necessário se adaptar ao novo cenário. “Há um crescimento acelerado na região e o discurso se repete: há vagas, mas faltam candidatos dispostos a trabalhar sob as exigências do setor. Talvez tenhamos que pensar, inclusive, em importar mão de obra, se o cenário local não der conta”, sugere.

Stok Center: 180 vagas

Com obras em estágio avançado e perspectiva de iniciar a operação até o fim de maio, a Stok Center constrói uma unidade às margens da BR-386, entre os bairros Santo André e Campestre. São mais de 11 mil metros quadrados de área no atacarejo. Segundo a coordenadora de

Esquinão, de Estrela, prepara primeira loja em Lajeado. Supermercado voltado ao varejo será inaugurado no início de maio

atração e seleção da rede, Cláudia Picolotto, ao todo serão 180 vagas. Metade já foram preenchidas. “Os novos contratados já estão em treinamento”, conta. As demais 90 funções estão em fase de entrevistas e recebimento de currículos. A equipe atua no Labilá. Ela destaca que não é exigida experiência anterior, apenas vontade de aprender. “A gente busca perfis com disposição e responsabilidade. Oferecemos programas de crescimento interno e incentivamos quem começa do zero a buscar posições de liderança.”

Via Atacadista:

300 empregos

Outra grande estrutura em implantação é do Via Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Passarela, em construção no bairro Florestal, no antigo campo do Lajeadense. O empreendimento faz parte de um projeto de R$ 270 milhões, com nove novas lojas previstas no Sul em 2025 — cinco no RS e quatro em SC. A de Lajeado deve ser entregue até o fim do ano.

O espaço contará ainda com um edifício comercial de 14 andares, reunindo diferentes segmentos de serviço. A estimativa é de geração de cerca de 300 empregos diretos com a operação do supermercado. Além disso, a empresa investirá em um novo centro de distribuição no município vizinho de Estrela.

Filipe Faleiro filipe@grupoahora.net.br
Grupo
FOTOS FILIPE FALEIRO CARLOS

Cassação de mandato contraria parecer do Ministério Público

Promotor Carlos Augusto Fiorioli recomendou indeferimento da ação movida pelo PSDB para anular votos do Podemos e herdar cadeira do vereador

Antônio Oliveira. Caso agora vai para o TRE

Mateus Souza mateus@grupoahora.net.br

LAJEADO

Acassação do mandato do vereador Antônio Oliveira (Podemos) e anulação de todos os votos recebidos pelo partido nas eleições municipais de 2024 foram recebidas com surpresa pela defesa dos réus. Sobretudo porque, um mês antes da decisão da Justiça, o Ministério Público eleitoral recomendou o indeferimento da ação de impugnação movida pelo diretório do PSDB. Emitido pelo promotor de Justiça, Carlos Augusto Fiorioli, o parecer elenca uma série de motivos para o posicionamento contra a ação. No entendimento dele, o partido não descumpriu a cota mínima de gênero a partir do indeferimento do pedido de registro da candidatura de Luciana Caussi, uma das cinco mulheres presentes na nominata da sigla à câmara municipal.

Para Fiorioli, conforme apurado durante o processo, a candidatura de Luciana era “juridicamente viável” e, embora os votos tenham sido anulados, ela fez, sozinha, 59 votos, mais do que duas candi-

datas da Federação PSDB/Cidadania somadas. “Circunstância que reforça a legitimidade de sua candidatura”, pontua.

A sentença em primeira instância foi emitida na terça-feira, 22, pelo juiz Rodrigo de Azevedo Bortoli, da 29ª Zona Eleitoral. Além de julgar procedente a ação, ele concedeu tutela de urgência e convocou para amanhã, às 10h, uma sessão para nova totalização dos votos para redistribuição das cadeiras no Legislativo.

Pendência documental

No parecer, Fiorioli também

lembrou que Luciana buscou regularizar sua situação e ocorreram tentativas de acesso a documentação que estava em Porto Alegre. No entanto, a ação foi dificultada pela inacessibilidade de cinco prédios do acervo central devido aos danos causados pela enchente histórica de maio de 2024.

“Sua prestação de contas mostra efetivos gastos com serviços de cabos eleitorais, panfletagem, produção de fotos e combustível. Também promoveu atos efetivos de campanha, inclusive na divulgação da majoritária, e não teve inércia em sanar pendência documental […] e o prazo derradeiro para substituição de candidatos se esgotou enquanto pendente o prazo recursal em face da sentença de indeferimento da candidatura […]”, sustenta o promotor.

Esta situação relatada no parecer, bem como o pedido do MP pelo indeferimento, são mencionados pela advogada de defesa de Oliveira e do Podemos, Fernanda Goerck, como bases para a defesa junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).

O recurso deve ser encaminhado nos próximos dias. Também será solicitada medida cautelar solicitando efeito suspensivo da ação, com o objetivo de manter a cadeira do Podemos pelo menos

ENTENDA O CASO

– A ação de impugnação de mandato eletivo movida pela Federação PSDB/Cidadania aponta descumprimento do Podemos à cota mínima de gênero, a partir do indeferimento de uma candidatura feminina da sigla, que não alcançou o mínimo de 30% estabelecido por lei;

– Apesar do parecer contrário do MP Eleitoral, a Justiça Eleitoral julgou procedente a ação e determinou a cassação do mandato de Antônio Oliveira, a anulação dos votos recebidos pelo Podemos e a nova totalização dos votos das eleições para redistribuição das cadeiras à câmara;

– A decisão do juiz Rodrigo de Azevedo Bortoli foi pautada na inobservância do Podemos à cota de gênero. No entendimento dele, o partido poderia ter substituído a candidata ou mantido a proporção, retirando duas candidaturas masculinas, mas ignorou ambas as alternativas.

até o julgamento em segunda instância.

Bancadas

Atualmente, a câmara de Lajeado conta com seis bancadas. Podemos, PT e PSDB tem um vereador cada, enquanto o PL é representado por três parlamentares. PP, com cinco, e MDB, com quatro, lideram em número de

cadeiras.

Com a cassação do mandato do Podemos, a cadeira deve ficar com o PSDB, hoje representado por Paula Thomas. Primeiro suplente da Federação com o Cidadania, Carlos Reckziegel exerce o cargo de secretário de Cultura, Esporte e Lazer e tende a ficar no secretariado. Com isso, deve ser convocado o próximo da lista, o ex-vereador Ildo Salvi.

Oliveira (d) desabafou durante sessão de terça. Vereador teve mandato cassado
HENRIQUE PEDERSINI

CRÉDITO ÀS EMPRESAS

Quase 30% dos empréstimos descumpriram contratos

Relatório aponta que 1,2 mil financiamentos pelo BNDES estão com menos empregos formais do que o combinado para acessar benefício do juros subsidiados pelo governo federal

ASecretaria Nacional da Reconstrução avalia formas de evitar que empresas atingidas pela inundação e que buscaram financiamento pelas três linhas de crédito do Fundo Social do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tenham de pagar mais juros sobre os contratos.

Ao todo, os recursos destinados para negócios dentro da mancha de inundação foram para capital de giro, reformas\reconstrução e compra de maquinário. Foram em torno de R$ 15 bilhões em créditos, com mais de 4 mil contratos assinados.

Como contrapartida, os

empresários se comprometeram em manter o mesmo número de empregos formais de antes das inundações de setembro de 2023 e de maio do ano passado.

Esse acordo previa que o nível de empregabilidade precisasse ficar

nestes patamares por no mínimo dez meses.

“Essa é uma regra básica para concessão de benefícios para o setor privado em diversas esferas dos poderes públicos. Agora, precisamos avaliar quais foram os motivos para as empresas não terem conseguido cumprir. Não queremos prejudicar, por isso iniciamos um diálogo com as representações do setor produtivo para buscar saídas”, conta o secretário nacional da Reconstrução, Maneco Hassen.

Pelo relatório da secretaria, 29,7% dos contratos assinados (uma empresa poderia buscar mais de uma linha de crédito) receberam notificação do BNDES sobre redução de trabalhadores com carteira assinada.

A fiscalização é feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Uma comissão exclusiva foi formada para acompanhar as políticas públicas e o uso de recursos do governo federal na reconstrução do RS. Esse grupo comunica os operadores do crédi-

Do total de 4.086 contratos nas três linhas de financiamento (capital de giro, reconstrução e maquinário) do Fundo Social do BNDES

1.213 (29,7%) foram notificados por descumprir cláusula do número de empregos E já poderiam ter que pagar o adicional de juros nos próximos meses

2.013 (49,3%) atenderam os requisitos de dez meses com o mesmo nível de empregabilidade

860 (21%) Tem variação positiva e ainda estão dentro do período de vigência da norma do trabalho formal

to, em especial o BNDES. “O banco está dando um alerta. Não precisava. Poderia fazer o acompanhamento dos números pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e, passado os dez meses, automaticamente refazer os cálculos dos juros e cobrar”, diz Maneco.

Filipe Faleiro filipe@grupoahora.net.br
Alerta do BNDES é para que empresas adotem medidas para corrigir número de empregos e evitar o cancelamento dos contratos com juros reduzidos
ARQUIVO FALEIRO

vinibilhar@grupoahora.net.br

A Mobília reinaugura sua matriz, em Lajeado

Arede A Mobília comemora em 2025, 31 anos de atuação no setor moveleiro, com destaque para sua matriz, localizada desde a fundação na Avenida Pasqualini, 451, em Lajeado. A loja passou por uma reformulação completa, com nova iluminação e um layout moderno,

Grupo

preservando o foco na experiência do cliente e no atendimento de qualidade.

Com 1.500m² de área total, sendo 650m² dedicados ao atendimento, a unidade central emprega nove colaboradores. A rede conta com outras sete lojas, distribuídas entre Estrela, Arroio do Meio, Teutônia,

Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e o bairro Conventos, em Lajeado. Segundo o sócio-proprietário Vandro Künzel, a valorização das pessoas, clientes, fornecedores e equipe segue sendo um dos pilares da marca. A loja matriz estará aberta hoje, das 10h às 19h celebrando a sua reinauguração.

Imec promove seleção para novas vagas nesta sexta-feira

O Grupo Imec realiza amanhã, 25, um mutirão de seleção para preencher vagas nas lojas Desco Atacado, Imec Supermercados e no Centro de Distribuição. As oportunidades incluem funções como operador de loja (caixa e repositor), operador de perecíveis (padaria e açougue), açougueiro, padeiro, fiscal de prevenção de perdas e auxiliar de depósito, sem exigência de experiência. Os locais de atendimento serão: Desco Encantado (RS-129, 5625), Desco Santa Cruz do Sul (BR-471, Km 142), Imec Lajeado Montanha (Rua Irmando Weissheimer, 100) e o Centro de Distribuição (RS-130, nº 3.880), das 8h às 17h.

Entre os benefícios oferecidos estão plano de saúde, odontológico, cartão convênio, vale-transporte, auxíliocreche, programas de qualificação. Pessoas com deficiência são bem-vindas. Currículos também podem ser enviados pelo site imec.compleo.com.br. Informações: (51) 3714-8195.

FRASE DO DIA

O acesso à tecnologia e a exploração de economias de escala determinam que o comércio e o investimento estrangeiro direto continuam sendo essenciais para acelerar o crescimento na América Latina e no Caribe”.

• INSS - O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado ontem após operação da Polícia Federal e da CGU contra um esquema de descontos indevidos em benefícios. Também foram retirados de seus cargos o procurador-geral Virgílio Antônio, os diretores Vanderlei Barbosa e Jacimar Fonseca, além do coordenador Giovani Batista.

• Dívida - A dívida pública brasileira deve crescer de 87,3% para 92% do PIB em 2025, segundo o FMI. O dado consta no Monitor Fiscal, divulgado nesta quarta-feira (23), durante as Reuniões de Primavera em Washington.

Acil e Cresol firmam convênio para acesso a crédito

Empresas associadas à Acil terão acesso a crédito com taxas diferenciadas por meio de convênio com a Cresol Essência. As condições partem de 0,39% + CDI (pós-fixada) e 1,59% (pré-fixada). O objetivo é fomentar o empreendedorismo e impulsionar a economia local.

O gerente da Cresol Lajeado, Diego Appel, destaca que os recursos podem ser usados livremente, com prazos variados. Já o presidente da Acil, Joni Zagonel, reforça o potencial do benefício para modernização e ampliação dos negócios.

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

IMPACTOS NO CAMPO

Agronegócio busca fôlego financeiro

Audiência cobra medidas para flexibilizar caixa das famílias e viabilizar investimentos

ESTADO

As sucessivas quebras nas safras gaúchas motivam mobilização de produtores rurais e lideranças políticas. Em audiência pública na Câmara dos Deputados, terça-feira em Brasília, dirigentes de diversas entidades do estado expuseram as dificuldades enfrentadas pelo setor e cobraram medidas para atenuar a crise financeira, garantir maior seguridade das safras e assim viabilizar investimentos a longo prazo, como a irrigação. As dívidas com vencimentos em 2025 somam R$ 28 bilhões.

O debate ocorreu na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural a pedido do deputado federal Afonso Hamm (PP/RS). O principal pleito trata-se da pressão política para dar andamento nos projetos de securitização de autorias do senador Luís Carlos Heinze (PP/RS) e do deputado federal Pedro Westphalen (PP/RS). Ambos propõe reeditar em partes o processo que ocorreu no Brasil em 1999, prorrogando dívidas dos agricultores por 20 anos com 4 anos de carência. Propositor da securitização há duas décadas o agora Ministro do TCU Augusto Nardes participou da audiência. “Salvou o agro naquela época. Se o Brasil não apoiar o Rio Grande do Sul, o Estado vai para uma situação de calamidade.

Investidores vão começar a migrar para outras regiões.”

O Vale do Taquari esteve representado na audiência por entidades de classe e pela organização SOS Agro RS, coordenado pela produtora rural Graziele Camargo. Ela destaca que nos últimos sete anos o RS sofreu cinco estiagens e duas enchentes, condições que obrigaram os agricultores a prorrogarem créditos de forma consecutiva. “Os gaúchos foram os que mais honraram a securitização dos anos 90. Se não nos importássemos com isso, não estaríamos aqui pedindo socorro há um ano.”

A agricultora ressalta que dentro de algumas semanas inicia-se a preparação para os cultivos de inverno e teme a insegurança no campo. “Pleiteamos que os financiamentos sejam suspensos de agora em diante até que tenha ocorrido a tramitação dos projetos de securitização e dos ajustes propostos no ProAgro.”

São 314 municípios atingidos pela estiagem somente neste no estado, destes 191 com decretos reconhecidos pelo governo. No Vale do Taquari, Arvorezinha e Boqueirão do Leão tiveram a situação de emergência homologada. Em ambos, as prefeituras seguem abastecendo diversas propriedades

Agricultores e líderes de entidades cobram agilidade na tramitação dos projetos de lei sobre a securitização

com água potável.

Prejuízos

diretos de R$ 106,6 bilhões

Presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm), Gedeão Silveira Pereira, detalha que nos últimos seis anos o Estado deixou de colher cerca de 50 milhões de toneladas de grãos o que gerou um prejuízo direto ao produtor na casa de R$ 106,6 bilhões. “A situação era grave no ano passado, quando já dizíamos que se em 2025 tivéssemos uma safra boa já seria difícil equilibrar as contas. Agora a situação é gravíssima.”

A Farsul participou ainda na mesma manhã de encontro com bancos e o cenário é de dificuldade no sistema financeiro. “Não queremos migalhas. Queremos a oportunidade de renegociar e de pagar. As baixas taxas de inadimplência do RS comprovam que honramos com os nossos compromissos.”

Estevão Heisler projetoagro@grupoahora.net.br
VINICIUS LOURES/DIVULGAÇÃO

Programação especial busca potencializar o hábito da leitura

Evento busca valorizar a leitura, a literatura e a expressão artística entre estudantes, professores e toda a comunidade escolar

Pelo menos dez atividades literárias vão movimentar o cotidiano dos alunos do Sesi até sexta-feira, 25. A escola de referência SESI Paulo Ignácio Heineck realiza sua primeira Festa Literária: Palavras em Metamorfose, transformando-a em uma sala aberta para a imaginação.

Haverá uma intensa programação para celebrar a Semana Literária, integrada ao Dia da Leitura SESI. O evento busca valorizar a leitura, a literatura e a expressão artística entre estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

“As ações vão de cafés literários a oficinas de escrita, em parceria com professores da Univates, e na sexta-feira teremos o encerramento com uma grande festa literária”, destaca a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Beatriz Freire, uma das organizadoras da área das linguagens.

O evento “Palavras em Metamorfose”, que encerra a progra-

mação na sexta, chama atenção para a magia das bibliotecas. Começa com uma roda de conversa com bibliotecários e segue com a “Biblioteca Viva”, momento em que os alunos se apresentam como personagens literários.

Ao longo da semana também estão previstas apresentações de teatro, música, dança e declamações de poemas. Recém-inaugurada, a escola tem como proposta incentivar a leitura e mostrar aos alunos como o hábito amplia o vocabulário e expande a compreensão de mundo.

“Eles terão a oportunidade de serem protagonistas, apresen-

Semana Literária ocorre até sexta. Evento é no espaço recém-inaugurado

tando os projetos que criaram e vivenciaram em sala. É a expressão artística em cena”, ressalta Beatriz.

Leitura diária de 15 minutos faz parte da rotina

A Semana Literária fortalece uma prática que já está enraizada no dia a dia da escola: “Diariamente, das 13h30 às 13h45, toda a escola — incluindo estudantes, professores e funcionários — dedica um momento exclusivo à leitura. A Semana Literária vem para potencializar e celebrar esse hábito que cultivamos com tanto cuidado, mostrando que a leitura é parte viva da nossa rotina’’. E sobre ler digitalmente ou fisicamente, Beatriz comenta que independente de ser através de livros físicos ou meios digitais, o importante é que os estudantes leiam, se conectando com novas ideias e desenvolvendo sua imaginação e seu senso crítico — habilidades essenciais para a formação pessoal e profissional.

A Semana Literária da Escola SESI Paulo Ignácio Heineck é, portanto, mais do que uma celebração: é um convite permanente ao universo da leitura.

LAJEADO
DIVULGAÇÃO

Mais de 160 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Forqueta puderam se divertir e aprender sobre educação ambiental durante a Caravana Educame. A ação do programa Educação Ambiental na Escola - Educame, uma iniciativa do Grupo A Hora, ocorreu ontem, no salão paroquial do bairro. Na sequência do teatro, os estudantes do 6º ano participaram da oficina “Repórter Ambiental Mirim.

Na abertura da programação, o coordenador do Educame, Gilberto Soares, conversou com os estudantes. Destacou que educação ambiental é cuidar do meio em que se vive, da sua casa, da escola, do bairro, da cidade. É cuidar do rio, é respeitar as pessoas e tudo que as cerca.

Em seguida, falou sobre a curiosidade, muito natural e saudável entre as crianças, que para tudo perguntam: “Por que?” Em seguida, Soares chamou o espetáculo intitulado “Educame, por que?” E não por acaso, o personagem “Por Que?” tomou conta o palco e interagiu com as crianças. De forma lúdica, ele mostrou como acontecem as enchentes. Também destacou os usos da água e sua importância para vida.

Depois do espetáculo, a escola recebeu a placa de “Embaixada do Meio Ambiente”.

Expectativa

Conforme a diretora Liselote Lang Gabriel, foi com grande expectativa e satisfação que a

Educame leva alegria e conscientização a 160 estudantes

Caravana na Emef Barra do Forqueta contou com espetáculo teatral e oficina de jornalismo ambiental

escola recebeu a ação na manhã de ontem. “Já recebíamos os exemplares do suplemento Educame e tínhamos curiosidade de conhecer as atividades. Foi muito gratificante.” A atividade reforçou aos os cuidados necessários ao meio ambiente, complementou Liselote.

Repórter Mirim

Os 35 alunos das turmas A e B do 6º ano participaram a oficina “Repórter Ambiental Mirim”. Eles conheceram o símbolo do jornalismo, a raposa. Muitas características do animalzinho combinam com o perfil do

profissional de jornalismo, como agilidade e curiosidade. Os estudantes aprenderam como a identificar quais assuntos, temas e eventos da área ambiental são notícia na escola e na comunidade. A ponte da rodovia ERS-130 foi um dos citados, porque mudou todo o trânsito nas imediações

Já recebíamos os exemplares do suplemento Educame e tínhamos curiosidade de conhecer as atividades. Foi muito grati cante.”

da escola, tanto quando houve a queda em função da enchente do ano passado, quanto agora na liberação do acesso pela ponte nova. Os alunos também receberam orientações sobre elaboração de texto a partir de informações básicas. A intenção da dinâmica é criar uma conexão entre a escola e o Programa Educame. No suplemento mensal, uma página será dedicada a conteúdos enviados pelos estudantes.

Sobre o projeto

O Educame é uma iniciativa do Grupo A Hora que leva educação ambiental de forma lúdica às instituições de ensino do Vale do Taquari. Desde o lançamento, no dia 2 de abril, até ontem, 710 estudantes participaram das caravanas. Na próxima quartafeira, dia 30, será a vez da Emef Jacon Sehn, em Cruzeiro do Sul.

ARROIO DO
Luciane Eschberger Ferreira lucianeferreira@grupoahora.net.br
LISELOTE LANG GABRIEL
DIRETORA
Personagem “Por Que?” animou a plateia com música e interação
LUCIANE ESCHBERGER FERREIRA

MANO MANTÉM BASE DE TIME NA PRIMEIRA PARTIDA

Técnico volta a comandar o Grêmio após 18 anos. Contra o Godoy Cruz, na Argentina, time deve ter alterações apenas na defesa

Caetano Pretto

caetano@grupoahora.net.br

Com a esperança de diminuir os erros defensivos, ganhar competitividade e entregar um bom trabalho já no curto prazo, começa na noite de hoje a segunda era Mano Menezes no comando do Grêmio. O treinador retorna à casamata tricolor 18 anos após o fim da primeira passagem. O pri-

UEBEL/DIVULGAÇÃO

o

meiro desafio é fora de casa, pela Copa Sul-Americana. Às 19h, o Grêmio enfrenta o Godoy Cruz, da Argentina, no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza. A Rádio

A Hora transmite o confronto. Mano Menezes teve apenas duas atividades com a equipe antes da estreia e elas mostram algumas diferenças em relação

às atividades comandadas por Gustavo Quinteros. Iniciando sua segunda passagem no Grêmio, o treinador já tem dado algumas pistas de como deve conduzir o trabalho.

As duas primeiras sessões de treinamento tiveram atenção especial ao sistema defensivo e à intensidade da equipe. A ideia é manter a competitividade e a compactação apresentadas pela equipe no Gre-Nal.

No ambiente gremista, Mano é descrito como um técnico bastante trabalhador e atento aos detalhes táticos. Desde as primeiras horas de trabalho o treinador tem feito um trabalho intensivo para mapear os principais problemas e possíveis soluções da equipe.

Para isso, tem contado com a colaboração dos membros da comissão permanente do clube. O auxiliar James Freitas e o preparador físico Rogério Dias têm sido fundamentais para ajudar na adaptação rápida da nova comissão técnica.

Em termos de escalação, Mano não deve fazer muitas alterações para o confronto diante do Godoy Cruz. A tendência é que ocorram apenas as alterações obrigatórias na defesa.

Técnico volta a comandar
Grêmio 18 anos após nalizar primeira passagem
LUCAS

CATEGORIAS DE BASE

TAÇA DA AMIZADE REÚNE POTÊNCIAS DO FUTEBOL DO SUL

Competição Sub-15 ocorre em Roca Sales até domingo

Zique Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br

Roca Sales dá início a 19ª edição da Taça da Amizade. Um dos principais eventos de categorias de base do Rio Grande do Sul inicia nesta quinta-feira, 24, e segue até domingo, 27. O evento é disputado apenas na categoria Sub-15. Neste ano, além do mandante CTE Roca Sales, o evento conta com a participação de grandes clubes brasileiros como Grêmio e Internacional. Os outros nove clubes são Juventude e Caxias, de Caxias do Sul, São José, de Porto Alegre, Novo Hamburgo, de Novo Hamburgo, Cruzeiro, de Cachoeirinha, Chapecoense, de Santa

Catarina, Progresso, de Pelotas, Ypiranga, de Erechim, e ALE, de Lajeado.

A Taça da Amizade de Roca Sales, competição tradicional do futebol de base, chega à sua 19ª edição em 2025. O torneio, que já soma quase duas décadas de história, teve uma pausa durante a pandemia, mas voltou com força total. Criada com o intuito de valorizar jovens talentos, a competição conta com a participação de diversas equipes tradicionais do futebol brasileiro.

A edição anterior teve como finalistas Avaí e Internacional, sendo o Colorado o campeão com vitória pelo placar de 2 a 1.

Segundo Jean Johans, coordenador de esportes de Roca Sales, as 12 equipes serão divididas em três grupos de quatro times. As partidas serão disputadas nos campos do Concórdia, Copalto e Esperança.

Cada jogo terá duração de dois tempos de 30 minutos. Os oito

Clubes tradicionais como Internacional e Juventude disputam o título da competição

MARCOS MINORU OTSUKA

professor e treinador da Adesva

QUAL O SEGREDO DE UM GRANDE CAMPEÃO

Alguns atletas se destacam não apenas pelos resultados que conquistam, mas pela forma como trilham seus caminhos até o topo. São verdadeiros fenômenos, movidos por uma genialidade natural em suas modalidades e, acima de tudo, por uma força interior que os impulsiona a seguir, mesmo nos momentos mais difíceis. Esses atletas enfrentam batalhas invisíveis: lesões, críticas, solidão e até mesmo decisões duras, como deixar o conforto da família e do país para buscar seus sonhos. No entanto, é justamente aí que a resiliência entra em cena — quando tudo parece perdido, eles encontram forças para se reerguer e continuar lutando.

Um exemplo atual que representa perfeitamente essa combinação de talento e superação é Hugo Calderano. O brasileiro escreveu seu nome na história ao conquistar a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, vencendo atletas que ocupam o primeiro, o segundo e o terceiro lugar no ranking mundial. Ele se tornou o primeiro latino-americano a alcançar esse feito, fruto de anos de dedicação e coragem para viver longe do Brasil, em busca de evolução.

Outra estrela que brilha intensamente é Rebeca Andrade. A ginasta multi campeã olímpica agora também é vencedora do prêmio Laureus — uma das maiores honrarias do esporte mundial. Com isso, seu nome passou a ser citado ao lado de lendas como Pelé e Ayrton Senna. Sua trajetória é marcada por cirurgias, desafios emocionais e familiares, mas também por conquistas épicas que inspiram milhões.

“ESSES FENÔMENOS NOS MOSTRAM QUE TALENTO É ESSENCIAL, APOIO É IMPORTANTE, MAS NO FIM, O QUE REALMENTE FAZ A DIFERENÇA É UMA LIÇÃO SIMPLES E PODEROSA: TREINAR, TREINAR E TREINAR”

Esses fenômenos nos mostram que talento é essencial, apoio é importante, mas no fim, o que realmente faz a diferença é uma lição simples e poderosa: treinar, treinar e treinar.

melhores times avançam para as quartas de final, com a semifinal ocorrendo na manhã de domingo e a grande final, à tarde.

Johans comenta que a competição significa a retomada da autoestima da população através do esporte. “Queremos oportunizar para as pessoas de Roca Sales e do Vale do Taquari momentos de entretenimento através das partidas realizadas, bem como o auxílio na retomada do comércio local, trazendo publico de volta pra nossa cidade”, cita.

ARQUIVO A HORA

Morria Germano Pacheco, regente de Encantado

Aos 68 anos, morria Germano Pacheco, regente da Banda Municipal Maestro Ângelo Bergamaschi, de Encantado. Vítima de câncer, ele estava internado no Hospital Santa Teresinha e foi sepultado no Cemitério Católico de Jacarezinho, também em Encantado. Ex-militar, Pacheco era natural de Porto Alegre e integrou a banda do exército. Em Encantado, foi um dos fundadores da Banda Municipal em 1995.

O 1º Café com Poesia

A primeira edição do Café com Poesia era organizado pelo Centro Cultural de Arroio do Meio. Mais de 50 pessoas prestigiaram o evento e compartilharam poesias e peças de artesanatos e quadros. Houve declamações. O historiador Altino Hoppen foi o primeiro a se apresentar, aos 81 anos, declamou um poema autoral sobre São Caetano, terra onde cresceu. Elisabeth Esig apresentou telas dos prédios históricos de Arroio do Meio. Além de moradores do município, participantes de outras cidades também integraram a noite.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Lajeado anunciava uma nova construção, com mais de mil metros quadrados de área e três pavimentos. A parte do subsolo seria para assembleias e estacionamento. No primeiro piso, ficaria o apartamento do ecônomo e o restaurante da instituição. O segundo pavimento teria um miniauditório e mais salas para órgãos relacionados aos trabalhadores rurais. O prédio em questão, hoje, faz parte da obra que contempla o complexo da Associação Rural de Lajeado (Arla), na ruas Bento Gonçalves e João Batista de Mello. Na época, o STR funcionava junto à Arla.

O atleta Arily Silveira se despedia da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Lajeado. Ao fim de abril, ele deixaria Lajeado por causa da transferência para Porto Alegre, onde assumiria a agência do Banco do Brasil da Avenida Farrapos. Durante o jantar de despedida, recebeu dos colegas da AABB um troféu, por mérito aos seus serviços no esporte da entidade.

Hoje é

- Dia do Boi

- Dia do Chimarrão

- Dia Internacional do Milho

- Dia do Samurai

- Dia Mundial de Combate à Meningite

- Dia Nacional da Língua

Brasileira de Sinais

- Dia do Churrasco

Santo do dia: São Fidélis de Sigmaringa

FILIPE

FALEIRO

Jornalista

filipe@grupoahora.net.br

O Legado de Francisco

Amorte do Papa Francisco encerra um capítulo singular na história da Igreja Católica. Mesmo para quem não compartilha da religião, o pontífice deixou um legado de humanidade em tempos de radicalismos. Em um mundo onde líderes religiosos e políticos muitas vezes alimentam divisões, Francisco fez do afeto uma linguagem universal. Sua mensagem mais simples – “fazer o bem todos os dias” – pode parecer óbvia, mas representou uma revolução silenciosa. Em vez de dogmas inflexíveis, ele pregou a empatia como prática cotidiana: acolher imigrantes como irmãos, estender a mão aos marginalizados e, acima de tudo, não julgar. Neste planeta onde guerras e intolerância se multiplicam, a insistência em “combater a guerra com paz” soou quase como um ato de rebeldia. Um dos seus ensinamentos mais subestimados foi a defesa

do bom humor como virtude espiritual. “Rezo para não perder a alegria”, confessou certa vez. Neste cotidiano de redes sociais inflamadas e discussões esté-

Samba de 1998 mais atual do que nunca

Bezerra da Silva, imortal da cultura brasileira, o sambista que uniu os morros do Rio de Janeiro. Em 1998, lançou “Pobre Aposentado”. A poesia, cercada de ironia com os rumos da previdência social, 26 anos depois soa menos como uma lembrança do passado e mais como um retrato do presente – ou, pior, como uma profecia que teima em se cumprir.

A queda do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, após a Operação “Sem Desconto” da Polícia Federal, escancara um esquema de R$ 6,3 bilhões em dinheiro desviado das aposentadorias. O caso, que atravessa os governos Bolsonaro e Lula, prova que o “jeitinho” de torcer o sistema em prejuízo dos mais vulneráveis não tem ideologia. Na verdade, tem

Quem

endereço certo: o bolso de quem já vive no fio da navalha.

“Socorro, está pedindo o pobre aposentado, pra receber seus trocados ele tem que brigar, com os homens da lei. Se é isso que eles chamam, de um grande Brasil novo, o que será do meu povo, meu Deus, na verdade juro que não sei.”

O verso ganha nova camada, pois o dinheiro some antes de chegar. A PF investiga um esquema que, por cinco anos, sugou recursos de beneficiários sem que ninguém notasse (ou fingisse não notar).

Se vivo, o sambista repetiria o refrão, pois “do jeito que as coisas estão indo, já passou da hora do bicho pegar”. Por isso, não se pode permitir tamanha corrupção,

A polarização política no Brasil virou um espetáculo cansativo. A esquerda se perde em narrativas ultrapassadas e discursos que não ecoam na sociedade. A direita abraça um liberalismo de fachada e

reis, essa capacidade de sorrir diante da vida – sem perder a seriedade das causas – foi um antídoto contra o veneno do sectarismo. Sob seu comando, a Igreja redescobriu que santidade e humanidade permanecem compatíveis.

Agora, o desafio é evitar o retrocesso. Francisco desagradou conservadores ao abrir diálogos sobre divorciados, sobre união de pessoas do mesmo sexo e sobre a crise climática.

Mostrou que uma fé relevante não pode virar as costas aos dramas reais das pessoas. Seu sucessor herdará uma Igreja menos temerosa do mundo moderno – e mais consciente de que, como ele mesmo dizia: “Deus não cansa de perdoar; somos nós que cansamos de pedir perdão”.

Francisco lembrou que o amor não é fraqueza, mas a única força capaz de mudar histórias. Seu maior milagre talvez tenha sido fazer milhões – dentro e fora da Igreja – acreditarem nisso.

ainda mais na previdência, algo que a quatro ventos se repete que está “quebrada”.

Enquanto isso, o samba de Bezerra segue atual. Porque no Brasil, algumas coisas nunca mudam – a criatividade dos corruptos, a resistência dos pobres e a necessidade de rir para não chorar. Ou, como ele dizia: “se o dinheiro não vem / Pega um violão e bota pra fora a dor”. O INSS pode até esquecer do aposentado, mas o samba não.

ARTIGO

RODOLFO AGOSTINI

AS Advogados Associados Especialista em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional e Especialista em Advocacia Criminal.

Aproximação do TCE/RS com os municípios no pós-enchente

Passado aproximadamente um ano da maior tragédia climática registrada no Rio Grande do Sul, é imprescindível destacar o papel fundamental do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) na recuperação e reconstrução dos municípios afetados. Como órgão constitucional de controle externo previsto no artigo 71 da Constituição Federal e no artigo 70 da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul, o TCE/RS exerce um papel estratégico ao garantir que os recursos públicos sejam aplicados com efi ciência, transparência e em conformidade com as exigências legais, especialmente as previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) e na Lei nº 14.133/2021, que disciplina as licitações e contratos administrativos.

Neste contexto de desafios excepcionais impostos pela reconstrução gaúcha, o Tribunal intensificou suas ações orientativas junto às administrações municipais, incluindo seminários - tendo sido realizado um deles na Universidade do Vale do Taquari em 2024 - oferecendo suporte técnico essencial para a correta execução orçamentária, particularmente em relação aos recursos extraordinários provenientes de auxílios federais e estaduais destinados especificamente à recuperação das áreas atingidas.

Tal atuação preventiva, pautada na análise prévia e concomitante, reduz significativamente os riscos de irregularidades ao analisar as contas dos gestores públicos, o que acaba ocorrendo mesmo após o encerramento de mandatos eletivos.

Além disso, o TCE/RS atua como garantidor da legalidade dos atos administrativos através da emissão de orientações técnicas, resoluções e pareceres prévios, auxiliando diretamente os gestores municipais quanto às melhores práticas jurídicas e administrativas na contratação pública, execução de obras e prestação de contas. Esse suporte técnico-jurídico é fundamental para atender aos princípios constitucionais da Administração Pública, notadamente os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (art. 37 da Constituição Federal).

O TCE/RS atua como garantidor da legalidade dos atos administrativos através da emissão de orientações técnicas”

que na prática mantém uma relação de servidão ao grande capital. Neste ringue, o mercado especulativo segue intocado, acumulando lucros em meio ao caos institucional.

Neste marco simbólico de um ano da tragédia climática, fica evidente que a atuação técnica, jurídica e colaborativa entre o Tribunal de Contas e os municípios gaúchos têm sido decisiva para enfrentar os desafios da reconstrução com responsabilidade e eficiência, fortalecendo, assim, o compromisso com a ética, a boa governança pública e a defesa dos interesses da sociedade, tendo em vista a aplicação financeira de cifras milionárias que se fazem necessária para reconstruir e minimizar o impacto causado pela tragédia climática. Entretanto, o êxito na condução das políticas públicas municipais depende fortemente da convergência de esforços entre os Poderes Executivo e Legislativo pela adoção de boas práticas administrativas e busca contínua de conhecimento técnico-jurídico. Em muitos casos, infelizmente, a escassez de equipes técnicas qualificadas (e aqui a crítica é pelo corpo técnico reduzido na maioria das vezes) impede que os municípios alcancem resultados satisfatórios ou identifiquem orientações adequadas ao desenvolvimento dos projetos. Nesse contexto, faz-se oportuno direcionar um alerta aos novos gestores, que enfrentam desafios significativos já no primeiro ano de seus mandatos, especialmente em virtude da tragédia climática recente: invistam na capacitação constante de suas equipes, promovam uma maior aproximação com o corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado e busquem assessorias especializadas para viabilizar soluções eficientes, seguras e sustentáveis.

DIVULGAÇÃO

Quinta-feira, 24 abril 2025

Fechamento da edição: 18h

tempo continua firme e o

Caminho de fé e devoção em Relvado

Roteiro de um quilômetro teve obras adiadas por conta das cheias. Construção do percurso inicial com 15 capitéis deve ficar pronto até outubro. Projeto também prevê outras sete estruturas, além da reconstrução da gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Obras do Caminho da Fé e Devoção avançam após adiamento nas cheias

Trecho turístico e religioso de um quilômetro será concluído até outubro e contará com capitéis

RELVADO

Oandamento das obras segue em ritmo constante com previsão de conclusão até outubro. O roteiro turístico “Caminho da Fé e Devoção” será um trecho de um quilômetro que é construído na extensão da antiga estrada que leva à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, atualmente denominada rua Dom Gentil Delazari. Devido aos estragos provocados pelo temporal de novembro de 2023, o início dessa obra foi adiado para maio de 2024, para coincidir com o aniversário do município.

Naquele mês a tragédia climática acometeu o município e gerou mais de R$ 30 milhões em prejuízos, assim postergando o início das obras até recentemente. As enchentes históricas também obrigaram uma revisão do projeto para readequar os locais atingidos por deslizamentos e erosão do solo (provocado pelo arroio que passa ao lado de parte do caminho).

A proposta original é transformar o local em um espaço

Após a conclusão vem a próxima etapa: o reestabelecimento da Gruta. Não temos uma data certa para a nalização completa já que é uma obra a céu aberto e depende do tempo.” de caminhada, contemplação e religiosidade. Na primeira etapa serão construídos 15 capitéis com as imagens dos santos que representam as comunidades locais. Depois, mais sete serão erguidos em homenagem às comunidades sediadas em municípios vizinhos a Relvado, mas que pertencem à Paróquia Santo Antônio do município.

“Após a conclusão vem a próxima etapa: o reestabelecimento da Gruta.

Não temos uma data certa para a finalização completa já que é uma obra a céu aberto e depende do tempo para o andamento dos trabalhos. Antes do final do ano ela estará pronta e será mais um local de visitação, de cunho religioso, um braço pequeno do Cristo Protetor, de certa forma”, conta Odete Araldi, presidente da associação Caminho da Fé, responsável pelo roteiro. A infraestrutura que compreende pórtico, pavimentação, mobiliário, iluminação e paisagismo será realizada com recursos do convênio estadual e próprios do município. Já a aquisição dos capitéis, das imagens dos santos e dos totens com histórico das comunidades contará com a participação de doadores da comunidade. Qualquer cidadão, empresa ou entidade, tanto de Relvado quanto de outros locais, pode doar. As doações espontâneas são recebidas pela Associação Caminho da Fé.

Revitalização da Gruta Nossa Senhora de Lourdes

O projeto foi reestruturado após a força da água ter alterado parte da natureza ao redor do trecho

Segundo o padre Nelson Beurem, foi surpreendente observar que a força da água praticamente destruiu o espaço. “A Defesa Civil embargou o local, principalmente o ponto onde se situava a imagem de Nossa Senhora, mas não queremos perder esse ambiente e o que ele significa. A prefeitura também está interessada em ajudar para que retomemos o espaço para a inauguração do Caminho da Fé”, revela. A diocese responsável pelo local está em processo de fazer um comodato, uma cedência do espaço por alguns anos, para o governo municipal realizar uma revitalização da gruta.

Quinta-feira, 24 abril 2025
Matheus Giovanella Laste matheuslaste@grupoahora.net.br
Na primeira etapa serão construídos 15 capitéis com as imagens dos santos que representam as comunidades
Presidente da associação Caminho da Fé, Odete Araldi, e o padre Nelson Beurem na entrada do Caminho

Por um centro mais atrativo!

Ogoverno de Encantado mantém no radar a necessária e aguardada revitalização do centro da cidade. É o que revelou o prefeito Jonas Calvi (PSDB) em recente conversa com lideranças empresariais. O assunto está na pauta de reuniões com a ACI-E e CDL desde 2022. Na época, representantes das duas entidades chegaram a sugerir a elaboração de um amplo projeto de revitalização da movimentada rua Júlio de Castilhos, com ações baseadas em quatro eixos: sustentabilidade, acessibilidade, bem-estar e mobilidade urbana. Durante a apresentação do balanço dos primeiros 100 dias de gestão, Calvi anunciou uma das próximas medidas: a recuperação e padronização das calçadas. Ainda tem a instalação

da Rua Coberta, já com recursos financeiros viabilizados. Além, é claro, da necessidade de buscar soluções para problemas históricos, como a poluição visual provocada pelo emaranhado de fios nos postes, a exposição de produtos das lojas nas calçadas, além dos desnecessários arcos. É só "olhar pra cima" quando passar pela Júlio, por exemplo, para entender. Duas estruturas na esquina da Padre Anchieta foram retiradas ano passado (foto).

Antes das enchentes históricas, o governo havia iniciado trabalhos de recuperação de espaços públicos na área central, como o pátio da Casa de Cultura, a Feira do Produtor e a Praça Centenário, locais com intensa movimentação de pessoas. Encantado merece um centro mais atrativo!

Do Cristo Protetor ao conclave

Responsável por presidir a celebração religiosa de inauguração do Complexo do Cristo Protetor em Encantado, Dom Jaime Spengler é um dos sete cardeais brasileiros que participará do sempre imprevisível e misterioso conclave para a escolha do sucessor de Francisco. Nesse caso, o catarinense de 64 anos, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), não só está apto a votar, como também poderá ser votado, embora seu nome não apareça entre os favoritos para ser o novo papa. Já imaginou?

diogofedrizzi@grupoahora.net.br

Duda comanda o MDB

O MDB de Encantado escolhe a nova diretoria executiva no sábado, 26, em convenção das 8h às 11h30min, na Câmara de Vereadores. Após liderar a articulação que garantiu o nome de Baixinho Orsolin como vice-prefeito na vitoriosa coligação com o PSDB do prefeito Jonas Calvi, o presidente Celso Cauduro dá lugar ao suplente de vereador e atual coordenador de esportes do município, Duda do Táxi (foto). A chapa única tem ainda o empresário Rudi Gonzatti na vice-presidência. Após 16 anos afastado do poder, o MDB busca recuperar seu protagonismo no município. Além de Baixinho, outro nome que integra o alto escalão do governo é Karina Mezzomo, atual secretária de Turismo.

Marcas dos papas pelo Vale

A conexão do Papa Francisco com Encantado está materializada no fragmento da mão direita do Cristo Protetor abençoada pelo Santo Padre em agosto de 2023. E agora, em função de sua morte, não há dúvidas que a relíquia atrairá ainda mais a atenção dos fiéis. Em Ilópolis, o Santuário São Paulo Apóstolo, único no mundo dedicado ao santo, preserva desde 2002 uma das vestes usadas por João Paulo II. A peça ganhou evidência após a canonização de João Paulo em 2014. Dois valiosos potenciais turísticos na região alta.

Prefeitos e vices em cena

Na edição passada, escrevemos sobre a atuação do prefeito de Muçum, Mateus Trojan, como Judas Iscariotes na encenação da Paixão de Cristo. O vice Amarildo Baldasso também integrou o elenco como um dos sacerdotes. Outros gestores da região alta apareceram em cena. Em Relvado, o prefeito Carlos Fraporti, o Loiso, interpretou o governador Pôncio Pilatos, enquanto o vice Beto Dalla Vechia foi o apóstolo Pedro. Em Vespasiano Corrêa, o prefeito Tiago Michelon, deu vida a Simão Cirineu, personagem que ajudou Jesus a carregara cruz.

Eu pergunto

E se tiver urna eletrônica no conclave, teremos fumaça?

Não são só joias, lingeries e esportes de velocidade. Guaporé também apresenta números positivos na agricultura, cerca de 30% da arrecadação. E agora vive a expectativa da primeira edição da ExpoAgro, de 8 a 11 de maio. As culturas de milho, soja, uva, laranja e erva-mate se sobressaem.

Em Nova Bréscia, a pintura interna da imponente Igreja Matriz São João Batista será revitalizada. A última restauração no templo de pedras ocorreu em 1996.

Prefeito de Vespasiano Corrêa, Tiago Michelon (PL), integra a nova diretoria da Famurs. Ele é um dos vice-presidentes.

Encantado recebe hoje a primeira Conferência Regional da Pessoa Idosa, com a participação dos municípios de abrangência do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas), da Amat. O evento inicia às 13h15min no Auditório Sicredi.

A presidente do Cogemas é a secretária de assistência social e primeira-dama de Doutor Ricardo, Eliane Zenere Giacobbo.

Vereadores de Encantado sugeriram ao prefeito Jonas Calvi (PSDB) alterar a lei que trata de serviços de horas-máquina aos agricultores. Ivanor Daltoé (União Brasil) e Leonardo Lorenzi (MDB) revelam descontentamento dos produtores com o trabalho da empresa contratada pelo município.

ExpoSanta chega à 3ª edição com entrada gratuita ao parque

Entre as novidades está a instalação de uma tirolesa e o passeio de Trentino pela cidade

Omunicípio está em contagem regressiva para a realização da 3ª ExpoSanta, que acontece nos dias 9, 10 e 11 de maio. Com entrada gratuita, o evento pretende reunir milhares de visitantes e turistas, oferecendo uma grande variedade de atrações que valorizam a gastronomia, o artesanato, a cultura local, além de vinhos, espumantes, cachaçarias e shows para todos os gostos.

Programação ocorre durante os dias 9, 10 e 11 de maio

Programação

Sexta-feira – 9 de maio

* 18h30: Recepção com a Orquestra de Acordeons de Santa Tereza

* 19h: Abertura oficial da feira

* 20h: Show com Samba de Moça

* 22h: Show com Sétimo Sentido

Sábado – 10 de maio

* 11h: Apresentações culturais com Associação Triveneta, Coral Sons em Cantos e Coral Infantojuvenil Vozes do Amanhã

* 13h: Palestra com Cláudia Mara Borges sobre “Cultura, patrimônio e turismo: como transformar em produto”

* 14h: Show especial com Alma Galdéria, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana

* 17h: Apresentação humorística com Badin, o colono

* 20h: Show com Luiza Barbosa

* 23h: Show com Tati Freitas

* Durante os intervalos, a animação fica por conta do DJ Kinho Souza

Domingo – 11 de maio

* 11h: Coral Infantojuvenil Vozes do Amanhã & Grupo Violarte Tereza

* 12h: Show com o Grupo Passiones

* 14h: Show com a dupla Vitor Henrique & Gabriel

* 17h: Show com a banda Vera Loca

* 20h: Encerramento com o show de Adson & Alana

* DJ Kinho Souza também anima os intervalos no domingo

Nesta edição, a feira traz novidades, como a instalação de uma tirolesa, proporcionando aventura e diversão ao público. Outra atração será o Passeio de Trentino pela cidade, além de uma ampla área kids para as crianças e uma feira comercial com diversos expositores. A programação da 3ª ExpoSanta foi cuidadosamente elaborada para atender a todos os públicos. A segunda edição do evento ocorreu em março do ano passado e atraiu mais de 18 mil visitantes, a primeira edição ficou em cerca de 10 mil pessoas.

SANTA TEREZA
DIVULGAÇÃO

Fé e emoção marcam encenações da Paixão de Cristo na região

Encantado, Muçum, Relvado e Vespasiano Corrêa mobilizaram atores locais na Sexta-Feira Santa

As encenações da Paixão de Cristo emocionaram fiéis e reuniram centenas de pessoas em Encantado, Muçum, Relvado e Vespasiano Corrêa, na SextaFeira Santa, 18. Os espetáculos foram protagonizados por atores amadores das próprias comunidades e destacaram a mensagem de fé, esperança e renovação trazida pela Páscoa.

Em Encantado, cerca de duas mil pessoas acompanharam a apresentação do Grupo de Teatro Santo Agostinho, realizada em frente à igreja do bairro Planalto. Com cerca de 70 atores de diferentes idades, o grupo encenou desde os milagres de Jesus até a ressurreição. Um dos momentos marcantes foi a distribuição de pães ao público durante a cena da multiplicação, com apoio do grupo do Cursilho. O Coral Infanto

Tudo é preparado com muito carinho. Receber o retorno do público é grati cante”

GUSTAVO BAGATINI

COORDENADOR DA ENCENAÇÃO DE ENCANTADO

Muçum não é só reconstrução física. A cultura também renasce com força”

MATEUS TROJAN

PREFEITO DE MUÇUM

Juvenil Santo Agostinho também participou, dando ainda mais emoção à apresentação, que encerrou com todos cantando “Jesus Cristo eu estou aqui”. O coordenador Gustavo Bagatini destacou

a dedicação dos voluntários e o envolvimento das famílias: “Tudo é preparado com muito carinho. Receber o retorno do público é gratificante”.

Em Muçum, a encenação promovida pela Associação Muçunense de Artes (AMA) voltou com força total após a interrupção causada pelas enchentes de 2024.

A Rua Coberta ficou lotada mesmo com a chuva que caiu horas antes. Dirigido por Ranieri Zilio Moriggi, o espetáculo foi repaginado e trouxe novas cenas, como o batismo de Jesus e a história de personagens como Maria Madalena e Barrabás. O prefeito Mateus Trojan participou do elenco e reforçou a importância do evento como símbolo de reconstrução cultural e espiritual da cidade.

“Muçum não é só reconstrução física. A cultura também renasce

com força”, afirmou. O pároco Paulo Krindges emocionou-se ao lembrar que “a ressurreição sempre vem, mesmo depois das maiores dores”.

Já em Relvado, o cenário foi a escadaria da Igreja Matriz Santo Antônio. Pelo segundo ano, a administração municipal organizou o espetáculo, que envolveu cerca de 150 pessoas, entre elenco e produção. Atores da comunidade escolar, do CTG Porteira da Amizade e dos grupos do CRAS participaram da dramatização. O padre Nelson Beuren conduziu a narrativa e os papéis principais contaram com a atuação do prefeito Carlos Fraporti e do vice, Adalberto Dalla Vecchia. Oberdan Tauffer emocionou o público ao interpretar Jesus Cristo pelo

mento de fé e reflexão”, declarou. Em Vespasiano Corrêa, a tradicional encenação aconteceu em frente à Igreja Matriz São João Batista, integrando a programação especial de Páscoa do município. O espetáculo, realizado por moradores da cidade, retratou os últimos momentos da vida de Jesus, proporcionando uma experiência de espiritualidade e união. A administração destacou o valor da celebração como forma de resgatar os ensinamentos cristãos e fortalecer os vínculos familiares. O prefeito Tiago Michelon integrou o elenco e atuou no papel

Em Encantado, apresentação ocorreu em frente à Igreja Santo Agostinho, no Bairro Planalto
DIVULGAÇÃO
Em Muçum, 70 atores encenaram os últimos momentos da vida de Jesus
EDSON GOMES PHOTO
Em Relvado, escadaria da igreja serviu de palco para a encenação
Em Vespasiano Corrêa, encenação ocorreu em frente à Igreja Matriz
FERNANDO FRANÇA
CARINA MARQUES

Moradores defendem mais agilidade no processo de habitação em áreas seguras

Audiência pública na noite de ontem convidou a comunidade a pensar sobre demandas urbanas e rurais da cidade

bibianafaleiro@grupoahora.net.br

ENCANTADO

Acomunidade de Encantado foi convidada a discutir o plano diretor do município na noite de ontem. O encontro ocorreu no Auditório Brasil, do Centro Administrativo Municipal Adroaldo Conzatti. Essa é a última de uma série de audiências feitas pela Univates e Governo do Estado para garantir a participação da população no processo de elaboração ou revisão dos planos diretores de sete municípios do Vale.

O contrato entre Univates e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) para o estudo das cidades após as cheias foi firmado em junho de 2024, com investimento de R$ 3,1 milhões. Além de Encantado, Arroio do Meio, Muçum, Colinas, Roca Sales, Estrela e Cruzeiro do Sul recebem o projeto.

Até o momento, a universidade entregou aos municípios, o zoneamento de áreas de risco e as diretrizes preliminares de ocupação prioritária. Os próximos passos envolvem a elaboração de propostas urbanísticas mais detalhadas, além de planos setoriais, com estratégias de implementação para tornar as cidades mais seguras, resilientes e sustentáveis. Após definido o projeto final do plano diretor do município, levando em consideração as demandas comunitárias, o documento deve ser instituído através de Lei Municipal aprovada na Câmara Municipal de Vereadores e sancionado pelo prefeito.

Moradias como prioridade

Secretário de gestão financeira e orçamentária de Encantado, Klaus Werner Schnack afirma que a principal demanda da comunidade hoje é a efetivação dos projetos habitacionais que estão contratados e alocados em áreas mais seguras. Além da reorganização das áreas

LOCAIS COM MAIOR RISCO

BAIRRO NAVEGANTES

edificações destruídas

edificações interditadas definitivamente

edificações adjacentes

ÁREA DE CONJUNTO

NAVEANTES, ENCANTADO/RS

ÁREA TOTAL: 102.306,21 m²

43 EDIFICAÇÕES DESTRUÍDAS

90 EDIFICAÇÕES INTERDITADAS

176 EDIFICAÇÕES ADJACENTES

TOTAL: 309 EDIFICAÇÕES CONJUNTO NAVEGANTES

atingidas, com a definição da possibilidade e formas de uso, que vão permitir a tomada de decisões em relação ao respeito à manutenção dos imóveis, transferências e investimentos.

Schnack reforça que o prefeito Jonas Calvi e a equipe da administração municipal estão em permanente diálogo com as comunidades atingidas. Ainda, destaca que as primeiras ações de restabelecimento foram executadas e outras estão em andamento.

Com a participação da comunidade, entidades e segmentos, vamos adequar a legislação vigente à nova realidade de Encantado, com racionalidade”

da comunidade, entidades e segmentos, possamos adequar a legislação vigente à nova realidade de Encantado, com racionalidade”.

“Estamos evoluindo no diagnóstico e análise do póseventos e adentramos numa fase onde,

a participação

Segundo o secretário, o que a população mais demanda hoje é superar o déficit habitacional, com soluções a serem avaliadas, como aumento de índice construtivo, verticalização e realocação dos moradores e empresas atingidas em lugares fora da área alagável.

Bibiana Faleiro

Festival de compras da Suinofest confirma venda de 80% dos espaços

No total serão mais de 160 estandes para diferentes marcas e produtos

ENCANTADO

Com início marcado para o dia 6 de junho, a Suinofest já movimenta o setor empresarial e a agenda de dezenas de expositores. Dois meses após iniciar a comercialização dos espaços do festival de compras, 80% dos estandes já foram preenchidos,

sinalizando mais uma edição com grande variedade de marcas e produtos.

O tradicional Festival de Compras, um dos pilares da programação que chega aos 30 anos nesta edição, contará com mais de 160 estandes distribuídos em uma área de 4.700 metros quadrados. Os espaços estão organizados em três setores: o já conhecido Pavilhão Ouro Branco, na parte interna do salão; o novo espaço Avenida da Imigração, anexo ao Pavilhão; e a área externa dedicada ao Espaço Agro e Veículos, na região central do

Parque João Batista Marchese. No Pavilhão Ouro Branco, expositores podem escolher entre quatro formatos de layout, com valor base de R$ 399,00 por metro quadrado. Participantes de edições anteriores têm desconto de 15%, e associados da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), 20%.

A grande novidade deste

ano é a Avenida da Imigração, espaço coberto e com tablado, que abrigará estandes de agroindústrias familiares, atrações turísticas e experiências culturais, com destaque para a celebração dos 150 anos da imigração italiana no município.

A Suinofest é realizada pela ACI-E, com apoio do governo municipal. Tem patrocínio master da Cooperativa Dália Alimentos e do Sicredi Região dos Vales, e patrocínio cultural de Baldo S/A, Postos Buffon e Pretto Veículos.

A edição deste ano também foi contemplada pela Bolsa Funarte de Apoio a Ações Artísticas Continuadas, do Governo Federal.

A manutenção dos valores praticados na última edição, aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da ACI-E, somada à relevância do evento, são fatores que impulsionaram as vendas, acredita Elaine Warken, responsável pela comercialização.

“A alta procura pelos estandes reforça o papel da Suinofest como uma plataforma estratégica de negócios para empresas da região e de outros estados”, afirma.

Entre as marcas confirmadas estão Pretto Veículos, Machado Agropecuária, Top Cuias, Santo Cristo Esculturas, Almeida Monitoramento, São Roque Materiais de Construção, Di Vetro Esquadrias, Univates, Fhantasy Moda Íntima, Energia Própria e Acqua Blue Piscinas.

As vendas continuam abertas pelo WhatsApp (51) 9

A Suinofest é mais do que uma feira. É uma oportunidade de visibilidade, de negócios e de relacionamento com o público.

9958-5039, enquanto houver disponibilidade de espaços. Para a presidente da ACI-E, Raquel Cadore, os números refletem a confiança do mercado no evento. “A Suinofest é mais do que uma feira. É uma oportunidade de visibilidade, de negócios e de relacionamento com o público. Estar aqui é se colocar no centro de uma das maiores experiências comerciais e culturais da região”. Além do potencial comercial, a Suinofest oferece uma programação diversificada, com gastronomia típica, atrações culturais, shows, experiências temáticas e espaços voltados ao lazer familiar. A expectativa é de que a edição 2025 supere os recordes de público e volume de negócios registrados nos últimos anos.

Boulevard Encantado recebe mais de oito mil visitantes no feriadão

Complexo teve programação gratuita e superou expectativa de público durante os quatro dias

ENCANTADO

O feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes levou mais de oito mil pessoas ao Boulevard Encantado entre os dias 18 e 20 de abril. O complexo que fica no caminho do Cristo Protetor promoveu uma programação gratuita com mais de dez atrações voltadas ao público infantil e à cultura, além de contar com os atrativos fixos e espaços gastronômicos que já funcionam de quarta a domingo.

A movimentação superou as expectativas da organização, que previa cerca de cinco mil visitantes para os três dias. No sábado, 19, o Boulevard registrou o maior fluxo do período, 2,5 mil pessoas

circularam pelo espaço ao longo do dia. “O sucesso de público também foi impulsionado por eventos paralelos na cidade, como a tradicional procissão até o Cristo Protetor na Sexta-feira Santa”, registra a coordenadora de Marketing, Paula Ghisleni.

A programação especial de Páscoa iniciou na sexta-feira, 18, com atividades voltadas às crianças, que incluiu oficinas temáticas, caça ao ninho, apresentações musicais, espetáculo de mágica e teatro infantil; e seguiu pelo final de semana com shows inéditos, incluindo a 1ª edição do Festival Sul Universalmovimento que ainda passará por cinco cidades gaúchas.

Os espaços gastronômicos do Boulevard Encantado serviram

movimento ocorreu no sábado, com 2,5 mil pessoas

mais de 2,2 mil refeições ao longo dos três dias. Na Sextafeira Santa, seguindo a tradição, o cardápio teve como destaque pratos com peixe e frutos do mar. Nos demais dias, Bistrô Dália, Marquês Gastronomia e

Charles Gastro Bar mantiveram o atendimento com as opções completas do cardápio, oferecendo experiências gastronômicas para todos os gostos. “Pensamos essa programação com muito carinho para proporcionar

momentos especiais às famílias que escolherem passar a Páscoa no Boulevard. O espírito da data esteve presente em cada detalhe”, destacou Fábio Vitória, diretor-executivo do Boulevard Encantado.

Maior
DIVULGAÇÃO
RAQUEL CADORE PRESIDENTE DA ACI-E
Estrutura do Parque João Batista Marchese disponibiliza mais de 4,7 mil metros quadrados para o Festival de Compras
DIVULGAÇÃO

OBITUÁRIO

MIRACY RIBEIRO

FAGUNDES, 92, faleceu ontem, 23. O velório ocorre na Câmara Mortuária de Cruzeiro do Sul. O sepultamento ocorre nesta quinta-feira, 24, às 9h, no Cemitério Católico Particular de Cruzeiro do Sul.

SANTA LÊDA DE BASTOS, 77, faleceu ontem, 23. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de Bela Vista, em Arroio do Meio.

GESSY MARQUES DE SOUZA, 73, faleceu na terçafeira, 22. O sepultamento ocorreu no Cemitério dos Almeida, em Taquari.

Crosta de pão Fator mental reduzido com um estilo de vida saudável

O carrossel, por seu movimento

Bebida apreciada pelos vikings

CRUZADAS

torcida do Fluminense (fut.)

"Corra!" ou "O Exorcista" (Cin.)

Vitaminas presentes na acerola Adoro

Unidade de carga, nos transportes "Nada (?)", sucesso do Kid Abelha O chocolate sem leite

Planta de desertos Tecla que apaga o caractere selecionado pelo cursor

Produto proibido em linhas de pipas

O suposto piloto do óvni Prefixo de "megahertz"

És-nordeste (abrev.)

Zagueiro (?), posição do futebol

Tombados Divisão de cidades

Elis Regina, a Pimentinha da MPB Pontos que ligam vertentes opostas

Adolescente, em inglês

Técnica de descida com cordas Buscar

Sintoma da cólica Administrar

Matéria das dunas

Leite fresco

Bom arranjo Saudação telefônica

Que apresenta poucos sintomas Lugar de perdição e vícios

(?)-Codi, órgão do Regime Militar (BR)

O rock brasileiro da década de 1960

Punta (?) Este, cidade uruguaia

Deixar, em inglês

Fonema que distingue o inglês britânico

Coisa sem valor

3/c e a — let. 4/teen. 6/iê-iê-iê — tentar. 8/hidromel. 17/oligossintomático.

HORÓSCOPO

ÁRIES: O dia favorece atividades coletivas: participe de grupos, troque experiências ou se envolva em um projeto colaborativo. 21/03 a

TOURO: O dia favorece conversas profundas num tom sensível que fortalecem vínculos e melhoram o alinhamento nas relações.

GÊMEOS: Use sua sensibilidade para entender melhor as demandas do grupo, do público ou da equipe. O dia pede observação, empatia e maior exposição.

CÂNCER: A conexão com a espiritualidade será um ótimo caminho para resolver conflitos internos.

LEÃO: Emoções intensas poderão ser canalizadas em algo criativo, artístico ou terapêutico. O dia favorece transformações profundas e silenciosas.

VIRGEM: O dia trará harmonia nas relações próximas. Um gesto carinhoso, uma escuta atenta ou um pedido de desculpa podem renovar vínculos.

LIBRA: Priorize o autocuidado, saúde e o que é essencial ao seu equilíbrio, sem ceder às pressões externas.

ESCORPIÃO: No amor, o clima será mágico e encantador. Se estiver só, um encontro fora da “caixa” poderá surpreender.

SAGITÁRIO: Trocas com parentes mais velhos, reencontro ou um resgate do passado intensificarão as emoções.

CAPRICÓRNIO: Amplie diálogos, envie mensagens carinhosas e sinceras, ou aproveite a inspiração para escrever e organizar os pensamentos.

AQUÁRIO: O dia apontará caminhos de maior estabilidade material e afetiva. Um novo olhar sobre o que é essencial abrirá espaço para escolhas.

PEIXES: Mude o visual, renove a imagem e revele seus encantos. Sensibilidade e intuição serão grandes aliadas, hoje!

CONHEÇA OS mirantes naturais no Morro do Paraglider 365 VEZES NO VALE

365vezesnovaledotaquari@gmail.com

Turismo religioso em alta

Do lado leste é possível observar o rio Taquari se deslocando até Arroio do Meio e o charmoso pôr do sol

Os belos cenários no topo do Morro do Paraglider estão entre os mais populares do Vale do Taquari. O destino localizado em Encantado se tornou conhecido pela prática de voo livre, mas também é frequentado pelos apreciadores da natureza.

Para acessar o ponto turístico é preciso se deslocar na ERS 130 até a rótulo da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Após, o turista passa por uma estrada vicinal com vários aclives. Quase todo o trecho é em estrada de chão, mas há pontos íngremes concretados para

facilitar a subida. A localização está disponível no Google Maps. São dois mirantes naturais encontrados no Morro do Paraglider numa altitude de aproximadamente 400 metros. A rampa sul fica de frente para a ponte de Roca Sales e cidade de Encantado. O outro, localizado ao norte, tem vista para Arroio do Meio e rio Taquari. A dica é prestigiar o pôr do sol por lá.

O acesso até o Morro do Paraglider é gratuito. Há restrição para acampamentos. Também é proibido fazer fogueiras e deixar o lixo na natureza.

O Cristo Protetor de Encantado recebeu mais de 27 mil pessoas no feriadão prolongado de Sexta-feira Santa, Páscoa e Tiradentes. Um recorde no

fluxo de visitantes uma semana após o complexo turístico ser inaugurado. Isso mostra a força do turismo religioso e reforça o potencial da região no setor.

8 mil pessoas no Boulevard Encantado

Próximo do Cristo Protetor e da Lagoa da Garibaldi, o Boulevard Encantado também teve uma movimentação acima da expectativa nos quatro dias de feriadão. Cerca de 8 mil pessoas passaram pelo ponto turístico para acompanhar a programação cultural que era

totalmente gratuita. No período, os espaços gastronômicos do Boulevard serviram 2,2 mil refeições. “Pensamos na programação com muito carinho. O espírito da data esteve presente em cada detalhe”, destacou o diretor-executivo, Fábio Vitória.

FÁBIO KUHN
LUCIANO NAGEL/AACE
DIVULGAÇÃO
Da rampa sul é possível admirar a ponte de acesso até Roca Sales e parte da cidade de Encantado

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.