Praça da Matriz de Lajeado recebe até domingo a 19ª Feira do Livro. Encontro com autores, shows e gastronomia estão entre as atrações. No sábado, um dos destaques é o encontro de fantasias. ENVATO/DIVULGAÇÃO ANDRÉIA RABAIOLLI
PÁGINAS | 18 e 19
CONCESSÃO DA 386 Gasto da enchente pode elevar tarifa
Concessionária pede para a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) revisão no valor da tarifa devido aos investimentos pós-tragédia.
PÁGINA | 6
SICREDI INTEGRAÇÃO RS/MG
Lajeado recebe neste fim de semana circuito com mais de 650 ciclistas para prova em comemoração aos 120 anos da cooperativa Sicredi.
PÁGINAS | 30 e 31
Desafio
para a sociedade
Com a exposição nas redes sociais, muitas crianças e adolescentes estão à mercê de riscos reais. Tudo por conta do uso indevido de imagens. Em um ambiente com poucas regras, se tornam presas fáceis para grupos criminosos.
Ao passo em que as plataformas atuam sem regras claras, cabe ao indivíduo a responsabilização legal, sejam os pais ou terceiros. Conseguir chegar a esses nomes é um desafio gigante para os órgãos de segurança.
No Brasil, são mais de 144 milhões de contas ativas em redes sociais. Quase 68% da população. Encontrar infratores, origens e estancar a sangria é como procurar agulha em palheiro.
As perguntas enquanto sociedade são: será que o dever de preservar a infância deve ser limitado à família e à escola? Estes ambientes são suficientes para solucionar o problema?”
Por isso, é necessário colaboração de todos. A sociedade precisa entender os riscos e como ajudar a solucionar, pois o problema antes restrito tomou uma escala global. Entender a importância da família e da escola é central. Essa é uma forma de proteção.
Importante avaliar também a estrutura das redes. Há grandes empresas, as maiores do mundo, por trás desse tráfego de imagens criminosas e exploração de menores. As perguntas enquanto sociedade são: será que o dever de preservar a infância deve ser limitado à família e à escola? Estes ambientes são suficientes para solucionar o problema?
Av. Benjamin Constant, 1034, Centro, Lajeado/RS grupoahora.net.br / CEP 95900-104
Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão Zero Hora Gráfica
“Se não fosse a bateria, não aprenderia todos os dias”
OempresárioLuisKroth, 33,ingressounomundo damúsicaporcontada família.Hojeintegraa Banda Rodado 15 desde asuaformaçãoese apresentamportodoRS
Zique Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br
Como foi esse encontro com a bateria?
O meu pai foi baterista alguns anos atrás e os primeiros passos na bateria foi ele quem me deu, quando eu devia ter para 12, para 13 anos mais ou menos. E com o passar do tempo, na escola também montamos uma banda para se apresentar na formatura e pedi algumas dicas para o meu padrinho, que era o dono da banda Nova Estação, Daniel Trapp.
Como foi aprender a tocar?
Não é muito de barbada, a bateria te exige bastante dedicação. Ela é um instrumento de ritmo. Então, cada música tem um ritmo e isso não vem de uma hora para outra, tem que ter bastante tempo e disponibilidade para se doar ao instrumento e conseguir aplicar esses ritmos. Hoje toco de tudo.”
Qual foi a primeira música que você tocou na bateria e que te fez sentir: “eu consigo”?
Foi a música Não Sei, do TNT, e foi muito bom. Eu ia na aula de bateria e cheguei no ensaio com essa música pronta e a galera curtiu.
Qual foi o mais marcante ou emocionante para você?
É muito bom poder tocar na nossa cidade aqui Venâncio Aires.
Já tocamos na Fenachim, no Festival de Balonismo e tantos outros lugares. Só para ter uma ideia em 2024, a gente tocou em mais de 30 lugares diferentes. Mas tocar na Fenachim foi muito legal pois o lonão estava lotado, tocamos praticamente quatro horas e a galera ficou do início ao fim.
O que a bateria representa hoje na sua vida, além de ser um instrumento musical?
A bateria foi o pontapé inicial dentro da música, até porque meu pai foi baterista e tive muitos amigos que me ajudaram. Aprendo todos os dias alguma coisa nova e é muito bom poder fazer o que gostamos. Além de baterista, toda parte de gestão da banda Rodado 15 passa por mim. Cuido da agenda, contrato pagamentos edição de flyers e vídeos para as redes sociais. Subo nossas músicas nas plataformas digitais, tudo isso passa por mim. Então a bateria foi um pontapé inicial para um grande aprendizado que eu vim a ter com a banda Rodado 15 e que todos os dias eu aprendo algo novo. Então é muito bom a gente
poder, além de tocar bateria, também aprender outras coisas da gestão de uma banda. Se não fosse a bateria, não estaria aprenderia todos os dias.
Quais são os sonhos e objetivos que você ainda quer conquistar como baterista?
É poder estar com a banda Rodado 15 no Planeta Atlântida, com a nossa música autoral, levando o nosso trabalho. Quero estar tocando para 20, 30 mil pessoas e todo mundo cantando a nossa música. Seria um grande sonho e se Deus quiser a gente vai chegar lá.
Se pudesse olhar nos olhos de alguém que está começando e dar um conselho, o que diria?
Um conselho musical é a persistência. O sucesso não vem de um dia para o outro, a gente tem que trabalhar e persistir muito. E procurar aprender sempre algo novo que possa ajudar, tanto no lado musical, como também no lado de uma gestão de uma banda para fazer ela crescer.
Filiado à
Fundado em 1º de julho de 2002
Vale do Taquari - Lajeado - RS
Diretor Executivo: Adair Weiss
Diretor Editorial e de Produtos: Fernando Weiss
da Central de Jornalismo: Felipe Neitzke
DIVULGAÇÃO
rodrigomartini@grupoahora.net.br
RODRIGO MARTINI
Turismo está em alta. E o Vale ainda precisa se vender melhor
Osetor turístico nunca esteve tão aquecido no Vale do Taquari. Negócios distintos surgem a todo o momento em diferentes pontos da região, e os projetos de novos empreendimentos e investimentos atraem agentes públicos e privados de dentro e de fora do Estado e do país. Mesmo assim, e isso não é um sentimento só de quem vos escreve, ainda há muito a ser feito e descoberto em nosso trade turístico. A começar pela
divulgação dos nossos próprios potenciais. Precisamos aprender a nos vender melhor como destino turístico. Não podemos ser um ponto de passagem. Ou o destino de uma tarde ou manhã só. Há potencial para gerar muito mais renda e riqueza a partir dos nossos atrativos naturais, culturais e gastronômicos. Para isso, e tão importante quanto os investimentos privados, os municípios precisam “se vender” melhor para o mundo. Já avançamos e muito, reforço,
mas é hora de tratar o assunto com muito mais profissionalismo. O cavalo está encilhado...
TIRO
- Secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel é um dos líderes do PSDB na região. E não permanecerá na sigla e já avalia propostas do PP e do PL. Reckziegel também é suplente de vereador. Ele conquistou 845 votos e foi o 14º mais votado em 2024.
- Ainda sobre o PP e o PL, são as duas siglas que devem dominar a presidência da câmara nesta legislatura. Em 2026, é provável que Ana da Apama (PP) passe o bastão a Neco dos Santos (PL). Resta saber quem serão os outros dois presidentes. E se o PSDB também vai ganhar o mesmo espaço. Afinal, a debandada dos tucanos (as) para outros partidos está cada vez mais próxima.
- Em Encantado, o PP quer aproveitar a federação nacional com o União Brasil para “unir pautas”. Mas essa não é a mesma vontade da representação local do União Brasil.
- Superintendente Regional do INSS na região sul, Alberto Carlos Freitas Alegre será um dos palestrantes da 1º Feira Estadual de Aquicultura –Aquibom, que ocorre entre os dias 7 e 9 de novembro, no Recanto Novo Paraíso, em Bom Retiro do Sul. A palestra ocorre no dia 8.
- A Agergs rejeitou, por unanimidade, o pedido de “recomposição do equilíbrio econômico-financeiro” da Concessionária Rota de Santa Maria no valor de R$ 8,5 milhões. A análise corroborou com o entendimento do Departamento de Fiscalização de Concessões Rodoviárias da Secretaria de Parcerias e Concessões da Secretaria de Logística e Transportes (SELT).
- Secretário Federal de Reconstrução, Maneco Hassen (PT) garantiu que o pedido por mais recursos para a construção de uma nova ponte entre Lajeado e Arroio do Meio (ao lado da Ponte de Ferro) será atendido pelo presidente Lula. O orçamento apresentado pelos municípios é próximo de R$ 25 milhões. Mas a Defesa Civil nacional ainda avalia a possibilidade de gastar menos com a obra.
Gabriel e Caumo no Vale
à elite
Lajeadense esteve próximo de virar SAF. Mas segue em busca de mais parceiros para voltar
O Clube Esportivo Lajeadense tem passado por duras dificuldades financeiras nos últimos anos. Mas a boa notícia é que os gestores arrumaram a casa para estancar as sangrias, e, com gastos ínfimos na montagem do elenco, foram muito mais longe do que outros clubes com orçamentos bem superiores ao do nosso querido Alviazul. Faltou pouco para o único clube de futebol do Vale do Taquari retornar à elite do futebol gaúcho de forma brava, o que garantiria muito mais recursos para fortalecer o departamento de futebol, fomentar novos atletas, difundir a prática esportiva para as próximas gerações e, por tudo isso e muito mais, movimentar ainda mais a economia local com jogos mais atraentes na confortável Arena Alviazul. Não faltou vontade aos atletas, dirigentes, torcedores e demais voluntários envolvidos na luta pelo acesso. O que falta é capacidade de investimento. Não por menos, os agentes do clube conversaram faz poucos meses com grupos árabes e europeus para verificar a possibilidade do Lajeadense se transformar em uma SAF. No fim, as negociações não avançaram e a possível ideia repousa em “banho maria”. Paralelo a isso, e para garantir o tão sonhado acesso à elite em 2026, o Alviazul vai precisar de novos parceiros para potencializar ainda mais a marca do centenário Lajeadense e garantir um time mais competitivo.
Custos da enchente? E a nova ponte?
A Concessionária CCR ViaSul solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que seja considerado na tarifa os investimentos realizados após a enchente de maio de 2024. Ou seja, repassar o prejuízo das obras emergenciais (cerca de R$ 300 milhões) aos motoristas. Justa ou não, tal análise deve levar em contrapartida as más condições da via em alguns pequenos trechos entre o Vale do Taquari e a Região Metropolitana, e o atraso nas obras de duplicação, ampliação e elevação da BR-386 nos trechos urbanos de Lajeado e Estrela, especialmente. Tudo precisa pesar na balança. Paralelo a isso tudo, a região aguarda uma resposta – por parte da ANTT e da CCR –ao pedido por uma nova ponte sobre o Rio Taquari, junto ao traçado da rodovia federal, porém com cotas maiores do que as travessias já existentes. Uma obra que também poderá impactar na tarifa, eu sei...
Líderes regionais aguardam a visita do vice-governador Gabriel Souza (MDB), prevista para a próxima terça-feira, 19. Além dos pedidos encaminhados pela região ao Funrigs, com absoluta prioridade à nova ponte sobre o rio Taquari, eles querem saber as previsões para o lançamento do
edital de concessão das rodovias estaduais do Bloco 2. Souza deve percorrer algumas cidades do Vale do Taquari. Entre essas, Imigrante, Fazenda Vilanova e Teutônia. E ele estará acompanhado do Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo (União Brasil).
Recomeços em Estrela
Pouco a pouco e o centro da “Princesa do Vale” retoma vida e ocupação. A câmara dos vereadores, por exemplo, está com a reforma em fase final de conclusão. Já foram gastos R$ 100 mil em 2024 na área administrativa e mais R$ 135 mil neste ano na reforma em si do prédio e do plenário, com troca de piso, pintura e afins, e devem ser investidos mais R$ 150 mil para mobiliário, ar condicio-
nado, PPCI e computadores. E só no ano que vem o Legislativo deve investir novos valores para o elevador e mobília de outras salas – o prejuízo total é de R$ 800 mil. A previsão é reabrir o plenário em setembro, dois anos após a tragédia de 2023. Da mesma forma, outros pontos da área central devem ser reabertos em breve. Como a sede da OAB e a Feira do Produtor.
vinibilhar@grupoahora.net.br
VINI BILHAR
Expoagas 2025: o reencontro do varejo gaúcho
Depois de simbolizar a recuperação do setor supermercadista após as enchentes de 2024, a Expoagas 2025 – 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados – se projeta como a maior já realizada. O evento ocorre na próxima semana, de 19 a 21 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, deve reunir mais de 65 mil lideranças, gestores e colaboradores do varejo, indústria, canal distribuidor, setor primário e imprensa.
Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a feira contará com 572 expositores, número recorde impulsionado por duas novas áreas que abrigarão 76 pequenas e médias empresas, predominantemente gaúchas, oferecendo produtos, equipamentos e serviços. A expectativa é que a iniciativa gere
R$ 768 milhões em negócios, consolidando a feira como plataforma estratégica para o setor. Para atender à demanda por espaço, foram criadas estruturas adicionais: uma, com 30 estandes, será instalada em área de lona no estacionamento, conectada ao pavilhão por túnel de tecnologia LED; outra, batizada de “Espaço Summit”, reunirá 40 empresas de inovação e tecnologia voltadas ao varejo supermercadista. Do total de expositores, cerca de 76% são do Rio Grande do Sul, reforçando a relevância regional do evento.
A Expoagas 2025 terá programações dedicadas a públicos específicos, como jovens e mulheres. O núcleo AGAS Jovem reunirá 115 participantes no Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas (Enajos), de 15 a 19 de agosto, com atividades de
imersão em Viamão e palestra de João Branco, ex-vice-presidente de Marketing do McDonald’s. Já o AGAS Mulher promoverá, no dia 20, almoço para 200 lideranças, seguido da palestra da supermercadista Karol Babadeira sobre liderança e marketing.
Além disso, a Agas receberá 180 empresários, entre presidentes de 26 associações estaduais e executivos dos 50 maiores supermercados do país, para agenda pré-evento na Serra Gaúcha, fortalecendo o networking e a troca de experiências em um momento estratégico de crescimento do setor.
A Expoagas 2025 reafirma não apenas a capacidade de superação do varejo gaúcho, mas também sua aposta em inovação, inclusão e desenvolvimento sustentável, consolidando-se como referência para o segmento no Brasil.
Indicadores
DÓLAR: R$ 5,39 ( - 0,35%)
IBOVESPA: 136.239,94 (- 0,08%)
IGP - M: (- 0,77%) - Julho
INPC: 0,21% - Julho
1ª Aquibom reúne palestras, cultura e experiências
na piscicultura
A 1ª Aquibom, Feira Estadual de Aquicultura, será realizada de 7 a 9 de novembro em Bom Retiro do Sul (RS) e confirmou novas atrações na programação.
A CEO da Fruki e presidente do APL, Aline Eggers Bagatini, abordará arranjos produtivos locais (APL), compartilhando sua experiência e a importância desses arranjos para a cadeia produtiva da piscicultura.
O superintendente regional do INSS nos três estados do Sul, Alberto Carlos Freitas Alegre, também participará como palestrante no sábado, dia 8.
A superintendência terá estande para prestar informações e orientações aos visitantes.
Mauro Hauschild, organizador e idealizador do evento, negocia
a participação de palestrante da FAO, agência da ONU para Alimentação e Agricultura, que deve se conectar via videoconferência do Chile. A FAO apresentará resultados de seu projeto de produção de tilápias em Alagoas, mostrando como a agricultura familiar gera renda e empregos. No aspecto cultural, o grupo regional Tchê Barbaridade se apresentará na sexta-feira à noite, dia 7. Também na sexta, haverá jantar comemorativo na localidade de Cruz das Almas, com receitas revertidas a entidades da região. O evento promete integrar conhecimento técnico, experiências práticas e cultura, fortalecendo a cadeia produtiva da aquicultura e promovendo a interação com a comunidade local.
Investimentos na reconstrução pós-enchente podem elevar tarifa do pedágio na BR-386
ViaSul solicitou à ANTT que seja considerado na tarifa os investimentos realizados após a cheia de maio de 2024. Valor ultrapassa R$ 300 milhões
Oreajuste anual das tarifas de pedágio na BR-386, previsto para o mês de agosto, ainda não foi anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O motivo é a análise dos pedidos da concessionária Via Sul, do grupo Motiva, que administra a rodovia. A empresa solicita que os prejuízos e os custos das obras emergenciais causados pela enchente de maio de 2024 sejam considerados no cálculo da nova tarifa. Segundo a ViaSul, os estragos causados na BR-386, que teve mais de 60 pontos afetados, geraram um prejuízo estimado em R$ 300 milhões. A concessionária alega que muitas das intervenções realizadas após a tragédia, como a recuperação da ponte sobre o Rio Taquari e de um trecho da encosta na serra de Pouso Novo, não estavam previstas no contrato de concessão, iniciado em 2019. Para cobrir os custos imediatos, a empresa precisou acessar
recursos do BNDES, no valor de R$ 125 milhões, além de utilizar verbas de seguradoras. Em um relatório encaminhado à ANTT, a Via Sul detalhou todas as intervenções para dar um embasamento técnico ao seu pedido de reajuste.
A solicitação é que esses custos adicionais sejam levados em conta no novo cálculo, juntamente com os indicadores econômicos e as obras já previstas no contrato. Em nota, a ANTT informou
MODIFICAÇÃO NA BENTO ROSA
Desde às 10h dessa sexta-feira, 15, o acesso para a rua Bento Rosa pela pista Norte (sentido interior) da BR-386, está modificado. Em razão da evolução das obras das faixas adicionais que contempla a implantação de novo dispositivo no local, a CCR ViaSul, iniciou nova etapa com a execução de drenagem na alça da Mercedes. Por isso, foi necessário fechar o antigo acesso pela rodovia, que passará a ser
feito logo mais à frente. Para auxiliar os motoristas, a concessionária reforçou a sinalização no trecho indicando o novo trajeto. De acordo com o cronograma da empresa, as atividades no novo acesso devem ser concluídas até o início do próximo mês. A atividade foi estabelecida em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e está sujeita às condições climáticas.
que, devido à complexidade da análise, não há previsão para a conclusão da revisão contratual.
A agência prometeu divulgar uma atualização em seus canais oficiais assim que possível.
R$ 5,50
5,1%
Foi a redução no valor, determinada em 2024, por descumprimentos contratuais
Redução em 2024
O último reajuste autorizado pela ANTT para a BR-386 ocorreu em fevereiro de 2024 e resultou na redução de 5,1% no valor do pedágio.
Na época, a tarifa para carros de passeio caiu de R$ 5,80 para R$ 5,50. A diminuição se deu, em parte, pelo não cumprimento de obrigações contratuais da Via Sul, como a duplicação de um trecho de 20 quilômetros entre Marques de Souza e Lajeado.
Antigo acesso pela rodovia foi fechado por conta do avanço das obras
Tarifa atual da BR-386 para carros de passeio
GABRIEL SANTOS
DIVULGAÇÃO
Além das praças de pedágio da BR-386 reajuste da ANTT prevê alterações em tarifas da BR-290 e 101
Duplicação entra na reta final em Tabaí
Obras do trecho de dois quilômetros da RSC-287 devem ficar prontas até o fim do mês, projeta concessionária. Diálogo avança e município celebra melhorias no traçado
Iniciada em outubro do ano passado, a duplicação do trecho de dois quilômetros da RSC-287, em Tabaí, avança para a reta final. Com perspectiva de término no fim deste mês, o trecho ganhou cara nova com a intensificação dos trabalhos nas últimas semanas, e traz boas perspectivas ao município para os
próximos anos. A conclusão deste trecho vai marcar a primeira entrega da Rota de Santa Maria dentro do projeto de duplicação da rodovia, previsto no contrato de concessão assinado em 2021. Além de Tabaí, há outra frente de trabalho em Santa Cruz do Sul, onde as máquinas atuam entre os trevos do Gaúcho Diesel e do Fritz e Frida.
Segundo o prefeito de Tabaí, Anderson Vargas, a expectativa é de que a obra fique pronta até 30 de agosto. “Avançou muito, e também colocaram uma nova iluminação de LED. Vai faltar a rua lateral, no lado direito da via, sentido capital/interior. Nós conseguimos incluí-la no projeto e eles irão executar”, salienta.
Após dificuldades no contato com a concessionária, Vargas celebra avanços no diálogo, que possibilitaram a inclusão de mais obras no contrato original. “Vamos ter ruas laterais também
no perímetro rural, não serão mais ruas de chão batido. E há alguns ajustes de obra junto aos moradores, nas entradas das propriedades. Conseguimos entrar em um entendimento com a empresa”.
Pacote de investimentos
A projeção do Grupo Sacyr, vencedor do leilão da 287 há três anos, é de investir R$ 3,6 bilhões para duplicar todos 204 quilômetros entre Tabaí e Santa Maria. O pacote de investimentos da concessão prevê ainda viadutos, rotatórias, passarelas, novas pontes e faixas laterais.
Pelo Vale, além de Tabaí, a rodovia cruza os municípios de Venâncio Aires, Bom Retiro do Sul e Taquari. A tendência é de que este trecho, em direção a Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Candelária, esteja totalmente duplicado até
Trecho no Vale será o primeiro a ser entregue pela concessionária
2030, quando se completam nove anos de concessão.
Pedido negado
O Conselho Superior da Agergs negou pedido de recomposição do equilíbrio econômico-financeiro da Rota de Santa Maria, de R$ 8,5 milhões. A concessionária alegou
alterações nas condições do pavimento entre a data de entrega da proposta para licitação e a data de início da concessão.
Como acontece em todos os processos que impactam a tarifa de pedágio ou o equilíbrio da concessão, a apreciação da matéria foi precedida de consulta e audiência pública.
Mateus Souza mateus@grupoahora.net.br
DIVULGAÇÃO
Algoritmo potencializa risco a menores
Uso de imagens de crianças e adolescentes gera reação da sociedade, do parlamento nacional e dos órgãos de fiscalização. Especialistas advertem para impactos da adultização no desenvolvimento de crianças e adolescentes
Menores de idade com comportamento de adultos em evidência na internet, influenciadores que usam imagens de crianças para conseguir monetizar postagens e organizações que compartilham conteúdos impróprios de quem deveria ser protegido. Tudo em ambientes com pouca regulação dentro das redes sociais.
Ranking de tempo de navegação
1º – África do Sul
Média diária: 9 horas e 38 minutos
2º – Brasil
Média diária: 9 horas e 12 minutos
3º – Filipinas
Média diária: 8 horas e 55 minutos
4º – Colômbia
Média diária: 8 horas e 43 minutos
5º – Argentina
Média diária: 8 horas e 32 minutos
“O uso indevido de imagens e a exploração de crianças e adolescentes acontece há muito tempo. O problema agora é que com a internet, isso ganhou uma proporção muito maior. Antes, tínhamos operações que iam em locais conhecidos como pontos de prostituição à procura de menores. Agora, esses conteúdos estão nos computadores domésticos ou nos celulares”, avalia o promotor de Justiça de Lajeado, responsável pela Infância e Juventude, Sérgio Diefenbach.
Nesta semana, o youtuber Felca (nome artístico de Felipe Bressiani Pereira), fez um vídeo que se
A Polícia Federal instaurou mais de 5,5 mil inquéritos de exploração sexual infantil na internet entre 2022 até metade de 2025
tornou um marco no debate sobre a adultização de crianças nas redes sociais. Com mais de 40 milhões de visualizações, ele denuncia práticas de exploração infantil e expõe como os algoritmos contribuem para a disseminação.
A repercussão foi tão intensa que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anun ciou a criação de uma comissão especial para discutir projetos de lei sobre o tema. Foram mais de 30 propostas, incluindo a chama da Lei Felca.
Sete investigações no MP de Lajeado
Para o promotor de Justiça de Lajeado, responsável pela Vara da Infância e Juventude, Sérgio Diefenbach, enfrentar crimes de exploração dos menores se torna mais complexo no ambiente virtual. Apesar dos desafios, Diefenbach enfatiza que o papel das famílias.
“Se o ambiente familiar não está protegido, a criança se torna vítima em potencial. É fundamental investir em prevenção e orientação, sem descuidar da repressão aos exploradores”, afirma.
Os pais devem ser modelos de uso consciente e saudável da tecnologia, pois o comportamento dos adultos influencia no uso de telas.”
Na comarca de Lajeado, responsável pelos serviços do Ministério Público em oito cidades, o promotor Diefenbach lembra de sete investigações e apurações relacionadas à exploração de menores. “Nos últimos cinco anos, tivemos expedientes que geraram processos criminais, alguns com condenação”, relata.
Por meio do Pacto pela Paz, educadores e especialistas alertam sobre cuidados no ambiente virtual
“Reboque dos fenômenos sociais”
Promotor de Justiça de Teutônia e professor do curso de Direito da Univates, André Prediger, destaca o avanço da lei desde a Constituição de 1988 e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Quanto ao termo adultização, ele não está previsto na lei. “A legislação, de forma geral, vem a reboque dos fenômenos sociais.
Filipe Faleiro filipe@grupoahora.net.br
LAURA MALLMANN/DIVULGAÇÃO
Ou seja, os fatos acontecem, a sociedade se inquieta, e só depois as leis são elaboradas para tentar solucionar o problema”. Em cima disso, é preciso observar os contornos dessa exposição. “Muitas vezes os próprios pais são os incentivadores. Tem gente criando canais no Youtube e contas em rede social para filhos recém-nascidos.”
Consciência familiar e presença na escola
O Brasil é um dos líderes mundiais em uso de redes sociais. São mais de 144 milhões de contas ativas, algo próximo a 68% da população. Com a crescente presença da tecnologia na vida das crianças, trabalhar a responsabilidade, o comportamento e a ética no mundo digital precisa ser uma prioridade, adverte a advogada e educadora Priscila Hasstenteufel. Ela coordena programas de educação socioemocional do Pacto Lajeado pela Paz e alerta para a necessidade de pais e escolas se unirem para garantir segurança. “Os pais devem ser modelos de uso consciente e saudável da tecnologia, pois o comportamento dos adultos influencia no uso de telas pelas crianças”, afirma Priscila.
ENTREVISTA
CARINE BERNHARD DUARTE • Psicóloga
“Não dá para delegar à criança a responsabilidade de se proteger sozinha”
A Hora – Quais os riscos psicológicos e emocionais para crianças e adoles centes que têm suas imagens compar tilhadas nas redes sociais? E quando é sem consentimento?
Carine Duarte — e não se restringem ao momento imediato da exposição. Podemos ver desde dificuldades de socia lização ou, no extremo oposto, isolamento, até problemas de sono, irritabilidade e agressividade. Há ainda sintomas como dificuldade de manter o foco, baixa concentração e, com isso, prejuízos no desenvolvimento da aprendizagem. Em casos mais graves, pode-se chegar ao desenvolvimento de transtornos como depressão, ansiedade, conduta, obsessivo-compulsivo e até ideação suicida. Quando essa exposição acontece sem consen-
timento, o peso é ainda maior: pode gerar traumas que vão acompanhar a pessoa por toda a vida, com prejuízos a curto, médio e longo
– Como a exposição precoce e intensa nas redes sociais interfere nas crianças ou adolescentes, considerando a interação com adultos desconhecidos?
É preciso entender que, mesmo com tentativas de regulamentação, a internet ainda é, de muitas formas, uma “terra sem lei”. Tudo o que é postado pode ser eternizado. Mesmo quando se apaga, pessoas mal-intencionadas conseguem acessar. Quando crianças e adolescentes têm contato com conteúdos sem supervisão, o risco é enorme. Eles podem acessar informações e experiências para as quais não estão preparados — e isso pode
Plataformas mais populares
Principal ferramenta de comunicação
Líder em vídeos
Forte engajamento, em especial com os Reels
Crescimento acelerado entre jovens
Ainda relevante, com público mais maduro
Problema e solução
Para o professor e doutor em comunicação, Paulo Pinheiro, a exploração da imagem de menores se tornou um debate nacional porque o brasileiro se adaptou à rede social. “É parte do nosso
SÉRGIO DIEFENBACH PROMOTOR DE LAJEADO
Se o ambiente familiar não está protegido, a criança se torna vítima em potencial.”
cotidiano. Usamos todos os dias e muitos estão viciados nessa dopamina e regidos pelos algoritmos. E isso funciona para os dois lados, pelo positivo, de se relacionar, conhecer pessoas, aprender, até mesmo para os problemas, como alimentar grupos criminosos.”
O especialista realça que a natureza da rede social é aproximar as pessoas e se retroalimentar. Isso faz com que se criem redutos direcionados para pessoas com os mesmos gostos. “O algoritmo traça o teu perfil e passa a indicar coisas que você gosta. Isso faz com que o internauta tenha conteúdos similares.”
Hoje, são as grandes empresas como Google, Metta e X que regulam os algoritmos. “Deixamos muito poder para as Big Techs. Elas assumirem muito da
Uso de redes no Brasil
144 milhões de usuários ativos.
Isso representa 67,8% da população.
ser traumático. Hoje sabemos que cerca de 90% das crianças têm contato com conteúdo erótico ou pornográfico por volta dos 9 anos. Se esse contato não for trabalhado e discutido com os responsáveis, os danos podem ser profundos e duradouros.
– Quais as recomendações para pais e responsáveis? E nos casos em que os próprios pais podem estar contribuindo para a exposição?
Carine — A primeira coisa é consciência: as mídias não são um lugar seguro sem supervisão. Não dá para delegar à criança a responsabilidade de se proteger sozinha. É preciso limitar o tempo de uso, instalar e utilizar ferramentas de controle parental, restringir acessos, mas também dialogar e mostrar interesse genuíno pelo que eles consomem e produzem nas redes. Estar presente é essencial.
Deixamos muito poder para essas Big Techs. Elas assumirem muito da nossa vida, pois, afinal, encontraram boas soluções.”
nossa vida, pois, afinal, encontraram boas soluções. Agora, que estão em uma proporção mundial, dominam o fluxo de informação.”
Para ele, a regulamentação das redes esbarra na complexidade de responsabilizar as empresas e na discussão sobre a liberdade de expressão. “Na Europa, foi formado um grande conselho, que passou a estabelecer multas pesadas. Mesmo assim, o impacto continua alto na sociedade.”
O professor reforça que, em algum momento, será necessário buscar soluções. “A rede social é parte do problema e também da solução. Para avançarmos com alguma regulamentação será necessário chamar essas empresas e construir junto uma forma de reduzir o tráfego de conteúdos inapropriados.”
A legislação, de forma geral, vem a reboque dos fenômenos sociais.
Ou seja, os fatos acontecem, a sociedade se inquieta, e só depois as leis são elaboradas.”
PAULO
INFRAESTRUTURA PÚBLICA
Câmara conclui reforma do telhado após quase dois anos
Orçamento inicial era de R$1,1 milhão mas será concluída por R$ 396 mil. Prédio apresentava goteiras e infiltrações desde os temporais em janeiro de 2024. Telhas de cerâmica foram substituídas por material de aluzinco
Oprédio da Câmara de Vereadores de Teutônia recebeu desde junho deste ano os serviços de reforma do telhado. A estrutura sofreu avarias nos vendavais de janeiro de 2024 e desde então goteiras e infiltrações foram recorrentes, atrapalhando
até mesmo as sessões ordinárias que ocorrem no hall de entrada.
Prédio foi inaugurado ainda inacabado
A construção da nova sede do Legislativo iniciou em 2011, e devido a pressão por sair do espeço alugado e utilizar a nova estrutura, foi inaugurado em 2020. E desde então as sessões ocorrem no hall de entrada, com capacidade limitada de presença de públi-
co. O projeto original prevê mais de 300 lugares no futuro plenário, mas a conclusão desta etapa ainda não tem previsão.
Acordo por obras
Para o atual mandato foi estabelecido um acordo entre os vereadores, de que cada presidente executaria uma parte das obras. A etapa mais premente era a reforma do telhado que chegou a formalizar orçamento no ano passado em R$1,1 milhão. O atual presidente, Luias Henrique Wermann, apresentou novo orçamento no valor de R$ 396 mil, cerca de 60% menor que o previsto pela administração anterior. “A cobertura do telhado era de telha cerâmica, e agora decidimos, por orientação dos engenheiros utilizar esse material de aluzinco, que oferece um rendimento e segurança melhores, afinal é um prédio de mais de 2 mil metros quadrados” conta.
Telhado recebe cobertura em aluzinco para substituir cerâmica danificada pelas tempestades de 2024. Prédio fica próximo ao Centro Administrativo
As próximas etapas incluem a estruturação do espaço originalmente desenhado para receber o plenário, que ainda não dispões de acabamentos. Apenas após a estruturação dos acabamentos poderá ter andamento a aquisição das cadeiras, revestimentos e equipamentos de som e imagem. “É uma demanda importante pois este espaço poderá ser utilizado para as sessões do Legislativo mas também por diversas atividades da comunidade de Teutônia” afirma Wermann.
FOTOS DIVULGAÇÃO
Região indica prioridades para agricultura familiar
Conferência discute propostas e elege delegados para etapas estadual e nacional
Estevão Heisler projetoagro@grupoahora.net.br
Asuperintendência estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA-RS) promove, na
próxima quarta-feira, em Arroio do Meio, evento para debater e delegar propostas voltadas ao fortalecimento do agricultor familiar e das comunidades tradicionais.
A Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária elege ainda delegados que representarão o Vale do Taquari nas fases estadual, de novembro, e a nacional, prevista para março de 2026.
Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, a conferência integra uma série de encontros que ocorrerão nos 18 territórios do Rio Grande do Sul. O Vale do Taquari é
do
receberá a segunda, das 18 conferências, projetadas para o RS. A primeira ocorreu nesta semana, em Pelotas
a segunda região a promover o evento, após a abertura desta semana, em Pelotas.
A programação inclui apresentações sobre política territorial, diagnóstico local e Plano Safra 2025/26, seguidas de grupos de trabalho que vão discutir cinco eixos temáticos: papel da agricultura familiar frente às mudanças climáticas; transformação agroecológica dos sistemas alimentares; reforma agrária e direito à
Programação
Dia 18 (remoto – youtube)
youtube.com/superintendenciamdars
18h30min: apresentação da Política Territorial
19h: contextualização do Codeter e diagnóstico local
19h30min: diagnóstico do território VT por meio de dados estatísticos oficiais e debate
20h: apresentação do documento de referência e eixos temáticos da 3ª
CNDRSS
21h: síntese Plano Safra
Dia 20 (Arroio do Meio – Seminário Sagrado Coração de Jesus)
8h30min: abertura política
9h: apresentação do Plano Safra 25/26
9h30min: contextualização Codeter VT e diagnóstico da região
10h: apresentação da dinâmica de trabalho
10h30min: grupos de trabalho
12h: almoço (levar lanche para compartilhar – levar caneca)
13h: grupos de trabalho
14h: apresentação e votação das propostas de cada eixo de trabalho
15h15min: escolha dos(as) delegados que irão representar o Vale do Taquari
15h45min: encerramento
terra, água e território; cidadania e bem viver; e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural.
Os eixos transversais tratam da autonomia econômica das mulheres rurais e da emancipação das juventudes e sucessão rural.
Serão votadas até 30 propostas para avançar às etapas estadual e federal, e escolhidos no mínimo 10 delegados e três suplentes para representar o Vale do Taquari. O
evento é organizado pelo Codeter (Conselho de Desenvolvimento Territorial do Vale do Taquari) e coordenado pela superintendência gaúcha do MDA, em parceria com instituições da região, com participação de agricultores, jovens, mulheres rurais e comunidades tradicionais.
O evento ocorre no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na rua Gustavo Wienandts, 1207, a partir das 8h30min.
Terraplenagens impulsionam produção rural
Mutirão de máquinas atua na execução de três obras que visam o aumento da produção primária
ARROIO DO MEIO
Dar condições para que os produtores ampliem seus negócios e expandam a produção é um dos propósitos das Secretarias Municipais de Agricultura e de Obras. Nas últimas semanas, um mutirão de máquinas atua na execução de três terraplenagens que visam o aumento da produção primária,
a partir da construção de novas instalações para a bovinocultura leiteira e suinocultura.
Em Forqueta Baixa, os irmãos Eduardo e Leonardo Schwarzer acompanham com alegria o avanço da preparação do terreno que vai receber um galpão estilo free stall com capacidade para 50 vacas. A obra vai possibilitar a ampliação gradual da atividade que hoje conta com 70 animais. “Para nós é um grande incentivo. Se a prefeitura não nos ajudasse, teríamos de esperar para construir”, pontuam os irmãos. Outras duas grandes frentes de trabalho estão em andamento na localidade
instalações para ampliar a
de suínos. Enquanto Michael
trabalha de forma integrada, Rudinei aposta na produção independente. Ambos preveem concluir as novas estruturas até o fim do ano.
Em visita à obra na propriedade de Hollmann, o prefeito Sidnei Eckert, acompanhado pelos secretários de Obras Rodrigo Kreutz e de Agricultura Telmo Hendges, dimensionou a importância do setor primário para o município. “Esses investimentos reforçam a importância das atividades agrícolas para nossa economia e mostram que, com parceria e infraestrutura adequada, nossos produtores têm condições de crescer.”
de Passo do Corvo,
onde Michael Hollmann e Rudinei Hüther vão investir em novas
produção
Mutirão de máquinas atua na execução de três terraplenagens
DIVULGAÇÃO
Vale
Taquari
VALE DO TAQUARI
GABRIEL SANTOS
REFORÇO À GUARNIÇÃO
Empresários doam R$ 1,6 milhão para novo caminhão dos bombeiros
Veículo foi adquirido com recursos do Piseg e entregue durante ato na Prefeitura de Arroio do Meio
Cinco empresas de Arroio do Meio e Lajeado se uniram para reforçar a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado. BRF, Central Sul, Neugebauer, Girando Sol, Vale Log e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado investiram, juntas, R$ 1,6 milhão na compra de um caminhão auto bomba tanque. O valor foi viabilizado por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública
RIOS E ARROIOS DO VALE
(Piseg), que permite a dedução de parte do ICMS devido para a aquisição de equipamentos destinados às forças de segurança.
A solenidade de entrega ocorreu nessa sexta-feira, 15, em frente a sede da prefeitura de Arroio do Meio, e contou com a presença de autoridades, representantes das empresas e da corporação.
Segundo o presidente da Cooperativa ValeLog e presidente da Associação Comercial de Arroio do Meio (Acisam), Adelar Steffler, a ação reforça o compromisso com a comunidade e com a segurança da população.
“É um ganho importante para a capacidade operacional da corporação, garantindo respostas mais ágeis e eficientes em casos de incêndio e salvamento”, destaca.
O novo veículo foi destinado ao 1º Pelotão de Bombeiros Militares de Lajeado e irá reforçar o atendimento de ocorrências em toda a região de cobertura da corporação.
Nova fase do Desassorear RS contempla oito cidades
Ao todo, 67 municípios foram selecionados, com investimento de R$ 91 milhões. Ação integra o Plano Rio Grande
VALE DO TAQUARI
O governador Eduardo Leite, junto com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropo-
litano e ex-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, anunciou, nesta sexta-feira, 15, no Palácio Piratini, a segunda fase do Programa
Desassorear RS. Nesta nova etapa, 67 municípios serão contemplados, com investimento de R$ 91 milhões. A ação, que integra o Plano Rio Grande, somente na primeira etapa, já retirou mais de 2 milhões de metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios e arroios em todo Estado, contando com investimento de R$ 305
milhões nas duas fases. Leite destacou que os efeitos positivos do programa já podem ser observados nos municípios contemplados na primeira etapa. “Estamos aumentando metas em partes mais críticas de cidades que já estavam sendo atendidas pelo programa e incluindo novos municípios nesta grande operação de limpeza de rios. Nos mais de 150 municípios da primeira fase, as chuvas recentes de junho deste ano já apresentaram redução de
impacto por conta da remoção de material que se fez, que equivale a 167 mil caminhões carregados de sedimentos. Vamos chegar a 221 municípios com este novo aporte que se aplica para rios de pequeno porte”, enfatizou.
Caumo destacou o caráter preventivo das intervenções após os eventos extremos registrados no Estado. “A cada visita às regiões onde as ações estão mais avançadas, ouvimos relatos de reconhecimento e gratidão da população. O governo do Estado, em parceria com os municípios, tem atuado de forma incisiva na remoção de sedimentos e na melhoria da vazão das águas, o que contribui para reduzir os riscos de alagamentos. São ações que transformam a paisagem urbana e proporcionam mais tranquilidade às pessoas”, afirmou. No Vale do Taquari, oito cidades foram selecionadas nesta etapa: Capitão, Cruzeiro do Sul, Paverama, Pouso Novo, Santa Clara do Sul, Sério, Tabaí e Westfália. Na primeira fase, mais de 20 municípios da região haviam sido contemplados pelo programa.
Outorga para desassoreamento
Durante o evento, houve o anúncio da publicação de uma nova Instrução Normativa Sema/ Fepam, que tem por objeto dispensar, em caráter excepcional e temporário, a necessidade de outorga para intervenções de desassoreamento em corpos hídricos, nos termos e limites ali estabelecidos, com foco na mitigação dos efeitos de inundações e enchentes em municípios afetados.
“Embora seja uma questão complementar, também é primordial para poder executar esse desassoreamento de pequenos rios da forma mais rápida possível. A Instrução Normativa dispensa a necessidade de outorga, via Sistema de Outorga de Água do Estado, para o início dos trabalhos, no entanto, as prefeituras têm até 90 dias para incluir as informações no sistema. O Desassorear RS é uma ação conjunta entre as secretarias e, dessa forma, unimos força para acelerar as obras fundamentais do Plano Rio Grande de Reconstrução”, informou a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.
Gabriel Santos gabriel@grupoahora.net.br
Cerimônia ocorreu na manhã dessa sexta-feira, em Arroio do Meio
GABRIEL SANTOS
VITOR ROSA/DIVULGAÇÃO
Praça da Matriz respira cultura até domingo
Programação intensa atrai centenas de estudantes. A partir deste sábado, a presença de famílias deve ser marcante
Aprogramação intensa da Feira do Livro continua movimentando a Praça da Matriz e, neste fim de semana, promete ganhar ainda mais público.
Depois de receber centenas de estudantes ao longo da semana, a expectativa é de que famílias marquem presença a partir deste sábado. Entre os destaques, estão
o 1º Encontro de Cosplay do Vale do Taquari, a peça “EducaMe” do Grupo A Hora e o encerramento oficial com a apresentação da Orquestra Oclaje.
Aberta na quarta-feira, a atividade já apresentou espetáculos, curtas-metragens e foi palco para escritores e artistas. A Feira do Livro está repleta de pontos estratégicos para aproveitar neste fim de semana. No sábado e no domingo, a expectativa é receber milhares de famílias e estudantes.
Univates promove troca de livros
A Univates mantém na Feira do Livro um espaço para troca de exemplares, incentivando a circulação de obras pela comunidade. “Venha para cá, vamos fazer os livros circularem”, convida Danuza Vincente, da instituição.
Para participar, é preciso que o material esteja em boas condições. Você pode levar dois, três ou quatro livros e, em troca, escolher
Programação segue
outros títulos para levar para casa. O acervo é variado e está sempre mudando, com opções que vão do romance ao espiritismo, passando por literatura técnica e muito mais. Novos livros chegam a todo momento, o que garante surpresas para quem visita o espaço mais de uma vez. “O público pode vir, olhar com calma e encontrar algo que se encaixe no seu gosto”, reforça Danuza.
DANUZA VINCENTE Venha para cá, vamos fazer os livros circularem”
Sete dicas para aproveitar a feira do livro no fim de semana
1 – Comece pelas bancas de livros
Dez bancas repletas de títulos para todos os gostos, com promoções a partir de vinte reais. Livros infantis, de colorir e brincar, sobre dinossauros, Barbies, T-Rex, Divertida Mente, literatura nacional e estrangeira, além de sebos com exemplares usados.
2 – Sente na cadeira do Diretor
O evento une cinema e literatura e portanto, estrategicamente colocado está o banco do Diretor de cinema. Vale dar uma passadinha e tirar uma foto instagrâmica para ter a recordação desse evento criativo.
3 – Aproveite para trocar livros que já leu
Não deixe de visitar o estande da Univates que está com Troca-troca de livros. Você pode levar 2,3 ou 4 e levar para casa outros títulos. Há opções de romance, espiritismo, literatura técnica e muito mais.
4 - Mire nas tendas
A praça também é reduto dos artesãos que fazem “a festa” vendendo criações próprias.
5 - Saboreie a Pipoca, doce ou salgada
A barraquinha de pipoca, perto do palco principal, é um dos locais mais concorridos. As crianças se acomodam na mureta com o doce na mão, enquanto assistem às apresentações teatrais. Doce, salgada ou mista, o pacotinho branco faz sucesso e passa de mão em mão. Livro e pipoca é a combinação ideal para um sábado à tarde. Experimente.
até domingo na praça principal do Centro
Danuza separa os livros para a comunidade levar para casa
6 - Espaço LEIA
Atração irresistível para quem ama pintar, no Espaço há um grande mural com desenhos e área para as crianças assinarem a presença. Há mesas e canetas, é possível sentar e criar à vontade. Tem pirulitos e sempre é possível posar para uma “selfie” com Nara, a capivara leitora.
7 – Polo Gastronômico
O Polo Gastronômico, coordenado por Christiana Garcia, marca presença na feira levando sabores e doçuras. Entre as opções, há cafés, pizzas e doces que atraem o público. Ao redor da praça, diversos food trucks.
Programação do fim de semana
SÁBADO, 16
9h – Colóquio Literário da ALIVAT: Cinema e Literatura (Palco Principal)
10h – Lançamento de livros com escritores regionais (Palco Principal)
10h – Intervenção com Vivandeiros da Alegria (Coreto da Praça)
11h às 13h – Show com Bruna e Déo Moraes (Coreto da Praça)
13h – Show com Vocal da Univates (Palco Principal)
14h – Teatro “EducaMe” – Grupo A Hora (Palco Principal)
14h – 1º Encontro de Cosplay do Vale do Taquari (Praça da Matriz)
15h – Espetáculo “O Cavaleiro e o Dragão do Tempo” – Grupo Ueba (Palco Principal)
15h – Roda de conversa “Patrimônio Histórico e Cultural” com mediação do Prof. Dr. Sérgio Nunes Lopes (Auditório da Casa de Cultura)
16h – Intervenção com Vivandeiros da Alegria (Palco Principal)
16h – Intervenção com personagens da Disney: Angel e Stitch (Praça da Matriz)
17h30 – Show com EletroRádio (Palco Principal)
DOMINGO, 17
9h – Intervenção com Vivandeiros da Alegria (Palco Principal)
10h – Apresentação com Grupo de Danças Folclóricas do Centro de Cultura Alemã – Juvenil (Palco Principal)
10h30 – Apresentação do Grupo de Danças Noi Vinn – EMEF Nova Viena (Palco Principal)
14h – Intervenção teatral “Repórter Patri Mônica: Conhecendo a História de Lajeado” (Palco Principal)
14h30 – Roda de conversa “O peso dos prêmios literários” com Macabéas e Covil da Medusa (Auditório da Casa de Cultura)
15h – Espetáculo “Conto Contigo e Comigo” – Grupo Ueba (Palco Principal)
16h – Intervenção com personagens da Disney: Branca de Neve e Elsa (Praça da Matriz)
16h – Oficina “Como transformar seu manuscrito em livro” – Libélula Editorial (Auditório da Casa de Cultura)
17h – Apresentação com a Orquestra Oclaje (Palco Principal)
18h – Encerramento oficial
Peça teatral
Andryelly Santos deu vida a Ame Moria
A peça teatral com a presença da Nara, a capivara leitora, foi apresentada nessa sexta-feira, 15, pela primeira vez para uma plateia curiosa.
No Palco Principal da Praça da Matriz, uma capivara de pelúcia e uma atriz com vestido roxo esvoaçante deram vida pela primeira vez à peça LEIA, que conta a história de um menino tímido. A protagonista Ame Mória prendeu a atenção dos alunos do início ao fim.
O espetáculo narra a trajetória de um garoto calado que não sabia ler. Ele teve um ponto de virada com a ajuda de sua amiga e assim, superou os desafios, se abrindo ao mundo. O boneco da Nara, a capivara leitora atraiu a atenção, à medida em que a atriz Andryelly Santos, se movimentava pelo palco:
ENTREVISTA
CARLOS GERBASE
• patrono da 19ª Feira do Livro
"Ache um livro que você goste e ele vai fazer de você uma pessoa melhor"
O cineasta Carlos Gerbase, patrono da Feira do Livro de Lajeado, sempre foi aficionado pela leitura. Ele e as filhas mantêm o costume, seja online ou em papel. Ao passear pela feira, ele se entusiasmou com o movimento e com a presença de tantas crianças entre os estandes.
elas conhecem. Mas, mais do que o formato, importa a leitura, o conteúdo, o que está escrito. As mídias mudam, mas a literatura continua, a escrita segue sendo uma ponte entre as pessoas.
Qual é a importância da leitura para o mundo de hoje?
Você lembra como começou sua relação com os livros?
O livro de Porto Alegre foi decisivo para eu ser quem sou. Quando estava começando a aprender a ler e a escrever, meu pai me levava até lá. Em casa, também havia muitos livros, e foi esse convívio que me formou.
O que pensa sobre o hábito de ler em tablets e celulares?
Tenho três filhas e, atualmente, elas leem mais nos tablets do que em livros de papel. Não considero isso um problema. O importante é que conheçam os livros físicos, e
Ver crianças interessadas em livros me anima. Precisamos combater a ignorância e a mente fechada. É essencial aprender a ler o mundo de forma ampla e complexa, como ele é, em vez de simplificar tudo e cair em confusões ideológicas que nos empobrecem. Qualquer livro, na verdade, é uma forma de ampliar a consciência sobre o mundo. E ler também deve ser prazeroso. Sempre digo que, se você não está gostando de um livro, depois de dez páginas, deixe de lado e procure outro. Há milhões de livros à disposição. Ache um que você goste e ele te fará uma pessoa melhor.
Primeira prefeita do RS e as leituras...
ela fez a Ame Moria, personagem marcante que conquistou o público.
A apresentação também trouxe a música da Nara pela primeira vez. Logo no início, a turma cantou junto com a capivara leitora, acompanhada no violão pelo artista Anderson Balheiro, que deu ritmo à cena.
“A reação foi mágica. As crianças são receptivas, estão ativas na leitura e isso é importante porque converge com a missão do Programa LEIA”, disse a atriz. Após a apresentação, Nara e os protagonistas posaram para fotos com as crianças no Espaço LEIA. Até domingo, o local seguirá aberto com mural para desenhos, canetas e lápis, recebendo estudantes e famílias.
Aos 91 anos, Iris Altmayer Ranck prova que a leitura é um hábito que atravessa o tempo. Primeira prefeita gaúcha e segunda no Brasil, eleita em 1982 em Cruzeiro do Sul, ela esteve nesta quinta-feira na Feira do Livro de Lajeado, onde reviveu memórias de sua trajetória política e celebrou o prazer de ler.
“Fui prefeita durante seis anos, foi um período excepcional. Foi muito bom porque abriu a oportunidade para as mulheres serem valorizadas e ingressarem na política”, contou, enquanto assistia à filha, a escritora Gisela Ranck, autografar livros na Feira do Livro de Lajeado. Leitora assídua, Iris mantém o hábito todos os dias. “Eu faço o almoço para mim e para o meu marido e, à tarde, sento e leio”, contou. Ela também faz questão de se manter informada. “Eu sempre sei o que está acontecendo no Brasil e no mundo”, disse, lembrando que acompanha as
Aos 91 anos, primeira prefeita gaúcha mantém o hábito da leitura e chama atenção na Feira do Livro
notícias pela televisão. Ela acompanhou a filha escritora, Gisela Ranck, à sessão de autógrafos no Espaço dos Escritores e chamou a atenção pelo entusiasmo e energia .
ANDREIA RABAIOLLI
NOVO EMPREENDIMENTO
Sicredi Ouro Branco RS/MG anuncia espaço no 386 Business Park
Com previsão de inaugurar em 2026, oferecerá estrutura voltada à conexão entre empreendedores, empresas e profissionais de diferentes setores
Karine Pinheiro karine@grupoahora.net.br
ESTRELA
ASicredi está prestes a iniciar uma nova etapa de sua atuação regional com o lançamento de um moderno e dinâmico espaço no 386 Business Park, às margens da BR-386, em Estrela. O espaço, com previsão de inaugurar em
2026, representa um marco importante para o desenvolvimento social e econômico da região, reforçando o compromisso da instituição com a inovação, a colaboração e o fortalecimento dos negócios locais. Localizado estrategicamente, o novo ambiente possui 538 m² e é pensado para oferecer uma estrutura voltada à conexão entre empreendedores, empresas e profissionais de diferentes setores.
FRANCISCO JOSÉ DIEL
Acreditamos que ambientes como este têm o poder de transformar realidades. Mais do que um espaço físico, queremos criar um ecossistema de inovação”
Com amplo saguão, oito salas de atendimento/reunião, auditório com capacidade para 125 pessoas e estacionamento próprio, o espaço será aberto a todas as pessoas, promovendo encontros, eventos e iniciativas que estimulem o networking.
Com arquitetura contemporânea e proposta multifuncional, o novo espaço do Sicredi será um ponto de referência para quem busca soluções financeiras, oportunidades de negócios e experiências colaborativas.
A instalação desse ambiente no
386 Business Park – empreendimento da Richter Gruppe – reforça a visão estratégica da Cooperativa, aproveitando a visibilidade e o fácil acesso proporcionado pela BR-386. Além de estar inserido em um polo empresarial em expansão, o 386 Business Park tem como característica um ecossistema de negócios de alto impacto. Para Juca Richter, CEO da Richter Gruppe, o 386 Business Park é lugar de grande conexão entre empresas, pessoas e oportunidades que impulsiona o desenvolvimento de toda a região, sendo referência em parque de negócios no Rio Grande do Sul e no Brasil. “Receber o Sicredi e todos os associados em nosso parque é motivo de grande orgulho para nós, pois sabemos o impacto positivo que será para todas as pessoas, empresas e comunidade”, salienta.
“Acreditamos que ambientes como este têm o poder de transformar realidades. Mais do que um espaço físico, queremos criar um ecossistema de inovação, onde pessoas e empresas possam se conectar, crescer e gerar impacto positivo na comunidade”, destaca o diretor executivo da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Francisco José Diel.
Novo espaço será um ponto de referência para quem busca soluções financeiras, oportunidades de negócios e experiências colaborativas
Receber o Sicredi e todos os associados em nosso parque é motivo de grande orgulho para nós, pois sabemos o impacto positivo que será para todas as pessoas, empresas e comunidade”
O lançamento do novo espaço do Sicredi é mais uma iniciativa que reafirma o papel da Cooperativa como agente de desenvolvimento regional, promovendo inclusão, sustentabilidade e prosperidade.
JUCA
Corrida do Fogo Simbólico da Pátria chega a Lajeado nesta segunda-feira
Tema central da celebração em 2025 é o bicentenário de nascimento de Dom Pedro II
LAJEADO
O município receberá na próxima segunda-feira, 18, a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, marco que dá início às celebrações da Semana da Pátria. O símbolo será trazido por um grupo liderado por um representante da Liga da Defesa Nacional, organizadora da tradicional Corrida do Fogo Simbólico, que neste ano chega à sua 88ª edição. Em 2025, o tema central da celebração é o bicentenário de nascimento de Dom Pedro II, imperador do Brasil por quase cinco décadas. O tema regional é em homenagem ao clube social de Porto Alegre, Grêmio Náutico
União.
A recepção está marcada para às 11h30min, na avenida Senador Alberto Pasqualini. De lá, o fogo percorrerá a avenida Benjamin Constant, rua Coronel Júlio May, rua Júlio de Castilhos e retornará pela Benjamin Constant até o quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro Montanha, onde será realizada a cerimônia oficial. O Fogo Simbólico permanecerá no quartel até o encerramento da Semana da Pátria. Promovida tradicionalmente há 88 anos no Rio Grande do Sul, a Corrida do Fogo Simbólico busca manter viva a história e o patriotismo, passando por diferentes municípios do estado.
Apresentação
BAIRRO SÃO BENTO
Município inicia obra para melhorar segurança no acesso à Érico Weber
Trabalhos consistem na readequação da interseção com a rua Carlos Spohr Filho. Neste domingo, ocorrerá o nivelamento, enquanto na terça será feita a terraplanagem Um novo olhar sobre os bairros
LAJEADO
Teve início nessa quintafeira, 14, as marcações para uma importante mudança viária no bairro São Bento. A obra consiste na readequação da interseção entre a rua Carlos Spohr Filho e a rua Érico Weber, um ponto de grande fluxo de veículos, com o objetivo de aumentar a segurança para motoristas e reduzir riscos de acidentes.
As primeiras intervenções estão programadas para ocorrer neste domingo, 17, com nivelamento da Carlos Spohr Filho, e na terçafeira, 19, quando será feita a terraplanagem no acesso à rua Érico
Weber. A medida garantirá mais segurança para os condutores, que não precisarão mais atravessar as duas pistas da Carlos Spohr Filho, ou parar em meio a via, sem segurança, para aguardar a conversão.
Conforme o técnico em Estradas e Edificações do setor de Projetos Especiais e Captação de Recursos, Alan Christian Dalosto, a mudança busca organizar melhor o fluxo de veículos e reduzir riscos entre motoristas nos horários de maior movimento. Até a conclusão, motoristas devem redobrar a atenção.
“Nosso objetivo é criar uma interseção mais segura, que permita o escoamento do tráfego de forma ordenada e minimize os riscos de quem cruza a via para acessar a rua Érico Weber”, salienta.
COMO FICARÁ O TRÂNSITO APÓS A MUDANÇA:
– Quem trafega pela Carlos Spohr Filho no sentido Lajeado – Santa Clara do Sul não terá alterações – Motoristas nesse mesmo sentido que desejarem acessar a rua Érico Weber utilizarão um recuo viário no centro da pista para realizar a conversão
– Para quem trafega no sentido Santa Clara do Sul – Lajeado pela Carlos Spohr Filho, será criado um desvio que reduzirá a velocidade dos motoristas. Estes motoristas terão a preferência na via, assim como já ocorre, mas dará mais segurança para quem aguarda para acessar a Érico Weber – Quem trafega pela Érico Weber terá a possibilidade de seguir no sentido Lajeado e também de realizar o retorno no sentido Santa Clara do Sul
Construtora e Incorporador
Medida visa mais segurança para os condutores
LAURA MALLMANN/DIVULGAÇÃO
Cerimônia oficial será no quartel do Corpo de Bombeiros
INVESTIMENTO EM SAÚDE
Clínica Longevitá é inaugurada junto ao Hospital Estrela
Atendimento é direcionado ao tratamento de doenças complexas. As terapias oferecidas estão relacionadas aos tratamentos de quimioterapia convencional até as chamadas terapias alvo, que envolvem análises genéticas e outras tecnologias
Espaço foi inaugurado na presença de corpo clínico e autoridades
Karine Pinheiro karine@grupoahora.net.br
ESTRELA
Omunicípio recebe um novo espaço voltado ao atendimento de saúde.
A Clínica Longevitá –Centro de Terapias Avançadas foi inaugurada nessa quinta-feira, 14. A estrutura fica localizada junto ao Hospital Estrela e opera em parceria com a Rede Divina Providência. Com serviço direcionado ao tratamento de doenças complexas, conta com corpo clínico diversificado.
As terapias oferecidas estão relacionadas aos tratamentos de quimioterapia convencional até as chamadas terapias alvo, que envolvem análises genéticas e outras tecnologias. A sócia-proprietária Claudia Monfroni Rocha ressalta a criação do espaço com foco no acolhimento do paciente.
“O local foi projetado para colocar o paciente no centro, para que ele receba a atenção necessária. Temos uma proposta humanizada. É
um ambiente pensado no bem-estar de quem busca tratamento na Longevitá”, afirma a médica. Ela destaca que especialidades como hematologia, oncologia, reumatologia, neurologia, gastroenterologia estarão disponíveis.
A clínica foi pensada para atender moradores de Estrela e arredores que têm impossibilidades de se deslocar até Lajeado para buscar tratamento, afirma Claudia. “Percebemos essa necessidade e a oportunidade de humanizar e facilitar o acesso ao atendimento multiespecializado, com foco na melhora”, cita.
O espaço conta com consultórios e ambientes de infusão para tratamento. “Buscamos deixar um ambiente leve, iluminado e tranquilo. Instalamos teto com imagens de céu, que também remete à calma”, ressalta.
Percebemos essa necessidade e a oportunidade de humanizar e facilitar o acesso ao atendimento multiespecializado”
CLAUDIA MONFRONI ROCHA PROPRIETÁRIA
KARINE PINHEIRO
UMAS & OUTRAS
CARLOS MARTINI Administrador
NÃO É DE GRAÇA
Em qualquer pesquisa de opinião pública sobre entidades ou instituições, os valorosos Corpos de Bombeiros costumam estar no topo do podium da admiração, confiança e respeitabilidade.
E não é somente por aqui, não, é em qualquer bibóca do mundo. Viajantes mais ¨viajados¨ observam isso em todos os quadrantes.
E não é de graça, talvez seja a instituição que carrega no peito com a maior sinceridade o lema Para Servir, Para Proteger, nos mais diversos idiomas e versões civil ou militar.
Tem outras também muito relevantes, mas por hoje fica esse destaque especial, com o devido respeito às demais.
Gostei de ver!
Um grupo de empresas numa saudável iniciativa somou esforços e direcionamento de incentivos fiscais para equipar a corporação
regional do CBM com um novo caminhão auto-bomba, no capricho.
A articulação foi feita sem muito alarde, com certeza construída por diversas mãos, e também por isso merece destaque.
E palmas! Para quem as fez por merecer.
Merece um livro
Por aqui mesmo a bela história dos Corpos de Bombeiros já está merecendo um livro, aí incluídas as pioneiras unidades públicas e voluntárias implantadas, passando por importantes doações recebidas de outras querências, avanços nas estruturas físicas e recursos humanos e por aí afora.
Se incluir a história oral dos serviços já prestados, dificuldades e desafios enfrentados ao longo do tempo, capaz de render uma enciclopédia.
ENTRE VALES E MONTANHAS
Sei não...mas se levarem na “ponta da faca” essas legislações ambientais, trabalhistas, ecológicas e outras tantas já existentes e implantadas mais recentemente, imagino que de um jeito ou de outro não vai sobrar nenhum dos quase 100 mil produtores rurais aqui mesmo da região que possa escapar num eventual “pente fino” de estar cometendo algum “crime”, de maior ou menor envergadura.
Se parar pra pensar...melhor nem pensar.
CINE BRASIL APRESENTA
Tochas Togados (duplo com) Revoltas Intestinais.
ANÚNCIOS
DESCLASSIFICADOS
Troco um caminhão de votos ditos democráticos por um parecer monocrático. Não pago a diferença.
QUANTO MAIS, MELHOR...
...Mas os recursos sempre são limitados. Por isso mesmo existem prioridades a serem estabelecidas. Isso inclue obviamente as melhorias necessárias para aprimorar a sempre fundamental logística de transporte/abastecimento regional, interestadual e até nacional, muito atingida por aqui recentemente.
No meio desse entrevero, em boa parte já resolvido (o pior já passou...), tem a questão de uma nova rota alternativa de travessia do Taquari velho de guerra.
De minha parte sigo reforçando e considerando como prioritária no momento a proposta que considero mais importante e consistente apresentada: ligação da RSC-453 à Transantarita, entre Cruzeiro do Sul e Estrela, levando em conta os custos reais de implantação da obra completa (de cabo a rabo...), a relevância para a logística também extraregional/ estadual e a abertura inicial de um cada vez mais necessário anel rodoviário intra e extraregional, entre outros fatores.
Apenas uma opinião, sem desmerecer outras propostas, talvez menos prioritárias. Tem gente que entende muito mais do riscado do que esse mero “palpinista” de plantão.
SAIDEIRA
Neto pro nôno:
- Vô, o vinho nunca te fez mal?
- Non, vinho só faz mal com três acompanhamentos, que eu nunca tomei.
- Quais?
- Veneno, tiro e facada!
ARTIGO
MARCOS FRANK
Médico Neurocirurgião
A literatura já disse tudo?
Em tempos de feira do livro em um país onde volta e meia alguém mistura o público com o privado não é de se estranhar a confusão feita entre educação e cultura. Cada vez fica mais claro que enriquecer, inclusive licitamente, não é tão difícil e às vezes até rápido é. Já aprender a língua de Baudelaire, de Shakespeare ou mesmo de Gabriel Garcia Márquez demora bem mais tempo.
Cultura é algo que se adquire com muito esforço e dedicação. Talvez por isso incomode tanto a essas novas classes que chegaram ao poder. Cultura não pode ser comprada em shopping center, não pode ser sancionada, não pode ser ganha de empresário nem desapropriada ao bel prazer do governante.
E nesses tempos de crise moral, ideológica e porque não dizer, até mesmo de civilização, a literatura pode nos auxiliar, afinal são muitos os ditos e ditados lembrados em tempos de crise, como aquele clássico que diz que a “história sempre se repete”.
Mas seguindo adiante podemos começar por um ditado que vem da idade media. Ele mostra claramente que a precaução contra a falta de cultura e do saber nos governantes é tão velha quanto a humanidade: “Rex illiteratus est quase asinus coronatus”.Quase ao pé da letra : “um rei inculto é um asno coroado”.
Francis Bacon, o filósofo fundador da revolução científica, anos mais tarde voltaria ao assunto com sua célebre máxima: “Conhecimento é poder”. Talvez seja esse um dos motivos pelo qual o destino do país está hoje nas mãos dos bacharéis de direito, pois ao saberem dos segredos da república , acabam por amarrar a mão de muitos poderosos. Rezo, no entanto, para que eles ainda lembrem o velho direito romano: “Salus rei publicae suprema lex est”, “a salvação da república é a lei maior.” Basta apenas cumprí-la. Mas voltemos à cultura, um bem lento de se adquirir, como se comprássemos uma casa centímetro por centímetro. Em uma sociedade que consome tão voraz quanto inconscientemente, nem o consolo de um julgamento justo nos aguarda. Lula e Bolsonaro provavelmente não o tenham lido, mas Mijail Iurevitch Lermontov, em “Um herói de Nosso Tempo”, já antecipava: “É possível que amanhã eu morra, e na terra não ficará ninguém que me tenha compreendido por inteiro. Uns me considerarão pior e outros melhor do que eu sou. Alguns dirão que eu era uma boa pessoa; outros que eu era um canalha. Mas as duas opiniões serão igualmente equivocadas”.
O país também ficaria melhor se recusássemos às farsas que se tenta montar, a esquerda e a direita. Eles poderiam começar suas confissões à moda de Ernesto Sábato em seu romance “Abadon, o Exterminador:” “Falemos de tudo um pouco. Quero dizer desses problemáticos deuses, dos evidentes vermes, dos cambiantes rostos dos homens. Não sei lá muito desses curiosos problemas, mas o que sei o sei de verdade, pois são experiências minhas e não histórias lidas em livros... Não esperem outra coisa, não me critiquem assim tão rápido, não sejam perversos, caramba. Nem mesquinhos.”
Descobri que não sou disciplinado por virtude, e sim como reação contra minha negligência; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço passar por prudente quando na verdade sou desconfiado e sempre penso o pior...”
MELHOR SOM
Com tema humanista, Ceat é premiado no Festival de Cinema de Gramado
Curta-metragem produzido por estudantes aborda a solidão e é reconhecido pela qualidade sonora
Ocurta-metragem “Cega pela Ilusão”, produzido por estudantes do Ensino Médio do Ceat Lajeado, foi premiado na categoria “Melhor Som” durante a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil –Educavídeo, realizada no Festival de Cinema de Gramado, nessa quarta-feira (13).
O filme trata do tema da solidão e foi dirigido pelo aluno Thiago Spillmann. De acordo com ele, a ideia surgiu a partir de observações
do cotidiano. “A gente vê isso no dia a dia. Pessoas que parecem felizes, mas, sozinhas, enfrentam dificuldades”, relata.
A personagem principal foi interpretada por Constanza Lisboa, em seu primeiro trabalho com audiovisual. Ela menciona ter sido uma experiência intensa, por ser uma personagem que representa situações reais e próximas a realidade de muitos. “Foi interessante e ao mesmo tempo difícil de interpretar”, comenta.
O curta foi gravado com um celular e um tripé, e a qualidade
sonora e trilha foram os elementos destacados na avaliação da mostra. Entre os critérios de premiação estavam a construção técnica e a ambientação sonora.
A professora orientadora do projeto, Cristiane Schneider, acompanhou todo o processo de produção. “Ainda estou assimilando a conquista. Produzir um conteúdo como este demanda empenho e sensibilidade. Participar do festival proporciona uma compreensão mais ampla sobre os processos de criação e sobre a relevância do trabalho artístico”, afirma.
CRUZADAS
ÁRIES: Espere por ganhos concretos e avanços consistentes hoje. Uma negociação ou conversa estratégica poderá abrir caminhos de crescimento financeiro.
TOURO: Bom momento para agir com atitude e com diplomacia, garantindo que novas escolhas tragam conquistas de longo prazo.
GÊMEOS: Observar será mais produtivo do que falar. No campo pessoal, um gesto de apoio silencioso fortalecerá uma relação importante.
CÂNCER: Encontros e trocas sinceras encurtarão distâncias numa relação especial. Pense no seu futuro e faça escolhas sábias.
LEÃO: Assuma liderança em um projeto importante. Segurança e brilhantismo marcarão sua presença e despertarão confiança em novas relações.
VIRGEM: Aprenda algo novo, explore outras culturas ou planeje viagens. No amor, conversas francas sobre o futuro criarão maior aproximação.
deseja construir. No amor e nas parcerias, conversas profundas aumentarão a confiança mútua.
ESCORPIÃO: Disposição para apoiar e ouvir criará vínculos mais sólidos e beneficiará todos os envolvidos. Sucesso!
SAGITÁRIO: Equilibrar disciplina e leveza hoje garantirá um avanço constante e recompensador em várias áreas da vida. Amplie sua rede!
CAPRICÓRNIO: Conversas íntimas revelarão sentimentos profundos que aumentarão a cumplicidade no amor.
AQUÁRIO: Decisões tomadas agora poderão garantir um ciclo mais estável e positivo no casamento e no trabalho.
PEIXES: Um encontro ou conversa poderá gerar ideias valiosas e também fortalecer vínculos afetivos.
VALE DO TAQUARI
Filme trata do tema da solidão e foi dirigido pelo aluno Thiago Spillmann
DIVULGAÇÃO
Lente Social
Tecnovates instiga inovação na saúde Psicologia do vestir foi tema no Fórum
O Tecnovates apresentou, no último dia 7, o Hub Tecno Saúde e reuniu entusiastas da inovação na área da saúde. O evento trouxe cases inspiradores, com exemplos reais sobre como diferentes ramos já estão revolucionando o setor da saúde. Confira quem passou por lá.
A Associação Comercial e Industrial de Lajeado promoveu mais uma edição do Café do Fórum da Mulher Empresária da Acil nesta terça-feira, 12, com foco no “Impacto visual e emocional do que vestimos”. A convidada da vez foi Patrícia Herrmann, especialista em comunicação e psicologia do vestir. O encontro ocorreu no salão de eventos da Acil e reuniu um grupo seleto de mulheres empresárias que acompanharam atentas à palestra. Nas fotos, alguns registros de quem prestigiou.
Rock e sertanejo embalam Pratas da Casa
O quinto show do projeto Pratas da Casa trouxe os tributos a Gusttavo Lima, com apresentação de Igor Zacaria, na categoria Kids, e Tributo a Pink Floyd, na categoria adulto. As apresentações movimentaram o Auditório do Tecnovates, na Univates, na terça-feira, 12. Veja quem esteve presente.
Lisi Costa Leila Franz
Cileria Hickmann, Marinel Favaretto e Rosane Bergmann
Marli KRemer Scherer e Aline Henz
Ângela Braun, Rafaela Mueller e Gustavo Trapp
Fabíola Colombo, Nicole Henckes e Jheniffer Otilia Costa
Bruna Lewis e Patrícia Herrmann
Daniela Mallmann, Letícia Linke Mattes e Taís Sivinski Sbaraini
Cíntia Steffens Fortes e Diana Steffens Ewald
365 VEZES
365vezesnovaledotaquari@gmail.com
FÁBIO KUHN
Patrocínio
Novidades transformam a gastronomia de Lajeado Música e vinho no Boulevard Encantado
Em maio, três hamburguerias abriram em Lajeado, entre elas, o Ferro e Fogo, com sede também em Bom Retiro do Sul
AMarreta Sal y Brasa foi o último empreendimento gastronômico a abrir em Lajeado na semana passada
cidade mais populosa do Vale também se consolida como polo gastronômico. Praticamente toda semana, uma novidade culinária surge em Lajeado. Notei esse fenômeno em maio, quando três hamburguerias famosas de outros municípios instalaram filiais nas proximidades da Univates e Parque do Imigrante.
De Bom Retiro do Sul, o Ferro & Fogo Hambúrguer Grill abriu na rua Esperanto e tem até almoço ao meio-dia. O queridinho de Muçum, Let’s Bora Burguer, está com um espaço descolado na Avenida Alberto Müller.
E o Brasili Burguer, com sede já popular ao lado da Escadaria de Estrela, assumiu o ponto antes ocupado pelo Red Container, de frente ao prédio 11 da Univates. Nas imediações da universidade, o Ról também abriu a Pizzeria y Bodega com pizzas, chopes e drinks estilizados.
A última inauguração foi do
Marreta Sal y Brasa. O tradicional pub da avenida Acvat, no bairro Americano, agora tem restaurante próximo com pratos sofisticados e atendimento diário – domingos mediante reservas. Muitas novidades ainda estão por vir. A exemplo do novo espaço do Minato Sushi, no Alto do Parque.
Com tantas movimentações, Lajeado se posiciona para consolidar um verdadeiro circuito gastronômico. Uma oportunidade de integrar esses sabores aos charmosos parques públicos da cidade — como o Ney Santos Arruda, o Jardim Botânico e o Professor dos Dick — criando uma experiência completa de lazer, natureza e boa comida para moradores e visitantes.
O Boulevard Encantado realiza a primeira edição do Wine & Music Session no dia 23 de agosto, às 19h. O evento terá tributo a Amy Winehouse, interpretado por Kelly Carvalho e banda.
O palco será o Multiverso Expirience, ambiente imersivo com o conforto do formato à mesa. Para quem quer viver a experiência completa, tem a opção Wine Flow, com degustação à vontade de seis rótulos premiados da renomada Vinícola Lídio Carraro. Os ingressos estão disponíveis no site lumepass.com.br. O 365 vezes no vale tem cupom desconto: o vale10.
O Lucas Baseggio nos apresenta o magnífico pôr do sol no topo do Morro da Carapuça, em Taquari. Mirante de beleza singular que preserva as características naturais.
Use a #365_vezes_no_vale e compartilhe as belezas da região conosco!
21ª EDIÇÃO EXPOCULTURAL
Mostra Guaporé celebra cultura, negócios e retomada do turismo de compras
Programação cultural acontece na praça de alimentação e contará com mais de 10 apresentações musicais
A21ª Mostra Guaporé –Expocultural 2025 e Feira da Agricultura Familiar reabriu seus portões para mais três dias com oportunidades negócios e mais de 150 expositores distribuídos em uma área superior a 8 mil metros quadrados. É no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro que acontece a maior feira de joias folheadas e lingeries do Sul do Brasil. A abertura confirmou os três dias de sucesso no maior evento do turismo de negócios do município. Mais de 15 mil pessoas circularam pela feira. O segundo final de semana promete ser grandioso, especialmente para quem, além de visitar os expositores, fizer uma parada no Espaço Cultural, localizado na praça de alimentação, para aproveitar as atrações musicais.
Assim como nos primeiros três
dias de Mostra Guaporé, quando mais de 10 apresentações musicais e a Missa em Homenagem ao Dia dos Pais encantaram o público, a programação cultural entre os dias 15 e 17 de agosto será eclética. Os presentes vão cantar, dançar e curtir músicas de todos os ritmos, nacionais e internacionais, em uma mistura que agrada e transforma cada visita ao Espaço Cultural em um momento especial.
“Embora a Mostra Guaporé seja reconhecida nacionalmente como um espaço de grandes negócios, também temos um compromisso muito forte com a valorização da nossa cultura. Fazemos questão de abrir espaço para artistas locais e regionais, pois acreditamos
que eles são parte fundamental da identidade e da energia que o público sente ao visitar a feira”, destaca Érika Cabral, secretária da Mostra Guaporé.
“Uma edição extremamente desafiadora diante do cenário econômico, político e ainda carregada dos eventos climáticos de 2023 e 2024. É uma feira carregada de esperança e boas energias. Esta é a edição mais aguardada e será a melhor edição de todas. É a ‘Mostra’ da retomada do turismo de compras, do fortalecimento da economia e, sobretudo, da volta do brilho no olhar das pessoas”, disse o presidente da Associação Guaporé Pró-Eventos, Rodrigo Marin.
GUAPORÉ
Expectativa é repetir o sucesso do primeiro fim de semana
DIVULGAÇÃO
CICLISMO E CONVIVÊNCIA
TOUR 120 CONECTA HISTÓRIAS EM EVENTO DE BEM-ESTAR E COOPERAÇÃO
Evento da Sicredi Integração RS/MG reúne mais de 650 ciclistas e celebra os 120 anos da cooperativa com trajetos para todas as idades, depoimentos inspiradores e clima de integração no Parque dos Dick
Zique Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br
Lajeado vai se transformar em uma grande pista ao ar livre de amizade, superação e bem-estar neste fim de semana. O município recebe a edição inédita do Tour 120, circuito de ciclismo promovido pela Sicredi Integração RS/MG como parte das comemorações pelos 120 anos da cooperativa, que serão celebrados oficialmente em março de 2026. Mais do que uma prova esportiva, o evento promete ser um encontro de famílias e comunidades, com trajetos para todos os perfis de ciclistas e uma programação festiva no Parque Professor Theobaldo Dick. Com mais de 650 inscritos, divididos entre as categorias Pro
(60 km), Sport (40 km), Light (20 km) e Passeio (4,5 km), além dos percursos Kids dentro da pista de corrida, o Tour 120 mostra que pedalar pode ser uma forma de estar junto, cuidar da saúde e celebrar valores como união e cooperação. Os números reforçam a dimensão social do evento: 66% dos participantes são associados à cooperativa, 44% público geral, 61% homens e 39% mulheres. Há ainda uma presença expressiva de equipes de ciclismo, com 200 atletas inscritos em grupos organizados.
“Buscamos promover hábitos mais saudáveis, bem-estar físico e mental das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos nossos associados, amigos e de todos que fazem parte da vida da cooperativa. Além do ciclismo, teremos várias atividades durante todo o dia, em um momento de integração com música, família e comunidade”, destaca o presidente da Sicredi Integração RS/MG, Luiz Mário Berbigier.
Essa proposta de integração se reflete nas histórias de quem vai pedalar. O casal Giancarlo Bervian e Ana Cláudia Bisogno Bervian, que participa da categoria Pro, enxerga o evento como mais um passo em uma jornada que começou em 2020, quando decidiram pedalar juntos para buscar qualidade de vida durante a pandemia. Desde então, a bike se tornou parte da rotina e da vida a dois. “O mais importante é dividir esta experiência com a Cláudia e vários amigos. É um momento de confraternização”, afirma Giancarlo. Eles treinam semanalmente entre 40 km e 60 km, e já enfrentaram percursos de até 100 km juntos. “Nos motivamos um ao outro. Entre tantas atividades que fazemos, esta é
LUIZ MÁRIO
BERBIGIER
PRESIDENTE DA SICREDI
INTEGRAÇÃO RS/MG
BUSCAMOS PROMOVER HÁBITOS MAIS SAUDÁVEIS, BEM-ESTAR FÍSICO E MENTAL DAS PESSOAS, MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA DOS NOSSOS ASSOCIADOS, AMIGOS E DE TODOS QUE FAZEM PARTE DA VIDA DA COOPERATIVA”
uma das que mais nos sentimos bem”, completa.
Outro exemplo de espírito de união vem da família Scherer Jung, que escolheu a categoria Passeio, de 4,5 km, por ser mais acessível para o filho Victor, de 10 anos. Arlete Inês Scherer, Zoca Jungs e o pequeno Victor veem no Tour 120 a chance de realizar algo juntos – com segurança, diversão e memória afetiva. “Sempre gostamos muito de andar de bicicleta, mas o Victor pedala só em parques por questão de segurança. Essa é uma oportunidade de fazer um pedal com o pai e a mãe. Ele ficou super empolgado quando contamos”, conta Arlete.
Para a família, o pedal vai além do esporte. “Pedalar juntos representa conexão, cumplicidade e diversão. Participar de um evento que marca os 120 anos do Sicredi é ainda mais especial, porque somos associados e reconhecemos o quanto a cooperativa valoriza as pessoas e a comunidade”, ressalta
Zoca. O trio revisou as bicicletas com antecedência e vive dias de expectativa leve e feliz. Além dos trajetos principais, o Tour 120 oferece atrações para todos, inclusive quem não vai pedalar: música ao vivo, Espaço Kids, pedalinho aquático, bike de fazer suco, pista de automodelismo movido a pedal, Praça de Alimentação com Food Trucks, tenda de reparos, espaço café e apresentações radicais de BMX. Todas as atividades no Parque são gratuitas e abertas à comunidade. A retirada de kits ocorre mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa Mesa Brasil do Sesc. Há suporte de saúde da Unimed VTRP durante todo o evento.
PROGRAMAÇÃO
PENSADA PARA TODAS AS IDADES
No sábado, das 10h às 17h, ocorre o credenciamento, com
Evento terá largada e chegada no Parque dos Dick. Estrutura está pronta para receber os participantes
bate-papo sobre dicas de ciclismo e largadas das categorias infantis. Os trajetos de 3 a 6 anos e de 7 a 10 anos acontecem na pista do Parque. Haverá sorteio de bicicletas e apresentação do Showtime BMX. No domingo, a largada dos trajetos maiores acontece às 8h, e o Passeio inicia às 11h. À tarde, novas apresentações radicais, premiação das maiores equipes e encerramento com confraternização.
PROGRAMAÇÃO PROGRAMAÇÃO
SÁBADO
10h às 17h – Credenciamento e retirada de kits 13h30min às 14h – Bate papo: Como andar de bike (Espaço Sicredi)
14h às 14h30min – Largada do Trajeto Kids * 3 a 6 anos (2v.800m)
14h30min às 15h – Largada do Trajeto Kids * 7 a 10 anos (3v.1.200m)
15h às 15h15min – Premiação e sorteio de bikes entre os inscritos do Trajeto Kids
15h15min às 15h45min – Abertura Oficial (Espaço Sicredi) 15h45min – Showtime BMX (no campo de futebol)
DOMINGO
6h às 7h30min – Credenciamento e retirada de kits
8h – Largada dos Trajetos 20km, 40km e 60km
11h – Largada Passeio 4,5km
12h30min às 13h30min – Sorteio de bikes e cerimônia de premiação das maiores equipes
13h30min – Encerramento oficial (palco do pórtico) 14h30min – Showtime BMX (no campo de futebol)
DESAFIOS E BELEZA
PELAS RUAS DE LAJEADO
Os ciclistas vão percorrer bairros como Centro, Carneiros, Universitário, São Cristóvão, Florestal, Americano e Hidráulica, passando em frente a agências do Sicredi, incluindo a sede administrativa, na Avenida Piraí. Para Giancarlo, as subidas e o trecho de chão batido em Carneiros serão os pontos mais exigentes da prova Pro. Mesmo assim, ele encara com entusiasmo: “Já pedalamos nesses trechos. Vai exigir, mas é gratificante”.
O espírito do Tour 120 é justamente esse: unir pessoas em
torno de um desafio que é físico, mas também afetivo. É transformar Lajeado em um palco de superações cotidianas, de alegrias simples sobre duas rodas, de lembranças que ficam. Para as famílias, casais, grupos de amigos ou equipes, não importa a distância percorrida, mas sim o caminho compartilhado.
Ao promover esse tipo de evento, o Sicredi reforça não apenas sua presença no desenvolvimento regional, mas também a importância de construir comunidades mais saudáveis e conectadas.
“Queremos reforçar o convite para que associados, amigos e toda a comunidade aproveitem esses dois dias de integração com a família”, reforça Berbigier.
ATRAÇÕES
PARALELAS
- Brigada com Escolinha de trânsito no sábado e no domingo;
- Música ao vivo: sábado das 11h30min às 13h30min e domingo das 11h às 12h30min
- Espaço Kids e Bicicleta dupla (tenda próxima à pista de corrida) no sábado e domingo das 10h às 17h
- Pedalinho aquático no lago no sábado e domingo das 10h às 15h
- Bike de fazer suco (Tenda da Unimed), no sábado das 15h às 18h e domingo das 11h às 14h
- Reparo e vendas (Tenda Ponto da Bike) – sábado das 10h às 17h e domingo das 7h às 12h
- Praça de Alimentação com Food Trucks - sábado e domingo das 10h às 17h
- Café no Espaço Sicredi –sábado das 13h30min às 15h30min e domingo das 7h às 13h
- Bikerama (autorama tocado com pedal no Espaço Sicredi) – sábado das 10h às 17h e domingo das 8h às 17h
- Trancitas – domingo das 8h às 11h
Giancarlo e esposa vão participar do desafio Pro
DIVULGAÇÃO
ZIQUE NEITZKE
ULTIMATO
MANO APOSTA NOS CASCUDOS DIANTE DO GALO
Com o cargo em risco, treinador escolhe uma escalação mais defensiva e experiente
Caetano Pretto caetano@grupoahora.net.br
Respaldado pela direção, Mano Menezes deve dar uma nova cara ao Grêmio e apostar em um time mais cascudo para a sequência de Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Tricolor tem uma difícil missão em Belo Horizonte. Às 16h, enfrenta o Atlético-MG, na Arena MRV, em jogo válido pela abertura do returno. A Rádio A Hora transmite o confronto.
Mano colocou o cargo à disposição após a derrota para o Sport na rodada passada. A direção convenceu o técnico a permanecer. Agora, cada partida pode ser a última do comandante. A semana foi marcada por conversas entre os dirigentes, comissão técnica e jogadores. Uma das resoluções apontadas é a necessidade de um time mais experiente. Atletas jovens estariam sentindo o momento ruim vivido pelo clube. Atletas como Cuéllar, Edenilson e Pavón deve entrar no time titular. Não está descartada também a presença de Kannemann no
Técnico teve conversas com a direção e o elenco e deve apresentar um time mais defensivo diante do Atlético-MG
lugar de Wagner Leonardo. No ataque, Braithwaite está suspenso e dá lugar a Carlos Vinícius, titular pela primeira vez.
O provável time titular tem: Tiago Volpi; Camilo, Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Cuéllar e Edenilson; Pavón, Cristian Olivera e Carlos Vinicius. Com 20 pontos, o Grêmio entra na 20ª rodada ocupando a 15ª colocação, com quatro pontos de vantagem sobre o primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
GAUCHÃO FEMININO
GALO PODE
POUPAR ATLETAS
Na 10ª posição no Brasileiro, com 24 pontos, o Galo vem de empate com o Vasco na rodada anterior do campeonato. O time atuou no meio de semana e venceu o Godoy Cruz pelas oitavas da Sul-Americana. Pela sequência de jogos, o técnico Cuca pode preservar alguns atletas. O provável time titular tem: Éverson; Saravia, Lyanco, Júnior Alonso e Arana; Alan Franco, Gabriel Menino, Igor Gomes e Scarpa; Rony e Hulk.
CLASSIFICAÇÃO
INTER X FLAMENGO
SEGUNDO CAPÍTULO DA TRILOGIA
A segunda parte da trilogia de duelos entre Internacional e Flamengo ocorre neste domingo. Os dois times entram em campo às 18h30min, no Estádio Beira-Rio, em jogo do Campeonato Brasileiro. Roger Machado deve optar por um time reserva visando o confronto da Libertadores. A Rádio A Hora transmite o jogo. Preservados da atividade de sexta-feira, os titulares devem ser resguardados para o jogo da volta das oitavas de final da Libertadores, contra a mesma equipe carioca, quando o Colorado precisa reverter a derrota de 1 a 0 sofrida no Maracanã. Pelos últimos treinos, apenas Rochet deve ter sequência. O restante do time será todo reserva. Destaque para Victor Gabriel que pode atuar na lateral-esquerda. Caso jogue na zaga, o jovem Pablo, da base, é opção. Na frente, Borré e Valencia podem ganhar
FEVAT QUER REAGIR E CONQUISTAR
OS PRIMEIROS PONTOS
Equipe estrelense recebe o Juventude em Linha Lenz, após enfrentar dupla Gre-Nal nas rodadas iniciais
Ezequiel Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br
O Fevat busca iniciar sua recuperação no Campeonato Gaúcho Feminino Sub-15 neste sábado, 16, quando enfrenta o Juventude, de Caxias do Sul. A partida está
marcada para as 15h, no campo da comunidade de Linha Lenz, em Estrela. Após estrear com derrotas para Internacional (6 a 0) e Grêmio (8 a 0), a equipe comandada pelo técnico Jonathan Bomm quer aproveitar o fator local para pontuar pela primeira vez. “Vai ser um jogo parelho. Temos a vantagem de jogar em casa, o que é um mérito positivo. Estamos com boas expectativas. Jogar contra a dupla Gre-Nal foi uma grande experiência, sabemos a força delas, são as melhores
do Brasil. Tudo o que passamos mostrou o que podemos melhorar e crescer nesta primeira fase”, avaliou o treinador.
A rodada ainda terá Flamengo de São Pedro x Grêmio. A classificação do Gauchão Sub-15 tem Internacional e Grêmio na liderança, com 6 pontos cada, enquanto Juventude, Fevat e Flamengo ainda não pontuaram.
tempo de jogo juntos.
O provável time titular tem: Rochet; Benítez, Clayton, Victor Gabriel e Pablo; Richard, Bruno Henrique, Vitinho e Gustavo Prado; Borré e Valencia. Com 24 pontos, o Inter entra na rodada ocupando a 11ª colocação. Se vencer, pode chegar até a nona colocação.
FLAMENGO DEVE TER TIME MISTO
O Flamengo é o líder do Brasileirão, com 40 pontos. Os cariocas também devem jogar com time misto, mas não se descarta a presença de Arrascaeta, suspenso no jogo de ida da Libertadores e que chega descansado. O provável time tem: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Cleiton e Ayrton Lucas; Jorginho, Allan e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro
Roger deve escalar equipe alternativa no jogo do Brasileirão
LUCAS UEBEL/DIVULGAÇÃO
RICARDO DUARTE/DIVULGAÇÃO
Fevat volta a atuar em Estrela no Gauchão Sub-15
FUTEBOL AMADOR
DOMINGO DE ESTREIAS NO VALE DO TAQUARI
Jogos deste domingo são válidos pela primeira rodada das categorias veterano e série B
GAUCHÃO SUB-17
Zique Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br
Após dar o pontapé inicial na Série A, a Aslivata promove neste domingo outras estreias. A Série B e a categoria veterano terão os jogos iniciais.
No veterano, a rodada de abertura terá apenas dois jogos. Em Arroio do Meio, o Sete de Setembro recebe o Flamengo, de Santa Cruz do Sul. O time de Arroio do Meio aposta em jogadores que
LAJEADENSE E PINHEIROS DISPUTAM RODADA DECISIVA
Equipes da região voltam a campo neste sábado e miram vitória para seguir na zona de classificação às quartas
Zique Neitzke
ezequiel@grupoahora.net.br
Faltando três rodadas para o fim da fase classificatória do Gauchão Sub-17 B, Lajeadense e Pinheiros têm compromissos importantes neste sábado. No Grupo B, o Lajeadense recebe o Glória, de Vacaria, na Arena Alviazul, a partir das 15h, podendo consolidar a vice-liderança e se aproximar do líder Americano. A mesma chave ainda terá Ivoti x Brasil de Farrou-
pilha e Nova Prata x Americano.
A classificação do Grupo B tem o Americano isolado com 17 pontos, seguido por Lajeadense (11), Brasil de Farroupilha e Ivoti (10), Nova Prata (8) e Glória (1). No Grupo C, o Pinheiros faz uma longa viagem até Bagé para enfrentar o Guarany no Estádio Estrela D’Alva. A partida é fundamental para manter a equipe ta-
conhecem a competição, caso do atacante Pauletty, bicampeão com São Luiz e Fluminense. Além de atletas que venceram todos os títulos possíveis com os clubes de Arroio do Meio, casos de Móia, Mariano, Daia e Evinho. Já o
quariense na briga pela liderança.
A rodada ainda terá Santa Cruz x Rio Grande e Novo Horizonte x Riograndense.
A classificação do Grupo C é liderada por Pinheiros e Novo Horizonte (15 pontos cada), seguidos por Santa Cruz (10), Guarany (9), Riograndense (7) e Rio Grande (4).
Flamengo manteve a equipe que jogou na temporada passada. Três vezes vice-campeão, a Assespe, de Venâncio Aires, estreia em casa. O time manteve a base do ano passado e se reforçou com o goleiro Dick. O adversário é o Concórdia, de Roca Sales.
SÉRIE B
A rodada inaugural será com jogos em Estrela e Lajeado. Em Estrela, o Delfinense recebe o CMD Muçum. Já em Lajeado um encontro de velhos conhecidos. Guarani e Nova Berlim se enfrentaram várias vezes nas temporadas passadas.
SÉRIE A
O destaque da segunda rodada fica para o duelo de equipes que venceram na estreia. Em Nova Bréscia, no Estádio Belvedere, o Tiradentes recebe o Serrano, de Encantado. O confronto tem transmissão do Grupo A Hora, em live no Youtube do A Hora Esportes, a partir das 14h30min. Já em Forquetinha, o Nacional encara o Boavistense. O mandante venceu o Rudibar fora de casa no domingo passado, enquanto que o clube de Boa Vista do Sul derrotou o tricampeão Brasil.
Por outro lado, a rodada da categoria titular tem duelo de equipes que buscam os primeiros pontos no certame, caso de Juventude x CAN, em Linha Berlim, Westfália.
Lajeadense recebe o Glória, de Vacaria, na Arena Alviazul, a partir das 15h de sábado
FÁBIO MORAES/DIVULGAÇÃO
Atual campeão veterano, São Luiz busca o tricampeonato neste ano. Equipe folga na primeira rodada
Vanice Bublitz era a nova Rainha dos Estudantes
O salão de festas da Acvat (Associação dos Caixeiros Viajantes do Alto Taquari) sediava o baile da escolha da Rainha dos Estudantes de 1975/76 de Lajeado. A promoção era organizada pela União Lajeadense de Estudantes. A banda da noite seria a Caribe Tropical Band.
Disputavam cinco candidatas que receberiam o título que até então estava com Suzana Trentini. Lígia Amaral, Maria Lúcia
por Raica Franz Weiss
Goettems e Nives Bosse eram representantes da Escola Normal Madre Bárbara; Vanice Bublitz era a candidata do Colégio Evangélico Alberto Torres e Ângela Maria Junqueira era representante do Colégio Cenecista João Batista de Mello.
Na época, o início do baile estava marcado para às 23h e o público só chegou depois da meia-noite e seguiu madrugada a dentro. A vencedora da noite
Vanice
filha de Irma e Cid Bublitz. Essa era a quarta vez consecutiva que a candidata do Ceat
Ana Lúcia (e) foi responsável por encaminhar o projeto do livro à LIC
Sincovat lançava livro dos 30 anos de história
O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) reunia autoridades, contabilistas, funcionários e ex-presidentes da entidade para a cerimônia de lançamento do livro “Resgate Histórico: 30 Anos do Sincovat”.
A pesquisa e redação do texto foram do jornalista Deolí Gräff, que se dedicou ao resgate durante
ganhava a competição: Suzana Trentini, Mariângela Conte e Doralisa Bagattini antecederam Vanice.
sete meses.
O projeto foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e lançado pela Editora Univates.
O presidente da entidade, na época, era Glicério Claristo Bergesch. A comemoração dos 30 anos havia sido, de fato, em 4 de maio de 2004 e o livro servia como uma homenagem aos resposáveis pelo crescimento do sindicato.
Jubileu de Formatura na Univates
A universidade organizava a Festa de Jubileu de Formatura das turmas de 1979 e 1980 dos cursos de Letras, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. O reencontro foi realizado no auditório do prédio 7 da Univates e reuniu muitos egressos da faculdade, a maioria acompanhada de familiares. Entre os ex-alunos presentes estavam Sidnei Aragon dos Santos, Raimar Scheurer, e Maria Nicola Martinazzi.
Sábado é
Dia do Filósofo
Dia do Auxiliar de Almoxarifado
Santo do dia: São Roque
Vanice recebia a faixa de Suzana
Domingo é
Dia do Patrimônio Histórico Dia Nacional da Construção Social Dia do Pão de Queijo
Santo do dia 17 São Jacinto
foi
Bublitz,
HENRIQUE PEDERSINI
Jornalista
Prefeitos, marketing e redes sociais
São novos tempos na comunicação de agentes públicos. As reuniões comunitárias, visitas casa por casa (comum nas campanhas eleitorais) foram reforçadas pelas redes sociais. A mais direta é o WhatsApp, porém os políticos têm se aventurado no Instagram, Facebook e até no badalado TikTok. As mídias digitais representam uma ferramenta poderosa, com alcance imensurável, porém com abertura para interações, nem sempre positivas.
Prefeito de Encantado, Jonas Calvi, criou o “Você pergunta e o Jonas responde”. Uma interação
para responder questionamentos da comunidade. De olho em voos mais audaciosos, Mateus Trojan, de Muçum, também está mais presente nas telinhas do celular.
ARTIGO
ROGÉRIO WINK
Empreendedor e comunicador, apresentador do programa “O Meu Negócio”, da Rádio A Hora 102.9
Do limão a limonada
Vivemos tempos em que o cliente não apenas consome, mas também opina, avalia e compartilha suas experiências. As críticas, antes restritas a conversas entre amigos ou aos bastidores das empresas, hoje circulam publicamente e até mesmo nas ferramentas de atendimento disponibilizadas pelas próprias empresas. O desafio para as empresas não é mais “evitar críticas” – isso é impossível. A questão central é: como reagir quando uma crítica é tornada pública? Como usá-la como alavanca de melhoria? Essa é uma questão estratégica. E, quando bem administrada, a crítica pode deixar de ser um incômodo para se tornar uma poderosa fonte de apoio.
Márcio Haas, de Santa Clara do Sul, explora o recurso dos vídeos e fotos com bem mais frequência que seu antecessor. Utilizar destes conteúdos faz parte do atual contexto, é uma linguagem importante para alcançar jovens. Entendo inclusive que é um desafio com este momento polarizado no âmbito político.
Em Lajeado o assunto chegou na câmara e em forma de crítica para a prefeita Gláucia Schumacher. O
Desassorear e nossos secretários
Uma das maiores apostas do estado para mitigar efeitos de uma nova catástrofe climática, envolve dois secretários de estado ligados ao Vale. Nessa sexta-feira,
o governo anunciou a segunda fase do programa “Desassorear RS”. Serão 67 cidades e um investimento de R$ 97 milhões. Até agora, foram mais de dois milhões
motivo é a contratação da agência “Critério” para a gestão de imagem nas mídias. O investimento total do contrato é de R$ 250 mil e causou revolta na oposição, que defende os recursos aplicado em outras frentes e enxergam a manobra como um cuidado pessoal da prefeita.
Investir em comunicação, campanhas em veículos de imprensa e formas de se aproximar de seus respectivos públicos integra as possibilidades dos prefeitos. O cuidado necessário é como se utiliza este universo de possibilidades de forma a evitar um esgotamento da imagem ou vulgarização da figura do gestor perante o público.
Na área de produtos, especialmente na indústria, muitas empresas já compreendem o valor da resposta do consumidor. Reclamações, sugestões de uso prático têm sido incorporadas como insumos valiosos para o aprimoramento técnico. Na indústria automobilística, por exemplo, não é raro encontrar mudanças no design, na segurança e até na dirigibilidade de veículos motivadas por relatos dos usuários pela experiência na direção. Isso mostra que a crítica, quando bem interpretada, gera ganhos reais.
O cliente que critica honestamente, por mais duro que seja, está sinalizando que ainda acredita na marca”
Quando se trata de serviços, o cenário é semelhante, mas delicado. Como o atendimento é feito, na maioria das vezes, por pessoas, qualquer crítica pode soar como um ataque pessoal. Isso gera desconforto e, em muitos casos, negação por parte de quem está envolvido diretamente. É aí que mora um dos maiores desafios das empresas prestadoras de serviço: como criar um ambiente interno que não sofra com as críticas, mas aprenda com elas?
de metros cúbicos de sedimentos retirados dos pequenos rios e arroios, com R$ 305 milhões aplicados.
Durante o evento, houve o anúncio da publicação de uma nova Instrução Normativa Sema/ Fepam , que tem por objeto dispensar, em caráter excepcional e temporário, a necessidade de outorga para intervenções de desassoreamento em corpos hídricos, nos termos e limites ali estabelecidos, com foco na mitigação dos efeitos de inundações e enchentes em municípios afetados. A resolução teve a atuação da secretária Marjorie Kauffmann, também de Lajeado.
O momento mais complexo é quando a reclamação ultrapassa os limites da empresa. Seja uma postagem nas redes sociais, um comentário em sites de busca ou uma nota ruim em uma pesquisa de satisfação, o impacto pode ser significativo. A resposta da empresa precisa ser rápida, empática e focada na solução. Mais do que justificar ou rebater, é importante reconhecer o problema, oferecer alternativas e deixar claro o compromisso com a melhoria. O cliente que critica honestamente, por mais duro que seja, está sinalizando que ainda acredita na marca – ele quer ser ouvido e deseja continuar cliente.
Para que as críticas não gerem prejuízos nas equipes ou desgastes desnecessários à imagem da marca, algumas ações internas podem ser desenvolvidas: método de escuta ativa – críticas não são ataques, são oportunidades de evolução; treinamento das equipes – especialmente no atendimento, é fundamental preparar os profissionais para receber feedbacks com maturidade; análise de padrões – se várias reclamações apontam para o mesmo ponto, é sinal de que há um problema real; plano de ação e melhoria contínua – ; política clara de resposta pública – saber o que dizer, quem responde e em quanto tempo garante segurança e consistência no posicionamento; valorização de quem resolve. Ouvir o cliente, é sinal de inteligência de gestão. E transformar limões em limonadas é, uma estratégia de negócios.
Fim de semana, 16 e 17 agosto 2025
Fechamento da edição: 18h MÍN: 9º | MÁX: 22º O tempo segue firme no Vale, e ao longo do dia, o sol predomina, mas nas primeiras horas do dia há possibilidade de ocorrer bancos de nevoeiro.
Um convite à leitura
Em meio à correria do dia a dia e o excesso de telas, a leitura se reafirma como aliada do desenvolvimento, da saúde mental e da imaginação, seja na infância, ou na vida adulta Páginas 4 e 5
EDITORIAL
É hora de mudar
Vivemos em uma era em que o tempo parece escapar pelos dedos. A cada toque na tela, um novo vídeo, uma nova mensagem, uma nova notícia competem pela nossa atenção. As telas são ferramentas poderosas e muito úteis, mas também podem nos trazer prejuízos, já que consomem horas preciosas do nosso dia, muitas vezes sem que percebamos. Nesse cenário, a leitura surge como um antídoto contra a dispersão.
Na infância, o contato com os livros não é apenas uma atividade escolar ou de lazer. É um investimento no desenvolvimento cognitivo e emocional. A leitura estimula a criatividade, expande o vocabulário, fortalece a memória e ajuda a criança a compreender o mundo e a si mesma.
Estudos mostram que crianças que leem ou ouvem histórias com frequência apresentam melhor desempenho escolar e maior capacidade de concentração. Mais que isso: a leitura compartilhada com pais ou cuidadores cria laços afetivos que nenhuma tecnologia é capaz de substituir.
Na vida adulta, a leitura continua a exercer um papel vital. É um exercício para o cérebro, capaz de retardar o declínio cognitivo, ampliar a empatia e oferecer refúgio contra o estresse diário. Ao folhear um livro, somos obrigados a desacelerar, a mergulhar em narrativas que exigem atenção plena, algo raro em tempos de fragmentação digital. Isso não significa condenar as telas. A tecnologia também pode ser aliada da leitura, facilitando o acesso a livros digitais, audiobooks e bibliotecas virtuais. O problema está no excesso e na passividade. Enquanto a leitura ativa a mente, o consumo contínuo e automático de conteúdos curtos nas redes sociais tende a limitar a reflexão e a concentração.
Boa leitura!
AGENDA
Cultura, esporte e diversão no Vale do Taquari
19ª Feira do Livro de Lajeado
Celebrando os “130 anos do cinema”, com o tema Literatura & Sétima Arte, a 19ª edição da Feira do Livro de Lajeado tem programação até este domingo, 17, na Praça da Matriz. O evento conta debates entre autores e cineastas, oficinas sobre adaptações, contação de histórias, sessões comentadas de curtas regionais e espaço para escritores do Vale do Taquari. O patrono da feira deste ano é o cineasta Carlos Gerbase, e a homenageada, a atriz Gabriela Munhoz.
Inovação e Biotecnologia
Pesquisadores, estudantes e profissionais do setor produtivo se reúnem na Univates para debater tendências e oportunidades na biotecnologia brasileira, durante o IV InovaBiotec – Congresso Nacional de Inovação e Biotecnologia. O evento, de 20 a 22 de agosto, conta com palestras, painéis e trocas de experiências que promovem a inovação científica e a aplicação prática dos conhecimentos.
EXPEDIENTE
Textos: Bibiana Faleiro
Mostra Guaporé
Neste sábado e domingo, 16 e 17, ocorre, no Autódromo Nelson Luiz Barro, em Guaporé, a Mostra Guaporé. O evento recebe mais de 150 expositores de moda, artesanato, agronegócio e gastronomia, junto com música ao vivo apresentando bandas como Hera, Aplle, Suelen Giongo e Red Train. Uma mistura de negócios e cultura para fechar com chave de ouro.
Diagramação: Lautenir Junior
Circuito Ciclístico
Neste fim de semana, 16 e 17, ainda ocorre o Tour 120 –Circuito Ciclístico, no Parque dos Dick, em Lajeado. Com percursos de até 60 km, o evento celebra os 120 anos da Sicredi Integração RS/MG, com esporte e solidariedade. A inscrição é feita mediante doação de 1 kg de alimento ao Mesa Brasil do Sesc.
Gramado Cultural na Univates
O domingo, 17, será animado em Lajeado, com mais uma edição do Gramado Cultural, na Univates. O evento, conta com apresentações artísticas e momentos de convivência acadêmica aberta ao público, numa tarde de cultura e integração da comunidade com a universidade.
Coordenação: Felipe Neitzke
Por que beber água é fundamental para a saúde
A hidratação adequada é essencial para o equilíbrio do organismo e a prevenção de doenças
Aágua é o elemento mais abundante no corpo humano, representando cerca de 60% do peso corporal em adultos. Ela é essencial para diversas funções vitais, desde regular a temperatura até transportar nutrientes e eliminar toxinas. Apesar de sua importância, muitas pessoas ainda não consomem a quantidade adequada diariamente, o que pode comprometer o funcionamento do organismo e a qualidade de vida. A água atua em quase todos os processos do corpo. Ela ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos, regula a temperatura por meio do suor, facilita a digestão, absorção e transporte de nutrientes, lubrifica as articulações e protege órgãos e tecidos. Além disso, a hidratação adequada contribui para a saúde da pele, auxiliando na elasticidade e no aspecto saudável.
Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação geral
para adultos é consumir cerca de 2 a 3 litros de água por dia, variando conforme fatores como idade, sexo, clima e nível de atividade física.
Consequências da desidratação
A desidratação pode ocorrer quando o corpo perde mais líquidos do que ingere. Os sintomas iniciais incluem fadiga, dor de cabeça, tontura, boca seca e diminuição da concentração. Em casos mais graves, pode levar a problemas renais, aumento da frequência cardíaca, e até confusão mental.
Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacam que a desidratação crônica está associada ao risco aumentado de cálculos renais, infecções urinárias e problemas no sistema cardiovascular.
Quantidade ideal
A quantidade ideal de água varia de pessoa para pessoa, mas uma média prática é beber pelo menos oito copos (aproximadamente 2 litros) por dia. Pessoas que praticam atividades físicas
Beber água ajuda a regular a temperatura corporal, manter a pele saudável e o corpo em funcionamento
Quanto de água devemos beber?
Crianças:
1,2 a 1,5 litros por dia
Adolescentes: 1,5 a 2,5 litros por dia
Adultos: 2 a 3 litros por dia Idosos: 1,7 a 2,7 litros por dia
intensas, vivem em climas quentes ou têm condições de saúde específicas podem precisar de mais. Para quem tem dificuldade em beber água, algumas dicas ajudam a aumentar o consumo: carregar uma garrafinha durante o dia, adicionar fatias de frutas para dar sabor, estabelecer horários regulares para beber, e optar por água em temperatura agradável.
DIVULGAÇÃO
Literatura ganha a praça
Evento retorna à Praça da Matriz com 68 lançamentos, encontros com escritores, atrações artísticas e debate sobre o equilíbrio entre livros e telas
Lajeado se transformou no coração da literatura regional desde quartafeira, 13, quando iniciou a 19ª Feira do Livro da cidade. A programação, que ocorre na Praça Marechal Floriano Peixoto, a Praça da Matriz, segue até este domingo, 16, com publicações, arte e debate sobre a importância da leitura e o combate ao uso excessivo das telas.
Promovida pela prefeitura por meio das Secretarias da Cultura e da Educação, em parceria com o Sesc Lajeado, o evento ainda reúne estandes de dez livrarias, lançamentos e bate-papos com autores. Neste ano, a feira traz o tema “A Página é o Primeiro Cenário de uma Grande História”, em homenagem aos 130 anos do cinema, conectando a arte literária à sétima arte. O patrono é o cineasta, escritor e músico Carlos Gerbase, e
a homenageada é a atriz e gestora cultural lajeadense Gabriela Munhoz, ambos com carreiras consolidadas no cenário cultural brasileiro.
Destaques deste ano Segundo o secretário de Cultura, Carlos Reckziegel, dois pontos se destacam em 2025: o retorno do evento à Praça da Matriz e o volume de lançamentos literários.
“Teremos 68 obras lançadas durante a feira, sendo 34 de escritores lajeadenses e 34 de fora. Isso mostra a força da nossa produção literária. Entre eles, três jovens talentos: Mateus Azevedo, 12 anos, de Lajeado; Daniela Moresco, 16, de Anta Gorda; e Camily Moura, 16, de Fazenda Vila Nova”, afirma.
A expectativa, segundo ele, é reunir leitores de todas as idades. “Esperamos que muitas pessoas compareçam. Estudantes, professores, famílias, e que o evento gere impacto positivo no estímulo à leitura e na valorização da cultura no município e na região”, completa.
Quem não lê, tem dificuldades para escrever e pensar. É preciso formar novos leitores desde cedo para que a literatura siga transformando vidas”
Carlos Gerbase, patrono da feira do livro de Lajeado
Livros x telas: a busca pelo equilíbrio
O tema da leitura tradicional frente à crescente presença das telas também é pauta na feira. Para Reckziegel, trata-se de um desafio contemporâneo que exige reflexão.
“A leitura tradicional traz benefícios que muitas vezes as telas não proporcionam, como concentração e imaginação. Por outro lado, as telas oferecem facilidade de acesso, permitem carregar uma biblioteca inteira no celular e trazem recursos interativos. O ideal é saber usar os dois, aproveitando o melhor de cada formato”, pontua.
A produção literária local é vibrante. Ter 34 obras de autores da cidade entre os lançamentos é prova da força cultural de Lajeado”
Carlos Reckziegel, secretário de Cultura de Lajeado
A programação busca justamente promover esse equilíbrio, oferecendo experiências presenciais que valorizam o encontro físico com o livro, mas sem ignorar a influência e as possibilidades do universo digital. Reckziegel destaca que a consolidação da feira se deve ao trabalho conjunto de diferentes setores. “O engajamento das secretarias da Educação e da Cultura, do Sesc Lajeado e de todos os parceiros é fundamental. É uma construção coletiva que garante uma riqueza cultural muito grande para a cidade e para a região”, afirma.
Para a feira, a rua Borges de Medeiros, entre as ruas Bento Gonçalves e Júlio de Castilhos, ficará bloqueada, priorizando a circulação de pedestres e o clima de convivência.
Vida na literatura
Reconhecido por obras no cinema e na literatura, o patrono da feira, Carlos Gerbase, traz à cidade não apenas seu currículo extenso, mas também uma visão crítica sobre a importância da leitura na formação intelectual.
Feira traz o tema “A Página é o Primeiro Cenário de uma Grande História”, em homenagem aos 130 anos do cinema
Natural de Porto Alegre, onde nasceu em 1959, iniciou sua carreira no final dos anos 1970, ainda como estudante de Jornalismo, produzindo filmes em Bitola Super-8. Foi professor na área de audiovisual da PUCRS até 2021, além de possuir doutorado em Comunicação pela mesma instituição e pós-doutorado em Cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Em 1987, foi um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre, onde dirigiu e roteirizou longas, curtas e programas de TV. Leitor precoce, ele recorda que o gosto pelos livros começou cedo, com Monteiro Lobato e histórias em
quadrinhos, evoluindo para contos e romances ainda na adolescência. “O principal benefício que a literatura me trouxe foi a sensação de dizer algo sobre o mundo. E cada retorno de um leitor é um incentivo para continuar escrevendo”, conta. Desde a primeira publicação, aos 20 anos, Gerbase lançou contos, romances, crônicas e obras acadêmicas.
O convite para ser patrono veio por mensagem do Sesc Lajeado. “Aceitei na hora. É a primeira vez que recebo esse tipo de homenagem na área da Literatura. Sei que minha escolha se deu mais pelos meus filmes do que por meus livros, mas, para mim, é tudo ficção”, afirma.
Ler para pensar
Gerbase avalia o cenário atual, no qual o excesso de tempo diante de telas e a falta
de contato com textos mais densos afetam a capacidade de raciocínio e análise. “Quem não lê, tem dificuldades para escrever e pensar. No submundo das redes sociais, estamos formando uma geração de analfabetos cognitivos, que não sabem mais distinguir ficção e realidade. E são facilmente manipulados por quem sabe.”
A afirmação vai de encontro com estudos na área. Segundo a 6ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (Instituto Pró-Livro, 2023), o número de brasileiros que se declaram leitores caiu de 56% em 2015 para 52% em 2023. Entre jovens de 14 a 17 anos, a queda foi ainda mais acentuada, revelando desafios no estímulo à leitura
em um contexto dominado por celulares e redes sociais.
Para reverter esse quadro, Gerbase defende o incentivo desde cedo. “É preciso abrir caminho para novos leitores desde os primeiros anos na escola. Começar com obras mais fáceis, para depois chegar ao que realmente importa. Não importa se no papel ou no leitor eletrônico, o que importa é o que está escrito.”
Arte e cultura
Já a atriz Gabriela Munhoz, homenageada da feira, é lajeadense e também atua como gestora cultural e escritora. Há mais de 20 anos está inserida nas áreas de arte, cultura, curadoria e gestão de projetos. Graduada em Artes Dramáticas pela Universidade do Rio de Janeiro
e pós-graduada em Filosofia pela PUCRS, possui uma sólida carreira tanto na esfera pública quanto privada. Desde 2023, é diretora artística da Fundação Theatro São Pedro, onde também coordena a curadoria do Multipalco Eva Sopher, um dos maiores complexos culturais da América Latina, inaugurado recentemente em Porto Alegre. Como atriz, participou das séries da Netflix “Boate Kiss” (2022) e “Senna” (2024), além do espetáculo “Idade é um Sentimento” (2024), com texto de Haley McGee e direção de Camila Bauer. Já se apresentou nos principais festivais do Rio Grande do Sul, como Palco Giratório Sesc, Em Cena e Porto Verão, além de turnês pelo Sesc/RS, Itaú Cultural (SP) e CCBB (RJ).
Mais atrações
– Lançamento de livros: Espaço dos Escritores – CMPC/ Setorial de Literatura
– Projeto Troca-Troca de Livros: Biblioteca Univates
– Exposição “Do Papel para as Telas” na Biblioteca Pública
(quarta, quinta e sexta-feira das 8h às 18h, sábado das 9h às 18h e domingo das 13h às 18h)
– Exposição “Retratos da História de Lajeado” no Museu
Histórico (Casa de Cultura)
– Comercialização de livros: Livrarias na Praça
Horários de funcionamento das livrarias
Sábado: 9h às 19h
Domingo: 9h às 18h
Livrarias presentes
– Amo Livro Livraria
– BL Livros
– Cometa Livraria
– Kadernus
– Livraria Santa Rita
– Nômades Bookseller
– Ponto e Vírgula Livraria
– RL Comércio de Livros
– Vitrola Livraria
– Wessel Papelaria
ENTREVISTA
PRISCILLA HASSTENTEUFEL - Educadora Parental | Advogada nas áreas da Criança e do Adolescente e Famílias
“O primeiro passo prático é o exemplo dos pais”
Como você percebe a interação das pessoas hoje com as telas e os livros?
A interação com as telas é caracterizada pela imediaticidade e pelo consumo rápido de informação. As pessoas podem deslizar, pular de um conteúdo para outro, e a atenção, com isso, vai se tornando mais fragmentada. O uso recreativo de telas, especialmente, pode entregar uma enxurrada de estímulos prazerosos e de gratificação instantânea. Já os livros nos convidam a um ato de entrega: a leitura linear. Eles exigem uma imersão mais profunda e um ritmo mais lento, promovendo a concentração e a capacidade de seguir um raciocínio longo. É verdade que essa leitura pode ser mais difícil e exigir mais esforço no início, especialmente para quem está acostumado à velocidade das telas. A leitura profunda exige dedicação e esforço do leitor, já que a recompensa desse processo muitas vezes só é alcançada após percorrer várias páginas.
Quais os prejuízos das telas no desenvolvimento das crianças?
É natural nos perguntarmos quais são os impactos reais das telas, especialmente quando vemos uma troca tão drástica: a “infância baseada em brincadeiras” dando lugar à “infância baseada em telefones”. As consequências disso são alarmantes, como apontam Becky Kennedy e Jonathan Haidt, com uma crise de saúde mental em ascensão, marcada por ansiedade, depressão e falta de conexão real. Essa troca
não é sem prejuízos. Uma delas é a fragmentação da atenção e o risco de não se desenvolver a leitura profunda. A neurocientista
Maryanne Wolf alerta que se a criança lê apenas nesses dispositivos, o circuito de leitura do cérebro, responsável por uma compreensão sofisticada, pode não se formar plenamente. As competências essenciais, como linguagem e gestão emocional, precisam ser construídas nessa fase, ou se tornam muito mais custosas de adquirir depois. A falta de experiências ricas com a linguagem na primeira infância pode se manifestar em problemas emocionais, comportamentais e até antissociais. Tudo isso nos leva a um dilema que muitos pais enfrentam: sobrecarregados e com medo de que seus filhos fiquem isolados, hesitam em restringir o uso dos telefones.
Qual a importância da leitura e como incentivar isso hoje em dia?
A leitura é um pilar fundamental porque ela tem o poder de moldar o cérebro durante sua fase mais maleável. Segundo a analogia de Michel Desmurget, o cérebro da criança é como uma “massa de modelar” que endurece com o tempo, e o que não é construído na infância, como a linguagem e a gestão emocional, se torna um desafio muito maior na vida adulta. Para incentivar a leitura hoje, é preciso agir com propósito e consciência. A cultura das telas promove a “impaciência com o tédio”, o que exige um esforço intencional para desenvolver a “paciência cognitiva” necessária para a leitura profunda.
Ouvir para crescer saudável
Testes precoces e atenção a sinais sutis podem evitar atrasos no desenvolvimento da fala, da aprendizagem e da socialização
Detectar alterações na audição logo nos primeiros meses de vida é decisivo para garantir o desenvolvimento da criança. O diagnóstico precoce reduz o tempo sem estímulo sonoro, preserva a formação das conexões cerebrais e favorece a aquisição da linguagem. Especialistas alertam que a triagem ao nascer é fundamental, mas a vigilância deve continuar ao longo da infância.
Segundo o médico otorrinolaringologista Eduardo de Andrade Atkinson, o primeiro passo é o teste da orelhinha, obrigatório por lei e indicado para todos os recémnascidos, preferencialmente no primeiro mês de vida. “O teste é uma triagem de alta sensibilidade, feita para identificar o maior número possível de casos. Por isso, pode apresentar falsos positivos”, explica o especialista. Quando o resultado é alterado, o exame deve ser repetido em até 15 dias. Persistindo a alteração, a criança é encaminhada ao otorrinolaringologista para avaliação mais detalhada.
Ouvir bem é fundamental não apenas para falar corretamente, mas para todo o desenvolvimento cognitivo da criança”
Em casos específicos, como bebês prematuros, com baixo peso, que permaneceram em UTI por mais de cinco dias, foram expostos a antibióticos potentes, sofreram anóxia ou apresentam malformações craniofaciais, exames mais completos, como o BERA (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico), podem ser solicitados. Esse exame mede a resposta elétrica do sistema auditivo e ajuda a identificar o local e o grau da perda auditiva.
Segundo Atkinson, a avaliação auditiva, no entanto, não deve se restringir ao
Eduardo de Andrade Atkinson otorrinolaringologista
Quanto mais cedo o cérebro for estimulado, melhores serão os resultados na linguagem e no aprendizado”
período neonatal. “Há doenças que se manifestam mais tarde na infância, e problemas de audição podem estar por trás de atrasos na fala, dificuldades escolares ou alterações de comportamento”, alerta. Ele lembra que, além da testagem ao nascer, é importante fazer novas avaliações antes da alfabetização e sempre que houver suspeita de alteração.
“Quanto mais cedo o cérebro for estimulado, melhores serão os resultados na linguagem e no aprendizado. A audição é parte essencial do desenvolvimento global da criança.”
Thayse Fallavena fonoaudióloga
ENVATO
Kiara Radaelli, pós-graduada em Materno-infantil, Nutrição nos Ciclos da Vida e em Saúde Pública-Sanitarista
A base da saúde do bebê começa no prato da mãe
Agestação é um momento de transformação física, emocional e bioquímica para a mulher. E é também o período mais crítico do ponto de vista nutricional para o desenvolvimento pleno do bebê.
Cada vitamina, mineral e composto bioativo ingerido pela gestante pode influenciar a formação de órgãos, sistemas e a expressão gênica do feto, com efeitos que se estendem por toda a vida. A nutricionista Kiara Radaelli explica a importância da nutrição nesse processo.
Segundo a profissional, abordagem da nutrição funcional é centrada na individualidade bioquímica da gestante, considerando aspectos como histórico familiar, exposições ambientais, estado inflamatório e microbioma intestinal.
“Nessa fase, nutrir é mais
do que evitar deficiências, é criar um ambiente interno favorável para a formação de uma vida”, ressalta.
Ela reforça que uma alimentação equilibrada é fundamental e o aporte de vitaminas como a B9 (folato), B12, D, colina, ômega-3 e minerais como ferro, zinco, magnésio e iodo estão entre os principais nutrientes com papel crítico na formação do tubo neural, no desenvolvimento cognitivo, na prevenção de transtornos metabólicos e na regulação epigenética.
Sem contar as demais que impactam na prevenção de alergias no bebê, prevenção da pré-eclâmpsia da mamãe, entre outras situações que podemos cuidar com as suplementações.
Dentro na nutrição funcional, ainda há a saúde intestinal da mãe que influencia diretamente o microbioma do bebê, afetando a imunidade,
Mingau de aveia com chia, figo e castanhado-pará
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de aveia em flocos finos
- 1 colher de sopa de sementes de chia
- 200 ml de leite vegetal enriquecido (amêndoa ou coco)
- 1 figo seco picado (pode substituir por damasco)
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 castanha-do-Pará picada 1 colher de chá de mel (opcional)
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o leite vegetal com a aveia, a chia e o figo. Cozinhe por 5 a 7 minutos em fogo baixo, mexendo sempre. Desligue o fogo, adicione a canela e a castanha. Adoce com mel se desejar. Sirva morno.
Benefícios: rico em fibras, ômega-3 vegetal, magnésio, selênio, antioxidantes e fitonutrientes. Auxilia no trânsito intestinal, saciedade, formação neurológica e suporte imune da mãe e do bebê.
metabolismo e propensão a doenças crônicas no futuro. Por isso, o consumo de fibras, alimentos fermentados naturais e suporte probiótico pode ser um diferencial.
Geovana Amanda Müller
Arquiteta e urbanista formada pela Univates em 2024/B
Orientador: Augusto Alves
Pensar a cidade para todas as idades é um desafio cada vez mais urgente. Com o envelhecimento da população brasileira, cresce também a necessidade de criar espaços que proporcionem bem-
estar, socialização e cuidados específicos para a terceira idade. Foi com este olhar que a arquiteta e urbanista Geovana Amanda Müller, formada pela Univates, desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pelo professor Augusto Alves. O projeto idealiza a requalificação do antigo Hospital Teutônia Norte, atualmente desativado e em processo de leilão, para transformá-lo em um lar de idosos com centro de convivência, assistência em saúde e moradia.
A proposta, intitulada Lar Teutônia Norte, preserva não apenas a estrutura arquitetônica do prédio histórico, inaugurado em 1936, mas também resgata a memória afetiva que o local carrega para muitos
Projeto transforma antigo hospital em lar de idosos
moradores da cidade.
“Boa parte da população idosa de Teutônia nasceu ou viveu momentos importantes de suas vidas nesse hospital. A ideia era devolver vida a esse espaço e, ao mesmo tempo, atender a uma demanda crescente por cuidados e socialização de idosos, que muitas vezes vivem isolados ou sem a estrutura necessária”, explica Geovana.
Estrutura para o bem-estar
O projeto foi pensado para oferecer um ambiente acolhedor, funcional e acessível, dividido em seis setores que atendem às necessidades específicas dos idosos. Entre eles, setor administrativo, de infraestrutura, de convivência
e atividades diurnas, setor de saúde, sala de pilates e enfermaria, setor de moradia, e de atividades externas, com horta, jardinagem, mini pista de caminhada e áreas verdes. A ideia central do projeto é proporcionar não apenas moradia, mas um ambiente de socialização e qualidade de vida, com atividades que estimulem o corpo e a mente, respeitando a individualidade
e a história de cada morador. Além da proposta funcional, o trabalho de Geovana valoriza o aspecto estético e simbólico da edificação. A fachada preservaria elementos originais do antigo hospital, com esquadrias metálicas de acabamento fosco, brises deslizantes amadeirados, pergolado com cobertura translúcida e pintura em tons neutros.