A Hora – 13/08/25

Page 1


EMPREGO E RENDA

Agência estima 400 vagas em Lajeado

Setores criaram mais de 1,6 mil postos de trabalho no 1º semestre

Muitas oportunidades e alta empregabilidade contrastam com as dificuldades das empresas em contratar. Conforme a agência FGTAS/Sine, há em média 350 a 400 postos de trabalho em aberto. Por semana, são encaminha-

dos cerca de 50 trabalhadores, mas o número de pedidos de seguro desemprego seguem a mesma tendência. Setores públicos e privados organizam feiras de empregos para aproximar candidatos dos postos de trabalho. PÁGINA | 3

OPINIÃO | RODRIGO MARTINI

Cada vez mais indispensável

Empresários da região passam a usar com frequência o Aeródromo Regional.

OPINIÃO | VINI BILHAR

Metanox em alta na Setcergs

Empresa estrelense ganha destaque como marca mais lembrada em no segmento.

O livro como eixo do conhecimento e da cultura

Acelebração da 19ª Feira do Livro de Lajeado reúne a comunidade em torno da literatura, da cultura e do conhecimento. Atua como um lembrete da importância de valorizar a leitura em diversas formas. Em um mundo dominado pela velocidade da informação digital, a essência permanece como um eixo para a cognição, criatividade e pensamento. Nesta edição, o evento celebra o encontro do cinema com a literatura e demonstra a capacidade do impresso ser um ponto de partida para outras formas de arte e expressão.

A feira é mais do que um local de vendas, mas um espaço de vivência cultural, onde o contato com autores, debates e outras manifestações artísticas estimulam o imaginário e a construção de uma sociedade mais crítica, humana e desenvolvida”

A feira é mais do que um local de vendas, mas um espaço de vivência cultural, onde o contato com autores, debates e outras manifestações artísticas estimulam o imaginário e a construção de uma sociedade mais crítica, humana e desenvolvida.

Como grupo de comunicação, o A Hora tem como missão ser um promotor da leitura e da informação de qualidade. Ao cobrir e participar da Feira do Livro, reforça o compromisso com a cultura e com a formação de cidadãos mais conscientes e engajados. A leitura de livros e jornais, ao permitir um contato mais profundo com o conhecimento, é um pilar para um futuro onde a informação de qualidade e o pensamento crítico sejam valorizados.

“Adell é parte de mim. Representa minha força, arte, dor e minha cura”

Aos 30 anos, Del Menegildo, natural de Muçum, vive uma fase importante da sua vida. Adell Fame, dragqueen criada por ele, representará Lajeado no Miss Diversidade RS 2025, marcado para setembro, em Cruz Alta. Após perder tudo na enchente, o artista recomeçou do zero. Além de drag, atua como cabeleireiro emLajeado—profissãocom aqualseguetransformando vidas, inclusive a própria

Maira Schneider mairaschneider@grupoahora.net.br

Como nasceu a personagem Adell Fame?

Adell Fame nasceu de um momento em que eu precisava me reconstruir. Ela surgiu como uma forma de expressar tudo o que eu sentia e não conseguia colocar em palavras. Mais do que uma personagem, Adell é parte de mim — representa minha força, minha arte, minha dor e minha cura. Ela é minha parte feminina que mostra a força feminina no mundo.

Quais desafios você enfrentou para construir sua carreira como drag queen ?

Como a mudança para Lajeado influenciou sua vida pessoal e profissional?

Lajeado representou um novo começo. Depois de perder tudo na enchente, eu precisei reconstruir não apenas minha carreira, mas também minha autoestima. Hoje, atuo como cabeleireiro e artista drag na cidade. Aos poucos, fui encontrando meu espaço e sendo reconhecido, e isso me emociona profundamente. Viver daquilo que amo, com dignidade e orgulho, é uma vitória imensa.

Como foi ser uma das primeiras embaixadoras da Parada Livre de Lajeado e qual o impacto na sua trajetória?

muitas vezes o preconceito é velado — ou até explícito —, o drag surge como um farol de coragem. Mostramos que é possível ser quem se é, com orgulho, beleza e resistência. Drag é mais do que performance: é uma linguagem que cura, confronta e liberta.

O que significa representar Lajeado no Miss Diversidade RS 2025?

É uma honra imensurável. Representar Lajeado é representar também minha história de recomeço, superação e esperança. Carrego comigo a memória de Muçum, a dor da perda e a força de quem escolheu continuar. Estar no Miss Diversidade é afirmar que a arte e a autenticidade têm poder. Eu quero levar a arte drag e a diversidade que aqui existe, e mostrar também que somos muitas e que a arte e resistência em Lajeado tem força.

Contatos eletrônicos: Av. Benjamin Constant, 1034, Centro, Lajeado/RS grupoahora.net.br / CEP 95900-104

assinaturas@grupoahora.net.br comercial@grupoahora.net.br faturamento@grupoahora.net.br financeiro@grupoahora.net.br centraldejornalismo@grupoahora.net.br atendimento@grupoahora.net.br Editor-chefe da Central de Jornalismo: Felipe

à Fundado em 1º de julho de 2002 Vale do Taquari - Lajeado - RS Diretor Executivo: Adair Weiss

A arte drag ainda enfrenta muitos preconceitos, especialmente no interior. No Vale do Taquari, encontrei muitas barreiras: Poucos espaços para demonstrar a arte drag, olhares de julgamento pela falta de conhecimento da arte, além disso, minha história pessoal se entrelaça com uma tragédia — perdi tudo na enchente em Muçum. Recomeçar foi doloroso, mas me deu uma nova força. Hoje, além de drag, sou cabeleireiro em Lajeado, e é com essa arte que sigo transformando vidas — inclusive a minha.

Ser embaixadora junto de Loh, que é minha dupla de arte e amiga, na Parada Livre de Lajeado foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Ver nossa comunidade ocupando espaços de forma tão corajosa e visível me fez entender a importância de ser presença, voz e acolhimento. Aquele momento me deu mais certeza de que minha trajetória é sobre abrir caminhos — não só pra mim, mas pra quem vem depois.

Qual é o papel da arte drag na transformação social e cultural, especialmente em cidades menores?

A arte drag tem o poder de provocar, educar e transformar. Em cidades menores, onde

Como está sendo a preparação para o concurso? O que o público pode esperar da sua apresentação?

Estou me dedicando com muito amor, sensibilidade e responsabilidade. Cada detalhe da minha apresentação está sendo pensado para transmitir uma mensagem de superação e orgulho. O público pode esperar verdade, emoção e entrega. Não estou apenas competindo — estou contando uma história que representa muitas outras. Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão Zero Hora Gráfica

ABRE ASPAS
Filiado
Neitzke
ACERVO PESSOAL

EMPREGO E RENDA

Lajeado gera empregos, mas tem vagas em aberto

Com mais de 1,6 mil postos criados no semestre, a alta empregabilidade contrasta com a dificuldade das empresas em preencher postos de trabalho

Filipe Faleiro filipe@grupoahora.net.br

LAJEADO

Aescassez de mão de obra em Lajeado se agrava, apesar do bom desempenho na geração de empregos. A agência FGTAS/ Sine da cidade estima entre 350 a 400 vagas em aberto por semana, em um cenário em que a empregabilidade formal segue em alta. Essa contradição mobiliza setores públicos e privados a organizarem feiras de emprego para mitigar o problema.

Em pesquisa sobre ambiente de trabalho, feita pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), oito em cada dez empresas alegam dificuldades na hora de contratar. Com isso, setores públicos buscam auxiliar os setores produtivos.

“Teremos de ampliar as ações para atrair pessoas de outras regiões e também de imigrantes”, destaca o coordenador da agência, Everaldo Delazeri. Neste sentido, a FGTAS/Sine de Lajeado se articula com outras entidades e com o poder público para criar um feirão de empregos. A data está prevista para a primeira quinzena de outubro.

De acordo com Delazeri, essa escassez de mão de obra é generalizada. “No passado, tínhamos regiões com baixa empregabilidade, como no Sul do Estado e mesmo na área Central. Então, o Vale atraia muito deste público. Agora, até mesmo nestas localidades há falta de pessoas.”

Delazeri reconhece que o medo das enchentes e o alto custo da moradia pesam, mas, na avaliação dele, esses são fatores secundários. “Agora, como há mais oferta de trabalho, os trabalhadores optam por ficar mais perto das cidades onde têm raízes. Muitos relatam medo da inundação e preço do aluguel, mas a necessidade do trabalho transpõe essas questões.

Busca de imigrantes

A agência aposta em uma iniciativa para atrair trabalhadores de outros países. Em parceria com a Associação dos Imigrantes do Vale do Taquari e a administração de Lajeado, a agência organiza um encontro entre empresas com vagas abertas e trabalhadores do exterior. “Nosso intuito é aproximar empresas com histórico de contratação dessa mão de obra e facilitar a formalização”, destaca Delazeri.

Admissões

Desligamentos

Serviços

Saldo: 693 vagas

Admissões: 4.569

Demissões: 3.876

Outra frente de atuação é a orientação profissional para jovens do Ensino Médio. “Temos um programa para apresentar possibilidades de cursos profissionalizantes para que os jovens possam adquirir experiência e já se inserir no mercado de trabalho.”

Pedidos de seguro

A média mensal de vagas em aberto na agência de Lajeado varia entre 350 a 400 postos. A maioria em indústrias, como frigoríficos e produção de sapatos. “Não conseguimos baixar esse patamar. Organizamos entrevistas de emprego, nas segundasfeiras, e conseguimos encaminhar alguns. Mas, sempre fica no mesmo número devido às saídas.”

De acordo com Everaldo Delazeri, a agência encaminha até 50 pessoas para vagas de emprego por semana. “Temos em média 35 a 50 pedidos de seguro desemprego. No fim das contas, sempre empatamos.”

Setor de serviços lidera o saldo de empregos em Lajeado no primeiro semestre do ano. Foram 693 postos criados

Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a junho, Lajeado mantém um cenário de expansão na empregabilidade.

Saldo positivo

13.496

12.170

Indústria

Saldo: 259 vagas

Admissões: 4.423

Demissões: 4.164

Comércio

Saldo: 190 vagas

Admissões: 3.486

Demissões: 3.296

1.326

vagas abertas no emprego formal.

Construção

Saldo: 178 vagas

Admissões: 961

Demissões: 783

Agropecuária

Saldo: 6 vagas

Admissões: 57

Demissões: 51

Dois dias em três horas

Reconhecido empresário e líder regional, Diego Tomasi é mais um dos tantos que já utilizam com interessante frequência o Aeródromo Regional de Estrela. Ontem, por exemplo, ele decolou por volta das 8h rumo ao estado vizinho, Santa Catarina. Por lá, teve agendas em Criciúma e finalizou a viagem em Porto Belo.

“Realizei em três horas o que demoraria dois dias por meio das estradas”, resume. A empresa dele, a Tomasi Logística, possui unidades e clientes Brasil afora e, também, no Mercosul. Por óbvio, o espaço aéreo se tornou cada vez mais indispensável para ele se manter próximo às equipes e

clientes, garantindo assim o crescimento da empresa, a geração de renda e novos empregos, e, por consequência, o incremento na economia local por meio do dinheiro que circula e dos impostos que são cobrados.

O mesmo exemplo vale para dezenas de outros empresários e empresas, e serve de argumento para a atração de novos empreendedores e investidores ao Vale do Taquari. Por tudo isso, os gestores, as entidades e a população em geral precisam se debruçar com muito mais afinco neste assunto. Nosso aeródromo está muito aquém de outras estruturas. E o Vale já têm razões e projetos para mudar essa realidade!

Memoriais às enchentes

Logo após a enchente de 2020, que já nos apresentava números e alcance pra lá de preocupantes, o governo de Lajeado ensaiou a construção de um “memorial” no Parque dos Dick. Um instrumento lúdico e pedagógico para que jamais esqueçamos as dimensões das enchentes em solo lajeadense, como tantos outros existentes mundo afora. Pois bem. À época, a ideia de instalar postes com as dimensões das principais enchentes foi mal compreendida por uma boa parcela da população. E criticada por quem sequer se deu o trabalho de tentar compreender o impor-

tante propósito. Mas a ideia permanece em pé. Assim como a não menos interessante proposta da Lyall Construtora, que recuperou a história estrutura da ponte de ferro – destruída pela enchente de maio e até então abandonada no Rio Forqueta – e vai reinstalá-la no bairro São Cristóvão, sobre o icônico Arroio do Engenho, com informações sobre a destruição e, também, a reconstrução da cidade.

rodrigomartini@grupoahora.net.br

O agro (também) apoia ponte entre Estrela e Cruzeiro do Sul

Na edição de ontem, escrevi sobre o manifesto em favor ao projeto da nova ponte sobre o Rio Taquari entre Estrela e Cruzeiro do Sul. E citei as entidades signatárias: Amvat, Amat, Avat, Codevat, Amturvales, CIC/VT, Acil, Cacis Estrela, Acc, Federasul, Farsul, Fecomércio e Fiergs. Entretanto, os atentos leitores – que possuem total legitimidade para me corrigir e me cornetear – alertaram sobre a ausência da Regional Sindical do Vale do Taquari, que representa os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR), a Fetag e a Contag na região. Feito o registro e vida que segue!

Vice-governador retorna ao Vale

Gabriel Souza (MDB) projeta uma nova visita ao Vale do Taquari na próxima terça-feira, 17. Inicialmente, a agenda prevê encontros em Arroio do Meio e Imigrante, e um jantar em Teutônia. E como o governo estadual tende a finalizar nos próximos dias o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) para uma nova ponte sobre o Rio Taquari, há quem aguarde algum anúncio oficial por parte do vicegovernador do RS já neste dia 19 de agosto. Aguardemos!

TIRO

- Um recado a alguns gestores municipais: observem suas equipes internas com mais rigor. Há queixas de contribuintes que teriam sido multados/autuados após críticas às respectivas gestões nas redes sociais. Hoje é um alerta. Mas se a “coincidência” dos fatos persistir, o caldo pode engrossar.

- Em homenagem aos 150 anos da imigração italiana, a próxima sessão plenária da câmara de Estrela ocorre nas dependências da Società Italiana Fiori del Piani, localizada na Estrada Leopoldo Armindo Horn, na Linha Santa Rita.

- A Antt protelou o aumento das tarifas de pedágio na Freeway (BR290) e também na BR-386. O reajuste estava previsto para agosto.

- Sobre os últimos acontecimentos no plenário do Congresso Nacional, só uma análise jornalística. Quando políticos da Esquerda ocuparam a Mesa Diretora e travaram a pauta, os principais veículos de comunicação trataram o caso como uma “ocupação”, um “protesto”. Desta vez, quando políticos da Direita ocuparam a Mesa Diretora e travaram a pauta, o termo único é “motim”.

- Em tempo, sou contra esse tipo de “protesto”, “ocupação” ou “motim”. Doa a quem doer, é um péssimo exemplo ao país e ao mundo.

Lixo nas ruas, lixo

na prefeitura

Viralizou nas redes sociais, especialmente a partir da publicação do vereador Ederson Spohr (MDB) no Instagram, o vídeo de um contribuinte de Lajeado levando diversos sacos de lixo até a entrada principal da Prefeitura Municipal. Ele reclamava da demora no recolhimento em frente à residência. Uma queixa justa, é bem verdade, afinal o serviço está muito distante da normalidade e os impostos foram cobrados. É nojento conviver com lixo em frente à residência e a indignação permeia diversos bairros. Distantes ou não da área central. No entanto, a forma dele protestar pareceu

exagerada para muitos e o governo municipal inclusive buscou imagens do cidadão. Fato é que o atual governo precisa resolver um problema que poderia muito bem ter sido evitado em um passado recente. E, antes tarde do que mais tarde, tem agido para tal. O primeiro passo foi a conclusão de do estudo sobre o sistema. O segundo foi levar o processo de antemão ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para evitar questionamentos. O terceiro será o edital de licitação em agosto/ setembro. E o último passo é assinar um novo contrato, dando fim ao famigerado “contrato emergencial”.

“Fogo no parquinho”

Vereador em exercício, Felipe Diehl (PL) colocou fogo nas relações internas da câmara de Estrela após insinuar, nas redes sociais, que algum vereador teria utilizado o microfone sob efeito de álcool ou “outras substâncias inspiradoras”. A postagem ocorreu um dia após a sessão plenária desta semana. Ele não citou nomes, reforço, e não deixou claro se tal situação teria ocorrido no plenário estrelense. Mas para o bom entendedor basta uma meia mensagem…

Feira do Livro abre programação hoje

Atividades iniciam nesta manhã e seguem até domingo. Grupo A Hora fará programação ao vivo direto da Praça da Matriz durante os cinco dias do evento. Para as crianças, o destaque será o estande da Nara, a capivara leitora

LAJEADO

Com programação intensa e gratuita na Praça da Matriz, a 19ª Feira do Livro reúne teatro, música, debates, lançamentos, gastronomia e ações escolares. O evento, de 13 a 17 de agosto, celebra o encontro do cinema com a literatura em homenagem aos 130 anos da sétima arte.

O patrono é o cineasta gaúcho Carlos Gerbase e a atriz homenageada é Gabriela Munhoz. O evento é uma promoção do Sesc Lajeado e da administração municipal.

“Queremos mostrar que os livros são muito mais do que objetos de leitura. Ao abrir um

livro, não apenas lemos: viajamos, entramos em cena, nos tornamos parte da história”,salienta a coordenadora do Sesc, Betina Durayski.

Abertura

Hoje, a feira abre às 9h com cerimônia oficial. Às 10h, o palco principal recebe o espetáculo As fantásticas aventuras do menino que lia livros. Às 14h, Gerbase fala ao público, oportunidade para conhecer o fundador da Casa de Cinema de Porto Alegre. Ao longo dos dias, a programação inclui sessões de cinema, intervenções musicais, clubes de leitura, palestras e oficinas de escrita. No sábado, está previsto o primeiro encontro de cosplay da região, que promete

Queremos mostrar que os livros são muito mais do que objetos de leitura. Ao abrir um livro, não apenas lemos: viajamos, entramos em cena, nos tornamos parte da história”

movimentar a cidade. Dez editoras trazem lançamentos literários e grandes títulos mundiais. Escolas, escritores e artistas farão da praça o ponto de encontro cultural da região. O palco principal ficará

Jornalismo ao vivo

Hoje – 8h: Frente e Verso; 10h: O Vale em Pauta; 15h: Conexão Regional Amanhã – 10h: O Vale em Pauta; 13h30: Programa Educame; 15h: Conexão Regional

Sexta-Feira – 8h: Frente e Verso; 10h: O Vale em Pauta; 15h: Live “Leitura e o Vale do Taquari: como a região vem se desenvolvendo”, com Maira Schneider e Karine Pinheiro

Sábado – 8h: Negócios em Pauta; 10h: Saúde em Dia

Domingo – 10h às 14h: Fogo de Chão

Espaço Leia

Hoje, 14h – Hora do Conto, com Bruna Mendel e ilustrações com Gilberto Soares Amanhã, 10h – Peça teatral do Programa Leia

Sexta-Feira, 13h30 – Encontro com jovens do Interact

Sábado, 14h – Peça teatral do Programa Educame e Distribuição de material

em frente à Casa de Cultura, centralizando apresentações teatrais e musicais.

Confira a programação do Programação

Com quase duas décadas de história, a feira já impactou 350 mil pessoas e vendeu mais de 250 mil livros. Entre os patronos de edições anteriores estão nomes como Duca Leindecker e Fabrício Carpinejar, reforçando a relevância cultural do evento ao longo dos anos.

Presença do A Hora

A Central de Jornalismo do A Hora está mobilizada para participar da do evento. Além dos apresentadores dos programas Frente e Verso, O Vale em Pauta, Conexão Regional, Negócios em Pauta e Fogo de Chão, a equipe do Programa Leia estará presente com o estande temático “A Grande Viagem da Imaginação”, que traz a mascote Nara, a capivara leitora.

Durante os cinco dias, serão feitas entradas ao vivo, reportagens e cobertura exclusiva.

A programação inclui ações dos programas Educame e Leia, com apresentações teatrais no palco principal. A ideia é integrar a mascote Nara à rotina da feira, reforçando o objetivo do grupo de estimular a formação de novos leitores e valorizar o papel do jornal na promoção da leitura.

Para as crianças, o destaque será o Espaço Leia, com

9h – Cerimônia de abertura 10h – Espetáculo As fantásticas aventuras do menino que lia livros 10h – Encontro com a escritora Nikelen Witter 14h – Espetáculo As fantásticas aventuras do menino que lia livros 14h – Encontro com o patrono Carlos Gerbase 14h – Sessão de cinema Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo e hora do conto 14h30 – Roda de conversa sobre o livro O legado das águas: memória e reflexão 15h30 – Contação de história Cabruxa, a bruxa inventada, com Luciane Abreu 15h30 – Encontro com a escritora Nikelen Witter 15h30 – Intervenção cultural com Vivandeiros da Alegria 17h30 – Show musical com Ana Ballardin 18h30 – Cine-Sesc – Curtametragem Sobre o direito à cidade 19h – Bate-papo sobre cinema e literatura com Carlos Gerbase e Gabriela Munhoz

atividades lúdicas disponíveis durante o evento. Mesas com canetinhas e desenhos para colorir estarão à disposição. Também estão previstas hora do conto, momentos de ilustração, peças teatrais e bate-papo com jovens do Interact.

Andreia Rabaiolli andreia@grupoahora.net.br
BETINA DURAYSKI COORDENADORA DO SESC
ANDRÉIA RABAIOLLI

EMARANHADO DE FIOS

Mutirão reduz excesso de cabos em postes no São Cristóvão

Provedoras e município de Lajeado definem cronograma de trabalho para retirar cabos de internet desligados

LAJEADO

Risco de curto-circuito, acidentes de trânsito e poluição visual. O aumento da demanda por instalações de fibra óptica junto com o uso fora das conformidades faz com que os postes da cidade se tornem um emaranhado de fios.

Assunto recorrente e de difícil solução, admite a diretora da Brasrede e vice-presidente da Associação dos Provedores de Internet do Sul (InternetSul), Raquel Schwambach.

“Precisamos manter um trabalho de limpeza que seja contínuo e também que as empresas adotem dentro das equipes para retirar os cabos sem uso.”

Nesta semana, o trabalho das operadoras foi direcionado às ruas 11 de Junho, Coelho Neto e Fábio Brito de Azambuja, no bairro São Cristóvão, em Lajeado. Os motivos para o excesso de fios, diz Raquel, está ligado a uma série de fatores, desde a suspensão de assinaturas, troca de postes e instalações fora das regras. “Para uma empresa usar o poste, precisa alugar. Tem que ter um projeto e autorização da concessionária de energia. Agora, o que buscamos é nos aproximar das provedoras e criar um canal para melhorarmos o serviço”, destaca a vice-presidente da InternetSul.

De acordo com Raquel, Lajeado tem mais de 30 empresas que fornecem internet. A solução, na visão dela, é a união. “A gente tem que unir e retirar o que não está em uso”, diz.

Para além de Lajeado, a

Objetivos principais

Ordenar e fiscalizar o uso dos postes.

Reduzir riscos urbanos e poluição visual.

Estimular a inclusão digital com acesso justo à infraestrutura.

Estabelecer regras claras para cobrança de aluguel dos postes.

Criar uma entidade independente para gerir e fiscalizar o compartilhamento.

Limpeza e manutenção: Não há obrigação legal para que as prefeituras façam a limpeza dos postes.

InternetSul desenvolve o programa Poste Limpo. Na região, há iniciativas para melhorar a estética e a segurança dos postes em Teutônia, Estrela, Encantado, Arroio do Meio e outras cidades.

ELISETE MAYER SECRETÁRIA DE SERVIÇO URBANOS

Iniciamos esse trabalho em maio, com um levantamento de pontos críticos e em contato com as provedoras e concessionárias de energia.”

Plano de ação

Ainda que a organização e limpeza dos postes não seja uma obrigação legal dos governos municipais, a administração de Lajeado se prontificou em liderar o movimento, organizando as empresas e delimitando áreas específicas para mutirões.

RAQUEL SCHWAMBACH VICE-PRESIDENTE DA INTERNETSUL

Precisamos manter um trabalho de limpeza que seja contínuo e também que as empresas adotem dentro das equipes para retirar os cabos sem uso.”

A secretária de Serviços Urbanos, Elisete Mayer, conta que o projeto começou em maio. “Iniciamos esse trabalho em maio, com um levantamento de pontos críticos e em contato com as provedoras e concessionárias de energia”, conta.

Conforme a secretária, foi elaborado um cronograma para

O que diz a lei:

O uso de postes por empresas de telecomunicações é regido pela Resolução Conjunta nº 4/2014 da Anatel e Aneel.

Os postes são propriedade das distribuidoras de energia elétrica, que podem alugálos para terceiros mediante contrato e projeto técnico aprovado.

A responsabilidade pela organização e segurança dos cabos é compartilhada entre a distribuidora e as empresas que ocupam os postes.

Política Nacional de Compartilhamento de Postes (Poste Legal) Instituída pela Portaria Interministerial nº 10.563/2023, publicada em setembro de 2023.

intervenções semanais, com um ou dois dias de limpeza dos postes. O plano é que a ação seja contínua, com a criação de um canal de diálogo com as provedoras e a conscientização de que a retirada dos cabos em desuso deve ser uma cultura das próprias empresas.

Desde 2016 o Ministério Público de Lajeado acompanha o assunto. Naquele ano, foi aberto um inquérito civil para ouvir empresas prestadoras de serviço de telecomunicações. Foram pelo menos 13 organizações consultadas.

Na época, o procedimento surgiu devido a reclamações da comunidade devido às constantes oscilações de energia e das conexões de internet. Pela resolução conjunta das agências nacionais de Energia Elétrica (Aneel) e de Telefonia (Anatel), as concessionárias são responsáveis pelos postes e podem alugar para terceirizadas o espaço.

Filipe Faleiro filipe@grupoahora.net.br
FILIPE FALEIRO

vinibilhar@grupoahora.net.br

ENTREVISTA

“Estamos sempre em busca de novas tecnologias, que aliadas à exploração de novos mercados, são fatores cruciais para manter a prosperidade da empresa”

A Metanox foi eleita a marca preferida na categoria “Fabricante de Implementos Rodoviários” no Prêmio Preferência do Transporte e Logística do RS 2025. A empresa com sede em Estrela, é especialista em equipamentos para transportadores rodoviários líquidos. A premiação, promovida pelo SETCERGS, ocorreu dia 5 de agosto, em Porto Alegre. Sobre a importância do reconhecimento, conversamos com os sócios da empresa.

O que a premiação reflete nos negócios da Metanox?

Ismael Müller - É um sinal de que o nosso esforço e investimento na qualidade e inovação fazem a diferença. Fazer um implemento que atenda à necessidade diária do transportador, de forma personalizada, nos torna eficazes e consequentemente lembrados pelos nossos clientes. Fica o agradecimento à toda equipe Metanox e também aos clientes.

Quais são as projeções do mercado para o segundo semestre? Joel Luis Fritzen - De acordo

com os dados divulgados pela Anfir (Associação Nacional das Empresas Fabricantes de Implementos Rodoviários), o primeiro semestre de 2025 teve uma queda de 32,6% na quantidade de emplacamentos de implementos em relação ao segundo semestre de 2024. No cenário econômico e político atual é difícil fazer previsões ou projeções, porém a expectativa é de que esse quadro atinja a Metanox de uma forma menos expressiva, com uma queda de no máximo 10% no número total de emplacamentos do ano de 2025.

Grupo Diersmann lança ação itinerante de saúde e bem-estar

O Grupo Diersmann hoje o “Momento Diers mann”, série de ações voltadas à saúde e ao bem -estar da comunidade. A iniciativa contará com a participação de parceiros da área da saúde, como profissionais de enfermagem e óticas, oferecendo serviços como testes de visão, medição de glicose e orientações sobre saúde mental.

A proposta também divulga os planos multibe nefícios da empresa, que dão acesso a uma rede de mais de 1,2 mil parceiros com valores diferen ciados. O projeto será itinerante, passando por municípios do Vale do Taquari e do Vale do Rio Pardo, em eventos e locais públicos.

A estreia será em Santa Cruz do Sul. Outras edi ções estão marcadas para 16 de agosto, na Feira do Produtor em Estrela; 20 de agosto, em frente à unidade de Venâncio Aires; e 5 de setembro, na unidade de Encantado.

Indicadores

Dólar: R$ 5,385 (-1,06%)

Ibovespa: 137.913,69 (+1,69%)

INCC- M: 7,43% (Julho)

IPCA - ACUMULADO: 5,23% (12 meses)

IPCA - JULHO: 0,26%

Para hoje

Vendas do varejo (anual) : Prévia 2,4%

Vendas do varejo (mensal) : Prévia 0,70%

Tomasi Logística amplia operação com novo centro no RS

A Tomasi Logística avança em seu plano de expansão com a construção de um centro de distribuição em Fazenda Vilanova. Com 40 mil metros quadrados, a estrutura será dedicada à estocagem de alimentos e reforça a presença da empresa no segmento. A iniciativa marca o ano em que a companhia, fundada há 35 anos, também

renova a frota com 68 caminhões novos.

No mesmo período, a meta é alcançar 100 franquias ativas em diferentes regiões do País. A escolha por Fazenda Vilanova leva em conta a localização estratégica e a proximidade com rodovias que facilitam a distribuição para diversos mercados.

Tenda de apoio na UPA de Lajeado registra 46 atendimentos em dois dias

Iniciativa promove agilidade no atendimento de casos menos urgentes, desafogando a Unidade de Pronto Atendimento

LAJEADO

Em menos de 48 horas de funcionamento, a tenda montada junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado já contabilizou 46 atendimentos. A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Lajeado, o Sistema Fiergs e o Governo do Estado, e tem como objetivo qualificar o fluxo de atendimento, acelerando o atendimento para pacientes com casos classificados como menos urgentes.

A tenda é destinada exclusivamente a pacientes classificados na triagem como “não urgente” (cor azul), que apresentam uma única queixa clínica e não possuem alterações nos sinais vitais. Esses pacientes, que antes esperavam por um atendimento mais prolongado dentro da UPA, passam agora por uma avaliação médica mais rápida.

A equipe fixa conta com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Para garantir a segurança e a eficácia do serviço, não são atendidas crianças menores

Foram estabelecidos esses critérios para garantir maior agilidade no atendimento daqueles que precisam de um serviço mais rápido. A triagem é realizada na UPA, e os pacientes que se enquadram nos critérios são encaminhados para a tenda.”

Nova associação de moradores do Centro busca parcerias

Entidade foi oficializada em assembleia na segunda-feira, tendo Euclides Rodrigues como presidente

LAJEADO

de 12 anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes ou pacientes com múltiplas queixas clínicas. Segundo a secretária de Saúde, Giovanna Athayde, “foram estabelecidos esses critérios para garantir maior agilidade no atendimento daqueles que precisam de um serviço mais rápido. A triagem é realizada na UPA, e os pacientes que se enquadram nos critérios são encaminhados para a tenda.”

São atendidos na tenda:

– Pacientes classificados como Não Urgente (cor azul)

– Que apresentem apenas uma queixa clínica

– Sem alterações nos sinais vitais.

Não são atendidos na tenda:

– Idosos (60 anos ou mais)

– Crianças (menores de 12 anos)

– Gestantes

– Pacientes com múltiplas queixas clínicas.

Ampliar atendimento

Essa estrutura integra um conjunto de 28 unidades semelhantes instaladas em municípios do Rio Grande do Sul, viabilizadas por convênio entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS). O objetivo é apoiar os municípios na qualificação do atendimento em saúde, especialmente onde a demanda em unidades de emergência é alta. Os profissionais da tenda em Lajeado são contratados pelo Sistema Fiergs e oferecem atendimento básico de qualidade, incluindo aferição de sinais vitais, orientações gerais e avaliação médica. A iniciativa contribui para desafogar o fluxo da UPA, proporcionando atendimento mais ágil e eficiente para a população.

Moradores do Bairro Centro fundaram, nessa segunda-feira, 11, a nova Associação de Moradores. O objetivo é discutir e encaminhar ações voltadas à área central de Lajeado, que concentra o metro quadrado mais valorizado da cidade. A assembleia, ocorrida no auditório da Casa de Cultura, elegeu a chapa única, presidida por Euclides Rodrigues. Segundo Rodrigues, a proposta da nova entidade é de fortalecer a representatividade da comunidade e atrair empresas e entidades localizadas no bairro para o quadro de sócios. “Nós faremos um planejamento estratégico para estudar e viabilizar as demandas que queremos focar para os próximos dois anos”.

A ideia, conforme Rodrigues, é estruturar um projeto de revitalização para que o Centro não fique marcado como um bairro atingido por enchentes. Desde a cheia de maio, empresas e moradores buscaram outras regiões da cidade ou até mesmo municípios vizinhos para retomarem suas atividades.

Diretoria

Presidente: Euclides Rodrigues

Vice-presidente: Marcelo Ferronatto

2ª secretária: Maria Otília Muller Klein

Tesoureiro: Dagoberto Colombo

2ª tesoureira: Odete Nonnemacher

Nós faremos um planejamento estratégico para estudar e viabilizar as demandas que queremos focar para os próximos dois anos"

Ampla oferta

Criado em 1985, o bairro Centro é o mais antigo de Lajeado. É reconhecido pela ampla oferta de comércio, serviços e opções de lazer, além de ser um dos endereços mais procurados para aquisição de imóveis, principalmente pela localização estratégica.

O estatuto da entidade está em elaboração com apoio da Coordenadoria de Relações Institucionais da administração de Lajeado, liderada pelo jornalista e ex-vereador Deolí Gräff. O Centro já contou com uma associação ativa, cuja última eleição ocorreu em 2012, para o mandato 2013/2014, com Vergílio Goerck como presidente e Flávio Dresch como vice.

Conselho Fiscal: Marledi Bulle, Daniel Lanius e Maurel Lenz (titulares); Lenita Miglioranza, Marlene Lenhardt, Maria Inês Steves (suplentes)

Andreia Rabaiolli andreia@grupoahora.net.br
Grupo se reuniu na Casa de Cultura para iniciar atividades da entidade
ANDREIA RABAIOLLI
Maira Schneider mairaschneider@grupoahora.net.br
GIOVANNA ATHAYDE SECRETÁRIA DE SAÚDE
Atendimento é voltado para pacientes classificados na triagem como “não urgente”
MAIRA SCHNEIDER

COMÉRCIO EXTERIOR

Estratégia sem EUA leva Dália a estimar crescimento nas vendas

Empresa aposta no mercado filipino para manter crescimento

Paulo Cardoso centraldejornalismo@grupoahora.net.br

ENCANTADO

Reconhecida como uma das principais produtoras de frango e suíno do RS, a Dália Alimentos não será diretamente impactada com a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Conforme o presidente administrativo da companhia, Gilberto Piccinini, o principal parceiro comercial da empresa são as Filipinas.

“A proteína que os Estados Unidos compram do Brasil são cortes especiais de bovinos, o que não está em nosso portfólio”, explica. A maior preocupação, segundo ele, é com a duração dessa medida, que, se prolongada, pode reduzir a exportação de carne vermelha e gerar maior oferta interna, derrubando o preço do frango e do suíno no Brasil. Piccinini também aponta que um cenário como esse pode aumentar o índice de desemprego e provocar retração econômica. Apesar das tensões comerciais, a Dália projeta resultados positivos até o segundo semestre

O segundo maior produto do Estado vem perdendo força, como se fosse algo ruim e sem retorno. Eu produzo leite e sei que, se bem conduzida e com produtividade, a atividade é regular e rentável”

de 2026. O otimismo se deve à exportação aquecida para o segundo maior consumidor de carne suína do mundo e que oferece os melhores preços, as Filipinas. As negociações com o país asiático, segundo Piccinini, começaram durante a enchente de maio de 2024. “Apesar da catástrofe e de suas consequências, conseguimos expandir para o mercado internacional”, destacou.

Atividade láctea

Piccinini também manifestou preocupação com o momento que

o setor lácteo enfrenta no estado, marcado por um achatamento dos preços no mercado interno e por um aumento de 4% na oferta de leite no país. Ele destaca que o cenário favorece produtores de grande escala, enquanto pequenos e médios enfrentam dificuldades crescentes para se manter na atividade.

Durante audiência com o vice-governador Gabriel Souza e com o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, o presidente afirmou que pretende retomar um projeto já apresentado pela pasta para incentivar a cadeia leiteira em nível estadual. “O segundo maior produto do Estado vem perdendo força, como se fosse algo ruim e sem retorno. Eu produzo leite e sei que, se bem conduzida e com produtividade, a atividade é regular e rentável”, afirmou. Piccinini defende que o programa inclua estímulos à produção, com foco no incremento da matéria-prima e no fortalecimento da assistência técnica. Ele observa que a suinocultura já trabalha com pacotes de estímulo, enquanto na produção leiteira toda a gestão recai sobre o produtor, o que exige incentivos permanentes para qualificação e tomada de decisões. O presidente também criticou a concorrência desleal provocada pela entrada de leite de outros estados com incentivos fiscais.

Otimismo se deve à exportação aquecida para o segundo maior consumidor de carne suína, as Filipinas
DIVULGAÇÃO
GILBERTO

Fontes de energia (?): a eólica

Pratas da Casa celebra sertanejo e rock no Auditório do Tecnovates

Apresentações de Igor Zacaria e da banda The Wall animou a noite de ontem, com repertório que uniu dois estilos marcantes da música brasileira e internacional

VALE DO TAQUARI

Oquinto show do projeto Pratas da Casa trouxe os tributos a Gusttavo Lima, com apresentação de Igor Zacaria, na categoria Kids, e Tributo a Pink Floyd, na categoria adulto. As apresentações ocorreram no Auditório do Tecnovates, na Univates, com o objetivo de valorizar os artistas regionais. O show gratuito foi aberto à comunidade e teve transmissão ao vivo pelo Youtube do Pratas da Casa. Nesta edição, o concurso tem dez bandas ou artistas que disputam a categoria adulto e oito na categoria kids. Além de concorrerem às premiações, os participantes ainda recebem uma ajuda de custo no valor de R$ 300 para a banda ou artista adulto, e no valor de R$ 200 para as crianças. O projeto do Grupo A Hora

segue até dezembro, quando ocorrerá a última apresentação. Na ocasião, serão definidos os vencedores, que serão avaliados pela performance de palco, interpretação e cenário de palco.

Pelo rock

Formada em março de 2004, a banda The Wall é dedicada a interpretar Pink Floyd, ícone do rock clássico conhecido por apresentações elaboradas e harmoniosas. O repertório revive músicas que marcaram gerações e seguem presentes na memória de fãs em todo o mundo.

Categoria Kids

Do gaúcho ao sertanejo, do Pop a música católica, Igor Zacaria se destaca pelo repertório variado e eclético. O jovem iniciou sua trajetória na música em meio a pandemia, quando buscou aperfeiçoar sua dicção e comunicação. Com

apenas 7 anos iniciou as aulas de violão, o que o instigou a buscar também o canto.

Hoje, o pequeno tem como maior inspiração seus pais, que o incentivam desde cedo e com isso aplica seu desejo de cantar e tocar no seu dia a dia.

Quem faz acontecer

O Pratas da Casa tem patrocínio de Airton Corretor de Seguros, Carlota Beauty, GL Ar-condicionado automotivo, Comef, Loja Polo, Instituto Mix de Profissões, Sorrifácil, CFC Victória e Lajeaço. Além disso, conta com o Apoio de Tigrão Áudio, NaBaia Studio, Escola de Música Josélia Jantsch Ferla, Alfa – Estúdio de Conteúdo e Estratégia, Tecnovates e Tecnosom, e Apoio Cultural de Impressione, Arruda Advogados, Laboratório Lajeado, Chiquinho, Tutti’s Pizza, Impressione, Espaço Floresta, Padaria Suíça e Luísa Huber Fotografia.

CRUZADAS

embriagada

Operação que permite receber quantia sem ser correntista (?) Derek, atriz Pecado, em inglês

Membros do gavião Tem fé

ÁRIES: Você também vai atrair novos contatos e encantar seu crush. Só lembre de evitar conflitos amorosos no início da tarde.

TOURO: Prepare-se para um dia de altos e baixos! Apesar de possíveis oscilações de humor, sua intuição está em alta, beneficiando as decisões.

GÊMEOS: Dia animado para perseguir seus sonhos e liderar projetos com a ajuda de aliados significativos.

CÂNCER: Ouse no trabalho e alcance o progresso. Seu carisma vai brilhar, atraindo atenção em possíveis flertes ou rendendo ótimos momentos.

LEÃO: Momento de prosperidade na carreira, descobertas de novos talentos e promessas positivas para o coração.

VIRGEM: Dia de energias positivas e ambição em alta! Vá atrás de seus interesses, as estrelas prometem recompensas ao seu esforço.

profissional ou amoroso!

ESCORPIÃO: Com energia e determinação no ápice, grandes conquistas no trabalho são previstas. Cuidado com estresse pós-almoço.

SAGITÁRIO: Um período de sorte e conquistas em todas as áreas da vida se aproxima, graças à Lua. Seu talento será aplaudido.

CAPRICÓRNIO: Hoje é dia de focar em finanças e família, planos sólidos para o futuro são incentivados.

AQUÁRIO: Hoje a Lua potencializa sua criatividade e comunicação. Aproveite para colocar suas ideias em prática e criar projetos lucrativos!

PEIXES: Sua garra empreendedora está em alta, aproveite para buscar seus interesses materiais.

FOTOS: LUÍSA HUBER

CENTAUROS GARANTE VAGA NA FINAL DA TAÇA BRONZE DO GAUCHÃO

Equipe de Estrela vence o Planalto por 49 a 5 e aguarda adversário que sairá da semifinal entre Serra Rugby e Antiqua

OCentauros Rugby confirmou presença em mais uma decisão da Taça Bronze do Gauchão. Atuando no gramado em frente ao Parque Princesa do Vale, a equipe estrelense venceu o Planalto por expressivos 49 a 5, assegurando a vaga na grande final.

O presidente e jogador do time, Alexsandro Barbosa, o “Bada-

lado”, destaca que o próximo passo é aguardar a definição do adversário. “Está marcado para o dia 4 de outubro a outra semifinal entre Serra Rugby e Antiqua, e estamos aguardando o resultado para definir a disputa”, explicou. Para ele, o resultado é fruto da persistência e da dedicação do grupo. “O sentimento é de trabalho bem-feito até aqui. Não começamos a temporada como esperávamos, mas seguimos trabalhando e chegamos em mais uma final. A meta é sempre estar entre os melhores”, afirmou.

Equipe estrelense assegura presença na decisão

NO MARACANÃ

DECISÃO COMEÇA NO RIO DE JANEIRO

Internacional encara o poderoso Flamengo no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores

Caetano Pretto caetano@grupoahora.net.br

OInternacional encara o desafio mais difícil do ano. Pelas oitavas de final da Copa Libertadores, tem pela frente o poderoso Flamengo. O jogo de ida ocorre na noite de hoje, no palco mais famoso do país, o Estádio Maracanã, às 21h30min. A Rádio A Hora transmite o confronto.

Líder do grupo na primeira fase, o Internacional correu risco de não classificação mas venceu o último jogo e avançou em primeiro. Dá para dizer que teve azar no sorteio, pois, entre todas as possibilidades, teve pela frente o melhor time entre os que avançaram em segundo lugar. Equipe mais rica do país e favorito a todas competições que atua, o Flamengo ainda investiu pesado na pausa da Copa do Mundo de Clubes e chega forte às oitavas de final. Muito criticado após a eliminação para o Fluminense na Copa

do Brasil, o Inter deu um alento ao torcedor na rodada passada do Campeonato Brasileiro. A vitória sobre o Bragantino fora de casa e, em especial, a atuação de Ricardo Mathias, fazem o torcedor ter um pouco mais de esperança.

A escalação que atuou em Bragança Paulista deve ser quase repetida no Rio de Janeiro. Dos 11 atletas que iniciaram o jogo, apenas Alan Benítez e Clayton Sampaio saem do time. Os titulares incontestáveis, Aguirre e Vitão, voltam.

O Inter que vai ao Maracanã tentar volta vivo para decidir no Beira-Rio tem: Rochet; Aguirre, Vitão, Juninho e Bernabei; Thiago Maia, Alan Rodriguez e Alan Patrick; Bruno Tabata, Wesley e Ricardo Mathias.

O PODEROSO FLAMENGO

Enquanto disputava a Copa do Mundo de Clubes, o Flamengo

AGENDA

OITAVAS DE FINAL

Hoje

19h – Cerro Porteño x Estudiantes

21h30min – Flamengo x Internacional

Amanhã

19h – Botafogo x LDU

21h30min – Libertad x River Plate

21h30min – Universitário x Palmeiras

ampliava sua força e reformulava a equipe. O Rubro-Negro gastou quase 300 milhões de reais e tem a janela mais agressiva de sua história. Chegaram atletas de alto nível como Jorginho, Saúl, Emerson Royal, Samuel Lino e Carrascal, quase todos de grandes centros da Europa.

Para este jogo, o técnico Filipe Luís não poderá contar com o meia Arrascaeta, que cumpre suspensão. O provável time titular tem: Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Jorginho e De la Cruz; Plata, Luiz Araújo e Pedro.

Internacional treinou ontem pela manhã no CT Parque Gigante e viajou na tarde para o Rio de Janeiro
RICARDO DUARTE/DIVULGAÇÃO

Univates formava 1º turma de Direito

As aulas da graduação da primeira turma de Direito do então Centro Universitário Univates iniciaram em agosto de 1999. Nos cinco anos de graduação, as aulas aconteceram nos turnos da manhã ou da noite.

Ao todo, 38 bacharéis colavam grau no Ginásio do Clube Esportivo Sete de Setembro há 20 anos. A coordenadora do curso, na época,

era Beatriz Chemin.

No dia da formatura, os oradores foram Fábio Jaeger e Martin Augustin, a juramentista foi Daniela Vivian. Como paraninfo foi escolhida a professora Bianca Bertani, as professoras homenageadas foram Jane Gombar e Márcia Bruxel. A funcionária homenageada foi Andréia Marckmann.

Enquanto isso…

Jovens pediam liberação da camisinha ao papa – Durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontecia em Colônia, na Alemanha, jovens católicos de todo o mundo se reuniam

Os formandos

• Adelina Giongo

• Adriano Scaravonatti

• Alencar Alves

• Ana Luiza Sindelar

• Andréia Marckmann

• Ângela Jacobs

• Aurelio Gomes

• Carine Capitani

• Carlise Rosenbach

• Cleunice Dalmolin

• Cristiane Jung

• Daiana Brandt

• Daniel Brunetto

• Daniela Paludo

• Daniela Vivian

• Dauri Soares

• Edison Pimentel

• Elton Jaeger

• Fábio Jaeger

para a solicitação. O grupo se encontraria com o papa Bento XVI no evento e pediria a aprovação do pontífice para o uso de camisinha para evitar a disseminação do vírus HIV, causador

Hoje é

- Dia do Canhoto

• Francine Spohr

• Gilberto Horn

• Gisela Bayer

• João Vier

• Juares Giovanaz

• Leila Hammes

• Lilia Fensterseifer

• Marcos Heberle

• Martin Augustin

• Noeli Remonti

• Patrícia Bertani

• Roque Diedrich

• Rosângela Orlandini

• Rudi Schneider

• Therezinha Chiesa

• Vera Ely

• Vivien Wagner

• Vlademir de Carvalho

• Yasmine Bangemann

da Aids. O Vaticano não aprova o uso ainda hoje, mas, em 2010, Bento XVI declarou em entrevista que a camisinha seria aceitável no casamento para prevenir a Aids.

- Dia do Economista

- Dia do Médico Psiquiatra

Estado garantia Cr$ 4,1 mi aos professores Lajeado

O secretário estadual de Educação e Cultura, Airton Santos Vargas, vinha ao Vale do Taquari para assinar os novos aditivos na área. Ele foi recebido no trevo de Estrela por professores e autoridades educacionais, que seguiram para a vistoria das instalações da 3ª Delegacia de Educacional (hoje 3ª CRE), que ficava em Estrela.

O momento serviu para dialogar

Santo do dia: São Ponciano e Santo Hipólito

com os professores e também com os prefeitos. Foi definido na época que seriam destinados Cr$ 4.137.690,00 para o pagamento do quadro de professores dos municípios.

Após os acordos, o secretário Vargas participou da cerimônia de formatura do Centro Educacional Estrela da Manhã e depois seguiu para um jantar feito em sua homenagem pela 3ª CRE.

O encontro reunia integrantes da 3ª Companhia da Brigada Militar de Lajeado e seus familiares em uma confraternização mensal. O chamado Clube do Chá de Lajeado tinha sido fundado por Ana Odete Martins, esposa do Capitão João Martins, comandante da corporação. O encontro acontecia nos salões da antiga Acvat.

HENRIQUE PEDERSINI

Jornalista

Sobre vender o Vale aos turistas

Um cenário é o turismo no Vale do Taquari antes das enchentes, o momento atual é outro a partir do processo de recuperação. A retomada começa pela infraestrutura, mas depende da estratégia e neste aspecto a intervenção é urgente. Recebemos visitantes de todo o estado. O Cristo Protetor é o atrativo principal, mas outros locais despertam interesse como feiras, gastronomia e propriedades rurais.

O momento agora é de profissionalização. Essa missão é da Associação de Municípios Turísticos do Vale (Amturvales) e o projeto está definido: a entidade prepara um amplo levantamento em que estarão mapeados os estabelecimentos, roteiros, endereços, valores e cada ponto turístico de pequeno, médio e grande porte, consolidados e em execução.

O estudo ocorreu há alguns anos, porém precisa ser atualizado com os novos empreendimentos e um processo multiplataforma, onde os turistas terão a possibilidade de desenhar sua estava na região por meio de um site construído para esta finalidade.

A análise será coordenada pela Amturvales e depende do aporte financeiro dos municípios, que precisam continuar no fomento deste processo longo porém rentável. O mapeamento não encerra nele mesmo e será revertido em ferramenta para adicionar o Vale no plano de vendas das grandes agências de turismo do Brasil.

Avançamos no turismo uma distância imensurá-

vel, contudo há um espaço gigantesco para ser explorado e há movimentos neste sentido que precisam ser acelerados e tal ação da associação que coordena o turismo regional é a “bola da vez”.

Pontes, líderes e os bastidores

Durante a semana o colega Rodrigo Martini e eu entrevistamos os dois líderes dos movimentos que reivindicam pontes sobre o Rio Taquari, Roberto Lucchese e Nilto Scapin. Uma hora de conversa em alto nível com dados técnicos, argu-

Rapidinho…

- Volnei Zancanaro (PP), sempre que pode, critica a nomeação de Rafael Mallmann no comando da secretaria de Desenvolvimento

mentos sobre os benefícios de uma proposta ou outra. Apesar de algumas discordâncias, os dois ícones associativos convergem no merecimento dos dois investimentos pelo estado no Vale do Taquari. Aliás, a impressão é que o governo tem olhado pouco para a região

Econômico, Turismo e Agronegócio de Estrela. Na sessão desta semana, o vereador referiu-se ao executivo como “fajuto e semvergonha”.

- Em Lajeado, crítica ao

ARTIGO

MAURO FALCÃO

advogado e escritor

DISCÓRDIA

A nova forma de dominação mundial

“A maneira mais fácil de destruir alguém é fazê-lo lutar contra quem ama...”

Ese a mais perigosa estratégia de dominação não fosse a guerra armada, mas a guerra emocional? E se o verdadeiro objetivo não fosse apenas conquistar territórios, mas conquistar o território da mente e do pensamento?

quanto aos recursos do Funrigs. Logo depois do programa, o tão aguardado bastidor surgiu e por cerca de uma hora, o debate respeitoso continuou fora do microfone sobre os detalhes do projeto defendido por Lucchese e liga Lajeado e Estrela, além da proposta de Scapin, com conexão entre Cruzeiro do Sul e Estrela. Como não somos competentes o bastante para eleger representantes locais na assembleia legislativa e congresso, nos resta a influência de nomes como Lucchese e Scpain e há outros e que surjam muitos mais. A missão é conseguir aparar possíveis arestas e afinar o discurso “dentro de casa” antes de pleitear demandas ao governo estadual e federal. Está fácil adiar ou negar pedidos com base no argumento de uma região dividida.

governo também. A diferença é que o autor, Mano Pereira (PL), integra um partido da base.

“Constrangedor” é o terno utilizado pelo vereador sobre falta de retorno por um secretário municipal.

Não é preciso gastar bilhões em armas se é possível semear discórdia.”

Não é preciso gastar bilhões em armas se é possível semear discórdia. É mais barato manipular mentes do que enfrentar exércitos. Quando a sociedade se divide em campos opostos, ela se torna frágil e vulnerável. E, no silêncio dessa fragilidade, aqueles que provocaram a discórdia colhem seu verdadeiro prêmio: o ganho de capital. Enquanto todos brigam, eles acumulam poder econômico, influência e controle sobre mercados e decisões políticas. O efeito é devastador. Países se fragmentam, famílias rompem laços, casais se separam, irmãos deixam de se falar — tudo em nome de ideologias que, na maioria das vezes, não foram sequer criadas por eles, mas cuidadosamente plantadas por quem lucra com a divisão.

A mídia e as redes sociais, conscientes ou não, tornamse multiplicadores dessa estratégia. Bastam manchetes tendenciosas, cortes de vídeos descontextualizados ou frases provocativas para inflamar ânimos e transformar divergências normais em ódio irracional. Enquanto isso, o verdadeiro inimigo — aquele que manipula e se beneficia da confusão — permanece invisível, protegido pela cortina de fumaça que ele mesmo criou.

Jesus, ao advertir que “toda casa dividida contra si mesma não subsistirá”, revelou um princípio eterno: não há força capaz de resistir quando a divisão corrói o interior. E essa verdade serve tanto para famílias quanto para nações.

Se continuarmos a lutar uns contra os outros, estaremos servindo exatamente ao propósito dessa estratégia. O vizinho que pensa diferente, o parente com outra visão política, o amigo com outra crença — nenhum deles é o verdadeiro inimigo. O verdadeiro inimigo é quem quer que essa briga nunca acabe.

O primeiro passo para derrotar essa guerra invisível é recusar-se a jogar o jogo. É recuperar a capacidade de conversar, discordar e, ainda assim, permanecer unido no que realmente importa: proteger nossa liberdade, nossa paz e nossa dignidade.

Porque a força de um povo não está em todos pensarem igual, mas em permanecerem juntos, mesmo quando pensam diferente.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Quarta-feira, 13 agosto 2025

Fechamento da edição: 18h

MÍN: 8º | MÁX: 23º

O tempo segue firme e o sol aparece na região, com aumento da nebulosidade na segunda metade do dia.

Quarta-feira, 13 agosto 2025

Projeto piloto mapeia e cadastra empreendimentos do setor, criando base estratégica para ações de qualificação e promoção

Omunicípio deu mais um passo importante rumo ao fortalecimento do turismo. Está em andamento no município o Projeto Piloto de Inventário da Oferta Turística, iniciativa que tem como objetivo mapear e cadastrar todos os empreendimentos do setor, criando uma base de dados estratégica para ações de planejamento, qualificação e promoção. O projeto é fruto de uma parceria entre a administração municipal, por meio da Sala do Empreendedor, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (Abbtur) e a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur). A execução conta com a atuação da turismó-

loga Angélica Diefenthaler, do coordenador de Turismo, Rafael Lima Bilhan e com o assessoramento técnico da executiva da Amturvales, Vanessa Spindler.

Segundo Angélica, o inventário é uma ferramenta essencial para catalogar, de forma organizada, a oferta turística de um município, não apenas atrativos, mas também serviços como gastronomia, hospedagem, transporte e receptivo. “Estamos reavaliando fichas e conversando com os empreendedores. Santa Clara do Sul já conta com segmentos fortes, como gastronomia e hospedagem, com ótima visitação. Agora, organizamos o receptivo, identificando guias e agências cadastrados, e mapeando quem realmente atua no setor”, explica.

O trabalho inclui visitas técnicas e levantamento detalhado das características de cada atrativo ou serviço, como capacidade de atendimento, infraestrutura, picos

Santa Clara do Sul inicia inventário para fortalecer turismo local

de movimento e, no caso de áreas naturais, informações ambientais. “Às vezes, convidamos outros profissionais, como técnicos do meio ambiente, para garantir informações precisas. Queremos que os empreendedores também nos procurem, pois o inventário

é um trabalho coletivo”, reforça Angélica.

Para Rafael Lima Bilhan, o inventário será um divisor de águas para o setor. “Santa Clara do Sul sempre foi muito visitada. Turismo atrai investimento e ajuda a melhorar políticas públicas. É um dos pilares da nossa gestão. Com esse levantamento, teremos números concretos para mostrar que vale a pena investir e incentivar os empreendedores a se lançar nesse mercado”, afirma.

A iniciativa reforça a vocação do município para o turismo, já reconhecido pela beleza natural e pela tradição na produção de flores. Com união e cooperação entre instituições e comunidade, Santa Clara do Sul busca se consolidar como referência em planejamento turístico na região dos Vales.

Santa Clara do Sul sempre foi muito visitada. Turismo atrai investimento e ajuda a melhorar políticas públicas. É um dos pilares da nossa gestão”

Projeto é fruto de uma parceria entre a administração municipal, por meio da Sala do Empreendedor, a Amturvales, a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo e a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul

RAFAEL LIMA BILHAN COORDENADOR DE TURISMO
Boqueirão do Leão • Canudos do Vale • Cruzeiro do Sul • Forquetinha • Marques de Souza, Progresso • Santa Clara do Sul • Sério
SANTA CLARA DO SUL
Zique Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br
DIVULGAÇÃO
Villa Jena é um dos atrativos turísticos de Santa Clara do Sul
FABIO ALEX KUHN/DIVULGAÇÃO

Prefeitos do G8 se reúnem para alinhar investimentos

Encontro em Boqueirão do Leão debate repasses, ações de segurança, esporte e gestão de resíduos

Nesta quinta-feira, 14, o município de Boqueirão do Leão será palco de um encontro estratégico para o desenvolvimento regional. Prefeitos dos oito municípios que integram o Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos (Cipae-G8) se reúnem, a partir das 9h, na sede da Prefeitura, para alinhar investimentos e discutir pautas que envolvem segurança pública, esporte, gestão ambiental e finanças. O encontro inicia com a avaliação da proposta de aumento no valor de repasse ao consórcio, medida que busca ampliar a capacidade de execução de projetos coletivos. No esporte, serão apresentados detalhes sobre os

DEMANDAS DE PROGRESSO

Encontro em Porto Alegre tratou de transporte escolar, logística e estratégias para o fortalecimento das escolas

PROGRESSO

O prefeito de Progresso, Paulo Gilberto Schmitt, e o presidente da Câmara de Vereadores, Marino Bozetti, estiveram na capital gaúcha para uma reunião com a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira. O encontro teve como pauta o fortalecimento da parceria entre o município e o Estado, visando aprimorar o funcionamento das escolas estaduais localizadas na cidade.

Também participaram o deputado federal Lucas Redecker, o

assessor Amaury — que intermediou a agenda —, representantes da Secretaria de Educação e o representante da Casa Civil, Everton Pacheco.

Entre os temas discutidos, destaque para o transporte escolar de alunos da rede estadual, inclusive no turno da noite, e questões logísticas envolvendo escolas situadas em comunidades do interior, como Batuvira, onde estudantes são transportados até Xaxim.

campeonatos de Escolinhas e de Vôlei, competições que estimulam a prática esportiva e a integração entre jovens.

A pauta ambiental ganha destaque com a atualização sobre o projeto da Central de Triagem do Lixo, desenvolvido em parceria com Israel, que busca modernizar a gestão de resíduos sólidos. Representantes da empresa Kaukazus também apresentarão uma tecnologia patenteada para usinas de triagem, que promete zero acidentes na abertura de invólucros, baixo consumo de energia e viabilidade para captação de recursos destinados à aquisição dos equipamentos.

Na segurança pública, a expectativa é avançar no cercamento eletrônico, com instalação de câmeras de videomonitoramento nos oito municípios, projeto apoiado pelo Sicredi. A proposta é criar uma rede de controle integrada para monitorar a entrada e saída de veículos, ampliando a prevenção e o combate à criminalidade. De acordo com o presidente do Cipae-G8 e prefeito de Sério, Moisés de Freitas, dois temas centrais dominam a agenda: a efetivação do cercamento eletrônico e o avanço no projeto da central de triagem do lixo. “O cercamento eletrônico vai nos permitir saber todos os veículos que trafegam no território de cada município, reforçando a segurança. Além disso, queremos consolidar o novo projeto da triagem do lixo”, destaca.

A reunião também abre espaço para assuntos gerais, permitindo que cada prefeito apresente demandas específicas e contribua com ideias para fortalecer a cooperação regional.

Entre os temas discutidos, destaque para o transporte escolar de alunos da rede estadual, inclusive no turno da noite

Reunião na sede da administração terá pautas que vão de ajustes financeiros a avanços tecnológicos e ambientais
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nova sede do Cras será inaugurada neste sábado

Inicia projeto para reassentar famílias atingidas pela enchente

Contrato prevê obras no Loteamento São Gabriel, que receberá 97 novas moradias para famílias desalojadas em maio de 2024

DIVULGAÇÃO CRUZEIRO DO SUL

Espaço conta com três salas de atendimento individual, uma sala para atividades coletivas, setor administrativo, recepção, cozinha, área de serviço e dois banheiros

Estrutura de 123 metros quadrados recebeu investimento de R$ 300,2 mil e vai ampliar atendimento às famílias em vulnerabilidade

CRUZEIRO DO SUL

Será inaugurada oficialmente neste sábado, 16, às 10h, a nova sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Cruzeiro do Sul. O equipamento

público, voltado ao atendimento e acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade, passa a funcionar na rua José Schossler, em frente à empresa Espuma Sul, no bairro Célia.

Até a data da inauguração, os atendimentos seguem no endereço atual, no Centro da cidade. A nova estrutura, com 123 metros quadrados de área construída, recebeu investimento de R$ 300,2 mil por meio de recursos do governo do Rio Grande do Sul. O espaço conta com três salas de atendimento individual, uma sala para atividades coletivas, setor administrativo, recepção, cozinha, área de serviço e dois

banheiros.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Habitação, Gilmar Gregory, o “Piva”, o novo Cras contará com equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e técnicos permanentes. Já o setor de Habitação, a Secretaria de Assistência Social, além de grupos e oficinas, passarão a atender no antigo Cras, ao lado da Secretaria da Agricultura, no prédio da administração municipal.

A comunidade está convidada para a solenidade de entrega, que representa mais um avanço na qualificação dos serviços de assistência social no município.

O governo do Rio Grande do Sul assinou o contrato para a elaboração do projeto executivo e a execução das obras de infraestrutura do Loteamento São Gabriel, em Cruzeiro do Sul. A iniciativa vai permitir a realocação de 97 famílias que perderam suas casas na enchente de maio de 2024, que inundou cerca de 60% da área urbana, para um terreno seguro e de propriedade do Estado. Localizado no bairro São Gabriel e com área de 37,5 mil metros quadrados, o espaço foi escolhido com base em critérios de segurança e viabilidade técnica. As obras serão executadas pelo Consórcio Resiliência Matt/LCAD/3E, vencedor da

licitação, com prazo de 180 dias para conclusão após a emissão da Ordem de Início dos Serviços. O pacote inclui redes de água e esgoto, drenagem, pavimentação e energia elétrica. Segundo o prefeito César Leandro Marmitt, o Dingola, o projeto simboliza mais do que a entrega de novas casas. “Ele significa dignidade, segurança e esperança para famílias que perderam tudo. É um passo decisivo para darmos um recomeço justo e seguro a quem mais precisa”, afirmou. Em seguida, a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do RS (Sehab) ficará responsável pela construção das moradias, utilizando o sistema steel frame, que garante maior agilidade e resistência às edificações.

Localizado no bairro São Gabriel e com área de 37,5 mil metros quadrados, o imóvel foi escolhido com base em critérios de segurança e viabilidade técnica

DIVULGAÇÃO

Trabalhos aceleram e reconstrução de ponte avança no interior

Estrutura no Arroio Sampaio, destruída na enchente de 2024, conecta Mato Leitão e Cruzeiro do Sul com mais segurança e mobilidade

CRUZEIRO DO SUL

As obras de reconstrução da ponte “Passo Fundo”, no Arroio Sampaio, na comunidade de Sampaio Baixo, seguem em ritmo acelerado sob responsabilidade da empresa DG Participações, de Teutônia. A nova estrutura integra o Plano de Reconstrução Pós-Desastres, com financiamento do governo federal, por meio da Defesa Civil, e apoio das prefeituras de

Mato Leitão e Cruzeiro do Sul.

A antiga ponte foi destruída pela enchente histórica de maio de 2024.

Com 7,50 metros de largura e 43,35 metros de extensão, a nova ponte será essencial para garantir a circulação segura de veículos, pedestres, transporte escolar e o escoamento da produção agrícola entre os dois municípios.

Acompanhando de perto o andamento das obras, o engenheiro Jacson Pacheco, da administração de Cruzeiro do Sul, reforça a importância da obra não apenas pela mobilidade, mas também pela segurança.

“A nova ponte vai reduzir os riscos de isolamento da comunidade em períodos de cheias, além de melhorar o tráfego diário. Estamos monitorando as condições climáticas e acompanhando cada etapa para garantir que o cronograma seja cumprido com rigor técnico e segurança acima de tudo”, destaca.

Coletânea sobre enchentes no Vale será apresentada em Cruzeiro do Sul

Obra “Lágrimas no Vale” reúne relatos de 37 autores. Evento ocorre neste sábado, na Casa do Morro, em evento aberto à comunidade

A Casa do Morro será palco neste sábadom 16, de um momento de memória, emoção e reflexão. A partir das 15h, ocorre o lançamento da coletânea “Lágrimas no Vale”, organizada pela escritora Marisete Bronca Conzatti e composta por relatos de 37 coautores que vivenciaram ou testemunharam os impactos das

Lançamento contará com sessão de autógrafos e um ambiente acolhedor para receber o público

enchentes no Vale do Taquari.

O livro reúne histórias marcantes de perdas, superações

e reconstruções em meio às adversidades. Representando Cruzeiro do Sul, participam as coautoras Janice Schmitt e Ana Júlia Marmitt. A obra também traz registros fotográficos do cruzeirense Marcio Steiner, que ajudam a eternizar os acontecimentos narrados.

O lançamento contará com sessão de autógrafos e um ambiente acolhedor para receber o público. Se o tempo estiver seco, a programação será realizada ao ar livre, em frente à Casa do Morro, permitindo que os participantes aproveitem a vista e a interação com a natureza. A organização sugere que o público leve cadeiras e chimarrão. Em caso de chuva, o evento será transferido para o interior do local.

MEIs atingidos por enchentes têm até o dia 31 para solicitar auxílio do Estado

Programa MEI RS Calamidades oferece até R$ 3 mil, consultorias e apoio técnico para empreendedores. Iniciativa busca apoiar a reconstrução econômica

FORQUETINHA

MEIs afetados pelas enchentes de 2024 podem contar com um reforço importante para reerguer seus negócios. O Programa MEI RS Calamidades – Fase 2, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional está com inscrições abertas até 31 de agosto.

A iniciativa busca apoiar a reconstrução econômica das regiões atingidas, oferecendo suporte financeiro e orientação técnica.

O secretário municipal de Planejamento, Indústria e Comércio de Forquetinha, Samuel Bauer, ressalta que o auxílio é essencial para a recuperação da renda e para que os MEIs sigam contribuindo com a economia local.

Para participar, é necessário residir em município com estado de calamidade decretado e localizado na mancha de inundação, ter CNPJ ativo e CPF regular, apresentar faturamento em 2023 ou 2024 e não ter sido beneficiado por outros programas estaduais voltados a atingidos por desastres naturais.

Antiga ponte foi destruída pela enchente histórica de maio de 2024. Com 7,50 metros de largura e 43,35 metros de extensão, a nova ponte será essencial para garantir a circulação segura de veículos
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

INFRAESTRUTURA

REGIONAL

Gestores iniciam tratativas para asfaltar estrada entre os municípios

Reunião tratou da pavimentação de trecho de 950 metros na localidade de Travessão, com custo estimado de até R$ 2,5 milhões por quilômetro.

FORQUETINHA

Em busca de soluções para melhorar a mobilidade e fomentar o desenvolvimento regional, o prefeito Vianei André Noll e a vice-prefeita Inês Feil estiveram em Lajeado para tratar da pavimentação do trecho que liga os dois municípios, na localidade de Travessão.

Durante o encontro com representantes da administração lajeadense, foi entregue um ofício destacando a relevância da obra.

“A conversa foi produtiva e marca o início de um esforço conjunto para encontrar alternativas que viabilizem essa importante me-

Trecho em questão possui cerca de 950 metros de extensão, praticamente dividido ao meio entre Forquetinha e Lajeado

lhoria. Com união e cooperação, seguimos avançando”, afirmou Noll.

O trecho em questão possui cerca de 950 metros de extensão, praticamente dividido ao meio entre Forquetinha e Lajeado. A estimativa é de que o custo por quilômetro pavimentado varie en-

Ação recolheu centenas de itens e reforça a importância do descarte correto para evitar danos ambientais

SERVIÇO PÚBLICO

Município abre concurso com salários de até R$ 3,1 mil

Processo seletivo contempla cargos de diferentes áreas e inscrições vão até 4 de setembro

FORQUETINHA

tre R$ 2 milhões e R$ 2,5 milhões. Segundo o prefeito, a parceria é fundamental para viabilizar o investimento. “Parte da estrada está na divisa e o restante pertence ao município vizinho. Forquetinha não possui um trecho exclusivo, o que torna inviável realizar a obra de forma isolada”, reforçou.

MEIO AMBIENTE

FORQUETINHA

O Departamento de Meio Ambiente promoveu recentemente uma ação de coleta de lixo eletrônico e resíduos especiais em diversos pontos do município. A iniciativa buscou prevenir a contaminação do solo e da água, comum quando esse tipo de material é descartado de forma inadequada.

De acordo com a bióloga Camila Doebber, foram recolhidas centenas de peças e objetos, incluindo eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pilhas e lâmpadas. “É fundamental que a população guar-

Nesta semana, uma empresa especializada, credenciada fez o recolhimento e será responsável pela destinação ambientalmente adequada dos itens

A administração municipal abriu inscrições para concurso público destinado ao preenchimento de vagas em diversas áreas. As oportunidades são para Agente Administrativo, Fiscal Tributário, Monitor Educacional e Social, Operador de Máquinas, Operário Especializado, Professor de Educação Básica e Servente, com carga horária entre 22 e 44 horas semanais e salários que variam de R$ 1.996,28 a R$ 3.103,31.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www. legalleconcursos.com.br até as 18h do dia 4 de setembro, com taxas entre R$ 50 e R$ 120. Para candidatos sem acesso à internet, a Prefeitura disponibiliza computador no Centro Administrativo (Rua Johann Kremer, 1.316), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, em dias úteis. A responsabilidade pela inscrição ou interposição de recursos é do próprio candidato.

de esses resíduos em local seguro e, quando houver campanhas como esta, faça a destinação correta. Além de evitar danos à natureza, o descarte inadequado pode ser caracterizado como crime ambiental”, alertou. Nesta semana, uma empresa especializada, credenciada pela Prefeitura, realizou o recolhimento e será responsável pela destinação

ambientalmente adequada dos itens.

O município reforça que a conscientização e a colaboração da comunidade são essenciais para manter Forquetinha mais limpa, segura e sustentável. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3840-0245 ou WhatsApp (51) 9.9120-0602.

DIVULGAÇÃO
As taxas variam de R$ 50 e R$ 120, com carga horária entre 22 e 44 horas semanais
DIVULGAÇÃO

é gratuita e reforça o caráter comunitário e acolhedor da festividade

RELIGIÃO E TRADIÇÃO

Festa do Padroeiro

celebra fé e cultura em Tamanduá

Comunidade de Marques de Souza se reúne neste domingo para homenagear São Roque e o Agricultor, com missa, almoço e música ao vivo.

MARQUES DE SOUZA

O Distrito de Tamanduá será palco, neste domingo, 17, da tradicional Festa do Padroeiro São Roque e do Agricultor, reunindo fiéis e visitantes para um dia especial de celebração e confraternização.

A programação começa às 9h, com a recepção dos participantes, seguida da missa às 10h. Ao meiodia, será servido um almoço no

estilo buffet, proporcionando um momento de integração entre os presentes.

À tarde, a animação fica por conta do sorteio de prêmios, marcado para as 13h30min, e da apresentação da Bandda Genial, a partir das 14h, garantindo música e diversão para todas as idades. A entrada é gratuita, reforçando o caráter comunitário e acolhedor da festividade.

CULTURA

Progresso busca retomar intercâmbio com cidade italiana de Vernole

Reunião no gabinete do prefeito reuniu lideranças locais para reativar parceria internacional iniciada em 1999

Omunicípio de Progresso deu um passo importante para reaproximar-se de Vernole, cidade localizada na região de

Lecce, no sul da Itália. Na semana passada, o prefeito Paulo Gilberto Schmitt recebeu em seu gabinete lideranças locais para discutir a retomada do intercâmbio cultural realizado pela primeira vez em 1999.

O encontro, promovido pelas professoras Sandra Martini e Leida Battisti — que participaram dos trâmites do intercâmbio original — reforçou o interesse em estreitar os laços culturais, históricos e sociais entre as comunidades, unidas por fortes vínculos de descendência italiana. Entre as definições, foi agenda-

da para a próxima semana uma audiência com o Consulado da Itália no Brasil, com o objetivo de reativar formalmente a parceria. A expectativa é que a aproximação permita novas ações, como intercâmbios estudantis, projetos culturais, eventos bilaterais e visitas institucionais.

A administração municipal reafirmou o compromisso em fortalecer os vínculos internacionais e incentivar iniciativas que ampliem o acesso à cultura, valorizem a história e promovam o conhecimento entre os moradores de Progresso.

O encontro, promovido pelas professoras Sandra Martini e Leida Battisti reforçou o interesse em estreitar os laços culturais, históricos e sociais entre as comunidades

TRADIÇÃO

Doralisa Bauer, de Picada Flor, é eleita Mãe do Município

Evento bienal reuniu clubes de mães no Grêmio Picada May e celebrou o papel das mulheres na comunidade

MARQUES DE SOUZA

O tradicional evento de Escolha da Mãe do Município, promovido pela União Marquesouzense de Clubes de Mães, reuniu representantes de todas as entidades no Grêmio Picada May, na tarde de sábado. Neste ano, a organização

Integrante do Clube Mães Paz e Amor foi a escolhida

ficou sob responsabilidade do Clube Sete de Setembro, que sediou a confraternização.

Promovida a cada dois anos, a escolha define a representante

A faixa foi repassada pela até então Mãe do Município, Darcy Stacke, que destacou o orgulho de ter ocupado o posto. “Desejo muito sucesso e alegrias, assim como tive enquanto representei Marques de Souza. Foi uma honra e guardarei estes momentos para sempre na memória”, afirmou.

Emocionada, Doralisa agradeceu o apoio recebido e prometeu se dedicar à função. “Será um grande desafio e prometo me empenhar para representar a todos com dedicação e carinho”, disse.

A cerimônia contou com a presença do vereador Júlio Cesar Cardoso, representando a Câmara

de Vereadores; do secretário municipal da Agricultura, Rubens Heineck; da coordenadora do Cras, Rejani Althaus; e da presidente da União Marquesouzense de Clubes de Mães, Ilsi Brand. A rainha Kelly Richter aproveitou o momento para convidar o público a prestigiar a 9ª Exposição Regional de Orquídeas, a Feira do Artesanato e o 4º Encontro de Carros Antigos, que ocorrerão entre 22 e 24 de agosto, nas ruas centrais da cidade. Após a solenidade, os participantes foram recepcionados com um café colonial, encerrando a tarde em clima de confraternização.

DIVULGAÇÃO
oficial de Marques de Souza no período seguinte. Nesta edição, o título foi entregue a Doralisa Bauer, integrante do Clube de Mães Paz e Amor, de Picada Flor.
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Entrada

ESPORTE EM PROGRESSO

Definidos os participantes e regras do Municipal de Futebol Sete 2025

Competição terá 20 equipes em três categorias; abertura será no dia 23 de agosto, no campo do São João de Picada Serra

ESPORTE AMADOR PROGRESSO

O10º Campeonato Municipal de Futebol Sete de Progresso já tem formato, regulamento e equipes definidos. A edição 2025 contará com 20 times, distribuídos em três categorias: Força Livre, Veteranos e Master. A abertura oficial da competição

está marcada para 23 de agosto, no campo do atual campeão, São João de Picada Serra, a partir das 14h.

Podem participar jogadores que residam ou trabalhem diariamente no município. Na divisão por idade, até 35 anos o atleta obrigatoriamente joga no Livre; entre 35 e 44 anos, pode optar por atuar no Livre ou no Veterano; e a partir de 45 anos, joga no Master. Atletas de 30 a 35 anos que já atuaram no Veterano de Campo 2025 estarão automaticamente aptos a integrar a categoria Veterano do Futebol Sete, caso optem.

A principal categoria terá 12 equipes, divididas em duas chaves de seis times cada. Na primei-

ra fase, as equipes se enfrentam dentro de suas chaves, classificando-se os quatro primeiros de cada uma para a fase seguinte. Na chave A estão Cruzeiro Alto Honorato, Sempre Unidos, Bar Semlona, Inter Campo Branco, Achados e Perdidos e São Roque de Apitiri. No grupo B jogam Inter Lajeado do Meio, Cruzeiro de Tiririca, GE Gaúcho, Flamengo de Xaxim, São João de Picada Serra e Amizade de Morro Azul No Veterano, Inter Lajeado do Meio, Amizade de Morro Azul, São João de Picada Serra e Flamengo de Xaxim.

Já no master quem disputa o título São João, Amizade de Morro Azul, Flamengo de Xaxim e Gaúcho.

Aemaso retoma competição de futsal um ano após cancelamento

Torneio inicia em 12 de setembro e deve reunir 20 equipes em quatro categorias, com jogos nas sextas-feiras

MARQUES DE SOUZA

Após a interrupção em 2024 devido à enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, a Aemaso retoma neste ano o Campeonato Municipal de Futsal. A expectativa é reunir cerca de 20 equipes divididas em quatro categorias: Força Livre, Sub-21, Feminino e Veteranos. A abertura está prevista para 12 de setembro, uma semana após o fim do Abertão de Futsal.

As fichas de inscrição já

estão disponíveis e devem ser entregues durante a reunião do campeonato, marcada para 3 de setembro, às 19h30min, no ginásio da Sociedade Escolar. Os jogos ocorrerão sempre às sextas-feiras, nos ginásios do centro e de comunidades do município. A taxa de inscrição varia de R$ 200 a R$ 300, conforme a categoria, e cada equipe poderá contar com até dois atletas de fora. A organização é da Aemaso, com apoio da administração municipal.

As fichas de inscrição já estão disponíveis e devem ser entregues durante a reunião do campeonato, marcada para 3 de setembro

Últimos finalistas serão conhecidos neste sábado

O Campeonato Municipal de Futsal de Sério se encaminha para a reta final. Os jogos deste sábado, 16, apontam os últimos finalistas.

Os confrontos ocorrem no Ginásio Poliesportivo, a partir das 19h.

Barbas de Aço disputa a final da categoria veterano

AGENDA

19h – GWS Futsal x Panteras (feminino)

20h – 13 de maio x Amigos do Laçador (veterano)

21h – A Sobra x Atlético ACBR (livre Prata)

22h – São Francisco x Ousadia e Dibraria (livre Ouro)

Na abertura, o GWS Futsal encara o Panteras no feminino. Quem vencer encara o La Fúria na decisão. No veterano, o Barbas de Aço encara o vencedor de 13 de Maio e Amigos do Laçador.

Pelo livre Prata, o Guarani de Santa Madalena espera o ganhador de A Sobra e Atlético ACBR.

Por fim, São Francisco encara o Ousadia e Dibraria para saber quem enfrenta o Paredão na final do Ouro.

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
SÉRIO

Projeto estimula novos líderes entre jovens

Iniciativa reúne estudantes de Lajeado para fortalecer o papel dos grêmios estudantis e ampliar a participação ativa na vida escolar

Jessica R. Mallmann jessicamallmann@grupoahora.net.br

Educação e liderança estiveram em pauta no programa “O Meu Negócio” desta segundafeira, 11, em uma edição especial inspirada pelo Dia do Estudante. A data foi celebrada dando voz a quem está no centro da construção do futuro: jovens que já exercem papéis de liderança. Participaram do bate-papo a secretária de Educação de Lajeado, Adriana Vetorello, e representantes dos grêmios estudantis das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Projeto Ello. Entre eles, os alunos Matheus Lenhart, Camili Soares, Rikelme Ciotti, Luana Araújo e Martina Radavelli.

Como começar

um

negócio: Trilogia

Empreender sem Complicação por Helena Casanovas Vieira

Este livro apresenta a Teoria do Fazer, explicada em linguagem simples para derrubar o mito de que não é preciso muito dinheiro nem vasta experiência para empreender. Qualquer pessoa pode iniciar um negócio ao utilizar bem suas habilidades e sua rede de relacionamentos, por menores que sejam. A obra também orienta sobre os primeiros passos para ingressar com segurança nesse caminho, ajudando o leitor a identificar as melhores alternativas e oportunidades para tomar decisões mais assertivas e aumentar as chances de sucesso.

ENTREVISTA

• Adriana Vetorello - secretária de educação de Lajeado

• Camili Soares, Rikelme Ciotti - alunos do Projeto Ello

“O estudante deixou de ser um mero ouvinte, de fato ele está ganhando espaço de fala e escuta”

Wink - A maioria dos empreendedores fala com carinho da educação básica, pois lembram dos professores da época e do ambiente familiar. Eles viraram empreendedores e empresários, mas essa experiência da educação básica - de uma forma ou de outra - definiu o futuro profissional destes profissionais. Desenvolver a liderança é muito útil para a vida profissional?

Adriana - O espaço da educação básica é aquele que os professores estão mais próximos dos estudantes. Mas hoje, nós saímos daquele modelo engessado da escola como um espaço estritamente de sala de aula, fechado e um sentado atrás do outro, para criarmos espaços diferenciados. Não foi atoa que surgiu o projeto Ello, o qual envolve os estudantes ligados às lideranças organizadas. Para se ter uma ideia, na minha época de estudante, a gente escolhia o líder e vice-líder da turma, que tinha como papel anotar o nome de alguém que importunava um pouco mais em aula. Era o aluno que tinha coragem para falar determinados assuntos com a professora, passava alguma anotação no quadro e buscava o material. Estamos em um mundo em transformação e a escola precisa pensar neste espaço e neste tempo que a gente tem com os estudantes de agora. E isto estamos trabalhando com nossos profissionais na questão de formação. É olhar o espaçotempo. O projeto Ello veio nessa intencionalidade para dar voz aos líderes e vice-líderes das turmas, bem como aos grêmios estudantis. Então, se juntou essas lideranças e se formou um grande grupo de jovens que vão inspirar as mudanças de transformação da sociedade. Hoje, o estudante deixou de ser um mero ouvinte, de fato ele está ganhando espaço de fala e escuta. As escolas estão dando espaços para eles falarem, pensarem e, juntos, buscarem alternativas.

No ambiente escolar há o exercício da liderança e da cooperação. Rikelme, como tu te enxergas e interage com os colegas? Eles recebem teu ponto de vista e existe respeito entre os colegas?

Rikelme - Eu acredito que lido bem e existe respeito. Hoje sou vice-presidente do Grêmio Estudantil e vice-líder de turma. Gosto bastante de exercer a liderança, pois acho legal ouvir as ideias e transmiti-las para a direção. Questionar a viabilidade das ideias para que a gente possa tornar a escola um lugar melhor. A base de tudo é sempre a conversa. Claro que existem situações em que há pensamentos diferentes. Muitas vezes pensamos que “o meu jeito é o certo”, mas por meio da conversa se resolve bem.

Camili, me falaram que tu gosta muito de oratória. Essa habilidade é natural ou foi algo que tu buscou desenvolver?

Camili - Nem sempre fui boa com oratória. Quando eu era pequena e precisava apresentar, chegava a chorar para não subir ao palco, pois sempre odiei aparecer e falar em público. Nunca gostei desse estímulo. Mas em algum momento a chave virou e eu comecei a falar. Creio que isso foi por influência da minha mãe, que sempre me ajudou com essas questões de oratória.

Como tu te enxergas no futuro profissional, pretendes seguir essa linha da comunicação?

Camili - Meu sonho é ser médica. Exige comunicação, mas nem tanto quanto a nível de jornalismo.

Rikelme - Meu sonho é ser jornalista. Por muito tempo tinha decidido que seria professor de história. Mas com esse concurso de Oratória nas Escolas vi que sempre fui muito de falar e gosto bastante. Então, acredito que essa é uma área que me daria bem.

BRUNO AZEVEDO
Educadores e alunos do projeto Ello participaram do programa “O Meu Negócio” dessa segunda-feira, 4

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.