Geraldo Baixa em festa
Depois de três anos, comunidade de São Miguel volta a promover evento. Cerca de 500 pessoas participaram do encontro.


Páginas 12 e 13
Depois de três anos, comunidade de São Miguel volta a promover evento. Cerca de 500 pessoas participaram do encontro.
Páginas 12 e 13
Comitê foi definido para organizar estrutura. Cursos modulares devem formar profissionais para a indústria
Proposta de curso será apresentada e submetida à avaliação da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro). Iniciativa é inédita no RS e apenas a segunda do tipo no Brasil, com o objetivo de formar mão de obra e atender
CULTURA Festival do Chucrute já prepara comida típica
Caderno Conexão
IMIGRANTE
Escolas ganham reforço na vigilância
Página 17
Página 7
à necessidade de diversificar produtos do setor lácteo. Apresentação deve ocorrer durante a 46ª Expointer. Orçamento para a montagem da escola está avaliado em R$ 1,3 milhão e já tem o aval do órgão estadual.
DENGUE Estrela se aproxima dos 400 casos ao longo do ano. Número dobrou nas últimas duas semanas. Governo amplia estratégias, com vistorias mais frequentes, mutirões e contratação de novos profissionais, mas reforça necessidade de apoio da população Página 3
O patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Raça Gaudéria, Michel Jacoby, participa do Cafezinho com NG. Nesta edição ele conta sobre sua trajetória dentro da entidade e a atual situação do galpão, que está interditado. Para arrecadar recursos, a patronagem organiza eventos e arrecada em vaquinha online.
Como é sua trajetória no CTG?
Michel Jacoby - Iniciei em 1998, aos oito anos, quando comecei a frequentar a invernada mirim. Depois de um tempo participando, em 2000 fui o primeiro Piá Farroupilha do Raça Gaudéria. Desta forma fui participando de todas as invernadas, desde a mirim até a veterana. Sempre tive o sonho de me tornar patrão da entidade, pois foi onde construí minha história tradicionalista e também minha família. Foi em setembro de 2018, quando passou as festividades da semana farroupilha, que o patrão da época me passou o cargo, pois ele estava há um certo tempo à frente do CTG. Eu fiquei sem reação e sem saber o que fazer, pois não havia pensado na situação desta forma e sabia que não seria fácil, mas ao mesmo tempo com a sensação de estar realizando meu sonho e sabendo que era a minha vez de comandar a entidade.
Fiquei três anos como patrão, de 2018 a 2021, dois anos foram de pandemia. E hoje retorno a frente do CTG, com muitos desafios, mas com a certeza que não podemos deixar morrer a tradição que está no coração das pessoas.
Quais são as principais atividades de quem participa?
Michel Jacoby - Temos um grande grupo de invernadas: prémirim, mirim, juvenil e veterana. Movimentamos em torno de 100 crianças e mais de 20 adultos. Também temos cerca de 50 pessoas na invernada campeira. Além disso, oferecemos cursos de danças durante o ano para todo público interessado, treinos de laço em nossa pista aos sábados, organizamos três fandangos anuais, bem como a semana farroupilha que ocorre em setembro. Faz parte do nosso calendário também o festival de danças tradicionais no mês de novembro. No ano passado reunimos 40 invernadas das mais diversas regiões do estado e cerca de 2 mil pessoas circularam no evento.
Quais são as principais necessidades do local?
Michel Jacoby - Hoje o CTG está interditado devido ao risco de queda da estrutura. O telhado
Galpão do CTG segue interditado devido aos problemas estruturais
do galpão cedeu e empurrou a parede lateral para fora. O risco é iminente. A única solução é desmontar a estrutura e montar novamente. Ou seja, precisamos reformar toda parte estrutural do nosso galpão. Temos em torno de 100 famílias participando de forma ativa das atividades, que estão sendo feitas na sede da Associação dos Moradores do Bairro Boa União (Ambu). E nós agradecemos pelo espaço cedido para nossas ações até conseguirmos fazer a reforma no CTG. A obra requer grandes investimentos que não cabe no orçamento da entidade. Por isso, estamos na busca de recursos
Como as pessoas podem auxiliar?
Michel Jacoby - Estamos organizando algumas atividades para juntar o valor necessário. Vamos vender patrocínio para empresas que quiserem divulgar a marca dentro do CTG. Também temos uma vaquinha online para a comunidade auxiliar com o valor que puder, que pode ser acessada pelo link vakinha.com.br/vaquinha/ reforma-estrutural-ctg-racagauderia, ou transferência pelo Pix 93.323.574/0001-81.
Cada contribuição vai ajudar na reconstrução desta entidade que está há mais de 30 anos na história de Estrela, onde muitas famílias passaram, passam e vão passar
O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Omovimento associativo tem um legado de lutas e avanços de mais de um século no Vale, tendo como marca registrada o fazer comunitário, na busca do desenvolvimento sustentável. Somado posteriormente com o cooperativismo (modelo associativo que tem objetivo econômico), faz do Vale do Taquari uma região diferenciada em termos de produção, agregação de valor e acima de tudo, com qualidade de vida para sua população.
O capital humano, resultado da soma cultural, religiosa e de princípios associativos trazidos pelos imigrantes europeus, e de outros continentes, é visível na organização de nossas cidades. O associativismo passou a ser a mola propulsora, para dar conta dos enormes desafios, o que nos fez fortes e resilientes. Em momentos difíceis, como a recente pandemia, as entidades empresariais foram fundamentais no apoio para o enfrentamento da crise, bem como no planejamento da retomada e na geração de empregos e renda.
Os sete princípios do associativismo que nos guiam no dia a dia são: 1º princípio: adesão livre e voluntária, 2º: gestão democrática pelos sócios, 3º: participação econômica dos sócios, 4º: autonomia e independência, 5º: educação, formação e informação, 6º: cooperação entre associações, 7º: interesse pela comunidade.
No ano que a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT) completa 18 anos de atuação, propusemos uma campanha chamada “Dia Nacional do Associativismo”, data comemorada no Brasil, sempre no dia 30 de abril. Para tal, mobilizamos todas as nossas 20 entidades municipais associadas à CIC-VT, a realizarem uma ação, destacando a cultura do associativismo comunitário.
Durante o mês teremos uma série de iniciativas definidas pelas CICs e CDLs, pa-
lestras, jantares e almoços empresariais abordando temas do cenário econômico e a importância do associativismo empresarial. Podcast com entidades comunitárias, demonstrando os benefícios do associativismo no dia das comunidades, com bombeiros voluntários, associação hospitalar, conselho municipal de segurança. Ações socioambientais como plantio de árvores, símbolo do associativismo sustentável e próspero, material de divulgação nas redes sociais, entrevistas de informação e esclarecimentos sobre o associativismo. As ações têm como objetivo evidenciarem o fomento à cultura do associativismo, estímulo ao empreendedorismo, promoção da sustentabilidade das entidades empresariais, incentivo do desenvolvimento social e qualificação dos envolvidos e aprimoramento da gestão, visando estimular a adesão e qualificação de novas lideranças empresariais e sociais. Sigam as redes sociais da nossa entidade Instagram @cic_vt, no facebook cicvaledotaquari, site www.cicvaledotaquari.com.br. Entendemos ser necessário o constante aprimoramento da governança de nossas entidades, com planos estratégicos, para podermos estar sempre ao lado de nossos associados, razão da nossa existência.
CONTATOS comercial@jornalng.net.br redacao@jornalng.net.br assinaturas@jornalng.net.br financeiro@jornalng.net.br conexao@jornalng.net.br
FONE: (51) 3712-1250 ou 98650-5460
Editor-chefe: Alexandre Miorim
Jornalista responsável: Rodrigo Martini
Diagramação: Marcelo Grisa
Entendemos ser necessário o constante aprimoramento da governança de nossas entidades, com planos estratégicos, para podermos estar sempre ao lado de nossos associados, razão da nossa existência.”Ivandro Rosa Presidente da CIC-VT Marcelo Grisa marcelogrisa@jornalng.net
Confirmações da doença dobraram nos últimos 17 dias e Estrela é o sexto município do estado com mais infecções no ano
Jhon Willian Tedeschi jhon@grupoahora.net.brESTRELA
Oalerta referente às ocorrências de dengue faz as equipes aumentarem a intensidade dos trabalhos. Com reforço no número de agentes e nas ações de fiscalização, o governo tenta travar a crescente nos casos. Nos últimos 17 dias, o número de pessoas infectadas pela doença mais que dobrou – desde o início do ano, o município contabiliza 379 confirmações.
O bairro com o maior índice de contaminações é o Pinheiros, com 173 casos, o equivalente a
45,6% dos registros em Estrela.
Pela localidade iniciaram os mutirões e as novas estratégias de combate ao Aedes aegypti. Uma delas consiste em buscar os casos confirmados e ampliar as visitas nas residências vizinhas.
O salto no número de casos ocorreu na última semana de março, quando os 69 casos confirmados fizeram as ocorrências
saltarem para 165 no dia 2 de abril. Desde então, foram mais 214 pessoas infectadas, 129,7% a mais que o início do mês. Os números foram divulgados pela Secretaria da Saúde do município.
Na comparação com outras cidades do RS, Estrela é a 6ª com mais casos. Encantado lidera a listagem, com 1.255 confirmações, conforme con-
tagem do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).
O secretário da Saúde, Celso Kaplan, utilizou o espaço da tribuna livre na câmara de vereadores na sessão dessa segunda-feira, 17, para falar sobre o momento do município em relação à doença.
“Achei importante trazermos isso como uma forma de esclarecer e mostrar como está a situação e os impactos da dengue no sistema de saúde de Estrela”, disse.
A equipe busca alternativas para prevenir o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue. O gestor cita o município de Garibaldi como exemplo de local que utiliza plantas com o intuito de manipular a evolução do inseto.
“Isso tudo se resume a tecnologias que são estudadas com or-
ganismos vivos, para fabricar e modificar os produtos e até o próprio mosquito”, explicou.
Kaplan mencionou que há um desafio para a contratação de novos agentes de endemias.
“Nós queríamos passar para 10 agentes, mas enfrentamos muitos problemas na contratação.” Cinco profissionais estavam na lista para assumir o cargo, no entanto três deles não aceitaram o chamado do município. “Temos uma equipe aumentada, mas não completa como gostaríamos, apesar de ter um salário dentro do piso regional da função.”
O secretário também pede a colaboração dos moradores. “Se nós não tivermos a conscientização da população, não vamos conseguir mudar isso”, afirmou. Ele percebe uma crescente na infestação pelo mosquito, não apenas em Estrela, mas em todo o país. “Isso está nos preocupando, porque pressiona muito o sistema de saúde”, concluiu.
Críticas e sugestões: (51) 98137-0763
mais está disposto a pagar os altos preços gerados pelos atrasos.
Oempolgante início das obras de duplicação e ampliação da BR-386 sofreu um forte desgaste nas últimas semanas. A suspensão das obras por parte da CCR Viasul e a ausência de informações mais concretas sobre o reinício dos trabalhos reacenderam alguns sentimentos no Vale do Taquari, uma região acostumada a viver
O governo de Estrela inicia mais um importante passo para aproximar a comunidade e o Rio Taquari. A construção da “Trilha Ecológica” valoriza um dos pontos mais atraentes da cidade, e une de forma estratégica o lazer e o turismo, ao interligar a histórica escadaria com o revigorado Parque da Lagoa. O caminho de 480 metros de extensão terá um mirante e duas “praças”, com ambientes seguros e confortáveis para o importante convívio com a natureza.
com obras atrasadas, incompletas e mal feitas na área da logística. Com a retirada das equipes dos diversos canteiros de obras entre Estrela e Forquetinha, um recente trauma voltou a rondar a nossa estrada federal. Todos lembram o martírio em que se transformou o processo de construção da nova pista entre o trecho estrelense e a cidade de Tabaí. E ninguém
Ainda há tempo para que a necessária remobilização das equipes não interfira nos prazos iniciais de conclusão das obras. Afinal, a CCR Viasul possui capacidade e credibilidade suficientes para devolver, em poucos dias, o otimismo arranhado na última semana. Mas a comunidade regional precisa de informações. Sem isso, é inevitável evitar o sentimento de tensão junto à principal artéria logística que une o Vale do Taquari às demais regiões do Estado e do país. Se faltam informações, sobram dúvidas. Afinal, o empolgante ritmo das obras de duplicação e ampliação da pista vai seguir pelos próximos meses e anos? E o motorista seguirá pagando com naturalidade os dois pedágios que separam o Vale da Região Metropolitana? Aguardemos!
O projeto de implantação de uma Escola Técnica Laticinista em Estrela ganhou um importante aliado. O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) quer participar do movimento e já está em contato direto com o governo municipal, cuja atuação ocorre por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis).
Além do mais recente apoio,
a proposta capitaneada pela secretária da Sedis, Carine Schwingel, também conta com promessas de suporte por parte de parlamentares, e projeta parcerias com a Univates, o Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceitec) do município, e a Escola Estadual de Educação Profissional Estrela. De sobra, vai servir para devolver vida ao histórico prédio da Cervejaria Polar.
Um dos poucos opositores públicos ao Executivo de Estrela visitou o gabinete do prefeito Elmar Schneider (MDB) na quarta-feira. O vereador Volnei Zancanaro (União Brasil) participou de reunião com o gestor e o vice, João Schäffer (PSD). Em pauta, demandas, projetos e melhorias para as áreas mais periféricas da cidade, com destaque para o bairro Pinheiros. Um diálogo importante. Afinal, apesar de ser oposição, ele faz parte do partido presidido localmente pela Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Carine Schwingel.
O comando geral da cooperativa Languiru passou a ser alvo de desejo de três diferentes grupos. Além de aliados dos diretores que acabaram de solicitar renúncia, a eleição do novo Conselho de Administração deve contar com outros dois grupos de antigos e novos opositores do ex-presidente, Dirceu Bayer. Há quem diga que esses dois movimentos podem se unir para evitar o retorno dos antigos gestores. A decisão será conhecida neste sábado, dia 22. Paralelo a isso, a imensa maioria dos associados e colaboradores não fazem ideia do que ocorre – ou já ocorreu – na instigante negociação com os investidores chineses, balizada pelos próprios associados em uma conturbada assembleia. Além disso tudo, os credores continuam ávidos para sanar os já inevitáveis prejuízos, e as incertezas sobre os recentes investimentos predominam – como exemplo, a cessão de uso de uma área ao lado do porto. Em suma, é este o panorama. Um cenário extremamente delicado.
- Afora o governo de Imigrante, as demais cidades envolvidas na construção da ciclovia intermunicipal –Estrela e Colinas – estão com as obras em ritmo lento.
- O Ministério Público de Estrela pediu o arquivamento de uma denúncia do vereador Volnei Zancanaro (UB) contra a Empresa Pública Logística Estrela (E-Log). O parlamentar questionava o manejo de itens do porto que seriam do governo federal. E, conforme decisão do MP, “não restam indícios mínimos de prática de ato improbo”. Ou seja, não há ilegalidade no processo.
- Em Teutônia, o prefeito Celso Forneck (PDT) não desistiu de conquistar o tão sonhado financiamento junto à Caixa Econômica Federal. São R$ 15 milhões para obras de pavimentação e recuperação de vias públicas em praticamente todos os bairros da cidade. O gestor tentou uma sessão extraordinária em meio à uma viagem do presidente do Legislativo. Aliás, outro parlamentar de oposição também estaria ausente da sessão plenária requerida pelo chefe do Executivo.
- O governo de Colinas iniciou um interessante movimento. Além de receber eventuais turistas e passageiros do Trem da Imigração, a estação Férrea também passa a funcionar como um espaço para aulas de música e oficina de artesanato. De lá sairão, por exemplo, as figuras de Coelhos, Papais Noeis e Bonecas-Flor que enfeitam a cidade em datas importantes.
- Os prefeitos de Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova e Estrela firmaram convênio para regular e reger o projeto de acolhimento institucional “Pousada da Criança”, que será executado por meio de uma associação a ser contratada por um Chamamento Público. Os trâmites para a contratação serão realizados pelo município de Estrela, cidade-sede do futuro espaço. E o plano de trabalho foi proposto pelo Ministério Público (MP).
- Mais de 250 crianças votaram para eleger os “vereadores juniores” de Fazenda Vilanova e os suplentes que estudam nas escolas municipais Edgar da Rosa Cardoso e Santana. Foram eleitos João Vitor da Costa Trindade; Pietro Ramon dos Santos; Bernardo Daniel Motta da Rosa; Cassandra Corrêa da Costa; Willian Isak Brandão dos Santos; Jenifer de Souza Gewehr; Christian Jora Oestraich, Larissa Gabriely Birão Senger; João Francisco da C. de Vargas; Arthur Santos da Luz; Daphne Rayane Dias Steffens; e Tiago Guimarães da Rosa
Conselho de administração também deixa o comando da cooperativa. Em mensagem interna para funcionários, informação é que decisões nos próximos dias serão da gerência financeira e de superintendentes
VALE DO TAQUARI
ALanguiru confirmou na terça-feira, 18, a renúncia do presidente Dirceu Bayer, além do vice-presidente, e todo o Conselho de Administração. De acordo com a nota, a Superintêndencia Administrativa, Comercial e Financeira e a Superintendência Industrial e de Fomento Agropecuário passam a responder temporariamente pela cooperativa.
Bayer assumiu como presidente em 2002, ano em que a cooperativa enfrentava problemas financeiros. Auxiliou na recons-
trução da Languiru, em período marcado pela reformulação estrutural e funcional. Foi nesse período em que se fortaleceu o parque industrial próprio, com ciclo completo da cadeia produtiva em aves, suínos e leite.
Nos anos de 2021 e 22, os prejuízos levaram a um descompasso nas contas. Em um diagnóstico apresentado a bancos credores, a Languiru detalha perdas no segmento aves e suínos. Juntos, somam R$ 274 milhões.
Pelos argumentos da direção, esses números são resultado da instabilidade no segmento de proteína animal. O que faz o quadro ser mais crítico são os R$ 300 milhões de investimentos feitos
nos últimos cinco anos. Houve expansão de linhas, atualização tecnológica das plantas industriais, entrada em novos negócios, sem o resultado esperado. Na semana da assembleia de prestação de contas, ocorrida em 30 de março, relatórios das finanças mostravam que os compromissos com os bancos credores alcançavam R$ 780 mil. As dívidas com terceirizados, fornecedores, transportadores e outros somavam R$ 1,1 bilhão.
O relatório da gestão foi aprovado em assembleia com os associados. O segmento de suínos
Neste sábado, 22/04, a arrecadação de roupas e alimentos estará junto à Feira do Produtor (Praça Henrique Rolart)
Das 8 às 11h30min
Traga sua doação e participe deste grande ato de amor e solidariedade.
Em #NossaEstrela, o amor chega antes do inverno, no Abril do Amor
apresentou o maior déficit. Entre o frigorífico, distribuição, trato dos animais nas propriedades e revenda, o prejuízo ultrapassou os R$ 163 milhões no ano passado. Em termos de faturamento, a Languiru bateu recorde, com um total de R$ 2,7 bilhões em 2022. No entanto, o resultado líquido foi negativo. Prejuízo de R$ 123,3 milhões. Na divisão do bolo, os quatro setores mais relevantes (suínos, frangos, leite e rações) representaram 80,3% do faturamento. Juntos, somam R$ 2,2 bilhões de receita. Os 19,7% restantes se dividem entre produção de carne bovina, supermercados, agrocenter, combustíveis e farmácias.
Saída dos gestores da cooperativa foi confirmada no dia seguinte à reunião que ocorreu na sede administrativa
A cooperativa convocou os associados para assembleia geral extraordinária no dia 29 de abril. No encontro, ocorrerá a eleição e posse de todos os membros do Conselho de Administração. A assembleia está agendada em terceira e última convocação para as 8h30min, na Associação dos Funcionários, em Teutônia. O edital de convocação também cita que os associados devem deliberar sobre a Reforma Estatutária, do Conselho de Administração, e a consolidação do Estatuto Social.
Protesto reuniu
agricultores familiares que cobram apoio do governo federal na renegociação de dívidas, oferta de crédito e subsídio na compra de milho. Mobilização também ocorreu em outros 14 pontos do RS
Jhon Willian Tedeschi jhon@grupoahora.net.br Felipe Neitzke felipeneitzke@grupoahora.net.brVALE DO TAQUARI
Impactados por mais um período de estiagem, produtores buscam apoio para enfrentar perdas na produção. Conforme dados do setor, a escassez de chuva na região gerou quebra de pelo menos R$ 500 milhões na última safra. Por conta disso, os trabalhadores recorrem aos governos em busca de auxílio.
O ato ontem em Estrela reuniu cerca de 200 participantes, entre produtores e líderes sindicais. Em paralelo, outros 14 pontos de manifestação foram organizados pelo estado por meio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag/RS). O objetivo foi chamar a atenção de autoridades para as demandas da categoria. Entre os pedidos ao governo federal estão a prorrogação de
Agricultores realizaram protesto em Estrela para cobrar do governo federal apoio a fim de mitigar efeitos da estiagem
parcelas do Pronaf e Pronamp, rebate de 35% nas operações de crédito e crédito emergencial com teto de até R$ 50 mil. Em fevereiro, houve o anúncio da liberação de R$ 430 milhões ao RS para ações de enfrentamento
da estiagem. Contudo, a federação acredita que seja necessário mais de R$ 3 bilhões.
Na primeira etapa, o auxílio prometido contempla a distribuição de cestas básicas e ações para assegurar o abastecimento de água. Para líderes sindicais, o pacote anunciado atende apenas uma parcela da agricultura familiar. A partir das mobilizações, a expectativa é que sejam anunciadas novas medidas de apoio ao setor. Representantes da Fetag seguem em Brasília em reuniões com a bancada gaúcha.
O grupo de produtores e líderes sindicais se reuniu ontem das 9h às 13h em frente ao Banco do Brasil. No início da tarde percorreram as ruas com paradas nas demais instituições financeiras onde entregaram um documento com as reivindicações e o pedido de socorro. As demandas também foram entregues ao prefeito Elmar Schneider, na condição de presidente da associação de mu-
nicípios do Vale do Taquari.
De acordo com o coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Marcos Hinrichsen, a descentralização das atividades busca dar mais visibilidade à insatisfação dos produtores. “Já é a terceira estiagem consecutiva e até agora recebemos pouco apoio para amenizar os prejuízos.”
Ele reforça que o ato em Estrela contou também com apoio da regional do Alto Taquari. “Mais de 20 sindicatos foram representados nesse movimento. Já houve um protesto em Porto Alegre com mais de 2 mil participantes e voltamos às ruas em defesa das nossas prioridades.”
– Prorrogar parcelas de Pronaf e Pronamp custeio e investimento;
– Conceder o rebate de 35% nas operações de crédito;
– Flexibilizar a regra sobre acionamentos do Proagro Mais para a mesma cultura;
– Fortalecer os estoques de milho do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) e subsídio de 30%; – Linha de crédito emergencial com teto de financiamento de até R$ 50 mil, prazo de reembolso de até 10 anos e bônus de adimplência de 30%.
Educação
Profissional do Estado, objetivo é apresentar o projeto durante a 46ª Expointer. Cursos devem ocorrer por módulos. Modelo pedagógico deve ser avaliado na próxima semana
Aimplantação de uma Escola Laticinista na região segue com tratativas avançadas. Uma reunião na manhã dessa quinta-feira, 20, com representantes da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindilat/ RS), Univates, Escola Estadual de Ensino Profissionalizante de Estrela (Eeepe) e Colégio Teutônia definiu a proposta a ser apresentada à Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro).
O andamento do projeto depende da avaliação da institui-
Plano pedagógico deve abordar assuntos desde as práticas de fabricação até a avaliação de qualidade
ção estadual na próxima semana. Durante a reunião, o comitê gestor debateu modelos pedagógicos, bem como o objetivo de qualificar a mão de obra já em atuação nas indústrias e agronegócios e a necessidade de diversificar os produtos do setor lácteo. A expectativa é lançar a escola de laticínios durante a 46ª Expointer, que ocorre entre os dias 26 de agosto e 13 de setembro.
A montagem da escola, com orçamento avaliado em R$ 1,3 milhão, já foi aprovada pela Suepro. “Trata-se de um projeto estadual com execução regional. A superintendência virá ao Vale do Taquari para compreender como vai funcionar o curso na prática. Inicialmente, o conceito é oferecer a formação em módulos, para transformar em curso técnico futuramente, pois é um processo mais demorado”, avalia a secretária Carine Schwingel. O grupo trabalha para tornar o projeto prático. As aulas devem ocorrer em três ambientes no Vale do Taquari, sendo as aulas teóricas na Escola Profissionalizante de Estrela, a parte prática no Colégio Teutônia, que conta com estrutura adequada, e as análises laboratoriais na Univates, que possui
laboratório pronto. Na avaliação da secretária, com modelo pedagógico em módulos, as temáticas podem ser trabalhadas em cursos mais rápidos.
“Queremos apresentar soluções para a indústria e qualificar a mão de obra, além de incentivar a sucessão nas agroindústrias familiares. Posteriormente, a escola de laticínios vai chegar nos colégios e na comunidade em geral. Isso proporciona também a criação de novos produtos e negócios com valor agregado. Precisamos de praticidade e resultados”, pontua Carine.
O secretário-executivo do Sindilat/RS, Darlan Palharini, aponta para a necessidade da diversificação de produtos na indústria láctea. “Temos uma matéria-prima de muito boa qualidade. Então esse projeto vem ao encontro de qualificar indústrias e produtores rurais para que se tenha conhecimento para criar novos produ-
Sindilat/RS:
Darlan Palharini e Jéssica Aguirres
Governo de Estrela: Carine Schwingel, Daniel da Silva e Douglas Sulzbach
EEEPE:
Claudia Barth
Colegio Teutonia:
Cristiana Terra
Univates:
Cristiani Reimers
Emater: Carlos Lagemann
tos. É possível produzir muito além do leite tradicional da caixinha”, avalia.
Após aprovação da criação da escola de laticínios pelo Estado e o lançamento em agosto, a expectativa é criar as primeiras turmas. Atualmente, possui apenas uma escola latinista no Brasil. “Isso que é diferente, não levamos uma proposta para beneficiar Estrela. Será benéfico para a região e todo o estado”, conclui Carine.
Inicialmente, o conceito é oferecer a formação em módulos, para transformar em curso técnico futuramente”
Temos uma matéria-prima de muito boa qualidade. Então esse projeto vem ao encontro de qualificar indústrias e produtores rurais”Carine Schwingel secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade Darlan Pagliarini secretário executivo do Sindilat/RS
Foi a segunda granja que mais produziu leite no ano de 2022 em todo o estado
mês, mas equipes já trabalhavam desde março na limpeza da área
Condomínio leiteiro da Cooperativa Dália Alimentos em Nova Bréscia recebeu destaque da empresa sueca Delaval pela quantidade de leite produzido no ano de 2022 no sistema de produção VMS. Foram 2.073.766 litros de leite produzidos no ano, a segunda maior no estado do RS e oitava do Brasil.
Para o Gerente da Divisão Produção Agropecuário (DPA), Fernando Oliveira de Araújo, esse reconhecimento é fruto da dedicação da equipe que enfrentou diversos desafios. “É um reconhecimento importante, considerando os desafios que enfrentamos, pela característica inovadora do empreendimento, modelo de produção de leite até então desconhecido na região.”
O supervisor do setor Gado Leiteiro, Yago Machado da Rosa, comemora essa distinção. “É uma alegria enorme saber que o Condomínio de Nova Bréscia está entre as granjas com maiores produções em sistema robotizado VMS – DeLaval.”
Para Yago, receber essa premiação reforça a importância do projeto Programa de Parceria Integrada de Produção de Leite. “Através do trabalho das equipes que conduzem cada um dos quatro condomínios conseguimos atingir grandes índices, que é a nossa meta para todos.”
O empreendimento, inaugurado em 2015, teve investimento de 5 milhões na construção de um conjunto de instalações com capacidade para alojar 200 vacas no sistema de confinamento. A estrutura conta com tecnologia Delaval, pavilhão central, galpões para máquinas, criação de terneiras, quatro silos que armazenam 3,8 mil toneladas de silagem, quinze toneladas de feno e uma balança rodoviária.
Atualmente, há 170 animais em lactação e conta com seis funcionários responsáveis pelas atividades diárias da granja. Além de Nova Bréscia, há mais três condomínios, localizados nos municípios de Roca Sales, Arroio do Meio e Candelária no Vale do Rio Pardo.
Caminho ligará a Escadaria ao Parque da Lagoa e pretende aproximar comunidade do ambiente da orla do Rio Taquari. Entrega deverá ocorrer até o início de setembro
ESTRELA
Aobra para conectar dois pontos turísticos no centro da cidade iniciou nos últimos dias. A chamada Trilha Ecológica ficará entre o Parque da Lagoa e a Escadaria, e a construção exige intervenções no local até então inexplorado. Parte do caminho será suspenso, com um mirante e dois espaços de convivência. O objetivo é criar locais seguros e confortáveis para os visitantes se aproximarem da natureza.
Algumas árvores exóticas são removidas para abrir a passagem. Espécies como Ligustros, Uvas-japonesas, Ciprestes, entre outras nocivas ao ambiente local e que podem levar a um nível crítico de desequilíbrio ecológico foram replantadas. “Claro, durante a execução da obra fica a impressão da destruição do habitat. No entanto, é feito justamente o contrário, com a repaginação da área”, explica o biólogo da Secretaria de Desenvolvimento, Inova-
ção e Sustentabilidade (Sedis), Émerson Musskopf.
Ele explica que serão substituídas as exóticas por nativas, especialmente as de grande porte, por arbustos e arvoretas adequadas ao ambiente ciliar.
“Como ainda estamos no início da obra, alguns têm a impressão de que não é um cenário bonito, mas ao final vão perceber o incremento da natureza que estará sendo feito”, garante.
A projeção era iniciar a construção em fevereiro, mas a estiagem que baixou o nível do Rio Taquari adiou os planos. Havia um receio por parte do governo em fazer movimentações nas áreas lindeiras. Ao mesmo tempo, foi feita a limpeza do trecho
onde passa a trilha, que deverá ficar pronta até o início de setembro. De acordo com os documentos no edital, o investimento será de cerca de R$ 1,3 milhão.
Sobre a trilha
O caminho consiste em uma trilha de 480 metros, com trechos onde serão instaladas passarelas suspensas – que também são removíveis, para eventuais enchentes – acima do nível das árvores. Toda a passagem terá iluminação e no projeto constam um mirante feito em material metálico, com cerca de 400m², e um pier, onde os visitantes terão bancos e uma estrutura semelhante a uma arquibancada.
A estrutura metálica do mirante será construída ao redor das árvores que existem no local. Os bancos serão de madeira e ficam nas beiradas do espaço.
comercial@jornalng.net.br - (51) 98650-5460
Fabiano Petter
OPronto Atendimento Ambulatorial Pro Vale, o P.A.+, abriu uma nova clínica em Encantado em 13 de março. O complexo dispõe de pronto atendimento médico 24 horas e ambulâncias tipo UTI móvel.
Com a experiência da matriz em Estrela, o P.A.+ em Encantado é o segundo da região. Nestes três anos, a clínica particular firmou convênios com prefeituras e entidades, e soma cerca de 120 mil atendimentos, com convênio com mais de dez entidades. “Acreditamos que fizemos a diferença na vida de muitas pessoas que nos procuraram em busca de cuidados para sua saúde. Atendemos a todos da melhor forma possível, com segurança, eficiência e dedicação”, destaca o diretor Agnaldo Machado.
O P.A.+ tem médicos clínicos gerais de plantão 24 horas, inclusive aos fins de semana e feriados, para aquele paciente que não se enquadra em urgência ou emergência, ou seja, quando não há risco imediato à saúde. Já as ambulâncias tipo UTI móvel poderão ser acionadas para fazer a remoção de pacientes graves. Na ambulância tipo UTI móvel o paciente será assistido por profissionais do P.A.+ até a chegada ao hospital.
Não é necessário agendamento prévio, será feito atendimento em livre demanda. Salienta-se que é ideal procurar o P.A.+ para ocorrências e sintomas de baixa e média complexidade.
17/04 – Richter
Gruppe (10 anos)
23/04 – Funilaria
Hermel (32 anos)
24/04 – Creche
Colméia (50 anos)
FONTES: DEBIT E CEPEA
VALORES SUJEITOS A ALTERAÇÃO
FECHAMENTO: 12/04/23, ÀS 12H
IPCA 4,65% POUPANÇA 8,3%
0,17% SELIC 13,26%
7,82%
SOJA - R$ 144,25/saca
MILHO - R$ 73,92/saca
BOI - R$ 284,40/arroba
SUÍNO - R$ 6,40/kg
FRANGO - R$ 6,66/kg
TRIGO - R$ 1.608,12/ton
DÓLAR: R$ 4,9415 para compra, R$ 4,9421 para venda EURO: R$ 5,3927 para compra, R$ 5,3953 para venda
Rhodoss Implementos seleciona Soldador TIG e MIG, Operador de guilhotina e dobradeira, Montador de
• No dia 18 de abril, o Fórum da Mulher Empresária da Acil promoveu um café da manhã para mais de 100 empreendedoras da região, o evento abordou o tema da Governança Corporativa em Empresas Familiares, as oportunidades e cases serão trazidos pelas palestrantes:
a diretora Camile Bertolini Di Giglio da Gota Limpa, e Alessandra Hollmann, sócia administrativa-financeira da Laticínios do Sul.
• O Gramado Summit, realizado entre os dias 12 e 14 de abril na Serra Gaúcha, reuniu empreendedores, investidores, universidades, entidades representativas e poder público da nossa região a fins de discutir o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e startups, contou com um público aproximado de 10 mil visitantes, com mais de 500 empresas expositoras e
revestimentos em tanques
Nutritec seleciona encarregado de controle de qualidade Dinna seleciona Auxiliar de operador de perfuratriz, Técnico de mineração, Auxiliar de detonação Município de Fazenda Vilanova: consulte pelo site https://fazenda-vilanova.curriculointerativo.com.br
Município de Estrela: consulte pelo site estrela-rs-conectaempresa.curriculointerativo.com
Consulte essas e outras oportunidades no site grupoahora.net.br/tags/empregos
Veja as matérias completas no site: jornalng.net.br
200 palestrantes presentes nesta edição.
• A Cooperativa Languiru, em comunicado oficial no dia 17 de abril, informa que a Superintendência Administrativa, Comercial e Financeira e de Fomento Agropecuário passam a responder temporariamente pela gestão da cooperativa, devido a renúncia do Presidente, Vice-Presidente e todos os Conselheiros da Administração da gestão atual cooperativa. Em publicação de edital, convoca para Assembleia Geral Extraordinária, como ordem do dia a eleição e posse dos novos membros do conselho, no dia 29 de abril as 8:30 na associação de funcionárias da Languiru, em Teutônia-RS.
• No PodcastCIC da semana no último dia 17 de abril, a pauta foi “O associativismo em benefício da comunidade”,
com a moderação da vicepresidente do Comércio, Maiquéli Josefiaki, e da vice-presidente da Indústria, Mariza Wolf. Os entrevistados foram o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia, Genir Pithan; a presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro de Teutônia), Marta Sanders; e o vice-presidente da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), Edson Horst. Para quem perdeu o episódio ao vivo, o conteúdo está disponível nas redes sociais da entidade.
• A Federasul realizará um Fórum Macro Regional (Vales do Taquari, Rio Pardo e Jacuí), como tema o “Olhar sobre o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”. Evento será no próximo dia 25 de abril, a partir das 14h, no salão de eventos da Acil em
Lajeado.
• A CIC Teutônia realizará almoço empresarial no próximo dia 28 de abril na sede da entidade, com o tema o “RS do Futuro no Presente”, sob o olhar do empresário e administrador de empresas Andre Vanoni de Godoy, diretor-superintendente do Sebrae RS.
• No último dia 14 de abril, ocorreu a segunda reunião almoço da Cacis do ano, teve como palestrante o economista-chefe do Sicredi, Andre Nunes de Nunes, abordando Cenários Econômicos e Perspectivas para a Economia, o evento contou com a presença de mais de 100 lideranças e empresários, no Estrela Palace Hotel em Estrela.
• E ainda na última sexta-feira (14), ocorreu o lançamento do 56º
Festival do Chucrute, na Comunidade Evangélica. Neste ano, o Festival tornou-se Patrimônio Cultural e Imaterial de Estrela, reforçando o quanto o evento representa o município e sua comunidade. A expectativa é de grande público.
• APOIO DO BEM:
O CTG Raça Gaudéria pede auxílio! Toda ajuda é bem-vinda. Contribua para a reforma do CTG. Se o apoio em R$, segue pix: 93.323.574/0001-81.
• Já estão abertas as inscrições de projetos para o Fundo Social do Sicredi. Neste ano serão destinados R$ 1,13 milhões a apoiar entidades sem fins lucrativos associadas a cooperativa. O prazo encerra no dia 21 de maio, cadastro pelo site sicrediourobranco.com.br.
Conhecer, decidir e transformar: este foi o lema do processo assemblear da Sicredi Ouro Branco RS/MG em 2023. Ao longo de seis semanas, 18.366 associados escolheram fortalecer seu relacionamento com a Cooperativa e marcaram presença nos eventos do Sicredi na Comunidade.
A oportunidade permitiu aos sócios o cumprimento do seu papel ativo enquanto donos do negócio. “A gente pode, sim, mudar o mundo. Talvez não todo ele, de uma vez. Mas, aos poucos, começando ao nosso redor”, encorajou o presidente Neori Ernani Abel, referindo-se ao poder de transformação da cooperação.
Na Sicredi Ouro Branco, todo crescimento reflete em benefícios para os associados e suas comunidades. Por esse motivo, a assembleia foi espaço para celebração dos resultados. Dentre os indicadores apresentados pela diretoria, o de maior relevância é o número de associados que acreditam na atuação da Cooperativa. “Quando uma sociedade de pessoas cresce, exatamente no número de pessoas que a compõe, então nos parece que ela está no caminho certo”, destacou.
Em 2022, a Cooperativa chegou ao total de 81.712 sócios. Número que equivale a um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Participação e parceria que refletem diretamente nos indicadores financeiros. Enquanto o montante de recursos administrados entre depósitos, patrimônio líquido e crédito aumentou 24% no último ano de gestão, os resultados financeiros da Cooperativa cresceram 37% entre 2021 e 2022.
Cooperativa fechou 2022 com mais de 81 mil sócios
Número 11% superior ao ano anterior. Engajamento da comunidade resultou em aumento de 46% nos resultados financeiros distribuídos entre os sócios
A crescente evolução de cada um dos indicadores confirma que a Cooperativa está no caminho certo e permite a ampliação do impacto gerado pela sua atuação. Prova disso é o aumento de mais de 46% do valor que será distribuído aos associados e às comunidades neste ano: R$ 27,18 milhões.
Do montante, R$ 8,31 milhões representam juros ao capital dos associados, enquanto que R$ 1,13 milhão é o valor destinado ao Fundo Social – que beneficiará as comunidades por intermédio de projetos desenvolvidos por entidades sem fins lucrativos, com propósitos coletivos e associadas à Cooperativa.
Outros R$ 17,74 milhões foram distribuídos na Conta Corrente dos associados, de acordo com a proporção de uso das soluções financeiras oferecidas pela Cooperativa. O valor representa um aumento de mais de 30% em relação ao montante distribuído no ano anterior.
O valor foi destinado às Contas Correntes dos associados no dia 6 de abril, materializando a atuação dos sócios como donos da Cooperativa, que têm, por consequência, acesso aos seus resultados. Montante que retornará à economia local, fomentando os negócios e objetivando o propósito de construir uma sociedade mais próspera. “Vamos continuar desenvolvendo esta instituição financeira cooperativa. Ela merece todo nosso cuidado”, pontuou Neori.
Nossa Cooperativa caminha de forma sólida e sustentável para se perenizar na comunidade como a principal instituição financeira e como ferramenta de desenvolvimento para os associados.”
Parceria entre o programa Vida+Viva sem Álcool e governo municipal auxilia na elaboração de estratégias de combate ao uso de substâncias proibidas a menores de 18 anos. Aplicação do questionário abrange adolescentes de 12 a 17 anos das redes de ensino municipal, estadual e privada
Com o propósito de compreender o uso de substâncias psicoativas e elaborar estratégias para combater o consumo entre os jovens, o programa “Vida+Viva sem Álcool (-) 18 anos” chega ao município. O objetivo é mapear onde estão os focos de utilização dos entorpecentes, os seus impactos na vida dos menores e compreender quais motivos contribuem para esse contexto.
A iniciativa é inédita em Estrela e oportuniza ações direcionadas à prevenção do uso das substâncias. O coordenador da pesquisa e do departamento científico do programa, Luís César de Castro explica que a metodologia envolve aplicação de um questionário direcionado aos jovens de 12 a 17 anos das redes de ensino municipal, estadual e privada. O documento é composto de 170 questões. É necessário autorização dos responsáveis e garantido o anonimato dos participantes.
O coordenador esclarece que, após o início da coleta
de dados, a previsão para apresentação dos resultados é de três meses.
“As informações oportunizam um conjunto de dados que poderá ser utilizado para percepção e avaliação de situações de fragilidade associadas ao uso de substâncias, além de apresentar um retrato de sentimentos, anseios e interações sociais entre os jovens”, destaca Castro.
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Renata Cherini, o resultado da pesquisa servirá de base para que a administração municipal possa atuar de forma direcionada na prevenção do uso das substâncias. “Com o diagnóstico de como está a situação em
Programa atua desde 2012 em Lajeado.
Em Estrela, objetivo é expandir ações direcionadas à prevenção e uso de substâncias
Estrela, podemos trabalhar de forma assertiva. Neste caso, o ideal é trabalhar em conjunto com a Educação e
Saúde”, aponta. Como a pesquisa ocorre no âmbito escolar, na avaliação de Renata será possível entender a situação de cada comunidade. “Queremos saber quais tipos de entorpecentes são predominantes em cada escola, o que colaborou para a criação do contexto e também como funciona a dinâmica das famílias. O problema de um colégio pode ser diferente do outro. Portanto, vamos buscar soluções direcionadas”, afirma.
O coordenador da pesquisa também reforça que os dados apurados podem contribuir para promover ações voltadas à saúde e à educação. Desta forma, com os resultados apresentados, a Renata salienta a possibilidade de dividir as equipes de cada pasta para atender demandas específicas.
“Vamos entender essa realidade e compreender cada situação. Saberemos onde fortalecer a educação, onde enviar equipes de saúde e qualificar a atuação da assistência social”, explica a secretária. A pesquisa está em fase de elaboração e também deve contar com apoio da 3ª CRE e direções das escolas participantes.
Jornal Nova Geração: Por qual motivo surgiu a iniciativa de implantar o programa em Estrela?
Luís César de Castro: O “Programa Vida + Viva sem álcool (-) 18 anos” foi fundado em 2012, inaugurado a partir da pesquisa de “Análise de contato com substâncias psicoativas”, realizada no Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição de Lajeado. Com a pesquisa, foi
possível constatar que nossas percepções de gestão pública e sociedade civil não contemplavam a realidade local quanto ao uso de substâncias por
crianças e adolescentes. Considerando que Estrela apresenta uma das populações mais diversas e de características culturais muito peculiares, foi percebido que seria de extrema importância estabelecer a expansão do Programa Vida+Viva junto a este município.
Jornal NG: Como a pesquisa pode auxiliar na prevenção do uso de álcool e drogas?
Castro: A precocidade no uso de álcool aumenta o risco à dependência, oportuniza prejuízos de ordem intelectual, cognitiva, emocional, relacional, além de ser um importante componente geracional de violência. O diagnóstico preciso oportuniza ao gestor a possibilidade de articulação de todos recursos disponíveis para a entrega de ações voltadas à prevenção das
substâncias por crianças e adolescentes.
Jornal NG: Quem responde a pesquisa?
Castro: Pretende-se desenvolver a coleta mediante o emprego da versão de questionário adaptada ao ambiente digital, aplicada a estudantes de 12 a 17 anos (nascidos entre 2006 e 2011), integrantes das redes públicas municipal e estadual, e da rede privada de ensino do município.
“O diagnóstico preciso oportuniza ao gestor a possibilidade de articulação de todos recursos disponíveis”
Desde 2019 fora da programação da comunidade, encontro anual superou a projeção de público e venda de almoços.
Caravana Conexão NG marcou presença no evento
Jhon Willian Tedeschi jhon@grupoahora.net.brESTRELA
Afesta anual da Comunidade Católica São
Miguel, na Linha Geraldo Baixa, teve sua retomada no domingo passado, 16. As expectativas da organização foram superadas e mais de 500 pessoas participaram do evento. O encontro marcou a comemoração dos 70 anos da construção da igreja e do salão comunitário. A preparação que iniciou ainda durante a semana, ganhou ainda mais corpo nas primeiras
horas do domingo. Cinco pessoas na churrasqueira e outras cinco na cozinha começaram os trabalhos por volta das 7h, para preparar 250 quilos de carne, além dos acompanhamentos como massa, molho e 10 variedades de salada.
Há oito anos na churrasqueira, Nelson Werle valoriza o trabalho conjunto para que tudo saia de acordo com o esperado.
“Se o time não se ajuda, não sai o almoço”, diz. Ele iniciou como convidado, em uma necessidade do grupo, e se manteve como voluntário desde então. Desde as primeiras horas da festa foi
disponibilizado polenta frita ao público, como aperitivo.
A expectativa do presidente da comunidade, Lairton José Walter, era vender entre 400 e 500 almoços – cerca de 350 deles já haviam sido comercializados de forma antecipada. No entanto, próximo ao meio-dia, a mobilização para viabilizar mais lugares era reflexo da procura pela festa ao longo da manhã.
Além dos mais de 500 almoços vendidos, muitas pessoas foram até o salão para o baile na parte da tarde. De acordo com Walter, a festa terminou às 20h. “Estamos satisfeitos, todos con-
Depois de almoço e atividades do Caravana, baile com conjunto Star 3 seguiu por mais de cinco horas
seguiram se divertir de forma confortável.” A partir de agora, a expectativa é pelo baile de kerb da comunidade, que está marcado para o fim de setembro. A animação do baile ficou por
conta do conjunto Star 3, de Colinas. O grupo de danças folclóricas alemãs Morgenstern participou da festa e se apresentou com o grupo da terceira idade.
A 6ª edição do Caravana esteve na festa da São Miguel e
levou ao público brincadeiras como dança da cadeira e dança da bolinha, além de distribuir brindes dos patrocinadores Imec Supermercados, Certel, Cresol, FB Net, Ortobom, Redemac Morelli e Cervejaria Prost Bier, e assinaturas do Jornal Nova Geração. O próximo Caravana ocorre no dia 7 de maio, na comunidade São José Operário, no bairro Imigrante.
• Cerca de 500 almoços
• 39 caixas de cerveja
• 19 caixas de refrigerante
• 15 fardos de água
DORVALINA DA SILVA , 91, morreu na terça-feira, 18. O sepultamento foi no Cemitério Católico de Estrela.
LORI LUERSEN, 81, morreu na segunda-feira, 17. O sepultamento ocorreu no Cemitério Evangélico de Linha Geraldo Alta, de Estrela.
RODOLFO ADOLFO PREDIGER (mais conhecido como RUDI), 90, morreu na segunda-feira, 17. O sepultamento ocorreu no Cemitério Evangélico de Colinas.
EMANUÉLLY EDUARDA DA
SILVA TRINDADE, 3, morreu na segunda-feira, 17. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de Novo Paraíso, em Estrela.
MARIA ANILA SULZBACH
HAUSCHILD, 94, morreu no domingo, 16. O sepultamento ocorreu no Cemitério Católico de Estrela.
Para informar falecimentos:
MARIA RENILDA GOMES DA SILVA, 60, morreu no domingo, 16. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de Novo Paraíso, em Estrela.
PEDRO ALCIDO LUDWIG, 76, morreu no domingo, 16. O sepultamento ocorreu no Cemitério Católico de Estrela.
IRMA LORI LENHARD, 71, morreu no domingo, 16. O sepultamento ocorreu no Cemitério Católico de Linha São Jacó, em Estrela.
LEONTINA CONCEIÇÃO DA COSTA, 87, morreu no domingo, 16. O sepultamento ocorreu no Cemitério Católico de Bom Retiro do Sul.
GLADIS ONEIDA ENGSTER, 82, morreu no sábado, 15. O sepultamento ocorreu no Cemitério Evangélico de Estrela.
• WhatsApp: (51) 9 8650-5460
• Fone: (51) 3712-1250
• E-mail: recepcao@jornalng.net.br
Aponte que divide o bairro Boa União e a Linha São José sobre o Arroio Boa Vista começou a ser removida. O início do trabalho foi na sexta-feira passada, 14, com a retirada dos trilhos de madeira, que davam sustentação à passagem dos veículos, assim como foi feito com as chamadas “goleiras” que impediam o trânsito de automóveis de maior porte.
Na sequência, foi removida a estrutura que dava sustentação às pranchas, primeiro no meio da ponte, depois nas cabeceiras. Foi necessário a presença da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para a retirada de um duto que passa junto à travessia, o que provocou falta de água na Linha São José. A estrutura no local se manterá de forma provisória até a cons-
trução da nova ponte.
O trânsito de pedestres foi totalmente bloqueado com a instalação de barreiras nos dois acessos à ponte. “É um processo delicado, onde tem que ter os profissionais certos pra fazer, e com muita calma”, comenta o secretário de Infraestrutura Urbana, Osmar Müller. A remoção deve ser concluída na próxima semana.
A definição da empresa responsável por construir a ponte tem nova data. Após a primeira licitação, que ocorreu no dia 29 de março, não apresentar inte-
ressados na obra, o município republicou o edital na terça-feira, 11, e programa a abertura dos envelopes das empreiteiras que se apresentem para o dia 12 de maio. O orçamento indica o valor de R$ 7,7 milhões, conforme o edital.
A passagem será construída em concreto, com duas faixas de 3,5 metros cada, área para ciclistas com largura de 3 metros e uma calçada de passeio com 1,2 metro. O local será o início da ciclovia intermunicipal, que vai até Imigrante. O prazo para a conclusão da obra, de acordo com o projeto, é de oito meses.
Na próxima semana, dia 25 de abril, a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela lança a campanha de incentivo ao comércio local alusiva ao Dia das Mães. A partir de então, até o dia 14 de maio, consumidores que efetuarem suas compras nos quase 90 estabelecimentos participantes concorrerão a prêmios, que serão divulgados no ato de lançamento. A seguir, a relação das empresas participantes.
- Adrita
- Amora
- Casa Americana
- Casa do Ciclista
- Casa Santo Nono
- Caza Prime
- Cia da Casa Imobiliária
- Confeitaria Saborita
- Confiança Jóias
- Construschorr – Filial Estrela
- Digital Place
- Doce Pecado
- Dreams Viagens e Turismo
- Estação do Carro
- Estela’s Uniformes
- Estrela Pneus
- Farmácia Bom Retiro
- Farmácias Associadas/ Farmácia da Ciliana
- Farmácia Sulfarma
- Galeria da Beleza
- Gardel Imóveis
- Getúlio Máquinas
- Gringo Auto Center
- Hering Estrela
- Imec Supermercados
- Imobiliária Gewehr
- Imobiliária Nova Era
- Imobiliária Solar
- Joalheria e Óptica Ponzoni
- Kunrath Automóveis
- Lidiel
- LM Móveis
- Loja D’Casa
- Loja Dinis
- Loja Midi Way
- Loja Pezzuti
- Loja Popular
- Loja Princesa
- Loja Seli
- Lojas Benoit
- Lojas Certel
- Lojas Delai
- Lojas Dullius
- Luciano Labres Cortinas e Persianas
- Luxus Magazin
- Maria Clara
- Mercadão dos Óculos
- Mercado 7 Estrelas
- Mercado Noeli
- Mercado Worst
- Milton Tintas
- Miromi Tintas
- Nagelnet
- New Era Acessórios
- Nexsul Conectividade
- Novafarma Drogaria
- Novolar Imóveis
- O Paladino
- Óptica Haas Estrela
- Óptica São José
- Ortobom de Estrela
- Ótica Lauro /Centro
- Ótica Lauro/ Hospital
- Ótica Lauro/Rodoviária
- Ótica London
- Óticas Carol
- Padaria Bruxel
- Pandalê Kids
- Planeta Hamburguer
- Playbrink
- Pró Sport
- Pronto Socorro das Baterias
- Prost Bier
- Redemac Morelli
- Reggla
- Roque Viagens
- S.O.S. Bebidas
- Sorvehaus
- STR Estrela/Centro Comercial
- Super Lojão Ponto Do Real
- Supermercado Dossul
- Supermercado Languiru
- Supermercado STR Lajeado/ Filial Estrela
- Tchê Farmácias
- Top Utilidades
- Veste Cim
- Via Esporte
- Viver Bem Imobiliária
ÁRIES: Será a oportunidade de dar uma renovada na sua vida, já que deve contar com energias renovadas, pique e garra para novos inícios.
TOURO: Está aberta a temporada de maior prudência, calma e pés fincados no chão, mas também ciumeira e possessividade.
GÊMEOS: Pode esperar por um período em que as coisas tendem a caminhar devagar, quase parando.
CÂNCER: Com o ânimo lá embaixo no início da semana, bora se libertar do passado e se preparar pra um novo ciclo que tá logo aí.
LEÃO: Tudo indica que valorizará mais a sua segurança e estabilidade, como também terá em mente que nada cai do céu.
VIRGEM: Talvez entre num relacionamento sério com seu sofá e cama, investindo em meios reservados pra paquerar e arrumar um date.
LIBRA: Tudo indica que sua disposição estará em baixa nos primeiros dias, mas deve ser o suficiente pra resolver pendências.
ESCORPIÃO: Bora abrir a mente e expandir seus horizontes, seja através de uma nova ideia, projeto, curso, faculdade ou viagem.
SAGITÁRIO: Tudo indica que sua vida social estará agitada e irá chover contatinhos te querendo. Talvez role algo a mais com um(a) amigo(a).
CAPRICÓRNIO: Você deve contar com muita organização e planejamento pra concretizar seus desejos e ir longe, inclusive outra cidade.
AQUÁRIO: Há risco de contratempos no fim da semana: melhor checar documentos, passagens e aparelhos, sobretudo se for viajar.
PEIXES: Com seu lado prudente, materialista e disciplinado ativado, há chance de ver sua conta bancária aumentando.
www.coquetel.com.br
Protesto pacífico adotado por Gandhi
Escritor do livro "Feliz Ano Novo"
(?) de pulso, invenção de Santos Dumont
"(?) não se ganha, se conquista" (dito)
(?) da cesta básica: arroz e açúcar Indicam a posologia de medicamentos
De mal a (?): em declínio acentuado
Animal de carga do Sertão
Aquele que nasceu "virado para a lua"
Símbolo de compromisso entregue no noivado
Botão do Twitter
Diz-se do cão que não apresenta ameaça Período histórico do feudalismo
(?)-T, ator do EUA Lista; registro
(?) de brigadeiro: o ideal para voos
© Revistas COQUETEL
Indícios importantes para a identificação de atirador
São presos ao poste
(?) at Work, banda australiana
Paróquia Santo Antônio Sábado, dia 22:
15h30min: Missa na Comunidade Sagrada Família, Linha Porongos
17h: Missa na Capela do Hospital
18h30min: Missa na Matriz Domingo, dia 23:
8h30min: Missa na Matriz
10h: Missa na Comunidade São Pedro Apóstolo, Delfina
19h: Missa na Matriz
Paróquia São Cristóvão Sexta-feira, dia 21:
19h: Terço dos homens na Matriz
Sábado, dia 22:
16h: Missa na Santa Maria Goretti, Linha Santo Antônio, Colinas
18h: Missa na Matriz São Cristóvão
19h30min: Missa na Nossa Senhora do Rosário, Linha Lenz
Domingo, dia 23:
8h30min: Missa na Matriz São Cristóvão
9h45min: Encontro dos Coroinhas da Área de Estrela, Boa União
17h30min: Missa de chegada CLJ2 na Matriz São Cristóvão
Terça-feira, dia 25:
Mineral importante para a tireoide (símbolo)
Anno Domini (abrev.)
Antigo guarda-roupa Nem, em inglês
Etapa que precede o abate animal "Criança", em tupi "(?): Nascido para Lutar", filme dramático
"(?) o homem", frase de Pilatos (Bíblia)
Luta japonesa Deus, em inglês Óculos de (?): corrige a visão Razão
Telhado de casas rústicas Miolo (?), a pessoa que não tem juízo (pop.)
(?) da Austrália, torneio de tênis Letra-símbolo do sublinhado no Word
19h30min: Missa na Nossa Senhora Imaculada Conceição, Pinheiros
Quarta-feira, dia 26:
19h30min: Missa na São
João Batista, Costão
Quinta-feira, dia 27:
16h: Missa com Benção da saúde na Nossa Senhora Aparecida
19h30min: Reunião do Conselho Pastoral e Econômico, com a presença da Comissão da Cúria, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Paróquia Evangélica Luterana
Sábado, dia 22:
8h: Ensino Confirmatório em Novo Paraíso
Forma do aro de pneu
Aqui, em francês
Incômodo típico da vida de fumante
www.coquetel.com.br / © Revistas COQUETEL
9h: Divulgação do 56° Festival do Chucrute no Calçadão de Estrela
9h15min: Ensino Confirmatório na Linha Wink Domingo, dia 23:
9h: Culto com Batismo no Centro
Terça-feira, dia 25:
13h30min: Ensino Confirmatório do 2° Ano no Centro
15h: Encontro da OASE de Estrela nos bairros
Quarta-feira, dia 26:
13h30min: Ensino Confirmatório do 1° Ano no Centro
14h30min: Encontro do Grupo de Idosos da Linha
Wink
19h: Reunião da Diretoria da Comunidade de Estrela
Sete instituições receberam profissionais nesta semana, com o objetivo de aumentar a segurança das crianças, após rumores nas redes sociais
Câmara de Vereadores também deu parecer favorável para uma Moção de Apoio que contempla pessoas com deficiência
O Legislativo de Colinas voltou a se reunir na quarta-feira, 19. Na sessão ordinária, os vereadores aprovaram, por unanimidade, dois projetos de lei que estavam baixados para análise da Casa. Entre os aprovados, o que autoriza o Executivo a pagar insalubridade ou periculosidade aos servidores municipais e aos servidores do Regime Celetista. Os parlamentares também aprovaram alterações, encaminhadas pela Administração Municipal, à Lei Municipal nº 2069-03/2023, de 16 de fevereiro de 2023, que subsidia parte da locomoção dos estudantes colinenses de cursos profissionalizantes técnicos e/ou de graduação. Os valores foram recalculados para melhorar o subsídio.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Os parlamentares também aprovaram uma Moção de Apoio ao Congresso Nacional, apresentada pela vereadora Silvia Patrícia dos Santos da Costa (PTB). A moção requer que seja estudada a possibilidade de propor um Projeto de Lei Federal que altere critérios de cálculo da renda familiar per capita e parâmetros adicionais de caracterização da situação de miserabilidade e de vulnerabilidade social para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas com deficiência.
NA TRIBUNA:
IMIGRANTE
Comentários sobre possíveis atos violentos, aliados ao cenário de preocupação generalizada no país. Conforme o Executivo, são esses os fatores que motivaram uma mudança na estratégia de segurança para o sistema de educação no município. Vigilantes foram posicionados nas escolas nessa quarta-feira, 19, enquanto é preparada a instalação de videomonitoramento nas instituições.
A situação foi sinalizada pelo prefeito Germano Stevens ainda na reunião do G7, no dia 13, ao demonstrar preocupação com a possibilidade de algum acontecimento. A partir disso, ele avançou com a articulação para contratar profissionais.
“Essa decisão foi tomada de forma imediata, tendo em vista os últimos acontecimentos em ambiente escolar e o que vem sendo disseminado nas redes sociais. Embora as informações veiculadas na internet possam ser apenas fake news, não podemos ficar inertes, frente a essa questão. Por isso estamos
tomando essas providências, de forma rápida”, disse.
O primeiro passo foi debater o assunto com a comunidade escolar. Na sexta-feira da semana passada, 14, o governo reuniu diretorias das escolas municipais e núcleos dos Círculos de Pais e Mestres (CPM) para apresentar a proposta.
O intuito era decidir, de forma ágil, quais ações de segurança seriam adotadas nas instituições. Em decisão unânime, entre os presentes, houve a definição de contratar, com urgência, vigilantes para atuarem nas seis escolas municipais, mais a escola estadual 25 de Maio.
No mesmo dia ocorreu uma sessão extraordinária na câmara de vereadores para autorizar as contratações. O projeto foi aprovado por unanimidade. “Não podemos nos manter alheios a esses acontecimentos. Temos que proteger os alunos”, afirmou o vereador Paulo Roberto dos Santos (PP).
O presidente do legislativo, Jairo Pott (PSDB), acrescentou que era uma medida necessária. “É uma forma muito importante de prevenção, para que os pais possam ficar tranquilos enquanto os filhos estão na escola.”
Um projeto chamado Círculo de Construção de Paz foi levado para as escolas como uma atividade complementar às ações preventivas à violência. O momento de integração entre os alunos também oportuniza a eles compartilhar sentimentos e melhorar a convivência.
“Esta é uma proposta educativa que se torna um instrumento eficiente para a prevenção da violência, o aprendizado da convivência e promoção da cultura da paz. Entendemos que, se quisermos instituir uma cultura de paz em nossas escolas, precisamos cada vez mais oportunizar destes espaços”, explica a psicóloga Alice Moraes.
- Vereadora Silvia dos Santos da Costa (PTB): destacou a importância da Moção de Apoio apresentada na sessão e pediu a colaboração dos colegas para sua aprovação. “A ideia é fazer um movimento no estado para mudar a lei que informa o BPC. As pessoas com algum tipo de deficiência recebem este benefício. Com o passar do tempo, os pais se aposentam ou os irmãos começam a trabalhar e os deficientes perdem o benefício por causa da renda familiar ultrapassar o limite definido pela lei. Mesmo assim, estas pessoas precisam do seu benefício para sobreviver, manter sua qualidade de vida, e outros tipos de tratamentos de saúde”, justificou.
- Vereadora Sandra Raquel Fusiger (PTB): falou sobre a importância da segurança nas escolas após os últimos acontecimentos registrados em diferentes municípios. “Como professora, atuante na educação infantil, e diante dos últimos fatos trágicos em escolas, não pude ficar sem questionar as instâncias competentes sobre as medidas de segurança que seriam tomadas. Na semana passada, na quinta-feira, houve uma conversa com famílias para destacar maneiras de acolhimento e condutas a fim de evitar a disseminação de informações falsas, pois o pânico foi instaurado.” - Vereador Marcelo Schroer (MDB): o parlamentar igualmente destacou a questão da segurança nas escolas do município. “Acredito que tudo o que foi falado é preciso ser feito, mas o mais importante é que, realmente, o Executivo tome as providências que já foram solicitadas aqui nesta Casa há mais tempo e nada foi feito. Infelizmente, precisou que acontecesse alguma coisa para começar a tomar providências. Que não precisemos esperar mais por reivindicações já feitas”, salientou.
LICENÇA INTERESSE
Os parlamentares também aprovaram, por unanimidade, os pedidos de Licença Interesse apresentados pelos colegas Juliano Kohl (MDB) e Silvia dos Santos da Costa (PTB). As licenças são de 30 dias, a partir de 1º de maio. A próxima sessão ordinária do Legislativo de Colinas será no dia 3 de maio, às 19h.
Após uma década de obras e ao custo de R$ 2,4 milhões em recursos públicos, casa legislativa inaugurada em 2020 ainda necessita de investimentos para uso de todas as salas
Felipe Neitzke felipeneitzke@grupoahora.net.brTEUTÔNIA
Construído em seis etapas, o prédio da câmara ainda não foi concluído como prevê o projeto. Para ser finalizado, o local demanda de reformas no telhado, instalação de elevador e acabamentos no plenário. Para essas três intervenções são estimados R$ 1,5 milhão. Por conta de goteiras e infiltrações, o local das sessões permanece no saguão do prédio. O espaço improvisado há três anos foi uma forma de evitar o custo do aluguel. Para colocar em uso o plenário será necessário sanar problemas estruturais. De acordo com o presidente Valdir Griebeler (PSDB), com o passar do tempo a madeira usada em parte do telhado corre risco de apodrecer. Alguns problemas já são aparentes e vão desde aberturas empenadas a frestas e rachaduras na parede.
Segundo ele, as condições do prédio da câmara decorrem de uma sucessão de erros. “Cada presidente fez um pouco da obra. Foram diferentes empresas e isso dificulta a abertura de uma sindicância”. Ao mesmo tempo, elenca falhas no planejamento, projeto arquitetônico, modelo de licitação e fiscalização das obras.
Para Griebeler, o material usado era de baixa qualidade e o formato do prédio demanda empresa especializada. “Desde que entrei na câmara, em 2020, buscamos alguém que pudesse fazer essas reformas e não encontramos interessados.”
O presidente do Legislativo ainda indica que para resolver os problemas no prédio será necessário trocar o telhado ou colocar um sistema de manta impermeabilizante. “Um levantamento prévio indicava a necessidade de R$ 300 mil para a reforma. Agora, para terminar toda a obra, estimamos mais de R$ 1,5 milhão.”
A expectativa com o projeto inicial era que além das demandas dos vereadores o prédio fosse usado pela comunidade para outras atividades. Por conta dos defeitos, não houve avanços nesse aspecto. Além do auditório inacabado, outras cinco salas estão em desuso por conta dos problemas estruturais.
Edificação em uso pelos vereadores desde 2020 apresenta goteiras e infiltrações. Para conclusão do prédio, são necessários cerca de R$ 1,5 milhão
Área construída: 2 mil m²
Valor investido: R$ 2,4 milhões
Investimento por ano:
a2010 – R$ 254,2 mil
a2012 – R$ 186,4 mil
a2014 – R$ 453,5 mil
a2015 – R$ 548,4 mil
Uma das dificuldades para apontar a responsabilidade pelas falhas na construção está atrelada às diferentes etapas da obra. De acordo com o diretor geral da câmara, Guilherme Meirelles de Oliveira, foram várias licitações, empresas e projetos. “Não se tinha como especificar a qualidade do material e por vezes o entregue deixava a desejar.” Oliveira ainda indica as interrupções com a troca da presidência na câmara. “A continuidade da obra não foi prioridade para todos e com isso os trabalhos pararam.” Segundo ele, ter a sede própria era algo planejado desde o ano 2000, mas começou a sair do papel somente em 2010. Mesmo inacabado, o atual espaço foi inaugurado em dezembro de 2020 ao somar R$ 2,4 milhões em investimentos
no decorrer de uma década.
O vereador e ex-presidente da câmara Evandro Biondo (MDB), autorizou a primeira etapa da obra em 2010. Segundo ele, o objetivo sempre foi construir um local que pudesse servir também para reuniões da comunidade. “O plenário principal tem capacidade para 220 pessoas sentadas e o miniauditório para cerca de 40.”
Ele entende que houve falhas nos anos subsequentes ao deixar de aplicar parte do orçamento nas etapas seguintes do projeto.
“Quando saímos da prefeitura por falta de espaço entramos em imóvel alugado. Essa despesa era de quase R$ 50 mil ao ano. Já o projeto da sede própria estabelecia a destinação anual de pouco mais de R$ 200 mil.”
a2017 – R$ 564,9 mil a2019 – R$ 398,5 mil R$ 1,5 milhão
é o recurso estimado para reforma e conclusão
Até agora, foram investidos R$ 2,4 milhões em recursos públicos na sede do Legislativo. O imóvel de 2 mil m² teve a definição da arquitetura enxaimel a partir de concurso, com a finalidade de preservar as características dos prédios da administração municipal. Por dentro, o prédio de três pavimentos foi desenvolvido com acessibilidade em todos os espaços e dispositivos para o aproveitamento da água da chuva. A expectativa da atual mesa diretora da câmara é encaminhar a licitação para a reforma do telhado a fim de evitar maiores danos ao restante da estrutura.
A banda de pagode Os Travessos será a atração nacional do 2º Festival de Balonismo e Manobras Radicais de Teutônia. O evento, em comemoração ao aniversário de 42 anos do município, ocorre dos dias 26 a 28 de maio e 2 a 4 de junho, no Centro Administrativo.
Os balões chegam no dia 26 de maio, com desfile pelas principais ruas, seguido por um show de balões iluminados, o Night Glow. Os passeios de balão pela cidade terão horários predefinidos aos sábados e domingos,
no turno da tarde. A programação também contempla show de manobras radicais com carros, motocicletas, kart, caminhões e avião.
Outras apresentações artísticas estão confirmados: Negão e Banda, Serginho Moah e Banda, Sétimo Sentido, Jonathan Pacheco e Katy Leal, além de diversos espetáculos infantis nos dois finais de semana.
Interessados em expor seus produtos e serviços na feira comercial e na praça de alimentação podem entrar em contato com Talles Martins pelo telefone 51 98204-4999.
26/05 – Sexta-feira
Abertura do parque – 18h
Carreata ruas de fogo – 20h
Night Glow – 21h30
Negão e Banda – 22h
27/05 – Sábado
Abertura do parque – 14h
Voos de balões – 16h
Show infantil Lol, Masha e Urso, Unicórnio, Patrulha Canina – 17h
Night Glow – 21h
Mescla – 21h30
Serginho Moah e Banda – 23h
Dj Junior – 00h30
28/05 – Domingo
Abertura do parque – 13h
Voos de balões – 16h
Sétimo Sentido – 17h
02/06 – Sexta-feira
Abertura do parque – 18h
Show truck, car, motos – 21h
Jonathan Pacheco – 22h
Dj Evoluttion – 00h
03/06 – Sábado
Abertura do parque – 14h
Air show – 16h
Show infantil Luccas Neto, Bita, Galinha Pintadinha,
Mickey e Minnie – 17h
Show truck, car, motos – 21h
Katy Leal – 22h
Os Travessos – 23h
04/06 – Domingo
Abertura do parque – 13h
Show da família – 14h
Show truck, car, motos – 18h
Encerramento – 20h
“Cada etapa, uma licitação”
Em reunião com a comunidade, administração municipal reconheceu falhas no sistema de abastecimento e busca soluções junto à empresa responsável pela perfuração. Caixa d’água antiga voltou a ser utilizada
Karine Pinheiro karine@jornalng.net.brBOM RETIRO DO SUL
Moradores da localidade de Cupido passaram cerca de uma semana sem acesso à água limpa nas torneiras de casa. Segundo relato de moradores, a situação ocorreu devido a um problema em um poço perfurado no ano passado. Uma reunião com a administra-
Como alternativa, os residentes do Cupido estão utilizando a caixa d’água antiga
ção municipal, na sexta-feira, 14, tratou de buscar soluções. Como alternativa, os residentes do Cupido estão utilizando a caixa d’água antiga. De acordo com o presidente da comunidade, André Cabral, no momento os mora-
dores têm acesso à água potável. No entanto, ele destaca que a estrutura construída no último ano foi colocada ao lado da existente, e que isso pode ter influenciado no problema atual. Segundo ele, a rede de abastecimento passou a atender empresas também.
“Agora o poço novo não pode ser utilizado. Eles tentaram limpar algumas vezes. Mas a água ali não fica mais limpa. A perfuração
tem que ser feita em outro lugar. O certo seria a empresa responsável resolver e arcar com as consequências. A água é amarela, não dá pra usar”, avalia André. A reunião contou com a presença do prefeito Edmilson Busatto.
Moradores da localidade há 18 anos, Angela Hilgert e Luciano Amaro dos Santos também relatam que enquanto a prefeitura busca uma solução, a comunidade voltou a usar a caixa d’água antiga. De acordo com eles, o problema com a água imprópria para o consumo durou cerca de uma semana.
“Antes estava tudo funcionando perfeitamente. Essa estrutura nova foi construída para não ficarmos sem água no verão. É a primeira vez que acontece esse problema. Durante a reunião com a administração municipal, eles afirmaram que buscam uma maneira de a empresa arrumar o poço. O bom é que agora a água está vindo limpa”, conta Luciano.
Segundo o chefe de gabinete do Executivo, Leonardo Martins, as perfurações para poços e instalações de caixas d’águas nas co-
munidades do interior surgiu da necessidade de solucionar problemas como a falta de água e, desta forma, aumentar a capacidade de abastecimento das associações. Sobretudo, ele esclarece que a administração municipal busca formas de solucionar de forma definitiva o problema na localidade.
“Vale esclarecer que o problema não está na caixa d’água. O problema está no poço que foi perfurado por último. Estamos acionando a empresa responsável pela construção para que isso seja solucionado. E se não for resolvido, vamos acionar na Justiça e cavar outro poço para solucionar a situação no Cupido”, explica Leonardo.
O investimento na localidade foi de aproximadamente R$ 246 mil com recursos municipais. O chefe de gabinete destaca que, além da perfuração do poço, foi colocado uma caixa d’água nova, reforma da base já existente e da rede de extensão. Outras comunidades no interior também receberam reformas e melhorias no sistema de abastecimento de água.
Com novidades na estrutura do evento e limitação no número de inscritos, comissão avança para confirmar atrações. Festival faz parte da programação de aniversário do município
Jhon Willian Tedeschi jhon@grupoahora.net.brBOM RETIRO DO SUL
Aconfirmação das datas e regulamento do 9º Dança Bom Retiro inicia a busca por vagas para as apresentações. O sucesso da edição anterior é destacado pelos organizadores a partir dos números, quando houve recorde de participantes e espectadores. As inscrições iniciaram no dia 31 de março e a primeira fase termina na próxima segundafeira, 24.
O evento ocorre entre os dias 1 e 3 de junho, junto à 3ª Expofeira, e deve reunir mais de 1,2 mil bailarinos em 250 coreografias. O espetáculo tem como foco valorizar a cultura e incentivar a prática da dança como uma das principais iniciativas no município, enquanto a feira aparece como uma oportunidade para movimentar a economia de Bom Retiro do Sul.
“A expectativa está muito grande com esse crescimento. Ficamos muito felizes, porque trabalhamos a cada ano para ofertar sempre o melhor para esse grande público de pais e coreógrafos que vem ao nosso evento”, diz Iara Kartsch do Couto, integrante da comissão
organizadora. Municípios de fora da região manifestaram interesse em participar, como Carlos Barbosa, Xangri-lá, Guaíba e Tapes. “O evento tem projetado o município em nível estadual. Prova disso é a procura de novos municípios para participar”, afirma a secretária da Educação, Josi Görgen.
Outra novidade é a melhoria proposta para a estrutura do evento. “Projetamos uma ampliação para o público que vem assistir ao Dança Bom Retiro. Investimos também na melhoria da estrutura da de alimentação e dos estandes, com
Dia 1, quintafeira:
Abertura – 19h
Dança Especial
Dança Terceira
Idade
Dança Estudantes
Dança Gospel Entrega da premiação
Edição de 2022 reuniu cerca de 1,2 bailarinos e teve recorde de participantes, escolas e público presente. Para este ano, organização prepara melhorias na estrutura
ampliação do número de expositores”, acrescenta a gestora. As inscrições ocorrem em duas etapas. A primeira fase encerra na segunda-feira, 24, enquanto a fase final fica aberta até 22 de maio. A diferença entre os períodos está no valor, que aumentará após a etapa inicial.
Dia 2, sextafeira:
Abertura – 19h
Danças Populares
Ballet Clássico de Repertório
Ballet Clássico
Livre
Jazz
Entrega da premiação
Dia 3, sábado:
Abertura – 19h
Dança
Contemporânea
Danças Urbanas
K-pop
Estilo Livre
Entrega da premiação
FAZENDA VILANOVA
A Secretaria Municipal de Saúde e Atenção Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), realizou no sábado passado, 15, o 1º Circuito de Saúde, por meio das atividades do Mais Saúde, Mais Ação. A programação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.
O evento contou com a presença do prefeito Amarildo Luis da Silva, vice Pedro Dornelles, e demais lideranças municipais.
A parceria foi do Sicredi, EMATER-RS/Ascar, Senac, Marujo Barbearia, Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia e Ótica do Beto.
As atividades foram realizadas de manhã e de tarde, como corte de cabelo gratuito, testes rápidos para várias doenças e infecções, vacinação contra a Covid-19 e Influenza, conscientização de combate à dengue, formação de cadastro de doadores de sangue, cadastramento no Cartão SUS, avaliação da fonoaudióloga, orientação nutricional, avaliação odon-
tológica, promoção da saúde do homem, bússola de profissões, instrução sobre plantas medicinais e pomadas da equipe da EMATER, apresentação da Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT), informações da Liga de Combate ao Câncer, atualização de cadastro no CRAS, pintura artística, atividades esportivas, brinquedos infláveis e apresentação do Coral.
Com grande participação da comunidade vilanovense, o evento foi avaliado como totalmente positivo pela secretária Graciela Manini de Azevedo. “É uma oportunidade de atualizar a situação de saúde dos nossos munícipes. E este conjunto de ações oferece uma grande contribuição na prevenção a muitas doenças. Por isso estamos nos mobilizando para continuar com esta iniciativa em outras oportunidades”, destacou Graciela, agradecendo aos servidores que se disponibilizaram no dia, aos patrocinadores e parceiros que apoiaram e à comunidade que participou.
Em uma terra que passa pela terceira seca consecutiva, o que mantém o agronegócio como um dos motores da economia? Como pode um estado que sofre com a falta de chuva ser exemplo de produtividade e de entrega no campo? Certamente a resposta passa por múltiplos fatores, que vão desde a modernização e a inovação até a dedicação diária dos trabalhadores do campo.
No Rio Grande do Sul, não faltam exemplos de produtores com mente empreendedora. Pessoas que enxergam em um problema, uma oportunidade. Enquanto eu ouço incrédulo pessoas dizendo que o agro é predatório, que desmata, eu vejo profissionais estudando, aprimorando técnicas e investindo em tecnologia e inovação. O ritmo do aumento da produção nacional ano após ano é muito superior ao da área plantada. O nome disso é agricultura de precisão e ela preza por uma produção mais eficiente, mais sustentável e que entrega um valor social inestimável, tudo de acordo com as práticas de ESG.
Apesar de, ao percorrer o interior do Estado, ver in loco a situação de plantações perdidas, eu sei que daremos a volta por cima. O produtor gaúcho é acostumado às dificuldades. Ele está lutando contra mais uma severa estiagem. Essa guerra silenciosa acontece todos os dias nas lavouras. E eles não esmorecem. Os estragos seriam muito maiores se o setor não tivesse, por si mesmo, investido em qualificação e produtividade.
Até agora, o governo federal anunciou R$ 430 milhões como auxílio para o enfrentamento à estiagem, mas é pouco. São necessárias políticas públicas efetivas e permanentes para a irrigação, além de linhas de financiamento e outras medidas que temos insistentemente defendido, como no projeto de lei que liberou crédito aos agricultores do estado para a safra 2022/23. Não podemos deixar que o campo, além de produzir, resolva sozinho um problema que é de todos nós.
O produtor gaúcho é valente. Para ele, não existe estiagem de esperança. Mas o mínimo que ele merece é que não haja, também, uma estiagem de soluções para um setor que produz o alimento que vai à mesa dos brasileiros e é decisivo para a economia do país.
Investimento. Palavra de grande significado e que pode ser utilizada nos mais variados sentidos da vida. Podemos investir tempo, esforço, amor, alguns outros sentimentos e recursos. Mas falar de investimento também é falar sobre abdicar. E se pararmos para refletir tudo que já abdicamos para chegar onde hoje estamos, com certeza daria uma lista grande.
Assim que nascemos já nos ensinam como temos que deixar algumas coisas de lado para alcançar outra coisa de mais importância para o momento. Deixar de sair com os amigos para estudar, não comprar mais uma roupa para poder viajar no fim do ano, e assim vai. E claro, não está nada errado esse pensamento!
Mas todos esses momentos ou coisas das quais estamos abdicando e deixando de viver, estão sendo bem aproveitados? Ou apenas estamos “enganando” a nós mesmos?
Gostou dos artigos? Envie também o seu texto, entre 2,5 mil e 3 mil caracteres, para redação@jornalng.net.br com foto, nome e ocupação. Seu artigo pode sair no jornal!
Pontos como esse parecem não importar quando vamos conversar a respeito de dinheiro. Mas são reflexões importantíssimas, pois nos mostram como agimos e como lidamos com algumas situações corriqueiras da vida. Até porque, através dessas respostas, conseguimos entender qual estratégia podemos adotar para alcançar os nossos mais desejados sonhos, sejam materiais ou não!
Ok. Agora entendemos um pouco sobre a psicologia financeira dentro de um assunto muito abordado no mundo todo, e que podemos chamar de tendência! Investir é uma tendência muito saudável, por sinal – desde que bem aplicada.
Alguns dados podem basear essa alta histórica de investidores – segundo a B3 (a bolsa do Brasil), em 2018 havia cerca de 700 mil investidores na bolsa, já em
dezembro de 2022 existiam cerca de 5 milhões de investidores, marcando um aumento de quase 700% no período. Com certeza números como esses podem assustar qualquer um. Mas se comparados com outros relatórios como de valores movimentados, podemos entender que existem muitas pessoas experimentando o mercado de capitais.
Mas a que conclusão isso nos leva? A bolsa, como muitos podem afirmar, não é para todos. A bolsa existe para pessoas já acostumadas com o mundo dos investimentos e que estão dispostas a viver com a incerteza. E entender isso é ponto forte ao conhecer o seu perfil de investidor, pois é em cima deste teste que podemos conhecer as intenções que queremos com os recursos que vamos investir. Claro, não quero dizer que apenas pessoas com grande domínio do assunto ou grandes valores podem investir na bolsa.
Mas assim como o óbvio precisa ser dito, o mínimo precisa ser entendido. Precisamos saber para o que iremos destinar nossos recursos, por qual prazo e se em alguma emergência ele precisará estar disponível!
E aqui falo sobre poupança e aplicação mesmo, renda fixa. Através delas podemos construir um grande patrimônio, sem colocar nossas economias sob uma volatilidade tão grande. Por que isso é importante? Se construirmos nossa reserva de valor, em cima desses investimentos, o risco de perder o capital investido é muito pequeno, o que garante segurança e liquidez (possibilidade de transformar o investimento em dinheiro novamente). Aplicando tudo isso, é possível dar o primeiro passo e começar no mundo dos investimentos!
Marcela Cavalheiro Assistente de negócios PFAté agora, o governo federal anunciou R$ 430 milhões como auxílio para o enfrentamento à estiagem, mas é pouco”
A bolsa existe para pessoas já acostumadas com o mundo dos investimentos e que estão dispostas a viver com a incerteza”
Destaque fica para a partida de ida da semifinal da Taça Intermunicipal.
Rodada também terá jogos em Estrela e Bom Retiro do Sul
Oferiadão de Tiradentes será de muita decisão no Vale do Taquari. Teremos rodada em Poço das Antas,
Bom Retiro do Sul e Estrela.
O destaque fica para os jogos da Taça Intermunicipal em Poço das Antas. Na comunidade de Boa Vista, o 11 Amigos recebe o Juventude, de Westfália. Já no Centro, o EC Poço das Antas recebe o Canabarrense. Por terminarem a fase classificatória, o Juventude e o Canabarrense jogam por dois resultados iguais.
Bom Retiro do Sul
A última rodada da fase classificatória ocorre neste fim de semana no Bairro Goiabeira e no Faxinal Silva Jorge. No Goiabeira, o Rudibar joga con-
tra o Floriano. Já classificado em primeiro lugar na categoria titular apenas cumpre tabela. Já no aspirante, os donos da casa necessitam da vitória para terminar com a melhor campanha. No outro jogo, o Bragantino busca deixar a lanterna nas duas categorias, para isso necessita vencer o Grêmio.
No fim de semana passado, em Pinhal, o Floriano venceu o Grêmio na categoria titular por 2 a 1 e ficou no empate em 1 a 1. Já no Bairro Goiabeira, o Rudibar venceu o Bragantino nas duas 4 a 1 no primeiro quadro e 2 a 1 no segundo.
A classificação dos titular
tem o Rudibar liderando com 13 pontos, seguido de Grêmio (7), Floriano (6) e Bragantino (3). Já no aspirante, o Rudibar lidera com 9 pontos, seguido de Floriano e Grêmio (7) e Bragantino (6).
A quinta rodada será em Linha Geraldo e Costão. Faltando três rodadas para o fim da fase classificatória, o Aimoré pode encaminhar a primeira colocação em caso de vitória sobre o lanterna Geraldense. Outro destaque da rodada fica por conta do duelo entre Atlântico e Arroio do Ouro, em
Linha Geraldo 13h45min – Atlético Estrelense x União 15h45min – Geraldense x Aimoré
Costão
13h45min – Amigos do Dossul x São Luís 13h45min – Atlântico x Arroio do Ouro
Faxinal Silva Jorge Bragantino x Grêmio Bairro Goiabeira Rudibar x Floriano
Costão. A diferença das equipes na tabela de classificação é de apenas um ponto.
Na última rodada tivemos no Bairro Boa União, o Aimoré ganhando do Amigos do Dossul por 4 a 2. Já o União empatou em 1 a 1 com o Geraldense. Em Arroio do Ouro, outro empate, dessa vez em 0 a 0 entre Atlético Estrelense e Atlântico. Já o Arroio do Ouro ganhou do São Luís por 3 a 0. A classificação tem o Aimoré liderando com 9 pontos, seguido de São Luís (7), Arroio do Ouro (6), Atlântico e Atlético Estrelense (5), Amigos do Dossul (4), União (3) e Geraldense (2).
DIVULGAÇÃO
Resultado deixou a equipe do Vale do Taquari na décima colocação entre 27 equipes de todo o país
A Confederação Brasileira de Canoagem realizou nesse fim de semana a Copa Brasil e o Controle Nacional de Canoagem Velocidade. O evento ocorreu na cidade de Capitólio-MG e teve como um dos destaques a equipe da Associação de Ecologia e Canoa-
Com três ouros, cinco pratas e dois bronzes, Aeca encerrou a participação da Copa Brasil na décima colocação entre 27 equipes
gem (Aeca), que representa as cidades de Lajeado e Estrela.
A equipe participou com cinco atletas e todos conquistaram ao menos uma medalha, totalizando dez para a equipe. Os resultados deixaram a AECA com a décima colocação geral entre 27 equipes.
O grande destaque foi a atleta Gabriele Vitória, que venceu todas as provas na categoria Cadete. Ela conquistou o ouro nos 200, 500 e 1.000 metros. Os resultados deixaram Gabriele na primeira colocação geral da categoria.
Helena Dallagnol conquistou a medalha de bronze nos 1.000 metros e a de prata nos 500 metros da categoria Cadete.
Na principal categoria, a Sênior, os resultados também foram positivos. Jéssica Tatiane teve o bronze nos 1.000 e nos 500 metros. No K2, disputado em duplas, Guilherme Blume e Daniel Diedrich ficaram com a prata nos 1.000, 500 e 200 metros.
Ao fim da participação, a AECA encerrou a Copa Brasil com três ouros, cinco pratas e dois bronzes.
Equipes Sub-16
conquistaram um título e um terceiro lugar na primeira competição oficial da temporada
AAssociação Vale do Taquari de Esportes (Avates) faz um início de temporada promissor. Nesse fim de semana, as duas equipes da categoria Sub-16 entraram em quadra para a disputa da Copa Rio Grande do Sul de Voleibol, evento promovido pela Federação Gaúcha de Voleibol, e obtiveram bons resultados.
Jogando em casa, no Ginásio Ito Snel, no sábado, 16, as atletas da equipe “A” fizeram bonito ao conquistar o título da Série Ouro de forma invicta, sem perder nenhum set na competição. O título veio com vitórias sobre Grêmio Náutico União, APAV e CEAT na classificatória. Na semifinal, o triunfo foi sobre o Recreio da Juventude, enquanto que a Sogipa foi a equipe batida na decisão.
Enquanto isso, a equipe “B”, composta por várias atletas mais jovens, também conquistou medalha, de ter-
ceiro lugar, na Série Prata. Na avaliação do técnico da equipe campeã, Rodrigo Lara Rother, a competição marca um ótimo início de temporada. “Vencer é importante e ficamos muito feliz com o desempenho. Mas esta foi a primeira competição oficial do ano e
muita coisa ainda está por vir. Criamos um bom parâmetro para os fundamentos que precisamos melhorar”, diz.
São apoiadores das equipes da Avates o Colégio Martin Luther, Univates, Benoit, Brasrede, Lojas PróSport e Sicredi.
FUTEBOL 7
A sede campestre da Soges não terá movimento neste sábado. Os jogos da Copa Soges/Sicredi de Futebol 7 não ocorrem em virtude do feriadão de Tiradentes. Partidas foram remarcadas para a última rodada da fase classificatória.
Na semana passada, o destaque ficou para a quantidade de gols. Foram 26 na primeira divisão e 27 na segundona. Um total de 53, média superior a cinco por rodada.
O jogo com maior movimentação foi na vitória do Manguaça sobre o Estrelas do Futuro por 6 a 4. Outra partida movimentada foi no empate em 3 a 3 entre Os Kururus NC e Knecus FC.
Primeira divisão
Xtotz United 2 x 0 Brocadores
SPC 4 x 3 Super 10
Interditados 4 x 2 Só Resenha
Sombras 4 x 2 Demonhos Jr Super AFC 3 x 2 Galácticos
Segunda divisão
Celtic 2 x 0 Bud
Manguaça 6 x 4 Estrelas do Futuro
Os Kururus NC 3 x 3 Knecus FC Cevaria 1 x 2 Sokanelinhas Firma 1 x 5 Barcabier
Feriadão de Tiradentes provocou o cancelamento dos jogos
Principal matériaprima da iguaria que dá nome à festividade, o repolho fermenta ao longo de 40 dias até ser servido.
O Festival do Chucrute chega à 56ª edição e retrata costumes alemães
Karine Pinheiro karine@jornalng.net.brESTRELA
Repolho, sal e folha de louro. Esses são os ingredientes que formam a comida típica que dá nome a uma das maiores festas da cultura alemã. Cerca de 500 quilos de chucrute já estão em fase de fermentação para a 56ª edição do Festival, que ocorre nos dias 20 e 27 de maio. Junto à expectativa para o baile que retrata a cultura, a gastronomia e as danças germânicas, a preparação do alimento começa, pelos menos, 40 dias antes.
O processo demanda cuidados, experiência e paciência. O alimento servido de forma fria e quente durante os Festivais do Chucrute passam pelas mãos de pelo menos vinte pessoas. Em tempos passados, a preparação do alimento reunia cerca de 50 voluntários. No entanto, o processo está modernizado, relata a presidente da Comunidade Evangélica de Estrela, Aneli Kich Sehn.
Ela e o marido Ernani Sehn participam da comenda da festividade há alguns anos. E segundo eles, é possível perceber como vai ficar o chucrute no momento em que manuseiam
o repolho. O processo inicia com a higienização da verdura. Neste ano, foram utilizados 186 repolhos, que totalizaram cerca de 540 quilos. Após o processo de limpeza, ele é picado e levado ao moedor.
“Hoje temos o aparelho que facilita o processo. Mas antes era tudo ralado a mão. E mais de uma vez. Temos os raladores de madeira guardados até hoje”, conta Aneli. Após a moenda, o alimento é distribuído em barricas com uma grande quantidade de sal e folha de louro. A mistura é amassada até sair todo líquido.
Sehn ressalta que quanto mais seco o repolho estiver, mais chucrute rende. “Sempre pegamos do mesmo produtor, que planta a quantidade que precisamos e sem agrotóxicos. Esse ano o repolho rendeu bastante, porque estava seco. Tivemos edições que socamos
mais ou menos 400 repolhos e deu menos do que temos agora”, descreve. Ele também conta que nesta leva, foram utilizados quase 30 quilos de sal. Os passos seguintes consistem em fechar o repolho amassado com tampão, borracha, plástico e deixar uma pedra em cima da barrica para fazer pressão. Desta forma inicia a fermentação do alimento e surge o chucrute. O excesso de água dos recipientes é retirado a cada semana.
A quarentena do chucrute iniciou em 19 de março. A presidente da comunidade relata que o processo de armazenamento contou com o auxílio de aproximadamente 20 pessoas. Ao todo, oito barricas guardam os 500 quilos do alimento germânico. São colocados de 30 a 40 verduras em cada tonel.
Pŕoximo a data do baile, uma amostra precisa passar por análise laboratorial para indicar de o alimento possui a acidez exigida pela vigilância sanitária. Apesar de ser enviado para uma empresa especializada, um dos integrantes também cuida do alimento de perto. Márcio Braun, um dos integrantes da comenda, ressalta que é necessário que o pH esteja abaixo de quatro.
1 Higienizar o repolho
2 Descartar miolos e folhas verdes
3 Moer o repolho mais de uma vez para não ficar partes grandes
4 Coloque o repolho em um recipiente com grande quantidade de sal
5 Amassar o repolho até sair todo o líquido
6 Deixar armazenado em barricas ou potes de vidros até fermentar
7 Após alguns dias, retirar o excesso de sal antes de servir
vendo maneiras de armazenar alimentos por mais tempo, usando técnicas de fermentação e compotas”, afirma o integrante da comenda.
Nos dias do baile, a iguaria é retirada do armazenamento, lavada para retirada do excesso de sal. O prato servido de forma quente é refogado na manteiga. “Eu já fiz uma provinha e este ano vai estar muito bom”, afirma Sehn. Além do chucrute, outros alimentos de origem germânica como Salsicha Bock (Bockwurst), Joelho de Porco (Eisbein), Molho de Língua.
A organização do 56º Festival do Chucrute lançou a programação em 14 de abril. Os festejos ocorrem entre os dias 6 e 28 de maio, e fazem parte da programação do aniversário de 147 anos da cidade.
Programação
6 de maio às 15h, sábado:
A história do Festival do Chucrute se confunde com a história dos Grupos Folclóricos de Estrela. Da ideia de criar um evento que resgatasse os costumes alemães, como a culinária e dança, os organizadores do Baile do Coro, promovido pelo Coro da Comunidade Evangélica, criaram o Baile do Chucrut em 1966. Até hoje, são mantidas as características originais dos primeiros eventos. Hoje, o festival é organizado pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Estrela com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. O festival é um evento que reúne pessoas de diversas localidades.
Tradicional Desfile Típico dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs. Saída do Porto de Estrela, passando pelas principais ruas da cidade.
20 de maio às 20h, sábado:
1º Baile Típico com animação da Banda Munique, no Centro Comunitário do Cristo Rei
21 de maio às 15h, domingo:
Típico Café Colonial alemão com apresentação dos Grupos de Danças Folclóricas no Centro Comunitário Cristo Rei. Ingresso 1kg de alimento não perecível
24 de maio às 9h, quarta-feira:
27º Festa do Idoso, com apresentação de grupos de danças convidados de diversas localidades, no Centro Comunitário Cristo Rei
25 de maio às 14h, quinta-feira:
15ª Festa das APAEs, com participação dos Idosos da Vovolândia de Estrela e também do Asilo Pella Bethânia de Taquari, Caps e Creche Colméia e apresentação de danças folclóricas, no Centro Comunitário Cristo Rei
26 de maio às 12h, sexta-feira:
Baile do GRACIE com escolha da nova corte da Terceira Idade de Estrela, no Centro Comunitário Cristo Rei
Máquina para moer o repolho substituiu os raladores tradicionais
“Retiro uma amostra e faço a análise. O ideal é entre 3,8 e 3,9. Nesse nível, sabemos que não há indícios de contaminação. Foi por isso que antigamente o pessoal foi desenvol-
27 de maio às 20h, sábado:
2º Baile Típico com animação da Orquestra La Montanara, no Centro Comunitário Cristo Rei
28 de maio às 15h, domingo:
Típico Café Colonial alemão com apresentação dos Grupos de Danças Folclóricas no Centro Comunitário Cristo Rei. Ingresso 1kg de alimento não perecível
Viajante e fotógrafo, o Pablo Igisck (@ pablo_igisck) nos mostra a formosa Cascata Santa Rita de um ângulo não convencional. Uma das quedas de água mas belas da região que merece olhar especial do órgão público.
Um conhecido ao se deparar com as belezas do Vale diz:
“a maior obra já está pronta. É a própria natureza”. Com certeza, essa frase cabe bem ao Johannes Fells, mirante literalmente esculpido pela natureza.
O destino fica na comunidade de Arroio da Seca, no interior de Imigrante. A estrada de chão até lá é íngreme e estreita. Para chegar até o topo do morro, ainda é preciso fazer uma trilha com cerca de um quilômetro na mata.
Esses são desafios pequenos diante da paisagem interiorana de Imigrante e arreadores.
Chama atenção o conjunto de pedras ideal para se apreciar o horizonte no alto de mais de 500 metros do nível do mar.
O nome Johannes Fells vem do alemão. Aportuguesando, significa “rochedo do João”. Não há uma explicação oficial, mas acredita-se que o nome se refere a um dos proprietários do topo do morro onde está o atrativo natural.
ACESSE NO YOUTUBE
Vídeo completo do Johannes Fells no canal do 365 vezes no Vale
Vale ressalta que esse destino é privado, portanto o acesso precisa ser liberado pelo dono. Caso for visitar, sempre se lembre de guardar o lixo e deixar o ambiente do mesmo jeito que o encontrou.
Destino no interior de Imigrante esconde um verdadeiro belvedere com vista para paisagens rurais do município e arredores
A TerraTrips Aventuras programa a 1ª Caminhada Travessia Morro Gaúcho/Morro São José. Serão 12 quilômetros de caminhada rural de dificuldade moderada. O evento ocorre às 13h do dia 7 de maio. Custo de apenas R$ 40, mais dois quilos de alimentos. Mais informações: (55) 98418-0070 (com Douglas).
Período de atuação na EEEPE: De 2004 a 2009 - professora dos cursos técnicos de Secretariado e Informática; Em 2009 - Coordenadora Pedagógica; De 29 dezembro de 2009 a 03 de agosto de 2017 - Diretora da EEEPE. O que significou o período da Gestão Escolar na EEEPE para mim? “Liderar uma Proposta Pedagógica de Formação Profissional Técnica para formar cidadãos e líderes qualificados para o desenvolvimento de saberes, que compõem competências laborais técnicas e sua inserção em comunidades de
práticas, do mundo do trabalho local e regional.“ Foram credenciados e autorizados a funcionar os cursos de Confeitaria, Panificação, Recursos Humanos e Edificações, que se somaram aos dois cursos em funcionamento, os de Informática e Secretariado.”
A gestão contou com professores e estudantes que levaram o nome da escola para o Brasil e para o mundo. Participaram de Feiras e Mostras de Ciência e Tecnologia, expondo trabalhos que conquistaram inúmeras premiações regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
Durante esse período, também ocorreram inúmeras ofertas de cursos livres de Qualificação Profissional para a comunidade em
geral, na área dos cursos em Confeitaria e Informática.
A infraestrutura foi ampliada e modernizada, com novos laboratórios de Informática, Edificações, Confeitaria, com tecnologias digitais. Ocorreu a instalação do Ambiente Virtual da Plataforma Moodle para as aulas em EAD, conforme Proposta Pedagógica da Escola e Projeto Pedagógico dos Cursos Técnicos de acordo com o Regimento Escolar.
A EEEPE é, até hoje, a única Escola da rede Estadual que possui autorização do Conselho Estadual de Educação – CEEd/RS para a oferta de 20% das aulas na modalidade em EAD. O prédio recebeu reforma geral, com a instalação de novo telhado
e pisos em todas as salas de aula, laboratórios, cozinha e sanitários.
Recebeu móveis e equipamentos necessários para qualificar a oferta dos cursos técnicos. Foi instalada uma subestação de energia elétrica, com instalação de nova rede em toda a escola. Ocorreu a pintura interna e externa do prédio e a instalação de uma nova rede de internet cabeada e Wireless em todas as suas dependências.
Em 2017, ao me aposentar, a escola estava em um patamar de organização pedagógica e de infraestrutura como poucas no Estado do Rio Grande do Sul, reconhecida pela Secretaria Estadual de Educação.
A convite da diretora Erica Dhein, trabalhei na EEEPE, escola renomada, diferenciada, que oferece ensino profissionalizante, atendendo diversos municípios da região.
Inicialmente trabalhei como pro-
fessora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Mais tarde, fui convidada para integrar a equipe diretiva e, em setembro de 2009, com a aposentadoria da Diretora Erica e por ser vice substituta, exerci o cargo de diretora
até 30 de dezembro de 2009, data em que me aposentei.
Tenho grande carinho por esta escola que me mostrou uma nova realidade de ensino e novos desafios, e lembro da boa convivência entre colegas e alunos.”
A Escola oferece um ambiente adequado para que os estudantes possam se reunir e interagir compartilhando emoções e conhecimentos. Sempre dedicada com o aprendizado e empenhada na formação de novos profissionais. Tem como objetivo proporcionar oportunidades de formação profissional para adolescentes, jovens e adultos, valorizando a personalidade integral do aluno como pessoa, cidadão e
trabalhador. Buscando propiciar a formação de técnicos dinâmicos, participativos, solidários e politicamente inseridos no seu contexto.
A EEEPE prioriza a formação de Técnicos em Confeitaria, Edificações, Informática, Panificação, Recursos Humanos e em Secretariado, em nível de Curso Pós – Médio, procurando formar profissionais de qualidade para o mercado de trabalho.
Otradicional Desfile Típico dos Grupos Folclóricos de Estrela, que anuncia a chegada do 56º Festival do Chucrute, ocorre no próximo 6 de maio, a partir das 15h, com saída do Calçadão da cidade. São mais 30 caminhões enfeitados e mais de 600 dançarinos participantes. Além das 13 categorias de Estrela, convidados de outros municípios também desfilam.
O desfile percorre as principais ruas de Estrela com muita alegria, músi-
ca alemã e descontração. Momento que os moradores estrelenses podem sentir o que esta linda festa representa para milhares de pessoas a cada ano. Crianças, jovens e adultos desfilam seus trajes típicos pela cidade e todos poderão brindar juntos o Festival do Chucrute de Estrela. São poucos ingressos ainda disponíveis para venda aos que desejam vivenciar os grandes Bailes Típicos dias 20 e 27 de maio, onde a cada noite quase 3 mil pessoas confraternizam juntos.
O grupo “Quebra Bola” de Estrela comemorou 40 anos de atividades ininterruptas, em jantar festivo realizado na sede da AABB, na Linha São José. Foi fundado em 13 de abril de 1983.
Os sócios-fundadores Renato de Britto e Sérgio Pedro Bortolini receberam certificados de
“Honra ao Mérito”. Uma caneca comemorativa foi presenteada a cada um dos associados.
O presidente Airton Diedrisch e o diretor social Hélio Musskopf se pronunciaram durante o evento, destacando a união dos jogadores de bocha e suas respectivas esposas que se reúnem semanalmente para treinar e celebrar a vida.
A 5ª rodada do campeonato municipal movimentou duas praças esportivas neste domingo. Dois jogos ocorreram no bairro Boa União e outros dois em Arroio do Ouro, com boa presença de público, mesmo com as pancadas de chuva ao longo da tarde.
O Circuito de Saúde, organizado pela administração municipal, teve sua primeira edição no sábado. Oferta de exames, vacinas, orientações diversas e brinquedos para as crianças estiveram à disposição da comunidade durante todo o dia.
Uma ação para presentear as crianças mobilizou voluntários no bairro Auxiliadora. Atividade ocorreu na tarde do sábado, na praça próxima à Emei Cantinho do Lar.
Sexta-feira, 21 de abril de 2023
O Miguel Schorr comemorou seu 1° aniversário no dia 16 de abril. Ao lado dos pais Janaína e Matias, da irmã Ana Clara, dos seus familiares e amiguinhos, ele aproveitou a festa com muita alegria. Parabéns!
Na noite da sexta-feira, 14, o Lar do Jovem da Comunidade Evangélica de Estrela recebeu o lançamento do 56º Festival do Chucrute. Foi apresentada a programação do evento e oferecido um coquetel aos convidados. Confira fotos do evento.
Caminhando Juntos, grupo completa 30 anos de atividades
A pequena Elisa Cecília Hauschild completou seu 1º aninho no dia 18 de abril. Para comemorar a data especial, os pais Talyssa Valerius e Daniel Hauschild reuniram os demais familiares e festejaram o momento com muita felicidade. Parabéns!
Ariano Bangemann, Daiane do Couto, Natália Skrsypcsak e Rodrigo Skrsypcsak