Som da Concha
Estreando neste domingo na temporada 2024, o Som da Concha vai oferecer à população um show gratuito de abertura
MS adotou o codinome "EstadodoPantanal"naidentificação visual dos logotipos do Governo Estadual. A iniciativa, prevista no Projeto de Lei 106/2023, foi sancionada
Delegados da Receita Federal em Campo Grande são empossados
pelo governador Eduardo Riedel e publicada no Diário Oficial Eletrônico n. 11.521 na última sexta-feira (14). De autoria dos deputados Junior Mochi (MDB) e Gerson Claro (PP), o projeto foi aprovado em maio e integra uma estratégia para fortalecer a identidadedeMatoGrossodo Sul, fomentar o turismo e estimular o desenvolvimento econômico. A nova identidade visual será incorporada ao logotipo do estado, posi cionadoaoladodireitodoBrasão de Armas, com moldura no padrão gráfico CMYK. A proposta surgiu após um debate na Assembleia Le gislativa em agosto do ano passado sobre a preservação dobiomaPantanal.Odeputado estadual Pedro Kemp (PT) sugeriu alterar o nome do estado para "Pantanal", mas a ideia evoluiu para a utilização do título adicional "O
Estado do Pantanal" nos logotipos oficiais. Em maio de2023,oProjetodeLei106/ 2023 foi aprovado em segunda discussão, alterando a Lei 4.702,de27dejulhode2015, para incluir a nova identificação visual no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e nos órgãos do Poder Executivo Estadual.
Campo Grande
Um terço dos País diz que já se endividou devido relacionamentos a amorosos
Veja na página 3•A Hospital Cassems realiza primeira cirurgia cardíaca pediátrica no Estado de MS
Veja na página 4•A Novos valores de pedágio na BR-163 estão em vigor desde sexta-feira
Veja na página 7•A
Pantanal enfrenta pior junho de foco de incêndios desde 1998, segundo o
Veja na página 1•B
RESUMO EDIÇÃO Nº 2204. • R$ 1,50 • CAMPO GRANDE-MS, 16 DE JUNHO DE 2024 DIRETOR EXECUTIVO: JORNALISTA LUIZ CARLOS FEITOSA • EDITADO DESDE: 01 DE AGOSTO/1980 FOTO: DIVULGAÇÃO
com o grupo Fronteira Guarani, que reúne quatro artistas sul-mato-grossenses: AlziraE,MarinaPeralta,Brô MCs e Hermanos Irmãos. Data: 16/06 | Horário: 18h | Local: Concha Acústica Helena Meirelles - Parque das Nações Indígenas 22º Arraial de Santo Antônio Forró Ipê de Serra e a dupla sertaneja Alex e Yan encerram a programação do Arraial de Santo Antônio. Data: 16/06 | Horário: a partir das 18h - Local: PraçadoRádioClube-Avenida Afonso Pena - Centro - Entrada: gratuita Medida
a identidade regional e impulsionar o turismo no Estado VEJA NA PÁGINA 6•A
revitalização de
escolas municipais em
Mato Grosso do Sul adota “Estado do Pantanal” em nova identidade para impulsionar o turismo
INPE
FOTO: DIVULGAÇÃO
busca promover
Prefeita Adriane Lopes entrega
mais duas
Zumilson Custódio da Silva e Henry Tamashiro de Oliveira - pág 7•A
2•A OPINIÃO
Riedel pontual, mulheres fortes, sangue na BR-262
PONTUALÍSSIMO: Assim um jornalista da equipe oficialdefineocomportamento do governador Eduardo Riedel(foto))diantedosmais diferentescompromissosesituaçõesatinentesaocargo.Ao seu estilo tranquilo, ele sempre está pronto à espera do pessoal para cumprir a agenda do dia. Uma boa notícia, sem dúvida.
‘HISTÓRIA-1’: João Pandiá Calógeras (engenheiro militar) foi Ministro da Guerra, da Indústria/Comércio, Fazenda e deputado federal (MG) por 5 mandatos: trouxe a estrada de ferro para a capital. Em 09/09/1922, com o Mal. Rondon (diretordeengenharia),inauguroua9ª.RegiãoMilitarnaAv. Afonso Pena. Por gratidão, em 1917, a antiga rua Santo Antônio foi rebatizada para ‘Avenida Calógeras’.
‘HISTÓRIA-2’: Calógeras, homem forte do Governo de Epitácio Pessoa. Escritor e pesquisador do manganês. Temendo outra invasão paraguaia ele vislumbrou Campo Grande como estratégica base militar. Cuiabá era o destino da ferrovia (iniciada em Bauru em 1905) com o trajeto mudado para Porto Esperança (1912) e depois Corumbá onde os trilhos chegaram só em 1952.
OPERANTE: Toda semana chega um release do senador Nelsinho Trad (PSD) sobre sua atuação em diferentes áreas. São emendas para a área da saúde, iluminação pública, saneamento, educação, recapeamento, drenagem, habitação, segurança e lazer. Com isso ele se faz presente em todo o estado, otimizando a sua reeleição em 2026.
LAGRIMAS: Advogado,prefeitodeParanaíba,presidente da Assomassul, deputado estadual. O amigo Daladier Agi tevetrajetóriabrilhante.Suamortefoimuitosentidanaregião do Bolsão. Estivemos juntos em campanhas eleitorais e no tribunaldojúri.“Opassadonãoéoquepassa,éaquiloquefica do que passou”. ( Tristão de Ataíde)
CHAPADÃODOSUL:OdeputadoGersonClaro(PSDB), impressionado com o que viu lá - questionou-me sobre o quadro eleitoral. Disse-lhe que os dois pré-candidatos: o exprefeito Jocelito Krug (PSDB) e Walter Schlatter (PP), tem perfis parecidos, mas que Jocelito, além da experiência na administração pública, ‘abraça mais’.
PELO PODER: Jocelito, primo do prefeito João C. Krug, é o nome da cúpula tucana. Schlatter, que perdeu para Krug em 2016 por 576 votos- é a aposta da senadora Tereza Cristina, tradicional parceira do município forte no agro. As previsões indicam um embate sem espaço para a terceira via. ‘Alea jacta est’.
FAVORITA: Quando se discute possibilidades de nomes para compor a chapa de Beto Pereira, o nome de Maria Lúcia Fernandes (Malu) – é a preferida disparada. Fundadora da Associação Juliano Varela, articulada, de boa imagem e fala fácil, é filiada ao PSDB, atendendo aos requisitos que a disputa exige neste cenário de mulheres protagonistas.
LEMBRANÇAS: O primeiro banco de Campo Grande, nos primórdios da década de 20 foi o ‘Suiço-Brasileiro’. Em 1922chegouoBancoNacionaldoComércioedepoisoBanco do Brasil – ambos na Av. Afonso Pena. Em 1937 foi inaugurado com pompas o Banco do Estado de São Paulo – transferido mais tarde para a rua 13 de Maio.
CONCORDA? “Não se fala em cortar despesas, em reformar a previdência. Problema sério não se resolve. O governo só quer saber de aumentar impostos, editar medidas provisórias sem pé nem cabeça e taxar blusinhas”. Por tudo issoosenadorOriovistoGuimarães(Podemos/PR)caprichou no verbo e ganhou espaço na mídia.
PREPAREM-SE! ‘Fortes emoções’ na BR-162 após a Eldorado funcionar em Ribas do Rio Pardo. Todos dos dias, 140 carretas com 50 toneladas de celulose cada estarão na pista rumo a Água Clara e depois pela MS 377 até Inocência. Lá, a carga entregue no terminal em construção, seguirá para o Porto de Santos nos vagões da Ferronorte.
LAMENTÁVEL: Otermosintetizaasprevisõesdetragédias com sangue e lagrimas pela nossa ‘timidez’ política em resolver o caso da BR-162 (sem privatização e terceira pista ao menos). Nesta hora são inevitáveis as comparações pela opinião pública com o prestígio e habilidade dos políticos de Mato Grosso em situações análogas. De leve...
FRUSTRAÇÃO:Emanoeleitoralospolíticosnãoperdem a chance para aparecerem em eventos públicos. Em se tratandodeinauguraçõesnemsefala!Precavidoparaevitarproblemas, a diretoria da Eldorado Celulose ‘cortou o barato e não fará qualquer tipo de festa para marcar o início das suas atividades. Tudo será feito discretamente.
Editado por: CNC.BR Centro Nacional de Comunicações Ltda CNPJ-MF 04.501.305/0001-38 Jornal afiliado a
Jornalista profissional LUIZ CARLOS FEITOSA - DRT/MS 105/L.1/F.53
Diretor Executivo
ELIZETE CONCEIÇÃO RODRIGUES FEITOSA
Diretora Financeira
FONE: (67) 3317-7890 FAX: (67) 3317-7894
Redação, Administração, Departamento Comercial e Parque Gráfico: Av. Júlio de Castilhos, 1747 • Sede própria - 79100-901 - C. Grande-MS
Representante: TÁBULA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO São Paulo - (0xx-11) 5507-5599 - Brasília - (0xx-61) 3242-7460 Whatsapp: (67) 99974-5440 Facebook: /acritica.jornal Youtube: /wwwacriticanet Instagram: /acriticadecampogrande
Empresas
privadas devem se cadastrar no domicílio judicial eletrônico
Oprazo limite para cadastro de médias e grandes empresas privadas no domicílio judicial eletrônicojátranscorreuem30demaiode2024e, apartirdeagora,asempresasaindanãocadastradaspodemsersancionadascommultaesubmetidas a perdas de prazos.
Apenas as micro e pequenas empresas ainda não estão obrigadas a se cadastrar no domicílio judicial eletrônico, em razão de terem um prazo maiorparacadastramento,quevaiatéodia30de setembro de 2024.
Douglas de Oliveira (*)
Odomicíliojudicialeletrônico,foicriadopela Resolução do CNJ nº 234/2016 e regulamentado pela Resolução do CNJ nº 455/2022, tratando-se de uma ferramenta 100% digital de centralização das comunicações processuais de todos os tribunais brasileiros, com exceção do Supremo Tribunal Federal (STF).
O sistema permite o acesso de todas as informações em um únicolocal,deformaqueousuáriopossaconsultarascomunicações e dar ciência sem precisar acessar individualmente os sistemas dos tribunais, a partir da consulta ao seu próprio cadastro.
Ainobservânciadautilizaçãodaferramenta,paraosusuários com obrigatoriedade de cadastro, que no caso das empresas privadas são as médias e grandes empresas, pode levar à aplicaçãodesanções,comoaimposiçãodemultadeaté5%do valordacausa,casonãosejaadotadaprovidênciaemrelaçãoao recebimento de citações.
PDo mesmo modo, caso não seja realizado o cadastramento das empresas, haverá o cadastramento compulsório, a partir das informações fornecidas pela Receita Federal, situaçãoquepoderáocasionarocadastrodeinformaçõeserrôneasegerarperdasdeprazos,jáqueas intimações serão realizadas via o sistema do domicílio eleitoral.
Ocadastroécompulsórioparapessoasjurídicas de médio e grande porte, facultativo para micro e pequenas empresas e pessoas físicas, que podem realizar o cadastro no domicilio judicial eletrônico no site [https:// www.cnj.jus.br/tecnologia-da-informacao-ecomunicacao/justica-4-0/domicilio-judicialeletronico/].
Aferramentarepresentaumgrandeavançonacentralização deintimaçõesecitações,otimizandoocontroledasobrigações judiciais pelas empresas e facilitando o envio das comunicações pelos tribunais, que atualmente deve ser realizada de maneira descentralizada em mais de 90 tribunais, com formas distintas de proceder citações e intimações, além de substituir o envio de cartas e oficiais de justiça e integra os esforços de transformação digital do Poder Judiciário, garantindo uma prestação de serviços mais célere, eficiente e acessível a todas as pessoas.
(*) O autor é Doutorando em Direito, sócio do escritório O.V.A Advogados.
Está na hora de remodelar o SUS
e criar uma Política Nacional de Qualidade para a Saúde
esquisa publicada na Harvard Business Reviewapontaqueotratamentodedoençascrônicas e de episódios agudos de emergência espontâneaequivalema,respectivamente,50%e35%dos custos no setor de saúde.
E de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se fosse investido um dólar em políticas públicas e medidas de prevenção de doenças cardíacas, diabetes, câncer e respiratórias poderia ser gerada uma economia de US$ 230 bilhões.Cercadesetemilhõesdemortespoderiam ser evitadas até 2030. Mesmo sendo reconhecida hádécadascomoumelementocentralnaorganizaçãodequalquersistemadesaúde,aatençãoprimária (APS) ainda não é amplamente adotada pelas operadoras de saúde suplementar no Brasil.
Mara Machado (*)
Estaéaconclusãodorelatóriotécnicodivulgadoemmarçode2021pelaFundaçãoGetúlioVargas,resultadode um trabalho conjunto do Centro de Estudos e Planejamento em GestãodeSaúde(GVSaude)comoInstitutodeEstudosdeSaúde Suplementar (IESS). Já no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, o padrão de gastos revela concentração de recursos na atenção curativa, ou seja, na atenção hospitalar, especializada e atenção de pronto atendimento de forma hegemônica.
Mesmocom30anosdeexpansão,diga-senãoconsolidada,da estratégia de saúde da família, o país não vincula recursos suficientes para tornar as UBS um serviço de fácil acesso, com qualidadeeresolutividade.Osinvestimentosemsaúdepúblicano Brasil caíram 64% e perderam R$ 10 bilhões entre 2013 e 2023, revela pesquisa do Instituto de Estudos Para Políticas de Saúde. Os valores minguaram de R$ 16,8 bilhões, em 2013, para R$ 6,4 bilhões em 2023.
Diante destes cenários, entendo que estamos no momento de acelerar a adoção de políticas em cuidados primários de alta qualidade, criar uma força de trabalho robusta nos cuidados primários e permitir a análise e a aprendizagem em torno do impacto dos cuidados primários na saúde da população.
A associação entre a qualidade dos cuidados de saúde e os custos têm sido uma consideração importante nos debates sobre se os cortes nos gastos com saúde terão um impacto negativo na qualidade ou se a melhoria da qualidade diminuirá os gastos com saúde.
A avaliação de custos deve promover a relação custo-eficácia da prática médica, maximizar os recursos disponíveis para o prestador de cuidados de saúde por meio da gestão dos serviços oferecidosaospacienteseexploraroportunidadesparamelhorias adicionais.
Tradicionalmente, o custo da qualidade era considerado do ponto de vista da produção, onde o processo de custeio da
qualidade leva em consideração apenas o custo do desvio das especificações pretendidas. Em serviços como saúde, o custeio da qualidade é mais desafiador devido à complexidade dos processos e ao fato de tais processos conterem uma ampla gama de custos, muitos dos quais são intangíveis e ocultos.
Embora a prática clínica seja baseada em evidências, considerando o custo-efetividade, o exercício do custeio da qualidade não tem sido levado a sério. O custeio da qualidade recebe menos atençãonasaúdepúblicaporváriosmotivos,como a complexidade de alguns dos métodos de custeio e os recursos limitados para executar tal exercício. Issoocorreporqueosgestoresdesaúdecontinuam entendendo que a implementação da gestão da qualidadepodeserfeitaporprogramasdequalidade e colocam os recursos destes programas como despesas.
OatualcenáriodoSUSéalarmanteeexigeumaaçãoimediata. Nãopodemosmaisaceitarqueosbrasileirosenfrentemcondições tão precárias de atendimento médico, colocando em risco sua saúde e bem-estar.
Diantedessecontextocrítico,énecessárioumesforçoconjunto do governo, profissionais de saúde, instituições acadêmicas e a sociedade civil para remodelar o SUS e garantir um sistema de saúdeacessível,eficienteedequalidadeparatodososbrasileiros. Asaída,naminhavisão,jáestánaprópriahistóriadoSUS,que tem entre sua missão criar redes integradas por território, ou seja, cuidar das pessoas por região e de forma unificada e multidisciplinar. Desta forma, evitamos as longas filas e as idas e vindas da população nos postos de saúde por diversos bairros. Estámaisdoquenahoradeagir,deremodelaresteatendimento e criar uma Política Nacional de Qualidade para dar uma sustentabilidade ao setor. É preciso ouvir e entender a recomendação – o sistema de saúde brasileiro precisa de novo modelo de governança.
A remodelação do SUS não é apenas uma questão de política de saúde, mas sim uma questão de justiça social e direitos humanos. Todos os brasileiros têm o direito constitucional a um sistemadesaúdepúblico,gratuitoedequalidade,eénossodever garantir que esse direito seja respeitado e cumprido. Caso nada seja feito vamos viver um colapso na saúde pública.
(*) A autora é CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que há 30 anos capacita pessoas e contribui com as instituições de saúde para reestruturar o sistema de gestão vigente, impulsionar a estratégia de inovação e formar um quadro de coordenação entre todos os atores decisórios.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 16 de junho de 2024
Um terço dos brasileiros diz que já se endividou devido a relacionamentos amorosos
Segundo pesquisa do Serasa, 32% relataram que já se endividaram para agradar o parceiro e 25% já precisaram tomar crédito devido à pessoas amada
Uma pesquisa do Serasa indicaque51%dosbrasileirosjá comprarampresentesparaoDia dos Namorados mesmo com dificuldades financeiras. O levantamentotambémapontaque32% relataram que já se endividaram emalgummomentodavidapara agradaroparceiro.Asondagem encomendada ao Opinion Box, umaempresadetecnologiacom soluções de pesquisa de mercado,indicaaindaque25%jáprecisaram tomar crédito devido a parceiros e que 20% tentaram conquistar alguém dando presente no Dia dos Namorados.
Outros 15% compraram o presente, mas tiveram os seus relacionamentosterminadosantesdo dia12dejunho,datadoDiados Namorados.
Mais da metade dos brasileiros já comprou presentes para o DiadosNamoradosmesmocom dificuldades financeiras.
Para chegar a essas conclusões,oinstitutoouviu1.732pessoas, entre os dias 17 e 21 de maiodesteano.Apesquisaindicou ainda que 7% das pessoas entrevistadasjátatuaramonome dapessoaamadaemalgumlugar
no corpo.
ASerasainformaquearealização da pesquisa é uma forma de discutir os cuidados necessários entre namorados, maridos, esposas e ficantes para evitar eventuais prejuízos financeiros, tanto em datas como o Dia dos Namorados, como no decorrer do relacionamento. A sondagem também apontou que mais da metade dos entrevistados não se planejam financeiramente para presentear na data. Por que alguém se endivida por amor? - Segundo Valéria Meirelles, psicóloga que já escreveu livros abordando a questão do dinheiro, algumas pessoas maquiam a verdadeira realidade financeira porque querem se adequar ao outro, sobretudo no início dos relacionamentos.
“Oestágioinicialdepaixão afeta a razão e faz com que a pessoa se mostre muito mais emocional, chegando a acreditar que vale qualquer esforço paraseduziroparceiro–inclusive, recorrer a um empréstimo”,afirmaemnotadivulgada pelo Serasa.
Supremo só se manifestará sobre projeto de aborto se houver judicialização, diz Barroso
Segundo presidente do Supremo Tribunal Federal, o projeto precisa ser deliberado no Congresso Nacional para, só aí, ser debatido na Suprema Corte
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse, naúltimasexta-feira,14,queo projeto de lei (PL) que equiparaoabortoaocrimedehomicídiodeveserdebatidopeloCongresso para, só então, o Judiciário avaliá-lo. Barroso evitou fazer comentários sobre o conteúdo da proposta, alegando queotextoaindaestánaesfera do Legislativo.
“A matéria está em debate no Congresso, que é o lugar certo para debater grandes temas. Se e quando chegar ao Supremo, eu vou me manifestar.” A declaração foi dada em um evento em João Pessoa (PB). A intromissão de outro Poder no debate pode tornar a questão,delicadaporsisó,ainda mais complexa, na avaliação do ministro. Por isso, por ora, a discussão é da Câmara e do Senado, disse Barroso. Naúltimaquarta-feira,12,a Casa aprovou a urgência de votaçãodoPLemumainiciativa de enfrentamento ao Supremo Tribunal Federal (STF). A votação aconteceu de modo simbólicoesemqueonomedo projeto fosse citado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Alguns parlamentares sequer perceberam o que estava sendo definido. Houve
reclamações sobretudo do PSOL,queécontrárioàiniciativa.
O projeto tem o apoio da Frente Parlamentar Agrope cuária (FPA), da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) e da bancada da bala, três dos grupos mais conservadores do Legislativo brasileiro. A votação de urgência acelera a tramitação do projeto.
Com a urgência aprovada, a matéria é analisada diretamente no plenário, sem precisar passar antes por discussões em comissões temáticas da Câmara. A expectativa do autor da proposta, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e do presidente da FPE, Eli Borges (PL-TO), é que o mérito seja votado na semanaquevem.Contudo,aindaháindefiniçãoquantoàdata. O governo negocia por uma alteração no texto, por considerá-lomuitoduroeaponta que o acordo seria só para a urgência.
Porém,oprojetoaindadeve ter um relator designado pelo presidente da Casa, que prometeuuma“mulherdecentroe
moderada” para a avaliação da proposta. “Vamos fazer uma relatora mulher, de centro, moderada, para que possa dar espaço a todas as correntes que pensam diferente”,afirmouopresidente da Câmara em uma conferência em Curitiba (PR) nesta quinta, 13. Segundo a proposta, a pena para a mulher que interromper uma gestação com mais de 22
semanas é de seis a 20 anos de prisão. Hoje a pena para estupro é de seis a 10 anos de prisão, ampliada para até 12 anos casoocrimeenvolvaviolência grave.Seavítimaformenorde 14 anos ou considerada vulnerável por algum outro motivo (como deficiência mental), a lei prevê reclusão de oito a 15 anos, ampliada a no máximo 20 anos se houver lesão corporal grave.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 16 de junho de 2024 3•A Nacional
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse,que o projeto de lei (PL) deve ser debatido pelo Congresso
Prazo para conclusão da primeira habilitação em MS termina em dezembro
Detran/MS alerta para 95 mil processos ativos que precisam ser finalizados até o fim do ano
O prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a conclusão dos processos de primeira habilitação iniciados entre 2019 e 2023 se encerra em dezembrodesteano.ADeliberação nº 271 do Contran, publicada em 27 de dezembro, prorrogou os prazos dos processos ativos por mais um ano, permitindo que os candidatos concluam seus procedimentos até 31 de dezembro de 2024. Em Mato Grosso do Sul, mais de 95 mil processos de habilitação ainda estão ativos. Destes, 8 mil estão na fase de agendamento do exame teórico, 24 mil aguardam o exame práticode2e4rodas,eaproximadamente63milestãonafase de exames de saúde, ainda não tendo iniciado as aulas práticas. O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de
Mato Grosso do Sul) enviou emails em maio aos candidatos, orientando-os a se organizarem e procurarem seus respectivos Centros de Formação de Condutores(CFCs)paraevitar atrasos próximos ao prazo final.
“Nos últimos dois meses, concluímos cerca de 4 mil processos desse universo prorrogado. No entanto, ainda há um volume significativo de processos ativos, com metade deles na etapa de aulas e exames teóricos e práticos”, alertou Lina Zeinab, gerente de Exames de Habilitação do Detran/ MS. A última decisão do Contran não contempla os cidadãosqueiniciaramoprocesso de primeira habilitação a partir de 1º de janeiro de 2024. Paraestes,oprazoparaconclusão permanece de 12 meses a partir da data do protocolo.
Fundo Pantanal pagará produtores rurais por preservação ambiental
O Fundo Clima Pantanal,criadopelaLeiEstadualnº 6.160/2023 que regulamenta a preservação do bioma e que entrou em vigor em fevereiro deste ano, começará a efetuar pagamentos a produtores rurais que se comprometerem com a conservação do Pantanal a partir de 2025. As regras de inscrição para o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) estão em elaboração e devem ser divulgadas em julho de 2024. Artur Henrique Leite Falcette, secretário-executivo de Meio Ambiente da SecretariadeEstadodeMeioAmbiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), informou que o tempo entre inscrição e aprovação do pagamento pode estenderoiníciodosrepassespara o começo do próximo ano. "O recurso para o primeiro ciclo doPSAestáassegurado.Oprocesso depende da estruturação do edital, que pode necessitar demaisde30diasparagarantir adesão adequada dos produtores," disse Falcette. Osecretário-executivoArtur Henrique Leite Falcette e o se-
O Fundo Clima Pantanal começará a pagar produtores rurais que preservarem a região a partir de 2025 cretário da Semadesc Jaime Verruck são figuras-chave na implementação e gestão do Fundo Clima Pantanal, ambos trabalhando para assegurar a eficácia e sustentabilidade do programa.Oscritériosparainscrição no fundo incluirão a extensãodaáreapreservadaalém do exigido por lei, bem como aspráticasdeproduçãosustentável na propriedade. Falcette destacou a importância de incluir práticas que contribuem para a conservação do bioma, mesmoquenãoestejamdiretamente ligadas à produção rural. "Essas práticas podem incluir manutenção de infraestrutura e prevenção de incêndios,quetêmumimpacto significativo do ponto de vista dos serviços ecossistêmicos," explicou. A regulamentação do fundo e o primeiro edital do PSA devemserfinalizadosatéopróximo mês, e o programa terá duração inicial de um ano com pagamentos em duas parcelas. Não haverá limitações para a participaçãodosprodutoresnos ciclossubsequentesdoprograma, visando incentivar ações contínuas de conservação.
MS terá a primeira edição do “TecLeite” para fortalecer cadeia produtiva do leite
Um dos principais objetivos do TecLeite é alcançar a neutralidade de carbono até 2030, uma meta estabelecida pelo governador
Na última segunda-feira (10), o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Washington Willeman,participoudoGiro Estadual de Notícias para falar sobre a primeira edição do TecLeite, um evento que deverá revolucionar a cadeia produtiva do leite em Mato GrossodoSul.Willemandestacou a instabilidade do setor leiteiro, especialmente em relação aos preços, e ressaltou a importância do leite como uma das principais fontesderendaparaaagricultura familiar no Estado. "Estamos enfrentandoummomentocrítico, mas há sinais de melhoria. Apesar das dificuldades, o leite continua sendo uma das principais fontes de renda da agricultura familiar nonossoEstado,senãoamaior," afirmou. "O TecLeite trará tecnolo
gias modernas com o objetivo de aumentar a produção dos produtores a um custo mais baixo,resultandoemmaiorrentabilidade," explicou Wille man.Oeventoreunirátodosos envolvidos na cadeia produtivadoleite,incluindoempresas deinsumos,sementeseespecialistasemquestõesambientais. Aexpectativaéqueoeventose torne uma marca registrada no estado,promovendoanualmente atividades para incentivar a produção de leite. Umdosprincipaisobjetivos do TecLeite é alcançar a neutralidade de carbono até 2030, uma meta estabelecida pelo governador. "Estamos integrando essa discussão com os produtores de leite para que, em áreas menores, possam au-
mentarsuaprodutividadeatendendo às exigências do mercado atual, incluindo bem-estar animal, qualidade do leite e práticas ambientalmente corretas," disse Willeman. Aproduçãodeleitedebaixo carbono é outro foco do TecLeite, integrando a pecuária com a produção de árvores eoutrasatividades."Essaabordagem torna a pecuária leiteira mais lucrativa e alinhada com as demandas do mercado e as expectativas globais por produtos de qualidade, respeitando o meio ambiente e o bemestar animal," destacou. A primeira edição do TecLeite será realizada em Campo Grande, com a participaçãodedoispesquisadoresda AgraeredoisdaEmbrapacomo
palestrantes."Nossoobjetivoé difundir esse conhecimento anualmente em todas as regiões do estado. À medida que surgemnovastecnologias,qualificamos nosso quadro técnico. O TecLeite também serve para capacitar nossos extensionistas e técnicos, que, por sua vez, replicarão esse conhecimento aos produtores na ponta," concluiu Willeman. O 1º TecLeite MS é uma realização da Agraer e Embrapa.Oeventocontouainda com a parceria e o apoio de diversas instituições e empresas.Serárealizadonodia27de junho no Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer), localizado na Rodovia MS 080, saída para Rochedo, entre o Detran e a UEMS.
Hospital Cassems realiza primeira cirurgia cardíaca pediátrica em MS
Rodrigo Macedo, 8, foi o primeiro paciente a realizar uma cirurgia cardíaca pe diátrica no Hospital Cassems em Campo Grande. Com uma cardiopatia congênita complexa,Rodrigojáestavaemacompanhamento médico quando a necessidadedacirurgiafoidescoberta durante uma troca de medicação. Sua mãe, Juliana Arguelho Macedo, destacou a
Iniciativa marca avanço significativo no atendimento a crianças com cardiopatia congênita no Estado importânciadepoderrealizaro procedimento perto de casa, evitando a necessidade de deslocamento para outro estado e a falta de apoio familiar. “Quandosoube,emjaneiro, que a cirurgia poderia ser feita aqui, foi um alívio. Nenhuma mãeesperapassarporisso,mas fazer a operação perto de casa, com o apoio da família, foi essencial,” relembra Juliana.
Ela comemorou o sucesso da cirurgia, realizada pelos médicosGuilhermeViottoeCamila Lino. “O pós-operatório foi melhor do que esperava. Os médicos foram excelentes, sempre transmitindo tranqui lidade e acompanhando meu filho o tempo todo.” Maria Auxiliadora Budib, diretora de assistência à saúde da Cassems, destacou que o Hospital Cassems Campo Grandesetornouoprimeiroda saúde suplementar habilitado emcirurgiacardíacapediátrica no estado. “Antes, nossas crianças e suas famílias precisa-
vam buscar tratamento em outros estados. Agora, podemos oferecer acesso a cirurgias cardiovasculares infantis aqui mesmo, o que representa um grande avanço.” O cirurgião cardíaco pediátrico Guilherme Viotto ressaltou o impacto positivo dessa iniciativa. “Realizar o tratamentoeacirurgianomesmo estado reduz o impacto emocional e econômico sobre asfamílias.Nossametaérealizar uma cirurgia por semana, atendendo parte da demanda estadual e oferecendo esperança e proximidade no cuidado.”
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 16 de junho de 2024 4•A Geral
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
Principais objetivos do TecLeite é alcançar a neutralidade de carbono até 2030, meta estabelecida pelo governador
FREDERICO FELINI
Titular da Secretaria de Estado de Administração (SAD)
“MS conseguiu equilibrar as contas cortando despesas internas para não sacrificar mais a população”
Em entrevista ao jornal A Crítica, o titular da Secretaria de Estado de Administração (SAD) Frederico Felini, destacou sua longa trajetória no serviço público, onde atuou por 23 anos em diversas funções, incluindo cargos de gestão.
Ele ressaltou a importância das áreas priori tárias na SAD, como licitações, gestão de patri mônioepessoal,e o recente reajuste salarial de 3,73% para servidores estaduais.
O primeiro é a licitação.
Frederico enfatizou a continuidade de investimentos e a redução da carga tributária como estratégias para manter a competitividade do Estado e atrair investimentos. Confira a entrevista:
A Crítica: O senhor assumiu a Secretaria de Estado de Administração (SAD) em fevereiro, qual o balanço que faz até então?
Frederico: Paramim,éuma grandehonraesatisfaçãovero reconhecimento de um trabalho de longo prazo. Estou no serviço público há 23 anos, se contarmos desde a época do estágio. Sempre desempenhei diversas funções, inclusive algumas de gestão. Fui secretário no meu município em três diferentes pastas ao longo de dez anos. Estava atuando na Secretaria de Governo como secretário adjunto no primeiro ano do governo do governador Eduardo Riedel, que confiou notrabalhoqueestávamosrealizando.
A secretária Ana Carolina Nardes vinha desempenhando umpapelexcelentenaSecretaria de Administração há anos. Ogovernadordecidiufazeruma troca: ela assumiu meu lugar na Secretaria de Governo e eu fui para a Secretaria de Administração.Foimuitogratificanteassumirumtrabalhotãobem conduzido por ela na SecretariadeAdministração,comuma equipe maravilhosa de servidores. Esses profissionais são altamente capacitados e dedicadosaprestarumótimoserviço à população sul-matogrossense.
A Crítica: Quais são as prioridadesqueosenhorelencou na SAD?
Frederico: Temos três assuntos muito importantes e transversais na Secretaria de Administração que impactam diretamente a gestão do governo. O primeiro é a licitação. Todas as compras do Estado, exceto obras, são feitas pela Secretaria de Administração. Quando a Secretaria de SegurançaPúblicacompraumfuzil, ou mesmo uma cadeira de trabalho, é a Secretaria de Administração que realiza a licita-
ção. Isso nos dá o poderdeacelerara gestãocontrolando as compras. É um assunto crucial, ao qual nos dedicamos diariamente com uma equipe muito comprometida e competente. Estamosdesenvolvendo novas tecnologias para aprimoraresseprocesso. Além da licitação, é importante lembrar que a legislação sobrecomprasgovernamentais mudou recentemente. Essas mudanças culturais causam novos prazos e tempos, e estamos aperfeiçoando o processocomousodeinteligência artificial, Power BI e outras tecnologiasparadarceleridade. Outro assunto importante é opatrimôniodoEstado.Todos os imóveis do Estado são responsabilidade da Secretaria de Administração. Fazemos parcerias com outras secretarias parageriressesbens.Porexemplo, o terreno de uma escola é da Secretaria de Administração, mas a Secretaria de Educação é quem cuida dele. Também cuidamos do pessoal, que inclui 47 carreiras do Estado vinculadas à Secretaria deAdministração.Umaprioridade desde fevereiro foi discutiraprevidênciadoEstado,um modelo que não consegue ser superavitário e é deficitário no Brasil todo. O poder público precisa se adaptar constantemente para garantir uma aposentadoria digna para quem dedicoutantotempoaoserviço público.
A Crítica: Recentemente o salário dos servidores estaduais teve um reajuste em mais de 3%, como foi o processo parachegaraessepercentual?
feito seu dever de casa, cortandodespesasparaevitaraumento de impostos e para não sobrecarregar a sociedade. Isso permitiu,alémdeoutrosinvestimentos, o lançamento do municipalismoativo,commais de R$ 2 bilhões em obras nos municípios. É importante destacar que, anos atrás, quando eu trabalhava no município de Maracaju, era difícil formalizar convênios com o Estado, que hoje foram ampliados significativamente.
O Estado conseguiu equilibrar as contas cortando despesas internas para não sacrificar mais a população, garantindo tanto o custeio, que inclui o pagamento dos servidores e os reajustes, quanto o nível de investimento alto, oferecendo à população um serviço de qualidade.AdiscussãodoRG,por exemplo, levou mais de dois meses para ser realizada, considerando todos os impactos econômicos e o crescimento do Estado, visando ser justo tantocomosservidoresquanto comasociedade,paracontinuar os investimentos necessários.
Controlar gastos é uma prioridade constante. Durante as discussões sobre o ICMS, algumas pessoas argumentaram que,semaumento,serianecessário controlar os gastos. No entanto,controlargastoséuma responsabilidade diária no serviço público, algo que faço há 23 anos. Essa é uma forma de respeito com a população. NossoobjetivoétornarMato Grosso do Sul competitivo, atrair investimentos, pagar os servidorescomdignidadeenão sacrificar a sociedade com aumento de impostos. Essa é a fórmula que buscamos diariamente para equilibrar esses aspectos e garantir uma gestão eficiente.
A Crítica: E em relação aos concursos públicos? Como é feito o processo de checagem para selecionar o número de vagas que serão abertas?
5.300 efetivamente concorrendo às 99 vagas oferecidas. O processo ocorreu sem problemas. Esse número pode ser ampliado conforme a necessidade e o impacto econômico. Osconcursospúblicoseprocessosseletivossãoconstantes no Estado. Estamos estudando maisde10a15carreirasatualmente. É difícil definir uma área prioritária, mas garanto queaquelesquedesejamtrabalhar no poder público, que têm um propósito e vocação, devem se preparar. O poder público exige dedicação e compromisso,alémdeoferecerum salário. Para quem tem esse propósitonocoração,saibaque o Estado realiza processos seletivos e concursos públicos com regularidade.
va é alta. Disseminar conhecimento melhora o funcionamento de tudo.
Todas as compras do Estado, exceto obras, são feitas pela Secretaria de Administração. É muito lisonjeiro ser lembrado, pois isso geralmente ocorre devido à nossa credibilidade, confiança e trabalho
Frederico: O governador EduardoRiedel,desdesuacampanha, foi muito enfático ao afirmarqueoservidorteriapelo menos o RG, que é o reajuste anualbaseadonainflação.Esse reajuste corrige a perda de poder de compra do último ano. Este ano, aplicamos um percentual de 3,73%, conforme os índices oficiais. Isso resultouemumimpactoanualde aproximadamente R$ 600 milhões,distribuídopor13meses (12 meses mais o 13º salário) paramaisde50.000servidores ativos e mais de 30.000 inativos. Estamos falando de cerca de 82.000 a 83.000 pessoas impactadas por esse reajuste. Como conseguimos fazer isso? Desde o governo Reinaldo, onde eu era secretário de governo, o Estado tem
A Crítica: A MP 1227 vem causando polêmica por conta da alta nos preços no País... Comoosenhorenxergaasituação, e como trabalha para equilibrar a situação em MS? Frederico: Dentrodetodaa estruturagovernamental,temos três secretarias essenciais para a gestão: Secretaria de Fazenda, Secretaria de Governo e Secretaria de Administração. Estas secretarias de gestão são transversais,oquesignificaque interagem com todas as outras secretarias, auxiliando na arrecadação e no controle do gasto público,nagestãoestratégicae no planejamento do Estado. O governador Eduardo Riedel tem se empenhado em reduzir a carga tributária, eliminando impostos sobre vários produtos desde o ano passado.Essaestratégiavisaaumentar a competitividade do Estado, pois uma carga tributária altadesestimulainvestimentos. Se o governo for muito voraz nacobrançadeimpostos,sobra menos dinheiro para o setor privado investir.
O governador tomou uma decisãosábiaaomanteromesmo valor de ICMS, mesmo quando90%dosestadosbrasileiros aumentaram sua carga tributária em 2023. Houve estadosqueaumentaramoICMS duasvezesnomesmoano.Esse movimentocontráriofoipossível porque o dever de casa foi feito anteriormente, garantindo que as contas do Estado estejam equilibradas.
Frederico: Como eu disse, um dos pilares importantes da Secretaria de Administração é o pessoal. O ingresso de novos servidores é responsabilidade dessa secretaria, independentemente de qual secretaria tenhasolicitado.Funcionaassim: as secretarias, como a de Saúde,nospedemumlevantamento sobre quais carreiras ou categorias necessitam de novos processos seletivos ou concursos públicos.
Realizamos um estudo que envolvetantooladofinanceiro quanto o legal para a criação dessas vagas. Para que a população entenda, o Estado é limitado por lei quanto ao número de vagas. Por exemplo, se a lei permite apenas dez merendeiras, e a Secretaria de Educação precisa de mais, é necessário verificar se há vagas dentro da leiousealeiprecisaseralterada. Além disso, analisamos o impacto financeiro e o tempo necessário para realizar o concurso.
Não consigo especificar quais áreas estarão no edital porque isso depende mais das secretarias do que de nós. Elaboramos os processos conforme as demandas e a necessidade de autorizações legislativas ouestudosfinanceirosdetalhados. Cada carreira tem uma tabela salarial e legislação diferente, então o cuidado deve ser minucioso, pois, uma vez efetivado, o servidor pode trabalhar no Estado de 25 a 35 anos. Ao contrário da iniciativa privada,ondeépossívelcontratar e demitir com aviso prévio, o poder público exige um processo mais cuidadoso.
Nofinaldesemana,realizamos o concurso público do Imasul após 17 anos. Tínhamos mais de 7.499 inscritos e
A Crítica: A SAD está promovendo o 3º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público, com foco em inovação e futuro. De onde surgiu essa iniciativa?
Frederico: O seminário é destinado à qualificação e troca de experiências entre os departamentos e setores de gestão de pessoas, anteriormente conhecidos como RH. Hoje, utilizamos o termo "gestão de pessoas" para uma abordagem mais humanizada e ampla com servidores e trabalhadores. O foco principal é nos setores de gestão de pessoas do serviço público, incluindo a Assem bleia Legislativa, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, todas as prefeituras e câmaras devereadores.Solicitamosque enviem seus representantes.
Oevento,queaconteceráem dois dias, contará com mais de dez palestrantes de todo o Brasil,incluindorepresentantesdo Ministério da Gestão e Inovação. A legislação que rege o serviço público tem mudado ao longo dos anos e precisa ser acompanhada de perto. Esse seminário traz conhecimento de várias partes do país para cidades que muitas vezes não têmacessoaessasinformações devido à falta de tempo, recursos ou oportunidades.
Estamosproporcionando essa oportunidade principalmente para municípios,prefeituras e câmaras de vereadores. Esperamos uma participação maciça dos munícipes. O evento será realizado no Palácio Rubens Gil de Camillo e nossaexpectati-
ConsideroqueoEstadotem um papel fundamental em auxiliar a gestão dos municípios, pois os problemas estão no município: o buraco na rua, a falta de medicamentos no posto de saúde, o servidor trabalhando de maneira irregular. O governador Eduardo sempre destacou a importância de ser umgovernomunicipalista.Temos buscado levar políticas públicas e qualificação para os municípios, pois os índices estaduais refletem diretamente a situação dos municípios. Quando melhoramos os índices dos municípios, automaticamentemelhoramososíndicesdoEstado.Porexemplo,ao falar de uma taxa de saúde pública, estamos nos referindo mais ao município do que ao Estado em si. Portanto, melhorarosíndicesmunicipaisresulta em uma melhoria dos índices estaduais.
A Crítica: O senhor é de Maracaju e grandes nomes da política estão surgindo da cidade. Existe um planejamento paraentrarnapolíticaembreve?
Frederico: Eu acho que é muito lisonjeiro ser lembrado, pois isso geralmente ocorre devido à nossa credibilidade, confiança, trabalho realizado ou carisma. Sempre há uma qualidade que nos leva a ser associados a uma disputa eleitoral. Eu me considero uma pessoa com um coração voltadoparaoserviçopúblico.Gostodetrabalharparaasociedade e meu propósito é servir a todos.Minhaalegriaesatisfação vêm de ver uma política pública sendo implementada do início ao fim.
Hoje, acredito que os atuais políticosemandatáriosdonossoEstadoestãomuitobempreparados. Temos um governador muito técnico, preparado e humano, que busca eficiência para entregar resultados à população. Em Maracaju, por exemplo,temosoprefeitoMarcos Caldeirão, um prefeito comprometido, com resultados e trabalho efetivo. Parafraseando muitos outros, acredito que o futuro a Deus pertence. Minha obrigação e objetivo hoje são fazer a melhor gestão possível dentro da Secretaria de Administração para a população do MSeparaoservidor público.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 16 de junho de 2024 5•A Entrevista
FOTO: DIVULGAÇÃO
Prefeita Adriane Lopes entrega revitalização de mais duas escolas municipais em Campo Grande
EMEIs José Ramão Cantero e Mary Sadalla Saad recebem melhorias através do programa Juntos Pela Escola
Natardedaúltimaquarta-feira (12), a Prefeitura Municipal de Campo Grande entregou as revitalizações das EMEIs José Ramão Cantero, no Jardim Futurista, e Mary SadallaSaad,noBairroEstrela Dalva, como parte do programaJuntosPelaEscola.AEMEI
José Ramão atende 190 alunos integralmente,dogrupo1ao3.
A revitalização incluiu a pavimentação do pátio, troca das portas das salas de aula, manutenção e recuperação da laje
para combater infiltrações, além da pintura de toda a escola. A unidade também teve a medição para a instalação de placas solares e recebeu novos parques, mobiliários e materiais pedagógicos. A prefeita Adriane Lopes destacou a importância do programa para as crianças. “São mais de 111 mil criançasmatriculadasnaReme que precisam de um ambiente adequado para estudar. Além da revitalização, estamos instalando acessibilidade nas es-
CAC registra grande movimento para conciliação fiscal após feriado municipal
Contribuintes aproveitam condições e descontos especiais para regularizar débitos tributários
Noprimeirodiaútilapós oferiadomunicipal,aCentralde AtendimentoaoCidadão(CAC) em Campo Grande registrou grande movimento. Na última sexta-muitoscontribuintescompareceramparanegociardébitos tributáriosenãotributárioscom condições e descontos especiais oferecidos pelo mutirão de conciliação fiscal, Concilia CG. A Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin) informou que, em oito dias de atividades,foramrealizados16.713 atendimentos, sendo 3.870 presenciais e 12.843 online. No
período, foram emitidas 9.575 guias imobiliárias. A professora Mileni Silveira de Souza, de 43 anos, conseguiu negociar débitosreferentesaoIPTUdacasada família,obtendoumdescontode maisdeR$200emummontante de R$ 1.300. “Foi muito bom. Pensei que seriamaiscomplicado,masfoi bemtranquilo,comatendimentorápidoeeducado.Fiqueimuito satisfeita”, comentou. Os contribuintes podem regularizar débitos até 12 de julho de 2024, com várias opções de pagamento.
colas. Essas melhorias beneficiam tanto alunos quanto funcionários.”
A revitalização da EMEI Mary Sadalla Saad incluiu troca de telhas, pintura completa, troca de fechaduras, construção de rampa de acessibilidade, piso no solário, construção de muro, instalação de cinco sumidouros, barras de acessibilidade, reforma do banheiro PCD, troca da janela da cozinha e pintura do piso das áreas externas. A unidade também recebeu novos parques e brinquedos pedagógicos, além de medição para a instalação de placassolares.OprogramaJuntos Pela Escola é uma parceria entre a Associação de Pais e Mestres(APM)eadireçãodas unidades escolares.
Moradores de CG celebram início de obras de saúde aguardadas há mais de 30 anos
A iniciativa promete transformar a assistência à saúde na região, beneficiando centenas de milhares de pessoas com estruturas modernas e serviços ampliados
Os moradores dos bairros Aero Rancho e Parati, na região Anhanduzinho de Campo Grande, comemoram um marco histórico: a assinatura das ordens de serviço para a reforma e ampliação do Com-
plexo de Saúde do Aero Rancho e a construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Parati, ocorrida na manhãdaúltimaquarta-feira(12).
A prefeita Adriane Lopes destacou a importância deste
momento: “Hoje é uma manhã muito especial para Campo Grande e, em particular, para a grande região do Anhanduzinho. Este é um momento de celebração e esperança, pois estamos dando início a uma obra esperada há maisde30anospelosmoradores”. Ela reconheceu os desafios de revitalizar o complexo enquanto mantém o atendimento à população, mas enfatizou a necessidade de acompanhar o crescimentodacidadecomser-
viços de saúde adequados. O Complexo de Saúde do Aero Rancho, composto pelo Centro Regional de Saúde 24h (CRS), USF e Centro de AtençãoPsicossocial(CAPS),atenderáamaisde100milpessoas. A reforma, conduzida pela empresa MS Construções e Gerenciamento de Obras, envolverá um investimento de aproximadamente R$ 4,4 milhões,abrangendopintura,adequaçõeselétricasehidráulicas, revisãodotelhadoeampliação de consultórios.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 16 de junho de 2024 6•A Cidade
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
EMEIs José Ramão Cantero e Mary Sadalla Saad recebem melhorias através do programa Juntos Pela Escola
MS tem mais ruas do que avenidas e estradas, aponta estudo do IBGE
Logradouros homenageiam principalmente santos e profissionais, revela levantamento
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados na última sexta-feira (14), Mato Grosso do Sul possui um total de 1.065.689 ruas, superando o número de avenidas (125.688) e estradas (71.972).
A maioria dos logradouros no estado homenageia santos, com 18.707 endereços começando com "São". Seguem "Doutor" (18.253), "Presidente" (12.045), "Santa" (11.315), "Coronel" (9.444), "Dom" (8.075), "Padre" (5.392), "Vereador" (3.761), "Santo" (3.436) e "Professor" (2.903).
O IBGE define logradouro como parte essencial do endereço, permitindo a localização de um domicílio ou estabelecimento. Pode ser uma avenida,
rua, estrada, viela, praça ou até mesmo um rio. O instituto categoriza logradouros em três partes: tipo (rua, avenida, estrada), título (como Arquiteto, Professor, Doutor, Vereador), e o nome propriamente dito.
UmexemploéaAvenida(tipo) Consul (título) Assaf Trad (nome), localizada em Campo Grande, na saída para Cuiabá. Essasinformaçõessãoparte do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) do Censo Demo gráfico 2022, que é o principal repositório de endereços com abrangência nacional e acesso público. O cadastro inclui detalhes como logradouro, localidade, CEP e número, além de complementos que distinguem endereços na mesma localização.
Abertura de empresas em MS bate recorde em maio, revela Junta Comercial
A abertura de empresas emMatoGrossodoSulatingiu umnovorecordenomêspassado. Segundo a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), foram registradas 960 novas empresas em maio, o maiornúmerodesdeoinícioda série histórica em 2000. No mesmo período do ano passado, haviam sido abertas 838 empresas."Estamosemcrescimento econômico contínuo e estabilizado. A Jucems, com suapolíticadedesenvolvimentoeconômicopositiva,colabora de maneira aberta e franca com os cidadãos, incentivando a abertura de empresas. Nosso objetivo é continuar essa trajetória de crescimento", afirmou odiretor-presidentedaJucems, Nivaldo Domingos da Rocha. O setor de serviços liderou
960 novas firmas foram registradas, marcando o maior número desde 2000 os registros com 682 novas empresas, representando 71,04% do total. Em seguida, veio o comércio com 243 novasfirmaseaindústriacom35. Noacumuladodoano,oestado já conta com 4.832 novas empresas, predominando o setor de serviços com 3.434 registros, seguido pelo comércio com1.208epelaindústriacom 190.Campo Grande, a capital e cidade mais populosa, concentrou a maioria dos registros em maio, totalizando 399 novas empresas, ou 41,56% do total. Dourados apareceu em seguida com 96 registros, seguido por Chapadão do Sul (57), Três Lagoas (48), Naviraí (39), Maracaju (22), Ponta Porã (20), Corumbá (19), Nova Andradina (18) e Aparecida do Taboado (17).
Novos valores de pedágio na BR-163 estão em vigor desde sexta-feira
Reajuste autorizado pela ANTT impacta tarifas para veículos de passeio em MS
Desde a última sextafeira(14),osnovosvaloresdas tarifas de pedágio na BR-163 entraram em vigor. A rodovia, que atravessa Mato Grosso do Sul de Mundo Novo a Sonora, teve o reajuste autorizado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Comoaumento,veículosde passeiopassarãoapagaratéR$ 9,40 para trafegar pelo trecho. A concessionária CCR MSVia divulgou uma tabela com todososnovosvalores.Oreajuste foi justificado pela variação do IPCA (Índice Nacional de PreçosdoConsumidorAmplo) entre abril de 2023 e abril de 2024.Aproximadamente70mil
veículostrafegampelarodovia diariamente, que atravessa 21 municípios.Em2023,aarrecadação com pedágios foi de R$ 179,458milhões.ABR-163foi privatizada em 2014, com a CCRMSViaassumindoocom-
promisso de duplicar 806 km da estrada em Mato Grosso do Sul.Noentanto,essametaainda não foi cumprida. A previsão é que a concessão continue comaCCRMSViapormais15 anos, até 2049. O novo contra-
Paciente de 42 anos é o primeiro caso de febre do oropouche no Estado
A Secretaria de Estado daSaúde(SES)deMatoGrosso do Sul, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e da Gerência de Doenças Endêmicas, confirmou na última quartafeira (12) o primeiro caso de Febre do Oropouche no estado. A paciente, uma mulher de 42 anos residente em Campo Grande, contraiu a doença
Mulher foi infectada na Bahia; SES intensifica vigilância epidemiológica na Bahia, onde há mais de 600 casos confirmados neste ano.
Jéssica Klener Lemos dos Santos,gerentetécnicaestadual de Doenças Endêmicas da SES, informou que o caso está sendo tratado como alóctone, significando que a infecção foi adquirida fora do estado. A SES,emparceriacomosmunicípios, irá desenvolver uma
sériedeaçõescomplementares para fortalecer a vigilância da doença, incluindo a sistematização de informações sobre casos suspeitos e confirmados, e a coleta de amostras para testagem pelo LACEN (LaboratórioCentraldeSaúdePública de Mato Grosso do Sul).
A SES elaborou uma nota técnica para orientar os profissionaisdesaúdesobreasações devigilância,prevençãoecontrole da Febre do Oropouche. As iniciativas incluem monitoramentodedeslocamen-
tos, sintomas e quadros clínicosdospacientes,alémdecampanhaseducativasparaapopulação.
A Febre do Oropouche é causadaporumarbovírusidentificado pela primeira vez no Brasil em 1960. A doença é transmitidaprincipalmentepor mosquitos, com sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya, como dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não existe tratamento específico, e o manejo é sintomático.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 16 de junho de 2024 7•A Geral
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
to está sendo analisado pelo TCU (Tribunal de Contas da União). O acordo prevê a duplicaçãodecercade190kmda rodovia, a adição de uma terceira faixa em mais de 170 km e a instalação de passarelas.
FOTO: DIVULGAÇÃO
O auditor-fiscal Zumilson Custódio da Silva assumiu na tarde de ontem (10) o cargo de delegado da Receita Federal em Campo Grande. O auditor-fiscal Henry Tamashiro de Oliveirafoiempossadocomodelegado-adjunto.A solenidade foi conduzida pelo superinZumilson Custódio da Silva e Henry Tamashiro de Oliveira assumem cargos de liderança na Receita Federal tendente da Receita Federal na 1ª Região Fiscal, Antonio Henrique Lindemberg Baltazar,quesupervisionaas atividades nos estados de MatoGrosso,Goiás,Distrito FederaleTocantins.Oevento aconteceu no auditório da Receita Federal, localizado no Parque dos Poderes. Delegados da Receita Federal em Campo Grande são empossados
Reajuste autorizado pela ANTT impacta tarifas para veículos de passeio em MS
Comissão adia votação de PL de senadora do Estado e que regulamenta cigarro eletrônico
O adiamento atendeu pedido feito pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que apresentou requerimento de adiamento de discussão aprovado simbolicamente pelo colegiado
A votação do Projeto de Lei (PL) 5.008/2023, que regulamenta a produção, a comercialização, a fiscalização e a propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil foi adiada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado,nestaterça-feira(11). O adiamento atendeu pedido feito pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que apresentou requerimento de adiamento de discussão aprovado simbolicamente pelo colegia do. O PL, de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), estabelece uma série de exigências para a comercia lização dos chamados dispositivoseletrônicosparafumar, incluindoapresentaçãodelaudo de avaliação toxicológica para registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); cadastro na Receita Federal de produtos fabricados, importados ou exportados; e cadastro no Instituto Nacional de Metrologia,
Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
“A crescente utilização dos cigarros eletrônicos tem acontecido à revelia de qualquer regulamentação. Do ponto de vista da saúde, não há controle sanitário sobre os produtos comercializados e as embalagensnãoapresentamadvertências ou alertas sobre os riscos de sua utilização”, destaca o texto. O relator do projeto, senador Eduardo Gomes (PLTO), acolheu emenda que dobradeR$10milparaR$20mil a multa para venda de cigarros eletrônicosparamenoresde18 anos.
Proibição - No Brasil, a regulamentaçãodecigarroseletrônicos está sob responsabilidade da Anvisa que, desde 2009, proíbe o produto. Em abril, a diretoria colegiada da agência optou por manter a vedação.Comadecisão,qualquer modalidade de importação desses produtos fica proibida, inclusive para uso próprio.
Pedro Caravina retira projeto de Lei que destinariarecursosarádioscomunitárias
Proposta de Pedro Caravina havia sido aprovada anteriormente pela CCJR, mas enfrentou questionamentos sobre constitucionalidade
A Associação Estadual de Radiodifusão de Mato Grosso do Sul (MIDIACOM/ MS), se reuniu na última segunda-feira (10) com os deputados Pedro Caravina (PSDB) e Lucas de Lima (PDT) na Assembleia Legislativa de MS (ALEMS). O encontro teve como pauta o projeto de lei 069/2024 proposto por Caravina, que destina recursos para rádios comunitárias por meio da Secretaria de Cultura do Estado. Durante a reunião, o presidente da MIDIACOM/MS, Tonico Alves, expressou a sua preocupação sobre a constitucionalidade do projeto. Segundo Alves, o governo federal já havia emitido uma portariatentandofazerorepassederecursosviaSecretariade Cultura para rádios comunitárias, mas esta portaria está atualmente suspensa. TonicoAlves,presidenteda MIDIACOMMS, expressou preocupação sobre a constitucionalidade do projeto, citando uma portaria federal suspensa que tentou fazer o mesmo repasse. "Esta proposta, se aprovada, pode enfrentar os mesmos obstáculos legais que a portaria federal enfrentou," disse Tonico Alves. Ele destacou a importância de garantir que qualquer repasse de recursos seja feito de maneira constitu-
Safra de soja e milho 23/24 em MSenfrentadesafiosclimáticos
Expansão de área contrasta com queda de produtividade e produção, impactando mercado e preços
Na safra de soja 2023/ 2024, Mato Grosso do Sul expandiu sua área plantada em 5,2% em comparação ao ciclo anterior.Noentanto,aprodutividade caiu para 48,84 sacas por hectare, uma redução de 21,8%,resultandoemumaproduçãode12,3milhõesdetoneladas, uma retração de 17,7%. O mesmo cenário é previsto para a safra de milho. A área destinada ao milho na segunda safra de 2023/2024 deve ser 5,8% menor que no ciclo anterior (2022/2023). A produtividade estimada é de 86,3 sacas por hectare, com uma produçãoesperadade11,485milhões de toneladas. De acordo com o Projeto Siga/MS, desenvolvido pela Aprosoja/MS, os desafios climáticos, como chuvas abaixo do normal e mal distribuídas, afetaram significativamente o desenvolvimentodaslavouras. "A seca deste ano prejudicou a produção,quepoderiaterman-
tido a média de crescimento dos últimos anos", explicou GabrielBalta,coordenadortécnico da Aprosoja/MS. Apesar das perdas nas lavouras, a demanda internacional permaneceu estável, beneficiando os preços. Entre março e a última semana de maio, o preço da soja subiu de R$ 106,43 para R$ 119,55 por saca de 60kg.
cional e dentro das normas legais vigentes. Tonico Alves tambémressaltouqueafaltade clarezanapropostapoderiatrazer problemas futuros para a implementação do projeto.
OdeputadoPedroCaravina defendeu seu projeto, afirmandoqueoobjetivoéfornecerumsuportenecessáriopara as rádios comunitárias, que desempenham um papel fundamental na disseminação de informações culturais e educacionais para a população. "Estamosbuscandoformasde apoiar estas emissoras que, muitas vezes, são a única fonte de informação em suas comunidades," declarou Caravina. Ele explicou que o projeto irá criar uma subvenção específica para rádios comunitárias, através da Fundação de Cultura, para garantir a manutenção dessas emissoras.
O deputado Lucas de Lima mencionou que, há cerca de dois anos, ele já havia tentado fazerumapropostasemelhante (PL 221/2022), mas que não foi aprovada pela Casa de Leis
devido ao impacto financeiro que teria nos cofres públicos e por tratar-se de uma questão inconstitucional. "Este é um projeto que já foi proposto anteriormente,masagoraestamos tentando trazê-lo novamente paradiscussão,comajustesque possam torná-lo viável e constitucional," afirmou Lucas de Lima. Os radiodifusores destacaramque,casoaleisejaaprovada, poderia gerar uma concorrência desleal, pois as rádios comunitárias já têm vários benefícios, como isenção de pagamentosdedireitosautoraise tributários, além de não pagarem outorga para explorar a radiodifusão comunitária. "As rádios comunitárias já possuemvantagenssignificativas.Se receberemrecursosadicionais, mesmo que destinados à cultura, isso criaria uma concorrência desleal," afirmou um dos radiodifusores presentes. Alémdisso,foiapontadoque muitos concessionários de rádioscomunitáriasdesrespeitam a legislação à qual se comprometeram ao receber a outorga,
vendendo comerciais de forma irregular."Elesassinaramcontratossecomprometendoanão vendercomerciais,masarealidade é que muitos estão vendendo, o que desvirtua o propósito da radiodifusão comunitária," acrescentou outro radiodifusor.
O encontro foi encerrado com o compromisso dos deputados de continuar trabalhando paraencontrarumasoluçãoque atenda aos interesses das rádios comunitárias, respeitando a legalidade e os procedimentos constitucionais. Pedro Caravina afirmou que irá revisaraproposta,levandoemconsideração as preocupações levantadas durante a reunião, e Lucas de Lima se comprometeuabuscaralternativasjurídicas que possam viabilizar o projeto sem infringir a legislação.
Aofinaldareunião,odeputado Pedro Caravina se comprometeu a retirar o projeto de leidepautaeaguardaradefinição em relação à portaria nacional, antes de avançar com qualquer nova proposta.
"Esperamos uma recuperação da produção na Argentina, apesar da quebra de produção no Brasil. Os estoques finais globais cresceram nas últimas safras, pressionando as cotações no mercado internacional e refletindo no mercado internonoBrasil",observouMateus Fernandes, analista de Economia da Aprosoja/MS.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 16 de junho de 2024 8•A Política
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Proposta de Pedro Caravina havia sido aprovada anteriormente pela CCJR, mas enfrentou questionamentos
FOTO: DIVULGAÇÃO
Pantanal enfrenta pior junho de foco de incêndios desde 1998, segundo o INPE
Queimadas no Pantanal aumentam 1100% em relação a 2023, registrando maior número de focos para o mês de junho desde o início da série histórica
O Pantanal registrou o maior número de focos de incêndios para um mês de junho desdeoiníciodasériehistórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998.Nosprimeiros12diasde junho deste ano, foram contabilizados 733 focos de queimadas no bioma, que se estende pelos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Osdados,provenientesdoPrograma de Queimadas do Inpe, mostramumaumentoalarman-
te de 1100% em comparação comomesmoperíodoem2023. Orecordeanterioreradejunho de 2005, com 435 focos, o que representaumaumentode77% em relação ao ano atual. As imagens de satélite destacam a extensão da destruição na região, evidenciando a gravidade da situação. A antecipação do início das queimadas neste anocontribuiuparaaseveridade dos incêndios, que já estão causando danos significativos ao ecossistema do Pantanal.
CEO da Escola Sul-MatoGrossense de Direito fortalece parcerias em DF
A iniciativa é uma forma de promover excelência na formação jurídica no Estado
O CEO da Escola SulMato-Grossense de Direito , o advogado João Paulo Lacerda, esteve em Brasília para uma série de compromissos importantes, incluindoaparticipaçãoemumasessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e visitas com representantes de diversos ministérios para apresentar a instituição e destacar sua propostaeducacionalquepromete oferecer excelência em formação jurídica no Estado, atendendo tanto aos advogados recém-formados quanto aos profissionais experientes que atuam no setor privado e público. "Estamos empenhados em proporcionar uma educação queintegreteoriaeprática,que potencializeaformaçãodenossosalunosparaosdesafiospráticos da advocacia", afirmou o CEO A agenda na capital federal
tambémincluiureuniõesestratégicas focadas em estabelecer parceriasepromoveratrocade experiências e conhecimentos quepossamenriquecerocurrículo da Escola, atualmente em processodeimplementaçãoem MS, e dessa forma posicionála como um centro de referência na formação jurídica no Brasil. "Queremos, por meio de projetos inovadores e robustos, que a escola se destaque, construindo uma rede de colaboração e estabelecendo vínculos que proporcionem umaeducaçãoreconhecidapor sua metodologia diferenciada e um corpo docente com profissionais altamente qualificados. Isso inclui a integração de ensino de ponta e recursos tecnológicos avançados, combinando teoria e prática, para beneficiar nossos estudantes e, consequentemente, toda a comunidade jurídica", explicou João Paulo Lacerda.
A situação exige atenção redobrada e ações imediatas paracontrolareprevenirnovos focosdeincêndio,visandopreservar um dos biomas mais importantes e biodiversos do Brasil. Nem em 2020, quando incêndiosconsumiram26%do bioma, foram registrados tantos focos de incêndio como em junhode2024.Nacomparação com 2020, quando foram 406 focos em todo o mês de junho, oaumentodefocosdequeimada já é de 90% neste ano. Segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade FederaldoRiodeJaneiro(LasaUFRJ),atémaiodesteano,332 mil hectares do bioma foram consumidos pelas chamas. O Pantanal tem 16 milhões de hectares.
Setepontosdeignição
causaramqueimadas em mais de 12 mil hectares do Pantanal
Ministério Público identifica focos de incêndio no Pantanal de MS os responsáveis, verificar se ocorreram em propriedades privadas e, se necessário, responsabilizar os envolvidos. Das áreas queimadas, 8.836 hectares estão localizados em Mato Grosso do Sul e 3.550 hectaresemumpaísvizinho.A análise remota permitiu identificar os sete pontos iniciais de ignição, distribuídos em seis propriedades rurais e uma área não cadastrada no Cadastro Ambiental Rural (CAR). No total, cerca de vinte propriedades foram afetadas pelos incêndios no Pantanal Sul-matogrossense.
Foramidentificadossete pontos de ignição que resultaram em aproximadamente 12.387 hectares de queimadas florestais na região do Pantanal. O levantamento foi divulgado na última terça-feira (11) pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), através do Núcleo de Geotecnologias (NUGEO). Esses incêndios ocorreram entre 10 de maio e 10 de junho de2024,períododuranteoqual o estado declarou emergência ambiental. A monitorização e identificação dos focos de incêndio fazem parte do Programa "Pantanal em Alerta", que buscaapoiarestratégiasdeprevenção, responsabilização e educação ambiental. O objetivoprincipaléinvestigarascausas dos incêndios, identificar
O promotor de Justiça do Núcleo Ambiental, Luciano Furtado Loubet, destacou a importância de um trabalho preventivo junto às propriedades onde os incêndios têm iní-
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 16 de junho de 2024 1•B Meio ambiente
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
cio. "Sempre que possível, a Polícia Ambiental visitará esseslocaisparacriarumacultu-
ra de vigilância, onde todos os incêndios serão investigados", revela.
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Pantanal registrou o maior número de focos de incêndios para um mês de junho
Reconhecimento marca o último dia de Mansour Karmouche no Conselho Nacional
de Justiça
O advogado, que desempenhou a função por 16 meses, foi amplamente elogiado durante sua despedida, especialmente pelo presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso
Mansour Elias Karmouche concluiu sua jornada como representante da OrdemdosAdvogadosdoBrasil (OAB) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última terça-feira (11) durante a 7ª sessãoordináriadoplenário.O advogado, que desempenhou a função por 16 meses, foi amplamente elogiado durante sua despedida, especialmente pelo presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso. Em seu discurso, Barroso destacou as virtudes de Karmouche, enfatizando sua simpatia, talentoeamaneiracivilizadacom a qual conduziu seu mandato. "Sua partida deixa um vazio em todos nós que tivemos o prazer de conviver com ele. Esperamos que seu sucessor traga a mesma qualidade humana e profissional," afirmou o ministro.
Mansour, por sua vez, expressou gratidão pela experi-
ência e colaboração recebida ao longo de sua gestão, salientando a importância do CNJ na implementação de políticas públicas para o Judiciário e a sociedade. "Saio com a sensação do dever cumprido, feliz porteraprendidoecontribuído para a valorização da advocacia e a compreensão social sobre o papel vital do CNJ," ressaltou o advogado, que também é conselheiro federal da OAB e ex-presidente da OAB MS.Oeventofoitambémmarcado pela presença de figuras notáveis da advocacia, como o ex-vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, e o expresidentedaOAB-DF,Ibaneis Rocha, atual governador do Distrito Federal. Karmouche celebra dez anos de dedicação à OAB, com passagens pela vice-presidência e presidência da OAB-MS, além do Conselho Federal, consolidando seu legadonaadvocaciabrasileira.
Desembargador Júlio Siqueira se aposenta após 40 anos de dedicação à magistratura
Em sua última sessão de julgamento, pela 4ª Câmara Cível, o desembargador foi homenageado pelos seus colegas e amigos
O desembargador Júlio
RobertoSiqueiraCardosoaposenta-se nesta quarta-feira, dia 12 de junho, ao atingir 75 anos de idade, 40 deles dedicado à magistratura sul-mato-gros sense.Emsuaúltimasessãode julgamento, pela 4ª Câmara Cível, o desembargador foi homenageado pelos seus colegas e amigos.
“A mim resta me despedir desta que será minha eterna casa, destes amigos que são vocês e me despedir daquilo que mais gostei de fazer em minha vida que foi a prática da justiça. Contem comigo, vou ser sempre um batalhador em nome da verdadeira justiça, da justiça que nós exercitamos e lutamos e que, graças a Deus, aofinaldajornadaquevocêsse sintam como eu me sinto: com o dever cumprido”, destacou. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Fernandes Martins, agradeceu em nome do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul a trajetória de quatro décadas de dedicaçãoàjustiça,semprecomo um juiz de competência ímpar, de envolvimento com a comunidade e vocacionado para a missão jurisdicional, deixando umlegadodecomprometimento e dedicação para as novas gerações.
Ao longo de sua atuação no
Ponto Final para o Feminicídio - O presidente da AssembléiaLegislativadeMatoGrossodoSul,deputadoGerson Claro(PP),confirmounestaquarta-feira(12)oapoioàCampanha “Ponto Final para o Feminicídio”, realizada pela coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça (TJMS). A campanha foi apresentada pela desembargadora Jaceguara Dantas e a secretária-adjunta de Governo, Ana Carolina Nardes. O projeto busca combater a violência de gênero e erradicar o feminicídio através de uma abordagem multidisciplinar e interinstitucional, promovendo conscientização e responsabilidade social entre pessoas e organizaçõescomprometidascomumasociedadejusta,igualitária e inclusiva.
Visitadosestudantes -AinteraçãoentreoLegislativoea comunidade escolar facilita a compreensão do civismo, do processodemocráticoedopapeldoLegislativonofuncionamentodo Estado. Na terça-feira (11), a Assembléia Legislativa de Mato GrossodoSul(ALEMS)recebeu110alunosdeescolaspúblicas deAnaurilândiaePontaPorã.O“ProjetoEducacionalConhecendoosTrêsPoderes”daEscolaEstadualEzequielBalbino,deVila Quebracho,Anaurilândia,visitouaALEMSpelasegundavez.A diretora Paloma Bispo Angel destacou a importância da visita para a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, permitindoaosalunosassistiraumasessãoeentenderoprocesso de votação de leis, além de elogiar a recepção pelos deputados e a orientação dos servidores.
TJMS, foram distribuídos para omagistradoumtotalde35.385 processos. Julgou 36.468 processos (5.534 decisões monocráticas e 30.934 por colegiado), superando a distribuição em 103,06% de grau de cumprimento.Alémdisso,proferiu15.984despachosdemero expediente.
Participou de um total de 1.034sessões:248na4ªCâmara Cível; 420 sessões da 5ª Câmara Cível; 161 sessões da 4ª Seção Cível; 38 sessões da Seção Especial Cível e 167 sessões do Órgão Especial. Histórico – Nomeado para exercer o cargo de Juiz Substituto na comarca de Dourados em 1984. Em janeiro de 1985, tomou posse como Juiz titular na comarca de Aparecida do Taboado,sendopromovidopor merecimento, tendo permanecido nessa comarca até 1987, quando novamente foi promovido, por merecimento, para a comarca de Paranaíba.
Em 10 de abril de 1995 foi promovido à entrância especial,destavezàcomarcadeCam-
Gestores públicos - A Secretaria de Estado de Administração de Mato Grosso do Sul realizará o 3º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor PúblicodeMS,nosdias24e25 dejunho,noCentrodeConvenções Rubens Gil de Camillo, com o apoio da Assembléia LegislativadeALEMS.Oeventoabordarátendências,estratégias e inovação na gestão de pessoas, focando na transformação da visão dos profissionais e na modernização dos processos de gestão no setor público.Participarãoservidores públicosestaduaisemunicipais dosPoderesExecutivo,Legisla tivo, Judiciário, Defensoria Pública,MinistérioPúblicoeTribunal de Contas.
VeículoSolidário-Tramita na Assembléia Legislativa de MatoGrossodoSul(ALEMS)o ProjetodeLei125/2024,deautoriadodeputadoJuniorMochi (MDB),quepropõeacriaçãodo Programa Veículo Solidário no estado.OprojetoestáemanálisepelaComissãodeConstituição,JustiçaeRedação(CCJR). A proposta autoriza o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DetranMS)apermitirousodeveículos em condição de circulação por entidadesjurídicasatuantesnas áreasdesaúde,educação,assistência social, cidadania, segurança e comunitária, desde que devidamente registradas nos seus respectivos Conselhos Estaduais.
Reforma Constitucional - Em reunião na quarta-feira(12),osparlamentares da Comissão Especial de Reforma Constitucional da Assembléia LegislativadeMatoGrosso do Sul (ALEMS) elegeram Jamilson Name (PSDB) como presidente e Professor Rinaldo Modesto (Podemos) como vice-presidente. A ata da eleição foi publicada no Diário Oficial do Parlamento.TambémparticiparamosdeputadosLondres Machado (PP), Caravina (PSDB) e Zeca do PT. A criaçãodaComissãoéprevista no Regimento InternodaALEMS(Resolução 65/2008)quandoumaproposta de emenda constitucional começa a tramitar.
Premiação - Na sessão ordinária de quarta-feira (12) na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a deputada Mara Caseiro (PSDB)relatousuaparticipação no 39º Encontro da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) em Brasília. Como presidente da Escola do LegislativoSenadorRamez Tebet, ela destacou a conquista do 2º lugar no prêmio Abel, na modalidade EducaçãoLegislativa,com os projetos "Introdução à Linguagem Brasileira de Sinais: Libras" e o "I Concurso de Redação".
po Grande, onde atuou junto à 1ª Vara do Tribunal do Júri. Foi promovido, por merecimento, ao cargo de
desembargador do Tribunal de JustiçadoEstadodeMatoGrosso do Sul, tomou posse em 22 de abril de 2009.
Arraiá da ALEMS
A Festa Junina da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) chega à sua segunda edição, celebrando a cultura nordestina e ajudando os desabrigados do Rio Grande doSul.Comotema“Cordel”,oeventoserárealizadonodia22 de junho, às 17h30, na rampa central do Parlamento, e será aberto a toda a população.
TV ALEMS - Há mais de 22 anos no ar desde sua inauguraçãoemnovembrode2001,aTVALEMSseconsolidoucomoumimportanteinstrumentodedivulgaçãodasatividadesdaCasadeLeis.Agora,pelaprimeiravez,opúblicopode conferir transmissões simultâneas no canal aberto 7.2 e no YouTube, acessível pela página da televisão no Portal do Legislativo, seguindo o modelo já adotado pelas TVs Câmara e Senado.
Estádio Morenão - O Governo de Mato Grosso do Sul assumiráoEstádioUniversitárioPedroPedrossian,oMorenão, e rescindirá o termo de fomento para sua reforma. A decisão, discutida na Assembléia Legislativa em reunião da comissão temporária, foi considerada uma vitória pelo deputado Pedrossian Neto (PSD).
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 16 de junho de 2024
2•B Justiça
DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
LEGISLA LEGISLA LEGISLATIV
ADUAL
TIV TIV TIVO EST O O ESTADU ADU ADU
AL
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO FOTOS: DIVULGAÇÃO
O desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso aposenta-se ao atingir 75 anos de idade
Desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso
Coleta seletiva em Campo Grande tem adesão da população e atinge 36,94%
Concessionária destaca aumento no índice, mas aponta desafios persistentes
A participação da população de Campo Grande na coleta seletiva alcançou 36,94%, segundo um relatório da CG Solurb Soluções Ambientais, responsável pela limpeza urbana e coleta de lixo na cidade. Embora esse número represente um recorde desde o início das observações, a concessionária considera que ainda está aquém do ideal em comparação a cenários mais otimistas.
Um dos problemas destacados no relatório são os "atravessadores",pessoasque recolhem material reciclável antes da coleta oficial, afetando a quantidade de resíduos que chega à Unidade de Triagem Municipal (UTR). Esse fator prejudica o trabalho das cooperativas e associações de catadores de materi-
ais recicláveis. Os dados foram enviados à 26ª Promotoria de Justiça do MeioAmbiente,queacompanha a execução e os resultados da 3ª edição do Plano de AçãodeEducaçãoAmbiental. Esse plano tem como objetivoverificaraadesãodapopulação à coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis. Desde 2012, a CG Solurb realiza a coleta de resíduos sólidos em Campo Grande, utilizando os métodos "porta a porta" e 240 Locais de Entrega Voluntária (LEVs). O material coletado é enviado à UTR, que é operada por três cooperativas e uma associação de catadores. Os relatórios analisados cobrem o período desde 2021, com o mais recente documento referente aoprimeirosemestrede2024.
Recursos federais
OvereadorCoronelVillasantiparticipou,naquarta-feira(12), da assinatura da Ordem de Serviço para a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) do Parati, evento realizado no Centro Comunitário do bairro Parati, no Loteamento Alto da Boa Vista. A prefeita Adriane Lopes e a Secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite, também estiveram presentes. Os recursos para a construção do Posto de Saúde Parati/Nova Esperança foram solicitados pelo vereador Villasanti em 2021 à Senadora Soraya Thronicke,quenaépocaeradomesmopartido(PSL),edirecionou prontamente os recursos federais para atender o pedido.
Unidade de Saúde
O vereador Papy (PSDB) participou, na quarta-feira (12), da assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação do complexo do Aero Rancho e da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A área da saúde é uma das principais preocupações de Papy, que frequentemente recebe pedidos de ajuda para consultas médicas, exames, cirurgias e reclamações sobre a falta de medicamentos nos bairros da Capital.
Demandasindígenas-OvereadorProfessorAndré Luis, vice-presidente da Comissão das Causas Indígenas, participou de uma reunião onde enfatizou a importância de incluir as reivindicações dos povos originários na Lei de DiretrizesOrçamentárias(LDO),naLeiOrçamentáriaAnual (LOA) e no Plano Plurianual (PPA). A questão orçamentária tem sido discutida desde a reunião de 10 de maio, quando lideranças indígenas solicitaram a criação da primeira escola dedicada exclusivamente a crianças e adolescentes indígenas.
MedalhaAmarildo Cruz -A Câmara Municipal aprovou na terça-feira (11), com 20 votos favoráveis e 3 contrários, o Projeto de Resolução nº 545/2024, que cria a Medalha“DeputadoAmarildoCruz”deDefesadaDemocracia. A iniciativa dos vereadores Luiza Ribeiro e Ayrton Araújo, do Partido dos Trabalhadores, visa homenagear pessoasquetenhamcontribuídosignificativamenteparaadefesa e consolidação das instituições democráticas no Brasil. O Deputado Amarildo Cruz foi conhecido por seu incansável trabalho em defesa da democracia e inclusão social, reafirmando em seu último discurso seu compromisso com a liberdade, a igualdade e a dignidade humana.
Indústria de MS gera 518 empregos formais em abril; acumulativo é
de 4,6 mil vagas
Setor industrial abre 4.617 vagas no acumulado de janeiro a abril, representando 26% do total no Estado
Emabril,aatividadeindustrial em Mato Grosso do Sul gerou 518 novos postos de trabalho formais, resultado de 9.118 contratações e 8.600 demissões. No acumulado de janeiro a abril, a indústria abriu 4.617 vagas, provenientes de 36.878 contratações e 32.261 demissões. Esses números representam 26% do total de vagas abertas no estado no período mencionado, conforme dados do Radar Industrial da Fiems. As atividades industriais que mais abriram vagas em abril foram: abate de bovinos (+390), instalações e serviços especializadosparaconstrução (+295), fabricação de álcool (+262), abate de aves (+100). No acumulado de janeiro a abril, as atividades industriais com maior geração de empregos foram: fabricação de álcool (+889), instalações e serviços especializados para construção (+838), abate de bovinos (+520), abate de aves (+280), construção de edifícios (+211), fabricação de açúcar (+193), extração de minério de ferro (+187), abate de suínos (+126), curtimento e outras preparações de couro (+94).Nofinaldeabrilde2024, as atividades industriais em Mato Grosso do Sul contavam com160.443trabalhadoresempregados, um aumento de 2,96% em relação ao final do ano anterior, quando o número defuncionárioserade155.826.
Aatividadeindustrialrepresenta 24% do emprego formal noestado,ficandoatrásapenas do setor de serviços, que emprega 264.120 trabalhadores, equivalente a 39% do total.
Entre janeiro e abril de 2024, 52 municípios registraram saldo positivo na contratação de trabalhadores industriais,totalizandoaabertura de 5.786 vagas.
Inflação sobe em CG com aumento nos preços de alimentos
IPCA registra alta de 0,42% em maio; grupo alimentação e bebidas é destaque
Inflação teve alta no mês de maio em Campo Grande. Os números foram confirmadosnaúltimaterçafeira (11) pelo Índice Nacional de Preços ao ConsumidorAmplo(IPCA),queindicou uma 0,42%, marcando o décimo mês consecutivo de aumento. Em abril, a variação havia sido de 0,36%. No
acumulado do ano, o IPCA apresenta uma alta de 2,19%, e nos últimos 12 meses, de 3,88%,superandoos3,76%observadosnos12mesesanteriores.Emnívelnacional,oIPCA registrouumaumentode0,46% emmaiode2024.Ospreçosde seisdosnovegruposdeprodutos e serviços pesquisados tiveram alta em maio. O maior
Legislativo Municipal
Projeto de reforma
Na terça-feira (11), o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), reuniu-se em seu gabinete com representantes interessados em alterações no projeto de reforma do Mercado Municipal e da Praça da Feira Indígena do Mercadão. O encontro, organizado para atenderasdemandasdoscomerciantesedasfeirantesindígenas,contoucomapresençadeCleuber (ASSOCIMEC), Élida Fátima Júlio Antônio (Associação dos Feirantes Indígenas), a secretária Mara Bethânia Gurgel (SECTUR), o secretárioAdemarSilvaJúnior(SIDAGRO),Luiz (SEMADUR), Elvis Terena (FUNAI), representantesdaVigilânciaSanitária,eosvereadores Luiza Ribeiro e João Rocha.
aumentoveiodogrupovestuário, com um impacto de 0,07 pontos percentuais no índice. O segundo maior aumento foi no grupo alimentação e bebidas, que subiu 1,25% e teve o
maior impacto positivo entre os grupos, com 0,27 pontos percentuais.Dentrodogrupo alimentação e bebidas, a alimentação no domicílio subiu 1,22%.
Os itens com maiores altas foram:
6,72% Café moído: 5,29%
Aalimentaçãoforadodomicílioacelerou,registrandoaltade 1,34%emmaio,comparadaa0,11%emabril.Osubitemrefrigerante e água mineral subiu 2,94%,
Homenagem - A Câmara Municipal de Campo Grande iniciou a semana entregando honrarias a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Junior, recebeu a Medalha "Dr. Arlindo de Andrade Gomes". A secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Katia Silene Sarturi, e o vereador Dr. Loester foram agraciados com a Medalha "Destaques da Década de Reconhecimento – Juvêncio César da Fonseca".
Melhorias-LiderançasdosbairrosJardimMonteAlegre,TijucaIIeVilaManoeldaCostaLimaprocuraramovereadorDelei Pinheiro (PP) nesta terça-feira (11) para resolver questões locais. No Jardim Monte Alegre, solicitaram a limpeza do campo de futebol nas ruas Nagem Saad, Miguel Atalla, João Panello e dos Rezendes. No Jardim Tijuca, pediram a limpeza do campo de futebol e a manutenção da iluminação pública. Na Vila Manoel da Costa Lima, o vereador encaminhou o pedido de tapa-buracos na Rua Odila Cabral Tavares. Todos os pedidos foram protocolados e encaminhados pelo vereador.
Equoterapia - Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (06) na Câmara MunicipaldeCampoGrande,foiaprovado,emúnicadiscussãoevotação,oProjeto de Lei 11.326/24, do Executivo Municipal. A proposta altera a Lei 6.696/21, que instituiu o Programa de Equoterapia para reabilitação de pessoas em vulnerabilidade social, com deficiência e vítimasdeacidentes.Aalteração,deautoria do vereador Carlos Augusto Borges (CarlãoPSB),presidentedaCasadeLeis, trata da responsabilidade pela avaliação do Programa.
Causas Indígenas - A Comissão Permanente das Causas Indígenas, presidida pelo vereador Coronel Villasanti e pelo vice-presidentevereadorProfessorAndré Luis, realizou no Plenário Edroim Reverdito(Plenarinho)daCâmaraMunicipal,aterceirareuniãodaComissãoapós ser transformada em Permanente em 20/ 02/2024. Os principais temas discutidos pelaComissãocomliderançaserepresentantes dos povos indígenas neste mês de junho foram: Planejamento Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)eLeiOrçamentáriaAnual(LOA).
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 16 de junho de 2024 3•B Geral
DIVULGAÇÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
Batata-inglesa:
Abacaxi: 10,28% Cebola:
41,77%
e a cerveja aumentou 2,84%.
Em abril, a atividade industrial em MS gerou 518 novos postos de trabalho formais
OAB/MS solicita isenção de custas em ações de honorários ao presidente
do TJMS
Reunião com desembargador Sérgio
Fernandes Martins irá beneficiar advocacia de Mato Grosso do Sul
Na manhã da última quarta-feira(12),adiretoriada OAB/MS se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça deMatoGrossodoSul(TJMS), desem bargador Sérgio Fernandes Martins, para solicitar a isenção de custas no início das ações de honorários advocatícios."Trata-sedeuma iniciativadoTJMSqueprecisa
ser apreciada pelo pleno. Estamos otimistas que conseguiremos avançar nesta pauta relevantíssima para toda a advocaciadeMS",revelaopresidentedaOAB/MS,BittoPereira.AoladodopresidenteBitto, participaram também a vicepresidente Camila Bastos e o diretor-tesoureiro Fábio Nogueira Costa.
TRE/MS
impõe multa de R$ 1 mil por compartilhamento de vídeo
Vídeo envolvendo
Reinaldo Azambuja e Beto Pereira motiva ação do PSDB de Campo Grande
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) decidiu aplicar uma multa de R$ 1 mil por dia caso continue sendo comparti-
lhado um vídeo considerado impróprio.Adecisãoveioapós o PSDB de Campo Grande denunciar a publicação, feita via WhatsApp, envolvendo o exgovernador Reinaldo Azambujaeodeputadofederal Beto Pereira, pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande. Segundoadenúncia,ovídeo foi disparado em massa de forma anônima, infringindo o artigo30daResoluçãodoTribunalSuperiorEleitoral(TSE)nº 23.610/2019. A identificação do remetente foi divergente
daquela fornecida pela operadora de telefonia. Em resposta, o juiz eleitoral Marcelo Andrade de Campos Silva solicitou à operadora a identificação dos titulares das linhas telefônicas envolvidas, identificando duas pessoas. Após analisar o conteúdo do vídeo, o TRE/MS determinou queadivulgaçãofosseimediatamenteinterrompidaemqualquer meio de comunicação social. Casoadecisãonãosejaacatada, será aplicada uma multa diária de R$ 1 mil, limitada inicialmente a 30 dias. Os envolvidos foram intimados a apresentar sua defesa em dois dias, utilizando os mesmos meios pelos quais receberam a notificação.
Deputado Coronel David questiona legalidade de julgamentos no TCE/MS
Coronel David pede verificação da legalidade de atos praticados por auditores substitutos de conselheiros afastados
Na última terça-feira (11), o deputado estadual Coronel David (PL) questionou a legalidade dos julgamentos de contas realizados pelos auditores substitutos dostrêsconselheirosafastados do Tribunal de Contas
do Estado de Mato Grosso do Sul(TCE-MS).Oprazodeafastamento dos conselheiros acaba de expirar, intensificando a preocupaçãocomanormalidade dos processos no órgão. Coronel David solicitou à mesa diretora da Assembleia
Legislativa que buscasse junto aos órgãos competentes ou ao próprio TCE-MS uma solução que garanta a legalidade dos atos praticados pelos auditores substitutos."Aindaexistemincertezas sobre a aceitação ou não da denúncia apresentada pela Procuradoria da República contra esses conselheiros. Nossa preocupação é assegurar que as ações dos auditores não sejam marcadas por possíveisirregularidadesouinsegurança jurídica", afirmou o par-
lamentar.
Uma comissão temporária foi formada na Assembleia Legislativa para acompanhar as investigações. Presidida por Coronel David e composta pelosdeputadosAntônioVaz(Republicanos) e Lia Nogueira (PSDB), a comissão já tomou medidas importantes, incluindo a solicitação de informações detalhadas à presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministra Maria Thereza de Assis Moura.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 16 de junho de 2024 4•B Justiça
envolvendoReinaldoeBetoPereira
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO:
DIVULGAÇÃO
Evento destaca a importância do tratamento dos transtornos do neurodesenvolvimento
1º Simpósio Multiprofissional dos Transtornos do Neurodesenvolvimento irá unir saberes para um atendimento integral
Acontece nos dias 13 e 14 de julho, o 1º Simpósio Multiprofissional dos Transtornos do Neurodesenvolvimento.
O evento que será realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (UEMS), irá mostrar aos pais e profissionais a importância de intervenções alinhadas por uma equipe multidisciplinar. Esta abordagem integrada tem um impacto positivo significativo no processo terapêutico dos indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento.
A ideia do simpósio surgiu a partir das experiências da psicóloga e analista do comportamento Evelin Melotto, que observou a falta de conhecimento sobre os benefícios de uma atuação conjunta entre profissionais e familiares.
Entre os principais destaques da programação estão temas como o diagnóstico precoce e os sinais iniciais do
Transtorno do Espectro Autista (TEA). O simpósio contará com a participação de profissionais renomados nas áreas de Neuropsicologia, Psiquiatria, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Direito, Análise do Comportamento Aplicada e Psicopedagogia. Eles compartilharão suas práticas e experiências, evidenciando como um tratamento de qualidade pode promover a evolução dos indivíduos atendidos. As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo site Sympla [www.sympla.com.br/ evento/1-simposio-multiprofissional-dos-transtornos-do-neurodesenvolvimento/2462407], com opção de pagamento parcelado no cartão, ou à vista pelo telefone (67) 9 9270-9018. Com profissionais em harmonia, o tratamento se torna mais eficaz, proporcionando um futuro melhor para os indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento.
SERVIÇO:
1º SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO
Data: 13 e 14 de julho
Local: UEMS Campo Grande - Avenida Dom Antônio Barbosa, 4.155, auditório bloco A, Vila Santo Amaro
Arraiá da Anjos da Guarda arrecada fundos para ajudar crianças carentes
Em sua sexta edição, o evento terá muita diversão que será convertida em solidariedade
Junho é o período das festas juninas, mas a Associação Anjos da Guarda (ASAG) está aproveitando o período para arrecadar itens e ajudar os que mais precisam.
A 6ª edição do Arraiá Beneficente dos Anjos da Guarda irá doar um Montana para o Educandário Getúlio Vargas, que atende 250 crianças em Campo Grande, além de entregar doações a uma instituição no Rio Grande do Sul que acolhe crianças carentes afetadas pelas recentes chuvas.
“Os Anjos da Guarda trabalham todos os anos para promover ações que melhoram a condição de vida das crianças”, afirmou a presidente da ASAG, Maria Tereza Zahran.
O diferencial do arraiá está na dedicação do grupo de amigas que compõem os Anjos da Guarda. Elas se empenham durante meses para criar um cenário com barracas de comidas típicas, música ao vivo e um espaço especial para crianças com diversas brincadeiras. “Apenas as bebidas
O diferencial do arraiá está na dedicação do grupo de amigas que compõem os Anjos da Guarda
não estão inclusas no convite, sendo vendidas no ‘Boteco do Arraiá’, uma das principais fontes de receita do evento”, explicou.
Para participar, basta adquirir o convite individual, indispensável para o acesso. “Além de contribuir para uma causa tão importante, os participantes poderão desfrutar de uma noite repleta de diversão e solidariedade. Além de ajudar diretamente as entidades mencionadas, o evento sensibiliza a
SERVIÇO:
6º ARRAIÁ SOLIDÁRIO ANJOS DA GUARDA
Data: 22/06
Horas: 18h
Local: La Zucca
Mais informações: (67) 98425-2045 sociedade sobre a importância de trabalharmos juntos por um mundo mais justo”, finaliza.
JUNHO LARANJA MÊS DEDICADO A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE LEUCEMIA E ANEMIA
Edição 2204 • Campo Grande,MS 16 de Junho de 2024 Editor Enrico Feitosa (DRT MS 148/L2/F74) PÁGINA 02
Foto: Reprodução
‘Junho Vermelho’: Campanha de doação de sangue mobiliza Campo Grande
2
CADERNO LIGHT
Alok vence ação judicial por plágio e doa toda indenização para vítimas de enchente no Sul
Brauer foi condenado a indenizar Alok em R$ 20 mil por danos morais e arcar com os custos processuais
O DJ Alok venceu uma ação judicial movida pelo músico Kevin Brauer, integrante do duo americano DJs Sevenn. Brauer alegava que a música “Un Ratito”, lançada em 2022 por Alok, teria elementos não autorizados de uma obra da dupla. No entanto, o juiz Regis de Castilho Barbosa Filho, da 41ª Vara Cível de São Paulo, entendeu que Brauer foi devidamente creditado na obra. Na ação, Brauer afirmou que a faixa “Un Ratito”, gravada por Alok em parceria com Luis Fonsi, Juliette, Lenny Tavárez e Lunay, era uma adaptação não autorizada de “Let’s Make Love”, de 2016. Ele alegou ter enviado a canção para Alok anteriormente e ficou surpreso com o lançamento.
Brauer pediu na Justiça que Alok fosse proibido de usar as melodias de sua canção em “Un Ratito” e que a disponibilização da música fosse suspensa em todas as plataformas de streaming. Em contrapartida, Alok solicitou que Brauer se abstivesse de realizar
COMÉRCIO
qualquer medida que proibisse a divulgação da música e pediu indenização por danos morais, após o videoclipe ser retirado do ar 10 dias após o lançamento por alegações de violação de direitos autorais.
A defesa de Alok argumentou que Brauer tentava ganhar fama utilizando a imagem do DJ, afirmando que “Un Ratito” é uma adaptação de outra obra do DJ, que contava com a parceria de Brauer, e que a faixa envolvia a colaboração de 14 compositores, incluindo o próprio DJ americano como coautor.
Na decisão, o juiz afirmou que ficou comprovada a conduta lícita de Alok e que Brauer havia consentido com a veiculação da obra através de mensagens trocadas por um aplicativo de celular. “Mesmo que se cogite que Alok Achkar Peres Petrillo não seja o único compositor da obra originária, restou evidente, em observância às transcrições dos diálogos travados entre as partes, a expressa outorga de Kevin Daniel Brauer de Oliveira para
Associação Comercial de Campo Grande oferece treinamento
em comunicação de impacto
Curso ministrado por Ogg Ibrahim foca em técnicas de comunicação assertiva e liderança
A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) realiza em junho o treinamento “Comunicação de Impacto: Como Inspirar, Influenciar e Liderar com Excelência”, conduzido pelo jornalista e especialista em comunicação corporativa, Ogg Ibrahim.
O curso, agendado para os dias 25 e 27 de junho, às 18h30, na Sala Sidney Volpe, na Rua 15 de Novembro, 390 - Centro, irá aprimorar a comunicação de profissionais e líderes de diversos segmentos. O objetivo é ensinar os fundamentos de uma comunicação assertiva, permitindo que os participantes transmitam e recebam mensagens com clareza, utilizando técnicas de apresentação
MÓDULOS DO TREINAMENTO
O evento será conduzido pelo jornalista e especialista em comunicação corporativa, Ogg Ibrahim e persuasão, além de posturas corporais adequadas. O treinamento abordará o uso da comunicação para gerar autoridade, credibilidade e empatia, além de preparar os participantes para gravação de vídeos, transmissões ao vivo, reuniões online e entrevistas. O curso inclui módulos sobre oratória, media training e comunicação interpessoal.
Módulo 1: Técnicas de Comunicação Assertiva
Conceitos de comunicação e suas aplicações;
Inteligência emocional na comunicação;
Superando crenças limitantes;
Uso correto de sinais corporais e expressões;
Dicção, tom de voz e improviso;
Planejamento de apresentações e palestras.
Módulo 2: Comunicação para Lideranças
Impacto da má comunicação nas empresas;
Avaliação de postura e posicionamento corporal;
Técnicas de convencimento e uso adequado de textos;
Postura em apresentações e reuniões;
Comunicação digital;
Linguagem persuasiva e não violenta.
SERVIÇO:
“COMUNICAÇÃO DE IMPACTO: COMO INSPIRAR, INFLUENCIAR E LIDERAR COM EXCELÊNCIA”
Data: 25 e 27 de junho de 2024 - Horário às 18:30h
Local: Associação Comercial e Industrial de Campo GrandeSala Sidney Volpe - R. 15 de Novembro, 390 – Centro
a adaptação, transformação e gravação da obra com novos arranjos, os quais foram realizados juntamente com outros autores, que passaram a ser coautores da obra derivada.”
O juiz também concluiu que houve lesão aos direitos de personalidade de Alok, determinando que Brauer deixe de realizar qualquer medida que possa embaraçar a veiculação
INICIATIVA
da música. Brauer foi condenado a indenizar Alok em R$ 20 mil por danos morais e arcar com os custos processuais. Em nota, Alok comemorou a vitória judicial e anunciou que o valor da indenização será doado para as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. “Eu sempre tive plena confiança na Justiça. Meu trabalho é transparente, e está
tudo esclarecido e comprovado. Vou aproveitar a oportunidade e doar para as vítimas do Rio Grande do Sul o que vier a ser pago como indenização nesse processo. Essa é a melhor forma de responder ao mal que tentaram fazer, fazendo o bem a quem mais precisa neste momento. Espero que a indenização tenha um caráter também pedagógico
para coibir que pessoas mal-intencionadas não difamem a honra de outras pela simples sensação de impunidade.”
Douglas de Oliveira, advogado de Alok e sócio do escritório OVA Advogados, afirmou: “A sentença foi positiva, fez o devido direito, pois o DJ Alok não plagiou a obra, tal como reconhecido na sentença.”
‘Junho Vermelho’: Campanha de doação de sangue mobiliza Campo Grande
SES e Rede Hemosul MS promovem iniciativas para incentivar doações em junho
No mês de junho, a cor vermelha ganha um significado especial ao simbolizar a campanha ‘Junho Vermelho’, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pela Rede Hemosul MS. A iniciativa sensibiliza a população sobre a importância da doação de sangue, especialmente no Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.
Marina Sawada Torres, coordenadora da Rede Hemosul MS, destaca a importância vital da doação de sangue durante este período. “É um período em que intensificamos nossos esforços para conscientizar a população sobre a necessidade contínua de doações, especialmente em tempos mais frios, quando os estoques tendem a diminuir”, explica Sawada.
A campanha enfatiza a necessidade de doações regulares para garantir o acesso ao sangue para todos que necessitam, incluindo transfusões de rotina e em situações de emergência,
como acidentes de trânsito ou aumento na demanda de pacientes de hematologia e oncologia.
Durante o ‘Junho Vermelho’, a Rede Hemosul realizará diversas ações para incentivar a doação de sangue, incluindo campanhas de conscientização, palestras educativas e parcerias com empresas e instituições públicas para facilitar o acesso dos doadores aos postos de coleta.
“Para multiplicar a conscientização, planejamos uma campanha humanizada para as redes sociais, contando histórias dos nossos doadores fidelizados. Também firmamos várias parcerias com empresas e instituições para movimentar o período e incentivá-las a participar dessa causa tão nobre. Contamos com o apoio de todos para salvar vidas”, convocou Marina Sawada Torres.
Para doar sangue, é necessário comparecer a uma unidade de coleta com documento oficial com foto, ter entre 16 e
69 anos (menores de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal), pesar pelo menos 51 kg e estar bem alimentado e hidratado.
Não existe substituto para o sangue, e sua disponibilidade é essencial em várias situações. Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas.
www.acritica.net Campo Grande, 16 de Junho de 2024 A CRÍTICA DECISÃO
Foto: Reprodução Foto: Reprodução
SERVIÇO: ONDE DOAR EM CAMPO GRANDE HEMOSUL COORDENADOR Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304 – Centro Segunda a Sexta: 7h às 17h Sábado: 7h às 12h 1° e 3° sábados do mês: 7h às 17h HEMOSUL HRMS Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Aero Rancho Segunda a Sexta: 7h às 12h HEMOSUL SANTA CASA Rua Rui Barbosa, 3.633 – Centro Segunda a Sexta: 7h às 12h
Doação de sangue ajuda a salvar vidas em MS
Foto: Reprodução
Em nota, Alok comemorou a vitória judicial
Advogado Douglas de Oliveira defendeu o DJ conhecido em todo País
Irmã Silvia será homenageada em prêmio que contempla trabalho no Hospital São Julião
Na última terça-feira (11), a Câmara Federal anunciou os agraciados com o Prêmio
Reconhecimento destaca atuação na defesa dos direitos dos idoso anos no tratamento de hansenianos e no cuidado contínuo com os idosos e pacientes do São Julião."
Zilda Arns 2024, que homenageia pessoas e instituições que se destacaram na defesa dos direitos dos idosos. Entre os contemplados está Irmã Silvia Vecellio, do Hospital São Julião.
O prêmio leva o nome de Zilda Arns Neumann, médica pediatra e sanitarista que dedicou sua vida a causas humanitárias e fundou a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa. Seu trabalho visava proteger as populações vulneráveis contra a mortalidade infantil, desnutrição e violência.
O presidente do Hospital São Julião, Carlos Melke, expressou sua alegria com o reconhecimento. "Agradecemos o empenho do Deputado Federal Geraldo Rezende na indicação da Irmã Silvia para este prêmio tão importante. Ele reconheceu a dedicação incansável da nossa Presidente de Honra do São Julião."
O deputado federal Geraldo Rezende destacou a importância do trabalho de Irmã Silvia, enfatizando sua devoção e compromisso com os idosos. "Ela foi agraciada por seu exemplo de carinho e abnegação, demonstrado ao longo dos
ESPORTE
A cerimônia de entrega do Prêmio Zilda Arns ocorrerá no dia 10 de julho, às 16h, no Salão Nobre do Congresso Nacional.
O que é o Prêmio
Zilda Arns Criado em setembro de 2017, o Prêmio Zilda Arns é uma forma de reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. O prêmio consiste em um diploma de menção honrosa, concedido anualmente a até cinco homenageados. Seu nome homenageia a Dra. Zilda Arns Neumann, uma mulher de coragem, que viveu para defender e promover o cuidado com as crianças, com as gestantes e com as pessoas idosas, e construir uma sociedade mais justa, fraterna, com menos doenças e sofrimento. Médica pediatra que atuou em causas humanitárias, Zilda Arns deixou sua marca na história do Brasil ao fundar e coordenar a Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa.
Projeto de três gerações representa ‘asas do futuro’ para milhares de crianças
Aulas de futebol, dança, música, literatura, doações de alimentos e até acompanhamento psicológico
Lá se vão quase 26 anos de um projeto social por onde já passaram em torno sete mil crianças e adolescentes. Durante todo este tempo o "Asas do Futuro" atendeu três gerações em Campo Grande, sempre com a ajuda de parceiros, incluindo o Governo de Mato Grosso do Sul. Aulas de futebol, dança, música, literatura, doações de alimentos e até acompanhamento psicológico. São várias as atividades oferecidas em três regiões da cidade. Histórias de famílias agradecidas pela iniciativa também são muitas.
A primeira mãe entrevistada pela nossa equipe começou a falar do projeto tomada pela emoção. Ao dizer o quanto as aulas oferecidas de graça mudaram a vida do filho, os olhos de Alaíde Martinez, de 39 anos, ficaram cheios de lágrimas.
O sinal de gratidão veio antes mesmo das palavras. Ryan, de 10 anos, começou a participar do projeto pouco tempo depois da
Arraial de Santo Antônio na Praça do Rádio chega ao fim hoje com show de Alex & Ivan
Primeiro dia do tradicional evento junino superou expectativas e atraiu mais de 10 mil pessoas
O primeiro dia da 22ª edição do Arraial de Santo Antônio, a festa junina mais tradicional de Campo Grande, superou as expectativas e atraiu mais de 10 mil pessoas na Praça do Rádio Clube na noite da última quarta-feira (12), segundo a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Casais, famílias e amigos desfrutaram das diversas atrações, incluindo shows de artistas renomados, comidas típicas, danças de quadrilha e celebrações religiosas, garantindo diversão para todas as idades.
O encerramento dos sho -
DIVERSÃO
ws, hoje (16), contará com a apresentação do grupo de forró Ipê da Serra às 18h, seguido da dupla sertaneja Alex e Ivan às 20h, prometendo fechar a festa com chave de ouro.
Este ano, o evento conta com 35 barracas oferecendo uma ampla variedade gastronômica, bebidas, artesanatos e até um espaço kids munidade (FAC), o Arraial também promove a economia solidária e a valorização da cultura regional, com uma área destinada à venda de produtos confeccionados por artesãos locais.
Este ano, o evento conta
morte do pai. "O futebol aqui no projeto ajudou muito a diminuir a ansiedade dele. O comportamento mudou bastante. E este ano ele foi convidado por outro time para jogar em Rondonópolis no Mato Grosso. Fiquei mais feliz ainda que ele visitou a bisavó que ainda não conhecia, passou o aniversário lá", conta. Ryan fala do sentimento de ver a mãe contente com os avanços dele: "Me sinto feliz que minha mãe esteja orgulhosa de mim. Sonho ser jogador de futebol e médico veterinário. Estudo em primeiro lugar".
O projeto "Asas do Futuro" começou em uma casa de esquina comprada para ser mercearia em frente a um campo de futebol no Bairro Dom Antônio Barbosa. O casal Cristiano Lourenço da Silva, de 60 anos, e Jaqueline Teixeira da Silva, de 55, veio com os filhos do interior do Estado depois de muito tempo trabalhando em uma escola agrícola.
com 35 barracas oferecendo uma ampla variedade gastronômica, bebidas, artesanatos e até um espaço kids. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e pelo Fundo de Apoio à Co -
De música à campeonato de game: Capital têm atrações para toda a família neste domingo
A temporada 2024 do Som da Concha estreia com um show gratuito de abertura com o grupo Fronteira Guara
Este domingo (16) será repleto de eventos culturais e de entretenimento gratuitos em Campo Grande.
A temporada 2024 do Som da Concha estreia com um show gratuito de abertura com o grupo Fronteira Guarani, composto por Alzira E, Marina Peralta, Brô MCs e Hermanos Irmãos. O espetáculo, que reflete a rica diversidade cultural de Mato Grosso do Sul, será apresentado às 18h na Concha Acústica Helena Meirelles, localizada no Parque das Nações Indígenas, com entrada pela
Rua Antônio Maria Coelho, 5655 - Carandá Bosque.
Para os entusiastas de videogames, o Shopping Bosque dos Ipês sediará um Campeonato de Super Mario, prometendo muita emoção para os fãs do
icônico jogo. O campeonato ocorre das 10h às 21h no piso 1, acesso B, do Shopping Bosque dos Ipês, situado na Avenida Cônsul Assaf Trad, 4796 - Parque dos Novos Estados.
O 22º Arraial de Santo Antônio também será uma grande atração, com apresentações de Forró Ipê de Serra e da dupla sertaneja Alex e Yan, encerrando a programação do evento. A festividade começa às 18h na Praça do Rádio, na Avenida Afonso Pena - Centro. A Feira Bosque da Paz trará uma programação diversificada, incluindo uma apresentação musical do grupo Sampri, atividades para crianças com Edu Brincante, e uma feirinha de adoção de animais, além de artesanato, moda, plantas e comidas típicas. A feira acontece das 9h às 15h no Bosque da Paz, na Rua Kame Takaiassu, 500 - Carandá Bosque. Comemorando o Dia Municipal do Reggae, várias
bandas de reggae, incluindo a Banda Guetos de São Luís (MA) e outras bandas locais como Canaroots, Louva Dub, Rockers Sound System, e mais, se apresentarão gratuitamente na Esplanada Ferroviária. O evento, que vai das 15h às 22h, contará também com DJs, MCs, área de arte, atividades para crianças, barracas com comidas saudáveis e sorteio de brindes. A Esplanada Ferroviária está localizada na Avenida Calógeras, 3143 - Centro. O evento Rolê no Bueiro, que visa inserir a dança como atração principal em eventos noturnos, chega à sua segunda edição com cinco performances de dança e dois DJs. O evento, que arrecadará itens de higiene básica para o Asilo São João Bosco, será realizado das 18h às 23h na Capivaras Cervejaria, localizada na Rua Pedro Celestino, 1097 - Centro, e contará com intérprete de Libras.
3 CADERNO LIGHT www.acritica.net Campo Grande,16 de Junho de 2024 A CRÍTICA
Reprodução HOMENAGEM
Foto:
FESTA
Foto: Reprodução Foto: Reprodução
A temporada 2024 do Som da Concha estreia com um show gratuito
A Feira Bosque da Paz trará uma programação diversificada
Irmã Silvia
Volkswagen Jetta: Atualização em Junho
A Volkswagen confirmou o lançamento de uma atualização para o Jetta, incluindo as versões convencionais e a esportiva GLI, prevista para este mês. As mudanças incluem um novo design dianteiro com faróis mais estreitos e uma grade redesenhada, além de uma régua plástica na cor da carroceria. O para-choque também será modificado com elementos na versão GLI. As lanternas traseiras terão uma nova disposição de LEDs, conectadas por uma barra horizontal. As rodas também serão redesenhadas. No aspecto mecânico, o Jetta GLI continuará com o motor 2.0 TSI, agora com 231 cv.
Nissan lança a Frontier 2025: veja os preços e o que muda
Picape recebeu leves mudanças no visual por dentro e por fora, mas somente na versão Attack
A Nissan anunciou a chegada da linha 2025 às concessionárias brasileiras da marca. A picape vem com pequenas alterações estéticas em somente uma das configurações disponíveis. Por outro lado, a empresa revelou que os preços da picape média foram reduzidos em 3,7% na média. Os valores agora vão de R$ 242.790 a R$ 307.990.
A versão que recebeu alterações na linha 2025 da Nissan Frontier foi a Attack. Os quatro para-lamas ganham molduras escuras, como os que existem na versão topo de linha PRO4X. Já o para-choque traseiro passa a ser preto e o dianteiro ganhou apliques em preto para criar um aspecto de fusão com a grade. Além disso, a versão ganhou novos grafismos. Há novos adesivos aplicados no capô inspirados no design das primeiras gerações da Frontier Attack. Eles também aparecem
em toda a extensão das laterais da caçamba. Os que ficam na parte inferior das portas dianteiras e traseiras também são novos. Por dentro, a base do volante ganha um aplique, inspirado nos utilizados na série especial X-Play do Kicks. A lista de itens de série não mudou. A versão de entrada S oferece de série 6 airbags, faróis com acendimento automático, ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos, bloqueio de diferencial mecânico, controle automático de descida (HDC) e controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control), sistema de auxílio de partida em rampa (HSA), freios a disco nas quatro rodas, entre outros. Já as versões mais caras adicionam central multimídia de 8" com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré,
sensor de chuva, ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial, bancos de couro, luzes de LED e e rodas de liga leve de 18". As configurações de topo
Platinum e PRO-4X têm ainda o pacote Nissan Safety Shield com frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, sensor de ponto cego, alerta de permanência em faixa com assistente, farol alto automático e alerta de
tráfego cruzado, teto solar, monitoramento de pressão dos pneus e retrovisor interno eletrocrômico.
Sob o capô, o motor 2.3 turbodiesel desenvolve 163 cv de potência e 43,3 kgfm de torque na versão básica, enquanto nos modelos mais caros os números sobem para 190 cv e 45,9 kgfm. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 7 relações, com tração 4x4.
PREÇOS DA NISSAN FRONTIER 2025
CURTINHAS
Mercedes lança híbridos plug-in ‘nervosos’ no País
A Mercedes-AMG, divisão esportiva da marca alemã, estreia no Brasil os híbridos plug-in (com baterias recarregáveis em tomadas) S 63 e GT 63 (acima). Em ambos há motor V8 4.0 biturbo a gasolina, que gera 612 cv, no S 63, e 639 cv no GT 63, e 91,8 mkgf. Em conjunto com o elétrico na traseira, são 802 cv e 145,9 mkgf e 843 cv e 150 mkgf, respectivamente. A tabela parte de R$ 1,65 milhão, para o GT 63, e chega a R$ 1,635 milhão para o S 63 .
BYD TRARÁ 100 MIL CARROS.
Ao longo do primeiro trimestre, a BYD já descarregou no Porto de Suape (PE) quase 10 mil veículos. Entre eles, na leva mais recente, estão o sedã King – que deve estrear em breve no Brasil – e o SUV Song Pro. Agora, a marca chinesa tem um novo desafio pela frente: bater a meta de trazer ao Brasil cerca de 100 mil elétricos e híbridos. Enquanto não inicia as operações da fábrica em Camaçari (BA), a estratégia é trazer carros ao País no Explorer No 1, navio gigante feito para transportar veículos. Em maio, por exemplo, a BYD trouxe 5.469 unidades – a viagem da China a Pernambuco é feita em cerca de 27 dias.
HAVAL H6 PHEV 19 JÁ TEM PREÇO.
O Haval H6 PHEV19 (abaixo à esq.) é a nova versão intermediária do SUV da GWM com sistema híbrido plug-in, cujas baterias podem ser recarregadas em tomadas. Posicionada entre a H6 HEV2, de entrada, e a H6 PHEV34, de topo, a nova opção tem preço sugerido de R$ 229 mil. Segundo a marca, esse valor é promocional e vale até o dia 20 de junho e para as primeiras 1.019 unidades. O número 19 indica a capacidade das baterias, de 19 kWh, ante 34 kWh da versão 34. A GWM não revelou dados, mas, a autonomia no modo 100% elétrico é de cerca de 60 km. O conjunto tem motor a gasolina e elétrico que geram 326 cv e 54 mkgf e a tração é na dianteira.
Mitsubishi apresenta ao mercado automotivo a Pajero Sport Legend Black Mitsubishi apresenta ao mercado automotivo a Pajero Sport Legend Black, uma edição especial limitada a 200 unidades, cada uma por R$ 415.990. Este modelo exclusivo se destaca por um design 'chrome delete', substituindo elementos cromados por acabamentos em preto, complementados por detalhes internos em marrom escuro. Além de luxo, o veículo promete desempenho robusto com seu motor 2.4 turbodiesel, tração 4x4 e tecnologias como piloto automático adaptativo e sistema multimídia completo.
Jeep Compass 2027: Inovação sustentável A Stellantis anunciou o novo Jeep Compass para 2027, que será construído na plataforma STLA Medium, utilizada também pelos recentes Peugeot 3008 e Opel Grandland. Com isso, o Compass aumentará suas dimensões e incorporará tecnologias avançadas. Espera-se que o modelo ofereça motorizações variadas, incluindo opções elétricas com autonomia de até 700 km. Este lançamento faz parte do plano de investimentos da Stellantis no Brasil, que prevê 40 novidades até 2030.
4 www.acritica.net Campo Grande,16 de Junho de 2024 A CRÍTICA CADERNO LIGHT FOTO: REPRODUÇÃO
VERSÃO PREÇO S R$ 242.790 SE R$ 252.590 Attack R$ 266.590 XE R$ 280.190 Platinum R$ 307.990 PRO4X R$ 307.990