Jornal A Crítica - Edição 2194 - 07/04/2024

Page 1

Concurso de cosplay

Acontecenestedomingo, a partir das 17h, o concurso de Cosplay do Sesc Geek 2024. A expectativa é que, neste ano, a competição reúna mais de 100 concorrentes. O concurso marca o fim do evento, que desde o dia 23 de março tem oferecido uma programação diversifica da para toda a família

Prefeitura e Governo firmam parceria para o desenvolvimento de obras em Campo Grande

Em reunião na última sexta-feira (5), o governador Eduardo Riedel e a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, colocaram em pauta a execução e planejamento de obras de infraestrutura essenciais para o desenvolvimento dacapitalsul-mato-grossense.

Durante a reunião, Adriane Lopes apresentou ao governador as principais demandas da cidade, buscando apoio estadual para impulsionar tais iniciativas."Trouxemosasdemandas de Campo Grande, e já estamos vendo progresso. O governador disponibilizou

da Prefeitura humaniza atendimento a pacientes autistas em unidades de saúde Encontro entre o governador Riedel e a prefeita Adriane Lopes define futuro de obras na capital de MS

sua equipe técnica para nos auxiliar, e nos assegurou investimentos significativos na cidade. Sua atuação conjunta conosco já está gerando frutos",afirmouaprefeitaLopes. Um dos projetos destacados no diálogo foi a criação de um novo acesso ao bairro das Moreninhas, complementando a recente revitalização da Avenida dos Cafezais. Esse e outros projetos discutidos apon-

tam para um futuro promissor na parceria entre o governo estadual e a prefeitura, focado no bem-estar e na qualidade de vida dos habitantes de Campo Grande. "A prefeita veio até nós para expor as necessidadesdeCampoGrande, discutir obras em andamento e futuras colaborações. Nosso governo está comprometido em ser um parceiro ativo de todos os municípios

do estado, com uma presença forte e efetiva", destacou Riedel. Acompanharam a agenda, a senadora Tereza Cristina, os secretários municipais Marcelo Miglioli (Infraestrutura), Marco Aurélio Santullo (Governo). Além dos secretários estaduais Rodrigo Perez (Governo), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Mirna Estela (adjunta de Infraestrutura).

Presidente do TJ promove evento e 150 anos dacomarcadeCorumbáentraparaahistória

Expograndecontinuanestedomingocom leilões e show da dupla Fred & Fabrício

Setor produtivo se reúne para discutir investimentos e demandas do Estado

Em um passo pioneironoâmbitodoSUS,aSesau lança, durante a Semana de Conscientização do Autis mo, um projeto inovador dedicado à melhoria e huma nizaçãodoatendimentoapacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidadesdeurgênciaeemergência. A iniciativa será implementada inicialmente nas UPAS Universitário e Coronel Antonino, com planos de expansão para as demais unidades de urgência.

RESUMO EDIÇÃO Nº 2194. • R$ 1,50 • CAMPO GRANDE-MS, 07 DE ABRIL DE 2024 DIRETOR EXECUTIVO: JORNALISTA LUIZ CARLOS FEITOSA • EDITADO DESDE: 01 DE AGOSTO/1980
FOTO: DIVULGAÇÃO
Veja na página 5•A
gratuitamente. Horário:
às 20h | Local: Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300 – | Inscrição: gratuita Garimpasso
Capivas Cervejaria recebe mais uma vez o Garimpasso em seu quintal. O evento contará com a participaçãode12brechós,oferecendo mais de três mil peças únicas para todos os gêneros. Além disso, a programação inclui discoteca gem com Julio Prodigy e Augusto Chico. Horário: 17h | Local: Capivas CervejariaR. Pedro Celestino, 1079. Iniciativa
VEJA NA PÁGINA 5•A
14h
O
FOTO: DIVULGAÇÃO
Veja no caderno Light Veja na
FOTO: DIVULGAÇÃO
página 6•A

LUCAS DE LIMA:

(foto) Indignado com a manobra da cúpula do PDT que tirou-lhe a chance de disputar a prefeitura de Campo Grande. Mas como tem mandato terá tempo para usar a janela partidária em 2026, quando optará por uma nova sigla. E mais: nas pesquisas tem avaliação positiva – o que prova seu crescente prestígio.

POR CIMA: Claro, o fator nacional também pesou na iniciativa do vice governador Barbozinha em se filiar ao PSD do senador Nelsinho Trad. Hoje o PSD é a sigla com maior número de prefeitos: 968; 15 senadores e 45 deputados federais. Na outra ponta o PSDB soma 345 prefeitos, embora tenha conquistado 531 prefeituras. Perda de 35%.

POR BAIXO: O futuro do PSDB é incerto. Falta-lhe uma liderança nacional como têm PT e PL para influenciar nestas eleições. Perdeu o comando em São Paulo, seus nomes de peso envelheceram e o apoio dado a candidata Simone Tebet ao Planalto é visto como erro estratégico. A voz do exgovernador goiano Marconi Pirillo não chega as grandes metrópoles.

ROBERTO RAZUK: Ex-deputado estadual entre 1987 e 1995(paidodeputadoNenoRazuk)temumavisãoatualizada do cenário político estadual. No papo que tivemos na Assembleia Legislativa falamos dos políticos e inclusive dos protagonistas do processo sucessório de Dourados. Pela sua experiência, suas opiniões são interessantes.

ANTÔNIO LACERDA: Encontrei o ex-Secretário de Governo na gestão de Marquinhos Trad (2017/2022) na prefeitura da capital. Admite que foi uma experiência válida. Hoje, dedicando-se a advocacia, Lacerda assiste de camarote o embate eleitoral e sutilmente não opinou sobre a sucessão em Campo Grande. Até quando, não se sabe.

MESMICE: Nas redes sociais critica-se a crise no PL da capital devido a sede de poder do deputado federal Marcos Pollon. Defensor da pratica ‘meu pirão primeiro’ ele – com asbênçãosdeBolsonaro- nomeouesposaeirmãoparacargos de chefia do partido. Isso gerou descontentamento de partidários ingênuos que acreditavam em mudanças.

POUCA COISA? Quem morou no interior sabe como a oposição se comporta com episódios policialescos envolvendo adversários políticos em ano eleitoral. Aquele bafafá de viaturas policiais, sirene ligada, buscas por documentos e até prisões, apimenta os discursos e funciona como nitroglicerina. Esse caso de Sidrolândia é apenas mais um.

É FOGO! Na política vale mais a versão do que o fato. Em se tratando em ano de eleições, a tese ganha mais veracidade. Como discutir aspectos processuais de uma denúncia, participardacampanhaeevitarqueosrespingosatinjamseugrupo político? O acusado se transforma numa ‘poça d’água’. Ele será evitado por receios óbvios.

SEGUNDO VOTO: Aí mora o perigo para os candidatos a prefeito dependentes da lealdade de seus companheiros postulantesaolegislativo.Napraticaoquesevêé sacanagem. Ao abordar o eleitor, o candidato a vereança não fecha questão, nem vincula o seu voto ao voto do Executivo. Quase sempre ele ‘libera’ o eleitor para votar em quem quiser para prefeito.

SEM ILUSÕES: Ajuda, mas não é determinante o peso da chapa a vereança na vitória do candidato a prefeito. Quantos e quantos prefeitos foram eleitos tendo uma minoria de vereadores eleitos! O exemplo clássico ocorreu em 2012 (C. Grande) - os candidatos a vereança eleitos em sua maciça maioria era do candidato derrotado Edson Giroto.

OPINIÃO: Perguntei ao ex-vice governador Murilo Zauth (no evento do União Brasil) sobre o quadro político de sua Dourados. Ao seu estilo calmo respondeu: “agora acontece o leilão dos vereadores e a campanha de verdade mesmo só em julho. Antes disso muita especulação e blábláblá.”

ANIMAÇÃO: Ingrediente que não faltou no evento de novasfiliaçõesdoUniãoBrasilnestaquintanasdependências da Câmara Municipal de Campo Grande. Deparei com vários personagens que trabalharam diretamente com o ex-prefeito Marquinhos Trad, numa sinalização clara de que Rose Modesto terá seu apoio através do PDT.

OUTROALIADO: Nasconversasduranteocitadoevento as previsões apontam o apoio do PT à candidatura de Rose –que aliás já participa do Governo Lula através da Sudeco. O que não está definido é o critério de escolha do companheiro de chapa de Rose. Um dado: em 2016 Rose obteve 41,23% dos votos contra 58,77% de Marquinhos Trad.

Mãe (pai) compra pra mim?

Você já deve ter escutado seu filho falar várias vezes esta frase: “Mãe (pai) compra pra mim?”. Este é um dos pedidos que os pais escutam com bastante frequência dos filhos. Mas a pergunta deve vir seguida de dois novos questionamentos: “Quando eu devo comprar?” e “Quando eu não devo comprar?”.

Por vezes, não temos condições financeiras naquele momento e falamos “não” e, com isso, encerramos o assunto. Já em outras circunstâncias, temos o dinheiro e seria bem mais fácil cedermos às súplicas e ganharmos nossa “paz aparente” ao dizer “sim”. Porém, nossa consciência às vezes nos alerta: “ele não precisa”, “não é o momento de comprar”, “é demais comprar isso para o meu filho agora”. No entanto, dizer o “não”, na maioria das vezes, resultará em súplicas intermináveis, choro constante, mau humor, cara fechada e, para os menores, uma birra homérica. Então, o que fazer? Avalie racionalmente a situação e, quando julgar oportuno, diga não aos filhos. Nós, adultos, sabemos que não temos e não teremos tudo o quequeremosnavidaenemexatamentenahoraquedesejamos. Quantos “nãos” recebemos de um amigo na vida? De um professor? De um namorado/namorada? De um chefe? Entenda: falar “não” é preparar para a vida.

certas, afastando-se da avareza (falta) e da prodigalidade (excesso)”.

Uma das principais preocupações dos pais de adolescentes é que eles venham a usar drogas ilícitas e lícitas. Muitos se esquecem de que, para isso não acontecer, a tarefa de educar começa bem antes de eles terem os primeiros contatos com tais substâncias. É resistindo e se controlando na hora de comer demasiadamente um chocolate; quando não permitimos que as crianças menores levem um brinquedo da escola para casa; quando negamos comprar um brinquedo durante um passeio no shopping; quando aprendem a resistir por alguns minutos à fome e à sede (para os maiores); quando esperam o ano todo para ganhar um presente tão desejado no Natal.

São várias as oportunidades, na vida cotidiana, em que podemos proporcionar aos nossos filhos que exercitem e desenvolvam as virtudes da temperança, fortaleza e liberalidade, entre tantas outras. Precisamos fazer com que eles compreendam a importância do sacrifício.

O filósofo grego Aristóteles tratava deste tema falando sobre a importância da educação dos afetos (prazeres, paixões, emoções e sentimentos), mostrando a necessidade da educação das virtudes para alcançarmos a justa medida das coisas, fugindo assimdosextremos.Em“ÉticaaNicômaco”,eleescreveu:“usa melhor uma coisa a pessoa que possui excelência moral e, quando relacionada com a riqueza, estas são chamadas de pessoas liberais. Elas dão às pessoas certas, os valores certos e no momento certo. Assim como buscam dinheiro nas fontes

Então, todas as vezes que seu filho lhe pedir algo, faça um exercício, pense o quanto o seu “não”, ou o seu “sim”, poderão contribuir para a formação moral dele. Será que você está abastecendo apenas os prazeres, paixões e emoções do seu filho? Buscando, com isso, o bem aparente e/ou momentâneo? Com que frequência isso acontece? Será que você está falando sim para “comprar” sua paz? Ou de fato você está promovendo uma experiência para que ele entenda o objetivo do sacrifício e, desta forma, está preparando-o para que ele alcance bens reais e verdadeiros?

(*) A autora é pedagoga e mestre pela UFMS em Saúde e Desenvolvimento. É diretora da Escola Harmonia. Casada, é mãe de três filhos.

Degradação!!!

São cada vez mais frequentes nas redes sociais postagens feitas pelos próprios soldados israelenses de cenas por eles filmadas demonstrando profundo desrespeito e zombaria em relação aos palestinos. Há poucos dias a FOLHA postou matéria com o seguinte título: “Soldados de Israel gravam vídeos “brincando” com calcinhasdepalestinasemGAZA”.Amatériadestaca ainda que isto vem acontecendo há “seis meses”. Há tempos venho afirmando que a falta de uma causa justa pela qual lutar tem enfraquecido moralmente as FFAA israelenses e que o resultado disto é também o enfraquecimento militar. Quando lutavam pela existência de sua Pátria eram capazes de rápidas e espetaculares vitórias que surpreendiam o mundo. Agora, que lutam para que os palestinos não tenham a sua, estão há seis meses enfrentando combatentes famintos e mal armados e só conseguiram libertar 2 reféns. Além de estarem tendo que devolver diariamente as suas famílias cadáveres de seus militares abatidos pela resistência. Fora isto, estão oferecendo através das próprias câmaras de seus celulares imagens que chocam e constrangem o mundo…

Carlos Marun (*) engordar as estatísticas de mortos que servem para que Nethaniahu continue enganando a população israelense com a falsa narrativa de que está vencendo este conflito.

É certo que naquela época não existiam celulares, mas não lembro de que coisa semelhante tenha acontecido quando as tropas israelenses eramcomandadasporhomensdoquilatedeMoshe Dayan ou Itzak Rabin, de quem se pode divergir, mas não se pode desrespeitar. O fato de o Comandante Supremo de Israel ser hoje o imoral Nethaniahu está transformando seus exércitos em focos de imoralidade e ineficiência e isto é grave também para o futuro daquela nação.

A verdade é que só tem sido eficientes em lançar bombas de aviões, até porque em Gaza não existem armas anti-aéreas e porque o chão é difícil de errar. Ah, e porque Gaza é o enclave mais densamente povoado da face da Terra. Assim sendo, uma bomba praticamente onde quer que caia encontrará um ser palestino( especialmente mulheres e crianças) pronto para

É certo que o Hamas foi criminoso ao utilizar o terrorismo como forma de luta em 07/10. Porém, para o bem também do próprio Israel urge que cesse este genocídio ilegal e imoral, que usa, além das bombas, a fome como arma de Guerra. Nunca ninguém fez tanto mal a Israel quanto o próprio Nethsniahu está fazendo. Urge que os israelenses de boa vontade, que são muitos, se transformem em maioria e o demitam. A partir daí é que podem se estabelecer as condições para que em um diálogo com o que sobrou da ANP, com o mundo árabe e com as grandes potências se estabeleçam as condições para uma paz sólida na região. O que a meu ver passa pela existência de “Dois Estados” livres, viáveis e soberanos.

O autor é advogado, engenheiro e ex-Ministro de Estado.

Jornalista profissional LUIZ CARLOS FEITOSA - DRT/MS 105/L.1/F.53 Diretor Executivo ELIZETE CONCEIÇÃO RODRIGUES FEITOSA Diretora Financeira FONE: (67) 3317-7890 FAX: (67) 3317-7894 Redação, Administração, Departamento Comercial e Parque Gráfico: Av. Júlio de Castilhos, 1747 • Sede própria - 79100-901 - C. Grande-MS Representante: TÁBULA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO São Paulo - (0xx-11) 5507-5599 - Brasília - (0xx-61) 3242-7460 Whatsapp: (67) 99974-5440 Facebook: /acritica.jornal Youtube: /wwwacriticanet Instagram: /acriticadecampogrande Editado por: CNC.BR Centro Nacional de Comunicações Ltda CNPJ-MF 04.501.305/0001-38 Jornal afiliado a www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 07 de abril de 2024 2•A OPINIÃO
Talita Martins (*)

MS investe mais de R$ 65 mi em aeroportos já nos primeiros meses de 2024

Esse cenário tem gerado competitividade para os negócios e garantido infraestrutura de qualidade, incluindo as obras dos aeródromos e aeroportos

O compromisso do Governo do Estado em fortalecer a infraestrutura aérea de Mato Grosso do Sul está em destaque com um investimento significativo de mais de R$ 65 milhões apenas no primeiro quadrimestre de 2024.

Esse valor faz parte do plano ambicioso de investimento de R$ 250 milhões até 2026 destinado ao Plano Aeroviário, visando o desenvolvimento da infraestrutura aérea em todas as regiões do Estado.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística está avançando com o processo de licitação, com previsão de entrega ao governador Eduardo Riedel de um cronograma abrangente de obras em sete municípiosatéodia15deabril. Essas obras compreendem serviços de restauração e implantação de aeroportos, essenciais paraimpulsionarodesenvolvimento regional.

Na edição do Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (5),oGovernopublicouoscon-

tratos de dois aeroportos: de Inocência, onde serão feitas obras de implantação de pista de pouso e decolagem, pista de taxiway, pátio e cerca operacional, no valor de R$ 15,4 milhões; e no município de Paranaíba que irá receber obras de restauração nas pistas de pouso de decolagem e de taxiway e no pátio de aeronaves, com mais de R$ 6,4 milhões investidos. Os contratos deverão ser executados e totalmente concluídos dentro do prazo de 180 dias consecutivos, contados da data do recebimento da Ordem de Início dos Serviços (OIS). Mato Grosso do Sul têm apresentado crescimento exponencial quando o assunto é investimentos privados. Foram R$ 76 bilhões nos últimos 10 anos, sendo R$ 17 bilhões apenas no ano passado. Ações que têm gerado competi tividade para os negócios e garantidoinfraestruturadequalidade, incluindo as obras dos aeródromos e aeroportos.

Lulacritica“mãosdevaca”efalaemliberar verba a prefeitos a seis meses das eleições

Segundo presidente, funcionários responsáveis pela liberação de recursos estão com ‘medo’ de autorizar o envio de dinheiro para não ser acusado de irregularidades

OpresidenteLuizInácio

Lula da Silva afirmou na última sexta-feira (5), no Recife, onde cumpriu agenda nesta manhã, que, muitas vezes, no governo federal, as áreas responsáveis pela liberação de dinheiro são “mão de vaca” e não querem liberar recursos. A seis meses das eleições municipais, Lula falou em liberar verbas para que os prefeitos tocarem obras e criticou o “medo” dos servidores públicos. No entanto,hávedaçõesparaessastransferências: os Estados e municípios não podem receber repasses voluntários da União para execução de obras ou serviços três meses antes do pleito, considerando o que diz a legislação eleitoral. ”Muitas vezes no governo, sobretudo na parte do

Lula - ”É muito importante que os prefeitos tenham recursos para fazer as obras que são consideradas necessárias”

governo que trabalha com finança, e isso vale para política, para clube de futebol, para sindicato, para associação de moradores, quem está cuidando do dinheiro fica muito mão de vaca, quem está cuidando do dinheiro não quer liberar dinheiro para nada, tudo é muito complicado, tudo demora”, disse no evento de assinatura deordensdeserviçoparaconstrução de encostas no Recife. As ordens de serviço para construção de encostas contarão com um investimento de R$ 40 milhões a partir de convênio entre a gestão municipal e o Ministério das Cidades. Ao lado de Lula, participou o pre-

feito da capital, João Campos (PSB), com quem o chefe do Executivo estuda um apoio à reeleição a Recife nas eleições municipais. ”É muito importante que os prefeitos tenham recursos para fazer as obras que são consideradas necessárias”, acrescentou.Nafala,Luladefendeuque sejam feitos investimentos em obras que antecipem tragédias, como enchentes. “Uma obra dessa que custa R$ 40 milhões tem valor, quem sabe, mais importante de uma obra que custa R$ 15 bilhões, R$ 20 bilhões”. Segundo Lula, no governo, há o “agravante” de que

“funcionários” responsáveis pelaliberaçãodosrecursos“começaram a ficar com medo de liberar dinheiro”. “Porque, como todo mundo acusa todo mundo, quando um funcionário libera um dinheiro e é acusado, ele tem que abrir um processo e é ele quem tem que pagar os custos do advogado”, disse. ”Então, muitas vezes ele [funcionário] fala: ‘Ah, esse ministrochegouaquicompressa, pensa que manda, mas ele só tem 4 anos, eu tenho 20'”, citou Lula. Segundo o chefe do Executivo, a função do governo federal é fazer com que o dinheiro “chegue na ponta”.

Com destaque no setor de serviços, Jucems registra mais 984 empresas em março

Desse total, 720 são do setor de Serviços, o que representa 73,17% do total. O Comércio teve acréscimo de 228 empresas e a Indústria, 36. No primeiro trimestre do ano foram criadas 2.834 empresas, sendo 2.002 do setor

de Serviços, 721 do Comércio e 111 da Indústria. A distribuição por subsetores da economia mostra que não há uma concentração em determinada atividade, mesmo no setor de Serviços que concentra a grande maioria dos registros. O

subsetor de Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo teve o maior número de registros em março, 41 novas empresas, o que representou 4,17% do total. Em seguida veio Transporte RodoviáriodeCarga(36),Atividade

Médica Ambulatorial (33), Promoção de Vendas (31) e Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial. Esses cinco subsetores,somados,responderampor16.67%dototalde empresas criadas em março.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 07 de abril de 2024 3•A Nacional
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO

Encontro do PP reúne Tereza Cristina e novos filiados em apoio a Alan Guedes

Reunião no Clube Nipo-Brasileiro contou com milhares de pessoas; diversas lideranças, entre vereadores, empresários e líderes comunitários declararam apoio ao projeto do atual prefeito

Na noite da última quinta-feira(4),foirealizadonasede campestre do Clube Nipônico emDourados,oEncontroMunicipal do PP, que marcou a entrada de novos vereadores na legenda. Além da presença de apoiadores a reeleição de Alan Guedes,comodasenadoraTerezaCristina,novosfiliadosforam apresentados. A ex-ministra da Agricultura acredita que Alan tem trabalhado com seriedade e respeito, resgatando a credibilidade da Prefeitura, valorizando os servidores municipais e tirando do papel projetos importantes que estão no Programa Desenvolve Dourados. “Quando eu cheguei ao PP, o Alan já estava no partido e eu tenho essa gratidão, por ter sido muito bem recebida no PP. Estamos juntos no PP e vamos caminhar juntos construindo caminhos para a melhoria da vida dos douradenses. Hoje participeiepudeverdepertootrabalho que o prefeito Alan está fazendo na cidade com uma gestão responsável, olhando pra frente e sem reclamar da forma como assumiuomunicípio,maseusei como as coisas estavam quando

ele chegou a prefeitura”, ressaltou a senadora. Além da senadora, outras dezenas de empresários, agentes políticos e líderes comunitários agora reforçam o partido para o pleito de outubro, o que foi destacado por Alan Guedes. “Sabemos que o PP está fortalecido e temos convicção que isso é resultado de um árduo trabalho com credibilidade, um trabalho sério, com gestão, com esforços de muitas pessoas que estão tirando do papel projetos importantes que estão colocando municípiosemumoutropatamarde desenvolvimento e é isso que queremoscontinuarfazendopor Dourados com muito trabalho e sem falar mal de ninguém, mas mostrando a nossa gestão no município”, pontuou o prefeito. Entre os novos filiados estão na lista: Sérgio Nogueira (exPSDB), que é o líder do Prefeito na Câmara Municipal; Daniela Hall (ex-PSD), que ocupou o cargo de secretária municipal de AssistênciaSocialatéomêspassado;alémdeDanielJúnior(exPatriota),CemarArnal(ex-Solidariedade) e Marcão da Sepriva (ex-Solidariedade).

Produtores de MS com perdas na safra podemrenegociardívidasdocréditorural

Em nota, o Ministério da Fazenda informou que na safra 2023/ 2024, o comportamento climático nas principais regiões produtoras afetou negativamente algumas lavouras

Produtores de 16 estados, incluindo Mato Grosso do Sul, afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas, podem pedir a renegociaçãodedívidasdocrédito rural para investimentos. A autorização veio do ConselhoMonetárioNacional(CMN) e os pedidos devem ser feitos até 31 de maio.

Noiníciodestemês,emreunião com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro e representantes do agronegócio de MS, o governador Eduardo Riedel falou da busca por uma

Produtores

solução: “A medida é necessária para superarmos o momento de dificuldade que o setor vive com baixa produtividade e queda de preços". Nesta safra foram cultivados em Mato Grosso do Sul cerca de 4,2 milhões de hectares de soja e a estimativa de produção é de 54 sacas por hectare. No entanto com a alta nos custos de produção e a estiagem, muitos agricultores estão colhendo menos que o previsto.Issotemprovocadogran-

des perdas que devem chegar a 40% na receita dos produtores e endividamento do setor.

De acordo com o secretárioexecutivodaSecretariadeMeio Ambiente, Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Rogério Beretta, neste momento “a safra de soja está perto dos 60% concluída no Estado”. A estimativa é colher 12,5 milhões de toneladas neste ano, abaixo dos 15 milhões do ano passado. Em nota, o Ministério da Fazenda informou que na safra 2023/2024, o comportamento climático nas principais regiões produtoras afetou negativamente algumas lavouras, principalmente de soja e milho, reduzindo a produtividade em localidades específicas das regiões Sul, Centro-Oeste e do estado de São Paulo. O comunicado também destaca a queda no preço da soja, do milho, da carne e do leite em algumas regiões, além dos insumos caros.

Com salário de até R$ 15 mil,Anaurilândia abre concurso público com 51 vagas

Os profissionais selecionados trabalharão entre 20 e 40h semanais

A Prefeitura de Anaurilândia anunciou a abertura de inscrições para um concurso público com 51 vagas para todos os níveis de escolaridade, do fundamental ao superior. Os profissionais selecionados trabalha-

rão entre 20 e 40 horas semanais, com salários variando de R$ 1.307,75 a R$ 15.734,95, sendo este último valor destinado ao cargo de médico. Asinscriçõespodemserfeitas até 15 de abril no site do InstitutoOmni,encarregadodo

edital. A inscrição exige pagamento de taxa entre R$ 40 e R$ 80. O processo seletivo inclui prova objetiva marcada para 28 de abril, além de avaliação de títulos e prova prática para alguns cargos. Esta é uma chance para pro-

fissionais buscando ingressar no serviço público em Anaurilândia, contribuindo com a comunidade local. O concursovisareforçaroquadro de funcionários da Prefeitura, melhorando os serviçosprestadosaoscidadãos.

Mais detalhes e o edital completo [https://www.omniinstituto.org.br/informacoes/6/] estão disponíveis no site do Instituto Omni.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 07 de abril de 2024 4•A Geral
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
de 16 estados, afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços, podem pedir a renegociação
Presidente do TJ promove evento e 150 anos da comarca de Corumbá entra para a história

A comarca de Corumbá fez 150 anos de um jeito memorável

Os dois dias de evento, 26 e 27 de março, marcaram pelo levantamento histórico da cidade e como a justiça influenciou essa narrativa, pela exposição desses fatos de um jeito multimídia e em vários endereços locais, pela presença dos moradores e autoridades institucionais e políticas nas agendas cele brativas, pela interativi dade, pela inventividade e pelo relevante envolvimento do presidente do TJMS, desem bargador Sérgio Fernandes Martins, em toda a programação.

O chefe da Corte definiu que esse momento da jurisdição deveria ser especial em tudo. Assim, previamente, reuniu-se com a equipe estratégica e operacional para discutir ideias, forma, roteiro, execução, entregas e homenagens. Nada dessa fase de organização escapou de vista. Nenhuma agenda da programação em Corumbá ficou sem sua presença e seu olhar pessoal. “Ficamos emocionados pelo significado das celebrações desses dias, que apontam para 150 anos atrás, quando começou a engatinhar o

Poder Judiciário do sul de Mato Grosso com a instalação da primeira comarca, a de Corumbá, que começou a funcionar em 19 de fevereiro de 1874. Solo que testemunhou um enorme processo de desenvolvimento carregado até essa região pelas águas do rio Paraguai que, na época, transportavam gente, negócios e muita história”, expressou Martins. Já de olho no futuro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul criou uma cápsula do tempo de aço inox, vedada com solda e fixada na parededoFórumWalterMendes Garcia, que será aberta daqui a 50 anos. No evento, a cápsula foi apresentada pelo desembargador João Maria Lós, decano do Tribunal de Justiça, e pelo servidor mais antigo da comarca, Antonio Amauri Caceres, e os primeiros a depositar sua mensagem para o futuro foram os alunos Allan Matheus Araújo Pereira e Samara Sambrana Ferreira, da Escola Estadual Maria Leite. Tamanha a repercussão, teve até uma carta enviada pelo governador de MS Eduardo Riedel e pelo ministro do Supremo Tribu-

nal Federal (STF) Gilmar Mendes.

Até porque a comarca de Corumbá é uma das sete do país a comemorar 150 anos em 2024. Nesse elenco ainda está outra jurisdição hoje sulmato-grossense: a de Paranaíba, que aniversaria no dia 20 de setembro. Mas de volta às margens do rio Paraguai, nos dois dias de homenagens à comarca de Corumbá, também foi lançado um selo comemorativo dos 150 anos com a presença do superintendente dos Correios no MS, Gelson Leonel. No mesmo momento, foi obliterado o Selo nº 1, que será parte integrante do memorial do TJMS e estará disponível para colecionadores.

Outra novidade pensada para eternizar o momento é o projeto "Rastros da História". Por ele, placas foram fixadas na entrada do fórum, no prédio do antigo fórum na Major Gama e na calçada do Museu de História do Pantanal (Muhpan). Essas placas contém um QR Code que redireciona o visitante, ao apontar a câmera do celular, para um vídeo produzido pela SecretariadeComunicaçãodo TJMS sobre histórias, processos e outras muitas curiosidades locais.

“Se chegamos até aqui, entregando à sociedade um Poder Judiciário cada vez mais presente, inovador, tecnoló gico e atento à evolução da sociedade, foi porque 150 anos atrás, nossos antepassados tiveram a coragemdeselançaraos desafios de promover a justiça quando essa tarefa era, no mínimo, temerária”, concluiu o presidente do TJMS.

Teve mais - Teve abertura de exposição para contar um pouco dos anos de desenvolvimento da comarca, especialmente pela mostra de processos históricos que representam recortes da sociedade corumbaense,suascrençaseseuscostumes, além de painéis que abordam a linha do tempo do exército brasileiro e sua influência no processo civiliza tório. Como desfecho à altura de toda a programação, foi realizada uma Sessão Solene Especial no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez com a presença de 19 desembargadores. As celebrações foram conduzidas pelo presidente do TJMS e contaram também com a participação de autoridades de diversos órgãos públicos e instituições. Essa foi a segunda vez que os desembargadores realizaram uma sessão em Corumbá. A primeira ocorreu em 18 de setembro de 2015 para formalizar a elevação da comarcaàentrânciaespecial.Quasenoveanos depois, os desembar gadores retornaram para novasessãoextraordinária. No mesmo ato.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 07 de abril de 2024 5•A Justiça
FOTO: GERSON WALBER
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Juiz Mauricio Cleber Miglioranzi Santos, delegado Fabrício dos Santos e Superintendente da SEJUSP André Matsushita, desembargador Sérgio Martins O chefe da Corte definiu que esse momento da jurisdição deveria ser especial em tudo Marcelo Iunes, Maurício Miglioranzi e desembargador Sérgio Martins Essa foi a segunda vez que os desembargadores realizaram uma sessão em Corumbá. As celebrações foram conduzidas pelo presidente do TJMS e contaram também com a participação de autoridades de diversos órgãos públicos e instituições Desembargador Sérgio Martins e vice-cacique da Aldeia Uberaba, Laucídio da Costa
Preço

da cesta básica em Campo Grande registra queda no mês de março

Valor do conjunto de itens essenciais para a subsistência de uma família de quatro pessoas recua para R$ 2.190,06 tas nos últimos 12 meses, com uma retração de 6,64% no preço do leite e um aumento de 3,23% no preço da manteiga. Poroutrolado,acarnebovina mostrou uma redução de preço significativa, com uma queda de 8,54% em comparaçãoaomesmomêsdoanoanterior, levando o preço médio do quilo para R$ 35,36.

O custo da cesta básica

em Campo Grande apresentou uma redução de 2,43% em março, fixando-se em R$ 730,02,conformedadosrecentes divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconô micos(DIEESE).Apesardadiminuição mensal, o acumulado do ano registra um aumento de 4,63%, e a variação em 12 meses foi de 1,51%, evidenciando a instabilidade no preço dos alimentos essenciais.

Entre os produtos que compõemacesta,otomatedestacase com uma alta de 3,09% no terceiro mês do ano. A variaçãoclimáticatemsidoumfator determinante nas oscilações de preçodessefruto,queencerrou o primeiro trimestre de 2024 com um valor médio de R$ 7,67 por quilo, marcando uma expressiva alta de 23,91% em relação ao mesmo período do ano passado.

Acompanhando a tendência de alta, a manteiga e o leite de caixinha registraram aumentos de 3,04% e 2,48%, respectivamente.Noentanto,osdoisprodutosseguiramtrajetóriasopos-

A expressiva queda de 24,22% no preço da batata foi um dos fatores que contribuíram para a redução no custo total da cesta básica. As condições climáticas adversas em fevereiro afetaram o plantio, elevando o preço médio do quilodotubérculoparaR$8,92.

A redução pode ser explicadapeloaumentodaoferta,causadopeloatrasonoplantio, devido ao excesso de chuvas. Depois, com a diminuição das chuvas, houve melhora na produtividade.Outrasreduções foram observadas nos preços de banana (-6,25%), arroz (5,46%), feijão carioquinha (4,60%),açúcarcristal(-2,54%), óleo de soja (-2,37%), farinha de trigo (-2,24%), pão francês (-0,19%)ecaféempó(-0,19%).

Setor produtivo se reúne para discutir investimentos e demandas do Estado

O encontro entre representantes do setor produtivo e o Chefe do Executivo estadual também serviu para compartilhar o planejamento para os setores produtivo

Para apresentar um panorama dos investimentos realizados no setor produtivo de Mato Grosso do Sul – desde o ano passado –, o governador, Eduardo Riedel, se reuniu com representantes de 52 sindicatos rurais do Estado, no começo da tarde da última quintafeira (4), na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

O encontro entre representantes do setor produtivo e o Chefe do Executivo estadual também serviu para compartilhar o planejamento para os setores produtivo, logístico e de infraestrutura, além de receber demandas.

”A gente tem buscado avançar, na modelagem do nosso plano de governo, para buscar colocar o Mato Grosso do Sul

numatrilhadedesenvolvimento em diferentes áreas. E isso acaba gerando resultado para todos. Começando no setor agropecuário, que é a base de todoessedesenvolvimentopelo qualestamosatravessando,mas também na industrialização”, disse Riedel.

O encontro entre representantes do setor produtivo e o Chefe do Executivo estadual serviu para compartilhar o planejamento para os setores produtivo

O encontro também reuniu o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck,alémdopresidenteda Famasul, Marcelo Bertoni, e outras lideranças. O setor produtivo é um dos responsáveis por gerar emprego e renda, garantindo também amelhoriadaqualidadedevida da população do Estado. “A gente tem conseguido desempenhar ações que tem gerado resultado para o estado, que teve crescimento acima da média em 2023, de 6.6% do PIB. Nosso desafio é a qualificação e a capacitação, para continuar a atrair investimentos. É isso que mantém a capacidade de gerar emprego, renda e oportunidades. A industrialização do Estado tem acontecido em alguns grupos de produção primária que fazem toda a diferença”. Uma das conquistas recentes para o setor é a possibilidade de renegociação de dívidas do crédito rural para investimentos. A autorização do Conselho Monetário Nacional (CMN) foi divulgada esta semana, e os pedidos devem ser feitos até 31 de maio. Produtores de Mato Grosso do Sul e outros 15 estados, afetados por eventosclimáticosoupelaqueda de preços agrícolas, podem pedir a renegociação.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 07 de abril de 2024 6•A Economia
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO FOTOS: DIVULGAÇÃO

Cel David propõe construção de nova ponte entre Amambai e Cel Sapucaia

O deputado Coronel David (PL) em resposta às necessidades da região da Nova Esperança, solicitou na última terça-feira (2), a construção de uma nova ponte na estrada intermunicipal que liga os municípios de Amambai a Coronel Sapucaia.

Esta iniciativa surge em decorrência de uma solicitação encaminhada pela Câmara Municipal de Amambai, respaldada pelos produtores locais, que clamam pela substituiçãodapontesobreoCórrego Jogui. A ponte atualmente em uso tem se mostrado precária, ocasionando entraves signifi-

A ponte atualmente em uso tem se mostrado precária, ocasionando entraves significativos no escoamento da produção agrícola da região cativos no escoamento da produção agrícola da região. Os produtores enfrentam dificuldadesemtransportarseusgrãos devido às condições inadequadas da estrutura, o que afeta diretamente a economia local. O pedido do deputado foi encaminhado ao governador EduardoRiedel(PSDB),aosecretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo e ao diretor-presidente da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Mauro Azambuja Rondon, com o intuito de viabilizar a realização desseimportanteprojetoparaa região.

PGE/MS institui projeto para implementação da Linguagem Simples no órgão

O projeto implanta o uso da linguagem simples nas comunicações e manifestações jurídicas da Procuradoria

A PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) publicou a resolução que institui o Projeto Simplifique no âmbito do órgão. O projeto implanta o uso da linguagem simples nas comunicações e manifestações jurídicas da Procuradoria.

A iniciativa está prevista no Planejamento Estratégico Institucional (2024-2029) e consiste no uso da linguagem simples e direta, nas comunicações escritas e verbais, tais como: instrumentos jurídicos do Consultivo; peças judiciais; atos administrativos e normativos; correspondências oficiais;manuaisepublicações destinadas ao público externo.

De acordo com a procu radora-geral do Estado, Ana

Carolina Ali Garcia, o Projeto Simplifique foi idealizado sob a premissa de simplificar a consultoria e o assessoramento jurídico, tornando os serviços prestados pela PGE/MS mais eficientes. “Simplificar, modernizar e garantir a efetiva interlocução da PGE/MS com os gestores públicos e com a sociedade. Esses são os pilares do Simplifique”, afirmou. As etapas de elaboração, gestãoeimplementaçãodoProjeto Simplifique serão executadas pela PAG (Procuradoria de Assessoria ao Gabinete) em conjunto com a CIGE (Coor denadoria de Inteligência e Gestão Estratégica) e ESAP (EscolaSuperiordaAdvocacia Pública).

PMA aplica mais de R$ 400 mil em multas durante ações no Rio Paraguai

Polícia Militar Ambiental combate pesca predatória e exploração ilegal da flora com apreensões e multas que ultrapassam R$ 400 mil

Agentes da Polícia Militar Ambiental (PMA) realizaramaolongodomês de março ações de prevenção aos crimes e infrações ambientaisnaBaciadoRio Paraguai. Ao longo da operação, foram emitidos 26 autos de infração, tota lizando R$ 412.706,00 em multas. Os números foram divulgados na última terça-feira (2). Ocorreram 18 prisões em flagrante e três termos

circunstanciadosdeocorrência. Foram apreendidas cinco motosserras e 11m³ de madeira extraída de forma irregular. Se tratando da pesca predatória, os policiais apreenderam 317 kg de pescado irregular, além de equipamentos utilizados na prática ilegal, incluindo 25 car retilhas/molinetes, 160 metros de rede, 115 anzóis de galho, quatro tarrafas e sete espinhéis.

Midiacompromoveencontrocomapoiodo TCE/MSparadebater

O Midiacom prepara um evento que se propõe a enaltecer a importância dos meios de comunicação tradicionais

O presidente da Corte de Contas do Estado recebeu em seu gabinete, na manhã da última quarta-feira (03), Antônio Alves, conhecido como Tunico, presidente do Midiacom, e Enrico Feitosa, vice-presidente de Rádio do Midiacom.

Areuniãotevecomopautaa apresentaçãodosegundoevento promovido pelo Midiacom, agendado para 23 de julho no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, localizado em Campo Grande. Este evento se propõe a enaltecer a importância dos meios de comunicação tradicionais, como rádio e TV, em um cenário midiático cada vez mais diversificado.

Durante o encontro, Enrico Feitosa explicou o perfil do público esperado para o evento, que inclui agências de publicidade, formadores de opinião, veículos de comunicação e representantes de órgãos públicos.“Vamostrazerumapessoa de renome para falar sobre desinformação, inteligência artificial e falar sobre o meio rádio, aplicado a MS”. O enfoque do evento será a eradainformação,comespeci-

aeradainformação

al atenção aos desafios e oportunidades trazidos pela inteligência artificial, além de uma discussãocríticasobreosfenômenos da desinformação e do uso de deep fakes. Estes últimos, técnicas avançadas de IA capazes de alterar vídeos ou fotos de maneira convincente, representam uma ameaça significativa à integridade da informação, permitindo, por exemplo, a substituição de rostos ou a manipulação de falas em registros audiovisuais.

O vice-presidente destacou a importância de promover um debate abrangente e profundo sobre as inovações trazidas pela inteligênciaartificial,bemcomo sobre as precauções necessárias para combater a disseminação de informações falsas e o abuso de tecnologias de manipulação de imagens e vídeos.

PRF conclui operação com redução no númerodeacidentesemrodoviasdeMS

Fiscalizações intensivas resultam em diminuição de acidentes graves e infrações, apesar do alto número de autuações

A Operação Semana Santa 2024, conduzida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso do Sul, teve uma leve redução no número de acidentes e feridos em comparação com o ano anterior.Entre os dias 28 e 31 de março, foram registrados 18 acidentes, incluindo cinco graves, resultando em 18 feridos e uma fatalidade. Em contraste, 2023 viu 19 acidentes, sete dos quaisforamclassificadoscomo graves, com 23 feridos e uma morte,indicandoumamelhoria nascondiçõesdesegurançanas estradas do estado durante o

feriado. Durante as fiscalizações, a PRF adotou medidas rigorosas para garantir a segurança dos viajantes. Foram flagrados 158 condutores e/ou passageiros sem o cinto de segurança, e 28 crianças sendo transportadas sem o dispositivodesegurançaadequado,evidenciando a necessidade contínua de conscientização sobre práticas seguras de trânsito. Além disso, 374 casos de ultrapassagens indevidas foram notificados, uma infração que representa um risco significativo de acidentes nas rodovias. A operação deste ano também se destacou pela realização de 2.661 testes de alcoolemia, resultando em 64 condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool e uma prisão por alcoolemia. Esses números refletem os esforços contínuos da PRF para combater a condução sob influência de álcool, um dos principais fatores de risco para acidentes graves.

OAB/MS e Ministério Público firmam memorando para assegurar prerrogativas de advogados

Acordo estabelece acompanhamento da OAB em buscas e apreensões em escritórios de advocacia

Emummovimentoimportante para a advocacia de Mato Grosso do Sul, a Ordem dos Advogados do Brasil, SeccionalMatoGrossodoSul (OAB/MS), formalizou um MemorandodeEntendimento com o Ministério Público Estadual (MPMS) na última segunda-feira (1º). O objetivo

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 07 de abril de 2024 7•A Geral
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO FOTOS: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
as prerrogativas
advogados, especialmente
res-
do documento é assegurar
dos
no que diz
peito as buscas e apreensões realizadas em escritórios de advocacia. Este acordo baseia-se na regulamentação do parágrafo sexto do artigo 7º da Lei Federal 8.906/94 (Estatuto da OAB)
de Polícia Federal. A principalintençãoégarantirtanto a efetiva prestação juris dicional quanto o respeito irrestrito à imunidade profissional da advocacia, além do sigilo nascomunicaçõesentreadvogados e seus clientes. De acordo com o Memorando,operaçõesdebuscaeapreensão em escritórios de advocacia deverão ser acompanhadas por representantes da OAB/MS. O processoincluialavraturadeum termoespecíficoepermiteoacesso integral ao material arrecadado, incluindo a extração de mídias e dispositivos eletrônicos,assegurandoquetudoseja realizadoconformeospadrões legais exigidos. O presidente Bitto Pereira destacou a importância desse acordo, afirmando que o memorando reforça o sigilo das comunicações profissionais e privadas dos advogados. Enrico Feitosa, vice-presidente de Rádio do Midiacom O presidente do TCE Jerson Domingos recebeu Antônio Alves, conhecido como Tunico, presidente do Midiacom, e Enrico Feitosa, vice-presidente de Rádio do Midiacom
e seguealinhadeummemorando semelhantefirmadoentreoConselhoFederaldaOABeoDepartamento

Inscrições

para concurso da Prefeitura de Corumbá encerram na segunda-feira

O prazo para inscrições no concurso público destinado a preencher vagas de níveis Fundamental, Médio e Superior na Prefeitura de Corumbá, a 450 km de Campo Grande, se encerra na nesta segunda-feira (8). Os interessados devem realizar suas inscrições exclusivamenteonline,atravésdoportal da Fapec (fapec.org), até as 23h59 do dia 08, conforme o horário oficial de Mato Grosso do Sul. O procedimento inclui o preenchimento do formulário de inscrição, a emissão do boleto bancário e a consulta ao Edital, que detalha as regras e etapas do processo seletivo. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 09 de abril.

As taxas de inscrição variam de acordo com o nível de escolaridade do cargo pretendido: R$ 140,00 para cargos

Candidatos a vagas de diversos níveis têm até 08 de abril para se inscreverem; concurso oferece 645 oportunidades de nível Superior, R$ 100,00 para os de nível Médio e R$ 90,00 para os de nível Fundamental. O concurso irá preencher inicialmente 645 vagas, com a possibilidade de convocação de mais candidatos durante sua validade. O prefeito Marcelo Iunes destacou a importância do concurso para o município, mencionando a distribuição das vagas: 140 para nível Fundamental, 306 para nível Médio e 199 para nível Superior. O processo seletivo inclui a realização de provas escritas objetivas, agendadas para o dia 21deabril.Asprovasparacandidatos de Ensino Superior, Magistério e Ensino Fundamental serão aplicadas pela manhã, enquanto os candidatosdeEnsinoMédioeProcurador realizarão suas provas no período da tarde.

Lei que cria auxílio médico social para aposentados do Estado entra em vigor

A proposta foi enviada para Assembleia Legislativa, aprovada pelos deputados e agora foi publicada no Diário Oficial do Estado pensarmos nas pessoas com menoressalários.Dessaforma, criamos este auxílio médico social que é uma forma de atender o pleito”, destacou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez. O benefício terá caráter indenizatório e não se incorpora aos proventos ou pensão para nenhum fim e não é computado para efeito de cálculos de gratificação, adicionais ou outros acréscimos.

O governador Eduardo Riedel sancionou a lei que cria um auxílio médico social para aposentados e pensionistas do Estado, no valor de R$ 300 por mês. A proposta foi enviada para Assembleia Legislativa, aprovada pelos deputados e agora foi publicada no Diário Oficial do Estado. Obenefícioseráparaaposentados e pensionistas dos órgãos da Administração Direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo Estadual, que recebam proventos ou pensão da MSPREV (Previdência do Mato Grosso do Sul), até o valor do teto do INSS, hoje em R$ 7.786.01. Ao todo 11.150servidores(inativos) serão contemplados.

“O governador Eduardo Riedel nos orientou para

A lei consta que na hipótese de pensão por morte sejaconcedidaamaisdeum dependente,obenefícioserá dividido de forma proporcional às cotas concedidas. A lei entra em vigor a partir desta publicação, com efeitos referentes a 1° de abril de 2024.

Megafeirão SERASA registra mais de 55 mil negociações em Mato Grosso do Sul

Dívidas do programa federal podem ser negociadas na plataforma digital da Serasa até 20 de maio

Foi prorrogado até o dia 20 de maio, o prazo para negociação de dívidas do Megafeirão Serasa do Programa Desenrola Brasil. No Mato Grosso do Sul, o programa registrou 55.192 negociações, destacando-se como um recurso valioso para os consumidores da região.

Esta medida vem em respostaaosucessoalcançadopelo maior mutirão de negociação de dívidas do País, facilitando o caminho para que os consumidores brasileiros possam regularizar suas pendências financeiras e recuperar o crédito no mercado. Desde o início do

Foi prorrogado até o dia 20 de maio, o prazo para negociação de dívidas do Megafeirão Serasa

MegaFeirãoSerasaeDesenrola, em 4 de março, a iniciativa já resultou em mais de 3,6 milhõesdeacordosfechados,evidenciando a alta demanda por soluções acessíveis para a quitação de débitos. Com a prorrogação, os inte-

ressados têm a oportunidade deacessarasofertasdoPrograma Desenrola de maneira conveniente, por meio da plataforma digital da Serasa. Através do site ou do aplicativo Serasa Limpa Nome [www.serasalimpanome.com.br/

], os consumidores podem, em poucos minutos, verificar a existênciadeofertasaplicáveis a suas dívidas, consultar os débitos pendentes e efetuar os pagamentos necessários para a regularização de sua situação financeira.

Prefeita Adriane valoriza cultura com cedência de

uso de área pública para uso de associação

A prefeita Adriane Lopes destacou a riqueza da arte e cultura de Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande assinou o Termo de Cedência de Uso de Área Pública para a Associação dos Artistas Visuais Profissionais de MS. O ato foi realizado no Paço Municipal pela prefeita Adriane Lopesnaúltimaquarta-feira(03) e contou com a presença do presidente da Confraria Sociartista, Fernando Anghinoni, e mais 12 outros artistas da Capital.

“Aconcessãodaassociaçãoe anossasedeestãointeirandocincoanos,entãoestamosaquiaproveitando o momento com a prefeitaparafazeressaassinatura da cedência que dura a cada dois anos. Ficamos gratos pela Prefeiturareconhecernossaclasse e valorizar o trabalho desses profissionais”, aponta Fernando Anghinoni.

Odocumentoautorizaautili-

FOTO: DIVULGAÇÃO

A prefeita Adriane Lopes destacou a riqueza da arte e cultura de Campo Grande

zaçãodeáreapública,localizada na rua Abias Batista Filho, 269, Bairro Portal Itayara. No local, já existe uma edificação utilizada como sede pelos associados. A Confraria é uma associação semfinslucrativoscujafinalidade é apresentar uma multiplicidadedeexpressõesartísticas em seus mais diversos estilosetécnicasdentrodasartes visuais.

AprefeitaAdrianeLopesdestacou a riqueza da arte e cultura de Campo Grande, afirmando que a capital de Mato Grosso do Sul é uma cidade referência em váriossetoresdaarte,comoplástica,musical,teatralefotografia. “Nossa cidade tem artistas excepcionais, mas precisamos validar a exposição de toda arte riquíssima e singular. A Prefeitura está aberta a novas ideias para o Executivo poder ver a possibilidadedeimplementarna culturadanossacidade”,pontua a Chefe do Executivo Municipal. “A Prefeitura reconhece o valor e a relevância do trabalho desses artistas para a cidade e estamos comprometidos em apoiar o crescimento e o desenvolvimento das artes visuais”. afirmou Mara Bethânia Gurgel.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 07 de abril de 2024 1•B Geral
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
Comissão

concede reparação coletiva a indígenas de MS por violações da ditadura

A Comissão de Anistia concedeu na última terça-feira (2) os primeiros pedidos de reparação coletiva da história do País. Decisão de reparação coletiva foi a primeira da história, mas não prevê ressarcimento econômico; Comissão pediu desculpas aos povos indígenas

O colegiado analisou requerimentos apresentados pelos povos indígenas Guarani KaiowádeMatoGrossodoSul, que acusaram o Estado brasi-

Campanha contra maustratos aos animais será intensificada ao longo do mês

Essas ações ensinam e alertar a população de que muitas situações, antes ditas como normais, não são mais aceitas

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), lança a campanha Abril Laranja – Contra os Maus-Tratos Animais e, ao longo de todo o mês, realizará campanhas educativas em escolas e eventos na Capital. Essas ações ensinam e alertar a população de que muitas situações,antesditascomonormais, não são mais aceitas.

A subsecretária da Subea, Ana Luiza Lourenço, afirma que o trabalho de conscientização realizado pela pasta está avançando de maneira positiva e que alguns pontos já podem ser percebidos no dia a dia da unidade de atendimento da Subea. “Em 2023, a Subea realizou um intenso trabalho de conscientização, principalmente nas escolas, com o objetivo de levar essa consciência para as crianças desde

muito cedo. Hoje, a procura por castração avançou de maneira significativa, exatamente pelo fato de a população entender a necessidade de se evitar ninhadas indesejadas e, assim, diminuir o índice de abandono”.

A titular alerta que muitas denúncias que a Subea recebe não são casos de maus-tratos, sendo necessária apenas orientação ao tutor, por não haver intenção de causar danos ao animal. “Na maioria dos casos, uma simples orientação ao tutor sobre adequações no ambiente ou diretamente com o animal se faz necessário”.

Serviços - A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subea, disponibiliza consultas veterinárias gratuitas às segundas, terças, quintas e sextasfeiras. São distribuídas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30, e 15 senhas à tarde, a partir das 13h.

leiro de cometer diversas violações de direitos humanos durante a ditadura militar. A decisão foi aprovada por unanimidade pela comissão, um órgão colegiado do governo federal vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos. Além de MS, os indígenas Krenak (do norte de Minas Gerais) também foram beneficiados com essa medida. A concessão de reparação coletiva foi possível graças a

umainovaçãoregimentalaprovada pela Comissão em março do ano passado. As indenizações por crimes e violações do Estado brasileiro no período ditatorial costumavam ser feitas apenas individualmente. A presidente da Comissão, Enea Stutz de Almeida, afirmou durante a sessão que especialistas destacaram o quão importante seria não individualizar a reparação dos indígenas. "O que faz sentido para as comunida-

deséareparaçãocoletiva",disse. A reparação coletiva não prevê ressarcimento econômico.Odispositivoconcedeanistia política e recomenda que outros órgãos públicos assegurem direitos a esses grupos violados. A medida também tem um caráter simbólico de pedido de desculpas. No caso dos povos indígenas, por exemplo, foi apontada a necessidade de atenção especial a questões sanitárias e de

saúde nas comunidades. Outra demanda apresentada foi para queocorresseademarcaçãodos territórios. O colegiado concordou em apresentar uma recomendação ao governo Lula para que as terras Krenak e Kaiowá sejam demarcados. A Comissão ainda formalizou pedidos de desculpas às duas comunidades indígenas pelos crimes cometidos por autoridades do Estado brasileiro.

Quase 20 mil estudantes de MS estão aptos parareceber“Pé-de-Meia”doGovernoFederal

Cada estudante beneficiado pelo programa recebe um incentivo mensal de R$ 200, além de um depósito anual de R$ 1.000 por ano letivo concluído

EmMatoGrossodoSul, aproximadamente 18.351 alunos matriculados no Ensino Médio da Rede Estadual de Educação (REE) tornaram-se elegíveis para receber o incentivo financeiro-educacional do programaPé-de-Meia,umainiciativa do Governo Federal executada pelo Ministério da Educação (MEC).

Este programa tem como objetivo principal a promoção da permanência e conclusão

escolar de estudantes do ensino médio público, atuando diretamente na redução da desigualdade social e incentivando a mobilidade social por meio da educação. Cada estudante beneficiado pelo programa recebe um incentivomensaldeR$200,além de um depósito anual de R$ 1.000poranoletivoconcluído. Estes valores são depositados em uma conta poupança, acessível através do aplicativo Cai-

xa Tem, com os saques dos R$ 200 mensais disponíveis imediatamente e o montante restante liberado ao término do ensino médio. A seleção dos alunos elegíveis foi realizada através da análise da base de dados fornecida pela Secretaria de

Estado de Educação (SED) ao MEC, levando em conta critérios como faixa etária (entre 14 a 24 anos) e a inscrição no Bolsa Família, garantindo assimaadesãoautomáticaaoprograma sem a necessidade de cadastramento por

O pagamento é feito de forma escalonada, de acordo com a data de nascimento dos estudantes.

26 de março: estudantes nascidos em janeiro e fevereiro;

27 de março: estudantes nascidos em março e abril;

28 de março: estudantes nascidos em maio e junho;

1º de abril: estudantes nascidos em julho e agosto;

2 de abril: estudantes nascidos em setembro e outubro;

3 de abril: nascidos em novembro e dezembro.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 07 de abril de 2024 2•B Geral
FOTO: DIVULGAÇÃO
parte dos estudantes ou das famílias.
FOTO: DIVULGAÇÃO

Brasil já tem 1ª vacina para prevenção das infecções em pessoas acima de 60 anos

As doenças provocadas pelo VSR são mais frequentes em crianças, mas a letalidade nos idosos é até 20 vezes maior estimulando o sistema imunológico a combater a infecção.

Já está disponível no Brasil a primeira vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para pessoas com 60 anos ou mais. O Arexvy, da biofarmacêutica GSK, é o primeiro imunizante aprovado pela Agência Nacional de VigilânciaSanitária(Anvisa)para esta faixa etária. A nova vacina tem eficácia de até 82,6% na prevenção das doenças causadas pelo VSR, como infecções pulmonares e das vias aéreas inferiores. Na prevenção de casos mais graves e em pacientes com outras doenças crônicas, o porcentual chega a 94%. O produto atua

OperaçãocontraoAedesaegyptieliminou9,8 mil criadouros do mosquito na Região Lagoa

De 1º de janeiro a 26 de março, Campo Grande registrou 5.099 casos notificados de dengue

Asdoençasprovocadaspelo VSR são mais frequentes em crianças, mas a letalidade nos idosos é até 20 vezes maior.

"Arexvy foi projetada e produzida propositalmente para estimular a resposta imunológica contra o VSR em pessoas com 60 anos ou mais.

Essavacinafoiaprimeiraaprovada no mundo e já é disponibilizada em diversos locais como EUA, Japão e Europa", afirma Rodrigo Favoni, HeaddeVacinaseHIVdaGSK Brasil.

Estado receberá novas ambulâncias Samu e Central de Regulação de Urgências

Iniciativa irá ampliar cobertura do serviço de atendimento móvel de urgência, beneficiando 12,2 milhões de pessoas em todo o Brasil da população. O total de investimento nas Centrais de Regulação de Urgências alcança R$ 112,8 milhões, com o custo unitário por Central sendo de R$ 3 milhões e o valor médio por ambulância de R$ 378 mil.

MatoGrossodoSulestá entre os estados beneficiados por uma ampliação no serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) do Governo Federal.Nototal,26novasambulâncias serão distribuídas para 20municípios,incluindoCampo Grande. Além disso, está prevista a construção de uma Central de Regulação de Urgências em Cassilândia, que será equipada com mais oito ambulâncias.

Esta expansão do Samu 192 no Estado faz parte de um movimento mais amplo em todo o País, com a doação de 537 novas ambulâncias e a construção de 14 novas Centrais de Regulação de Urgências. Estas ações beneficiam cerca de 12,2 milhões de pessoas, elevando a cobertura nacional do serviço de urgência de 87% para 93%

Nacional - A doação de ambulânciaspeloNovoPACSaúde abrange 350 unidades para 14 estados brasileiros, prometendo estender a cobertura do serviço de atendimento de emergência para mais 5,8 milhões de pessoas. O investimento total para esta ação é de R$ 119 milhões, com os valores unitários das ambulâncias variando entre R$ 324 mil para Unidades de Suporte Básico (USB) e R$ 470 mil para Unidades de Suporte Avançado (USA), também conhecidas como UTI móvel.

Nova tecnologia de TV 3.0 conectará canais abertos com a internet

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, antecipou - durante participação no programa Bom Dia Ministro, do canal Gov, veículo da EBCo anúncio da evolução da TV Digital para um novo padrão tecnológico chamado TV 3.0, a ser lançado em Brasília, na última quarta-feira (3). A novidade promete mais qualidade de imagem e acesso facilitado pela conecti vidade. “Ograndediferencialvai ser justamente a questão da integração da transmissão

da televisão com uma melhor qualidade de imagem, qualidade de som, com a conectividade,comainternet, com a banda larga” afirmou. Segundo o ministro, o Brasil ainda é um dos maiores mercados consumidores da televisão aberta no mundo e a forma de acesso a esse canal de comunicação será revolucionada com a mudança. A tradicional escolha de canais será substituída por aplicativos que disponibilizarão conteúdo, tanto ao vivo como por demanda, tornando a navegação mais interativa.

Mais de 13 mil imóveis foram inspecionados e 9,8 mil depósitos de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti foram eliminados durante a segunda etapa da campanha “Meu Bairro Limpo –Todos em Ação contra a Dengue”, realizada na Região Urbana do Lagoa. A ação intersetorial tem previsão de percorrer as sete regiões urbanas e distritos do município, ao longo dos próximos meses, em umesforçoconjuntoparacombater o mosquito transmissor dadengue,zikaechikungunya.

Conformebalançoparcialda

Dados-De1ºdejaneiroa26 de março, Campo Grande registrou 5.099 casos notificados dedengue.Nomesmoperíodo, não foram reportados casos de zika, e a chikungunya foi con-

Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), de 22 de março a 1º de abril, imóveis, 9.874 materiais inservíveis, potenciais criadouros descartados e 456 focos do mosquito Aedes aegypti identificados e eliminados. Além das visitas domiciliares e inspeção de terrenos, foram disponibilizados dois pontosdedescartetemporários fazer o despejo de materiais inservíveis, que serão posteriormente recolhidos.

rências.Essesnúmerosseguem após um ano preocupante, em que, ao longo de 2023, foram notificados 17.033 casos de dengue,resultandoemseisóbitos. Além disso, foram registrados 92 casos de zika e 176 de chikungunya durante o mesmo ano.

VacinadoHPVseráaplicadaemdose única no Sistema Único de Saúde

No SUS, crianças e adolescentes, de 9 a 14 anos, vão receber uma dose única da vacina contra o HPV, doença que aumenta o risco de vários tipos de câncer

Ministério da Saúde tem uma nova estratégia de vacinação contra o HPV: a partir de agora, o esquema será em dose única, substituindo o antigo modelo em duas aplicações. Com isso, apastapraticamentedobraa capacidade de imunização dos estoques disponíveis no país. A ideia é intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus. A mudança foi publicada em Nota Técnica

na última segunda-feira (1º). Os participantes da Câmara Técnica Assessora (CTAI) referendaram a decisão na reuniãomaisrecentedocolegiado. O principal objetivo é aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal, visando eliminar o câncer de colo do útero como problema de saúde pública. A recomendação da dose única foi embasada em estudos com evidências robustas sobre a eficácia do esquema frente às versões com duas ou três etapas. Além disso, o esquema segue as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Opúblico-alvocontinuasendo formado por meninas e meninos de 9 a 14 anos, visando protegê-los antes da exposição ao vírus. O grupo prioritário também inclui pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, conforme disposição do Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo receber a vacina até os 45 anos.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 07 de abril de 2024 3•B Saúde
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Frigoríficotemprazoparaapresentarmedidaspara acabarcomfortecheiroemregiãodeCampoGrande

Audiência pública em Campo Grande busca solução para mau cheiro no Nova Campo Grande

Moradores dos bairros Nova Campo Grande manifestaram sua insatisfação e preocupaçãocomopersistentemau cheiro na área durante uma audiência pública na Câmara Municipal realizada na última quarta-feira (03). Durante o encontro, um prazo até 21 de abril foi estabelecido para que o frigorífico da região apresente as medidas adotadas para acabar com o cheiro que vem tirando o sono da população local.

Fábia Brites, vice-presidentedaAssociaçãodeMoradores do Nova Campo Grande, expressouodescontentamentoda comunidade, enfatizando que o mau cheiro, além de causar desconforto, desvaloriza os imóveis e compromete a quali-

dade de vida dos residentes. “Não queremos apenas uma reduçãodoodor,queremosuma solução definitiva”, declarou. Embora a audiência não tivesse como objetivo fechar a empresa, reconhecida por sua contribuição à economia local, a necessidade de equilibrar a atividadeindustrialcomobemestar da comunidade foi debatida na audiência. “A intenção dessa audiência não é fechar o frigorífico, pois ele gera emprego e renda para o município. Mas precisamos pensar no bem estar dos moradores. Temos que trazer essa preocupação. Deixamos aberto para qualquer representante do frigorifico que queira se manifestar”

A preocupação também se

Autorização para doação de órgãos passa a ter emissão digital e gratuita

Desde a última terçafeira (2) as pessoas que desejam ser doadoras de órgãos poderão formalizar a vontade por meio da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), um documento oficial e feito de forma totalmente digital e gratuita por meio do site ou aplicativo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Disponível em todos os 8.344 cartórios de notas do País, a AEDO é uma iniciativa conjunta do CNJ e do ColégioNotarialdoBrasil-Conselho Federal (CNB/CF), que promete facilitar e tornar o processo de doação de órgãos

No documento, é possível definir quais órgãos serão doados; base de dados ficará disponível para os profissionais de saúde mais acessível. No momento, mais de 42 mil brasileiros esperam na fila de transplantes, sendo que 500 deles são crianças. De acordo com a legislação vigente, a autorização para doação em caso de morte encefálica é concedida pela família do paciente. Essa regra segue valendo, mas, a partir de agora, a manifestação da vontade ficará registrada em uma base de dados acessível aos profissionais da saúde. Isso permitirá que eles apresentem à família, no momento do óbito, a expressão de desejo da pessoa falecida.

estende aos riscos ambientais, incluindo a possível poluição de córregos próximos, conformedestacadoporCelsodeSouza Laureano, presidente do Conselho Regional do Imbirussu. “Há o risco de poluição de córregos próximos. Essa manifestação é de suma importância para que a fiscalização possa trazer esse conforto melhor para a comunidade”, complementou o presidente do Conselho Regional do Imbirussu, Celso de Souza Laureano. A fiscal do Imasul (Instituto de Meio Ambiente deMatoGrossodoSul)Sandra Regina Dalboros revelou que o órgão já realizou fiscalização no frigorífico apontado pelos moradores como foco do mau cheiro. Foi dado prazo de 60 dias para que providências fossem tomadas. “Temos feito um trabalho direto com a empresa, com melhorias dos sistemas. Fizemos vistoria no dia 17 de fevereiro, e retornamos no dia

19, pois coisas pequenas poderiamserresolvidas.Ofrigorífico tem até o dia 21 de abril para apresentarquaisforamasações

implementadas nesse período para resolver a emissão dos odores. Todas as ações que poderiam ser implementadas

foram cobradas pelo Imasul. Nomomento,temosqueaguardar e ver qual a solução irão nos dar até 21 de abril”, disse.

Iniciativas de prevenção aos incêndios florestaissãoampliadasnoPantanaldeMS

Ação conjunta do Corpo de Bombeiros para reduzir impactos ambientais com educação e instalação de bases avançadas

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul começaram nesta terça-feira (2), a um programa ampliado de educação ambiental e prevenção aos incêndios florestais. Comumtotalde24bombeiros distribuídos em seis guarnições e o apoio de uma equipe de 15 profissionais para gerenciamento, logística e monitoramento, a iniciativa

busca abranger diversos pontos críticos.

A tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, ressaltou que a antecipação das ações de prevenção, tradicionalmente iniciadas entre maio e junho, para abril, e a duplicação das equipes de campo refletem a gravidade das condições climáticas previstas, que incluem chuvas

abaixo da média e altas temperaturas. “O Corpo de Bombeiros trabalha no combate a incêndio e proteção ambiental o ano todo, não só na atividade em sim, mas damos ênfase na prevenção. A gente começa em maio ou junho, mas este ano antecipamos para abril. E duplicamos as equipes que vão a campo fazer as atividades junto as comunidades locais, ribeirinhas e nas propriedades rurais. Como nos últimos cinco anos, este ano a gente deve enfrentar condições climáticas severas, situação que já foi prevista e

alertada pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima)”, revela. Além da orientação e educação ambiental, o projeto prevê a instalação de bases avançadas de combate aos incêndios florestais, facilitando o rápido deslocamento das equipes e a eficácia na resposta ao fogo, especialmente em áreas de difícil acesso. As duas primeiras bases serão instaladas às margens dos rios Paraguai e São Lourenço, estrategicamente localizadasparaprevenirapropagação de incêndios oriundos do estado vizinho de Mato Grosso.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 07 de abril de 2024 4•B Geral FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Audiência pública aconteceu na Câmara Municipal
SempreFort anuncia campanha “Segura Preços” de seus medicamentos até maio

Clientes podem fazer suas compras sem aumento durante todo o mês de abril

„ O Grupo Pereira, sétimo maior grupo varejista do Brasil, anuncia a campanha “Segura Preços” em sua rede de farmácias SempreFort, oferecendo aos clientes a oportunidade exclusiva de adquirir seus medicamentos sem qualquer aumento durante todo o mês de abril.

Desde o dia 1º entrou em vigor o reajuste anual de preços de medicamentos, uma medida vinculada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou um aumento de 4,5% em fevereiro nos últimos 12 meses.

“O ajuste na SempreFort será aplicado somente em maio, dando a chance de nossos clientes aproveitarem os preços atuais dos medicamentos,

garantindo acesso contínuo e acessível a produtos essenciais para a saúde”, explica Luisa Dias, gerente nacional de Drogarias do Grupo Pereira. A rede de Farmácias SempreFort, originalmente presente apenas em lojas Fort Atacadista, em Santa Catarina, expandiu-se para lojas do Supermercado Comper, marcando presença em São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, totalizando atualmente 19 unidades. Em Campo Grande, as unidades estão localizadas no Comper Itanhangá (Rua Joaquim Murtinho, 1679), no Comper Hiper Jardim dos Estados (Av. Ceará, 1553) e no Fort Atacadista União (Rua Petrópolis, 1080).

Azul disponibiliza voos extras partindo de Campo Grande para show da Madonna no RJ

Abertas inscrições para o Segundo Torneio de Pesca Esportiva em Bonito

Evento integra Festival de Pesca e traz competição, shows e atividades para toda família entre 26 e 28 de abril

Estão abertas as inscrições para o 2° Torneio de Pesca Esportiva no distrito de Águas do Miranda, em Bonito, a 290 km de Campo Grande.

O evento que acontece entre os dias 26 a 28 de abril, adota a modalidade pesque e solte, é parte essencial do Festival de Pesca do distrito e irá contar com shows de artistas locais e regionais,

feira de exposições, praça de alimentação, além de palestras, oficinas e campeonato especial de pesca para crianças.

Programação:

26 de abril: Abertura e orientações gerais, com entrega dos kits a partir das 18h. 27 de abril: Competição principal de pesca esportiva para adultos, começando às 6h, seguida de aferição de vídeos

das capturas às 16h, e entrega de prêmios às 19h.

28 de abril: Campeonato de pesca esportiva infantil de 9h às 11h, seguido pela premiação.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 60 equipes, disponíveis através do link [docs.google. com/forms/d/e/1FAIpQLScLnYYn9ISlx0-rP8A3Jsu5xd-W-zFhkhtAM4vnE4bOM69Gng/ viewform?usp=send_form].

A organização conta com o apoio da Secretaria de Turismo de Bonito e do Bonito Convention & Visitors Bureau, que disponibilizam mais informações através dos contatos fornecidos.

O torneio segue regras de pesque e solte, com a competição dividida em categorias por dupla ou trio, incluindo o guia de pesca. Importante ressaltar que a pesca é restrita ao trecho do Rio Miranda, delimitado do Rio Nioaque até o Pesqueiro do Davi, com proibições específicas para garantir a preservação ambiental.

Os participantes deverão gravar vídeos das capturas, comprovando o tamanho do peixe, que serão utilizados para aferição dos resultados. Serão premiados os maiores exemplares nas categorias Dourado, Peixe de Escama e Peixe de Couro.

ABRIL AMARELO - MÊS DEDICADO A VALORIZAÇÃO DA VIDA E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO Edição 2194 • Campo Grande,MS 07 de Abril de 2024 Editor Enrico Feitosa (DRT MS 148/L2/F74) PÁGINA 02
Pescaria em Bonito acontece neste fim de mês
REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO
A rede de Farmácias SempreFort, originalmente presente apenas em lojas Fort Atacadista, em Santa Catarina, expandiu-se para lojas do Supermercado Comper

Azul disponibiliza voos extras partindo de Campo Grande para show da Madonna no RJ

Brasil com show histórico

Companhia reforça oferta com voos extras e diretos de 27 cidades para atender ao público que vai ao evento icônico na cidade maravilhosa

Para encerrar o fim de semana com chave de ouro, a dupla sertaneja Fred e Fabrício se apresentará gratuitamente na Expogrande

Neste domingo (7) Campo Grande se transforma em um centro cultural com variedade de eventos para todos os gostos. Confira o que a Cidade Morena tem a oferecer:

Arena MS Cultural:

Uma feira que celebra a criatividade local, oferecendo produtos inovadores em um ambiente que aceita pets e é acessível a todos. Desfrute de música ao vivo com o vibrante Guigz Trio, entretenimento com a Palhaça Mixirica, e atividades infantis com Tia Isa. Não perca a chance de participar da feira de adoção de pets e contribuir para uma boa causa. (Local: R. Marquês de Lavradio, 399 – Jardim São Lourenço, Horário: 17h às 21h, Entrada: Gratuita)

Concurso de Cosplay no Sesc Geek 2024:

Este domingo promete reunir entusiastas do cosplay em uma competição que destaca tanto a fantasia quanto a performance. Com mais de 100 „ A Azul está com uma ampla oferta de voos extras para o aguardado show da Madonna no Rio de Janeiro, partindo de Campo Grande. Para atender à demanda gerada pela apresentação icônica da diva do pop, a companhia programou dois voos adicionais nos dias 4 e 5 de maio, complementando sua malha aérea já existente. Além disso, a Azul disponibilizará mais de 400 voos de diversas regiões, operados entre os dias 1º e 7 de maio, totalizando mais de 60.300 assentos disponíveis para passageiros. Os dias de maior movimento serão os 3, 4 e 5 de maio, representando mais de 58% das decolagens programadas pela Azul na primeira semana do mês.

Na cidade do Rio de Janeiro, a companhia opera em três importantes aeroportos: Santos Dumont, Galeão e Jacarepaguá. Somando to -

das as operações nos três terminais, a Azul proporcionará 870 movimentos (ida ou volta) no período, disponibilizando mais de 103 mil assentos – uma capacidade equivalente a um estádio e meio do Maracanã. Com o intuito de facilitar o acesso de Clientes de todas as regiões do país, a Azul está oferecendo também voos temporários diretos para o Galeão a partir de outras 27 cidades brasileiras, complementando os voos regulares já existentes. Vitor Silva, gerente geral de Planejamento e Estratégia da Azul, destaca: “Estamos sempre atentos para atender à demanda de importantes eventos que movimentam as economias local e nacional. Reconhecemos a magnitude deste show e acreditamos que brasileiros de todo o país vão desejar assistir ao espetáculo ao vivo na praia de Copacabana”.

SERVIÇO:

As vendas já estão disponíveis no site da Azul, Central de Vendas ou nas agências de viagens parceiras. Campo Grande (CGR) – Rio de Janeiro (GIG)

04/05 e 05/05* ORIGEM

participantes esperados, o evento conclui a série de atividades do Sesc Geek 2024. As inscrições ainda estão abertas, então não perca a chance de mostrar seu talento! (Local: Shopping Norte Sul Plaza, Horário: 14h às 20h, Inscrição: Gratuita)

Festival Ecos do Mato: Este festival é um must para os amantes da música underground e da cultura DJ. Com uma lineup diversificada que vai do reggae ao tech house, prepare-se para uma tarde inesquecível de música e arte. A entrada é apenas 1 kg de alimento não perecível, tornando-o uma excelente oportunidade para se divertir

APRESENTAÇÃO

O grupo completa 23 anos em 2024

„ O MS ao Vivo no próximo dia 21 de abril vai colocar todo mundo para dançar no Parque das Nações Indígenas. Subirá ao palco o grupo Falamansa com aquele forró tradicional gostoso e o show de abertura Canaroots convida Louvadub e Sandim. A entrada é gratuita e os shows começam às 17h. O projeto é uma realização do Sesc-MS, Setesc, Fundação de Cultura e Governo de MS.

A Falamansa completa este ano 23 anos de estrada e vem para reforçar a importância da banda no cenário musical brasileiro e principalmente para provar de uma vez por todas ao atual mercado fonográfico monocultural e de letras descartáveis que, o que é bom, fica para sempre.

“Canaroots convida”, é um show musical em homenagem ao compositor Lincoln Gouveia vocalista e criador da Banda Canaroots Reggae, que faleceu no ano de 2021 deixando um legado de incalculável

enquanto ajuda os outros. (Local: Plataforma Cultural da Esplanada Ferroviária, Horário: a partir das 15h)

Garimpasso na Capivas Cervejaria:

Para os amantes da moda sustentável, o Garimpasso é o evento perfeito. Com uma seleção de mais de três mil peças únicas de diversos brechós, além de música ao vivo para completar a experiência.

(Local: R. Pedro Celestino, 1079 - Centro, Horário: a partir das 17h, Entrada: Gratuita)

Mercado de Pulgas:

Inspirado nos mercados de pulgas de Paris, este evento oferece um espaço charmoso para vendas e trocas de itens únicos e colecionáveis. É uma oportunidade perfeita para encontrar tesouros escondidos ou para aqueles que desejam praticar o desapego. (Local: Altos da Avenida Afonso Pena, Horário: 8h às 13h, Entrada: Gratuita)

Show de Fred e Fabrício: Para encerrar o fim de semana com chave de ouro, a dupla sertaneja Fred e Fabrício se apresentará gratuitamente na Expogrande. Uma ótima opção para curtir a música sertaneja ao vivo. (Local: Parque de Exposições Laucídio Coelho, Horário: abertura dos portões às 18h, Entrada: Gratuita).

Campo Grande

2 CADERNO LIGHT www.acritica.net Campo Grande, 07 de Abril de 2024 A CRÍTICA
SHOW DIVERSÃO
REPRODUÇÃO Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Madonna vai se apresentar no
Campo Grande – Saída: 04h15 - Galeão – Saída: 08h30 DESTINO Galeão - Chegada: 07h15 - Campo Grande – Chegada: 09h30 Frequência: Sábado
Domingo tem arena cultural, concurso de cosplay e show gratuito na Capital Com entrada gratuita,grupo Falamansa se apresenta no dia 21 de abril no ‘MS Ao Vivo’ valor para o cenário do reggae no Mato Grosso do Sul, pois Lincoln em suas letras e arranjos incita a refletir sobre paz, amor, preservação ambiental e sobre a própria sociedade. O show conta com as participações das
Dub e Sandim e a apresentação de Rasdair Damata, representando o reggae autoral feito no cerrado sul-mato-grossense. Grupo Falamansa se apresenta em
*Entre
e domingo
Bandas Louva
Dupla Fred e Fabrício se apresenta neste domingo gratuitamente na Expogrande

Sul-mato-grossense ficará de fora do restante da temporada de Campeonato de Montaria nos EUA

Atleta sul mato-grossense confirmou na última terça-feira que ficará de fora do restante da temporada do Campeonato Mundial de Montaria em Touros da PBR nos Estados Unidos, devido ao tratamento de uma lesão na virilha

„ O bicampeão mundial sul-mato-grossense José Vitor Leme anunciou através de suas redes sociais que não irá mais competir nas etapas restantes da temporada 2024 da Unleash The Beast, o campeonato mundial da Professional Bull Riders nos Estados Unidos, que se encerra em maio onde será conhecido o Campeão Mundial individual deste ano.

A decisão foi tomada devido a uma lesão na virilha com a qual o atleta sul mato-grossense luta desde dezembro e que permitiu que ele participasse de apenas seis das 18 etapas realizadas nesta temporada. Com isso ele consequentemente também ficará de fora da Final Mundial que acontece no Texas em maio, adiando o sonho do tricampeonato da PBR.

“Esta foi uma decisão necessária, pois tenho enfrentado a dor constante a cada touro que monto, e insistir competindo além de não estar me trazendo os resultados que sempre busquei, pode agravar ainda mais esta lesão e comprometer o meu futuro,” disse o atleta de 27 anos em suas redes sociais.

Leme completou dizendo que seguirá nos esforços para se recuperar 100% da lesão e retornar as arenas o mais rápido possível, onde tem como próximo objetivo ajudar o seu time Austin Gamblers a chegar ao título da PBR Team Series, a liga de montaria por equipes da PBR cuja a terceira temporada terá início em julho. Ele foi o melhor atleta individual nas duas primeiras temporadas da Liga. A batalha contra esta nova lesão teve início em dezembro do ano passado, após José Vitor Leme competir nas duas primeiras etapas da temporada do campeonato mundial da PBR e estar ocupando a quarta colocação no ranking. Por se tratar de

uma lesão nova, diferente das outras lesões que já havia tido na virilha ele ficou quase 70 dias afastado das arenas para tratamento. Seu retorno aconteceu no início de fevereiro, quando o brasileiro tentou voltar a ativa participando de mais duas etapas. Depois de um novo afastamento de mais de 30 dias, ele retornou as competições duas semanas atrás, competindo em mais duas etapas. Vale lembrar que neste período todo ele teve acompanhamento profissional e seguiu a risca todos os passos do tratamento, tendo evoluções na melhora da lesão. “Estou bem fisicamente, mas sinto fortes dores a cada montaria e isso tem prejudicado meu desempenho em cima dos touros. Fiz o possível para me manter competitivo, mas as dores não permitem que eu mantenha um ritmo nas montarias e possa ter o desempenho que todos esperam de mim, por isto tomei esta decisão, que foi a mais difícil de minha carreira profissional,” explicou. Participando de apenas seis das 18 etapas realizadas na temporada da principal divisão da PBR, ele ocupa atualmente apenas a 26ª posição no ranking. Ao não participar das cinco etapas que ainda restam no calendário da competição, ele automaticamente também está fora daquela que seria sua oitava Final Mundial consecutiva.

Neste período ele bateu recordes e estabeleceu marcas históricas na PBR, como a maior nota de todos os tempos, 98,75 pontos no touro Woopaa, maior número de etapas vencidas e notas acima dos 90,00 pontos em uma mesma temporada, além de se tornar o segundo competidor da história a vencer dois campeonatos mundiais consecutivos.

A maior feira do agronegócio de MS acontece até o próximo fim de semana

Continua neste final de semana a 84ª edição da Expogrande. A exposição, considerada a maior de Mato Grosso do Sul, segue até o dia 14 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Destaques são os 17 leilões de gado de corte, reprodutores, matrizes, além de equinos de várias raças. No total, entre julgamentos e para comercialização a feira reunirá este ano 11 raças.

Começando por hoje com a dupla Fred e Fabrício, que irá encantar o público sem cobrar entrada. Na próxima sexta-feira (12) é a vez de Ana Castela e Rayane e Rafaela subirem ao palco para uma noite inesquecível de música.

No sábado (13) Simone Men-

des trará sua energia única para o público. E, fechando com chave de ouro, no domingo (14), Guilherme e Santiago realizarão um show com entrada franca. Novidade - Sustentabilidade é a palavra-chave da vez. Uma parceria com a Acrissul e a concessionária de energia elétrica Energisa, possibiltou a instalação de 119 placas e a troca de lâmpadas no parque inteiro e também do prédio. Outra novidade é a transformação de todos os resíduos espalhados no Parque Laucídio Coelho em fontes renováveis. Tudo captado pelas equipes de limpeza da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). Os materiais serão transportados para locais próprios à destinação de itens recicláveis.

GASTRONOMIA

De 4 a 14 de abril, o Pavilhão do Fazendeiro será a segunda unidade da Fazenda Churrascada na capital, durante a feira agro

Na 84ª edição da maior feira do agronegócio do Mato Grosso do Sul – Expogrande – a Fazenda Churrascada marca presença com sabor de nostalgia.

O tradicional Pavilhão do Fazendeiro foi inteiramente reformulado para ocupar um restaurante de 580m2, a segunda unidade da Fazenda Churrascada em Campo Grande. Projetado pela equipe Expogrande continua

AGENDA

SERVIÇO:

3 CADERNO LIGHT www.acritica.net Campo Grande,07 de Abril de 2024 A CRÍTICA
ESPORTE
EVENTO
neste fim de semana com leilões e show da dupla Fred & Fabrício 07/04 – Domingo Leilão Nelore MS (Corte) Horas: 12h Local: Tatersal de Elite 2 Leiloeira: Capitaliza Leilões Rurais 08/04 – Segunda-feira 38º Leilão Max QM Horas: 19h Local: Tatersal de Elite 1 Leiloeiras: 67 Leilões Rurais LTDA e Taquari Horse Leilões Rurais 09/04 – Terça-feira Leilão Corte Capitaliza Horas: 19h Local: Tatersal de Elite 1 Leiloeira: Capitaliza Leilões Rurais Leilão de Corte Barbosa Horas: 13 às 19h Local: Tatersal de elite 2 Leiloeira: EBS Eventos Eireli 10/04 – Quarta-feira Leilão Grupo Rezende Horas: 19h Local: Tatersal de elite 1 Leiloeira: Capitaliza Leilões Rurais 11/04 – Quinta-feira Leilão Fazenda Horas: 19h Local: Tatersal de elite 1 Leiloeiras: Capitaliza Leilões Rurais 12/04 – Sexta-feira Leilão Agropecuária Horas: 19h
Local: Tatersal de elite 1 Leiloeira: Capitaliza Leilões Rurais 13/04 – Sábado Leilão Cavalo Horas: 19h Local: Tatersal de elite 2 Realização: Associação dos Criadores de Cavalo da Raça Pantaneira Leiloeiras: Taquari Horse Leilões Rurais Leilão BPW (Corte) Horas: 12h Local: Tatersal de elite 1 Leiloeira: Capitaliza Leilões Rurais 14/04 – Domingo 3º Leilão Patriarca Genética Aditiva Horas: 12h às 20h Local: Tatersal de elite 1 Leiloeiras: Programa Leilões Rurais CURSOS E PALESTRAS Mapeamento e Pilotagem de Drone Agrícolas Turma 1 – 8 e 9 de abril Turma 2 – 10 e 11 de abril Inscrições limitadas: 15 vagas por turma Todas as palestras nos dois dias de SHOWPEC podem ser acessadas neste link [cdn.acritica.net/upload/ dn_arquivo/2024/04/showpec-agenda-pdf-compressed.pdf].
OUTRAS INFORMAÇÕES Localização : Pavilhão do Fazendeiro Capacidade : 300 pessoas Banheiros : Sim *Próximo ao espaço kids Fazendinha Acrissul Cardápio : No link: [http://https//menu.getinapp.com.br/store/ Dk7mGY14/1/L6YLwj13/] Endereço Expogrande: R. Américo Carlos da Costa, 320 - V. Carvalho, Campo Grande Fazenda Churrascada é alternativa principal para quem busca qualidade e churrasco de primeira do escritório DL Arquitetura e Construção – de Daniel e Leo Moura, a Fazenda Churrascada Expogrande está preparada para atender 300 pessoas. O cardápio original será oferecido em versão reduzida, mas com a mesma experiência da Fazenda. Aos finais de semana, uma das mais recentes atrações da casa no Parque dos Poderes - a aguardada Costela no Fogo de Chão – vai também ser servida por lá, após 10h de preparo. E aos sábados e domingos, das 13h às 21h, as atrações de música ao vivo completam a festa. Foto: Reprodução Foto: Reprodução
O bicampeão mundial sul-mato-grossense José Vitor Leme Fazenda Churrascada ocupa espaço histórico na Expogrande

FOTO:

Ford Ranger Raptor mais equipada

A Ford Ranger Raptor, após três meses do lançamento e esgotamento rápido do primeiro lote, ganha novos itens e tem preço reajustado para R$ 466.500. Importada da Tailândia, mantém especificações como motor 3.0 V6 biturbo. Está exposta no estande da Navesa na Expogrande até 14 de abril, destacando-se por suas adaptações esportivas e técnicas, reforçando seu status de alto desempenho e capacidade fora-de-estrada.

Chevrolet S10 2025: A picape que

CURTINHAS

› Citroën Basalt é SUV cupê do C3 e estreia neste ano

vai dar o que falar!

Nova Chevrolet S10 2025 chega com motor mais potente e preço competitivo

A Chevrolet lançou oficialmente a pré-venda da nova S10 2025, que chega ao mercado mantendo os preços do modelo anterior, apesar de apresentar diversas atualizações, tanto em termos de desempenho quanto de conforto e tecnologia.

Disponível inicialmente em três versões, todas de cabine dupla e com transmissão automática, a picape tem preço inicial de R$ 281.900 na versão LTZ, chegando a R$ 302.900 na versão topo de linha High Country.

O destaque dessa nova geração fica por conta do motor 2.8 turbodiesel, que foi aprimorado para entregar mais potência e torque, agora com 207 cv e 52 kgfm, respectivamente. Isso representa um incremento de 7 cv e 1 kgfm em relação ao modelo anterior. Acompanhando essa melhoria

no desempenho, a Chevrolet introduziu uma transmissão automática de 8 marchas, substituindo a antiga de 6 marchas, buscando oferecer uma experiência de condução mais suave e eficiente. Além das melhorias mecânicas, a Chevrolet implementou várias mudanças estruturais e de design. Entre elas, o ajuste da suspensão, a adição de novos amortecedores, o aumento das bitolas, a instalação de uma nova coluna de direção telescópica, além de um novo conjunto de pneus e rodas. Medidas como a inclusão de placas acústicas nas portas, colunas, teto e parede corta-fogo visam proporcionar uma cabine mais silenciosa, aumentando o conforto para os ocupantes.

Um dos avanços tecnológicos mais notáveis é a adoção de um sistema de gerenciamento do motor assistido por inteligência artificial, que ajusta dinamicamente os parâmetros do motor para otimizar tanto o desempenho quanto a eficiência, com base nas condições de uso e no estado de conservação dos componentes. Com essas atualizações, a S10 2025 promete acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, melhorando o desempenho em relação ao modelo anterior. Em termos de consumo, a picape apresenta uma eficiência de 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, conforme avaliação do Inmetro, representando uma melhoria de até 13% em relação à linha 2024. A nova S10 também se destaca pelo seu pacote de equipamentos. A versão de entrada vem com itens como painel de instrumentos digital de 8 polegadas e central multimídia de 11 polegadas, ambos inspirados na Spin reestilizada. Outras características incluem faróis full-LED, seis airbags, partida por botão, e rodas de 18 polegadas. A versão LTZ adiciona recursos como alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, ar-condicionado digital, frenagem automática de emergência, entre outros. Já a High Country, além de todos os itens anteriores, traz alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro, destacando-se pelo seu apelo premium.

Com essa combinação de melhorias mecânicas, tecnológicas e de conforto, a Chevrolet S10 2025 se posiciona como uma forte concorrente no segmento de picapes, mirando tanto no público fiel da marca quanto em novos consumidores que buscam uma opção robusta, tecnologicamente avançada e confortável para trabalho ou lazer.

Conforme o prometido, a Citroën revelou imagens de seu SUV cupê que chega ao mercado ainda em 2024. Por ora, o Basalt Vision está na fase de conceito, mas já mostra as formas de como o futuro modelo de fato será. Este é o terceiro veículo do projeto “C-Cubed”, anunciado em 2021 e que marcou a transformação da Citroën no Brasil. O modelo será feito em Porto Real (RJ) e deverá ter o motor 1.0 turbo de até 130 cv e câmbio CVT.

› ONIX MAIS CARO.

Quem deseja adquirir um Chevrolet Onix, seja o hatch ou o sedã Plus, precisará refazer as contas. A família do modelo de entrada da GM teve seus preços reajustados, com aumentos que chegam a até R$ 2.700. Até a versão de entrada subiu de preço e, agora, custa R$ 87.790, um aumento de R$ 1.640. Mas a maior alta foi para a configuração de topo de linha Premier 1.0 turbo com câmbio automático de seis marchas, que passa a custar R$ 119.790, um acréscimo de R$ 2.310.

› HR-V 2025.

O SUV compacto da Honda está mais econômico na linha 2025, nas versões Advance e Touring com motor turbo. Estas tiveram consumo melhorado em até 4,5%. Em números, a média subiu de 12,6 km com um litro de gasolina para 13,1 km/l, de acordo com números atualizados pelo Inmetro. Há melhoria também quando o carro tem etanol no tanque. Na cidade, passou de 8,8 km/l para 9,2 km/l. Além disso, as emissões de CO e CO2 caíram em até 6%. O modelo mantém o motor 1.5 turboflex de 177 cv de potência e 24,5 mkgf de torque máximo a 1.750 rpm.

› SERES TESTA NOVO SUV.

Chegaram ao Brasil, para homologação, as duas primeiras

unidades do Seres E5 PHEV. Os testes do SUV híbrido estão sendo realizados, simultaneamente, no Brasil e na China. O objetivo é, de acordo com a marca, agilizar o início das comercializações do modelo no País. O SUV de sete lugares tem motorização híbrida plug-in e promete 1.150 km de autonomia total. O conjunto combina motor 1.5 a gasolina, motor elétrico e uma bateria de 19,27 kW. No total, a potência é de 176 cv.

› COROLLA CROSS 2025.

Revelado na Tailândia em fevereiro, o novo Toyota Corolla Cross chega ao mercado brasileiro no final deste mês. Além do visual renovado, o SUV promete ficar mais econômico com etanol na versão híbrida. Já com gasolina, o consumo terá leve piora, mesmo atingindo 17,1 km/l. A produção será mantida em Sorocaba (SP). Entre as mudanças estéticas, a dianteira terá faróis de LEDs redesenhados. Atrás, as lanternas terão nova disposição de luzes. A mecânica será mantida em ambas as versões (híbrida e flex).

4 www.acritica.net Campo Grande,07 de Abril de 2024 A CRÍTICA CADERNO LIGHT
REPRODUÇÃO
A Chevrolet iniciou a pré-venda da nova S10 2025, apresentando uma proposta renovada para o mercado de picapes. A GM adotou uma estratégia de manter os preços da nova S10 iguais aos do modelo anterior, com a versão LTZ partindo de R$ 281.900 e a High Country chegando a R$ 302.900.
A picape vem equipada com um motor 2.8 turbodiesel mais potente, agora oferecendo 207 cv de potência e 52 kgfm de torque, um aumento de 7 cv e 1 kgfm. A nova S10 substitui a transmissão de 6 marchas por uma mais avançada de 8 marchas, buscando melhorar a eficiência e a experiência de condução
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.